15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 893

Nota de falecimento de Eledemir Barrizon, o “Cascata”

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 24 de julho, em Santa Catarina, de Eledemir Barrizon, o “Cascata”, de 56 anos

Seu corpo está sendo trasladado para Amambai e será velado na Capela da Inter Pax, das 17h às 18h desta quinta-feira, dia 25, e o sepultamento será às 18h no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Inter Pax: Fones (67) 99956-5464 e (67) 99957-9445 

Grupo A Gazeta lança nova revista: GAZETA Magazine

0

Neste mês de julho, o Grupo A Gazeta lança um novo projeto: a Revista GAZETA Magazine. A publicação já está circulando na cidade e traz uma variedade de conteúdos diversificados e de alta qualidade.

Conteúdo diversificado

A revista foi criada para atender aos interesses de um público diverso, oferecendo artigos bem elaborados e de interesse geral, mantendo o padrão de excelência que o Grupo A Gazeta sempre prezou.

A Gazeta Magazine utiliza os recursos da gráfica do grupo, reconhecida por sua excelência na produção de materiais impressos. Esta parceria garante que cada edição da revista seja produzida com os mais altos padrões gráficos, proporcionando uma experiência de leitura agradável e visualmente atraente.

Clique AQUI para conferir a edição digital da Revista Gazeta Magazine.

Mulher confessa ter esfaqueado e matado marido após discussão em Amambai

0
Delegacia de Polícia Civil de Amambai. Foto: A Gazeta

Redação

Na noite de ontem, dia 23 de julho, Vagner Gonçalves, de 40 anos, foi fatalmente esfaqueado no lado direito do peito por sua esposa, K.A., de 31 anos, após uma discussão no quintal de sua casa, localizada na Vila Cristina, em Amambai. Testemunhas relataram que ela deixou o local do crime com a arma branca utilizada, um facão, em mãos.

Segundo o boletim de ocorrência, testemunhas também afirmaram que, após o ataque, Vagner tentou pedir ajuda a vizinhos, mas desmaiou em um terreno próximo. O Corpo de Bombeiros foi então acionado e levou a vítima ao Hospital Regional, onde a Polícia Militar, ao chegar, encontrou Vagner já sem vida.

Os policiais militares foram à casa do casal e começaram a procurar pela suspeita, mas não a encontraram de imediato. Contudo, na madrugada de hoje, dia 24, por volta das 1h45, K.A. foi localizada nas proximidades do Batalhão da PM, na Avenida Pedro Manvailer. Visivelmente embriagada, ela admitiu a autoria do crime e foi detida para esclarecimentos.

O caso foi registrado como homicídio simples na Delegacia de Polícia Civil de Amambai e segue sob investigação para elucidação dos fatos.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Povo     Fone: 3481-4574

Próximo ao Silo Conveniência

Podemos realiza convenção e oficializa apoio aos pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca em Caarapó

0
Pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca com os membros do Podemos durante convenção partidária. Foto: Divulação

Em convenção realizada na noite de terça-feira, o Podemos oficializou apoio aos pré-candidatos Gordo da Tigre (a prefeito – PP) e Pipoca (a vice – PSDB), em Caarapó. A decisão se deu por unanimidade dos filiados com direito a voto.

No mesmo evento, também foram oficializadas as candidaturas de 12 postulantes à Câmara de Vereadores – 4 mulheres e 8 homens, conforme prevê a legislação eleitoral.

O Podemos é o primeiro partido a oficialmente declarar apoio à pré-candidatura de Gordo e Pipoca. O mesmo caminho deverá ser percorrido por outras agremiações nos próximos dias. É esperada a adesão do União Brasil, PSD e Federação Brasil Esperança. O PP, do pré-candidato a prefeito Gordo da Tigre, e o PSDB, do vice Pipoca, deverão ser os últimos partidos a realizar as suas convenções, sacramentando o arco de alianças.

O presidente do Podemos de Caarapó, Jean Michell Cubilha da Cruz, justificou decisão do partido afirmando que “esse apoio em torno dos pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca representa o nosso desejo de dar continuidade ao processo de desenvolvimento pelo qual passa o município de Caarapó ao longo dos últimos seis anos sob a gestão do prefeito André Nezzi e do próprio Gordo da Tigre como vice-prefeito. A gente acredita que não se pode perder a oportunidade de continuar crescendo. Não podemos arriscar. Juntos, podemos muito mais”.

Os pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca, que prestigiaram a convenção do Podemos, disseram ter recebido “com entusiasmo” o apoio da agremiação. “Em nome da nossa equipe e de todos que acreditam no nosso projeto por uma cidade melhor, gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao Podemos pelo apoio incondicional à nossa pré-candidatura. Este gesto não apenas fortalece nossa pré-campanha, mas também reforça o compromisso mútuo de trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento e do bem-estar de nossa comunidade”, declarou o pré-candidato Gordo da Tigre.

O pré-candidato a vice-prefeito Pipoca, por sua vez, destacou que “a confiança depositada em nosso trabalho nos motiva ainda mais a seguir adiante, dedicando-nos integralmente aos desafios e às necessidades de nossa cidade. Com o apoio do Podemos, estou ainda mais confiante de que podemos alcançar nossos objetivos e implementar as ações positivas que nossos cidadãos merecem”.

O prefeito André Nezzi (PSDB), que apoia os pré-candidatos Gordo da Tigre e Pipoca, também prestigiou a convenção do Podemos, e, ao fim do evento, disse estar à disposição. “Contem conosco para continuarmos construindo um futuro melhor para todos. Estamos ansiosos para colaborar estreitamente com o Podemos e com todos os nossos apoiadores, construindo um caminho de progresso e esperança para nossa cidade”.

Casa do Trabalhador disponibiliza 40 oportunidades de emprego nesta quinta-feira em Amambai

0

A Gazeta

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 40 oportunidades de emprego nesta quinta-feira, dia 25 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 VAGA DE MONITOR DE ALARME

1 VAGA DE AUXILIAR DE MECÂNICO

1 VAGA DE AJUDANTE DE ELETRICISTA

1 VAGA DE ATENDENTE DE BALCÃO

1 VAGA DE ATENDENTE DE LANCHONETE

1 VAGA DE ATENDENTE DE PADARIA

1 VAGA DE ATENDENTE DO SETOR DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

1 VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)

2 VAGAS DE AUXILIAR DE COZINHA

2 VAGAS DE AUXILIAR DE ESTOQUE (1 PCD)

1 VAGA DE AUXILIAR DE LIMPEZA

1 VAGA DE AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO

1 VAGA DE AUXILIAR DE LOGISTICA

1 VAGA DE AUXILIAR NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

1 VAGA DE BALCONISTA DE AÇOUGUE

1 VAGA DE CONSULTOR DE VENDAS

1 VAGA DE COPEIRO

1 VAGA DE GERENTE DE DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO

1 VAGA DE MANICURE/PEDICURE

1 VAGA DE MECÂNICO DE AUTO EM GERAL

1 VAGA DE MONITOR DE PREVENÇÃO DE PERDAS

1 VAGA DE MOTOFRETISTA

2 VAGAS DE MOTORISTA DE CAMINHÃO

1 VAGA DE MOTORISTA ENTREGADOR

1 VAGA DE OPERADOR DE MERCADORIAS E DERIVATIVOS

1 VAGA DE OPERADOR DE CAIXA

1 VAGA DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA

2 VAGA DE PEDREIRO

1 VAGA DE RECEPCIONISTA SECRETÁRIA (PCD)

1 VAGA DE SALGADEIRO

1 VAGA DE TELEOPERADOR DE MARKETING (HÍBRIDO) (PCD)

1 VAGA DE VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA

3 VAGAS DE VENDEDOR INTERNO

1 VAGA DE OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Veículos com produtos ilegais são apreendidos pelo DOF em Ponta Porã

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã desta terça-feira (23), um veículo GM Corsa e um Ford Fiesta carregados com produtos de origem estrangeira, sem a documentação legal para circulação e comércio no Brasil.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando deram a ordem de parada aos condutores dos veículos, que seguiam em direção a Maracaju. Durante a vistoria constatou-se os seguintes produtos sem a referida documentação: 16 pneus; 650 pacotes de cigarros; um volume de óculos; e, 83 unidades de Pod.

A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O estimados dos produtos apreendidos foi de R$ 77,8 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

A doutrina de Cristo – Por Eloir Vieira

0

“Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2ªJo 1.9). 

Dois fundamentos para se ter a presença de Deus constante na nossa vida: Não prevaricar, e perseverar na doutrina de Cristo. 1º ponto: Não prevaricar. Prevaricar, consiste em faltar ao cumprimento do dever por interesse ou má fé; proceder de maneira incorreta. Um servo de Cristo, deve cumprir suas obrigações, obedecer às ordens do Senhor: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lc 6.46).

Outros fatores de prevaricação: Cometer abuso de poder, provocando injustiças causando prejuízos ao estado ou a outrem; descumprir, trair, adulterar, abusar, exagerar, pecar, perverter. Se alguém adulterar a Bíblia, será punido com rigor: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro” (Ap 22.18,19).

2º ponto: Perseverar na doutrina de Cristo! Perseverar, permanecer firme na fé constantemente; não negar a Cristo, não recuar nunca, jamais: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6); “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38).

Doutrina de Cristo para a sua igreja: Arrependimento dos pecados, batismo nas águas, amor ao próximo: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15). “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

Mandamentos do Senhor: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26.26-28). “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12).

Esperar até que venha: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.1-3).

Só Jesus salva: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). A salvação é de graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Salvo não prevarica, e persevera na doutrina de Cristo.

Projeto Modelo Amambai 2024 está com inscrições abertas

0

Projeto Modelo e Concurso Miss Amambai 2024

Foi dada a largada da temporada 2024 para a revelação de novos talentos da nossa querida cidade de Amambai. Chegou a hora de você viver tudo que sempre sonhou, essa é sua chance!

O Projeto Modelo, coordenado por Edenir Vaz, objetiva proporcionar às participantes não só aulas de passarela, mas também a atualização e busca de conhecimentos de boas maneiras, etiqueta social à mesa, postura, andamento, comportamento, saúde e beleza.

Segundo Edenir Vaz, o Projeto Modelo é uma proposta alternativa de educação para crianças e adolescentes, além de ser uma preparação para a carreira de modelo e desenvolver modos e maneiras, orientando as jovens a se portarem em todas as ocasiões com classe, elegância e naturalidade. O Projeto é um investimento com enormes ganhos pessoais, pois foi pensado e formatado para além das passarelas e câmeras, logo, o ganho de conhecimento é para a vida!

O Projeto Modelo, que já formou centenas de meninas amambaienses, está de volta e faz parte das comemorações da trajetória de 40 anos de Edenir Vaz, figura pública, ativista da causa animal, RP e conceituada produtora de eventos no Brasil.

Assim, estamos trabalhando para que tudo saia perfeito, escolhendo cada detalhe com o olhar atento e a capacidade técnica que se tornaram nossa marca registrada nessas quatro décadas. Será uma oportunidade de reencontrar os amigos, relembrar momentos, celebrar esta data importante e as conquistas do trabalho da Promoter Edenir Vaz, bem como desfrutar de cultura, algo que dignifica o ser humano. Toda a organização está imersa em muito carinho e cuidado.

Projeto Modelo Amambai 2024

  • Aulas de Passarela e Postura
  • Fotogenia (desenvoltura / expressão facial)
  • Etiqueta à mesa
  • Redes sociais casting
  • Prevenção de drogas
  • Saúde bucal
  • Maquiagem e cuidados com a pele
  • Moda, Imagem e Estilo
  • Nutrição
  • Oratória
  • Dermatologia
  • Desfile de formatura
  • Certificado
  • Aula Inaugural dia 31 de Agosto às 15h no Alphaville Club

Entrada: 2 quilos de ração de gato
Grupo Gasa
Informações Whatsapp: 067 99991-7065
Inscrições:

Foto Amambai – Centro
Fátima Modas em frente à Praça Valencio de Brum
Participe, indique amigas! 🌟📣
Nosso objetivo é formar pessoas melhores.
O maior escritor da língua inglesa, William Shakespeare, dizia que “a gratidão é o único tesouro dos humildes.” Acho que esta frase simboliza bem o espírito que cultivamos em nossos eventos: a eterna gratidão por aqueles que nos ajudaram e confiaram em nosso trabalho, e na humildade de nossas ações.

Fonte: Assessoria /Edenir Vaz

Após jogo de futebol, marido embriagado agride mulher e bebê em Paranhos

0
Delegacia de Paranhos, onde o caso foi registrado (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 24, uma mulher de 18 anos e seu bebê de 1 ano foram vítimas de agressão em Paranhos. O agressor seria o marido dela, um homem de 19 anos, que teria chegado em casa embriagado após um jogo de futebol.

De acordo com informações do MS em Foco, a vítima relatou que estava deitada na cama com o bebê quando o marido entrou no quarto e começou a agredi-la com uma vassoura, atingindo-a na cabeça. Durante o ataque, o bebê também foi ferido na boca.

O sogro da mulher tentou intervir para conter o agressor, resultando em um conflito físico entre os dois. O agressor agrediu o homem antes de fugir do local.

Após o incidente, a mulher procurou abrigo na casa de seu pai. Ela e o bebê foram encaminhados ao hospital para a realização de exames e avaliação médica.

Até o fechamento deste texto, o agressor não foi localizado pelas autoridades.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Adolescente é apreendido por manobras perigosas com moto em Caarapó

0
Foto ilustrativa: Divulgação

Na manhã de sábado, dia 20 de julho, por volta das 10h15, a Polícia Militar de Caarapó apreendeu um adolescente de 17 anos flagrado realizando manobras perigosas com uma motocicleta na Avenida 7 de Setembro, na área central da cidade.

De acordo com informações do Caarapó News, o jovem foi visto equilibrando-se em uma roda com uma moto CG 160 Fan ESDI preta, gerando risco de acidentes e colocando em perigo a segurança de pedestres e outros veículos.

A ação da Polícia Militar garantiu a apreensão do adolescente, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para que as providências cabíveis fossem tomadas. O pai do menor também foi chamado e acompanhou o filho à delegacia. A motocicleta utilizada nas manobras foi recolhida e encaminhada à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção

0

Para fomentar a expansão da área irrigada em Mato Grosso do Sul e impulsionar o crescimento da produção agrícola, com o uso sustentável dos recursos hídricos, o Governo do Estado lançou o ‘MS Irriga’, programa estadual de irrigação que terá investimento de mais de R$ 6 milhões para implementação do ssitema em uma área de 230 hectares.

Essa ação visa o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas e pecuárias. O governador Eduardo Riedel destacou durante a solenidade, realizada na tarde desta terça-feira (23), que o programa de irrigação é um marco para o Estado.

“É um conjunto de medidas, de políticas públicas, que levam à competitividade da irrigação no Estado. Nós estamos falando de benefício tributário, de processo de agilidade em licenciamento, diagnóstico da região, das bacias, tipo de solo. Então você reúne um conjunto de informações, e de políticas públicas, que deixam o irrigante cada vez mais competitivo. O crédito nós conseguimos com o Banco do Brasil, via FCO, é uma situação bem específica para a irrigação, é uma prioridade do Estado”, disse Riedel.

No lançamento, realizado na Famasul, foi anunciado o edital do ‘Novo Siga MS’, que passará a contar também com o mapeamento completo das áreas irrigadas. A previsão é de aplicar R$ 38,8 milhões no período de cinco anos e o edital receberá recursos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas do Milho e Soja).

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), será necessário um aumento na produção agrícola de cerca de 70%, tanto para o consumo humano (grãos, frutas e hortaliças), quanto para a produção de ração animal, fibras e biocombustíveis.

Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção

Para atender a demanda global em 2050, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), prevê que será necessário o aumento na produção agrícola em 70% – com 8% fornecido pelo Brasil. A estimativa leva em conta o consumo humano de grãos, frutas e hortaliças e também de produção de ração animal, fibras e biocombustíveis. Além disso, a escassez dos recursos naturais aliadas aos riscos climáticos afetam a produção agrícola em todo o mundo, por isso existe a necessidade urgente de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Nesse cenário, Mato Grosso do Sul se destaca por possuir abundantes recursos hídricos e grandes áreas aptas para a agricultura irrigada. Essas características oferecem uma oportunidade significativa para o desenvolvimento sustentável no Estado, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

“A irrigação já era uma demanda das câmaras setoriais e foi priorizada pelo FCO, pois traz resultados para a agricultura, com estabilidade e tecnologia. E vamos avançar na questão da energia necessária para o sistema”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretário de Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O financiamento de projetos nas atividades de irrigação junto ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) tem registrado demanda crescente no Estado. Em reunião realizada no dia 11 de julho, o CEIF-FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO), foram aprovados R$ 28,9 milhões em projetos de irrigação nos municípios de Cassilândia, Rio Brilhante e Paraíso das Águas. Nos cinco primeiros meses de 2024, já haviam sido aprovados outros R$ 92 milhões que equivalem a 12,89% do total aprovado na Linha de Financiamento de Desenvolvimento Rural.

 “O MS Irriga é um conjunto de ações em diferentes áreas que leva a maior competitividade do irrigante. Todo produtor que quiser fazer o investimento vai encontrar esse ambiente de competitividade para licença, crédito, conhecimento. A demanda de irrigação esse ano já está perto de R$ 60 milhões, no ano passado foi de R$ 134 milhões. Está avançando e todos que forem buscar esse financiamento e a modalidade de irrigação, vão encontrar esse ambiente mais competitivo”, disse o governador.

Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção

MS Irriga

O Programa Estadual de Irrigação, é parte integrante do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água), além de incentivar e apoiar a expansão da irrigação no Estado, surge como oportunidade para impulsionar a produção proveniente da agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda e a diversificação da economia local.

Em um cenário de desafios e oportunidades, o programa deve nortear o desenvolvimento de uma agricultura tecnológica, estratégica e sustentável, impulsionando o Estado rumo a um futuro inclusivo, próspero, verde e digital.

Também participaram do lançamento do ‘MS Irriga’ o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, além do representante do Sistema Famasul, Frederico Borges, dos produtores rurais e do Banco do Brasil.

O produtor rural de Naviraí, Nelson Antonini, cultiva soja, milho, feijão e melancia com irrigação em 1,2 mil hectares instalados há dez anos, e já planeja expandir o investimento, após o lançamento do programa estadual. “Com certeza, tudo que vem para auxiliar é bem-vindo. A irrigação é um investimento alto, mas o Estado tem muita terra boa, com água abundante. O projeto é chegar a uns 4 mil hectares irrigados nos próximos dez anos”, afirmou Antonini.

Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção
Com sustentabilidade, Governo de MS lança programa para aumentar área irrigada e produção

Carbono Neutro

O Mato Grosso do Sul é o primeiro estado no Brasil a formalizar um projeto com propostas de ações para a redução e mitigação das emissões de GEE (gases efeito estufa), lançado em 2016. O “Programa Estado Carbono Neutro”, alinhado com os objetivos da Política Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima), desenvolve e implementa ações integradas de governança voltadas à sustentabilidade em diversos setores da economia estadual.

Nos eixos temáticos do agronegócio, mudança no uso da terra e florestas, energia, resíduos e processos industriais, o Governo de MS estrutura ações de combate às mudanças climáticas e incentiva a adoção de estratégias para a geração, implementação e difusão de tecnologias adequadas, integrando as diversas entidades do setor produtivo e outros segmentos.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Governador de MS é escolhido para representar os estados em comissão no STF sobre o marco temporal

0

O governador Eduardo Riedel foi escolhido pelo Fórum Nacional de Governadores para ser o representante titular dos entes federativos na Comissão Especial que vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A criação da comissão foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

“Responsabilidade muito grande em representar os 27 governadores do país nesta comissão que vai discutir uma questão tão imprescindível para garantir segurança jurídica e a paz no campo. Mato Grosso do Sul tem um papel importante nessa discussão por ter a terceira maior população indígena do Brasil e, também, por ser uma potência de relevância internacional na agropecuária e na preservação ambiental”, destaca Riedel.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, é relator das ações protocolocadas na Corte Suprema sobre o tema. Em abril o ministro negou pedido para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente durante audiências de conciliação. As reuniões estão previstas para seguir até 18 de dezembro.

Gilmar marcou para 5 de agosto o início dos trabalhos da comissão de conciliação e também fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas terão na comissão. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas) terá seis representantes.

A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O Governo Federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela AGU (Advocacia-Geral da União), pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

MS terá mais um representante: Ana Ali

Os estados terão dois membros para compor a Comissão Especial, que serão indicados pelo Fórum de Governadores e pelo Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores de Estado). Já os municípios deverão indicar um membro, a partir de consenso entre a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).

Pela Conpeg a escolhida foi a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, responsável por representar as procuradorias-gerais de todos os estados e de Mato Grosso do Sul nos trabalhos no âmbito da Comissão Especial.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei, o validando. Contudo, em setembro do ano passado, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Bombeiros socorrem vítima de esfaqueamento em Amambai

0
Fachada do quartel do Corpo de Bombeiros em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

A Gazeta

O Corpo de Bombeiros socorreu na noite dessa terça-feira, dia 23 de julho, um homem vítima de esfaqueamento, em Amambai.

A vítima, um homem ainda sem identificação, aparentando ser de origem indígena e aproximadamente 45 anos de idade, morreu ao dar entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ferida com uma facada no peito, altura do coração, a vítima, que era desconhecida dos moradores da região, chegou pedindo socorro em uma residência localizada na Vila Planalto.

Ao se depararem com a situação os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros que prestou socorro à vítima, mas segundo a equipe de resgate, o homem não resistiu ao ferimento e morreu ao dar entrada na unidade de saúde. A Polícia Civil de Amambai vai investigar o caso.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson     Fone: 3481-2645

No cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a Rua General Câmara

Polícia Civil desvenda série de furtos ocorridos nos meses de junho e julho em Iguatemi

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia da cidade de Iguatemi, identificou nesta terça-feira (23), o autor de quatro furtos ocorridos na cidade de Iguatemi, registrados nos meses de junho e julho de 2024.  O primeiro furto ocorreu na porta de uma Igreja no dia 23/06/2024, ao qual foi subtraída uma motocicleta HONDA/BIZ por duas pessoas.

Em diligências realizadas no dia dos fatos, a motocicleta foi encontrada escondida em um matagal nas proximidades do local, sendo recuperada pela Polícia Civil e restituída a vítima. Posteriormente, no dia 04/07/2024 um dos autores, em conluio criminoso com dois adolescentes, adentraram um supermercado e subtraíram vários objetos, sendo os adolescentes apreendidos em flagrante delito, sendo identificado o mandante do crime.

No dia 07/07/2024, novamente o autor identificado, subtraiu uma motocicleta HONDA BIZ estacionada em um local de festas, escondendo-a posteriormente em um local de “desova” de produtos subtraídos, sendo novamente localizada pela Polícia e restituída a vítima.

No último dia 21/07/2024, o autor adentrou uma residência mediante rompimento de obstáculo localizada na Vila Nova Esperança subtraindo um notebook. Após diligências realizadas para apuração da autoria delitiva, o autor foi identificado pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Iguatemi, sendo conduzido a unidade policial para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Ele foi formalmente interrogado e indiciado pelos delitos de furto simples, furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e concurso de pessoas e corrupção de menores. As investigações continuam para apurar a participação de outras pessoas e receptadores dos produtos subtraídos.

Polícia Civil desvenda série de furtos ocorridos nos meses de junho e julho em Iguatemi

Defron recupera motoniveladora e prende três em Amambai

0
Fotos: Assessoria/Defron

Na segunda-feira, dia 22 de julho, por volta das 15h30, no âmbito da Operação Protetor, os policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) realizavam diligências na região de fronteira com o Paraguai quando receberam a informação da Terceira Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas a respeito de uma motoniveladora furtada na cidade de Dr. Ulisses/PR, na data de 15 de julho de 2024, sendo ocultada nas margens da MS-156, na cidade de Amambai/MS.

A equipe foi até o local, onde realizou diligências preliminares e constatou que o maquinário estava no interior de um estabelecimento comercial. Os policiais adentraram o local e questionaram sobre quem seria o proprietário, momento em que três indivíduos, com idades de 38, 51 e 59 anos, se apresentaram como tais.

Defron recupera motoniveladora e prende três em Amambai

Os policiais fizeram as consultas e comparações e constataram que o veículo de fato era aquele furtado no estado do Paraná, verificando ainda uma série de indícios de adulteração. Em consequência, os indivíduos foram presos em flagrante delito.

A equipe conduziu o maquinário e os indivíduos à sede da Defron, município de Dourados/MS, para a lavratura dos procedimentos de polícia judiciária. Posteriormente, os indiciados foram encaminhados para a DP de Amambai/MS, local em que aguardarão a decisão judicial.

A Defron mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas e receber denúncias, através do telefone (67) 99208-8808. Não precisa se identificar e a ligação ou mensagem serão mantidas em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fonte: Assessoria/Defron

Casa do Trabalhador disponibiliza 38 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 38 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 24 de julho. (Foto: A Gazeta)

A Gazeta

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 38 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 24 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 VAGA DE AJUDANTE DE ELETRICISTA

1 VAGA DE ATENDENTE DE BALCÃO

1 VAGA DE ATENDENTE DE LANCHONETE

1 VAGA DE ATENDENTE DE PADARIA

1 VAGA DE ATENDENTE DO SETOR DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

1 VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)

2 VAGAS DE AUXILIAR DE COZINHA

2 VAGAS DE AUXILIAR DE ESTOQUE (1 PCD)

1 VAGA DE AUXILIAR DE LIMPEZA

1 VAGA DE AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO

1 VAGA DE AUXILIAR DE LOGISTICA

1 VAGA DE AUXILIAR NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

1 VAGA DE BALCONISTA DE AÇOUGUE

1 VAGA DE CONSULTOR DE VENDAS

1 VAGA DE COPEIRO

1 VAGA DE GERENTE DE DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO

1 VAGA DE MANICURE/PEDICURE

1 VAGA DE MECÂNICO DE AUTO EM GERAL

1 VAGA DE MONITOR DE PREVENÇÃO DE PERDAS

1 VAGA DE MOTOFRETISTA

2 VAGAS DE MOTORISTA DE CAMINHÃO

1 VAGA DE MOTORISTA ENTREGADOR

1 VAGA DE OPERADOR DE MERCADORIAS E DERIVATIVOS

1 VAGA DE OPERADOR DE CAIXA

1 VAGA DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA

2 VAGA DE PEDREIRO

1 VAGA DE RECEPCIONISTA SECRETÁRIA (PCD)

1 VAGA DE SALGADEIRO

1 VAGA DE TELEOPERADOR DE MARKETING (HÍBRIDO) (PCD)

1 VAGA DE VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA

3 VAGAS DE VENDEDOR INTERNO

1 VAGA DE OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Lei de Diretriz Orçamentária para 2025 é sancionada com receita estimada de R$ 26,4 bilhões em MS

0

O governador Eduardo Riedel sancionou a Lei de Diretriz Orçamentária (LDO) para o ano de 2025. A meta da receita total, em valor corrente, estimada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o próximo ano é de R$ 26,4 bilhões. 

De acordo com o texto, a LDO atende os parâmetros e princípios das políticas do Governo do Estado, entre eles, de superação das desigualdades sociais, raciais e de gênero, geração de emprego e renda, disponibilização de serviços por meio de tecnologia digital, proteção dos animais e conservação do meio ambiente. A LDO 2025 foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial do Estado. 

Comunicação do Governo de MS

Foto: Álvaro Rezende