18.7 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9905

Seikó, candidato à UCVMS pede votos em Amambai

0

2009-02-07 16:28:00

Vilson Nascimento

Os vereadores de Amambai receberam a visita, na manhã desse sábado (7) do vereador do município de Jaraguari, Edílson Seikó Miahira (PSDB), candidato a presidência da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).

Seiko, que está em seu segundo mandato consecutivo como vereador em seu município, veio apresentar aos parlamentares amambaienses, suas propostas de trabalho para administrar a União das Câmaras, entre elas, a construção de um “hotel de trânsito” para atender aos vereadores durante viagens a Capital, realização de competições esportivas integrando os vereadores do Estado, elaboração de banco de dados e criação de um site para a UCVMS, criação de acessória jurídica para a entidade, aquisição de veículo para atender aos vereadores e promoção de encontros, seminários e palestras para manter os vereadores atualizados em relação às leis e as ações legislativas.

A reunião com Seikó aconteceu na sala de reuniões da Câmara de Amambai e contou com a presença dos vereadores, Valter Brito da Silva (PR), Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), Daniel Riquelme de Ricarde (PTB), Luciney Bampi (PV), da ex-vereadora e membro da comissão executiva do PSDB em Amambai, Jaqueline Casagrande Raymundo e do presidente da Câmara de Amambai, vereador Anderson Mansano (PR).

Eleição acontece dia 6

A eleição para a escolha do novo presidente da UCVMS acontece no próximo dia 6 de março na Capital do Estado, Campo Grande e pelo menos quatro vereadores disputam a presidência da entidade.

Nome do PT para 2010 será discutido em novembro, diz Amarildo

0

2009-02-07 16:04:00

O presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, deputado estadual Amarildo Cruz, disse que o nome de quem será candidato ao governo de Mato Grosso do Sul só vai ser discutido em novembro, depois das eleições internas dos diretórios. Na manhã de hoje, os 45 membros do Diretório Estadual do PT se encontraram em reunião ordinária.

“Nossa reunião foi muito boa, porque ficou claro que o PT vai ter candidato em 2010. A partir de agora, começam as discussões internas e com os partidos para a colocação de nomes”, resumiu Amarildo.

Os dois grandes expoentes do partido no Estado, o ex-governador Zeca do PT e o senador Delcídio do Amaral, não estavam presentes, isso porque eles não fazem parte do Diretório Estadual.

Segundo Amarildo, a maior disputa deve ficar em torno do nome de quem será candidato a governador. “O senador Delcídio já disse que quer concorrer a mais um mandato no Senado. E o ex-governador Zeca manifestou o desejo de ser candidato ao governo. Mas ainda temos nomes que estão dispostos a disputar esta vaga, como o do ex-prefeito de Dourados, Laerte Tetila, e deputado estadual Pedro Kemp”, revelou.

Outros temas – Durante a reunião, também foi confirmado apoio a candidatura do vereador de Campo Grande, Cabo Almi, à presidência da Associação das Câmaras de Mato Grosso do Sul. E ainda o direcionamento de oposição ao governo dentro da Assembléia Legislativa.

O deputado estadual Pedro Teruel, líder da bancada petista na Assembléia, disse que recebeu total apoio dos demais integrantes do Diretório para continuar fazendo oposição. “Vamos manter nossa posição, questionar e debater tudo aquilo que não for de interesse do Estado e dos servidores”, pontuou.

Editorial “A Gazeta” por Clesio Ribeiro

0

2009-02-07 13:49:00

Passo a passo. Neste ritmo o Jornal A Gazeta dá mais um passo importante na sua história ao adquirir novos equipamentos gráficos. Desde domingo, o setor gráfico do jornal vem trabalhando incansavelmente para pôr em funcionamento a impressora Adast 725 bicolor, que vai oferecer mais agilidade e qualidade na impressão. Fundado em 1994, o A Gazeta nunca parou de crescer e agora vai melhorar ainda mais. É mais um desafio pela frente!

Na década de 1990, quando a Internet ganhou formas no Brasil e se apresentou como a mídia do futuro, muitos esperavam que os veículos impressos estivessem com os dias contados. Mas hoje, quase 20 anos depois, os jornais e revistas continuam nas bancas e com a demanda aquecida, sustentada principalmente pela segmentação das publicações, ou seja, dirigida a determinados segmentos e/ou pequenas comunidades.

O Jornal A Gazeta se destaca na região por ser um veículo bairrista, que trata as notícias locais com prioridade. O que acontece em Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Caarapó, Juti e Eldorado é mais importante do que a guerra do Oriente Médio, que o pronunciamento do presidente Lula, que a posse de Obama. Mais importante do que o Big Brother Brasil. Nosso foco é nossa região.

Desde quando nasceu, há quase 15 anos, A Gazeta primou por sua autossuficiência. O Jornal passou por vários formatos e qualidade de impressão, construiu sede própria e buscou novos clientes a cada dia. Agora, com os novos equipamentos, o jornal A Gazeta dá mais um passo em qualidade e eficiência.

Estamos torcendo por Amambai e pelos municípios da região. Procuramos fazer a nossa parte, melhorando cada vez mais a nossa atividade jornalística e de levar a informação. Desde já, agradecemos a todos que nos dão essa credibilidade ao anunciar no nosso jornal, ao fazer uma assinatura, ao contratar nossos serviços. Os novos equipamentos gráficos são uma conquista do grupo A Gazeta compartilhada com cada um de vocês, leitores.

Coluna Periscópio “Ordem e Progresso” – por Antonio Luiz

0

2009-02-07 12:20:00

“Ordem e Progresso”

A bandeira brasileira ostenta a inscrição “Ordem e Progresso” que enche de orgulho a imensa maioria dos nossos patrícios. Mas acho que esse lema é uma deslavada mentira, em se tratando de Brasil. Talvez fosse mais coerente e indicado que nossos políticos “roubassem” a simples e verdadeira palavra que consta da bandeira do estado da Paraíba: “NEGO”. Estaria mais de acordo com o caráter do nosso povo, especialmente daqueles safados que frequentam o Congresso Nacional, em nome e representando a massa de eleitores desinformada que se constitui em mais de noventa por cento das pessoas com direito a voto aqui na República da Banânia.

“Ordem” é uma coisa que nós brasileiros ouvimos falar vagamente, que acontece naqueles países gelados do Hemisfério Norte. É uma coisa abstrata, portanto, com o nosso nível educacional, desconhecemos. “Progresso” até que temos algum. Especialmente nas áreas futebolística, musical e em algumas descobertas ou invenções criadas por algum geniozinho nativo – na verdade, nem conseguimos que o planeta reconheça a invenção do avião por um brasileiro.

Se eu fosse deputado ou senador (toc, toc, toc) entraria com um projeto de lei que mudasse o lema da nossa bandeira.

Aliás, ali no próprio Congresso tivemos agora a oportunidade de conferir tintim por tintim como funcionam as coisas aqui na Banânia. Vejam a “ordem e o progresso”: José Sarney foi eleito presidente do Senado. Para atingir pela terceira vez esse cargo, contou diretamente com uma quadrilha de malfeitores, vejamos:

Renan Calheiros – o principal responsável pela entrada de Sarney na disputa – teve despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior; também foi acusado de participar de um esquema de arrecadação de recursos em ministérios dirigidos pelo PMDB e de mandar espionar senadores que pediam a cassação de seu mandato.

Romero Jucá – era ministro da Previdência em 2005, quando foi acusado de envolvimento em supostas irregularidades na aplicação de empréstimos do Banco da Amazônia; o dinheiro deveria ser usado no abatedouro de frangos Frangonorte, do qual Jucá era sócio; a empresa teria dado fazendas inexistentes como garantia ao empréstimo; após semanas de pressão e um inquérito aberto no STF, Jucá entregou o cargo e retornou ao Senado.

Valdir Raupp – se defende de duas ações penais e três inquéritos; a tramitação da Ação Penal 358 é a mais avançada; ainda em 28 de setembro de 2006, parecer da Procuradoria Geral da República  manteve decisão, em primeira instância, que condenou o líder peemedebista por peculato (desvio de dinheiro público) à pena de seis anos de prisão em regime semi-aberto.

Gim Argello – o mais novo senador a integrar o grupo de articulação de Sarney. Foi acusado em 2002 de ter recebido 300 lotes para facilitar a regularização do condomínio Alto da Boa Vista, em Brasília. A denúncia foi feita a partir de uma fita de vídeo pelo então secretário de Assuntos Fundiários e deputado distrital licenciado, Odilon Aires.

Essa é a turma que terá o comando do Senado, que num país medianamente sério, teriam perdido a cadeira senatória e teriam a esperá-los a cadeia. Mas aqui na Banânia são eleitos “otoridades” incontestáveis. Esse é meu país. 

Copa no Nepal – Por falar em meu país, estou aterrorizado com a idéia da Copa de 2014 ser realizada aqui no Brasil. Dentre outras coisas que esse evento trará de nefasto para nosso povo, já se pode sentir o acirramento das rivalidades regionais num nível muito abaixo, até mesmo, da decantada grosseria entre brasileiros e argentinos. Nesse exato momento em que escrevo, as cidades de Cuiabá e Campo Grande,  candidatas a realizar um – eu disse, um – dos jogos da famigerada Copa estão se engalfinhando para ser a escolhida. Não sei o que o pessoal de Campo Grande falou, mas leiam um pequeno trecho da crônica escrita por Rubem Mauro de Moura, cuiabano, evidentemente: “Não é do meu feitio chutar cachorro morto, porém desta vez não me contive. O cachorro morto de quem falo é a cidade de Campo Grade, que apesar de ter grande no nome, é pequena pela sua mesquinhez.

Ao invés de tentar mostrar algumas das suas supostas prerrogativas para ser sede da Copa, se preocupou mais uma vez em nos atacar. Dizem que comemoram até hoje e inclusive é feriado municipal a nossa separação. Que pobreza de espírito; nós comemoramos os 365 dias do ano essa gostosa separação de vocês…”

Ou seja, além da cizânia que vem semeando entre os brasileiros, essa Copa vai ser uma farra com o dinheiro do pobre contribuinte. Por que não fazem a Copa lá no Nepal? Seria uma boa, até porque eles são mais sérios do que nós.

Copa Ouro começa no dia 13 de março em Amambai

0

2009-02-07 11:30:00

Sérgio da Luz

Está marcado para o dia 13 de março o início da maior competição de futebol suíço da região de fronteira, a Copa Ouro. A direção confirmou ontem a data da competição, que, assim como no ano passado, contará com duas categorias: Ouro e Master.

As inscrições já estão abertas, podendo-se retirar as fichas e o regulamento na AABB (3481-1393) ou com Mané (3481-2430). As inscrições deverão ser entregues à Comissão Organizadora até o congresso técnico.

Regulamento – Ouro:Cada equipe deverá inscrever no mínimo 10 (dez) e no máximo 14 (catorze) atletas, sendo obrigatória a inscrição de jogadores com a seguinte faixa etária: goleiro – idade livre, podendo jogar somente no gol; 02 atletas nascidos após 1978; 05 atletas nascidos entre 1974 e 1978; demais atletas nascidos até 1973.

Master:Cada equipe deverá inscrever no mínimo 10 (dez) e no máximo 14 (catorze) atletas, sendo obrigatória a inscrição de jogadores com a seguinte faixa etária: goleiro – livre, podendo jogar somente no gol; 12 atletas nascidos até 1968.

As inscrições – Para inscrições dos atletas, as equipes deverão preencher a ficha de inscrição, a ser entregue pela Comissão Organizadora, anexando cópia do documento de identidade de cada atleta.

Ano passado – A cidade de Coronel Sapucaia, a 45 Km de Amambai, fez “cabelo e barba” no ano passado, ficando com o título nas categorias Master e Ouro.

Pela Copa Master, a equipe venceu Tacuru pelo placar de 1×0, com gol do atleta Ximenes. Já pela Copa Ouro, cuja decisão foi entre Tiradentes/Vale Veículos de Amambai e Coronel Sapucaia, a equipe da fronteira acabou vencendo pelo placar de 3×1 nas cobranças de penalidades, após empate em 3×3 no tempo normal e na prorrogação.

O evento é promovido pela AABB, com parceria da FENABB (Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil), Seguro Ouro Vida e da Prefeitura Municipal de Amambai.

Histórico da Copa – A Copa Ouro começou em 1996. A primeira equipe a se sagrar campeã foi a Nossa Senhora Aparecida (Amambai), em seguida veio a hegemonia da Exata, Coronel Sapucaia (por duas vezes), Esso Porã (Aral Moreira), Aral Moreira, Tacuru, Sperafico (Ouro), Prefeitura de Amambai (Master), Ki-Carne (Ouro), Tereré Master (Master) e Cel. Sapucaia (Ouro e Master).

Secretários de Obras e Serviços Urbanos visitam Escola Agrícola

0

2009-02-07 10:57:00

O secretário de Obras Públicas, Dilmar Bervian e o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Fernando Ficher, estiveram, na manhã de ontem, visitando a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, para acompanhar de perto as necessidades da escola.

Na oportunidade, os secretários se mostraram interessados em colaborar com a escola. A diretora, Elizete Franken, agradeceu a visita e o futuro apoio.

A Escola Agrícola, como é conhecida, inicia as aulas na próxima semana. As matrículas poderão ser feitas até segunda-feira, 09.

A escola trabalha em período integral e conta com Ensino Fundamental e o primeiro e segundo ano do Ensino Médio.

Escolinha de Futebol socializa e revela talentos em Amambai

0

2009-02-07 10:25:00

Sérgio da Luz

A Escolinha de Futebol de Amambai – EFAM – iniciou seus trabalhos em 2009. Com o objetivo de socializar e educar as crianças, através do futebol, a escolinha acaba fazendo outro importante papel, o de revelar talentos em Amambai.

Toda criança brasileira sonha em ser jogador de futebol, e todos grandes jogadores começaram em uma escolinha. O mesmo caminho que setenta garotos, com idades entre 6 e 15 anos, sonham percorrer.

Para “chegar lá” três vezes por semana a garotada “invade” o campo do Estádio Ernesto Landonfo, para a preparação técnica e prática, dada pelo professor Wagner José Luiz.

“Nosso objetivo primordial é de integrar, socializar e educar a garotada, usar o esporte para ocupá-los com algo bom. Ocupando o tempo deles, eles não têm como ficar ociosos, usando drogas ou fazendo coisas erradas”, disse Wagner.

O professor ainda destaca que os pais interessados podem procurar a escolinha para inscrever seus filhos; as vagas ainda estão abertas.

Os treinos se dividem em dois períodos: nas segundas, quartas e sextas, os treinos acontecem das 14h às 16h; nas terças e quistas, o horários são das 8h às 10h; no sábado, o treino é com todos os garotos, das 9h às 11h.

Entre alguns garotos revelados pela escolinha estão os irmãos Everton e Elerson, que integram as categorias de base do Sete de Setembro, de Dourados. Guilerme, Robson e Marco Antonio jogam na equipe do Londrina, no Paraná.

“Embora nosso trabalho seja social, sempre há uns garotos que se destacam; então, buscamos oportunidades para eles seguirem na carreira”, ressaltou Wagner.

Para 2009, a escolinha terá vários compromissos, com competições dentro e fora do estado. “Jogos como este animam a garotada; eles gostam e aproveitamos isso para cobrar deles disciplina e estudo”, disse o professor.

Lanzarini assume presidência da Junta Militar de Amambai

0

2009-02-07 10:18:00

Em uma solenidade em seu gabinete, o prefeito Dirceu Lanzarini assumiu a presidência da Junta de Serviço Militar de Amambai. Estiveram presentes o Capitão Baggioto Moreira e o secretário da Junta, Antônio Pereira de Oliveira, que fizeram a leitura da passagem da presidência.

Dirceu fez o juramento junto à bandeira nacional e assinou o termo de posse e agradeceu a presença do capitão e o secretário da Junta de Serviço Militar, ressaltando que sempre haverá um excelente relacionamento entre a prefeitura e o Exército Brasileiro, disse ainda que a prefeitura cumprirá com todas as obrigações legais para o bom desempenho da referida junta.

No final do século 19, foi instaurado no Brasil o Serviço Militar obrigatório, que até hoje recruta jovens de 18 anos para cumprir as obrigações para com a Pátria.

A Junta de Serviço Militar tem como principal objetivo o alistamento e/ou a regularização dos cidadãos brasileiros junto ao Exército.

Vale lembrar que sem a respectiva carteira de reservista, não é possível acessar a concursos públicos, vestibulares em universidades públicas, nem ter cargos na administração, seja municipal, estadual ou federal.

Unificam pede ajuda à população Amambaiense

0

2009-02-07 09:48:00

Alessandra Escobar

A UNIFICAM (União dos deficientes físicos de Amambai) pede ajuda à população.

A UNIFICAM, que atualmente atende cerca de 80 pessoas, direta e indiretamente, funcionando duas vezes por semana e oferecendo hidroterapia, fisioterapia e acompanhamento psicológico aos cadeirantes, vem pedir aos empresários, comerciantes e pessoas, que de alguma maneira queiram ajudar na manutenção da mesma.

“Recebemos qualquer tipo de ajuda, desde material para a limpeza e manutenção, até materiais como fraldas, sondas, medicamentos e em dinheiro; temos uma pessoa que mensalmente passa recolhendo as contribuições, que podem ser de qualquer valor, acima de R$ 10,00 e aceitamos doações que podem ser entregues diretamente na sede da Unificam, que fica na Rua Luiz Sampaio Ferraz, próximo ao Hospital Regional ou entrar em com o Graciano Brum, no 9645-3461.”

“Agradecemos a todos os nossos contribuintes e pessoas que nos ajudam a manter nosso estabelecimento, pois sem vocês não poderíamos dar continuidade ao nosso trabalho”, finaliza Graciano Brum.

Leia a Coluna Enfoque – por Clesio Ribeiro

0

2009-02-07 09:12:00

## O início dos trabalhos da Câmara de Amambai se deu num clima bastante tranquilo. Em geral, situação e oposição estão imbuídos em fazer o melhor por Amambai.

## O vereador Valter Brito (PR), líder do prefeito Dirceu Lanzarini (PR), pelo discurso proferido na palavra livre, demonstrou que não vai deixar barato as críticas feitas à administração municipal. O clima promete esquentar um pouco mais nas próximas sessões.

## O prefeito Dirceu Lanzarini não pôde participar da sessão de abertura dos trabalhos, por motivo de audiências já agendadas em Brasília. Dirceu está num pique acelerado atrás de recursos para o município. Assim justificou sua ausência.

## O vice-prefeito, José Aparecido Aguiar (Dem), representou o Executivo Municipal na abertura da sessão. Passou a sessão acompanhando de perto os discursos de cada vereador. Aguiar tem experiência no Legislativo e sabe da importância do papel do vereador.

## Estive essa semana falando com o prefeito de Iguatemi, o ex-presidente do Sindicato Rural e produtor rural, José Roberto. Tá animado com os trabalhos, apesar de reconhecer as dificuldades de administrar um órgão público.

## O grande desafio da administração de Iguatemi é a geração de empregos. Já há alguns anos o município enfrenta dificuldades econômicas, principalmente com a diminuição de abates de bois nos dois frigoríficos da cidade, que juntos empregavam mais de 2 mil trabalhadores, desde aquela crise da aftosa, há quatro anos.

## Apesar disso, o prefeito José Roberto disse que está bastante otimista. Produtor rural experiente, José Roberto conta com grandes parceiros para levar adiante um projeto sério para desenvolver o município. Desejamos todo sucesso ao Zé e sua equipe.

## Otimista também foi a afirmação do governador André Puccinelli dada na quarta-feira durante encontro com o prefeito de Maracaju. Ele disse que a economia de MS já saiu do atoleiro. Tomara e que venham os investimentos para os municípios da nossa região.

## E a disputa pela sub-sede da Copa do Mundo de 2014 que será no Brasil, entre a nossa capital, Campo Grande e Cuiabá (MT) está dando muita repercussão.  A Fifa anunciou que uma capital do Pantanal seria uma das 12 cidades do País a sediar jogos. A disputa está acirrada e pode até repercutir nas eleições do ano que vem. Torço por Campo Grande (claro), mas é um páreo duro.

## A Prefeitura de Amambai, através do Detrat, vai acabar com a mão única nas ruas Sete de Setembro e da República. Será a partir de março. A medida atende anseios de comerciantes, principalmente da Rua da República, que tiveram o movimento de seus comércios prejudicados, e também de vários motoristas. 

## É imprescindível que seja feita uma campanha publicitária bastante intensa, para que todos fiquem cientes dessa mudança, para evitar qualquer acidente por conta de algum desavisado.

Câmara trabalha dentro da legalidade, diz vereadores

0

2009-02-07 08:16:00

Vilson Nascimento

Ao rebater críticas sofridas durante um programa de rádio que foi ao ar essa semana por uma emissora da cidade, todos os vereadores reeleitos e os novos eleitos que compõe a atual legislatura na Câmara de Amambai, foram categóricos em afirmar que o Poder Legislativo local trabalha com transparência, ética e dentro da legalidade.

Segundo os vereadores, durante o programa o locutor teria destorcido informações, buscando jogar a população contra os membros do Poder Legislativo e ofendido a dignidade dos parlamentares, fazendo acusações.

Segundo eles o radialista teria agido dessa forma em retaliação a suspensão do contrato publicitário com a emissora, passando as transmissões dos trabalhos do Legislativo para outra rádio da cidade.

Salário e ajuda de custo

Segundo a mesa diretora da Câmara, duas questões levantadas, o salário dos vereadores e uma ajuda de custo para despesas diversas são legais, aprovados por lei e com aval jurídico e do Tribunal de Contas do Estado.

“Nossos salários estão defasados. Estamos há quatro anos sem reajuste e por conta da grade salarial da Assembléia Legislativa, um projeto aprovado no ano passado que aumentaria os salários dos vereadores em Amambai, não pode ser colocado em prática.”, disse o presidente da casa de leis ao ressaltar que a ajuda de custo de R$ 2 mil reais que cada vereador recebe mensalmente não é para uso próprio, segundo ele visa possibilitar a contratação de secretário para prestar apoio ao trabalho do parlamentar e principalmente custear despesas cotidianas na função do trabalho e realizar atendimentos a pessoas necessitadas.

Diárias são limitadas

Em relação às diárias, que o radialista teria afirmado, segundo os vereadores, que os parlamentares recebem, más não viajavam, o presidente da casa de leis, vereador Anderson Mansano (PR), disse que é uma inverdade.

“Aqui na Câmara de Amambai foi adotado um limite de duas diárias por mês para cada vereador que necessitar se ausentar do município a trabalho. Em casos eventuais, de extrema necessidade, que o vereador, a trabalho, precise se ausentar por mais de dois dias, as vezes abre-se exceções e estende-se as diárias, mas em situação normal é apenas duas diárias ao mês e o vereador só poderá requere-las mediante comprovação que a vigem é de interesse do Poder Legislativo e do município”, finalizou Mansano.

Mudança de rádio

Em relação ao fator pivô da polêmica, que segundo os vereadores é a troca de emissora para a transmissão das sessões ordinárias da casa de leis, os vereadores disseram que a troca visou economia.

“A troca de emissora, que visa economia de recursos foi uma decisão tomada entre os nove vereadores que compõe a atual legislatura e não somente da mesa diretora isolada. A Radiojornal de Amambai pedia R$ 14 mil reais para a transmissão das sessões, o que daria R$ 168 mil ao ano e R$ 672 mil durante os quatro anos da atual legislatura. Trabalhando com a outra emissora a economia será de 432 mil em quatro anos”, disse o presidente da casa ao ressaltar que o objetivo de transmitir as sessões pela rádio é levar ao conhecimento da população, o que está sendo discutido pelo Poder Legislativo em defesa dos interesses do povo e do município.

Decisão foi tomada para adquirir ônibus

Além da economia que representará durante o quadriênio, a decisão de mudança de emissora para a transmissão das sessões foi tomada por necessidade, para ajudar um grupo de universitários de Amambai que fazem faculdade em Dourados, segundo os vereadores.

“Em reunião entre todos os vereadores, decidimos devolver R$ 60 mil reais à Prefeitura para a aquisição de um ônibus para a realização do transporte dos universitários e esse recurso foi tirado do dinheiro que seria destinado à imprensa”, ressaltou o presidente da casa de leis.   

Se sentindo ofendidos, vereadores procuram MPE

Se sentindo ofendidos pelas declarações feitas pelo radialista durante o programa, que foi ao ar na terça-feira (3), uma comissão de vereadores que compõe a atual legislatura em Amambai, estiveram reunidos com o Promotor de Justiça, Dr. Ricardo Rotunno, titular da 2ª Promotoria da Comarca, para informar que as denúncias feitas pelo radialista durante o programa eram infundadas, segundo eles, e também entregar ao representante do Ministério Público Estadual, um CD e cópia degravada do programa para análise.

Segundo os vereadores não está descartada a possibilidade dos nove parlamentares que compõe a atual legislatura em Amambai, Anderson Mansano (PR), Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), o vereador Valter Brito da Silva (PR), o vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), vereador Daniel Riquelme (PTB), vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB), o vereador Cristino Toledo (PDT), o vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento “Carlinhos” (PPS) e o vereador Luciney Bampi (PV), entrarem com uma ação coletiva de “danos morais” contra o locutor pelas supostas acusações que dizem ter sofrido.

Produtores de leite de Caarapó recebem equipamentos

0

2009-02-07 08:09:00

As associações de produtores de leite do Boi Jaguá e Poíque acabam de receber três tanques resfriadores de leite. A solenidade de entrega dos equipamentos foi realizada na manhã dessa sexta-feira, no pátio da prefeitura de Caarapó.

Os recursos para compra do equipamento foram viabilizados pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com contrapartida do Município, e somaram R$ 51 mil. As sobras serão aplicadas em outras ações no setor leiteiro. A ação beneficia 130 produtores das regiões do Boi Jaguá e Poíque, responsáveis por uma produção anual de quatro milhões de litros de leite.

Dagoberto Nogueira foi representado na solenidade pelo chefe de gabinete do parlamentar em Brasília, Carlos Brum, que reafirmou o compromisso do deputado em trabalhar pela liberação de recursos para Caarapó.

“A parceria de Dagoberto com Caarapó vem de longe, desde a época em que ele foi diretor do Detran e secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul”, discursou Brum. O assessor informou ainda que o parlamentar destinou emenda de R$ 300 mil do Orçamento Geral de União de 2009 para obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica em Caarapó. Outra emenda do parlamentar destina 25 casas populares para o Município.

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a aquisição dos tanques de resfriamento de leite vai possibilitar o melhor aproveitamento do produto no campo com a utilização da tecnologia disponível. “O nosso apoio ao pequeno produtor tem também o objetivo de evitar o êxodo rural e promover qualidade de vida no campo”, disse o prefeito. Em relação ao trabalho de Dagoberto Nogueira, Farias ressaltou que “o deputado pode continuar plantando aqui (em Caarapó), que no momento oportuno vai colher bons frutos”.

Farias fez menção ao apoio que tem recebido da Câmara de Vereadores, “sem distinção de coloração partidária ou tendência política”. Ele declarou que os vereadores têm tido maturidade suficiente para colocar os interesses de Caarapó acima de outros que possam interferir negativamente no processo de crescimento vivido pelo Município. “Esse apoio também estamos tendo dos funcionários municipais”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara, Manoel Batista de Souza (DEM) e pelos vereadores Professor Pontinha (PT), Tereza Di Domenico (PMDB), Cido Santos (PR), Toninho Lima (PRB) e Odair Bortoloti (PMN), secretários municipais Valter de Oliveira (Desenvolvimento Econômico), Roberto Maitan (Obras), Apolinário Candado (Educação e Esportes), Évinei Arce da Silva Oliveira (Ação Social) e pelo chefe de gabinete Chirato Alves Vieira, além de representantes de associações de produtores rurais e de instituições financeiras e de classe.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Município de Caarapó possui seis associações de produtores de leite, integradas por 280 sócios. A produção anual é de 7 milhões de litros de leite, que são comercializados junto a empresas do Estado.

Acidentes envolvendo motos deixam feridos em Amambai

0

2009-02-07 07:57:00

Vilson Nascimento

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em acidentes envolvendo motocicletas nessa sexta-feira (6) em Amambai.

No primeiro deles, registrado por volta das 11h20, um casal ficou ferido quando a motoneta Hero Puch que viajavam se chocou com uma Honda Titan, na Pedro Manvailler, região central da cidade.

De acordo com os bombeiros, a mulher, que viajava na garupa da motoneta, apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo, já o condutor da motoneta sofreu apenas escoriações leves.

Segundo acidente

O segundo acidente envolvendo moto registrado nessa sexta em Amambai aconteceu por volta das 15h45. Segundo o Corpo de Bombeiros mãe e filho atravessavam a Avenida Pedro Manvailler, região central da cidade quando foram colhidos por uma motocicleta.

Segundo a equipe de resgate tanto a mulher quanto a criança, de 6 anos de idade, sofreram apenas escoriações leves.

Governo divulga edital para pavimentação da Sul-Fonteira

0

2009-02-07 07:35:00

Joelso Gonçalves

O Secretário Estadual de Obras Públicas e de Transportes Edson Giroto publicou nesta Quarta-Feira (04), no Diário Oficial o Edital de assinatura de convênio feito no dia 02 deste mês, da empresa vencedora para a execução dos serviços da Rodovia MS 165 – entroncamento MS 386 (Sanga Puitã) – passando por Aral Moreira até a cidade de Coronel Sapucaia com extensão de 79.288,48 metros, de acordo com especificações do Edital de concorrência nº.087/2008.

A Empresa CMT Engenharia LTDA, foi à vencedora com o valor de 72.049.863,10(Setenta e dois milhões, quarenta e nove mil, oitocentos e sessenta e três reais e dez centavos), o inicio dos serviços será expedido pela Agesul e deverá ser executado num prazo de 720 dias consecutivos (cerca de dois anos).

Além de possibilitar o acesso da região à hidrovia Tietê – Paraná, a rodovia Sul Fronteira deve fomentar a produção local e a integração econômica, cultural e social entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Também deve servir de suporte e incentivo aos programas de plantio de florestas, alternativa encontrada pelo governo do Estado para diversificar a economia da região após a crise causada pelos focos de febre aftosa. Será implantada em toda a fronteira uma barreira vegetal com largura média de 15 quilômetros, formando um maciço verde com área de 340 mil hectares.

Uma equipe de topógrafos, da Empresa de Consultoria de Projetos contratada pela Agesul,está em Aral Moreira desde o final do mês passado, fazendo os levantamentos topográficos para a elaboração do projeto da pavimentação da MS 165,na região de fronteira com o Paraguai.

Os profissionais estão fazendo o estudo do traçado e a demarcação da rodovia, para que seja elaborado o projeto, e em seguida ser dado inicio a execução da pavimentação da MS Sul – Fronteira (Sul – Divisa), como foi denominada.

Ao todo, a obra prevê recursos da ordem de aproximadamente 300.000.000,00(Trezentos milhões de reais), para concluir os 337 quilômetros, ligando as cidades de Mundo Novo, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, passando por Aral Moreira até o entroncamento do Posto Maemi.Como o Governador André Pucinelli já havia informado, será feito a primeira etapa da pavimentação que é do entroncamento do Posto Maemi até Coronel Sapucaia e ligará toda a área de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

A pavimentação da rodovia Sul – Fronteira é aguardada com grande expectativa pelos moradores da cidade de Aral Moreira, pois será um dos municípios mais beneficiados com a obra, o asfalto mudará completamente a localização geográfica da cidade, podendo se instalar novas empresas, pois com a pavimentação da rodovia ligará o município de Aral Moreira coma divisa do Estado do Paraná.

Para Edson David, prefeito de Aral Moreira “com a pavimentação da Rodovia será uma rota alternativa, e o município deixara de ser o fim da linha para sermos inseridos na rota econômica do estado” disse ele.

Para o técnico de Enfermagem Valter Roque “com a conclusão da Sul – Fronteira irá diminuir a distância entre o município até a cidade de Ponta Porã,pois hoje precisa dar uma volta enorme pelo posto tagi,além de beneficiar todos os agricultores do município,sem contar com os ônibus mesmo nos dias chuvosos poderá transitar normalmente”.

Ficará mais viável e curto o trajeto até Ponta Porã e com isso beneficiará as viagens, também vai gerar mais empregos e melhorar a qualidade de vida do povo de Aral Moreira e será um atrativo a mais para que indústrias possam se fixar aqui no município, comentou Zelmo Coinete professor de Educação Física.

Aldeia Amambai recebe vacinação anti-rábica hoje

0

2009-02-07 07:13:00

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria de Saúde, realiza hoje dia 7 de fevereiro, vacinação anti-rábica na Aldeia Amambai.

A campanha acontecerá nos postos 01 e 02 da aldeia durante todo o dia, a partir das 7 hs e visa vacinar os cães e gatos, visto que no ano passado não foi realizada nenhuma campanha de vacinação naquela região.

Mesmo sabendo das graves conseqüências que a raiva ocasiona aos seres humanos, no ano passado a Prefeitura não realizou a vacinação pertinente nas aldeias do município.

A Raiva Canina é uma das principais e mais conhecidas Zoonoses (doenças e infecções que se transmitem entre os animais vertebrados e o homem). Por suas conseqüências seríssimas e por ser incurável.

Uma doença contagiosa, que se transmite pelo contato e causada por um vírus que ataca o sistema nervoso do indivíduo contaminado e pode levar à morte. A raiva é transmitida por meio da saliva dos cães raivosos, que pode já contar os vírus da raiva até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença.

MS e 9 estados respondem por 91% das exportações agrícola

0

2009-02-07 07:06:00

Dez estados brasileiros foram responsáveis por 91% dos cerca de US$ 71,8 bilhões exportados pelo agronegócio nacional em 2008. A lista é encabeçada por São Paulo, que vendeu US$ 15,7 bilhões, aumentando em 8,7% o valor exportado em 2007. Com esse desempenho, os produtores paulistas responderam por 21,85% de todas as vendas.

Em seguida vêm o Rio Grande do Sul e o Paraná. Os gaúchos exportaram US$ 10,6 bilhões, resultado mais de 20% superior ao de 2007, enquanto os paranaenses venderam US$ 10,2 bilhões, resultado 30% maior que o registrado no ano anterior.

Seguindo a lista, divulgada hoje (6) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aparecem Mato Grosso (US$ 7,7 bilhões); Minas Gerais (US$ 5,9 bilhões); Santa Catarina (US$ 5,1 bilhões); Bahia (US$ 3,3 bilhões); Goiás (US$ 3,1 bilhões); Espírito Santo (US$ 1,9 bilhão) e Mato Grosso do Sul (US$ 1,7 bilhão). Alguns estados, apesar de apresentarem valores bem menores, se destacaram no ano passado pelo aumento expressivo das exportações.

O estado do Piauí, por exemplo, vendeu para o exterior, em produtos do agronegócio, cerca de 193% a mais do que em 2007, alcançando US$ 129 milhões. O Tocantins, com US$ 154 milhões, superou em 93% sua marca anterior, resultado pouco superior aos 91% de aumento registrados pelo Distrito Federal, que exportou US$ 141 milhões.

O Ministro da Agricultura informou também que o governo chinês já publicou a relação dos 22 abatedouros brasileiros habilitados a exportar carne de frango in natura para a China. “Esta é a última etapa dos entendimentos, na área sanitária, para o restabelecimento do comércio carne de frango in natura com a China. É a consolidação de um mercado muito significativo para o Brasil”, afirmou, em nota, o secretário de Defesa Sanitária do ministério, Inácio Kroetz.

Com a habilitação, que ocorreu no início de dezembro e foi oficializada agora, o governo e os produtores brasileiros esperam consolidar e expandir um mercado de que ainda não se conhecem as dimensões, mas é apontado como o que mais cresceu nos últimos 20 anos. A partir dessa medida, as empresas brasileiras poderão iniciar negociações com importadores chineses.

Prefeitura mantém convênio com a Associação Viva Vida

0

2009-02-07 06:55:00

O prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini se reuniu com os pais e diretores da ong Viva Vida Amambai no auditório da Secretaria de Educação, participaram da reunião o vice-prefeito José Aguiar, a secretaria de educação Eliane Arteman e o vereador e líder do preeito Valter Brito.

O prefeito começou sua fala afirmando categoricamente que não pretende e nunca pretendeu fechar a escola e que se alguém está fazendo a afirmação contrária, essa pessoa está mentindo. A seguir o prefeito Dirceu Lanzarini começou as explicações sobre a proposta de repasse a instituição fazendo primeiramente um histórico da situação econômica do Pais.

“Em meados do ano passado, o mundo tomou conhecimento de uma crise global que envolveria toda a humanidade, uma crise econômica que preocupa, e muito, todos os setores da vida pública, tornando-nos mais conscientes dos rumos que devemos tomar para driblar a crise e encontrar soluções práticas e eficazes, sem ferir nossos conceitos, nem nos impor num cenário de dificuldades ainda maiores” afirmou o prefeito.

“Choque de gestão, soluções criativas, seriedade no uso do dinheiro público, medidas de contenção de despesas e geração de emprego e renda são atitudes corretas para superação da famigerada crise.” Disse Dirceu.

Dirceu Lanzarini explicou que o reflexo da crise no município se faz sentir de diversas maneiras. A arrecadação no mês de janeiro de 2009 teve uma diminuição de R$ 200 mil reais se comparada com a arrecadação do mesmo mês no ano de 2008.

“Entreguei a administração municipal em 2005 e o índice de participação do município era 1,39%, por sérios problemas de gestão, o índice foi caindo vertiginosamente nos últimos 4 anos, chegando ao atual 1,04%¨.Afirmou Lanzarini.

A Proposta

Mesmo com a situação econômica adversa, mas entendendo que a instituição cumpre um papel importante na sociedade a prefeitura realizará um repasse mensal de R$ 5.600,00 provenientes do Fundeb, cederá 2 professores, 1 coordenador e dois estagiários ou professores e dobrará o valor repassado da merenda escolar. A diretoria da AVA pediu um prazo para responder sobre a proposta da prefeitura.

O prefeito Dirceu Lanzarini encerrou sua fala dizendo que se por ventura a resposta da instituição for negativa, a prefeitura não deixará as crianças sem escola, que solicitará a instituição o empréstimo das salas e assumirá as aulas ou em caso da AVA não ceder as salas, construirá duas salas de aula como extensão de uma escola municipal e atenderá as crianças já matriculadas.

“Não abandonarei as crianças, elas terão aula normalmente” finalizou Dirceu Lanzarini. Os pais presentes apoiaram o prefeito que foi muito aplaudido e recebeu manifestações de apóio a sua decisão.

Céu nublado e pancadas de chuva neste sábado

0

2009-02-07 06:43:00

O céu ficará de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas neste sábado, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

A temperatura máxima chega aos 36ºC na região do Pantanal e a 20ºC ao sul do Estasdo.

Confira a previsão do horóscopo para hoje, 7 de fevereiro

0

2009-02-07 06:26:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Uma pessoa mais experiente ou pela qual você tenha especial respeito pode sacudir seu espírito. Um sermão realista para quem está querendo se divertir era a última coisa que você esperava. Não reclame, pois esta advertência de hoje pode evitar repercussões sérias amanhã.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Atenção para não se tornar um tirano para quem gosta, ou se tornar alvo da ditadura de outras pessoas. Mantenha-se firme em suas posições e não retroceda facilmente. Argumente e lute por aquilo em que você acredita, mas dê espaço para que os outros se expressem também.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Você está animado porém bastante cuidadoso: se diverte mas mantém a moderação com os gastos, além de estar sempre atento que está se passando ao lado para evitar ser explorado. Uma pessoa de fora do seu círculo habitual poderá trazer muita emoção para o seu coração…
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Atenção com a pessoa amada e com o seu relacionamento. Procure respeitar os limites do relacionamento e verá que ambos sairão lucrando. Nem você sofre de ciúme ou ansiedade, nem cai vítima do controle da outra pessoa. Poucas perguntas e muito carinho são a indicação de hoje.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Hoje, você pode passar o dia dando ordens a quem estiver por perto. Tendência a ficar em constante atividade física e mental, e você também não vai se conformar com os preguiçosos e fiscais da natureza. Procure não interferir na vida alheia de maneira desastrada.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Lua em aspecto tenso com o seu regente. Padrões emocionais do seu passado podem retornar à ativa, deixando-o confuso e dividido. Não permita que reações infantis guardadas no fundo do baú aflorem, causando embaraço. Observe-as, mas não lhes dê poder de ação.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Intuição ativada, o que vai dar maior alcance aos seus projetos. Confie, mas deixe de lado a tentação de resolver tudo rápido demais. Quer dizer, desça o rio na correnteza. Conte com os seus amigos. De onde você menos esperar surgirão surpresas mágicas e encantadoras.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Nesta fase você deve ter atenção para não se perder mudando amiúde de objetivo, trocando o estabelecido por algo que pareça mais excitante ou interessante, principalmente no campo profissional. Mesmo que uma grande aventura chame a sua atenção, termine o que estiver fazendo primeiro.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Nesta fase, você entra em contato com pessoas e situações bem diferentes do que você está habituado. Não deixe que um orgulho disfarçado ou preconceitos escondidos o privem de desfrutar momentos que talvez não se repitam tão cedo. Mantenha a cabeça alerta e o coração aberto.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Clima favorável, inspiração. Quem lhe vê com a mesma cara não sabe onde anda a sua cabeça ou o que se passa no seu coração. Não precisa descer das nuvens: tudo segue automaticamente como você programou. Aproveite o dia para resolver questões difíceis, que em outras horas seria um fardo.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Hoje talvez você custe a encontrar o jeito certo de explicar às pessoas o que quer. Não se preocupe, quem está realmente próximo a você vai entender que você precisa de coisas que não podem ser colocadas em simples palavras. Mantenha o bom astral e curta seu fim de semana.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Crie para si um clima harmonioso: evite discussões que só levam ao desgaste psíquico e emocional. Nem tudo o que se escuta é para ser levado a sério. Dê uma especial atenção às tarefas corriqueiras do dia a dia; elas serão o melhor antídoto contra mau humor ou baixo astral.

Eleitores voltam às urnas domingo em três municípios

0

2009-02-07 04:21:00

No próximo domingo (8), cerca de 30 mil eleitores pernambucanos e 20 mil sergipanos voltam às urnas para uma nova eleição. Os municípios de Lagoa Grande, Caetés e Pombos, em Pernambuco, e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, realizarão uma eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito, para a gestão de 2009-2012.

Nos quatro casos, os candidatos eleitos em 5 de outubro de 2008 obtiveram mais de 50% dos votos válidos nos respectivos municípios, mas tiveram seus registros de candidaturas negados e os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Em Caetés, o candidato a prefeito, em 2008, José Luiz de Sá Sampaio, do PSB, chegou a ser diplomado, mas teve seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo do indeferimento foi o fato de Sampaio ter sido vice-prefeito da cidade, durante os dois mandatos de seu pai, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

No município de Lagoa Grande, o candidato eleito à prefeitura, Jorge Roberto Garziera (PMDB), teve o registro negado em função da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Tribunal de Contas da União e pela Câmara Municipal.

Em Pombos, o candidato a vice-prefeito Patrício Cristino de Magalhães (PV), que compunha a chapa da candidata Jane Povão (PR), teve seu registro de candidatura cassado, por não ter se afastado de um cargo sindical que ocupava no prazo previsto em lei.

Já o candidato vitorioso em outubro de 2008 em Nossa Senhora da Glória (SE), Sérgio Oliveira da Silva (PR), teve seu registro de candidatura negado, com base na rejeição de suas contas públicas pelo Tribunal de Contas do Estado.

As eleições de domingo terão início às 8h e serão encerradas às 17h (horário local). A previsão dos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do estado é de que o resultado final seja divulgado até às 21h (22 horas no horário de Brasília).

Os novos candidatos à prefeitura são: em Caetés, Aércio José de Noronha (PSB) e Lindolfo Almeida de Melo (PSDB); em Lagoa Grande, José Robson Ramos de Amorim (PSB) e Rose Mary de Oliveira Garziera (PMDB); em Pombos, Carlos Alberto Correia Lopes (PTB) e Cleide Jane Sudário Oliveira (PR); e em Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento (PT) e Luana Michele de Oliveira Silva (PR).