15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 232

Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional e chamado a atenção de investidores que veem no Estado um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, aliado a políticas públicas consistentes. Esse movimento se reflete não apenas nos indicadores macroeconômicos, mas também para aqueles que escolheram o solo sul-mato-grossense para fincar raízes.

Somando mais de R$ 80 bilhões em investimentos privados, a indústria estadual é uma das que lideram o crescimento nacional, enquanto o agronegócio ocupa a vice-liderança em desenvolvimento no Brasil. Esse montante inclui ainda duas das maiores plantas industriais de papel e celulose do mundo, instaladas nos municípios de Inocência e Bataguassu.

Outro indicador que reforça esse cenário positivo é ao relatório econômico mensal Resenha Regional do Banco do Brasil. Focado na análise e projeção de indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) para estados e regiões do Brasil, o estudo colocou o crescimento de Mato Grosso do Sul em 2025 como o segundo maior do país, com estimativa de 5,9%.

Já na área social, o Estado ocupa hoje a primeira posição em mobilidade social, que é a capacidade do poder público oferecer às pessoas oportunidades reais de ascensão socioeconômica, permitindo que a condição de origem não determine, de forma definitiva, o futuro de crianças, jovens e adultos.

Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas
“Vinha pra faculdade; e à noite ia trabalhar, conta Daniel (Foto: Laucymara Ajala/Sead/Arquivo)

Indígena da etnia Terena, Daniel de Oliveira Ezidio é um exemplo concreto dessa realidade. O jovem, de 25 anos, está em Campo Grande para realizar um sonho: se tornar médico e poder atender os povos originários da comunidade em que nasceu, no município de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense.

Aluno do 8º semestre de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Daniel conta com o auxílio do Governo do Estado, por meio do programa MS Supera, para continuar os estudos. “Tenho desejo de voltar para casa com essa prática que aprendi aqui, da Medicina, voltar para a comunidade, para a minha origem”, relata.

É justamente por conta de programas como o MS Supera, aliados ao crescimento econômico e à geração de emprego e renda, que o Atlas da Mobilidade Social, do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), aponta Mato Grosso do Sul como o estado brasileiro com maiores chances de melhora de vida. O levantamento, divulgado em junho do ano passado, destacou ainda que a probabilidade de conclusão do ensino superior no Estado está acima da média nacional.

Com o objetivo de estimular a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos universitários e de educação profissional técnica, reduzindo a evasão escolar, o MS Supera garante bolsa mensal de um salário mínimo. A iniciativa é apenas um dos programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) voltados à promoção de melhorias duradouras na vida das pessoas.

Antes de receber o benefício, Daniel precisava conciliar o estudo em período integral com o trabalho noturno. “No primeiro, segundo até o terceiro ano de faculdade eu trabalhava numa pizzaria. Saía daqui da UEMS e ia pra lá. Vinha para a faculdade de manhã e à tarde; e à noite ia trabalhar na pizzaria. Saía de lá meia-noite e pouco”, conta.

Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas
“O diretor permitiu que eu trouxesse a Yrian”, disse Beatriz (Foto: Jackeline Oliveira/SED/Arquivo)

Conciliar trabalho, família e estudos também é um desafio enfrentado por muitas mulheres. Quando a trajetória é marcada por vulnerabilidade social e, em alguns casos, por episódios de violência doméstica, esse desafio se intensifica. Pensando nessas realidades, nasceu o curso EJA Mulher, uma proposta da Educação de Jovens e Adultos que tem mudado histórias e aberto novos caminhos para mulheres de diferentes idades em Campo Grande.

As histórias que se entrelaçam na EJA Mulher revelam força e determinação. Entre elas está Beatriz Resende de Barros, de 26 anos, que decidiu retomar os estudos após o nascimento dos filhos Anthony, de 7 anos, e Yrian, de apenas 4 meses. Ela é a personagem da foto de capa desta matéria, estudando com um carrinho de bebê ao lado.

“O diretor permitiu que eu trouxesse a Yrian comigo para a sala de aula, e isso fez toda a diferença. O Anthony fica na brinquedoteca, e ela é como a mascote da escola”, conta. “Meu sonho é finalizar o ensino médio, fazer faculdade de Engenharia Civil e dar um bom exemplo para os meus filhos. Quero mostrar pra eles que nunca é tarde pra recomeçar”.

Economia forte e em expansão plena

No campo econômico, Mato Grosso do Sul também apresenta resultados expressivos. A renda média está entre as mais altas do país, reflexo de um mercado de trabalho cada vez mais fortalecido. De acordo com dados do IBGE, o Mato Grosso do Sul ocupa a oitava colocação com uma renda média mensal de R$ 3.469.

O Estado encerrou 2025 com o valor da produção agropecuária superando R$ 76,3 bilhões, segundo a Carta de Conjuntura da Agropecuária divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) deve crescer 23,68% em relação a setembro de 2024, quando totalizava R$ 61,7 bilhões. Com esse desempenho, Mato Grosso do Sul mantém a sétima posição no ranking nacional, respondendo por 5,42% do VBP brasileiro.

Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas
Máquinas a todo vapor fazendo a colheira da soja (Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)

Na composição da renda, a agricultura lidera com 63,83% do VBP estadual, equivalente a R$ 48,71 bilhões, avanço de 19,54% em relação a 2024. A pecuária responde por 36,16%, com R$ 27,60 bilhões, crescimento de 31,71% na comparação anual. Entre os produtos, destacam-se soja, bovinos, milho, cana-de-açúcar, frango e suínos.

Esse desempenho econômico se sustenta, sobretudo, na força de trabalho local, formada por cerca de 450 mil trabalhadores qualificados, preparados para atender às demandas de um mercado em expansão e prontos para avançar ainda mais.

No ano passado, foram abertas 13.143 novas empresas, segundo dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). Do total de negócios constituídos entre janeiro e dezembro, 9.923 pertencem ao setor de Serviços, o que representa 75,5% das aberturas no período. O Comércio aparece na sequência, com 2.751 novas empresas, equivalente a 20,9% do total anual, enquanto a Indústria respondeu por 469 registros, ou 3,6%.

Esse cenário também se reflete nos indicadores de emprego. Dados do IBGE apontam que o Estado possui a quarta menor taxa de desocupação (2,9%) do País.  Apenas no último ano, o Estado acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais, no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, conforme dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Acidente envolvendo três carretas resulta em morte na MS-395, entre Bataguassu e Brasilândia

0
Acidente ocorreu entre Bataguassu e Brasilândia - Crédito: Da Hora Bataguassu

Um grave acidente envolvendo três veículos de carga paralisou o trânsito na rodovia MS-395, entre os municípios de Bataguassu e Brasilândia, na madrugada desta segunda-feira (2). A colisão, ocorrida na altura do quilômetro 109, mobilizou equipes de resgate e resultou na morte de Tárcio Adabi Sguarezi, de 61 anos.

De acordo com informações apuradas pelo site Da Hora Bataguassu, a sequência de colisões foi desencadeada por um caminhão carregado com soja que estava parado na pista desde a madrugada de domingo (1). O veículo havia sido consumido por um incêndio no dia anterior e, devido à ausência de acostamento no trecho, permaneceu imobilizado ocupando parte da faixa de rolamento.

Por volta da madrugada de hoje, uma carreta com placas de São Gabriel do Oeste não conseguiu desviar do veículo incendiado, colidindo violentamente contra a sua traseira. Com a força do impacto, a cabine ficou destruída e o motorista ficou preso às ferragens.

Logo em seguida, uma terceira carreta, carregada com madeira, também se envolveu no acidente ao atingir levemente o segundo veículo, consolidando um engavetamento no local. O condutor desta terceira carreta não sofreu ferimentos.

O Corpo de Bombeiros de Bataguassu realizou uma operação complexa de desencarceramento que durou cerca de três horas. A vítima, identificada como Tárcio Adabi Sguarezi, de 61 anos, foi retirada das ferragens em estado grave, apresentando sinais de choque e inconsciência.

Apesar de ter sido transportado com urgência para a Santa Casa de Bataguassu, Tárcio não resistiu à gravidade dos ferimentos e teve o óbito confirmado pouco após dar entrada na unidade hospitalar.

Fonte: Dourados News

Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo

0
Foto: Assessoria

O deputado federal Rodolfo Nogueira apresentou PDL de número 3/2026 para barrar indústria da multa no campo. O parlamentar manifestou preocupação com os impactos da Portaria MTE nº 104/2026, editada pelo Ministério do Trabalho do governo Lula que endurece multas e amplia o poder de interpretação dos fiscais no meio rural.

De acordo com Nogueira, embora a exigência de equipamentos de proteção individual já exista, a nova portaria alterou a Norma Regulamentadora nº 28 (NR-28), que trata das penalidades, o que acaba puxando uma interpretação mais rigorosa da NR-31, responsável por regular as condições de trabalho no campo.

Na prática, ele afirma que a medida gera insegurança jurídica aos produtores. “O fiscal passa a ter margem para multar com base apenas na sua interpretação de risco, mesmo em situações tradicionais do trabalho rural, como o peão a cavalo, em terreno plano, com animal manso”, declarou.

O parlamentar também criticou a possibilidade de autuações pelo uso do chapéu tradicional do homem do campo, item que, além de fazer parte da cultura rural, é fundamental para a proteção contra o sol. Para Nogueira, a medida não tem caráter educativo, mas arrecadatório. “Isso não é orientação, é indústria da multa”, afirmou.

Rodolfo Nogueira relaciona a iniciativa ao cenário fiscal do país. Segundo ele, o governo busca aumentar a arrecadação para cobrir déficits provocados por má gestão e acaba escolhendo o produtor rural como alvo. “Mais burocracia, mais custos e mais insegurança para quem produz e sustenta o Brasil”, disse.

Diante disso, Nogueira informou que já apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) com o objetivo de sustar os efeitos da portaria. Ele afirmou que atua em conjunto com sua equipe jurídica para barrar a perseguição burocrática ao setor produtivo.

“Aos produtores rurais, reafirmo meu compromisso. Seguiremos atentos e firmes ao lado de quem trabalha, produz e alimenta o Brasil”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Amambai: DOF apreende mais de 1,2 tonelada de droga e recupera veículo roubado em São Paulo

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, neste sábado (31), em Amambai, 1.234 quilos de maconha que eram transportados em um Jeep Compass, roubado no Estado de São Paulo. Na ação, um homem de 20 anos foi preso em flagrante.

Os policiais realizavam patrulhamento no perímetro urbano do município quando receberam informações de que um veículo estaria carregado com drogas e escondido em uma residência, no bairro Jardim Pandui.

Durante diligências, os militares localizaram o imóvel. O morador ainda tentou fugir, mas foi alcançado e preso. Aos policiais, ele afirmou que havia sido contratado para levar o veículo de Amambai até Ivinhema, onde receberia R$ 2,5 mil pelo transporte.

Em checagem aos agregados do Jeep Compass, foi constatado que o veículo possuía registro de roubo ocorrido no dia 11 de janeiro deste ano, na cidade de São Paulo (SP).

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,6 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas, pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Prefeitura de Paranhos inicia matrículas para escolinhas esportivas

0
Foto: Freepik/Ilustrativa

Redação

A Prefeitura de Paranhos, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), anunciou a abertura das matrículas para os projetos esportivos desenvolvidos no município. A iniciativa contempla crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos.

De acordo com a Sejel, estão disponíveis treinamentos nas modalidades de futebol de campo, futsal e voleibol, atendendo meninos e meninas. As atividades fazem parte das ações esportivas promovidas pelo município, com foco na prática esportiva e no desenvolvimento social dos participantes.

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar a Sejel no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, portando cópia da identidade ou certidão de nascimento do aluno. No local, serão repassadas as orientações necessárias para a participação nos treinamentos.

Prefeitura de Paranhos inicia matrículas para escolinhas esportivas
– Divulgação

Fonte: Grupo A Gazeta

Feira do Produtor Rural e Empreendedor acontece no dia 6 de fevereiro em Tacuru

0

A Feira do Produtor Rural e Empreendedor será realizada nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, em Tacuru. O evento acontece das 17h às 20h, na Feira do Produtor, localizada próxima à Escola Municipal Professora Cecília Mutsumi Honda Perecin.

A feira reúne uma variedade de produtos, como hortifrutigranjeiros, doces caseiros, bolos, salgados, artesanatos, entre outros itens, comercializados diretamente pelos produtores e empreendedores locais.

Além da comercialização, o evento contará com exposição de motos de trilha e velocross, ampliando as atrações para o público visitante.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Tacuru, por meio das secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e de Imprensa e Turismo, e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Cultura, além do Sebrae.

A feira tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, incentivar o empreendedorismo local e aproximar o produtor do consumidor, levando produtos frescos e artesanais diretamente para a mesa da população.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Polícia Civil realiza solenidade de inauguração da 58ª Sala Lilás em Laguna Carapã

0
Fotos: PCMS

Como parte das ações permanentes de fortalecimento da política pública de enfrentamento à violência contra a mulher, foi inaugurada no município de Laguna Carapã a 58ª Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O espaço foi cuidadosamente preparado para assegurar um atendimento especializado, humanizado, acolhedor e sigiloso às mulheres em situação de vulnerabilidade, reafirmando o compromisso institucional com a proteção dos direitos humanos e a dignidade feminina.

A implantação da Sala Lilás é resultado de uma importante parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Laguna Carapã, fortalecendo de forma concreta a rede de proteção no âmbito local e regional, bem como as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, evidenciando a atuação integrada e o compromisso conjunto das instituições públicas com a causa. Estiveram presentes o Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva, representando o Governo do Estado e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública; a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa; o Prefeito Municipal de Laguna Carapã, Itamar Bilibio; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Lupersio Degerone Lucio; o Dr. João Reis Belo, representando o Departamento do Interior da Polícia Civil; o Delegado Regional de Dourados, Dr. Adilson Stiguivitis Lima; a Delegada de Polícia de Laguna Carapã, Dra. Maria Gabriela Vanoni Carvalho; e a Delegada de Polícia Elaine Cristina Ishiki Benicasa, Coordenadora das Salas Lilás da Polícia Civil.

A Sala Lilás representa um avanço significativo na política pública de atendimento às mulheres, ao oferecer um ambiente adequado, seguro e reservado, destinado à escuta qualificada, à proteção imediata, à orientação e aos encaminhamentos necessários. Mais do que um espaço físico, a Sala Lilás simboliza o compromisso institucional com o acolhimento, o respeito e a responsabilização da violência, contribuindo para a ruptura do ciclo de agressões.

Com a inauguração da 58ª Sala Lilás, Laguna Carapã fortalece sua atuação na rede estadual de proteção às mulheres, demonstrando que o enfrentamento à violência exige ações permanentes, integradas e sensíveis à realidade das vítimas, reafirmando o papel do Estado na promoção da justiça, da cidadania e da dignidade humana.

Fonte: Assessoria PCMS

Semana começa com tempo fechado e risco de temporais em MS

0
(Foto: EnfoqueMS)

A semana começa com guarda-chuva aberto em Campo Grande e atenção redobrada em todo Mato Grosso do Sul. A primeira segunda-feira de fevereiro (2) amanheceu com chuva na capital e segue sob influência de instabilidades que mantêm o estado em alerta para temporais, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com os órgãos, a previsão combina sol entre nuvens, mas com condições favoráveis para chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Em algumas regiões, os acumulados podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas.

A instabilidade atmosférica é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão que atua entre o Paraguai, a Bolívia e Mato Grosso do Sul. O cenário é reforçado pelo aquecimento ao longo do dia, alta disponibilidade de umidade e o deslocamento de cavados, favorecendo a ocorrência de temporais.

Semana começa com tempo fechado e risco de temporais em MS

O alerta de tempestade de grau de severidade “Perigo” do Inmet tem validade até as 10h de terça-feira (3). O aviso indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no trânsito.

Campo Grande

Em Campo Grande, a chuva marcou o início do dia. A previsão indica tempo nublado com chuva forte ao longo desta segunda-feira. À noite, a intensidade diminui, mas a chuva continua. As temperaturas na capital devem variar entre 23°C e 25°C.

Orientações

Em caso de ventos fortes, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Fonte: EnfoqueMS

Câmara de Caarapó abre hoje os trabalhos legislativos do segundo ano da 17ª Legislatura

0
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Caarapó realizará, nesta segunda-feira (2), às 19h, a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, marcando oficialmente o início do segundo ano da 17ª Legislatura.

A solenidade será conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador João Paulo Farias (PP), juntamente com a Mesa Diretora, e contará com a presença da prefeita Lurdes (PL), da vice-prefeita Jéssica Valério (PL), além de secretários municipais, chefes de departamentos, autoridades civis, religiosas e representantes da sociedade caarapoense.

O ato solene simboliza o início das atividades parlamentares do ano de 2026 e reafirma o compromisso do Poder Legislativo com o diálogo institucional, a transparência e o desenvolvimento do município.

O presidente da Câmara e a Mesa Diretora convidam toda a população a prestigiar este importante momento democrático, que fortalece a participação cidadã e a aproximação entre os poderes públicos e a comunidade.

A sessão será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Caarapó e é aberta ao público com a transmissão ao vivo pela plataforma TV Câmara – Youtoobe.

Fonte: Assessoria Câmara

STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026

0
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (2) sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, cerimônia que marca a abertura dos trabalhos após o período de recesso.STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026

A sessão está prevista para começar às 14h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, também foram convidados e representarão a classe de integrantes do Ministério Público e dos advogados.

O encontro dos chefes dos Três Poderes ocorre no momento em que a Corte é criticada publicamente pela condução das investigações envolvendo as fraudes no Banco Master.

Na terça-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes negou ter participado de um encontro com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa, no primeiro semestre de 2025, na casa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. 

O suposto encontro foi noticiado pelo Portal Metrópoles e teria ocorrido em meio ao processo de tentativa de compra do Master pelo BRB. Em nota à imprensa, Moraes classificou a reportagem como “falsa e mentirosa”.

Antes da liquidação do Master pelo Banco Central, o escritório de advocacia Barci de Moraes, que pertence à família do ministro, prestou serviços ao banco de Vorcaro. 

No início deste mês, o ministro Dias Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.

O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, também foi criticado por divulgar nota à imprensa para defender a atuação de Toffoli.

Julgamentos

Os primeiros julgamentos do plenário em 2026 estão previstos para começar na próxima quarta-feira (4), quando os ministros devem decidir a validade de regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para limitar o uso das redes sociais por juízes de todo o país. 

No dia 11 de fevereiro, a Corte deve julgar se a liberdade de expressão pode ser limitada diante de casos de danos à honra e imagem. O caso envolve uma organização não governamental (ONG) que denunciou maus-tratos de animais na Festa do Peão de Barretos. 

A validade da adoção do chamado Programa Escola Sem Partido em todo o país está pautada para o dia 19 de fevereiro. 

Marielle 

A Primeira Turma do STF marcou para o dia 24 de fevereiro o julgamento presencial da ação penal que trata do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018 no Rio de Janeiro.

São réus pela suposta participação no crime o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos.  Todos estão presos preventivamente. 

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.  

Fertilizantes sustentáveis ganham destaque na agenda do agro

0
A avaliação apresentada destacou que a eficiência ambiental - Foto: Canva

A discussão sobre a descarbonização do agronegócio ganhou espaço nos debates internacionais ao reunir temas como sustentabilidade, competitividade e segurança alimentar. A integração entre diferentes elos da cadeia produtiva tem sido apontada como um caminho para reduzir emissões sem comprometer a oferta global de alimentos, especialmente em países com forte base agrícola.

Esse foi um dos focos da participação da Mosaic na Fertilizer Latino Americano 2026, conferência do setor de fertilizantes realizada nesta semana em Miami. Durante o evento, especialistas discutiram a conexão entre fertilizantes sustentáveis, biocombustíveis e mercado de carbono como estratégia para fortalecer a posição do Brasil no cenário global. Segundo a empresa, a descarbonização depende da redução das emissões ao longo da cadeia de suprimentos, na qual os fertilizantes têm peso relevante, especialmente quando associados à produção de biocombustíveis.

A avaliação apresentada destacou que a eficiência ambiental de produtos como etanol e biodiesel começa no manejo do solo, com o uso de insumos mais eficientes. Nesse contexto, o mercado de créditos de carbono surge como instrumento financeiro capaz de transformar a redução de emissões em valor econômico. A sustentabilidade também foi relacionada ao conceito de produzir mais com menos, conciliando escala produtiva, transição energética e preservação ambiental.

“Mais do que uma vendedora de insumos, ela se consolida como uma parceira estratégica do agricultor e um agente fundamental de mudança em todo o ciclo produtivo. A indústria ajudará o produtor a aumentar a produção de alimentos de forma sustentável, fornecendo as ferramentas para que ele também se torne um sequestrador de carbono”, finaliza o country manager e vice-presidente da Mosaic para Brasil e Paraguai, Eduardo Monteiro.

Acordo comercial redesenha o futuro do agro brasileiro

0
A avaliação é de que o acordo representa um divisor de águas para o setor - Foto: Canva

A entrada em vigor provisória do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, prevista para 2026, inaugura uma nova fase nas relações comerciais do Brasil com um dos maiores mercados consumidores do mundo e pode alterar de forma estrutural o agronegócio nacional. Após mais de duas décadas de negociações, o tratado amplia o acesso de produtos agrícolas brasileiros ao mercado europeu, ao mesmo tempo em que eleva o nível de exigência regulatória, ambiental e concorrencial para produtores e exportadores.

A avaliação é de que o acordo representa um divisor de águas para o setor, ao redefinir regras e padrões de acesso ao comércio internacional. Há oportunidades concretas de expansão das exportações, especialmente com a ampliação de cotas para produtos como carne bovina, aves, açúcar, arroz e mel, que poderão ingressar na União Europeia com tarifas reduzidas. Esse benefício, no entanto, estará condicionado a limites quantitativos e a um planejamento exportador mais rigoroso.

“Estamos diante de uma reconfiguração das regras do jogo para exportadores brasileiros. O agronegócio ganha oportunidades concretas de expansão, mas precisará lidar com um nível de exigência jurídica e sanitária muito mais elevado”, avalia Igor Fernandez de Moraes, sócio do Silva Nunes Advogados e especialista em Direito do Agronegócio.

O tratado também incorpora mecanismos de proteção ao mercado europeu, como cláusulas de salvaguarda que permitem a suspensão de vantagens tarifárias diante de aumentos considerados excessivos nas exportações brasileiras. Esse fator adiciona um componente de incerteza comercial e reforça a necessidade de análise mercadológica constante. Paralelamente, as exigências sanitárias e ambientais da União Europeia permanecem rígidas, com foco em rastreabilidade, uso de defensivos e sustentabilidade, o que tende a excluir quem não se adequar.

“O Brasil pode se posicionar como fornecedor estratégico de alimentos para a Europa, desde que esteja preparado juridicamente para cumprir os compromissos assumidos”, conclui o advogado.

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) aos trabalhadores. O valor pode ser conferido no contracheque referente a janeiro.Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segundaSalário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

O reajuste de 6,79%, equivalente a R$ 103, foi oficializado pelo Decreto 12.797/2025. O aumento segue a política de valorização do salário mínimo, que combina inflação (INPC) e crescimento do Produto In terno Bruto (PIB), respeitando os limites do arcabouço fiscal, que restringe o reajuste a 2,5% acima da inflação do ano anterior.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber o novo salário mínimo no último dia 26. O pagamento segue até sexta-feira (6), conforme o número final do cartão, sem considerar o dígito verificador.

Quanto vale o mínimo em 2026

•    Mensal: R$ 1.621;

•    Diário: R$ 54,04;

•    Hora: R$ 7,37.

Como foi calculado

•    Inflação pelo INPC: 4,18%;

•    Somada ao crescimento real do PIB: 3,4%;

•    Adicional de 3,4% limitado a 2,5% pelo arcabouço fiscal;

•    Reajuste total: 6,79%.

Impactos

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o novo salário mínimo impacta 61,9 milhões de brasileiros. O aumento deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia em 2026.

O reajuste tem efeitos amplos tanto sobre a renda das famílias quanto sobre as contas públicas. O governo estima impacto combinado de R$ 110 bilhões na economia, ao considerar o reajuste e a isenção do IR. No entanto, haverá custo adicional para a Previdência Social estimado em R$ 39,1 bilhões.

Além de afetar diretamente trabalhadores que recebem o piso nacional, o novo valor serve como referência para uma série de benefícios previdenciários, assistenciais e trabalhistas, como aposentadorias do INSS, pensões, seguro-desemprego e salário-família.

Confira como ficam os benefícios e as contribuições atreladas ao salário-mínimo:

INSS

•    Benefícios no piso (1 salário mínimo): reajuste integral de 6,79%, para R$ 1.621

•    Acima do piso: reajuste de 3,90% (INPC de 2025)

•    Teto do INSS: R$ 8.475,55

Contribuições ao INSS (CLT)

•    Até R$ 1.621: 7,5%

•    De R$ 1.621,01 a R$ 2.902,84: 9%

•    De R$ 2.902,85 a R$ 4.354,27: 12%

•    De R$ 4.354,28 a R$ 8.475,55: 14%

Autônomos, facultativos e MEI

•    Plano normal (20%): R$ 324,20

•    Plano simplificado (11%): R$ 178,31

•    Baixa renda (5%): R$ 81,05

•    MEI (5%): R$ 81,05

Seguro-desemprego

•    Reajustado pelo INPC (3,90%), com vigência desde 11 de janeiro

•    Parcela mínima: R$ 1.621

•    Parcela máxima: R$ 2.518,65

•    Valor varia conforme salário médio dos últimos meses.

Salário-família

•    Salário-família: R$ 67,54 por dependente

•    Pago a quem recebe até R$ 1.980,38 mensais

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

0

O Corinthians é campeão da Supercopa Rei. A conquista foi confirmada com a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste domingo (1º). A equipe de São Paulo conquistou o bicampeonato do torneio.Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa ReiCorinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

A primeira taça havia sido obtida em 1991 também sobre o Flamengo. Em 2026, o Corinthians participou da Supercopa por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2025. O Flamengo, por ter sido o campeão nacional da temporada passada.

A final dessa temporada começou a ser decidida com o gol do zagueiro Gabriel Paulista aos 25 minutos de jogo.

Após cobrança de escanteio, Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique desviou e Gabriel Paulista completou de primeira. Depois, teve expulsão de Carrascal, após checagem do VAR.

Bola na trave do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, em cabeça de Pulgar. Gol anulado de Memphis Depay. Até que o centroavante Yuri Alberto definiu o jogo aos 52 minutos da etapa final.

O artilheiro driblou o goleiro Rossi em um lindo lance e finalizou para o gol vazio.

A conquista do Corinthians foi presenciada por 71.244 torcedores no Mané Garrincha. O público é um novo recorde da arena.

Baile do Havaí acontece neste sábado em Sete Quedas

0

Vilson Nascimento

Acontece neste sábado, dia 7 de fevereiro, no salão de festa do SISMUN (Sindicato dos Servidores Municipais de Sete Quedas), em Sete Quedas, fronteira com o Paraguai, a edição 2026 do Baile do Havaí.

A festa que terá decoração temática, drinks tropicais e ambiente climatizado, entre outras várias atrações, será animada por dois grupos, o Grupo Som Estilo e o Grupo Samba Flow.

Reservas e maiores informações sobre o Baile do Havaí 2026, em Sete Quedas poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99128- 0050 com a Patrícia.

Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana

0
Nas fotos as equipes participantes do Quadrangular dos Amigos de Futebol Suíço, em Tacuru. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Um quadrangular de futebol suíço realizado no Campo do Simted (Clube dos Professores), movimentou o final de semana esportivo, em Tacuru.

Promovido por iniciativa de Marcelo Peixoto, o “Ratinho”, que é vereador no município, o Buchecha, o Júlio e o Everton Sono, o Quadrangular dos Amigos foi disputado pelas equipes, Fanta Poker, Casarão Beer, Auto Posto Tacuru e The Brow e teve as finais na noite deste sábado, dia 31 de janeiro.

Em campo o Casarão Beer conquistou a 3ª colocação ao bater o Fanta Poker pelo placar de 5×3. Já o título de campeão ficou com a equipe The Brow, que venceu o Auto Posto Tacuru nos pênaltis, após empate em 1×1 no tempo normal de jogo.

Segundo Ratinho as mesmas equipes deverão disputar, no decorrer desta semana, um novo quadrangular, mas desta vez na modalidade de futsal.

Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana
Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana
Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana
Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana
Quadrangular dos Amigos de suíço movimentou Tacuru nesse final de semana

Academia N1 Team destaca Amambai e Sete Quedas no Estadual de Jiu-Jitsu em Dourados

0
A equipe da Academia N1 Team na abertura do Estadual de Jiu-Jitsu, em Dourados. (Foto: Academia N1 Team)

Vilson Nascimento

Nesse sábado, dia 31 de janeiro, foi realizada na cidade de Dourados, a 1ª etapa da temporada 2026 de Jiu-Jitsu. O MS Summer Open, uma das competições mais aguardadas do calendário estadual.

Segundo a organização o evento teve mais de 500 atletas inscritos, vindos de diversas cidades e academias do Estado, evidenciando o alto nível técnico da modalidade no Mato Grosso do Sul.

A Academia N1 Team, com sede em Amambai e filial em Sete Quedas, marcou presença na competição estadual com atletas das cidades de Amambai e Sete Quedas, conquistando resultados expressivos em diferentes categorias, faixas e idades.

A direção da equipe, durante a competição os atletas demonstraram preparo técnico, disciplina e espírito esportivo, frutos de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos treinamentos.

Além das conquistas no pódio, segundo a direção da equipe, a participação da N1 Team reforçou a importância do Jiu-Jitsu como ferramenta de desenvolvimento esportivo e pessoal, promovendo valores como respeito, disciplina, autocontrole e superação.

De acordo com a direção, a equipe segue em preparação para os próximos desafios da temporada 2026.

A próxima etapa do circuito estadual será realizada no dia 21 deste mês de fevereiro na cidade de Maracaju, onde a N1 Team novamente buscará representar com excelência as cidades de Amambai e Sete Quedas no cenário do Jiu-Jitsu sul-mato-grossense.

Veja abaixo os resultados da N1 Team na etapa de abertura

Resultados da N1 Team Amambai

1º lugar- Professor Tiago Carlos Ferreira- Categoria Master 1- Faixa Preta até 76 kg

2º lugar- Bruno Buia- Adulto Faixa Marrom- até 88 kg

2º lugar- Felipe Delevatti Moura- Adulto- Faixa Marrom- até 82 kg

3º lugar- Dirceu Policarpo- Categoria Master 2- Faixa Marrom- até 88 kg

Resultados- N1 Team Sete Quedas

1º lugar- Victor Felipe Ramires- Adulto- Faixa Branca- até 102 kg

2º lugar – Professor Diego A. Davalo- Categoria Master 2- Faixa Preta- até 82 kg

2º lugar- Adavilson M. de Quadros- Categoria Master 4- Faixa Azul- até 102 kg

3º lugar- Isabella Borges Rocha- Adulto- Faixa Branca- até 69 kg

Allan Palangani- Master 1- Faixa Roxa- até 88 kg (sem resultado no pódio)

Renato de Silveira- Adulto- Faixa Azul até 70 kg (sem resultado no pódio)

Veja abaixo o calendário do Circuito MS de Jiu-Jitsu 2026

Academia N1 Team destaca Amambai e Sete Quedas no Estadual de Jiu-Jitsu em Dourados

BPMRv recupera veículo furtado durante policiamento na MS-386

0
Foto: Assessoria

A equipe da Base Operacional de Aquidabã, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), recuperou na manhã deste sábado (31/01/2026) um veículo produto de furto durante policiamento ostensivo na rodovia MS-386, km 17.

Por volta das 11h, os policiais localizaram uma caminhonete Toyota Hilux, de cor branca, atolada em uma lavoura às margens da rodovia. Após consulta aos sistemas policiais, foi constatado que o veículo possuía registro de furto ocorrido na madrugada do mesmo dia, no município de Caarapó/MS.

Durante a verificação, constatou-se que o veículo estava sem a chave de ignição e apresentava avarias na parte frontal. Diante dos fatos, foi realizado o acionamento de apoio para a remoção, sendo o automóvel encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã para as providências legais cabíveis.

O valor estimado do veículo é de R$ 155.000,00, montante que representa prejuízo total ao crime.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Câmara de Amambai realiza reforma elétrica, da rede lógica e de parte do telhado do prédio do Legislativo

0
Engenheiro Lucas Corrêa explica ao jornal A Gazeta etapas da obra. Fotos: Divulgação

Clesio Damasceno

A Câmara Municipal de Amambai iniciou obras de reforma na parte elétrica, rede lógica e parte do sistema de cobertura (telhado) do prédio do Legislativo, a partir da Concorrência Eletrônica nº 001/2025, lançada para a contratação de empresa especializada em engenharia.

O prédio, com mais de 50 anos, vinha apresentando problemas recorrentes, como oscilações e quedas de energia, falhas na transmissão de internet e infiltrações em períodos de chuva. A situação colocava em risco servidores, vereadores e o público que frequenta o local durante sessões e eventos realizados no plenário e no auditório.

O edital previa a contratação de empresa para execução da reforma das instalações elétricas, cabeamento estruturado, pintura interna e parte da cobertura do prédio da Câmara Municipal de Amambai, anteriormente comprometida pelas chuvas.

A concorrência eletrônica foi realizada no dia 26 de novembro de 2025, com valor estimado de R$ 532 mil, calculado com base na tabela do SINAPI, definida pelo Governo Federal. Cinco empresas de diferentes regiões do país participaram do certame, sendo vencedora a Construtora Aldevina A. do Nascimento & Cia Ltda, com proposta no valor de R$ 458 mil, abaixo do estimado inicialmente.

Câmara de Amambai realiza reforma elétrica, da rede lógica e de parte do telhado do prédio do Legislativo
Situação precária das instalações elétricas e parte da cobertura do prédio da Câmara.

Problemas estruturais antigos

Em vistoria às obras, realizada nesta última sexta-feira, o jornal A Gazeta conversou com o engenheiro Lucas Corrêa, responsável técnico contratado pela Câmara para elaboração do laudo das condições encontradas, desenvolvimento dos projetos de solução, acompanhamento, medições e respaldo técnico.

Segundo o engenheiro, embora o prédio tenha passado por algumas intervenções ao longo dos anos, não houve melhorias suficientes na parte elétrica nem na rede lógica. Houve ampliação da estrutura física, aumento de equipamentos e maior circulação de pessoas, hoje o prédio possui quase 900 m² de área construída, mas manteve-se o mesmo padrão antigo de fornecimento elétrico. Além disso, a rede lógica permaneceu desatualizada, o que causa instabilidade e baixa qualidade de conexão.

“Essa estrutura já não comporta a carga necessária para atender salas, aparelhos de ar-condicionado, internet, computadores, câmeras e outros equipamentos eletrônicos. Além disso, a fiação antiga aumenta o risco de curto-circuito e até de incêndio”, explicou.

Serviços adicionais identificados

Lucas Corrêa também destacou que, com o avanço das obras, surgiram novas necessidades de reparo não previstas no projeto inicial, situação comum em prédios antigos. Entre elas, a constatação de que o madeiramento da cobertura, inicialmente previsto para reaproveitamento, está sem condições de uso. Ao retirar as telhas, verificou-se que a estrutura não pode ser reaproveitada, exigindo substituição completa.

“Também foram identificados trechos de fiação sem conduítes, o que não é permitido pelas normas técnicas. Em cerca de 96 metros quadrados de construção será necessário quebrar paredes de gesso para refazer a passagem da fiação, com posterior reconstrução e pintura. Já em pelo menos 87 metros quadrados será necessária a troca total da cobertura”, detalhou o engenheiro.

Segundo ele, por se tratar de uma reforma em prédio antigo, algumas demandas surgem conforme a obra avança, podendo exigir novos aportes, sempre respeitando o objeto licitado e sem infringir os trâmites legais, priorizando a transparência dos gastos públicos.

Câmara de Amambai realiza reforma elétrica, da rede lógica e de parte do telhado do prédio do Legislativo
Goteiras danificam móveis e documentos e parte elétrica coloca em risco segurança do prédio.

Acompanhamento e transparência

O presidente da Câmara Municipal, Darci José da Silva, acompanha de perto a execução dos trabalhos e afirmou ao A Gazeta que o principal objetivo é garantir segurança e qualidade.

“A intenção é resolver definitivamente um problema que coloca em risco quem trabalha e quem frequenta o prédio, garantindo um serviço bem feito, que tenha durabilidade por muitos anos”, afirmou.

Darci também ressaltou o compromisso com a transparência, destacando a importância da contratação do engenheiro para acompanhamento técnico dos serviços, já que a equipe de servidores da Câmara não possui profissional habilitado para essa função. Ele reforçou que todas as etapas administrativas seguiram os trâmites legais, assegurando segurança jurídica ao processo.

Os trabalhos tiveram início no final de dezembro e seguem em andamento, sob fiscalização do engenheiro responsável e da própria Câmara Municipal.

Fonte: Grupo A Gazeta