23.3 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9910

Governo poderá ampliar prazo do seguro desemprego

0

2009-02-04 12:47:00

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou hoje (4) que o governo não descarta a possibilidade de estender o período de pagamento do seguro desemprego diante da onda de demissões provocada pela crise financeira internacional.

“No que for necessário ampliar, ampliaremos. Existe a possibilidade. O que não podemos é dizer que o seguro desemprego está aumentado para todo mundo, porque cada setor é um”, disse, após participar de entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro.

Ele avaliou que os setores mais prejudicados pelos efeitos da crise são os que dependem de exportação, mas que o mercado interno brasileiro não enfrenta a mesma situação. Lupi lembrou que o aumento de R$ 50 no salário mínimo injeta R$ 2,6 bilhões a mais na economia brasileira. Para ele, o governo está “fazendo sua parte”.

O ministro acredita que redução da taxa de juros proposta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) pode ser ainda maior, mas cobrou de bancos privados a redução do spread bancário, avaliado como “criminoso” para a população.

DOF recupera em Mundo Novo carro roubado no Paraná

0

2009-02-04 12:11:00

Marcelo Eduardo


Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperam o carro Toyota Corolla placas APG 1952 (de Umuarama/PR), em Mundo Novo, na tarde de ontem, 3 de fevereiro. A ação foi por volta das 15h30 durante bloqueio policial feito na BR-163.


O veículo era conduzido por um jovem de 19 anos, e tinha como passageiro um adolescente de 15 anos. Após abordagem, policiais averiguaram as placas e documentos do carro e identificaram no sistema de busca que era produto de roubo em Umuarama (PR) realizado no dia 2 de fevereiro.


O condutor disse que receberia R$ 2 mil para levar o veículo até o Paraguai. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.

CNA defende leilões para conter queda nos preços agrícolas

0

2009-02-04 11:40:00

Para impedir uma queda ainda maior nos preços agrícolas, o governo deverá fazer leilões de estocagem, a partir do fim do mês, segundo defendeu ontem (3) a presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Segundo ela, apenas 20% da atual safra de grãos foram vendidas antecipadamente, o que deverá acelerar a redução nos preços, por causa do acúmulo de produtos no mercado.

“Em dezembro, 70% da safra verde costumam estar vendidas no mercado futuro, mas nesta safra só 20% foram comercializados”, destacou a presidente da CNA. “Com esse cenário, certamente haverá queda de preço em qualquer segmento ou setor, se o governo não agir”, alertou ela.

Na avaliação da senadora, a soja, o trigo, o milho e o café são os produtos que mais necessitam de atenção das autoridades. Ela defendeu que os leilões de compras sejam feitos no tempo certo. “O ideal é que as ações mais incisivas comecem no final de fevereiro ou no início de março. Se o governo não operar no mercado com rapidez, pode jogar os preços para níveis irrecuperáveis”, ressaltou.

A senadora também defendeu que a ajuda para a comercialização da safra chegue a R$ 5 bilhões neste ano. Até agora, estão garantidos R$ 3,7 bilhões: R$ 3 bilhões do Orçamento Geral da União e mais R$ 700 milhões para as cooperativas agrícolas remanejados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na semana passada.

De acordo com a CNA, a atual safra de grãos deve ser de 8% a 10% menor que a anterior. A redução é maior que os 5% apontados em dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "As estimativas do governo foram apresentadas no final do ano passado e ainda não consideravam o agravamento da seca em partes da Região Sul", explicou Kátia Abreu.

Em relação à próxima safra, destacou a senadora, a preocupação é ainda maior. Com o recuo no crédito externo, as tradings (empresas multinacionais que comercializam grãos) reduzirão o financiamento ao plantio e à colheita. “Atualmente, 75% dos grãos plantados são financiados pelas tradings. Quem vai substituir esse crédito, se estamos ouvindo de algumas dessas empresas que o financiamento vai cair pela metade?”, questionou.

Kátia Abreu falou ao chegar para uma reunião com a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, no Ministério da Fazenda. Segundo a senadora, o encontro é apenas administrativo.

Semi-aberto é fuzilado em Ponta Porã

0

2009-02-04 11:19:00

Hoje dia 4 de fevereiro, por volta das 6 horas da manhã, a Policia Militar de Ponta Porã, foi acionada via Ciops para atender uma ocorrência nas proximidades do Centro de Esportes e Lazer da Vila Áurea. Localizado na lateral do cemitério, foi encontrado o corpo de Javier Antolin Blanco Castrini caído sem vida, com ferimentos de arma de fogo.

A vítima apresentava cerca de quatro perfurações, sendo na região do glúteo, lombar e cabeça, foi encontrado no local cinco cápsulas deflagrada calibre 9 mm que foram recolhidas pela policia Militar e encaminhada a Policia Civil.

Os policiais militares presente ao local acionaram a perícia técnica que não compareceu ao local para realizar os levantamentos de praxe.

A policia Militar passou informações que não houve testemunhas e a vitima era preso do regime semi-aberto do Presídio Ricardo Brandão e havia acabado de sair do albergue e se dirigia a casa de sua esposa.

Inscrição para o Vale Universidade termina amanhã

0

2009-02-04 10:56:00

O prazo para a inscrição no Programa Vale Universidade, promovido pelo governo do Estado, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), termina amanhã (05) às 16 horas. Os interessados devem se inscrever pela internet no endereço www.setas.ms.gov.br.       


Para se inscrever, os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado  devem ter renda igual ou inferior a R$ 650,00, ou renda familiar (soma dos ganhos dos membros da família) não superior a R$ 1.700,00. Os alunos pré-selecionados serão convocados para entrevista e entrega de documentos, conforme determina a resolução número 48, além dos decretos publicados no Diário Oficial. Depois serão feitas visitas domiciliares para checagem das informações e a avaliação final para a divulgação dos resultados. 

O programa Vale Universidade fornece auxílio financeiro que ajuda no custeio de alunos que estudam em instituições privadas e públicas, no valor de 50% da mensalidade; mais 20% de desconto oferecido pela instituição de ensino – totalizando um abatimento de 70% na mensalidade.

Em contrapartida, o beneficiado realiza estágio supervisionado de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias em órgãos e entidades da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais (ONGs), com prioridade para que a atividade seja desenvolvida na área de estudo escolhida.
Lucinéia Ramos

Governadores e prefeitos discutem habitação social em Brasília

0

2009-02-04 10:33:00

O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e a Associação Brasileira de Companhias de Habitação Popular (ABC) marcaram para hoje (4) uma reunião em Brasília, com Governadores, Prefeitos e agentes públicos do setor habitacional para discutirem as necessidades referentes a este setor levando em consideração as peculiaridades de cada região do Brasil.


Segundo informação do secretário de Estado de Habitação de Mato Grosso do Sul e presidente do FNSHDU, Carlos Marun, houve, no último dia 28, uma reunião com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, em que foi discutida a participação de estados e municípios no processo de elaboração das medidas que o Governo Federal pretende lançar.
 
Esse pacote tem por objetivo incrementar de forma substancial a produção habitacional brasileira nestes dois últimos anos do governo Lula.
 
Fala-se na construção de um milhão de casas, o que, além de proporcionar teto digno a quem necessita, contribuiria para a geração de empregos e incrementaria a atividade econômica nestes tempos de grave crise mundial.
 
Marun disse também que foi discutida não só a participação institucional, mas a orçamentária. "Queremos contribuir com o processo todo, ou seja, apresentar nossas necessidades, enquanto Estado ou Município, para que assim sejam contempladas, com esse pacote de medidas, as mais diversas necessidades das diversas regiões brasileiras. Além de participar efetivamente na sua execução, isto é, contribuir financeiramente para resolver a questão habitacional existente em nosso país".
 
Para tanto, foi marcado esse encontro que acontece em Brasília na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Dessa reunião deverá sair a proposta habitacional do setor público que será levada ao governo federal até o final da próxima semana.
 
"É esperada a participação de boa parte dos governadores e prefeitos. Estamos certos que a erradicação das favelas/áreas de risco representa uma das prioridades de todo o bom governante. Portanto, o documento que será encaminhado à União conterá as solicitações daqueles que diariamente buscam oferecer um teto digno e qualidade de vida às famílias mais carentes", afirmou o secretário.
 
Andressa Lopes – Sehab

Comitê contra mudança de horário em MS lança cartilha hoje

0

2009-02-04 09:41:00

Será lançada no final da manhã desta quarta-feira (04/02) a cartilha do Comitê Estadual pela Manutenção do Horário de Mato Grosso do Sul que orienta a população de Mato Grosso do Sul sobre as consequências da possível mudança de horário no Estado. O lançamento será às 11h, no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Intitulada "Mudança de Horário, se você é a favor, leia, se você for contra, leia. Isso pode mudar sua vida", a cartilha, que tem formato de gibi, tem como objetivo esclarecer a população sobre o porquê do horário de MS ser diferente do horário oficial de Brasília e quais consequências essa mudança pode trazer para a saúde do cidadão.

Quem apresenta as informações ao leitor é o Dr. Pontual. O personagem esclarece dúvidas que são frequentes entre as pessoas quando o assunto é fuso horário, como questões geográficas e que afetam a saúde. A cartilha é uma iniciativa do Comitê Estadual pela Manutenção do Horário de Mato Grosso do Sul, coordenada pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), pelo oncologista Adalberto Siufi, o psiquiatra José Carlos Rosa Pires, pelo cardiologista Luiz Ovando e o meteorologista Natalio Abrahão Filho.

Avião vai lançar 200 milhões de moscas entre Brasil e Uruguai

0

2009-02-04 09:13:00

Quase 200 milhões de moscas serão lançadas de avião em cem quilômetros de fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Essa é uma tentativa de combater um inseto que causa prejuízo para a pecuária. Revisar o gado diariamente. Só assim seu Armando Neves evita um prejuízo maior com a bicheira. Nem no inverno essas moscas dão trégua. “Sempre tem bicheira”, contou.

A Secretaria Estadual de Agricultura mantém animais sentinelas em Quaraí (RS). São ovelhas que servem como iscas para monitorar a infestação. Técnicos coletam ovos e larvas duas vezes por dia. “Essa mosca é bastante resistente. Ela procura alimentação. Ela também procura nas árvores o néctar das flores para poder ter energia para voar até 280 quilômetros para encontrar um animal ou uma ferida onde ela possa depositar seus ovos e seguir o ciclo”, explicou a veterinária Ana Helena Schenkel. 

Prejuízo –
A estimativa do Ministério da Agricultura é de que a mosca cause um prejuízo anual de US$ 1,77 bilhão no Brasil. No Uruguai, são outros US$ 210 milhões. Por isso, os dois países se uniram em um projeto pioneiro na América Latina para tentar erradicar o inseto que em países como os Estados Unidos e o México não existe há mais de 20 anos. 

Em um aeroporto uruguaio, do outro lado da fronteira, foi montada a base do projeto. De avião, serão espalhados quase 200 milhões de moscas estéreis importadas do México, que devem acasalar com as bicheiras, mas não gerar larvas. Usando essa técnica, a mosca foi erradicada em 25 anos nos Estados Unidos. Nos países do Mercosul, a expectativa é de que isso possa acontecer em duas décadas.

O coordenador uruguaio do projeto disse que, além de evitar os prejuízos, isso também abriria mercados para a exportação de animais vivos. As moscas já começaram a ser soltas e o trabalho deve durar nove semanas. Os voos avançam 30 quilômetros dentro de cada país, em toda a faixa de fronteira.

Brasil forma cada vez menos professores, aponta o MEC

0

2009-02-04 08:39:00

Apesar da carência por professores de 5ª a 8ª série e ensino médio, o país sofreu pelo segundo ano consecutivo uma queda no número de universitários formados em cursos voltados a disciplinas específicas do magistério. Em 2007, 70.507 pessoas formaram-se nessa área, 4,5% a menos que em 2006 e 9,3% a menos que em 2005, de acordo com o Censo do Ensino Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

As maiores quedas de 2006 para 2007, entre as disciplinas obrigatórias, ocorreram em letras (-10%), geografia (-9%), química (-7%) e filosofia (-5%). O dado apenas faz agravar uma situação que já é preocupante. Um estudo do próprio MEC aponta que há 300 mil pessoas dando aulas no país em áreas diferentes dais quais se formaram. Exemplo: matemático que trabalha como professor de física ou historiador que dá aula de geografia.

Baixos salários – Pesquisadores da área de educação afirmam que a falta de interesse em ser professor ocorre principalmente em razão dos a baixos salários pagos no magistério e à pouca valorização social da carreira. Até mesmo escolas tradicionais reclamam das dificuldades para contratar professor. O colégio Bandeirantes, de São Paulo, por exemplo, afirma que precisou criar um programa para formar seus próprios ex-estudantes para as disciplinas mais críticas
Medidas

O ministro Fernando Haddad (Educação) reconhece o problema da falta de professores. Segundo ele, por conta disso, o governo federal tomou quatro medidas, no Plano de Desenvolvimento da Educação, para tentar reverter o quadro.

São elas a expansão das universidades federais, a criação de 28 institutos de educação tecnológica, que terão que reservar 20% do orçamento para a formação de docentes em áreas específicas, acordos com 19 Estados para a capacitação de 360 mil professores em instituições públicas e, finalmente, a bolsa de iniciação à docência (para alunos de graduação).

"[Até então] a bolsa de iniciação científica induzia estudante a optar por bacharelado ao invés da licenciatura", afirma o ministro da Educação. O censo traz um dado animador no que trata do ensino infantil e dos primeiros quatro anos do fundamental (1ª a 4ª série). Aumentou em 6,8 %o número de formados em pedagogia.

Outras profissões – Ao mesmo tempo em que houve queda nos formados para a carreira de professor, o censo revela que o país continua aumentar o número de formados para áreas já consideradas saturadas. O direito é um dos grandes exemplos. Subiu 4,6% o número de formados nessa áreas –foram 83 mil em 2007.

Naquele ano, de acordo com o censo havia 614 mil pessoas matriculadas nessa carreira -praticamente o mesmo número de advogados hoje, segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): 636.629. Considerando todos os cursos universitários, o número de formados subiu 2,7%.

Método – O censo não capta, separadamente, todos os universitários que estão em cursos que formarão professores para as disciplinas específicas do ensino básico. Isso porque um aluno que está em um curso denominado "matemática", por exemplo, dependendo da universidade, poderá trabalhar no magistério, mas ele não é contabilizado como matriculado em um curso de "formação de professor de matérias específicas".

A análise do estudo aponta, porém, que mesmo com essa dificuldade metodológica, pode-se concluir que há redução nas áreas que formam docentes. Isso porque nas disciplinas específicas em que há queda, ou há redução dos concluintes nos cursos genéricos (letras, por exemplo, com queda de 9%) ou a elevação é pequena (como em química, 5%).

Sanfoneiro de filme faz show neste sábado em Amambai

0

2009-02-04 08:07:00

Vilson Nascimento

O sanfoneiro Dom Ramon, protagonista de toda a sonorização de sanfona do filme “2 Filhos de Francisco”, que conta a história da vida da dupla sertaneja, Zezé di Camargo & Luciano, fará um baile-show neste sábado (7) no Alphaville Clube em Amambai.

Filho de Amambai, Dom Ramon, que tem quatro CDs lançados, o último deles solo, deixou a “Cidade Crepúsculo” na década de 80 para ingressar no mundo artístico na Capital do Estado, Campo Grande, onde trabalhou com Maciel Correia, o Grupo Alma Serrana e chegou a fazer turnês com o Grupo Tradição.

O filme

A oportunidade do sanfoneiro, que é primo da empresária do ramo de fotografias e decorações de eventos em Amambai, Aracy Costa, fazer parte do filme, que fez sucesso no Brasil e no exterior, contracenando com ícones da TV e do cinema nacional, como o ator Jackson Antunes entre outros, surgiu quando Dom Ramon, que também é dono de banda em Goiânia, onde reside atualmente, foi escolhido em teste onde participaram mais de 110 sanfoneiros de todo o Brasil.

“Passar no teste para mim foi uma surpresa”, disse Dom Ramon que além de coordenar toda a parte de sanfona, chega a aparecer no filme contracenando com o ator Jackson Antunes na cena onde o ator atua como instrutor do ainda, Zezé di Camargo durante um baile.

O show-baile de Dom Ramon neste sábado em Amambai está previsto para iniciar a partir das 22h. Os ingressos poderão ser adquiridos na portaria do Alphaville Clube ou no Foto Amambai.

Indígena de dez anos morre ao dar entrada em hospital

0

2009-02-04 07:18:00

Vilson Nascimento

Uma indígena de 10 anos morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Coronel Sapucaia nessa terça-feira (3).

Segundo a polícia a vítima, apesar de não apresentar lesões, apresentava hemorragia interna que poderia ter sido provocada por algum tipo de agressão.

Uma ocorrência policial foi registrada para apurar o caso.

Mega-Sena pode pagar R$ 20 milhões hoje

0

2009-02-04 07:04:00

O concurso de hoje da Mega-Sena promete um prêmio para quem acertar as seis dezenas, R$ 20 milhões.

Se aplicado na poupança, o prêmio renderia R$ 140 mil por mês, o equivalente a 301 salários mínimos –ou ainda o equivalente a R$ 4,6 mil por dia em rendimentos.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso de número 1.044 da Mega-Sena, sorteado no último sábado (31), e o prêmio acumulou em R$ 15.945.179,95.

Céu encoberto por nuvens carregadas em todo Estado

0

2009-02-04 06:30:00

Céu encoberto por nuvens carregadas e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em todo Estado nesta quarta-feira.

A temperatura mantém a estabilidade com máxima de 35º e mínima de 19º.

Postos ainda vacinam contra Rubéola em Amambai

0

2009-02-04 06:28:00

Os postos de saúde do município de Amambai continuam com a campanha de vacinação contra a rubéola. Homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, que ainda não se vacinaram, devem dirigir-se ao posto de saúde mais próximo e tomar a dose da vacina, que é gratuita e tem atendimento imediato.

A campanha de vacinação contra a rubéola começou em agosto do ano passado e envolveu o Brasil inteiro na luta contra esta doença que acomete crianças e adultos, causando febre, mal estar, e manchas vermelhas pelo corpo, que começam na face e atrás das orelhas.

O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias, e em caso de gestantes, podem causar má-formação do embrião. As doses da vacina estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade.

Cristino destaca doação de ônibus à universitários

0

2009-02-04 06:16:00

Na primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2009, que aconteceu na noite da segunda-feira, 02 de fevereiro, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade as mudanças que vão permitir à mesa diretora da Câmara municipal economizar recurso público e ainda doar 60 mil reais para a compra de um novo ônibus rodoviário para os acadêmicos amambaienses que todos os dias viajam a Dourados.

Na opinião do vereador Cristino Toledo, que é Vice-presidente da Câmara “A decisão dos vereadores deve ser apoiada por toda a população porque atende a interesse da maioria, representa formação acadêmica para diversos amambaienses e liberta o Poder Legislativo de gastos desnecessários de recursos públicos.” 

Essa conclusão, explicou o vereador, “Se deu pela decisão de todos os colegas vereadores em não aceitar a renovação do contrato para transmissão das sessões da Câmara Municipal na forma proposta pelo diretor da Rádio Jornal de Amambai.”

Com a decisão de transmitir as sessões através da Rádio Auxiliadora, que é comunitária e não visa lucros, a mesa da Câmara de Amambai economizará aproximadamente de 10 mil reais por mês, permitindo ao Poder Legislativo colaborar com a educação superior e investir com melhor planejamento e qualidade os recursos provenientes do repasse mensal – explicou o Vereador.

O Vereador disse que pretende ver a população amambaiense apoiando a decisão inédita tomada, especialmente quanto a vingança por meio de críticas infundadas e demagógicas que possam ser lançadas contra toda a classe política, informando que os Vereadores não vão se intimidar, pois a decisão foi bem pensada e está de acordo com a lei, a ética e a moral.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 4 de janeiro

0

2009-02-04 06:13:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Vênus no seu signo poderá fazer com que você consiga as coisas que deseja com aparentemente menos esforço do que sempre. É que este planeta implanta na mente a noção de que todos precisam de todos para viver, ressalta o poder da união e da cooperação. Use estas habilidades e terá muita sorte.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Consolide bons contatos e use esse momento para o seu benefício. Pessoas de vários tipos surgirão e vão querer trabalhar com você. Excelente momento para iniciar qualquer tipo de sociedade, seja ela profissional ou afetiva. Período positivo para marcar sua data de casamento.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Você está mais espirituoso e simpático. Muita habilidade para comover pessoas e obter benefícios, além de simpatizantes para seus projetos. Com um pouco de charme você consegue o que quiser. Um pouquinho de cuidado para evitar uma autopromoção desnecessária.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Muita animação na sua vida afetiva: aumento do amor próprio. Abundância de idéias e vislumbre de novas possibilidades em todos os campos. O dia favorece especialmente os romances, namoros, festas e vida social. Você encontrará pessoas interessantes, agradáveis e dispostas a estar com você. Aproveite.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Se você estava preocupado com a sua situação financeira; cansado de atrasos e esperas, reanime-se: as circunstâncias vão começar a mudar. Alguns obstáculos desaparecem do seu caminho, e tudo volta a entrar nos eixos. É melhor acreditar do que não acreditar nisso.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Disposição amigável e comunicativa, dia de paz e tranqüilidade. Ambiente de trabalho positivo, coisas divertidas vão acontecer. Com a ajuda do alto astral de hoje, você passará pela grata experiência de trabalhar com prazer. Aproveite a noite para relaxar colocar conversas em dia.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
De um ponto de vista mais geral, este momento é especialmente importante para os libiranos. Plutão, planeta da purificação vibra com o seu regente. Está novamente na hora de descartar hábitos, crenças do passado e outros fardos para gozar de verdadeira liberdade.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Neste período você está mais cuidadoso e amoroso consigo mesmo. Aproveite a ocasião para reforçar a sua autoconfiança e auto-estima: veja como você não precisa tanto assim da aprovação e admiração das outras pessoas para estar seguro do seu próprio valor.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Está na hora de investir no seu progresso. Você sabe reconhecer uma boa oportunidade assim que ela aparece, mas está com uma tendência a avaliar e reavaliar mil vezes, o que pode encher sua cabeça com dúvidas. Confie mais na vida e nas outras pessoas, e tome as decisões necessárias.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Sinos tocando na sua alma. Quem sabe você não encontrou o caminho certo para o amor? Vantagens através da interferência de pessoas iluminadas, espiritualizadas e bem relacionadas. Mas nenhum luxo vai impedi-lo de saborear também as coisas simples da vida…
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Neste momento, poupe-se de quaisquer exageros e não estenda suas capacidades além do que elas podem ir. Momento de concentração para uma ação decidida num futuro próximo. Você vai precisar estar bem situado e saudável para dar um passo que vai acelerar bastante a sua vida.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
É positiva a resposta que você espera. A sorte está do seu lado. Com coragem e determinação poderá atingir tudo o que deseja, nesse momento. Será muito exigido, mas saberá corresponder. Tendência a febres: cuidado com as mudanças bruscas de temperatura.

Reunião com prefeito marca início do ano escolar em Caarapó

0

2009-02-04 00:20:00

A prefeitura de Caarapó por intermédio da Secretaria de Educação e Esportes realizou a solenidade de abertura do Ano Escolar de 2009. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira pela manhã na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos.

Participaram do evento o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), o presidente da Câmara de Vereadores Manoel  Batista de Souza (DEM), o secretário de Educação e Esportes Apolinário Candado, o chefe do Departamento de Educação Básica Airton Carlos Larsen, além de vereadores, diretores e coordenadores.

Durante a solenidade o secretário de Educação e Esportes Apolinário Candado, fez a apresentação da nova equipe técnica da secretaria envolvendo diretores e coordenadores.

Na seqüência foi feito o lançamento dos Programas de Formação Continuada em Serviços: Como o Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pro-Letramento), o de Formação Continuada de Professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa e Matemática (Gestar II ), além do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

De acordo com  o secretário todos os servidores da escola são educadores. “É neste entendimento que a equipe da secretaria enfatiza a importância do envolvimento de todos neste processo, tendo  como  foco o nosso aluno”, disse.

O prefeito Mateus Palma de Farias agradeceu a compreensão recebida por todos os servidores lotados na educação durante o seu primeiro mandato, enaltecendo a importância de cada um em sua função. “Nossa expectativa é muito boa para 2009, esperamos dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos sempre procurando buscar  cada vez mais um  aperfeiçoarmos para a  educação em nosso município. Mais uma vez vamos precisar  do empenho, esforço e colaboração de cada servidor, para que no final o resultado seja positivo em todos os sentidos ”, argumentou.

Ano letivo

Têm início no próximo dia nove  em Caarapó, as aulas nas escolas da rede municipal de ensino. A informação foi dada pelo secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado, por ocasião da solenidade de abertura do ano escolar de 2009. Cerca de três mil alunos haviam sido matriculados até aquela data.

A rede municipal é composta por três escolas de ensino fundamental na sede do município, e uma na Reserva Indígena Tei’ýikue,  além de cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S),  sendo um no distrito de Nova América com uma extensão no distrito de Cristalina. O município possui uma frota de 15 veículos, sendo  13 próprios e dois terceirizados, os quais   transportam os alunos da zona rural percorrendo por dia aproximadamente  mil quilômetros.

Produtor de soja é denunciado por uso indevido de agrotóxicos

0

2009-02-03 23:26:00

Quarenta e três famílias lideradas pelo camponês Geronimo Martinez Arevalos denunciaram o produtor de soja Leonir Argenton Beger, que é brasileiro, no Ministério Público do Paraguai por uso indevido de agrotóxicos.

Segundo as denúncias os produtos que Leonir estaria utilizando estariam causando problemas de saúde nas famílias que vivem em pequenas propriedades próximas à dele, no Lote 8, Distrito Minga Porã, ao norte o Estado paraguaio de Alto Paraná.

Há denúncias de que várias pessoas perderam a visão como um resultado da pulverização, que também causa dores de cabeça, náusea e outros sintomas. Os animais existentes nas fazendas também estariam apresentando os mesmos sintomas.

O caso será investigado pelo Ministro do Meio Ambiente, Gustavo Sosa Ibarrola, que procura a ajuda de técnicos especialistas no assunto para dar início a um processo adequado e punir os responsáveis. Segundo o procurador Sosa, no sábado passado os agricultores pararam o trabalho de pulverização que Leonir havia mandado começar na propriedade dele.

Reunião alerta para resíduo hospitalar em Amambai

0

2009-02-03 22:40:00

A Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos e gerente da Usina de Reciclagem de Lixo, reuniu-se com representantes de equipes da área de saúde do município.

A reunião discutiu o destino do resíduo hospitalar, bem como a maneira correta de acondicionamento e armazenagem para possível reciclagem ou descarte de material não aproveitado.

Os representantes do meio ambiente de Amambai e dos setores da saúde,   como hospitais, postos de saúde, farmácias, veterinárias entre outros, participaram da reunião que mostrou preocupação com o destino do lixo hospitalar no município, alertando que, se não receberem manejo adequado, os dejetos gerados por unidades de saúde e até clínicas veterinárias representam um grande perigo, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. 

Dentre os dejetos que constituem resíduo hospitalar estão bolsas de sangue, seringas, agulhas, resto de medicamentos e curativos, material radioativo, lâminas de bisturis e restos de comida servidos a pacientes com doenças infecciosas.

Índios estão há mais de 24 horas em bloqueio de rodovia

0

2009-02-03 22:31:00

Cerca de 50 índios mantêm, há mais de 24 horas, bloqueio na rodovia estadual MS-156, em um trecho no município de Dourados, em Mato Grosso do Sul. O bloqueio faz parte de uma série de protestos que vêm sendo realizados desde a semana passada contra os atuais dirigentes da Superintendência Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados.

Os índios pedem a saída da atual superintendente, gional, Margarida Nicoletti, mas a Funai já informou que o afastamento está descartado.

Na última quarta-feira (28), o mesmo grupo de indígenas que bloqueia a estrada invadiu a sede da Funai em Dourados. O escritório regional só foi desocupado no dia seguinte, após a Justiça determinar a reintegração de posse do local. Desde então, alguns pessoas estão acampadas em frente ao prédio.

Hoje (3), seis vereadores de cidades próximas a Dourados reuniram-se na Câmara de Vereadores do município para discutir os protestos. O encontro foi organizado por um vereador de Dourados, o petista Dirceu Longhi.

De acordo com o vereador, os protestos estão sendo promovidos por índios, em sua grande maioria, da etnia Terena. Ele disse, entretanto, que índios de outras etnias, como a Guarani-Kaiowá, apóiam a atual administração regional da Funai.

“Os índios do protesto querem que a administração fique a cargo de um membro da comunidade indígena da região, mas outros índios já falaram que isso não é prioridade”, afirmou Longhi, em entrevista à Agência Brasil. “Para eles [os que não participam das ações] é mais importante garantir a ação da Funai na região do que mudar o comando da escritório de Dourados.”

Segundo Longhi, frente à divisão entre os próprios índios, os vereadores reunidos decidiram apoiar qualquer consenso entre a comunidade indígena da região. Ainda hoje, líderes de todas as etnias das aldeias da região devem se reunir para definir uma posição unificada.

Até a publicação desta reportagem, a Agência Brasil não havia conseguido entrar em contato com os líderes dos protestos realizados em Dourados.