15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9919

Indígenas se empenham na preservação de nascente

0

2009-01-28 19:11:00

A comunidade indígena da aldeia Amambai está cada vez mais envolvida na preservação de nascentes de córregos afluentes do rio Amambai.

No último dia 27 de janeiro, com a colaboração de entidades que são parceiras no trabalho de preservação ambiental foram plantadas mais de 150 mudas de diversas espécies nas proximidades da nascente, visando a conservação e preservação do local.

As entidades que participam deste projeto são: Rotaract, Rotary, Funasa, Funai, escola Mbo Eroy Guarany, Associação indígena Tapy Corá Atacoa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Amambai e o proprietário da área onde se encontra a nascente, João Grisa, já que a propriedade faz divisa com a aldeia.

Entenda o caso- A nascente estava sem nenhum tipo de preservação e em estado de extinção quando as entidades que apóiam o projeto decidiram ajudar a preservar o local.

A estrada que dava acesso a aldeia passava a poucos metros da nascente, prejudicando ainda mais a situação. Com intervenção da Prefeitura, esta estrada foi fechada e aberta uma outra, afastada da nascente para dar acesso a aldeia.

Todo o local próximo a nascente foi cercado e começou um trabalho intenso de conscientização da comunidade indígena com a limpeza e plantio de mudas nas proximidades. Hoje todos os vizinhos indígenas e o proprietário da área onde se situa a nascente participam ativamente da preservação.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Amambai começará a doar mudas de cedro e ipê para plantio na nascente, formando uma parceria do poder público com a comunidade em geral na preservação dos recursos naturais.

Governo lançará medidas para reduzir desigualdades sociais

0

2009-01-28 18:37:00

Em parceria com estados e municípios, o governo federal lançará em março pactos, com metas, nas cinco regiões brasileiras para acelerar a redução de desigualdades sociais no país. O anúncio foi feito pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, na abertura da reunião entre ministros e governadores do Norte e Nordeste.

No encontro, que reúne 17 governadores, no Palácio do Planalto, estão sendo discutidas estratégias de atuação integrada para reduzir o analfabetismo, a mortalidade infantil, acabar com o sub-registro civil e fortalecer as ações na agricultura familiar.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse aos governadores que as desigualdades regionais devem ser colocadas na ordem do dia. Para que sejam solucionadas, acrescentou ela, é que é preciso superar as diferenças no desenvolvimento social, classificadas por ela como “inaceitáveis”.

Dilma destacou a atuação articulada entre os estados e a União. “Quando não se tem ações articuladas, não se tem um projeto de desenvolvimento. Nosso desafio é articular essas ações”.

Ela afirmou também que é possível uma contribuição da União para solucionar os problemas, “principalmente agora que enfrentamos uma crise em que o investimento público será fundamental”.

Durante todo o dia, os governadores permanecem reunidos. Ao final da tarde, o encontro será encerrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os temais centrais da discussão se concentram em áreas como analfabetismo e mortalidade infantil. No passado, após a divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domcílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente Lula não gostou de saber que o Norte e Nordeste lideram o ranking nacional nessas áreas.

Participam da reunião os governadores do Norte, no caso Amazônia Legal – Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – e do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nas discussões com os governadores estão presentes os ministros de Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Em meados deste mês, o ministro José Múcio havia informado que o ciclo de reuniões com governadores seria iniciado com os representantes do Norte e do Nordeste e que a partir de fevereiro serão realizados encontros com os governadores das outras três regiões do país.

Ponta Porã: Dois homens são executados na linha Internacional

0

2009-01-28 17:32:00

Hoje quarta feira por voltas das 15 horas, um veiculo Parati da Volkswagen, de cor branca, placas KBH 4537 de Ponta Porã, estava estacionando na frente da fronteira Auto Peças, na av. Dr. Francia, linha Internacional, Pedro Juan Caballero, Paraguai e Ponta Porã, Brasil, quando foram surpreendidos por dois pistoleiros em uma moto, usando capacetes e efetuaram diversos disparos de armas de grosso calibre contra o condutor do veiculo e seu acompanhante que morreram na hora.

O condutor foi identificado por familiares como sendo Ricardo Velasques Arce e o acompanhante, poderá ser um menor de idade, não havia sido identificado ainda pela policia Paraguaia. 

Populares informaram ainda que no banco de trás da Parati, havia duas crianças pequenas que não foram atingidas pelos disparos.

A ocorrência policial foi atendida pelos agentes de segurança de Pedro Juan Caballero. Com os dois são brasileiros, deverão ser encaminhados para o necrotério de Ponta Porã para a autopsia.

Tecnologia: Empresa lançará DVD de 1 TeraByte

0

2009-01-28 16:47:00

A empresa israelense Mempile apresentou seu novo lançamento, os superDVDs capazes de armazenar até 1.000 gigabytes. O disco do tamanho de um DVD normal é capaz de salvar até 250 mil fotos em alta resolução ou arquivos MP3, 40 filmes longa-metragem em alta definição ou 115 filmes em qualidade DVD.

— Seja em iPods ou discos de alta capacidade, a quantidade de conteúdo digital que o público grava e armazena em sua casa aumentou drasticamente nos últimos anos. O problema resultante é que a informação é salva em ‘ilhas’ nos diversos equipamentos. A tecnologia do TeraDisc permitirá, pela primeira vez, que os consumidores armazenem 1 TeraByte em um único disco portátil, leve e por um preço muito mais baixo — explicou Avi Huppert, CEO da Mempile.

A nova tecnologia de armazenamento é desenvolvida a partir da transparência completa do disco, tanto antes quanto depois da gravação. Isso permite que o laser se mantenha em foco, mesmo quando há leituras através de camadas previamente gravadas. Assim, um único TeraDisc pode ler e gravar 200 camadas virtuais.

O produto deverá estar disponível no mercado até 2011.

Recapturados dois presos fugitivos da DP de Iguatemi

0

2009-01-28 16:22:00

Na quarta-feira passada, 21/01/2009, policiais civis de Iguatemi-MS, com o auxílio da Polícia Civil do Paraná, recapturaram GERSON DOS SANTOS MIYAKE (32), preso que estava foragido das celas provisórias da Delegacia de Polícia de Iguatemi desde 21/12/2007.


Na ocasião, Gerson empreendeu fuga através de um túnel perfurado do banheiro da cela ao pátio da cadeia.


Ele foi localizado por policiais, em uma casa de familiares, na cidade de Londrina-PR, tendo sido recambiado à Cadeia Pública de Iguatemi-MS, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.
Foi também recapturado, com auxilio de policiais civis de Eldorado-MS, LORIVAL SOARES (36), o qual havia fugido no dia 16/07/2008, após conseguir serrar a grade do solário, com auxilio de outros presos.


Após o cumprimento do Mandado de Prisão, Lorival foi conduzido por policiais civis de Eldorado à Cadeia Pública de Iguatemi, onde está custodiado em uma das celas à disposição da Justiça.

MPE investiga provável aumento de tarifa de energia

0

2009-01-28 15:51:00

Após o anúncio de um possível reajuste tarifário por parte da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Antonio Siufi Neto, reuniu-se com autoridades para investigações, com o intuito de embasar o caso e possibilitar a instauração de procedimento de investigação preliminar.

A reunião ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, estando presentes a Promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo, o Deputado Marcos Trad e o Consultor Jurídico Fernando Abrahão.

De acordo com Antonio Siufi Neto, o MPE quer primeiramente subsidiar uma ação mais detalhada.

“A partir de agora, vamos abrir um procedimento, pois queremos saber exatamente se haverá ou não esse reajuste anunciado”, complementa o Procurador.

Para o Deputado Estadual Marcos Trad, dificilmente haverá um aumento na tarifa, já que a Enersul ainda não ressarciu integralmente todos os consumidores.

Trad foi o presidente de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa que investigou o “tarifaço” cobrado pela concessionária entre 2003 e 2008.
www.mp.ms.gov.br

Defesa Civil alerta sobre possibilidade de temporais em MS

0

2009-01-28 15:06:00

O coronel Ociel Ortiz Elias, comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, faz um alerta preventivo à população do Estado, principalmente aquelas que residem em áreas de riscos (morros e beiras de córregos e rios). Institutos de Metereologia informam que hoje (quarta-feira) e amanhã (quinta-feira) vão ocorrer pancadas de chuvas. Em alguns pontos isolados elas podem ocorrer com forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora.

Conforme orientações do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o alerta preventivo recomenda que a população evite áreas de alagamentos e informa para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Pedestres e motoristas devem evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Detran lança campanha de orientação a novos universitários

0

2009-01-28 14:37:00

A partir da próxima semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) vai realizar a campanha “Calouro por um Trânsito Seguro”, desenvolvida com apoio de várias entidades ligadas ao trânsito.

Cerca de 10 mil calouros de todo o Estado receberão orientações sobre acidentes de trânsito, desrespeito às normas de trânsito, excesso de velocidade e associação de álcool com direção. A campanha começa na segunda, na Universidade Estácio de Sá, onde cerca de 600 alunos receberão palestras de orientação, camisetas e panfletos educativos.

O objetivo é substituir o “trote” acadêmico por educação de trânsito e atingir um público que se envolve muito em acidentes de trânsito. Dados do Detran revelam que 42% dos acidentes com vítimas, ocorridos no ano passado, envolveram jovens de 18 a 29 anos.

As próximas universidades atendidas em Campo Grande serão UCDB (02), UFMS (05), Uniderp (09) e Unaes (11). No interior do estado, a campanha será nos municípios de Ponta Porã, Glória de Dourados, Eldorado, Aquidauana, Três Lagoas, Coxim, Novo Horizonte do Sul e Três Lagoas.

“A campanha pretende sensibilizar os jovens que frequentam as universidades mostrando que eles podem ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira.

Índios saqueiam Funai de Dourados acusada de desperdício

0

2009-01-28 14:18:00

O grupo de indígenas que invadiu na tarde de ontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, cidade que fica a 221 quilômetros de Campo Grande, saquearam nesta madrugada o depósito e levaram cerca de 16 mil cestas-básicas que seriam distribuídas nas aldeias da região no início do próximo mês.

Segundo a administradora da Funai em Dourados, Margarida Nicoletti, cerca de 40 índios das etnias Guarani e Terena, permanecem alojados na sede. Conforme Margarida, a ação foi contida pela Polícia Militar depois que dois funcionários da Funai, que passaram a noite vigiando o grupo, informaram que acionariam à Polícia.

Margarida disse ainda que entrou com o pedido de reintegração de posse junto à Polícia Federal e espera que ação dos agentes para a retirada dos indígenas da sede.

“Eles querem o comando da Funai. Não há como entregar o comando a uma etnia numa região onde há três etnias”, disse ressaltando que a presidência da Funai esta a par da situação em Dourados.

PM no comando – A administradora denunciou ainda que o movimento tem como líder o policial militar Valdeson Cardoso. O PM já foi repreendido anteriormente em 2008, por conta de participações em movimentos semelhantes. Hoje o Comando Militar foi novamente acionado pela Funai.

Este é o segundo movimento de invasão ocorrido em sedes da Funai em Mato Grosso do Sul .

No início do mês um grupo de cerca de 200 índios “fechou” a sede de Bonito. O grupo também se dizia contrário a administração de Miguel Jordão, índio terena, que estava no cargo há apenas três meses. Eles chegaram a obrigar o administrador fechar o prédio e a entregar as chaves.

Pecuaristas da fronteira criticam oscilação no preço do boi

0

2009-01-28 13:49:00

A oscilação no preço da arroba do boi não está agradando os pecuaristas da região de fronteira. Nos últimos 30 dias as variações têm sido constantes, o que acaba gerando insegurança na hora da comercialização. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Roney Fuchs, disse que o preço da arroba está sendo determinado pela oferta e procura, oscilando de R$ 74 a R$ 78 nos últimos dias.

“De um dia para o outro a diferença chega a R$ 5 e isso é ruim para o pecuarista, que muitas vezes chega ao frigorífico achando que vai vender por um preço e o que está sendo pago é muito menor”, reclama. Fuchs disse que para não ter prejuízos, os pecuaristas da fronteira precisam comercializar a arroba de boi por no mínimo R$ 80. “Esse é o valor para cobrir o custeio da produção”, afirma.

Ele fala que a maior parte do gado da fronteira é negociada com o Frigoforte, frigorífico de Ponta Porã. O restante é enviado para abate em outros municípios, como Eldorado, Iguatemi e Naviraí. Com informações do site Repórter MS.

Aral Moreira tem meta de 400 casas em 4 anos

0

2009-01-28 13:21:00

Edson Luiz de David, prefeito de Aral Moreira esteve na Secretaria de Estado de Habitação a fim de consolidar parceria com o Governo do Estado para realizar sua meta habitacional prevista para os próximos quatro anos.

“Nosso objetivo é construir 400 casas. Ou seja, 100 casas por ano de mandato”, avaliou o prefeito.

Para Marun, esse interesse de firmar parcerias mostra que o prefeito tem a habitação como prioridade de seu mandato, portanto irá se esmerar para a meta seja alcançada.

“Num primeiro momento, iremos negociar o início da construção de mais 60 casas até maio. No decorrer do ano teremos a possibilidade de propor novos convênios em virtude da liberação de recursos vindos de outros programas habitacionais do Governo Federal”.

O secretário de Habitação informou que foram entregues 36 casas ano passado e já está em andamento a obra de mais 40 casas urbanas.

Essa reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) na Secretaria de Estado de Habitação.

Crise poderá eliminar 51 milhões de empregos no mundo

0

2009-01-28 12:51:00

A crise econômica mundial poderá deixar sem emprego até o final de 2009 cerca de 51 milhões de pessoas no mundo, advertiu nesta quarta-feira a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em seu relatório anual.

O peso dos cortes de empregos deve se fazer sentir nos países desenvolvidos, mas os países em desenvolvimento sofrerão um forte impacto, segundo a OIT. A organização havia informado ontem que, na América Latina, a crise deve eliminar cerca de 2,4 milhões de empregos neste ano.

No cenário mais otimista para a economia mundial, o mundo pode chegar ao fim do ano com 18 milhões de desempregados a mais que no fim de 2007, com uma taxa global de desemprego de 6,1%. Em um outro cenário, menos moderado, 30 milhões de empregos podem desaparecer no mundo todo neste ano, com uma taxa de desemprego de 6,5% –contra 6% do ano passado e 5,8% de 2007.

Caso as condições econômicas mundiais continuem a se deteriorar, então o número de empregos perdidos poderá chegar a 51 milhões, com uma taxa de desemprego mundial de 7,1%.

"A mensagem da OIT é realista, não pessimista. Estamos agora encarando uma crise global de empregos", disse o diretor-geral da organização, Juan Somavía, em um comunicado. "Muitos governos estão conscientes e agindo, mais uma ação internacional mais decisiva e coordenada é necessária para evitar uma recessão social global."

Na pesquisa anterior, de outubro, a OIT previam que seriam eliminados da economia mundial 20 milhões de empregos até o fim deste ano.

América Latina – Em estudo apresentado ontem em Brasília, a OIT mostrou que o ciclo de redução do desemprego na América Latina e Caribe, que vinha se desenhando nos últimos cinco anos, vai chegar ao fim em 2009. Desde 2003, quando o nível de desocupação na região atingiu o patamar de 11,2%, o indicador vinha caindo e chegou a 7,5% em 2008. Com isso, a taxa de desocupação da população economicamente ativa nas cidades pode voltar aos 8,3% de 2007.

Intitulado "Panorama Laboral", o panorama alerta ainda que a perda da renda e do emprego de chefes de família e um processo de retorno de migrantes aos seus lugares de origem podem pressionar ainda mais os mercados mundiais.

Soja da variedade inox vai ser cultivada este ano

0

2009-01-28 12:18:00

Desenvolvidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e Tropical Melhoramento e Genética (TMG), as variedades TMG 801 e TMG 803 foram lançadas no ano passado e já estão sendo plantadas nesta safra, em escala comercial, por produtores de sementes.

Mas o plantio de variedades resistentes à ferrugem não é salvação da lavoura de soja, avisa o pesquisador Sérgio Suzuki, da Fundação MT. “O uso da soja inox não elimina a necessidade de aplicação de fungicida e da adoção de outras práticas de prevenção, como o vazio sanitário.” Suzuki explica que a ferrugem é uma doença agressiva e desenvolve quebra de resistência, tanto à barreira genética quanto à química, com facilidade. “Um dia a doença vai quebrar a resistência dessas variedades. Mas usar duas ferramentas (variedade resistente e fungicida) para combater o mesmo problema deve dar mais longevidade à tecnologia.”

As novas variedades e o manejo correto da tecnologia inox são os principais temas do TecnoCampo 2009, promovido pela Fundação MT, que será realizado nesta sexta-feira e sábado, em Sorriso. O evento continua no dia 7, em Campo Novo do Parecis; prossegue no dia 14, em Primavera do Leste; dia 28, em Canarana, e termina nos dias 6 e 7 de março, em Rondonópolis.

NOVAS GERAÇÕES – De acordo com Suzuki, a Fundação MT e a TMG já pesquisam novas gerações da soja inox. A TMG 801 e 803 carregam 1 gene de resistência. “A segunda geração vai combinar 2 genes diferentes de resistência atuando juntos. Daí o fungo terá de quebrar 2 genes ao mesmo tempo”, explica. E a geração 3, diz ele, vai associar 2 genes de resistência mais 1 gene de tolerância.

A ferrugem asiática é a principal doença da soja. Mas, nesta safra, a incidência está menor. Conforme dados do Consórcio Antiferrugem, que monitora a doença em todo o País, até sexta-feira foram registrados 263 focos de ferrugem. No mesmo período da safra anterior, foram registrados 565 focos. “A redução é em função, principalmente, do clima seco. Mas as ações de prevenção também estão ajudando a reduzir os prejuízos causados pela doença”, avalia o pesquisador Rafael Soares, da Embrapa Soja.

Técnicos europeus ampliam roteiro em Mato Grosso do Sul

0

2009-01-28 11:49:00

Os veterinários europeus continuam em Mato Grosso do Sul para avaliar os Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV (ERAS), tendo ampliado o roteiro da visita incluindo uma terceira propriedade rural, no município de Itaquiraí – distante 400 km da Capital. O grupo chegou na segunda-feira, antecipando em um dia a programação, e permanece no Estado até sexta-feira (30), quando segue para Brasília.

Hoje o grupo se desloca para Campo Grande onde visita a fazenda Primavera, na divisa com Nova Alvorada (150 km da Capital). Já na quinta-feira (29) o dia está reservado para visita ao frigorífico Bertin, em Naviraí (360 km da Capital). Saindo daquele município na sexta-feira (30) os técnicos passam pela terceira fazenda, em Itaquiraí, e de lá retornam para Campo Grande quando seguem no final do dia para Brasília.


Segundo a Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), apenas as propriedades de Três Lagoas e Campo Grande estão habilitadas ao mercado europeu. “Eles chegaram com a programação alterada e nela estava a localização geográfica de outra propriedade. Não há justificativa para nós, apenas temos que cumprir o roteiro”, salienta o superintendente estadual Orlando Baez.

Além de Baez também acompanham a missão o responsável pelo Sisbov no Estado, Orazil Baldini, o presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, e outros fiscais federais e estaduais. A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, deve se juntar ao grupo amanhã.

ROTEIRO

Especializados em saúde pública, os três técnicos europeus – o belga Andre Evers, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano – iniciaram ontem pela manhã os trabalhos em Três Lagoas, onde visitam a fazenda União, que inclusive já realizou o primeiro abate para o mercado europeu no ano passado. Ainda na divisa com São Paulo a missão também passou parte da tarde em Andradina/SP.


Semana passada outros dois técnicos europeus estiveram no Estado. Naquela ocasião os veterinários Denôit Salveroche e Georg Czis, ambos especialistas em saúde animal, não só receberam informações detalhadas sobre a Zona de Alta Vigilância (ZAV) como também visitaram agências da Iagro em Campo Grande e Caracol, além de duas propriedades inseridas na ZAV, também no município de Caracol.

Amambai: Pájaro Campana está com inscrições abertas

0

2009-01-28 11:30:00

A Associação Cultural Amambaiense prepara-se para o início das aulas do Projeto Pájaro Campana de 2009.

Vale lembrar que as aulas são gratuitas e para isso a Associação Cultural conta com a colaboração de várias pessoas, para que possa custear esse trabalho, que mantém em média 60 vagas distribuídas em vários instrumentos: Harpa, Violino, Violoncelo, Violão e Viola Caipira.

 Queremos externar aqui sinceros agradecimentos aos colaboradores e lembrar que sem vocês não seria possível realizar este projeto de relevância cultural em nosso município.

As aulas começarão dia 2 de fevereiro, com mais 12 vagas para viola caipira (período noturno). Nas modalidades de violino, violoncelo, harpa e violão, também há algumas vagas (período diurno)

As inscrições para novos alunos estão abertas. Os interessados podem realizar a inscrição na Rua da República, 2083 (ao lado da Tapeçaria Ferrari) em horário comercial.

Troca de soja por cana frustra agricultores no Centro-Oeste

0

2009-01-28 10:48:00

"Resolvi diversificar a cultura e comecei a plantar cana para fornecer para as usinas. Só não esperava que o setor [sucroalcooleiro] fosse entrar em crise e que eu fosse ficar com a cana na mão." A frase acima é de um produtor de grãos de Goiás, que há dois anos também se tornou fornecedor de cana. Assim como ele, que preferiu não se identificar, muitos produtores e arrendadores de terras do país começam a repensar a cana como alternativa econômica.

Parte dos produtores goianos que arrendou terras para usinas canavieiras tem enfrentado inadimplência. O atraso nos pagamentos pelas áreas arrendadas passou a ocorrer, sobretudo, a partir do segundo semestre de 2008, e não envolve apenas pequenas usinas, mas as grandes instaladas nos municípios de Acreúna, Anicuns, Inhumas, Santa Helena e Vicentinópolis, todos em Goiás, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Em algumas dessas regiões, há atraso de até cinco meses no pagamento.

O arrendamento é, em alguns casos, a única alternativa de renda desses produtores. Esses contratos de arrendamento de terras vigoram por no mínimo um ciclo completo da cana, tradicionalmente de seis anos, e vai até 20 anos, quando é de longo prazo. Segundo Bartolomeu Braz Pereira, presidente da comissão de açúcar e álcool da Faeg, as usinas instaladas nas regiões de Goiás com problemas financeiros estão negociando o pagamento em atraso. "O momento é difícil para o setor. Os produtores estão discutindo saídas", disse.

O caso de Goiás não é isolado. Em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Estado considerado nova fronteira para cana, a situação é similar. E nesse pacote de inadimplência os fornecedores de cana também estão incluídos. Na região de Ribeirão Preto (SP), principal pólo produtor de cana do país, nove usinas estão com pagamento de seus fornecedores em atraso, segundo Manoel Ortolan, presidente da Cooperativa Plantadores Cana do Oeste São Paulo (Canaoeste).

Pecuaristas da fronteira criticam oscilação no preço do boi

0

2009-01-28 10:16:00

A oscilação no preço da arroba do boi não está agradando os pecuaristas da região de fronteira. Nos últimos 30 dias as variações têm sido constantes, o que acaba gerando insegurança na hora da comercialização. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Roney Fuchs, disse que o preço da arroba está sendo determinado pela oferta e procura, oscilando de R$ 74 a R$ 78 nos últimos dias.

“De um dia para o outro a diferença chega a R$ 5 e isso é ruim para o pecuarista, que muitas vezes chega ao frigorífico achando que vai vender por um preço e o que está sendo pago é muito menor”, reclama. Fuchs disse que para não ter prejuízos, os pecuaristas da fronteira precisam comercializar a arroba de boi por no mínimo R$ 80. “Esse é o valor para cobrir o custeio da produção”, afirma.

Ele fala que a maior parte do gado da fronteira é negociada com o Frigoforte, frigorífico de Ponta Porã. O restante é enviado para abate em outros municípios, como Eldorado, Iguatemi e Naviraí. Com informações do site Repórter MS.

Amambai: 15ª Noite Hawaiana acontece neste sábado

0

2009-01-28 09:51:00

Suzana Machado

Há 15 anos, o Recanto dos Caytés realiza um dos principais eventos do calendário de festas anual do município.

A festa que se realizou pela primeira vez para inaugurar o salão do espaço, tornou-se tradição na cidade.

“Nos seus seis primeiros anos a festa só deu prejuízo, mas nunca deixamos cair a qualidade; sempre acreditamos que ia dar certo e realmente o resultado começou a ser positivo, até a Noite Hawaiana se tornar o que é hoje, uma das principais festas, não somente do município, mas de toda a região”, ressalta Elpídio Simas, proprietário do Recanto e também coordenador e organizador da festa.

Para este ano, a novidade fica por conta da banda. “Há mais de três anos tentamos trazer a Banda Brasil 2000 e este ano conseguimos. Teremos também várias caravanas dos municípios vizinhos que virão prestigiar e se divertir na 15ª Noite Hawaiana e esperamos que os amambaienses recepcionem muito bem esses visitantes.”

A festa também terá um bar diferenciado, decorado de acordo com o tema da festa, bebidas, batidas, frutas e o tradicional canjão que é servido no final do evento.

O público será recepcionado no estilo hawaiano. “É importante ressaltar que sempre colocamos o dobro de seguranças exigido pelo Poder Público, e teremos revista com detector de metal, garantindo assim que as pessoas aproveitem ao máximo a festa sem maiores preocupações. Temos também o estacionamento, que é gratuito, com ticket. Outra característica importante da festa é que sempre trouxemos bandas/show e um número excedente de bailarinas.”

Um telão também será montado, mostrando um pouco do histórico do Recanto dos Caytés e da festa.

Os ingressos estão sendo vendidos a preços promocionais em toda a região, até sexta-feira (30). Em Amambai, os pontos de venda são a Abílio Academia, Camaleoa e Ponto Mix.

Para os associados os valores são diferentes. Estudantes que apresentarem carteirinha, comprovante de pagamento ou atestado de matrícula, pagam somente 50% do valor do dia do evento no ingresso. Nestes casos, os ingressos são nominais e estão sendo vendidos somente na Abílio Academia.

Conforme determinação do Juizado da Vara da Infância e Juventude, será permitida a participação de adolescentes entre 14 e 16 anos de idade incompletos, que se fizerem acompanhados dos pais ou responsável legal. Os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos poderão participar da festa desde que sejam autorizados pelos pais ou responsável legal, junto ao Conselho Tutelar.

A autorização somente será tirada no Conselho Tutelar pelos genitores ou responsável legal e a organização da festa comunica aos pais que forem fazer a autorização, para procurarem o Conselho com antecedência. A prova da idade será através de documentos e haverá fiscalização no local do evento.

A expectativa é de que este ano o público presente na 15ª Festa Hawaiana seja em torno de 3 mil pessoas.

O Recanto dos Caytés fica na rodovia MS-156, km 02.

Editorial `Esportes´ por Clesio Ribeiro

0

2009-01-28 09:19:00

Investir no esporte é investir na qualidade de vida das crianças, jovens e adultos. A notícia de que Amambai será um dos municípios contemplados com um núcleo de esporte recreativo e lazer é muito animadora. Serão apenas seis municípios no Estado beneficiados com o projeto. A articulação política e a credibilidade do prefeito Dirceu Lanzarini (PR) foram fundamentais para que Amambai fosse contemplada. As obras devem começar em março, em Campo Grande, Amambai, Caarapó, Ponta Porã, Jardim e São Gabriel do Oeste. 

Durante a campanha, e também após ser eleito, antes de tomar posse, em entrevista coletiva com a imprensa, Lanzarini falou do seu compromisso em fazer mais pelo esporte de Amambai. Com ampla experiência na área, adquirida como presidente da Fundesporte no Estado por quase quatro anos, conhece bem os caminhos a percorrer como prefeito. A conquista desse núcleo de esporte já é um grande passo.

Na última edição do jornal A Gazeta, o prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB) falou da importância do esporte em sua administração. Bettoni coloca como prioridades a saúde, a educação e o esporte. Segmentos que, segundo o prefeito, agem e influenciam de forma positiva diretamente na qualidade de vida do cidadão. E em se falando de esporte, Paranhos é considerado um dos municípios que mais investe no esporte em todo o Estado.

O esporte é uma das alternativas mais eficazes para tirar a criança, o adolescente e o jovem da ociosidade. Muitas vezes, por falta de opção e pela desocupação fora do período escolar, acabam se envolvendo em atividades que levam a um comportamento inadequado para a formação de um cidadão bem sucedido. O esporte forma cidadão, aplica disciplina e incentiva o convívio social, além de despertar talentos.

Portanto, a notícia de que Amambai será contemplada com a construção de um núcleo de esporte recreativo e lazer merece ser muito comemorada. Conforme disse o prefeito de Paranhos, saúde, educação e esporte são o tripé da administração, que mexem diretamente com a vida do cidadão. O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, está de parabéns pela conquista e a população agradece. 

Torneio beneficente será no domingo na Agesul

0

2009-01-28 08:45:00

Os atletas de Amambai poderão mesclar momentos de esporte e solidariedade. No próximo domingo, no campo da Agesul, na saída para a Escola Agrícola, está sendo programado um torneio beneficente, que visa levantar fundos para colaborar com o tratamento de câncer de duas pessoas de Amambai. 

As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 8 horas, no valor de R$ 50,00. A premiação ainda não foi divulgada.

 A coordenação do torneio está a cargo do árbitro Vargas.