21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9903

Condutor embriagado bate caminhão em veículo parado

0

2009-02-09 12:12:00

Vilson Nascimento

Um motorista, segundo a polícia, em visível estado de embriagues, bateu o caminhão que conduzia em um veículo parado na noite desse domingo (8) em Amambai.

Segundo a Polícia Militar após pegar o caminhão, que pertence a uma empresa instalada na cidade, sem a autorização do patrão, Everton Luiz Moreira de 24 anos, teria saído com o veículo de carga, um Volkswagen 6.80 de cor bege, carroceria de madeira, pelas ruas, vindo a se chocar contra uma caminhonete F-1000 que estava estacionada na região central da cidade em Amambai.

Segundo a polícia após provocar o acidente, Everton Luiz, que aparentava visível estado de embriagues, teria se recusado a fazer o “teste do bafômetro”. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi indiciado e liberado para responder em liberdade pelo ato praticado.

O caminhão conduzido pelo rapaz foi encaminhado ao pátio do Detran local para serem tomadas às providências cabíveis.

Receita libera hoje consulta ao 2º lote de restituição do IR

0

2009-02-09 12:02:00

A Receita Federal do Brasil libera hoje (9) consulta ao segundo lote residual de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano-base 2007.

O contribuinte pode acessar, a partir das 9h, a página da Receita na internet. No total, 19.139 contribuintes terão direito à restituição.

O dinheiro ficará disponível nos bancos a partir da próxima segunda-feira (16), com correção de 10,40%. Depois de liberados, os valores não terão mais correção.

Para obter a transferência para outro banco, em conta corrente ou poupança, os contribuintes deverão ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do BB. Os telefones são 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088, caso o contribuinte seja deficiente auditivo.

Sicredi de Caarapó prestar contas a associados

0

2009-02-09 11:07:00

A Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Sul MS, promoveu, na noite da última quarta-feira (4), um jantar para os associados e colaboradores da Unidade de Caarapó. 

O jantar, que aconteceu no pavilhão de eventos do Parque de Exposições Pedro Pedrossian, além de estreitar laços entre a cooperativa e os caarapoenses, tinha como objetivo principal prestar contas do rendimento da unidade e da Cooperativa durante o ano de 2008.
 
De acordo com o gerente de controladoria da Superintendência Regional do Sicredi, Mário Aquino, a cooperativa fechou 2008 “ainda melhor que o ano de 2007”, com um crescimento de 14% em comparação ao ano retrasado.

Aquino comentou que de 14 mil, o número de associados em 2008 cresceu para 20 mil – um crescimento de 43%. Só em Caarapó, houve um aumento de 23% e hoje os associados somam mais de dois mil.
 
A Unidade da Sicredi Centro Sul MS de Caarapó, uma das mais de 1.000 espalhadas pelo país, tem motivos para comemorar os saldos: houve crescimentos nos depósitos e em relação às receitas, um crescimento de 63% em 2008.
 
Na oportunidade, o superintendente da Superintendência Regional do Sicredi, Fabio Almeida, relatou as principais atividades da cooperativa no ano de 2008, como a instalação de agentes credenciados para facilitar o pagamento de contas e o lançamento da campanha dos 20 anos, cujo sorteio, em Caarapó, acontece no mês de junho. Estarão sendo sorteadas 13 motocicletas YBR, um Renault Sandero e uma S-10.
 
Segundo Fabio, as novidades para 2009 são a abertura de uma unidade em Ivinhema, uma campanha de aplicações em poupança, a realização do projeto Crescer e Pertencer e o lançamento do cartão múltiplo com bandeira do Sicredi, com o qual os associados poderão comprar no débito ou crédito em diversos estabelecimentos de todo o Brasil.
 
O presidente da Sicredi Centro-Sul, Edilson Lazzarini, entre outros números, mostrou que as sobras da Cooperativa em 2008 foram de R$ 6.743.552,97. A distribuição de juros e sobras resultou em R$ 4.015.201,83, a serem distribuídos aos associados.

Lazzarini aproveitou a ocasião para salientar a importância da presença dos associados na Assembléia Geral Extraordinária e Ordinária que acontece no dia 28 de março às 8h da manhã, no Sindicato Rural de Dourados, quando tratarão da reforma estatutária e demais assuntos de seu interesse e da cooperativa.
 
O conselheiro fiscal da unidade Sicredi em Caarapó, João Aurélio Damião, encerrou a reunião dizendo que participa de cooperativas há mais de trinta anos e observa o desempenho do Sicredi com entusiasmo: “Muitas cooperativas não distribuem nada aos associados e eu gostaria de agradecer, pois uma cooperativa se faz com muitas pessoas, com a participação de todos. Ano que vem também teremos bons resultados”, prevê.
 
Para o biênio 2009/2010, deverá integrar o Conselho Fiscal da Cooperativa João Glauco Alencar Arrais. A eleição dele e dos demais conselheiros ocorre na AGO (Assembléia Geral Ordinária) da Cooperativa em 28 de março.

Em meio à crise, empresários investem e faturam

0

2009-02-09 10:25:00

Sérgio da Luz

Seguindo o ritmo da tão falada “crise econômica”, o comércio de Amambai, de maneira geral, diminuiu as vendas, demitiu e sentiu na “pele” a recessão. Na contramão, alguns empresários investiram e de resultado tiveram um surpreendente faturamento.

O início do ano é considerado, pela grande maioria dos comerciantes, com exceção dos comércios ligados à educação – devido ao início do ano letivo -, como o pior período do ano. Dívidas das festas de final de ano, instabilidades políticas e outros fatores desfavorecem o período.

Para vencer essas dificuldades e manter as metas de vendas, alguns empresários de Amambai apostaram em investir, inovar, facilitar as compras para o cliente. “É importante inovar e se adaptar; a crise existe e é para todos, mas nem todos devem sofrer com ela”, disse a secretaária-executiva da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai). 

“A crise existe para quem fica parado!”, foi o que ressaltou Alexandro de Souza, gerente das Lojas Floraí, que no mês de janeiro superou as vendas em relação a 2008, além de ultrapassar a meta de crescimento da empresa, chegando a 20%. A meta estabelecida era de 15%. “Nosso foco são nossos clientes; nosso investimento maior é no conforto deles; essa é a nossa política”, disse Alexandro, explicando o motivo do sucesso da empresa.

Com promoções, descontos e parcelamento, a Móveis Gazin, em Amambai, foi outro exemplo de empresas onde a “crise” não passou. A empresa manteve o grande volume de vendas em móveis e eletrodomésticos, além de conquistar outros serviços, como consórcios e planos de saúde.

Já no ramo de automóveis, um dos mais atingidos, cautela e corte de custos foram o segredo para superar a crise, como avaliou o empresário Cleverson Silva Mendes, proprietário das lojas Mendes Automóveis e Amavel Veículos. “Confesso que a crise me pegou de surpresa; tivemos que ir mais devagar e sem dívidas”, disse.

Para Mendes, no mês de janeiro as vendas já aumentaram e as expectativas para o ano são as melhores possíveis. “As expectativas são boas; muitos boas; é hora de colher. Sempre tiramos algum aprendizado e com certeza aprendemos muito nesse momento de dificuldade; agora é só trabalhar e não ficar parado”, disse. 

Presidente destaca apoio da ACIA  – Rodrigo Selhorst, presidente da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), destacou o papel fundamental que a entidade vem desenvolvendo em apoio ao comércio local para superar o momento.

“Através de campanhas, promoções, capacitação de funcionários, cursos, entre outros, este é o nosso papel: de incentivar o comércio; procuramos fazer com que as pessoas comprem no município, gerando mais empregos na cidade”, disse.

Para o presidente, a crise, que elevou o valor do dólar, favoreceu alguns comércios locais. “Com o aumento do dólar, os preços no Paraguai (cotados na moeda) também subiram; então, muitas pessoas deixaram de comprar lá, passando a gastar aqui, compensando a crise”, destacou.  

Navirai sedia 4º campeonato estadual de Beisebol

0

2009-02-09 10:06:00

O campeonao estadual de beisebol começa no dia 28 de fevereiro, no estádio localizado entre o Bosque Municipal e o Virotão. Quatro torneios de categorias diferentes terão jogos disputados neste dia, em Naviraí.

Segundo a Associação Campo-Grandense de Beisebol, durante três dias, Naviraí será o palco das seletivas de jogadores para as disputas dos campeonatos nacionais das categorias pré-infantil, pré-júnior, infantil e júnior.

Paraguai apreende 2 toneladas de maconha na fronteira

0

2009-02-09 09:03:00

Autoridades paraguaias apreenderam mais de duas toneladas de maconha e detiveram um homem na localidade de Curuguaty, 365 quilômetros ao nordeste de Assunção e na fronteira com o Brasil, informaram neste domingo fontes oficiais.

Fontes da polícia disseram que o carregamento era transportado em 70 bolsas que continham 2.630 quilos de maconha prensada, que supostamente tinha como destino final o mercado brasileiro.

A apreensão ocorreu durante uma operação de controle em uma estrada. A droga foi achada na carroceria de um caminhão que contava com uma documentação presumivelmente adulterada e cujo motorista foi detido, detalharam as fontes.

Segundo as autoridades paraguaias, nas regiões fronteiriças de Concepción, Amambay e Canindeyú operam contrabandistas e narcotraficantes que brigam pelos envios ilegais de produtos, assim como pelo controle dos cultivos de maconha da região e pelo tráfico de cocaína.

Jogos no interior agitam 2ª rodada do Estadual em MS

0

2009-02-09 08:09:00

A segunda rodada do Campeonato Estadual 2009 foi marcada por muitos gols neste domingo, em partidas que ocorreram no interior do Estado.

O Naviraiense goleou a equipe do Pantanal, de Ladário, por 6 a 0. Já o jogo entre Rio Verde e União de Camapuã, que aconteceu no estádio André Borges, em Coxim, ficou empatado em 2×2.

O time do Operário, que luta para conquistar o título estadual e não vence há anos, enfrentou o Itaporã, no estádio Chavinha, e perdeu para a equipe da casa pelo placar de 2×0.

Outro destaque foi a partida entre Ivinhema (atual campeão) contra o 7 de setembro de Dourados, que aconteceu no estádio Saraivão. O Ivinhema venceu o jogo por 3×1.

O Maracaju enfrentou o Águia Negra no estádio Loução e perdeu em casa por 1×0, enquanto em Aquidauana, no estádio Noroeste, as equipes do Aquidauanense x Corumbaense realizaram a partida mais importante da rodada, na disputa pela liderança do campeonato. Quem levou a melhor foi o time da casa, que venceu por 3×0 um dos favoritos ao título deste ano.

Os próximos jogos serão realizados no dia 11, entre as equipes do 7 de Setembro contra o Pantanal, Coxim x Itaporã (que conquistou o acesso à série A pela primeira vez), União x Nova Andradina, Naviraiense x Aquidauanense, Águia Negra x Corumbaense, Misto x Costa Rica, Operário x Cene e Comercial x Maracaju.

Fórum dos Presidentes das Câmaras de MS será dia 26

0

2009-02-09 07:21:00

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza no próximo dia 26 de fevereiro, a primeira reunião oficial do Fórum Permanente dos Presidentes das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul.

O Fórum foi criado como desmembramento do 1° Seminário do Legislativo, promovido esta semana no Plenário Oliva Enciso da Casa de Leis da Capital.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi, a intenção é reunir os presidentes de todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul, como forma de união e fortalecimento dos legislativos municipais.

No decorrer da semana serão definidos os horários e a agenda de discussões do Fórum, que se reunirá no Plenário da Câmara Municipal da Capital.

Associação desportiva é criada em Iguatemi

0

2009-02-09 07:07:00

Um grupo de amigos, apaixonados por uma boa “pelada”, resolveu criar uma associação desportiva em Iguatemi.

O grupo se reúne com freqüência desde o dia dez 10 de maio de 2007, quando começaram a promover semanalmente partidas de futebol entre amigos no local conhecido como Chácara do Piroli.

Com o resultado positivo dos encontros e o fortalecimento da amizade entre os integrantes, surgiu a idéia de oficializar o grupo. Nascia, assim, a Sociedade Esportiva Camisa 10.

A reunião de apresentação oficial do modelo de estatuto e ata de fundação foi realizada no início do mês, bem como a definição da diretoria provisória, que está cuidando agora dos trâmites legais para registro do estatuto e obtenção do CNPJ.

A diretoria da associação ficou assim constituída: Edimar Boller: Presidente; Fábio Francisco Campi: Vice-presidente; Adriano Schmidt: Tesoureiro; Adilson Amaral, Eder Castilho, Cristiano Schmidt e Odileis Lopes: Conselheiros.

Segundo o presidente, Edimar Boller, o objetivo principal da associação é a promoção do esporte, lazer e amizade entre o grupo, que tem como meta ainda representar Iguatemi em competições em outros municípios.

No final de janeiro a Camisa 10 realizou sua primeira partida fora de Iguatemi e conseguiu um ótimo resultado, goleando a equipe da Cooperativa Lar por 9 x 1. O jogo foi realizado no entreposto da cooperativa na cidade de Itaipulândia, no Paraná.

A equipe realiza suas partidas todas as segundas e quintas-feiras, na chácara do Piroli, e conta hoje com 35 participantes. Diversos jogos já estão sendo agendados para o próximo mês.

Menor é esfaqueado em reserva indígena em Caarapó

0

2009-02-09 06:30:00

Um menor indígena deu entrada na manhã de domingo (08), no Hospital São Mateus em Caarapó, com ferimentos na região lombar e um corte profundo na altura do abdômen.

De acordo com relato da mãe do menor, o filho chegou ferido em sua residência, localizada na aldeia Te’Ykuê, dizendo que um amigo havia o furado com golpes de faca. Ele não falou o nome do autor.

Diante dos ferimentos o menor de 16 anos foi transferido para o Hospital de Urgência e Trauma em Dourados.

Previsão de pancadas de chuva em boa parte do Estado

0

2009-02-09 06:17:00

Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas em boa parte de Mato Grosso do Sul. Deve chover forte nas regiões sul, centro e leste nesta segunda-feira.

A temperatura mantém a estabilidade com máxima de 37º e mínima de 20º.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 9 de fevereiro

0

2009-02-09 06:14:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Vênus está afastando de você qualquer baixo astral, tanto das pessoas quanto dos ambientes. Você também está mais ligado no lado leve e divertido da vida, senso de humor à toda. Muita intuição, olhos e ouvidos bem atentos. Ouça conselhos e sugestões de crianças ou adolescentes.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
O astral está bom para você, de um modo geral. Nas pequenas obrigações do quotidiano, entretanto, terá que enfrentar alguns contratempos, principalmente se você tiver que lidar com gente autoritária. No amor, emoções fortes e acontecimentos inesperados, porém positivos.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Este momento está lhe trazendo mais disposição e empenho, mas no trabalho você sabiamente evita confrontações com chefes ou superiores. Aprenderá os pequenos detalhes e truques que levam aos bons negócios, e saberá compartilhá-los com seus aliados.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Brilho no mundo social. Favorável para ser o promotor de alguma comemoração ou o idealizador de encontros profissionais ou pessoais. Hora propícia para dar um polimento na imagem social. No campo sentimental, prepare-se para uma novidade encantadora!
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Sua imaginação parece um pouco pobre, atualmente, mas é que você está pensando coisas mais práticas. Na verdade, você está apenas mais concentrado e pode usar a sua mente mais construtivamente num trabalho intelectual. Selecione um tópico e aborde-o de todos os modos possíveis. Estude.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Hoje você estará com aquela pontinha de preocupação com o futuro. Porém, não é o futuro na verdade que está lhe preocupando e sim o presente, trazendo hoje acontecimentos que você realmente não esperava. Porém, pode manter o bom humor: tudo vai dar certo no final.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Hoje você se lembra dos mil projetos que habitam a sua memória, e renasce a esperança de realizá-los. Ótimo, tudo é possível, mas você bem sabe que vivemos um dia de cada vez, e portanto, é bom realizar uma coisa de cada vez. A realidade não é uma restrição: é material de construção.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Com tantas mudanças e tanto movimento que você vem realizando na sua vida, era de se esperar, em algum momento, uma certa resistência de quem está próximo. Escute as queixas dos que estão a sua volta e explique com paciência o que vem se passando com você.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Tendência a ser generoso e afável com as pessoas, o que vai atrair para você muita simpatia e admiração. Amigos, amores e familiares também estarão afetuosos e receptivos aos seus desejos. Assim, cultive a doçura e a sociabilidade; sorria e coloque alegria nos seus atos.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Mercúrio está lhe trazendo um período de maior facilidade de comunicação e trocas com o mundo. Fique atento às oportunidades e convites que surgirem. Se você está só, é hora de sair de casa e dar umas voltas; de conversa em conversa, pode acontecer um grande amor…
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Hoje você pode se encontrar meio dividido, sob pressão vinda de direções opostas. Pessoas próximas brigam e demandam a sua aprovação e fidelidade. Situação desagradável para você. Firmeza: mantenha-se fiel a si mesmo e não caia nas emboscadas dos beligerantes.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Você está alegre e otimista, mas também temperamental. Definitivamente, não está disposto a deixar que cortem o seu barato. Por exemplo, vai ficar chateado quando lhe lembrarem que é tarde no meio da madrugada ou que você precisa fazer economia bem na hora do lazer.

Loteamento de Itaquiraí ganha 121 casas

0

2009-02-09 03:07:00

Foi acertado na tarde de quinta-feira (5) entre representantes de Itaquiraí, o Deputado Federal Geraldo Resende e o secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun que o Governo do Estado estará viabilizando a construção de 121 casas populares para atender famílias que moram no loteamento Nova Esperança.

Segundo informações, da presidente da Associação de Moradores do Loteamento Nova Esperança, Rosangela Ferreira dos Santos as famílias vivem em condições indignas. "Tem famílias inteiras morando em barracos de lona preta, sem higiene nenhuma, sem local adequado para o banheiro. Tudo muito precário" enfatizou.

Rosangela apresentou ao secretário de Habitação o Termo de Permissão de Uso e Proibição de Venda, Aluguel ou Cessão de Direitos nº. 063/NE que foi assinado pela prefeitura em 14 de maio de 2006, esse termo dá o direito de uso dos terrenos que ficam no Loteamento Nova Esperança.

Marun disse que irá conversar com a prefeita para que ela possa fazer a cedência dos terrenos. "O governo do Estado se compromete em fazer as casas, porém precisamos que a prefeitura faça a doação dos terrenos. Logo que eu tenha tais documentos em mãos poderemos iniciar as obras para a construção de teto digno a essas 121 famílias".

Além dos citados, participaram da reunião o vereador Felipe Kooper, Cissinho e Vanderval (membros do diretório do PMDB de Itaquiraí), o gerente regional da Agraer – Daniel Mamédio e o gerente o morador do loteamento – Adinaldo dos Santos.

Câmara de Amambai estréia novo horário de sessões hoje

0

2009-02-09 01:47:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Amambai estréia o novo horário de sessões ordinárias da casa de leis hoje pela manhã.

A sessão terá início logo mais, às 8h da manhã e terá como horário limite 11h. Os trabalhos dos vereadores serão transmitidos em tempo real pela rádio comunitária Auxiliadora FM.

Identificados genes de mosquito da malária resistentes a inseticida

0

2009-02-09 00:14:00

Uma equipe de cientistas da instituição médica Liverpool School of Tropical Medicine identificou genes que tornam alguns mosquitos africanos transmissores do vírus da malária resistentes a inseticidas.

Os cientistas britânicos estudaram tipos do mosquito Anopheles Funestus que eram suscetíveis e outros que eram resistentes ao uso de inseticidas convencionais. Eles conseguiram vincular dois genes à resistência aos venenos, que foram chamados de marcadores moleculares de resistência.

"O uso destes marcadores dará um alerta precoce sobre futuros problemas de controle causados por resistência a inseticida, o que aumentaria muito nossa habilidade de aliviar os efeitos potencialmente devastadores da resistência ao controle da malária", afirmou uma das chefes da pesquisa, Hilary Ranson.

Segundo o jornal médico Genome Research, a descoberta pode facilitar a aprovação do uso de inseticidas alternativos em áreas onde inseticidas convencionais são comprovadamente ineficazes no combate ao mosquito da malária.

Existem inseticidas alternativos disponíveis, mas atualmente são exigidos longos testes para identificar se seu uso é necessário no combate a mosquitos resistentes. A descoberta britânica poderia tornar mais fácil a decisão de utilizá-los, ao permitir um simples teste genético em uma pequena quantidade de mosquitos.

Os responsáveis pela contenção da doença na África há tempos utilizam os chamados inseticidas piretróides, que são borrifados dentro de casas para manter os mosquitos afastados da população.

A malária é causada por um parasita transportado por mosquitos e é repassada ao ser humano pela picada do inseto. A doença mata mais de um milhão de pessoas todos os anos em regiões tropicais, sendo a maioria das vítimas crianças.

Apostador de SC acerta os seis números da Mega-Sena

0

2009-02-08 23:01:00

Um apostador de Itapoã (SC) acertou as seis dezenas da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (7) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.046. Ele irá receber o valor de R$ 23.031.543,81.

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, na quarta-feira (11), é de R$ 1,5 milhão. Confira os números sorteados: 28 – 40 – 42 – 54 – 55 – 57 .

Segundo a Caixa, 49 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 41.992,34. Outras 4.875 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 422,08.

Vereadores prestigiam entrega de resfriadores Caarapó

0

2009-02-08 22:08:00

Na última sexta-feira (6), o presidente da Câmara Municipal de Caarapó, Manoel Batista de Souza (DEM) juntamente com os vereadores Cido Santos (PR), Edson Pontinha (PT), Tereza Di Domenico (PMDB), Odair Bortoloti (PMN) e Toninho Lima (PRB) prestigiaram a entrega de três resfriadores de leite às associações dos produtores de leite de Caarapó no pátio da prefeitura municipal.

A iniciativa é do também produtor rural, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) que conseguiu, através do governo federal, recursos no valor de R$ 48.750, mais contrapartida do município, de R$ 4 mil.

Na oportunidade, Dagoberto foi representado pelo seu chefe de gabinete em Brasília, Carlos Brum. Segundo ele, apesar de Dagoberto não ter estado presente, “quando Caarapó precisar ele estará aqui”. Brum aproveitou a oportunidade para anunciar uma emenda de R$ 300 mil para pavimentação asfáltica ainda no ano de 2009. “Essa parceria é duradoura, pode esperar mais em 2010, 2011”, disse.

O presidente da Associação de Produtores de Leite do Boi Jaguá, Aldecir Roberto Fernandes, o ex-vereador Chicão, agradeceu ao deputado, pois mesmo não fazendo mais parte da Câmara de Vereadores, teve atendida a sua solicitação.

O atual presidente da Câmara, Manoel Batista de Souza, dirigindo-se a Brum, disse: “Parece uma simples entrega, mas você não sabe o quanto isso vai facilitar a vida dos produtores de leite”. Para o prefeito Mateus Palma de Farias “os resfriadores vieram em boa hora, em tão boa hora que um deles já está sendo utilizado”.

O secretário de desenvolvimento econômico, Valter de Oliveira, afirmou que “é um momento de conquista” e que “as portas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão abertas para melhorar as condições dos produtores”.

O evento também contou com a presença de outros secretários municipais, do presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Jesus Camacho e do presidente da Unileite, Luis Lourenço e de representantes de instituições bancárias. A cidade de Caarapó possui seis associações, que juntas integram 280 produtores de leite.

Mundo Novo vira opção preferida de contrabandistas

0

2009-02-08 20:02:00

Com a fiscalização mais apertada sobre a Ponte da Amizade, que liga a cidade paraguaia de Ciudad del Este a cidade brasileira de Foz do Iguaçu (Paraná), nos últimos cinco anos, os contrabandistas e vendedores de produtos piratas mudaram a rota do contrabando e transformaram Mundo Novo, no extremo sul do Estado, na nova porta de entrada do contrabando.

Nos últimos anos, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, órgão do Ministério da Justiça, registrou uma diminuição de 70% de produtos piratas que passam pela Ponte da Amizade, mas, no mesmo período, a pirataria multiplicou-se por trinta no Brasil.

Em Salto del Guairá, cidade paraguaia vizinha a Mundo Novo, o irmão do empresário Law Kin Chong, que era considerado o maior distribuidor de produtos piratas do Brasil, abriu um shopping popular de 30 mil metros quadrados, segundo informações da PF (Polícia Federal) de Guaíra.

"Eles vendem produtos baratos e evitam falsificação de marcas famosas", diz o delegado-chefe da PF, Érico Saconato.

A Polícia Federal estima que, diariamente, cerca de vinte carretas deixam Salto del Guairá carregadas com cigarros rumo a Mundo Novo e Guaíra. São carregamentos avaliados em R$ 300 mil cada.

Mesmo caminho – A rota e os esquemas de transporte usados pelos contrabandistas tendem a ser os mesmos dos traficantes de droga e arma. Josimar Marques Soares, o Polaco, pivô da maior chacina do Brasil, ocorrida em Guaíra em setembro do ano passado, quando 15 pessoas morreram, era investigado pela PF por suas atividades como intermediário e transportador de drogas, armas e contrabandos para centros brasileiros via Paraguai.

Polaco foi preso no Rio Paraná quando tentava se encontrar com a família em uma cidade paulista, ele passou 15 dias escondido nas matas de Naviraí.

Naviraiense goleia e vira lider no Estadual de Futebol

0

2009-02-08 19:51:00

Em partida terminada agora há pouco, no estádio Virotão, o Clube Esportivo Naviraiense fez o dever de casa, conseguiu os três, goleou o Pantanal por 6 a 0, e consegue terminar a rodada com seis pontos ganhos e saldo de gols suficiente para ficar no topo da tabela de classificação do grupo A, na liderança dividida com Ivinhema, com seis pontos ganhos.

Os gols do Naviraiense foram marcado, no primeiro tempo, por Cristiano (7 minutos), Cristiano (14) e Tatico (22). No segundo tempo os gols foram marcados por Cristiano (8 minutos), Nilton (15) e Juninho (37).  

Em Ivinhema, no estádio Saraivão, o Ivinhema faz 3 a 1 no sete de Setembro, de Dourado. O Aquidauana venceu o Corumbaense por 2 a 0. 

O JOGO

O Clube Esportivo Navirainse jogou um futebol om toques rápidos, deslocamentos, lançamentos e jogadas de linha de fundo com aprofundamento de jogadas nas duas alas, que faz lembrar um pouco o time campeão da Série B do campeonato estadual de 2007 (só faltou mecher a bola de um lado para o outro, dando a idéia de um time de futsal de onze com o time jogando na grama).

E na terceira partida realizada sob o comando do professor Ionay da Luz, a equipe tricolor do Cone Sul, que tem com um símbolo o Jacaré, conseguiu chegar aos dois dígitos nas finalizações de jogadas. E melhor, passou de 30, alcançando as 32 conclusões de jogadas (14 no primeiro tempo e 18 no segundo tempo), tendo 21 situações de gol.

O Pantanal, técnicamente não ofereceu resistência ao avassalador Navirainse, e teve apenas seis chutes dados a gol, com três situações de gol. Não seria exagero se o navirainse ganhasse por nove ou dez gols de diferença.        

OS MOMENTOS

Aos 4 minutos, Cristiano vai na ponta e centra para Da Costa entrar pelo meio, e atrás e dois zagueiros ele pega a caida da bola e chuta, Maicom toca e desvia para o travessão, na volta  zaga afasta.  E logo aos sete, pela esquerda, Kel bate falta em diagonal, colocando na cabeça de Cristiano, que cabeceia para o canto, tirando a bola do gloeiro. Naviraiense 1×0 Pantanal.

Aos 14, Tatico, da direita inverte jogada em diagonal por balãozinho até a direção da área, e a bola encontra o pé de Cristiano, que de sem pulo toca para fazer Naviraiense 2×0 Pantanal

Aos 18, Cristiano e Evandro tabelam na frente da área, e na entrada dela, Cristiano bate, a bola esquenta a mão do geleiro Maicon, que faz a defesa em dois tempos. E aos 22, a bola é tocada para Tatico, que mostra que não confia na segurança de Maicon e experimenta, de longe, o goleiro pula na bola rasteiro e chega atrasado, a bola passa, bate na trave e, para azer do goleiro, bate na sua cabeça e vai para a rede – Navirainse 3×0 Pantanal.

Aos 29, kel na intermediária lança Cristiano. Com o corpo ele dribla o zagueiro, entra na área, mas na hora da conclusão, o goleiro pula e agrra a bola, em seus pés. Aos 35, Andrade inverte da ponta direita para esquerda, Nilton pega, levanta para Evandro, mas o goleiro impede o cabeceio de Evandro. Aos 37 Tatico bate escanteio e Quintino entra de surpresa e cabeceia sobre o travessão, no primeiro pau.

Aos 43, Kel, na intermediária esquerda passa para Tatico, na entrad direira da área e ele toca adiante para Nilton, ele vê o goleiro se adiantar e toca por cima, Maicon toca e evita o lençol, a bola cai na direção do gol, um zagueiro mata no peito e despacha a bola para o meio de campo.

Em seguida o Naviraiense  ainda criaria outras trê situações de gol, coom erros de conclusão e os 47 o Pantanal mostra algma coisa no chute cruzado e forte de Rodrigo, que vai direto contra o goleiro Ednmaldo, que espalma. A zaga tira e o primeiro tempo termina.

SEGUNDO TEMPO 

Logo de cara, aos 30 segundos, repete-se as jogadas do final do primeiro tempo, com a chagada atrasada de Tatico, que deitado empurra a bola com os pés, no carrinho, e a bola sai pela linha de fundo, e com ele seguindo atrás.

Mas aos 8, começa uma chuva leve e na bola cruzada de Andrade, Cristiano experimenta de fora da área, Maicon um pouco adiantado aceita a bola forte, que depois de tocar na sua luva direita, vai para a rede. Naviraiense 4×0 Pantanal.

Aos 14, Evandro, pelo meio, passa por dois zagueiros, aos trancos e barrancos mas ele toca abrindo na esquerda para a progressão de Cristiano, no lado esquerda da entrad da grande área. Ele vai ao encontro do goleiro e na saída de Maicon, bate cruzado, para fora.

Aos 15, a bola é jogada em lançamento na ponta para Cristiano ir ao fundo, pelo lado direito. Ele cruza para a área e aparece Nilton, que enche o pé e faz, Naviraiense 5×0 Pantanal.

Aos 25, Da Costa , cruza para Cristiano para Cristiano completar de cabeça, o goleiro defende. Aos 26, Da Costa serve Juninho, que entra pela esquerda e bate torto, meio que desequilibrado. Aos 29 é Cristiano que recebe e bate para Maicon fazer a encaixada. Aos 31, Nilton lança para a entrada de Cristiano, que na frente da zaga, bate rente a trave.

Aos 35, o meio-campo Diego, do Pantanal, resolve tentar de longa distância e ele bate firme a meia altura, para que Ednaldo, tranquilo, bem posicionado, segurasse.

Aos 37, em jogada pela esquerda, a bola bate no pé de um zagueiro, e pela esquerda de ataque, a bola sobra para Nilton abrir mais a esquerda, e ele pega Juninho, que na diagonal, entra e vai para cima do goleiro, e ele não se intimida, tocando fácil para as redes, fazendo Naviraiense 6×0 Pantanal.

NAVIRAIENSE – Ednaldo; Da Costa, Fabão, Júnior Camaçari e Andrade: Kel (Andrinho), quintino, Nilton e Tatico (Jacó); Evandro (Juninho) e Cristiano. Técnico Ionay da Luz  

PANTANAL – Maycon; Willian, Israel, Laudio e Daniel; Emerson, Mauricinho, Diego e Edi; Rodrigo e Roges. Técnico – Claudio Mineiro.
ARBITRAGEM – Endinaldo Lima, com os auxiliares Thomás Edson e Carolina Alves dos Santos.   Cartão amarelo – Kel (Naviraiense).

O próximo adversário do Naviraiense é o Aquidauana, na quarta-feira, 16h, no estádio Viotão, em Naviraí. O ingresso antecipado custa R$ 5 e nas bilheterias a venda é por R$ 8.

Veículo capota deixando quatro feridos em Amambai

0

2009-02-08 19:07:00

Vilson Nascimento

Quatro mulheres ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros após o veículo que viajavam sair da pista e capotar, no final da tarde desse domingo (8) em Amambai.

O acidente aconteceu na estrada de acesso a região conhecida como “Nova Esperança”, a cerca de 500 metros da rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia e a aproximadamente 11 quilômetros da cidade em Amambai.

Segundo as informações as vítimas, todas residentes em Amambai, retornavam de uma propriedade rural abordo do veículo Gol quatro portas, cor branca, placas HRI 9675 de Amambai-MS, quando o veículo veio a sofrer um desvio de direção na estrada de chão, sair da pista e capotar, parando somente em um barranco às margens da estrada vicinal.

Durante o acidente as quatro ocupantes do carro, a condutora, Simone Noratto de 31 anos, Elizângela da Silva Tavares de 24 anos, Adriana da Silva Oliveira de 23 e Emilena Carvalho Leite de 30 anos, ficaram feridas.

Elas foram socorridas por uma equipe do Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional em Amambai onde foram atendidas pela equipe de plantão na unidade de saúde, mas ninguém corrida riscos de morte, segundo os bombeiros.