15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 256

Rodolfo Nogueira se une a Nikolas e convoca apoiadores para mobilização em Brasília

0
Foto: Assessoria

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) convocou apoiadores para participarem de uma mobilização em Brasília neste domingo, em defesa do presidente Bolsonaro e das pessoas envolvidas nos atos do 8 de janeiro. Em declaração pública, o parlamentar destacou a importância da união da direita e afirmou que a liberdade é o principal valor a ser defendido neste momento.

“Olá, Brasil! Olá, meu Mato Grosso do Sul. Esse é o momento de união pelo nosso Brasil. Não há nada mais importante do que a nossa liberdade, e é por ela que vamos lutar juntos”, afirmou Nogueira.

Mesmo passando por exames de saúde, o deputado anunciou o cancelamento de sua agenda para se somar à mobilização ao lado do deputado Nikolas Ferreira e de outros parlamentares. Segundo ele, o ato tem como objetivo demonstrar resistência política e cobrar justiça.

“Estou passando aqui por uns exames de saúde, mas cancelando toda a minha agenda para me juntar ao lado do Nikolas e dos demais deputados nessa caminhada por justiça e liberdade”, declarou.

Rodolfo Nogueira também fez um apelo aos apoiadores que não poderão comparecer ao ato, incentivando a presença em Brasília como forma de resposta popular. Para o parlamentar, o momento representa união e esperança para os eleitores conservadores.

“Preparem-se para estar em Brasília neste domingo. Chegou a hora de darmos a nossa resposta nas ruas. Será um momento de união e de esperança, mostrando que a direita está viva e segue lutando pelo nosso presidente Jair Bolsonaro e por todos os injustiçados de 8 de janeiro”, disse.

Ao final do pronunciamento, o deputado reforçou o tom de convocação popular: “Acorda, Brasil! Acorda, Brasil!”.

Fonte: Assessoria Dep. Rodolfo Nogueira

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda    Fone: 99130-5978

Ao lado do O Boticário

De engenharia a psicologia: UFMS abre 156 vagas para idosos em 107 graduações

0
Grupo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) — Foto: UFMS/ Divulgação

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu nesta segunda-feira (19) inscrições gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais em 107 cursos de graduação. O processo seletivo UFMS 60+ vale para todos os campi e segue até 13 de fevereiro, pela internet.

Nesta primeira edição do processo seletivo, são oferecidas 156 vagas.

Os candidatos precisam ter 60 anos ou mais e ensino médio completo. A seleção será feita com base nos documentos enviados na inscrição.

A seleção será feita de três formas:

  • Notas do Enem ou do Encceja entre 2018 e 2025;
  • Notas do Vestibular UFMS entre 2018 e 2025;
  • Histórico escolar do ensino médio, com uma carta de intenção;

Quem já participou da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) terá prioridade.

Resultado e matrícula

O resultado preliminar sai em 19 de fevereiro. A lista final será divulgada no dia 24, com a convocação para matrícula.

O edital completo está disponível na página Ingresso UFMS.

Programa UFMS 60+

O processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, criado em 2025. A proposta é promover o envelhecimento saudável e ativo, com ações que valorizem a diversidade e garantam um ambiente inclusivo.

Entre as ações está a Unapi, que oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão. No último semestre, foram abertas mais de 1,9 mil vagas em cursos nos campus de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e Pantanal. O programa já está em expansão para Chapadão do Sul, Nova Andradina e Ponta Porã.

A reitora Camila Ítavo afirma que a iniciativa reforça o compromisso da UFMS com a inclusão e a diversidade.

“A Universidade se fortalece quando reconhece que o aprendizado acontece ao longo de toda a vida. A presença de pessoas com 60 anos ou mais nos cursos de graduação amplia o diálogo entre gerações e reafirma o papel social da UFMS”.

Fonte: Ninfa Eugênia, g1 MS

Portaria do Detran-MS estabelece novas regras para exames práticos

0
Foto: Rachid Waqued

A Portaria Detran-MS “N” nº 202, publicada na terça-feira, 20 de janeiro, estabelece novas regras para o exame prático de direção veicular aplicado aos candidatos à Permissão para Dirigir (PPD) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo a CNH do Brasil.

A Resolução CONTRAN nº 1.020/2025 prevê a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o território nacional. No entanto, até a publicação desse manual, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanece responsável pela definição de suas próprias normas.

Entre as principais mudanças, destaca-se o aumento do limite de pontos passíveis de perda durante o exame prático. Anteriormente, conforme a Resolução CONTRAN nº 789/2020, o candidato poderia perder até 3 pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos).

Com a nova regulamentação, o candidato passa a poder perder até 10 pontos, sendo a classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da seguinte forma: infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Outra alteração relevante é a dispensa da etapa de baliza no exame prático. A avaliação passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

No que se refere aos veículos utilizados nos exames, até o momento permanece a necessidade de comando duplo. Para a realização do exame em veículos particulares, estão sendo definidos critérios específicos de segurança, que deverão ser observados tanto pelo candidato quanto pelo examinador.

A Portaria entra em vigor em 26 de janeiro de 2026.

Fonte: Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados da primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Desse total, cerca de 30% tiveram desempenho insatisfatório, quando menos de 60% dos estudantes foram considerados proficientes. 

A partir da publicação dos dados, os cursos com nota insatisfatória e que pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as universidades federais e as instituições privadas, passarão por um processo de supervisão em que podem ser adotadas medidas cautelares. Ao todo, são 99 cursos nessa situação (confira a lista abaixo). As instituições públicas estaduais, distritais e municipais não passam pelo processo, uma vez que são supervisionadas pelos respectivos conselhos e secretarias de educação locais.  

>> O MEC divulgou em seu site a lista com as notas de todos os cursos avaliados. Confira aqui. 

Medidas 

As sanções, de acordo com o MEC, serão escalonadas e podem prever desde a redução de vagas até a suspensão de oferta via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As medidas cautelares serão aplicadas conforme o desempenho do curso.  

“Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público, mais graves serão as medidas adotadas”, informou o MEC.  

Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, esses 99 cursos terão 30 dias para apresentar a defesa ao MEC, antes que as sanções entrem em vigor. Após o prazo, as medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026. 

Resultados 

Os melhores desempenhos no Enamed foram observados entre 6.502 estudantes de instituições federais, que apresentaram uma pontuação média de 83,1% de proficiência, seguido dos alunos das estaduais, com média de 86,6%, entre os 2.402 inscritos. 

Os piores desempenhos foram dos 944 concluintes da rede municipal, que somaram uma média de 49,7% da pontuação máxima, com resultado médio considerado insuficiente pelo exame. Os 15.409 estudantes da rede privada com fins lucrativos também apresentaram uma média de apenas 57,2% da pontuação máxima. 

Enamed 

Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado do MEC, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). 

Confira a lista dos 99 cursos que serão supervisionados pelo MEC

  • Universidade Estácio De Sá (UNESA) – privada com fins lucrativos – Angra dos Reis (RJ)
  • Faculdade Metropolitana (UNNESA) – privada com fins lucrativos – Porto Velho (RO)
  • Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) – privada com fins lucrativos – Aparecida de Goiânia (GO)
  • Faculdades De Dracena – privada sem fins lucrativos – Dracena (SP)
  • Centro Universitário De Adamantina (FAI) – especial – Adamantina (SP)
  • União Das Faculdades Dos Grandes Lagos (UNILAGO) – privada sem fins lucrativos – São José
  • do Rio Preto (SP)
  • Centro Universitário Uninorte – privada com fins lucrativos – Rio Branco (AC)
  • Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) – privada sem fins lucrativos – Juiz de Fora (MG)
  • Centro Universitário Das Américas (CAM) – privada com fins lucrativos – São Paulo (SP)
  • Universidade De Mogi Das Cruzes (UMC) – privada com fins lucrativos – Mogi das Cruzes (SP)
  • Faculdade Estácio De Jaraguá Do Sul (Estácio Jaraguá) – privada com fins lucrativos – Jaraguá do Sul (SC)
  • Faculdade Zarns – Itumbiara – privada com fins lucrativos – Itumbiara (GO)
  • Universidade Do Contestado (UNC) – especial – Mafra (SC)
  • Universidade Brasil (UB) – privada com fins lucrativos – Fernandópolis (SP)
  • Universidade Federal Do Pará (UFPA) – pública federal – Altamira (PA)
  • Centro Universitário Ceuni – Fametro (CEUNI-FAMETRO) – privada com fins lucrativos – Manaus (AM)
  • Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) – privada sem fins lucrativos – Manaus (AM)
  • Centro Universitário De Goiatuba (UNICERRADO) – especial – Goiatuba (GO)
  • Faculdade Da Saúde E Ecologia Humana (FASEH) – privada com fins lucrativos – Vespasiano (MG)
  • Faculdade São Leopoldo Mandic De Araras (SLMANDIC-ARARAS) – privada com fins lucrativos – Araras (SP)
  • Universidade Iguaçu (UNIG) – privada sem fins lucrativos – Nova Iguaçu (RJ)
  • Faculdade Atitus Educação Passo Fundo (Atitus Educação) – privada com fins lucrativos – Passo Fundo (RS)
  • Universidade De Ribeirão Preto (UNAERP) – privada sem fins lucrativos – Guarujá (SP)
  • Faculdade Uninassau Vilhena – privada com fins lucrativos – Vilhena (RO)
  • Faculdade Morgana Potrich (FAMP) – privada com fins lucrativos – Mineiros (GO)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas De Santa Inês (AFYA SANTA INÊS) – privada com fins lucrativos – Santa Inês (MA)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas Da Paraíba (AFYA PARAÍBA) – privada com fins lucrativos – João Pessoa (PB)
  • Faculdade Atenas Passos – privada com fins lucrativos – Passos (MG)
  • Afya Faculdade De Porto Nacional (Afya Porto Nacional) – privada com fins lucrativos – Porto Nacional (TO)
  • Faculdade Estácio De Canindé (ESTÁCIO CANINDÉ) – privada com fins lucrativos – Canindé (CE)
  • Afya Universidade Unigranrio (UNIGRANRIO) – privada com fins lucrativos – Duque de Caxias (RJ)
  • Centro Universitário Famesc (UniFAMESC) – privada com fins lucrativos – Bom Jesus do Itabapoana (RJ)
  • Centro Universitário Maurício De Nassau De Barreiras (UNINASSAU) – privada sem fins lucrativos – Barreiras (BA)
  • Faculdade De Filosofia Ciências E Letras De Penápolis (FAFIPE) – privada sem fins lucrativos – Penápolis (SP)
  • Centro Universitário Ingá (UNINGÁ) – privada com fins lucrativos – Maringá (PR)
  • Centro Universitário Maurício De Nassau (UNINASSAU) – privada com fins lucrativos – Recife (PE)
  • Centro Universitário Estácio De Ribeirão Preto (ESTÁCIO RIBEIRÃO PRE) – privada com fins lucrativos – Ribeirão Preto (SP)
  • Faculdade De Medicina Nova Esperança (FAMENE) – privada com fins lucrativos – João Pessoa (PB)
  • Universidade De Cuiabá (UNIC/UNIME) – privada com fins lucrativos – Cuiabá (MT)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – privada com fins lucrativos – São Paulo (SP)
  • Centro Universitário De Santa Fé Do Sul (UNIFUNEC) – especial – Santa Fé do Sul (SP)
  • Faculdade Estácio De Juazeiro (EstácioJuazeiro) – privada com fins lucrativos – Juazeiro (BA)
  • Universidade De Marília (UNIMAR) – privada com fins lucrativos – Marília (SP)
  • Centro Universitário Serra Dos Órgãos (UNIFESO) – privada sem fins lucrativos – Teresópolis (RJ)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas De Jaboatão Dos Guararapes (AFYA JABOATÃO) – privada com fins lucrativos – Jaboatão dos Guararapes (PE)
  • Faculdade Unicesumar De Corumbá – privada com fins lucrativos – Corumbá (MS)
  • Afya Centro Universitário De Itaperuna (Afya Itaperuna) – privada com fins lucrativos – Itaperuna (RJ)
  • Faculdade De Medicina De Olinda (FMO) – privada com fins lucrativos – Olinda (PE)
  • Afya Centro Universitário De Porto Velho (Afya Porto Velho) – privada com fins lucrativos – Porto Velho (RO)
  • Universidade Santo Amaro (UNISA) – privada sem fins lucrativos – São Paulo (SP)
  • Universidade Paranaense (UNIPAR) – privada com fins lucrativos – Umuarama (PR)
  • Universidade Iguaçu (UNIG) – privada sem fins lucrativos – Itaperuna (RJ)
  • Faculdade Estácio De Alagoinhas – privada com fins lucrativos – Alagoinhas (BA)
  • Faculdades Integradas Do Extremo Sul Da Bahia (UNESULBAHIA) – privada com fins lucrativos – Eunápolis (BA)
  • Faculdade Pitágoras De Medicina De Eunápolis – privada com fins lucrativos – Eunápolis (BA)
  • Centro Universitário Vértice (UNIVÉRTIX) – privada com fins lucrativos – Matipó (MG)
  • Universidade Ceuma (UNICEUMA) – privada sem fins lucrativos – Imperatriz (MA)
  • Faculdade Ages De Medicina (Faculdade AGES) – privada com fins lucrativos – Jacobina (BA)
  • Faculdade Dinâmica Do Vale Do Piranga (FADIP) – privada com fins lucrativos – Ponte Nova (MG)
  • Universidade Ceuma (UNICEUMA) – privada sem fins lucrativos – São Luís (MA)
  • Universidade Vale Do Rio Doce (UNIVALE) – privada sem fins lucrativos – Governador Valadares (MG)
  • Centro Universitário De Volta Redonda (UNIFOA) – privada sem fins lucrativos – Volta Redonda (RJ)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – privada com fins lucrativos – Piracicaba (SP)
  • Faculdade De Enfermagem Nova Esperança De Mossoró – Facene/Rn (FACENE/RN) – privada com fins lucrativos – Mossoró (RN)
  • Centro Universitário Unifacig – privada com fins lucrativos – Manhuaçu (MG)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – privada com fins lucrativos – São José dos Campos (SP)
  • Universidade Federal Da Integração Latino-Americana (UNILA) – pública federal – Foz do Iguaçu (PR)
  • Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA) – privada com fins lucrativos – Porto Velho (RO)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas De Marabá (Afya Marabá) – privada com fins lucrativos – Marabá (PA)
  • Centro Universitário Metropolitano Da Amazônia (UNIFAMAZ) – privada com fins lucrativos – Belém (PA)
  • Universidade Nove De Julho (UNINOVE) – privada sem fins lucrativos – São Bernardo do Campo (SP)
  • Centro Universitário Unime (UNIME) – privada com fins lucrativos – Lauro de Freitas (BA)
  • Universidade Nove De Julho (UNINOVE) – privada sem fins lucrativos – Osasco (SP)
  • Faculdade Ages De Medicina De Irecê (Faculdade AGES) – privada com fins lucrativos – Irecê (BA)
  • Afya Centro Universitário De Araguaína (Afya Araguaína) – privada com fins lucrativos – Araguaína (TO)
  • Afya Universidade Unigranrio (UNIGRANRIO) – privada com fins lucrativos – Rio de Janeiro (RJ)
  • Centro Universitário Zarns – Salvador (ZARNS SALVADOR) – privada com fins lucrativos – Salvador (BA)
  • Universidade De Taubaté (UNITAU) – especial – Taubaté (SP)
  • Centro Universitário De João Pessoa (UNIPÊ) – privada com fins lucrativos – João Pessoa (PB)
  • Universidade Federal Do Maranhão (UFMA) – pública federal – Pinheiro (MA)
  • Faculdade De Minas Bh (FAMINAS-BH) – privada com fins lucrativos – Belo Horizonte (MG)
  • Faculdade De Medicina De Campos (FMC) – privada sem fins lucrativos – Campos dos Goytacazes (RJ)
  • Universidade De Gurupi (UnirG) – especial – Gurupi (TO)
  • Faculdade São Leopoldo Mandic – privada com fins lucrativos – Campinas (SP)
  • Faculdade Santa Marcelina (FASM) – privada sem fins lucrativos – São Paulo (SP)
  • Universidade Cidade De São Paulo (UNICID) – privada com fins lucrativos – São Paulo (SP)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas De Itabuna (AFYA ITABUNA) – privada com fins lucrativos – Itabuna (BA)
  • Universidade Do Vale Do Taquari (UNIVATES) – comunitária/confessional – Lajeado (RS)
  • Universidade De Itaúna (UI) – privada sem fins lucrativos – Itaúna (MG)
  • Afya Faculdade De Parnaíba ( Afya Parnaíba) – privada com fins lucrativos – Parnaíba (PI)
  • Universidade Federal Do Sul Da Bahia (UFSB) – pública federal – Teixeira de Freitas (BA)
  • Faculdade Atenas Sete Lagoas – privada com fins lucrativos – Sete Lagoas (MG)
  • Universidade Anhanguera (UNIDERP) – privada com fins lucrativos – Campo Grande (MS)
  • Afya Faculdade De Ciências Médicas De Vitória Da Conquista (Afya FCM VIC) – privada com fins lucrativos – Vitória da Conquista (BA)
  • Faculdade De Medicina De Barbacena (FAME) – privada sem fins lucrativos – Barbacena (MG)
  • Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA) – comunitária/confessional – Canoas (RS)
  • Centro Universitário Faminas (UNIFAMINAS) – privada com fins lucrativos – Muriaé (MG)
  • Centro Universitário Facisa (UNIFACISA) – privada com fins lucrativos – Campina Grande (PB)

Fonte: Agência Brasil

Abertas as inscrições para a VIII Copa Verão de Futebol Suíço em Sete Quedas

0
O diretor de esportes, Renato Bevilaqua (e) com o prefeito, Dr. Erlon Daneluz. Com grande incentivo da prefeitura local, Sete Quedas é destaque no cenário esportivo regional. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

A prefeitura local, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu as inscrições para a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço, em Sete Quedas.

Neste ano a tradicional competição, que reúne equipes de toda a região e está prevista para iniciar no dia 26 de fevereiro, será disputada nas categorias, Livre, Master 40+ e Master 50+.

Segundo o diretor de esportes do município e coordenador geral do campeonato, Renato Bevilaqua, na Categoria Livre a equipe campeã vai faturar R$ 5 mil, a vice-campeã R$ 3 mil e a terceira colocada R$ 1 mil.

“Para as categorias, Master 40+ e Master 50+ a premiação será definida de acordo com o número de equipes inscritas”, informou o diretor de esportes ao destacar que o valor da inscrição por equipe será de R$ 750,00.

Em 2025 a campeã da categoria livre da Copa Verão de Futebol Suíço foi a equipe do Auto Posto Tacuru, da cidade de Tacuru ao vencer a equipe Água Boa, de Sete Quedas, pelo placar de 1×0 na final, com do jogador Juninho, que na ocasião também foi o artilheiro do campeonato com 4 gols marcados.

Já na Categoria Master, em 2025 a equipe Los Hermanos, de Sete Quedas, conquistou o bicampeonato do certame ao bater na decisão o Amambai/Intech Telecon, de Amambai, também pelo placar de 1×0, gol do jogador Pedro da Luz.

Para inscrições ou maiores informações sobre a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço, em Sete Quedas entre em contato pelo celular/ WhatsApp (67) 99162-4994 com Renatinho Bevilaqua.

Abertas as inscrições para a VIII Copa Verão de Futebol Suíço em Sete Quedas

Ideias que melhoram o Estado: entra na reta final prazo para submissão de artigos em Congresso Nacional

0
Foto: Divulgação

Transformar boas ideias em melhores políticas públicas. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) ao lançar o edital, já em prazo final, para submissão de artigos técnico-científicos que contribuam para o fortalecimento do planejamento, do orçamento e da gestão pública no Brasil.

Os trabalhos selecionados farão parte da programação do II Congresso Conseplan, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio de 2026, em Brasília, e serão apresentados ao público especializado, além de publicados, ampliando o alcance de experiências e pesquisas com impacto direto na administração pública.

A chamada busca estimular a produção e a disseminação de conhecimento aplicado, reunindo pesquisadores, estudantes, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gestores e técnicos interessados em compartilhar experiências, metodologias e análises capazes de melhorar a atuação do Estado e os resultados entregues à sociedade.

Ao promover esse intercâmbio, o Conseplan reforça seu papel de articulação entre os entes federativos, incentivando o alinhamento das agendas de planejamento entre Estados e União e o fortalecimento de uma comunidade de prática comprometida com inovação e eficiência na gestão pública.

Os artigos submetidos concorrem em dez grandes áreas temáticas, que refletem os principais desafios atuais da administração pública, como Planejamento de Longo Prazo, Instrumentos de Planejamento Governamental, Avaliação de Gastos Públicos, Governança e Agendas Transversais. São aceitas contribuições teóricas, metodológicas e empíricas, que poderão ser apresentadas tanto na forma oral quanto em pôster, conforme definido pela organização do congresso.

Para o secretário Thaner Castro Nogueira, da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, o congresso representa uma oportunidade estratégica para dar visibilidade ao que já vem sendo construído na administração pública estadual.

“Temos servidores, técnicos e gestores que desenvolvem soluções inovadoras, aprimoram processos e entregam resultados concretos para a população. Submeter esses trabalhos é uma forma de valorizar esse esforço, compartilhar boas práticas e contribuir para que outras administrações também avancem”, afirma.

Segundo ele, a participação no congresso fortalece a cultura de aprendizado institucional e amplia o impacto das experiências bem-sucedidas. “Quando disseminamos o que dá certo, qualificamos o debate público e ajudamos a construir políticas mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da sociedade”, completa.

O prazo para submissão de resumos se encerra em 23 de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme o edital oficial. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para os meses de março e abril de 2026. As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do congresso, onde também estão disponíveis todas as orientações sobre formato, critérios de avaliação e cronograma: congressoconseplan2026.com.br.

O Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) é uma entidade que atua na integração e no fortalecimento da gestão pública no Brasil. Com foco na colaboração entre os estados, o Conseplan fomenta o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes, orientadas a resultados e alinhadas às necessidades da sociedade.

Fonte: Elaine Paes, Comunicação Segov

Campo Grande: Abertura do Estadual de Futebol 2026 tem ação de conscientização do Governo de MS pela causa animal

0
Foto: Divulgação

A abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino – Série A 2026 também foi marcada por uma ação de conscientização em defesa da causa animal. No domingo (18), antes da partida entre Operário Futebol Clube e Futebol Clube Pantanal, realizada no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), levou ao gramado mensagens de combate aos maus-tratos e incentivo à adoção responsável.

A iniciativa integrou a programação oficial de lançamento da temporada do futebol estadual, organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. A proposta é utilizar a visibilidade das competições esportivas como ferramenta de educação, prevenção e sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção animal.

Durante a ação, representantes da Suprova entraram em campo com os mascotes Melo e Sorte e uma faixa de conscientização, levando a pauta da proteção animal diretamente ao público presente no estádio. A mobilização marcou o início de uma articulação entre o futebol sul-mato-grossense e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, a iniciativa demonstra como o esporte pode atuar de forma integrada às políticas públicas e às causas sociais prioritárias. “O futebol tem um alcance que vai muito além do esporte em si. Ele dialoga com a sociedade, com as famílias e com as comunidades. Quando o Governo do Estado utiliza esse espaço para tratar de temas como a proteção animal, estamos ampliando a consciência coletiva e reforçando valores como responsabilidade, respeito à vida e cidadania”.

Na avaliação do superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, a união entre futebol e causa animal amplia o alcance das ações e fortalece o compromisso social. “O futebol já transforma vidas todos os dias. Agora, a nossa intenção é que ele também ajude a salvar vidas. Usar esse espaço para falar contra os maus-tratos, contra o abandono e a favor da adoção responsável é levar consciência onde as pessoas estão”, destacou.

Campo Grande: Abertura do Estadual de Futebol 2026 tem ação de conscientização do Governo de MS pela causa animal
Ação da Suprova foi detalhada durante solenidade de abertura do campeonato, no último sábado (17) (Foto: Daniel Reino/Setesc)

O superintendente também ressaltou a importância da interiorização das ações ao longo do calendário esportivo estadual. “Os jogos acontecem não apenas na Capital, mas também no interior do Estado. A partir do calendário oficial das competições, queremos dar visibilidade às entidades e aos protetores locais, permitindo que eles também entrem em campo com suas ações, com animais para adoção e faixas de conscientização. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado com as protetoras e os protetores de animais de todo o Mato Grosso do Sul”, completou.

Fonte: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Com alta nos casos de dengue, MS amplia ações para controle do mosquito em 2026

0
SES deve ampliar ações para combate ao mosquito em 2026 - FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul se prepara para um ano com alto índice de casos de dengue. 

De acordo com o boletim com dados da doença nos primeiros 10 dias de 2026, já foram constatados 132 casos prováveis de dengue em todo o Estado, sendo 2 confirmados. 

Esse número é maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram 58 casos prováveis. 

Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) já começou a implantar medidas de prevenção e ações de controle vetorial para enfrentar a proliferação do Aedes aegypti. 

Entre as principais medidas fortalecidas estão o bloqueio químico adequado, com o uso de bomba costal motorizada, além da ampliação da Borrifação Residual Intradomiciliar, que passará a ser feita em todos os municípios em 2026. 

A prática consiste no uso de inseticida com efeito residual em pontos estratégicos, como locais com grande circulação de pessoas, que garante uma proteção por várias semanas. 

Para o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, os trabalhos neste ano visam garantir que as ações sejam executadas de forma regionalizada. 

“Estamos em contato direto com todos os municípios para alinhar as ações de controle vetorial em cada região. A proposta é atuar de forma integrada, oferecendo parceria técnica para que as ações sejam executadas de acordo com as diretrizes nacionais e com a realidade de cada local”, explica.

Outra ação é a fase final de implantação das chamadas armadilhas ovitrampas em todos os municípios do Estado, que permite monitorar com maior precisão a presença do mosquito. Faltam apenas nove municípios para a conclusão total dessa etapa. 

Também será ampliado o uso das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs), que utilizam o próprio mosquito como armadilha. 

“O mosquito entra em contato com o larvicida e acaba levando esse produto para outros recipientes que muitas vezes não são visíveis ou acessíveis, como calhas, telhados ou áreas de construção. Isso nos permite um controle muito mais eficiente”, detalha Mauro Lúcio.

Visita domiciliar 

Outra meta da SES é a visita domiciliar em 100% dos municípios, prática que é considerada a principal ferramenta de prevenção da doença, pois é voltada à identificação de focos do mosquito e orientações aos moradores pelos agentes de combate a endemias. 

Também será reforçada a importância dos mutirões de limpeza. 

“Não basta apenas recolher lixo. É fundamental identificar qual é o depósito predominante em cada município, seja lixo, caixas d’água, tonéis, fossas ou outros recipientes. Com base nesses dados, as ações se tornam mais eficientes”, reforça o coordenador estadual de Controle de Vetores. 

As ações contam ainda com apoio da Vigilância Sanitária, especialmente em pontos estratégicos como borracharias e ferros-velhos.

A SES reforça que a participação da população nas campanhas e ações é primordial para o sucesso das iniciativas e prevenção da doença. 

“A atuação do Estado e dos municípios é fundamental, mas ela se torna ainda mais eficaz quando a população participa ativamente. Pequenas ações no dia a dia, como a limpeza regular do quintal e dos ambientes da casa, fazem diferença na redução dos focos do mosquito e fortalecem todo o trabalho de prevenção desenvolvido”, destaca a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. 

A recomendação da SES é de que cada morador reserve, pelo menos, 10  minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água. 

Histórico de 2025

Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2025 com 8.461 casos confirmados e 20 mortes por dengue. Os dados representam uma queda de 47,86% em relação ao número de casos do ano anterior, quando foram confirmados 16.229. As mortes também tiveram queda, passando de 32 em 2024 para 20 no ano passado.

Com relação aos óbitos, oito vítimas eram mulheres e 12 homens, com idades entre 12 e 88 anos. As mortes ocorreram nos municípios de Antônio João, Aparecida do Taboado, Iguatemi, Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. 

Quanto à vacinação, 201.633 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na população alvo até o fim do ano. 

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Fonte: Karina Varjão/Correio do Estado

Água Clara: Lotérica perde R$ 350 mil em golpe virtual após funcionária pagar boletos falsos em MS

0
Lotérica foi vítima de golpe e perdeu R$ 350 mil — Foto: Google Street View

A lotérica Água Clara, localizada no município de Água Clara (MS), foi vítima de um golpe virtual e perdeu R$ 350 mil das contas da unidade. Após o ocorrido, todos os terminais foram bloqueados automaticamente, e o estabelecimento permanece fechado.

O crime aconteceu na segunda-feira (12). Segundo a Polícia Civil, o caso é tratado como estelionato, e um inquérito policial foi aberto para apurar os fatos.

As informações iniciais indicam que uma funcionária da lotérica realizou vários pagamentos de boletos falsos. Ela teria sido enganada por um golpista que se passou por seu superior hierárquico e a orientou a efetuar os pagamentos, que somaram o prejuízo de R$ 350 mil.

Em nota, a lotérica informou que adotou todas as medidas jurídicas cabíveis e acionou as autoridades policiais, mas que, até o momento, não houve resultados. Veja a nota na íntegra no final da reportagem.

A Polícia Civil informou que enviou ofícios a bancos e operadoras de telefonia. As investigações continuam para esclarecer como o golpe aconteceu e identificar os responsáveis.

O g1 tentou contato com a lotérica, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. A Caixa Econômica Federal também foi procurada, mas não retornou até o momento.

Nota na íntegra

“No dia 12/01/2026, a Lotérica Água Clara foi vítima de uma fraude virtual, na qual foi subtraída de suas contas uma quantia muito elevada. Em decorrência disso, todos os nossos terminais foram automaticamente bloqueados.
Já adotamos todas as medidas jurídicas cabíveis e acionamos as autoridades policiais, porém, até o momento, não obtivemos êxito.
Pedimos a compreensão de todos, pois estamos passando por um período muito crítico.
Agradecemos pela compreensão.”

Fonte: Nadine Lopes, g1 MS

Amambai: Equipe de iluminação pública recebe novos uniformes e equipamentos de segurança

0

A Prefeitura realizou, nesta terça-feira, dia 20, a entrega de novos uniformes, equipamentos de segurança e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à equipe responsável pela iluminação pública do município. A ação tem como objetivo garantir mais segurança aos servidores e atender às normas e exigências previstas na legislação trabalhista.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Fernando Fischer, a iniciativa reforça o compromisso da administração com a proteção dos trabalhadores. “Foi feita a entrega de uniformes, equipamentos de segurança e EPIs para a equipe de iluminação pública, atendendo às normas e exigências, para que o trabalho possa ser realizado com segurança pelos servidores”, destacou.

Os equipamentos são fundamentais para as atividades desenvolvidas diariamente pela equipe, que atua na manutenção, reparos e melhorias do sistema de iluminação pública, muitas vezes em altura e em locais de risco. Com os novos materiais, os servidores passam a contar com melhores condições de trabalho, reduzindo riscos e aumentando a eficiência dos serviços prestados à população.

A Prefeitura segue investindo em ações que valorizam os servidores municipais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e adequado, além de garantir a continuidade dos serviços essenciais à comunidade.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli

0
© LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

A Corte de Apelação de Roma adiou mais uma vez, nesta terça-feira (20), o julgamento sobre o pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil, onde foi condenada a prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao fim da audiência, o tribunal italiano considerou que não houve tempo o bastante para analisar as informações enviadas pelo governo brasileiro sobre a prisão em que Zambelli deverá cumprir pena caso volte ao Brasil, a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

O caso deverá ser agora retomado na primeira quinzena de fevereiro. Em 18 de dezembro, o tribunal italiano já havia adiado uma primeira vez a decisão sobre a extradição, após os advogados de defesa de Zambelli pedirem mais tempo para analisar documentos enviados pelo Supremo.

Condenações

A deputada está presa na Itália desde julho do ano passado, no aguardo de um decisão sobre o pedido feito pelo governo brasileiro, que requereu a extradição após Zambelli ter sido condenada duas vezes pelo Supremo.

Em uma primeira condenação, a ex-deputada foi considerada culpada por mandar invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em atuação com o hacker Walter Delgatti. Na segunda vez, ela foi condenada pela crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no episódio em que perseguiu um homem a mão armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022.

Segundo informações enviadas à Itália pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, o presídio brasileiro mantém padrões de salubridade, segurança e assistência às detentas, além de oferecer atendimento médico e cursos técnicos. Ele também informou que nunca houve rebelião na penitenciária.

Zambelli fugiu dias antes do trânsito em julgado da primeira condenação, isto é, pouco antes de se esgotarem todos os recursos e ser determinado o cumprimento da pena.

A defesa alega que a ex-parlamentar sofre perseguição judicial e política no Brasil, e também questiona a situação carcerária no país para o eventual cumprimento da pena. Em outubro, o Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição.

A ex-deputada perdeu o mandato por determinação do Supremo, mesmo depois do plenário da Câmara ter aprovado a permanência dela no cargo. Pela jurisprudência da Corte, parlamentares condenados ao regime fechado por tempo prolongado devem perder seus mandatos automaticamente, uma vez que não teria como comparecer ao Congresso.

Fonte: Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Polícia Civil recupera motocicleta furtada no Paraguai e detém suspeito em Ponta Porã

0
Fotos: PCMS

Na manhã de terça-feira (20), por volta das 7h30, a equipe de investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã recuperou uma motocicleta furtada no Paraguai e deteve um suspeito durante ação policial realizada na área urbana do município.

Polícia Civil recupera motocicleta furtada no Paraguai e detém suspeito em Ponta Porã

A Polícia Civil recebeu informações de que uma motocicleta modelo VIVA, de cor vermelha, havia sido furtada na cidade de Pedro Juan Caballero/PY, conforme registro policial naquele país. A localização do veículo foi repassada por uma empresa de rastreamento, possibilitando a rápida atuação da equipe.

De posse das informações, os policiais deslocaram-se até a Rua Honorópolis/Belo Horizonte, nas proximidades de um córrego, onde visualizaram um indivíduo conduzindo a motocicleta. Ao receber ordem de abordagem, o suspeito não obedeceu, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo e realizar a revista pessoal. Durante a ação, os policiais constataram que o indivíduo apresentava sinais visíveis de uso de entorpecentes.

O suspeito foi identificado pelas iniciais F.A.R.C., 35 anos, conhecido no meio policial por diversas passagens por crimes contra o patrimônio. Conforme apurado, o indivíduo havia deixado recentemente o regime de monitoramento eletrônico, demonstrando reincidência e desprezo pelas determinações do Poder Público. Ele também é suspeito da prática de três roubos registrados no município.

Durante a abordagem, o suspeito declarou que teria recebido a motocicleta de um indivíduo paraguaio, alegando não saber fornecer maiores detalhes sobre a procedência do veículo.

A motocicleta foi recuperada e o caso segue sob investigação pela Polícia Civil, que adotou todas as providências legais cabíveis e mantém a cooperação com as autoridades do país vizinho.

Fonte: Assessoria PCMS

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028.Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Lançados em 1972 em todo o Brasil, os orelhões têm design assinado pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa radicada no país.

A rede, que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço.

Orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Concessões terminaram em 2025

Os contratos de concessão que incluiam a manutenção dos orelhões foram firmados em 1998 e chegaram ao fim em dezembro de 2025.

Adaptação desses contratos, no formato de autorizações de serviço, prevê a extinção gradual dos telefones públicos dentro do plano de universalização do acesso de telefonia no país.

Segundo a Anatel, com a proximidade do término dos contratos, “tornou-se oportuna uma discussão mais ampla sobre o atual modelo de concessão, com o fim de buscar estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga”.

Nesse cenário, as concessionárias buscaram celebrar acordos com a administração pública para viabilizar a adaptação da concessão do sistema de telefonia fixa (STFC) para a modalidade de autorização, regida pelo regime privado, informou a Agência.

A mudança de regime teve um fator a mais de complexidade: uma das maiores concessionárias, a Oi, passa por crise financeira desde 2016, com processo de falência aberto.

Telefone Orelhão da Oi
Oi é a concessionária com maior número de orelhões no país – José Cruz/Agência Brasil

Orelhões em funcionamento

Na prática, cerca de 9 mil telefones de uso coletivo permanecerão ativos em cidades onde não haja ao menos o sinal 4G para a rede móvel. Hoje a maior parte dos TUPs estão no estado de São Paulo, e sua localização pode ser consultada no site da Anatel.

“As empresas assumiram compromissos de manutenção da oferta de serviço de telecomunicações com funcionalidade de voz (incluindo os orelhões), em regime privado, por meio de quaisquer tecnologias, em localidades nas quais as empresas forem as únicas prestadoras presentes, até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2028”, esclareceu a Anatel.

A agência reguladora acrescentou que as empresas se comprometeram ainda a realizar investimentos em infraestrutura de telecomunicações no país, tais como: implantação de fibra óptica em localidades sem tal infraestrutura, antenas da telefonia celular (tecnologia no mínimo 4G) em localidades sem tal infraestrutura, expansão da rede de telefonia celular em municípios, implantação de cabos submarinos e fluviais, conectividade em escolas públicas e construção de data centers.

A base que está melhor adaptada é a da Oi, que, conta com 6.707 unidades. Vivo, Algar e Claro/Telefônica desligarão suas redes este ano, restando em torno de 2 mil orelhões operados por elas.

Os outros 500 TUPs são da empresa Sercomtel, nos municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e só poderão ser retirados após a adaptação necessária. 

Há ainda, no país, orelhões cuja manuteção pelas operadoras não é obrigatória. Seu desligamento pode ser solicitado diretamente a elas, e caso não atendam à Anatel, por meio da central de atendimento (1331) ou no portal da agência na internet.

Cresol convida cooperados para as Assembleias 2026

0
Foto: Assessoria Cresol

A Cresol, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, dá início ao período das Assembleias 2026. Esse é omomento em que os associados se reúnem para analisar resultados, definir prioridades e participar ativamente das decisões que orientam o presente e o futuro da cooperativa.

As assembleias representam a essência do cooperativismo. É nesse espaço que os cooperados acompanham a prestação de contas, entendem como os resultados foram gerados e contribuem para definir como eles serão reinvestidos ou distribuídos, sempre com foco no desenvolvimento coletivo: sócios, cooperativa e comunidade.

“Todos os anos, realizamos com muito entusiasmo o nosso período assemblear, em que reunimos os cooperados para prestar as contas do ano que passou e também para falarmos do futuro. É muito importante que todos participem e exerçam o seu direito, que é um direito de dono, de saber, de entender como está a cooperativa e contribuir com as decisões”, destaca Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser.

Poder de decisão

O período assemblear, de fevereiro a abril de cada ano, é realizado pelas 57 cooperativas filiadas ao Sistema Cresol. As assembleias de relacionamento, ou pré-assembleias, acontecem presencialmente nas cidades onde há agências Cresol. O objetivo é apresentar os indicadores e as atividades desenvolvidas na comunidade e ouvir apontamentos e sugestões.

Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista na Lei das Cooperativas nº 5.764/71, pode acontecer na modalidade híbrida (presencial e virtual) ou virtual. Na AGO, são tomadas as decisões com base nos votos dos associados participantes. Cada cooperado tem direito a um voto, independentemente da sua movimentação financeira ou do capital investido.

Distribuição de resultados

Na AGO também acontece o processo de destinação das sobras, quando há recursos disponíveis após a aprovação das contas da cooperativa. E são os cooperados que decidem, por meio do voto, como esse dinheiro será distribuído.

Uma parte dos recursos é destinada para fundos de reserva — para garantir a estabilidade da cooperativa — e de assistência técnica, educacional e social, estes voltados para atividades com cooperados e familiares, colaboradores, entidades e comunidade local.

Outra parte pode retornar diretamente ao cooperado como um cashback: ele recebe de volta um valor proporcional à sua participação na cooperativa. Quanto maior a movimentação financeira e os investimentos, maior pode ser a parte recebida.

O processo assemblear evidencia o comprometimento da Cresol com os princípios do cooperativismo, como a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.

Veja as datas das assembleias

As datas são divulgadas pelas cooperativas filiadas nos meios de comunicação e redes sociais.

Sobre a Cresol

Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 19 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria Cresol

Abertura do 2º Torneio de Vôlei de Praia acontece nesta quarta-feira em Amambai

0
Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Sedesc, dá início, nesta quarta-feira (21), ao 2º Torneio de Vôlei de Praia, evento esportivo que promete movimentar a quadra de vôlei da Praça Orlando Viol até o próximo domingo, reunindo atletas, famílias e amantes do esporte. A abertura oficial está marcada para às 18h, dando início a uma intensa programação de jogos.

O torneio já se consolida como um dos principais eventos esportivos do verão no município, incentivando a prática esportiva, a integração entre atletas e o fortalecimento do esporte de base.

Na segunda-feira (19), foi realizado o Congresso Técnico do Vôlei de Praia, momento em que foram definidas as duplas participantes, o formato das disputas e todo o calendário oficial dos jogos da competição.

Ao todo, o torneio contará com a participação de 39 duplas, distribuídas nas seguintes categorias:

  • 05 duplas – Feminino Adulto
  • 11 duplas – Feminino Base (12 a 16 anos)
  • 16 duplas – Masculino Adulto
  • 07 duplas – Masculino Base (12 a 16 anos)

Programação dos jogos

As disputas terão início logo após a abertura e seguem conforme o cronograma abaixo:

  • Quarta-feira – 21/01: a partir das 18h
  • Quinta-feira – 22/01: a partir das 18h
  • Sexta-feira – 23/01: a partir das 18h
  • Sábado – 24/01: jogos às 08h e às 14h
  • Domingo – 25/01: jogos às 08h e às 14h, com partidas ao longo de todo o dia

A expectativa é de partidas disputadas, com bom nível técnico, tanto nas categorias adultas quanto nas categorias de base, que reforçam o compromisso do município com o desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes.

A organização convida toda a população para prestigiar, torcer e vibrar, fazendo parte desse grande momento do esporte amambaiense, que une lazer, competição saudável e integração comunitária.

Abertura do 2º Torneio de Vôlei de Praia acontece nesta quarta-feira em Amambai

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão na quinta-feira

0
© PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, como é conhecida a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-presidente cumpre a pena 27 anos e três meses de prisão por ter liderado uma tentativa de golpe de Estado.

Moraes autorizou o encontro para a próxima quinta-feira (11), com duração de até três horas, entre as 8h e as 11h, conforme as regras da Papudinha.

Todas as visitas a Bolsonaro dependem de autorização de Moraes, que foi relator da ação em que o ex-presidente foi condenado pelo Supremo. As exceções são advogados, médicos e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que foram autorizados a se reunir com o ex-presidente sempre que necessário, de acordo com os horários da unidade prisional.

Cenário eleitoral

A visita será o primeiro encontro Tarcísio e Bolsonaro neste ano. Ambos estiveram juntos pela última vez em setembro do ano passado, quando o ex-presidente se encontrava em prisão domiciliar. Desde então, o antigo mandatário lançou seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como pré-candidato à Presidência em seu lugar.

A expectativa agora é que Bolsonaro e Tarcísio rediscutam o cenário eleitoral após o movimento da família Bolsonaro. O governador é um dos mais cotados como representante da direita na corrida presidencial de outubro, sendo o candidato favorito de uma ampla ala de políticos conservadores.

Tarcísio, porém, ainda não lançou formalmente sua candidatura, dando a entender que, em vez disso, poderá concorrer à reeleição em São Paulo. A expectativa é que ele anuncie em breve se apostará na corrida presidencial ou se, como aliado do ex-presidente, anunciará apoio a Flávio Bolsonaro.

Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até 5 de agosto para definir em convenções partidárias seus candidatos para as eleições de 2026, e até 15 de agosto para registrar as candidaturas. O primeiro turno de votação ocorrerá em 3 de outubro, enquanto o segundo está marcado para 31 de outubro, se houver.

Fonte: Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

0
© RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15) e agora os candidatos miram nas oportunidades de acesso ao ensino superior a partir da nota obtida na prova. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições já estão abertas, quem quiser disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidatas a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro. 

De acordo com o edital, o  Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa..  

Bolsas  

Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700  custeiam 50% da mensalidade.  Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas.   

A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado:  328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura. 

Como se candidatar? 

As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.   

A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. 

Quem pode participar do ProUni? 

Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.  

No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. 

Cronograma ProUni 1/2026 

Inscrições – 26 a 29 de janeiro 

Resultado da 1ª chamada – 3 de fevereiro 

Resultado da 2ª chamada –  2 de março 

Manifestação de interesse na lista de espera – 25 e 26 de março 

Resultado da lista de espera – 31 de março 

Fonte: Agência Brasil

Ebserh está com inscrições abertas até 30 de janeiro para área médica

0
© FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

As inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a área médica estão abertas até 30 de janeiro. O certame selecionará profissionais para os hospitais universitários federais administrados pela estatal. São 152 vagas para 96 cargos e/ou especialidades.

Este é o primeiro concurso da Ebserh que terá vagas para o Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUSE-Unirio).

Em dezembro de 2025, a unidade, que era do Ministério da Saúde e foi cedida para a Unirio, passou a fazer parte da Rede Ebserh por meio da fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), já administrado pela estatal.

Os demais hospitais universitários federais geridos pela Ebserh também terão vagas no concurso.

Os salários vão de R$ 11.464,35 para uma jornada de 24 horas semanais até R$ 19.107,31 para jornada de 40 horas semanais.  

O edital pode ser acessado nos sites da Ebserh (Edital nº 02 – Ebserh/Nacional – Área Médica — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora.

Entre as especialidades com vagas imediatas estão cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia e oncologia.

O concurso prevê reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%). Em relação ao último concurso, há um aumento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. A nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para que a estatal alcance seu propósito de promover saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso esforço é pela contratação tempestiva de profissionais aprovados nos concursos, sempre que houver demanda pela expansão ou pela reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília”, disse, em nota, Luciana.

Sobre a Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas pois atendem pacientes SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Prefeitura de Caarapó realizará mutirão para zerar fila de consultas oftalmológicas no PAM

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caarapó reafirma seu compromisso com a saúde pública ao promover uma importante ação para eliminar a fila de espera por consultas oftalmológicas no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, serão realizados 240 atendimentos, contemplando todos os pacientes que aguardavam consulta desde setembro de 2025.

As consultas serão organizadas nos períodos matutino e vespertino, com capacidade para atender 40 pacientes por período, garantindo agilidade, organização e qualidade no atendimento prestado à população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes já foram devidamente agendados pela Regulação Municipal, o que assegura que não haverá necessidade de novo cadastro ou solicitação. Além disso, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) entrarão em contato com cada paciente ainda nesta semana para confirmar datas e horários das consultas.

A iniciativa representa um avanço significativo na redução de demandas reprimidas na área da saúde e reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado. A saúde ocular é fundamental para a qualidade de vida, autonomia e bem-estar da população.

Com ações como essa, a Prefeitura de Caarapó segue investindo na ampliação do acesso aos serviços de saúde e no cuidado com quem mais precisa, fortalecendo a rede pública e garantindo mais dignidade aos cidadãos.

Fonte: Assessoria