21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9902

Confira a previsão do horóscopo para hoje, 10 de fevereiro

0

2009-02-10 06:10:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Parece que pessoas próximas, tais como vizinhos, colegas de trabalho, etc, estão mais atentos à sua vida particular. Então, aja com descrição e com aquele bom humor que você sabe manejar tão bem para se manter numa posição neutra. Pode ficar um pouco em cima do muro, mas com graça e glamour.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Muito entusiasmo e determinação. Mas se for em excesso, pode trazer problemas. Assuma responsabilidades sobre aquilo que você pode de fato arcar, para não causar descrédito, apesar da sua competência. Controle a ambição e não deixe que ela se transforme em ganância.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Não deixe que seu dia a dia fique estagnado. O marasmo seria fatal. Movimente-se em todos os sentidos, principalmente fisicamente, pois você pode se irritar se não gastar toda essa energia acumulada aí dentro. Não espere que alguém venha até você. Tome a iniciativa.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Tem sempre alguém que parece que teve a mesma idéia ao mesmo tempo em que a gente, mas que por algum motivo conseguiu lançá-la primeiro e portanto neutralizar nosso empreendimento. Reconheça nesse alguém o seu talento e, ao invés de criar oposição, faça uma aliança. É sucesso na certa.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Você quer equilibrar a importância da ambição profissional com a dos relacionamentos íntimos. Idéias contraditórias mostrarão que mesmo quando está tudo em aparente estabilidade, sempre surgirão fatos inesperados para lembra a necessidade cíclica de renovação.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Esta fase continua trazendo para você uma tendência aventureira. A necessidade de liberdade vai ficando muito forte, e com tanta energia e empolgação você poderá derrubar qualquer obstáculo para seguir um desejo. Considere as conseqüências, mas sem paranóia.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Aproveite o dia para fazer uma viagem dentro de você mesmo e observe tudo o que está precisando de manutenção. Aja sobre essas coisas, eliminando o que não tem mais utilidade e consertando o que anda ameaçando quebrar. Isso vale com relação à saúde e a sua maneira de ver a vida.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Popularidade e bons momentos acompanharão você no dia de hoje, que deve ser aproveitado alegre e serenamente. Por uns tempos você deixa as especulações e dúvidas de lado e se permita algumas certezas. Não planeje muito e procure deixar as idéias surgirem naturalmente.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
No trabalho, você procura meios de ter mais liberdade de ação e autonomia, e será bem sucedido. Hoje, porém, certos acontecimentos podem baixar a sua autoconfiança. Seja humilde, quer dizer, não perca a noção dos seus limites, e use este conhecimento a seu favor.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Situações incomuns e pessoas dos mais diversos tipos surgirão no decorrer do seu dia de hoje. Você passará perto de pessoas e situações que nunca esperou que surgissem na sua vida. Acompanhe a maré e apenas seja você mesmo, sem se preocupar em entender tudo.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Agora você percebe que não pode acertar cem por cento das vezes. Entretanto, não olhe para os obstáculos como derrotas e aprenda com eles. Flexibilidade é a sua palavra do dia. Admita humildemente quando precisar de ajuda e não repudie quem lhe estende a mão. Não se vive isolado.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Paz na vida afetiva. Poderá receber atenção inesperada de quem você realmente gosta. Novidades no campo financeiro, no sentido de você ficar menos apertado e mais otimista com relação ao seu futuro. Este é bom momento para sair de uma eventual onda de isolamento.

Criado grupo de trabalho para implantação da Ferroeste

0

2009-02-10 05:18:00

Os secretários Edson Giroto, de Obras Públicas, e Carlos Alberto Negreiros, de Meio Ambiente e Planejamento, foram indicados ontem (9) para compor o grupo de trabalho responsável, a partir de agora, pelas novas etapas de implantação da Ferroeste, ferrovia que vai ligar Maracaju e Dourados a Mundo Novo e ao Porto de Paranaguá, no Estado do Paraná. A prioridade, na primeira etapa dos trabalhos, será a ligação Cascavel (PR) – Mundo Novo (MS).

Farão parte ainda do mesmo grupo de trabalho dois outros representantes do Governo do Estado do Paraná e do Ministério dos Transportes.

O grupo será responsável pela “modelagem” da Ferroeste, ou seja, pela definição dos critérios de participação de cada Estado e da União nos investimentos, na administração da obra e na gestão da ferrovia quando concluída.

Segundo os secretários Giroto e Carlos Alberto, a reunião para a formação do grupo, ocorrida nesta segunda–feira (9)  em Brasília (DF), definiu também que os trabalhos serão implantados em duas etapas. De ínício, os investimentos estarão voltados para a modernização do trecho já existente  e implantação do trecho Cascavel-Mundo Novo, cujos projetos de engenharia serão atualizados, inclusive o da Ponte sobre o rio Paraná na altura de Mundo Novo.
 
A comissão vai cuidar também dos estudos de viabilidade econômica e dos projetos executivos relativos ao trecho Mundo Novo-Dourados-Maracaju. “Com essa decisão fica claro que o projeto da Ferroeste está entre as prioridades do Governo Federal e que, com a participação dos dois Estados,  está se tornando irreversível”, afirmou o secretário de Obras Edson Giroto.

A Ferroeste será formada pelos governos dos dois Estados e pela União, provavelmente num consórcio público. Outra alternativa seria a capitalização direta da Ferroeste pelos participantes, cada um transformando sua contrapartida em cotas.

“O mais relevante a esta altura é que o projeto começa a sair do papel, ganha consistência e se constituirá em breve num marco para o desenvolvimento das regiões por ele alcançadas”, lembra o secretário de Planejamento, Carlos Alberto Negreiros.

Coconho vai atuar nos bairros da cidade, ouvindo a população

0

2009-02-10 04:36:00

Vilson Nascimento

Dentro de uma nova filosofia de trabalho, o vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), passará a atuar mais diretamente junto às comunidades dos bairros da cidade durante esse seu terceiro mandato, o segundo consecutivo frente a Câmara Municipal de Amambai.

“Vou tirar pelo menos dois dias da semana para atuar diretamente nos bairros da cidade. Chegarei nas comunidades, montarei minha central de atendimento nas residências de amigos ou até mesmo embaixo de árvores e através de sistema de som, convidarei a população do bairro para um bate-papo”, ressaltou o vereador.

“Nossa meta com essa iniciativa, será ajudar ao prefeito Dirceu Lanzarini e aos secretários municipais a administrar a cidade, colhendo sugestões e ouvindo as reivindicações dos moradores sobre os principais problemas enfrentados por eles dentro de suas comunidades.

O que pudermos resolver já resolveremos de imediato, em caos mais complexos, as informações colhidas serão repassadas ao prefeito Dirceu e aos secretários municipais para serem solucionados dentro de um cronograma de trabalho”, finalizou Coconho.

Estradas rurais estão sendo recuperadas em Sapucaia

0

2009-02-10 03:14:00

A Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de infra-estrutura durante o mês de janeiro, fez um levantamento sobre a situação das estradas rurais do município, onde os pontos identificados como mais críticos já estão sendo recuperados.

O Secretário Municipal de Infra-estrutura Ada da Agripeças também explica que em alguns trechos das estradas teve que ser feita toda uma recuperação seguida de cascalhamento, porque devido as fortes chuvas dos últimos dias tem lugar que não tem mais possibilidade de trafego alguns.

Ada da Agripeças adiantou que de acordo com uma determinação do Prefeito Rudi Paetzold, o seu departamento está dispondo uma atenção especial na recuperação das estradas que são utilizadas como linhas no transporte escolar, pois na próxima segunda-feira, dia 09, começa as aulas na rede municipal.

Além do início das aulas, o secretário disse que há também uma grande preocupação da administração municipal em deixar as estradas rurais em perfeitas condições para o escoamento da safra.

O Secretário também pede a colaboração dos produtores rurais, para que entrem em contato com a Secretaria, caso encontrem alguma dificuldade no escoamento da produção. “Estamos priorizando os pontos críticos e vamos recuperar todos locais o mais rápido possível”, disse o secretário.

Vereador Carlinhos pede mutirão de limpeza nas vilas

0

2009-02-10 02:33:00

Vilson Nascimento

O vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), entrou com uma indicação na sessão da Câmara dessa segunda-feira (9), pedindo a realização de mutirão de limpeza nas vilas da cidade, em Amambai.

Segundo o vereador a ação, semelhante a um projeto desenvolvido na administração passada, envolveria as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Meio Ambiente.

“Mutirões dessa natureza aproximaria a administração pública da população e garantiria um atendimento rápido e mais eficiente aos moradores dos bairros de nossa cidade”, disse o vereador ao ressaltar que o trabalho conjunto entre as três secretarias resolveria de uma só vez, diversos problemas das comunidades assistidas.

Câmara de Paranhos recebe comunidade evangélica

0

2009-02-10 01:29:00

Jaime Mel

Dando prosseguimento na iniciativa de estar ouvindo toda a comunidade organizada, a mesa diretora da Câmara Municipal de Paranhos, recebeu na tarde desta terça feira (09 de fev.) Pastores, presbíteros e representantes de igrejas evangélicas.

A reunião aconteceu no gabinete da Presidência e contou com a participação de cerca de 15 líderes das várias igrejas evangélicas que atuam em Paranhos. Dentre os diversos assuntos em pauta o destaque ficou sobre o papel das Igrejas na comunidade, sendo principal ferramenta na construção de um mundo mais justo e fraterno.

O Presidente Vereador Dinho, falou sobre um desejo seu de se criar através de um projeto de lei o dia do Evangélico a ser comemorado em novembro, para desta forma homenagear os evangélicos pelos seus bons serviços prestado à comunidade.
 
“A Idéia é de criar no dia 15 de novembro o dia do evangélico, pois esse dia já é feriado, não precisaria ter mais um feriado no ano e seria uma oportunidade de prestar homenagens àqueles que contribuem de forma tão especial e positiva na vida de tantos, levando uma palavra de paz, amor e salvação. Nada mais justo ter um dia dedicado a eles.” Comentou Dinho.
 
Já para o vereador Julio, a iniciativa de ouvir a sociedade é bastante salutar para as decisões tomadas pelo legislativo nas questões de interesses de toda população.

 “Essa atitude já é uma demonstração do que serão as sessões itinerantes, colocando a Câmara a disposição para discutir com toda a sociedade, é uma maneira de atuar democraticamente, agindo com respeito aos nossos cidadãos e isso com certeza será a marca de nosso mandato frente ao legislativo municipal.” Frisou vereador Julio.

 “Hoje estamos reunidos com os pastores, semana passada estiveram aqui os diretores da Associação Comercial, essa atitude de dialogar com a sociedade organizada em diversos segmentos é louvável, pois dessa maneira demonstra que estamos no caminho certo, fazendo a democracia imperar, assim teremos oportunidades de errar menos nas decisões tomadas.” Destacou o Vereador Coruja.

Bortoloti pede intervenção do MPE sobre buracos na BR 163

0

2009-02-10 00:09:00

O vereador Odair Bortoloti (PMN) pediu, no último dia 4, a intervenção da promotoria de justiça em Caarapó no sentido de fazer cessar a retirada de terras que vem ocorrendo às margens da rodovia BR 163, na região da cidade denominada Campinho.

Segundo Odair, os buracos colocam em risco a vida dos moradores da região e usuários da rodovia, que transitam a menos de dois metros e meio de distância da cratera com mais de cinco metros de profundidade.

“No local já existia um buraco, de onde foram retiradas terras para o aterramento da BR 163, que por falta de proteção aos usuários, causou vários acidentes, inclusive com vítimas fatais”, disse o vereador no documento enviado à Promotoria.

Odair acredita que as terras retiradas da região são utilizadas para preparar a base da construção e ampliação das rodovias asfaltadas no município de Dourados ou Itaporã e pede a paralisação do trabalho da empreiteira responsável.

Produtor pode receber R$ 380 mil em indenização do BB

0

2009-02-09 23:21:00

Depois de ter seu nome indevidamente inserido como fraudador do Proagro (Programa de Garantia da atividade Agropecuária), o produtor rural Cláudio de Souza vai receber uma indenização no valor de R$ 380 mil. A decisão da 3ª Turma Civil do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul saiu hoje.

Tudo começou quando, no final de 1989, o produtor fez um financiamento com o Banco do Brasil, porém perdeu 80% de toda a safra devido a estiagem. No dia 21 de novembro de 1990, o seu nome foi publicado no jornal Diário da Serra (já extinto), como parte da lista negra dos produtores do Estado, com divulgação de dados sigilosos, que constavam somente no cadastro do banco.

No entendimento do desembargador Rubens Bergonzi Bossay houve danos materiais e morais em função do produtor ter o seu nome negativado para obter crédito na praça. O banco ainda pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça.

Homem é encontrado morto em fazenda em Tacuru

0

2009-02-09 22:09:00

Vilson Nascimento

Um homem de aproximadamente 63 anos foi encontrado morto ao lado da casa que residia, no interior da Fazenda Santa Rita, situada na estrada velha que liga a MS-156 a cidade de Paranhos, a cerca de 40 quilômetros da cidade, no município de Tacuru.

O corpo de José Lourenço, o “Seu Zé”, como era conhecido, foi encontrado na manhã dessa segunda-feira (9), por um funcionário da propriedade rural, que acionou os proprietários da fazenda e a polícia.

Segundo a Polícia Militar de Tacuru que atendeu a ocorrência, o homem estava completamente nu, porém não apresentava nenhum sinal de violência o que se presume que a morte tenha ocorrido por causas maturais.

De acordo com a PM, Seu Zé morava sozinho na residência e mão portava documentos de identificação.

Amarildo leva à cúpula do PT decisão sobre candidatura própria

0

2009-02-09 22:09:00

Decisão do diretório regional do PT de candidatura própria ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2010 será levada à Brasília pelo presidente regional da sigla, deputado estadual Amarildo Cruz, nesta terça-feira (10). Ele se reúne à tarde com o presidente nacional do PT Ricardo Berzoini, na sede do partido.

Segundo Amarildo Cruz, tal decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do diretório em reunião ordinária, realizada no último sábado, dia 7.

“O diretório já deliberou sobre candidatura própria. Agora discutiremos em Brasília o melhor cenário político para 2010, independente das alianças em âmbito nacional”, acrescentou.

O dirigente defende que ainda é cedo para a discussão de possíveis nomes para as eleições de 2010, uma vez que o partido tem que passar primeiro pelas eleições internas previstas para novembro. Amarildo Cruz tem afirmado que é candidato natural à reeleição.

Na capital federal, Amarildo Cruz participa do ato político comemorativo aos 29 anos do partido, previsto para às 20h, no Clube Monte Líbano.

Lei cria cadastro para bloquear ligações de telemarketing

0

2009-02-09 21:11:00

A Lei 3.641 cria o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing e foi promulgada hoje (09) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com a nova lei em vigor, o Procon/MS deve criar um cadastro para impedir que as empresas de telemarketing efetuem ligações telefônicas que não estejam autorizadas, para os usuários inscritos. O órgão será responsável pela implantação, gerenciamento e divulgação da lista.

O cadastro deverá conter o nome, número do RG, CPF, endereço, CEP, telefone e e-mail a serem cadastrados. As empresas não poderão efetuar este tipo de ligações telefônicas após 30 dias que o usuário estiver no Cadastro. A medida abrange telefones fixo e celular.

A empresa de telemarketing poderá ser multada em até R$ 10 mil por ligação efetuada de forma indevida. O usuário deverá anotar o dia, horário, nome do atendente e da empresa prestadora do serviço.

A lei isenta somente as organizações de assistência social, educacional e hospitalar sem fins lucrativos; institutos de pesquisas; órgãos governamentais e políticas.

Ações barra perturbação ao sossego em Sete Quedas

0

2009-02-09 20:13:00

Vilson Nascimento

Após acumular várias reclamações de moradores, a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e respaldo do Poder Judiciário, vai desencadear ações freqüentes visando conter a perturbação ao sossego público em Sete Quedas, município situado na região de fronteira com o Paraguai.

A primeira operação policial, desencadeando neste final de semana, resultou na apreensão de uma caminhonete e um amplo sistema de sonorização automotiva.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Dr. Humberto Perez Lima, titular da Delegacia de Polícia Civil de Tacuru, que responde pela Delegacia de Sete Quedas, a caminhonete, que era conduzida pelo paraguaio Osvaldo Gonzáles Espínola de 28 anos, morador em Pindoty Porã, distrito paraguaio que faz divisa com Sete Quedas no Brasil, estava estacionada e com o som alto na região de uma praça situada a cerca de 100 metros do Hospital Municipal local, causando transtornos aos funcionários e pacientes internados na unidade de saúde.

De acordo com a Polícia Civil a região, onde também está situada a Prefeitura, o Fórum, a sede do Ministério Público Estadual e a Câmara Municipal de Sete Quedas, é um ponto de encontro onde jovens de classe média e alta se reúnem aos finais de semana para ouvir música e bater papo, mas a situação acaba saindo do controle por conta do consumo de bebida alcoólica.

Segundo a polícia, após consumirem grandes quantidades de bebidas, os jovens passam a cometer abusos, como prática de som alto e até urinar e defecar aos arredores das repartições públicas.

“Temos recebido diversas denúncias nesse sentido e vamos intensificar nossas ações no sentido de conter os excessos e restabelecer a ordem, não só naquela região, mas em toda a cidade”, informou o delegado ao ressaltar que o objetivo não é barrar os jovens de se divertirem, mas sim garantir que suas ações não atrapalhem o sossego da população.

Segundo a Polícia Civil de Sete Quedas, o condutor da caminhonete apreendida, Osvaldo Gonzáles, responderá a TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na Justiça e poderá até perder definitivamente o sistema de som apreendido, que está avaliado em aproximadamente R$ 5 mil reais.

Transporte escolar é tema de reunião entre MPE e Detran

0

2009-02-09 19:09:00

O transporte escolar é tema de uma reunião nesta terça-feira entre o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), MPE (Ministério Público Estadual), Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) e motoristas.

Entre os assuntos que serão debatidos está a evasão de veículos, combate a ao transporte clandestino e aos casos de abusos de menores e a fiscalização do transporte escolar.

“O objetivo é discutir o transporte escolar e orientar os condutores que oferecem esse tipo de serviço”, explica a chefe da Divisão de Educação do Detran-MS, Inês Esteves. A reunião será realizada às 7h30 no auditório do Detran, na saída para Rochedo.

Caixa Econômica Federal já opera com nova taxa de juros

0

2009-02-09 18:07:00

A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a operar hoje (9) com uma nova taxa de juros. A redução de 10,7% nos juros vale para 20 linhas de crédito concedidas para pessoas físicas e jurídicas. Em menos de dois anos, a CEF já reduziu os juros três vezes. Segundo o vice-presidente de finanças da instituição, Márcio Percival, o objetivo é "minimizar os impactos da crise financeira".

"É importante oferecer um nível de crédito, com taxa de juros menores, para a economia continuar funcionando no mesmo patamar do ano passado. Com isso, o emprego cresce, a produção cresce, o consumo cresce e o investimento se mantém. E assim, a gente consegue minimizar os efeitos da crise”, disse Percival.

Para a pessoa física, a nova taxa vai beneficiar, principalmente, a compra de automóveis, o empréstimo consignado e o Construcard Caixa, que é o financiamento do material de construção. Para as empresas, as maiores reduções são para capital de giro e antecipação de recebíveis.

A taxa de juros de empréstimo consignado, por exemplo, caiu de 2,35% ao mês para 2,07%. Com essa queda, quem contratar um empréstimo de R$ 10 mil, com prazo de pagamento de 60 meses, no final desse período, terá economizado R$ 1.209,60.

Na linha de financiamento Construcard, a redução da taxa é de 1,69% para 1,59%. No entanto, nessa operação a nova taxa só passará a vigorar a partir da próxima segunda-feira (16). As informações sobre outras linhas de crédito da CEF podem ser obtidas nas agências do banco.

Capitão fala sobre abates e denuncia irregularidades

0

2009-02-09 18:03:00

Sérgio da Luz

Líderes indígenas, moradores da aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia, procurando a reportagem do Jornal A Gazeta, na manhã de sexta-feira, 06, para denunciar o possível grupo que constantemente vem abatendo cabeças de gado na região. 

Jonas Batista, capitão da aldeia, acompanhados dos indígenas Tássio Velesquez e Ismael Rodrigues Ramires, explicam que os ataques são feitos, em sua maioria, por índios paraguaios, que vivem no interior da aldeia, “são índios e paraguaios misturados com índios, que vem do Paraguai. Lá eles não têm assistência, como os índios daqui têm: com comida, assistência medica; por isso se mudam pra cá” disse o capitão.

Porém – revelou o capitão, os ataques, conta com o apoio do grupo rival na aldeia. “Eles ficam encobertando esse grupo, e jogam a culpa em nos” disse. “Quanto tentei conversar com um deles (um dos suspeitos, denunciado por índios da própria aldeia), fui ameaçado por alguns índios. Era da oposição; eles estavam armados e disseram para deixar eles (os suspeitos) quietos” revelou o capitão.

Jonas disse ainda, que procurou o apoio da Policia Militar, que, segundo ele, disse não responder pela aldeia, cargo da Policia Federal. Já a PF segundo o capitão, disse para ele tornar a procurar a PM. “Sem o apoio da policia é impossível fazer alguma coisa” lamenta o capitão. “O pior é que todos; a sociedade, as pessoas; todos culpam toda a aldeia por esses ataques, que é feito somente por alguns índios, que nem da aldeia é” acrescentou.

Outra denúncia

Outro grave denuncia, revelada pelo capitão, que segundo ele motivou o aumento, tanto a vinda de indígenas paraguaios, como dos ataques a gados, é a ausência do posto de atendimento da Funai (Fundação Nacional dos Índios) – responsável pela tutela indígena – há cerca de dois anos. Porém, conforme Jonas, o funcionário conhecido pelo primeiro nome, “André”, é dotado para a função, mas, segundo os indígenas, nunca apareceu na aldeia.

“Quando tinha o posto de atendimento, todos os problemas nos levávamos para o funcionário do posto, dentro da aldeia, ele encaminhava para a sede da Funai. Depois que tiraram o posto, os índios se sentiram desamparados, foi ai que aumentou os ataques nas fazendas” ressaltou Jonas.

Procurados pela reportagem – por telefone, um representante da Funai, que pediu para não ser identificado, confirmou a denuncia, porém não soube explicar os motivos do funcionário não atuar no cargo. “O cargo existe e está preenchido, mas não sei explicar a situação” disse a reportagem.

A responsável pelo pólo de atendimento da Funai em Amambai, Marina Dutra Vieira, não foi encontrada pela nossa reportagem e nem retornou as ligações.

MEC fará levantamento para apurar infra-estrutura das escolas

0

2009-02-09 17:56:00

Uma ferramenta que já está em teste fará o mapeamento da infra-estrutura das escolas públicas brasileiras.

Desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), o sistema de levantamento da situação escolar na web (LSEweb) irá apurar, em parceria com as secretarias estaduais municipais de educação, as condições de equipamentos, mobiliários, banheiros, refeitórios e outras áreas de unidades escolares.

De acordo com o FNDE, o objetivo é criar um banco de dados para “balizar políticas públicas educacionais e melhorar a gestão escolar”.

Quando um município solicitar a reforma de uma escola, por exemplo, será possível identificar pelo sistema a condição da estrutura.

A ferramenta está sendo testada esta semana no Ceará. Gestores do município de Aquiraz receberão treinamento para preencher corretamente os formulários com as informações sobre as escolas. Segundo o FNDE, a capacitação no restante do país deve começar em março.

Sete Quedas recebe bicicletas para agentes de saúde

0

2009-02-09 16:07:00

O  Prefeito Sergio  Mendes  e o  vice  Casé  Visando facilitar o deslocamento dos agentes de saúde e de funcionários dos PSF’s que atendem os bairros mais distantes  receberam um documento que  da a  posse  de  25 bicicletas  para  melhorar o  atendimento da saúde das famílias que  moram  em   áreas mais distantes  ,ato de entrega das bicicletas Será o mais rápido possível para assim dar continuidade nos atendimentos  que  atenderão o PSF do município , o Prefeito Sergio  Mendes  destacou os investimentos feitos por sua administração na área da saúde.

“Todos se lembram de como encontramos a nossa saúde aqui na cidade. Agora podemos dizer que somos bem equipados com veículos, profissionais capacitados e tudo em dia para que nossa população tenha sempre um atendimento de qualidade”, enfatizou o prefeito.

Motorista embriagado é detido pela PM em Caarapó

0

2009-02-09 15:05:00

O motorista Laércio Careaga, 32 anos, foi detido pela Polícia Militar na noite de sábado (7), na região central da cidade em Caarapó, segundo a polícia, em visível estado de embriagues e conduzindo um veículo.

De acordo com o site Caaraponews, uma guarnição da Polícia Militar que fazia policiamento ostensivo no centro da cidade, recebeu denúncia de que havia um motorista embriagado conduzindo um Fusca com duas crianças abordo pelo centro da cidade.

Os policiais efetuaram diligências e ao abordarem um veículo com as características citadas na denúncia, os policiais solicitaram os documentos do condutor que insistiu em ficar falando ao telefone, demonstrando estar em visível estado de embriaguez.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao motorista, que foi levado até a sede do Pelotão PM para prestar esclarecimentos.

Segundo a polícia ainda durante a abordagem o acusado teria passado a fazer ameaças contra os policiais e se recusou a fazer o teste de alcoolemia, (deste do bafômetro).

Devido à recusa de Laércio em assoprar o aparelho, foi lavrado um Termo de Constatação por Embriaguez.

De acordo com o Caaraponews dentro do veículo, que foi apreendido e encaminhado ao pátio do Detran local, foram encontradas 3 latas de cervejas vazias, que, segundo a polícia, o acusado teria admitido ter ingerido antes de dirigir.

Laércio não portava os documentos do veículo que foi constatado que estava com licenciamento atrasado.

O acusado foi entregue na Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante.

A Gazeta investe em novos equipamentos gráficos

0

2009-02-09 14:33:00

O jornal A Gazeta está com novos equipamentos em seu parque gráfico. As duas máquinas, uma Adast 725 bicolor e uma mutilith 4610 estão em fase de ajustes. A troca de maquinários faz parte do processo de expansão do grupo Editora Gráfica e Jornal A Gazeta, que além do jornal A Gazeta, imprime outros jornais de terceiros, das cidades de Amambai, Ponta Porã, Pedro Juan Caballero (PY), Altônia (PR) (que pertence ao grupo Gazeta) e ainda  outros títulos impressos, como revistas, panfletos, folders e agora com mais força no segmento gráfico.

A troca de equipamentos teve início em julho do ano passado. Com a expansão do jornal A Gazeta para outros municípios, o número de páginas e exemplares por edição cresceu e para aumentar a qualidade da impressão e melhorar o atendimento a clientes, publicitários e assinantes dos vários municípios, o investimento passou a ser uma necessidade. As duas novas máquinas chegaram de São Paulo no último domingo e passaram a semana sendo ajustadas para entrarem em operação.

A Adast 725 bicolor permite uma qualidade melhor na impressão e tem a capacidade de imprimir duas cores simultâneas, facilitando a impressão das páginas coloridas em duas vezes, o que até então exigia quatro impressões para se chegar ao colorido final. “É uma máquina bastante utilizada em gráficas, para impressões de jornais, revistas, cartazes, panfletos e outros materiais específicos em papel jornal, couchê, cartolina e sulfit, e que vai melhorar em muito a nossa impressão, em tempo e qualidade”, comentou o diretor do A Gazeta, Clesio Damasceno Ribeiro.

 A Gazeta tem expectativa positiva para 2009 – Apesar de o mundo estar vivendo um momento de crise econômica, que vem gerando consequências no Brasil, a expectativa do grupo A Gazeta é otimista para 2009. A aquisição de novos equipamentos mostra a confiança que A Gazeta deposita na região sul de Mato Grosso do Sul, com ênfase à cidade de Amambai. O Jornal, fundado há quase 15 anos, circula em 12 cidades, através de assinaturas, e em mais cinco cidades nos órgãos públicos (Prefeituras e Câmaras), além de Campo Grande, na Assembléia Legislativa, órgãos do Governo do Estado, agências de publicidades e outros órgãos governamentais. “Com os novos equipamentos, a eficiência aumenta e vamos procurar ampliar mais o nosso trabalho”, comenta Clesio.

Na opinião do diretor do jornal A Gazeta, a imprensa em geral tem que trabalhar como parceira do desenvolvimento econômico e social da sua referida localidade. “Todos nós buscamos uma melhoria da qualidade de vida, buscamos mais empregos, mais saúde, mais educação, mais cultura, mais esportes, enfim,  mais oportunidade de negócios na localidade onde vivemos, que é a região Sul. Se um município cresce, a região toda ganha e os negócios se ampliam. Por isso, o objetivo do A Gazeta é crescer e apoiar toda iniciativa que venha a contribuir com o desenvolvimento dos municípios da nossa região”, afirmou.

O jornal A Gazeta começou em 1994 com apenas dois funcionários, que eram os próprios donos do jornal; hoje está com 18 funcionários diretos e em cada cidade em que circula conta com um entregador e correspondente. “Temos certeza de que superaremos essa fase de crise com a qual estamos convivendo e vamos ampliar ainda mais a nossa atividade, lançando novos cadernos, novos títulos impressos e buscando novos clientes em Amambai e municípios da região, contando sempre com o apoio e o carinho dos nossos clientes e amigos”, finaliza o diretor.

Apae de Caarapó retornou às atividades nesta segunda

0

2009-02-09 14:09:00

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Júlio César Nobre iniciou as atividades do ano letivo na manhã desta segunda-feira (9).

O primeiro encontro entre alunos novos, antigos e professores aconteceu no centro de lazer da entidade, com música e brincadeiras para promover a integração de todos.

De acordo com a diretora da instituição, Marinalva de Souza Faria da Costa, apesar da Apae contar com mais de vinte funcionários, ainda necessita de voluntários para auxiliar nas atividades desenvolvidas diariamente, além de ajuda financeira para manutenção da qualidade de ensino e cuidados com os 85 alunos.

A Apae é mantida através de doações, que podem ser feitas através de depósito bancário na agência 0903-2, conta corrente 15375-3, do Banco do Brasil.