8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 240

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

0
Foto: TV Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (28) uma resolução que amplia o uso de terapias à base de cannabis. Com a norma, fica autorizada a venda do canabidiol em farmácias de manipulação e o cultivo da planta no país — por pessoas jurídicas — voltada para a fabricação de medicamentos e outros produtos aprovados.Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acessoAnvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Neste caso, a produção é restrita, compatível com a procura pelos itens e conforme indicado pelas empresas à Anvisa.

A Anvisa pretender criar e coordenar um comitê, integrado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e da Agricultura e Pecuária. Essa instância ficará incumbida de manter ações permanentes de controle e assegurar fiscalização e segurança em todas as etapas de produção.

Com a nova resolução do órgão, também fica permitida a comercialização de medicamentos usados via bucal, sublingual e dermatológica.

Também fica permitida a importação da planta ou do extrato para a fabricação de medicamentos.

Ficou decidido na reunião da Anvisa um limite de até 0,3% de THC (Tetrahidrocanabinol), composto da planta, tanto para materiais importados como para adquiridos. O THC é usado para tratamento de pessoas que vivem com diversas doenças debilitantes e crônicas.

As mudanças nas regras do uso da cannabis no país atendem a pedido do Superior Tribuna Federal (STF) que, no fim do ano passado, determinou que a Anvisa regulamentasse o uso da planta desde que com fins medicinais.

Otimismo

O mais novo passo na regulamentação da cannabis sativa como medicamento e objeto de pesquisa é recebido com otimismo por parcela significativa das entidades que levantam a bandeira.

Emilio Figueiredo, que participou da criação da primeira associação do país pensada para garantir o acesso de pacientes a medicamentos canábicos, celebra o avanço no debate e na concepção do ato normativo. “Foi muito interessante e surpreendente abrirem para a escuta”, afirmou o advogado, observando ser uma iniciativa inédita.

Cofundador da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, Figueiredo aposta em mais lucidez e assertividade sobre as soluções de ampliação do acesso. Ele comenta, ainda, o poder de atração da cannabis em diversos círculos, independentemente da posição política-ideológica, de modo que “a gente não tem nenhum modelo em que as pessoas se reúnem da mesma forma”.

Durante a reunião desta manhã, Jair Pereira Barbosa Júnior, representante da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (Fact), de Alto Paraíso (GO), salientou a capacidade de auto-organização do movimento associativo e a diminuição da insegurança jurídica com a regulamentação.

Aderência à cannabis no Brasil

Apesar dos obstáculos para obtenção dos remédios à base de cannabis, o Brasil soma 873 mil pessoas em tratamento, segundo o anuário da Kaya Mind, de 2025. O número é recorde e aparece após uma curva ascendente, ano após ano.

No total, há 315 associações provedoras de cannabis medicinal, das quais 47 conquistaram avanços judiciais para cultivo. Ao todo, foram identificadas pela Kaya Mind 27 hectares de plantio mantido por essas organizações.

O faturamento anual também é uma demonstração da maior aceitação desse tipo de substância. Em 2025, houve uma alta de 8,4% na comparação com 2024, chegando a R$ 971 milhões. Por seu potencial de mercado, o Brasil sedia a ExpoCannabis, que, ano passado, realizou sua terceira edição.

A proporção é de cerca de 2,7 médicos que prescrevem medicamentos canábicos para cada 10 mil pacientes, com uma média que fica entre 5,9 mil e 15.100 profissionais da saúde receitando mensalmente. Se, entre médicos, tem havido popularização, dentistas têm tido mais resistência. Apenas 0,2% deles os indicam aos pacientes que atendem.

Desde 2015, ao menos R$ 377,7 milhões foram gastos com fornecimento público de produtos à base de cannabis e somente cinco estados ainda não têm leis de fornecimento público de cannabis medicinal. Além disso, oito em cada dez (85%) dos municípios brasileiros já tiveram ao menos um paciente tratado com cannabis desde 2019. O relatório ressalta o encaminhamento, por 68 empresas, de 210 pedidos de Autorização Sanitária pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 327/19 desde 2020, com aprovação de 24 foram delas.

Dívida pública pode alcançar até R$ 10,3 trilhões em 2026

0
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Depois de encerrar 2025 acima de R$ 8,6 trilhões e em nível recorde, a Dívida Pública Federal (DPF) deverá chegar ao fim deste ano entre R$ 9,3 trilhões e R$ 10,3 trilhões. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Tesouro Nacional, que apresentou o Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública para 2026.Dívida pública pode alcançar até R$ 10,3 trilhões em 2026Dívida pública pode alcançar até R$ 10,3 trilhões em 2026

O plano apresenta metas para a dívida pública para este ano. Assim como no ano passado, o governo criou um espaço para diminuir a fatia de títulos prefixados (com taxas de juros fixas e definidas antecipadamente) e aumentar a participação dos papéis corrigidos pela taxa Selic (juros básicos da economia). Isso ajudaria a atrair os investidores aos títulos vinculados à Selic, que estão no maior nível em quase dois anos.

No ano passado, o PAF originalmente previa que a Dívida Pública Federal poderia encerrar 2025 entre R$ 8,1 trilhões e R$ 8,5 trilhões. Em setembro, o PAF foi revisado para que o indicador fechasse 2025 entre R$ 8,5 trilhões e R$ 8,8 trilhões.

Composição

Segundo o documento, a DPF deverá encerrar 2026 com a seguinte composição:

  • Títulos vinculados à Selic: de 46% a 50%, atualmente está em 48,3%;
  • Títulos corrigidos pela inflação: de 23% a 27%, atualmente está em 25,9%;
  • Títulos prefixados: de 21% a 25%, atualmente está em 22%;
  • Títulos vinculados ao câmbio: de 3% a 7%, atualmente está em 3,8%.

Os números não levam em conta as operações de compra e venda de dólares no mercado futuro pelo Banco Central, que interferem no resultado.

Os títulos corrigidos por taxas flutuantes aumentam o risco da dívida pública, porque a Selic pressiona mais o endividamento do governo quando os juros básicos da economia sobem. Quando o Banco Central reajusta os juros básicos, a parte da dívida interna corrigida pela Selic aumenta imediatamente.

Em tese, os papéis prefixados trazem mais previsibilidade. Isso porque os juros desses títulos são definidos no momento da emissão e não variam ao longo do tempo. Dessa forma, o Tesouro sabe exatamente quanto pagará de juros daqui a vários anos, quando os papéis vencerem, e os investidores tiverem de ser reembolsados. No entanto, os títulos prefixados têm taxas mais altas que a da Selic e aumentam o custo da dívida pública em momentos de instabilidade econômica.

Prazo

O Plano Anual de Financiamento também abriu uma margem para aumentar o prazo da DPF. No fim de 2025, o prazo médio ficou em 4 anos. O PAF estipulou que ficará entre 3,8 e 4,2 anos no fim de dezembro. O Tesouro divulga as estimativas em anos, não em meses. Já a parcela da dívida que vence nos próximos 12 meses encerrará 2025 entre 18% e 22%. Atualmente, está em 17,5%.

Segundo o Tesouro, o governo tem dois mecanismos de segurança para garantir a capacidade de financiamento em caso de crise econômica que não permita ao Tesouro lançar títulos no mercado. Em primeiro lugar, o governo tem reservas internacionais suficientes para pagar os vencimentos da dívida pública externa em 2026, que totalizam R$ 33,3 bilhões. Além disso, tem um colchão de R$ 1,187 trilhão para cobrir 7,33 meses dos vencimentos da dívida pública interna.

Por meio da dívida pública, o Tesouro Nacional emite títulos e pega dinheiro emprestado dos investidores para honrar compromissos. Em troca, o governo compromete-se a devolver os recursos com alguma correção, que pode seguir a taxa Selic, a inflação, o câmbio ou ser prefixada, definida com antecedência.

Ouro bate recordes na cotação internacional; entenda os motivos

0

No meio da tarde desta quarta-feira (28), a cotação do ouro no mercado internacional seguia a trajetória de alta, atingindo recordes de valorização. A onça troy, unidade de medida padrão para metais preciosos, equivalente a 31,1035 gramas, era negociada em torno de US$ 5.280, cerca de R$ 27,5 mil. Por volta das 15h, chegou a alcançar US$ 5.326, até então a maior cotação já alcançada pelo ouro à vista. Ouro bate recordes na cotação internacional; entenda os motivosOuro bate recordes na cotação internacional; entenda os motivos

O recorde é mais uma face da escalada do preço do metal, que apresenta disparada, principalmente nos últimos 12 meses, quando se valorizou em mais de 90%.

Esta semana, pela primeira vez, a cotação superou o marco de US$ 5 mil. Só em 2026, a valorização gira em torno de 22%.

Uma das principais regras da economia é a lei da oferta e procura. De forma direta, significa que quanto mais agentes econômicos buscam por um produto – ou ativo, como no caso do ouro – maior o preço negociado. Ou seja, o comportamento da cotação indica que o interesse pelo metal está em alta.

Um comportamento semelhante é percebido no preço da prata. Em um ano, a onça troy passou de US$ 30 para o recorde de US$ 115. Na tarde desta terça-feira (27), era negociada perto de US$ 112.

A Agência Brasil conversou com especialistas para entender os motivos que levaram à subida do preço de negociação dos metais no mercado internacional.

Não coincidentemente, a escalada do ouro fica flagrante a partir de janeiro de 2025, mês em que Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos. À época, a onça troy do ouro era vendida a US$ 2,7 mil. De lá para cá, o preço quase dobrou.

Efeito Trump

O economista Rodolpho Sartori, da agência classificadora de risco de crédito Austin Rating, explica que a subida dos metais é reflexo de uma conjuntura atual “recheada de incertezas”.

Ele lembra que o ouro, mais destacadamente, e a prata, são tidos historicamente como reservas de valor. Reserva de valor é um ativo ou mercadoria que preserva o poder de compra ao longo do tempo.

Na visão dele, o principal gatilho para a incerteza global é a política econômica do presidente Donald Trump.

“Com as tarifas e o protecionismo quase mercantilista, já é por si só um rompimento com o livre comércio que os EUA sempre defenderam”, disse à Agência Brasil.

Sartori acrescenta como elemento gerador de incerteza as “truculências externas”.

“Ameaças a países, até mesmo aos parceiros comerciais, ampliam a desconfiança na figura de Trump”, avalia.

Desde que reassumiu a Presidência, Trump tem seguido uma agenda que, sob a alegação de proteger interesses americanos, impõe tarifas a parceiros comerciais, que ficou conhecida como tarifaço.

A professora de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ) Gecilda Esteves acrescenta como fator de turbulência geopolítica a cobiça de Trump pela Groenlândia.

O presidente dos EUA tem pressionado e ameaçado a Dinamarca e outros países europeus para obter controle da ilha gelada no Ártico

“Isso abalou, de fato, a confiança entre os Estados Unidos e a Europa, gerando um receio de novas guerras comerciais na gestão do presidente Trump”, disse.

Ela acrescenta que o conflito entre Ucrânia e Rússia, que caminha para o sexto ano, também agrava o cenário de turbulência.

“O mercado começa a entender que existe um risco geopolítico real e imediato, e o ouro e a prata, obviamente, sobem”, sustenta.

Busca por estabilidade

Nesse pano de fundo, o ouro e a prata experimentam a corrida de investidores e governos pela segurança de seus patrimônios. Rodolpho Sartori aponta que eles tentam “se proteger em metais”.

“Os metais podem até ser vistos como investimento, mas aquele tipo de investimento que busca trazer menos volatilidade [forte oscilação] para a carteira. Neste cenário é proteção mesmo”, afirma.

Apesar de figurarem como compradores de ouro ao lado de grandes investidores profissionais, os bancos centrais não são apontados como os responsáveis pela disparada do preço do ouro, na opinião do economista.

“Bancos centrais, inclusive o brasileiro, têm ampliado suas reservas em ouro. Todavia, não considero que seja isso que está fazendo o ouro ‘explodir”, avalia.

Para ele, o movimento é derivado do mercado de investidores, que tem buscado metais para diversificar investimentos e fugir dos riscos da conjuntura atual.

“Evidentemente a mudança de postura dos bancos centrais ao redor do globo é extremamente relevante em termos de economia política, mas não inflaria o preço do ouro sozinho. A demanda por ouro aumentou também por parte dos investidores”, pontua.

A professora Gecilda Esteves, do Ibmec-RJ, avalia que governos, representados por bancos centrais, têm aumentado o apetite por metais “para diversificar as suas reservas com propósito de reduzir a dependência de moedas fiduciárias [sem lastro, ou seja, garantidas pela confiança]”.

“São ativos que têm valor intrínseco. Não é uma moeda fiduciária, não depende de nenhum governo para garantir sua viabilidade e sua potência econômica”, explica.

“É o porto seguro, uma apólice de seguro contra qualquer colapso de sistema financeiro ou inflacionário”, diz.

Reserva brasileira

Aqui no Brasil, o Banco Central (BC) aumentou a quantidade de ouro nas reservas internacionais, espécie de colchão de segurança contra crises e choques externos.

Em janeiro de 2025, o BC tinha 129,7 toneladas de ouro nas reservas, quantidade que saltou para 172,4 toneladas em dezembro, segundo dado mais recente. O crescimento foi de 33%.

Em valores financeiros, o país tinha US$ 11,7 bilhões em ouro em janeiro de 2025, valor que subiu para US$ 23,9 bilhões em dezembro, ou seja, mais do que dobrou. Os valores não levam em conta a inflação do período, calculada em  cerca de 4,5%.

A valorização reflete tanto o aumento no número de toneladas quanto na apreciação da cotação do ouro no mercado internacional.

Dessa forma, o ouro, que respondia por 3,6% das reservas em janeiro de 2025, passou a representar 6,7% dos mais de US$ 358 bilhões que o país tinha em dezembro.

Brasília (DF), 11/07/2025 - Edifício do Banco Central. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
 Banco Central aumentou as reservas brasileiras com ouro – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Rentabilidade

A professora do Ibmec-RJ pontua que a pressão de alta do ouro leva para os investidores um elemento mais além da segurança do patrimônio.

“Quando o ouro rompe a barreira histórica dos US$ 5 mil, deixa de ser só uma proteção e passa a ser um componente de rentabilidade [lucro] extremamente agressivo na carteira, em um cenário de incerteza global”, explica.

Reflexo no dólar

Ao mesmo tempo em que turbulências geopolíticas elevam a procura pelo ouro, a moeda americana, o dólar, passa por uma desconfiança, conforme explica a professora.

“O preço do ouro acaba funcionando como um termômetro da saúde do dólar. Quando o ouro sobe, está denunciando que existe desconfiança na moeda americana”, diz.

Para ilustrar a perda de força do dólar, o economista Sartori detalha que quando Trump assumiu em janeiro de 2025, o DXY, indicador que mede o desempenho do dólar perante uma cesta de moedas estrangeiras (real não está incluído), beirava 110 pontos. Atualmente ronda os 96 pontos.

“Parece claro que há alguma desconfiança em relação ao dólar. Acho cedo para pontuar uma desdolarização ou uma perda de hegemonia da moeda, mas de fato, há desconfiança”, avalia.

Aqui no Brasil, a desvalorização foi sentida no mercado de câmbio. Nos últimos 12 meses, o dólar recuou 11%. Só em 2026, a desvalorização está em cerca de 5,5%.

Na terça-feira, a moeda fechou negociada a R$ 5,20, menor patamar em 20 meses.

DólarFoto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo
Dólar passa por uma desconfiança nas economias mundiais – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Mais fatores

Além dos fatores conjunturais que levaram à escalada do ouro, o economista Rodolpho Sartori indica um fator estrutural. Citando um estudo do economista Robin Brooks, da Brookings Institution, em Washington, Sartori entende que muitos países têm dívidas bastante elevadas, o que pode estar influenciando a percepção dos agentes econômicos sobre a sustentabilidade da dívida pública.

“Por consequência, tem ocorrido alguma diversificação no destino de investimentos para além das moedas. Muitos metais preciosos têm se valorizado recentemente”, explica.

A professora Gecilda Esteves acrescenta ainda que há uma busca de proteção contra uma possível correção (queda) no mercado de capitais, como bolsas de valores, com “a possível bolha de inteligência artificial [IA], que já começou a dar estresses no início deste ano”. Há o receio de que empresas de IA estejam supervalorizadas, na iminência de sofrerem queda abrupta de preço das ações.

Confira também as informações do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil    Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386

0
Equipe da Infraestrutura Municipal faz tapa-buracos na MS-386. © Divulgação/PMJ

“O aparecimento de vários buracos, resultantes do deterioramento asfáltico é um grave problema e assusta os motoristas. Nossa preocupação é muito grande com a vida das pessoas devido ao iminente risco de acidentes. Por isso, fizemos gestões junto à empreiteira Vale do Rio Novo Engenharia e Construções, que ganhou licitação junto ao Governo do Estado para a recuperação asfáltica na região. Porém, por causa da excessiva demora dos serviços, decidimos executar a melhoria utilizando mão de obra de nosso pessoal da Infraestrutura neste tapa-buracos”, explica o prefeito Malaquias.

O superintendente do Executivo, Paulo Franjotti, observa que após contatos com diretores da empreiteira Vale, a resposta é que a operação na MS-386 será realizada somente após a empresa instalar o seu canteiro de obras na região. “Mas como cobramos celeridade. Então, a Vale atendeu a reivindicação e nos forneceu o material asfáltico usinado, permitindo que a Administração Municipal faça a manutenção no perímetro que liga Japorã ao distrito de Jacareí, até a Aldeia Porto Lindo”.

Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Renner dos Reis Ramos, confirmou que está utilizando um caminhão, pá carregadeira e compactador manual de asfalto. “A Prefeitura também entrou com a mão de obra. É uma manutenção paliativa até a Vale vir e executar o trabalho completo com remoção total da camada asfáltica e fazer o novo recapeamento”, disse Renner.

Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386
Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na rodovia MS-386

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Japorã executa tapa-buracos na MS-386. Em outras ocasiões os serviços contaram com apoio até de produtores das proximidades da rodovia. “Sempre estamos fazendo esta manutenção emergencial. Ao corrigir o pavimento, propiciamos o aumento da segurança viária imediata e, melhorando a trafegabilidade, evitamos acidentes danos aos veículos e, sobretudo, garantimos o escoamento da produção agrícola e avícola de Japorã”, pontuou o prefeito Malaquias.

Fotos: Secretaria de Infraestrutura/Divulgação/PMJ

TCE anula licitação para aquisição de veículos em Amambai

0

A notícia da suspensão de uma licitação de R$ 12,8 milhões para compra de veículos pela prefeitura de Amambai gerou certa repercussão no município. A Suspensão feita pelo Tribunal de Contas e publicada no Diário Oficial do órgão, dia 27, interrompeu o processo antes mesmo da fase de lances, prevista para dia 29 de janeiro.

Desde que o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul implantou o Esfinge em janeiro de 2025, sistema de fiscalização de contas, responsável por receber, analisar e verificar cumprimento da Lei de Licitações de prefeituras e Câmaras, autarquias e fundos, é de praxe o TCE apontar correções e irregularidades nos processos, anulando e exigindo as correções necessárias. 

No caso da licitação de Amambai, o TCE, conforme o relator do processo, Iran Coelho das Neves, a equipe técnica do Tribunal identificou falhas no planejamento da contratação, como ausência de justificativas técnicas que comprovem a real necessidade da quantidade de veículos pretendida, informações básicas como inventário da frota, relatório do uso dos veículos, custos de manutenção ou critérios objetivos que expliquem a demanda, além de falta de parecer jurídico prévio e preferências para empresas sediadas em Amambai, baseada numa lei municipal.

Com a decisão, o pregão eletrônico ficou suspenso, assim como todos os atos dele decorrentes. A prefeitura foi intimada a cumprir imediatamente a determinação e tem 5 dias úteis para apresentar justificativas e documentos que esclareçam cada uma das irregularidades apontadas. 

Caso descumpra a ordem, o gestor pode ser multado em R$ 15,8 mil. 

A prefeitura também deverá informar se vai corrigir o edital e reabrir a licitação ou se optará pela anulação definitiva do processo. O Tribunal informou que o caso seguirá em análise prioritária após a apresentação das respostas pelo município.

REPERCUSSÃO

O assunto ganhou repercussão nas redes sociais, entre grupos de watsapp e posts. A vereadora Thalita Escobar gravou um vídeo cobrando explicações por parte da prefeitura. O prefeito Sergio Barbosa que está de licença gravou um breve vídeo abordando o assunto.

O Jornal A Gazeta procurou a prefeitura para obter informações detalhadas dos fatos na tarde desta quarta-feira (28). A reportagem em conversa com o procurador do município, Dr. Caio Fachin, obteve a informação de que essas decisões do Tribunal de Contas são rotineiras e que os ajustes necessários serão observados.

ATA DE PREÇOS

Uma explicação que o jornal A Gazeta obteve foi de que o processo se trata de um Sistema de Registro de Preços (SRP) para aquisições futuras de veículos conforme a necessidade do município, podendo inclusive ser prorrogado por mais de um ano. 

No total o registro de preços previa uma aquisição de R$ 12,8 milhões em veículos, incluindo ônibus e micro-ônibus, ambulâncias e carros básicos para diversos setores. A intenção é que com um registro de preços já formalizado, compras futuras, não necessariamente obrigatórias, de determinados veículos ficariam mais ágeis.

POSICÃO DA PREFEITURA

Ao Jornal A Gazeta, a procuradoria Jurídica do município informou que  “o município (prefeitura ) promoveu a suspensão do certame e encontra-se em análise quanto à viabilidade jurídica de proceder às correções no âmbito do próprio procedimento ou, alternativamente, de promover sua anulação, dentro do prazo concedido pelo TCE/MS, para a instauração de novo certame que contemple integralmente as recomendações expedidas pela Corte de Contas.

Gestão da prefeita Niágara Kraievski fortalece parceria com a Pró-Leite e impulsiona o desenvolvimento da produção leiteira em Coronel Sapucaia

0

A Prefeitura de Coronel Sapucaia segue demonstrando, na prática, o compromisso com o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da agricultura familiar. No dia 26/01/2026, a administração municipal realizou uma importante reunião com a Associação Pró-Leite, consolidando mais uma parceria estratégica voltada ao crescimento da produção leiteira no município.

O encontro contou com a presença da prefeita Niágara Kraievski, do vice-prefeito Carlão, dos associados da Pró-Leite, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Claudinei e Administração, Thiago Valençoela, e representantes da AGRAER. A reunião teve como objetivo central alinhar ações concretas para fortalecer o setor leiteiro, uma das bases da economia local.

Durante a reunião, a prefeita Niágara Kraievski anunciou medidas significativas que demonstram o comprometimento da gestão com os produtores rurais. A Prefeitura irá reestruturar o imóvel da Associação Pró-Leite, garantindo melhores condições de trabalho e funcionamento, além de ceder um funcionário municipal para auxiliar diretamente nas atividades da associação, ampliando a capacidade de atendimento e organização dos produtores.

As ações anunciadas reforçam uma gestão que acredita no diálogo, na parceria e no investimento direto em quem produz. Ao apoiar a Associação Pró-Leite, a Prefeitura fortalece não apenas a cadeia produtiva do leite, mas também gera oportunidades, fomenta renda no campo e valoriza o trabalho dos produtores que movimentam a economia de Coronel Sapucaia.

A reunião evidenciou a importância da união entre o poder público, as associações e os órgãos de assistência técnica, como a AGRAER, para promover desenvolvimento sustentável, inovação e crescimento no meio rural. A administração municipal reafirma que investir no produtor local é investir no futuro do município.

Com ações concretas, planejamento e compromisso, a gestão da prefeita Niágara Kraievski mostra que governar é cuidar das pessoas, apoiar quem trabalha e transformar parcerias em resultados reais para Coronel Sapucaia.

Zé Roberto – Assessoria de Comunicação

Nota de falecimento de Elizeu dos Reis de Almeida

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 28 de janeiro, em sua residência, em Amambai, de Elizeu dos Reis de Almeida, de 46 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu nesta quinta-feira (29) às 8h da manhã no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL

0
© RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a América Latina e o Caribe só resolverão seus problemas caso os enfrentem de forma conjunta. Nesta quarta-feira (28), durante a abertura do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, no Panamá, Lula destacou os ativos políticos e econômicos que podem, via integração regional, favorecer todos os países, tornando-os mais relevantes no cenário mundial.

“Seguir divididos nos torna todos mais frágeis”, discursou o presidente durante a sessão de abertura do fórum, ao citar as “credenciais econômicas, geográficas, demográficas, políticas e culturais excepcionais” que os países latino-americano e caribenhos têm “para aspirar a uma presença relevante no contexto mundial”.

Lula ponderou que, para atingir esses objetivos, é fundamental que as lideranças regionais estejam comprometidas com mecanismos institucionais e que “articulem de forma equilibrada os distintos interesses nacionais de nossa região”.

Segundo Lula, falta às lideranças regionais convicção sobre os benefícios de adoção de um projeto mais autônomo de inserção internacional. Nesse sentido, sugeriu que os países da região levem em consideração as riquezas inexploradas que poderão garantir uma inserção competitiva na ordem global.

“Dispomos de ativos de ordem política e econômica que podem conferir materialidade ao impulso integracionista”, argumentou o presidente ao enumerar, entre esses ativos, o potencial energético relacionado às reservas de petróleo e gás, a hidroeletricidade, os biocombustíveis, e a energia gerada a partir das matrizes nuclear, eólica e solar.

O presidente citou também como ativos o fato de a região contar com a maior floresta tropical do planeta; e as variadas condições de solo e clima e os avanços científicos e tecnológicos para a produção de alimentos.

“Reunimos também recursos minerais abundantes, inclusive minérios críticos e terras raras, essenciais para a transição energética e digital”, disse o presidente brasileiro ao afirmar que “minerais críticos e as terras raras só têm sentido se for para enriquecer os nossos países, e se tivermos coragem de construir parcerias, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento em nossos países”.

Lula lembrou que, juntos, os países da região formam um mercado consumidor com mais de 660 milhões de pessoas. Além disso, disse que não há conflitos graves entre os países participantes do fórum; e que, predominantemente, todos governo foram eleitos democraticamente.

“A América Latina e o Caribe são únicos. Cabe a nós assumir que a integração possível é a que estará calcada na pluralidade de opções. Guiados pelo pragmatismo, podemos superar divergências ideológicas e construir parcerias sólidas e positivas dentro e fora da região. Essa é a única doutrina que nos convém”, afirmou.

“Não há nenhuma possibilidade de qualquer país da América Latina, sozinho, achar que vai resolver os problemas. Temos 525 anos de história. Muitas vezes a colonização não estará na interferência de outro, mas na formação cultural que o nosso o povo teve. Precisamos mudar de comportamento. Vamos criar um bloco. Um bloco que possa dizer que a gente vai acabar com a fome em nossos países”, concluiu.

Por ser convidado especial, o presidente brasileiro foi o segundo a discursar, logo após o presidente do país anfitrião, José Raúl Mulino. A expectativa é que Lula retorne ao Brasil ainda hoje, ao final do dia.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Prouni 2026: inscrições para o 1º semestre se encerram nesta quinta (29)

0
© JUCA VARELLA/AGÊNCIA BRASIL

As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29).

A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. 

Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior. 

Inscrições

Os candidatos ao processo seletivo devem se inscrever gratuitamente somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br.

São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação. A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem.

No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.  Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621.

O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra as condições legais.

Bolsas disponíveis

Esta edição do Prouni (1º/2026) disponibilizará 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%).

Do total de vagas ofertadas, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As demais (184.992) bolsas são para cursos presenciais.

Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.

Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas.

Resultados

De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março. 

O resultado da primeira chamada será divulgado na página do Prouni na internet. 

Para saber sobre os critérios de classificação dos candidatos, acesse aqui

Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Com chuvas irregulares, dezembro teve metade do Estado abaixo e outra metade acima da média histórica

0
Foto: Divulgação

O regime de chuvas foi estritamente irregular em Mato Grosso do Sul no mês de dezembro, conforme demonstra o Monitor de Secas elaborado pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Dos 50 pontos monitorados pelo Centro, 23 apresentaram registros de chuvas abaixo da média histórica, enquanto 26 ficaram acima e apenas 1 manteve-se dentro da média.

Essa situação havia sido prevista pelos meteorologistas do Cemtec/MS ao fazerem o prognóstico do tempo para o Verão. Os dados mostravam que o regime de chuvas poderia ficar abaixo ou acima da média histórica, e ambas as situações acabaram ocorrendo.

O maior volume de chuva foi observado no município de Mundo Novo, com um total acumulado de 439 milímetros, o que representa um 144% acima da média climatológica do período. Em Campo Grande, o acumulado de chuvas para o mês de dezembro ficou acima da média histórica nos cinco pontos de monitoramento, com percentuais que variaram de 18% a 40%, dependendo da região.

Já os municípios com as menores quantidades de chuva (comparadas às médias históricas) foram: Paranaíba (-58%), Paraíso das Águas (-48%), Cassilândia (-47%), Chapadão do Sul (-47%), Camapuã (-45%), e Corumbá, na estação localizada na Fazenda São Cândido, com -40%.

Acompanhando a variação de chuvas, as temperaturas também apresentaram grande amplitude térmica no mês de dezembro. A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima registradas. Em Mato Grosso do Sul, no mês passado, a temperatura variou de 12,8°C até 39,8°C. A menor temperatura foi registrada em Aral Moreira, no dia 17 (12,8°C) e a maior (39,8°C) em Porto Murtinho no dia 1° de dezembro.

Conforme a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes, para o trimestre de fevereiro a abril a análise do conjunto de modelos climáticos indica que a situação vá se repetir. “Em uma grande parte do Mato Grosso do Sul haverá um cenário de irregularidade na distribuição das chuvas. No entanto, a expectativa é de que, de modo geral, os volumes de chuva fiquem abaixo da média histórica”, afirmou.

Fonte: João Prestes/Semadesc

Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo promove desenvolvimento com justiça social em MS

0
Fotos – Mairinco de Pauda 

Promover o desenvolvimento sustentável aliado à justiça social, por meio de uma ação integrada entre Estado, poder público, setor produtivo e sociedade civil. Essa é uma das premissas do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso do Sul, lançado nesta terça-feira (28) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette; da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Arosio; do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar; da coordenadora da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MS), Janaína Carlin; além de representantes de instituições parceiras e da sociedade civil.

A elaboração do Plano teve início em maio de 2025, conduzida pela Coetrae-MS, com orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e cooperação de diversas instituições. O documento estabelece diretrizes estruturadas em quatro eixos prioritários — governança, prevenção, repressão e proteção às vítimas — consolidando uma política pública de longo prazo para o enfrentamento do trabalho escravo contemporâneo no Estado.

Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo promove desenvolvimento com justiça social em MS

Para o secretário de Estado da Semadesc, Jaime Verruck, o Plano reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável aliado à justiça social. “Não existe desenvolvimento econômico sem respeito aos direitos humanos. Esse plano consolida uma atuação integrada do Estado, envolvendo poder público, setor produtivo e sociedade civil, para prevenir, combater e erradicar o trabalho escravo, garantindo dignidade, proteção social e oportunidades aos trabalhadores”, destacou.

A procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Arosio, ressaltou a importância do lançamento do Plano no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e reforçou a atuação conjunta das instituições. “O plano estadual visa alcançar esse objetivo a partir dos quatro eixos — governança, prevenção, repressão e proteção às vítimas — além do estabelecimento de responsabilidades entre os parceiros e instituições competentes, tratando o tema de forma mais efetiva. No âmbito do Ministério Público do Trabalho, nossa atuação vai além da função constitucional”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, o Plano representa um marco estratégico na política estadual de trabalho e renda. “O enfrentamento ao trabalho escravo exige ações integradas, contínuas e estruturadas. O plano atua desde a prevenção e fiscalização até a qualificação profissional e a reinserção social das vítimas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a dignidade humana e a justiça social”, disse.

Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo promove desenvolvimento com justiça social em MS
Secretário-adjunto da Semadesc Artur Falcette

Já o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, destacou a coragem institucional do Governo do Estado ao enfrentar o tema. “Trata-se de uma postura firme diante de questões sensíveis à sociedade. A meta do Governo é reduzir as desigualdades sociais e garantir que todos possam usufruir do desenvolvimento. O Plano é uma peça fundamental para tornar Mato Grosso do Sul cada vez mais inclusivo e capaz de devolver às pessoas o que elas merecem”, completou.

Construção coletiva e atuação integrada

A coordenadora da Coetrae-MS, Janaína Carlin, destaca ao longo de 2025, o MPT-MS, a Coetrae-MS, a OIT e demais instituições parceiras participaram de reuniões e oficinas para definição de ações, responsabilidades e de um cronograma de implementação do Plano, além do desenvolvimento de um fluxo estadual integrado de denúncia, planejamento, operações de resgate e atendimento pós-resgate das vítimas.

O Plano organiza as ações governamentais em eixos claros, com definição de prioridades, responsabilidades e medidas voltadas à prevenção, à proteção das vítimas e à superação das situações de exploração. O Fluxo estabelece procedimentos padronizados que garantem atendimento integrado às vítimas, desde a denúncia e o resgate até o pós-resgate, assegurando acesso a direitos, proteção social, saúde, qualificação profissional e oportunidades de reinserção produtiva.

“Esses instrumentos dialogam diretamente com a agenda estadual de desenvolvimento econômico. A ampliação das atividades produtivas, os avanços tecnológicos nos setores agropecuário e industrial e a diversificação da base econômica do estado reforçam a necessidade de assegurar que o crescimento venha acompanhado de trabalho formal, qualificado e seguro. O Plano e o Fluxo contribuem para criar maior previsibilidade institucional e segurança jurídica, ao mesmo tempo em que fortalecem a proteção aos trabalhadores”, frisou a coordenadora.

Com duração prevista de dez anos, o Plano terá revisão intermediária no quinto ano de vigência, garantindo o monitoramento e a efetividade das metas estabelecidas. Entre as ações previstas estão a criação de um fundo estadual específico, o fortalecimento da fiscalização, o acolhimento pós-resgate e a reintegração socioeconômica das vítimas.

Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo promove desenvolvimento com justiça social em MS

Ações do Governo

O Governo do Estado tem atuado de forma preventiva, concentrando esforços na erradicação da extrema pobreza, na ampliação do acesso ao trabalho formal e na qualificação profissional.  Políticas de geração de emprego e renda, associadas ao desenvolvimento regional, reduzem a exposição de trabalhadores a formas precárias de inserção laboral e à migração forçada por ausência de alternativas locais.

No campo da qualificação profissional, o Estado estruturou instrumentos que ampliam e organizam o acesso da população às oportunidades de formação, como a plataforma MS Qualifica Digital, que centraliza informações sobre cursos gratuitos, presenciais e a distância, ofertados por instituições públicas e parceiras. Ao facilitar o acesso à informação e à capacitação, essas ações contribuem para a inserção produtiva e para a redução da dependência de ocupações informais e de baixa remuneração.

O Governo também dá atenção específica a públicos em situação de maior vulnerabilidade, com destaque para povos originários, por meio de ações de qualificação profissional adequadas às realidades territoriais e de acompanhamento de fluxos de migração laboral sazonal, como aqueles relacionados a atividades agrícolas em outras regiões do país. Essas medidas ampliam a proteção social e reduzem riscos de aliciamento e exploração.

“Esse conjunto de iniciativas, articulado ao fortalecimento da COETRAE/MS, à implementação do Plano Estadual e à adoção do Fluxo Estadual de Atendimento às Vítimas, evidencia que o Mato Grosso do Sul tem avançado na construção de uma política pública integrada, voltada à prevenção do trabalho escravo contemporâneo, à promoção do trabalho digno e à consolidação de um desenvolvimento econômico socialmente responsável’, concluiu o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

Fonte: Rosana Siqueira, da Semadesc

Trabalhador é morto a tiros dentro de retroescavadeira em Ponta Porã

0
Vítima foi atingida enquanto estava na retroescavadeira (Foto: Reprodução)

Homem, ainda não identificado, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma obra na manhã desta quarta-feira (28), em Ponta Porã, a cerca de 315 quilômetros de Campo Grande. O crime aconteceu na Rua João Ponce de Arruda, no fim da manhã.

A vítima operava uma retroescavadeira e prestava serviço para uma empresa terceirizada da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Conforme o portal Ponta Porã News, esta seria o último dia de trabalho do homem.

Segundo as primeiras informações, o trabalhador foi atingido por diversos disparos enquanto estava dentro da retroescavadeira. O veículo teve o vidro quebrado após os tiros, que teriam atingido a vítima pelas costas.

Dois homens são suspeitos do crime e, após os disparos, teriam fugido em uma motocicleta. Ainda não há informações sobre a motivação. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã.

Fonte: Clara Farias/Campo Grande News

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

0
Fotos: Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Acadepol, deu início na manhã de terça-feira (27), a etapa final do concurso para os cargos de Escrivão e Investigador de Polícia Judiciária. O curso de formação é a última etapa para o concurso de Agente de Polícia. Até o momento, os 472 candidatos matriculados passaram pela prova Objetiva, Prova de Títulos, Avaliação Psicológica, Avaliação Médico-Odontológica, Teste de Aptidão Física (TAF) e Investigação Social.

Os alunos da Academia serão submetidos 680 horas/aula, com previsão de término para o 25 de maio. Conforme o edital, serão chamados os 440 primeiros colocados. O curso de formação envolve aulas teóricas e práticas e as avaliações respectivas por disciplina. A previsão de publicação da classificação final é para o início do mês de junho.

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

No período da manhã, os alunos foram submetidos ao credenciamento e aulas administrativas, no Palácio Popular da Cultura – Arquiteto Rubens Gil de Camilo. Às 15h teve início uma aula magna, conduzida pelo delegado André Matsushita presidente da Adepol/MS – Associação dos Delegados de Polícia do Mato Grosso do Sul – e que contou com a presença do governador Eduardo Ridel, do secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública – cel. Ary Carlos Barbosa, do Delegado-Geral da PCMS – Lupérsio Degerone Lúcio, do secretário de Administração – Frederico Feline e da diretora da Acadepol – delegada Rozêman Geise Rodrigues de Paula.

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

Durante as boas-vindas aos novos alunos, a diretora da Acadepol declarou oficialmente aberto o curso de formação 2026. Ela abordou os desafios para que a nova turma ingressasse e destacou a utilização de uma nova matriz curricular. “Esta matriz curricular está alinhada a todas as outras academias de polícia do país. Uma matriz curricular que vem sendo discutida no Senasp, mas que já foi implantada em Mato Grosso do Sul, e em poucos estados essa matriz vem sendo a operacionalizada então nós estamos à frente do tempo”.

“Essa matriz desempenha o reflexo da polícia do país sem perder as peculiaridades e as particularidades do nosso estado Mato Grosso do Sul. Os anseios e as demandas que são importantes para o nosso Estado. Esses alunos serão forjados em uma das melhores polícias do país. E eles serão forjados por um processo que já foram um processo seletivo concorrido”, finalizou.

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

O Delegado-Geral da PCMS – Lupérsio Degerone Lúcio – parabenizou os novos alunos e destacou o esforço da Polícia Civil em acompanhar as novas necessidades da sociedade.

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

“Estamos em um momento importante, onde nossa instituição está passando pela maior transformação tecnológica e digital da história com a com integração rápida com sistema de justiça contando com depoimentos por áudio e vídeo. Saímos da idade da pedra evoluindo para o fantástico mundo da tecnologia e da transformação digital incluindo aquisição de ferramentas por inteligência e constante capacitação de nossos servidores”.

“Daqui será formada a turma com os maiores conhecimentos tecnológicos já aplicados em cursos de formação policial pela nossa Acadepol ao longo de todos esses anos. Vocês estão ingressando na Polícia Civil que ostenta um dos maiores índices resolução de homicídios do país e que possui um dos maiores níveis de apreensão de entorpecentes do país. Que apresentou redução significativa dos índices de roubo ao patrimônio e também reformulamos e investimos pesado no modelo de gestão do combate à violência doméstica. Não existe nenhum estado da delegação com índice semelhante. Isso é defesa da vida. Tudo isso fruto de um planejamento estratégico da instituição”, destacou.

Polícia Civil inicia Curso de Formação para 472 novos agentes nos cargos de Escrivão e Investigador

O governador Eduardo Riedel ressaltou que Mato Grosso do Sul é um estado jovem em pleno crescimento, muito fruto do seu ambiente de segurança. “Posso afirmar que uma das primeiras questões que o investidor avalia quando vai investir em um lugar são seus indicadores de segurança. Nosso papel é criar um ambiente seguro, de ordem e paz e estes novos policiais serão protagonistas deste processo”, completou. “São 472 alunos de 26 mil inscritos no concurso. Grupo que carrega uma responsabilidade muito grande e tem o propósito de servir e proteger o cidadão sul-mato-grossense. Para quem veio de fora façam daqui a sua casa”, afirmou o governador.

Os candidatos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação e demais despesas necessárias durante a formação. A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de trabalho em escalas, inclusive em finais de semana e feriados.

“Hoje não apenas ingressaram na carreira, mas se tornam parte de uma história viva, escrita por homens e mulheres que com coragem e determinação dedicaram as suas vidas à defesa da sociedade. Ingressar na Polícia Civil é assumir um compromisso que transcende o ato de ocupar um cargo público, ela é mais que uma instituição e sim um legado, que é sinônimo de proteção e justiça. Meu conselho é que cuidem das suas carreiras e sejam proativos”, afirmou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa.

Fonte: Carlos Eduardo Orácio/Assessoria PCMS

Câmara de Coronel Sapucaia reforça compromisso com a educação durante entrega de ônibus escolar adquirido com recursos próprios

0
Fotos: Assessorria

A Câmara Municipal de Coronel Sapucaia marcou presença, nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, na entrega oficial de um novo ônibus escolar adquirido com recursos próprios do município. O momento foi comandado pela prefeita Niágara Kraievski, com a presença do vice-prefeito Carlão e pelos vereadores João do Banquinho, presidente do Legislativo, Maria Eloir e Naiara Florentin, evidenciando a atuação firme da Câmara na defesa de investimentos que fortalecem a educação municipal.

A aquisição do veículo representa um avanço significativo para a rede de ensino, garantindo mais segurança, conforto e dignidade aos alunos que utilizam diariamente o transporte escolar. Para o Legislativo, trata-se de um investimento que reflete planejamento, responsabilidade fiscal e zelo com o dinheiro público.

Durante o ato, o presidente da Câmara, vereador João do Banquinho, destacou que o Parlamento Municipal tem sido parceiro das ações que trazem benefícios reais à população. Segundo ele, a Câmara não apenas acompanha, mas também apoia e fiscaliza para que os recursos sejam aplicados de forma correta, especialmente quando se trata da educação, base do desenvolvimento social e econômico do município.

A vereadora Maria Eloir ressaltou que a entrega do novo ônibus comprova que o trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo gera resultados concretos. Para a parlamentar, quando a Câmara atua de forma responsável e a gestão municipal aplica bem os recursos, a população é quem ganha.

A vereadora Naiara Florentin também reforçou o papel do Legislativo na construção de políticas públicas eficientes, afirmando que a Câmara segue comprometida com iniciativas que ampliem a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar.

A prefeita Niágara Kraievski agradeceu o apoio da Câmara Municipal e destacou que a parceria institucional tem sido fundamental para viabilizar investimentos importantes. Segundo a gestora, a aquisição do ônibus com recursos próprios demonstra respeito ao contribuinte e compromisso com o futuro das crianças e jovens de Coronel Sapucaia.

O vice-prefeito Carlão acompanhou a solenidade e reafirmou a importância da união entre os poderes para fortalecer a educação e garantir melhores condições aos estudantes da rede municipal.

A presença ativa da Câmara Municipal na entrega do novo ônibus escolar simboliza mais do que um ato institucional: representa o compromisso permanente do Legislativo de Coronel Sapucaia com a fiscalização, o apoio às boas iniciativas e a construção de uma cidade cada vez melhor para todos.

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação.

Gestão eficiente em ação: Niágara e vereadores de Cel. Sapucaia celebram conquista de ônibus escolar com recursos próprios

0
Fotos: Assessorria

A prefeita Niágara Kraievski, o vice-prefeito Carlão e os vereadores João do Banquinho, presidente da Câmara, Maria Eloir e Naiara Florentin comemoraram, nesta quarta-feira, 28/01/2026, a conquista de um novo ônibus escolar adquirido com recursos próprios do município, um avanço significativo que reforça o compromisso da atual administração com a educação, a responsabilidade fiscal e o cuidado com os estudantes.

A aquisição do veículo representa mais do que um investimento em transporte: simboliza planejamento, gestão eficiente e respeito ao dinheiro público. O novo ônibus garantirá mais segurança, conforto e dignidade aos alunos que dependem diariamente do transporte escolar.

Durante o ato de entrega, a prefeita destacou que cada conquista da administração municipal é resultado de organização, transparência e prioridade nas pessoas. Segundo ela, investir na educação é preparar o município para um futuro melhor, assegurando condições adequadas para que os estudantes possam aprender e se desenvolver.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João do Banquinho, parabenizou a gestão pela iniciativa e ressaltou a harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo. Segundo ele, a Câmara segue sendo parceira das ações que geram benefícios reais à população, especialmente quando o foco é a educação, base do progresso de Coronel Sapucaia.

A vereadora Maria Eloir também enfatizou que o novo ônibus é fruto de uma administração comprometida com a boa aplicação dos recursos públicos. Na avaliação da parlamentar, quando o dinheiro do contribuinte é bem gerido, retorna em forma de melhorias concretas para a comunidade.

O momento contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlão e da vereadora Naiara Florentin, que prestigiaram a entrega e reafirmaram apoio às ações que fortalecem a rede municipal de ensino e ampliam a qualidade dos serviços oferecidos aos alunos.

Encerrando o ato, a prefeita Niágara Kraievski reforçou que a aquisição do veículo com recursos próprios demonstra responsabilidade fiscal e respeito à população. A gestora destacou que cada imposto arrecadado está sendo transformado em investimentos que impactam diretamente a vida das famílias sapucaenses.

A conquista do novo ônibus escolar representa mais do que a entrega de um veículo: é a prova de que Coronel Sapucaia segue avançando com seriedade, planejamento e compromisso, fortalecendo a educação e construindo um futuro melhor para toda a comunidade.

Gestão eficiente em ação: Niágara e vereadores de Cel. Sapucaia celebram conquista de ônibus escolar com recursos próprios

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação.

Naviraí garante R$ 53 milhões em investimentos em infraestrutura em parceria com o Governo do Estado

0

O município de Naviraí garantiu R$ 53 milhões em investimentos em infraestrutura por meio de parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e com apoio da senadora Soraya Thronicke. A confirmação ocorreu na tarde de ontem, terça-feira dia 27 de Janeiro em Campo Grande, durante reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEILOG).

O prefeito Rodrigo Sacuno foi recebido pelo secretário de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, para tratar da liberação e do andamento de obras estruturantes que vão impactar diretamente a mobilidade urbana, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população de Naviraí. Participaram do encontro o gerente geral do município, Fauze Selem, e o gerente de Obras, Fabiano Costa, reforçando o alinhamento técnico e administrativo entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

Naviraí garante R$ 53 milhões em investimentos em infraestrutura em parceria com o Governo do Estado

Na SEILOG, em Campo Grande, o secretário de Infraestrutura do Governo de Mato Grosso do Sul, Guilherme Alcântara, recebeu o prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, acompanhado do gerente de Obras, Fabiano Costa, e do gerente geral do município, Fauze Selem.

Os investimentos contemplam diversas regiões do município e incluem obras de pavimentação e drenagem, consideradas fundamentais para o crescimento ordenado da cidade. Entre as ações confirmadas estão:

  • Jardim Paraíso: R$ 1,8 milhão em obras de pavimentação e drenagem;
  • Acesso ao novo cemitério: R$ 4,3 milhões em drenagem e pavimentação, garantindo mais segurança, mobilidade e respeito à população;
  • Novo Parque Industrial: R$ 6,1 milhões em pavimentação e drenagem, ampliando a infraestrutura e criando condições para geração de empregos;
  • Bairro Harry Amorim – Rua Pérsio Antunes: R$ 21,3 milhões em pavimentação e drenagem, atendendo a uma antiga demanda dos moradores;
  • Ruas e avenidas de Naviraí: R$ 7,5 milhões destinados a obras de pavimentação, promovendo mais mobilidade e qualidade de vida.

De acordo com o prefeito Rodrigo Sacuno, os investimentos representam um marco para o município. “São obras esperadas há anos pela população e que agora se tornam realidade. Esse volume de recursos mostra que Naviraí está no radar do Governo do Estado e avançando com planejamento e responsabilidade”, destacou.
O secretário Guilherme Alcântara ressaltou que, por determinação do governador Eduardo Riedel, o Governo do Estado segue investindo em parcerias com os municípios, garantindo obras que promovem desenvolvimento regional. A previsão é de que as obras tenham início ainda este ano, consolidando Naviraí como um dos municípios contemplados com um dos maiores investimentos estaduais da região.

Estamos prontos para o Reino de Deus? – Por Eloir Vieira

0

“Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2ªPe 1.11).

A salvação é de graça à toda a humanidade! Ao crermos e confessarmos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, recebemos o Espírito Santo que nos lava de toda a imundícia em que vivíamos antes de receber a Cristo. Pelo Espírito Santo, somos santificados e justificados para entrarmos no Reino dos céus: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11).

O Espírito Santo nos prepara para o Reino: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.7-11).

O Espírito de Deus nos sela para a vida eterna: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13,14). Agora, como cristãos, não devemos mais cometer pecados: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

A igreja é composta de pecadores arrependidos e convertidos: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 26,27). “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2ªCo 11.2). 

O evangelho do Senhor é a receita para entrar no Reino de Deus: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).

Um discípulo de Jesus é um pecador arrependido; não vive mais para si mesmo, mas, para Cristo: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Um seguidor de Jesus está pronto para entrar no Reino de Deus: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

O que nos habilita para entrar no Reino de Deus não são as obras, nem os sacrifícios, nem os rituais religiosos. O que nos habilita para entrar no Reino de Deus é fazer a vontade do Pai; é se afastar das iniquidades: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). E a vontade do Pai, é que andemos em santidade, porque Deus é Santo: “Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” 1ªPe 1.16). Deus abençoe!

Iguatemiense Isadora Ávila vai representar Mato Grosso do Sul no concurso Mini Miss Brasil, pela coordenação de Marcelo Ramos

0
Fotos: Divulgação

A iguatemiense Isadora Ávila, atual Mini Miss Mato Grosso do Sul 2025, vai representar o Estado no concurso Mini Miss Brasil, levando o nome de Iguatemi para o cenário nacional.

Isadora esteve em visita ao prefeito Dr. Lídio Ledesma, que, juntamente com o vereador Dr. Genésio, reforçou o apoio à Pequena Miss no concurso, destacando a importância de incentivar talentos que representam o município com dedicação e orgulho.

A conquista do título de Mini Miss Mato Grosso do Sul 2025 ocorreu por meio de concurso on-line, sob coordenação de Marcos Afonso, de Campo Grande (MS). Agora, Isadora se prepara para a etapa nacional, onde disputará a coroa do Mini Miss Brasil.

O concurso Pequena Miss Brasil será realizado no mês de março, na cidade de Curitiba (PR), reunindo candidatas de diversos estados do país.

A Administração Municipal deseja sucesso à Isadora Ávila, que segue representando Iguatemi e Mato Grosso do Sul com carisma, talento e determinação.

Fonte: Imprensa oficial

Apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul cai para o menor patamar desde 2019

0
Apreensão de cocaína realizada pela PRF em Terenos - Divulgação

O volume de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul despencou quase 30% em 2025 e alcançou a menor marca desde 2019, segundo indicadores publicados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com base em números enviados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).

O Estado também deixou de ser o campeão brasileiro de apreensões de drogas, posição que tinha desde o início da década, e agora é o segundo em maior volume de apreensões, atrás do vizinho Paraná, que também faz fronteira com o Paraguai. 

Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, foram apreendidas 12,2 toneladas de cocaína, 30,26% a menos que em 2024, quando foi confiscado um volume de 17,6 toneladas. 

No que diz respeito à maconha, ela tem um destaque maior no Estado, com 411,3 toneladas apreendidas em 2025, uma redução de 29,01% em relação ao ano anterior, quando foram apreendidas 579 toneladas. Diante disso, ao somar os números das apreensões de ambas as drogas, Mato Grosso do Sul registrou uma queda de 29,05% em comparação com 2024, tendência que também ocorre na quantidade de ocorrências de tráfico de drogas, que diminuíram de 4.058 para 3.341 (17,67%).

Em comparação com os dados compilados dos últimos 10 anos, as 423,6 toneladas apreendidas em 2025 representam o menor volume desde 2019, quando foram confiscadas 383,6 toneladas. 

No Paraná, campeão de apreensões em 2025, foram retidas 566,3 toneladas de drogas (maconha e cocaína). Em 2024, Mato Grosso do Sul apreendeu 597 toneladas, enquanto o Paraná confiscou 490,8 toneladas.

Recorde em 2020

Desde 2019, Mato Grosso do Sul registra aumento no número de ações, o que resultou no recorde em 2020, com a apreensão de 759,5 toneladas.

Como os dados foram enviados pela Sejusp ao MJSP, não há a consideração das apreensões de drogas feitas por órgãos federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF). 

O Correio do Estado entrou em contato com ambas as instituições para apurar o volume de drogas apreendido nos dois últimos anos, no entanto, até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Panorama nacional

Somando os dados de todos os outros estados, o Brasil confiscou 1,6 mil toneladas de droga no ano passado, sendo Paraná e Mato Grosso do Sul responsáveis por cerca de 990 toneladas, mais precisamente 61,87% do total.

Para se ter ideia do tamanho da influência dos dois estados nesse quesito, o País apresentou uma média diária de 4,4 toneladas de drogas apreendidas no ano passado, sendo Mato Grosso do Sul responsável por 1,16 tonelada e o estado sulista, por 1,5 tonelada.

Apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul cai para o menor patamar desde 2019
– Divulgação

Incongruência

Mesmo que enviados pela Sejusp, os dados disponíveis no painel do MJSP são levemente diferentes dos apresentados no portal da secretaria.

A maior diferença ocorre no volume apreendido de maconha, com 584,9 toneladas interceptadas em 2024 e 546,7 toneladas no ano passado. Mesmo assim, a redução se mantém, mas menor que a encontrada no painel.

Já os números da cocaína são mais parecidos, mas ainda com uma leve diferença, com 14,7 toneladas em 2025 e 17,8 toneladas em 2024, novamente com queda nos índices.

Destaque

No dia 28 de agosto de 2025, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu mais de 15 toneladas de maconha que estavam escondidas em uma carga de milho no interior do Estado.

Conforme divulgado, os militares realizavam patrulhamento pela rodovia MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã, quando avistaram uma carreta Volvo que seguia no sentido contrário e fizeram o retorno para abordá-la.

No decorrer da entrevista, o motorista de 52 anos afirmou aos policiais que havia pegado a carga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Canoinhas (SC). Porém, na vistoria, foram encontrados diversos fardos de maconha, que totalizaram 15.315 quilos.

Questionado pelos militares, o homem disse que tinha pegado a carga carregada na fronteira e que receberia R$ 50 mil caso conseguisse concluir a missão de entregar a droga no município catarinense. 

O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 31 milhões e a droga foi encaminhada à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados. Essa foi a maior apreensão de maconha no ano passado realizada pelo departamento.

De acordo com o publicado, no fim do ano passado, o DOF foi responsável pela segunda maior marca histórica de drogas apreendidas desde a criação do departamento, com 196,5 toneladas, superando o ano de 2021, quando foram apreendidas 195,03 toneladas de entorpecentes.

Fonte: Felipe Machado/Correio do Estado