21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9901

SUS poderá distribuir óculos e aparelhos auditivos a estudantes

0

2009-02-10 14:53:00

SUS poderá distribuir óculos e aparelhos auditivos a estudantes Agência Câmara A Câmara analisa o Projeto de Lei 4522/08, do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a conceder óculos e/ou aparelhos auditivos a alunos com deficiência.

O benefício deverá valer para alunos regularmente matriculados em escolas públicas, cuja deficiência visual ou auditiva tenha sido identificada mediante laudo emitido por médicos da rede pública, e com renda mensal familiar inferior a dois salários mínimos.

O deputado ressaltou que as deficiências visuais e auditivas têm sido importante fator de limitação da capacidade de aprendizado dos estudantes, especialmente os da rede pública, notoriamente formada por pessoas de baixa renda familiar.

Riscos
Cordeiro explicou que a exposição cada vez maior à luz artificial e a situações de volume de som sem controle aumenta consideravelmente o risco de diminuição da visão e da capacidade auditiva.

"A longa permanência à frente do computador, seja trabalhando ou meramente se divertindo em jogos eletrônicos, é um dos fatores que podem acarretar danos à visão", exemplificou.

Além disso, acrescentou, o uso continuado de fones de ouvido, cada vez mais frequente entre jovens e adolescentes, ou mesmo o barulho das ruas, são causas de perda da acuidade auditiva.

Acesso a tratamentos
O parlamentar ressaltou que, embora expostos aos mesmos fatores de risco de alunos com maior poder aquisitivo, os que possuem baixa renda matriculados na rede pública não possuem acesso a tratamentos corretivos.

Para ele, isso determina grave prejuízo na aprendizagem e atraso óbvio em relação a outras camadas da população. "É dever do Estado incluir entre os benefícios concedidos pelo SUS, assim como remédios e tratamentos de prevenção, a doação de aparelhos corretivos, como óculos e aparelhos auditivos, visando a recuperação e a manutenção da capacidade de aprendizado do estudante carente".

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

MS tem 17 cidades que não cumprem o piso do magistério

0

2009-02-10 14:24:00

Mato Grosso do Sul tem hoje pelo menos 17 municípios que descumprem a chamada Lei do Piso, que no ano passado estabeleceu pagamento mínimo de R$ 950,00 aos professores com magistério.

Isso sem considerar que com ainda a última atualização, reajustado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), em janeiro, passou a R$ 1.009,00. A Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul) publicou hoje uma tabela com os valores pagos por 64 municípios do Estado.

Alguns já consideram a correção, como por exemplo a rede estadual, onde a remuneração por 40 horas, incluindo regência de 60%, é de R$ 1.596,00. Porém, se tomado como parâmetro os R$ 950,00 estimulados quando da aprovação da Lei 11.738 pelo Congresso Nacional, em junho do ano passado, os municípios que não cumprem o piso são: Nova Alvorada do Sul (R$ 931,66), Nioaque (R$ 926,46), São Gabriel do Oeste (R$ 918,98), Jateí (R$ 903,00), Inocência (R$ 902,88), Coronel Sapucaia (R$ 892,71), Anastácio (R$ 888,00), Douradina (R$ 880,00), Caarapó (R$ 876,88), Rio Verde de Mato Grosso (R$ 864,82), Terenos (R$ 858,69), Taquarussu (R$ 815,77), Ponta Porã (R$ 780,00), Figueirão (R$ 778,38), Coxim (R$ 756,00), Jardim (R$ 712,12) e Ivinhema (R$ 626,64).

Dentre esses municípios, segundo o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, há casos, como o de São Gabriel do Oeste, onde todos os professores da ativa têm nível superior. “Mas a menor referência é o magistério e é preciso se adaptar à Lei, porque têm aposentados que recebem este valor”, diz Jaime.

A intenção de tornar públicas as tabelas, afirma Jaime, é para subsidiar os sindicatos nos municípios, para que seja cumprida a Lei do Piso, que entrou em vigor este ano. Ele destaca que as prefeituras têm de “corre atrás, já que em casos comprovados de falta de condição para cumprimento do piso a União faz a complementação.

No ranking das melhores remunerações aparece em primeiro lugar o Estado, em segundo Fátima do Sul (R$ 1.580,80) e em terceiro Caracol (R$ 1.478,40). “O município não precisar ser grande para levar a sério a Educação”, avalia o presidente da Fetemes. A Prefeitura de Campo Grande paga o quarto melhor salário do Estado, de R$ 1.464,62.

Em cidade com violência recorde, única viatura é sucata

0

2009-02-10 13:41:00

Ângela Kempfer

Em Coronel Sapucaia, cidade que já levou título de mais violenta do País, a única viatura da Polícia Militar é quase sucata. O prefeito que assumiu neste ano, Rudi Paetzold (PMDB), resume as condições precárias do carro oficial. “Está faltando giroflex e limpador de pára-brisa. Os pneus estão carecas, os faróis quebrados e a suspensão e motor comprometidos, o que coloca em risco a vida dos condutores”.

A reclamação foi feita e hoje o deputado estadual Youssif Domingos (PMDB), líder do governo, apresentou na Assembléia Legislativa indicação com o pedido para a compra de um novo veículo e também reforço no efetivo da PM no município, que está na fronteira com o Paraguai.

Segundo o prefeito, além da falta de estrutura, a cidade sequer tem policiais para fazer ronda nos bairros do município que tem pouco mais de 13 mil habitantes.

Em 2008, Sapucaia foi apontada como, proporcionalmente, a cidade mais violenta do Brasil, segundo dados do Mapa da Violência nos Municípios da Ritla (Rede de Informações Tecnológicas Latino Americanas) em parceria com o Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.

A cidade subiu duas posições em relação ao estudo divulgado em 2007 com taxa de 107,2 homicídios. (Informações da assessoria da Assembléia).

Exportações de industrializados crescem 33,6%

0

2009-02-10 13:09:00

A receita nominal das exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul no ano passado apresentou um crescimento de 33,6% em relação a 2007, alcançando US$ 401,7 milhões, segundo levantamento feito pelo Radar Industrial da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.


Em termos reais, conforme o levantamento, em 2008 as receitas provenientes das exportações de produtos industrializados do Estado apresentaram um crescimento de 34,3% sobre 2007, enquanto em volume Mato Grosso do Sul exportou o equivalente a 715,7 mil toneladas, o que significou uma expansão de 18,1% sobre 2007, quando foram remetidos ao exterior 605,8 mil toneladas.

Ainda de acordo com o Radar Industrial, no ano passado foram remetidos ao exterior 110 mil toneladas de produtos industrializados a mais que em 2007 e, em relação à receita, na mesma comparação, o incremento nominal foi de US$ 101,1 milhões. As exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul apresenta, como característica sazonal, uma elevação que vai de março a agosto, mês em que é alcançado o maior nível. Deste ponto em diante, as vendas ao exterior se desaceleram, apresentando entre alguns meses pequenas oscilações.

Entretanto, conforme análise do Radar, chama atenção a forte desaceleração ocorrida no último trimestre de 2008, algo que pode ser atribuído ao agravamento dos efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira e sul-mato-grossense.


Contudo, mesmo com a desaceleração ocorrida no último trimestre, o resultado das exportações de produtos industrializados em 2008 ratifica o processo de fortalecimento das vendas externas das indústrias de Mato Grosso do Sul, já que no último triênio (2006-08), contra igual período imediatamente anterior (2003-005), as vendas de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul apresentou um crescimento real de 30,4%.

No mês de dezembro do ano passado, as receitas nominais provenientes das exportações de produtos industrializados alcançaram US$ 14,1 milhões, o que representa uma redução nominal de 34,1% sobre igual mês do ano anterior.


Em termos reais, no mês de dezembro as receitas provenientes das exportações de produtos industrializados do Estado apresentaram uma redução real de 29,5% sobre igual mês de 2007, enquanto em relação ao mês anterior, as receitas provenientes das exportações apresentaram uma queda real de 42,5% e, em relação ao volume, as exportações em dezembro alcançaram 32,5 mil toneladas, o que representa uma redução de 30,6% sobre igual mês do ano anterior.

Principais produtos

Os principais produtos industrializados da pauta de exportação de Mato Grosso do Sul são: couros e peles, siderurgia básica, óleos de soja bruto e refinado, açúcar e álcool, compensados de madeira, móveis de madeira e madeiras trabalhadas, alimentos e bebidas, cimentos e têxtil, confecção e vestuário. Com destaque para os couros e peles, cuja receita de exportação do grupo foi de US$ 101,9 milhões em 2008 e o principal destino foi a Itália, que absorveu 49,5% da receita total do grupo ou US$ 50,5 milhões.

Outro que merece destaque é a siderurgia básica, que obteve receita de exportação de US$ 76,1 milhões, tendo como principal destino os Estados Unidos, que respondeu por 88% da receita total do grupo ou US$ 66,9 milhões, enquanto o grupo óleos de soja bruto e refinado obteve receita de exportação do de US$ 68,3 milhões e o principal destino foi a China com 23,2% da receita total do grupo ou US$ 15,8 milhões, Índia com 11,6% ou US$
7,9 milhões e Irã com 9,2% ou US$ 6,3 milhões.

Em relação a 2007, os grupos de produtos industrializados que compõem a pauta de exportação de Mato Grosso do Sul, não apresentaram, em geral, grandes alterações. A participação relativa dos grupos no total das vendas externas de bens industrializados permaneceu estável. Adicionalmente, se verificou o mesmo comportamento em relação aos principais destinos.


Exceção deve ser feita exclusivamente aos grupos couros e peles e siderurgia básica. No caso do primeiro houve uma perda relativa na participação sobre as exportações totais de produtos industrializados. Entre 2007 e 2008 o grupo apresentou uma redução nominal de US$ 27,9 milhões, com isso a participação caiu dos 43,2% para 25,4%.

A queda foi motivada, principalmente, por conta redução da demanda asiática pelo produto. Tanto que em 2007, ao contrário de 2008, o principal destino não era Europa, mais precisamente a Itália, e sim a China que foi responsável naquele ano por 39% das compras de couros e peles de Mato Grosso do Sul, na seqüência aparecia a Itália com 35% e em terceiro lugar Hong Kong com 9,82%.


Já em 2008, as vendas para a China apresentaram uma redução nominal de US$ 18 milhões. Somado ao fato de Hong Kong ter deixado de figurar entre os principais destinos do produto. Contudo, apesar da perda relativa, o grupo segue com o primeiro lugar das exportações de bens industrializados.

Quanto ao segundo grupo, siderurgia básica, saltou da menor participação em 2007 com 0,5% do total para a segunda maior participação relativa em 2008 com 18,9%. Constatou-se que as vendas externas do principal produto do grupo, ferro fundido bruto não ligado, iniciaram-se apenas em dezembro de 2007, até então não haviam sido registradas vendas externas deste produto por Mato Grosso do Sul.

Importações

Segundo o Radar Industrial, as importações de bens de capital e bens intermediários – insumos industriais realizadas em 2008 com o objetivo de expansão da capacidade produtiva (aquisição de bens de capital) apresentaram um aumento real de 150,9%, saindo de US$ 36,6 milhões em valores reais no ano de 2007 para US$ 91,8 milhões em 2008.


Com relação aos bens intermediários (insumos industriais), verifica-se que em 2008 a importação de tais produtos teve um aumento real de 40,1% em relação a 2007, saindo de US$ 524,5 milhões para US$ 734,8 milhões em valores reais.

Todavia, os números apresentados acima escondem um ponto de inflexão que ocorreu no último trimestre de 2008. Até o mês de setembro, as importações de bens de capital, que são o reflexo direto dos investimentos e que, portanto, indicam a expansão da capacidade produtiva e a existência de expectativas otimistas quanto ao futuro, apresentava uma expansão 47,7 pontos percentuais superior àquela que fechou o ano de 2008.


Até aquele mês a expansão real deste tipo de importação havia sido de 198,6% sobre igual período de 2007, com crescimento de 11,3 pontos percentuais sobre o mês imediatamente anterior, no entanto, quando o ano de 2008 é encerrado a taxa de crescimento real verificada sobre o ano de 2007 ficou em 150,9%, o que significa uma forte reversão no ritmo de investimentos do setor industrial de Mato Grosso do Sul.

Comportamento semelhante ocorreu também na importação de insumos industriais. Todavia a reversão foi bem menor, uma vez que a importação destes produtos é para o uso imediato na produção, não refletindo, portanto, como no caso da importação de bens de capital na ampliação da capacidade produtiva futura.


Em todo caso, a redução no ritmo da expansão das compras de insumos industriais em relação ao que se verificava até setembro de 2008, contra igual período do ano anterior, foi da ordem de 8,4 pontos percentuais.

Segundo o Radar, isso que significa que no último trimestre de 2008 as indústrias de Mato Grosso do Sul reduziram a compra de insumos para processamento, refletindo deste modo, uma desaceleração no ritmo de suas atividades no último trimestre de 2008, algo que de certo modo é comum nesta época do ano para a indústria.


Todavia, o que realmente preocupa é que tal comportamento, esperado por conta de fatores sazonais, desta vez vem acompanhado de sinalizações pouco otimistas para o futuro imediato, como indicada pela freada ocorrida na compra de bens de capital no último trimestre de 2008.

Prorrogado o prazo para pagamento com recursos do FCO

0

2009-02-10 12:47:00

Os produtores rurais que estão inadimplentes no pagar os financiamentos que lhes foram concedidos, no ano passado, com recursos do Fundo Constitucional da Região Centro-Oeste (FCO), ou provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vão poder continuar negociando com os bancos até o dia 31 de março.

Essa medida só vale para os produtores que já tenham manifestado ao Banco do Brasil ou ao Banco de Brasília a intenção de regularizar os pagamentos.

Na última quarta-feira (4/2), os membros do Conselho Deliberativo do FCO se reuniram para fazer a adequação da medida, que envolve acerto individual com cada tomador que esteja inadimplente. A prorrogação da quitação das operações já foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o senador Gilberto Goellner (DEM/MT), essa determinação do CMN complementa as prorrogações autorizadas pelas resoluções do Banco Central, publicadas em 29 de janeiro, e permite que os mutuários do FCO possam prorrogar as suas dívidas nas mesmas condições dos que foram beneficiados anteriormente.

Escola deve notificar pai quando aluno atingir 20% de faltas

0

2009-02-10 12:10:00

A partir desta semana, quando começa as aulas para os cerca de 310 mil estudantes da rede pública estadual, os diretores deverão notificar os pais ou responsáveis quando os alunos matriculados atingirem 20% de faltas, para que compareçam à unidade escolar em 72 horas.


Esta determinação está em vigor com a promulgação da Lei 3.638, de 4 de fevereiro deste ano, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB).

Vice-líder do Governo na Casa, o deputado estadual Márcio Fernandes (PSDB) propôs a alteração na Lei 2.918, de 23 de novembro de 2004. Pela proposta anterior, a notificação só seria feita se o aluno faltasse a 50% das aulas. Com a mudança, os pais são notificados antes do aluno atingir o limite permitido de 25% de ausência.

O diretor da escola deverá lembrar das medidas previstas no artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da pena estabelecida no artigo 246 do Código Penal para os pais ou responsáveis no caso de não cumprimento da obrigação.


Quando a falta atingir 75% das aulas, após a notificação, o diretor fica obrigado a encaminhar cópia ao Conselho Estadual de Educação e ao Ministério Público Estadual.


A lei atinge os cerca de 310 mil estudantes das escolas públicas estaduais nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

Caixa Econômica Federal já opera com nova taxa de juros

0

2009-02-10 11:44:00

Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a operar ontem (9) com uma nova taxa de juros. A redução de 10,7% nos juros vale para 20 linhas de crédito concedidas para pessoas físicas e jurídicas.

Em menos de dois anos, a CEF já reduziu os juros três vezes. Segundo o vice-presidente de finanças da instituição, Márcio Percival, o objetivo é "minimizar os impactos da crise financeira".

"É importante oferecer um nível de crédito, com taxa de juros menores, para a economia continuar funcionando no mesmo patamar do ano passado. Com isso, o emprego cresce, a produção cresce, o consumo cresce e o investimento se mantém. E assim, a gente consegue minimizar os efeitos da crise”, disse Percival.

Para a pessoa física, a nova taxa vai beneficiar, principalmente, o Construcard Caixa, que é o financiamento do material de construção, a compra de automóveis e o empréstimo consignado. Para as empresas, as maiores reduções são para capital de giro e antecipação de recebíveis.

A taxa de juros de empréstimo consignado, por exemplo, caiu de 2,35% ao mês para 2,07%. Com essa queda, quem contratar um empréstimo de R$ 10 mil, com prazo de pagamento de 60 meses, no final desse período, terá economizado R$ 1.209,60.

Na linha de financiamento Construcard, a redução da taxa é de 1,69% para 1,59%. No entanto, nessa operação a nova taxa só passará a vigorar a partir do dia 16 fevereiro. As informações sobre outras linhas de crédito da CEF podem ser obtidas nas agências do banco.

PRE de MS inicia amanhã fiscalização de transporte escolar

0

2009-02-10 11:22:00

A PRE (Polícia Militar Rodoviária) inicia amanhã a fiscalização de veículos escolares em cumprimento das normas referente ao transporte de escolares.

A ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) e será realizada em todas as rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A fiscalização acontece durante todo o período letivo.

Os policiais rodoviários irão vistoriar entre outros itens, a situação e a existência de equipamentos obrigatórios e se há autorização do Detran para a realização desse tipo de transporte.

O motorista deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias “D” ou “E”.

A PRE também irá verificar a validade da carteira e se o motorista realizou o exame psicológico necessário e o curso de transporte de escolares, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já os alunos deverão estar utilizando cinto de segurança. De acordo com a PRE, é proibido dar carona para outras pessoas.

Em caso de irregularidade, o veículo será recolhido e encaminhado ao Detran/MS até a regularização.

SICREDI realizou Assembléia em Amambai

0

2009-02-10 10:50:00

No último sábado (07/02) o SICREDI realizou em Amambaí na Associação Comercial sua Pré-Assembléia com a presença de muitos associados.

Na oportunidade foram apresentados os números e a evolução da Cooperativa em 2008 além das principais atividades desenvolvidas em Amambaí e na Região. O destaque ficou para a Campanha de Aniversário da Cooperativa que completa 20 anos no mês de julho deste ano.

A Campanha Super Aniversário SICREDI estará sorteando 13 motocicletas, um veículo e uma camionete S-10 aos associados que adquirirem produtos da Cooperativa ou indicarem novos sócios. O Regulamento está disponível nas Unidades de Atendimento da SICREDI Centro Sul nas cidades de: Dourados, Rio Brilhante, Caarapó, Amambaí, Laguna Carapã, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Naviraí, Iguatemi, Nova Alvorada do Sul e Itaporã.

A SICREDI Centro Sul estará inaugurando na próxima sexta-feira (13/02) sua décima terceira Unidade de Atendimento na cidade de Ivinhema, e os associados daquela cidade já podem participar da Campanha dos 20 Anos da Cooperativa.

A Gerente do Sicredi Amambaí, a Sra. Jaqueline Baraldi Calixto informou a todos sobre as reformas que serão realizados ampliando o auto-atendimento com novos cashs e novas funcionalidades para melhor atender todos os seus associados.

O Sicredi Amambaí em nome de sua diretoria e colaboradores, agradecem pelo exercício de 2008, e conta com a participação de todos seus associados em 2009.

Caixa Econômica Federal já opera com nova taxa de juros

0

2009-02-10 10:12:00

A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a operar ontem (9) com uma nova taxa de juros. A redução de 10,7% nos juros vale para 20 linhas de crédito concedidas para pessoas físicas e jurídicas.

Em menos de dois anos, a CEF já reduziu os juros três vezes. Segundo o vice-presidente de finanças da instituição, Márcio Percival, o objetivo é "minimizar os impactos da crise financeira".

"É importante oferecer um nível de crédito, com taxa de juros menores, para a economia continuar funcionando no mesmo patamar do ano passado. Com isso, o emprego cresce, a produção cresce, o consumo cresce e o investimento se mantém. E assim, a gente consegue minimizar os efeitos da crise”, disse Percival.

Para a pessoa física, a nova taxa vai beneficiar, principalmente, o Construcard Caixa, que é o financiamento do material de construção, a compra de automóveis e o empréstimo consignado. Para as empresas, as maiores reduções são para capital de giro e antecipação de recebíveis.

A taxa de juros de empréstimo consignado, por exemplo, caiu de 2,35% ao mês para 2,07%. Com essa queda, quem contratar um empréstimo de R$ 10 mil, com prazo de pagamento de 60 meses, no final desse período, terá economizado R$ 1.209,60.

Na linha de financiamento Construcard, a redução da taxa é de 1,69% para 1,59%. No entanto, nessa operação a nova taxa só passará a vigorar a partir do dia 16 fevereiro. As informações sobre outras linhas de crédito da CEF podem ser obtidas nas agências do banco.

Editorial “Mão única” por Clesio Ribeiro

0

2009-02-10 09:45:00

A discussão sobre a volta da mão dupla nas ruas Sete de Setembro e da República foi um dos assuntos na sessão da Câmara na manhã de ontem. À partir do dia 02 de março acaba-se a mão única nessas duas ruas. O assunto divide opiniões, como dividiu na época em que foi instituída, na gestão anterior. Nas referidas vias o projeto do prefeito Dirceu Lanzarini, firmado durante a campanha, é transformá-las em avenidas. E o propósito dessas ações é melhorar o fluxo de veículos e contribuir com o desenvolvimento de Amambai.

A grande questão em torno da mudança de tráfego dessas duas ruas que abrangem a área central da cidade é a segurança. Os motoristas, ciclistas e pedestres precisam ficar muito atentos para evitarem acidentes. Para isso uma campanha publicitária está sendo desenvolvida para que todos saibam da mudança. Além disso é preciso placas de sinalização indicando que as referidas ruas agora será mão dupla.

A discussão política em torno do assunto é uma outra história. Sempre quando um prefeito novo mexe em alguma questão deixada pelo prefeito anterior gera essa discussão. É normal. Na tribuna da Câmara na última sessão estava bem claro que os vereadores eleitos pela chapa de oposição, em sua grande maioria, era os mais contrários à mudança. E os eleitos pela situação eram os mais favoráveis. Uma questão política.

Sobre o que pensam os moradores, comerciantes e pessoas que transitam por essas duas ruas, somente uma pesquisa bem feita poderia detectar a tendência de opinião. Mas conversando com alguns cidadãos vemos que a opinião se divide. Há quem diga que do jeito que está ficou melhor e também há os contrários. Portanto é uma questão de resultados. Se o fluxo de veículos e consequentemente o desenvolvimento da cidade melhora então voltar a ser mão dupla e posteriormente construir as avenidas é um projeto bastante viável.

Temos vários municípios de porte maior do que Amambai onde não há sequer uma mão única. Ponta Porã, por exemplo, não tem na sua área central nenhuma via de mão única. Portanto é um assunto que deveria ser superado da questão política. Se é para fazer a mudança  que seja então algo para melhorar o movimento e garantir a segurança de quem transita. Contrários ou não à mudança, todos os motoristas, pedestres e ciclistas precisam estar atentos para não se envolverem em acidentes. A prefeitura, no caso, arcará com o ônus ou bônus da mudança.

Câmara de Amambai, sessão do dia 09 de Fevereiro

0

2009-02-10 09:19:00

A Câmara Municipal de Amambai realizou no dia 09 de fevereiro mais uma sessão ordinária no seu Plenário Lourino Jesus de Albuquerque, tendo à frente dos trabalhos os vereadores Anderson Mansano (PR), presidente da Mesa Diretora da Casa, Cristino Toledo (PDT), vice-presidente e Roberto Protético (PDT), primeiro-secretário.

O vereador do PDT, Cristino Toledo,apresentou Requerimento nº 001/09 à Presidência da Casa, solicitando que fosse oficiado o diretor do Detrat, Josmair Cardoso, para que sejam enviadas à Câmara as seguintes informações e documentos:

1.             Cópia de laudo técnico e/ou estudo de engenharia de trânsito que fundamenta a anunciada extinção da mão única e retorno da mão dupla nas ruas Sete de Setembro e da República;

2.             Planilha de materiais e custos para a realização da adequação do trânsito, anunciada publicamente para o início de março/2009;

3.             Número do procedimento administrativo licitatório ou convênio com órgão estadual/federal, correspondente à fonte das despesas necessárias para a adequação; e

4.             Esclarecimento, através de relatório da direção do DETRAT, sobre a necessidade de tão imediata mudança do trânsito em Amambai, relatando a quantidade e quais sinais, placas, redutores de velocidade, entre outros, que comporão a obra.

O vereador também apresentou Requerimento nº002/09 a Presidência da Casa solicitando que fosse oficiado à secretária municipal de Educação, sra. Eliane Pereira Arteman, considerando que está em vigor a convocação de profissionais da área da educação, tendo como critério o processo seletivo, para que sejam enviadas à Câmara as seguintes informações:

1.             Vaga por escola, contendo o nome da instituição de ensino e o número de vagas por período, cujas informações tenham sido repassadas pela direção de cada escola;

2.             Relação dos professores lotados em cada sala, com a classificação no concurso seletivo;

3.             Quais os critérios adotados para convocação das aulas de Arte, Ensino Religioso e sala de recursos?

                Estes requerimentos foram subscritos pelos vereadores Anderson Mansano, Carlinhos e Anilson Prego.

 
O vereador do PSB, Anilson Prego,apresentou Requerimento nº 003/09 à Presidência da Casa solicitando que fosse oficiado à diretora do Instituto de Identificação do Estado de Mato Grosso do Sul, sra. Marli Ifran de Moraes, para que seja designado um papiloscopista com a finalidade de retomar o atendimento dos serviços de identificação no município de Amambai e indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que seja implantado um programa de atendimento às pessoas que necessitam requerer 2ª via do documento de identidade (que se encontram desempregadas e não dispõem de recursos para pagar a taxa) através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O requerimento e a indicação foram subscritos pelos vereadores Carlinhos, Cristino Toledo, Anderson Mansano e Roberto Protetico.

O vereador Carlinhos, do PPS, apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que se estude a possibilidade de se retomar os trabalhos realizados nos bairros, denominados “Doze Meses de Ação”.

O vereador também apresentou indicação ao diretor do Detrat, Josmair Cardoso, solicitando que se estude a possibilidade de se restaurar os canteiros centrais disponibilizando vagas sinalizadas para estacionamentos.

Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Roberto Protético, Anderson Mansano, Cristino Toledo e Anilson-Prego.

O vereador do PR, Anderson Mansano, apresentou indicações ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que seja analisada a possibilidade de se fazer doação de um computador moderno, com impressora, ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Amambai e que seja feito um levantamento através das secretarias municipais de Obras Públicas e Serviços Urbanos, para a implantação e extensão da rede de energia, com colocação de luminárias, nas proximidades do Frigorífico Amambai, em continuidade da rede já existente no local.

Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Cristino Toledo, Carlinhos, Anilson Prego, Roberto Protético, Coconho, Daniel Riquelme, Luciney Bampi e Valter Brito.

O vereador Valter Brito, do PR, apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam viabilizados recursos para a implantação de pavimentação asfáltica na Vila Jussara, nas seguintes ruas:

1.             Rua Sebastião Espíndola, entre a Avenida Nicolau Otaño e Rua Teodorico Jurgielevicz;

2.             Rua Vereador João Neves, entre as ruas José Bonifácio e 21 de Abril;

3.             Rua 21 de Abril, entre as ruas Colombo e Teodorico Jurgielevicz;

4.             Rua José Bonifácio, entre as ruas dos Expedicionários e Ary Nunes da Silva;

5.             Rua Elpídio Pereira da Rosa, entre as ruas José Bonifácio e 21 de Abril;

6.             Rua Francisco Serejo Neto, entre a Avenida Pedro Manvailer e Rua 21 de Abril;

7.             Rua Teodorico Jurgielevicz, entre as ruas Sete de Setembro e 21 de Abril.

O vereador também apresentou indicação o prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que seja viabilizado um projeto de recuperação da nascente que fica no prolongamento da Rua Tamarino Pimentel, entre as ruas Marechal Deodoro e Rio Branco, conhecido como poço da Sanesul, construindo ali um cercado para que seja feito um reflorestamento no local.

Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Luciney Bampi, Coconho, Roberto Protético, Daniel Riquelme e Anderson Mansano.

O vereador do PTB, Daniel Riquelme,apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam viabilizados recursos para a implantação de pavimentação asfáltica na Vila Pimentel, nas seguintes ruas:

1.             Rua Castelo Branco, entre as ruas José Bonifácio e José Pereira Machado;

2.             Rua Benigno Vasconcelos, entre as ruas Tamarino Pimentel e José Pereira Machado;

3.             Rua Antônio Pereira dos Santos, entre as ruas Tamarino Pimentel e José Pereira Machado;

4.             Rua Benjamim Constant, entre as ruas Moacir Pimentel e José Pereira Machado;

5.             Rua José Pereira Machado, entre as ruas Cassiano Marcelo e Antônio Pereira dos Santos;

6.             Rua Moacir Pimentel, entre as ruas Cassiano Marcelo e Benigno Vasconcelos;

7.             Rua Sebastião Espíndola, entre as ruas Cassiano Marcelo e Antônio Pereira dos Santos;

8.             Rua José Bonifácio, entre as ruas Benigno Vasconcelos e Antônio Pereira dos Santos.

Daniel Riquelme também apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam viabilizados recursos para a implantação de pavimentação asfáltica na Vila Cassiano Marcelo, nas seguintes ruas:

1.             Rua Algacir Pissini, entre as ruas Adão do Amaral e Sete de Setembro;

2.             Rua Benigno Vasconcelos, entre as ruas Tamarino Pimentel e José Pereira Machado;

3.             Rua Jacinto Basílio de Oliveira, entre as ruas Tamarino Pimentel e Sete de Setembro;

4.             Rua Tamarino Pimentel, entre as ruas Algacir Pissini e Cassiano Marcelo;

5.             Rua Moacir Pimentel, entre as ruas Algacir Pissini e Cassiano Marcelo;

6.             Rua Sebastião Espíndola, entre as ruas Algacir Pissini e Cassiano Marcelo;

7.             Rua José Bonifácio, entre as ruas Algacir Pissini e Cassiano Marcelo;

8.             Rua Sete de Setembro, entre as ruas Algacir Pissini e Cassiano Marcelo.

Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Luciney Bampi, Coconho, Roberto Protético, Valter Brito e Anderson Mansano.

O vereador do PV, Luciney Bampi,apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam viabilizados recursos para a implantação de pavimentação asfáltica nos seguintes locais:

1.                            Rua Vereador João Neves, entre as ruas José Alves Cavalheiro e José Luiz Sampaio Ferraz e, Rua Colombo, entre as ruas José Alves Cavalheiro e José Luiz Sampaio Ferraz;

2.             Rua José Alves Cavalheiro, entre as ruas Heron da Rosa Brum e Vereador João Neves e Rua Alcindo Franco Machado, entre as ruas Elpídio Pereira da Rosa e Heron da Rosa Brum;

3.             Rua Monte Castelo, entre as ruas Elpídio Pereira da Rosa e Heron da Rosa Brum; Rua Rui Barbosa, entre as ruas Francisco Serejo Neto e Heron da Rosa Brum e, Rua D. Pedro II, entre as ruas Francisco Serejo Neto e Heron da Rosa Brum;

4.             Rua dos Expedicionários, entre as ruas Alcindo Franco e José Luiz Sampaio Ferraz e Rua Elpídio Pereira da Rosa, entre as ruas Rui Barbosa e José Luiz Sampaio Ferraz;

5.             Rua Teodorico, entre as ruas da República e José Luiz Sampaio Ferraz;

6.             Rua Ari Nunes da Silva, entre as ruas da República e José Luiz Sampaio Ferraz. 

                Esta indicação foi subscrita pelos vereadores Valter Brito, Coconho, Daniel Riquelme, Roberto Protético e Anderson Mansano.

 
O vereador Coconho (PR) apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam desenvolvidos estudos no sentido de viabilizar atendimentos às reivindicações dos moradores da comunidade do Sertãozinho, través das secretarias competentes, conforme seguem:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

·               Destinar um ônibus exclusivo para o transporte dos alunos residentes no Sertão;

·               Autorizar o deslocamento do ônibus até a Fazenda Campina Verde, de propriedade do sr. Odair Bortolotto, onde residem cinco crianças na idade escolar; (5km);

·               Firmar convênio com a firma de transporte coletivo urbano (circular), visando a circulação de um ônibus, pelo menos 03 (três) dias por semana;

·               Dar continuidade ao atendimento de transporte aos alunos que frequentam as aulas no período noturno;

·               Disponibilizar aos pais dos alunos, em dias de reuniões nas escolas, o transporte no mesmo ônibus.

FUNDESC:

·               Providenciar o nivelamento do campo de futebol;

·               Aquisição e doação de materiais esportivos;

·               Construção de uma quadra esportiva com cobertura, nas imediações da Associação.

 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

·               Construção de 01 (um) PSR;

·               Indicação de 01 (um) agente comunitário de saúde para atendimento aos familiares;

·               Habilitar o funcionamento do telefone 0800 nos postos de saúde da cidade.

 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS:

·               Fazer a conservação das estradas com urgência e posteriormente fazer reparos a cada 03 (três) meses;

·               Viabilizar a pavimentação asfáltica até a Capela São José, naquela localidade;

·               Substituição das pontes de madeira por de concreto;

·               Sugerir a construção do anel viário, passando pelo Sertão, ligando as rodovias de Ponta Porã e Caarapó.

·               Condições da instalação de Internet nos computadores.

 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA:

·               Construção de 01 (um) poço artesiano para atender mais ou menos 10 (dez) agricultores;

·               Providenciar a legalização dos açudes de peixes.

 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE:

·               Criar mecanismos para o recolhimento de embalagens de veneno;

·               Realizar palestras de esclarecimentos e orientações sobre Reserva Ambiental.

                O vereador Coconho também apresentou indicação ao prefeito municipal, Dirceu Lanzarini, solicitando que sejam desenvolvidos estudos visando a legalização dos lotes urbanos localizados nas vilas Cristina, Monte Cristo e Santo Antonio.

                Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Roberto Protético, Daniel Riquelme, Luciney Bampi, Valter Brito e Anderson Mansano.

                O Executivo Municipal encaminhou à Câmara, Projeto de Lei nº 001/2009 que “Autoriza ao chefe do Executivo a efetuar Campanha Incentivadora e Publicitária para arrecadação do Tributo Municipal: IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – consistente na aquisição e doação de prêmios e na realização de anúncios publicitários em geral, e dá outras providências”; e Projeto de Lei nº 002/2009 que “Revoga o artigo 4º da Lei Municipal nº 2.127/2008”.

                Atendendo pedido do Executivo Municipal, estes projetos foram analisados, discutidos, votados e aprovados em regime de urgência especial, depois de pareceres favoráveis emitidos pelas Comissões Permanentes da Casa.

                A Câmara Municipal de Amambai volta a se reunir ordinariamente no dia 16 de fevereiro, às 08 horas, no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque, com transmissão na íntegra pela Rádio Auxiliadora FM.

Promoção Volta às aulas dá prêmios na Livraria do Estudante

0

2009-02-10 08:51:00

Sérgio da Luz

A Livraria do Estudante está com uma “super” promoção de volta às aulas. Ao comprar na livraria, o cliente concorre a uma Tv de LCD 32’, uma bicicleta 18m e mais três celulares. A promoção conta ainda com descontos e facilidades no pagamento. O sorteio está marcado para o dia 11 de abril.

As aulas, tanto na rede estadual como municipal, começaram ontem, mas, a todos que ainda não adquiriam os materiais não podem perder esta oportunidade: comprar materiais atualizados, de qualidade, a preços baixos e concorrer a prêmios.

Alguns preços surpreendem, como: caderno de dez matérias – capa dura, a partir de R$ 4,60; papel sulfite, 100 folhas, somente R$ 2,70 e Mochila universitária, a partir de R$ 17,90. Imperdível!

As condições de pagamento também é destaque da promoção, confira: Cheque para 100 dias, a vista 10% de desconto ou 3 vezes no cheque-pré e 4 vezes no cartão visa.

Para bem atender toda a cliente, a Livraria disponibiliza mais de 15 funcionários e esticou o atendimento até as 19 horas. 

São 32 anos de experiência, da Livraria do Estudante no mercado. Tradição que gerou credibilidade.

Localizada no centro de Amambai, na esquina da rua Rio Branco, com a avenida Pedro Manvailer, a livraria também atende pelo fone: (67) 3481-1923. Ligue e agende seu atendimento.

Aposentadoria rural em 30 minutos é prevista para julho

0

2009-02-10 08:24:00

A partir de julho os trabalhadores rurais também poderão se aposentar em 30 minutos, segundo previsão do Ministério da Previdência Social. O ministro José Pimentel, se reuniu ontem com representantes da categoria para a fechar uma parceria que irá agilizar a adoção do procedimento.
Na reunião ficou definido que o ministro irá assinar, em março, um acordo de cooperação com as entidades rurais. O acordo prevê o cadastramento dos trabalhadores nos municípios. Os dados coletados pelas entidades serão fornecidos ao ministério para a confirmação das informações com os bancos de dados do governo.

Segundo o ministério, as informações recebidas serão comparadas com as existentes nos cadastros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Receita Federal do Brasil.

Em nota, o ministro afirmou que o trabalho de coleta de dados irá garantir um bom resultado final. “Toda a lógica do cadastro buscará o reconhecimento de direitos para a concessão de benefícios rurais sem a exigência da comprovação documental”, disse Pimentel.

Para o cadastramento, o ministério irá capacitar os servidores das Agências da Previdência Social e os dirigentes e funcionários das entidades. A concessão da aposentadoria em 30 minutos começou a vigorar em janeiro para os trabalhadores urbanos que possuem a idade e o tempo de contribuição exigida para o procedimento.

Estiveram reunidos os dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Via Campesina e da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf).

Vendedor de cartões é assaltado em Coronel Sapucaia

0

2009-02-10 07:56:00

Vilson Nascimento

Um vendedor de cartões telefônicos residente em Amambai foi assaltado nessa segunda-feira (9) enquanto realizava vendas em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Segundo a polícia a vítima estava em uma lanchonete situada na região central da cidade fronteiriça quando teriam chegado ao local dois indivíduos abordo de uma motocicleta.

Fortemente armada, a dupla teria anunciado o assalto e após render a vítima, teria fugido levando dinheiro, cheques de clientes e uma grande quantidade de cartões telefônicos de várias operadoras.

O caso foi registrado na Delegacia de Policia Civil de Amambai, a cerca de 45 quilômetros do local do roubo.

Índios são acusados de canibalizar jovem no Amazonas

0

2009-02-10 07:22:00

Índios da etnia Kulina são suspeitos de esquartejar e comer os restos de um jovem em um ritual de canibalismo na cidade de Envira (AM), próxima à fronteira com o Peru. Em entrevista à rede de TV CNN, o policial Maronilton da Silva Clementino afirmou que ao menos cinco índios estão foragidos.

A vítima foi identificada como Océlio Alves de Carvalho, 19, morto na semana passada. De acordo com a CNN, os quatro índios fugiram após passarem algumas horas detidos. Pela lei, a polícia não pode entrar na tribo para investigar o caso.

Clementino afirmou que a vítima, que conhecia a tribo, havia sido convidado para visitar a aldeia indígena na sexta-feira (6) passada. "Eles [o jovem e os índios] se conheciam e às vezes eles se ajudavam. Os índios o convidaram para a reserva na sexta-feira e ele [Océlio Carvalho] não foi mais visto."

"A família decidiu entrar na reserva para procurar o jovem e encontrou o corpo dele esquartejado e a cabeça pendurada em uma árvore", contou o policial.
Ritual

A polícia informou que membros da tribo afirmaram que os envolvidos na morte do jovem se gabavam de ter comido órgãos humanos.

Os moradores de Envira responsabilizaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) por permitir que esse tipo de crime ocorresse. De acordo com Clementino, a família se disse "frustrada com a lei no Brasil, que protege os índios, mas não ajudam a proteger" quem vive perto de aldeias.

Três dias após o desaparecimento do jovem, membros da Funai ainda não chegaram à cidade. A jornais locais, a fundação declarou que ainda não chegou a Envira devido ao difícil acesso à cidade, só permitido por barco ou helicóptero.

A etnia Kulina é um grupo isolado que vive nas margens dos rios Juruá e Purus, no Acre. Estima-se que ao menos 2.500 membros da etnia vivam na região.

Dunga diz que já tem base para a Copa de 2010

0

2009-02-10 07:09:00

No comando da Seleção Brasileira desde agosto de 2006, logo após o fracasso do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha, o técnico Dunga afirmou que enfim já tem uma base pronta para a disputa do Mundial da África do Sul, em 2010.

Pouco mais de dois anos e meio depois de iniciar sua careira de técnico, Dunga já conquistou a Copa América, em 2007, e está na segunda colocação nas Eliminatórias para a Copa de 2010.

"Aos poucos a gente vai definindo. Temos um ano e meio para definir. Já sabe-se que tem uma base, aqueles que estão vindo sempre. Mas não posso dar os nomes ainda. Na nossa cabeça, na nossa estrutura já temos uma base", afirmou.

Em Londres, a Seleção se prepara para a disputa do jogo com a Itália, hoje, terça-feira, às 16h45 (de MS). No entanto, mesmo sendo uma partida amistosa, Dunga destaca a responsabilidade de cada seleção.

"Os dois têm vontade de vencer. É um amistoso, e em um jogo desse nível a responsabilidade é muito grande. Mas não é como um jogo de Copa do Mundo, quando se perde vai para casa e o lado emocional pesa muito. É um jogo onde tudo pode acontecer, temos que saber das dificuldades", afirmou.

Dunga comentou também sobre a polêmica envolvendo o atacante Robinho que, segundo a imprensa britânica, estaria envolvido em um caso de estupro.

"Temos que parar de sentenciar as pessoas antes de acontecerem os fatos. Com nós, o Robinho sempre teve um comportamento exemplar, sempre deu resultado, como foi no Santos e nos times em que ele passou", opinou.

Prefeitura começa 2009 com várias obras em Paranhos

0

2009-02-10 07:00:00

Vilson Nascimento

Como vem ocorrendo regularmente nos últimos anos, a Prefeitura de Paranhos iniciou o ano de 2009, o primeiro após a reeleição do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB) com várias obras em andamento.

São investimentos nas áreas de moradia com construções de casas populares, saúde com reformas no Hospital Municipal e construção da CASAI, educação com construção de sala de aula e infra-estrutura urbana, com a implantação de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica na região central da cidade.

Área de habitação

Na área de habitação a Prefeitura local, que nos últimos quatro anos entregou mais de 150 casas para famílias de baixa renda do município e no final do ano passado (2008) em parceria com os governos do Estado e Federal havia feito a entrega de 28 residências no Conjunto Residencial Horizonte, está concluindo mais 28 casas.

As residências, avaliadas em R$ 350 mil reais e situadas na antiga “Área Industrial”, próxima a divisa com o Paraguai, estão sendo construídas através do PSH (Programa de Subsidio a Habitação de Interesse Social), em uma tríplice aliança entre o Governo Federal, o Governo do Estado em Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Paranhos, que além de doar os terrenos para a construção dos imóveis, entrou com uma contra partida de R$ 3 mil reais por cada casa construída, um investimento de R$ 84 mil reais.
Investimento na saúde

Outra obra iniciada no começo desse ano em Paranhos que já está em pleno andamento é a troca do piso e a pintura no Hospital Municipal local.

No hospital, que também atende casos de urgência e emergência da cidade paraguaia de Ypêjhú que faz divisa com Paranhos no Brasil, o piso, antes de paviflex, está sendo substituído por granilite.

Segundo o secretário de administração do município, Claudinei Orgado, está sendo implantado 658 metros quadrados de piso na unidade de saúde que também está recebendo implantação de nova pintura, visando melhorar o aspecto visual, a higiene, oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da área de saúde que atuam no hospital e principalmente oferecer conforto para a população.

Casa de Apoio à Saúde Indígena

Outra obra relacionada a área de saúde, que teve inicio no final do ano passado e já está em fase de conclusão em Paranhos é a CASAI (Casa de Apoio a Saúde Indígena).

A obra, construída através de uma parceria entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) que entrou com R$ 50 mil reais e a Prefeitura de Paranhos, que entrou com a maior parte do recurso, R$ 51,7 mil reais, visa oferecer um local de apoio aos indígenas que residem nas aldeias do município e necessitam realizar tratamento de saúde na cidade.

“A Casa de Apoio visará oferecer um ambiente adequado para abrigar os pacientes indígenas residente nas aldeias de Paranhos que necessitarem permanecer por um determinado tempo na cidade para realizar tratamento de saúde ou acompanhamento médico”, informou o secretário de governo da Prefeitura de Paranhos, Antônio Dantas, o “Toninho” ao relatar, também, que para a construção da CASAI a Prefeitura precisou realizar a aquisição do terreno onde o prédio foi construído.

Área de educação

Na área de educação a Prefeitura, através de aplicação de recursos próprios, está construindo mais uma sala de aula de 72 metros quadrados na escola da Aldeia Sete Serro, que é administrada pela rede municipal de ensino em Paranhos.

“Além da sala de aula, que vai oferecer mais vagas e atender o aumento na demanda, estamos implantando uma varanda para oferecer abrigo e consequentemente mais conforto aos alunos e professores”, informou o secretário de administração do município, Claudinei Orgado.

Drenagem e pavimentação

O investimento em infra-estrutura urbana também é uma preocupação constante da atual administração municipal em Paranhos.

Dentro da filosofia de melhorar o aspecto visual da cidade e principalmente melhorar a qualidade de vida da população, no mês passado o prefeito Dirceu Bettoni determinou o inicio de mais duas importantes obras para a população do município, a implantação de 650 metros de galerias de águas pluviais (drenagem) e a implantação de 6.500 metros quadrados de asfalto.

A obra, que já está em andamento, visa pavimentar entorno da Igreja Católica, da Creche Mamãe Antônia e da Escola Municipal Ivo Ilmo Washmmam, no centro da cidade.

Horário de verão termina neste domingo, dia 15

0

2009-02-10 06:24:00

O horário de verão, em vigor em três regiões do país desde 19 de outubro do ano passado, termina à 0h do próximo domingo (15). Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados uma hora no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do país.

Essa é a 38ª vez que a medida é implantada no país. A mudança afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

No última edição, o horário de verão foi responsável por uma economia imediata de cerca de R$ 10 milhões, valor bem inferior aos R$ 50 milhões poupados em 2006. A previsão para este ano é de uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico. Isso geraria uma economia de 2,3 mil MW, o que equivale ao consumo de uma cidade de 6,5 milhões de habitantes.

Data fixa

A partir deste ano, a medida terá datas fixas para início e término. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com decisão anunciada pelo governo no ano passado, o horário de verão entrará em vigor sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e se estenderá até o terceiro domingo de fevereiro seguinte. Há, no entanto, uma ressalva: caso o terceiro domingo de fevereiro seja o de Carnaval, o encerramento do horário de verão fica para o próximo domingo.

Horário de verão

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses.
Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Possibilidade de chuva forte e queda na temperatura em MS

0

2009-02-10 06:19:00

Céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região norte-nordeste de Mato Grosso do Sul.

O Inmet alerta para possibilidade de chuva forte em área isoladas do Estado. A temperatura registra um ligeiro declínio com máxima de 32º e mínima de 19º.