15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 258

Exportação de café do Brasil cai em 2025, mas bate recorde em receita

0
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).Exportação de café do Brasil cai em 2025, mas bate recorde em receitaExportação de café do Brasil cai em 2025, mas bate recorde em receita

A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990, quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países.

De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade.

“Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única origem do mundo que consegue exportar para mais de 120 países, respondendo por mais de um terço do market share global”, disse.

Tarifaço

De acordo com Ferreira, a diminuição no número de sacas exportadas já era aguardada em 2025 em razão do clima e dos embarques recordes registrados um ano antes, o que reduziu os estoques. “Exportamos um volume histórico em 2024, reduzindo o montante de café armazenado no país, e a safra do ano passado foi impactada pelo clima, combinação que culminou na limitação da disponibilidade do produto”, explicou.

Também influenciaram o resultado, segundo ele, as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre o produto brasileiro.

“Nos quase quatro meses de vigência do tarifaço sobre todos os tipos de café do Brasil, entre o começo de agosto e o fim de novembro – vale lembrar que o solúvel ainda segue taxado –, nossos embarques aos norte-americanos despencaram 55%, majoritariamente afetados por essas taxas”, destacou.

Principais destinos

Com a aquisição de 5,4 milhões de sacas, a Alemanha assumiu a liderança entre os maiores importadores dos cafés do Brasil no ano passado, apesar de o volume implicar queda de 28,8% das vendas ao país, na comparação com 2024. Esse montante representou 13,5% de todos os embarques brasileiros do produto em 2025.

Os Estados Unidos, usualmente líderes dessa classificação, desceram à segunda posição no ano passado, como reflexo do declínio observado no período de vigência do tarifaço. Os estadunidenses importaram 5,3 milhões de sacas em 2025 – 13,4% do total, com queda de 33,9% frente aos 12 meses de 2024.

Tipos de café

Nos 12 meses do ano passado, o café arábica foi a espécie mais exportada pelo Brasil, com 32,3 milhões de sacas vendidas ao exterior. Esse volume equivale a 80,7% do total.

A espécie canéfora (conilon e robusta) vem na sequência, com o embarque de 3,9 milhões de sacas (10% do total), seguida pelo setor de café solúvel, com 3,6 milhões de sacas (9,2%), e pelo segmento de café torrado e torrado e moído, com 58.474 sacas (0,1%).

Governo de Japorã investe R$ 1,62 milhão em asfaltamento de ruas

0
Prefeito Vitor Malaquias (à esquerda) vistoria obra de drenagem de água pluvial na rua Sargento Garcia da Silva, que receberá pavimentação asfáltica. (Fotos: Roney Minella/Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Japorã está investindo em uma das obras mais reivindicadas pela população: a pavimentação asfáltica. A melhoria, iniciada recentemente, vai exigir um investimento total de R$ 1.627.752,40, sendo R$ 1.441.714,00 de recursos federais e R$ 186.038,40 de recursos próprios do município, como contrapartida.

VISTORIA

O prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias, vistoriou no fim da tarde de hoje, segunda-feira (19-01), os trabalhos executados pela empreiteira TRANSMAQ – Serviços e Locações Ltda. Após o estaqueamento das ruas, foram iniciadas as execuções de 573,81 metros lineares de galerias de águas pluviais. Simultaneamente estão sendo executados 10 poços de visitas, que permitirão a construção de 20 bocas de lobo.

Governo de Japorã investe R$ 1,62 milhão em asfaltamento de ruas

“Aqui serão implantados 4.822 metros quadrados de pavimentação asfáltica. Esta obra será emblemática, pois, marcará o fim das ruas sem asfalto em nossa cidade. Japorã será a primeira cidade do Sul de Mato Grosso do Sul com cem por cento das ruas pavimentadas”, destaca o prefeito Malaquias.

PARCERIA

O prefeito de Japorã frisa que os recursos federais para a obra, conquistados através de emenda do senador Nelson Trad Filho – Nelsinho, garantirão o asfaltamento com concreto betuminoso usinado à quente das seguintes ruas: Sargento Garcia da Silva (antiga rua Itaporã), Francisco Demarchi (antiga rua Campo Grande), Antenor Aleixo de Souza (antiga rua Rondonópolis) e rua Projetada, situadas na região oeste da cidade.

“Após a conclusão deste asfaltamento estaremos decretando o fim do barro, da poeira, do lamaçal, dos buracos e valetas que sempre eram motivos de reclamações da população. Os moradores destas ruas passarão a ter melhor mobilidade urbana, avanço na qualidade de vida e, ao mesmo tempo, a valorização de seus imóveis”, apontou Malaquias.

Governo de Japorã investe R$ 1,62 milhão em asfaltamento de ruas

De acordo com o Contrato 75/2025, além das obras de drenagens e pavimentação, a empreiteira vai implantar 1.349,94 metros lineares de meios-fios, além de executar a sinalização de trânsito com a instalação de 21 placas de regulamentação e pintura de 74,77 metros quadrados de sinalização horizontal. “Este é o cumprimento de um compromisso que assumimos com as famílias japoraenses. Com o apoio de nossos representantes em Brasília, da vice-prefeita Aninha, vereadores, ex-prefeito Paulão e secretários municipais. Todos têm parcela de contribuição nesta importantíssima conquista. Quem ganha é a nossa comunidade”, finalizou Vitor Malaquias. 

Governo de Japorã investe R$ 1,62 milhão em asfaltamento de ruas

Decreto permite que faculdades comunitárias recebam recursos públicos

0
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (19), regulamenta a qualificação das instituições comunitárias de ensino superior e define regras para que elas possam fazer parcerias com órgãos estatais e acessar recursos do orçamento público. Essas entidades são faculdades e universidades sem fins lucrativos constituídas na forma de associação ou fundação e geridas por um conselho comunitário formado por vários segmentos da sociedade civil.Decreto permite que faculdades comunitárias recebam recursos públicosDecreto permite que faculdades comunitárias recebam recursos públicos

“Esse decreto vai permitir às instituições terem acesso a editais de órgãos governamentais de fomento direcionados a instituições públicas. Vai ter o direito de recebimento de recursos orçamentários do poder público para o desenvolvimento de atividades de interesse público. Terão a possibilidade de ser alternativa na oferta de serviços públicos, no casos em que não são proporcionados diretamente por entidades públicas, parceiras e públicas-estatais”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante evento de assinatura do ato, no Palácio do Planalto.

A cerimônia contou com a presença do presidente Lula e de diversas autoridades e representantes de faculdades comunitárias.

A nova norma regulamenta a chamada Lei das Comunitárias (Lei nº 12.881/2013) e foi elaborada a partir de um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024, que reuniu especialistas da pasta, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e representantes de entidades como a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Durante a solenidade, Santana também ressaltou que asinstituições comunitárias de ensino superior tiveram um bom desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado ano passado. Osresultados foram divulgados nesta segunda-feira. “Isso mostra a relevância dessas instituições comunitárias, e muitas delas estão presentes em municípios que não têm universidade pública”, disse o ministro.

A presidente da Abruc e reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), Maria das Graças Soares da Costa, também discursou no evento e agradeceu o reconhecimento dessas instituições para o desenvolvimento regional do Brasil. “Faremos uma nova história com a sua assinatura, que muito nos honra, e queremos fazê-la com toda a responsabilidade, sobretudo no dia em que também são abertas as inscrições para o Sisu [Sistema de Seleção Unificada]“, declarou.

Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural

0
O prefeito Heliomar Klabunde, ladeado pela secretária de saúde, Dra. Patrícia Sander e pelo vereador e capitão da Aldeia Paraguassu, Ubaldo Fernandes. Casa de Apoio era um pedido, principalmente das comunidades indígenas e moradores zona rural. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de melhorar o atendimento da população, sobretudo dos moradores na zona rural e nas comunidades indígenas, a prefeitura inaugurou, na quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma Casa de Apoio à Saúde, em Paranhos.

Instalada aos fundos do Hospital Municipal Nossa Senhora Conceição, a casa terá a função de abrigar e oferecer apoio a pessoas indígenas e não indígenas que recebem alta hospitalar e precisam de atendimento continuado ou que cheguem de atendimento médico fora do município e não tem como se deslocar para suas residências, segundo informou a Secretara Municipal de Saúde.

Segundo a secretária de saúde do município, a médica, Dra. Patrícia Sander, muitas pessoa que residem distante do hospital, principalmente moradores da zona rural e comunidades indígenas, recebem alta da unidade hospitalar, mas precisam de uma medicação continuada, fazer trocas periódicas de curativos ou permanecer sob acompanhamento médico e encontravam dificuldades por não terem um local para ficar.

“O objetivo dessa Casa de Apoio é suprir essa demanda. Oferecer as pessoas que necessitem desse tipo de acompanhamento um local aconchegante e sob supervisão de profissionais de saúde”, disse Dra. Patrícia.

A secretária de saúde enfatizou que a Casa de Apoio também estará disponível para abrigar pessoas de Paranhos que passam por atendimento médico fora do município, retornam fora de hora e, por residirem longe, não disporem de meios para chegarem aos seus lares. “Essas pessoas encontrarão na Casa de Apoio um local adequado e com alimentação para aguardar o momento de voltarem para seus lares”, disse a secretária.

O prefeito Heliomar Klabunde, ao fazer uso da palavra, destacou que a implantação da Casa de Apoio, que existia em anos passados, mas foi desativada com a chegada da Covid-19, em 2020, era um anseio da população, sobretudo dos moradores da zona rural e das comunidades indígenas. “Quando em campanha ouvimos muitos pedidos pela implantação dessa Casa de Apoio. Assumimos o compromisso de implantar, caso chegássemos à prefeitura e agora estamos inaugurando”, destacou Heliomar.

Fala do prefeito Heliomar Klabunde

Secretários municipais, profissionais da área de saúde e integrantes da SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) estiveram presentes, prestigiando a inauguração.

Também esteve presente prestigiando o ato inaugural o vereador em Paranhos, Ubaldo Fernandes, que também é o capitão (cacique) da comunidade indígena Aldeia Paraguassu, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, em Paranhos, João Feliciano da Silva e o membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (Condisi-MS), Otoniel Ricardo, entre outras personalidades.

Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural
Otoniel Ricardo, representante do Condisi-MS no ato inaugural.
Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, em Paranhos, João Feliciano da Silva.
Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural
Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural
Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural
Paranhos inaugura Casa de Apoio para pacientes indígenas e da zona rural

Com relatório de Rodolfo Nogueira, Comissão aprova projeto que cria programa nacional de segurança no campo

0

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 467/25, que cria um programa nacional de proteção ao agronegócio e às comunidades rurais, sob relatoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). A proposta tem como objetivo fortalecer a segurança no campo e coibir crimes como furto de gado, invasões de propriedades e roubos de equipamentos agrícolas.

O projeto prevê que o programa seja executado no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), por meio de ações estratégicas como a articulação e integração das forças de segurança estaduais e federais, a ampliação da presença da Força Nacional de Segurança Pública em áreas rurais, o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e inteligência para prevenção de crimes e a capacitação de policiais militares e civis para atuação específica no combate à criminalidade no campo.

A proposta também incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança rural, com apoio técnico e financeiro para a implantação de sistemas de vigilância, incluindo o uso de drones, câmeras e cercas inteligentes em propriedades rurais.

Em relação ao financiamento, o texto estabelece a utilização de recursos do Orçamento da União destinados ao Susp, além de parcerias público-privadas e linhas de crédito específicas para pequenos e médios produtores rurais, voltadas à aquisição de equipamentos de segurança.

Ao apresentar parecer favorável, o relator Rodolfo Nogueira destacou que o programa representa uma política de Estado voltada à proteção dos produtores rurais e de suas famílias. “Trata-se de uma resposta proporcional à gravidade dos crimes no campo, onde o impacto econômico e social das ações criminosas é elevado, e o dano muitas vezes recai sobre o sustento de famílias inteiras”, afirmou.

Além da criação do programa, o projeto propõe alterações em duas leis federais. No Estatuto do Desarmamento, a proposta dispensa moradores de áreas rurais da comprovação de efetiva necessidade para aquisição ou porte de arma de fogo, além de prever redução de taxas federais, prioridade na análise de processos e ampliação do limite de aquisição de armas e munições para defesa de propriedades rurais. Já no Código Penal, o texto aumenta de um terço até o dobro as penas para crimes contra o patrimônio cometidos em zonas rurais, equiparando-os aos crimes praticados contra instituições financeiras e empresas de segurança privada.

O Projeto de Lei 467/25 ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário da Câmara. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Novas embarcações da Petrobras triplicarão capacidade de transporte

0
Foto: Transpetro/Divulgação

A Petrobras e a subsidiária de logística Transpetro investirão R$ 2,9 bilhões em cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores. Com as embarcações, de acordo com a Petrobras, a frota de gaseiros da Transpetro irá subir de seis para 14, triplicando a atual capacidade de transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e derivados. Novas embarcações da Petrobras triplicarão capacidade de transporteNovas embarcações da Petrobras triplicarão capacidade de transporte

O objetivo é, segundo a empresa, reduzir a dependência de afretamentos, proporcionando maior flexibilidade e eficiência às operações logísticas de movimentação de GLP e de outros produtos. Os novos gaseiros serão até 20% mais eficientes no consumo de energia, reduzirão as emissões de gases de efeito estufa em 30% e poderão operar em portos eletrificados.

Já as barcaças e os empurradores marcam, segundo a companhia, a entrada da Transpetro na navegação interior, ou seja, em águas abrigadas ou parcialmente abrigadas, como rios, lagos, canais, baías e lagoas. Com as embarcações, a Transpetro passará a dispor de uma frota própria para abastecimento em polos estratégicos como Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). 

Programa Mar Aberto

As embarcações fazem parte do Programa Mar Aberto, iniciativa voltada à renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras. Os contratos para a construção serão assinados nesta terça-feira (20), em cerimônia em Rio Grande (RS), que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O programa Mar Aberto contará com aportes estimados em US$ 6 bilhões no período de 2026 a 2030, cerca de R$ 32 bilhões.  A iniciativa prevê a construção de 20 navios de cabotagem, além de 18 barcaças e 18 empurradores, bem como a o afretamento de 40 novas embarcações de apoio destinadas à renovação da frota de suporte às atividades de exploração e produção (E&P).

As embarcações cujos contratos serão firmados nesta terça serão operadas pela Transpetro e construídas em estaleiros de três estados. No Rio Grande do Sul, o Estaleiro Rio Grande será responsável pela obra dos gaseiros. No Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia, construirá as 18 barcaças. Em Santa Catarina, o estaleiro Indústria Naval Catarinense, vai construir os 18 empurradores.

Associações criticam avaliação dos cursos de medicina feita pelo MEC

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Associações que representam instituições privadas de ensino superior manifestaram preocupação e crítica em relação à divulgação, nesta segunda-feira (19), dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 351 cursos de medicina em todo o país.Associações criticam avaliação dos cursos de medicina feita pelo MECAssociações criticam avaliação dos cursos de medicina feita pelo MEC

Em nota, a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) disse que análises realizadas por instituições espalhadas pelo Brasil indicam divergências entre os dados reportados ao sistema em dezembro do ano passado e os números divulgados agora, especialmente em relação ao total de estudantes considerados proficientes nos cursos.

Diante da avaliação anunciada, a Anup informou que aguarda esclarecimentos técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela avaliação, antes de se manifestar de forma conclusiva sobre os resultados apresentados.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) divulgou nota em que critica a condução adotada pelo MEC e pelo Inep em relação ao Enamed, especialmente após o anúncio de aplicação imediata dos resultados para fins punitivos às instituições de educação superior.

De acordo com a Abmes, a primeira edição do exame, realizada em outubro de 2025, ocorreu antes da divulgação pública de critérios como parâmetros de desempenho, cortes de proficiência e consequências associadas aos resultados. A entidade afirma que a consolidação dessas regras apenas após a aplicação da prova fere princípios de previsibilidade, transparência e segurança jurídica.

A associação também é contrária à atribuição de efeitos punitivos já na edição inaugural do Enamed. São as chamadas medidas cautelares, entre elas, restrição de vagas e impedimento de novos ingressos. Na avaliação da Abmes, essa condução, sem período de transição ou validação progressiva, compromete a credibilidade do exame, expõe instituições e estudantes a um cenário de instabilidade regulatória e pode gerar insegurança jurídica e judicialização.

Na nota, a Abmes defende que os resultados do Enamed 2025 sejam tratados como um diagnóstico inicial, voltado ao aperfeiçoamento das próximas edições, com a suspensão imediata dos efeitos punitivos anunciados.

Ao participar de um evento no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou sobre a repercussão dos resultados do Enamed.

“Apresentamos os dados hoje, vamos ter as medidas cautelares necessárias, num processo de transição. Nosso objetivo não é prejudicar ninguém, muito menos o aluno, e nenhum será prejudicado, mas garantir que as faculdades reflitam sobre a qualidade da sua infraestrutura, da sua monitoria, dos seus laboratórios, para a gente ter bons profissionais formados nesse país”, pontuou.

Avaliação

A maior parte dos cursos, 243 no total, tiveram bom resultado na avaliação e um desempenho que garantiu proficiência a, pelo menos, 60% dos estudantes concluintes da formação médica. Outros 107 cursos foram mal avaliados e um não foi avaliado por baixo número de concluintes inscritos.

Os melhores desempenhos foram apresentados pelos 6.502 estudantes de instituições federais, que apresentaram uma pontuação média de 83,1% de proficiência, seguido dos estudantes das estaduais, com média de 86,6%, entre os 2.402 inscritos.

Os piores desempenhos foram dos 944 estudantes da rede municipal, que somaram uma média de 49,7% da pontuação máxima, com resultado médio considerado insuficiente pelo exame. Os 15.409 estudantes da rede privada com fins lucrativos também apresentaram uma média de apenas 57,2% da pontuação máxima.

Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS

0
Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS

No exercício do cargo de governador, o vice-governador José Carlos Barbosa realizou a entrega e autorização de obras estruturantes em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população. As ações contemplam os municípios de Inocência, Água Clara, Três Lagoas, Naviraí, Caarapó e Dourados, com investimentos que somam mais de R$ 255 milhões, viabilizados com articulação da Casa Civil.

Os investimentos abrangem áreas estratégicas como infraestrutura urbana, educação, saneamento básico, mobilidade, logística e abastecimento de água, fortalecendo a política de municipalismo adotada pelo Governo do Estado, que prioriza o diálogo permanente com as prefeituras e o atendimento às demandas locais.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, o modelo de gestão tem como foco garantir que os recursos públicos cheguem de forma eficiente aos municípios.“O municipalismo é um dos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel e do vice-governador Barbosinha. Nosso trabalho é manter o diálogo constante com os prefeitos, entender as necessidades de cada cidade e transformar essas demandas em obras concretas, que impactam diretamente a vida das pessoas”, destacou o secretário.

Em Inocência, o Governo do Estado investiu R$ 2,8 milhões na pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais do loteamento Nercílio Ferreira Leal, garantindo melhores condições de mobilidade urbana.

Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS
Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS

Em Água Clara, os investimentos ultrapassam R$ 14,7 milhões, contemplando a reforma geral e ampliação com acessibilidade da Escola Estadual Chico Mendes, além de obras de pavimentação, drenagem e ampliação do sistema de abastecimento de água no distrito de Barra Mansa.

Para Três Lagoas, os recursos superam R$ 33 milhões, com a construção de reservatórios, perfuração de poço tubular profundo, pavimentação e drenagem da Avenida Custódio Andrews e construção de pontes de concreto em rodovias vicinais.

Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS

Em Naviraí, os investimentos somam mais de R$ 41 milhões, incluindo obras de infraestrutura, reformas e ampliações de escolas estaduais, expansão da rede de esgotamento sanitário e ativação de poços tubulares profundos.

No município de Caarapó, o Governo do Estado destinou mais de R$ 30 milhões para reformas, ampliações e adequações de unidades escolares, construção de quadras esportivas e execução de rede coletora de esgoto.

Já em Dourados, os investimentos ultrapassam R$ 132 milhões, com entregas e autorizações de obras de saneamento, abastecimento de água, tratamento de esgoto, redes coletoras, combate a perdas, reabilitação de poços e a assinatura de contrato para implantação dos sistemas de abastecimento de água nas Aldeias Jaguapiru e Bororó.

A presença da Casa Civil durante as agendas reforça o papel estratégico da pasta na coordenação institucional entre o Governo do Estado, municípios, secretarias e órgãos executores, garantindo planejamento, eficiência e celeridade na execução dos investimentos.

Com esse conjunto de ações, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com um municipalismo forte, promovendo desenvolvimento equilibrado, geração de empregos e melhorias concretas para a população em todas as regiões do Estado.

Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS
Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS
Mais de R$ 255 milhões em investimentos fortalecem infraestrutura e saneamento em MS

Beatricce Bruno, comunicação Casa Civil
Fotos: Álvaro Rezende e Bruno Rezende (Secom)

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José    Fone: 3481-1213

Próximo ao Supermercado Mega

o

FMI reduz para 1,6% previsão de crescimento do Brasil em 2026

0

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira em 2026, em um movimento que contrasta com a revisão para cima do desempenho da economia global. Segundo o organismo, o principal fator por trás do corte é a manutenção de uma política monetária restritiva no país, adotada para conter a inflação.FMI reduz para 1,6% previsão de crescimento do Brasil em 2026FMI reduz para 1,6% previsão de crescimento do Brasil em 2026

De acordo com a atualização do relatório Perspectiva Econômica Global, divulgada nesta segunda-feira (19), o Brasil foi um dos poucos grandes países a registrar revisão negativa nas estimativas para 2026.

Brasil: principais números revisados pelo FMI

  • 2026: crescimento de 1,6%, queda de 0,3 ponto percentual em relação à projeção anterior (1,9%);
  • 2025: projeção elevada de 2,4% para 2,5%;
  • 2027: estimativa aumentada de 2,2% para 2,3%.

As estimativas anteriores foram divulgadas em outubro. Segundo o FMI, o desempenho mais fraco em 2026 reflete os efeitos defasados do aperto monetário. A taxa básica de juros (Selic) está em 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas, e vem sendo mantida nesse nível desde agosto de 2025.

“As perspectivas mais fracas para o Brasil estão ligadas, principalmente, à política monetária restritiva adotada para conter a inflação elevada no ano passado”, explica o Fundo.

Apesar da leve melhora esperada para 2025 e 2027, o FMI avalia que o país ainda sente os impactos dos juros elevados, o que limita a expansão da atividade econômica no curto prazo.

Inteligência artificial

Enquanto o Brasil teve sua projeção reduzida, o cenário global foi revisado para cima, sustentado principalmente pelo avanço dos investimentos em tecnologia e inteligência artificial (IA).

Crescimento global em 2026:

  • 3,3%, alta de 0,2 ponto percentual
  • 2025: também 3,3%, alta de 0,1 ponto percentual
  • 2027: 3,2%, sem alteração

O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, destacou a resiliência da economia mundial, mesmo após as tensões comerciais e tarifárias registradas em 2025.

“A economia global está se livrando dos distúrbios comerciais e tarifários e se saindo melhor do que esperávamos”, disse.

América Latina

O desempenho brasileiro também ficou abaixo da média regional. Para a América Latina e o Caribe, o FMI projeta crescimento de 2,2% em 2026 e 2,7% em 2027, acima do ritmo esperado para o Brasil.

Já as economias emergentes e em desenvolvimento devem crescer 4,2% em 2026, reforçando o caráter isolado da revisão negativa brasileira no relatório.

Alerta

Apesar do otimismo global, o FMI alerta que o crescimento mundial está concentrado em poucos países e setores, sobretudo os ligados à inteligência artificial. Caso as expectativas de ganhos de produtividade não se confirmem, o fundo avalia que pode haver correções nos mercados financeiros.

Para o Brasil, a avaliação é de cautela. Mesmo com sinais de melhora nos próximos anos, o custo elevado do crédito segue como o principal freio ao crescimento econômico, segundo o FMI.

Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas

0
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai intensificar o acompanhamento da saúde das crianças indígenas. Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) lançou o primeiro módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância. O programa faz parte do Sistema de Atenção à Saúde Indígena, que coleta, gerencia e disponibiliza dados sobre a saúde dessa população.Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenasMinistério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Putira Sacuena, o objetivo é identificar de forma precoce os agravos e doenças prevalentes na infância nos 34 distritos sanitários de saúde indígena de todo o Brasil.

“A sistematização dessas informações em saúde é um eixo totalmente estratégico para o cuidado da infância indígena, pois permite o monitoramento contínuo do crescimento e do desenvolvimento das crianças, mas principalmente a identificação precoce de risco e vulnerabilidades. E com essa análise da situação de saúde, podemos fazer o planejamento de ações mais oportunas e efetivas”, complementou.

Até então, o sistema não possuía uma área específica para padronizar as informações sobre as crianças. O novo módulo vai permitir que as equipes multidisciplinares que atuam em territórios indígenas registrem informações mais específicas durante os atendimentos.

O monitoramento vai incluir triagem neontal, avaliação dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, rastreio de sinais de risco para transtorno do espectro autista e identificação de situações de vulnerabilidades, incluindo suspeitas de violência.

A Sesai também definiu uma série de campos obrigatórios para garantir que esses dados sejam preenchidos, como a realização e o resultado dos exames do coraçãozinho, do ouvidinho e do pezinho, feitos logo após o nascimento, para identificar problemas de saúde. Essas informações também serão úteis para oferece um histórico mais completo aos profissionais que atenderem a essas crianças posteriormente.

Anvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitter

0
Fto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (19) o recolhimento de produtos para decorar alimentos que contêm substâncias não autorizadas como glitter e plástico.Anvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitterAnvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitter

Os produtos que devem ser recolhidos são:

  • Folha de Ouro para decoração com polímeros plásticos da marca Morello (todas as cores) 
  • Pó/Brilho (Glitter) para decoração com polímeros plásticos da marca Morello (todas as cores).

Esses produtos são fabricados pela 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. Morello e estão sendo comercializados em plataformas de vendas online, como Shopee, Mercado Livre e Amazon, e no Instagram.

>> Leia a Resolução no Diário Oficial da União.

A Anvisa determinou ainda a suspensão, comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo desses produtos.

A agência reguladora ordenou também a apreensão de todos os produtos vendidos pela empresa Nykax Produtos Naturais (Maiko Nikolas dos Santos Produtos Naturais), devido a origem desconhecida de todos os alimentos da empresa.

A decisão foi tomada após a tentativa da Vigilância Sanitária de Curitiba de realizar  inspeção no local, em dezembro do ano passado, e não ter encontrado a empresa no endereço disponibilizado. 

SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul

0

Encontros realizados na Superintendência de Saúde Digital da SES, reuniram equipes da Secretaria de Estado de Saúde, da Fiocruz/MS (Fundação Oswaldo Cruz), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) para discutir a implantação da teleconsultoria assíncrona e o avanço das ofertas de telessaúde em Mato Grosso do Sul.

Os encontros fizeram parte de uma visita técnica da equipe do Telessaúde Santa Catarina/UFSC e tiveram como foco a qualificação do acesso às especialidades, a redução das filas de espera e a organização da rede assistencial, especialmente em um Estado com grande extensão territorial e municípios de pequeno porte.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a saúde digital é estratégica para garantir acesso especializado de forma equitativa. “A telessaúde é essencial para um Estado com grandes distâncias e municípios menores. Ela melhora o acesso, reduz custos e torna o sistema mais eficiente”, destacou.

Durante as discussões, também foi reforçada a importância do fortalecimento da Atenção Primária como eixo estruturante do sistema. O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela, ressaltou que a organização da porta de entrada é decisiva para enfrentar as filas. “Fortalecer a Atenção Primária é fundamental para reduzir encaminhamentos desnecessários e a sobrecarga da rede. É um trabalho contínuo, que exige planejamento e parceria”, afirmou.

Entre as principais propostas debatidas está a implantação da teleconsultoria assíncrona, modelo em que o acesso inicial ocorre por teleatendimento antes do encaminhamento presencial ao especialista. Segundo a Superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, a iniciativa começa pela endocrinologia em Campo Grande. “Estamos avançando na implantação da teleconsultoria assíncrona, com início na endocrinologia e perspectiva de expansão gradual para outros municípios e especialidades”, explicou.

A experiência acumulada pela UFSC no Telessaúde Brasil Redes também foi apresentada como referência para o Estado. O Consultor do Núcleo de Saúde Digital da UFSC, Marcos Maeyama, destacou o impacto do modelo na organização do acesso às especialidades. “A teleconsultoria permite qualificar o encaminhamento ao especialista, reduzir filas e dar mais eficiência ao fluxo assistencial. Essa experiência vem sendo adaptada à realidade de Mato Grosso do Sul, considerando as demandas locais e a capacidade da rede”, afirmou.

Já a pesquisadora em Saúde Digital e Telessaúde da Fiocruz/MS, Milene Dantas, ressaltou a contribuição da instituição para a ampliação das ofertas no Estado. “A Fiocruz tem apoiado a expansão das ações de telessaúde, dentre elas, as teleconsultorias, qualificando a Atenção Primária, ampliando e fortalecendo o cuidado especializado por meio da saúde digital”, disse.

A implantação inicial ocorrerá em Campo Grande, com previsão de ampliação para outros municípios do Estado conforme a disponibilidade de equipes, infraestrutura e profissionais especializados, fortalecendo a integração entre Estado, municípios e instituições parceiras.

André Lima, Comunicação SES
Foto: André Lima

Detran-MS publica portaria reduzindo valores dos exames da CNH do Brasil

0

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) publicou, nesta segunda-feira 19 de janeiro, no DOE (Diário Oficial do Estado), a Portaria “N” nº 201 de 16 de janeiro de 2026, que estabelece os novos valores dos Exames de Aptidão Física e Mental e da Avaliação Psicológica para primeira habilitação, renovação ou alteração da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida atende a Portaria Senatran nº 927, de 12 de dezembro de 2025, que fixou em R$ 180,00 o teto máximo que deve ser pago nos exames médicos e psicológicos realizados pelos Detrans em todo o país. Assim que a Portaria da Senatran foi publicada, o Detran-MS iniciou estudos técnicos para adequação dos valores, buscando evitar insegurança jurídica para o processo e não prejudicar o cidadão.

A divulgação da nova CNH do Brasil pelo Ministério dos Transportes, sem consulta ou detalhar algo de forma prévia aos órgãos estaduais de trânsito, gerou questionamentos técnicos e jurídicos em todo país o que dificultou a implementação imediata das mudanças de processos, taxas e adaptações sistêmicas.

Com a nova Portaria, o valor do Exame de Aptidão Física e Mental foi fixado em R$ 75, enquanto a Avaliação Psicológica passou a custar R$ 105. Nos casos que for necessária uma junta médica ou junta psicológica, o pagamento deve ser realizado a cada integrante e diretamente ao perito examinador. 

Por se tratar de preço público, os valores não são corrigidos pela Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), nem por taxas, unidades fiscais, índices estaduais ou outros critérios previstos na legislação federal.

A Portaria publicada entra em vigor a partir desta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, quando os clientes podem ir a agência e o novo valor já vai estar atualizado nos sistemas do Detran-MS.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Parceria entre governador e vice assegura agendas alinhadas e foco nos desafios e metas de 2026

0

Em sua primeira agenda de 2026, o governador Eduardo Riedel recebeu na sala de reuniões da Governadoria o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha. No encontro foi apresentado o relatório das atividades e agendas desenvolvidas durante o período em que Barbosinha chefiou o Executivo estadual – período este encerrado na sexta-feira (16).

Riedel fez questão de agradecer o trabalho realizado em sua ausência e já adiantou as perspectivas positivas para 2026. “Tenho que destacar a importância de ter governador e vice-governador alinhados no mesmo propósito e na mesma agenda. O Estado não pode parar, e não parou. Ele fez uma agenda fantástica, dando sequência às ações do Estado, com dedicação e comprometimento”, afirmou o governador.

Quanto aos desafios e metas a serem cumpridos em 2026, Riedel destacou que está animado. “Mato Grosso do Sul continua firme. Estou muito animado para este 2026, com muitas coisas para acontecer e a gente vai continuar firme e dedicado em áreas essenciais e importantes ao cidadão sul-mato-grossense”.

Parceria entre governador e vice assegura agendas alinhadas e foco nos desafios e metas de 2026
Parceria entre governador e vice assegura agendas alinhadas e foco nos desafios e metas de 2026

Barbosinha agradeceu a oportunidade e ressaltou as atividades importantes feitas no período. “Alegria de estar aqui com o nosso governador e a mensagem é só de agradecimento pela confiança. Fomos muito bem recebidos pelos prefeitos, vereadores e comunidades das cidades em que passamos”.

Enquanto governador em exercício, Barbosinha esteve por diversos municípios e distritos, entre eles Chapadão, Costa Rica, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Tacuru, Japorã, Naviraí, Caarapó, Nova América, Vila Vargas, Dourados, Água Clara, Inocência, além das agendas públicas na Capital. Ele ficou à frente do Estado entre 29 de dezembro até 16 de janeiro.

“Mato Grosso do Sul não para. Governador teve o seu período de descanso com a família, e nós aqui tivemos um período de muito trabalho, onde tive a oportunidade de visitar 16 localidades. Oportunidade de entregar, visitar e lançar novas obras. É muito bom ver o crescimento do Mato Grosso do Sul”, completou.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom

João do Banquinho recebe em Coronel Sapucaia presidente da UCVMS, Daniel Junior para uma reunião institucional

0

A manhã desta segunda-feira, 19 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, vereador João do Banquinho, recepcionou em seu gabinete o presidente da UCVMS – União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, vereador Daniel Teixeira Costa Junior, acompanhado do advogado da entidade, Bruno Bertoto.

A visita faz parte de uma série de encontros que o presidente Daniel Junior vem realizando em todo o Estado neste início de ano, com o objetivo de ampliar o número de Câmaras filiadas e aproximar ainda mais a UCMS dos legislativos municipais. A proposta é clara: fortalecer o trabalho dos vereadores e oferecer mais suporte técnico, jurídico e institucional.

Durante a recepção, João do Banquinho destacou a importância da visita e demonstrou grande satisfação em receber a equipe da UCVMS. Para o presidente da Câmara de Coronel Sapucaia, a aproximação com a entidade representa mais oportunidades de qualificação, modernização e fortalecimento dos trabalhos legislativos no município.

Além de presidir a UCMS, Daniel Junior também exerce mandato como vereador em Dourados, aonde vem realizando um excelente trabalho, correspondendo às expectativas da população e se destacando pela atuação responsável, pelo diálogo e pelo compromisso com o desenvolvimento do município. Essa experiência prática no Legislativo municipal reforça ainda mais a credibilidade de sua gestão à frente da entidade.

Daniel, que está em seu primeiro mandato como presidente da UCMS, ressaltou que sua gestão pretende promover uma verdadeira transformação na instituição, tornando-a mais atuante, acessível e presente no dia a dia das Câmaras Municipais. Seu compromisso é levar inovação, capacitação e integração aos legislativos de todo Mato Grosso do Sul.

Com sede em Campo Grande, a UCMS conta com uma estrutura completa, incluindo alojamentos e espaços preparados para receber vereadores de todo o Estado, além de oferecer capacitações mensais tanto para parlamentares quanto para servidores das Câmaras, fortalecendo a qualificação e o bom funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Ao final do encontro, João do Banquinho desejou sucesso ao presidente Daniel nessa nova caminhada à frente da UCMS, reforçando que Coronel Sapucaia segue aberta ao diálogo e às parcerias que contribuam para um Legislativo mais forte, moderno e cada vez mais próximo da população.

Zé Roberto – Assessoria de Comunicação

Frente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil

0
Foto: Vilson Nascimento

Uma frente fria associada a uma massa de ar frio de origem polar mudou o padrão do tempo em grande parte do país nesta segunda-feira (19). Após dias de calor intenso e sensação térmica elevada, os termômetros passaram a registrar queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, enquanto as chuvas ganharam força em várias áreas.Frente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o BrasilFrente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 23 estados e o Distrito Federal estão sob algum tipo de alerta para chuvas intensas, tempestades ou volumes elevados de precipitação. A Climatempo destaca que o sistema frontal é considerado atípico para o período, por estar associado a uma massa de ar frio mais intensa do que o normal para o mês de janeiro.

Situação por regiões:

  • Sul: A frente fria atua com mais intensidade. Em Porto Alegre, há registro de chuva volumosa, com acumulados acima de 25 milímetros, céu encoberto e temperaturas mais amenas. Curitiba também tem previsão de pancadas de chuva e queda gradual do calor. Ventos fortes podem ocorrer no litoral de Santa Catarina e do Paraná.
  • Sudeste: O avanço do sistema frontal provoca aumento da nebulosidade e chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No litoral paulista e fluminense, os acumulados podem superar 70 milímetros, com pontos isolados acima de 100 milímetros. Belo Horizonte e São Paulo registram máximas mais baixas em relação aos últimos dias, enquanto o Rio de Janeiro ainda mantém calor, porém com maior instabilidade.
  • Centro-Oeste: A região segue quente, mas com pancadas de chuva isoladas, principalmente em Goiás e Mato Grosso do Sul. Em Brasília, a previsão indica temperaturas mais amenas e céu com variação de nuvens. Em Goiânia, há possibilidade de volumes mais expressivos de chuva ao longo do dia.
  • Norte: O calor e a alta umidade continuam predominando, favorecendo chuvas típicas de verão, especialmente no Amazonas e em Roraima. Em Manaus, a previsão é de pancadas ao longo do dia, com temperaturas em torno dos 30 graus Celsius.
  • Nordeste: O tempo varia entre sol, calor e pancadas rápidas, sobretudo no litoral. Salvador e Recife podem registrar chuvas fracas a moderadas. No interior, o calor permanece intenso, com baixos volumes de precipitação em algumas áreas.

Segundo o Inmet, a massa de ar frio deve influenciar o Sul e parte do Sudeste pelo menos até quarta-feira (21). A Climatempo alerta que, ao longo da semana, o sistema frontal continuará avançando para o interior do país, podendo provocar novas tempestades severas no Paraná, interior de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Há ainda a possibilidade de intensificação do canal de umidade no Sudeste, com a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A recomendação dos meteorologistas é acompanhar os alertas oficiais, especialmente em áreas com risco de alagamentos, deslizamentos de terra e rajadas de vento.

Temperaturas previstas para esta segunda-feira:

Centro-Oeste

  • Brasília – mínima de 19°C e máxima de 30°C
  • Goiânia – mínima de 20°C e máxima de 30°C
  • Campo Grande – mínima de 22°C e máxima de 34°C
  • Cuiabá – mínima de 22°C e máxima de 34°C

Nordeste

  • Aracaju – mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Fortaleza – mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • João Pessoa – mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Maceió – mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Natal – mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Recife – mínima de 24°C e máxima de 31°C
  • Salvador – mínima de 23°C e máxima de 31°C
  • São Luís – mínima de 25°C e máxima de 32°C
  • Teresina – mínima de 22°C e máxima de 34°C

Norte

  • Belém – mínima de 24°C e máxima de 33°C
  • Boa Vista – mínima de 23°C e máxima de 35°C
  • Macapá – mínima de 24°C e máxima de 33°C
  • Manaus – mínima de 24°C e máxima de 33°C
  • Palmas – mínima de 20°C e máxima de 30°C
  • Porto Velho – mínima de 23°C e máxima de 33°C
  • Rio Branco – mínima de 23°C e máxima de 30°C

Sudeste

  • Belo Horizonte – mínima de 18°C e máxima de 39°C
  • Rio de Janeiro – mínima de 20°C e máxima de 34°C
  • São Paulo – mínima de 16°C e máxima de 23°C
  • Vitória – mínima de 24°C e máxima de 31°C

Sul

  • Curitiba – mínima de 13°C e máxima de 25°C
  • Florianópolis – mínima de 19°C e máxima de 25°C
  • Porto Alegre – mínima de 16°C e máxima de 26°C

Após confusão, Senegal é campeão da Copa Africana de futebol

0

A Seleção do Senegal venceu a partida final contra o Marrocos, nesse domingo (18), e se sagrou campeã da Copa Africana de futebol. O placar de 1 a 0 foi suficiente, mas o jogo em Rabat, capital marroquina, teve uma grande confusão, o que gerou um comunicado da Fifa.Após confusão, Senegal é campeão da Copa Africana de futebolApós confusão, Senegal é campeão da Copa Africana de futebol

A partida entre as seleções estava 0 a 0 quando, perto do final do segundo tempo, o árbitro assinalou, com a ajuda do VAR, um pênalti polêmico para a equipe marroquina. A decisão fez com que os senegaleses, que não concordaram com a marcação, deixassem o campo como forma de protesto.

Após alguns minutos fora de campo, os atletas do Senegal decidiram voltar. O espanhol de origem marroquina Brahim Díaz bateu mal uma penalidade – com cavadinha – e o goleiro fez a defesa. A partida foi para a prorrogação e Pape Gueye fez o único gol logo no início do tempo extra. Com a vitória, Senegal se tornou bicampeã da Copa Africana de Nações.

FIFA

Gianni Infantino, presidente da Fifa, fez postagem em seu perfil no Instagram parabenizando o Senegal pela conquista. Ele também elogiou o a seleção do Marrocos, mas não deixou de condenar a atitude dos jogadores senegaleses. O dirigente escreveu:

“Infelizmente, testemunhamos cenas inaceitáveis no campo e condenamos fortemente o comportamento de alguns ‘torcedores’, bem como de alguns jogadores senegaleses e também de sua comissão técnica. É inaceitável deixar o campo de jogo. A violência também não pode ser tolerada em nosso esporte. Isso, simplesmente, não é correto”.

Jogadores e membros da comissão técnica do Senegal devem ser punidos pela Fifa. Além de multa, segundo o jornal esportivo espanhol As, os atletas podem até ficar de fora da Copa do Mundo deste ano.

Desafio Senai: últimos dias de inscrição para prova de bolsa integrais de graduação

0

Os interessados em concorrer a bolsas de estudo integrais para cursos de graduação do Senai em Mato Grosso do Sul podem fazer as inscrições até esta quinta-feira (22/01). Serão 40 contemplados com o desconto. As inscrições podem ser feitas pelo link:  https://sistemafiems.ms.senai.br/desafio-bolsa-senai. A prova será realizada no próximo domingo (25/01).

Além de uma oportunidade para ter acesso a descontos especiais, a seleção representa um importante passo para quem busca desenvolvimento profissional em uma instituição reconhecida.

São ofertadas bolsas para os cursos de Tecnólogo em Automação Industrial e Engenharia Elétrica, na unidade de Dourados; Tecnólogo em Automação Industrial, na Faculdade Senai de Campo Grande, e Tecnólogo em Design de Interiores, na Faculdade da Construção, também na Capital.

Para participar, os inscritos devem ter concluído o ensino médio até a data da matrícula; possuir idade mínima de 17 anos completos até a data de matrícula; não estar matriculado em instituição pública ou privada com bolsa integral ou financiamento público; além de realizar a prova de bolsa do Senai no formato presencial na data estabelecida e preencher o formulário de inscrição com informações verídicas.

Prova de Bolsa:

Inscrições até: 22/01/2026

Página da inscrição: https://sistemafiems.ms.senai.br/desafio-bolsa-senai

Link do Edital publicado: https://www.ms.senai.br/editais/edital-do-programa-de-bolsas-de-estudos-das-faculdades-senai-ms-senai-drms-no-0142025/2028

Data da prova: 25/01/2026

Horário:  Das 8h às 11h

Locais para realização das provas:

Faculdade de Tecnologia Senai Campo Grande Avenida Afonso Pena, 1.114 Bairro Amambaí – com entrada pela Rua Engº. Roberto Mange, 194 (ao lado da Casa da Indústria) – Campo Grande/MS – (67) 3312-9400

Faculdade de Tecnologia Senai Dourados Rua 20 de Dezembro, 2645, Bairro: Jardim Rasslem – Dourados/MS – (67) 3411-2600

Serviço – Mais informações pelo (67) 99263-9000