8.9 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9942

Caixa reafirma instalação de agência em Amambai

0

2009-01-10 09:19:00

O prefeito Dirceu Lanzarini recebeu hoje (09.01) pela manhã, no seu gabinete as visita de Jair Lanuti Meira, gerente da CEF e Mara Paniagua, assistente de negócios da Caixa Econômica Federal  vieram reafirmar a instalação de uma agencia do banco no município.

O prefeito e os gerentes conversaram sobre a instalação da agencia da CEF e também já começaram a entabular alguns empréstimos para obras de suma importância para Amambai.
O prefeito Dirceu Lanzarini e os gerentes da Caixa Econômica Federal afirmaram que trabalharam em parceria pelo bem do município e que a instalação da agencia deverá ser uma das prioridades da CEF para os próximos dias.

A volta da Caixa Econômica Federal  é uma das metas do prefeito Dirceu Lanzarini e visa atender a população como um todo. A Caixa também será geradora de negócios e ninguém mais vai precisar se deslocar para Ponta Porã para ser atendido pela CEF.

Produção de milho deve aumentar em 5% no Estado

0

2009-01-10 08:45:00

Em 2009 a produção de grãos de Mato Grosso do Sul pode atingir 8,8 milhões de toneladas, superando em 2,4% a deste ano, segundo o primeiro prognóstico divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Uma boa notícia é a previsão de aumento de 62% na produção de trigo. Em geral, a produção de grãos será puxada pela soja. A safra de soja pode ser até 8,2% maior que a deste ano, atingindo 4,9 milhões de toneladas.

No prognóstico menos otimista, a previsão é de aumento de 7,2%. Isso se deve especialmente à produtividade, que deve crescer 6,1% atingindo 2,8 mil quilos por hectare. A área plantada deve aumentar de 1% a 2%. A produção de milho deve subir entre 5,7% e 5,1%, podendo atingir 3,34 milhões de toneladas, entre a primeira e segunda safra. Na safra de verão deve haver queda de produção.

Fogo em residência destrói pertences de idosa na Limeira

0

2009-01-10 08:28:00

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros de Amambai atendeu quatro ocorrências nessa sexta-feira (9) em Amambai. A mais grave delas foi um incêndio que praticamente destruiu a casa e todos os pertences de uma idosa de 74 anos, na região da Vila Limeira, uma das vilas mais populosas da cidade.

O fogo na residência de Doralina Maciel Corrêa, que residia sozinha na pequena casa de alvenaria, situada próximo ao Posto de Saúde, na periferia do bairro, ocorreu no meio da manhã e apesar dos esforços dos bombeiros e dos vizinhos que usaram até baldes de água para tentar conter as chamas, o fogo acabou destruindo praticamente tudo que tinha no interior da casa, porém a idosa acabou saindo ilesa.

As causas do incêndio não foram identificadas, mas segundo os bombeiros, a pequena residência estava muito cheia de objetos que a idosa colhia nas ruas e acabava “estocando” em sua moradia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros a mulher, que não teria familiares em Amambai e estaria sobrevivendo graças ao apoio de uma funcionária de um Posto de Saúde do bairro, pode ter ficado desamparada após o acidente que destruiu sua humilde moradia.

Outra ocorrência- Outra ocorrência de maior vulto entre as quatro registradas pelo Corpo de Bombeiros de Amambai nessa sexta foi uma agressão física ocorrida na praça central da cidade durante a noite.

Segundo os bombeiros após se envolver em uma briga, um homem acabou atingido com uma garrafada na cabeça e teve que ser socorrido para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para tratar o ferimento.

MST comemora 25 anos e prevê várias ocupações

0

2009-01-10 07:04:00

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, conhecido pela combatividade na luta pela reforma agrária, comemora 25 anos este mês com uma aposta arrojada: a de que a crise financeira internacional deve funcionar como incentivo para impulsionar as ocupações de terra.

Com as dificuldades que atingem os grandes proprietários, como a queda do preço da commodities, o movimento acredita que as áreas improdutivas vão se proliferar tornando-se presa dos acampados que aguardam pela reforma agrária.

– Em 2009 vamos potencializar a luta. Com a crise, o modelo do campo vai parar de crescer, gerando grandes terras improdutivas. E latifúndio improdutivo é terra ocupada – disse Messilene da Silva, da coordenação nacional do MST. O raciocínio faz parte da lógica dos sem-terra de que o maior inimigo ao avanço da reforma agrária no país é o agronegócio.

As organizações de sem-terra e pesquisadores especializados no tema acreditam que a ampliação do plantio de produtos agrícolas com grande participação no mercado internacional, como a soja, impedem a distribuição social da terra. A participação cada vez maior das empresas estrangeiras na agricultura é outro impeditivo, segundo o movimento. Se este modelo se enfraquece, os sem-terra podem avançar, avalia o MST.

A política de assentamento de famílias praticada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é fonte de decepção para o MST, que vê na administração petista uma aliança com o modelo agrícola vigente.

– A reforma agrária tem tido poucos avanços, diante da nossa expectativa. O governo divulga balanços, mas concretamente há poucos avanços. Deixou de ser pauta do governo e da sociedade. A prioridade é o agronegócio – afirmou Messilene Silva.

O MST, filiado à organização internacional Via Campesina, apoiou a eleição do presidente Lula em 2002, mas na reeleição, em 2006, aderiu apenas no segundo turno. Segundo seus dirigentes, a organização procura manter independência em relação ao governo e ao mesmo tempo manter aberto um canal de diálogo.

Como resume João Pedro Stédile, um dos principais líderes do MST, em um artigo desta semana, ‘não houve reforma agrária durante o governo Lula. Ao contrário, as forças do capital internacional e financeiro, através de suas empresas transnacionais, ampliaram seu controle sobre a agricultura’.

De 2003, primeiro ano do presidente Lula, a 2007, foram assentadas 449 mil famílias, segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Houve um pico de 136,3 mil famílias em 2006 e apenas 67,5 mil em 2007. Os números do ano passado serão divulgados este mês, mas, segundo o MST, 2008 terá o pior desempenho dos últimos anos, com estimativa de 20 mil famílias assentadas.

Na estimativa do geógrafo Bernardo Mançano Fernandes, professor da Unesp e estudioso da questão da terra, o movimento do campo tem perspectiva de crescimento em todo o mundo em função da grande necessidade de assentamento de famílias.

Pelos seus cálculos, existem no Brasil 1 milhão de famílias já assentadas e há 7 milhões à espera de terra. Neste total, ele inclui pessoas do campo, bóias-frias e população desempregada ou do setor informal urbano.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesario Ramalho, que representa os grandes proprietários, disse que o movimento pela terra se tornou uma questão puramente ideológica, contrária ao produtor rural.

– Sempre fomos críticos da reforma agrária – disse Ramalho, apesar de o tema constar da Constituição de 1988. Ele admite que a queda de até 40% no preço das commodities em decorrência da crise financeira global nos últimos quatro meses pode levar à redução da área plantada.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Marcos

0

2009-01-10 06:09:00

Mega-Sena pode pagar R$ 4,3 milhões hoje

0

2009-01-10 05:06:00

O prêmio do concurso 1.038 da Mega-Sena que será sorteado neste sábado (10), deverá pagar ao ganhador R$ 4,3 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do último concurso, sorteado na quarta-feira (7). Os números sorteados na ocasião, em Brasília (DF), foram: 04 – 36 – 44 – 46 – 53 – 56.

Outros 27 bilhetes acertaram cinco dezenas e cada um ficará com o prêmio de R$ 41.327,23. Na quadra, 3.108 acertaram os quatro números e cada um fica com R$ 359,02 de prêmio.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 10 de janeiro

0

2009-01-10 04:01:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
A Lua oposta ao seu regente está tirando os seus pés do chão e inquietando o seu mundo emocional. Você fica muito perturbado quando não consegue entender seus sentimentos; quando as coisas não são tão simples quanto gostaria. Mas, no fundo, elas são simples, sim.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Vida familiar trazendo surpresas e algum atrito. Você deve evitar fincar o pé ou tomar decisões definitivas, porque poderá se arrepender depois. Seja o mais flexível e tolerante possível, para não agravar problemas e assim se manter no caminho do sucesso.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Aumento da sua capacidade de comunicação. Sorte para quem trabalha com rádio, televisão, jornal, etc. O momento é especialmente favorável para debates, concursos e aprendizado em geral. Favorável para professores. Senso de humor em alta.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Um excesso de autocrítica pode tê-lo deixado um tanto intimidado no mundo social, ultimamente. Você pode ter se sentido diminuído por não corresponder aos padrões atuais de riqueza, beleza ou outro valor qualquer. Sua atual autoconfiança está afastando estes pensamentos.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Impulso de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Não se pode amargar durante mais do que o necessário por algo que já passou e que não tem retorno. Você olha para o seu futuro com esperança no coração e abre espaço para acontecer algo de novo na sua vida.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Talvez esteja cansativo acompanhar o passo acelerado das mudanças que estão acontecendo na sua vida e o impacto por elas causado. Momento de renovação e expansão. Deixe ir os costumes do passado: só criariam confusão. O momento é de investir no futuro.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Alegria e positividade na vida afetiva. Possibilidade de surgir um novo romance. Espírito empreendedor e bom rendimento no trabalho, mas tendência à dispersão. Um certo nervosismo pode atrapalhar: o movimento do dia traz um pouco de inquietação.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Revolta contra a ordem e a disciplina. Algumas vezes você até faz o que não pretendia, empurrado por sentimentos raivosos, só para ser do contra. Aí já é demais: é importante não se desviar da sua rota por motivos externos. Não vale a pena se aborrecer por causa de ninguém.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Hoje você vai sentir que as coisas estão mais leves, o ar mais respirável. A sua imaginação está a toda, e seu intelecto também: aproveite todos os seus talentos. Momento muito favorável para os estudos, viagens e as comunicações em geral. Nada de solidão.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Momento de calma e relaxamento. Nada de surpresas, e assim você pode descansar de certas preocupações insistentes. Acompanhe os acontecimentos, mas freio na ansiedade: é só pensar que as oportunidades que você perder agora certamente voltam nalgum outro dia.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Mente funcionando bem; hoje há uma barreira contra pensamentos pessimistas ou autodestrutivos na sua mente. Você está sendo capaz de raciocinar de modo sensato porém sensível, o que o ajudará no trabalho, além de melhorar a sua comunicação com as outras pessoas.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Nesta fase você está menos preocupado com os assuntos materiais. Até porque surgiu ajuda e apoio de onde você nem esperava. Agora você sente um forte impulso para realizar seus desejos pessoais com mais liberdade, sem tanta preocupação se eles são ou não lucrativos. Vá em frente.

SUS vai ampliar uso de medicamentos fitoterápicos

0

2009-01-10 00:39:00

O governo federal vai ampliar o uso de medicamentos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o Ministério da Saúde coloca à disposição de prefeituras recursos para a aquisição de dois fitoterápicos. A previsão é que, em 2009, passe para cinco novos medicamentos.

Em dezembro de 2008 foi aprovado o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com mais oito ministérios. Desde 2007 o SUS fornece medicamentos à base de espinheira santa, para tratamento de gastrites e úlceras, e guaco, para tosses e gripes.

“O programa visa a preservação e conservação do conhecimento tradicional das comunidades a partir da pesquisa, da produção e do uso de plantas medicinais. Por exemplo, no sul do país os produtores poderão deixar de produzir fumo para produzir plantas medicinais”, afirmou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

Atualmente 350 municípios em 12 estados distribuem estes medicamentos na rede pública de saúde. De acordo com Nascimento, o objetivo é aumentar o número de cidades que utilizam fitoterápicos e a variedade da substâncias disponíveis. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente são 119 empresas privadas registradas pela agência.

“O Brasil precisa avançar mais no uso desses recursos naturais que, apesar de nossa biodiversidade, ainda é restrito, se comparado com os países europeus. O fitoterápico é, na essência, um produto que tem eficácia garantida e oferece menos efeitos colaterais e riscos ao paciente”, destacou Nascimento.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde vai concluir e divulgar uma lista de plantas medicinais que são objeto de interesse do SUS. A relação será utilizada pelos ministérios para focar as ações específicas de cada área para a produção, desenvolvimento e pesquisa dessas plantas.

Nascimento disse que está sendo feito um trabalho específico para a área médica. “Vamos capacitar novos médicos para fazer a prescrição de fitoterápicos. Estamos trabalhando em parceria com a Universidade do SUS (UNASUS) na produção de conteúdo para ser utilizado nos cursos de especialização”, informou o representante do Ministério.

Alerta para fortes chuvas em MS e outros 13 Estados

0

2009-01-09 23:16:00

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do ministério da Integração Nacional, emitiu nesta sexta-feira um alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de São Paulo, Rio, Minas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins.

Entre hoje e amanhã (10), áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em boa parte de São Paulo, Rio –especialmente regiões norte e serrana– e de Minas –sobretudo as áreas do sul, oeste e Triângulo Mineiro. Em São Paulo, as chuvas continuam até o domingo (11).

O mesmo ocorre entre esta sexta e o domingo nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins

Na região Sul, a formação de uma nova frente fria provoca pancadas de chuva em boa parte do Paraná e do Rio Grande do Sul, entre esta sexta-feira e o domingo, e até amanhã em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Sedec alerta que as chuvas podem ocorrer acompanhadas de granizo.

A Sedec alerta que, em todas os Estados afetados, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento forte e descargas elétricas.

O órgão recomenda ainda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às frequentes chuvas, o solo fica bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Polícia recupera só 32% dos veículos roubados em MS

0

2009-01-09 22:28:00

Deixar o carro estacionado em via pública é motivo de preocupação para muita gente. E se depender do trabalho da polícia, a chance de recuperar o automóvel furtado ou roubado é de 1 para 3, já que apenas 32% dos veículos são recuperados, conforme dados da própria Sejusp (Secretaria de Justiça Segurança Pública).

Segundo a secretaria, 637 foram roubados ou furtados no período de janeiro a setembro de 2008. Desses, 205 recuperados.

Nem mesmo quem deixa o veículo nas ruas do centro de Campo Grande, onde é intenso o fluxo de carros e de pessoas, fica tranqüilo.

O mesmo vale para quem estaciona em local fechado, acreditando estar seguro. Ele pode encontrar um “vazio” onde havia deixado o carro. A própria polícia diz que é preciso mais fiscalização.

“A gente deixa na sorte”, conta o aposentado Antônio Marcos da Silva, de 50 anos, que estacionava o Uno dele na Rua 14 de Julho na tarde dessa quinta-feira. Ele questiona onde é investido o dinheiro que é pago no parquímetro. “Aonde vai parar o dinheiro? Não tem ninguém cuidando, não tem faixas para limitar o espaço”.

O vendedor Adelvino Machado de Oliveira, 53 anos, só deixa o Gol dele em via pública porque considera muito caro pagar estacionamento fechado. O carro dele fica 8 horas por dia parado na via.

“Você sai preocupado em deixar o carro. Certo mesmo é deixar no estacionamento, mas fica muito caro para mim”.

Já o servidor federal Álvaro Tadeu de Moraes, de 61 anos, só deixa o Gol dele em via pública porque tem duas travas: uma no volante e outra na caixa de câmbio. “Antes das travas, só deixava em estacioamento”. “Eu tenho um enorme receio de ser roubado”, diz.

E eles tem razão em ficar preocupados. Na manhã dessa quinta-feira o carro de Elenice Rodrigues, 44 anos, entrou para as estatísticas. O marido dela estacionou o Gol de placa HQJ-9460, na Cândido Mariano, centro da Capital. Ele retornou após 20 minutos e o veículo não estava lá.

”A gente achava seguro, nunca imaginava que isso pudesse acontecer”, conta Elenice Rodrigues, 44 anos, proprietária do Gol. “Era velhinho, ano 90, mas de muita serventia para gente”, diz Elenice, revoltada. O carro dela ainda não foi recuperado.

A psicóloga Érika Aristimunho Faria, 34 anos, teve o Gol dela, de placa AFS-0534, furtado de dentro do estacionamento do Detran na tarde dessa quarta-feira (7). O veículo já foi recuperado.

Utilizar travas, deixar o carro em locais de grande movimentação de pessoas ou fechados,são dicas dadas pela Polícia para evitar o furto de veículos.

O motorista Márcio Souza, 22 anos, concorda com a dica da polícia, mas diz que às vezes tem que parar em locais mais “perigosos” devido ao trabalho. “Perto do centro é mais seguro”. Ele foi entrevistado quando estacionava o Uno da empresa para a qual trabalha na esquina das ruas Arthur Jorge e Antônio Maria Coelho.

A cirurgiã dentista Ana Paula Souza, 44 anos, também segue as dicas. Ela prefere deixar o carro no estacionamento pago, apesar de afirmar que “não é seguro nem dentro de casa”. Ela já teve o carro arrombado há quatro anos e quando não acha vaga em local fechado, busca vias de maiores movimentos.

Segundo a polícia, a maioria dos furtos de veículos é feita com chaves michas, que servem em todos que não possuem em chaves codificadas. Estes, na maioria das vezes são roubados.

De acordo com a polícia, quem furta veículo são geralmente jovens e que entraram no crime há pouco tempo. Na maioria dos casos, eles depenam e depois abandonam o automóvel. Eles vendem as peças, rodas, pneus para sustentar o vício das drogas.

Aumento: Feijão dispara e vai a R$ 130 a saca

0

2009-01-09 21:45:00

O feijão, um dos principais itens da cesta básica do brasileiro, está virando artigo de luxo. Em um mês, os preços do produto já subiram entre 37% (preto) e 42% (carioca) no Paraná.

O primeiro, que no início de dezembro estava cotado a R$ 102 a saca no estado, atualmente ultrapassa os R$ 130, conforme a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). A saca do carioca, que há um mês valia pouco menos de R$ 80, hoje chega a R$ 104. Os empacotadores, que até dezembro esperavam oferta interna abundante e preços reduzidos, agora já começam a programar as compras e preparar o bolso para gastos maiores.

O mercado começou a absorver a quebra da safra do Paraná na última semana de 2008 e, desde então, vem se ajustando, diz Sandra Shetzel, analista da consultoria Unifeijão. "O mercado é firme e ainda pode subir mais", alerta Sandra. Ela não acredita, contudo, que os preços ao produtor alcancem os níveis de janeiro do ano passado, quando a saca do preto bateu em R$ 300.

"Temos um problema chamado falta de dinheiro no bolso do consumidor, que vai colocar mais água no feijão e reduzir o consumo." Na avaliação Sandra, as cotações da saca ao produtor devem oscilar entre R$ 170 e R$ 180 no Paraná nos próximos meses. ultima = 0;Mercado mais competitivo No início da semana, o governo do estado de São Paulo baixou o ICMS do feijão de 12% para 1%. Na prática, a medida que iguala o imposto paulista ao do Paraná garante mais transparência à cadeia produtiva do grão. São Paulo é o maior consumidor de feijão do país, mas responde por menos de 10% da produção.

Com a oferta muito aquém da demanda, a vantagem tributária estimulava cerealistas paulistas a comprarem o grão paranaense para revender a outros estados. "A redução do imposto desestimula essa triangulação", avalia Marcelo Lüders, presidente do Ibrafe.

Com ICMS equivalente, o Paraná pode agora firmar contratos antecipados para o mercado interno, considera. A quebra na safra das águas deixará a oferta mais escassa e os cerealistas precisarão programar as compras para garantir o abastecimento, afirma. (LG) Saiba mais Rebanho ganha 156 mil cabeças Seca obriga municípios a decretar estado de emergência no Paraná Focos se multiplicam com a umidade Beto Xavier , consultor de mercado da corretora Beto Agro, em Guarapuava (Centro-Sul), relata que em sua região há contratos firmados a R$ 110 (preto).

"E você encontra comprador para até 50% da área de uma só vez." Ele conta que, hoje, os produtores estão pedindo entre R$ 130 e R$ 150 para fechar negócio. "A partir de agora o consumo aumenta e acho que a saca pode chegar à casa dos R$ 200", arrisca. Tradicionalmente, a demanda varejista tende a se retrair entre o final de dezembro e o início de janeiro devido às comemorações de fim de ano e às férias escolares.

Por isso, o varejo ainda não sente no bolso o aumento dos preços, mas a alta deve ser repassada ao consumidor nas próximas semanas. No Paraná, o maior produtor nacional do grão, o mercado estima que quase metade da safra das águas tenha sido perdida. A projeção oficial mais recente, de dezembro, contabiliza quebra de 25,5%, mas a Seab reconhece que esse porcentual será maior.

Outros importantes estados produtores também tiveram frustração do potencial produtivo. Os números serão conhecidos hoje, quando a COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) divulga novo levantamento de safra. Eleito pelo governo o vilão da inflação dos alimentos, o feijão foi a cultura mais beneficiada pelo PAP. As medidas previstas no plano surtiram efeito e a área de plantio cresceu 26% no Paraná e 10% no Brasil.

O que ninguém esperava era que o tempo não colaborasse para uma boa colheita. A primeira safra paranaense, inicialmente estimada em 608,7 mil toneladas, vai render, no máximo, 454,8 mil toneladas. Contabilizando perdas de volume e de qualidade, a produção paranaense pode não chegar a 330 mil toneladas, calcula Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Legumes Secos (Ibrafe). "Uma coisa é o que sai do campo, outra é o que chega na mesa", considera.

Segundo ele, nas estimativas do mercado, cerca de 40% da produção paranaense foi perdida dentro da porteira, seja por excesso ou falta de umidade. Feitas as contas, a safra chegaria a apenas 365 mil toneladas. "Mas o clima comprometeu também a qualidade dos grãos, que perderam tamanho e o peso", explica.

Com esses descontos, 10% da safra colhida seria descartada, o que resultaria em uma oferta total de apenas 328,7 mil toneladas de feijão no Paraná. Nesse caso, a quebra com relação às estimativas iniciais de produção seria de 54%. "Em algumas localidades, as perdas foram tão expressivas que tem produtor que não vai nem conseguir colher. Já perdeu tudo", confirma Margoreth Demarchi, agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral ) da Seab.

"Aqui na minha região, o município de Prudentópolis foi o mais prejudicado, com quebra de 65% na produção. Teve gente que arou a terra e já está entrando com a segunda safra porque a primeira foi completamente perdida", relata Xavier, da Beto Agro

Marido mata a ex-mulher a golpes de machadinha

0

2009-01-09 20:19:00

Uma costureira de 37 anos foi morta a golpes de machadinha na cabeça, por volta das 12 horas desta sexta-feira (9), em Pará de Minas (MG). O crime foi cometido pelo ex-marido dela, Délcio Dias, de 44 anos, que não se conformava com a separação.

Segundo informações da polícia, a vítima foi morta no dia de seu aniversário. A costureira Rosângela de Oliveira foi socorrida e levada para um hospital da cidade, mas não resistiu às fraturas e morreu em seguida.

Ainda de acordo com a polícia, o casal estava separado desde o fim do ano. Inconformado com a separação, ele desferiu um golpe com a mesma machadinha na própria cabeça. Ele foi socorrido e está internado em estado grave no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Corinthians goleia no primeirp jogo da temporada

0

2009-01-09 19:33:00

A dupla de ataque corintiana manteve o bom desempenho mostrado nos treinamentos no primeiro jogo-treino realizado pela equipe, na tarde desta sexta-feira, em Itu, contra o União Barbarense. Com bastante movimentação, Jorge Henrique e Souza foram os autores dos gols da vitória alvinegra, por 4 a 0.

O primeiro a balançar a rede foi Jorge Henrique, em uma jogada rápida de ataque. Depois, foi a vez de Souza marcar um belo gol, batendo rasteiro no canto direito do goleiro, após passar a bola no meio das pernas do defensor do Barbarense.

Sob gritos da torcida que, munida de bandeiras e fôlego para empurrar o time, se pendurou nas árvores para poder ver o jogo, o Corinthians envolveu o adversário, que pouca resistência ofereceu, durante toda a partida, que teve três etapas de 30 minutos cada.

Em lançamento de Alessandro, Elias teve uma boa chance ainda na primeira etapa, mas concluiu para fora. Na segunda parte do amistoso, os atletas sentiram um pouco o forte sol de Itu e o ritmo da partida caiu.

Na terceira e última etapa, Mano colocou um time reserva em campo. A escalação foi a seguinte: Julio César; Diogo, Jean, Diego e Wellington Saci; Fabinho, Bruno Octávio, Eduardo Ramos e Morais; Lulinha e Otacílio Neto. Com ânimo renovado, o Corinthians chegou ao terceiro gol, com Eduardo Ramos, depois de receber passe de Morais. O mesmo Eduardo marcou o quarto.

Enquanto o jogo se desenrolava, Ronaldo acompanhava atentamente tudo da sala de musculação, onde fazia exercícios de fortalecimento, acompanhado do colega Acosta, do diretor de futebol, Antônio Carlos, e do presidente Andres Sanchez.

Governador determina corte de gastos

0

2009-01-09 18:29:00

O governador André Puccinelli (PMBD) é mais um no Estado a determinar cortes de gastos no custeio da máquina do Estado, depois de prefeituras e câmaras começarem o ano com esse discurso. De acordo com ele, a determinação foi dada em reunião com os secretários realizada nessa quinta-feira.

Puccinelli declarou que não estipulou a meta de corte e que a ordem é “não perder a qualidade na prestação de serviço”. Segundo ele, cabe a cada secretário definir o quanto terá que economizar, mas já antecipou que até consumo de energia deve ser reduzido nas escolas públicas.

O governador explicou que a intenção é garantir que não haja cortes nos investimentos. Ele garantiu que “Investimentos futuros em segurança, educação e saúde não serão cortados”.

Puccinelli deu exemplo de como devem ser feitos os cortes. “O ofício por exemplo, em vez de imprimir três cópias, imprime uma e fotocapia”.

Conforme Puccinelli, o Estado tem R$ 40 milhões de superávit mensal “para suportar as agruras” . Dinheiro, que de acordo com ele, será utilizado para garantir o reajuste dos servidores e custeio.

As declarações do governador foram feitas durante a passagem de comando da Base Aérea de Campo Grande.

O secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, já afirmou que “os investimentos futuros estão suspensos” em sua pasta.

Jacini não detalhou que gastos seriam esses, apenas disse que os projetos que têm recursos disponíveis continuam e que o Gerenciamento do Plano Diretor e o Plano Estratégico estão suspensos em 2009.

De acordo com ele, a suspensão é por conta da crise econômica. Jacini declarou que a expectativa é que a situação se normalize até o fim deste primeiro semestre.

NÚMEROS
No ano passado o Estado registrou um superávit recorde de R$ 480 milhões. De outro, pela primeira vez em 10 anos teve uma arrecadação de ICMS em dezembro menor que o montante recolhido em novembro e outubro.

Em outubro foram R$ 406 milhões, em novembro o montante baixou para R$ 394 milhões e em dezembro para R$ 389 milhões.

Segundo Puccinelli, se o consumo não tivesse caído com a instabilidade internacional, o superávit em 2008 seria de R$ 550 milhões. Mesmo assim, o valor conquistado no ano passado é 75% maior que o saldo positivo registrado em 2007, quando a diferença entre a receita e as despesas com a máquina pública ficou em R$ 275 milhões.

Construir em MS ficou 11,58% mais caro em 2008

0

2009-01-09 16:54:00

No ano passado, o custo da construção civil, incluindo mão-de-obra e materiais, subiu 11,58% em Mato Grosso do Sul e está entre os mais altos caros do País.

Cada metro quadrado da construção civil no Estado custa R$ 701,60. È o valor mais alto de toda a Região Centro-Oeste.

O custo só fica abaixo dos de Roraima (R$ 774,08), São Paulo (R$ 746,96), Rio de Janeiro (R$ 745,83) e Amazonas (R$ 707,27).

Em todo o país, o custo médio da construção civil é de R$ 676,78. O valor foi atingido após um aumento nos últimos 12 meses de 11,73%.

Os dados são o Sinapi (Índice Nacional da Construção Civil), calculado pelo IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal, e foram divulgados hoje.
roeste, 5128.

Agricultura divulga calendário de vacinação de 2009

0

2009-01-09 16:34:00

Está disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2009. A maioria dos estados (AC, AP, AM, BA, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PI, PR, RJ, RO, RS, SP, SE e TO) e o Distrito Federal devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro. Outros estados (AL, CE, PB, PE, RN e RR) vacinam nos meses de abril e outubro. O estado de Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação.


O Rio Grande do Sul, que vacinava nos meses de janeiro (todo o rebanho) e junho (animais com idade abaixo de 24 meses), passará a imunizar o rebanho em maio e novembro. Para garantir uma transição segura, foi mantida a etapa de janeiro de 2009.


A mudança atende um pleito do serviço veterinário e dos criadores do estado e unifica a vacinação do Rio Grande do Sul com os estados da zona livre de febre aftosa do Brasil e com o Uruguai. O novo calendário evita o manejo do rebanho no mês de janeiro, caracterizado por calor e seca intensos, e facilita o trânsito de animais e o controle nas fronteiras.

O Paraná continuará a vacinar bovinos e bubalinos em maio e novembro, sendo que, a partir de 2009, a etapa de maio será voltada apenas para os animais com idade abaixo de 24 meses.

Em doze municípios do Amazonas, na região da calha do rio Amazonas, será realizada vacinação no período de 16 de fevereiro a 31 de março e o recadastramento dos rebanhos de bovinos e bubalinos. A ação faz do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA.

Menino iguatemiense morre envenenado

0

2009-01-09 15:39:00

Um menino de quatro anos, residente no assentamento Rancho Loma, morreu hoje pela manhã, em Iguatemi. Supostamente a causa teria sido envenenamento. A morte teria ocorrido por volta de meio-dia, no Pronto Socorro  Municipal, logo após dar entrada para o atendimento. 


O corpo chegou por volta de 16h15, no Instituto Médico Legal (IML) de Naviraí, onde passa agora pelo exame de necropsia, antes de ser liberado para que os familiares providenciem o velório e o sepultamento.


De acordo com duas conselheiras tutelares, os pais do menino, nervosos, quando encaminharam o garoro até o posto médico, disseram tê-lo encontrado desacordado, nas proximidades de um frasco de veneno.


As conselheiras disseram que os pais não souberam dizer de que marca ou tipo de veneno se trata. Também não foi dita em qual local o corpo do menino foi encontrado. 


O caso deve ser tratado pela Delegacia de Polícia Civil  de Iguatemi. A delegada Claudia Gerei deve esperar passar o velório e o sepultamento, para chamar a família e fazer as averiguações necessárias.


Os órgãos do menino devem ser retirados e enviados para exames específicos, em Campo Grande.

Prefeitura de Caarapó entra em recesso

0

2009-01-09 15:21:00

Os servidores municipais de Caarapó entram em férias coletivas a partir da próxima segunda-feira. Em consequência, as repartições municipais estarão fechadas para atendimento ao público. As exceções são os serviços de natureza essencial, como saúde, coleta de lixo e os caminhões auto-fossa e pipa.


As férias coletivas dos servidores municipais de Caarapó vão até o dia 26 de janeiro. "No dia 27, todos estarão de volta devidamente revigorados para tocar o primeiro ano do novo mandato do prefeito Mateus", disse o secretário municipal de Administração e Finanças, Carlos Martins. "Será um ano de grandes desafios para a administração municipal, pois a meta é realizar as obras e as melhorias que foram apresentadas como compromissos na campanha eleitoral que reelegeu o Mateus", acrescentou.


Para executar as obras previstas para este ano, Mateus Palma de Farias (PR) corre atrás de recursos. Nesta quarta e quinta-feira, o prefeito de Caarapó fez uma verdadeira maratona nos órgãos federais em Brasília. Só no Ministério da Integração Nacional, seriam assinados dois convênios: um de R$ 1 milhão para drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, viabilizado por ação do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), e um de R$ 470 mil, aprovado mediante articulação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB).


Por outro lado, o Município acaba de receber nota de empenho de R$ 682,5 mil, para reforma e ampliação da Praça da Vila Planalto, ação do deputado federal Geraldo Resende junto ao Ministério do Turismo.


Sobre essa obra, Farias informou que o projeto está orçado em R$ 900 mil. "Vamos batalhar junto a outros parlamentares pela aprovação do restante dos recursos", disse. "Se não conseguirmos, complementaremos com recursos próprios", acrescentou.


De acordo com o prefeito, as obras terão início ainda em 2009. "Será uma obra bonita, à altura das expectativas da nossa população", finalizou o prefeito.

Sapucaia: Rudi e Ada estão em busca de recursos

0

2009-01-09 14:45:00

Zé Roberto
O prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (PMDB), esteve nesta semana em Campo Grande acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infra-Estrutura, Ada da Agripeças (PDT) percorrendo vários órgãos estaduais em busca de mais recursos para o município.


Nesta ida à capital, as autoridades estiveram nas secretarias de estado de Educação e Saúde e no Ministério da Saúde. Rudi e Ada também fizeram uma visita à AGRAER e à Casa Civil.


Nos locais acima citados, foram entregues vários ofícios solicitando recursos para serem aplicados nos mais diversos setores da administração municipal.


O prefeito Rudi afirmou que está encarando tudo isso como uma situação normal e que toda essa correria de início de trabalho ele considera de extrema necessidade.

Caarapó: Prefeito confirma reforma de praça na Vila Planalto

0

2009-01-09 14:18:00

O prefeito Mateus Palma de Farias anunciou na terça (06) o empenho de parte dos recursos financeiros destinados à reforma e ampliação da praça da Vila Planalto, maior bairro da cidade de Caarapó.


Segundo o prefeito, o Ministério do Turismo empenhou R$ 682,5 mil em favor do município para a execução do projeto de reforma da praça, que custará cerca de R$ 900 mil. A verba federal é resultado de trabalho do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto à União.


"Vamos batalhar junto a outros parlamentares pela aprovação do restante dos recursos", disse Mateus Palma de Farias. "Se não conseguirmos, complementaremos com recursos próprios", acrescentou. A reforma da Praça da Vila Planalto foi um dos compromissos de campanha do prefeito nas eleições do ano passado.


De acordo com o prefeito, as obras terão início ainda em 2009. "O projeto da nova praça da Vila Planalto é bonito, e certamente cairá no gosto da população", disse Farias.


Brasília
Mateus Palma de Farias cumpre compromisso amanhã pela manhã em Campo Grande. À tarde, ele segue para Brasília.


Na capital do País, o prefeito de Caarapó assina convênios para a execução de obras de infra-estrutura urbana. No Ministério da Integração Nacional, serão assinados dois convênios: um de R$ 1 milhão para drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, viabilizado por ação do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), e um de R$ 470 mil, aprovado mediante articulação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB).


Na sexta-feira, Farias despacha normalmente na Prefeitura. De 12 a 26 deste mês, não haverá expediente nas repartições administrativas do Município, em virtude das férias coletivas do funcionalismo municipal.