2009-02-03 23:26:00
Quarenta e três famílias lideradas pelo camponês Geronimo Martinez Arevalos denunciaram o produtor de soja Leonir Argenton Beger, que é brasileiro, no Ministério Público do Paraguai por uso indevido de agrotóxicos.
Segundo as denúncias os produtos que Leonir estaria utilizando estariam causando problemas de saúde nas famílias que vivem em pequenas propriedades próximas à dele, no Lote 8, Distrito Minga Porã, ao norte o Estado paraguaio de Alto Paraná.
Há denúncias de que várias pessoas perderam a visão como um resultado da pulverização, que também causa dores de cabeça, náusea e outros sintomas. Os animais existentes nas fazendas também estariam apresentando os mesmos sintomas.
O caso será investigado pelo Ministro do Meio Ambiente, Gustavo Sosa Ibarrola, que procura a ajuda de técnicos especialistas no assunto para dar início a um processo adequado e punir os responsáveis. Segundo o procurador Sosa, no sábado passado os agricultores pararam o trabalho de pulverização que Leonir havia mandado começar na propriedade dele.










