21.4 C
Amambai
quarta-feira, 6 de novembro de 2024

A doutrina de Cristo – Por Eloir Vieira

“Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2ªJo 1.9). 

Dois fundamentos para se ter a presença de Deus constante na nossa vida: Não prevaricar, e perseverar na doutrina de Cristo. 1º ponto: Não prevaricar. Prevaricar, consiste em faltar ao cumprimento do dever por interesse ou má fé; proceder de maneira incorreta. Um servo de Cristo, deve cumprir suas obrigações, obedecer às ordens do Senhor: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lc 6.46).

Outros fatores de prevaricação: Cometer abuso de poder, provocando injustiças causando prejuízos ao estado ou a outrem; descumprir, trair, adulterar, abusar, exagerar, pecar, perverter. Se alguém adulterar a Bíblia, será punido com rigor: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro” (Ap 22.18,19).

2º ponto: Perseverar na doutrina de Cristo! Perseverar, permanecer firme na fé constantemente; não negar a Cristo, não recuar nunca, jamais: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6); “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38).

Doutrina de Cristo para a sua igreja: Arrependimento dos pecados, batismo nas águas, amor ao próximo: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15). “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

Mandamentos do Senhor: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26.26-28). “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12).

Esperar até que venha: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.1-3).

Só Jesus salva: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). A salvação é de graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Salvo não prevarica, e persevera na doutrina de Cristo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete