2009-01-09 10:51:00
Suzana Machado
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou nesta terça-feira (06) a lista com os nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo Vestibular 2008 da instituição.
As provas foram realizadas nos dias 06 e 07 de dezembro do ano passado nas unidades universitárias de Amambai, Dourados, Ponta Porã , Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba.
A UEMS ofereceu 1.295 vagas gerais, 370 vagas para cota de negros e 185 vagas para a cota de indígenas, totalizando 1.850 vagas. No total foram 9.126 inscritos no Vestibular 2008.
Em Amambai, a UEMS oferece os cursos de História e Ciências Socias, que ofertaram 40 vagas cada um.
As provas foram realizadas na unidade universitária do município e na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa. Ao todo 439 candidatos se inscreveram para realizar a prova
“Em
Todos os candidatos (vagas gerais e cotas) classificados até o limite das vagas e convocados em primeira chamada através da divulgação do resultado do Processo Seletivo deverão matricular-se nas Unidades Universitárias onde funcionam os cursos, nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2009, nos seguintes horários: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, em Aquidauana e Cassilândia. Nas demais Unidades Universitárias, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h.
O candidato deverá observar as chamadas posteriores que serão divulgadas pela Diretoria de Registro Acadêmico nas seguintes datas.
Chamadas/Matrícula/Datas
Publicação das vagas da 2ª chamada – 06/02/2009
Matrícula dos classificados em 2ª chamada – 09/02/2009
Publicação das vagas da 3ª chamada – 10/02/2009
Matrícula dos classificados em 3ª chamada – 12/02/2009
Publicação das vagas da 4ª chamada – 13/02/2009
Matrícula dos classificados em 4ª chamada – 17/02/2009
Publicação das vagas da 5ª chamada – 18/02/2009
Matrícula dos classificados em 5ª chamada – 20/02/2009
Os interessados podem acessar a lista com os nomes dos aprovados no site http://www.vestibular.uems.br.
Ano de discussões – 2008 foi um ano de mobilização e expectativa para os acadêmicos da UEMS, devido à revogação dos parágrafos 1º, 2° e 3° do artigo 3º da Lei de Autonomia Universitária da UEMS – n° 2.583, de 23 de dezembro de
Os três primeiros parágrafos revogados do 3º artigo da Lei n° 2.583, garantiam um repasse de 2% da arrecadação tributária anual do Estado no ano de 2003 para a UEMS e asseguravam que essa porcentagem teria um aumento gradativo nos anos seguintes até atingir os 3% em 2008. Com a aprovação da LDO n°
A decisão gerou vários manifestos nas 15 unidades da instituição no Estado. De acordo com os acadêmicos, a ausência deste repasse pode gerar problemas, principalmente, para as unidades do interior.
Um dos últimos protestos realizados pelos acadêmicos da Universidade em Amambai foi o “sepultamento” da instituição. O ato demonstrou a insatisfação dos mesmos diante da atenção, ou falta dela, destinada pelo Governo Estadual à UEMS.
De acordo com a nota explicativa apresentada pelos acadêmicos durante a manifestação, a proposta elaborada pela UEMS era de R$ 89 milhões para este ano. No entanto, o Governo Estadual estabeleceu o orçamento de R$ 65 milhões mais R$ 5 milhões, oriundos de uma emenda feita pelo deputado estadual Pedro Kemp, deixando o orçamento da Universidade para 2009 em R$ 70 milhões.
“Esse orçamento estabelecido pelo Governo é ridículo. São 15 unidades da UEMS e com esse valor não tem como investir em novos cursos, contratar mais professores. O financiamento de novos projetos de pesquisa, extremamente importantes para a instituição e para os alunos, também fica prejudicado e, se não bastasse tudo isso, a UEMS continua correndo o risco de virar um grande colégio e perder o status de Universidade”, ressalta o acadêmico de História da UEMS de Amambai, Francisco Edson Aris, diretor regional do DEC (Diretório Central dos Estudantes) correspondente a Amambai, Naviraí e Mundo Novo.
A expectativa é que em










