26.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9899

Cristino diz que retorno da mão dupla é precipitada

0

2009-02-11 20:11:00

Na sessão da Câmara realizada nesta segunda-feira pela manhã o vereador Cristino Toledo apresentou requerimento ao Diretor do DETRAT (Departamento de Trânsito e Transportes), Josmair Cardoso, solicitando o laudo técnico do estudo de engenharia de trânsito e também a planilha de materiais e custos para o anunciado retorno da mão dupla nas ruas da República e 7 de Setembro.

“O requerimento que apresentamos serviu para alertar o Prefeito Municipal, os colegas vereadores e toda a população que a ação é precipitada. Adequar o trânsito de uma cidade média como Amambai sem detalhado estudo pode representar retrocesso e também colocar em risco vidas humanas.” Argumentou o Vereador do PDT.

Cristino não é totalmente contra a idéia, mas comunga da mesma opinião do colega vereador Carlinhos de que esta adequação de trânsito deverá se dar em conjunto com implantação das avenidas de pistas duplas anunciadas pelo Prefeito e cujo desenho foi distribuído para conhecimento de toda a população na campanha eleitoral.

Ao defender o pedido de informações Cristino Toledo disse que o simples argumento de que se trata de cumprimento de promessa da campanha eleitoral não é suficiente para justificar a mudança no trânsito já no próximo dia 02 de março.

Pediu calma ao Diretor do DETRAT – Josmair Cardoso, sugerindo ouvir os pais da Pré-escola Rachid Saldanha Derzi, pais e alunos da Escola CELQ, Felipe de Brum, Fernando Corrêa da Costa, bem como a população em geral através de pesquisa científica, se necessário. “Estou preocupado com a segurança no trânsito e convencido de que a ação está sendo feita de modo precipitado, sem a necessária sinalização, colocando em risco principalmente a segurança e a vida de pedestres, cadeirantes, ciclistas e motociclistas.”

“Para formar opinião sobre o assunto busquei dialogar com importantes autoridades, trabalhadores da área do trânsito e pessoas do nosso povo e sinto que preciso colaborar e cumprir o meu papel de vereador, alertando para eventuais prejuízos à nossa população.” Finalizou o vereador Cristino.

DOF prende em Sete Quedas, acusado de não pagar pensão

0

2009-02-11 19:12:00

Vilson Nascimento

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com sede em Dourados realizaram a prisão, na manhã dessa quarta-feira (11), na rodovia MS-160, trecho que liga Paranhos a Sete Quedas pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai, de um homem de 31 anos, acusado de não pagamento de pensão alimentícia.

Segundo os policiais, Florisvaldo Inácio de Oliveira, que é trabalhador braçal e reside na Vila Nova em Paranhos, tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do estado do Paraná.

Ele foi preso por volta das 7h30da manhã quando trafegava entre Paranhos e Sete Quedas no interior de um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas para serem tomadas às providências cabíveis.

Governo preve construção de 1 milhão de casas até 2010

0

2009-02-11 19:03:00

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira que o programa de incentivo à habitação popular, que o governo lançará em breve, vai beneficiar famílias com renda mensal entre dois e 10 salários mínimos (R$ 930,00 a R$ 4.650,00). Para que as prestações caibam no bolso das famílias os financiamentos serão subsidiados proporcionalmente ao tamanho da renda, segundo a ministra.

O programa também terá como objetivo reduzir o tempo e construção das moradias, de 33 meses para 11 meses.

— Pretendemos também reduzir o custo financeiro, como o seguro de vida — afirmou a ministra, sem dar maiores detalhes sobre esse assunto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá construir um milhão de casas até 2010, como parte do pacote de medidas para o setor de habitação. Anteriormente, Lula havia dito que a meta era a construção de 500 mil casas. 

— Pensamos em 200 mil, eu disse que queria fazer 500 mil e agora já estou com vontade de fazer um milhão de casas até 2010. Assim que o programa estiver bom, vamos fazer, porque a construção civil é uma área extremamente importante para gerar empregos e dinamizar a economia e, sobretudo, a mão-de-obra menos especializada no Brasil — disse Lula, ao falar com jornalistas após almoço oferecido ao presidente da Namíbia.

Segundo Lula, as propostas do pacote de medidas para o setor de habitação serão anunciadas quando atender às condições de gerar emprego e vender casas a baixo custo, para a população de baixa renda.

Dilma disse que o PAC é apenas uma das medidas do governo para combater a crise e que há outras, como uma ampliação em R$ 100 bilhões no orçamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciada este ano, e o aumento de US$ 112 bilhões, para US$ 174 bilhões, no Plano de Investimentos da Petrobras 2009-2013.

Dilma reforçou o papel dos bancos públicos para garantir a oferta de financiamentos.

— O Banco do Brasil fornece capital de giro às empresas e a Caixa Econômica Federal e o BNDES asseguram o investimento de longo prazo — acrescentou.

Índia de 14 anos morre após tomar veneno em Amambai

0

2009-02-11 18:44:00

Vilson Nascimento

Uma indígena de apenas 14 anos de idade morreu a caminho do hospital após ingerir veneno, na noite dessa terça-feira (10) na Aldeia Amambai em Amambai.

Segundo a Polícia Civil local, que atendeu a ocorrência, a menor teria ingerido certa quantidade de uma sustância tóxica não identificada, vindo a passar mal logo em seguida.

Ela chegou a ser socorrida para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai, mas não resistiu e morreu. No local onde a jovem estava a polícia encontrou uma xícara ainda com resíduos do produto tóxico e em um galho de árvore próximo, o frasco com o veneno.

Como a embalagem não continha rótulo, não foi possível identificar o nome do produto utilizado para o envenenamento. Esse foi o primeiro caso de suicídio de indígena registrado esse ano nas aldeias de Amambai.  A Polícia Civil local instaurou inquérito para apurar o caso.

Foragido é preso na fronteira com carro roubado

0

2009-02-11 18:09:00

A Polícia Civil prendeu nessa terça-feira, em Ponta Porã, a 334 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, Sérgio Alves dos Santos, 35 anos.

De acordo com a Polícia, ele foi localizado dentro de um Fiat Marea, de placa de Taubaté, São Paulo, roubado. Além disso, “Tatuagem”, como é conhecido, era foragido do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima da Capital.

No momento da abordagem, duas mulheres que estavam no veículo fugiram para o Paraguai e Sérgio apresentou documento em nome de Marcos Rogério Filho, com a foto dele. Depois confessou o nome verdadeiro. A Polícia Civil investiga a participação dele em roubos na cidade.

Sérgio já se envolveu em um assassinato ocorrido na Máxima de Campo Grande em 11 de novembro de 2004.

Operação Nocaute prende uma pessoa em Paranhos

0

2009-02-11 17:33:00

Aline Queiroz

Uma pessoa foi presa em Paranhos, município distante 470 quilômetros de Campo Grande, como parte da operação Nocaute, montada para prender universitários e lutadores do Rio de Janeiro, apontados como os chefes de um esquema de entrada de droga sintética no Brasil. A PF (Polícia Federal) não divulga o nome do preso e afirma que as investigações correm em segredo de Justiça.

Em duas operações desencadeadas simultaneamente em nove Estados, a Polícia Federal prendeu na manhã de hoje 51 pessoas. Informações preliminares indicavam a existência de outros mandados de prisão e busca e apreensão expedidos para Mato Grosso do Sul.

No entanto, a assessoria de imprensa da PF revela que o mandado de prisão cumprido hoje de manhã era o único referente ao Estado.

As investigações tiveram início há quase um ano. Por meio de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, ficou constatado que cocaína boliviana entrava no País por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e seguia para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

Depois a droga era transportada para Europa em quantidades menores, por pessoas contratadas como “mulas”.

Na França, Holanda e Portugal, a cocaína virava moeda de troca pelas drogas sintéticas, como o LSD e o ecstasy. O último passo era trazer o produto de volta ao Brasil, para a distribuição também no Paraná, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco.

Além da operação Nocaute, a PF desenvolve hoje a Trilha Albis, que recebeu o nome em referência à mochila usada para o transporte da cocaína pelas mulas. Ao todo, as duas operações vão cumprir 70 mandados de prisão no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Segundo a PF, o tráfico envolvia amigos que surfavam desde criança e lutavam jiu-jitsu. Há 8 anos eles resolveram ganhar a vida com crimes diversos. O caso foi descoberto em 2004, mas foi arquivado.

Agora, de acordo com o Ministério Público, 36 pessoas foram denunciadas na Operação Nocaute pelos crimes de tráfico internacional e interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. O esquema também funcionava com venda de lança perfume e haxixe.

Entre os bens apreendidos hoje estão duas motos de luxo, avaliadas em um total de R$ 50 mil, e um cofre.

Aposentados terão reajuste de até 5,92%

0

2009-02-11 16:47:00

   Estadão


O governo reajustou em 5,92% o benefício de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo. Segundo decreto publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 11, o limite máximo do salário de contribuição e de benefício é de R$ 3.218, 90 antes os R$ 3.038,99. A assessoria do Ministério da Previdência disse ao estadao.com.br que o aumento é retroativo a 1 de fevereiro de 2009 e o pagamento será feito nos cinco primeiros dias úteis de março.


O piso das aposentadorias e pensões já havia sido corrigido em fevereiro, em 12%, de acordo com o aumento do salário mínimo, que passou de R$ 415,00 para R$ 465,00.

TRE-MS publica edital com nome de eleitores faltosos

0

2009-02-11 16:19:00

Os eleitores de Mato Grosso do Sul que deixaram de votar e não justificaram sua ausência às urnas, em três eleições consecutivas, poderão ter o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral.

Encontra-se afixado, a partir de hoje, nos Cartórios Eleitorais, o edital contendo a relação dos nomes e respectivas inscrições dos eleitores identificados como faltosos às três últimas eleições.

A Justiça Eleitoral considera cada turno como sendo uma eleição, assim, estão sujeitos ao cancelamento da inscrição eleitoral todos os eleitores que não votaram e não se justificaram nas eleições de 2008 e nos dois turnos das eleições 2006.

O prazo para o eleitor faltoso regularizar sua situação inicia-se no próximo dia 16 de fevereiro (segunda-feira). O eleitor deverá comparecer a um Cartório Eleitoral (de preferência onde está inscrito) munido de documento de identidade, comprovante de residência e título eleitoral e, se for o caso, os comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa.

O eleitor, passível de cancelamento que não comparecer ao cartório, no prazo de 60 dias, para comprovar o exercício do voto, o pagamento da multa correspondente ou a justificação da ausência, terá sua inscrição cancelada automaticamente.

A relação dos títulos passíveis de cancelamento não inclui os eleitores facultativos que, por prerrogativa constitucional, não são obrigados a votar: os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que têm entre 16 e 18 anos.

A lista contendo os nomes dos eleitores faltosos, também poderá ser consultada na página do TSE na internet, www.tse.gov.br, no link “consulta ao título de eleitor”.

Os eleitores que não estiverem quites com a Justiça Eleitoral não serão convocados de forma individual, por telefone, carta ou e-mail.

Assessoria de Comunicação Social do TRE – MS

Declaração do IR 2009 começa a ser recebida em 2 de março

0

2009-02-11 15:50:00

A Secretaria da Receita Federal confirmou nesta quarta-feira (11) que o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009, ano-base 2008, começa em 2 de março e vai até o dia 30 de abril deste ano. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

O órgão informou que, neste ano, os contribuintes que configurem como dependentes na declaração apresentada por outra pessoa, mesmo que já tenham renda ou bens que o obrigem a apresentar o documento, estão dispensados de apresentá-lo.

Entretanto, deverão informar, na declaração na qual constem como dependentes, seus rendimentos, bens e direitos. "A pessoa física, mesmo desobrigada, pode apresentar a declaração", acrescenta a Receita Federal.

Formas de entrega – A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal, em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou em formulário, nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 4 , a ser pago pelo contribuinte.

Obrigatoriedade – Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 16.473,72 em 2008.

Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil no ano passado.

Quem participou, em qualquer mês, do quadro societário de sociedade empresária ou simples, como sócio ou acionista, ou de cooperativa, ou como titular de empresa individual, no ano passado também tem de declarar IR em 2009. Mas somente cujo valor de constituição ou aquisição tenha sido superior a R$ 5 mil.

Também é obrigatória a entrega para quem obteve, em qualquer mês de 2008, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Quem teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2008, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 80 mil, também deve declarar IR neste ano. Ficam dispensados os contribuintes cujos bens comuns sejam declarados pelo outro cônjuge, desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda R$ 80 mil.

Aqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês do ano passado, e nesta condição se encontravam em 31 de dezembro, também devem declarar IR neste ano.

A obrigatoriedade também vale para quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.

Atividade rural – Também é obrigatória a entrega da declaração de IR 2009 para quem teve, em 2008, receita bruta em valor superior a R$ 82.368,60 oriunda de atividade rural. O documento também tem de ser entregue por quem pretenda compensar, no ano-calendário de 2008 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2008.

Completo ou simplificado – A Receita Federal lembra que os contribuintes podem optar por dois modelos na entrega do documento: simplificado ou completo. A regra para fazer a declaração simplificada continua a mesma: desconto de 20% na renda tributável. Este desconto substitui todas as deduções legais da declaração completa. Neste ano, o limite do desconto é de R$ 12.194,86.

Imposto a pagar – Ao declarar o Imposto de Renda, os contribuintes podem receber restituições, ter saldo zero de imposto (não paga nem recebe) ou pode ser obrigado a acertar as contas com o Leão e efetuar pagamentos.

Segundo a Receita Federal, os impostos devidos podem ser pagos em até oito parcelas mensais, mas nenhuma pode ser inferior a R$ 50. Se o valor da dívida do IR for inferior a R$ 100, o pagamento deve ser feito em cota única.

Segundo a Receita federal, é o contribuinte pode antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das cotas, devendo, nesse caso, apresentar declaração retificadora com a nova opção de pagamento.

Os pagamentos podem ser feitos via transferência eletrônica, ou nas instituições financeiras. A opção de débito em conta corrente, que começou a ser permitida em 2007, também foi mantida neste ano.

O débito automático, porém, somente será permitido para declaração original ou retificadora, elaborada em computador, apresentada até 31 de março de 2009, para a primeira cota ou cota única. E até 30 de abril para débitos a partir da segunda cota.

Defesa Civil alerta para risco de temporal hoje no Estado

0

2009-02-11 15:21:00

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para risco de temporal nesta quarta-feira, em Mato Grosso do Sul, devido a presença de áreas de instabilidade sobre a região Centro-Oeste, formando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuvas em todo Estado. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento, de 50 a 60 quilômetros por hora.

A Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Prefeitos do PMDB recebem curso de gestão pública em MS

0

2009-02-11 14:47:00

Políticos eleitos do PMDB em Mato Grosso do Sul participarão de capacitação política sexta-feira (13), em Campo Grande. O curso "A Gestão Pública pelo PMDB e o Clamor das Ruas" promovido pela Fundação Ulysses Guimarães tem como objetivo preparar administrativamente prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do partido e suas equipes.

"Queremos oferecer a comunidade pessoas bem preparadas para prestar serviço público de qualidade", diz o presidente da Fundação que cuida da doutrina partidária do PMDB, Esacheu Cipriano Nascimento. Segundo ele, a necessidade de capacitação política é geral, já que candidatos dão mais enfoque no discurso se comparado à prática administrativa.

Para Esacheu, nessa etapa democrática que todos vivem é preciso capacitar os eleitos para atuar com probidade, formular e executar orçamentos públicos de acordo com a lei, além de discutir propostas para superar a crise econômica mundial que certamente afetará as administrações públicas municipais.

"Essas pessoas foram eleitas pelo povo para trazer progresso, prosperidade, então vamos conscientizá-los, motivá-los para que eles façam a diferença", explicou o coordenador-geral da Fundação Ulysses Guimarães, Adhemar Manchester.

Ao todo, foram eleitos pelo PMDB 28 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 148 vereadores. Todos foram convocados a participar do curso.

A capacitação será realizada no Buffet Romeu e Julieta, localizado na Rua 26 de Agosto, 2.335, Bairro Amambaí, em Campo Grande. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do link: http://ead.fugpmdb.org.br./projeto/cadastro.php

Já na manhã de sábado (14), no mesmo local, haverá um encontro político com as lideranças do PMDB no Estado, que contará com a presença de pessoas comprometidas com a política programática do partido e com o fortalecimento e desenvolvimento dos municípios como o deputado e presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, e o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia.

Ministro quer aumentar pagamento do seguro desemprego

0

2009-02-11 14:17:00

 O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está propondo ao Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que se reúne nesta quarta-feira (11), a ampliação do prazo de pagamento do seguro desemprego de até cinco meses para até sete meses, segundo informou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Segundo ele, o prazo pode subir ainda mais, para dez meses no futuro, caso a crise financeira se agrave e mais postos de trabalho sejam fechados. Entretanto, essa prorrogação para até dez meses de pagamento teria de ser implementada via Medida Provisória, esclareceu o ministro.

"Temos hoje o pagamento variando de três a cinco meses, conforme o tempo de serviço. Quem tem até um ano, tem até três meses. Quem tem mais de um ano de tempo de serviço, pode chegar a cinco meses de pagamento [do seguro desemprego]. O tempo de pagamento vai ser cinco e o máximo sete meses", informou Lupi.

O ministro do Trabalho informou, porém, que a extensão do prazo do seguro desemprego valerá, porém, somente para alguns setores, notadamente aqueles que estão sofrendo mais os efeitos da crise financeira internacional.
Entre os possíveis eleitos, Lupi citou o setor de siderurgia e frutas. A decisão sobre os setores que serão beneficiados sairá ainda neste mês, disse Lupi.

Lupi esclareceu que o valor mínimo do seguro desemprego é, atualmente, de R$ 465 (salário mínimo) e o máximo é de R$ 870. O valor médio de pagamentos é de R$ 595. O valor que cada trabalhador que perder o emprego poderá receber é de R$ 595.

Juros bancários caem pelo 2º mês, diz Procon

0

2009-02-11 13:48:00

A pesquisa da Fundação Procon de São Paulo apontou queda na média das taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial para pessoa física em fevereiro na comparação com janeiro de 2008. Foi a segunda queda consecutiva das taxas médias dessas modalidades de operação.

Foram pesquisadas dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. Dos dez bancos pesquisados, oito reduziram suas taxas de empréstimo pessoal e sete reduziram suas taxas de cheque especial. No empréstimo pessoa, a taxa média dos bancos recuou de 6,01% ao mês em janeiro para 5,89% em fevereiro.

Já os juros do cheque especial passaram de 9,25% mensais, em média, para 9,18%. "Em pontos percentuais as reduções não foram muito expressivas (a maioria dos bancos privados limitou as baixas a 0,08 ponto percentual), no entanto já evidenciam uma tendência do mercado, em resposta a uma maior flexibilização da política monetária", diz o Procon em nota.

Polícia: PRF apreende um fuzil e 464 quilos de maconha

0

2009-02-11 13:20:00

Um fuzil e 464 quilo de maconha foram apreendidos ontem, por volta de 11h30, pelos agentes da Polícia Rodoviária (PRF), na altura do quilômetro 195 d rodovia BR-163, no município de Caarapó.

De acordo com o a PRF, o fuzil estava sem a marca aparente e número de série,A maconha e a arma estavam no veículo Volkswagem Kombi, placas LZP – 5430 – Maringá – PR, que estava abandonado às margens da rodovia, com indícios de problemas mecânicos.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Dourados.

Gel vaginal em estudo reduz risco de contrair HIV em um terço

0

2009-02-11 12:55:00

Géis para proteger mulheres da infecção do vírus da Aids deram indicações de que podem funcionar, anunciaram pesquisadores na segunda-feira.

Um estudo com 3 mil mulheres mostrou que um gel desenvolvido pela Indevus Pharmaceuticals, com sede em Massachusetts, reduziu as taxas de transmissão em um terço. Outros dois estudos com macacos sugeriram que a droga Truvada, da Gilead Sciences Inc.s, pode prevenir a infecção quando tomada em pílula ou usada em forma de gel.

Os estudos apresentados num encontro sobre a Aids no Canadá mostram formas possíveis de se conter a pandemia do vírus da imunodeficiência humana, que infecta 33 milhões de pessoas no mundo e já matou 25 milhões.

O médico Salim Abdool Karim, do Centro do Programa de Pesquisa em Aids da África do Sul, e seus colegas testaram o gel PRO 2000, da Indevus, em mulheres não portadoras do HIV, mas cujos maridos estavam infectados.

Embora elas estivessem apenas testando a segurança do produto, o PRO 2000 de fato reduziu a taxa de infecção pelo HIV em um terço, disseram eles no encontro.

"Este é o primeiro estudo mostrando que temos um candidato promissor", disse Karim numa entrevista coletiva.

"Não o consideramos como uma conclusão definitiva de que o PRO 2000 seja microbicida, mas certamente o observamos como muito promissor."

O vírus da imunodeficiência humana é especialmente comum em homens que praticam sexo com outros homens, mas na África, o continente mais atingido pela Aids, as mulheres têm grande probabilidade de serem infectadas, em geral pelos maridos.

"Como conversar com uma mulher da comunidade rural que é casada e tenta ter filhos sobre como se proteger do HIV?", perguntou Karim. "Não podemos incentivar a abstinência. Não podemos incentivar a fidelidade, porque ela é muito fiel", acrescentou ele.

"Não podemos incentivar o uso de preservativos, porque ela está tentando engravidar."

Os pesquisadores testaram outro microbicida chamado BufferGel, feito pela ReProtect Inc, mas foram incapazes de descobrir qualquer indicação significativa de ajuda. O estudo foi delineado apenas para mostrar que os géis eram seguros, questão importante porque outros estudos mostraram que supostos microbicidas na verdade aumentaram o risco de infecção.

Os pesquisadores continuam investigando se o PRO 2000 ou o Buffer Gel realmente protegem as mulheres.

"Embora sejam necessários mais dados para determinar se o PRO 2000 protege as mulheres da infecção por HIV, os resultados desse estudo são animadores", disse o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional para Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, que ajudou a financiar o estudo, em um comunicado.

Por Maggie Fox
Fonte: UOL-ciência e saúde

Ocupação da Funai prejudica entrega de alimentos

0

2009-02-11 12:36:00

A administradora da FUNAI, Margarida de Fátima Nicoletti, reafirmou hoje, em encontro realizado em Brasília seu compromisso com a população indígena em todo Cone Sul do Estado. Nicoletti tem agenda marcada com o Presidente da FUNAI, entre outras autoridades, para tratar de assuntos relacionados a reestruturação da Administração Regional e da ocupação do prédio da FUNAI por um grupo de indígenas desde o último dia 27.

A pauta das discussões inclui providências junto aos órgãos competentes (Ministério Público Federal, Justiça Federal e Policia Federal) para que seja garantido o retorno imediato dos trabalhos diante da atual situação, que paralisou todos os serviços, incluindo a distribuição das cestas de alimentos a serem entregues para mais de 13.000 famílias, totalizando 45.000 índios (entre idosos, doentes, crianças, gestantes e nutrizes) prejudicados sem os referidos alimentos.

Todos os demais serviços do órgão encontram-se totalmente paralisados devido à ocupação, que já dura 15 dias. Nesse período os funcionários tentaram retornar às atividades e foram agredidos verbalmente e ameaçados de morte. Declarações da líder indígena Dirce Verón, na imprensa local, de que a manifestação é pacífica e que os funcionários poderiam retornar ao trabalho são improcedentes

Vale lembrar que não é somente a FUNAI a única responsável pelos indígenas na região Cone Sul do Estado. Desde 2005, existe na região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, uma ação integrada de atenção especial à população indígena, cujas ações e projetos perpassam por vários órgãos do governo, dentre eles a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome), o Ministério do Meio Ambiente/Carteira Indígena, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de organizações que apóiam a questão indígena.

A administradora da FUNAI se coloca à disposição da população para quaisquer esclarecimentos e espera que as autoridades competentes contribuam com a resolução desse impasse.

ProUni divulga nesta quarta-feira lista de segunda chamada

0

2009-02-11 11:28:00

A lista de segunda chamada para o ProUni (Programa Universidade para Todos) será divulgada hoje (11) pelo MEC (Ministério da Educação).

A relação poderá ser acessada na página do programa. Para a consulta, os candidatos deverão informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) ou o CPF. A mesma aferição poderá ser feita através do telefone do Fala Brasil: 0800-616161.

Todos os inscritos devem estar atentos: aqueles que não foram chamados para a primeira pré-seleção podem ser convocados desta vez. Há ainda a possibilidade da divulgação de uma terceira chamada no dia 9 de março.

Quem estiver com o nome na lista deve se dirigir até a IES (Instituição de Ensino Superior) para a qual foi selecionado com os documentos exigidos. A documentação serve para comprovar os dados informados no ato da inscrição.

O ProUni oferece bolsas de estudos parciais e integrais em IES privadas de todo o País. Participam estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares.

Além de terem feito o Enem em 2008 e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.

Outra exigência para a aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622,15 – por pessoa.

As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245.

MS: Ipems mostra reeleição de Puccinelli

0

2009-02-11 10:50:00

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipems revela que se a eleição fosse hoje o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), venceria a disputa no primeiro turno, independente de quem seja o seu adversário. O levantamento foi realizado com 1.800 pessoas, em 40 municípios do Estado, entre os dias 21 a 29 de janeiro deste ano.

Na pesquisa, o Ipems considerou três possibilidades para a eleição de 2010. Na primeira, foi trabalhada a hipótese de serem candidatos, além do governador André, a senadora Marisa Serrana e o ex-governador Zeca do PT. Nessa simulação, André obteve um índice de 47,17%, contra 27,17% de Zeca do PT e 15,56% da senadora.

No segundo cenário projetado pelo Ipems, foi colocado somente o nome do governador e do Zeca do PT. Nesse caso, a liderança de André é absoluta, obtendo 57,56% da preferência entre os entrevistados, contra 30,22% do ex-governador. Na terceira hipótese foi colocado somente o nome do governador e da senadora. André aparece com 58,61% da preferência e Marisa aparece com 23,67%.

Na mesma pesquisa, o Ipems mediu o grau de rejeição entre os três políticos. “Dos nomes citados em qual você não votaria”? A maioria (44,70%) disse que jamais votaria no ex-governador Zeca do PT. Em segundo lugar ficou a senadora Marisa Serrano, com um índice de rejeição de 27,04%. Apenas 18,87% dos entrevistados (203 pessoas) disseram que não votariam em André.

De
acordo com o Ipems, a amostragem é realizada com eleitores acima de 16 anos, com base na mesma metodologia aplicada pelo IBGE. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é estimada em 2,31 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
 
Governo André tem aprovação de 61,7%  – Pesquisa realizada pelo Instituto Tendência revela que 61,7% da população do Estado aprovam a administração do governador André Puccinelli (PMDB).

Em Campo Grande, sua popularidade ainda é maior, obtendo 66,6% de aprovação. O le vantamento estatístico foi realizado entre os dias 22 a 28 de janeiro, período em que foram entrevistadas 1.839 pessoas.

Essa popularidade garante sua reeleição. É o que também apurou o levantamento, constatando a intenção de voto do eleitor para a próxima eleição, que acontece em 2010.

Na pesquisa estimulada, foram feitas simulações considerando a candidatura do governador, da senadora Marisa Serrano (PSDB) e do ex-governador Zeca do PT.

André lidera a opinião pública dos eleitores de Mato Grosso do Sul com uma preferência de 46.6% e venceria a eleição no primeiro turno. O ex-governador aparece com apenas 27,5%. A senadora foi lembrada por 13,8% dos entrevistados. Na Capital, a liderança de André é absoluta com 57,8%. Zeca teve preferência de apenas 21,1% das pessoas.

Já na pesquisa espontânea, o governador André Puccinelli também lidera o levantamento, com 20,2% (Estado). Em segundo lugar aparece Zeca do PT com 7,9% em terceiro seu "rival" de partido, o senador Delcídio do Amaral (PT), com 4,4%. O prefeito Nelson Trad foi lembrado por 2% dos entrevistados. Outros 16 políticos chegaram a ser lembrados na pesquisa, todos com menos um índice que não chegou a 1%.

Zeca é o mais rejeitado em qual desdes nomes o srja não votaria de modo algum para ser governador do Estado? Ao responder essa pergunta, a maioria dos entrevistados apontou Zeca do PT.

O exgovernador obteve uma rejeição de 39,7% dos entrevistados. Em segundo lugar foi citada a senadora Marisa Serrano, com 23,4% e em terceiro lugar ficou o governador Puccinelli, com 14,9%.
O levantamento do Instituto Tendência também revela que o governador André Puccinelli ganharia a eleição no primeiro turno, caso seu único adversário fosse Zeca do PT.

Nesse confronto André aparece com 56,8% e o ex-governador aparece com 32,5%. Jánuma simulação com a senadora Marisa Serrano, André aparece com 58,2% e ela aparece com 23,0%.
A amostra realizada considerou a população dos princi,pais municípios do Estado, obedecendo a proporcionalidade em relação ao sexo, idade e o o local de moradia, conforme a mesma metodologia do IBGE.

As entrevistas foram realizadas nos lares dos eleitores acima de 16 anos

Venda de álcool ultrapassa a da gasolina ainda este ano em MS

0

2009-02-11 10:21:00

A indústria de álcool em Mato Grosso do Sul entra 2009 comemorando números positivos do aumento nas vendas de etanol. De acordo com previsão do Sindal/MS (Sindicato da Indústria da Fabricação do Açúcar e do Álcool no Estado) com base nos dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), as vendas de álcool combustível devem ultrapassar pela primeira vez a comercialização de gasolina no Estado ainda neste ano.

Conforme o presidente do Sindal/MS, Roberto Hollanda Filho, os índices de crescimento estão diretamente relacionados com a procura e o consequente aumento nas vendas de veículos flex fuel em Mato Grosso do Sul. “Essa é a uma tendência nacional. Temos crescimentos expressivos não só em Mato Grosso do Sul, mas muito mais em Estados, como o Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, onde o consumo de etanol praticamente dobrou”, comparou.

Roberto Filho acrescenta ainda que são índices que mostram um crescimento que vai além do que se espera em função do forte crescimento da frota de veículos flex e que incorpora também as decisões de um número crescente de consumidores que estão optando pelo etanol ao invés da gasolina”, pontuou.

Frota flex – Números do Detran/MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul) apontam que em 2006 circulavam no Estado 28.530 veículos flex fuel e em 2007 eles já somavam 50.738, um crescimento de 77,84%. Já em 2008, a frota de veículos bi-combustível saltou para 79.427, alcançando índices de crescimento de 56,54% em relação a 2007.

Se a comparação do aumento da motorização flex for feita pelos números dos últimos três anos, quando o modelo lançado em 2003 começou a se popularizar no País, o crescimento atinge números ainda mais positivos, chegando a 178,5%. A positividade dos números na frota de veículos flex fez alavancar às vendas de álcool combustível e o consumo de etanol aumentou em ritmo muito acima das vendas registradas de gasolina.

“O aumento da frota e o conseqüente crescimento no consumo do etanol é altamente favorável para o consumidor. O combustível é mais barato que a gasolina, é ambientalmente correto e é produzido no Estado. Acrescentando se a todas essas vantagens, é bom lembrar que hoje o veículo movido a álcool superou a partida a frio e pega fácil, funcionando tão bem quanto um carro a gasolina, às vezes, é até mais ágil”, reforçou Roberto Filho.

Consumo – No ano passado no Estado, de acordo com a ANP, foram comercializados 267.269 metros cúbicos de gasolina tipo A (sem adição de álcool anidro) contra 246.721 metros cúbicos em 2007, ao passo que as vendas de etanol chegaram a 255.370 metros cúbicos contra 187.713 metros cúbicos em 2007. Se a comparação for feita pelo movimento de venda dos dois tipos de combustíveis nos anos anteriores, o consumo de gasolina atingiu uma casa percentual, somando aumento de 8,33% entre 2007 e 2008, enquanto no mesmo período as vendas de álcool atingiram 36,04%.

Analisando mais detalhadamente os números, o crescimento nas vendas foi expressivo nos últimos três anos, representando 29,5% de 2006 para 2007 e 33% de 2007 para 2008. Sendo que no período de 2006 para 2008, o crescimento no consumo de etanol, supera os 72%, segundo a ANP. Pelo ritmo de crescimento, já é possível afirmar que “as vendas de etanol já superaram a da gasolina no Estado”, afirma o presidente do Sindal/MS.

Sucroenergético – Esse crescimento antecipa e comprova as possibilidades sólidas e positivas de expansão do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, que fechou 2008 com 14 usinas operando. “Ainda não fechamos os números, mas já é possível afirmar que teremos 18 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Isso significa 1,3 bilhão de litros de álcool e 800 mil toneladas de açúcar”, calculou Roberto Filho.

Ainda de acordo com o presidente do Sindal/MS, o planejamento de investimentos por parte da iniciativa privada no Estado, demonstra perspectivas de instalação de outras dez novas unidades que também devem dar um salto na economia de Mato Grosso do Sul com milhares de contratações. “A despeito da crise financeira que vem derrubando, dia após dia, os mercados globais, a iniciativa privada planeja investir em Mato Grosso do Sul com a instalação de mais dez unidades”, confirmou.

Por conta dos investimentos, Roberto Filho projeta uma safra histórica, dobrando a produção de álcool, que já será recorde este ano. “Estamos projetando para a safra de 2009/2010, que sejam processadas 34 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e que passaremos de dois bilhões de litros de álcool”, estimou acrescentando que o etanol se consolida como combustível abundante, com preço muito mais atrativo que o da gasolina e por conta desses fatores, ainda mais consumido.

Leia a Coluna Enfoque – por Clesio Ribeiro

0

2009-02-11 09:57:00

## A sessão da Câmara de Amambai realizada ontem pela manhã já deu o tom do que vai ser a discussão no Legislativo. Vereadores ditos como oposições vão procurar brechas para cutucar a administração municipal. E claro, os vereadores da situação terão que se defender. Sempre foi assim.

## Mas o povo está mais do que vacinado e sabe separar bem o que é assunto de interesse público e o que é apenas picuinha política. Mas a discussão é bastante saudável para o processo democrático e na verdade faz parte do Legislativo. A Casa de Leis é para isso: debater idéias e encontrar e sugerir soluções para os problemas.

## O presidente da Casa, Anderson Mansano conduziu bem os trabalhos. Será o mediador. Quanto ao horário da sessão (8 horas da manhã) demora um pouco acostumar, mas parece que o povo aprova. Vamos aguardar um pouco.

## Estréia nesta edição mais um atrativo no Jornal A Gazeta. A coluna “Sem Censura” do jornalista Carlos Vogel, de Campo Grande traz notícias e comentários políticos da Capital do Estado e também comenta fatos nacionais. É um conteúdo a mais para os leitores do jornal.

## A Gazeta já deixou de ser um jornal só de Amambai há vários anos. Agora circula em 12 cidades e tem um compromisso de acompanhar os fatos desses municípios e também da capital do Estado, que interesse à todos.  Seja bem vindo Carlos Vogel.

## Notícia boa para a região: o governo do Estado, André Puccinelli, publicou dia 04, o edital de assinatura do convênio feito no dia 02 de fevereiro com a empresa vencedora para a execução do asfalto da rodovia MS 165, que pega do entroncamento do distrito de Sangapuitã até o município de Coronel Sapucaia, passando por Aral Moreira.

## Aliado ao projeto dessa pavimentação, o governo pretente criar um cinturão de florestas (eucalipto) com largura média de 15 quilômetros na linha de fronteira, para proteger o Mato Grosso do Sul da febre aftosa, que às vezes ronda essa fronteira, e quando afeta o gado provoca um prejuízo enorme.

## O serviço completo da obra deve durar aproximadamente dois anos, num valor total de R$ 72 milhões. Além desse trecho, a obra total prevê o asfaltamento em toda a linha internacional, passando por Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo.    

## O prefeito de Aral Moreira, Edson David, está bastante entusiasmado com a obra. Segundo ele, o município de Aral Moreira, deixará de ser fim de linha, e passará a ser uma rota alternativa com grande projeção econômica. Uma boa notícia…

## Estive em Ponta Porã conversando com alguns amigos da imprensa como o pessoal do jornal O Regional (Monfort e o Zadir) e o assessor de imprensa da prefeitura, o jornalista Nivalcir. A conversa sobre a possibilidade do prefeito Flávio Kayatt (PSDB) vir a tentar algum cargo na eleição de 2010 existe. No mínimo Kayatt vai querer lançar algum nome da fronteira para deputado estadual.

## E em Amambai? Com o prefeito Dirceu Lanzarini fora da disputa direta para deputado estadual, o caminho está aberto para quem quiser encarar o desafio. Sei que tem gente pensando no assunto…