18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9930

Moto é tomada em assalto no Jardim Tremembé em Sapucaia

0

2009-01-21 07:32:00

Vilson Nascimento

Dois homens armados tomaram uma motocicleta e vários objetos da vítima durante um assalto na noite dessa terça-feira (20) em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Segundo a polícia a vítima trafegava com uma motocicleta Agrale de cor branca e ao passar pela região conhecida como “Buracão” no Jardim Tremembé, quando foi rendida pelos indivíduos que fugiram do local levando, além da moto, o aparelho celular, o capacete e o relógio de pulso do condutor. A polícia investiga o caso.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 30 milhões hoje

0

2009-01-21 07:08:00

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.040 da Mega-Sena, sorteado no último sábado (17), e o prêmio acumulou em R$ 25.165.354,54.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (21), o concurso de número 1.041 pode pagar um prêmio de R$ 30 milhões ao apostador que acertar os seis números sorteados.

De acordo com a Caixa, o rendimento mensal do prêmio na poupança pode chegar a R$ 210 mil, o equivalente a 506 salários mínimos. Por dia, o sortudo ganharia R$ 7 mil.

PRE prende rapaz conduzindo carro furtado em Amambai

0

2009-01-21 06:59:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar Rodoviária Estadual da base operacional de Amambai realizou a prisão, no final da manhã dessa terça-feira (20) de um rapaz residente em Londrina no Paraná, conduzindo um veículo adulterado.

Tiago Neres Cardoso, de 23 anos, foi preso por volta das 10h da manhã ao passar em frente a base PRE, na rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Tacuru, a cerca de 11 quilômetros da cidade em Amambai.

Segundo a polícia durante a checagem ao veículo Gol de cor branca, placas DEA 1223 de General Salgado-SP, aparentava tudo normal e os registros do veículo apresentado no documento, posteriormente descoberto pela polícia que era falso, apontavam que o carro estava regular para rodar, porém, ao averiguar a numeração do motor, os policiais descobriram que se tratava do motor de um veículo do mesmo modelo, furtado em novembro do ano passado (2008) na capital paulista.

Ao ser indagado, Tiago Neres, que diz trabalhar com edição de vídeos, disse que havia pegado a carro de um colega na cidade de Londrina onde reside e deixaria o veículo com as chaves embaixo do tapete em uma localidade não revelada na cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

Encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, ele foi autuado em flagrante pelo crime receptação e uso de documento falso e está recolhido no Epam (Estabelecimento Penal de Amambai) à disposição da Justiça.

Furto de moto- Na noite dessa segunda (19) para terça-feira mais uma motocicleta foi furtada na cidade em Amambai.

A moto, uma Yamaha Fazer de cor preta, pertencente a um advogado, foi furtada de sua residência, situada na Rua Dom Pedro II, no centro da cidade. Esse foi o terceiro furto de veículos registrados de domingo para cá em Amambai.

Céu entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva

0

2009-01-21 06:24:00

Céu nublado com pancadas de chuva no centro-norte e nas demais regiões de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira. A temperatura registra ligeira elevação com máxima de 33º e mínima de 17º.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 21 de janeiro

0

2009-01-21 06:03:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Momento positivo para você, no que diz respeito à vida afetiva. Poderão ocorrer encontros e reconciliações, acabando com algum sofrimento ou desilusão. Comemore e limpe a alma de sentimentos sombrios.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Controle sobre as emoções. Até nas situações mais dramáticas conseguirá manter a cabeça fria. Tendência a ficar muito concentrado em todos os detalhes. Na vida afetiva, pode ferir alguém muito querido, sem querer. Conserte isso rápido!
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento de muita energia e vigor. Você está seguro dos seus pontos de vista e, com isso, diminui a ansiedade e o nervosismo. Não é hora de grandes batalhas, mas vá preparando terreno. Você continua sociável, mas manterá a indecisão à distância.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Momento bastante agradável em que sua mente tende a raciocinar com mais lucidez e otimismo. Você está receptivo a novas idias sem, entretanto, mergulhar na fascinação. Pode confiar em si mesmo e na sua força realizadora.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Você já acorda ativo e animado, querendo um dia de muito rendimento. Entretanto, procure não se desgastar muito, economize energia física e psíquica. E relaxe sempre que for possível.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Você está fazendo uma varredura nos seus relacionamentos mais importantes, eliminando os desgastantes ou sem futuro. Você escolhe para o seu convívio pessoas mais consistentes e responsáveis. Poderá encontrar bons parceiros para lhe acompanhar no seu caminho.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Tendência para o sonho e o romantismo. Muita atração pelo sexo oposto. Você está muito comunicativo e simpático, e as pessoas estarão tentadoras, cheias de encantos e palavras doces. Cuidado com os gastos fora da rotina.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Proteção sobre a sua vida afetiva; possibilidade de acontecimentos agradáveis e alegres neste setor. Você está mais seguro, sua autoestima está em alta, e a pessoa amada muito mais carinhosa e atenciosa. Rivais desaparecerão do seu horizonte.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Possibilidade de surgir um novo romance ou uma nova e promissora amizade. Dinamismo. mas tendência à desatenção. Por isso, talvez haja um pouco de tensão nervosa. Faça uma pausa para parar de oscilar como um pêndulo.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Se você quer ajuda para resolver problemas, pode se preparar: talvez tenha que se submeter a condições não condizentes com seu desejo imediato. Às vezes vale a pena trocar um pouco de orgulho por certas vantagens, mas sem se violentar.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Calor e receptividade por parte do outro vão aumentar a sua autoestima. A situação financeira tem melhorado; não precisa ficar obcecado com a economia. Sensatez e equilíbrio entre o racional e o sonhador.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Possibilidade de desentendimentos, dificuldade em aceitar as falhas do outro. Procure ser mais carinhoso com a pessoa amada. Dê mais expressividade aos sentimentos, mostre-os: um pouco de romantismo dissolve certas barreiras nas relações.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Drogaria São José

0

2009-01-21 06:00:00

Impasse entre Câmara e Senado por PEC dos Vereadores

0

2009-01-21 05:25:00

O impasse criado quando a Câmara dos Deputados se recusou a promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC 20/08) que autoriza as câmaras municipais a aumentarem o número de vereadores foi um dos assuntos que mais despertou dúvidas entre os vereadores presentes no 3º Fórum de Integração do Legislativo, promovido em Maceió nesta sexta-feira (16) pelo programa Interlegis, do Senado Federal.

O assunto foi abordado pelo consultor do Senado Federal Gustavo Pounce de Leon Soriano Lago, que proferiu palestra sobre a autonomia dos municípios nas reformas da Constituição. O consultor explicou que o impasse foi gerado quando o Senado aprovou parcialmente o texto da PEC elaborado pelos deputados e a Câmara não quis promulgar a parte que havia sido consensual entre as duas Casas – que se referia ao número de vereadores nos municípios – sem analisar a parte divergente do texto – referente aos repasses para as câmaras.

Menina de 5 anos morre engasgada com bola de gude

0

2009-01-21 04:18:00


A menina Geovana de Oliveira Marinho, de 5 anos, morreu engasgada com uma bolinha de gude, em Franca, a 400km de capital paulista, na noite de segunda-feira. Segundo a tia da menina, Fernanda Flávia Marinho dos Santos, Geovana engasgou por volta das 18h30m e foi socorrida por ela, pela mãe e pelo pai, que tentaram fazer com que ela cuspisse o objeto.

Como não conseguiram retirar a bolinha, levaram a garota até um pronto-socorro do Jardim Aeroporto. De lá, ela foi transferida para o pronto-socorro Janjão, onde chegou desfalecida. Os médicos e enfermeiros tentaram reanimá-la por cerca de 40 minutos, mas não tiveram sucesso. O enterro de Geovana estava marcado para a tarde desta terça-feira, no cemitério da Saudade.

Viatura da PM de Aral Moreira se envolve em acidente

0

2009-01-21 03:41:00

Edilson José Alves

Uma  perseguição policial resultou em um violento acidente que destruiu parcialmente uma viatura da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, na noite de quinta-feira, em Aral Moreira, município na região de fronteira com o Paraguai. O condutor, um policial militar, sofreu apenas escoriações leves. 

De acordo com as informações policiais, a viatura policial, prefixo 10974, modelo Blazer, placas HSH-0078, dirigida pelo soldado PM Eder Cerri Elich, durante uma  perseguição a um traficante que havia abandonado 10 quilos de maconha na rodovia internacional, na divisa com o Paraguai, acabou colidindo com um veículo Pampa, dirigido pelo policial civil, Ariomar Ferreira da Silva, de 63 anos, e em seguida bateu violentamente contra uma árvore. 

Uma viatura da Polícia Civil também estava na perseguição, mas o  traficante conseguiu fugir. Apenas a droga que estaria em poder do acusado foi apreendida e encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira.

Aral Moreira: Sul-fronteira será redenção econômica

0

2009-01-21 02:18:00

Carlos Monfort

A pavimentação da rodovia ligando exatamente a estrada iniciada no posto fiscal do Maemi até a cidade fronteiriça de Coronel Sapucaia, obra prevista para ter início ainda este ano, é aguardada com grande expectativa pela população de Aral Moreira, um dos municípios mais beneficiados com a obra. O asfalto mudará completamente a localização geográfica econômica da cidade como lembra o prefeito Edson David (PTB). “Deixaremos de ser fim da linha para sermos inseridos na rota econômica do Estado”, diz o entusiasmado recém-empossado prefeito.

Em entrevista ao JORNAL REGIONAL nesta semana, Edson David lembrou que já manteve contatos com o secretário de Infra-Estrutura do Estado, Edson Girotto de quem recebeu a notícia do empenho de R$ 29 milhões para o início das obras. “Esse asfaltamento será divisor de águas para nossa economia local”, diz ele.

A pavimentação da rodovia Sul Fronteira vai fortalecer a base econômica dos municípios do sul de Mato Grosso do Sul e do Paraguai, na medida em que serão incentivados o plantio de florestas e os projetos de agroenergia e transformação de alimentos. Ao todo, a obra prevê recursos para concluir os 337 quilômetros, ligando Mundo Novo, Sete Quedas, Coronel Sapucaia passando por Aral Moreira ate o Posto Maemi.

As obras da pavimentação da rodovia Sul-Fronteira-Integração, que ligará toda a área divisória entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, deve começar ainda este ano. A afirmação já foi feita pelo próprio governador André Puccinelli, feita após a abertura da 48º Reunião Ordinária do Condel/FCO.

De acordo com a Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas e Transportes) primeiramente, será pavimentado o trecho de 80 quilômetros entre Sanga Puitã (distrito de Ponta Porã) a Coronel Sapucaia, passando pelo município de Aral Moreira onde os investimentos chegam a R$ 79 milhões entre recursos da União e do governo estadual.

A região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai está contemplada no Plano Plurianual 2008/2011 estabelecido pelo governo do Estado. O Projeto de Integração Fronteiriça direciona o desenvolvimento da região de divisa internacional seca com o país vizinho, proporcionando infra-estrutura para a segurança, vigilância sanitária e fiscal, e alternativas para a diversificação da matriz econômica regional. Essa expansão está prevista por meio da constituição de um Maciço Verde, com 15 quilômetros de largura.

REFLEXOS – O prefeito de Aral Moreira, Edson David afirmou que sem sombra de dúvidas o município será o maior beneficiado, pois o asfalto passará justamente em uma situação geográfica hoje desfavorável. “A rodovia sul-fronteira estabelecerá uma ligação entre a capital e a divisa com o Estado do Paraná, passando pela região de fronteira. Uma rota alternativa beneficiada com o asfalto passando pelo distrito de Vista Alegre. Nasce aí uma nova opção de escoamento de grãos e, sobretudo, de produtos no eixo MS com a região Sul do país”, lembra Edson David.

 Economia regional foi afetada pela aftosa recentemente – A área fronteiriça teve a economia agropecuária fortemente afetada há pouco mais de dois anos, com o registro de focos de febre aftosa. O objetivo do governo é reverter esse declínio e ampliar as oportunidades. Na primeira etapa, o Projeto de Integração Fronteiriça prevê a implantação e pavimentação das rodovias MS-299 e MS-165, desde Sete Quedas até Sanga Puitã (Ponta Porã), numa extensão de 227 quilômetros. O investimento chega a R$ 175 milhões;

A segunda etapa do Projeto de Integração trata da implantação e pavimentação da rodovia MS-299 entre Sete Quedas/MS e a divisa MS/PR numa extensão de 110 quilômetros. Isso representa a complementação da infra-estrutura rodoviária na fronteira com o Paraguai, propiciando acesso à hidrovia Paraná/Tietê. Colocar em prática essa iniciativa exigirá investimento de cerca de R$ 85 milhões.

Também nesta etapa, é estimada a formação do Maciço Florestal entre Ponta Porã/MS e Bela Vista/MS e entre Sete Quedas/MS e a Divisa MS/PR. O resultado é a disponibilidade de mais de 220 mil hectares de área verde (recomposição de floresta nativa, exploração de biomassa e formação de floresta energética).

Estado começa a modernizar o gerenciamento penitenciário

0

2009-01-21 00:45:00

O Mato Grosso do Sul começa a implantar um novo sistema de informações penitenciárias, o Infopen Gestão, que consiste na identificação por meio do sistema biométrico, ou seja, leitura digital.

Atualmente, o sistema penitenciário estadual já insere dados no Infopen Estatística, atualizando indicadores quantitativos como número de presos, de estabelecimentos prisionais, o grau de escolaridade do detento, o regime de cumprimento de pena, entre outros.

Agora, com o Infopen Gestão, será possível a identificação individual de cada detento: nome, idade, características físicas, número de processos na Justiça, tipo de crime cometido, quanto tempo resta de pena e muitos outros aspectos da população carcerária.

“Com isso, haverá um cadastro nacional de consulta, permitindo a maior integração das bases de dados das penitenciárias do país”, ressalta a responsável pelo Infopen no Estado, Marileide Reis.

Conforme ela, com o sistema também poderá gerenciar toda a rotina da unidade penal, com cadastro de servidores, internos, advogados, parentes e quem mais passar pelo local.

Para acelerar o processo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) 74 computadores, comprados com recursos federais. Este equipamento será repassado para 42 unidades penais no Estado.

Produção de grãos em queda preocupa e já gera demissões

0

2009-01-20 23:28:00

Mudanças climáticas e turbulências da crise financeira internacional provocaram queda na produção de grãos no ano passado, especialmente no fim do período. E, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), é possível que esses dois fatores continuem impactando o setor neste ano.

Com isso, disse o pesquisador Lucílio Alves, o ano de 2009 começou com muita preocupação em relação à situação das lavouras de grãos no país. Alves citou entre os problemas as restrições ao crédito, a alta dos insumos e o decréscimo da demanda. Em decorrência disso, em algumas regiões, já estão ocorrendo demissões de funcionários nas fazendas.

“Há estimativas do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] apontando menor produtividade agrícola em virtude desse fatores. E, o mais preocupante, tudo indica que, na safra seguinte, 2009/2010, a situação possa ser pior no campo para o agronegócio brasileiro”, disse o pesquisador do Cepea, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com Alves, o cerrado foi a região que mais sofreu com as dificuldades de acesso ao crédito, o que levou muitas fazendas a demitir grande parte dos funcionários e a restringir as tecnologias usadas nas lavouras de grãos. “Nas grandes fazendas do cerrado, houve dispensa de funcionários em grande quantidade, uma situação realmente complicada.”

A falta de chuvas em 2008 foi também fator significativo para a queda da produtividade das lavouras de grãos, principalmente em partes do oeste da Região Sul, acrescentou o pesquisador, que ressaltou também o problema da seca em Mato Grosso do Sul. “Isso pode diminuir a oferta dos produtos agrícolas. Estamos vendo colheitas com produções extremamente baixas, talvez as menores da história”, observou Alves.

Ele destacou outro ponto relevante na análise do Cepea: a menor demanda internacional pelos produtos agrícolas brasileiros. “Isso pode afetar em parte a entrada de recursos no Brasil, tanto do setor de grãos quanto do setor de cargas.”

Para o pesquisador, a intervenção do governo, embora considerada viável, é uma opção impossível, pois o país não está preparado, nem tem recursos suficientes para implementar a medida. “Em 2009, a rentabilidade do setor vai ser extremamente apertada, e aí volta-se para o governo. Provavelmente será necessária alguma intervenção, mas não há recursos disponíveis para que a intervenção se faça em grandes volumes para que alivie a renda do setor agrícola”.

Ensino de espanhol será obrigatório a partir de 2010

0

2009-01-20 22:40:00

O ensino de espanhol será disciplina obrigatória nos currículos escolares a partir de 2010 em todo o Brasil. De acordo com a lei 11.161, sancionada pelo presidente Lula em 2005, todas as escolas de Ensino Médio deverão oferecer aulas do idioma aos seus alunos.

A pouco menos de 365 dias da exigência, muitos professores já começam a planejar sua atualização profissional para se candidatar à essas vagas, principalmente na rede particular de ensino. "O mercado de trabalho para esta categoria poderá aumentar, e quanto mais qualificado for o profissional, mais fácil será para ele garantir sua vaga. Por isso, um curso de imersão se torna importante", disse a educadora Graciela Hopstein, coordenadora da Punto y Coma, empresa especializada em traduções e ensino de línguas.

Atualmente, 578 professores dão aula de Espanhol na rede pública estadual. No último concurso realizado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, 970 professores se inscreveram para a disciplina. O concurso é para cadastro de reserva.

O resultado foi divulgado na sexta-feira, dia 16 de janeiro. Por enquanto, está sendo feito um levantamento para se saber quais coordenadorias necessitam de mais professores e qual é demanda em toda a rede. O objetivo é distribuir, gradualmente, os aprovados no concurso de 2008 nessas áreas.

Imersão para capacitar

O espanhol é atualmente um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais falada no mundo ocidental. Além da Espanha, é a língua oficial de 20 países, localizados na sua maioria na América Latina.

Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova demanda.

Para ajudar os docentes na busca de um aprimoramento no idioma, a Punto y Coma lançou um pacote de intercâmbio para professores de espanhol que desejam garantir o certificado de proficiência na língua.

"O curso servirá para atualizar o profissional e acrescentar uma importante qualificação em seu currículo. Mostrará à escola que aquele profissional é interessado, não ficou estagnado, e está sempre procurando se atualizar", ressaltou Graciela Hopstein.

O curso de espanhol específico para professores da língua em Buenos Aires tem duração de um mês e inclui a diferenciação de uma gramática geral de uma pedagógica, a análise e sistematização dos erros mais comuns, a formulação de seqüências didáticas, a análise de metodologias e enfoques de ensino, entre outros. São quatro horas de aula por dia na renomada escola Daniela Wasser School. As turmas têm no máximo cinco pessoas e a primeira começa em janeiro. Para se candidatar é preciso ter um nível avançado da língua.

"Em Buenos Aires, o professor estará trabalhando a língua o tempo todo, seja nas lojas, no restaurante e com os professores de espanhol de outras nacionalidades. Ele poderá verificar como é a língua falada na Argentina e até mostrar aos seus alunos as diferenças da língua gramaticalmente correta e a língua falada. Também verificará com os outros professores de outras nacionalidades se as dificuldades dos alunos brasileiros são semelhantes com as de outros países", disse a coordenadora da Punto y Coma.

A experiência de realizar um curso de capacitação por meio imersão oferece a possibilidade de se aperfeiçoar a partir de uma atividade de curta ou média duração. E ainda contribui para que os conteúdos aprendidos possam ser aplicados de forma imediata, já que a idéia é também absorver a cultura do país onde se faz o intercâmbio. Nesse caso, a aprendizagem não se reduz apenas à sala de aula, mas principalmente o processo se desenvolve na rua, ao se comunicar com as pessoas, lendo os cartazes públicos, desenvolvendo as atividades cotidianas.

Fazenda publica portaria elevando pauta fiscal do boi e soja

0

2009-01-20 21:21:00



A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) publicou hoje (20), no Diário Oficial, uma portaria que eleva em 11% a pauta fiscal do boi gordo, usada como base para recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A pauta fiscal da soja também foi reajustada.

Nas operações interestaduais, a pauta da arroba foi fixada em R$ 93,60, com imposto, contra os atuais R$ 83,80. Já nas operações internas, a arroba passa de R$ 73,80 para R$ 82,40, a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro.

No caso da vaca gorda, nas operações interestaduais, o valor fixado foi de R$ 80,60 para a arroba, com impostos, quando atualmente são R$ 73,10, aumento de 10%. Nas operações internas, a arroba da vaca gorda ficou em R$ 71,00.

Também foi reajustada a pauta fiscal da soja, cuja saca de 60 quilos nas operações internas passa de R$ 42,00 para R$ 44,40 e nas operações interestaduais de R$ 52,20 para R$ 55,20, reajuste de 5,7%.

‘Vovó’ do BBB 9 diz que não tem usado calcinha

0

2009-01-20 20:18:00

Deitada na cama do quarto mais simples da casa do Big Brother Brasil 9 de biquini e vestido branco, Naiá observa Ralf e Michelle escovarem os dentes.

Os confinados engatam uma conversa e a "vovó" disse que não tem usado calcinha durante o programa.

Antes que os colegas pudessem retrucar, ela explica: "Só uso biquini aqui. Acordo e vou dormir assim. Não sei nem porque trouxe calcinha".

1 tonelada de maconha é apreendida em camionete

0

2009-01-20 19:31:00

Policiais da Ronda Tática do Interior (Rotai) apreenderam cerca de uma tonelada de maconha localizada em uma caminhonete abandonada no bairro Cohab Aeroporto, em Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações da Polícia Militar, o veículo caminhonete S10, com placa de Catalão-GO, estava estacionado de forma suspeita. Ao se aproximar, a polícia percebeu um forte cheiro da droga, que estava empilhada em pacotes, no lugar dos bancos traseiros do veículo. O condutor abandonou a caminhonete com a chave no contato. Foram realizadas buscas, mas o traficante não foi encontrado. O veículo e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Jardim.

PRE recupera viatura e carro furtados em Ponta Porã

0

2009-01-20 18:37:00

A PRE (Polícia Rodoviária Estadual) recuperou uma viatura e um carro, que foram usados na fuga de um bandido, abordado na MS-386, entre Ponta Porã e Amambaí, região sul de Mato Grosso do Sul. O veículo Gol placa, DAL-7277, foi encontrado perto da fazenda Itamarati, em Ponta Porã, e a viatura a três quilômetros do posto policial de onde foi levada.

Adilson Rodrigues Silva é apontado como autor dos furtos. Ele ocupava o veículo Pálio placa, LND-2596 (SP), onde também estavam Carlos Aparecido e Joseana Ferreira. No veículo, foram encontrados 3,3 quilos de pasta-base de cocaína, que estavam escondidos na tubulação de ar.

Segundo a Polícia, Carlos tinha dois antecedentes criminais por tráfico e revelou que foi de Coronel Sapucaia a Ponta Porã comprar droga. Enquanto os policiais faziam os levantamentos acerca de Carlos, Adilson pediu para ir ao banheiro e fugiu com a viatura.

Depois de abandonar o veículo, ele furtou o Gol. Adilson não foi capturado até o momento. Informações preliminares indicavam que a viatura e o Gol foram roubados, no entanto, a PRE afirma que ocorreram furtos e não roubos.

Lula promete mínimo de R$ 465 em reunião com sindicalistas

0

2009-01-20 17:36:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu manter o reajuste do salário mínimo após uma reunião com representantes de seis centrais sindicais do país. Depois de uma reunião de três horas, o presidente aceitou manter a atualização do mínimo em 5,7% de aumento real (descontada a inflação), o que elevará o pagamento dos atuais R$ 415 para R$ 465 a partir de 1º de fevereiro.

O presidente se encontrou com os sindicalistas para discutir medidas que evitem demissões por conta da crise. Na reunião, Lula se mostrou surpreso com os números do desemprego no país registrados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (19).

O Caged registrou o fechamento de 654 mil postos de trabalho em dezembro, mais que o dobro da média registrada para o mês e o pior resultado desde 1999 –início da série histórica do cadastro.

"O presidente Lula não esperava um número tão alto. Ele se mostrou muito assustado", disse José Gabriel dos Santos, diretor da área industrial da NCTB (Nova Central de Trabalhadores do Brasil).

De acordo com os líderes sindicais, Lula disse que deve anunciar nos próximos dias um novo pacote de medidas de isenção fiscal para o setor de construção civil, um dos que mais emprega no país.

Os detalhes desse pacote não foram revelados pelo presidente durante a reunião, mas Lula disse considerar o setor estratégico para conter a onda de demissões devido a crise financeira internacional.

Manutenção de empregos

Os sindicalistas voltaram a cobrar do governo um compromisso de manutenção dos empregos por parte das empresas que recebem financiamento público e benefícios fiscais.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já afirmou que as empresas não podem usar a crise econômica mundial para demitir e que não haverá mais liberação de recursos para empresas sem garantia de emprego.

Lupi reiterou que as empresas que não derem garantia de que irão manter o emprego dos trabalhadores não terão mais acesso a empréstimos com novos recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

"O ministro Mantega fez esmola com o chapéu dos outros. Deu a desoneração fiscal para as montadoras e no outro dia elas começaram a demitir", disse o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

Segundo o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique dos Santos, o presidente Lula se mostrou favorável a que os bancos públicos ofereçam melhores condições nos empréstimos para os empresários que se comprometam em não demitir. É uma proposta que não pune quem demitiu, mas dá vantagens para quem não demitir", afirmou.

Redução nos juros

Segundo os sindicalistas, o presidente também decidiu convidar para uma reunião a ser realizada na próxima quarta-feira (21) donos de bancos privados e representantes dos bancos públicos.

De acordo com os líderes sindicais, Lula vai pedir aos banqueiros a redução do spread bancário –diferença entre os juros básicos e valor cobrado nos bancos– e ainda tentar discutir alternativas para a redução dos juros cobrados nos empréstimos.

Os líderes sindicais defenderam junto ao presidente a redução imediata da taxa básica de juros em até 2,5%. No entanto, Lula evitou emitir opinião sobre o assunto que será decidido na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central, que começa nesta terça-feira e vai até a quarta (21).

"Quarta-feira será o primeiro teste do governo. Se a redução for acima de 1% estamos satisfeitos", disse Paulinho. "Lula disse que essa [a questão do spread] é uma das questões mais importantes para se discutir nesse momento, porque o problema do Brasil é crédito e o dinheiro, do jeito que está caro, não pode ser mantido", disse Paulinho da Força.

Os sindicalistas reclamaram com o presidente que o spread do Banco do Brasil é o mais alto do sistema financeiro nacional. Na última semana de dezembro, por exemplo, o spread praticado pelo banco público foi de 25,9%. Houve bancos privados que mantiveram essa diferença em 15%. "Mostramos esse quadro ao presidente e ele se mostrou indignado", destacou Antônio Neto, da CUT.

MS fechou 2008 com saldo de 9,8 mil empregos com carteira

0

2009-01-20 17:18:00


Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2008 com um saldo positivo de 9.866 empregos com carteira assinada gerados, o equivalente a expansão de 2,95% no estoque de assalariados de dezembro de 2007. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) contabilizam 242.953 admissões, contra 233.087 desligamentos.


O desempenho poderia ter sido ainda melhor, não fossem os reflexos da crise financeira mundial no último mês do ano. Essa questão conjuntural se juntou à sazonalidade normal de dezembro, quando a entressafra agrícola, as férias escolares, o período de chuvas e o esgotamento da bolha de consumo provocam declínio no nível de emprego, segundo análise do MTE.


A evolução do emprego formal no Estado apresentou crescimento nos dois últimos anos em relação aos dois anos imediatamente anteriores. Em 2007 e 2008, já na nova administração, quando houve investimento em incentivos ao setor privado e retomada de investimentos públicos, os saldos foram, respectivamente, 11.922 e 9.866. O ano de 2006 havia registrado 6.507 de saldo e o de 2005, 4.612.

O forte crescimento iniciado em 2007 mostra que o empregador privado e o poder público – por meio de fomento às empresas e na contratação de obras e serviços – conseguiram movimentar a economia e assim abrir novos postos de trabalho.


A tendência se manteve em boa parte do ano de 2008. Prova disso é que Mato Grosso do Sul foi o estado brasileiro que mais contratou trabalhadores na construção civil entre maio de 2007 e maio de 2008. A média nacional de crescimento do emprego formal no setor foi de 17,57% nesse período.


 A região Centro-Oeste foi a que mais apresentou expansão, com de 25%, e Mato Grosso do Sul surpreendeu com um índice de 36,92%. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), que desenvolveu um estudo, em parceria com Fundação Getulio Vargas, tendo como base do Caged daquele ciclo de 12 meses.

Ações públicas
Numa demonstração do reconhecimento do peso que o setor tem na cadeia trabalhista, no início do último dezembro o governador André Puccinelli anunciou a ampliação da meta habitacional de 10 mil para 15 mil casas populares por ano. A iniciativa juntou-se à série de medidas que já haviam sido tomadas em prol do crescimento econômico e fortalecimento do o setor produtivo.


A meta do governo com a expansão habitacional é manter e gerar novos empregos tanto na mão-de-obra das construções, como no comércio que gira em torno dessa cadeia produtiva. “Baixamos a pauta fiscal, prorrogamos o pagamento do ICMS, incentivamos os pequenos frigoríficos e vamos também fazer um grande programa habitacional”, anunciou Puccinelli à época.

Além do forte apoio à industrialização, para que Mato Grosso do Sul agregue valor à produção agropecuária, serviços diretos executados pela administração estadual, assim como na área de moradias, contribuem para a empregabilidade. Dois exemplos: em Dourados, somente as obras de urbanização em 12 bairros, com investimento de R$ 8,9 milhões em drenagem, pavimentação e construção de praças, vão gerar 500 postos de trabalho.

Outro grande projeto lançado recentemente, a pavimentação da rodovia BR-359, com recurso do União e próprios do Estado, empregará diretamente cerca de 1.000 trabalhadores.

UEMS: Abertas inscrições para o Vale Universidade

0

2009-01-20 16:44:00

Para o ano de 2009 o governo do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, disponibilizou o Vale Universidade para todas as Unidades da UEMS. O programa Vale Universidade fornece auxílio financeiro que ajuda no custeio de alunos que estudam em instituições privadas e públicas.


As pré-inscrições para o processo seletivo de 2009 serão de 12 de janeiro a 5 de fevereiro. A inscrição será feita pela Internet no site www.setas.ms.gov.br. Podem se inscrever no programa alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado com renda igual ou inferior a R$650,00, ou renda familiar (soma dos ganhos dos membros da família) não superior a R$1.700,00.