A Polícia Civil de Amambai investiga o caso. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Polícia Civil está apurando um caso de suposto roubo ocorrido na noite dessa terça-feira, dia 20 de janeiro, em Amambai.
De acordo com a ocorrência policial, a vítima, um indígena de 35 anos, foi encontrado por populares caído na rua, na região da Vila Manvailler, após levar duas facadas na região do peito.
À polícia a vítima teria relatado, segundo a ocorrência policial, que o autor das facadas seria outro indígena, que seria desaldeiado, ou seja, que não reside em aldeia, que estaria em companhia de uma mulher, também indígena.
Ainda segundo a ocorrência policial, a vítima teria dito aos policiais que o motivo de ter sido agredido seria que o autor soube que ele, a vítima, teria consigo certa quantidade em dinheiro e queria se apoderar de tal valor.
Segundo a polícia a vítima não soube explicar qual valor em dinheiro estaria em seu poder quando foi atacado pelo agressor. Na Delegacia de Polícia Civil o caso foi registrado como lesão corporal dolosa e segue sendo investigado.
A conquista do novo emprego leva dignidade ao trabalhador, que busca melhorar a vida da sua família. Alívio por sair do desemprego ou o desafio de mudar a sua trajetória. São sentimentos que embalam e fazem parte da rotina de Mato Grosso do Sul, estado que é destaque nacional na geração de novas vagas.
São histórias de superação, mudança de área ou retorno ao mercado de trabalho, depois de realizar outras atividades. No entanto, as oportunidades só estão abertas pelo crescimento econômico do Estado, ambiente positivo de negócios e atração de capital privado.
Os números são histórias reais. Eduardo Aguiar foi contratado em outubro do ano passado para trabalhar como garçom no restaurante Casablanca Adega e Bistrô, em Campo Grande. Ele já atuava no ramo e ficou feliz pela oportunidade alcançada.
“E um ramo muito bom para quem está iniciando a carreira. Consegue aprender rápido, é um trabalho corrido, mas que exige um pouco de paciência já que lidar com pessoa nem sempre é fácil. O trabalho aqui está ótimo. Quem deseja entrar sempre aconselho a buscar qualificação e aprender com quem já tem experiência”.
Eduardo AguiarCintia Cardoso
Muitas vezes o objetivo é voltar ao mercado e trabalhar na loja que sempre admirou. E o caso de Cintia Cardoso, que conseguiu seu emprego na loja Inel Classic Ótica e Joalheria em agosto de 2025. “Sempre tive o desejo de trabalhar aqui, passava na frente admirava a loja. acredito muito no poder da palavra, fui profetizando desde abril e meses depois fui chamada”.
Isadora de Paula conseguiu emprego em agosto de 2025
Ela contou que já trabalha como vendedora há 15 anos e dois anos atrás inclusive resolveu empreender em uma loja virtual. No entanto, resolveu voltar ao mercado de trabalho. “As coisas apertaram e busquei novo trabalho, estou feliz aqui neste emprego, uma ótima oportunidade”.
Sua colega de empresa Isadora de Paula entrou na mesma época. “Já trabalho há 12 anos com ótica e sempre digo que é um bom lugar para trabalhar, mas precisa ter qualificação, por isso sempre digo que é bom buscar capacitação, já que é difícil encontrar profissionais preparados”.
Mato Grosso do Sul lidera o índice nacional como o estado com menor indicador de desocupação de longo prazo (5,5%), em relação às pessoas que estão há dois anos ou mais sem trabalho. Esta avaliação divulgada pela CLP Brasil (Centro de Liderança Pública), faz parte do Ranking de Competitividade de 2025.
Somente no ano passado o Estado acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais nos últimos 12 meses, no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025. Estes dados são com base no Painel de Informações do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Empreender e contratar
A empresária Leni Fernandes que atua em diversos ramos diferentes contou que empreender e gerar empregos é algo desafiador. “O empresário precisa ter perseverança, acreditar, contar com uma equipe boa e talentosa, saber escolher as pessoas talentosas, porque sozinho não faz nada. Valorizar sua equipe, incentivar e trabalhar junto”.
Empresária da Capital, Leni Fernandes
Com 80 funcionários, ela revela que ano passado teve contratações em suas lojas, mas que é preciso planejar bem e inovar. Com boas perspectivas para 2026, Fernandes pondera que o empresário precisa acreditar no negócio e decidir o que quer oferecer ao cliente.
“Deve saber onde pretende chegar e o tamanho que quer ficar, além de trabalhar muito. O empresário hoje trabalha 16 horas por dia. Tem que acreditar, se pensar que vai fechar, é que já fechou. Seguir em frente, ir a luta e ter bons funcionários. Para isto precisa pagar bem”, aconselhou.
Busca por uma vaga
Com a mesma expectativa e esperança, muitos trabalhadores já iniciaram a busca por um emprego em janeiro. Luiz Carlos Laguilhom, de 55 anos, carrega uma história marcada por perdas e recomeços. Desempregado há quatro meses, ele vive atualmente de aluguel em Campo Grande, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, onde está há cerca de três meses.
Luiz Carlos Laguilhom (Foto: Luiz Valney)
Durante 15 anos, construiu sua trajetória profissional como corretor de imóveis em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Tinha 2 filhos. No entanto sua vida sofreu uma ruptura após a morte do caçula, de apenas cinco anos. A dor da perda o levou a enfrentar uma depressão severa que se estendeu por seis anos.
Ele resolveu mudar de cidade em busca de um novo começo. Em Campo Grande tenta reconstruir não apenas a vida profissional, mas também os próprios sonhos. Foi até a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) para concorrer a uma vaga em Ribas do Rio Pardo. “Tenho experiência de quatro anos como motorista em Santa Catarina, estou com esperança de mudar minha vida”, afirma.
Maria Valdete (Foto: Juliana Zanlorenzi)
Maria Valdete da Silva também procurou a unidade em busca de uma vaga de como empregada doméstica. Após um ano e meio trabalhando sem registro em carteira, foi dispensada e agora busca uma oportunidade formal. “Quero um trabalho registrado, com carteira assinada, para ter meus direitos garantidos. A gente trabalha mais tranquila quando sabe que está tudo certo”.
Com 35 unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul, a Funtrab atua na intermediação de mão de obra, orientação profissional e encaminhamento para vagas formais, contribuindo para a geração de emprego e renda.
O Governo de Mato Grosso do Sul ainda disponibiliza o aplicativo “MS Qualifica”, que apresenta vagas de emprego, espaço para empresas anunciarem e até um campo das para capacitação, tão importante para quem busca qualificação e mudança na carreira.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom
O desenvolvimento do milho ao longo do ciclo produtivo segue um padrão biológico definido, que orienta decisões fundamentais no campo e influencia diretamente o potencial produtivo das lavouras. Segundo Eddy DM, especialista em Desenvolvimento de Mercado, esse processo é organizado pela escala Ritchie e Hanway, que divide o crescimento da cultura em duas grandes fases, vegetativa e reprodutiva, cada uma com características próprias e impactos distintos sobre o manejo.
Na fase vegetativa, o ciclo se inicia com a emergência da plântula, momento em que a germinação se torna visível acima do solo. Em seguida, o avanço ocorre conforme a planta desenvolve folhas plenamente expandidas, identificadas de V1 em diante. Cada novo estágio vegetativo corresponde ao número de folhas formadas, refletindo o ritmo de crescimento e o fortalecimento do sistema radicular. Esse período se estende até o pendoamento, quando surge a inflorescência masculina e a planta entra em uma etapa de transição decisiva entre crescimento e produção.
A fase reprodutiva começa com a emergência dos estigmas, marco da floração feminina e ponto sensível para a definição do rendimento. Na sequência, os grãos passam pelos estágios de formação, inicialmente com aspecto de bolha, depois com conteúdo leitoso e, posteriormente, pastoso, período em que ocorre intenso acúmulo de amido. O ciclo avança para o grão dentado, quando a produtividade já está praticamente determinada, e se encerra na maturidade fisiológica, estágio de máximo acúmulo de matéria seca e referência para o momento ideal de colheita.
De acordo com o especialista, a maior exigência por água e nutrientes ocorre entre os estágios V6 e R3, intervalo considerado crítico para o desempenho da lavoura. Falhas no manejo nesse período não podem ser corrigidas posteriormente, enquanto decisões adequadas tendem a se refletir diretamente em ganhos de produtividade.
A fertilidade está relacionada à capacidade do material genético - Foto: Bing
A eficiência da inseminação artificial pode variar de forma significativa entre rebanhos, mesmo quando são adotados protocolos adequados e bom manejo. O tema é analisado em artigo de Ériklis Nogueira, doutor em Ciências Veterinárias e pesquisador em Reprodução Animal da Embrapa Gado de Corte, que aponta a fertilidade do sêmen como um dos principais fatores por trás dessas diferenças de resultado.
A fertilidade está relacionada à capacidade do material genético gerar prenhez e produzir bezerros, sendo observada principalmente pela taxa de prenhez e pelas perdas gestacionais. Nos rebanhos brasileiros que utilizam inseminação artificial em tempo fixo, a taxa média de prenhez fica em torno de 50%, podendo cair para cerca de 40% em situações de menor fertilidade. Já a escolha de touros mais férteis, associada a manejo nutricional e sanitário adequado, permite alcançar índices entre 60% e 65%, com impacto direto na eficiência e na rentabilidade do sistema.
As perdas gestacionais, estimadas em torno de 7%, também interferem nos resultados, especialmente em novilhas. Estudos com bases de dados coletadas a campo mostram diferenças consistentes de fertilidade entre touros, reforçando a importância desse critério na escolha do sêmen. A adoção dessa estratégia traz ganhos imediatos na prenhez e contribui, ao longo do tempo, para o avanço genético e produtivo da pecuária.
“Na prática, essas decisões devem estar associadas a bom manejo nutricional, sanitário e reprodutivo. Nas últimas décadas, a inseminação artificial se consolidou como uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade da pecuária brasileira, impulsionada pelo avanço das pesquisas, tecnologia e investimentos dos pecuaristas, com apoio de entidades como a ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial). A experiência no campo mostra que dificilmente uma fazenda que adota a inseminação artificial volta atrás. É nessa direção que temos de caminhar para contribuir para o contínuo avanço produtivo da atividade”, conclui.
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul que escolheram quitar o IPVA 2026 de forma parcelada precisam observar atentamente o cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A primeira parcela tem vencimento em 30 de janeiro, e as demais se estendem até o fim de maio.
O parcelamento está disponível para os contribuintes que não realizaram o pagamento em cota única dentro do prazo que garantia o desconto de 15%. Nessa modalidade, o imposto pode ser dividido em até cinco parcelas, conforme o calendário abaixo:
1ª parcela: 30 de janeiro
2ª parcela: 27 de fevereiro
3ª parcela: 31 de março
4ª parcela: 30 de abril
5ª parcela: 29 de maio
Para o exercício de 2026, a Sefaz antecipou todo o processo de lançamento e arrecadação do IPVA. Os boletos passaram a ser disponibilizados de forma digital ainda em novembro do ano anterior, ampliando o prazo para organização financeira dos contribuintes e reforçando a comodidade no pagamento.
Neste ano, aproximadamente 870 mil veículos compõem a base tributável do imposto no Estado. O valor mínimo estabelecido é de R$ 30 para motocicletas e de R$ 55 para os demais tipos de veículos, medida que busca assegurar maior acessibilidade ao contribuinte.
Mato Grosso do Sul também se destaca por manter um dos conjuntos mais abrangentes de isenções e benefícios fiscais do país. Estão dispensados do pagamento, entre outros, veículos oficiais, de entidades assistenciais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves utilizadas na atividade rural; embarcações de pescadores profissionais; além de táxis, mototáxis, ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros, veículos diplomáticos e automóveis com mais de 15 anos de fabricação.
Pessoas com Deficiência (PCD) têm direito à redução de 60% no valor do imposto. Já empresas com frotas a partir de 30 veículos contam com alíquotas diferenciadas. Veículos movidos a gás natural veicular (GNV) permanecem totalmente isentos, como estímulo à adoção de alternativas mais sustentáveis. O imposto também não é cobrado em situações de furto, roubo ou perda total.
O setor produtivo segue contemplado com regras específicas. Permanecem válidas as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, incluindo a diminuição de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, medida que contribui para a competitividade econômica e o equilíbrio fiscal do Estado.
Mais informações e acesso aos serviços do IPVA estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda: www.sefaz.ms.gov.br/ipva.
Michel Faustino, Comunicação Sefaz Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo
O Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) alcançou avaliação máxima em todos os ensaios de proficiência dos quais participou em 2025, consolidando-se como referência em qualidade e confiabilidade nas análises laboratoriais voltadas à saúde pública no Estado.
O resultado foi obtido a partir da participação do Lacen/MS nos Ensaios de Proficiência ofertados pelo Instituto Octávio Magalhães, da Funed (Fundação Ezequiel Dias), que avaliaram o desempenho do laboratório em agravos estratégicos para a vigilância em saúde. Entre eles estão Leishmaniose Visceral Canina e Humana, HIV, Dengue IgM, Chikungunya IgM, Leptospirose e Doença de Chagas. Em todos, o laboratório recebeu conceito satisfatório, a pontuação máxima prevista.
Para o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Demarchi, o desempenho reflete o compromisso permanente da instituição com a excelência técnica. “Receber avaliação máxima em todos os ensaios de proficiência demonstra que os resultados produzidos pelo Lacen/MS são confiáveis e comparáveis aos de outros laboratórios de referência do país. Isso fortalece a vigilância em saúde e garante mais segurança nas decisões tomadas a partir desses diagnósticos”, destaca.
Os ensaios de proficiência são ferramentas essenciais da gestão da qualidade, pois permitem avaliar a precisão e a exatidão dos resultados analíticos, além de identificar possíveis falhas e orientar ações corretivas ou preventivas.
Segundo a gerente de Qualidade e Biossegurança do Lacen/MS, Rita de Cássia Campos, esse processo é fundamental para a melhoria contínua dos serviços. “Os ensaios possibilitam uma análise crítica do nosso desempenho e promovem a evolução constante das atividades laboratoriais. É uma forma de assegurar que as análises realizadas atendem aos mais altos padrões de qualidade exigidos pela saúde pública”, explica.
A gerente ressalta ainda que a comparação com outros laboratórios participantes contribui para o aprimoramento técnico das equipes. “Esse intercâmbio de resultados reforça a confiabilidade do nosso trabalho e demonstra o preparo dos profissionais envolvidos”, afirma.
A excelência alcançada nos ensaios de proficiência é resultado do compromisso da atuação dos servidores do Lacen que direta e indiretamente participaram das avaliações entregando resultados confiáveis dos exames em tempo oportuno.
Com esse resultado, o Lacen/MS reforça seu compromisso com a qualidade das análises laboratoriais e com o apoio técnico às ações do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul.
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.962 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (20). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 55 milhões para o próximo sorteio.
72 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 30.333,06 cada
3.954 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 910,46 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (22), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.
A Caixa Econômica Federal paga nessa quarta-feira (21) a parcela de janeiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 697,77. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 18,77 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,1 bilhões.
Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Pagamento unificado
Os beneficiários de 176 cidades de nove estados receberam o pagamento no dia 19 de janeiro, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 120 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (29), Sergipe (10), Roraima (6), Paraná (4), Amazonas (3), Piauí (2), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Cerca de 2,44 milhões de famílias estão na regra de proteção em janeiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.
No ano passado, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.
Auxílio Gás
Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em fevereiro.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 50 oportunidades de emprego. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 50 oportunidades de emprego para esta quarta-feira, 21 de janeiro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
7 vagas para pedreiro
5 vagas para vendedor ou vendedora
3 vagas para atendente
3 vagas para servente de pedreiro
2 vagas para auxiliar de mecânico
2 vagas para auxiliar de limpeza
2 vagas para mecânico
1 vaga para desenhista copista
1 vaga para cozinheira
1 vaga para confeiteira
1 vaga para padeiro
1 vaga para garçom
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para caseiro (casal)
1 vaga para costureira
1 vaga para cuidador de idoso
1 vaga para estoquista
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para abatedor
1 vaga para auxiliar de produção
1 vaga para auxiliar de expedição
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para banhista de animais domésticos
1 vaga para classificador de grãos
1 vaga para lavador de carro
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para motofretista
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para caçambeiro
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para pintor de obras
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para torneiro mecânico
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.
Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533
Um evento na cidade de Rio Grande, no extremo sul gaúcho, nesta terça-feira (20), marcou a assinatura de contratos para a construção de cinco navios gaseiros, 18 empurradores e 18 barcaças. Ao todo, o investimento é de R$ 2,8 bilhões, com potencial de geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos, segundo o governo federal. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de ministros, parlamentares e outras autoridades.
As embarcações foram encomendadas e serão operadas pela Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pela logística do transporte de petróleo e derivados. Elas serão construídas em estaleiros de três estados. No Rio Grande do Sul, o estaleiro Rio Grande Ecovix será responsável pela obra dos gaseiros, no valor total de R$ 2,2 bilhões. Esse tipo de navio é projetado para armazenar e transportar gases liquefeitos, como o GLP, usado diariamente por milhões de consumidores no país. A primeira entrega está prevista para daqui a 33 meses, com as entregas seguintes ocorrendo a cada semestre.
No Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia, em Manaus, construirá as 18 barcaças, fortalecendo o modal de navegação no interior da Transpetro. Essas embarcações são utilizadas no transporte de grandes volumes de carga em contêineres. O valor do investimento chega a R$ 295 milhões.
Em Santa Catarina, o estaleiro Indústria Naval Catarinense, em Navegantes, vai construir os 18 empurradores, que são embarcações a propulsão utilizadas na movimentação de barcaças. O custo total será de R$ 325 milhões.
Com as embarcações, de acordo com a Petrobras,a frota de gaseiros da Transpetro irá subir de seis para 14, triplicando a atual capacidade de transporte de GLP e derivados. O objetivo, segundo a empresa, é reduzir a dependência do afretamento desse tipo de navios. Os novos gaseiros, informou a estatal, serão até 20% mais eficientes no consumo de energia, reduzirão as emissões de gases de efeito estufa em 30% e poderão operar em portos eletrificados. “Isso significa que serão top em tecnologia embarcada”, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante o evento.
Presidente Lula visita as instalações do Estaleiro Ecovix – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Indústria naval
Todas as contratações ocorrem no âmbito do Programa Mar Aberto, do governo federal, criado para ativar a indústria naval brasileira. O programa prevê R$ 32 bilhões em investimentos na fabricação de navios e embarcações até 2030. A iniciativa prevê a construção de 20 navios de cabotagem, além de 18 barcaças e 18 empurradores, bem como o afretamento de 40 novas embarcações de apoio destinadas à renovação da frota de suporte às atividades de exploração e produção (E&P).
“A retomada da indústria naval também se dá porque o governo do Brasil desenvolveu política industrial específica para o setor. Sem a política de conteúdo local, os recursos do fundo da Marinha Mercante, os mecanismos como a depreciação acelerada [incentivo fiscal], não seria possível estarmos aqui assinando esses contratos”, destacou o presidente da Transpetro, Sergio Bacci.
Geração de empregos
Somente no estaleiro de Rio Grande, é esperada a geração de 7 mil novos empregos diretos e indiretos, que demandarão qualificação especializada.
“Essas encomendas vão demandar um número significativo de profissionais qualificados e já vão demandar a partir de março deste ano. E é por isso que nós estamos apoiando a indústria naval com o nosso programa [de] autonomia e renda. Esse programa vai oferecer mais 1,6 mil vagas em cursos de capacitação com bolsa auxílio. Nesse contexto, vai ser inaugurado agora em março, aqui no Rio Grande, uma nova escola do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial]”, anunciou Magda Chambriard. Segundo a presidente da Petrobras, essa nova escola será destinada à formação de mão de obra para a indústria naval do país.
Ainda segundo Magda, o setor naval ampliou de 18 mil empregos, em 2022, para 50 mil empregos no fim do ano passado. “Esses empregos vão ser ampliados em 2026, 2027 e 2028, ou seja, vamos nos aproximar de volta do número de 80 mil empregos na indústria naval brasileira”, projetou.
“Hoje temos aqui 400 colaboradores. Com os contratos já assinados deveremos alcançar no segundo semestre de 2027 um patamar da ordem de 4 mil colaboradores, ou seja, os próximos recrutamentos serão intensivos”, afirmou José Antunes Sobrinho, acionista da Ecovix, que atua no estaleiro gaúcho.
As incertezas no mercado internacional não afetaram a bolsa brasileira, que bateu recorde e fechou acima dos 166 mil pontos pela primeira vez. O dólar subiu em meio às tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Europa.
O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta terça-feira (20) aos 166.277 pontos, com alta de 0,87%. O indicador chegou a cair durante a manhã, mas passou a subir após a abertura das bolsas nos Estados Unidos, com a migração de capitais externos para países emergentes.
No fim da tarde, a bolsa desacelerou em meio ao discurso de um ano de governo do presidente Donald Trump, chegando a perder os 166 mil pontos. O indicador, no entanto, reagiu nos minutos finais de negociação, impulsionado por ações de mineradoras, de bancos e de petroleiras, setores com maior peso no Ibovespa.
Câmbio
A euforia na bolsa não se repetiu no mercado de câmbio. O dólar comercial encerrou a terça vendido a R$ 5,375, com alta de R$ 0,016 (+0,3%). A cotação iniciou o dia em forte alta, chegando a R$ 5,40 pouco antes das 11h, mas desacelerou ao longo da tarde.
A escalada das tensões entre os Estados Unidos e a Europa continuou nesta terça, com a ameaça do presidente francês, Emmanuel Macron, de acionar um mecanismo de defesa comercial. A retaliação permitiria à União Europeia aplicar tarifas de até 93 bilhões de euros aos produtos estadunidenses após Trump reiterar as ameaças de anexar a Groenlândia e ameaçar elevar as tarifas para produtos europeus.
A decisão do parlamento europeu de suspender a tramitação do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos contribuiu para o aumento das tensões. Fechado em julho do ano passado, o acordo estabelecia uma tarifa de 15% dos Estados Unidos sobre produtos europeus.
A diferença entre os juros brasileiros e estadunidenses ajudou a segurar as tensões sobre o mercado financeiro no Brasil. Os investidores que fugiram das bolsas estadunidenses, que fecharam em forte queda, foram atraídos pelas altas taxas de juros no Brasil, o que reduziu a pressão sobre o dólar e a bolsa.
Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne-se para definir os rumos da Taxa Selic (juros básicos da economia). Atualmente, a Selic está em 15% ao ano, no maior nível em quase 20 anos.
A cidade de Brasilândia, na costa Leste de Mato Grosso do Sul, ganhou um espaço de encontro entre empresários e trabalhadores em busca de empregos. Foi inaugurada na manhã dessa terça-feira (20) a 36ª Casa do Trabalhador, que passa a integrar a rede de atendimento do Governo do Estado voltada à geração de empregos e desenvolvimento profissional, através da Fundação do Trabalho (Funtrab).
O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, e a diretora presidente da Funtrab, Marina Dobashi, participaram da solenidade de entrega da Casa do Trabalhador de Brasilândia, ao lado da prefeita Márcia Amaral, o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, vereadores, demais autoridades e lideranças empresariais da cidade.
Falcette lembrou que foram inauguradas recentemente as Casas do Trabalhador de Inocência e Ribas do Rio Pardo, cidades que assim como Brasilândia, estão sendo impactadas pela instalação de indústrias de celulose na região Leste do Estado. “A Casa do Trabalhador é o local em que o empresário divulga as vagas que precisam preencher e o trabalhador pode encontrar o emprego para sustentar sua família ou melhorar sua renda”, pontuou.
O secretário destacou a importância da parceria com o município para viabilizar o serviço, ressaltando o apoio e a disposição em cooperar da prefeita Márcia Amaral. “A instalação da Casa do Trabalhador epresenta um passo fundamental para a geração de novas oportunidades para a nossa população. É um investimento direto no cidadão brasilandense, que agora conta com um atendimento completo, próximo e eficiente”, afirmou a prefeita.
A diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi destacou o caráter estratégico da iniciativa. “A implantação das Casas do Trabalhador é um trabalho pioneiro, desenvolvido em parceria com o governo federal e o governo do Estado. Aqui temos um conjunto de serviços que padronizam de forma eficaz as políticas públicas de trabalho e emprego, trazendo mais agilidade tanto para quem busca uma vaga quanto para os empresários que precisam contratar”, ressaltou a dirigente.
A Casa do Trabalhador de Brasilândia foi implantada com recursos do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura e está localizada na Praça Santa Maria, onde funcionava a antiga Biblioteca Municipal. O atendimento ao público será das 7h às 13h, durante a semana.
João Prestes, Comunicação Semadesc Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta terça-feira (20) o registro do primeiro medicamento genérico do Dexilant, utilizado no tratamento da azia relacionada à doença de refluxo gastroesofágico e de lesões no esôfago causadas por esofagite erosiva, além de atuar na redução da acidez estomacal.
A liberação do registro genérico para o dexlansoprazol, princípio ativo da medicação, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O novo medicamento genérico está indicado para adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos, em versões de 30 e 60 miligramas (Mg).
Segundo a Anvisa, a chegada do genérico ao mercado é considerada um avanço importante para os pacientes, já que medicamentos genéricos têm preços mais acessíveis.
“Isso tende a ampliar o acesso ao tratamento, especialmente para pessoas que necessitam do uso contínuo da medicação”, disse a Anvisa.
A agência reguladora destaca ainda que o medicamento genérico mantém os mesmos padrões de qualidade, segurança e eficácia exigidos para os produtos de referência.
“Como todo medicamento genérico aprovado pela Anvisa, o novo dexlansoprazol passou por avaliação técnica rigorosa que comprova sua equivalência terapêutica em relação ao produto de referência”, apontou a agência reguladora.
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) convocou apoiadores para participarem de uma mobilização em Brasília neste domingo, em defesa do presidente Bolsonaro e das pessoas envolvidas nos atos do 8 de janeiro. Em declaração pública, o parlamentar destacou a importância da união da direita e afirmou que a liberdade é o principal valor a ser defendido neste momento.
“Olá, Brasil! Olá, meu Mato Grosso do Sul. Esse é o momento de união pelo nosso Brasil. Não há nada mais importante do que a nossa liberdade, e é por ela que vamos lutar juntos”, afirmou Nogueira.
Mesmo passando por exames de saúde, o deputado anunciou o cancelamento de sua agenda para se somar à mobilização ao lado do deputado Nikolas Ferreira e de outros parlamentares. Segundo ele, o ato tem como objetivo demonstrar resistência política e cobrar justiça.
“Estou passando aqui por uns exames de saúde, mas cancelando toda a minha agenda para me juntar ao lado do Nikolas e dos demais deputados nessa caminhada por justiça e liberdade”, declarou.
Rodolfo Nogueira também fez um apelo aos apoiadores que não poderão comparecer ao ato, incentivando a presença em Brasília como forma de resposta popular. Para o parlamentar, o momento representa união e esperança para os eleitores conservadores.
“Preparem-se para estar em Brasília neste domingo. Chegou a hora de darmos a nossa resposta nas ruas. Será um momento de união e de esperança, mostrando que a direita está viva e segue lutando pelo nosso presidente Jair Bolsonaro e por todos os injustiçados de 8 de janeiro”, disse.
Ao final do pronunciamento, o deputado reforçou o tom de convocação popular: “Acorda, Brasil! Acorda, Brasil!”.
Grupo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) — Foto: UFMS/ Divulgação
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu nesta segunda-feira (19) inscrições gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais em 107 cursos de graduação. O processo seletivo UFMS 60+ vale para todos os campi e segue até 13 de fevereiro, pela internet.
Nesta primeira edição do processo seletivo, são oferecidas 156 vagas.
Os candidatos precisam ter 60 anos ou mais e ensino médio completo. A seleção será feita com base nos documentos enviados na inscrição.
A seleção será feita de três formas:
Notas do Enem ou do Encceja entre 2018 e 2025;
Notas do Vestibular UFMS entre 2018 e 2025;
Histórico escolar do ensino médio, com uma carta de intenção;
Quem já participou da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) terá prioridade.
Resultado e matrícula
O resultado preliminar sai em 19 de fevereiro. A lista final será divulgada no dia 24, com a convocação para matrícula.
O edital completo está disponível na página Ingresso UFMS.
Programa UFMS 60+
O processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, criado em 2025. A proposta é promover o envelhecimento saudável e ativo, com ações que valorizem a diversidade e garantam um ambiente inclusivo.
Entre as ações está a Unapi, que oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão. No último semestre, foram abertas mais de 1,9 mil vagas em cursos nos campus de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e Pantanal. O programa já está em expansão para Chapadão do Sul, Nova Andradina e Ponta Porã.
A reitora Camila Ítavo afirma que a iniciativa reforça o compromisso da UFMS com a inclusão e a diversidade.
“A Universidade se fortalece quando reconhece que o aprendizado acontece ao longo de toda a vida. A presença de pessoas com 60 anos ou mais nos cursos de graduação amplia o diálogo entre gerações e reafirma o papel social da UFMS”.
A Portaria Detran-MS “N” nº 202, publicada na terça-feira, 20 de janeiro, estabelece novas regras para o exame prático de direção veicular aplicado aos candidatos à Permissão para Dirigir (PPD) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo a CNH do Brasil.
A Resolução CONTRAN nº 1.020/2025 prevê a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o território nacional. No entanto, até a publicação desse manual, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanece responsável pela definição de suas próprias normas.
Entre as principais mudanças, destaca-se o aumento do limite de pontos passíveis de perda durante o exame prático. Anteriormente, conforme a Resolução CONTRAN nº 789/2020, o candidato poderia perder até 3 pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos).
Com a nova regulamentação, o candidato passa a poder perder até 10 pontos, sendo a classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da seguinte forma: infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).
Outra alteração relevante é a dispensa da etapa de baliza no exame prático. A avaliação passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.
No que se refere aos veículos utilizados nos exames, até o momento permanece a necessidade de comando duplo. Para a realização do exame em veículos particulares, estão sendo definidos critérios específicos de segurança, que deverão ser observados tanto pelo candidato quanto pelo examinador.
A Portaria entra em vigor em 26 de janeiro de 2026.
Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados da primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Desse total, cerca de 30% tiveram desempenho insatisfatório, quando menos de 60% dos estudantes foram considerados proficientes.
A partir da publicação dos dados, os cursos com nota insatisfatória e que pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as universidades federais e as instituições privadas, passarão por um processo de supervisão em que podem ser adotadas medidas cautelares. Ao todo, são 99 cursos nessa situação (confira a lista abaixo). As instituições públicas estaduais, distritais e municipais não passam pelo processo, uma vez que são supervisionadas pelos respectivos conselhos e secretarias de educação locais.
>> O MEC divulgou em seu site a lista com as notas de todos os cursos avaliados. Confira aqui.
Medidas
As sanções, de acordo com o MEC, serão escalonadas e podem prever desde a redução de vagas até a suspensão de oferta via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As medidas cautelares serão aplicadas conforme o desempenho do curso.
“Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público, mais graves serão as medidas adotadas”, informou o MEC.
Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, esses 99 cursos terão 30 dias para apresentar a defesa ao MEC, antes que as sanções entrem em vigor. Após o prazo, as medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026.
Resultados
Os melhores desempenhos no Enamed foram observados entre 6.502 estudantes de instituições federais, que apresentaram uma pontuação média de 83,1% de proficiência, seguido dos alunos das estaduais, com média de 86,6%, entre os 2.402 inscritos.
Os piores desempenhos foram dos 944 concluintes da rede municipal, que somaram uma média de 49,7% da pontuação máxima, com resultado médio considerado insuficiente pelo exame. Os 15.409 estudantes da rede privada com fins lucrativos também apresentaram uma média de apenas 57,2% da pontuação máxima.
Enamed
Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado do MEC, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
O diretor de esportes, Renato Bevilaqua (e) com o prefeito, Dr. Erlon Daneluz. Com grande incentivo da prefeitura local, Sete Quedas é destaque no cenário esportivo regional. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)
Vilson Nascimento
A prefeitura local, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu as inscrições para a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço, em Sete Quedas.
Neste ano a tradicional competição, que reúne equipes de toda a região e está prevista para iniciar no dia 26 de fevereiro, será disputada nas categorias, Livre, Master 40+ e Master 50+.
Segundo o diretor de esportes do município e coordenador geral do campeonato, Renato Bevilaqua, na Categoria Livre a equipe campeã vai faturar R$ 5 mil, a vice-campeã R$ 3 mil e a terceira colocada R$ 1 mil.
“Para as categorias, Master 40+ e Master 50+ a premiação será definida de acordo com o número de equipes inscritas”, informou o diretor de esportes ao destacar que o valor da inscrição por equipe será de R$ 750,00.
Em 2025 a campeã da categoria livre da Copa Verão de Futebol Suíço foi a equipe do Auto Posto Tacuru, da cidade de Tacuru ao vencer a equipe Água Boa, de Sete Quedas, pelo placar de 1×0 na final, com do jogador Juninho, que na ocasião também foi o artilheiro do campeonato com 4 gols marcados.
Já na Categoria Master, em 2025 a equipe Los Hermanos, de Sete Quedas, conquistou o bicampeonato do certame ao bater na decisão o Amambai/Intech Telecon, de Amambai, também pelo placar de 1×0, gol do jogador Pedro da Luz.
Para inscrições ou maiores informações sobre a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço, em Sete Quedas entre em contato pelo celular/ WhatsApp (67) 99162-4994 com Renatinho Bevilaqua.