8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 238

Mega-sena pode pagar prêmio de mais de R$ 100 milhões nesta quinta

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O concurso 2966 da Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 102 milhões para quem acertar as seis dezenas que serão sorteadas a partir das 21h desta quinta-feira (29), no Espaço da Sorte, em São Paulo. 

As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 6. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de ganhar.

O sorteio tem transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.

Fonte: Agência Brasil

MS: Clima seco deixa produtores da região Sul em alerta

0
Foto: Adriana Freitas (Técnica de campo região Sul Aprosoja/MS)

A irregularidade das chuvas e a previsão de precipitações abaixo da média histórica nos próximos dias colocam produtores rurais da região sul de Mato Grosso do Sul em estado de alerta. O cenário climático preocupa por coincidir com o estádio fenológico R5, marcado pelo início do enchimento de grãos. A restrição de água nesse momento pode comprometer a formação e o peso dos grãos, impactando na produtividade e no rendimento final das lavouras.

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC) indicam que, entre 1º e 26 de janeiro, diversos municípios da região Sul registraram volumes de chuva abaixo da média histórica. Em algumas localidades, o déficit hídrico chegou a 62% em relação ao esperado para o período, como no caso de Fátima do Sul, que registrou apenas 67 milímetros.

Historicamente, a precipitação acumulada esperada para Mato Grosso do Sul no trimestre de fevereiro, março e abril varia entre 300 e 500 milímetros, com base em séries climatológicas de 30 anos. No entanto, as projeções indicam que a tendência para o período é de chuvas irregulares, com predomínio de volumes abaixo da média histórica.

Colheita

Até o momento, a operação de colheita atingiu 0,7% da área total na região Sul. Apesar do avanço gradual dos trabalhos, o ritmo está abaixo do registrado na safra anterior, reflexo direto das condições climáticas menos favoráveis e do desenvolvimento mais irregular das lavouras neste ciclo.

O ápice da operação deve ocorrer entre o início fevereiro e metade de março, com finalização da colheita em maio. A estimativa é de uma produção estadual de 15,1 milhões de toneladas, com média de 52,8 sacas por hectare.

Para conferir mais detalhes sobre a região Sul e demais localidades, acesse o boletim completo aqui

Fonte: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Governo de Mundo Novo leva Casa do Trabalhador ao Loteamento Novo Horizonte

0
Fotos: Ascom Prefeitura

Na última terça-feira, o Governo de Mundo Novo, por meio da Casa do Trabalhador e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou uma ação no Loteamento Novo Horizonte com o objetivo de aproximar a população das oportunidades de emprego no município.

Durante a atividade, representantes da Casa do Trabalhador acompanharam a equipe de Recursos Humanos da empresa Zaeli, que apresentou aos moradores os critérios de contratação, documentos necessários para o ingresso na empresa, além de informações sobre valores salariais e horários dos turnos de trabalho.

A empresa Zaeli foi representada pela funcionária do setor de Recursos Humanos, Andreia, que esclareceu dúvidas dos interessados e destacou a importância da qualificação e da documentação em dia para participação nos processos seletivos.

Também estiveram presentes na ação as servidoras da Casa do Trabalhador, Marinete e Nicole, além do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Estátquio, reforçando o compromisso da administração municipal em promover o acesso ao emprego e fortalecer o desenvolvimento econômico local.

A iniciativa faz parte das ações do Governo de Mundo Novo voltadas à geração de oportunidades, aproximando empresas e trabalhadores e contribuindo para o crescimento do município.

Governo de Mundo Novo leva Casa do Trabalhador ao Loteamento Novo Horizonte

Fonte: Ascom Prefeitura

Caarapó: Programa Rota Universitária 2026 abre inscrições e marca novo modelo de transporte estudantil

0

A Prefeitura de Caarapó abriu as inscrições para o Censo da Rota Universitária 2026, uma etapa fundamental para a implantação do Programa Rota Universitária, que tem como objetivo modernizar o transporte estudantil, garantir mais eficiência na gestão e assegurar o acesso gratuito ao serviço para estudantes de baixa renda.

O cadastro é obrigatório para todos os estudantes que utilizam transporte para frequentar cursos universitários ou técnicos e ficará disponível por 10 dias. A partir dos dados coletados, o município poderá planejar de forma mais precisa as rotas, horários e a estrutura do transporte, evitando desperdícios e ampliando o alcance do benefício.

O censo será realizado de forma totalmente digital, por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura. As informações levantadas permitirão a criação de um banco de dados confiável, essencial para decisões técnicas e transparentes sobre o transporte estudantil.

Com base nesse levantamento, a Prefeitura passará a atuar em duas frentes: a operação de frota própria, destinada ao atendimento de estudantes baixa renda, e a realização de uma chamada pública transparente para contratação de empresas privadas, com valores de repasse calculados de forma responsável e alinhados à demanda real.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a justiça social, a responsabilidade fiscal e a transparência, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que o transporte chegue a quem realmente precisa.

A participação dos estudantes é essencial para o sucesso do programa. O cadastro é o primeiro passo para a construção de um transporte estudantil mais justo, organizado e adequado à realidade de Caarapó.

Os interessados devem acessar o link disponível no site da Prefeitura e nas redes oficiais e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Caarapó

Sisu 2026: candidatos já podem conferir resultado individual

0
© MEC/DIVULGAÇÃO

O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O acesso é feito com o login da plataforma Gov.br.

Os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis na chamada regular deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, no período indicado no edital da instituição pública de ensino superior. 

O Sisu tem como objetivo democratizar o acesso a instituições públicas de educação superior (IES) que aderiram ao processo seletivo, de todo o país.

Lista de espera

Os candidatos não selecionados que queiram participar da lista de espera devem manifestar interesse a partir desta quinta-feira (29) até a próxima segunda-feira (2), também pelo Portal Único de Acesso.

A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse na lista.

A convocação será feita diretamente pelas instituições em que o estudante se inscreveu.

É possível participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. O candidato deve consultar os canais oficiais da instituição de interesse e observar as regras e os prazos estabelecidos em edital.

Sisu

A maioria das instituições participantes do Sisu é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Pela primeira vez, nesta edição, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 ou 2025 – conseguiu se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Prefeitura de Caarapó intensifica logística para garantir entrega de kits escolares no primeiro dia de aula

0
Fotos: Divulgação

Com a proximidade do início do ano letivo, marcado para o dia 11 de fevereiro, a Prefeitura de Caarapó intensificou a logística de distribuição dos kits escolares nas unidades da rede municipal de ensino. A ação tem como objetivo assegurar que todos os alunos recebam o material completo já no primeiro dia de aula, garantindo igualdade de condições e um início organizado das atividades escolares.

Ao todo, foram adquiridos 4.765 kits escolares, com investimento de R$ 1.384.867,93, contemplando alunos da Educação Infantil (Pré-Escola), do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa reflete o planejamento antecipado da administração municipal e o compromisso com a qualidade da educação pública.

A operação logística envolve o trabalho integrado de diferentes setores, desde o recebimento e conferência dos materiais até a distribuição direta nas escolas, atendendo tanto a sede quanto os distritos. Todo o cronograma foi organizado para garantir que os kits estejam disponíveis nas unidades escolares antes do dia 11 de fevereiro, data de início das aulas.

Materiais adequados para cada etapa de ensino

Os kits foram organizados conforme as necessidades pedagógicas de cada etapa escolar:

Na Educação Infantil – Pré-Escola, foram distribuídos 1.211 kits, contendo lápis e lápis de cor jumbo, massa de modelar, tintas guache, giz de cera, caderno de desenho, tesoura sem ponta, estojo e pasta maleta.

Para o Ensino Fundamental I, foram preparados 2.568 kits, com cadernos, lápis, lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, régua, tesoura sem ponta, estojo e pasta maleta.

Já os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão 986 kits, compostos por cadernos universitários, canetas esferográficas, compasso, lápis, lápis de cor, régua, cola, estojo, tesoura sem ponta e pasta maleta.

A entrega antecipada dos materiais garante que o ano letivo comece de forma organizada, fortalece o trabalho pedagógico desde o primeiro dia e oferece mais tranquilidade às famílias.

Com a logística intensificada, a Prefeitura de Caarapó reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, baseada em planejamento, eficiência e cuidado com os estudantes da rede municipal.

Prefeitura de Caarapó intensifica logística para garantir entrega de kits escolares no primeiro dia de aula

Fonte: Assessoria Prefeitura

Inscrições abertas para seleção de estágio em Coronel Sapucaia

0
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio para estudantes de Direito na comarca de Coronel Sapucaia. As inscrições podem ser realizadas de 2 até o dia 13 de fevereiro de 2026 na Secretaria do Foro da comarca, das 12 às 18 horas.

Poderão se inscrever, estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou particulares estabelecidas na forma da legislação em vigor do primeiro ao penúltimo semestre.

A avaliação será realizada por meio de prova objetiva, com 10 questões de Direito e 10 de Língua Portuguesa. A prova acontecerá no dia 20 de fevereiro às 8 horas e 30 minutos, no Fórum de Coronel Sapucaia, localizada na Rua Amâncio José da Silva, 1.866, Jardim Santalice – Cep 79995-000.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado em até 48 horas, contados da data de realização da prova objetiva, sendo afixado na entrada do prédio do fórum. A partir do dia 24 de fevereiro, também constará no local, o resultado dos recursos em relação ao gabarito preliminar, assim como o gabarito definitivo e o resultado preliminar da seleção com o nome e pontuação dos candidatos classificados.

O resultado definitivo será afixado na entrada do prédio do fórum no dia 27, sendo que a convocação dos candidatos aprovados ocorrerá no interesse da Administração, obedecendo a rigorosa ordem de classificação.

Com jornada de estágio de cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, o exercício de estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O estagiário regularmente credenciado e no exercício do estágio receberá uma bolsa auxílio mensal e auxílio transporte, em valor estabelecido pela Administração do Tribunal de Justiça.

Fonte: Dourados News

MS Empreende Mais: evento vai apresentar estratégias para fomentar pequenos negócios em 2026

0
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Para fomentar e promover novos debates sobre gestão pública e ambiente positivo de negócios, o Governo do Estado e o Sebrae-MS promovem na próxima segunda-feira (2), a partir das 8 horas, a 3° edição do MS Empreende Mais. Um dos destaques do evento é o convênio para execução do programa Cidade Empreendedora.

A solenidade de abertura ocorre na sede do Sebrae-MS, em Campo Grande, com a participação das autoridades e instituições parceiras. Este ambiente favorável em Mato Grosso do Sul contribui para o ciclo de crescimento dos pequenos negócios, que hoje representam 89% dos empreendimentos do Estado.

O MS Empreende Mais tem justamente este objetivo de ser mais uma oportunidade para conhecer as estratégias conjuntas entre o Governo do Estado e Sebrae-MS para 2026, com foco no potencial econômico e nas ações para fomentar o empreendedorismo.

Também serão apresentados os resultados alcançados em 2025 e das ações desenvolvidas em conjunto para fortalecer os municípios. Entre as ações está justamente o programa Cidade Empreendedora.

Este convênio entre Estado e Sebrae-MS possibilita a execução do programa Cidade Empreendedora, que iniciou novo ciclo em julho de 2025. Atualmente, a iniciativa está presente em 36 municípios, em parceria com as prefeituras.

O programa amplia o foco no empreendedorismo ao integrar ações que aumentam a eficiência das administrações municipais. A atuação ocorre por meio de três frentes estruturantes: Excelência, Avança e Transforma, que organizam soluções conforme o nível de maturidade de cada cidade, respeitando suas vocações e desafios locais.

Serviço

MS Empreende Mais
Data: 2 de fevereiro
Hora: 8h
Local: Sede do Sebrae/MS (Av. Mato Grosso, 1661 – Campo Grande/MS)

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
*com informações Sebrae-MS

MS: Na primeira reunião de 2026, Conselho do FCO aprova 73 pedidos de empréstimos no valor de R$ 129 milhões

0
Foto: Divulgação

Na primeira reunião de 2026, o Ceif/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO) aprovou 73 cartas-consultas que pleiteiam R$ 129.300.536,29 em empréstimos do fundo. Foram 18 cartas-consultas para o setor Empresarial (R$ 46.163.801,13) e 55 para o setor Rural (R$ 83.136.735,16). A reunião foi no formato virtual e conduzida pelo secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta.

Para 2026, a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) reservou o montante de R$ 3,15 bilhões para Mato Grosso do Sul investir pelo FCO, sendo metade destinada a financiamentos no setor Rural e a outra metade no setor Empresarial.

Em 2025 o fundo injetou R$ 3,240 bilhões no Estado, volume recorde, tendo forte demanda do setor rural, que concentrou 75% dos recursos disponibilizados, bem acima da média verificada em anos anteriores quando a distribuição ficava em torno de 60% para o FCO Rural e 40% para a linha FCO Empresarial.

O repasse inicial da Sudeco a Mato Grosso do Sul foi de R$ 2,7 bilhões, porém, com o aumento da demanda o valor foi sendo reajustado a maior até atingir R$ 3,2 bilhões.

“Fomos o único Estado da região que precisou de novos aportes de recursos porque o valor disponibilizado foi insuficiente para atender a demanda”, ponderou Beretta, já prevendo que o valor reservado para 2026 seja reajustado no segundo semestre para atender a demanda.

O Ceif/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos.

Fonte: João Prestes, Comunicação Semadesc

Gianni Nogueira participa do ato que marca investimento de R$ 9,3 milhões na reconstrução do Teatro Municipal

0
Foto: Assessoria

A vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, participou na noite desta terça-feira (27) da cerimônia oficial que marcou o início das obras de reconstrução do Teatro Municipal, realizada no Parque dos Ipês. O espaço, fechado desde 2020, passará por uma ampla revitalização e será devolvido à população como um novo equipamento cultural voltado à educação, inclusão social e fortalecimento da produção artística local.

O evento foi marcado por uma Noite Cultural, com apresentações de música, dança e intervenções artísticas, além da assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras. A iniciativa simboliza a retomada das atividades culturais no município e a reativação de um espaço considerado estratégico para o desenvolvimento cultural de Dourados.

Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho destacou que a cidade vive uma nova fase, com projetos saindo do papel e se transformando em ações concretas. Ele ressaltou ainda a importância das parcerias institucionais entre o Município, o Governo do Estado e a bancada federal para viabilizar investimentos estruturantes no município.

Ao acompanhar o ato ao lado de autoridades municipais, representantes do Governo do Estado, vereadores e lideranças locais, Gianni Nogueira reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à cultura, educação e inclusão social, destacando a relevância do Teatro Municipal como espaço de formação, valorização cultural e acesso democrático à arte.

A obra contará com investimento total de R$ 9,297 milhões e será executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O projeto prevê revitalização completa do teatro, incluindo melhorias em acessibilidade, segurança, modernização cenográfica, sistemas elétrico e hidráulico, climatização, novas poltronas, área externa, estacionamento e paisagismo. O prazo estimado para conclusão é de 10 meses.

Parte dos recursos destinados à reconstrução do Teatro Municipal é proveniente de emenda parlamentar superior a R$ 3,6 milhões do deputado federal Rodolfo Nogueira, somados aos aportes viabilizados em parceria com o Governo do Estado e recursos próprios do Município, fortalecendo o modelo de cooperação institucional adotado pela atual gestão.

Durante o evento, o prefeito também agradeceu a parceria com a Câmara Municipal e convidou vereadores presentes para assinarem conjuntamente a ordem de serviço, destacando a importância da união entre os poderes para o avanço das obras e o desenvolvimento da cidade.

Fonte: Assessoria Gianni Nogueira

Câmara de Coronel Sapucaia cobra limpeza e tapa-buracos e alerta para risco iminente nas rodovias MS-165 e MS-289

0
Foto: Assessoria

Nesta semana, a Câmara Municipal de Coronel Sapucaia intensificou sua atuação em defesa da segurança da população ao encaminhar à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL) os Ofícios CM nº 03/2026 e nº 04/2026, que foram protocolados ao responsável pela Agesul de Amambai, Gilson Marcos da Cruz Filho, que posteriormente enviara ao diretor-presidente geral da Agesul em Mato Grosso do Sul, Mauro Azambuja Rondon Flores, solicitando providências urgentes para as rodovias MS-165 (Sul-Fronteira de Coronel Sapucaia com destino a Paranhos) e MS-289, que liga Coronel Sapucaia a Amambai.

Além da limpeza, roçada e retirada da vegetação às margens das vias, o Legislativo municipal também requereu formalmente a execução de operação tapa-buracos na MS-289, que atualmente se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, com inúmeros buracos ao longo do trecho, colocando em risco motoristas, pedestres e o transporte de cargas.

De acordo com os documentos, a situação da MS-165 já resultou em registros de acidentes, atribuídos à falta de visibilidade causada pelo crescimento excessivo da vegetação, enquanto na MS-289 o problema é agravado pela degradação do pavimento, que causa danos a veículos e aumenta significativamente o risco de sinistros.

O presidente da Câmara, vereador João Batista de Andrade (João do Banquinho), destacou a gravidade do cenário e a responsabilidade do Legislativo em agir preventivamente. “Não estamos falando apenas de manutenção, mas de vidas. A MS-289, especialmente no trecho até Amambai, está em situação crítica. Por isso solicitamos, além da limpeza, o tapa-buracos com urgência. É uma cobrança legítima em defesa da população”, afirmou.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Naiara Florentin, reforçou que a iniciativa está fundamentada no dever legal do poder público. “As rodovias precisam oferecer condições seguras de tráfego. Vegetação alta e buracos representam risco constante. Nosso pedido à AGESUL é técnico, responsável e necessário”, ressaltou.

Para o vereador Fernando Marinho, a precariedade da MS-289 impacta diretamente a economia local. “Essa rodovia é essencial para o escoamento da produção e para a ligação entre municípios. A falta de manutenção gera prejuízos e insegurança”, pontuou.

O vereador Ney Kuasne chamou atenção para o perigo enfrentado diariamente pelos usuários. “Quem trafega pela MS-289 sabe da realidade: buracos, risco de acidentes e danos aos veículos. A Câmara está fazendo sua parte ao cobrar soluções”, disse.

A vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante destacou o impacto social do problema. “Muitos estudantes, trabalhadores e famílias dependem dessas estradas. Garantir boas condições de trafegabilidade é garantir dignidade e segurança”, afirmou.

Já a vereadora Célia Cristina Arias Davalos (Celinha) reforçou a união do Legislativo municipal. “Essa é uma ação conjunta da Câmara. Estamos unidos, atentos e cobrando providências para proteger nossa população”, concluiu.

Os ofícios ressaltam ainda o amparo legal da solicitação, citando, o artigo 37 que impõe à Administração Pública o dever de agir com eficiência. Ademais, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), estabelece que é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manter as condições adequadas de segurança, conservação e sinalização, prevenindo riscos aos usuários.

Com os pedidos oficialmente protocolados, a expectativa é que a AGESUL atenda às solicitações com a urgência necessária, realizando a limpeza das margens da MS-165, bem como a limpeza, roçada e operação tapa-buracos na MS-289, restabelecendo condições seguras de tráfego para toda a região.

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação

Eldorado: Operação prende suspeito de comercializar motocicletas roubadas/furtadas

0
Fotos: PCMS
Eldorado: Operação prende suspeito de comercializar motocicletas roubadas/furtadas

Na quarta-feira (28), em Eldorado, as polícias Civil e Militar deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão durante ação, ocasião em que foram localizadas e apreendidas 22 munições, além de um revólver calibre .38 e R$ 10.000,00 em espécie.

Durante as diligências, também foram apreendidas motocicletas que apresentavam suspeita de adulteração nos sinais identificadores, as quais serão submetidas à perícia para confirmação e adoção das medidas legais cabíveis.

As investigações tiveram início após a divulgação de um vídeo em rede social (Instagram), no qual é possível observar o investigado efetuando diversos disparos de arma de fogo, ostentando um revólver — posteriormente apreendido durante as buscas — além de uma espingarda, aparentemente calibre .12, que não foi localizada.

Além disso, havia informações de que o investigado estaria envolvido com o comércio de motocicletas adulteradas, possivelmente oriundas de crimes patrimoniais ou com irregularidades documentais, o que restou corroborado com a apreensão de motocicleta adulterada, tendo o condutor relatado que adquiriu o veículo diretamente do investigado.

Fonte: Assessoria PCMS

Prefeito de Sete Quedas destaca obras em andamento e reforça pedido de apoio no combate à dengue

0
Prefeito Erlon Daneluz. Foto: Reprodução

Redação

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (28), o prefeito de Sete Quedas, Erlon Daneluz, informou que esteve acompanhando obras e serviços em andamento no município, incluindo reformas de estradas rurais, melhorias em estruturas urbanas e trabalhos de pavimentação asfáltica.

Na gravação (veja abaixo), o prefeito também fez um apelo à população para que colabore com os mutirões de combate à dengue, chikungunya e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo ele, a participação dos moradores é fundamental para manter o controle dessas enfermidades e proteger a saúde da população.

Erlon Daneluz agradeceu o envolvimento da população nas ações e destacou o trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica e pelos profissionais da área da saúde, que atuam nas ações preventivas no município.

Prefeito Erlon Daneluz. Vídeo: Divulgação/Redes sociais

Fonte: Grupo A Gazeta

Prefeitura e Câmara destinam R$ 500 mil para quitar salários atrasados da Saúde em Aral Moreira

0
[E/d] Vereador Aroldo Martins de Matos, o "Liquinho", a presidente da Cãmara, Camila Fatala Leite, a prefeita Elaine Soligo, a vereadora Adriana Veron Batista e o vereador Emerson Ricardo Sanches. Foto: Reprodução

Redação

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (28), a prefeita de Aral Moreira, Elaine Soligo, informou que um recurso de R$ 500 mil, destinado pela senadora Soraya Thronicke ao município, será utilizado para o pagamento de salários atrasados de servidores da Secretaria Municipal de Saúde deixados pela gestão passada.

A gravação foi feita no gabinete da prefeita e contou com a presença da presidente da Câmara, Camila Fatala Leite, além dos vereadores Aroldo Martins de Mattos, o “Liquinho”, Adriana Veron Batista e Emerson Ricardo Sanches. De acordo com Elaine Soligo, o valor foi repassado na modalidade fundo a fundo, com destinação específica para a área da Saúde.

Durante o vídeo, a prefeita explicou que os vereadores solicitaram que o recurso fosse utilizado para quitar pagamentos de servidores que trabalharam no mês de dezembro de 2024 e não receberam seus salários. Elaine afirmou que o pedido será atendido e que o recurso será aplicado conforme a solicitação apresentada.

Já a presidente da Câmara, vereadora Camila Fatala Leite, destacou que o pagamento aos servidores será realizado em breve e agradeceu à prefeita pelo atendimento da demanda.

Fonte: Grupo A Gazeta

Corpo e mente ativos: nutrientes para um envelhecimento saudável

0
Créditos: Harbucks/iStock

Um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2024, destacou que os brasileiros estão vivendo cada vez mais. Antes, os nascidos na década de 40 viviam, em média, até os 45,5 anos. Hoje, os dados mostram que já se vive até os 76,6. Essa mudança na longevidade é um fenômeno global.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, até 2050, a população idosa irá duplicar no mundo, ultrapassando os 2 bilhões. Com expectativas de vida cada vez mais altas, surge a preocupação de como essas pessoas irão envelhecer, por isso a saúde assume um papel tão essencial.

E envelhecer bem é uma preocupação de todos que buscam a longevidade. Depois dos 60 anos, os cuidados devem ser redobrados. Para tanto, praticar exercícios, comer bem e treinar o raciocínio são hábitos importantes, pois ajudam os idosos a terem mais disposição e também mais saúde cardiovascular, cognitiva e bem-estar.

A importância dos nutrientes para quem é 60+

Embora a preocupação nutricional seja para toda a vida, em algumas fases específicas, a atenção deve ser redobrada, principalmente por haver a necessidade de suplementação. Um desses momentos é na chegada da terceira idade.

É depois dos 60 que o processo de envelhecer se torna ainda mais evidente. Afinal, é nessa fase da vida que músculos, ossos e todo o sistema cognitivo passam por mudanças mais bruscas, devido à senescência celular.

O metabolismo também passa por alterações, principalmente quanto à absorção dos nutrientes, sendo preciso ter orientação sobre nutrição, e, muitas vezes, tomar suplementos se torna algo necessário.

Nesse sentido, os principais nutrientes para reposição são a vitamina A, importante para a saúde ocular; as vitaminas C e D, para o sistema imunológico; as do complexo B, para melhora da cognição; as vitaminas K e o cálcio são importantes para o fortalecimento dos ossos; a coenzima Q10, como fonte de disposição; e o ômega 3, como aliado do coração.

Como manter o corpo e a mente ativos?

Fazer atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade, é uma forma de manter o organismo em funcionamento. Praticar exercícios regularmente também ajuda a melhorar o sono – recomenda-se dormir de 7 a 9 horas por noite.

O convívio social e o estímulo cognitivo também contribuem para um processo de envelhecimento com mais qualidade. Conversar com amigos e familiares diariamente é essencial e faz tão bem para o cérebro quanto o hábito de ler, jogar e montar quebra-cabeças, por exemplo.

A preocupação com o que se come também é importante. A alimentação é a principal fonte de muitos dos nutrientes necessários para essa idade. Na prática, comer legumes variados, grãos, peixes, carnes magras, vegetais e frutas é essencial para atingir a ingestão correta de macro e micronutrientes.

Ao estruturar uma rotina nutricional voltada à terceira idade, muitas pessoas buscam entender como alguns nutrientes atuam no corpo, como, por exemplo, o questionamento sobre a coenzima Q10 para que serve[1] [2] , um nutriente importante na produção de energia e para a proteção da saúde do coração durante o processo de envelhecimento.

Ou seja, nesse período, o acompanhamento com um especialista é essencial, já que, além de ajudar o idoso a construir um cardápio nutricional melhor, o profissional auxilia ainda nas dúvidas sobre cada nutriente e avalia quais vitaminas precisam ser suplementadas, de acordo com cada organismo.

Fonte: Assessoria

Reforma tributária avança e exige atenção do produtor rural

0

A reforma tributária já começou a sair do papel e traz mudanças importantes para a rotina do produtor rural. Embora a transição seja gradual e se estenda até 2032, 2026 marca o início prático desse novo modelo e concentra as primeiras obrigações que exigem atenção imediata do produtor rural, especialmente em relação à emissão de notas fiscais, ao controle das operações e ao planejamento tributário.

De acordo com a consultora de Economia do Sistema Famasul, Eliamar de Oliveira, a reforma altera a forma de cobrança dos tributos sobre o consumo no Brasil. “Cinco impostos atuais são substituídos por um modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Os tributos federais dão lugar à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), enquanto o ICMS, de competência estadual, e o ISS, municipal, passam a ser unificados no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”.

No agro, o principal impacto não está apenas nas alíquotas, mas na lógica de apuração do imposto, que passa a incidir sobre o valor agregado ao longo da cadeia produtiva, com possibilidade de aproveitamento de créditos. Esse novo modelo exige mais organização e controle das operações.

Com a nova lógica de tributação, o controle de receitas e despesas passa a ser ainda mais importante. Notas de compra, venda e prestação de serviços deixam de ser apenas documentos formais e se tornam peças-chave para o correto cálculo dos tributos e o aproveitamento de créditos ao longo da cadeia.

Confira abaixo as principais mudanças vigentes e que estão por vir relacionadas ao tema.

Destaque da CBS e do IBS nos documentos fiscais

Já a partir de janeiro de 2026, o produtor rural passa a emitir documentos fiscais com destaque da CBS e do IBS. Mesmo durante o período de convivência entre o sistema antigo e o novo, essa informação deverá constar nas notas fiscais, o que exige maior cuidado no preenchimento e no acompanhamento das operações.

Obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica

Outra mudança que entra em vigor em 2026 é a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica. A exigência reforça a necessidade de organização digital, armazenamento adequado dos documentos e controle mais rigoroso das operações, especialmente para o produtor rural pessoa física, que muitas vezes ainda utilizava modelos mais simples de emissão.

Inscrição no CNPJ a partir de julho de 2026

A partir de julho de 2026, o produtor rural pessoa física que optar por ser contribuinte da CBS e do IBS deverá realizar a inscrição no CNPJ. É importante destacar que essa medida não transforma o produtor em pessoa jurídica. O CNPJ será utilizado exclusivamente para fins de controle e apuração dos impostos dentro do novo sistema tributário.

Período de transição

Durante os próximos anos, até 2032, o produtor rural conviverá com o sistema atual e o novo modelo tributário funcionando de forma paralela. Esse período de transição exigirá atenção constante, ajustes na rotina administrativa e acompanhamento profissional para garantir o cumprimento correto das obrigações.

Opção de enquadramento

O produtor rural pessoa física com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões poderá optar por ser ou não contribuinte da CBS e do IBS. Essa escolha deve ser feita com cautela e baseada em análise técnica individual, considerando a estrutura de custos da propriedade, o volume de investimentos, a possibilidade de aproveitamento de créditos e o impacto no resultado da atividade.

A orientação é que o produtor busque apoio de contadores e consultores de confiança antes de tomar essa decisão. Ferramentas como a Calculadora da Reforma Tributária, lançada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ajudam a simular cenários e entender os possíveis impactos da nova tributação. Além disso, a Receita Federal disponibiliza materiais educativos e informações oficiais sobre a reforma.

Até 2032, o produtor rural precisará conviver com regras diferentes, obrigações paralelas e ajustes constantes. Esse cenário reforça a importância do planejamento, da capacitação e do acompanhamento profissional.

Em Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul acompanha de perto a implementação da reforma tributária e reforça a importância da informação e do planejamento como aliados do produtor rural. A reforma já começou, e estar preparado desde agora é fundamental para garantir segurança, previsibilidade e sustentabilidade ao negócio rural.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michael Franco

Em menos de um mês, MS registra 577 casos prováveis de dengue e 666 de chikungunya

0
Estado alerta população e reforça vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 ano (Foto: Álvaro Rezende)

Mato Grosso do Sul já registra aumento nos casos de dengue e chikungunya no início de 2026, mas ainda sem mortes confirmadas. De acordo com o boletim da 3ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS), o estado contabiliza 577 casos prováveis de dengue, dos quais 23 foram confirmados, enquanto os casos de chikungunya somam 666 prováveis, com 125 confirmados.

Dengue: vacinação e perfil dos casos

Nenhum óbito por dengue foi confirmado ou está em investigação no estado até o momento. Em relação à prevenção, 223.322 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo, de um total de 241.030 doses recebidas pelo estado do Ministério da Saúde. O esquema vacinal exige duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.

Chikungunya: atenção aos sintomas

Sobre a chikungunya, nenhum caso foi confirmado em gestantes até o momento. A SES reforça que a população deve evitar a automedicação e procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas compatíveis com dengue ou chikungunya, como febre, dores no corpo e manchas na pele.

Os boletins completos estão disponíveis para consulta no site da SES-MS:

O estado reforça medidas de prevenção, como uso de repelentes, telas de proteção e eliminação de criadouros de mosquito, para conter a disseminação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Fonte: EnfoqueMS

Da cena ao laudo: Polícia Científica de MS orienta sobre a preservação do local do crime

0

Após o atendimento às vítimas, a preservação do local de uma ocorrência é decisiva para o esclarecimento dos fatos. A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul orienta a população sobre condutas que evitam a perda de vestígios e contribuem para a produção de provas periciais seguras.

Em situações de emergência, a prioridade absoluta é salvar vidas. Acionar o socorro e proteger as pessoas envolvidas são medidas indispensáveis. Após esse atendimento inicial, preservar o local passa a ser fundamental para que a perícia realize a análise técnica com segurança.

Concluído o atendimento, o trabalho pericial se baseia na identificação e análise de vestígios como manchas de sangue, fluidos corporais, marcas no solo, posição de objetos, fragmentos, sinais no ambiente e registros digitais. Alterações indevidas nesse cenário podem dificultar a leitura técnica e a análise pericial.

Da cena ao laudo: Polícia Científica de MS orienta sobre a preservação do local do crime
Participação da Polícia Científica de MS em Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas .

Segundo a Polícia Científica, grande parte das interferências ocorre sem intenção. Circular pela área, tocar em objetos, recolher pertences, movimentar veículos ou registrar imagens para divulgação imediata são atitudes que, muitas vezes adotadas na tentativa de ajudar, podem dificultar o trabalho pericial.

No ambiente digital, os cuidados também são necessários. Celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos armazenam informações relevantes para a apuração dos fatos. Preservar esses equipamentos sem manuseio indevido contribui para a adequada realização dos exames periciais.

Atendimento aos 79 municípios e ações educativas

Ao longo de 2025, a Polícia Científica realizou 95.274 exames periciais, com atendimento aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, abrangendo as áreas de Criminalística, Medicina Legal, Análises Laboratoriais Forenses e Identificação.

Da cena ao laudo: Polícia Científica de MS orienta sobre a preservação do local do crime

Paralelamente à atuação técnica, a Polícia Científica desenvolve ações educativas em escolas e universidades. Somente em 2025, foram realizadas mais de 100 palestras, participações em feiras e atividades formativas, conduzidas por servidores de diferentes áreas da instituição.

As iniciativas têm como objetivo reduzir interferências em locais de ocorrência e orientar a população sobre a preservação de vestígios, contribuindo para a correta atuação pericial. O trabalho da Polícia Científica segue protocolos rigorosos, como a cadeia de custódia, que asseguram a integridade dos vestígios e maior segurança às decisões judiciais.

A colaboração da população é essencial. Respeitar o isolamento do local e seguir as orientações das autoridades contribui diretamente para o esclarecimento das cenas periciadas, para a Justiça e para as famílias que aguardam respostas.

Da cena ao laudo: Polícia Científica de MS orienta sobre a preservação do local do crime
Da cena ao laudo: Polícia Científica de MS orienta sobre a preservação do local do crime

Ações educativas voltadas à preservação de locais a serem periciados.


Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS

Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Termina nesta às 23h59 desta quinta-feira (29) o prazo para estudantes interessados se inscreverem no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026. Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quintaProuni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta

A inscrição é gratuita e feita somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br.

A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior também está disponível Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior. 

Inscrições

São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação.

A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem.

No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.  Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621.

O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra as condições legais.

Bolsas disponíveis

Esta edição do Prouni (1º/2026) disponibilizará 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%).

Do total de vagas ofertadas, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As demais (184.992) bolsas são para cursos presenciais.

Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.

Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas.

Resultados

De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março. 

O resultado da primeira chamada será divulgado na página do Prouni na internet. 

Para saber sobre os critérios de classificação dos candidatos, acesse aqui

Ciclo pecuário entra em fase de transição e exige decisões estratégicas do produtor

0

Análise do Departamento Técnico da Famasul indica que Mato Grosso do Sul vive uma fase de transição do ciclo pecuário. O Estado começa a sair do período de baixa e avança, de forma gradual, em direção à fase de alta.

Nesse estágio, os preços começam a reagir, enquanto a oferta de animais ainda permanece elevada, reflexo das decisões produtivas dos últimos anos. O mercado apresenta sinais positivos, mas com margens ainda pressionadas em parte da cadeia.

Os efeitos desse movimento variam conforme o sistema produtivo.

Cria ganha fôlego, enquanto recria e engorda enfrentam pressão

Na cria, o cenário já se mostra mais favorável. A valorização do bezerro eleva a receita do sistema e sinaliza melhores perspectivas no médio prazo. Ainda assim, a retenção de fêmeas deve ser avaliada com cautela, especialmente em propriedades com limitações de capital, pastagem ou estrutura.

Nos sistemas de recria e terminação, o impacto é mais desafiador no curto prazo. O aumento do preço dos animais de reposição ocorre antes da valorização plena da arroba do boi gordo, o que comprime as margens. Esse descompasso é típico da fase de transição do ciclo.

Segundo a Famasul, o Estado já superou o fundo do ciclo, marcado por preços deprimidos e descarte acelerado de fêmeas, mas ainda não ingressou plenamente na fase de alta, que pressupõe redução mais clara no abate de matrizes e recomposição consistente do rebanho.

“O cenário atual é compatível com uma fase de inflexão, em que os preços começam a reagir antes que as mudanças biológicas na oferta se materializem plenamente”, afirma Diego Guidolin, consultor em pecuária do Departamento Técnico da Famasul.

Histórico ajuda a entender o momento atual

Entre 2019 e 2021, o setor registrou preços elevados da arroba e dos animais de reposição, estimulando a retenção de fêmeas e a expansão do rebanho. A partir de 2022, houve aumento consistente no abate de fêmeas, com participação próxima ou superior a 49% do total abatido, patamar associado às fases de baixa do ciclo.

Ciclo pecuário entra em fase de transição e exige decisões estratégicas do produtor

Esse movimento contribuiu para a redução do rebanho estadual, que passou de mais de 20,5 milhões de cabeças em 2017 para cerca de 17,2 milhões em 2023.

Nos anos mais recentes, os indicadores começaram a sinalizar mudança de tendência. Em 2024 e 2025, apesar de o abate de fêmeas ainda permanecer elevado, observa-se estabilização e leve recuperação do rebanho, além da valorização da arroba do boi gordo, que alcançou R$ 306,93, considerando dados até novembro.

O preço do bezerro também voltou a subir, atingindo R$ 2.658,03, o que indica expectativa de restrição futura na oferta de animais de reposição.

“Mesmo antes de uma redução expressiva no abate de fêmeas, o encarecimento da reposição sinaliza mudança de percepção dos agentes de mercado, o que historicamente antecede a consolidação da fase de alta do ciclo”, destaca Guidolin.

Volatilidade e estratégia de comercialização

Nas fases de transição e de alta do ciclo, os preços tendem a melhorar, mas também se tornam mais voláteis. Oscilações podem ocorrer mesmo em um cenário de tendência positiva, influenciadas por fatores como oferta momentânea, exportações e condições econômicas externas.

Nesse contexto, a comercialização assume papel estratégico na gestão da atividade. No mercado físico à vista, todo o risco de oscilação recai sobre o produtor. Contratos a termo oferecem previsibilidade ao permitir a fixação antecipada de preço, quantidade e data de entrega.

O mercado futuro possibilita proteção contra quedas de preço por meio do hedge, enquanto as opções funcionam como um seguro de preço mínimo, garantindo ao produtor o direito de vender a arroba por um valor previamente definido.

Essas ferramentas são especialmente importantes para os sistemas de recria e engorda, mais expostos ao aumento dos custos de reposição. Ao alinhar custos e preços de venda, o produtor reduz riscos e ganha previsibilidade.

“O produtor que interpreta corretamente o ciclo e ajusta sua estratégia produtiva e de comercialização tende a atravessar esse período com mais segurança e competitividade”, reforça o consultor.

O momento atual exige maior profissionalização na gestão de preços. O cenário cria oportunidades, mas demanda planejamento e uso consciente das ferramentas de comercialização, permitindo atravessar o ciclo com mais segurança econômica e preparação para as próximas fases.

No site do Sistema Famasul, é publicado mensalmente o Boletim Técnico da Bovinocultura de Corte, que reúne informações estratégicas sobre o setor, como cotações, valor médio da arroba, abates de bovinos, giro sanitário, entre outros indicadores. Acesse aqui.

Para aprofundar o tema, confira também a primeira matéria da série especial sobre o ciclo pecuário, na qual a Famasul explica de que forma esse movimento influencia diretamente as decisões do produtor rural. Clique aqui.

Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Ana Palma

Foto de destaque: João Carlos Castro