15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9918

Prefeitura convoca população para Plano de Habitação

0

2009-01-29 13:02:00

O Plano de Habitação do município de Amambai que irá determinar o déficit habitacional/social da cidade começa a desenvolver a primeira etapa, a empresa contratada por licitação pela Prefeitura Municipal de Amambai está realizando as visitas correspondentes para conhecer a real situação de moradias em Amambai.

A assistente social da empresa, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social realizou visitas às lideranças de bairros e vilas para uma prévia divulgação do plano e convidando para as respectivas reuniões que acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro.

Hoje, 29, às 18:30 horas a reunião acontece na Escola Marlene Vilarinho Albuquerque, na Vila Cristina, para divulgação do plano. Logo após, às 19:30 horas, a equipe dirige-se à escola Municipal Julio Manvailler, onde, junto com a comunidade discutirá as necessidades habitacionais dos bairros que envolvem aquela região, como as vilas Indiana, Alcindo Franco Machado, Vila Limeira e Vila Santo Antônio.

Na sexta-feira, dia 30, a comissão realiza mais duas reuniões. A primeira às 8 horas na Escola Municipal Indígena Mbo Eroy Guarani/Kaiowá, na Aldeia Amambai e logo mais, às 10 horas a equipe segue para a Escola Municipal Indígena Tupã I Ñandeva na aldeia Limão Verde, para divulgação e discussão do déficit habitacional indígena.

Câmara de Juti define as comissões e aprova projeto

0

2009-01-29 12:08:00

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juti, através de seu presidente Adriano Passarelli (PDT), convocou terça-feira, 27, os demais vereadores, para decidir sobre a nomeação dos presidentes das cinco comissões permanentes, conforme as atribuições regimentais. Segundo ele, foram nomeados apenas os presidentes das comissões, ficando cada um responsável pela nomeação dos relatores e revisores.

“Cada presidente tem autonomia para escolher os demais membros das comissões, porém, obedecendo a proporcionalidade representativa dos partidos políticos existentes no Legislativo”, adianta Passarelli.

Respeitando as atribuições regimentais e a proporcionalidade partidária, as cinco comissões foram formadas e nomeadas da seguinte maneira: Comissão de Legislação, Justiça e Redação, presidente Alceu Adauto Santoro (DEM); Comissão de Finanças e Orçamentos, presidente Alessandra Martins Biazotti Santoro (PMDB); Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Thiago Compagnoni (PSB); Comissão de Educação Cultura e Esportes, Cláudia de Sena Cabral Ribeiro (PMDB); Comissão de Saúde e Assistência Social, Luzia Aparecida Araújo Rocha (DEM).

Na ocasião, Passarelli também convocou os vereadores para sessão extra-ordinária de análise e aprovação do Projeto de Lei 001/2009, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a Reestruturação dos Cargos e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal. A sessão aconteceu ontem, às 9h, com o projeto em pauta sendo aprovado por unanimidade.

A presidência adianta, ainda, que a partir do dia 2 de fevereiro a Câmara será reaberta ao atendimento público, no horário das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Uma sessão solene marcará o início das atividades legislativas, agendada para 16 de fevereiro, as 19h30 horas.

REFORMA – Ao Diário MS, Adriano Passarelli informou que está projetando reformas na estrutura do prédio, entre elas, a construção de um estacionamento anexo à Câmara. Também, recentemente, reformulou o sistema de telefonia do Legislativo, instalando senhas nos ramais, visando maior economia financeira.

Para Passarelli, durante seu mandato, pretende instituir um novo perfil do vereador. Segundo ele, o vereador é o legislador mais próximo do cidadão, em virtude disso, é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades da população que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.

“É direito e dever de cada cidadão cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas, que visem o interesse coletivo”, afirma. Portanto, acrescenta Passarelli, o vereador deve ir ao encontro das pessoas e ouvir, diretamente, suas preocupações, carências e dificuldades.

Índios deixam prédio da Funai e protestam na rua em Dourados

0

2009-01-29 11:40:00

Decisão do juiz federal Fábio David determina que indígenas deixem o prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio), invadido desde terça-feira. Eles foram obrigados a sair do local hoje pela manhã e iniciaram protesto na rua em frente à sede.

O pedido de reintegração de posse foi feito ontem de manhã, pela coordenadora da Funai, Margarida Nicoletti. O grupo formado por 80 indígenas reivindica a exoneração de Margarida.

Eles também denunciam que equipamentos agrícolas, sementes e cestas básicas recolhidas não teriam sido repassados nas aldeias. Ela, por sua vez, afirma que o movimento tem como líder o policial militar Waldison Cândido Francisco,filho do cacique da aldeia Água Branca, em Aquidauana.

O policial já foi repreendido anteriormente em 2008, por participar em movimentos semelhantes. Esta é a segunda invasão ocorrida em sedes da Funai em Mato Grosso do Sul .

Polícia Civil prende acusado de coordenar furto de motos

0

2009-01-29 11:30:00

Vilson Nascimento

Através de trabalho de investigação, a Polícia Civil de Amambai realizou a prisão, no início da manhã dessa quinta-feira (29) de um rapaz de 26 anos, acusado de coordenador furto de motocicletas em Amambai.

Segundo a polícia, Edson Silva Alvarenga, o “Edinho”, residente na região do Jardim Panorama em Amambai, seria o responsável direto por pelo menos cinco furtos de motocicletas registrados recentemente na cidade.

De acordo com a equipe de investigação, Edinho coordenava pessoalmente os furtos, mas quem pegava as motos eram os adolescentes, todos menores de idade, segundo a polícia, uma estratégia usada para evitar prisões, já que menores não podem ser autuados em flagrante e tem pena reduzida, diferentemente do que ocorre com uma pessoa com idade igual o superior a 18 anos.

A casa começou a cair

Segundo a Polícia Civil de Amambai a “casa” do acusado começou a cair após a apreensão de dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, quando tentavam fugir com motocicletas furtadas.

De posse de informações levantadas junto aos menores, a equipe de investigadores passou a juntar provas, segundo a polícia, sobre o real envolvimento de Edinho nos furtos e de posse das informações, o delegado responsável pelo caso, Dr.Claudineis Galinari, representou pela prisão preventiva do acusado, que foi decretada pelo Juiz de Direito, Dr. César de Souza Lima, titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Amambai.

Com o mandado de prisão em mãos, na manhã dessa quinta-feira uma equipe da Polícia Civil de Amambai realizou um cerco à residência de Edinho que foi preso ao acordar.

Ele, que nega as acusações, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil onde foi ouvido e posteriormente seria encaminhado para o Epam (Estabelecimento Penal de Amambai), onde permanecerá à disposição da Justiça.

Os dois adolescentes infratores envolvidos nos furtos, todos reincidentes, inclusive um deles chegou a ser apreendido três vezes em menos de uma semana, duas vezes por furto de motos, deverão ser encaminhados para unidades de internação fora de Amambai.

Recapturados dois presos da Cadeia Pública de Iguatemi

0

2009-01-29 11:08:00

Policiais civis de Iguatemi, com o auxílio da Polícia Civil do Paraná e de Eldorado, recapturaram dois presidiários que fugiram da Cadeia Pública.

Já estão de novo na celas o intermos Gerson dos Santos Miyake (32 anos), preso que estava foragido das celas provisórias da Delegacia de Polícia de Iguatemi desde 21 de dezembro de 2007.

Na ocasião, Gerson empreendeu fuga através de um túnel perfurado do banheiro da cela ao pátio da cadeia. Ele foi localizado por policiais, em uma casa de familiares, na cidade de Londrina-PR, tendo sido recambiado à Cadeia Pública de Iguatemi, onde permanece custodiado e à disposição da Justiça.

Foi também recapturado, o preso Lorival Soares (36), que havia fugido no dia 16 de setembro de 2008, após conseguir serrar a grade do solário, com auxilio de outros presos, na Cadeia Pública de Iguatemi, Ele foi preso por uma guarnição de policiais militares de Eldorado.

A condução do preso até a Cadeia Pública de Iguatemi foi realizada pela Polícia Militar Militar de Eldorado, e ele está custodiado em uma das celas e está à disposição da Justiça, segundo informa a PM de Eldorado.

Governo estende merenda escolar a alunos do Ensino Médio

0

2009-01-29 10:47:00

O governo publica na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União a norma que estende a concessão de merenda e transporte a estudantes do ensino médio.

Conforme dados do Ministério da Educação, mais de 7,3 milhões de alunos do ensino médio terão merenda e cerca de 1,1 milhão de alunos do ensino infantil e médio, da zona rural, terão direito ao transporte escolar.

A Medida Provisória n.º 455, repassa ainda recursos ao programa Dinheiro Direto, que permite às escolas realizarem pequenas melhorias nas instalações.

Funai registra queixa contra indígenas em Dourados

0

2009-01-29 10:17:00

 Funcionários da Funai registraram queixa contra os cerca de 60 índios das etnias guarani, terena e caiuá que, desde anteontem, mantêm invadida a sede da administração da Funai em Dourados (230 km de Campo Grande). Eles acusam os índios de saquear parte das cestas de alimentos estocadas no depósito do órgão.

Reportagem do site Douradosinforma flagrou o desperdício de alimento no local. Alimentos estavam abertos ao relento.

"Eles arrebentaram três cadeados e, no meio da madrugada, começaram a carregar uma camionete com produtos que compõem as cestas", disse a administradora Margarida Nicoletti.

Segundo ela, a ação foi fotografada por servidores que estavam de campana nas imediações da sede. Eles acionaram a polícia imediatamente. Ainda conforme  a administradora, ainda não há estimativa sobre a quantidade de alimentos que foi levada.

 No depósito, segundo ela, há o equivalente a 16 mil cestas básicas. "Estava tudo sendo preparado para a distribuição nas aldeias, mas, com o protesto, o processo teve de ser interrompido", afirmou.

Os manifestantes, que exigem a saída da administradora e a nomeação de um indígena para o cargo, negaram ontem as acusações. Segundo Lucas Paiva, da Associação Indígena Kateguá, a camionete fotografada estava sendo carregada com colchões e cobertores.

"Nem todos quiseram dormir aqui, então levamos embora o que era desnecessário", disse. Segundo ele, o depósito está "intacto". "Não mexemos em nada por lá, até mesmo para que possamos provar que a distribuição é falha e que há alimentos estragando", disse Paiva, que reiterou o propósito de permanecer no local até que a Funai anuncie a troca no comando da administração local. "Não arredaremos o pé daqui."

Ontem, a Justiça Federal concedeu reintegração de posse à Funai. Até a conclusão desta reportagem, o mandado não havia sido cumprido.

Rudi determina recuperação de áreas degradáveis

0

2009-01-29 10:13:00

Através de uma determinação do prefeito Rudi Paetzold (PMDB), o diretor do departamento de meio ambiente e turismos da prefeitura municipal de Coronel Sapucaia Bruno Borges Venancio, esteve na semana passada fazendo um levantamento de todas as áreas degradáveis nas imediações do Rio Iguatemi.

Neste levantamento, também participaram o secretário municipal de infra-estrutura Ada da Agripeças e o diretor do departamento de obras Marcio Sergio da Silva.

De acordo com o Diretor Bruno, essa pesquisa que está iniciando como um marco zero, sendo que objetivo principal elaborar um projeto de contenção seguido de estudo e analise do solo onde os resultados obtidos farão parte de um sistema para a Recuperação das Áreas Degradadas causadas por desmatamentos desenfreados e também além das grandes chuvas que abriram no decorrer de vários anos grandes crateras que produziram imensas toneladas de área que são introduzidas no leito do Rio Iguatemi sendo considerado um dos principais afluentes rio Paraná.

Nesta visita a um dos locais a serem recuperados, as autoridades puderam constatar que existem valas com mais de Três kilômetros de cumprimento e 100 metros de largura, e que em alguns locais chegam a medir cerca de 15 metros de profundidade, e já existe também locais em que o lençol freático já foi atingindo, portanto a pressa para se tomar alguma providencia é grande, se não infelizmente dentro de aproximadamente, uns Cinco anos não vai mais existir o Rio Iguatemi, ele será tomado pelas imensas camadas de areia que cresce simultaneamente.

O Diretor Bruno também afirma que vários órgãos do governo estadual e federal, já tiverem no município realizando uma serie de pesquisas, mais infelizmente até agora nada foi feito para corrigir o problema.

Bruno disse que este Projeto também prevê um estudo pormenorizado das conseqüências causadas pela compactação das áreas degradadas e onde propõe uma solução para três problemas existentes atualmente, que são:

A recuperação de áreas degradadas provenientes de desmatamentos; A adsorção diferencial de resíduos de venenos depositado por alguns agricultores e também dejetos que são depositados pela população em nascentes que estão ao arredor da cidade que não respeitam o meio ambiente;

E da não preservação dos afluentes do Rio Iguatemi, e da sua própria nascente que fica localizado dentro da Aldeia Indígena Taquapiri.

“Todos estes problemas são emergentes, portanto esperamos contar com a contribuição de todos os órgãos estaduais e federais para uma solução emergencial, podendo os resultados a serem obtidos e utilizados como argumento para num futuro próximo recuperarmos um dos Rios que pede socorro” Finaliza Bruno Borges Venacio.

Marisa abre ano legislativo falando sobre a Copa 2014

0

2009-01-29 09:59:00

A senadora Marisa Serrano fará na próxima semana discurso de abertura do ano legislativo falando sobre a importância de Campo Grande ser eleita pela Fifa como uma das sub-sede da Copa de 2014. Ela pretende mostrar aos senadores que a Capital de Mato Grosso do Sul está mais bem posicionada geograficamente e tem uma infra-estrutura melhor adequada para receber megaeventos como este.

Para ela, “Campo Grande é uma Capitais brasileiras com melhor qualidade de vida do País, com um aparato de serviços e capacidade de atendimento ao público com poucas quando comparada com cidades médias de nossa região”.

A senadora vem desde a semana passada discutindo o assunto com o prefeito Nelsinho Trad e com o governador André Puccinelli delineando as melhores estratégias para conseguir viabilizar a vinda da Copa para Campo Grande. A primeira medida foi manter contato com a prefeitura de Porto Alegre e solicitar o plano estratégico que a administração municipal da Capital Gaúcha vem adotando para ser uma das sub-sede da Copa.

“Também tenho conversado com o governador José Serra e com o governador Aécio Neves para nos ajudar”, visto que São Paulo e Minas Gerais estão reivindicando junto à Fifa a indicação para sediar os jogos da Copa. Segundo Marisa, os governadores se colocaram à disposição para ajudar Campo Grande.

Marisa afirmou que “esta é uma questão que não deve ser politizada”, visto que vencerá a disputa quem mostrar maior envolvimento da sociedade e coesão dos seus representantes, aliado às apresentações técnicas da infra-estrutura urbana da cidade. “Trata-se de apresentar boas propostas e coesão de propósitos”, explicou.

Outra iniciativa importante, de acordo com a Senadora, será o lançamento oficial do livro “Legado de Megaeventos Esportivos”, que acontecerá em Campo Grande até o mês de março, apoiando assim a iniciativa de um trabalho que vem sendo realizado com o Ministério dos Esportes. “Acho que ser sub-sede de uma Copa do Mundo será importante para Campo Grande não somente por causa da infra-estrutura e dos recursos que serão investidos na cidade, mas também como uma forma de divulgar nossas potencialidades turísticas e nos integrarmos socialmente com o mundo”, ressaltou a senadora.

Comerciante é assassinado em Sete Quedas

0

2009-01-29 08:39:00

Vilson Nascimento

O comerciante Ney Carlos Colle, 43 anos, foi assassinado com quatro tiros na noite dessa quarta-feira (28) em Sete Quedas na fronteira com o Paraguai.

Segundo a polícia o crime aconteceu por volta das 19h45 em frente o estabelecimento comercial da vítima, uma padaria situada na região central da cidade.

A esposa da vítima, uma mulher de 24 anos, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil local e informou que Ney estaria lavando sua camionete em frente à padaria quando chegaram os executores.

Como a residência do casal fica aos fundos da padaria, a mulher se dirigiu para o interior da casa, foi quando escutou disparos de arma de fogo vindos da rua.

Assustada ela teria corrido para o banheiro, se trancado e ligado para a polícia, foi quando teria ouvido mais pelo menos dois tiros.

Em contato com a polícia, uma pessoa afirmou ter presenciado o momento em que a vítima estava sendo executada e deverá servir de testemunha no inquérito que investiga o caso.

A Polícia Civil de Sete Quedas, que trabalha no caso, permanece com as investigações e pelo modo operante que os assassinos teriam agido, descarta a possibilidade do crime ter sido cometido durante uma tentativa de assalto. As investigações continuam.

Matéria atualizada às 10h30

Acumulada, Mega-Sena vai sortear R$ 7 mi no sábado

0

2009-01-29 07:00:00

A Mega-Sena acumulou ontem, em sorteio realizado na cidade de Arapiraca (AL). Foram sorteados os números 14, 21, 25, 48, 51 e 60.

A estimativa para o próximo sorteio é de R$ 7 milhões, que será realizado no sábado (31).

Acertaram a Quina 35 apostadores que levarão R$ 33.115,91. Já os números da Quadra foram acertados por 3.197 pessoas que receberão R$ 362,55 da CEF (Caixa Econômica Federal).

Confira a previsão do horóscopo para hoje, 29 de janeiro

0

2009-01-29 06:38:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Dia favorável para a vida profissional. Você vai impressionar com a sua força e determinação. Sua capacidade de estar sempre no lugar onde se espera vai lhe trazer muita vantagem: vão pensar primeiro em você, quando quiserem escolher alguém para uma tarefa importante.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
De vez em quando, você lembra que é preciso assegurar o seu futuro; que na velhice não se tem tanto gás para trabalhar. Só que agora você pensa nisso sem tristeza nem amargura. O futuro é importante, mas o agora mais ainda. A responsabilidade com o dia de hoje projeta um bom futuro.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Retorna um desejo de emoções mais vivas, como um romance apaixonado e total. A necessidade de muita emoção ultrapassa o medo de errar, e você toma uma atitude para conquistar alguém ou fazer nascer novamente o fogo de algum relacionamento já existente.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Momento favorável para romances e paixões. Poderá ter início algum relacionamento marcante e inesquecível, se você está disponível. Você está numa fase de amadurecimento de idéias e tomadas de posição na vida. Não deixe passar o que é seu por direito de conquista.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Astral positivo; não deixe de dar atenção às propostas e novidades que aparecerem, sejam lá quais forem. Se você sentir preguiça de fazer modificações na sua vida, lembre-se que o que não muda não fica do jeito que está: apodrece, desintegra, se transforma em outra coisa, rui ou cai.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Hoje você está se sentindo pouco confortável, como quem não está entre as coisas que conhece, entre o que está acostumado. Um verdadeiro E.T. no mundo. Para mudar este astral é necessário agir constantemente e com muita atenção. A preguiça é o seu pior inimigo, agora.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Momento favorável para a vida profissional, principalmente se você precisa convencer pessoas ou ser aceito num grupo. Provavelmente estará mais espirituoso e engraçado, embora possa deixar transparecer, no fundo, uma disposição irredutível. Ative a flexibilidade também.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Os astros estão lha trazendo alegria e descontração, reavivando o seu peculiar senso de humor. O senso de humor é uma das mais antigas feitiçarias: pode transformar um poderoso tirano num desajeitado jegue orelhudo. Você é um dos que conhece este poder.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Hoje você está sonhando com um futuro melhor. Ainda bem que agora você não cai na armadilha de imaginar no passado um mundo onde tudo dava certo e a vida era mais bela. Na verdade, não foi assim. É no futuro que está a possibilidade de melhora, com a cooperação de todos.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Neste momento, você pode estar se sentindo numa espécie de conflito entre continuar comodamente na sua situação dentro dos relacionamentos ou partir em busca de coisa melhor. Decida-se o mais rápido possível. A permanência no conflito gera muito sofrimento e desgaste.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Urano transitando por Peixes pode lhe transmitir uma mensagem muito importante: saber perdoar os erros dos outros. E outra: saber desculpar os seus também. Desculpar não é esquecer, ao contrário, é aprender com eles. Caiu, sacuda a poeira e dê mais uma volta por cima.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Emoções fortes, poderosas, dominadoras, mas um pouco dispersas, que podem acabar lhe deixando tenso no fim do dia. O quotidiano vai bem, mas grandes metas vão ter que esperar um pouco. Alegria no lar e relacionamento mais fácil do que de costume, em família.

Previsão de pancadas de chuva forte hoje em MS

0

2009-01-29 06:35:00

Céu entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuvas fortes e trovoadas em áreas isoladas do Estado.

Nas demais regiões a previsão também é de chuva forte. A temperatura mantém estabilidade com máxima de 33º e mínima de 19º.

Amambai:Farmácia de planão hoje, Farmácia São Marcos

0

2009-01-29 06:02:00

OAB/MS divulga hoje resultado "catastrófico" de exame

0

2009-01-29 04:03:00

A OAB/MS divulga os dados hoje, mas já antecipa que o resultado do último exame da Ordem dos Advogados foi “catastrófico”. Nessa quinta-feira, o presidente da OAB, Fábio Trad vai reunir a imprensa pela manhã para apresentar os números e avaliar o índice de aprovação.

Segundo a entidade, o desempenho dos bacharéis em Direito foi muito pior que o alcançado no segundo exame do ano passado, que teve aprovação de apenas 38.89% dos candidatos em uma primeira lista divulgada. Depois, com recursos impetrados, a taxa chegou a 50,97%.

A primeira fase do terceiro Exame de Ordem de 2008 teve as provas aplicadas em com a imprensa sobre qualidade do ensino jurídico no Estado, indicando as críticas que estão por vir.

Também vai participar da coletiva o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-MS, Alexandre Bastos.

Neste ano o exame teve 1.4 mil inscritos para a prova objetiva, que é exigência para que o bacharel em Direito trabalhe como advogado.

Rudi mantém audiência com Marun para discutir habitação

0

2009-01-29 03:09:00

O prefeito Rudi Paetzold (PMDB), esteve em Campo Grande, onde manteve uma audiência com o secretário estadual de habitação Carlos Marun.

Na primeira etapa da reunião, o prefeito Rudi Paetzold aproveitou para consolidar uma parceria com o Governo do Estado para realizar sua meta habitacional prevista para os próximos quatro anos.

“Nosso objetivo é construir 255 casas este ano e mais 550 a partir do ano que vem”. avaliou o prefeito.

Para o secretário Marun, esse interesse de firmar parcerias mostra que o prefeito tem a habitação como prioridade de seu mandato, portanto irá se esmerar para que a meta seja alcançada.

“Num primeiro momento, já estamos negociando o início das construções previstas para este ano, já na segunda etapa teremos a possibilidade de propor novos convênios em virtude da liberação de recursos vindos de outros programas habitacionais do Governo Federal”.

O secretário também informou que na primeira negociação entre secretaria, governo e município, foi prometido ao prefeito Rudi 205, casas, mais depois que ele teve acesso um levantamento feito pela sua equipe de habitação no município, ele viu que a situação no momento é emergencial, portanto para este ano ele garante ao prefeito Rudi um total de 255 casas.

Já na segunda etapa da reunião, a situação habitacional do bairro da Vila Nova também foi discutida

O bairro da vila nova é o endereço de pelo menos 155 famílias que vivem em condições totalmente inadequadas, assunto esse que também levou o prefeito Rudi Paetzold, a solicitar do secretário Carlos Marun uma possível soluções para o problema.

Outra demanda apresentada pelo prefeito, foi da Aldeia Taquapery, onde vivem cerca de 600 famílias indígenas que também necessitam de moradia digna.

“A meta de acabar com as favelas em Mato Grosso do Sul ocupa prioridade dentro do Governo de André Puccinelli, por isso me comprometo em fazer o possível para atender o pleito do Rudi. Já a solicitação das casas para a Aldeia Taquapery será estudada a melhor maneira para solucionar a situação vivenciada por essa comunidade indígena”, disse o secretário.

A aldeia em questão já foi contemplada com 35 unidades habitacionais que estão em fase de execução, informou Marun.

O prefeito Rudi disse que está muito satisfeito com o posicionamento do secretário Marun. “Sinto-me feliz em saber que estamos sendo bem atendido tanto pelo secretário quanto ao governador André Puccinelli que nos tem dado uma atenção muito grande, isso mostra que eles realmente estão dispostos a contribuírem com uma melhor qualidade de vida para nossa população”. Ressalta o prefeito Rudi.

Acompanharam o prefeito Rudi Paetzold nesta audiência o; Secretário Municipal de Infra-estrutura Ada da Agripeças, o Diretor do Departamento de Obras Marcio Sergio da Silva, o vereador Roberto Pereira de Oliveira o Robertinho (PPS), o Chefe de Gabinete Baltazar e o Deputado Federal Geraldo Resende.

Aldeia Amambai terá vacinação anti-rábica

0

2009-01-29 01:36:00

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria de Saúde, realiza no próximo dia 07 de fevereiro vacinação anti-rábica na Aldeia Amambai.

A campanha acontecerá nos postos 01 e 02 da aldeia durante todo o dia, a partir das 7 hs e visa vacinar os cães e gatos, visto que no ano passado não foi realizada nenhuma campanha de vacinação naquela região.

Mesmo sabendo das graves conseqüências que a raiva ocasiona aos seres humanos, no ano passado a Prefeitura não realizou a vacinação pertinente nas aldeias do município.

A Raiva Canina é uma das principais e mais conhecidas Zoonoses (doenças e infecções que se transmitem entre os animais vertebrados e o homem). Por suas conseqüências seríssimas e por ser incurável.

Uma doença contagiosa, que se transmite pelo contato e causada por um vírus que ataca o sistema nervoso do indivíduo contaminado e pode levar à morte. A raiva é transmitida por meio da saliva dos cães raivosos, que pode já contar os vírus da raiva até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença.

Consórcio da APA do Rio Iguatemi se reúne em Amambai

0

2009-01-29 00:33:00

Estiveram reunidos no dia 22, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iguatemi (CIABRI) Rodrigo Cazelli, a Secretária de Meio Ambiente de Amambai  Deise Bianchini e os técnicos dos municípios de Amambai Vanessa Moroni e Paranhos Paulo Klaus com o objetivo de elaborar o projeto de capacitação em Gestão Participativa na formação do Conselho Gestor da APA do Rio Iguatemi.

A elaboração dessa minuta faz parte do enriquecimento prático do projeto capacitação de Gestão Participativa em Unidades de Conservação desenvolvido pelo Instituto Mater Natura de Curitiba e  o IBAMA, com recurso do PDA do Ministério do Meio Ambiente.

Técnicos dos municípios de Amambai, Paranhos, Sete Quedas e o Diretor Executivo participam do projeto que foi realizado no Parque Estadual do Rio Ivinhema, em maio do ano passado, em junho, voltaram a se reunir na Estação Ecológica Caiuá, em Diamante do Norte – PR.

A minuta desse projeto elaborado será enviada para  Mater Natura e IBAMA-PR para a análise e posteriormente apresentado ao conselho de prefeitos do CIABRI para execução.

Mãe e filho são degolados na fronteira com o Paraguai

0

2009-01-28 23:41:00

Em Capitan Bado, região de fronteira com o Paraguai, uma mulher e o filho, de apenas três anos de idade, foram degolados. A mulher, uma índia identificada como Apolônia Portilho, morava em Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, segundo informações do site Capitan Bado.

Na tarde de segunda-feira um menino de 7 anos chegou ao centro de Saúde de Capitán Bado com várias feridas causadas por golpes de faca. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi levado ao Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.

No Hospital, o garoto disse que sua mãe Apolônia Portillo e seu irmãozinho também estavam feridos ou mortos. Começaram então as buscas pela região de Rincón, a 20 quilômetros da cidade e na manhã desta terça-feira foi encontrado o corpo da mulher e seu filho.A polícia investiga o caso.

Rudi Paetzold solicita técnico da Agraer para Sapucaia

0

2009-01-28 22:23:00

Durante uma visita a capital nesta semana, o prefeito Rudi Paetzold (PMDB), assinou uma solicitação na qual ele reivindica um técnico para prestar assistência técnica e extensão rural na elaboração de projetos para financiamentos agrícolas e este seja exclusivo no município.

De acordo com o prefeito, a agricultura familiar do município há muito tempo vem cobrando este técnico, uma vez que os mesmos precisam constantemente de elabora projetos sobre financiamentos para eventuais liberações de recursos para aplicação na agricultura familiar.

O Prefeito explica também que após a vinda deste, com certeza tudo ficará bem mais ágeis em todos os procedimentos para poder atender melhor todos.

Atualmente o escritório da AGRAER, funciona provisoriamente dentro do prédio da prefeitura, sendo que a atual administração, já se colocou a disposição de montar um outro em um novo local, onde os trabalhos possam se desenvolverem melhor.

O prefeito também explica que o município receberá dentro de poucos dias uma equipe técnica do governo para analisarem o local, que após analisado, será feita uma parceria para entre governo do estado e município, para que a instalação do escritório seja concretizada.