15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 256

Ideias que melhoram o Estado: entra na reta final prazo para submissão de artigos em Congresso Nacional

0
Foto: Divulgação

Transformar boas ideias em melhores políticas públicas. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) ao lançar o edital, já em prazo final, para submissão de artigos técnico-científicos que contribuam para o fortalecimento do planejamento, do orçamento e da gestão pública no Brasil.

Os trabalhos selecionados farão parte da programação do II Congresso Conseplan, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio de 2026, em Brasília, e serão apresentados ao público especializado, além de publicados, ampliando o alcance de experiências e pesquisas com impacto direto na administração pública.

A chamada busca estimular a produção e a disseminação de conhecimento aplicado, reunindo pesquisadores, estudantes, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gestores e técnicos interessados em compartilhar experiências, metodologias e análises capazes de melhorar a atuação do Estado e os resultados entregues à sociedade.

Ao promover esse intercâmbio, o Conseplan reforça seu papel de articulação entre os entes federativos, incentivando o alinhamento das agendas de planejamento entre Estados e União e o fortalecimento de uma comunidade de prática comprometida com inovação e eficiência na gestão pública.

Os artigos submetidos concorrem em dez grandes áreas temáticas, que refletem os principais desafios atuais da administração pública, como Planejamento de Longo Prazo, Instrumentos de Planejamento Governamental, Avaliação de Gastos Públicos, Governança e Agendas Transversais. São aceitas contribuições teóricas, metodológicas e empíricas, que poderão ser apresentadas tanto na forma oral quanto em pôster, conforme definido pela organização do congresso.

Para o secretário Thaner Castro Nogueira, da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, o congresso representa uma oportunidade estratégica para dar visibilidade ao que já vem sendo construído na administração pública estadual.

“Temos servidores, técnicos e gestores que desenvolvem soluções inovadoras, aprimoram processos e entregam resultados concretos para a população. Submeter esses trabalhos é uma forma de valorizar esse esforço, compartilhar boas práticas e contribuir para que outras administrações também avancem”, afirma.

Segundo ele, a participação no congresso fortalece a cultura de aprendizado institucional e amplia o impacto das experiências bem-sucedidas. “Quando disseminamos o que dá certo, qualificamos o debate público e ajudamos a construir políticas mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da sociedade”, completa.

O prazo para submissão de resumos se encerra em 23 de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme o edital oficial. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para os meses de março e abril de 2026. As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do congresso, onde também estão disponíveis todas as orientações sobre formato, critérios de avaliação e cronograma: congressoconseplan2026.com.br.

O Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) é uma entidade que atua na integração e no fortalecimento da gestão pública no Brasil. Com foco na colaboração entre os estados, o Conseplan fomenta o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes, orientadas a resultados e alinhadas às necessidades da sociedade.

Fonte: Elaine Paes, Comunicação Segov

Campo Grande: Abertura do Estadual de Futebol 2026 tem ação de conscientização do Governo de MS pela causa animal

0
Foto: Divulgação

A abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino – Série A 2026 também foi marcada por uma ação de conscientização em defesa da causa animal. No domingo (18), antes da partida entre Operário Futebol Clube e Futebol Clube Pantanal, realizada no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), levou ao gramado mensagens de combate aos maus-tratos e incentivo à adoção responsável.

A iniciativa integrou a programação oficial de lançamento da temporada do futebol estadual, organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. A proposta é utilizar a visibilidade das competições esportivas como ferramenta de educação, prevenção e sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção animal.

Durante a ação, representantes da Suprova entraram em campo com os mascotes Melo e Sorte e uma faixa de conscientização, levando a pauta da proteção animal diretamente ao público presente no estádio. A mobilização marcou o início de uma articulação entre o futebol sul-mato-grossense e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, a iniciativa demonstra como o esporte pode atuar de forma integrada às políticas públicas e às causas sociais prioritárias. “O futebol tem um alcance que vai muito além do esporte em si. Ele dialoga com a sociedade, com as famílias e com as comunidades. Quando o Governo do Estado utiliza esse espaço para tratar de temas como a proteção animal, estamos ampliando a consciência coletiva e reforçando valores como responsabilidade, respeito à vida e cidadania”.

Na avaliação do superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, a união entre futebol e causa animal amplia o alcance das ações e fortalece o compromisso social. “O futebol já transforma vidas todos os dias. Agora, a nossa intenção é que ele também ajude a salvar vidas. Usar esse espaço para falar contra os maus-tratos, contra o abandono e a favor da adoção responsável é levar consciência onde as pessoas estão”, destacou.

Campo Grande: Abertura do Estadual de Futebol 2026 tem ação de conscientização do Governo de MS pela causa animal
Ação da Suprova foi detalhada durante solenidade de abertura do campeonato, no último sábado (17) (Foto: Daniel Reino/Setesc)

O superintendente também ressaltou a importância da interiorização das ações ao longo do calendário esportivo estadual. “Os jogos acontecem não apenas na Capital, mas também no interior do Estado. A partir do calendário oficial das competições, queremos dar visibilidade às entidades e aos protetores locais, permitindo que eles também entrem em campo com suas ações, com animais para adoção e faixas de conscientização. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado com as protetoras e os protetores de animais de todo o Mato Grosso do Sul”, completou.

Fonte: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Com alta nos casos de dengue, MS amplia ações para controle do mosquito em 2026

0
SES deve ampliar ações para combate ao mosquito em 2026 - FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul se prepara para um ano com alto índice de casos de dengue. 

De acordo com o boletim com dados da doença nos primeiros 10 dias de 2026, já foram constatados 132 casos prováveis de dengue em todo o Estado, sendo 2 confirmados. 

Esse número é maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram 58 casos prováveis. 

Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) já começou a implantar medidas de prevenção e ações de controle vetorial para enfrentar a proliferação do Aedes aegypti. 

Entre as principais medidas fortalecidas estão o bloqueio químico adequado, com o uso de bomba costal motorizada, além da ampliação da Borrifação Residual Intradomiciliar, que passará a ser feita em todos os municípios em 2026. 

A prática consiste no uso de inseticida com efeito residual em pontos estratégicos, como locais com grande circulação de pessoas, que garante uma proteção por várias semanas. 

Para o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, os trabalhos neste ano visam garantir que as ações sejam executadas de forma regionalizada. 

“Estamos em contato direto com todos os municípios para alinhar as ações de controle vetorial em cada região. A proposta é atuar de forma integrada, oferecendo parceria técnica para que as ações sejam executadas de acordo com as diretrizes nacionais e com a realidade de cada local”, explica.

Outra ação é a fase final de implantação das chamadas armadilhas ovitrampas em todos os municípios do Estado, que permite monitorar com maior precisão a presença do mosquito. Faltam apenas nove municípios para a conclusão total dessa etapa. 

Também será ampliado o uso das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs), que utilizam o próprio mosquito como armadilha. 

“O mosquito entra em contato com o larvicida e acaba levando esse produto para outros recipientes que muitas vezes não são visíveis ou acessíveis, como calhas, telhados ou áreas de construção. Isso nos permite um controle muito mais eficiente”, detalha Mauro Lúcio.

Visita domiciliar 

Outra meta da SES é a visita domiciliar em 100% dos municípios, prática que é considerada a principal ferramenta de prevenção da doença, pois é voltada à identificação de focos do mosquito e orientações aos moradores pelos agentes de combate a endemias. 

Também será reforçada a importância dos mutirões de limpeza. 

“Não basta apenas recolher lixo. É fundamental identificar qual é o depósito predominante em cada município, seja lixo, caixas d’água, tonéis, fossas ou outros recipientes. Com base nesses dados, as ações se tornam mais eficientes”, reforça o coordenador estadual de Controle de Vetores. 

As ações contam ainda com apoio da Vigilância Sanitária, especialmente em pontos estratégicos como borracharias e ferros-velhos.

A SES reforça que a participação da população nas campanhas e ações é primordial para o sucesso das iniciativas e prevenção da doença. 

“A atuação do Estado e dos municípios é fundamental, mas ela se torna ainda mais eficaz quando a população participa ativamente. Pequenas ações no dia a dia, como a limpeza regular do quintal e dos ambientes da casa, fazem diferença na redução dos focos do mosquito e fortalecem todo o trabalho de prevenção desenvolvido”, destaca a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. 

A recomendação da SES é de que cada morador reserve, pelo menos, 10  minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água. 

Histórico de 2025

Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2025 com 8.461 casos confirmados e 20 mortes por dengue. Os dados representam uma queda de 47,86% em relação ao número de casos do ano anterior, quando foram confirmados 16.229. As mortes também tiveram queda, passando de 32 em 2024 para 20 no ano passado.

Com relação aos óbitos, oito vítimas eram mulheres e 12 homens, com idades entre 12 e 88 anos. As mortes ocorreram nos municípios de Antônio João, Aparecida do Taboado, Iguatemi, Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. 

Quanto à vacinação, 201.633 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na população alvo até o fim do ano. 

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Fonte: Karina Varjão/Correio do Estado

Água Clara: Lotérica perde R$ 350 mil em golpe virtual após funcionária pagar boletos falsos em MS

0
Lotérica foi vítima de golpe e perdeu R$ 350 mil — Foto: Google Street View

A lotérica Água Clara, localizada no município de Água Clara (MS), foi vítima de um golpe virtual e perdeu R$ 350 mil das contas da unidade. Após o ocorrido, todos os terminais foram bloqueados automaticamente, e o estabelecimento permanece fechado.

O crime aconteceu na segunda-feira (12). Segundo a Polícia Civil, o caso é tratado como estelionato, e um inquérito policial foi aberto para apurar os fatos.

As informações iniciais indicam que uma funcionária da lotérica realizou vários pagamentos de boletos falsos. Ela teria sido enganada por um golpista que se passou por seu superior hierárquico e a orientou a efetuar os pagamentos, que somaram o prejuízo de R$ 350 mil.

Em nota, a lotérica informou que adotou todas as medidas jurídicas cabíveis e acionou as autoridades policiais, mas que, até o momento, não houve resultados. Veja a nota na íntegra no final da reportagem.

A Polícia Civil informou que enviou ofícios a bancos e operadoras de telefonia. As investigações continuam para esclarecer como o golpe aconteceu e identificar os responsáveis.

O g1 tentou contato com a lotérica, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. A Caixa Econômica Federal também foi procurada, mas não retornou até o momento.

Nota na íntegra

“No dia 12/01/2026, a Lotérica Água Clara foi vítima de uma fraude virtual, na qual foi subtraída de suas contas uma quantia muito elevada. Em decorrência disso, todos os nossos terminais foram automaticamente bloqueados.
Já adotamos todas as medidas jurídicas cabíveis e acionamos as autoridades policiais, porém, até o momento, não obtivemos êxito.
Pedimos a compreensão de todos, pois estamos passando por um período muito crítico.
Agradecemos pela compreensão.”

Fonte: Nadine Lopes, g1 MS

Amambai: Equipe de iluminação pública recebe novos uniformes e equipamentos de segurança

0

A Prefeitura realizou, nesta terça-feira, dia 20, a entrega de novos uniformes, equipamentos de segurança e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à equipe responsável pela iluminação pública do município. A ação tem como objetivo garantir mais segurança aos servidores e atender às normas e exigências previstas na legislação trabalhista.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Fernando Fischer, a iniciativa reforça o compromisso da administração com a proteção dos trabalhadores. “Foi feita a entrega de uniformes, equipamentos de segurança e EPIs para a equipe de iluminação pública, atendendo às normas e exigências, para que o trabalho possa ser realizado com segurança pelos servidores”, destacou.

Os equipamentos são fundamentais para as atividades desenvolvidas diariamente pela equipe, que atua na manutenção, reparos e melhorias do sistema de iluminação pública, muitas vezes em altura e em locais de risco. Com os novos materiais, os servidores passam a contar com melhores condições de trabalho, reduzindo riscos e aumentando a eficiência dos serviços prestados à população.

A Prefeitura segue investindo em ações que valorizam os servidores municipais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e adequado, além de garantir a continuidade dos serviços essenciais à comunidade.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli

0
© LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

A Corte de Apelação de Roma adiou mais uma vez, nesta terça-feira (20), o julgamento sobre o pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil, onde foi condenada a prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao fim da audiência, o tribunal italiano considerou que não houve tempo o bastante para analisar as informações enviadas pelo governo brasileiro sobre a prisão em que Zambelli deverá cumprir pena caso volte ao Brasil, a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

O caso deverá ser agora retomado na primeira quinzena de fevereiro. Em 18 de dezembro, o tribunal italiano já havia adiado uma primeira vez a decisão sobre a extradição, após os advogados de defesa de Zambelli pedirem mais tempo para analisar documentos enviados pelo Supremo.

Condenações

A deputada está presa na Itália desde julho do ano passado, no aguardo de um decisão sobre o pedido feito pelo governo brasileiro, que requereu a extradição após Zambelli ter sido condenada duas vezes pelo Supremo.

Em uma primeira condenação, a ex-deputada foi considerada culpada por mandar invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em atuação com o hacker Walter Delgatti. Na segunda vez, ela foi condenada pela crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no episódio em que perseguiu um homem a mão armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022.

Segundo informações enviadas à Itália pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, o presídio brasileiro mantém padrões de salubridade, segurança e assistência às detentas, além de oferecer atendimento médico e cursos técnicos. Ele também informou que nunca houve rebelião na penitenciária.

Zambelli fugiu dias antes do trânsito em julgado da primeira condenação, isto é, pouco antes de se esgotarem todos os recursos e ser determinado o cumprimento da pena.

A defesa alega que a ex-parlamentar sofre perseguição judicial e política no Brasil, e também questiona a situação carcerária no país para o eventual cumprimento da pena. Em outubro, o Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição.

A ex-deputada perdeu o mandato por determinação do Supremo, mesmo depois do plenário da Câmara ter aprovado a permanência dela no cargo. Pela jurisprudência da Corte, parlamentares condenados ao regime fechado por tempo prolongado devem perder seus mandatos automaticamente, uma vez que não teria como comparecer ao Congresso.

Fonte: Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Polícia Civil recupera motocicleta furtada no Paraguai e detém suspeito em Ponta Porã

0
Fotos: PCMS

Na manhã de terça-feira (20), por volta das 7h30, a equipe de investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã recuperou uma motocicleta furtada no Paraguai e deteve um suspeito durante ação policial realizada na área urbana do município.

Polícia Civil recupera motocicleta furtada no Paraguai e detém suspeito em Ponta Porã

A Polícia Civil recebeu informações de que uma motocicleta modelo VIVA, de cor vermelha, havia sido furtada na cidade de Pedro Juan Caballero/PY, conforme registro policial naquele país. A localização do veículo foi repassada por uma empresa de rastreamento, possibilitando a rápida atuação da equipe.

De posse das informações, os policiais deslocaram-se até a Rua Honorópolis/Belo Horizonte, nas proximidades de um córrego, onde visualizaram um indivíduo conduzindo a motocicleta. Ao receber ordem de abordagem, o suspeito não obedeceu, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo e realizar a revista pessoal. Durante a ação, os policiais constataram que o indivíduo apresentava sinais visíveis de uso de entorpecentes.

O suspeito foi identificado pelas iniciais F.A.R.C., 35 anos, conhecido no meio policial por diversas passagens por crimes contra o patrimônio. Conforme apurado, o indivíduo havia deixado recentemente o regime de monitoramento eletrônico, demonstrando reincidência e desprezo pelas determinações do Poder Público. Ele também é suspeito da prática de três roubos registrados no município.

Durante a abordagem, o suspeito declarou que teria recebido a motocicleta de um indivíduo paraguaio, alegando não saber fornecer maiores detalhes sobre a procedência do veículo.

A motocicleta foi recuperada e o caso segue sob investigação pela Polícia Civil, que adotou todas as providências legais cabíveis e mantém a cooperação com as autoridades do país vizinho.

Fonte: Assessoria PCMS

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028.Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Lançados em 1972 em todo o Brasil, os orelhões têm design assinado pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa radicada no país.

A rede, que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço.

Orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Concessões terminaram em 2025

Os contratos de concessão que incluiam a manutenção dos orelhões foram firmados em 1998 e chegaram ao fim em dezembro de 2025.

Adaptação desses contratos, no formato de autorizações de serviço, prevê a extinção gradual dos telefones públicos dentro do plano de universalização do acesso de telefonia no país.

Segundo a Anatel, com a proximidade do término dos contratos, “tornou-se oportuna uma discussão mais ampla sobre o atual modelo de concessão, com o fim de buscar estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga”.

Nesse cenário, as concessionárias buscaram celebrar acordos com a administração pública para viabilizar a adaptação da concessão do sistema de telefonia fixa (STFC) para a modalidade de autorização, regida pelo regime privado, informou a Agência.

A mudança de regime teve um fator a mais de complexidade: uma das maiores concessionárias, a Oi, passa por crise financeira desde 2016, com processo de falência aberto.

Telefone Orelhão da Oi
Oi é a concessionária com maior número de orelhões no país – José Cruz/Agência Brasil

Orelhões em funcionamento

Na prática, cerca de 9 mil telefones de uso coletivo permanecerão ativos em cidades onde não haja ao menos o sinal 4G para a rede móvel. Hoje a maior parte dos TUPs estão no estado de São Paulo, e sua localização pode ser consultada no site da Anatel.

“As empresas assumiram compromissos de manutenção da oferta de serviço de telecomunicações com funcionalidade de voz (incluindo os orelhões), em regime privado, por meio de quaisquer tecnologias, em localidades nas quais as empresas forem as únicas prestadoras presentes, até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2028”, esclareceu a Anatel.

A agência reguladora acrescentou que as empresas se comprometeram ainda a realizar investimentos em infraestrutura de telecomunicações no país, tais como: implantação de fibra óptica em localidades sem tal infraestrutura, antenas da telefonia celular (tecnologia no mínimo 4G) em localidades sem tal infraestrutura, expansão da rede de telefonia celular em municípios, implantação de cabos submarinos e fluviais, conectividade em escolas públicas e construção de data centers.

A base que está melhor adaptada é a da Oi, que, conta com 6.707 unidades. Vivo, Algar e Claro/Telefônica desligarão suas redes este ano, restando em torno de 2 mil orelhões operados por elas.

Os outros 500 TUPs são da empresa Sercomtel, nos municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e só poderão ser retirados após a adaptação necessária. 

Há ainda, no país, orelhões cuja manuteção pelas operadoras não é obrigatória. Seu desligamento pode ser solicitado diretamente a elas, e caso não atendam à Anatel, por meio da central de atendimento (1331) ou no portal da agência na internet.

Cresol convida cooperados para as Assembleias 2026

0
Foto: Assessoria Cresol

A Cresol, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, dá início ao período das Assembleias 2026. Esse é omomento em que os associados se reúnem para analisar resultados, definir prioridades e participar ativamente das decisões que orientam o presente e o futuro da cooperativa.

As assembleias representam a essência do cooperativismo. É nesse espaço que os cooperados acompanham a prestação de contas, entendem como os resultados foram gerados e contribuem para definir como eles serão reinvestidos ou distribuídos, sempre com foco no desenvolvimento coletivo: sócios, cooperativa e comunidade.

“Todos os anos, realizamos com muito entusiasmo o nosso período assemblear, em que reunimos os cooperados para prestar as contas do ano que passou e também para falarmos do futuro. É muito importante que todos participem e exerçam o seu direito, que é um direito de dono, de saber, de entender como está a cooperativa e contribuir com as decisões”, destaca Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser.

Poder de decisão

O período assemblear, de fevereiro a abril de cada ano, é realizado pelas 57 cooperativas filiadas ao Sistema Cresol. As assembleias de relacionamento, ou pré-assembleias, acontecem presencialmente nas cidades onde há agências Cresol. O objetivo é apresentar os indicadores e as atividades desenvolvidas na comunidade e ouvir apontamentos e sugestões.

Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista na Lei das Cooperativas nº 5.764/71, pode acontecer na modalidade híbrida (presencial e virtual) ou virtual. Na AGO, são tomadas as decisões com base nos votos dos associados participantes. Cada cooperado tem direito a um voto, independentemente da sua movimentação financeira ou do capital investido.

Distribuição de resultados

Na AGO também acontece o processo de destinação das sobras, quando há recursos disponíveis após a aprovação das contas da cooperativa. E são os cooperados que decidem, por meio do voto, como esse dinheiro será distribuído.

Uma parte dos recursos é destinada para fundos de reserva — para garantir a estabilidade da cooperativa — e de assistência técnica, educacional e social, estes voltados para atividades com cooperados e familiares, colaboradores, entidades e comunidade local.

Outra parte pode retornar diretamente ao cooperado como um cashback: ele recebe de volta um valor proporcional à sua participação na cooperativa. Quanto maior a movimentação financeira e os investimentos, maior pode ser a parte recebida.

O processo assemblear evidencia o comprometimento da Cresol com os princípios do cooperativismo, como a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.

Veja as datas das assembleias

As datas são divulgadas pelas cooperativas filiadas nos meios de comunicação e redes sociais.

Sobre a Cresol

Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 19 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria Cresol

Abertura do 2º Torneio de Vôlei de Praia acontece nesta quarta-feira em Amambai

0
Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Sedesc, dá início, nesta quarta-feira (21), ao 2º Torneio de Vôlei de Praia, evento esportivo que promete movimentar a quadra de vôlei da Praça Orlando Viol até o próximo domingo, reunindo atletas, famílias e amantes do esporte. A abertura oficial está marcada para às 18h, dando início a uma intensa programação de jogos.

O torneio já se consolida como um dos principais eventos esportivos do verão no município, incentivando a prática esportiva, a integração entre atletas e o fortalecimento do esporte de base.

Na segunda-feira (19), foi realizado o Congresso Técnico do Vôlei de Praia, momento em que foram definidas as duplas participantes, o formato das disputas e todo o calendário oficial dos jogos da competição.

Ao todo, o torneio contará com a participação de 39 duplas, distribuídas nas seguintes categorias:

  • 05 duplas – Feminino Adulto
  • 11 duplas – Feminino Base (12 a 16 anos)
  • 16 duplas – Masculino Adulto
  • 07 duplas – Masculino Base (12 a 16 anos)

Programação dos jogos

As disputas terão início logo após a abertura e seguem conforme o cronograma abaixo:

  • Quarta-feira – 21/01: a partir das 18h
  • Quinta-feira – 22/01: a partir das 18h
  • Sexta-feira – 23/01: a partir das 18h
  • Sábado – 24/01: jogos às 08h e às 14h
  • Domingo – 25/01: jogos às 08h e às 14h, com partidas ao longo de todo o dia

A expectativa é de partidas disputadas, com bom nível técnico, tanto nas categorias adultas quanto nas categorias de base, que reforçam o compromisso do município com o desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes.

A organização convida toda a população para prestigiar, torcer e vibrar, fazendo parte desse grande momento do esporte amambaiense, que une lazer, competição saudável e integração comunitária.

Abertura do 2º Torneio de Vôlei de Praia acontece nesta quarta-feira em Amambai

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão na quinta-feira

0
© PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, como é conhecida a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-presidente cumpre a pena 27 anos e três meses de prisão por ter liderado uma tentativa de golpe de Estado.

Moraes autorizou o encontro para a próxima quinta-feira (11), com duração de até três horas, entre as 8h e as 11h, conforme as regras da Papudinha.

Todas as visitas a Bolsonaro dependem de autorização de Moraes, que foi relator da ação em que o ex-presidente foi condenado pelo Supremo. As exceções são advogados, médicos e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que foram autorizados a se reunir com o ex-presidente sempre que necessário, de acordo com os horários da unidade prisional.

Cenário eleitoral

A visita será o primeiro encontro Tarcísio e Bolsonaro neste ano. Ambos estiveram juntos pela última vez em setembro do ano passado, quando o ex-presidente se encontrava em prisão domiciliar. Desde então, o antigo mandatário lançou seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como pré-candidato à Presidência em seu lugar.

A expectativa agora é que Bolsonaro e Tarcísio rediscutam o cenário eleitoral após o movimento da família Bolsonaro. O governador é um dos mais cotados como representante da direita na corrida presidencial de outubro, sendo o candidato favorito de uma ampla ala de políticos conservadores.

Tarcísio, porém, ainda não lançou formalmente sua candidatura, dando a entender que, em vez disso, poderá concorrer à reeleição em São Paulo. A expectativa é que ele anuncie em breve se apostará na corrida presidencial ou se, como aliado do ex-presidente, anunciará apoio a Flávio Bolsonaro.

Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até 5 de agosto para definir em convenções partidárias seus candidatos para as eleições de 2026, e até 15 de agosto para registrar as candidaturas. O primeiro turno de votação ocorrerá em 3 de outubro, enquanto o segundo está marcado para 31 de outubro, se houver.

Fonte: Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

0
© RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15) e agora os candidatos miram nas oportunidades de acesso ao ensino superior a partir da nota obtida na prova. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições já estão abertas, quem quiser disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidatas a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro. 

De acordo com o edital, o  Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa..  

Bolsas  

Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700  custeiam 50% da mensalidade.  Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas.   

A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado:  328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura. 

Como se candidatar? 

As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.   

A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. 

Quem pode participar do ProUni? 

Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.  

No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. 

Cronograma ProUni 1/2026 

Inscrições – 26 a 29 de janeiro 

Resultado da 1ª chamada – 3 de fevereiro 

Resultado da 2ª chamada –  2 de março 

Manifestação de interesse na lista de espera – 25 e 26 de março 

Resultado da lista de espera – 31 de março 

Fonte: Agência Brasil

Ebserh está com inscrições abertas até 30 de janeiro para área médica

0
© FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

As inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a área médica estão abertas até 30 de janeiro. O certame selecionará profissionais para os hospitais universitários federais administrados pela estatal. São 152 vagas para 96 cargos e/ou especialidades.

Este é o primeiro concurso da Ebserh que terá vagas para o Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUSE-Unirio).

Em dezembro de 2025, a unidade, que era do Ministério da Saúde e foi cedida para a Unirio, passou a fazer parte da Rede Ebserh por meio da fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), já administrado pela estatal.

Os demais hospitais universitários federais geridos pela Ebserh também terão vagas no concurso.

Os salários vão de R$ 11.464,35 para uma jornada de 24 horas semanais até R$ 19.107,31 para jornada de 40 horas semanais.  

O edital pode ser acessado nos sites da Ebserh (Edital nº 02 – Ebserh/Nacional – Área Médica — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora.

Entre as especialidades com vagas imediatas estão cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia e oncologia.

O concurso prevê reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%). Em relação ao último concurso, há um aumento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. A nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para que a estatal alcance seu propósito de promover saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso esforço é pela contratação tempestiva de profissionais aprovados nos concursos, sempre que houver demanda pela expansão ou pela reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília”, disse, em nota, Luciana.

Sobre a Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas pois atendem pacientes SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Prefeitura de Caarapó realizará mutirão para zerar fila de consultas oftalmológicas no PAM

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caarapó reafirma seu compromisso com a saúde pública ao promover uma importante ação para eliminar a fila de espera por consultas oftalmológicas no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, serão realizados 240 atendimentos, contemplando todos os pacientes que aguardavam consulta desde setembro de 2025.

As consultas serão organizadas nos períodos matutino e vespertino, com capacidade para atender 40 pacientes por período, garantindo agilidade, organização e qualidade no atendimento prestado à população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes já foram devidamente agendados pela Regulação Municipal, o que assegura que não haverá necessidade de novo cadastro ou solicitação. Além disso, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) entrarão em contato com cada paciente ainda nesta semana para confirmar datas e horários das consultas.

A iniciativa representa um avanço significativo na redução de demandas reprimidas na área da saúde e reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado. A saúde ocular é fundamental para a qualidade de vida, autonomia e bem-estar da população.

Com ações como essa, a Prefeitura de Caarapó segue investindo na ampliação do acesso aos serviços de saúde e no cuidado com quem mais precisa, fortalecendo a rede pública e garantindo mais dignidade aos cidadãos.

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Caarapó inicia intensificação da Operação Tapa-Buraco

0
Foto: Assessoria

A Prefeitura Municipal de Caarapó iniciou a intensificação da Operação Tapa-Buraco, com foco na recuperação de ruas e avenidas que apresentam danos no pavimento. A ação busca garantir mais segurança no trânsito, melhorar a mobilidade urbana e oferecer melhores condições de tráfego para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com o reforço das equipes, os serviços estão sendo realizados em pontos considerados mais críticos, onde os buracos causam transtornos à população e riscos de acidentes. A manutenção preventiva também contribui para evitar que os danos se agravem, reduzindo custos futuros com obras mais complexas.

Entre os principais benefícios da Operação Tapa-Buraco estão a redução de acidentes, a diminuição de danos aos veículos, a melhoria no fluxo do trânsito e mais conforto para quem utiliza as vias diariamente. A ação também impacta positivamente o transporte público e os serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de lixo.

A Prefeitura destaca que os trabalhos serão contínuos e realizados conforme o cronograma, reforçando o compromisso com a conservação da malha viária e a qualidade de vida da população.

Fonte: Assessoria

Caarapó: Evento do Janeiro Branco reforça cuidado com a saúde mental como compromisso coletivo

0
Foto: Assessoria

O município de Caarapó viveu um importante momento de conscientização e cuidado com a realização do evento do Janeiro Branco 2026, iniciativa voltada à promoção da saúde mental e ao fortalecimento dos vínculos comunitários. Com o tema “Paz, equilíbrio e saúde mental”, a ação destacou que cuidar da mente não é luxo, mas a base para viver melhor.

A programação reuniu a comunidade em uma noite marcada por palestras, atividades físicas, caminhada e corrida, além de ações de saúde, oficinas, vacinação e apresentações culturais. As atividades reforçaram, na prática, a importância de desacelerar, olhar para si, fortalecer relações e buscar equilíbrio emocional no dia a dia.

Durante o evento, a população teve acesso a orientações sobre autocuidado, bem-estar e prevenção, integrando saúde física e mental em um mesmo espaço. As apresentações culturais também contribuíram para tornar o momento ainda mais acolhedor, promovendo interação, expressão artística e conexão entre os participantes.

A Prefeitura agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos, dos parceiros e de toda a população que participou do evento, destacando que ações como essa fortalecem as políticas públicas de saúde e ampliam o diálogo sobre um tema essencial para a qualidade de vida.

O Janeiro Branco 2026 reforçou a importância do cuidado contínuo com a saúde mental e deixou a mensagem de que promover acolhimento, escuta e bem-estar é um compromisso de todos.

Fonte: Assessoria

Incêndio de grandes proporções atinge usina em Caarapó

0
Foto e vídeos: Divulgação

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta terça-feira (20), a Usina Raízen, localizada no município de Caarapó. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), que foi acionado às 9h36 por meio do telefone de emergência 193.

De imediato, o trem de socorro foi deslocado até o local, com o emprego das viaturas ABT-32, UR-131 e AC-132, totalizando seis militares. Ao chegarem à usina, as equipes constataram que as chamas haviam atingido cinco células da torre de resfriamento da caldeira, estruturas construídas em fibra de vidro, que foram totalmente consumidas pelo fogo.

Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, a brigada de incêndio da própria usina, com o apoio de três caminhões-pipa, conseguiu controlar o incêndio, permanecendo apenas a fase de rescaldo no momento do atendimento da guarnição.

Os bombeiros militares realizaram a análise técnica dos riscos, prestaram orientações de segurança aos responsáveis pela unidade e procederam à fiscalização das medidas de segurança contra incêndio, garantindo a eliminação de riscos residuais e a segurança das instalações e dos trabalhadores.

A ocorrência foi atendida pelo capitão QOBM Rafael Henrique Fernandes, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Militar do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (4º SGBM/2º GBM) em Caarapó, juntamente com o subtenente QOBM Olicio da Silva Lemos, o sargento BM Bruno Pacito, os cabos BM Wilian Gomes e Sergio Junior e a soldado BM Calise Mariane da Silva.

Não houve registro de vítimas.

O Corpo de Bombeiros Militar destaca a importância da atuação integrada entre brigadas industriais e o CBMMS, especialmente em ambientes industriais, para a rápida contenção de sinistros e a preservação de vidas, do patrimônio e do meio ambiente.

Fonte: A.N/ Grupo a Gazeta

Japorã constrói Estação de Transbordo para embarque do lixo doméstico

0
Prefeito Vitor Malaquias vistoria obra da futura estação de transbordo de resíduos sólidos que está sendo construída em Japorã. Fotos: Roney Minella/PMJ

A Prefeitura de Japorã iniciou a implantação de uma Estação de Transbordo de resíduos sólidos. A obra está em fase de execução pela empreiteira BS Assessoria & Serviços. O empreendimento, localizado em área de propriedade do Município, fica na parte dos fundos da Chácara do Viveiro Municipal.

Durante vistoria no local, na tarde desta segunda-feira (19-01), o prefeito Vitor da Cunha Rosa – Malaquias, constatou o bom andamento dos serviços. O barracão com 289 metros quadrados de área coberta está pronto. A empreiteira segue construindo a rampa de acesso e demais repartições necessárias ao funcionamento do terminal de transferência.
O empreiteiro responsável pela execução da obra, Walter Silva, informa que a Estação de Transbordo terá capacidade para abrigar quatro caçambas de resíduos, simultaneamente.

“A construção desta estação está custando aos cofres públicos do Município R$ 128 mil. É uma obra importante pois, garantirá um tratamento mais adequado e ambientalmente correto a todo o lixo urbano que for recolhido nas residências. Estamos atuando para que Japorã avance em suas questões ambientais, sobretudo, de preservação e mitigação de impactos ecológicos. Acabar com o lixão é uma das metas”, destaca o prefeito Vitor Malaquias.

A Estação de Transbordo é o resultado de investimentos da Itaipu Binacional em parceria com o Conisul – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul e contrapartida da Prefeitura de Japorã, conforme o Convênio Nº 4500068827. O custo total da obra está orçado em R$ 641.500,00, sendo R$ 513.400,00 são da Itaipu e o restante da Prefeitura de Japorã.

Fonte: Assessoria

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS

0
Foto: Comunicação DOF

Com o aumento expressivo do transporte irregular de medicamentos utilizados no tratamento da obesidade e do sobrepeso nas rodovias estaduais, as forças de segurança vinculadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) têm intensificado, nos últimos meses, as apreensões desse tipo de produto, popularmente conhecido como “caneta emagrecedora”. As mercadorias, em sua maioria oriundas do Paraguai, são frequentemente interceptadas durante ações de fiscalização na região de fronteira por equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv).

Levantamento da Sejusp aponta que, desde 2025, já foram apreendidas mais de 3 mil caixas desse tipo de produto, cada uma contendo, em média, quatro unidades do medicamento. Somente na primeira quinzena de 2026, 189 caixas foram retiradas de circulação nas rodovias estaduais, evidenciando a continuidade e a intensidade dessa modalidade criminosa.

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS
Produtos ilegais transportados junto a outras mercadorias – FOTOS: Comunicação DOF

O comandante do DOF, Tenente-Coronel Wilmar Fernandes, explica que as apreensões das canetas emagrecedoras ocorrem, em sua maioria, durante ações de combate a crimes transfronteiriços, especialmente contrabando e descaminho. Segundo ele, os produtos ilegais costumam ser transportados junto a outras mercadorias, como eletrônicos, perfumes e cigarros, na tentativa de burlar a fiscalização.

“Essas canetas têm sido encontradas em meio a cargas de descaminho e contrabando. Por se tratar de um produto que não possui autorização de importação pelos órgãos reguladores do país, a entrada é considerada crime de contrabando. Conforme previsto em lei, o responsável é autuado, o material é apreendido e encaminhado à Polícia Federal e, posteriormente, à Receita Federal, para os procedimentos legais”, detalhou o comandante.

Uma das ocorrências que chamaram a atenção nesta primeira quinzena de 2026 foi registrada durante uma abordagem realizada por equipes do BPMRv na rodovia MS-386, em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã, quando os policiais localizaram os produtos ocultos no compartimento do estepe de um veículo.

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS
BPMRv reforçou as fiscalizações em rodovias estaduais – FOTOS: Comunicação BPMRv

O comandante do BPMRv, Tenente-Coronel Vinícius de Souza Almeida, destaca que, diante do aumento desse tipo de crime, o batalhão tem reforçado a presença ostensiva e as fiscalizações nas rodovias estaduais, especialmente nos trechos próximos à fronteira. Segundo ele, as ações seguem voltadas tanto à segurança viária quanto ao enfrentamento aos crimes transfronteiriços, o que tem permitido a identificação e a interceptação do transporte irregular de medicamentos.

“Temos percebido que os responsáveis adotam estratégias cada vez mais sofisticadas para tentar ocultar as mercadorias, utilizando compartimentos escondidos e até o estepe dos veículos. Ainda assim, a rotina operacional, a observação atenta durante as abordagens e a experiência das equipes possibilitam a localização desses produtos e a retirada deles de circulação”, afirmou.

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS
Apreensão ocorrida no último fim de semana pelo BPMRv – FOTO: Comunicação BPMRv

O secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, reforça que o enfrentamento ao transporte ilegal de canetas emagrecedoras integra uma estratégia mais ampla de combate aos crimes transfronteiriços no Estado.

“As forças de segurança de Mato Grosso do Sul estão atentas a essa nova dinâmica criminosa e atuam de forma integrada para coibir a entrada de produtos ilegais no território estadual. Além de configurar crime, esse tipo de mercadoria representa risco direto à saúde da população quando utilizado sem prescrição médica, o que torna ainda mais necessária a intensificação das ações de fiscalização, especialmente nas regiões de fronteira e nos principais corredores rodoviários”, destacou.

Fonte: Joilson Francelino, Sejusp

Orelhões começam a desaparecer das ruas do Brasil em 2026

0
Orelhões começam a ser retirados das ruas após décadas de uso. Foto: Divulgação

O som metálico da ficha caindo, a voz pedindo “ligação a cobrar” e a espera silenciosa dentro de uma cabine colorida estão prestes a virar memória definitiva. A partir de janeiro de 2026, os orelhões — telefones públicos que marcaram gerações e se tornaram um símbolo do Brasil — começam a ser retirados das ruas do país, encerrando oficialmente uma era da comunicação.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 38 mil aparelhos ainda permanecem espalhados pelo território nacional. Mais abaixo nesta reportagem, é possível conferir quantos orelhões ainda existem em cada município.

Quase indispensáveis até o início dos anos 2000, os telefones públicos se tornaram praticamente obsoletos com a popularização dos celulares. A retirada definitiva começa agora porque, em 2025, chegaram ao fim as concessões do serviço de telefonia fixa das cinco empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos.

Com o encerramento dos contratos, Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefônica deixam de ter a obrigação legal de manter a infraestrutura de orelhões em funcionamento.

A desativação, no entanto, não ocorrerá de forma imediata em todo o país. A partir de janeiro, terá início a remoção em massa de carcaças e aparelhos já desativados. Os orelhões só devem ser mantidos em localidades onde não há cobertura de rede de celular — e apenas até 2028.

O processo de retirada vem acontecendo de forma gradual nos últimos anos. Dados da Anatel indicam que, em 2020, o Brasil ainda contava com cerca de 202 mil orelhões instalados em vias públicas.

Como contrapartida pelo fim do serviço, a agência reguladora determinou que as empresas redirecionem os recursos antes destinados aos telefones públicos para investimentos em banda larga e telefonia móvel, tecnologias que hoje concentram a maior parte da comunicação no país.

Atualmente, mais de 33 mil orelhões estão ativos, enquanto cerca de 4 mil permanecem em manutenção, segundo dados oficiais.

Ícone de uma geração

Durante décadas, os orelhões foram fundamentais para a comunicação dos brasileiros, principalmente entre os anos 1970 e o começo dos anos 2000. Eles possibilitaram contatos urgentes, ajudaram a criar histórias, funcionaram como pontos de encontro e, em muitos casos, eram a única forma de falar com alguém fora de casa.

Era dentro dessas cabines que muitos aguardavam, ansiosos, a autorização para completar a ligação a cobrar — até que a ficha caísse, literalmente.

Recentemente, o telefone público voltou a ganhar destaque entre as gerações mais jovens ao aparecer no cartaz do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro e indicado pelo Brasil ao Oscar 2026. Na imagem, o personagem Marcelo, interpretado por Wagner Moura, aparece dentro da cabine oval segurando um telefone público.

Design brasileiro reconhecido no mundo

O orelhão surgiu em 1971, criado pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira. No início, os modelos tinham outros nomes, como Chu I e Tulipa, antes de se consolidarem como um dos objetos urbanos mais reconhecidos do país.

Embora cabines telefônicas já existissem em outros países, o design brasileiro se destacou pela forma oval e funcionalidade. O formato foi pensado para melhorar a acústica: o som era projetado para fora da cabine, reduzindo ruídos externos e garantindo mais privacidade a quem utilizava o aparelho.

O modelo se tornou tão icônico que foi reproduzido em países como Peru, Angola, Moçambique e China, consolidando o orelhão como um símbolo brasileiro que atravessou fronteiras — e agora, entra para a história.

Fonte: EnfoqueMS