8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9935

Dirceu conquista Brasileiro de Velocross para Amambai

0

2009-01-16 07:33:00

Vilson Nascimento

O prefeito Dirceu Lanzarini (PR) anunciou essa semana, que Amambai será sede de uma das cinco etapas da temporada 2009 do Campeonato Brasileiro de Velocross.

Segundo o prefeito a competição, promovida pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e em Mato Grosso do Sul recebe a supervisão da FEMEMS (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul) será disputada no mês de setembro, durante as festividades alusivas ao 61º aniversário do município.

Além de Amambai apenas outros quatro municípios brasileiros estarão recebendo etapas da competição nacional que reúne centenas de pilotos de todos os cantos do País, o que, além de garantir a divulgação do nome do município nacionalmente, gera renda para o comércio local, principalmente para quem atua nos ramos hoteleiros, lanchonetes e restaurantes.

JAMS também pode ser em Amambai

Outra competição de grande vulto que também poderá ser realizada em Amambai no decorrer desse ano de 2009 é os JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul).

A competição, disputada em várias modalidades e promovida pelo Governo do Estado através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Cultura de MS), também reúne um grande número de atletas de vários municípios de Mato Grosso do Sul.

Além de divulgar o nome do município e movimentar o comércio da cidade sede, a competição estadual também traz a estruturação das áreas esportivas do município, já que, para sediar os jogos são necessários a readequação e manutenção de estádios, centros poliesportivos e de ginásios de esportes das cidades sede.

“Amambai está de portas abertas para receber os JAMS 2009. Fizemos a reivindicação para sediar a competição e estamos aguardando uma resposta da Fundesporte que deverá sair em breve”, disse Dirceu Lanzarini que durante sua passagem pelo Governo do Estado frente no comando da antiga Sejel (Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer de MS), hoje Fundesporte, trouxe, em 2005, uma edição dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul.

Foi a primeira vez em sua história recente, que Amambai recebeu uma competição de nível estadual envolvendo um grande número de atletas.

Termina hoje prazo para confirmação de dados para o Fies

0

2009-01-16 07:09:00

Termina hoje o prazo para os pré-selecionados a receberem o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) confirmarem as informações constantes da ficha de inscrição na instituição na qual estudam.

No segundo semestre do ano passado foram pré-selecionados 50 mil estudantes entre os cerca de 60 mil candidatos ao benefício. Em todo país 999 instituições mantenedoras de estabelecimentos de educação superior que oferecem cursos em 1.969 campi universitários trabalham como o Fies.

A confirmação pode ser feitas pela internet, no site da Caixa Econômica Federal (www.cef.gov.br), a relação dos pré-aprovados em segunda chamada.

Depois de aprovado o financiamento, munido do documento que comprova a aprovação emitida pela instituição onde ele estuda, o estudante deve procurar uma agência da Caixa, até o dia 23, para contratar o empréstimo.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 16 de janeiro

0

2009-01-16 06:46:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Seu regente está em harmonia com Vênus, o planeta do amor, dos relacionamentos e da tolerância. Sinta como o amor funciona como uma onda mágica, dando significado a tudo o que toca. Sua casa, seu trabalho, seus relacionamentos, tudo tem a beleza que você for capaz de lhe dar.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Antes de perder a cabeça e se desgastar em brigas e discussões, evite situações e pessoas que possam desencadear esse tipo de reação em você. Muitas vezes não é necessário que uma opinião prevaleça. Há acordo e soma de idéias. Opte pela sobriedade e diplomacia.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Este dia alegre poderá trazer escondida uma certa raiva das responsabilidades. Você pode passar a considerar que seus problemas são mais importantes que os dos outros, e que portanto, você merece atenção especial de todo mundo. Assim, você vai acabaria frustrado e magoado.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
As vibrações da Lua no signo de Libra poderão deixá-lo mais calmo e facilitar todos os seus relacionamentos. Período favorável para romances e para atividades intelectuais. Parentes podem ajudar a resolver seus problemas. Se você tiver a paciência de apelar para eles.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Este dia traz bem estar íntimo, se você souber brincar com os seus estados de espírito, que serão os mais variados. Não se fixe em sentimentos bons nem maus, deixe-os passar: todos passam. O que é importante é agir sempre da forma que traga benefício para você e para o ambiente.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Situações inusitadas e pessoas de diversos tipos povoarão o seu dia de hoje. Você estará próximo a coisas e pessoas que você normalmente talvez nem considerasse em outras circunstâncias. Tire proveito desse momento e apenas seja você mesmo, sem se preocupar em agradar.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Hoje você está bem disposto e animado, o que será excelente, tanto para a vida profissional quanto para a vida doméstica. Saberá valorizar o seu trabalho e assim obter maior consideração de chefes e colegas. Mantenha uma disposição cooperativa e afável com as pessoas próximas.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Momento progressista no ambiente de trabalho. Você terá lucro com suas atividades. Caso pretenda passar um dia igual aos outros, pode se preparar para acontecimentos inesperados, que modificarão o cenário e o enredo que estavam programados para ele.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Renovação na vida social. Os relacionamentos serão os canais através dos quais você fica a par do que está acontecendo e acompanha o ritmo do mundo. Aceite convites, conheça pessoas e ambientes novos; veja a si mesmo por um novo ângulo. Mas evite ficar só na superfície: comprometa-se.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Virações de Netuno podem deixá-lo um pouco perturbado, com medos indefinidos de pessoas e situações, como se tudo lhe fosse hostil ou bizarro. Neste caso, procure dar sempre explicações simples ao que estiver lhe perturbando. Não dê significados extra ao que acontece.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Você é do tipo racional, mas às vezes age estranhamente e dá com os burros n’água. Não hoje: este período traz uma boa dose de transigência, e assim, tudo dá certo sem que você tenha nem que lutar. Aceite a boa sorte: ela é oriunda do seu esforço para se aperfeiçoar.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Encontros com pessoas mais jovens trarão de volta o sentimento de que a humanidade ainda tem solução. Novas idéias, intercâmbios, sensações intensas. O espírito renovador da juventude está no ar. Atenção para não confundir admiração com paixão e se machucar depois.

Sol entre nuvens e pancadas de chuvas em algumas áreas

0

2009-01-16 06:44:00

Céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva fortes em boa parte de Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, a temperatura hoje se mantém estável com máxima de 36º e mínima de 19º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje,Farmácia do Edson

0

2009-01-16 06:02:00

MEC quer acelerar implantação do ensino fundamental de 9 anos

0

2009-01-16 03:31:00

O Ministério da Educação deve acelerar em 2009 o processo de migração das escolas estaduais e municipais para o novo ensino fundamental de nove anos. Pelo novo modelo, estabelecido em lei em 2005, a criança entra na escola aos 6 anos e não mais aos 7. Com isso, permanece nove anos no ensino fundamental, concluindo o 9° ano aos 14.

Segundo o MEC, 52% dos alunos já estão matriculados no novo formato que deve ser implemantado pelas escolas até 2010. “Estamos preocupados com o ritmo de transição para o ensino fundamental. Já superamos 50% dessa migração, mas só faltam dois anos para que o período de transição estabelecido em lei termine”, diz o ministro.

Durante a divulgação dos números do Censo Escolar, o ministro apresentou o dado de que 4,7% das crianças de 7 a 14 anos matriculadas na escola em 2007 não sabiam ler e escrever. Para ele, o problema ocorre porque as crianças estão sendo matriculadas tardiamente na escola e na série incorreta. Em 2007, segundo o MEC, 494 mil crianças com mais de 7 anos estavam matriculadas na educação infantil, quando pela idade deveriam estar no ensino fundamental.

“Nós temos crianças chegando tarde na escola e muitas chegando na idade correta, mas matriculadas na etapa errada. Isso gera o analfabetismo nessa faixa etária em crianças que freqüentam a escola. A escola está alfabetizando depois dos 7 anos”, explicou.

Para o ministro, a implantação do ensino médio de nove anos em todas as escolas garantiria a alfabetização do aluno na idade correta. “Vamos conversar com os estados e os municípios e o MEC vai dar todo o apoio técnico e financeira para que a gente possa solucionar esse problema”, afirmou.

André propõe “critério alternativo” de rateio do ICMS

0

2009-01-16 02:21:00

O governador André Puccinelli (PMDB) propôs nesta quinta, em Ladário, um “critério alternativo” para o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os municípios sul-mato-grossenses.

Na prática, o novo índice é diferente tanto do critério atual de divisão quanto do proposto pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), com a “Lei Robin Hodd”, que ficou conhecida por este nome por tirar dinheiro das cidades ricas e repassar às pobres.

Puccinelli explicou que, pelo critério atual, a cota de 25% do ICMS é distribuída da seguinte forma: 12% quota igualitária para os 78 municípios, 5% número de eleitores, 5% extensão territorial e 3% receita própria.

Na opinião do governador, a cota de 25% do ICMS deve ser rateado da seguinte forma: 1% receitas próprias, 5% número de eleitores, 5% extensão territorial, 12% quota igualitária e 2% ICMS Ecológico.

Segundo ele, o critério “receitas próprias” é o que mais muda a proposta, já que é o item que hoje cria mais desigualdade entre os municípios.

Depois de muita polêmica e discussão em torno do assunto, Mochi apresentou um substitutivo ao primeiro projeto, com os seguintes critérios de distribuição: 10% cota igualitária, 5% número de eleitores, 4% extensão territorial, 4% para ICMS Ecológico e 2% receita própria.

Sem consenso e sob pressão de deputados e vereadores da Capital, a proposta de Mochi foi “picotada” pelo autor para poder sem aprovada pelo plenário da Assembléia Legislativa.

Somente parte do projeto foi aprovada, prevendo apenas a criação de um conselho de acompanhamento e composição dos novos critérios de divisão do tributo.

Entretanto, o governador André Puccinelli vetou a criação do conselho. Na justificativa, apresentada na época, dizia que não era competência da Assembléia criar o grupo, e sim do Executivo.

Porém, na entrevista de hoje, Puccinelli foi mais franco e disse que vetou o projeto porque ele não tinha “nenhuma importância”.

O governador já tem consciência que enfrentará resistência de pelo menos 7 prefeitos para aprovar a proposta. Entre eles, estão o de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) e a de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), devido ao aumento da receita própria do município, que deve ocorrer com o início do funcionamento da VCP (Votorantim Celulose e Papel).

Outros prefeitos que devem se opor são os de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), de Ponta Porã, Flávio Kayatt (PSDB), Nova Andradina, José Gilberto Garcia (PMDB), Dourados, Ari Artuzi (PDT) e Sidrolândia, Daltro Fiúza (PMDB).

Como não vai apresentar diretamente o projeto, André espera contar com algum deputado de sua base aliada para “abraçar” a proposta.

Receita libera hoje consulta ao lote da malha fina de 2004

0

2009-01-16 00:34:00

Receita Federal do Brasil vai liberar hoje (16) pela manhã consulta ao lote residual do Imposto de Renda de pessoa física de 2004.

São 8.668 declarações que ficaram retidas na malha fina, cujas restituições vão ter correção de 65,99% com base na taxa de juros Selic. Terão imposto a receber 3.069 contribuintes, no valor total de R$ 7,57 milhões.

Vão pagar imposto 3.574 usuários, o que equivale a R$ 1,969 milhão. Neste lote ficaram sem imposto a pagar ou a restituir 2.025 contribuintes do Imposto de Renda.
A consulta pode ser feita na página da Receita na internet ou pelo Receitafone (146).

Projeto acaba com audiência de conciliação em separação

0

2009-01-15 23:19:00

Acabar com a exigência de audiência de conciliação nos processos de separação judicial. Esse é o objetivo do projeto de lei do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ele alega que esse procedimento "tornou-se uma mera formalidade muito constrangedora, com pouco ou nenhum resultado conciliatório efetivo" para o casal. O parlamentar também afirma que tal exigência "está em descompasso com as recentes reformas do Código de Processo Civil".

Esse projeto de lei (PLS 61/08), apresentado por Zambiasi em março do ano passado, receberá decisão terminativa na CCJ. O relator da matéria nessa comissão é o senador José Maranhão (PMDB-PB), que já apresentou voto favorável ao texto.

Zambiasi lembra que a audiência de conciliação – ou "audiência prévia de ratificação" – é um procedimento previsto pelo artigo 1.122 do Código de Processo Civil (Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973). Nessa reunião, a ser realizada logo após a apresentação do pedido de divórcio, um juiz ouve o casal sobre os motivos da separação para que, em tese, haja a oportunidade de reconciliação.

O juiz também lhes explica as conseqüências jurídicas do rompimento, como as relacionadas à guarda dos filhos e à divisão dos bens. Para eliminar essa etapa da separação judicial, a proposta de Zambiasi altera o artigo 1.122.

Além disso, a proposição revoga a Lei nº 968, de 10 de dezembro de 1949, e alguns itens da Lei do Divórcio (Lei nº 6.515, de 26 de dezembro de 1977). O senador afirma que isso é necessário porque esses dispositivos legais exigem a audiência de conciliação não apenas para as separações consensuais, mas também para as litigiosas e o divórcio direto.

Ao reiterar que a necessidade dessa audiência está em descompasso com as recentes reformas do Código de Processo Civil, Zambiasi cita a modificação realizada por meio da Lei nº 11.441, de 4 de janeiro de 2007. Ele afirma que, "ao acrescentar o artigo 1.124-A ao capítulo do código que trata ‘Da Separação Consensual’, essa lei não previu a mesma exigência quando a separação e o divórcio consensual forem realizados extrajudicialmente, por escritura pública".

Outro projeto de lei que dispensa a audiência de conciliação – o PL 2.067/07 – tramita na Câmara dos Deputados.

Rudi Paetzold recepciona Geraldo Rezende em Sapucaia

0

2009-01-15 22:13:00

O prefeito Rudi Paetzold (PMDB) acompanhado da primeira Dama Ceila Peralta Paetzold, Vereadores, Secretários Municipais, Professores, Lideranças Indígenas Funcionários públicos, Presidentes de partidos e a população em geral, recepcionaram na tarde desta quarta feira (14), o Deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) que esteve visitando o município fronteiriço.

O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, onde na oportunidade o deputado fez um relato de todos os recursos que já foram e que ainda vão ser destinados para o município ainda este ano.

Vários vereadores ao fazerem o uso da palavra, todos parabenizaram o brilhante trabalho do deputado e por ser um dos mais atuantes no município, ou seja, todos classificaram como o parlamentar que mais destinou emendas para Coronel Sapucaia.

O vereador Indígena Gildo Martins (PMDB), além de agradecer o deputado pela grande preocupação como o município sapucaiense, também fez um pedido ao parlamentar para que sejam destinados recursos, e que esses sejam usados na reforma e ampliação do posto de saúde da Aldeia Taquapiri.

E em resposta ao pedido do vereador, o deputado explicou que verba para aldeia é uma das mais fáceis de conseguir, e só o vereador elaborar o projeto que ele será um companheiro na busca dos recursos, para que a aldeia seja contemplada o mais rápido possível.

O Secretário Geral de Administração, Reginaldo de Alencar, indagou o deputado sobre a possibilidade de construiu ou fazer uma reforma no hospital municipal, onde o deputado respondeu que na opinião dele como médico, o hospital existente, é uma obra condenada há muito tempo, tanto pela estrutura quanto pelo local, e que o mais certo a se fazer, é a prefeitura procurar um outro local que atenda todas as exigências do ministério da saúde.

“Sou um parceiro para ajudar a construir um novo hospital, mais para isso é preciso muito dinheiro”. Lembrou o parlamentar, que explicou que os recursos que cada deputado recebe durante o ano, é muito limitado, portanto é preciso que mais parlamentares sejam parceiros nesta empreitada, mais afirmou que se ninguém se dispuser a contribuir, ele disse que fará a sua parte para se construa um outro por etapas.


Ao responder varias perguntas feitas pelas autoridades e a população presente, o deputado mais uma vez reafirmou seu compromisso de continuar sendo um parceiro da atual administração, e também deixou o seu gabinete à disposição de todos os munícipes, que segundo ele, as cores partidárias e disputa política ficaram lá atrás, isso agora não importa mais, o que agora esta em jogo é os interesses de toda uma sociedade que clama por dias melhores. 


Já o prefeito Rudi além de agradecer o deputado pelo seu grande empenho em querer defender os interesses do município, também parabenizou a atitude do parlamentar que mesmo estando em recesso, se preocupou em vir visitar o município e se inteirar das suas necessidades. Rudi também aproveitou para agradecer os três milhões e quatrocentos mil reais de emendas que serão destinados ainda este ano para o município, onde serão aplicados em diversos setores para melhorar a qualidade de vida de todos. Rudi também fez varias reivindicações ao parlamentar, dentre elas o prefeito solicitou o apoio do deputado junto ao governo do estado para que o município realize a construção do terminal rodoviário e a sede da prefeitura.

Além das autoridades supracitadas, também estiveram prestigiando a vinda do deputado; o presidente da Câmara Municipal Celso Cabral, os vereadores; Felix Amado Soares o (Felipe), Carlos Magno Fernandes, Sandra Barbosa, Maria Eloir, Roberto Pereira de Oliveira o (Robertinho) Carlos Joel Dutra Presidente da Associação dos Feirantes, Bruno Borges Venacio Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Anselmo Lázaro Diretor de Diretor do Departamento de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Ary Ávila Presidente do Diretório Municipal do PSB, Pedro Macena Amarilha Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e os Secretários Municipais; José Ávila Fernandes (Esportes), Ada da Agripeças (Infra-estrutura) e o Assessor de Gabinete Ramão Espindola, e demais autoridades.

Começa neste mês a padronização de medidas de roupas

0

2009-01-15 21:10:00

Para garantir que as peças tenham o mesmo tamanho em todas as lojas, a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) criou a padronização de roupas: a partir de agora, peças de número 40, por exemplo, terão as mesmas medidas em todo o país.

"Quem exige os padrões são os consumidores, que não agüentam mais ficar trocando de roupa", garante o presidente da Abravest, Roberto Chadad. "Saímos na frente. Agora, todos os setores também querem criar uma padronização".

Hoje (15), a entidade anunciou em São Paulo o cronograma das adaptações aos novos padrões pela indústria do vestuário: as primeiras peças a ter as novas especificações são as meias. 

Nos meses de março e abril, as peças infantis serão adaptadas aos novos padrões. Depois, entre junho e julho, são as roupas do vestuário masculino. No final do ano, será a vez das roupas femininas.

"Agora que vamos a aprender a confeccionar de acordo com um padrão, vai ficar mais fácil exportar roupas", acredita Chadad. Segundo ele, as fábricas poderão receber a encomenda de um país e atender melhor as expectativas: "O cliente manda o molde e nós produzimos de acordo com o padrão de cada país".

A estilista Cynthia Ribeiro alerta que a padronização não é tão simples para os profissionais da moda brasileira. "O Brasil possui uma enorme mistura de raças, que gerou diversos biotipos", explica. Segundo ela, a padronização vai gerar novos custos para a indústria: "Todas as fábricas terão que gastar criando novos moldes".

Para Cynthia, o maior desafio da padronização são os diversos biotipos existentes nas cinco regiões do Brasil. "Em cada lugar há um tipo diferente. O que poderia ser feito é criar uma padronização de acordo com o segmento, como jeans, malharia etc", ressalta.

Todos os passageiros do avião que caiu nos EUA foram resgatados

0

2009-01-15 20:46:00

Um avião da US Airways com 155 pessoas a bordo caiu nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15). Todos os passageiros foram resgatados com vida, segundo informações da porta-voz da Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA).

O incidente foi considerado como um pouso de emergência, e não uma queda da aeronave, confirmou ao G1 a porta-voz da FAA, Laura Brown.

O avião, um Airbus A-320, havia decolado do aroporto de La Guardia com o voo 1549 com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo a US Airways, havia 150 passageiros e cinco tripulantes. Informações anteriores davam conta de números entre 135 e 150 pessoas. A FAA chegou a falar em 148 passageiros, mas a companhia aérea confirmou 155 pessoas como número oficial.

A FAA disse estar investigando relatos de que o avião teria atingido gansos em revoada ao decolar do aeroporto LaGuardia. Um passageiro contou à Reuters que ouviu uma espécie de explosão minutos após a decolagem. "O motor explodiu. Havia fogo por todo lado, e o cheiro era de gás", afirmou Jeff Kolodjay, num cais no centro de Manhattan. "As pessoas estavam sangrando em toda parte. Batemos forte na água. Foi assustador", disse.

Segudo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ainda é cedo para especular sobre as causas do acidente. O avião foi rebocado e vai ser analisado para que se descubram o que fez as turbinas pararem de funcionar. Bloomberg afirmou que nenhum passageiro teve ferimentos graves. Segundo a CNN, um dos principais problemas dos sobreviventes levados ao hospital era hipotermia por conta da baixa temperatura da água do rio.

O governador do estado de Nova York, David Peterson, disse que o que aconteceu foi um milagre, e que o piloto do avião era um herói por conseguir pousar na água sem deixar vítimas.

Resgate– Após o acidente, sobreviventes foram vistos sobre as asas da aeronave, aguardando serem resgatados. Imagens de agências de notícias mostravam barcos já fazendo o resgate dos sobreviventes, e a aeronave afundava aos poucos no rio.

Pouco depois do início dos resgates, um sobrevivente do acidente disse à rede de TV CNN que achava que não havia vítimas, e que todas as pessoas a bordo haviam sobrevivido. Segundo este sobrevivente, momentos antes de o avião se chocar contra o rio, o comandante do voo avisou aos passageiros para se prepararem para o impacto. Segundo a reportagem da CNN, os passageiros que eram resgatados chegavam à terra em boas condições.

“Estou certo de que todo mundo saiu”, disse o passageiro que se identificou como Alberto Panero. "É incrível que todos estejam vivos.”

Um outro passageiro disse ter ouvido um barulho semelhante ao de uma explosão logo após decolar. “O motor explodiu. Havia fogo em todos os lugares”, disse o passageiro Jeff Kolodjay, de Norwalk, Connecticut, à agência Reuters. “Algumas pessoas estavam sangrando durante o resgate. O impacto na água foi bastante forte. Foi assustador”, completou.

Acidente- .Responsáveis pela segurança interna dos Estados Unidos descartaram qualquer possibilidade de o acidente ter sido causado por terroristas. “Não há nenhuma informação que indique que o incidente esteja relacionado com a segurança”, disse a porta-voz do Departamento de Segurança norte-americano, Laura Keehner. “Continuamos monitorando a situação, que até agora está focando no resgate.” O próprio prefeito Bloomberg disse não haver possibilidade de ter sido um atentado.

Pelo menos oito barcos que fazem o transporte pelas águas do rio Hudson foram usados no resgate. Eles se aproximavam do avião que ainda flutuava e traziam a bordo os passageiros que vestiam coletes salva-vidas.

“Vi o avião voando muito baixo, masde forma controlada. Ele caiu na água. Assim que conseguiu parar ele ficou boiando”, disse Alex Whittaker, que estava no 22º andar de um prédio na Times Square. “As portas se abriram e pude ver as pessoas saindo.”

A US Airways publicou um comunicado dizendo que está investigando o acidente. O presidente da empresa pediu que não se especulasse sobre o que levou o avião a fazer o pouso forçado.


Caarapó conta com grupo de Alcoólicos Anônimos

0

2009-01-15 19:09:00

Alguma vez você já parou para analisar a diferença entre as palavras alcoólatra e alcoólico? Ambas ligadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, há quem diga que a primeira palavra se refira à ingestão do álcool como um ato de adoração e a segunda ao indivíduo doente, que abusa das bebidas porque simplesmente não consegue se controlar e beber socialmente.

Para os alcoólicos já existe, há quase um ano em Caarapó, o grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos, apadrinhado por um dos grupos de AA da cidade de Amambaí. Na região também existem grupos nas cidades de Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Ponta Porã.

O grupo Esperança já tem a participação de sete membros, que para se tornarem tais seguem um único requisito: o desejo de parar de beber. Para os não-alcoólicos, é permitido participar das reuniões como amigos de AA. O método para recuperação do alcoolismo, conforme a própria política de AA, é a ajuda mútua, através do compartilhamento de experiências de vida semelhantes e da busca da sobriedade todos os dias.

Segundo H. O. (57), membro do CIP (Comitê de Informações ao Público) em Amambaí, o alcoolismo “é uma doença física, mental e, para nós do AA, também espiritual”. Ainda segundo ele, “o alcoólico existe em qualquer lugar. O AA não é a solução do problema, mas é uma das soluções”.

H. O. frequenta o AA há vinte anos e a cada reunião revela uma história dentre muitas dos 26 anos na dependência do álcool. Como outros membros do AA, H. comemora cada dia de sobriedade e trabalha para que todos os membros de AA carreguem esta mesma vitória. H. relata que cada vez mais os jovens comparecem às reuniões, citando o exemplo de um colega de AA que procurou a irmandade aos 19 anos de idade.

O responsável por trazer o grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos para Caarapó, Blaudecir Nunes de Oliveira (46), salienta a necessidade de todos assistirem às reuniões: “A comunidade precisa visitar o AA”, diz. H. completa: “Não existe reunião sem vocês, sem a comunidade, sem estas pessoas presentes aqui”.

Os Alcoólicos Anônimos existem em mais de 150 países e de acordo com o site oficial, 120 mil membros estão só no Brasil, distribuídos em mais de 4 mil grupos. O grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos de Caarapó tem reuniões todas as quartas-feiras, às 19h30 e fica localizado na rua Dr. Coutinho, em frente ao Sal Minuano. Para maiores informações, o telefone de contato é 3453-2633.

Juiz autoriza adoção de 4 irmãos a casal homossexual

0

2009-01-15 18:01:00

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto (SP), Paulo Cesar Gentile, concedeu a guarda definitiva de quatro irmãos ao casal de cabeleireiros João Amâncio e Edson Torres. Ambos já tinham, desde dezembro de 2006, a guarda provisória dos irmãos Suellen, de 12 anos, Carolina (10), Willian (8) e Ana Beatriz (6).

Segundo os assessores de Gentile, após a sentença, concedida anteontem, a advogada do casal e o promotor da Infância e da Juventude serão comunicados e, depois de 20 dias, deverão ser expedidas novas certidões de nascimento dos irmãos, tendo Amâncio e Torres como os pais. "É uma alegria muito grande, pois conseguimos algo que todos achavam que seria impossível", disse Torres, que já foi casado e tem três filhos biológicos.

Ele e o companheiro estão juntos há 17 anos e lutam pela adoção dos quatro irmãos desde 2006. Os quatro estavam internados desde 2003 no Centro de Abrigo e Apoio à Adoção (Carib) da cidade paulista, após serem abandonados pelos pais biológicos. A legislação impede que os irmãos sejam separados em adoções, o que atrapalhou no encaminhamento para outra família e despertou o interesse do casal.
 
Torres disse acreditar que o que também sensibilizou o juiz a tomar a decisão foi uma carta escrita por Suellen, a mais velha dos irmãos, a Gentile, na qual pedia que eles não fossem separados de nós e seguissem com os dois pais. "Agora vamos comemorar muito a decisão, é um presente para nós", disse o cabeleireiro.

PC desvenda furto em cemitério e indicia dois em Caarapó

0

2009-01-15 17:40:00

Vilson Nascimento

Após trabalho de investigação a Polícia Civil de Caarapó desvendou, no começo dessa semana, um furto ocorrido no cemitério municipal local e realizou o indiciamento de duas pessoas envolvidas na ação criminosa. Um adolescente de 16 anos que também estaria envolvido no crime vai responder a “ato infracional”.

Segundo a polícia o furto no cemitério, situado na região do Bairro Planalto, onde os autores também residem, teria ocorrido no dia 23 de dezembro do ano passado (2008) e durante a ação criminosa os larápios levaram diversos objetos de bronze dos túmulos, como cruzes, imagens de santos e até puxadores de gavetas de portas de capelas.

Ao tomar conhecimento do crime o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Caarapó, Dr. José Joel da Silva, designou uma equipe de investigadores para atuar no caso.

Durante as investigações os policiais chegaram ao suposto autor intelectual do crime, Everton da Silva Penha de 18 anos e através dele a polícia acabou identificando os demais envolvidos, o adolescente de 16 anos, que teria participado efetivamente do furto transportando o material furtado e Willian Ferreira Ventura de 18 anos, que teria comprado parte do material levado do cemitério.

Como são foram presos em flagrante, eles irão responder ao processo pelo crime de furto e receptação em liberdade.

André diz que Lula pediu aliança entre PT e PMDB em MS

0

2009-01-15 17:05:00

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse nesta quinta-feira ter sido assediado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, pediu aliança entre o PT e PMDB em Mato Grosso do Sul.

Em âmbito nacional, o PMDB faz parte da base aliada do presidente, mas em Mato Grosso do Sul os partidos são historicamente rivais.

André disse que Lula, que está em Ladário, o chamou para o carro onde estava e lá o questionou sobre a relação entre os partidos no Estado. “Ele disse ‘este PT vai ficar com você’”, afirmou Puccinelli e emendou: “Ele quer o PMDB com ele e ele sabe que eu mando uma quirerinha no PMDB”.

O governador ressaltou que não quer “sentar no colo de Zeca” e “nem o contrário”, mas que a vontade do presidente é que haja união entre os dois partidos para 2010. Ocorre que tanto o atual governador quanto o ex, Zeca do PT, admitem ser candidatos no próximo ano e já se atacam publicamente.

Lula esteve hoje na Bolívia, em reunião com o presidente Evo Morales, para lançamento de trechos da rota bioceânica e depois seguiu com sua comitiva para Ladário, onde a programação oficial tem continuidade.

Crise poderá aumentar procura por atendimento no SUS

0

2009-01-15 16:01:00

A crise financeira mundial extrapola os limites econômicos e pode influenciar até a rede pública de saúde. Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, a migração de beneficiários de planos saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) será uma das conseqüências indiretas que o país enfrentará.

“Se considerarmos que grande parte do setor organizado, industrial principalmente, é composto por trabalhadores que não usam o Sistema Único de Saúde (SUS) na sua rotina, pois possuem os planos coletivos de saúde privados, com o desemprego aumentará a demanda do SUS”, afirma Souza.

O secretário disse que diante desta situação será preciso uma alternativas governamentais e a priorização das áreas mais afetadas.

“Como o SUS é um sistema inclusivo, vindo mais pessoas para a inclusão tem que haver mais recursos. Como enfrentar a crise com sistemas universais? Como assegurar os mecanismos de proteção social? Estes são temas importantes para serem pensados”, ressalta Souza.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em setembro de 2008 a saúde complementar contava com 40,8 milhões de beneficiários em planos de assistência médica privada, destes 73,5% são vinculados a planos coletivos.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Arlindo de Almeida, afirma que até o momento não foi sentido nenhum efeito da crise, mas as férias coletivas anunciadas pelas empresas são prenúncio de demissão. O segmento atende  a 35,13% dos beneficiários dos planos de saúde e tem 670 operadoras em todo o país.

“Aproximadamente 28 milhões de pessoas são beneficiários de convênios coletivos (funcionários e familiares). Quando há  demissões normalmente as pessoas têm o direito de permanecer no plano, mas pagando o valor integral. Só que quem perde o emprego tem outras prioridades, precisa sustentar a família”, registra Almeida.

O presidente da Abrange destaca que as operadoras de plano de saúde também poderão sofrer um impacto negativo e gerar um desequilíbrio financeiro. “Nossa atividade depende muito de mão-de-obra, com a diminuição de usuários alguns serviços poderão ser cortados e gerar demissões”, relata Almeida.

Termina amanhã inscrição em concurso da prefeitura de Ponta Porã

0

2009-01-15 15:09:00

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para a inscrição no concurso público para a prefeitura de Ponta Porã Estão sendo oferecidas 523 vagas nas áreas de saúde e educação. Serão contratados professores, servidores administrativos, agentes de saúde, médicos e dentistas, entre outros profissionais.

As inscrições custam R$ 80 para os cargos de nível superior, R$ 60 para os professores, R$ 40 para os de nível médio e R$ 20 de nível fundamental. O edital do concurso foi publicado na edição do dia 19 de dezembro do Diário Oficial do município e pode ser acessado no site da prefeitura.

Vagas- Das 523 vagas, 265 são para professores. Serão contratados educadores para a educação infantil e ensino fundamental. Ainda na área da educação, o concurso preencherá 60 vagas na área administrativa, com cargos para assistentes administrativos, auxiliares de serviços diversos, auxiliares de disciplina, oficial de cozinha e vigia.

No setor de saúde estão sendo disponibilizadas vagas para médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros.

Conselho de Saúde de CG é contra mudança de horário em MS

0

2009-01-15 14:30:00

O Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande se posicionou contra a mudança para equiparar o horário do Estado ao de Brasília. No Congresso Nacional, há três projetos para alterar o horário de Mato Grosso do Sul.

A decisão do conselho data de 17 de dezembro e foi publicada hoje no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
A decisão do conselho tem como base um parecer que aponta que a alteração é prejudicial à saúde.

O estudo foi elaborado pelo médico José Carlos Rosa Pires de Souza, doutor em psiquiatria e professor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

No Senado, há duas propostas de mudanças: a primeira, do senador Delcídio Amaral (PT), quer que o plenário decida sobre a alteração; já a do senador Valter Pereira (PMDB) determina que a mudança seja avaliada por meio de plebiscito.

Em novembro, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou a mudança do horário para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A Gazetanews enfretou problemas técnicos

0

2009-01-15 14:28:00

Problemas técnicos dificultou o acesso a nossa página hoje pela manhã. Pedimos desculpas aos nossos leitores