15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 262

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 41 milhões

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.960 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (15), no Espaço da Sorte, em São Paulo.Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 41 milhõesMega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 41 milhões

Os números sorteados foram: 03 – 13 – 15 – 16 – 46 – 47

O valor estimado para o próximo sorteio, no sábado (17), é de R$ 41 milhões.

A quina teve 46 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 38.114,61. Outras 3.175 apostas fizeram a quadra e irão ganhar um prêmio de R$ 910,23 cada. 

Casa do Trabalhador disponibiliza 55 oportunidades de emprego em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 55 oportunidades de emprego. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 55 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 16 de janeiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas pedreiro 

4 vagas para vendedor ou vendedora 

3 vagas para vigia

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para mecânico de automóveis 

3 vagas para atendente 

2 vagas para auxiliar de limpeza 

2 vagas para auxiliar de mecânico de autos 

1 vaga para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para auxiliar de expedição 

1 vaga para abatedor 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para contador 

1 vaga para recepcionista ter CNH 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para garçom 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para repositor 

1 vaga para caseiro (casal)

1 vaga para costureira 

1 vaga para cuidador de idoso ter curso 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para classificador de grãos 

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para motofretista 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para pintor de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para torneiro mecânico 

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Venda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anos

0
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A venda de motocicletas no país em 2025 foi a maior registrada desde 2003. Foram comercializadas 2.197.851 unidades no ano passado, uma alta de 17,1% em relação a 2024 (1.876.427 unidades).Venda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anosVenda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anos

O segundo ano com mais vendas foi 2011 (1.940.543 unidades) e o terceiro, 2008 (1.925.558 unidades).

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (15), são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

“O desempenho do setor reflete a demanda aquecida por veículos de duas rodas, impulsionada principalmente pela mobilidade urbana e pelo uso profissional”, destaca o presidente da entidade, Marcos Bento.

No ano passado, 1.980.538 motocicletas foram produzidas nas linhas de montagem das fabricantes instaladas em Manaus, volume 13,3% superior ao registrado em 2024. Esse foi o melhor desempenho do setor desde 2011 e o terceiro maior da história da indústria motociclística nacional, desde 2003.

As exportações encerraram 2025 com 43.117 motocicletas embarcadas, volume 39,1% superior ao registrado no ano anterior. 

Projeções para 2026

A Abraciclo estima que a produção em 2026 deverá ser de aproximadamente 2.070.000 motocicletas, volume 4,5% superior às 1.980.538 unidades fabricadas em 2025.

A previsão da entidade é que sejam vendidas no país, neste ano, 2.300.000 motocicletas, um avanço de 4,6% em relação às 2.197.851 unidades comercializadas no ano passado.

As exportações, segundo a Abraciclo, também devem apresentar elevação. A entidade estima que 45.000 motocicletas sejam destinadas ao mercado externo em 2026, crescimento de 4,4% na comparação com 2025.

“As projeções indicam o crescimento consolidado do segmento no Brasil e reforçam o papel estratégico do Polo Industrial de Manaus, o maior polo de produção de duas rodas fora do eixo asiático”, afirma o presidente da Abraciclo.

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

0

Ambiente moderno e adequado para transformar a vida dos estudantes. O município de Caarapó ganhou nesta quinta-feira (15) um pacote de obras que contou com a inauguração de reforma em cinco escolas estaduais da cidade. Os investimentos em educação somam mais de R$ 24,7 milhões.

O evento ocorreu na Escola Estadual Cleusa Aparecida Vargas Galhardo, que ganhou uma reforma com acessibilidade no valor de R$ 3,8 milhões.

“Investimentos em cinco escolas da cidade. Isto mostra o compromisso do Estado com a educação. Cerca de 70% das nossas escolas (estaduais) já foram reformadas. Um trabalho que já começa a dar resultado nos índices favoráveis. Somos o segundo estado que mais cresceu na alfabetização. O trabalho feito na educação no presente, projetando o futuro”, afirmou o governador em exercício.

Barbosinha ainda citou investimentos em áreas importantes da cidade. “Grandes investimentos em infraestrutura e saneamento, que em breve Caarapó vai universalizar o serviço de esgoto”.

A diretora da escola, Nilza Helena, ressaltou o esforço e o trabalho em equipe na unidade. “São 1,2 mil estudantes nesta escola estadual, um trabalho de toda equipe que atende a comunidade e a cidade. Estamos aqui para fazer a diferença e fazer dar certo”.

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

Também foram entregues as reformas nas escolas estaduais Arcênio Rojas (R$ 4,5 milhões), Frei João Damasceno (R$ 7,8 milhões), que fica no distrito de Nova América, além da obra na Escola Padre José de Anchieta (R$ 5,9 milhões), do distrito de Crisaltina.

Já a Escola Indígena YvY Poty ganhou a reforma e construção da quadra de esporte com arquibancada, que teve investimento de R$ 2,6 milhões. As intervenções e melhorias nas unidades da Rede Estadual de Ensino geram benefícios diretos no ensino e aprendizado dos alunos, que dispõem de estruturas preparadas para oferecer educação de qualidade.

O secretário adjunto de Educação, Sérgio Gonçalves, destacou os investimentos e trabalho eficiente dos servidores. “Temos que agradecer a Rede Estadual por todo trabalho desenvolvido. Aqui foram quase R$ 28 milhões, no entanto o mais importante são os bons índices de educação em Caarapo, que fazem diferença no aprendizado”.

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

Durante a solenidade ainda foi entregue a obra de ampliação da rede de esgoto na cidade, com 1.406 ligações domiciliares (esgoto). Promovida pela Sanesul (Empresa de Saneamento de MS), ela faz parte do Programa Avançar Cidades 3ª Etapa.

“Maratona de entregas que traz orgulho e muito prazer em participar. Estamos atingindo 63% da cobertura de esgoto na cidade, que traz bem-estar a população. Saneamento é sinônimo de saúde”, disse o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

Vistoria

O governador em exercício aproveitou a agenda para vistoriar obras importantes entregues na cidade. Entre elas a ampliação do bloco e sala de aula da Escola Frei João Damasceno.

“São 200 estudantes no período integral. A comunidade esperava há muito tempo por esta obra, que é de suma importância. Melhora o ambiente de aprendizado, o aluno vem estudar mais feliz”, avaliou o diretor Nei Geller.

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

Barbosinha ressaltou que a reforma e ampliação possibilitou inclusive a implantação da educação integral. “Uma estrutura com a mesma qualidade dos grandes centros urbanos também nos distritos”.

Também passou na Estação de Tratamento de Esgoto do município e visitou a obra do Hospital Beneficente São Mateus, que está em andamento e tem apoio do Estado.

A prefeita Maria Lurdes Portugal destacou que os investimentos do Estado é significante. “Gratidão muito grande, o governo tem um olhar especial para o município. Todas as escolas receberam reforma. Educação é um ato de amor. Além da infraestrutura, tem os investimentos importantes em saneamento”.

Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Boletim Epidemiológico: MS registra 2 casos confirmados de dengue

0

Mato Grosso do Sul já registrou 132 casos prováveis de Dengue, sendo 2 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 1ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (15). Segundo o documento, nenhum óbito foi confirmado em decorrência da doença ou está em investigação.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 131 casos prováveis, sendo 2 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em gestantes.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 01- 2026

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 01 – 2026

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação Gov

Bolsa volta a bater recorde com redução de tensões externas

0

Num dia de alívio no mercado financeiro, a bolsa voltou a bater recorde e aproximou-se dos 166 mil pontos. O dólar teve a primeira queda após três altas consecutivas e voltou a ficar abaixo de R$ 5,40.Bolsa volta a bater recorde com redução de tensões externasBolsa volta a bater recorde com redução de tensões externas

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta quinta-feira (15) aos 165.568 pontos, com alta de 0,26%. O indicador chegou a subir 0,56% às 15h10, mas perdeu força perto do fim da sessão, com investidores que venderam ações para embolsarem os lucros.

Essa foi a segunda sessão seguida em que a bolsa brasileira bateu recorde. O Ibovespa só não subiu mais porque as ações da Petrobras, as mais negociadas, caíram por causa do recuo de 4% da cotação do petróleo no mercado internacional. Os papéis da estatal caíram 1,02% (ações ordinárias) e 0,63% (ações preferenciais).

O mercado cambial teve um dia de correção. Após ultrapassar os R$ 5,40, o dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,368, com queda de R$ 0,034 (-0,62%). A cotação chegou a operar acima de R$ 5,40 no fim da manhã, mas recuou à tarde, em meio ao aumento da entrada de recursos no Brasil.

A liquidação extrajudicial da Reag Investimentos, no início da manhã, afetou pouco o impacto das negociações. O principal motivo para a queda do dólar foi o alívio no cenário externo, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que não tem intenção de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA), Jerome Powell, e declarar que “o massacre no Irã cessou”, diminuindo as chances de uma intervenção militar estadunidense.

A notícia em relação ao Irã fez a cotação do petróleo cair, mas a bolsa no Brasil foi ajudada pela perspectiva de queda dos juros pelo Banco Central. A divulgação de que o comércio brasileiro cresceu 1% em novembro, com desaceleração na atividade, aumentou as chances de redução da Taxa Selic (juros básicos da economia). Juros mais baixos favorecem a migração de aplicações em renda fixa para o mercado de ações.

Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha

0
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (15) a imediata transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Moraes determina transferência de Bolsonaro para PapudinhaMoraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha

O ex-presidente já foi transferido para o local, mais conhecido como Papudinha, onde deverá cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado. Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal, e Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão presos na mesma área, em celas individuais.

Na decisão desta quinta, Moraes definiu também que o ex-presidente seja submetido imediatamente a uma junta médica oficial, composta por médicos da Polícia Federal, para avaliação do quadro clínico, das necessidades para o cumprimento da pena e da eventual necessidade de transferência para hospital penitenciário.

O laudo deverá ser apresentado em até dez dias. A defesa e a Procuradoria-Geral da República poderão indicar assistentes técnicos e apresentar quesitos no prazo de 24 horas.
 

file type icon Leia a íntegra da decisão judicial

Assistência Médica

Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes autorizou uma série de medidas relacionadas à saúde e às condições de custódia do ex-presidente. Entre elas, está a assistência médica integral, 24 horas por dia, tanto por profissionais do sistema penitenciário quanto por médicos particulares previamente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia ao Judiciário.

Também foi autorizado o deslocamento imediato para hospitais em casos de urgência, com posterior comunicação ao STF no prazo de até 24 horas.

Bolsonaro poderá realizar sessões de fisioterapia nos dias e horários indicados por seus médicos, mediante cadastramento do profissional e comunicação ao juízo responsável.

A defesa foi autorizada ainda a providenciar a entrega diária de alimentação especial, devendo indicar, no prazo de 24 horas, a pessoa responsável. Equipamentos de fisioterapia, como esteira e bicicleta, além da instalação de grades de proteção e barras de apoio nas acomodações, poderão ser instalados a critério da defesa, conforme recomendação médica.

Visitas

Quanto às visitas, ficou autorizada a visitação semanal permanente da esposa, Michelle Bolsonaro, dos filhos Carlos, Flávio, Jair Renan e Laura Bolsonaro, além da enteada Letícia Firmo da Silva, às quartas e quintas-feiras, em horários previamente definidos. As demais visitas deverão seguir as normas do sistema penitenciário do Distrito Federal e dependerão de autorização do STF.

Excepcionalmente, após a transferência realizada nesta quinta-feira, foi autorizada uma visita, ainda hoje, dos familiares diretos, com duração total de três horas, a ser dividida entre os visitantes.

O pedido de autorização para acesso a uma televisão do tipo Smart TV foi negado. Também foram considerados prejudicados pedidos anteriores relacionados às condições da custódia na Superintendência da Polícia Federal, em razão da transferência.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Avenida       Fone: 99302-7691

Próximo ao ALCS, na Vila Limeira

Sorteio do IPTU 2025 será realizado no dia 24 em Amambai

0

A Prefeitura de Amambai realiza, no próximo dia 24 de janeiro, o Sorteio do IPTU referente ao exercício de 2025, como forma de reconhecer e valorizar os contribuintes que mantêm seus tributos em dia. O evento acontecerá a partir das 18h30, no Parque da Cidade, integrando a programação da Campanha Natal Premiado, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA).

Durante o sorteio, serão distribuídos 11 prêmios, sendo cinco televisores, cinco bicicletas e uma motocicleta, contemplando os contribuintes que estão com o IPTU regularizado. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em incentivar a adimplência e, ao mesmo tempo, promover ações de valorização da cidadania.

Além do sorteio, a programação contará com praça de alimentação e show musical com Guilherme & Rodrigo, proporcionando um momento de lazer e integração para as famílias amambaienses.

A Prefeitura de Amambai convida toda a população a participar do evento, prestigiar o comércio local e acompanhar o sorteio, que une cidadania, entretenimento e incentivo ao desenvolvimento do município.

Sorteio do IPTU 2025 será realizado no dia 24 em Amambai

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento

0
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

As pessoas vivem nas cidades. Com esta visão municipalista o governador em exercício José Carlos Barbosa entregou uma série de obras em Naviraí. São investimentos em educação, infraestrutura e saneamento. Novas pontes de concreto, escola reforma e ampliação na cobertura de água e esgoto.

A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (14), no escritório da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS). Para o saneamento foram entregues as obras de novas ligações domiciliares de esgoto, implantação de uma estação elevatória (esgoto bruto) e outras adequações no valor de R$ 21,8 milhões.

Além da perfuração e ativação de dois poços tubulares, que somados ultrapassam R$ 2,4 milhões. Estes investimentos mostram o compromisso do Estado para universalizar o saneamento nas cidades, proporcionando mais saúde e melhor qualidade de vida à população.

“Estamos aqui em Navirai hoje com entregas de mais de R$ 39 milhões. Fruto de parceria e de um governo municipalista, que recebe os prefeitos e ouve a população, para saber o que ela realmente precisa”, disse o governo em exercício.

Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento

Barbosinha ainda destacou a grande evolução no saneamento em todo Estado, em que Navirai foi contemplada. “Antigamente o Estado tinha baixa cobertura de esgoto e problemas no abastecimento, agora tivemos uma transformação significativa. Para cidade são mais de 65 km de rede de esgoto, atendendo 3.437 domicílios. Isto faz a diferença“, completou.

O presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destacou a importância destes grandes investimentos para cidade. “Saneamento significa saúde para população de Naviraí. Os poços vão garantir a segurança hídrica por isso é um prazer fazer estas entregas. O trabalho é grande para cumprir as obrigações previstas no Marco Legal. Seremos o primeiro estado a ter cobertura plena de saneamento”.

No evento ainda teve a entrega de três pontes de concreto, duas sobre o Rio Laranjai e uma no Córrego Moroti, ambos ficam em rodovias vicinais de Naviraí e Juti. O investimento chega a R$ 4,4 milhões. O objetivo é dar mais segurança, facilitar o acesso da população local e contribuir com escoamento da produção.

Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento

O prefeito Rodrigo Massuo Sacuno agradeceu o apoio e parceria do Estado. “Temos que agradecer ao Estado pela atenção que nos dá, sempre abrindo as portas e solucionando os problemas da cidade. Uma parceria muito importante para gerir o município. Governo municipalista que olha para população”.

Na educação foram inauguradas as reformas da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra (R$ 6 milhões) e do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet (R$ 4,1 milhões). A reestruturação das escolas é uma prioridade da gestão estadual. O foco é criar um ambiente moderno e positivo para os alunos e profissionais, que vão trazer resultados diretos no ensino e aprendizado.

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS

Produção de veículos cresce 3,5% em 2025

0

A produção brasileira de veículos – o que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões – registrou alta de 3,5% no ano passado, somando 2,64 milhões de unidades. A informação foi divulgada hoje (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).Produção de veículos cresce 3,5% em 2025Produção de veículos cresce 3,5% em 2025

Segundo a associação, esse crescimento se deu principalmente por causa dos veículos leves e mantém o país entre os maiores produtores do mundo.

As vendas totalizaram 2,69 milhões de unidades, o que representou aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Quanto às exportações, o crescimento foi de 32,1%, com quase 529 mil unidades comercializadas no período.

“Esperávamos mais, mas não foi um ano ruim para o setor. Ainda assim foi um ano com dados positivos”, disse o presidente da entidade, Igor Calvet.

Dezembro

No mês de dezembro, os emplacamentos de veículos tiveram crescimento de 17,1% em relação a novembro e de 8,5% em relação ao mesmo mês de 2024, com 279,4 mil unidades comercializadas. Segundo a Anfavea, esse crescimento se deve principalmente ao excesso de estoques.

As exportações, no entanto, caíram 47,7% na comparação mensal e 38,1% na comparação anual, com 18,7 mil unidades vendidas. Este foi o pior mês desde abril de 2020, destacou o presidente da entidade, Igor Calvet.

Quanto à produção, a queda foi de 15,8% em relação a novembro e de -3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com 184 mil unidades produzidas.

DOF apreende quase meia tonelada de droga em Naviraí

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na madrugada desta quinta-feira (15), na MS-290, em Naviraí, aproximadamente 494 quilos de maconha, que eram transportados em um veículo VW Saveiro.

Os militares realizavam patrulhamento pela Estrada da Balsinha, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel. O motorista não obedeceu e tentou fugir.

Após alguns quilômetros de acompanhamento, o condutor abandonou o veículo, que estava carregado com diversos fardos da droga, e fugiu em meio a uma área de mata. Diligências foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 1,1 milhão, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Naviraí.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para atendimento, denúncias e informações pelo telefone 0800 647-6300.

Fonte: Assessoria DOF

Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, diz Alckmin

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, diz AlckminAcordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, diz Alckmin

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720 milhões de pessoas e US$ 22 trilhões de mercado.

“São cinco países no Mercosul [Brasil Argentina, Paraguai, Uruguai e, agora, Bolívia]. E a União Europeia, com 27 países dos mais ricos do mundo. Isso significa comércio: vamos vender mais para eles. Zerar a tarifa, então você tem livre comércio – mas livre comércio com regras. Também vamos comprar mais deles.”

“Ganha a sociedade, comprando produtos mais baratos e de melhor qualidade. Comércio exterior, hoje, é emprego na veia. Tem determinadas empresas que, se não exportarem, elas fecham. O mercado interno não é suficiente”, completou o ministro.

Alckmin ainda classificou o acordo como um exemplo para o mundo:

“Em um momento de instabilidade política, de geopolítica com guerras em vários lugares, de protecionismo exacerbado, você dá o exemplo de que é possível, através do diálogo e da negociação, fortalecer o multilateralismo e ter livre comércio.”

Câmara de Aral Moreira inicia trabalhos legislativos com café da manhã para servidores

0
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Aral Moreira iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (12), as atividades administrativas do ano legislativo, sob a presidência da vereadora Camilla Fatala.

A abertura dos trabalhos foi marcada por um café da manhã oferecido pela Mesa Diretora a todos os servidores que compõem o Legislativo Municipal. A iniciativa teve como objetivo dar as boas-vindas aos colaboradores e apresentar a nova composição da Mesa Diretora, reforçando uma gestão com perfil mais próxima, acolhedora e participativa.

Durante o encontro, a presidente da Câmara, Camilla Fatala, desejou boas-vindas aos servidores e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos colaboradores para o funcionamento da Casa de Leis. Segundo ela, a nova gestão terá como marca uma presidência humanizada e próxima do corpo técnico e administrativo.

“Desejo boas-vindas a todos e um ano de 2026 de muita paz e prosperidade. Sob nossa gestão, pretendemos atuar de forma mais próxima e participativa junto aos colaboradores, pois são vocês que fazem parte do dia a dia da Câmara e contribuem diretamente para o bom andamento dos serviços prestados pelo Legislativo”, afirmou.

A nova gestão reforça o compromisso com a valorização dos servidores, a organização administrativa e o fortalecimento das atividades do Legislativo ao longo do ano.

Funcionamento e início dos trabalhos legislativos

De acordo com a presidência da Casa, durante o mês de janeiro, as atividades legislativas serão realizadas internamente, com expediente das 7h30 às 11h30. A partir de fevereiro, o atendimento ao público será retomado das 7h30 às 13h.

A primeira sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 18h, quando os vereadores darão início oficialmente às sessões ordinárias do ano legislativo.

O Legislativo Municipal de Aral Moreira é composto pelos vereadores: Camilla Fatala (presidente), Adriana Veron (vice-presidente), Fabrício Franco (1º secretário), Emerson Sanches (2º secretário), Patrícia Sakaue, Grazi Schütz, Adilson Miranda, Aroldo Mattos, Jackson Machado.

Fonte: JOELSO GONÇALVES /Aral Moreira News

IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025

0
Foto: Vison Nascimento

O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde de 346,1 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. O resultado representa um aumento de 18,2% em relação a 2024 (292,7 milhões de toneladas).IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025

Os dados são da estimativa calculada em dezembro de 2025, divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A previsão é de que em 2026, a produção seja menor. Segundo estimativas do IBGE, a safra brasileira em 2026 deve somar 339,8 milhões de toneladas, declínio de 1,8% em relação a 2025 ou 6,3 milhões de toneladas. 

Para a safra 2026, o IBGE informou que está incluindo a canola e o gergelim, produtos que vêm ganhando importância na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas nos últimos anos, muito embora ainda tenham seu cultivo limitado a poucas unidades da federação.

Recorde

Para 2025, o IBGE prevê recorde da série histórica. O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo que, somados, representaram 92,7% da estimativa da produção e respondem por 87,9% da área a ser colhida. 

Para a soja, a estimativa de produção foi de 166,1 milhões de toneladas, novo recorde da série histórica, que representa alta de 14,6% em relação a 2024. Para o milho, a estimativa também foi recorde,141,7 milhões de toneladas (crescimento de 23,6%). 

Outro recorde se refere à produção do algodão herbáceo em caroço, que chegou a 9,9 milhões de toneladas, um acréscimo de 11,4% em relação a 2024.

Já a produção do arroz em casca foi estimada em 12,7 milhões de toneladas (alta de 19,4%); a do trigo, em 7,8 milhões de toneladas (3,7% a mais que em 2024), e a do sorgo foi de 5,4 milhões de toneladas (35,5% a mais).

Previsão para 2026

O prognóstico para 2026 divulgado nesta quinta foi o terceiro. Apesar de estimar uma produção em 2026 menor que em 2025, a previsão foi maior do que a do último prognóstico, divulgado em dezembro de 2024, pelo IBGE.

Em relação ao segundo prognóstico, houve crescimento de 4,2 milhões de toneladas – alta de 1,2% na previsão para este ano.

De acordo com o IBGE, o declínio da produção de 2026 em relação à safra 2025 deve-se, principalmente, à menor estimativa para o milho (-6% ou -8,5 milhões de toneladas), para o sorgo (-13% ou -700,2 mil toneladas), para o arroz (-8% ou -1 milhão de toneladas), para o algodão herbáceo em caroço (-10,5% ou -632,7 mil toneladas) e para o trigo (-1,6% ou -128,4 mil toneladas).

Já para a soja, o IBGE estima um crescimento de 2,5% ou 4,2 milhões de toneladas. A produção do feijão também deve crescer 3,1% na primeira safra, chegando a 30,1 mil toneladas.

Projeto reduz infecções em hospitais públicos no país

0

Criado para ajudar a reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades hospitalares públicas do Brasil, o projeto Saúde em Nossas Mãos têm conseguido atingir seu objetivo. Entre setembro de 2024 e outubro de 2025, o projeto conseguiu reduzir em 26% essas infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva (UTI) de adultos, crianças e neonatais.Projeto reduz infecções em hospitais públicos no paísProjeto reduz infecções em hospitais públicos no país

Com essa redução em infecções hospitalares, estima-se que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tido uma economia de mais de R$ 150 milhões nesse período.

O projeto Saúde em Nossas Mãos foi desenvolvido pelos hospitais Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Albert Einstein, Hospital do Coração (Hcor), Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, que participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. 

A proposta do projeto é atuar em UTIs brasileiras para reduzir casos de infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central, pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção do trato urinário associada a cateter vesical.

“O Saúde em Nossas Mãos é uma iniciativa que gera um movimento de aprendizagem, onde todos ensinam e todos aprendem e, o principal, aborda medidas de combate às três principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em UTIs. Estamos falando de infecções graves causadas por cateteres [venoso central, ventilação mecânica e vesical], que aumentam morbidade, mortalidade e custos hospitalares e que podem ser evitadas com medidas eficazes de prevenção”, disse Claudia Garcia, coordenadora geral do projeto, por meio de nota.

Estimativas apontam que as infecções relacionadas à assistência à saúde podem causar até 3,5 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo. No Brasil, cada infecção dessa que é evitada ajuda a poupar entre R$ 60 mil e R$ 110 mil.

A meta do projeto é reduzir essas infecções hospitalares em 50% até o final deste ano.

Agronegócio brasileiro fecha 2025 com recorde em exportações de US$ 169 bilhões e superávit de US$ 149,07 bilhões

0

Em 2025, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 169,2 bilhões, o que representa um aumento de 3,0% em relação aos US$ 164,3 bilhões registrados em 2024. O valor corresponde a 48,5% de todo o valor exportado pelo Brasil no ano passado. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 3,6% no volume de produtos enviados ao exterior, desempenho que compensou a queda de 0,6% nos preços médios.

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o recorde no valor exportado é resultado da estratégia adotada pelo governo federal, por meio da ação coordenada entre o Mapa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a ApexBrasil, de diversificação de produtos e destinos, além da resiliência e do esforço do produtor brasileiro, que produziu em 2025 quantidade suficiente para abastecer o mercado interno, ajudando no controle dos preços, e exportar os excedentes, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o país por meio de uma agropecuária cada vez mais tecnológica e sustentável.

Por sua vez, as importações de produtos agropecuários no ano passado somaram US$ 20,2 bilhões, um aumento de 4,4% em relação a 2024. Com isso, a corrente de comércio agropecuário no último ano foi de US$ 189,4 bilhões, e o saldo da balança comercial do agronegócio, ou seja, a diferença entre o que o setor vendeu e o que comprou do exterior, fechou o ano com um superávit de US$ 149,07 bilhões.

Em dezembro de 2025, as exportações somaram US$ 14 bilhões, recorde para o mês e crescimento de 19,8% em comparação com as exportações do mesmo mês de 2024. Já as importações foram de US$ 1,62 bilhão, incremento de 6,8% em relação a dezembro de 2024, resultando em saldo da balança comercial de US$ 12,38 bilhões no último mês.

Vale destacar que, em 2025, o agronegócio brasileiro alcançou a marca de 525 novos mercados abertos desde 2023. Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, os mercados abertos desde o início desta gestão já trouxeram aproximadamente US$ 4 bilhões em receitas cambiais adicionais, sem contar o impacto das inúmeras ampliações de mercado realizadas no período. Além disso, a estratégia de diversificação de produtos elevou, durante o último ano, as exportações de produtos não tradicionais em cerca de 15%, e a diversificação de destinos possibilitou que o agronegócio brasileiro enfrentasse turbulências no cenário internacional (tarifaço, casos de influenza aviária, redução dos preços internacionais de algumas commodities, etc.).

Há ainda destaque para o efeito da safra recorde de grãos 2024/2025, que atingiu 352,2 milhões de toneladas, representando um incremento de 17% em relação ao ciclo anterior. Na pecuária, a produção atingiu níveis recordes para as carnes bovina, suína e de frango, permitindo a existência de excedentes exportáveis sem comprometer a oferta de produtos agropecuários para o mercado interno.

Destaques por produtos e mercados

Entre os três principais compradores de produtos agropecuários brasileiros, a China lidera o ranking (US$ 55,3 bilhões, 32,7% das exportações e crescimento de 11% em relação a 2024), seguida pela União Europeia (US$ 25,2 bilhões, 14,9% das exportações e aumento de 8,6% em relação ao último ano) e pelos Estados Unidos (US$ 11,4 bilhões, 6,7% das exportações e queda de 5,6% em relação a 2024). Destaque ainda para mercados que expandiram suas compras de produtos agropecuários brasileiros: Paquistão (US$ 895,6 milhões; +122%), Argentina (US$ 573,79 milhões; +29%), Filipinas (US$ 332,6 milhões; +9,18%), Bangladesh (US$ 256,75 milhões; +4,64%), Reino Unido (US$ 231,5 milhões; +3%) e México (US$ 217 milhões; +2%).

Entre os principais produtos da pauta exportadora, a soja em grãos manteve-se como o principal item, gerando US$ 43,5 bilhões em receitas cambiais (+1,4%), com volume embarcado recorde de 108,2 milhões de toneladas, aumento de 9,5%. A carne bovina também registrou recorde, com receitas de US$ 17,9 bilhões (+39,9%) e incremento de 20,4% em volume. Durante o ano de 2025, foram abertos 11 mercados para a carne bovina brasileira.

Ainda no setor de proteínas animais, destaque para o incremento de 19,6% no valor e de 12,5% no volume exportado de carne suína, tornando o Brasil, pela primeira vez, o terceiro maior exportador mundial do produto, e para o aumento de 0,6% no volume exportado de carne de frango, mesmo diante de um cenário desafiador no ano anterior, em função do primeiro e único caso registrado de influenza aviária em granjas comerciais.

O café, outro produto tradicional da pauta exportadora, apresentou crescimento de 30,3% em valor, totalizando US$ 16 bilhões, impulsionado por preços internacionais que atingiram níveis históricos, tanto para o café verde quanto para o café solúvel. Destaque também para o incremento no valor e no volume exportado de frutas (+12,8% e +19,7%, respectivamente), além da abertura de 26 mercados nos últimos três anos, e para os pescados (+2,6% em valor e +17% em volume).

Embora o complexo soja, as proteínas animais, o complexo sucroalcooleiro e o café liderem o faturamento das vendas externas brasileiras, a balança comercial de 2025 registrou crescimento expressivo de produtos menos tradicionais da pauta exportadora, que se apresentam como oportunidades para os setores envolvidos por meio da abertura e ampliação de mercados. Vale ressaltar a conquista de recordes em produtos específicos. Após a abertura do mercado chinês para o gergelim brasileiro, em novembro de 2024, as exportações desse produto para aquele país já geraram US$ 195,1 milhões.

Outro produto com expansão notável foram as miudezas de carne bovina, que apresentaram incremento de 20,6% em valor (US$ 605 milhões) e de 16,9% em volume (267 mil toneladas), com aberturas relevantes no ano anterior, como Indonésia e Filipinas.

O DDG de milho (grãos secos de destilaria), coproduto da produção de etanol, também apresentou crescimento de 4,3% em volume (825 mil toneladas). Como exemplo, a Turquia passou de US$ 35,6 milhões para US$ 62,7 milhões em compras desse produto (+76,1%). Já os feijões tiveram desempenho recorde em 2025, com aumento de 32% em valor (US$ 443 milhões) e de 55,5% em volume (533 mil toneladas), em comparação com o ano anterior.

Diversos itens que não compõem o grupo principal de commodities alcançaram marcas históricas em 2025, quando comparados a 2024:

  • Pimenta piper seca ou triturada: US$ 517,81 milhões em valor (+81,1%) e 803 mil toneladas (+34,6%)
  • Amendoim: US$ 366,9 milhões em valor (+1,9%) e 311,5 mil toneladas (+37,3%)
  • Óleo de amendoim: US$ 264,6 milhões em valor (+147,4%) e 173 mil toneladas (+180,4%)
  • Melões frescos: US$ 231,5 milhões em valor (+24,9%) e 283,4 mil toneladas (+16,4%)
  • Castanha de caju: US$ 75,8 milhões em valor (+72,7%) e 16,6 mil toneladas (+120,2%)

Apoio ao Exportador

Durante 2025, foram desenvolvidas ferramentas e iniciativas como o AgroInsightPassaporte Agro e Caravanas do Agro Exportador, que tem aproximado produtores e cooperativas de oportunidades nos mercados internacionais, levando informação qualificada que estimula e apoia à entrada de exportadores no mercado internacional.

O AgroInsight, por exemplo, foi lançado em janeiro de 2025 e já identificou mais de 800 oportunidades de negócios, mapeadas pelos adidos agrícolas em 38 países. Os resultados positivos refletem a estratégia de ampliar o alcance internacional do campo por meio de novas oportunidades de mercado.

Pecuária inteligente: Senar/MS acelera avanço tecnológico em propriedade rural

0

Na Fazenda São Judas Tadeu, excelência em melhoramento genético é mais que objetivo é propósito. Para isso, o ambiente precisa ser seguro, prático e organizado. Cláudio Zottesso, ao lado de sua equipe de cinco colaboradores e da família, conduz a cria, recria e engorda de gado Nelore com resultados consistentes. Mas, diante de uma produção cada vez mais intensa, o pecuarista percebeu a necessidade de otimizar a gestão.

“Inicialmente, a dificuldade era no gerenciamento financeiro receitas e despesas. Participamos de muitos leilões, e controlar os pagamentos no papel é complicado. Eu precisava resolver esse gargalo o mais rápido possível”, conta Cláudio.

Com o apoio do filho, Rafael Zottesso  formado em Sistemas de Informação e professor no Instituto Federal do Paraná a propriedade vive, há três anos, um novo cenário: a pecuária inteligente.

“Desde 2022, estou migrando tudo o que antes era no papel para o computador. Começamos com planilhas e, hoje, utilizamos um programa que gerencia todos os processos da fazenda, desde a parte financeira até a automação”, explica Rafael.

“No sistema, conseguimos acompanhar as características de cada animal, ter um balanço da produção, controlar lucros e prejuízos e acessar diversas informações que nos permitem agir antes do erro. E isso só foi possível com a ajuda do Senar/MS”, completa.

Hoje, a família Zottesso recebe a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Mas Cláudio já participa das capacitações da instituição há mais de 15 anos. Evoluir junto ao Senar/MS é, para ele, a certeza de trilhar o caminho da excelência.

“O Diogo, técnico de campo que nos acompanha, me deu várias orientações no início. Lembro que voltei pra casa com uma folha cheia de anotações para melhorar o sistema. Além de gerenciar dados, estou implementando automações aqui. O pomar e a horta, por exemplo, são irrigados pelo comando do celular. Também instalamos câmeras em toda a fazenda, então consigo acompanhar tudo de qualquer lugar. Vamos iniciar 2026 com uma propriedade 100% digitalizada e acessível para todos os colaboradores”, afirma o professor.

As inovações também elevaram a qualidade de vida de quem faz a produção acontecer.

“A ideia é que, da porteira para dentro, a gente tenha mais segurança no trabalho e, consequentemente, mais eficiência. Se servirmos de exemplo para outros produtores, fico muito feliz”, diz Cláudio.

Para a família, esse avanço só foi possível porque o Senar esteve presente, oferecendo conhecimento, acompanhamento e incentivo contínuo. Hoje, eles colhem resultados: um rebanho mais eficiente, uma gestão moderna e uma propriedade que se torna referência – não apenas por produzir bem, mas por produzir com inteligência, inovação e visão de futuro.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital

0

No dia 20 de dezembro do ano passado Dourados ganhou um dos hospitais mais modernos e tecnológicos do Estado: o HRD (Hospital Regional de Dourados), que já nasceu 100% digital. Com foco na eficiência, segurança da informação e experiência humanizada ao paciente, o HRD integra processos eletrônicos em toda a jornada de atendimento: do agendamento às internações.

Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital

Entre as facilidades aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital oferece um sistema de agendamento digital, permitindo que o paciente confirme sua consulta pelo WhatsApp, garantindo melhor organização da agenda assistencial. Além disso, os pacientes terão acesso rápido e seguro a todos os exames diretamente pelo Portal de Exames, eliminando a necessidade de papéis e deslocamentos extras, trazendo agilidade no atendimento e maior autonomia ao cidadão.

Outro destaque é a utilização de um prontuário eletrônico de alta performance, amplamente reconhecido no país por aumentar a segurança do paciente, padronizar condutas, reduzir erros e permitir que todas as áreas assistenciais trabalhem de forma integrada. O sistema oferece suporte à decisão clínica e agiliza processos, garantindo que informações críticas estejam sempre disponíveis em tempo real.

Para a Diretora Geral do HRD, Andréia Alcântara, a digitalização da saúde não é apenas um avanço tecnológico, é uma ferramenta essencial para oferecer cuidado mais seguro, rápido e humanizado. “No Hospital Regional de Dourados, cada processo foi pensado para colocar o paciente no centro, garantindo eficiência, integração e transparência em toda a sua jornada”, afirmou a diretora.

Secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone comemora o emprego da tecnologia em um hospital que integra a rede estadual de saúde. “O Hospital Regional de Dourados simboliza um novo patamar para o SUS em Mato Grosso do Sul. Um hospital que já nasce 100% digital para ampliar ainda mais a segurança do paciente, qualifica o cuidado, otimiza os fluxos assistenciais e garante mais transparência e eficiência em toda a jornada de atendimento”.

A saúde digital já é realidade em Dourados

Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital

Uma das novidades do Hospital Regional de Dourados é a checagem beira-leito de forma digital, utilizando dispositivos móveis para validar medicações, procedimentos e identificação do paciente, o que reduz riscos e fortalece protocolos de segurança do paciente. Ou seja, antes do paciente receber qualquer tipo de medicação ocorre a conferência eletrônica por parte da equipe assistencial, evitando erros de garantindo a segurança das medicações aplicadas.

Para a paciente Zenilda Lopes dos Santos, de 70 anos, essa tecnologia é novidade. “É a primeira vez que vejo esse tipo de tecnologia, até mesmo em outros estados onde fui atendida. Estou internada aqui e vejo como o processo traz mais segurança para o paciente. Afinal, no meio de tantos pacientes, o meu medicamento pode ser parecido com o da paciente do lado, mas com essa checagem beira leito não tem como ter erro na medicação”, contou a paciente.

Tecnologia a favor do paciente

Por meio do Portal do Paciente, que será implantado em breve, familiares e usuários autorizados poderão acompanhar o prontuário digital e o boletim médico, fortalecendo a comunicação entre equipe e família. Além disso, o hospital já conta com painéis digitais de acompanhamento das internações, fornecendo indicadores em tempo real para garantir eficiência operacional, melhorando o uso dos leitos e apoiando decisões estratégicas.

Outra melhoria é o encaminhamento eletrônico, ou seja, quando um paciente precisa ser direcionado para outra especialidade, o médico realiza o encaminhamento eletronicamente, e o paciente entra automaticamente na fila de agendamento. O processo elimina formulários em papel, que podem ser extraviados, e assegura total rastreabilidade e transparência.

“O HRD está materializando o uso de ferramentas avançadas em saúde digital que já vinham sendo adequadas há tempos, agora implantando-as na prestação do serviço público. A integração total dos sistemas garante rastreabilidade, apoio à decisão clínica e processos mais ágeis, sempre com o paciente no centro do cuidado”, finaliza o coordenador de Tecnologia da Informação da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital

Comunicação SES
*com informações do HRD
Foto de capa e internas: Arquivo/HRD
Galeria: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.960 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhõesMega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 35 milhões.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp  

As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.