15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9947

Dengue caiu mais de 90% em 2008 comparado ao ano anterior

0

2009-01-06 18:42:00

O trabalho de prevenção e combate a dengue em Mato Grosso do Sul fez despencar em mais de 90% os números da doença em 2008 em comparação a 2007. A soma das notificações em todos os 78 municípios foi de 4.819 casos, sendo 591 confirmados. No ano anterior, quando o Estado sofreu uma epidemia e bateu recorde no País, ocorreram 75.532 notificações, com 52.032 confirmações.


Mesmo com a queda brusca dos números, a vigilância das autoridades de saúde do Estado e das prefeituras continua. “2008 foi um ano em que as pessoas estavam naturalmente imunizadas, 2009 será a grande prova, é o que vai mostrar o resultado do nosso trabalho”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde e secretário substituto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eugênio Barros. 

Dos 4.891 casos notificados em 2008, 80% ocorreram no primeiro quadrimestre. De lá até dezembro, a oscilação foi, em geral, negativa. No Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Agypti (LIRAa)  feito em novembro, os resultados foram animadores na maioria das cidades, com quase todas ficando abaixo de 1% de infestação predial. Nas poucas localidades que apresentaram índice superior,  foram intensificados os trabalhos que compõem a estratégia. “Mandamos equipes a campo, orientamos o zoneamento e a associação do trabalho contra a dengue ao das equipes do PSF [Programa Saúde da Família], explica o diretor.  

Campo Grande reduziu de 46.042 para 1.532 o número de notificações de dengue. Os casos confirmados foram somente 181, contra os assustadores 34.910 de 2007. Em 34 municípios não houve sequer um caso confirmado no ano passado, um visível avanço, considerando que em 2007 em todas as cidades houve confirmações de ocorrência de dengue.


2009

Neste mês de janeiro, a Secretaria de Saúde realiza mais um Levantamento de Índice Rápido, abrangendo os 20 municípios eleitos como prioritários no trabalho de prevenção e combate à dengue. O grupo é composto pelas sete cidades definidas conforme critérios do Ministério da Saúde e mais 13 eleitos pela SES em função de peculiaridades como serem pólos turísticos ou fazerem fronteira com outros países.  

A adoção do LIRAa, no qual Campo Grande e Mato Grosso do Sul, foram uns dos pioneiros, proporciona ganho de tempo no enfrentamento da dengue. O levantamento utiliza método estatístico de amostra para definir as regiões, bairros e casas de um determinado município onde os dados devem ser coletados. “A dengue é muito rápida, por isso os fatores tempo e recursos humanos são fundamentais”, destaca Eugênio Barros, completando que a observação das informações recolhidas no LIRAa permite identificar as áreas problemáticas e atacar diretamente aquele local. 

A agilidade ajuda a conter a propagação de focos do mosquito transmissor da doença. “Em 15, 20 dias, um surto pode virar uma epidemia. A combinação de chuva, calor  e mosquito é sempre um risco”, alerta o diretor da SES. Em cidades onde há boa cobertura do PSF, os recursos humanos que compõem o programa atuam também na prevenção e combate à dengue.  Eugênio Barros explica que as equipes, formadas por agentes comunitários, enfermeiros e médicos, atuam constantemente sobre os problemas que mais afligem a população, e que, por isso, priorizam as ações de controle da dengue.

Brasil envia 14 toneladas de remédios e alimentos a Gaza

0

2009-01-06 17:19:00

O governo brasileiro vai enviar na sexta-feira (9) 14 toneladas de doações em remédios e alimentos às vítimas do conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, a carga segue inicialmente para a Jordânia, de onde segue para Gaza, com a ajuda da Organização Jordaniana de Caridade.

De acordo com o Itamaraty, entre os medicamentos estão antibióticos, sais de reidratação, seringas, ataduras e outros instrumentos de primeiros-socorros.

Ainda hoje (6), o chanceler Celso Amorim se reúne, em Portugal, com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e conversa com o chanceler da Síria, Walid al-Moualem, para discutir as medidas que a comunidade internacional pode tomar para conseguir negociar um cessar-fogo na região.

Ontem (5) ele já havia conversado, por telefone, com a chanceler israelense, Tzipi Livni, sobre a proposta do Brasil de realizar uma reunião com vários países a fim de buscar uma solução para o conflito que começou há 10 dias com os ataques israelenses aos palestinos.

A China também anunciou uma doação para ajuda humanitária à região, no valor de US$ 1 milhão.

De acordo com a agência portuguesa Lusa, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou que a crise em Gaza é insustentável para a população, que mesmo antes da operação militar israelense vivia em condições “extremamente duras” após 18 meses de bloqueio e restrições às importações.

Depois de 11 dias de bombardeio, os mortos palestinos são estimados entre 580 e 600 e os feridos já são 3 mil, de acordo com dados de fontes hospitalares. A população de Gaza é de 1,5 milhão de pessoas.

“Estamos extremamente preocupados com o número crescente de civis mortos e feridos e pelo número crescente de infra-estruturas civis, como hospitais, afetadas pelas operações militares israelitas”, declarou o diretor de Operações do CICV, Pierre Kraehenbuehl.

De acordo com ele, uma das prioridades é garantir a assistência médica aos feridos, pois muitas vítimas morrem enquanto esperam a chegada de uma ambulância. Apesar de os acessos ao território terem sido facilitados pelo encaminhamento da ajuda, os socorros enfrentam a impossibilidade de chegar às vítimas devido à intensidade dos combates.

Instrutores esperam mudança na Resolução do Contran

0

2009-01-06 16:17:00

Já está em vigor a Resolução 285 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece que a partir deste mês os Centros de Formação de Condutores, através de seus instrutores, passarão a ministrar aulas práticas de motocicletas em vias abertas de trânstito. Mas, em Mato Grosso do Sul, um acordo firmado entre o DETRAN e o Sindif/MS (Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Centro de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul), estabeleceu que o Departamento Estadual de Transito não vai exigir o cumprimento da Lei antes de março.

Até lá, os instrutores de Mato Grosso do Sul esperam que o Contran reveja a lei e efetue as mudanças sugeridas pela categoria de todo Brasil que encaminhou documento ao órgão, depois da reunião em Belo Horizonte, em dezembro de 2008, onde trataram exaustivamente do assunto. O presidente do Sindif, Paulo Benites enalteceu a flexibilidade do DETRAN em não colocar a lei já em vigor e agora conta com a agilidade do Conselho em acatar as sugestões da classe.

Quanto ao documento enviado ao Contran, Benites explicou que a categoria fez a seguinte ressalva: “A norma, como está redigida, dá lacuna para mais de uma opção de interpretação. No mesmo ANEXO, nº 1.4, item terceiro, onde está contido “A monitoração da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, poderá ser executada pelo instrutor em outro veículo”.

A palavra “poderá”, verbo imperativo ambíguo, apenas oferece uma das opção como modalidade das aulas. No entanto, se o verbo fosse alterado para deverá restaria apenas esta única opção. Assim, não caberia margem para outra possibilidade. Se não for alterado o texto normativo, os objetivos não serão alcançados”.

Com a simples mudança do verbo “poder” para “dever”, o problema levantado pelos instrutores de Mato Grosso do Sul e seguidos pelos demais Estados, deverá ser solucionado, garante Paulo Benites. Ele espera uma decisão do Contran neste sentido antes de março, prazo estabelecido pelo DETRAN para passar a cobrar o cumprimento da resolução.

Assessoria

Prazo para renovar matrícula no Estado termina 6ª feira

0

2009-01-06 15:53:00

Termina na próxima sexta-feira o prazo para que alunos da rede estadual confirmem a vaga nas escolas de Campo Grande.

O prazo vencia ontem, contudo foi prorrogado por manutenção no sistema de matrícula. Dos 61 mil alunos, cerca de 20 mil ainda não confirmaram a permanência. O prazo foi aberto em 4 de dezembro. O aluno deve procurar a escola onde estuda e renovar a matrícula.

A inscrição de alunos novos deve ser feita por meio do site www.matriculadigital.ms.gov.br

PF identifica 17 pontos de entrada de armas

0

2009-01-06 15:22:00

Com 600 quilômetros de fronteira seca com os países Paraguai e Bolívia, Mato Grosso do Sul aparece em novo levantamento da PF (Polícia Federa) que identifica pelo menos 17 cidades de fronteira usadas como ponto de entrada de armas ilegais no Brasil.


Entre as cidades usadas pelos traficantes de armas, seis estão na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai (Bela Vista, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo).

Segundo informações da Agência Brasil, armas vindas do Paraguai também entram em território brasileiro por duas cidades paranaenses: Foz do Iguaçu e Guaíra. Segundo o chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da Polícia Federal, Vantuil Cordeiro, a entrada de armas pelo Paraguai é um problema histórico, já que aquele país vem sendo, há anos, usado como rota por contrabandistas.

Já as armas vindas da Bolívia entram por pelo menos cinco cidades em quatro estados: Corumbá (em Mato Grosso do Sul), Cáceres (no Mato Grosso), Guajará-Mirim (em Rondônia) e Brasiléia e Plácido de Castro (no Acre).

O Rio Grande do Sul também figura como ponto de entrada de armas, por meio da fronteira argentina, pela cidade de Uruguaiana, e da fronteira uruguaia, pelas cidades de Quaraí e Santana do Livramento. Na Amazônia, a cidade de Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, é outro ponto usado por traficantes de armas.

De acordo com Vantuil Cordeiro, o principal desafio enfrentado pela Polícia Federal é a grande extensão da fronteira terrestre brasileira, com mais 16.800 quilômetros. "O ingresso de armas não ocorre necessariamente por estradas pavimentadas. Elas podem ingressar em território nacional também por pequenas estradas, por estradas vicinais", afirmou.

O delegado explicou que, diante da impossibilidade de vigiar toda a faixa de fronteira, a Polícia Federal vem investindo no trabalho de inteligência e em ações conjuntas com os países vizinhos, para evitar a entrada dessas armas no Brasil.


"Nosso caminho é trabalhar junto à população, para que ela passe informação à polícia. E trabalhar com inteligência, buscando identificar esses grupos criminosos e as pessoas que se dedicam a isso, para diminuir o ingresso de armas por esse caminho. Isso com o apoio das autoridades desses países, como o Paraguai e a Bolívia, que vêm contribuindo para que isso ocorra."

Além das 17 cidades de fronteira, o levantamento da Polícia Federal identificou os portos de Santos, em São Paulo, de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e de Paranaguá, no Paraná, como pontos vulneráveis para a entrada de armas.


Apesar de não constar especificamente nesse levantamento, o Lago de Itaipu, localizado entre as cidades de Foz do Iguaçu e Guaíra, no Paraná, vem sendo usado cada vez mais como rota por traficantes e contrabandistas, segundo informações da própria Polícia Federal.

PMA já prendeu 23 pessoas em dois meses de piracema

0

2009-01-06 14:44:00

A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou hoje o balanço de dois meses da Operação Piracema 2008/2009. Em suma, até ontem (5) foram presas em flagrante 23 pessoas presas e 1513,5 kg de pescado apreendidos.

Além desses números, destacam-se: 360 anzóis de galhos e 15 espinhéis “desarmados”; 11 barcos, 10 motores de popa, 31 carretilhas e molinetes, 52 caniços, quatro canoas, dois freezers, 84 redes, cinco veículos e 17 tarrafas apreendidas.

O destaque fica por conta do pescado apreendido, que já está próximo de toda a quantidade apreendida durante a piracema passada. Porém, vale ressaltar que 603 kg do total atual foram apreendidos em fiscalização de estoques de pescado, em uma peixaria em Campo Grande, quando houve constatação de pescado com suspeitas de captura por petrechos de malha (redes), que são proibidos. Dessa forma, o pescado pode não ter sido capturado durante o período de piracema.

A PMA considera que os números estão dentro do que era esperado e continua exercendo a fiscalização, que tem dado certo, havendo constante vigilância dos cardumes, em especial, nos pontos em que eles são mais vulneráveis, que são as cachoeiras e corredeiras dos rios.

Remédios venceram sem serem distribuídos em Sapucaia

0

2009-01-06 14:30:00

Vários medicamentos foram encontrados nesta semana no setor de compras da prefeitura municipal de Coronel Sapucaia já com a data de validade vencida.

De acordo com O chefe do setor de compras, Renato Junior Catto, tem medicamentos que venceram a mais de um ano.

Confira abaixo a lista dos medicamentos encontrados vencidos:

50 Chacês de Prat-Sal
18 Caixas de Trentofil Pentocifilina, Usado para controlara pressão, remédio caríssimo.
07 Caixas de Diamox acetazolamida
08 Caixas de Lidostesim 3% anestésico local
10 Caixas de Epilenil acido vaproico
40 Caixa de Prednisona
04 Caixa de Paracetamol

Ao ser informado, o prefeito Rudi Paetzold disse que ficou horrorizado e se mostro totalmente indignado com a situação deixada pelo ex-prefeito. “Muitas pessoas do município não têm condições nenhuma de comprar medicamentos, e isso é uma judiação ver tantos remédios que poderiam ter sido distribuídos e não foram, venceram todos, com certeza esse será mais um grande prejuízo para os cofres públicos do nosso município”. Disse o prefeito.

Nesta semana a vigilância sanitária do município será acionada para recolher os medicamentos, e assim tomarem as providencia cabíveis.

Saem normas para armazenamento de produtos agrícolas

0

2009-01-06 13:47:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publica na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União as normas de controle do Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas.

As regras da Instrução Normativa n.º 72 devem ser implementadas e divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As unidades armazenadoras brasileiras de produtos agropecuários, derivados, subprodutos e resíduos de valor econômico, públicas ou privadas, devem preencher um questionário e informar alguns dados à Conab, principalmente referentes à estrutura armazenadora.

Mais informações podem ser obtidas no site da Conab.

Soja será plantada em 1,3 milhão de hectares em MS

0

2009-01-06 13:07:00

Uma das principais culturas que impulsionam a economia de Mato Grosso do Sul passa por um momento delicado no começo de 2009. A falta de chuvas na região Sul do Estado tem comprometido as lavouras de soja nas proximidades de Dourados. Com isso, a produtividade deve ficar abaixo do esperado.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul terá 1.689.080 hectares utilizados na produção de soja. Desse total, 83% foram cadastrados no sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), totalizando 1.356.476 hectares cadastrados.


A data para cadastramento foi até 15 de dezembro, excepcionalmente no ano passado. A partir de 2009, a data fica fixa em 30 de novembro. Alguns produtores que não cadastraram suas propriedades já procuraram a área de gestão vegetal da Iagro para solicitar o cadastramento após o fechamento do sistema, que foi aberto em 1° de setembro de 2008.


No requerimento, encaminhado à diretoria da Iagro, o produtor solicita o cadastramento, enviando anexos os dados da propriedade, como quantidade de hectares, culturas utilizadas, entre outras informações.


“Todos os casos serão analisados e os produtores serão comunicados da decisão. Entretanto, alertamos para os produtores não deixarem de cadastrar, pois a falta de cadastro pode resultar em multas no período de vazio sanitário da soja”, alerta Glaucy Ortiz, gestora de defesa sanitária vegetal.


Em 2008, o não cadastramento das áreas de plantio da soja resultou em 249 multas, das 383 aplicadas durante a fiscalização no vazio sanitário da soja. Ao todo, foram visitadas 4.603 áreas de plantio (que podem ser na mesma propriedade), em um total de 1.055.192 hectares, percorridos em 58 municípios.

Governo federal pensa fazer 12 mlhões de habitações

0

2009-01-06 12:17:00

O governo decidiu apressar o Plano Nacional de Habitação (PlanHab) e já está fechando os últimos detalhes para lançá-lo ainda em janeiro. Será uma política ambiciosa e de longo prazo, até 2023, para acabar com o déficit habitacional do país, centrado nas famílias com renda de até três salários mínimos mensais.

O plano é baseado em quatro eixos – financiamento e subsídio, estímulo à cadeia produtiva da construção civil, política urbana e arranjos institucionais – e foi concebido pelo Ministério das Cidades. Os detalhes finais estão sendo amarrados diretamente pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A previsão é construir 12 milhões de moradias para baixa renda em 15 anos, num investimento que pode chegar a R$ 300 bilhões em recursos orçamentários, incluindo União, estados e municípios. O cálculo considera a média nacional dos imóveis para essa faixa de renda, de R$ 25 mil.

Além do aumento gradual dos recursos orçamentários, o plano prevê mudanças nas regras do FGTS, com o objetivo de ampliar a verba para faixas de renda mais baixa. Em 2009, o Fundo liberou ao segmento R$ 1,5 bilhão. A idéia é abarcar todos os programas habitacionais de interesse social do governo.


 Agência Estado

DOF recupera dois veículos em Mundo Novo

0

2009-01-06 11:55:00

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), fez a recuperação e um veículo roubado no Paraná, na manhã de ontem (8h). Foi em um bloqueio policial realiado na rodovia BR-163, na região de Mundo Novo.

Para fiscalização, os policiais abordram uma caminhoneta  Ford F-250, cor preta, ano 2008, placas APT-0744, Cascavel (PR), conduzida por Roger Rangel da Silva, montador de pneus, morador na rua 15, bairro San Pedro, na cidade de Salto Del Guairá (Paraguai).

Durante checagem junto ao Sistema de Informação do DOF, através do INFOSEG, foi constatado que o veículo era produto de roubo, registrado no dia de domingo, em Cascavel (PR).

Diante dos fatos, Roger recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com o veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.

OUTRO

Ontem, por volta de 11, em Mundo Novo, os policiais do DOF recuperaram um veículo Honda Civic, cor prata, ano 2008, placas AHI-0150, Terra Roxa (PR), conduzido por um adolescente de 16 anos, morador em Guaíra (PR).

Durante checagem junto ao Sistema de Informação do DOF, através do INFOSEG, foi constatado que o veículo era produto de roubo, registrado na madrugada de ontem, em Terra Roxa (PR). 

Diante dos fatos, o adolescente foi apreendido e encaminhado juntamente com o veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.
 Edilson Oliveira

Chacina deixa três mortos na fronteira

0

2009-01-06 11:33:00

 A execução de três pessoas às 20h30 de ontem em Ponta Porã, cidade situada a 329 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, foi mais um caso de violência na região. Segundo informações do site Dourados Agora, as vítimas foram mortas com vários tiros de pistola 9 milímetros, fuzil 762, de uso restrito dos organismos de segurança, e pistola de calibre 380. O crime aconteceu em um bar localizado na rua Geovas, no Jardim América.

As vítimas foram João Batista, Adilson Bugo, Elton Rodrigues, de 14 anos. Eles morreram na hora.

A polícia suspeita que o alvo dos pistoleiros era João Batista, que tentou fugir, mas foi perseguido e executado com dezenas de disparos. Batista, segundo a polícia, se envolveu em pelo menos três mortes, assaltos em casas de luxo em Ponta Porã. Além de ser acusado de agredir um policial militar no ano passado. A Polícia abriu inquérito para apurar o caso.

Sobreviveram ao crime Vilhalva, e Vagner Alves. Eles foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e estão internados no Hospital Regional de Ponta Porã.

De acordo com a polícia, as vítimas estavam no bar, quando homens em uma caminhonete chegaram ao bar e sem dizer nada efetuaram vários disparos de arma de fogo.

MEDO

A insegurança é recorrente na fronteira com o Paraguai. No ano passado, o intendente da cidade paraguaia Capitan Bado, Joge Martinez, de 38 anos, questionou a polícia do país vizinho, a Senad (Secretaría Nacional Antidrogas), pela ausência dela na região.

Capitan Bado é conhecida por ser uma das maiores produtoras de droga, inclusive por ser base de ação do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Martínez disse ainda que a polícia, os fiscais, a equipe da imigração e aduanas recebem dinheiro para não efetuarem as prisões.

Em matéria publicada no site www.capitanbado,com, Martinez criticou o fato da policia paraguaia, Senad, não ter um quartel na localidade que fica no Departamento de Amambay.

O bispo de Amambay e Concepcion, Zacarias Ortiz, lamenta a situação. ?Em Capitan Bado há uma situação irremediável porque o narcotráfico entrou profundamente e não somente entre os grandes empresários ?narcos? como também entre os campesinos?.

EXECUÇÕES

No dia 7 de dezembro de 2007, o menino de 11 anos Inocêncio da Silva Roble foi encontrado morto no Bairro Vila Nova, em Coronel Sapucaia. Ele era aliciado por traficantes, fazia pequenos furtos na vizinhança e usava crack (porção dispensada no refinamento de cocaína). O caso ainda está entre os não elucidados do lado brasileiro.

No lado paraguaio, o vereador Epifanio Palácios, de 53 anos, foi executado na quinta-feira (6) junto com o genro, Pedro Paulo Candia Leon, de 27 anos, e Blás Antonio Espindola, vendedor que encontrava fazendo entrega no mercado da familia Palácios, onde foram executados na cidade de Capitan Bado.

O sepultamento teve que ocorrer em Pedro Juan Caballero ao invés de Capitan Bado por conta de ameaças de bombas.

Ainda em Capitan Bado, no dia 2 de março, sete pessoas morreram nos fundos de uma residência, a cem metros da fronteira com Coronel Sapucaia. Um grupo de pessoas estava jogando baralho nos fundos de uma casa quando foi surpreendido por seis homens mascarados e fortemente armados com metralhadoras. Os homens teriam disparado mais de 200 tiros contra os sete homens que estavam jogando em uma mesa.

No pátio também havia crianças brincando, mas não foram atingidas. As vitimas foram executadas com mais de 15 tiros no corpo. Os atiradores depois de fuzilar todos ainda disparam um último tiro com uma arma de grosso calibre, possivelmente de M-16.

No local morreram cinco pessoas. Duas foram levadas ao centro de saúde, mas morreram no caminho. As vítimas foram Emigdio Duarte Saavedra, Heriberto Bordón Cordozo, Claudio Escurra Rodriguez, Maciel Gomez Maritinez, Martin Paredez, Cristobal Cubilla Peralta e Angel López. Todos são paraguaios, moradores de Capitan Bado. (Informações de Sidnei Bronka) 

Amambai: Entidades recebem doação de terrenos

0

2009-01-06 10:06:00

Suzana Machado

Três entidades foram beneficiadas com a doação de terrenos no final do mês de dezembro do ano passado, feita ainda pela administração anterior.

A Associação Paraguaia e a Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) dividirão um terreno localizado próximo ao Clube do Laço União Amambaiense. São 4.152 m² para a Associação Paraguaia e 20.385 m² para a ACIA.

Outra entidade beneficiada foi o Clube da Terceira Idade Anos Dourados, que recebeu um terreno junto à sua sede. O novo espaço, que mede 12m x 50m, de acordo com a nova diretoria do Clube, possibilitará melhorias no local, como ampliações e acessibilidade por outra via além da Av. Pedro Manvailer.

Amambai: 15º Noite Hawaiana será dia 31 de Janeiro

0

2009-01-06 09:01:00

A festa mais tradicional de Amambai, Noite Hawaiana, acontece dia 31 de janeiro, sábado, no Recanto dos Caytés, com a animação da super Banda Show Brasil 2000, uma das melhores bandas do Paraná.

Na direção e coordenação do evento, está o sr. Elpídio Simas, que há 15 anos vem realizando a Noite Hawaiana, atraindo público de toda região Cone Sul, de outros estados e do país vizinho, Paraguai.

Os convites da festa estão sendo vendidos a preços promocionais nos seguintes locais: Abílio Academia, Ponto Mix e Camaleoa.

Como diferencial da festa para este ano, além da banda, a organização estará disponibilizando camarotes para grupos de 10 pessoas, que estão sendo vendidos somente na Abílio Academia.

 Garotas Hawaianas – Todo ano, lindas garotas, trajadas de hawaianas, fazem a recepção da festa e para este ano a organização da festa já está selecionando as garotas; basta para isto terem idade superior a 18 anos, serem simpáticas e com uma beleza considerável. Às interessadas, procurar informações através do fone 3481-l464, com a Nice.

Prefeitura fará levantamento do patrimônio publico

0

2009-01-06 08:04:00

O Prefeito Municipal de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold comunicou que nesta semana será criada uma comissão especial para fazer um levantamento de todo patrimônio publico da prefeitura que possa existir.

De acordo com o prefeito, este levantamento será necessário para que ele possa ter uma idéia do que o a prefeitura possui e como esta pegando a mesma.

Vão fazer parte deste levantamento as seguintes áreas: saúde, educação, administração, finanças, Infra-estrutura, assistência social e esporte.

“O nosso interesse é simplesmente de começar a fazer a coisa certa, não quero nada de errado na nossa administração, porque tudo o que começa errado a tendência e terminar errado, e isso eu não quero, portanto solicito que tudo seja feito nos mínimos detalhes para que possamos realizar uma administração tranqüila, e assim possamos também fazer uma melhor distribuição das obrigações”. Disse o prefeito.

Câmara de Amambai é a única que não veiculo próprio

0

2009-01-06 07:32:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Amambai é a única da região sul do Estado a não possuir veículo próprio para o transporte dos vereadores.

Enquanto algumas câmaras chegam a ter dois carros, um para os trabalhos da mesa diretora e outro para agilizar o trabalho dos vereadores no atendimento à população, em Amambai para participar de eventos no município e na região ou até mesmo se deslocar para a Capital do Estado, Campo Grande, para buscar recursos ou participar de ações representando o Poder Legislativo local, os vereadores tem que viajar com veículos particulares, sem ressarcimento de despesas ou de ônibus, muitas vezes tirando recurso do próprio bolso, já que as diárias pagas são insuficiente até mesmo para cobrir despesas de estadia e alimentação, quanto mais despesas com transportes.

Para tentar mudar essa situação, alguns vereadores que compõe a atual legislatura (2009/2012) já discutem a apresentação de um projeto de lei, já no início do ano legislativo de 2009, autorizando o presidente da casa de leis a adquirir um veículo para atender aos vereadores e ao Poder Legislativo local, em Amambai.

Amambai: Joind terminam com participação recorde de atletas

0

2009-01-06 07:05:00

Sérgio da Luz

Terminou ontem, com as finais do Futsal, a sexta edição dos Jogos Indígenas (Joind) na aldeia Amambai. A edição deste ano bateu recorde de participação de atletas, com 560, divididos em três modalidades (Futsal, Vôlei e Atletismo).

Idealizados pelo professor de Educação Física, Ismael Morel, os Joind têm como objetivo a confraternização entre a comunidade indígena. “Procuramos, através dos jogos, integrar a aldeia durante este período de férias dos estudos e do trabalho”, disse o professor.

Outro recorde que o professor destacou foi da participação do público que prestigiou os jogos. “Em todos os jogos, a arquibancada sempre esteve lotada”, disse Ismael. Com o aumento da violência na aldeia no período de férias, os horários do jogos foram alterados para durante o dia. “Assim muitas famílias puderam comparecer para assistir aos jogos e depois irem tranqüilas para suas casas”, acrescentou o professor.

Pela primeira vez participando da competição, o adolescente Welber Silva Rodrigues,  de 15 anos, já tem o que comemorar – foi campeão no salto em distância. “Gostei muito dos jogos; às vezes não temos o que fazer e com os jogos podemos nos divertir”, disse o atleta, que em seguida lamentou: “Pena que minha equipe não se classificou (no Futsal).”

As competições começaram no dia 19. O Vôlei e o Futsal foram realizados na quadra da escola Guarani, enquanto que para o atletismo foi adaptada uma pista na rua, em frente à escola.

Confira como ficou a classificação dos jogos:

Atletismo:
800 metros – masculino:
1º lugar: Algacir Gonçalves
2º lugar: Ronaldo Aguero
3º lugar: Juliano Misael

5 km – masculino:
1º lugar: Alberto Moreira
2º lugar: Valmir Quevedo
3º lugar: Samuel Chamorro

5 km – Feminino:
1º lugar: Aparecida Benites
2º lugar: Cirlene Castela
3º lugar: Luciana Batista

100 metros – masculino:
1º lugar: Elivelton Ricarte
2º lugar: Ezequiel Areve
3º lugar: Flaviano Franco

100 metros – feminino:
1º lugar: Rosileia Rodrigues
2º lugar: Claudineia Mendes
3º lugar: Cirlene Castelão

200 metros – masculino:
1º lugar: Ezequiel
2º lugar: Samuel Chamorro
3º lugar: Valdemiro Martins

200 metros – feminino:
1º lugar: Ana Paula Moreira
2º lugar: Aparecida Benites
3º lugar: Claudineia Mendes

– Lançamento de Dardos – masculino:
1º lugar: Válber Ribeiro
2º lugar: Samuel Chamorro
3º lugar: Edson Carlos

– Lançamento de Dardos – feminino:
1º lugar: Rosicleia Rodrigues
2º lugar: Sonia Franco
3º lugar: Elisabete Rodrigues

– Salto em Distância – masculino:
1º lugar: Valdeno Martins
2º lugar: Elivento Duarte
3º lugar: Walmir Quevedo

– Salto em distância – feminino:
1º lugar: Rosicleia Rodrigues
2º lugar: Elisabete Barros
3º lugar: Lúcia Pereira

– Vôlei – masculino:
1º lugar – U2
2º lugar: Under
3º lugar: Nike

– Vôlei – feminino:
1º lugar: Vale Verde
2º lugar: Os Tchecos
3º lugar: Sonias 

Céu nublado e baixa umidade do ar na região do Pantanal

0

2009-01-06 06:32:00

Céu parcialmente nublado em boa parte de Mato Grosso do Sul. na região do Pantanal, há o índice de umidade relativa do ar deve ficar baixo no período da tarde.

A temperatura registra elevação com máxima de 33º e mínima de 14º.

Vírus ‘antipirata’ bloqueia acesso a sites de download de arquivos

0

2009-01-06 06:29:00

Uma praga virtual que começou a se espalhar nas últimas semanas impede que o computador infectado acesse sites de compartilhamento de arquivos torrent.

A praga, do tipo cavalo-de-tróia ("trojan"), altera arquivos no computador do usuário e impede o acesso aos sites Mininova e The Pirate Bay, diz o site "Torrent Freak".

A empresa de segurança Sophos batizou a praga de "Troj/Qhost-AC", e diz que sua disseminação foi baixa – a correção está disponível desde sexta-feira (2).

Usuários do "Torrent Freak" relataram que o cavalo-de-tróia também aciona janelas pop-up e dispara mensagens sonoras dizendo que "é errado fazer download".

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Paulo

0

2009-01-06 06:05:00