15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026

Funai registra queixa contra indígenas em Dourados

2009-01-29 10:17:00

 Funcionários da Funai registraram queixa contra os cerca de 60 índios das etnias guarani, terena e caiuá que, desde anteontem, mantêm invadida a sede da administração da Funai em Dourados (230 km de Campo Grande). Eles acusam os índios de saquear parte das cestas de alimentos estocadas no depósito do órgão.

Reportagem do site Douradosinforma flagrou o desperdício de alimento no local. Alimentos estavam abertos ao relento.

"Eles arrebentaram três cadeados e, no meio da madrugada, começaram a carregar uma camionete com produtos que compõem as cestas", disse a administradora Margarida Nicoletti.

Segundo ela, a ação foi fotografada por servidores que estavam de campana nas imediações da sede. Eles acionaram a polícia imediatamente. Ainda conforme  a administradora, ainda não há estimativa sobre a quantidade de alimentos que foi levada.

 No depósito, segundo ela, há o equivalente a 16 mil cestas básicas. "Estava tudo sendo preparado para a distribuição nas aldeias, mas, com o protesto, o processo teve de ser interrompido", afirmou.

Os manifestantes, que exigem a saída da administradora e a nomeação de um indígena para o cargo, negaram ontem as acusações. Segundo Lucas Paiva, da Associação Indígena Kateguá, a camionete fotografada estava sendo carregada com colchões e cobertores.

"Nem todos quiseram dormir aqui, então levamos embora o que era desnecessário", disse. Segundo ele, o depósito está "intacto". "Não mexemos em nada por lá, até mesmo para que possamos provar que a distribuição é falha e que há alimentos estragando", disse Paiva, que reiterou o propósito de permanecer no local até que a Funai anuncie a troca no comando da administração local. "Não arredaremos o pé daqui."

Ontem, a Justiça Federal concedeu reintegração de posse à Funai. Até a conclusão desta reportagem, o mandado não havia sido cumprido.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete