8.9 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9943

Polícia Federal vai ampliar vigilância sobre fronteira brasileira

0

2009-01-09 13:51:00

Em busca de liderança nas iniciativas de segurança na América do Sul, a Polícia Federal (PF) montou um plano para reforçar sua presença nos 16,8 mil quilômetros de divisas do país e ampliar a cooperação policial com os governos vizinhos.

O objetivo, segundo o delegado Roberto Troncon Filho, coordenador de Combate ao Crime Organizado, é intensificar o cerco aos crimes ambientais, conter a escalada do tráfico de drogas e de armas e suprir a ausência do estado ao longo da extensa fronteira seca.

Os dois primeiros acordos entram em fase operacional este ano com os governos do Paraguai e da Bolívia, enquanto vários outros estão em fase de finalização.

Com o Paraguai, um acordo promoverá políticas de erradicação da maconha. O país é hoje o maior fornecedor dessa droga ao Brasil, ocupando o espaço deixado com a erradicação sistemática de plantações nas principais regiões produtoras, como Pernambuco e Bahia.

“Vamos compartilhar toda nossa experiência, inteligência e know how operacional com os colegas paraguaios”, disse Troncon.

Procura por primeira CNH cresceu 100% depois da resolução

0

2009-01-09 13:23:00

Desde agosto do ano passado, quando foi publicada a resolução que altera a formação de novos condutores, mais de 70 mil pessoas deram entrada no processo de primeira habilitação, em todo o Estado.

De janeiro a julho foram registrados, em média 5.341 novos processos por mês. Já de agosto a dezembro foram em média 10.744 novos processos por mês, um aumento de 101%.

Em Campo Grande, de janeiro a julho foram abertos, em média 1.800 processos por mês. De agosto a dezembro, esse número saltou para em média 3.500 processos abertos por mês. O pico de atendimentos foi em dezembro, quando foram abertos 6.871 processos em Campo Grande e 10.547 processos no interior do Estado.

Por causa do aumento da demanda, algumas etapas do processo de primeira habilitação estão com fila. É o caso da avaliação psicológica, que só tem vaga para o próximo mês. As demais etapas do processo, como o exame médico e os exames teórico e prático devem passar pela mesma situação.

Por este motivo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) recomenda que os candidatos se organizem. De acordo com a Resolução 168 de 2004, o processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão somente pelo prazo de 12 meses, contados da data de entrada de requerimento do candidato.

Qualidade na formação – Se por um lado, mais de 70 mil candidatos correram contra o tempo para não se enquadrarem nas novas regras de formação de condutores, cerca de 1600 pessoas optaram pelo contrário. Essas pessoas que se inscreveram do início deste ano até o dia (07) passarão pelo processo de primeira habilitação de acordo com as regras da nova resolução.

“A Resolução 285 tem o objetivo de melhorar a qualidade da formação dos novos condutores. Essas pessoas que optaram pelo processo novo só têm a ganhar”, afirma o diretor executivo do Detran-MS, Francisco Libório Silveira.

Crise financeira e clima devem reduzir safra brasileira de grãos

0

2009-01-09 12:47:00

Por causa da crise financeira internacional e de condições climáticas desfavoráveis, o Brasil deve colher este ano 7 milhões de toneladas de grãos a menos do que no período anterior.

O resultado do quarto levantamento da safra 2008/2009, divulgado ontem (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima a colheita de 137 milhões de toneladas de grãos este ano, produção 4,9% menor do que a safra anterior, que chegou a 144 milhões de toneladas.

A maior redução deve ser na safra de milho, com queda de 6,3 milhões de toneladas, seguida pela soja, com menos 2,3 milhões de toneladas. A produção de algodão também deve ser reduzida, com perdas de cerca de 860 mil toneladas.

As condições climáticas durante o ciclo produtivo das culturas, a “fase restritiva de crédito” e o alto custo da produção são apontadas no relatório da Conab como possíveis causas para as perdas em relação à safra anterior.

A Região Sul foi a mais atingida pelo clima, com estiagem em algumas áreas e excesso de chuvas em outras. De acordo com a Conab, as maiores perdas estão no Paraná, onde a estimativa é de queda de 19% na safra de milho, por exemplo. “A região litorânea de Santa Catarina também foi atingida pelas chuvas e o oeste do estado, pela seca”, destaca o texto.

O levantamento da Conab indica crescimento das safras de feijão, com 70,6 mil toneladas a mais do que no período anterior – chegando a 3,5 milhões de toneladas – e, principalmente, de trigo, que deve alcançar colheita 47,8% superior à da safra 2007/2008.

Em 2009, a produção brasileira de trigo deve chegar a 6 milhões de toneladas. Apesar da contração do crédito e da queda do preço de algumas commodities, “as altas cotações internacionais, os preços aos produtores superiores ao custo de produção e a elevação do preço mínimo de garantia pelo governo motivaram os produtores a investir na cultura”, de acordo com a Conab. A área plantada do grão cresceu 31,1%.

Novas regras ortográficas afetam pouco cotidiano do brasileiro

0

2009-01-09 12:19:00



O ministro da Educação, Fernando Haddad, avaliou ontem (8) que as mudanças previstas no novo acordo ortográfico afetam “muito pouco” o cotidiano dos brasileiros.

Ele ressaltou que apenas 0,5% da língua portuguesa usada no país vai sofrer alterações, mas admite que 2009 será um período de adaptações – inclusive para professores e alunos da rede pública de ensino.

“O acordo ortográfico simplifica a língua e é bem-vindo. É óbvio que vamos ter uma fase de transição, mas as mudanças fortalecem a língua no mundo. O português era a única língua que tinha mais de uma ortografia e enfrentávamos resistência de organismos internacionais.

O acordo ortográfico vem reforçar a presença da língua portuguesa no cenário internacional”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministro.

Haddad lembrou que as editoras de livros já estavam com as publicações escolares prontas antes mesmo de o acordo ortográfico ser aprovado e que as escolas públicas de todo o país receberão, em 2009, livros desatualizados.

De acordo com o ministro, o MEC aguarda posicionamento da Academia Brasileira de Letras à respeito de questões de ortografia da língua portuguesa que ficaram pendentes, para que haja uma orientação aos professores da rede pública de ensino.

“Não temos por que temer esse processo, ele vai ser bastante singelo. Temos toda a condição de fazer isso em um curto espaço de tempo,  mas as duas ortografias convivem em 2009.

Não se pode punir um estudante por um erro de ortografia pelo fato de ele não ter assimilado ainda a nova regra", disse. "Uma hora se consolida a nova ortografia e as pessoas vão poder ser julgadas”, completou.

Chuvas podem favorecer surgimento da ferrugem da soja

0

2009-01-09 11:44:00

 O aparecimento da ferrugem asiática da soja nas lavouras pode ser favorecido pela chuva ocorrida entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, em Dourados/MS.

O Consórcio Antiferrugem da Embrapa registrou, até a terça-feira (6), dois focos de ferrugem asiática da soja em Mato Grosso do Sul: um em Aral Moreira e outro em Chapadão do Sul. No mesmo período da safra passada, 59 focos foram comunicados ao sistema de alerta do Consórcio. 

“Considerando que o fungo está amplamente disseminado e que o ciclo da doença, desde a infecção até a liberação de esporos, dura em torno de seis a nove dias, dependendo das condições climáticas, é possível que, a partir do próximo fim de semana os sintomas da ferrugem sejam observados na região”, alerta o fitopatologista da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados/ MS, Alexandre Roese. 

O pesquisador explica que a relação entre chuva e doença é muito forte, pois o fungo causador precisa de água livre sobre as folhas para iniciar o processo de germinação dos esporos, infecção e desenvolvimento da praga. Por isso a falta de chuvas no estado ajuda a explicar a pequena quantidade de focos da doença detectados. 

Segundo ele, antes de tomar qualquer decisão sobre o uso de fungicidas, o produtor rural deve considerar, além da ocorrência da ferrugem, as condições climáticas e a situação da lavoura. “É preciso analisar se vale a pena investir na lavoura, dependendo dos prejuízos já causados pela estiagem”, aconselha. 

Ferrugem da soja – A ferrugem da soja é uma doença que exige muita atenção do produtor e a única forma de controle é a aplicação de fungicidas. De acordo com Roese, para que a aplicação seja eficiente é necessário vistoriar a lavoura frequentemente e intensificar esta prática após o florescimento da soja, quando as chances de ocorrência da praga são maiores. 

O fitopatologista recomenda vistoria das lavouras, pelo menos, de duas a três vezes por semana. “Na aplicação, é necessário observar as regulagens dos equipamentos de pulverização, as condições climáticas do momento, o volume de calda e o tamanho de gotas, além das recomendações dos fabricantes de fungicidas”, ressaltou.

UNOPAR – inscrições abertas para o vestibular 2009

0

2009-01-09 11:24:00

Suzana Machado

Através de convênio com o Centro Educacional Luiz Quareli (CELQ), a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná -, está presente em Amambai desde 2006.

Com sede em Londrina, no Paraná, a UNOPAR, fundada em 1932, há mais de três décadas vem preparando e formando profissionais através de seu ensino altamente qualificado. A Universidade oferece vários Cursos de Graduação e Seqüenciais de Formação Específica,  Mestrados Acadêmico e Profissional, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos no Sistema de Ensino Presencial Conectado – Modalidade à Distância (oferecido pelo pólo de Amambai).

Através do sistema de Ensino à distância, a UNOPAR oferece em Amambai os seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Marketing e Superior de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas.

Duas turmas – Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing e Superior de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas -, já foram diplomadas no município pela UNOPAR. Ressaltando que a Universidade é devidamente credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).

Os cursos têm duração de dois anos e meio a quatro anos. O valor das mensalidades é de R$ 176,00, para os cursos até dois anos e meio e de R$ 189,00 para os com duração de até quatro anos.

Os cursos são todos presenciais, realizados através de vídeo-conferência, cada sala possui um tutor especializado na área e as aulas acontecem uma vez por semana. A UNOPAR oferece toda a estrutura de conteúdo e material de pesquisa. Além disso o acadêmico pode contar com o laboratório de informática do CELQ, que fica à sua inteira disposição.

A primeira fase do vestibular da UNOPAR foi realizada em dezembro. Em janeiro acontece a realização da segunda fase. As inscrições estão abertas desde 1º de dezembro de 2008 e seguem até o dia 15 de janeiro de 2009 e podem ser feitas no site www.unoparvirtual.com.br ou na sede do CELQ, pólo da Universidade em Amambai. Para os candidatos com necessidades especiais, as inscrições vão até o dia 09 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

A prova será realizada no próximo dia 18 de janeiro, às 10h (horário de Brasília) lembrando que os inscritos no município realizam a prova aqui mesmo, no CELQ.

Os candidatos com aproveitamento das notas do ENEM estão dispensados da realização da prova do Processo Seletivo.

O resultado das provas sai no dia 30 de janeiro e as matrículas poderão ser efetuadas de 31/01 a 06/02 de 2009.

Uma das novidades para 2009 do pólo da UNOPAR em Amambai será a possibilidade de convênios com empresas locais que permitirão aos alunos realizarem estágios em suas áreas de estudo.

O pólo de Amambai atende ao município e toda a região. Não perca essa oportunidade de realizar um Curso Superior à Distância, reconhecido pelo MEC e com toda a qualidade e estrutura oferecidas pela UNOPAR, uma das maiores e mais respeitadas universidades da região Sul do país.

Mais informações pelo telefone: (67) 3481-2137 e 3481-2455.

UEMS divulga resultado dos aprovados no seletivo 2008

0

2009-01-09 10:51:00

Suzana Machado

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou nesta terça-feira (06) a lista com os nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo Vestibular 2008 da instituição.

As provas foram realizadas nos dias 06 e 07 de dezembro do ano passado nas unidades universitárias de Amambai, Dourados, Ponta Porã , Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba.

A UEMS ofereceu 1.295 vagas gerais, 370 vagas para cota de negros e 185 vagas para a cota de indígenas, totalizando 1.850 vagas. No total foram 9.126 inscritos no Vestibular 2008.

Em Amambai, a UEMS oferece os cursos de História e Ciências Socias, que ofertaram 40 vagas cada um.

As provas foram realizadas na unidade universitária do município e na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa. Ao todo 439 candidatos se inscreveram para realizar a prova em Amambai. O número de desistentes nos dois dias do exame ultrapassou 100.

“Em 2008 a procura pelo vestibular da UEMS teve um aumento significativo em relação a 2007, o que demonstra que a Universidade tem realizado um trabalho sério e de credibilidade”, acrescenta Viviane Scalon Fachin, gerente da UEMS de Amambai.

Todos os candidatos (vagas gerais e cotas) classificados até o limite das vagas e convocados em primeira chamada através da divulgação do resultado do Processo Seletivo deverão matricular-se nas Unidades Universitárias onde funcionam os cursos, nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2009, nos seguintes horários: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, em Aquidauana e Cassilândia. Nas demais Unidades Universitárias, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h.

O candidato deverá observar as chamadas posteriores que serão divulgadas pela Diretoria de Registro Acadêmico nas seguintes datas.

Chamadas/Matrícula/Datas

Publicação das vagas da 2ª chamada – 06/02/2009

Matrícula dos classificados em 2ª chamada – 09/02/2009

Publicação das vagas da 3ª chamada – 10/02/2009

Matrícula dos classificados em 3ª chamada – 12/02/2009

Publicação das vagas da 4ª chamada – 13/02/2009

Matrícula dos classificados em 4ª chamada – 17/02/2009

Publicação das vagas da 5ª chamada – 18/02/2009

Matrícula dos classificados em 5ª chamada – 20/02/2009

Os interessados podem acessar a lista com os nomes dos aprovados no site http://www.vestibular.uems.br.

 
Ano de discussões – 2008 foi um ano de mobilização e expectativa para os acadêmicos da UEMS, devido à revogação dos parágrafos 1º, 2° e 3° do artigo 3º da Lei de Autonomia Universitária da UEMS – n° 2.583, de 23 de dezembro de 2002. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO n° 3.485), aprovada pela Assembléia Legislativa em 21 de dezembro de 2007, acabou com o direito da instituição de receber 3% da receita tributária anual do Estado.

Os três primeiros parágrafos revogados do 3º artigo da Lei n° 2.583, garantiam um repasse de 2% da arrecadação tributária anual do Estado no ano de 2003 para a UEMS e asseguravam que essa porcentagem teria um aumento gradativo nos anos seguintes até atingir os 3% em 2008. Com a aprovação da LDO n° 3.485, a Universidade perdeu a vinculação com a receita.

A decisão gerou vários manifestos nas 15 unidades da instituição no Estado. De acordo com os acadêmicos, a ausência deste repasse pode gerar problemas, principalmente, para as unidades do interior.

Um dos últimos protestos realizados pelos acadêmicos da Universidade em Amambai foi o “sepultamento” da instituição. O ato demonstrou a insatisfação dos mesmos diante da atenção, ou falta dela, destinada pelo Governo Estadual à UEMS.

De acordo com a nota explicativa apresentada pelos acadêmicos durante a manifestação, a proposta elaborada pela UEMS era de R$ 89 milhões para este ano. No entanto, o Governo Estadual estabeleceu o orçamento de R$ 65 milhões mais R$ 5 milhões, oriundos de uma emenda feita pelo deputado estadual Pedro Kemp, deixando o orçamento da Universidade para 2009 em R$ 70 milhões.

 “Esse orçamento estabelecido pelo Governo é ridículo. São 15 unidades da UEMS e com esse valor não tem como investir em novos cursos, contratar mais professores. O financiamento de novos projetos de pesquisa, extremamente importantes para a instituição e para os alunos, também fica prejudicado e, se não bastasse tudo isso, a UEMS continua correndo o risco de virar um grande colégio e perder o status de Universidade”, ressalta o acadêmico de História da UEMS de Amambai, Francisco Edson Aris, diretor regional do DEC (Diretório Central dos Estudantes) correspondente a Amambai, Naviraí e Mundo Novo.

A expectativa é que em 2009 a Universidade adquira novamente o direito de receber os 3% da receita tributária anual do Estado.

Periscópio`Ano novo, tudo velho´ por Antonio Luiz

0

2009-01-09 10:16:00

Em primeiro lugar, quero desejar um Feliz 2009 a todos e mesmo com todos os percalços que sabemos que iremos passar, ao menos temos a felicidade de constatar que faltarão apenas dois anos para nos livrarmos do Lula e se Deus quiser – e Ele vai querer, com certeza – do PT. Um partido que se apossou do nome “trabalhadores” ao qual não faz jus. Seria mais indicado usar o T para designar trapaça, tramóia, trambique, etc. Apesar de alguns políticos oportunistas estarem tentando uma manobra para estender por mais um mandato a gestão do Lula, dada a sua imensa popularidade, conseguida através de assistencialismo feito com o meu e o seu dinheiro, o certo é que três quartos do seu mandato já foram. Resta praticamente este ano, já que 2010 é o que se chama de “fim de festa”, hora de pegar os pertences nas gavetas e cair fora. Hora de comemorar. Mas nem tudo foi ruim no governo Lula. A economia, por exemplo, foi gerida com prudência e seguindo a cartilha implementada no governo anterior. Ponto para o Lula e para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Outra boa notícia para nós que adoramos o Lula, foi a de que ele viajou ao exterior, nesses seis anos de seu mandato, exatos 355 dias, ou quase um ano. A bordo do Airbus ACJ, que comprou por US$ 56,7 milhões, Lula bateu todos os recordes dos seus antecessores em número de viagens ao exterior, países visitados e dias fora do país. É reconfortante saber que o apedeuta ficou tanto tempo longe da gente. O problema é que sempre tinha um microfone à disposição para que ele fizesse aqueles discursos inflamados e cheios de ódio, especialmente ao Fernando Henrique, simplesmente porque este era e é um estadista, um homem culto e cujos amigos não têm a ficha policial dos amiguinhos do presidente atual.

O presidente, sempre muito simpático, admitiu que não faz parte de sua rotina ler jornais ou revistas, nem acompanhar o noticiário de sites e blogs na internet. Em entrevista à revista Piauí, o presidente justificou: “Porque tenho problema de azia.”

Por essas e outras, outro dia, numa conversa com um amigo, falei que estava com vergonha de ser brasileiro, que o Hino Nacional, além de não mais me emocionar, ainda me causava certa repulsa. Meu interlocutor ficou pasmo com a minha posição. Por ocasião das festas de fim de ano, fiz um telefonema interurbano para cumprimentar meu padrinho (sim, eu ainda tenho padrinho) e no meio da conversa soltei novamente a heresia – no entender de alguns – de falar do meu desencanto com os brasileiros. Meu padrinho me pareceu perplexo e eu resolvi acabar com o assunto dizendo que logo eu estaria em São Paulo e poderíamos falar pessoalmente a respeito.

Conto isso, para ilustrar, mais uma vez, o que grande parte dos meus leitores já sabe: “tenho vergonha de ser brasileiro. Ao menos no Brasil que ora vivemos!”.

Já cansei de escrever sobre as mazelas que atingem brasileiros honestos e trabalhadores. As nossas instituições, a começar pela Presidência da República, não têm credibilidade. Temos um presidente semi-analfabeto e cretino, além de se achar o Ungido por Deus para mostrar ao povo a Terra Prometida. O nosso Congresso é uma piada. De mau gosto. Lá se abrigam escroques como Jader Barbalho, Antonio Palocci, José Genoíno, Renan Calheiros, Almeida Lima, Romero Jucá e mais algumas centenas de aberrações políticas. Mas existe um motivo para que eles lá estejam? Claro, o voto do povo brasileiro. Esses safados enganam a maior parte da população mal informada e de baixo nível de instrução,  que mesmo com toda a (suposta) fiscalização, vendem seu voto por ninharias. Os pouquíssimos políticos brasileiros dispostos a mudar esse estado de coisas são simplesmente marginalizados dentro do Congresso.

 Nem o Judiciário escapa da safadeza. Até meu cachorro sabe que o Daniel Dantas é um escroque, talvez até maior do que o ex-careca Marcos Valério, mas sempre consegue um Hábeas Corpus enquanto o mineirinho continua preso. Dizem que seu padrinho Gilmar Mendes passou o Natal com o advogado do empresário, o que é no mínimo suspeito.

O que esperar de um país que produz esse tipo de “elite”? Imaginem o que sejam os ditos  “normais”, o povão. É ou não é para ter vergonha!?

 Ortografia

Por enquanto ainda vou de ortografia antiga, pois  não assimilei totalmente a nova. Como pode um presidente que mal sabe ler, assinar um acordo que me obriga a mudar minha maneira de escrever.

Índios voltam a abater gado em fazenda de Sapucaia

0

2009-01-09 09:48:00

Sérgio da Luz

Mais um ataque, possivelmente de índios, abateu um boi na fazenda Rincão dos Búfalos, a cerca de 15 km de Coronel Sapucaia e ao lado da Aldeia Taquapery. Segundo o administrador da fazenda, Orivaldo Bobato, o ataque aconteceu na madrugada de sábado (3) para domingo. Além do boi abatido, outros dois ficaram feridos com o ataque.

O boi, encontrado pelo próprio administrador no domingo, estava “carneado”. Ao lado, estavam várias lanças confeccionadas artesanalmente com paus e facão, presos na ponta. 

Este foi o primeiro ataque em 2009 e o quarto em apenas 30 dias nas fazendas da região. 

Em 2008 prejuízo superou cem mil reais, calcula administrador

Conforme cálculos do administrador, os prejuízos sofridos pela fazenda, somente em 2008, superam R$ 100.000,00. Segundo o administrador, foram abatidas 26 cabeças de gado no ano passado, além de dezenas de outros animais feridos. “Se não bastasse o abate, eles deixam vários animais feridos e para tratar desses animais vai muito dinheiro”, disse Orivaldo.

Indignado com a situação, Bobato, que já tem uma longa lista de registros de BO (Boletins de Ocorrência), além de inúmeras queixas junto à Funai (Fundação Nacional do Índio) lamenta a falta de posição das autoridades, “Esse problema se intensificou há dois anos; antes, aconteciam uma vez ou outra, mas de dois anos para cá está direto. O problema é que não tem ninguém que se responsabilize e os índios acabam se aproveitando da falta de punição”, disse o administrador.

Com um grande prejuízo, a Fazenda Rincão dos Búfalos poderá virar terra de lavoura, a única saída encontrada para acabar com o problema. “Creio que até março vamos nos desfazer dos animais e arrendar para lavoura, mas aí teremos que deixar vários trabalhadores desempregados; pessoas que há 25 anos trabalham com a gente vão ter que ir embora”, lamenta Bobato.

Informações levantadas pela reportagem apuraram que cerca de 15 fazendas, que cercam a região, sofrem com o problema. 

 Outro caso – Na madrugada de quarta-feira (7) para quinta-feira, outro registro de abate de gado. Desta vez, o ataque foi em uma chácara, a 5 Km de Amambai, próximo à Aldeia Amambai. Conforme os arrendatários – que não quiseram se identificar – foi abatida uma vaca leiteira, com valor estimado em torno de R$ 1,8 mil. 

“Esta não foi a primeira vez que eles matam vacas lá na chácara”, disse o arrendatário.

A denúncia foi registrada pela Polícia Civil de Amambai, que investiga o caso.

SR se mobiliza juridicamente – Procurado pela reportagem, o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Cristino Bortolotto, disse estar ciente da situação dos produtores e explicou que o Sindicato, através de sua assessoria jurídica, está se mobilizando em apoio aos produtores. “O Sindicato está procurando os meios jurídicos para resolver a questão, levantando as responsabilidades e buscando os direitos dos produtores. Isso é roubo! É crime!” disse.

Bortolotto convoca todos os produtores lesados com os ataques para procurarem a assessoria jurídica do Sindicato para serem orientados sobre os devidos procedimentos.

Laço: Campeonato Estadual começa dia 23 em Ponta Porã

0

2009-01-09 09:25:00

Sérgio da Luz

O Campeonato Estadual de Laço Comprido, grupo C, que abrange as cidades do sul do estado, começa no próximo dia 23 na cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, no Clube de Laço Lino do Amaral Cardinal.

Doze equipes começam a disputar as seis vagas que dão acesso à Copa do Laço, etapa final na qual é conhecido o clube campeão estadual.

A novidade deste ano está na quantidade de etapas. Serão onze, uma a menos do que no ano passado, devido à ausência da etapa sediada pelo Olinto Cardinal de Jesus, de Aral Moreira, que ainda não conta com uma sede apropriada para a realização do encontro.

O clube, campeão estadual em 2005, realizava suas festas em clubes de cidades vizinhas, como Amambai e Ponta Porã. A nova regra passou a valer para a temporada 2009.

O calendário com as doze etapas, uma a cada mês, com exceção de agosto (livre), já foi divulgado pela Federação de Laço do MS. Cada mês está a cargo de um clube; a data ficará a cargo da escolha de cada clube.

Confira:
– Janeiro – Lino do Amaral Cardinal (Ponta Porã)
– Fevereiro – Az de Ouro (Paranhos)
– Março – Portão da Fronteira (Cel. Sapucaia)
– Abril – União Amambaiense (Amambai)
– Maio – A Carreta (Tacuru)
– Junho – ASL Três Irmãos (Ponta Porã)
– Julho – Aliança da Fronteira (Sete Quedas)
– Agosto – Livre
– Setembro – Rancho do Laço (Dourados)
– Outubro – Aimoré de Oliveira Lima (Laguna Caarapã)
– Novembro – Querência do Sul (Dourados)
– Dezembro – Copa do Laço, cidade a definir.

O atual campeão estadual é a equipe de Bela Vista, título conquistado em Amambai no mês de dezembro.

Confira a lista de campeões:
1993 – União Amambaiense (Amambai)
1994 – São Geraldo (Bela Vista)
1995 – Rancho do Laço (Dourados)
1996 – A Carreta (Tacuru)
1997 – A Carreta (Tacuru)
1998 – Lino do Amaral Cardinal (Ponta Porã)
1999 – Guia Lopes (Guia Lopes)
2000 – Sentinela do Amambai (Amambai)
2001 – Porteira de Campo Grande (Campo Grande)
2002 – Acriban (Bandeirantes)
2003 – Bernardino Horonio Rosa (Bandeirantes)
2004 – União Amambaiense (Amambai)
2005 – Olinto Cardinal de Jesus (Aral Moreira)
2006 – Rancho A (Jaguari)
2007 – A Carreta (Tacuru)
2008 – Bela Vista (Bela Vista) 

Oi assume controle da Brasil Telecom

0

2009-01-09 08:51:00

A Oi (antiga Telemar) informou ter concluído ontem a compra do controle da Brasil Telecom Participações e da Brasil Telecom S.A., em conformidade com o contrato firmado entre as empresas em abril do ano passado. A aquisição de 61,2% do capital votante da BrT Participações ocorreu por meio da Telemar Norte Leste, que por sua vez efetuou o negócio através de sua controlada indireta Copart 1 Participações. A Oi assumiu indiretamente 81.092.986 ações ordinárias (ON) de emissão da BrT Participações, com o desembolso de um total de R$ 5,371 bilhões, ou R$ 77,04 por ação, segundo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de quinta-feira.

Segundo a Oi, o montante pago equivale ao acordado no contrato assinado com os controladores da BrT no valor de R$ 5,863 bilhões. A cifra foi atualizada pela variação da taxa média diária do CDI e deduzida a dívida líquida de R$ 998,053 milhões da Invitel, além de ter sido ajustada pelos proventos declarados entre 1º de janeiro de 2008 e 8 de janeiro deste ano.

Conforme a Oi, em até 30 dias o grupo submeterá à CVM os requerimentos de registro de Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações com direito a voto dos acionistas minoritários da BrT Participações e da BrT S.A., assegurando o preço mínimo igual a 80% do valor pago por ação do bloco de controle.

"Concluídas as OPAs obrigatórias, pretende-se realizar, com vistas à simplificação da estrutura acionária, uma reorganização societária das empresas envolvidas na operação, de forma a que, após as OPAs obrigatórias, os acionistas da BrT Part e BrT remanescentes receberão ações da Telemar Norte Leste em substituição às ações que possuírem, ampliando consideravelmente a liquidez de suas ações nas Bolsas de Valores e beneficiando os acionistas das sociedades envolvidas", informou a Oi.

Bombeiros resgatam índio que caiu em poço em Amambai

0

2009-01-09 08:20:00

Vilson Nascimento

O indígena Severiano Ramires, de 19 anos foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Amambai na noite dessa quinta-feira (8) após cair em um poço de aproximadamente 10 metros de profundidade.

O fato ocorreu por volta das 19h40 na Aldeia Amambai, situada a cerca de cinco quilômetros da cidade em Amambai.

Segundo os bombeiros, após consumir bebida alcoólica o rapaz teria sentando na borda de tijolos onde acabou se desequilibrando e caindo no poço, que segundo os bombeiros, estava seco. Apesar da altura da queda o rapaz foi resgatado com apenas com algumas escoriações leves.

Agressão- Mais cedo, por volta das 17h dessa quinta o Corpo de Bombeiros já havia prestado socorro a uma indígena de 40 anos, vítima de agressão física, no centro da cidade em Amambai.

Segundo os bombeiros a mulher, que teria sido agredida por seu acompanhante que fugiu do local após praticar o ato, teria sofrido um corte profundo na cabeça.

Ela foi socorrida pela guarnição para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai onde foi medicada.

Vale Universidade deve chegar a todos os municípios de MS

0

2009-01-09 08:08:00

O governo do Estado ampliou para este ano o número de vagas destinadas aos programas de incentivo à universidade em Mato Grosso do Sul. Ao todo serão disponibilizadas 800 vagas, sendo 680 para o Vale Universidade e 120 para o Bolsa Universitária para Alunos Indígenas (PBUI).

As pré-inscrições para o processo seletivo do Vale Universidade tem início na próxima segunda-feira (12). Os interessados devem se inscrever pela Internet, acessando o endereço eletrônico www.setas.ms.gov.br até o dia 5 de fevereiro. A pré-seleção é feita pelo próprio sistema informatizado.

Trânsito de dezembro de 2008 foi mais violento que 2007

0

2009-01-09 07:04:00

Vilson Nascimento

Levantamentos realizados pela 3ª Companhia Independente de Polícia Militar apontam que os índices de acidentes de trânsito registrados durante o mês de dezembro de 2008 e até o dia 6 de janeiro desse ano foram maiores que os registrados no mesmo período, no ano passado.

Como os acidentes, também foram maiores o número de vítimas feridas no trânsito da cidade em dezembro de 2008 e no início de 2009, em relação a dezembro de 2007 e janeiro de 2008.

Pelas contas da Polícia Militar entre 1 de dezembro de 2007 e 6 de janeiro de 2008 Amambai teve 16 acidentes de trânsito, resultando em 4 pessoas feridas. Entre 1 de dezembro de 2008 e 6 de janeiro de 2009 foram registrados na cidade 23 acidentes, deixando 6 pessoas feridas em estado mais grave, porém, a exemplo do ano anterior, não houve vítimas fatais.

Bombeiros têm outros números

Levantamentos realizados pelo 2º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai nesse mesmo período, 1 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro, apontam para números ainda mais alarmantes em relação a feridos no trânsito da cidade.

Segundo os bombeiros a corporação registrou pelo menos 21 acidentes com pessoas removidas para o Pronto Socorro do Hospital Regional local.

Foram 7 vítimas de queda de moto, motoneta ou bicicleta, 1 atropelamento e 13 vítimas de colisões entre veículos.

O diferencial de número entre o levantamento da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros se dá tendo em vista que em muitos casos, como quedas de moto ou de bicicletas ou acidentes com menores gravidades a polícia nem chega a ser acionada pelos envolvidos, algumas vezes por se tratar de condutor não habilitado, acordo entre as partes no local ou até mesmo veículos em situações irregulares.

Frota também aumentou

Um dos parâmetros que pode ter contribuído para o aumento de acidentes entre dezembro de 2008 e o início de janeiro de 2009 em relação ao mesmo período, (2007/2008) pode estar no aumento significativo da frota do município.

Segundo o gerente local do Detran, Rosevalde Arruda do Amaral, em dezembro de 2007 Amambai contava com uma frota de 8.732 entre veículos de passeios, motos, caminhões e ônibus, com placas do município. Em dezembro de 2008, segundo o gerente, esse número saltou para 10.406 veículos, um total de 1.674 veículos com placas de Amambai circulando a mais pelas ruas da cidade.

“Esses são os números oficiais de veículos com placas de Amambai. Mas nossa estimativa é que existam pelo menos entre 25 a 30% a mais de veículos com placas de fora do município transitando diariamente pelas ruas da cidade”, disse o gerente do Detran em Amambai ao mostrar preocupação com o também aumento de motonetas transitando de forma irregular.

“Tem aumentado bastante a circulação de motonetas como Hero Puch e outros modelos de motos importadas do Paraguai pelas ruas de Amambai. Nossa preocupação é que esses veículos, além de circularem em situação irregular, quase sempre são conduzidos por pessoas não habilitadas, que desconhecem as regras de trânsito, o que as torna mais vulneráveis a se envolverem e provocar acidentes de trânsito” finalizou Rosevalde Arruda.

“O caminho é a educação”, diz o diretor do Detrat

Ao comentar os números do trânsito em Amambai, o novo diretor do Detrat (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Amambai), Josmair Cardoso, apontou ações educativas como a principal saída para a conscientização e consequentemente a redução dos acidentes em perímetro urbano.

Segundo Josmair medidas repressivas como aplicações de multas e retenção de veículos e de documentos devem ser aplicadas em determinadas situações, mas não resolve o problema.

“Temos que adotar medidas preventivas, mantendo a sinalização das ruas e logradouros da cidade em boas condições e implantar ações de conscientização junto aos motoristas, explanando sobre os riscos que o trânsito representa”, disse o diretor ao relatar que vai apresentar uma proposta ao prefeito Dirceu Lanzarini no sentido de incluir a disciplina “trânsito” no currículo escolar da rede municipal de ensino em Amambai, visando despertar, desde cedo, a atenção das crianças e jovens para a questão da segurança no trânsito.

Segundo Josmair Cardoso nos próximos dias ele deverá manter reuniões com autoridades, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e o Ministério Público Estadual para colher sugestões e planejar ações para combater a violência no trânsito em Amambai.

“Na próxima semana tenho uma audiência agendada com o prefeito Dirceu Lanzarini já para discutir algumas medidas de forma emergencial para o setor do trânsito em Amambai”, finalizou Josmair.

TRE promoverá novas eleições para prefeito em Corguinho

0

2009-01-09 07:01:00

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) realizará nos próximos dias novas eleições no município de Corguinho, distante 78 quilômetros de Campo Grande.

O juiz eleitoral de Rio Negro – comarca que atende Corguinho –, Alexsandro Motta, enviou no fim da tarde de ontem ofício ao TRE, explicando toda a situação ocorrida no município e solicitando a realização de novas eleições para prefeito.

Agora, o presidente do tribunal, Oswaldo Rodrigues de Melo, se reunirá com os outros membros do pleno, para discutir a questão.

Ubaldo Ribeiro Lopes (PP), eleito no dia 5 de outubro do ano passado, teve seu registro de candidatura cassado no início de dezembro pelo ministro Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em seguida, o vereador Teóphilo Barboza Massi (PDT), que foi eleito presidente da Câmara da cidade, assumiu interinamente a prefeitura, enquanto a situação é solucionada.

Durante o processo eleitoral, a candidatura de Ubaldo chegou a ser cassada, por transporte considerado ilegal de eleitores, mas seus advogados entraram com um recurso no TSE, que o manteve na disputa. Entretanto, após ter vencido a eleição, teve seu registro de candidatura cassado.

Ele entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), mas não há previsão para a questão ser julgada, o que deve levar o TRE a convocar novas eleições.

Ubaldo foi eleito com 1.529 votos (56,34%), contra 1.031 ou 37,99% de Dalton de Souza Lima (PMDB) e 154 votos (5,67%) de Eduardo Masseti (PSDB).

O segundo colocado na disputa não pode assumir o cargo, devido ao fato de Ubaldo ter vencido as eleições com mais de 50% dos votos válidos.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 9 de janeiro

0

2009-01-09 06:13:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Dia favorável. Boas surpresas podem mudar por completo o rumo do seu dia, Se estava tudo chato, de repente fica tudo super excitante. Mas não entre na onda da pressa e da agitação: deixe os apressadinhos buzinarem, gritarem e permanecerem no seu inferno particular.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Vênus no signo de Peixes está expandindo seus sentimentos e sensibilizando sua alma. O egocentrismo diminui bastante, você distribui o seu afeto generosamente, o que acaba por aquecer seu próprio coração. Por causa disso, terá uma grande sensação de liberdade e confiança nas pessoas.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Hoje seu estado de espírito se alegra através de boas conversas com seus amigos. Alguns deles lhe trarão boas notícias e também boas sugestões. Solidariedade chama a nossa generosidade e sempre levanta o astral de todos. A saúde está num momento de força e recuperação.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Este dia pode trazer um estranho nervosismo. É capaz de você ficar com aquele seu jeito desligado, meio distante de tudo. É assim mesmo: de vez em quando você precisa de muita paz. E hoje você vai preferir estar só do que mal acompanhado. No que faz muito bem.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Se você estiver na dependência de outros para dar andamento nos seus projetos de trabalho poderá ficar nervoso. Você está querendo liberdade para se agir como achar melhor, sem se preocupar se vai ou não melindrar uns e outros. Procure fazer seu trabalho sozinho.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Hoje o trabalho deverá ser bastante produtivo; você encontrará receptividade e cooperação exatamente das pessoas que precisa. Na vida amorosa, continua a tendência para a estabilidade e calma. Aproveite o momento para descansar este seu rebelde coração.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Vênus está ajudando a sua vida quotidiana. Às vezes cumpre cego e surdo uma lista de tarefas. No fim do dia vende a alma por qualquer diversão. Aproveite hoje para sair do automatismo e reparar a beleza e a graça de tudo o que acontece ao mesmo tempo que a aparente chatice e feiúra.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Plutão e Marte transitam pelo signo de Capricórnio. Você vai se sentir mais seguro e autoconfiante, além de mais disciplinado. Aproveite para lutar pelo que deseja com menos ansiedade e paranóia do que de costume. Também sem mentir, manipular ou trapacear.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Você está procurando um pouco de estabilidade emocional, o que não deve estar muito fácil. Mesmo assim, a vida afetiva está em foco, com acontecimentos importantes, bons ou ruins. Que tal começar a programar uma viagem para renovar o seu entusiasmo e o bom humor?
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Marte e Plutão estão aumentando a sua capacidade de agir, fornecendo o impulso para começar mais a determinação para ir até o fim. Hoje é um dia adequado para desvendar segredos e impor mais disciplina na sua rotina. Momento positivo também para dar partida em qualquer projeto.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Júpiter entrando no seu signo lhe traz alegria, otimismo e vigor; você ficará ainda mais audacioso do que de costume. Começa um período próspero e fecundo, que vai trazer muitas vantagens, além de dinheiro. Este planeta favorece as grandes viagens e estudos superiores. Aproveite.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Mente relaxada, bom humor. Você saberá se sentir contente com o que tem e assim vai se divertir muito mais com a vida e os acontecimentos. Disposição positiva para conhecer pessoas, trocar idéias e afeto. Mais confiança no futuro; momento propício para fazer planos.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Drogaria Toledo

0

2009-01-09 06:03:00

Previsão de muito calor nesta sexta-feira no Estado

0

2009-01-09 00:36:00

A previsão é que a sexta-feira em Mato Grosso do Sul seja mais um dia de muito calor.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura fica alta, o tempo parcialmente nublado e há possibilidade de chuva em áreas isoladas.

Os termômetros irão marcar entre 18ºC e 38ºC.

Concurso para cartórios de MS tem 1.312 inscritos

0

2009-01-08 23:08:00

Está prevista para o dia 21 de março a aplicação da prova escrita do III concurso público de ingresso ao exercício nas atividades notariais e de registros no Estado de Mato Grosso do Sul. Inscreveram-se ao processo seletivo 1.312 pessoas.

Organizadas pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), as provas serão realizadas em três fases. Na primeira fase será aplicada prova de múltipla escolha com 100 questões, mais a prova técnica – ambas de caráter eliminatório.

Matérias de direito civil, processual civil, direito penal, processual penal, direito administrativo, constitucional, tributário e comercial, registros públicos, além de normas especiais como o Codj (Código de Organização e Divisão Judiciárias de MS), o código de normas da Corregedoria-Geral da Justiça, o regimento de custas e a legislação estadual de custas e emolumentos devem ser estudadas.

A avaliação de títulos, com caráter classificatório, será feita na segunda fase do concurso. Já na terceira fase, os candidatos aprovados terão suas vidas investigada, tanto funcional como individual e ainda passarão por exames de saúde física e mental – sendo o último exame eminentemente eliminatório.

Prova técnica, composta por cinco questões discursivas mais a elaboração de uma peça técnica, estão previstas para o dia 22 de março. A peça deverá ser concluída em, no máximo, seis horas.

A prova preliminar, com gabarito provisório, será divulgada 24 horas após sua realização, nos endereços eletrônicos www.tjms.jus.br e www.vunesp.com.br. A validade do concurso público expira em seis meses a contar de sua homologação.

Entre os dias 24 de novembro e 23 de dezembro do ano passado foram realizadas as inscrições. A remuneração dos delegados dos serviços notariais e de registro equivale, exclusivamente, aos emolumentos cobrados em razão do ofício, na forma da legislação específica.

PC prende quadrilha que roubava na área rural em Japorã

0

2009-01-08 22:05:00

Foi presa em Japorã uma quadrilha que praticava assaltos na zona rural do município. De acordo com a equipe do Serviço de Investigação Geral(SIG) de Mundo Novo/MS, foram presos José Fermino de Oliveira, Wagnewr Américo da Silva e Claudinei Gomes Moreira.

Durante as investigações dos roubos ocorridos, os policiais localizaram e identificaram os autores acima, que foram reconhecidos pelas vítimas como sendo os mesmos que praticaram os assaltos.

Os integrantes da quadrilha foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e roubo qualificado. Ambos se encontram presos à disposição da justiça.

De acordo com a autoridade policial de Mundo Novo, outros integrantes da quadrilha estão sendo procurados pela equipe de investigações.