17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026

Governo não tem planos para recuperar “Guaira-Porã”

2009-01-01 07:07:00

Vilson nascimento

Apesar das condições precárias da rodovia e das várias cobranças de prefeitos e vereadores da região, o Governo do Estado não tem planos para a recuperação dos aproximadamente 250 quilômetros da rodovia “Guaira-Porã”, interligando Sanga Puitã em Ponta Porã a cidade de Eldorado, no extremo sul do Estado.

As informações foram repassadas com exclusividade pelo próprio Governador André Puccinelli (PMDB) ao jornal A Gazeta e ao site A Gazetanews, durante uma visita do Governador a Amambai no mês passado (dezembro).

Segundo Puccinelli, que reclamou do estado, segundo ele precário, que estavam as rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul quando assumiu o Governo em 2007, ele já recebeu várias reivindicações das autoridades da região pedindo a recuperação do trecho de rodovia.

“Tenho recebido reclamações sobre o estado de conservação desse trecho de rodovia, mas ainda não temos nenhum plano de recuperação além dos tapa-buracos que já estão sendo feito. No início do ano que vem vamos sentar com nossa equipe de governo para avaliar a situação e discutir a possibilidade de uma ampla recuperação”, disse o Governador.

Guaira-Porã é importante elo comercial- A rodovia vulgarmente conhecida como Guaira-Porã, que na realizada é composta por três trechos de rodovias estaduais, a MS-386 que liga Ponta Porã a Amambai, a MS-156 que liga Amambai a Tacuru e a MS-295 que interliga Tacuru a Eldorado, passando por Iguatemi, corta aproximadamente 250 quilômetros da faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai e é um dos mais importantes elos para a economia da região.

Por ela é realizado todo o escoamento da produção agropecuária dos municípios da faixa de fronteira, no conesul do Estado e também é a porta de entrada de produtos industrializados vindos do sul do País.

Vários municípios da região de fronteira, entre eles os já citados, Eldorado, Iguatemi, Tacuru, Amambai e Ponta Porã, além de Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, dependem diretamente da rodovia que desde que foi pavimentada, na década de 70, não recebe obras de recuperações adequadas.

Recapeamento é a única saída- Por conta da grande degradação da pavimentação asfáltica, com a ação do tempo e principalmente pelo grande volume de carretas e caminhões carregados que transitam pela rodovia diariamente, as “operações tapa-buracos” desencadeadas pelas empresas contratadas pelo Governo para realizar a manutenção da via não estão mais surtindo efeito.

Quando as equipes terminam de recuperar um determinado trecho, o outro que havia sido recuperado dias atrás já está danificado novamente, fator que além de causar prejuízos, danificando os veículos e caminhões, também coloca em risco a segurança dos usuários da via.

Reivindicações- Recentemente a Câmara de Tacuru aprovou por unanimidade uma indicação de autoria do vereador Antônio Marcos Palhano, o “Marcão” (PSDB), que foi encaminhada à direção estadual da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e ao próprio Governador André Puccinelli pedindo a recuperação total da rodovia.

Na semana passada foi a vez da Câmara de Amambai aprovar um documento com o mesmo teor. A indicação de autoria do vereador Daniel Riquelme (PTB) que foi assinada por todos os demais vereadores que compõe a atual legislatura no município, pede o recapeamento completo da Guaira-Porã que, além do asfalto, está com a sinalização precária.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete