4.6 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 837

Amambaiense é vice-campeã em competição de Mountain Bike de dupla em Paranhos

0
Andreia Albuquerque de Danilo Brasil na 2ª colocação no pódio durante o 4º Marathon do Vale Perdido de Mountain Bike, em Paranhos. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Fazendo dupla com Danilo Brasil, da cidade de Itaporã, a ciclista amambaiense Andreia Albuquerque, da equipe Texas, foi 2ª colocada na categoria Sport dupla mista, com percurso de 47 quilômetros do 4º Marathon do Vale Perdido de Mountain Bike, em Paranhos.

A prova, que fez parte da 8ª etapa da Copa Conesul de MTB, aconteceu nesse domingo, dia 13 de outubro, com um percurso bastante desafiador, envolvendo parte do município de Paranhos, no Brasil e uma região de cerros, no município de Ypejhú, do lado paraguaio da fronteira.

Na mesma prova a dupla amambaiense, Edilson Valençuela e Rosângela Azevedo, da ACA (Associação Amambaiense de Ciclismo) conquistou a 5ª colocação na categoria Sport dupla mista.

A próxima etapa da Copa Conesul de Mountain Bike 2024 está programada para acontecer no dia 10 de novembro, no município de Itaquiraí.

Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã

0
A equipe de Amambai que representou a Cidade Crepúsculo na Corrida da Fé, em Japorã. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Um grupo de atletas de Amambai destacou o nome da Cidade Crepúsculo na Corrida da Fé, uma prova pedestre com percurso de 10 quilômetros, realizada nesse domingo, dia 13 de outubro, na cidade de Japorã.

Entre os amambaienses destaque na competição, que foi promovida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Reginaldo Machado foi 2º colocado na classificação geral, Nathali Reis Deferrari foi 1ª colocada na categoria 18 a 29 anos feminina, Mizael Vilhalva Centurião Espinoza foi 1º colocado na categoria 18 a 19 anos masculina, Marcone da Silva Militino foi 1º colocado na categoria 30 a 39 anos masculino e Dr. Otano Cabral foi o campeão na categoria 50 a 59 anos masculino.

Natanael Pinheiro de Oliveira foi 3º colocado na categoria 18 a 29 anos masculina, Bruno de Oliveira Fernandes foi 3º lugar na categoria 30 a 39 anos masculina, Bruno Lucas Nunes Pereira foi 4º colocado na categoria 18 a 29 anos masculino, Matheus Vargas Bastos foi 5º colocado na categoria  30 a 39 masculina, Gustavo Baptista Gomes foi 6º colocado na categoria 30 a 39 anos masculina e Jucelino Souza de Almeida conquistou a 14ª colocação na categoria 30 a 39 anos masculina.

A prova também teve duas Cidas no pódio, a campo-grandense Maria Aparecida Barbosa Cesca em 1º lugar na categoria 60 anos acima feminina e a douradense Maria Aracelia Martins em 1º lugar na categoria 50 a 59 anos feminina.  

Segundo o amambaiense campeão brasileiro de provas com barreira, Itamar Cardoso, para participar da competição em Japorã a equipe de Amambai contou com o apoio de Manoel Melo, Nutricionista e Personal, da Farmácia Bampi, da Maria Aparecida Barbosa Cesca, da Aldaves Barbearia e do Mercado Cardoso.

Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Reginaldo Machado, integrante do programa Bolsa Atleta em Amambai, foi 2º colocado na classificação geral.
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã
Atletas de Amambai são destaques em corrida pedestre em Japorã

Marcos Espíndola, o “Abelha”, completa 32 anos de serviços na Câmara de Caarapó

0
Foto: Arquivo pessoal

Ontem, domingo, foi uma data especial para Marcos Espíndola, conhecido como Abelha. Em 13 de outubro de 1992, numa quinta-feira, ele foi nomeado funcionário público da Câmara Municipal de Caarapó, começando sua jornada como sonoplasta. Ao longo desses 32 anos, Abelha exerceu diversas funções no Poder Legislativo. Parece que foi há pouco tempo, mas sua trajetória é marcada por grandes amigos e muitas histórias. Parabéns por sua história e dedicação.

Mais de 20 toneladas de extratos de frutas contrabandeados do Paraguai são apreendidas pelo DOF em Tacuru

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde de sexta-feira (11), uma carreta Volvo/NL12 360 acoplada a um semirreboque carregada com 23 toneladas de extrato de suco de frutas. A carga seguia sem a documentação sanitária legal exigida para a circulação e o comércio no Brasil.

Os militares realizavam um patrulhamento ordinário rodovia MS-295, área rural do município de Tacuru, quando deram a ordem de parada ao condutor e passageira que seguiam no sentido Sete Quedas/Iguatemi. O condutor (31) da carreta disse que carregou o produto na cidade paraguaia de Pindoty Porã, porém, na documentação apresentada constava o ponto de coleta como sendo na capital sul-matogrossense.

uma equipe do NEPON, da Polícia Federal de Guaíra (PR) auxiliou na ocorrência, com um cão farejador. Diante da divergência na documentação apresentada, a ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O valor estimado da apreensão foi de R$ 300 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

Motoclubes promovem ação solidária no Dia das Crianças em Amambai

0

No último sábado (12), Dia das Crianças, os motoclubes de Amambai e região se uniram em uma ação especial, levando alegria e solidariedade a diversas vilas da cidade. Sob a liderança do Moto Clube Alto Giro, presidido por Ricardo Despachante, a iniciativa distribuiu quase dois mil pacotinhos de doces sortidos e mil refrigerantes para as crianças de sete vilas: Conjunto Caiuás, Conjunto Alcindo Franco, Vila Mangay, Vila Jardim Panorama, Vila Pôr do Sol, Vila Monte Cristo, com a finalização na Vila Cristina.

O evento contou com a participação de diversos clubes de motociclistas da região, incluindo Alto Giro MClube, American MClube, Insanos Amambai MClube, Black Thunder Moto Casal, Gângster do Asfalto Moto Grupo, Indesejados Moto Grupo, Lokas MC, além da participação da Miss Caroline Cavalini.

Em uma demonstração de empatia e sensibilidade, os motoclubes também atenderam a um pedido especial de uma mãe de criança autista, cujo filho é apaixonado por motos. Eles passaram na frente da casa da família, proporcionando um momento de grande emoção.

Segundo Ricardo Despachante, a iniciativa foi um grande sucesso, levando sorrisos para centenas de crianças e envolvendo a comunidade de forma ativa. A organização agradece todos os colaboradores e patrocinadores que apoiaram a ação, tornando possível esse dia inesquecível para tantas crianças.

Fonte: A.N/Grupo A Gazeta

Polícia Militar Rodoviária apreende mais de 1,3 ton de droga em Amambai

0

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário – TOR, do BPMRv, apreendeu na tarde deste sábado (12/10), uma caminhonete com mais de 1,3 de droga na MS 156.

Os Policiais Militares realizavam abordagem para fiscalização de trânsito e crimes transfronteiriços, quando visualizaram o veículo Toyota/SW4 retornando ao ver a equipe policial, que para averiguar a conduta do motorista, os policiais iniciaram um acompanhamento tático, que terminou quando o condutor parou às margens da rodovia e fugiu para dentro da mata fechada, não sendo localizado.

A equipe prosseguiu em abordagem ao veículo, sendo constatado que estava abandonado, e em seu interior, foram localizados fardos de substância análoga à maconha, que posteriormente, totalizaram 1.332 kg da droga.

Em ato contínuo, a equipe realizou a identificação veicular, sendo constatado um registro policial de furto/roubo para o veículo.

Diante dos fatos, a droga e o veículo foram encaminhados à delegacia. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 2.515.000,00.

Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.

Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP

0

Para debater e encontrar soluções para os grandes desafios do Brasil, com foco na segurança pública, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (11) da 17ª edição do Encontro de Líderes – Comunitas, em São Paulo (SP).

Além do governador, também representaram Mato Grosso do Sul no encontro de lideranças o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Rodrigo Perez.

“A segurança pública talvez seja um dos grandes temas nacionais hoje, a importância que tem para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Quando a gente consegue reunir experiências, compreensões, deficiências e entender um pouco porque nós estamos onde estamos e olhar para frente, é fundamental um debate como o que está sendo promovido aqui hoje. Para que a gente tenha essa compreensão e principalmente, ações concretas olhando para frente em termos de política pública”, disse Riedel.

Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP
Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP

Para encontrar pontos de convergência entre diferentes lideranças e definir os próximos passos que podem contribuir para a melhoria da segurança pública no País, com a colaboração entre os setores, o encontro também serviu para discutir situações pontuais e necessidades específicas de cada estado.

“É um desafio permanente, o Mato Grosso do Sul tem feito o seu trabalho de inteligência, de investimento tanto em recursos humanos quanto em tecnologia, em preparo das nossas forças de segurança. A gente tem feito esse combate também de maneira muito firme para evitar com que o crescimento seja cada vez maior dentro do território brasileiro”, pontuou o governador.

Riedel participou do painel com o tema “Coalizão Governamental – Soluções Compartilhadas para a Segurança”, com a participação dos governadores Helder Barbalho (Pará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás), além de Marcos Lutz (diretor-presidente da Ultrapar) e Raul Jungman (presidente IBRAM e ex-ministro de Segurança).

“Essa posição, em que pese cada estado ter essa distinção e essa realidade, os esforços estão concentrados na mão dos estados, mas é necessário, diante de tudo que a gente tem vivido em relação à segurança pública, que a gente tenha uma coordenação, a corte de recursos, não só dos estados, da União”, frisou o governador, que completa.

“A discussão da fronteira é uma sensibilidade hoje muito grande para os estados brasileiros de uma maneira geral, e que a gente tem que convergir numa decisão política unificada em torno de algumas mudanças para um sistema de coordenação que abrange estados e união”, finalizou Riedel.

Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP
Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP
Desafio permanente: Governo de MS discute segurança e enfrentamento ao tráfico em encontro de líderes em SP

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Tayana Vaz

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Bampi   Fone: 3481-2272

Próximo a antiga Torre da Telems

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda    Fone: 3481-2961

Ao lado do O Boticário

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José   Fone: 3481-1213

Próximo ao Supermercado Mega

Nota de falecimento de Izolina Ottaño Moraes

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesta quinta-feira, dia 10, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Izolina Ottaño Moraes, de 93 anos,

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (11), às 10h, no Cemitério Municipal Santo Antônio

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Biofarma   Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega

MPE irá ajuizar ação civil pública para tentar anular demissões de professores de apoio em Amambai

0

Na tarde desta quinta-feira (10), o Ministério Público Estadual (MPE) de Amambai realizou uma reunião com pais e responsáveis por alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), abordando as demissões de 55 professores de apoio da rede municipal de ensino. O encontro, conduzido pelo Promotor Dr. Tiago Barbosa, resultou na decisão de ajuizar uma ação civil pública pedindo a anulação das demissões e a manutenção dos profissionais de apoio nas escolas.

Durante a reunião, pais relataram que as demissões ocorreram sem aviso prévio, prejudicando o acompanhamento dos alunos. Muitos estudantes, especialmente autistas, já haviam criado vínculos afetivos com seus professores de apoio, e a troca repentina impactou diretamente a rotina escolar. Alguns responsáveis descobriram sobre a ausência dos profissionais através das próprias crianças ao retornarem da escola.

Diante da gravidade da situação, o Promotor Tiago Barbosa afirmou que, devido à urgência do caso, não seria possível tentar uma negociação com a prefeitura. “Como é uma demanda urgente, não há tempo para negociações com a Prefeitura. Vamos direto ao processo judicial”, explicou. Além de pedir a anulação das demissões, a ação civil pública também exigirá que a prefeitura disponibilize profissionais de apoio sempre que necessário, sem depender de nova intervenção judicial.

Os pais e responsáveis assinaram a ata da reunião, que será anexada à ação judicial. A comunidade escolar aguarda os desdobramentos do processo, esperando que o MPE consiga reverter as demissões e garantir a continuidade do suporte especializado nas escolas.

Nota oficial da Prefeitura

Antes da reunião, a Prefeitura de Amambai emitiu uma nota oficial, esclarecendo que as exonerações fazem parte de um procedimento padrão ao final de gestões, conforme previsto em lei. A prefeitura afirmou que nenhum aluno ou serviço será desassistido, e que os profissionais da educação estão aptos a serem remanejados, garantindo a continuidade das atividades escolares.

Sobre o atendimento aos alunos com NEE, a nota informou que 27 professores de apoio foram mantidos, e que a reorganização foi baseada no fato de que muitos alunos já conseguem acompanhar as aulas com o suporte das professoras regentes. As escolas municipais contarão com profissionais de apoio itinerantes, assegurando atendimento individualizado e coletivo.

Além disso, a prefeitura destacou que, atualmente, independentemente de laudos ou decisões judiciais, garante a presença de professores de apoio para alunos que necessitam de atendimento especializado. A atual alocação desses profissionais está sendo readequada para atender às demandas de forma eficiente, conforme as necessidades do município. A administração também assegurou que as salas de recursos multifuncionais continuarão funcionando normalmente até o final do ano letivo. (veja nota na íntegra)

Fonte: Redação Grupo a Gazeta

Fotos: Geovana Biron

Vice-prefeito eleito Carlão reforça compromisso com Coronel Sapucaia em discurso na Câmara

0
Foto: Reprodução

Redação

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, o vice-prefeito eleito de Coronel Sapucaia, Carlão (União), fez um discurso na Câmara Municipal sobre sua eleição e os desafios futuros. Ele destacou que este será seu oitavo mandato no município, sendo seis como vereador, e sua segunda vez como vice-prefeito, agora ao lado da prefeita eleita Niágara Kraievski (PP).

Carlão atribuiu a vitória na eleição do dia 6 de outubro à sintonia com a vontade popular e ressaltou a responsabilidade da nova gestão, que será baseada na união de esforços. Ao comentar sobre sua experiência e a de Niágara Kraievski, Carlão destacou o longo histórico de ambos como vereadores, o que, segundo ele, reforça o compromisso de valorizar o papel do legislativo na administração pública.

Por fim, Carlão enfatizou a necessidade de cooperação entre o Executivo e o Legislativo para a implantação de projetos e fez um apelo por união, força e trabalho para construir uma cidade mais próspera e humana a partir de 2025.

Assista ao pronunciamento na íntegra:

Demissão de professores gera repercussão em Amambai

0
Fotos: Grupo A Gazeta

A demissão de cerca de 200 servidores da rede municipal de ensino em Amambai continua gerando manifestações por parte de pais de alunos, especialmente de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). Na última quarta-feira (09), pais expressaram suas preocupações nas redes sociais, após o desligamento de 55 dos 82 professores de apoio dedicados a alunos com NEE. Restaram 27 profissionais atuando no atendimento desses estudantes. A medida gerou um aumento significativo nas manifestações, principalmente entre pais de alunos autistas, que relataram a falta de aviso prévio sobre as demissões.

Nesta quinta-feira, uma reunião entre pais e o Ministério Público foi realizada, como antecipado pela reportagem. O Promotor Dr. Tiago Barbosa, que conduziu o encontro, destacou que devido à urgência da situação, não há tempo para tentar resolver o problema por meio de negociações prolongadas com a prefeitura. Ele afirmou que já está em andamento uma ação civil pública solicitando que o juiz determine a anulação das demissões dos professores de apoio, permitindo que os mesmos profissionais sejam mantidos, uma vez que os alunos criaram vínculos afetivos com eles. Além disso, a ação exige que, sempre que houver necessidade de um profissional de apoio, a prefeitura o disponibilize sem a necessidade de um processo judicial.

Os pais presentes na reunião também relataram que as demissões foram realizadas sem qualquer aviso prévio, o que afetou diretamente os alunos. Muitos só souberam da ausência de seus professores de apoio quando retornaram da escola e as próprias crianças informaram sobre a mudança.

Os professores demitidos assinaram a ata da reunião, que será anexada à ação civil pública. A prefeitura de Amambai divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido e esclareceu que as exonerações na educação seguem normas legais e que nenhum aluno será desassistido. A reorganização de profissionais de apoio garante que alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) continuarão recebendo atendimento especializado, com 27 profissionais de apoio qualificados mantidos nas unidades escolares. Todas as escolas municipais terão suporte sistemático, e as salas de recursos multifuncionais seguirão operando normalmente.

Segundo informações obtidas pelo Jornal A Gazeta, o município ultrapassou o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que estipula um gasto máximo de 54% da arrecadação com a folha de pagamento. Atualmente, esse percentual está entre 56% e 60%.

No setor de educação, estima-se que Amambai conta com aproximadamente 600 professores na ativa, que também estão sendo afetados pelos ajustes na folha de pagamento.

Fonte: Grupo A Gazeta

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Campo Grande – Tempestade com granizo causa destruição e alagamentos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Redes Sociais

Uma tempestade com granizo atingiu Campo Grande na noite de ontem (9), causando alagamentos e danos em várias áreas da cidade. Com ventos de até 52,92 km/h e um volume de chuva de 57,2 mm, muito acima dos 3 mm previstos, o temporal derrubou placas, alagou ruas e causou prejuízos estruturais em áreas públicas e privadas. (g1)

Dourados – Detento é morto com 30 facadas na PED; autor confessa crime

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Arquivo/Dourados News

Na terça-feira (8), A.R.B., de 33 anos, foi assassinado com 30 facadas na Penitenciária Estadual de Dourados. Ele cumpria pena por assalto. M.V.G., de 38 anos, assumiu a autoria do homicídio, alegando ter agido em defesa própria após um desentendimento. Ele afirmou que a vítima estava armada com uma faca durante a discussão e entregou a arma utilizada no ataque, uma faca artesanal conhecida como “chuchu”. (Diário Digital)

Nova Andradina – Homem confessa que ateou fogo na casa da sobrinha porque ela maltratava seu gato

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Jornal da Nova

Um homem confessou ter incendiado a casa de sua sobrinha, alegando que o fez porque ela havia maltratado seu gato. O incidente ocorreu no mesmo terreno onde ambos moram, ele na casa da frente e ela em uma edícula nos fundos. O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia. A sobrinha solicitou medida protetiva. (Jornal da Nova)

Chapadão do Sul – “Passei a faca nele”, diz adolescente ao confessar que matou para roubar carro

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Um adolescente de 15 anos confessou ter matado Elielson Soares para roubar seu carro em Aporé, Goiás. Ele planejou o crime, esfaqueando a vítima enquanto ela estava sentado em uma praça. Após o roubo, o adolescente fugiu com dois amigos, também menores de idade, para Chapadão do Sul, onde foram perseguidos e presos. O carro roubado seria vendido em um desmanche. (Campo Grande News)

Aral Moreira – Operação prende homem que armazenava pornografia infantil e apreende roupas de crianças

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Um homem foi preso ontem (9) por armazenamento de pornografia infantil em Aral Moreira, no bairro Satélite. Ele foi encontrado em seu local de trabalho e admitiu que tinha um revólver, com numeração raspada. Também foram apreendidos um simulacro de arma de fogo e roupas infantis. (Midiamax)

Ribas do Rio Pardo – Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

O vereador e empresário Paulo Henrique Pereira da Silva, o “Paulo da Pax” (Republicanos), faleceu em Ribas do Rio Pardo, vítima de infarto enquanto dormia. O óbito foi confirmado na manhã de ontem (9), três dias após as eleições de 2024. Paulo estava em seu segundo mandato, tendo sido eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020. Neste ano, ele não conseguiu a reeleição, recebendo 109 votos. (Fátima em Dia)

Naviraí – Bebê de 3 meses morre ao ser arremessada em atropelamento

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Uma bebê de três meses morreu após ser arremessada ao chão durante um atropelamento em Naviraí. O acidente ocorreu na sexta-feira, dia 4, quando a mãe, que carregava a filha no colo, foi atingida por um motociclsta, que fugiu sem prestar socorro. A bebê foi transferida para o Hospital Universitário, em Dourados, onde faleceu na segunda-feira, dia 7. (Campo Grande News)

Estado – Governo transfere feriado do dia 28 de outubro para novembro

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Álvaro Rexende/Arquivo

O Governo do Estado transferiu o feriado do Dia do Servidor Público de 28 de outubro para 14 de novembro. Com isso, os servidores terão quatro dias de folga, pois o feriado de 15 de novembro será em uma sexta-feira. A mudança evita que o feriado coincida com o fim de semana do segundo turno das eleições, em 27 de outubro. (Douranews)

Ponta Porã – Homem é preso na fronteira com cocaína avaliada em R$ 6 milhões

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/PCMS

No domingo (7), um homem foi preso em Ponta Porã com uma carga de cocaína avaliada em R$ 6 milhões. O veículo, abordado pela polícia, utilizava insulfilm e aparentava estar pesado, sendo conhecido por ser usado em atividades ilícitas devido à sua potência e espaço interno. No carro, foram encontrados 230 quilos de cocaína. (94 FM Dourados)

Nacional – Correios anunciam novo Concurso Público com 3.511 vagas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Correios lançaram concurso público com 3.511 vagas imediatas, sendo 3.099 para agente de Correios (nível médio, salário de R$ 2.429,26) e 412 para cargos de nível superior (salários até R$ 6.872,48). O concurso reserva 30% das vagas para negros e indígenas e 10% para pessoas com deficiência. Inscrições vão de 10 a 28 de outubro, com provas em 15 de dezembro. (Jornal Semanário)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Batalhão de Polícia Militar Rodoviária iniciará a “Operação Padroeira 2024 ”

0
Foto: Assessoria PMR

Campo Grande/MS – O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, da PMMS, iniciará amanhã, sexta-feira, dia 11 de outubro, às 06h00min, nas rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul, a “Operação Padroeira 2024”.

A operação abrangerá os feriados de 11 de Outubro, data em que se comemora a criação do Estado de Mato Grosso do Sul e de 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, com previsão de encerramento no dia 14 de outubro, segunda-feira, às 06h00.

O objetivo da operação é a preservação de vidas no trânsito, e que para isso, intensificará a fiscalização e combate às principais infrações de trânsito nas rodovias, tais como, dirigir sob o efeito de álcool, ultrapassagem em local proibido, excesso de velocidade e conduzir veículo automotor sem ser habilitado.

Com 14 bases operacionais estrategicamente distribuídas pelo estado, além do Tático Ostensivo Rodoviário-TOR, o BPMRv reforçará o policiamento com equipes extras, contando 20 (vinte) viaturas e cerca de 90 (noventa) policiais militares empenhados, visando suprir a demanda do aumento do fluxo de viajantes e turistas, durante o período do feriado, com atenção redobrada para as Rodovias que dão acesso aos municípios e áreas com maior fluxo turístico, como a região de Bonito, Ponta Porã, Distritos de Palmeiras e Piraputanga, entre outros.

A Polícia Militar Rodoviária orienta a todos que estiverem viajando neste período a conferir primeiro as condições e os equipamentos de segurança de seu veículo, principalmente, pneus, freios, faróis, e sempre realizar o planejamento de sua viagem, com locais de parada para descanso, além de ter uma atitude paciente e responsável na direção do veículo, sempre respeitando os demais motoristas e as leis de trânsito.

Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.

Batalhão de Polícia Militar Rodoviária iniciará a “Operação Padroeira 2024 ”

Fonte: Assessoria PMR

Em discurso na Câmara, prefeita eleita Niágara Kraievski reafirma compromisso com Coronel Sapucaia

0
Foto: Reprodução

Redação

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, a vereadora e prefeita eleita de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski (PP) discursou na Câmara Municipal, expressando gratidão pela eleição do último domingo, dia 6 de outubro. Ela destacou ter recebido mais de 4.300 votos e enfatizou a importância de mostrar que as mulheres podem ocupar qualquer espaço.

Em seu discurso, a prefeita eleita se comprometeu a trabalhar pelo município, afirmando que seu objetivo é ser a melhor prefeita que Coronel Sapucaia já teve. Niágara destacou que será uma servidora dedicada à população local, incluindo as comunidades de Capitán Bado, aldeia Taquaperi e a área rural do município.

Niágara homenageou os vereadores eleitos e reeleitos, assegurando que o Executivo e o Legislativo trabalharão juntos nos próximos quatro anos. Encerrando sua fala, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de uma cidade mais próspera e assegurou que, ao lado do vice-prefeito Carlão (União), trabalhará para atender aos anseios da população.

Assista ao discurso na íntegra:

Caminhão carregado com cigarros contrabandeados tomba e é apreendido pelo DOF em Mundo Novo

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã desta quinta-feira (10), um caminhão Mercedes-Benz de cor azul carregado com 20.000 pacotes de cigarros de origem estrangeira, sem a documentação legal para a circulação e o comércio no Brasil.

Os militares realizavam um patrulhamento ordinário rodovia MS-386, área rural do município de Mundo Novo, quando deram a ordem de parada ao condutor que desobedeceu, acelerou o caminhão e tentou fugir até sair da pista, colidir com uma árvore e tombar o veículo.

O homem de 26 anos de idade foi rapidamente encaminhado, pelos militares, até o pronto socorro de Japorã, onde recebeu atendimento médico. Uma equipe de servidores da Receita Federal de Mundo Novo auxiliou, com um caminhão, na remoção da carga de cigarros e, uma equipe do NEPON, da Polícia Federal de Guaíra (PR) auxiliou na ocorrência, com a utilização de um caminhão guincho para a remoção do Mercedes tombado.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Naviraí. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1,07 milhão.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Fonte: Assessoria DOF