8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9933

Produtores de Itaquiraí estão no programa Balde Cheio

0

2009-01-18 00:36:00

Produtores do Assentamento Guaçu, localizado em Itaquiraí, participaram na quinta-feira (15) de uma visita técnica a uma unidade demonstrativa do Projeto Balde Cheio MS instalada no município.

A unidade demonstrativa foi instalada no mês de setembro de 2008 em uma área de um hectare do assentamento Sul Bonito por seis produtores que atuam em conjunto no assentamento. A iniciativa para a implantação da unidade surgiu após visitas a propriedades que desenvolvem o projeto, localizadas nos municípios de São Gabriel do Oeste e Dracena (SP).

Entre as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas na unidade destacam-se trabalhos de análise de solo; calagem e adubação química; construção de piquetes; implantação de sistema de irrigação; controle zootécnico; rodízio de animais; manejo de pastagem, entre outras.

De acordo com o coordenador local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) no município, Juvenal Marques Brito, a produção atual dos seis produtores é de 280 litros de leite por dia, com 27 animais. “A expectativa com a implantação do projeto é de que essa produção aumente para 600 litros/dia”, ressalta Brito.

Segundo o coordenador, a implantação da unidade demonstrativa no assentamento Sul Bonito vem despertando o interesse de outros produtores do município para o projeto. “A visita realizada hoje foi solicitada por um grupo de  produtores do assentamento Guaçu, que ficaram entusiasmados com as técnicas adotadas pelo Balde Cheio MS e vão começar a implantá-las em suas propriedades”, comenta Juvenal.

A visita realizada nesta quinta-feira foi conduzida por quatro técnicos da Agraer e contou com a participação de seis produtores, que puderam acompanhar explicações teóricas e demonstrações práticas sobre o projeto.

PROJETO- Depois de pesquisar projetos em diversos locais do Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), juntamente com a Agraer, identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção de leite em Mato Grosso do Sul, garantindo renda a pequenos produtores.

As principais características do projeto são a melhoria da pastagem, com adubação e irrigação, a rotação de animais na área e a melhoria genética. A qualidade da alimentação, essencial para a produtividade do animal também ganha atenção especial no projeto.
        
Em Mato Grosso do Sul o Balde Cheio MS está começando a se desenvolver em muitos municípios, como por exemplo, em São Gabriel do Oeste, onde produtores conseguiram elevar sua produtividade de 35 para 120 litros diários, de acordo com o coordenador do projeto – Ivan Macena.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, o sucesso do projeto no Estado deve-se basicamente a dois elementos: transferência de tecnologia e assistência técnica. “Estamos utilizando em Mato Grosso do Sul uma tecnologia simples e eficaz preconizada pela Embrapa, que aliada a ações de assistência técnica está conseguindo elevar a produção e garantir renda a nossos produtores. Esperamos agora que o projeto se expanda, gerando bons resultados por todo o Estado”, conclui Roldão.

Além de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Projeto Balde Cheio foi implantado também nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rondônia.


Brasil deve crescer acima da média mundial em 2009

0

2009-01-17 12:33:00

A economia brasileira deverá crescer 2,9% neste ano, informa relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Apesar da desaceleração, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país será melhor que a média mundial de crescimento, que será de apenas 1% em 2009.

De acordo com o organismo internacional, o crescimento do país ficará acima da média de 2,3% projetada para a América Latina, mas abaixo dos 4,6 % previsto para os países em desenvolvimento. A economia brasileira também terá expansão menor que a de países emergentes, como China (com crescimento estimado de 8,4%), Índia (7%) e Rússia (4,8%).A previsão da Unctad é mais otimista do que as de instituições financeiras, que apostam em crescimento de 2% no PIB, conforme o Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central. As projeções, no entanto, são menos favoráveis que as do governo. O orçamento de 2009 prevê expansão de 4%, mas o Banco Central, no Relatório de Inflação divulgado no final do ano passado, estima crescimento de 3,2%.Para a Unctad, os principais reflexos do agravamento da crise financeira internacional sobre o país manifestaram-se por meio da retração no crédito, que afetou a produção e as exportações. “Alguns mercados emergentes, como o Brasil, já estão enfrentando um corte severo no acesso ao crédito comercial, enquanto a ameaça de uma reversão repentina no fluxo de capital privado se intensificou”, destacou o documento.O prognóstico para os países desenvolvidos são de recessão. Conforme o relatório, a economia dos Estados Unidos deve diminuir 1% neste ano, o PIB do Japão cairá 0,3%. Na União Européia, a retração será de 0,5%.

Na avaliação do órgão, a maior preocupação para essas economias será a deflação, que provocará não apenas retração no consumo, mas corte de salários e o empobrecimento da economia.Em relação aos países em desenvolvimento, o organismo avalia que a crise tem efeitos preocupantes sobre os avanços sociais obtidos ao longo da década. “Uma vasta maioria dos países em desenvolvimento está experimentando uma reversão no crescimento robusto registrado de 2002 a 2007, indicando um significativo retrocesso na redução da pobreza conquistada nos últimos anos”, concluiu o relatório.

97% dos eleitores aprovam a urna eletrônica, diz TSE

0

2009-01-17 11:25:00

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que a urna eletrônica tem a aprovação de 97% dos eleitores brasileiros. Para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a cada dia a urna vem se mostrando mais confiável e “imune à fraude”.

“A urna vem sendo aperfeiçoada e possivelmente o climax desse aperfeiçoamento seja a tecnologia biométrica de coleta de votos, que vem sendo objeto de implantação gradual”, disse Britto, por meio da assessoria de imprensa do TSE.

A pesquisa, relativa às eleições municipais de 2008, mostra também que 90% dos 2 mil entrevistados não tiveram dificuldades para votar. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (15), a faixa etária que apresentou maior dificuldade para voltar foi a de pessoas com mais de 50 anos de idade (30,4%).

Justiça Eleitoral – De acordo com a pesquisa, 73% dos eleitores consideram a Justiça Eleitoral como a instituição de maior credibilidade do país, seguida pela Polícia Federal (67%) e governo federal (65%).

Lisura – O estudo ainda revela que a maioria dos eleitores levou em consideração a lisura dos candidatos na hora de votar para os cargos de vereador e prefeito. Os dados mostram que 83% dos cidadãos destacaram como atributo fundamental que o candidato não tenha comprado voto e 82% dos entrevistados disseram que observaram se o candidato escolhido não tinha pendência judicial.

Mais da metade dos eleitores (51%) informou que conhecia os candidatos antes mesmo de votar, enquanto 30% das pessoas ouvidas disseram ter pesquisado sobre o candidato e 20% votou mesmo sem conhecer o candidato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 24 de novembro de 2008, pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, em 26 estados brasileiros. Apenas o Distrito Federal ficou de fora da pesquisa, pois nessa unidade da Federação não houve eleição em 2008.

Governador garante obras que vão revolucionar estrutura física

0

2009-01-17 10:44:00

O governo do Estado elaborou plano estratégico, envolvendo as secretarias de Obras e de Educação, que vai revolucionar a estrutura física da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso Sul. A execução dos projetos foi iniciada no segundo semestre de  2008, envolvendo reforma, ampliação e construção de escolas, e será intensificada a partir desse ano. "Nossa meta é fazer do ensino do Estado uma referência nacional", destaca o governador André Puccinelli.


Envolvendo construção e ampliação de escolas, serão 139 novas salas de aula, o equivalente a mais de 11 unidades escolares, com capacidade para atender cerca de 15 mil alunos, considerando os três turnos. Todas obras estão sendo realizadas em regiões mapeadas pela Secretaria Estadual de Educação, onde há maior demanda pelas vagas oferecidas.


Conforme esse plano estratégico,  o governador André Puccinelli informou que nessa primeira etapa, das 367 escolas existentes no Estado, 103 estão incluídas em projetos, visando melhorar sua estrutura física. Desse total, em 35 escolas as obras já tiveram início e nas outras 68, o governo inicia processo licitatório, após ter garantido recursos junto ao Ministério de Educação.


Além disso, estão  em construção 8  escolas, sendo uma no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã e outras 7 em aldeias indígenas, situadas nos municípios de Aquidauana, Miranda, Nioaque, Dourados e Amambai. Esse ano, serão construídas as três primeiras escolas pela atual administração na área urbana, beneficiando os municípios de Sidrolândia, Naviraí e Nova Andradina (Casa Verde), representando investimento de R$ 6,9 milhões.
 
          Recursos próprios
Neste ano, o Estado conseguiu R$ 31,4 milhões para melhorar e ampliar a estrutura física das escolas estaduais. Desse valor, 14,7 milhões serão usados para a reforma de 65 escolas, localizadas em 35 municípios.


Como esses recursos foram locados para viabilizar  reparos parciais em cada unidade, o governador autorizou um investimento adicional, utilizando recursos próprios, no valor de R$ 17,1 milhões. Com esse montante, a secretária de Educação Maria Nilene Badeca esclareceu que será possível dar "cara nova" a essas escolas, reparando toda a estrutura dos prédios, criando ambiente ideal e agradável para um ensino de qualidade, beneficiando alunos e professores.


Os outros R$ 16,6 milhões que serão repassados pelo Governo Federal vão ser utilizados nas 3 novas escolas, situadas em zona urbana e rural, na ampliação de 10 escolas e na construção de 11 bibliotecas e 10 salas de tecnologia (laboratório de informática). Essa verba também irá ser aplicada no Programa de Metas de Ação Continuada, Expansão do Projeto Além das Palavras, Ensino Médio Integrado à Educação e na aquisição de mobiliários e computadores

Caixa Econômica prepara nova redução de juros

0

2009-01-17 10:18:00

A Caixa Econômica Federal prepara uma nova rodada de redução de taxas de juros dos empréstimos aos seus clientes. O pacote com taxas mais baratas, que será anunciado no prazo de 15 dias, vai incluir também um novo corte de spreads bancários (diferença entre o custo de captação e o custo do empréstimo) em alguns produtos.

A medida faz parte da estratégia de política econômica do governo de estimular a concorrência e reduzir o custo do crédito para as empresas e pessoas físicas com o objetivo de estimular o crescimento econômico este ano. A redução dos juros dos bancos oficiais será complementar ao novo pacote anticrise que o governo prepara ainda para este mês.

O vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival, antecipou à Agência Estado que os estudos para o cálculo das novas taxas levam em conta cenário de taxa Selic traçado pela área econômica do banco federal, de 10,75% ao ano no fim de dezembro de 2009. Esse cenário está condicionado a uma queda de 3 pontos porcentuais da Selic – hoje em 13,75% – até o fim do ano. “Nós reprecificamos uma nova curva de juros”, disse Percival. “É uma decisão interna da Caixa, que está em linha com a política econômica do governo.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Juti: Sem estrutura, diretor começará esporte do “zero”

0

2009-01-17 09:35:00

Sérgio da Luz

Sem sala, sem material, sem ginásio. Esses, entre outros, são alguns dos desafios que o novo diretor de Esporte de Juti, Edmar de Oliveira Albuquerque, 29 anos, terá de enfrentar à frente do Departamento. Além disso, há ainda a falta de adeptos e a falta de credibilidade no setor.

Localizada às margens da rodovia BR-163, a cidade de Juti, com cerca de 5.353 habitantes (dados do IBGE) sofre com o descaso no esporte, conforme avalia o novo diretor. “Não temos nem sala para trabalhar, não há uniformes, nem materiais esportivos; o esporte em Juti está praticamente parado.”

Mesmo sem vínculos políticos, ou simplesmente apoios, Albuquerque desenvolveu, durante anos, trabalhos com crianças. Formado em Educação Física, em 2001, o professor conciliava as aulas na escola estadual, com as escolinhas de vôlei, basquete, futsal e tênis. “O trabalho visava ocupar as crianças, tirar elas das ruas e dar um esporte a elas”, explicou o professor, que com as escolinhas obteve importantes resultados em competições no estado; entre eles, foi vice-campeão nos JEMS (Jogos Estudantis do Mato Grosso do Sul), em 2007. Sempre levando o nome do município.

Conciliando as experiências obtidas nas escolinhas, além de tempo e recursos, Edmar espera reestruturar o esporte no município, começando nas escolinhas. “O primeiro passo será o trabalho com as crianças; é na base que vamos pensar primeiro; trabalhar o esporte e o lado social; cada criança terá que ir bem na escola para poder continuar a treinar”, explica.

Edmar deseja trazer de volta campeonatos de futsal e futebol. “Vamos fazer dois ou três campeonatos bons durante o ano; mas tudo bem organizado, com regulamento e capacitação dos árbitros do município. Sei que vamos ter muito trabalho, não temos nada, vamos ter que começar do zero, mas agora estou muito feliz; faço o que gosto”, disse o professor.

Amambai: Caiobá já vende a nova Titan 150 e nova Fan

0

2009-01-17 08:57:00

Líder de vendas no mercado, a CG 150 Titan 2009 vem com várias mudanças, deixando o que já era bom, melhor ainda.

Com designe moderno, a nova Titan ganhou uma carenagem que envolve o farol e as sete dianteiras. Com seu novo formato e piscas embutidos, a Titan ficou mais eficiente em proteção aerodinâmica.

Utilizando o que há de mais moderno na linha Honda Mundial, a Titan 2009 traz um painel inspirado no atual Honda Civic, com acabamento com fios e cabos escondidos, um luxo para a categoria.

Seu banco ficou mais reto e com espuma mais densa, o tanque de combustível cresceu 2 litros. Seu motor oferece mais economia de combustível e grande durabilidade de seus compostos.

Vale ressaltar que uma das principais mudanças ocorridas na Titan 2009 é que ela agora possui injeção eletrônica. Com a mudança do novo quadro a moto ficou 600 gramas mais leve.

A rainha de vendas do mercado inaugura um novo capítulo em sua trajetória, trazendo aos consumidores ainda mais economia e prazer em pilotar.

Outra moto da Honda que passou por reformulações e será grande sucesso de vendas em 2009 é a 125 Fan.

A nova Fan OHC permanece com a mesma potência, porém mais econômica cerca de 6,4% que a antiga Fan OHV. A Fan 2009 também traz o surgimento de uma versão equipada com partida elétrica.

A 125 Fan ganhou um tanque reformulado, com cerca de 2 litros a mais, que junto ao novo banco oferece uma posição de pilotagem mais encaixada.

Não perca mais tempo e venha conferir esses dois grandes lançamentos 2009 da Honda. A Caiobá Motos está pronta para atendê-lo com profissionais altamente qualificados e oferece os melhores preços e formas de pagamento do mercado.

Comece o ano fazendo a escolha certa, adquira uma Honda 2009 na Caiobá Motos!

Estiagem: Soja sofreu quebra de 18% em Ponta Porã

0

2009-01-17 08:35:00

Em reunião extraordinária, realizada por solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias (Corea) elaborou novo relatório do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Os técnicos e engenheiros agrônomos que participaram da reunião, realizada esta semana na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Ponta Porã, estimaram que, devido a falta prolongada de chuva, a cultura da soja, que ocupa uma área de 155 mil hectares no município, sofrerá ma queda no rendimento médio de aproximadamente 18%, passando de 2.800 para 2.300 kg/ha.

As demais culturas, ainda segundo os integrantes da Corea, não sofreram alteração o rendimento médio esperado e serão melhor avaliadas no mês de fevereiro quando ocorre a reunião ordinária da comissão. Acompanhe na tabela a situação da produção agrícola em Ponta Porã.

Caarapó enfrenta abates de animais em sítios e chácaras

0

2009-01-17 08:07:00

Vilson Nascimento

O delegado de Polícia Civil de Caarapó, Dr. José Joel da Silva, instaurou inquérito para apurar abates de gado que vem ocorrendo com freqüência em sítios, chácaras e fazendas situadas próximas à cidade em Caarapó.

No último caso, registrado no final de semana passado, os marginais abateram uma vaca em um pequeno sitio situado na periferia da cidade.

Após abaterem o animal, que segundo os sitiantes produzia 11 litros de leite ao dia, os ladrões retiraram somente a parte nobre, deixando o resto da carcaça no local, ato semelhante aos abates de gado registrados em fazendas que fazem divisa com a Aldeia Taquapery no município de Coronel Sapucaia em ações atribuídas a indígenas.

“Aqui em Caarapó temos casos de abates de bovinos por indígenas em fazendas que fazem divisas com a Aldeia Tey Kuê, que fica a cerca de 20 quilômetros da cidade, mas esses abates registrados em sítios da periferia da cidade não atribuímos a indígenas, mas sim a pessoas brancas residentes na cidade”, disse o delegado ao informar que a Polícia Civil local está trabalhando nas investigações dos abates que abrangem também suínos e ovelhas e já tem suspeitos.

Carne seria transformada em charque e língua

Segundo a polícia para não levantar suspeitas, os marginais, após abaterem as reses, transformariam a carne em lingüiça e charques para então realizarem a comercialização.

“Temos informações que essa seria uma maneira dos ladrões conseguirem comercializar a carne furtada sem levantar suspeita, mas também existem informações que parte dessa carne estaria sendo vendida a açougues, principalmente da periferia da cidade. Vamos pedir auxílio à Vigilância Sanitária do município para intensificar a fiscalização nesses estabelecimentos para tentar identificar possíveis receptadores”, disse o delegado ao informar que com o apoio da fiscalização da Vigilância Sanitária facilita levantar qual a origem da carne ou derivados que estão sendo comercializados nos respectivos estabelecimentos.

“Temos várias ocorrências de abates, sempre realizados com os mesmos modos operantes. Esperamos identificar e prender os autores em um curto espaço de tempo”, informou Dr. Joel.

Vereadores prestigiam passagem de comando em Sapucaia

0

2009-01-17 08:06:00

Jean Lunardi
Neste dia 13 de janeiro, acompanhados pelo presidente Celso Cabral (PP), os vereadores Carlão (PR), Niágara (PT), Sandra (PT), Felipe (PDT) e Gildo (PMDB), estiveram prestigiando a passagem de comando do 17º RC Mec no Destacamento Militar de Coronel Sapucaia, na qual o 2º sargento Denilson Nazareno de Souza e Silva apresentou o novo comandante, o 3º sargento Jean Carlo P. Bitencourt, que assume o Destacamento por 1 ano.


Estiveram presentes no evento autoridades civis e militares, entre os quais o gerente do P.A.A. do Bradesco, sr. Fernando Senefonte e o tenente da Polícia Militar, sr. Tony de Oliveira.


O vereador Celso Cabral, durante sua conversa com o sargento Jean Carlo, colocou-se à disposição do Destacamento Militar. "O trabalho de um vereador é sempre estar à disposição da comunidade; tenho certeza de que durante este ano estaremos fortalecendo ainda mais esta parceira entre o Exército do Brasil e o Poder Legislativo", disse Celso Cabral.

Amambai:Jogo beneficente abre temporada esportiva hoje

0

2009-01-17 07:29:00

Sérgio da Luz

O primeiro Jogo dos Amigos – Amigos do Tiago versus Amigos do Luciney – acontece neste sábado, a partir das 16 horas, no Estádio Municipal Ernesto Landolfo. A entrada, para quem quiser acompanhar a partida, será um quilo de alimento não-perecível

O jogo reunirá personalidades do município e será uma mescla de solidariedade e confraternização.

Para o vereador Luciney Bampi, esta é uma iniciativa importante, que deve virar uma tradição no município. “Nossa intenção é fazer deste evento uma tradição no município; será um momento de diversão com diversas figuras populares do município. Tem tudo para ser um sucesso”, disse.

Em parceria com o Supermercado Ki-Carne, cada jogador que confirmar a presença doará uma cesta básica. Tiago e Luciney ainda irão estudar como será feita a distribuição dos alimentos.

O jogo será digno de um clássico, com assistência médica, ambulância e até a narração ao vivo, feita pelo locutor Teixeira Escobar e com comentários de Ramão Adad. A arbitragem ficará a cargo dos veteranos no assunto: Protásio e Eloir.

As equipes já estão montadas. Os jogadores comandados por Luciney Bampi são: Dirceu Luiz Lanzarini, Aguiar, Cristino, Brito, Carlinhos, Roberto Protético, Coconho, Prego, Anderson Mansano, Bandeira, Maurão, Darci, Edson, Josmair, Marco Bampi, Alex Bampi, Vitor Viana, Lúcio Ávila, Woshigton, Fubica, Fonseca, Zoinho, Galego Câmara, Ednor, Ronei, Alexandre (Bio), Ronaldo, Prego e Ronaldo Vanzin. Técnico: Daniel Riquelme. Amigos do Tiago: Sérgio Escobar, Martinho, Tiago, Enedir, Nelder, Adriano Brescovit, Dr. Ne, Jessé, Airton, Dilmar, Gilmar, Ficher, Fábio, Jaques, Clésio, Bauer, Curio, Nego, Emerson, Jair, Pastor Kleber, pastor Lucivaldo, Baldo, Alcir Parabólica, Carlinhos Serejo, Rodolfo Holsbach, Adão, Tarcisio, Carlito, Vagner, Rui Corderio e Dr. Nerinho. Técnico: Manoel Silveira. 

Mega-Sena soteira R$ 25 milhões neste sábado

0

2009-01-17 07:18:00

A Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões ao bilhete que acertar os seis números neste sábado (17), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

O prêmio está acumulado a dois sorteios. Em Amambai as apostas para o concurso 1040 podem ser feitas até às 11h quando fecha a Casa Lotériaca.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 17 de janeiro

0

2009-01-17 07:00:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Dia positivo. Você ficará contente na companhia das pessoas que gosta e que gostam de você. É com amor que se carrega as baterias para lutar pela vida. Amor é boa vontade; é aceitar os fatos como são e deixar o passado no lugar dele, abrindo melhores possibilidades para o futuro.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Dia calmo, mas que esconde alguns riscos. Pense bem antes de fazer algum negócio ou se comprometer. Você poderia se deixar prejudicar caso se sinta secretamente oprimido por quem considera mais poderoso. No setor afetivo pode contar com a cumplicidade da pessoa amada.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Está na hora de você reativar seus contatos, tanto no campo pessoal quanto profissional. O período também favorece a vida cultural. Engrandeça o seu espírito entrando em contato com as idéias e a arte feitas por outras pessoas. Procure participar do imenso mundo em volta de você.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Sentimento de integração: você é como uma gota d’água que nunca vai secar, pois caiu no mar. Porém, se estiver se sentindo confuso e sem direção, quebre a sua redoma de defesa emocional e confie na vida e em si mesmo. A emoção é o seu trunfo, neste momento.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Momento de concentração e calma. Quando você se sente compelido pela pressa, acaba sempre se esquecendo de alguma coisa importante. Hoje, não. Aproveite que você está mais atento aos detalhes para fazer tudo com calma e assim assegurar o sucesso das suas ações.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Muita disposição e confiança para enfrentar os dilemas desta fase. Este é o momento adequado para você escolher as coisas que realmente lhe dão prazer e alegria nessa vida e buscá-las. Vai fazer o que lhe parecer melhor para si, mesmo que dê trabalho ou seja um pouco arriscado.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Hoje você se sentirá com as energias revigoradas, voltará a acreditar nas boas possibilidades que estão ocultas no futuro e ficará feliz por perceber que tem amigos fiéis, que mesmo quando estão longe, guardam um lugar cativo para você em seus corações.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Bom momento para os nativos deste signo, principalmente quanto à vida profissional. Aproveite que agora está mais fácil se aproximar das pessoas, sair dos bastidores. Procure conhecer gente nova: de contatos informais podem surgir boas oportunidades de trabalho.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Mercúrio próximo ao seu regente poderá lhe trazer inquietação. É nessas horas que você fica cansado de contemporizar e dá a maior vontade de chutar o balde mesmo, deixando nas conseqüências para administrar depois. Se seu coração estiver tranqüilo, tudo bem. Senão, reflita mais um pouco.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Progresso na vida profissional. O ritmo mudou, e você conta com uma capacidade intelectual necessária para se movimentar com destreza nessa velocidade. Aproveite para contagiar as pessoas com a sua coragem, mas sem criar uma situação de imposição da sua vontade.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Fim de atrasos e confusões. Os caminhos se abrem de vez para você: começa uma fase de muitas realizações e alegrias. Autoconfiança a toda, sua alma se enche de nova disposição e entusiasmo. Você está receptivo e esperto, e sempre vai descobrir uma a saída para o que está enrolado.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Momento de paz e alegria para a sua alma. Você está generoso e confiante, numa relação de amor com o mundo. Muitas idéias na cabeça e esperança no coração. Procure registrar este estado de espírito com atos concretos, principalmente para melhorar a sua relação com as outras pessoas.

Previsão é de céu nublado e chuva forte para este sábado

0

2009-01-17 06:58:00

O sábado será de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A temperatura máxima deve chegar aos 31ºC na região do Pantanal e a mínima 18ºC na Serra de Maracaju e ao Sul.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia Droganossa

0

2009-01-17 06:00:00

Bombeiros alertam para prevenção a acidentes e afogamento

0

2009-01-17 03:29:00

Pais ou responsáveis devem redobrar os cuidados com seus filhos neste período de férias, devido ao grande número de ocorrências de acidentes domésticos e afogamentos. O alerta é do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul.

Os Bombeiros registraram, em 2008, 23 casos de choques elétricos e 110 casos de queimaduras com crianças, somente em Campo Grande, e 119 casos de afogamento em Mato Grosso do Sul, sendo que 80% dos casos envolviam crianças e adolescentes.

De acordo com o tenente Pablo Diego Barros de Jesus, os pais devem redobrar a atenção nesta época de férias. “Fiação descascada, panelas no fogão com o braço para fora, produtos de higiene ao alcance de crianças, escadas sem corrimão, móveis próximos às janelas, tanques de lavar roupa e piscinas sem proteção ou lona de vedação são as principais causas dos acidentes domésticos e afogamentos” alertou o tenente Pablo.

Na maioria dos casos de afogamento, as vítimas são crianças e adolescentes, ou porque os pais não estavam perto no momento do acidente ou porque houve desatenção. O Corpo de Bombeiros alerta que a cozinha é um dos locais mais perigosos para as crianças e pede que os pais não deixem os filhos sozinhos neste ambiente.

Nos rios e lagos a orientação é para que as pessoas fiquem nas margens, nas partes mais rasas. Nas piscinas, o local mais seguro é nas bordas. Outra orientação é evitar saltar de locais altos, pois não se sabe ao certo a profundidade do local.

Em dezembro, uma equipe do Corpo de Bombeiros salvou a vida de um bebê de 9 meses que se afogou em um balde com água, na Rua Eulália Romeiro Schirata, no bairro Paraguai, em Maracaju.


O afogamento aconteceu no sábado (27), por volta das 11 horas. A mãe encontrou o bebê mergulhado dentro do balde, com as pernas para cima, e acionou os bombeiros. Ela preparava o almoço no momento do acidente.

Os bombeiros encontraram a criança pálida e com sinais vitais em estado crítico. A criança foi reanimada na viatura de resgate, enquanto era transportada para o pronto socorro da Santa Casa de Maracaju.

Todo o cuidado deve ser tomado com crianças, tanto em casa quanto nos clube, rios e lagos. O Corpo de Bombeiros está à disposição da população pelo telefone 193.

97% dos eleitores aprovam a urna eletrônica, diz TSE

0

2009-01-17 00:19:00

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que a urna eletrônica tem a aprovação de 97% dos eleitores brasileiros. Para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a cada dia a urna vem se mostrando mais confiável e “imune à fraude”.

“A urna vem sendo aperfeiçoada e possivelmente o climax desse aperfeiçoamento seja a tecnologia biométrica de coleta de votos, que vem sendo objeto de implantação gradual”, disse Britto, por meio da assessoria de imprensa do TSE.

A pesquisa, relativa às eleições municipais de 2008, mostra também que 90% dos 2 mil entrevistados não tiveram dificuldades para votar. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (15), a faixa etária que apresentou maior dificuldade para voltar foi a de pessoas com mais de 50 anos de idade (30,4%).

Justiça Eleitoral

De acordo com a pesquisa, 73% dos eleitores consideram a Justiça Eleitoral como a instituição de maior credibilidade do país, seguida pela Polícia Federal (67%) e governo federal (65%).

Lisura

O estudo ainda revela que a maioria dos eleitores levou em consideração a lisura dos candidatos na hora de votar para os cargos de vereador e prefeito. Os dados mostram que 83% dos cidadãos destacaram como atributo fundamental que o candidato não tenha comprado voto e 82% dos entrevistados disseram que observaram se o candidato escolhido não tinha pendência judicial.

Mais da metade dos eleitores (51%) informou que conhecia os candidatos antes mesmo de votar, enquanto 30% das pessoas ouvidas disseram ter pesquisado sobre o candidato e 20% votou mesmo sem conhecer o candidato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 24 de novembro de 2008, pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, em 26 estados brasileiros. Apenas o Distrito Federal ficou de fora da pesquisa, pois nessa unidade da Federação não houve eleição em 2008.

Vice & Versa – por Clesio Ribeiro

0

2009-01-16 23:33:00

## Depois de um breve descanso, volto às minhas atividades escrevendo a coluna e o editorial do jornal. Apesar da minha ausência, A Gazeta continuou circulando normalmente, graças à competente equipe que o jornal formou ao longo desses 14 anos de vida. 

## É aquela história: sozinho não se vai a lugar algum. E hoje a equipe do jornal A Gazeta tem condições de revezar as folgas e manter os trabalhos normalmente. Maravilha!

## E nos primeiros dias de janeiro o prefeito Dirceu Lanzarini não deu nenhuma folga à sua equipe. Para o prefeito, o expediente não tem hora para começar e nem terminar. Às vezes começa às cinco da manhã e não tem hora para acabar.

## Falei com o prefeito ontem sobre os primeiros dias de trabalho. Apesar do ritmo intenso, Lanzarini disse que está colocando tudo em ordem e acredita que o ano de 2009 será muito promissor para a administração municipal.

## Lanzarini conhece a estrutura da Prefeitura de Amambai muito bem, já que administrou por quase oito anos. Mas mesmo assim, diz ele, têm coisas que é complicado para colocar em ordem e tomar conhecimento da situação. Agora imaginem um prefeito novato… Por isso demora pelo menos um mês para as coisas começarem a caminhar na maioria das cidades.  

## Na terça-feira, Lanzarini recebeu em seu gabinete o deputado federal Geraldo Resende (PMDB). Na conversa, Lanzarini já pediu ao deputado indicação de emendas para a construção de um posto de saúde. O deputado disse que vai estudar com carinho o pedido.

## Geraldo Resende também foi a Coronel Sapucaia, onde se reuniu com o prefeito Rudi Paetzold e alguns vereadores. Agora começam as articulações visando as eleições de 2010. Geraldo Resende é um deputado que tem trabalho prestado na região.

##  Recebi a visita do presidente da Câmara de Amambai, Anderson Mansano (PR), na terça-feira. Mansano vem se recuperando de um tratamento de saúde, mas não deixa de prestar o atendimento interno na Câmara nesse início de janeiro.

## Os trabalhos do Legislativo começam oficialmente no dia 02 de fevereiro. Mansano disse que é aliado do prefeito Dirceu Lanzarini, apesar de ainda ter algumas divergências com alguns companheiros de partido. Mansano acredita que a relação entre o prefeito e os vereadores será muito tranqüila em prol do desenvolvimento do município. Tomara…

## E o vereador Valter Brito (PR) será o líder do prefeito na Câmara. Brito é conhecido politicamente pela sua espontaneidade e também pelo seu estilo de não fugir de uma boa discussão. 

## De um aliado do ex-prefeito Sérgio Barbosa que encontrei andando pelos corredores da Prefeitura essa semana: “Uma hora a gente está por cima e outra hora está por baixo.”

Amambai: CELQ – formando os profissionais do futuro

0

2009-01-16 22:27:00

Há 23 anos o Centro Educacional Luiz Quarelli vem contribuindo para a formação de crianças e adolescentes no município de Amambai.

Em 2009 a escola estréia uma nova fase e melhora ainda mais o seu nível de qualidade de ensino, investindo e acreditando nas potencialidades do ser humano.

É com foco na formação humana como um todo, que seus novos administradores elaboraram metas e estabeleceram algumas mudanças para 2009.

Priorizando sempre a qualidade do ensino, seguida do bem estar e da contribuição positiva na formação de seus alunos quanto cidadãos, o CELQ é uma escola que acredita que novas idéias, bem desenvolvidas, podem construir uma sociedade melhor e um mundo mais justo para todos.

Conveniado ao Sistema de Ensino Positivo, o CELQ oferece uma educação de qualidade que abrange a Educação Infantil e se estende até o nível Superior, utilizando-se de materiais didáticos elaborados por um avançado centro de pesquisa, portal na Internet, educadores preparados e qualificados para cada área do conhecimento, além de soluções e inovações educacionais que aprimoram a qualidade de ensino em sala de aula.

Essas são algumas das inovações que a escola oferece para seus alunos a partir de 2009: implantação de uma segunda língua estrangeira (o Espanhol na matriz curricular, inicialmente na 2ª etapa do Ensino Fundamental); 3º ano do Ensino Médio voltado totalmente para o Vestibular (utilizando material diferenciado com recursos e revisões extras); maior incentivo ao esporte; aulas magnas (palestras com diversos profissionais e apoio vocacional ao Ensino Médio); Teste vocacional ao Ensino Médio; acompanhamento pedagógico e reforço aos alunos com dificuldades na aprendizagem; implantação de Laboratório de Informática e Laboratório de Física/Química/Biologia; ampliação da Biblioteca e Sala de Leitura.

A nova administração acredita que, através do estimulo à criatividade e uma preparação de qualidade, estimulando a visão crítica das situações, contribuirá para que seus alunos se tornem pessoas mais preparadas para construir suas vivências no dia a dia e aproveitar as oportunidades que a vida pode oferecer-lhes.
Todo o corpo docente da escola é composto por professores habilitados.

Outra bandeira defendida pela nova administração do CELQ, além do atendimento exclusivo a cada aluno, é a fazer com que a escola realize sua função de instrumento transformador, com responsabilidade social. Uma das ações que contribuirá para tal realização será a oferta de “Bolsas de Estudo Sociais” para alunos, que por algum motivo, não têm condições de estudar em um estabelecimento particular de qualidade, mas possuem um grande talento, seja para o esporte, para artes ou para a aprendizagem de maneira em geral.

O CELQ está com as matrículas abertas e oferece uma política diferenciada de descontos especiais para todos os interessados. As aula se iniciam dia 04 de fevereiro.

Oferecer uma educação de qualidade a seus filhos é o investimento mais precioso e de valor incalculável. O CELQ, através de sua filosofia de trabalho, oferece toda a estrutura física e humana que seu filho precisa para fazer a diferença diante das oportunidades que a vida lhe ofertar.

Garoto é apreeendido por tentar abusar da avó de 84 anos

0

2009-01-16 21:41:00


Um adolescente de 15 anos foi apreendido por tentar abusar sexualmente da avó de 84 anos. A Polícia não quer que o destino do jovem seja divulgado para não comprometer sua integridade física. O caso ocorreu no dia 30 de dezembro, quando ele foi visitar a avó materna. Detalhes do abuso não foram divulgados. No dia seguinte à tentativa, a avó decidiu registrar um boletim de ocorrência contra o neto.

Após a denúncia, a Polícia investigou o caso e conseguiu chegar até o garoto, que confessou o abuso. A delegada titular da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude), Maria de Lourdes Cano, foi quem conduziu as investigações sobre o caso. Ela explica que o local onde o jovem irá cumprir medidas sócio-educativas ainda não está decidido, mas adianta que se ele for encaminhado para uma Unei (Unidade Educacional de Internação) pode sofrer retaliações dos demais internos, por conta da gravidade de sua infração.

Sobre o caso, a delegada avalia que problemas como esse podem ser evitados se os pais aprenderem a discutir abertamente o tema sexualidade com seus filhos.