15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 263

Publicação reúne fundamentos e práticas sobre sementes

0
“Fazia muito tempo que não tínhamos uma obra tão completa" - Foto: Canva

A patologia de sementes passa a contar com uma nova referência científica no país com o lançamento de uma obra técnica gratuita e de acesso aberto. O livro “Patologia de Sementes: A Ciência Básica – Volume 1” reúne conteúdos voltados à sanidade de sementes, área considerada essencial para a produtividade agrícola e a sustentabilidade da produção.

A publicação foi desenvolvida pelo Comitê de Patologia de Sementes, vinculado à Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, e contou com a contribuição de 52 especialistas, além do apoio de 29 empresas do agronegócio. O material está disponível para download gratuito, ampliando o acesso ao conhecimento técnico para diferentes públicos do setor.

Entre os editores está o presidente do Conselho Científico Agro Sustentável, José Otávio Menten, também autor do primeiro capítulo. A avaliação apresentada destaca a relevância da obra por reunir, de forma abrangente, fundamentos e práticas que não eram consolidados em uma publicação nacional há vários anos.

“Fazia muito tempo que não tínhamos uma obra tão completa sobre esse tema sendo publicada no país”, afirma. “Uma grande vantagem é que o livro é gratuito, aberto para todo mundo, o que amplia o acesso ao conhecimento e fortalece a qualificação técnica do setor”, observa.

Com caráter técnico e formativo, o livro aborda conceitos básicos da patologia de sementes, relações entre patógenos e sementes, diagnóstico sanitário, técnicas laboratoriais e estratégias de manejo no campo e no pós-colheita. O conteúdo foi estruturado para apoiar profissionais, pesquisadores, professores, estudantes e laboratoristas.

Ao todo, são 13 capítulos que também tratam do tratamento de sementes e da prevenção de doenças, com foco na redução de perdas produtivas e no uso mais racional de defensivos, contribuindo para práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis.

Acordo de 2,85 milhões de créditos de carbono movimenta o agro

0
Além do impacto climático, o acordo cria uma nova fonte de renda - Foto: Divulgação

A Indigo Carbon anunciou um dos maiores contratos globais de remoção de carbono do solo ao fechar a venda de 2,85 milhões de créditos de carbono para a Microsoft, dentro de um acordo de 12 anos que envolve milhares de agricultores nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela própria Indigo em 15 de janeiro de 2026, ao detalhar que o contrato amplia as compras já feitas pela Microsoft em 2024 e 2025 e reforça sua meta de se tornar carbono negativa até 2030.

Os créditos são gerados a partir de práticas de agricultura regenerativa, que promovem o sequestro de carbono no solo, além de melhorar a saúde dos solos, a retenção de água e a produtividade agrícola. O programa Carbon by Indigo utiliza monitoramento avançado, sensoriamento remoto e modelos científicos para garantir a integridade ambiental dos créditos comercializados.

“Esta aquisição de créditos pela Microsoft demonstra o poder transformador da agricultura regenerativa para apoiar comunidades agrícolas e avançar nas metas globais de carbono zero”, destacou Meredith Reisfield, diretora sênior de Políticas, Parcerias e Impacto na Indigo. “A Indigo tem orgulho de ser protagonista no mercado atual de carbono do solo, com um histórico sólido de colaboração com agricultores e resultados comprovados. Desde 2018, economizamos 64 bilhões de galões de água e emitimos quase um milhão de toneladas de créditos de carbono”, completou.

Além do impacto climático, o acordo cria uma nova fonte de renda para os produtores rurais. Atualmente, a Indigo atua em mais de 3,2 milhões de hectares e já repassou cerca de US$ 40 milhões aos agricultores participantes, estimulando a adoção de sistemas produtivos mais resilientes e sustentáveis.

No Brasil, a empresa também avança com o programa Source, lançado em 2025, que remunera produtores pela adoção de práticas como plantio direto, rotação de culturas e uso de biológicos. A iniciativa conecta agricultores a grandes empresas interessadas em reduzir a pegada de carbono de suas cadeias produtivas, posicionando o país como um mercado estratégico na transição para uma agricultura de baixo carbono.

“A integração entre sustentabilidade e rentabilidade está redefinindo a realidade dos agricultores no Brasil e no mundo, fortalecendo seu papel no cumprimento das metas globais de descarbonização. A Indigo acredita no poder transformador da agricultura sustentável e reconhece o Brasil como um mercado estratégico essencial para liderar a transição rumo a uma economia agrícola de baixo carbono.” diz Guilherme Raucci, líder do programa na América Latina.

Nota de falecimento de Anésio Pizzolio

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quinta-feira, dia 15 de janeiro, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Anésio Pizzolio, de 78 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta sexta-feira (16) às 8h da manhã, em local à ser definido.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Lula sanciona Orçamento de 2026 e veta R$ 400 milhões em emendas

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (14) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A norma, que fixa as despesas públicas e estima as receitas ao longo do ano, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).Lula sanciona Orçamento de 2026 e veta R$ 400 milhões em emendasLula sanciona Orçamento de 2026 e veta R$ 400 milhões em emendas

O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.

Alegando inconformidades legais, o presidente decidiu vetar dois dispositivos que somam quase R$ 400 milhões em emendas parlamentares. Eles foram incluídos durante a tramitação do texto, e não constavam na programação orçamentária enviada pelo Poder Executivo, como determina a lei federal que trata das emendas (Lei Complementar 210/24), segundo o governo.

Oveto terá que ser apreciado por deputados e senadores, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.

Ao todo, o Orçamento da União para 2026 será de R$ 6,54 trilhões, com meta de superávit de R$ 34,2 bilhões. O salário mínimo sai de R$ 1.518 e sobe para R$ 1.621.

As áreas de Saúde e Educação contarão com recursos totais de R$ 271,3 bilhões e R$ 233,7 bilhões, respectivamente.

Para o Bolsa Família, foram reservados R$ 158,63 bilhões, enquanto o programa de incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio, o Pé de Meia, contará com R$ 11,47 bilhões. Outros R$ 4,7 bilhões estão previstos para o programa que garante acesso a botijão de gás a famílias de baixa renda.

Emendas

O texto da Lei Orçamentária aprovado no Congressoprevê aproximadamente de R$ 61 bilhões em emendas parlamentares. Desse total, cerca de R$ 37,8 bilhões serão destinados a emendas impositivas, de pagamento obrigatório.

As emendas individuais, dos deputados e senadores, somam R$ 26,6 bilhões; as de bancada, destinadas às bancadas estaduais, ficaram com R$ 11,2 bilhões. Já as emendas de comissão, que não têm execução obrigatória, somam R$ 12,1 bilhões.

Além do veto de quase R$ 400 milhões em emendas parlamentares, há a expectativa de que o governo federal edite outros atos normativos para remanejar mais R$ 11 bilhões em emendas parlamentares para outras ações.

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

0
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Receita Federal voltou a desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre suposto monitoramento de transações via Pix para cobrança de impostos.Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpesReceita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Em nota oficial emitida nesta quarta-feira (14), o órgão afirma quenão existe tributação sobre o Pix nem fiscalização das movimentações financeiras com esse objetivo, prática proibida pela Constituição Federal.

Segundo a Receita, mensagens alarmistas sobre “taxa do Pix” ou “imposto sobre transferências” são completamente falsas. O Pix é apenas um meio de pagamento, como dinheiro ou cartão, e não gera, por si só, qualquer tipo de tributo.

Os boatos citam a Instrução Normativa nº 2.278, de agosto do ano passado, como se ela autorizasse o rastreamento de transações individuais.

De acordo com o Fisco, a norma apenas estende às fintechs as mesmas obrigações de transparência já aplicadas aos bancos tradicionais, dentro das regras de combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio. Não há acesso a valores individuais, origem ou natureza dos gastos dos cidadãos.

Asinformações falsas voltaram a ganhar força nas redes sociais nas últimas horas, após o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) voltar a publicar vídeos em que afirma que o governo voltará a monitorar o Pix. Há duas semanas, o Fisco tinha emitido outro alerta de notícias falsas sobre taxação de transações financeiras.

De acordo com a Receita, esse tipo de conteúdo tem como objetivo enganar a população, gerar pânico financeiro e enfraquecer a confiança em um dos principais meios de pagamento do país. O órgão afirma ainda que a disseminação dessas mensagens atende a interesses do crime organizado e de pessoas que se beneficiam da monetização e do engajamento gerado por notícias falsas.

O que diz a instrução normativa

A Receita esclarece que a instrução normativa de agosto não trata de taxação nem de monitoramento de transações financeiras. O órgão reitera que a norma apenas estende às fintechs e instituições de pagamento as mesmas obrigações de transparência já aplicadas aos bancos tradicionais desde 2015.

As informações repassadas ao Fisco não detalham transações individuais, nem permitem identificar a origem ou a natureza dos gastos dos usuários.

Segundo a Receita, a medida é fundamental para evitar que fintechs sejam usadas por organizações criminosas para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, como identificado em operações policiais recentes.

Reforma do IR

No mesmo comunicado, a Receita destacou informações verdadeiras que vêm sendo distorcidas nas redes. Desde janeiro,quem recebe até R$ 5 mil mensais está totalmente isento do Imposto de Renda. Para rendas de até R$ 7.350, há desconto no valor devido.

Essas mudanças, segundo o Fisco, não têm qualquer relação com Pix, monitoramento de transações ou criação de novos tributos.

Como se proteger de golpes

A Receita Federal alerta que a propagação de boatos sobre impostos e Pix cria um ambiente favorável para a aplicação de golpes. Criminosos se aproveitam da desinformação para enviar mensagens falsas por redes sociais, telefone e aplicativos como o WhatsApp, tentando coagir vítimas, solicitar pagamentos indevidos ou obter dados pessoais.

Para o órgão, esse tipo de prática é perigosa porque amplia o alcance do crime e coloca a população em risco.

A orientação da Receita Federal é desconfiar de mensagens alarmistas, evitar o compartilhamento de conteúdos sem fonte confiável e buscar informações em canais oficiais do governo ou em veículos de imprensa profissional.

Mensagens que pedem pagamentos, dados pessoais ou “regularizações” relacionadas ao Pix e a impostos devem ser tratadas como tentativas de golpe.

Casa do Trabalhador disponibiliza 57 oportunidades de emprego em Amambai

0
Vista da entrada da cidade, em Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 57 oportunidades de emprego. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 57 oportunidades de emprego para esta quinta-feira, 15 de janeiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

4 vagas para vendedor ou vendedora 

4 vagas para atendente 

3 vagas para mecânico 

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para vigia 

2 vagas para auxiliar de limpeza 

2 vagas para auxiliar de mecânico 

1 vaga para contador 

1 vaga para recepcionista ter CNH 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para garçom 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para abatedor 

1 vaga para auxiliar de expedição 

1 vaga para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para classificador de grãos 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para repositor 

1 vaga para costureira 

1 vaga para cuidador de idoso 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para frentista 

1 vaga para caseiro (casal)

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para motofretista 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para pintor de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para torneiro mecânico 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para carpinteiro de obras 

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Bolsa bate recorde e fecha pela primeira vez acima dos 165 mil pontos

0

Num dia misto no mercado financeiro,a bolsa de valores bateu recorde e fechou, pela primeira vez, acima dos 165 mil pontos. O dólar subiu e voltou a romper a barreira de R$ 5,40 após os Estados Unidos anunciarem a suspensão de vistos para vários países, inclusive o Brasil.Bolsa bate recorde e fecha pela primeira vez acima dos 165 mil pontosBolsa bate recorde e fecha pela primeira vez acima dos 165 mil pontos

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta quarta-feira (14) aos 165.146 pontos, com alta de 1,96%. Ações de petroleiras, de mineradoras e de bancos, com maior peso no índice, puxaram a valorização.

A bolsa brasileira descolou-se das bolsas dos Estados Unidos, que fecharam em queda. A perspectiva de redução de juros na maior economia do planeta, após a divulgação de que a inflação estadunidense desacelerou, beneficiou os países emergentes, inclusive o Brasil.

O mercado de câmbio teve um dia mais tenso. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,402, com alta de R$ 0,026 (+0,43%). A cotação iniciou a sessão próxima da estabilidade, mas subiu após a emissora Fox News divulgar que o governo Donald Trump suspendeu, por tempo indeterminado, vistos de imigração para 75 países, inclusive o Brasil.

Imediatamente após a notícia, a cotação subiu para R$ 5,42. Desacelerou durante a tarde, mas permaneceu acima de R$ 5,40. Apesar da alta desta quarta-feira, a moeda estadunidense acumula queda de 1,6% em 2026.

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

0

ODepartamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos para 75 países, entre eles o Brasil. A medida não afeta os vistos para turistas. Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistasSuspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

De acordo com informações da Agência Reuters, entre os países afetados estão Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia. A medida entra em vigor a partir do dia 21 janeiro.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse Tommy Pigott, porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

“O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos”, acrescentou.

Procurado, o Itamaraty não se manifestou até o momento. A Agência Brasil procurou ainda a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.

A decisão ocorre em meio à crise em torno do estado de Minnesota, onde a polícia anti-imigração ICE assassinou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando uma onda com mais de mil protestos em todo o país.  

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem atacado imigrantes do estado, governado por democratas, acusando-os de fraudarem sistemas de benefícios sociais.

Desde que retornou à Presidência, Trump tem adotada medidas de repressão à imigração, priorizando a fiscalização da imigração, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos violentos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.

Na segunda-feira (12), o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma       Fone: 99329-1923

Em frente ao Terminal Rodoviário

Estudo aponta mais 365 mil pessoas em situação de rua no Brasil

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O número de pessoas que vivem em situação de rua continua crescendo no país. Em dezembro de 2024 havia 327.925 pessoas vivendo nas ruas do Brasil. No final do ano passado esse número chegava a 365.822 pessoas. Os dados são de levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/Polos-UFMG), divulgado nesta quarta-feira (13).Estudo aponta mais 365 mil pessoas em situação de rua no BrasilEstudo aponta mais 365 mil pessoas em situação de rua no Brasil

O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família, e serve como indicativo das populações em vulnerabilidade para quantificar os repasses do governo federal aos municípios.

De 2020 a 2021, quando teve início a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua havia caído, passando de 194.824 para 158.191 pessoas. Mas em 2022, voltou a subir e vem crescendo de forma contínua desde então.

A maioria dessa população que vive nas ruas se encontra na Região Sudeste do país, somando 222.311 de pessoas, o que representa 61% do total no país. Em seguida aparece a Região Nordeste, com uma população de 54.801 pessoas em situação de rua.

Só no estado de São Paulo estão concentradas 150.958 pessoas em situação de rua, seguida pelos estados do Rio de Janeiro (33.656) e Minas Gerais (33.139). O Amapá é o estado com o menor número de pessoas nessa condição, somando 292.

Para os pesquisadores do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, quatro situações podem explicar esse aumento:

  • o fortalecimento do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) como principal registro da população em situação de rua e de acesso às políticas públicas sociais do país; 
  • a ausência ou insuficiência de políticas públicas estruturantes voltadas para essa população, tais como moradia, trabalho e educação; 
  • a precarização das condições de vida principalmente após a pandemia; e 
  • as emergências climáticas e deslocamentos forçados na América Latina.

Em entrevista à Agência Brasil, Robson César Correia de Mendonça, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, disse que apesar das políticas públicas que fizeram a insegurança alimentar grave diminuir no país LINK 3, ainda há muita gente passando fome no país.

“Acho que está crescendo o número de pessoas em situação de rua em todo o Brasil e em São Paulo por uma série de fatores. Mesmo com a questão da queda acentuada das pessoas em alta vulnerabilidade social, ou seja, de combate à fome, ainda existe muita fome no Brasil. Existem pessoas que não conseguem se alimentar porque tem que pagar o aluguel ou porque tem que comprar remédio”, avalia.

Ele mesmo disse que tem dificuldades para pagar por todos os remédios que precisa tomar por seus problemas de saúde. “Se eu tivesse que comprar o que eu tenho que comprar para as doenças que eu tenho, eu precisaria receber dez salários desses para poder comprá-los. Só a máscara que eu preciso usar custa R$ 6 mil. Tem outros remédios que custam entre R$ 700 ou R$ 800. Como é que uma pessoa vai conseguir pagar aluguel, água, luz, alimentação e medicamentos com um ou dois salários mínimos? Ela não tem condições”, ressaltou.

Na opinião de Mendonça, outro fator que tem contribuído para esse aumento é o avanço tecnológico, que tem trazido ainda mais dificuldades para quem busca um emprego. “As pessoas não passam por uma reciclagem para se aperfeiçoarem na questão do trabalho”.

Para ele, a solução para esse problema passa pela capacitação, pelo enfrentamento ao preconceito contra essas pessoas e também por políticas voltadas à moradia e ao emprego. 

“É preciso tratar de uma maneira para que não se veja a população de rua como um ser de outro planeta, mas como um cidadão desempregado, que precisa de uma chance para reingressar ao mercado de trabalho. Quando o Brasil tomar conhecimento e quando o governo se conscientizar de que ele não tem que tratar a população em situação de rua criando guetos, mas tratar como cidadão desempregado, criando capacitação e, principalmente, sensibilizando os empresários para que deem empregos para essas pessoas, aí sim isso começa a mudar”, defendeu. 

“O problema não está na população de rua, mas no governo que não encara a temática da população em situação de rua como tem que ser encarada, com seriedade, com dignidade e respeito”, acrescentou.

Programas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo informou que “tem trabalhado de forma integrada com os municípios para a redução da população de rua em todo o estado”. 

Segundo a secretaria, a pasta já repassou R$ 633 milhões para as prefeituras paulistas desde o início desta gestão, sendo que R$ 145,6 milhões desse valor seriam exclusivos para ações voltadas à população em situação de rua. 

Além disso, informa a pasta, foram ampliados os serviços que são ofertados para essa população, tais como a criação de 24 novas unidades do Bom Prato, programa que oferece alimentação de qualidade a um custo acessível. Outro programa que foi ampliado foi o Serviço de Acolhimento Terapêutico Residencial e que permite, segundo a secretaria, “a conquista da autonomia, com renda e moradia às pessoas em situação de rua afetadas pelo uso de substâncias psicoativas”. 

Procurado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania ainda não se pronunciou sobre o levantamento. A Agência Brasil está aberta à manifestações.

Nota de falecimento de Vicente Alves Bezerra

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 14 de dezembro, no Hospital Regional, em Amambai, de Vicente Alves Bezerra, de 89 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu nessa quarta-feira (14) às 16h30 no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai

0
Nas fotos o andamento da construção da sede própria da Associação de Trilheiros Tatu Peba, em Amambai. (Fotos: Associação de Trilheiros Tatu Peba)

Vilson Nascimento

A Associação de Trilheiros Tatu Peba divulgou oficialmente essa semana sua agenda de eventos para 2026, em Amambai.

Serão pelo menos dois grandes eventos abertos à participação dos amantes de aventuras sobre duas rodas de Amambai e toda a região ao longo do ano. Um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

No dia 28 de março, um sábado, acontecerá o 4º Passeio Noturno e nos dias, 12 e 13 de setembro, dentro da programação alusiva ao aniversário de Amambai, acontecerá a 12ª edição do tradicional Trilhão Tatu Peba, evento que reúne anualmente motociclistas de várias regiões do Estado e inclusive de fora do Mato Grosso do Sul.

Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai

Sede própria

Em 2026 a Associação de Trilheiros Tatu Peba também vai realizar um grande sonho dos integrantes da entidade esportiva, que é a conclusão de sua sede própria.

Instalada às margens da Rodovia MS-485, trecho que liga Amambai a Aral Moreira, nas proximidades da pista de velocross do Moto Clube Amambai, a obra da sede da Associação Tatu Peba está bastante adiantada.

“Estamos entrando na fase de acabamentos e em breve a Associação terá sua sede própria, que é a realização de um sonho de toda nossa equipe”, disse o presidente da entidade, Silvanei Silva, ao destacar que a arrecadação realizada pela Associação durante eventos em 2026 será destinada a implantação da nova sede da Associação de Trilheiros Tatu Peba.

Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai
Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai
Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai
Associação Tatu Peba divulga calendário de eventos para 2026 em Amambai

A trombeta de Deus para a Igreja – Por Eloir Vieira

0

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1ªTs 4.16).

No tempo da vinda do Senhor, terá uma série de acontecimentos antes da sUa manifestação. Inicialmente, a igreja é arrebatada e sobe ao encontro do Senhor nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

O arrebatamento é uma promessa de livrar a igreja da ira que virá antes da manifestação de Jesus: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10).

A ira futura é um tempo de juízo de Deus na terra; será o período de abertura dos sete selos, toques de sete trombetas, e derramamento das sete taças da ira de Deus; ninguém, nem a igreja resistiria a tantas tragédias: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir? (Ap 6.17). A igreja guarda a Palavra de Deus, e por isso não passará por essa grande tentação: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (AP 3.10). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9).

A trombeta de Deus para o arrebatamento, será tocada várias vezes; e no último toque, instantaneamente os mortos em Cristo ressuscitarão e os vivos em comunhão com Cristo terão seus corpos transformados em imortais: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52).

Tendo livrado a igreja do período da Grande Tribulação, começa a ser aberto os sete selos, iniciando com a vinda do Anticristo trazendo Grande Tribulação (Ap 6.2). Na abertura do sétimo selo, começam a ser tocadas as sete trombetas dos anjos; em seguida o derramamento das sete taças da ira de Deus; um período de juízos de Deus; castigos sobre as pessoas que rejeitaram a Cristo, não aceitando o seu evangelho da graça.

Portanto, nesta linha de entendimento, a vinda do Senhor Jesus, começa com o arrebatamento da igreja para livra-la do extermínio que acontecerá com a vinda do anticristo com poder de Satanás; ninguém conseguirá sobreviver durante seu governo, a menos que coloque sua marca e adore a sua imagem; e isso por pouco tempo, e perde definitivamente a salvação! Os que resistirem ao anticristo, serão mortos, mas salvos!

A vinda de Jesus é uma só!Começa com o arrebatamento da igreja sem aviso! Em seguida, os grandes sinais que precederão a manifestação do Senhor! Deus abençoes!

Trabalho de tapa-buracos segue em ritmo intenso em Coronel Sapucaia

0

A Prefeitura de Coronel Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue avançando de forma contínua com os trabalhos de tapa-buracos em diversas regiões do município. A ação é uma determinação direta da prefeita Niágara Kraievski, que tem reforçado a necessidade de manter as vias públicas em boas condições de tráfego, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.

Nesta semana, as equipes estão com os serviços intensificados na região do bairro Vila Nova, onde alguns trechos apresentam desgaste mais acentuado. Em determinados pontos, o asfalto precisou ser removido quase por completo para que a base fosse refeita, assegurando que o novo pavimento tenha maior durabilidade. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, esse cuidado é essencial para que o serviço seja realizado com capricho, responsabilidade e eficiência.

Os trabalhos não se limitam a um único local e são executados onde houver necessidade, conforme levantamento técnico das equipes.

Trabalho de tapa-buracos segue em ritmo intenso em Coronel Sapucaia

Em alguns momentos, pode haver atraso na execução devido à logística de transporte dos materiais, que vêm de localidades mais distantes. Ainda assim, mesmo diante das dificuldades, a gestão municipal não mede esforços para dar continuidade às melhorias.

O secretário municipal de Infraestrutura, Dorileu Arevalos, destacou o empenho dos servidores envolvidos nessa frente de trabalho.

“Quero ressaltar o comprometimento de cada servidor que está nas ruas diariamente, enfrentando sol, desgaste e desafios para garantir que o serviço seja bem-feito. É um trabalho técnico, que exige dedicação e zelo, sempre pensando no bem da população”, afirmou o secretário.

A prefeita Niágara Kraievski também reforçou a importância das ações e o compromisso da administração com a organização da cidade.

“Manter a cidade organizada e com vias em boas condições é uma prioridade da nossa gestão. Estamos aplicando o dinheiro dos impostos de forma responsável e transparente, pensando no ir e vir das pessoas e no desenvolvimento de Coronel Sapucaia”, destacou a prefeita.

A Prefeitura reafirma que os trabalhos de tapa-buracos seguirão de forma contínua, alcançando outros bairros e regiões do município, sempre com foco na qualidade do serviço e no bem-estar da população.

Trabalho de tapa-buracos segue em ritmo intenso em Coronel Sapucaia

Zé Roberto- Assessoria de Comunicação.

Prefeitura de Iguatemi conclui reforma do Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes

0
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Iguatemi concluiu a reforma do Abrigo Institucional destinado ao acolhimento provisório de crianças e adolescentes, garantindo um espaço mais adequado, seguro e humanizado para atender quem mais precisa de cuidado e proteção.

O abrigo possui capacidade para até 10 crianças e adolescentes de ambos os sexos e passou por melhorias estruturais, assegurando melhores condições de acolhimento, convivência e atendimento.

A reforma já foi finalizada e, nesta etapa, o Prefeito Dr. Lídio Ledesma e a Secretária Municipal de Assistência Social, Cecília Welter Ledesma, acompanhados da coordenadora do abrigo, Josemara Cardoso, realizaram uma visita técnica ao local. Na ocasião, o prefeito fez a entrega simbólica da chave à coordenadora, oficializando a conclusão da obra e a disponibilização do espaço reformado.

Durante a visita, o Prefeito Dr. Lídio Ledesma destacou que o investimento reafirma o compromisso da administração municipal com a proteção integral de crianças e adolescentes, garantindo um ambiente digno, acolhedor e adequado para o período de acolhimento provisório.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Cecília Welter Ledesma, ressaltou que a reforma representa um avanço importante na política de assistência social do município, proporcionando melhores condições de trabalho à equipe e mais qualidade no atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura de Iguatemi segue investindo em ações que fortalecem a rede de proteção social, assegurando direitos e promovendo dignidade a quem mais precisa.

Fonte: Prefeitura de Iguatemi

Prefeito de Tacuru agradece empresa após correções em pavimentação do Conjunto Hilda Durê

0
Foto: Reprodução

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, divulgou nesta terça-feira (13) um vídeo em suas redes sociais agradecendo à empresa responsável pelas obras de pavimentação e drenagem do Conjunto Habitacional Hilda Durê. A gravação foi feita na Avenida Francisco Serejo Neto, local que havia sido alvo de reclamações da população e de vereadores nos últimos meses.

No vídeo, o prefeito destacou que a empresa atendeu às cobranças feitas pelo município e executou os serviços necessários. “Estamos aqui na Avenida Francisco Serejo Neto, no Conjunto Habitacional Hilda Durê, para informar a população tacuruense que a empresa esteve no local, cumpriu com sua obrigação e realizou um serviço de excelente qualidade. Da mesma forma que viemos cobrar, hoje estamos mostrando à população que o trabalho foi executado”, afirmou.

No dia 28 de dezembro, Torquetti havia divulgado outro vídeo cobrando providências da empresa responsável pela pavimentação e drenagem do conjunto habitacional. Na ocasião, o prefeito explicou que, apesar de o asfalto ter apenas dois anos de execução, a via apresentava grandes avarias, com muitos buracos, mesmo estando dentro do prazo contratual de cinco anos de garantia.

Com a conclusão dos serviços, a situação foi resolvida, e a administração municipal reforça que seguirá acompanhando obras e contratos para garantir qualidade e durabilidade das melhorias realizadas no município.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

0
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por mudanças, com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação de processos. INSS terá fila nacional para reduzir tempo de esperaINSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Entre as principais mudanças está a nacionalização da fila, com a otimização dos servidores para dar andamento às demandas. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

“A ideia é que a força de trabalho das regiões com melhores indicadores possa atuar nos processos daqueles que estão esperando mais tempo. Além disso, nós focamos naqueles benefícios que possuem maior número de pessoas aguardando”, declarou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

De acordo com o Relatório da Fila, divulgado pela instituição em outubro de 2025, o tempo médio para a concessão de benefícios foi reduzido para 35 dias, após alcançar um pico de espera com média de 64 dias, em março do ano passado.

De acordo com Waller, o esforço será concentrado nos benefícios com maior número de pessoas aguardando.

“Essa é a prioridade para a gente atacar essa fila de verdade: tais como os casos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os benefícios por incapacidade. Isso representa quase 80% da nossa fila e esses são aqueles que vamos atacar prioritariamente.”

Programa

Criado por meio da Lei 15.201/2025, o PGB tem como objetivo acelerar a revisão de benefícios do INSS e reduzir a fila de espera nos processos, por meio de bonificação de peritos e servidores do INSS, por atividades além da capacidade habitual.

É o chamado Pagamento Extraordinário do Programa de Gerenciamento de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (PEPGB), que também sofreu mudanças.

Foram estabelecidos limites diários e regras sobre a participação dos servidores no programa, além de critérios de controle de qualidade.

Em novembro de 2025, após um aumento de 23% no volume de novos processos ao longo do ano, o INSS também instituiu um comitê estratégico para monitorar, avaliar e propor soluções para reduzir a fila de requerimentos de benefícios.

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

0

Os Estados Unidos (EUA) suspenderam a concessão de vistos para imigrantes de 75 países, o que incluiria o Brasil, além de Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, entre outros. O governo de Donald Trump não cita mudanças nos vistos para turismo.EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 paísesEUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz comunicado oficial.

Ainda segundo o Departamento de Estado, a medida visa impedir que prováveis imigrantes se tornem “um encargo público para os EUA ao chegarem ao país”.

A decisão do Departamento de Estados dos EUA ocorre em meio à crise em torno do estado de Minnesota, onde a polícia anti-imigração ICE assassinou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando uma onda com mais de mil protestos em todo o país.  

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem atacado imigrantes do estado, governado por democratas, acusando-os de fraudarem sistemas de benefícios sociais.

Lista de países

A Casa Branca ainda não divulgou a lista completa dos países, mas a TV Fox News disse que ela inclui o Brasil. Procurado, o Itamaraty não comentou a informação. A Agência Brasil procurou ainda a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.

A notícia da Fox News foi compartilhada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, dando tom oficial à informação da mídia estadunidense. A emissora disse que a pausa na emissão de vistos é por tempo indeterminado e deve valer a partir do dia 21 de janeiro.

AFoz News diz ter tido acesso a um memorando do Departamento de Estado dos EUA que orienta funcionários de embaixadas a recusarem vistos enquanto o governo reavalia os procedimentos de triagem e verificação. O memorando ainda sugere que candidatos idosos ou com sobrepeso possam ter os pedidos para entrar nos EUA negados.

O objetivo seria o de evitar que pessoas “propensas a se tornarem um encargo público” entrem nos EUA. A lista ainda inclui países como Iraque, Egito, Haiti, Eritréia e Iêmen.

“A orientação instrui os funcionários consulares a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, levando em consideração uma ampla gama de fatores, incluindo saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e até mesmo a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo”, diz a reportagem da Fox News.

Protestos contra política anti-imigração

A nova decisão que restringe a entrada de imigrantes de 75 países ocorre após uma onda de mil protestos contra a política imigratória de Trump que resultou no assassinato de Renee Nicole Good.

A Casa Branca tem acusado comunidades de imigrantes do estado onde o ICE assassinou Renee de supostamente fraudarem programas sociais. Nesta terça-feira, Trump atacou a comunidade de imigrantes da Somália de Minnesota.  

“Minnesota foi invadida por fraudadores somalis que roubam dos contribuintes americanos e se aproveitam da nossa generosidade. Instruí o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, a SEGUIR O DINHEIRO e acabar com esse abuso de uma vez por todas, primeiro em Minnesota e depois em todo o país!”, disse Trump nesta terça-feira.

O governador do estado, Tim Waltz, diz que as ações de Trump em relação ao estado se trata de retaliação política porque o estado votou contra ele três vezes.

DOF apreende em Amambai adolescente que seguia com droga para Dourados

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (14), em Amambai, um adolescente de 16 anos que transportava 8,3 quilos de maconha em um ônibus de transporte coletivo.

Os militares realizavam bloqueio na MS-156, entre os municípios de Amambai e Caarapó, quando abordaram o coletivo. Durante entrevista aos passageiros, o adolescente apresentou excesso de nervosismo.

Em vistoria a duas bolsas que ele transportava, os policiais localizaram 16 volumes da droga. Questionado, o menor afirmou que pegou o entorpecente em Coronel Sapucaia e que o destino final seria a cidade de Dourados.

A droga e o adolescente foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Amambai.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para atendimento, denúncias e informações pelo telefone 0800 647-6300.