15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 230

MS: Ao completar 18 anos, Júlia foi incentivada pelos pais a se tornar doadora de sangue

0
Foto: Divulgação

Menos de uma semana após completar 18 anos, a estudante Júlia Inaê Pereira Romero deu um passo importante de solidariedade ao se tornar doadora de sangue, incentivada pelos pais. O local escolhido pela família para esse gesto — que também representou uma superação pessoal para a jovem — foi o Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Apesar de ter passado a infância e a adolescência com receio até mesmo de exames de rotina que envolviam coleta de sangue, Júlia aceitou o desafio proposto pela família. “Vim assustada, foi uma superação, mas não senti nada. Saber que meu sangue vai ajudar outras pessoas deixou tudo mais leve”, contou a nova doadora.

A história da família com a doação de sangue começou há cerca de dez anos, com o pai de Júlia, o comerciante Fernando Dias, de 41 anos. “Vim ao Hemosul do Hospital Regional para doar para um tio que estava internado. No dia a dia é difícil sair do trabalho, mas há três anos tenho conseguido vir com frequência”, relembrou.

Após Fernando se tornar doador regular, a esposa Cristiana Romero, também de 41 anos, decidiu seguir o mesmo caminho. “Meu marido sempre teve vontade de doar sangue e nos motivou. Ele começou e, depois, passamos a doar juntos. Hoje, falei para a Júlia que foi o dia dela ter um ‘rolê de adulto’”, disse, em tom bem-humorado.

MS: Ao completar 18 anos, Júlia foi incentivada pelos pais a se tornar doadora de sangue

Com a esposa e a filha já engajadas, Fernando agora tem um novo objetivo: incentivar o filho de 14 anos a também participar dessa corrente de solidariedade nos próximos anos.

“A Júlia veio com receio, mas superou. Foi bem acolhida e gostou da experiência. Agora, vou tentar trazer meu filho quando ele completar 18 anos”, afirmou.

A responsável pela unidade de hemoterapia do HRMS, a enfermeira Erika Rosa, explica que não é necessário esperar até a maioridade para doar sangue. “A partir dos 16 anos já é possível doar, desde que o adolescente esteja acompanhado dos responsáveis legais”, orienta.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 quilos ou mais e estar em boas condições de saúde. A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos; após essa idade, a doação só é permitida para quem já é doador regular. No dia da doação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto.

O Hemosul também reforça algumas recomendações importantes: dormir bem na noite anterior, evitar esforços físicos, fazer uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que a antecedem. Após a doação, a orientação é evitar esforços físicos por 24 horas. A hidratação tanto antes quanto após a doação de sangue também é primordial.

No HRMS, a unidade de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, no bairro Aero Rancho. Já o Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é estendido até às 15h.

Fonte: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Agência híbrida de Dourados passa a ser integrada e reúne serviços do Detran, Mais Social e RG

0
Fotos: Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou o atendimento de identificação civil em Dourados com a implantação de um novo Posto de Identificação na Agência Híbrida do Detran-MS, localizada na avenida Marcelino Pires, região central da cidade. O espaço já reúne serviços do Detran, atendimento do Mais Social e, agora, passa a oferecer a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, em parceria com o Detran-MS. O agendamento para atendimento foi aberto na segunda-feira (02), com início dos serviços na quarta-feira (04). Nesta primeira fase, estão sendo ofertadas 30 vagas diárias para emissão do novo RG.

A implantação do posto integra a política estadual de compartilhamento de espaços públicos e de concentração de serviços essenciais em locais estratégicos, com o objetivo de facilitar o acesso da população e otimizar a estrutura do Estado.

Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a Agência Híbrida de Dourados materializa a diretriz do governador Eduardo Riedel de aproximar o Estado do cidadão por meio de serviços integrados.

“A Agência Híbrida de Dourados reflete a visão do governador Eduardo Riedel de um Estado que compartilha espaços, integra serviços e chega mais perto das pessoas. Em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conduzida pelo secretário Antônio Carlos Videira, o Detran-MS fortalece esse modelo ao reunir, em um único local, serviços essenciais como o Detran, a identificação civil e o Mais Social. É uma forma concreta de facilitar a vida do cidadão, reduzir deslocamentos e garantir um atendimento mais ágil, eficiente e acolhedor”, afirmou.

Agência híbrida de Dourados passa a ser integrada e reúne serviços do Detran, Mais Social e RG

Com a ampliação, Dourados fortalece a rede de identificação civil já existente no município. Além do novo posto na Agência Híbrida, a cidade conta com a Agência Integrada na sede do Detran, onde funciona o Núcleo Regional de Identificação (NRI), responsável por cerca de 160 atendimentos diários, e com um Posto de Identificação no Poupa Tempo do município, que oferta 15 vagas por dia.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Ferreira Freitas, a abertura do novo posto faz parte de um planejamento contínuo do Governo do Estado para ampliar o acesso da população aos serviços de identificação civil.

“O Governo do Estado tem trabalhado continuamente para expandir a oferta de vagas e facilitar o acesso da população aos serviços de identificação. Neste primeiro momento, vamos avaliar a demanda neste novo posto e, conforme a procura, há possibilidade de ampliação do atendimento, inclusive com a instalação de novas estações de trabalho”, explicou.

Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve realizar agendamento prévio pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br, onde é possível escolher o local, a data e o horário do atendimento.

Agências Integradas MS

Agência Integrada Comper Itanhangá
Rua Joaquim Murtinho, 1679 – Itanhangá Park – Campo Grande

Agência Integrada Corumbá
Rua Piauí, nº 3015 – Vila Guarani – Corumbá

Agência Integrada Detran Sede Dourados
Avenida Coronel Ponciano, 600 – Parque dos Jequitibás – Dourados

Agência Integrada Santa Rita do Pardo
Avenida João Gregório Rodrigues, 1123 – Santa Rita do Pardo

Agência Integrada Fácil Shopping Três Lagoas
Avenida Jamil Jorge Salomão, 3807 – Portal das Araras

Agência Integrada Douradina
Rua Mário Ferreira Aragão, 1530

Agência Integrada Híbrida Dourados
Avenida Marcelino Pires, nº 2960

Fonte: Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS, e Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

0
Fotos: André Lima

Mato Grosso do Sul iniciou na segunda-feira (2) a aplicação do imunizante contra o VSR (vírus sincicial respiratório), causador da bronquiolite, em bebês prematuros atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As primeiras doses foram aplicadas na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, marcando o início da estratégia estadual de proteção aos recém-nascidos mais vulneráveis, com apoio do Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e das unidades hospitalares que integram a rede de atenção neonatal.

Quem pode receber o imunizante

Conhecido como nirsevimabe, o anticorpo monoclonal é indicado para bebês nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação, além de crianças com comorbidades, como cardiopatias congênitas, síndrome de Down e fibrose cística, incluindo aquelas com até 24 meses de idade, conforme critérios do Ministério da Saúde. A proteção é direcionada ao vírus sincicial respiratório, responsável por infecções graves como bronquiolite e pneumonia.

Esquema de aplicação e objetivo da estratégia

Para bebês prematuros, a proteção é garantida com dose única. Já as crianças com comorbidades, com até 24 meses de idade, recebem duas doses, sendo uma em cada período sazonal ao qual a criança estará exposta. A estratégia tem como objetivo reduzir as internações por bronquiolite, especialmente nos meses de maior circulação do vírus, quando há maior pressão sobre os leitos hospitalares.

Ampliação do acesso pelo SUS

A incorporação do imunizante integra a Rede de Imunobiológicos Especiais do SUS e representa um avanço importante para a saúde neonatal. A técnica da Coordenação Estadual de Imunização da SES, Maristela Chamorro, destaca a importância da medida. “O nirsevimabe chegou em um momento oportuno e passa a ser ofertado de forma contínua. Bebês prematuros de até 36 semanas e 6 dias e crianças com comorbidades terão acesso à proteção, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde”, afirma.

Antes do início da aplicação, a SES realizou um levantamento técnico sobre os nascimentos prematuros e a capacidade de atendimento das maternidades em todo o Estado, garantindo o envio de doses de acordo com a média mensal de cada unidade.

Distribuição nos municípios

Nos demais municípios, as crianças que se enquadrarem nos critérios terão acesso ao imunizante por meio do Sistema E-Crie, plataforma digital da SES responsável por organizar a solicitação e a distribuição de imunobiológicos especiais para os 79 municípios sul-mato-grossenses.

Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o resgate vacinal para crianças nascidas a partir de agosto de 2025, desde que atendam aos critérios estabelecidos no informe técnico vigente.

Aplicação nas maternidades

Na Maternidade Cândido Mariano, a coordenadora de imunização, Keila Lacerda, explica que a aplicação ocorre semanalmente. “A administração acontece às quintas-feiras, nas unidades intermediárias e UTIs neonatais. Esse imunizante representa uma grande conquista, já que antes só estava disponível na rede privada”, afirma.

Segundo Keila, o Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos. “No ano passado, vivemos uma crise de leitos devido aos surtos da doença. A expectativa é que essa estratégia contribua para reduzir significativamente as internações”, completa. Ela ressalta ainda que podem ocorrer reações leves, como em qualquer imunização, e que os bebês permanecem em observação após a aplicação.

Proteção complementar ao cuidado materno

A Diretora Técnica da Maternidade Cândido Mariano, Karina Zucarelli, relembra o cenário recente enfrentado pelas unidades de saúde. “Tivemos surtos de bronquiolite com necessidade de isolamento hospitalar. A chegada desse imunizante muda completamente a perspectiva de proteção para os bebês mais vulneráveis”, pontua.

Ela explica que a estratégia adotada é complementar. “A vacina aplicada na gestante, a partir da 28ª semana de gestação, protege o bebê ainda durante a gravidez. Já o nirsevimabe garante proteção direta ao recém-nascido. Essa proteção dupla amplia significativamente a capacidade de enfrentamento ao vírus nos primeiros meses de vida”, destaca.

Impacto para as famílias

Entre as famílias atendidas está a bebê Melina, que nasceu com 32 semanas e permaneceu internada por 43 dias na UTI Neonatal. A mãe, Paula Rodrigues, relata a importância da proteção. “Minha filha nasceu prematura e passou muito tempo internada. Saber que ela está recebendo essa proteção traz mais segurança e tranquilidade para nossa família”, afirma.

Paula também destaca o impacto social da oferta gratuita. “É um imunizante de alto custo. Nem todas as famílias conseguem pagar, então receber essa proteção pelo SUS faz toda a diferença”, completa.

Na rede privada, o custo do imunizante pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.500. A expectativa da SES é ampliar gradativamente o número de doses, conforme a demanda e os nascimentos prematuros registrados em todo o Estado.

Como acessar o imunizante

Em Campo Grande, o acesso ocorre mediante contato prévio pelo telefone (67) 99875-3662, junto à Sesau, para orientações e agendamento. Após esse contato, as famílias são direcionadas para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alves Pereira, Marabá, Jardim Presidente e Cristo Redentor. As maternidades Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Regional e Cândido Mariano realizam a aplicação exclusivamente em bebês internados.

No interior do Estado, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde do próprio município para receber as orientações e o encaminhamento necessários.

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

Fonte: André Lima, Comunicação SES

Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

Referência em média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) encerrou o ano de 2025 com mais de meio milhão de atendimentos. Além de consultas ambulatoriais e internações, o maior hospital público de MS também ofereceu atendimentos multiprofissionais, exames e diversos procedimentos aos sul-mato-grossenses.

Somente em atendimentos assistenciais e exames, o hospital ultrapassou 538 mil registros ao longo de 2025, o que reflete a alta demanda e a capacidade técnica de resposta do HRMS, que atende pacientes de Campo Grande e de todas as regiões do Estado.

O volume inclui desde consultas ambulatoriais e atendimentos no PAM (Pronto Atendimento Médico) até internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, além da atuação das equipes multiprofissionais. Áreas como fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e terapia ocupacional tiveram papel fundamental na recuperação e no acompanhamento dos pacientes.

Internada desde dezembro, a assistente social Rosana de Cássia Sappatera, 62 anos, fez uma cirurgia de retroca de válvula do coração. Ao todo, foram 38 dias de internação, divididos entre área vermelha do PAM, UCO (Unidade Coronariana) e cardiologia.

“O atendimento foi fantástico. Os médicos são muito atenciosos e os técnicos de enfermagem bem respeitosos. A área vermelha é uma doideira, mas é apaixonante a forma como eles trabalham para socorrer o paciente. Eu sou funcionária da área da saúde e saio ainda mais encantada com o SUS. Quando subi para o quarto, tive a mesma recepção. Após a cirurgia, fui para a UCO e foi da mesma forma: uma atenção fora do normal. Há uns anos atrás, a gente nem sabia qual medicamento estava tomando. Hoje, todos chegam, se apresentam e falam quais são as medicações que vão administrar”, afirmou a paciente, logo após receber alta.

Em 2025, foram mais de 17,6 mil internações no hospital, distribuídas em 31 especialidades. O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) registrou mais de sete mil atendimentos, no período.

Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025

No PAM, foram mais de 29 mil atendimentos entre os meses de janeiro e dezembro. No último ano, o Pronto Atendimento do hospital passou por uma reestruturação, passando a atender apenas pacientes encaminhados por outras unidades de saúde – ou seja, que já passaram por um atendimento prévio e foram regulados para o HRMS.

O centro cirúrgico também manteve uma produção intensa: foram 4,6 mil cirurgias e 7,4 mil procedimentos no último ano.

A produção de exames foi outro destaque em 2025. Somente exames de imagem, como tomografias, radiografias, ressonâncias, ultrassonografias, foram realizados mais de 76,8 mil, sendo mais da metade de pacientes ambulatoriais.

Além disso, foram atendidos mais de 122 mil pacientes com exames laboratoriais. Em relação a procedimentos especializados, como endoscopias e exames de hemodinâmica que garantem suporte diagnóstico fundamental para o tratamento dos pacientes, tanto ambulatoriais quanto internados.

Para a diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, os números traduzem mais do que volume: representam vidas cuidadas diariamente.

“Cada atendimento registrado é uma história, uma família atendida e um cidadão que encontrou no HRMS um serviço essencial. Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao sul-mato-grossense, e, para isso, temos investido de forma contínua em estrutura, tecnologia e, principalmente, nas pessoas que fazem o hospital funcionar”, destaca.

Fonte: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Prefeito Erlon destaca papel do legislativo durante 1ª sessão da Câmara de Vereadores em Sete Quedas

0

Na abertura dos trabalhos do Legislativo municipal, na noite dessa segunda-feira, 2 de fevereiro, o prefeito de Sete Quedas, Erlon, participou da 1ª sessão solene da Câmara de Vereadores e destacou a importância da harmonia entre os poderes para o avanço das políticas públicas no município.

Durante o pronunciamento, o chefe do Executivo reforçou o papel fundamental do Legislativo como parceiro da administração, agradecendo nominalmente os vereadores na figura do presidente da Casa, Miro do Carioca, e ressaltando que o diálogo institucional é peça-chave para garantir projetos consistentes e resultados concretos à população.

A sessão também contou com a presença de secretários municipais e da primeira-dama, Edlaura, evidenciando o alinhamento da equipe de governo no início do novo ciclo de trabalhos.

No vídeo abaixo a fala do prefeito

Em sua fala, Erlon apresentou o lema “valorizar e crescer” como norte da gestão, pontuando que o desenvolvimento de Sete Quedas passa pela continuidade de ações estruturantes. O prefeito fez questão de reconhecer o legado do ex-prefeito Chico Piroli, citando avanços já conquistados e reforçando o compromisso de dar sequência ao que trouxe resultados positivos ao município.

Ao encerrar, Erlon reiterou que a meta é manter a administração próxima da Câmara e da comunidade, com foco em planejamento, responsabilidade e crescimento sustentável para Sete Quedas.

Produção de grãos tem projeções revisadas para cima

0
A estimativa para a soja passou a indicar uma colheita de 181,6 milhões de toneladas - Foto: Vilson Nascimento

A produção brasileira de grãos na safra 2025/26 foi revisada para cima, com projeções mais robustas tanto para a soja quanto para o milho, refletindo ajustes em área e produtividade e um cenário de demanda considerado estável, segundo informações da StoneX. O movimento ocorre em meio ao avanço da colheita e a um acompanhamento atento das condições climáticas nas principais regiões produtoras.

A estimativa para a soja passou a indicar uma colheita de 181,6 milhões de toneladas, aumento de 4 milhões de toneladas em relação à projeção anterior. O crescimento está associado à ampliação da área cultivada, calculada em 48,7 milhões de hectares, e à elevação da produtividade média nacional, agora estimada em 3,73 toneladas por hectare. Apesar de relatos de variabilidade em algumas áreas, as perspectivas gerais seguem positivas, mesmo com irregularidades climáticas ao longo do ciclo.

Para o milho de primeira safra, a projeção aponta produção de 26,6 milhões de toneladas em 2025/26, avanço de 2,3% frente à estimativa anterior e volume superior ao registrado no ciclo 2024/25. A revisão reflete principalmente ganhos de produtividade, com ajustes positivos em estados do Nordeste e no Paraná. No Sul, a expectativa é de rendimentos elevados, enquanto nas regiões Norte e Nordeste o ciclo mais tardio mantém o clima como fator de atenção.

No milho de segunda safra, a revisão foi discreta, com a produção estimada em 106,3 milhões de toneladas. Houve aumento de área em Tocantins e Pará, compensado por reduções no Maranhão e no Piauí, em um contexto de cautela dos produtores quanto ao período de plantio.

No balanço de oferta e demanda, as projeções permaneceram inalteradas. Para a soja, o aumento da produção resultou em estoques finais mais elevados, diante da manutenção da demanda. As compras chinesas tendem a ganhar relevância com o avanço da colheita brasileira. No milho, o maior volume produzido foi compensado pela queda dos estoques iniciais, influenciada pelo forte ritmo de exportações no ciclo 2024/25.

Acordo Mercosul e União Europeia amplia comércio, mas mantém barreiras ao agro

0
O acordo amplia o acesso do mercado europeu - Foto: Pixabay

A assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia representa um marco relevante nas relações comerciais internacionais, ao envolver dois grandes blocos econômicos com interesses distintos e assimetrias produtivas evidentes. A análise é apresentada por Décio Luiz Gazzoni, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, em artigo que avalia impactos, resistências e perspectivas do entendimento firmado após décadas de negociação.

O acordo amplia o acesso do mercado europeu para produtos manufaturados e alimentos de maior valor agregado, enquanto abre espaço para a expansão das exportações agropecuárias do Mercosul. Apesar disso, o texto ressalta que não se trata de um livre comércio pleno, uma vez que persistem fortes resistências do setor agropecuário europeu, especialmente em países como França, Irlanda e Polônia, mesmo diante das salvaguardas incluídas no tratado.

Entre os principais argumentos europeus estão a alegada assimetria de padrões ambientais e sanitários, os custos de produção mais baixos no Mercosul, o risco de desmatamento e preocupações com soberania alimentar. O autor sustenta que muitos desses pontos não se confirmam na prática, destacando a existência de regras sanitárias internacionais comuns, a diferença entre proibição e não registro de defensivos agrícolas e o avanço brasileiro em produtividade, gestão e sustentabilidade.

O texto também aponta que a competitividade do agronegócio brasileiro decorre de vantagens naturais, escala e eficiência, e não de concorrência desleal. No campo ambiental, são apresentados dados que mostram elevada preservação de vegetação nativa no Brasil e a baixa proporção do território ocupada por lavouras, em contraste com países europeus. Além disso, são citados mecanismos do próprio acordo e regulações europeias que impedem a importação de produtos associados ao desmatamento.

A avaliação final indica que, embora o acordo traga benefícios iniciais mais imediatos para exportadores europeus, o maior potencial de longo prazo está no agronegócio do Mercosul, ainda que limitado por cotas e salvaguardas. A implementação gradual tende a conduzir o comércio a um equilíbrio que preserve interesses de ambos os lados e permita trocas mais previsíveis e estruturadas.

Casa do Trabalhador disponibiliza 47 oportunidades de emprego em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 47 oportunidades de emprego nessa terça-feira, 3 de fevereiro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 47 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 3 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

4 vagas para vendedor ou vendedora 

3 vagas para serralheiro 

3 vagas para mecânico de automóveis 

3 vagas para vigia 

2 vagas para atendente de balcão 

2 vagas para auxiliar de linha de produção 

2 vagas para auxiliar de mecânico de autos 

2 vagas para empregada doméstica 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para garçom 

1 vaga para auxiliar de limpeza 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para costureira 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para auxiliar de mecânico de refrigeração 

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para motorista de caminhão categoria E 

1 vaga para motorista de caminhão guincho 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para mestre de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para torneiro mecânico 

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

0
Foto: União Europeia/Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (2) o envio do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) para o Congresso Nacional. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso NacionalLula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

Os parlamentares brasileiros precisam aprovar o tratado para que ele possa entrar em vigor, o que deve ocorrer ao longo das próximas semanas em votações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

O acordo estabelece a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 720 milhões de habitantes. Ele foi assinado por representantes dos dois lados no último dia 17 de janeiro, em Assunção, no Paraguai.

Pelos termos do que foi aprovado, o tratado comercial prevê a eliminação de tarifas alfandegárias sobre a maior parte dos bens e serviços produzidos entre os dois blocos.

O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos. Já União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos.

Apesar da assinatura formal entre os dois blocos, a internalização do acordo precisa ser feita pelos congressos nacionais de cada um dos países do Mercosul, bem como do Parlamento Europeu.

No caso dos europeus, no entanto, o encaminhamento do acordo para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), em decisão ocorrida há duas semanas, travou o texto e pode atrasar em até dois anos essa etapa final.

A expectativa do governo brasileiro é de que aprovação pelo Congresso Nacional ajude a pressionar o avanço do acordo por parte do Parlamento Europeu.

Câmara aprova MP do programa Gás do Povo

0

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo, que assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha rendaper capita de até meio salário mínimo.Câmara aprova MP do programa Gás do PovoCâmara aprova MP do programa Gás do Povo

Foram 415 votos a favor e 29 contra. A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, oprograma está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

“O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.

Nota de falecimento de Euclides Lorenci

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no CEONC, em Cascavel, de Euclides Lorenci, de 78 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta terça-feira (3) às 17h30, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Nota de falecimento de Gecy Giacometti

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no Lar do Idoso, em Amambai, de Gecy Giacometti, de 92 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nesta terça-feira (3) às 10h da manhã, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Nota de falecimento de Levi Machado Ramoa

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no Hospital Universitário, em Dourados, de Levi Machado Ramoa, de 4 meses e 28 dias.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu nesta terça-feira (3) às 16h30 no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado

0
Fotos: Divulgação SES

Ampliar o acesso, recuperar coberturas vacinais e garantir que a população esteja protegida contra doenças imunopreveníveis são desafios permanentes da saúde pública. Em Mato Grosso do Sul, o fortalecimento das estratégias de vacinação tem sido prioridade, com ações planejadas para alcançar públicos em diferentes territórios, reduzir desigualdades e cumprir as metas estabelecidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Como parte desse esforço, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, inicia em fevereiro as ações do MS Protegido, estratégia que integra o projeto MS Vacina Mais, com a divulgação do cronograma de circulação dos Vacimóveis em todas as regiões de saúde de Mato Grosso do Sul. A iniciativa prevê o envio de uma unidade móvel de vacinação por região, conforme o Plano Diretor de Regionalização, para ampliar o acesso, fortalecer ações estratégicas municipais e elevar as coberturas vacinais.

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, o Vacimóvel atenderá os municípios de Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão. Na sequência, de 23 a 27 de fevereiro, a unidade estará em Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Rio Negro.

Os Vacimóveis são unidades móveis estruturadas para levar imunização a locais de grande circulação, áreas remotas e pontos estratégicos definidos em conjunto com as gestões municipais. Cada veículo conta com câmara refrigerada para armazenamento adequado das vacinas, materiais para preparo das doses, cadeira de atendimento, televisão para acolhimento e tenda externa, garantindo estrutura completa, segura e confortável para as ações itinerantes.

Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado
Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado
Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado

Ao todo, o Governo do Estado adquiriu dez unidades móveis, que atuam de forma complementar às salas de vacina da atenção primária. O objetivo é facilitar o acesso da população aos imunizantes, levando a vacinação até onde as pessoas estão e reduzindo barreiras geográficas e estruturais.

Para a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a estratégia reforça o compromisso do Governo com a ampliação da cobertura vacinal. “Estamos fortalecendo a imunização em todas as regiões do Estado, com planejamento e parceria com os municípios. Os Vacimóveis permitem chegar a comunidades mais distantes, apoiar as equipes locais e garantir que a vacina esteja disponível para todos”, destaca.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que a organização por regiões de saúde permite maior efetividade das ações. “O cronograma foi construído conforme o Plano Diretor de Regionalização, respeitando as especificidades de cada território. A unidade móvel é uma ferramenta estratégica para apoiar os municípios na intensificação das campanhas, na busca ativa e na ampliação do acesso, sempre com registro adequado no sistema do PNI”, ressalta.

A SES oferece como apoio um técnico responsável pelo Vacimóvel, além de motorista e custeio de combustível. Já os municípios são responsáveis pela disponibilização de vacinadores e registradores, mobilização da rede local, coordenação da estratégia e registro das doses aplicadas nos sistemas oficiais do PNI.

Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado
Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado

A programação do Vacimóvel seguirá por todas as regiões de saúde ao longo primeiro semestre de 2026:

Região Norte – Fevereiro/2026
Sonora; Pedro Gomes; Alcinópolis; Figueirão; Coxim; São Gabriel do Oeste; Rio Verde de Mato Grosso; Rio Negro.

Região Baixo Pantanal – Fevereiro e Março/2026
Aquidauana; Anastácio; Jardim; Guia Lopes da Laguna; Bela Vista; Caracol; Bonito; Bodoquena; Maracaju; Dois Irmãos do Buriti; Nioaque; Porto Murtinho.

Região Nordeste – Março/2026
Costa Rica; Paraíso das Águas; Chapadão do Sul; Cassilândia; Inocência; Paranaíba; Aparecida do Taboado; Selvíria.

Região Leste – Abril/2026
Três Lagoas; Água Clara; Brasilândia; Bataguassu; Santa Rita do Pardo; Nova Andradina (Sudeste); Anaurilândia (Sudeste).

 Região Sudeste – Abril e Maio/2026
Batayporã; Taquarussu; Novo Horizonte do Sul; Ivinhema; Angélica; Jaraguari (Centro); Ribas do Rio Pardo (Centro); Terenos (Centro); Campo Grande (Centro); Sidrolândia (Centro).

Região Sul Fronteira – Maio e Junho/2026
Ponta Porã; Juti; Naviraí; Itaquiraí; Eldorado; Japorã; Mundo Novo; Iguatemi; Tacuru; Sete Quedas; Paranhos; Coronel Sapucaia; Amambai; Aral Moreira; Antônio João.

Região Centro – Junho/2026
Corguinho; Rochedo; Camapuã; Bandeirantes; Nova Alvorada do Sul; Rio Brilhante (Centro Sul); Itaporã (Centro Sul); Deodápolis (Centro Sul); Jateí (Centro Sul); Douradina (Centro Sul).

Região Centro Sul – Julho/2026
Caarapó; Laguna Carapã; Vicentina; Fátima do Sul; Dourados; Glória de Dourados; Corumbá (Pantanal); Ladário (Pantanal); Miranda (Pantanal).

Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado
Todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação serão ofertadas à população durante a ação. (Foto: Divulgação SES)

Com a estratégia, o Estado consolida uma política pública orientada para resultados, fortalecendo a imunização em Mato Grosso do Sul e garantindo que nenhum cidadão deixe de se vacinar por dificuldade de acesso ou distância das unidades fixas.

Fonte: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Paranhos abre inscrições para a 1ª Copa de Futebol Suíço com equipes da região

0
Fotos: Divulgação

Redação

Paranhos vai sediar, pela primeira vez, um campeonato de futebol suíço aberto a equipes do município e região. Trata-se da Copa Paranhos de Futebol Suíço 2026, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O torneio, que contará com as categorias Livre, Feminino e Master, terá o valor arrecadado com as inscrições integralmente revertido em premiação para as equipes vencedoras.

A organização informa ainda que será cobrada uma taxa de inscrição, de 300 a 400 reais (Livre e Master) e de 150 a 200 reais (Feminino), definida de acordo com a quantidade de times participantes.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (67) 99679-0031, com Denilson Rafaine, e (67) 99937-0395, com Carlos Pavão.

Paranhos abre inscrições para a 1ª Copa de Futebol Suíço com equipes da região

Fonte: Grupo A Gazeta

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

0
© BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

Entram em vigor nesta segunda-feira (2) as novas regras de segurança do Pix definidas pelo Banco Central (BC), com foco na recuperação mais rápida dos valores transferidos de forma indevida.

Foram reforçados mecanismos de combate a golpes, fraudes e casos de coerção. A principal novidade é a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que passa a permitir o acompanhamento mais eficiente do caminho do dinheiro.

Os recursos serão rastreados, mesmo quando são rapidamente transferidos para outras contas, prática comum em crimes financeiros.

Com o novo modelo, a expectativa do Banco Central é aumentar significativamente a taxa de recuperação dos valores e reduzir o sucesso das fraudes. Especialistas estimam que as mudanças podem diminuir em até 40% os golpes considerados bem-sucedidos.

Outra frente importante é o reforço da integração entre bancos, instituições de pagamento e órgãos de segurança, além da ampliação do uso do autoatendimento nos aplicativos, o que torna a contestação mais simples e rápida para o usuário.

O BC esclarece que o MED só deve ser acionado em caso de fraude, suspeita de fraude ou erro operacional das instituições financeiras. A ferramenta não pode ser usada no caso de Pix a destinatários errados digitados pelo usuário.

O que muda com as novas regras do Pix

MED passa a ser obrigatório: todos os bancos e instituições de pagamento que operam o Pix devem adotar a versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução.

Rastreamento do dinheiro entre contas: a devolução não fica mais restrita à conta que recebeu inicialmente o valor. O sistema passa a rastrear transferências para contas intermediárias.

Bloqueio automático de contas suspeitas: contas com denúncia de fraude podem ser bloqueadas de forma imediata, antes mesmo da conclusão da análise.

Prazo menor para devolução: o Banco Central estima que os valores possam ser recuperados em até 11 dias após a contestação, prazo mais curto do que o praticado anteriormente.

Compartilhamento de informações entre instituições: bancos passam a trocar dados sobre o caminho do dinheiro, o que facilita o bloqueio e a restituição dos recursos.

Autoatendimento para contestação: A vítima pode solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo do banco, sem necessidade de contato humano.

O que o correntista deve fazer em caso de golpe:

  1. O cliente deve contestar a transação o quanto antes pelos canais oficiais do banco;
  2. a instituição de origem comunica a instituição recebedora em até 30 minutos;
  3. Os recursos são bloqueados na conta do suspeito;
  4. As instituições analisam o caso;
  5. Se confirmada a fraude, o valor é devolvido;
  6. Se não houver indícios, o dinheiro é liberado ao recebedor.

Criado em 2021, o MED é um dos principais pilares de segurança do Pix. Com as novas regras, o Banco Central espera desestimular o uso recorrente de contas para crimes financeiros e ampliar a proteção dos usuários do sistema de pagamentos instantâneos.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Jogos de Verão 2026 de Paranhos começam neste domingo (8)

0

A Prefeitura de Paranhos realiza no próximo domingo, 8 de fevereiro, a abertura da Temporada Esportiva de Verão 2026, com a realização dos Jogos de Verão na quadra do Lago Municipal. A programação tem início às 16h e reúne modalidades disputadas na areia, com categorias adultas femininas e masculinas.

As competições incluem vôlei de areia, beach tennis e futevôlei. As modalidades de vôlei de areia e beach tennis serão disputadas nas categorias adulto feminino e masculino, enquanto o futevôlei contará com categoria adulto masculino.

De acordo com a organização, as inscrições seguem abertas ao longo desta semana e podem ser feitas por meio dos contatos disponibilizados pela coordenação do evento. Os interessados devem entrar em contato com Carlos Pavão, pelo telefone (67) 9 9937-0395, ou com Denilson Rafaine, pelo número (67) 9 9679-0031.

Os Jogos de Verão fazem parte da programação esportiva do município e marcam o início das atividades esportivas de 2026, promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva na cidade.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Avenida    Fone: 99302-7691

Vila Limeira- Próximo ao ALCS

Moderno, digital e flexível: concessão da Rota da Celulose inicia com foco no futuro e segurança do usuário

0
Fotos: Saul Schramm

O governador Eduardo Riedel participou nesta segunda-feira (2) da apresentação técnica da Rota da Celulose. Esta nova modelagem rodoviária dispõe de tecnologia, modernidade e flexibilidade, sendo possível novos investimentos caso haja aumento no fluxo do tráfego. O objetivo da parceria público-privada é impulsionar o desenvolvimento do Estado e dar segurança ao usuário.

A apresentação foi feita pelo consórcio ‘Caminhos da Celulose’, responsável por operar trechos das seis rodovias – MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267 – durante o período de 30 anos. A concessão prevê investimentos de R$ 10,1 bilhões, sendo R$ 6,9 bilhões destinados a despesas de capital e R$ 3,2 bilhões a custos operacionais.

“Este contrato é uma mudança de competividade e transformador. Uma nova modelagem com segurança jurídica, flexibilidade, em que o Estado por exemplo é sócio do projeto. Uma mudança de modelo e de conceito. Vai dar principalmente ao usuário a garantia que ele vai pagar e vai receber aquilo que foi contratado”, afirmou o governador.

Moderno, digital e flexível: concessão da Rota da Celulose inicia com foco no futuro e segurança do usuário
Governador discursa durante apresentação técnica da Rota da Celulose

Riedel destaca que esta “nova modelagem” é moderna, nasce tecnológica, com responsabilidade social e ao meio ambiente. “Vai dar mais segurança aos usuários e o contrato não é estagnado, o que permite ao longo do processo avançar em investimentos em trechos específicos, em função do nível e aumento de tráfego”.

Caminho da Celulose Foto Saul Schramm
Secretáriado EPE, Eliane Detoni

Elaborado pelo Governo do Estado, por meio da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), a Rota da Celulose tem expectativa do Governo do Estado é beneficiar 1,2 milhão de pessoas, com garantia de mais segurança aos usuários das estradas, instalação de pontos de parada e descanso, câmeras e ambulâncias à disposição.

“O que no final nós buscamos é atender as pessoas, dando conforto, segurança aos usuários das nossas rodovias. Serviço de qualidade. O setor privado traz capital, eficiência, inovação e expertise, com melhorias na vida do cidadão, sendo um ciclo virtuoso para economia, geração de empregos”, disse a secretária especial do EPE, Eliane Detoni.

Caminho da Celulose Foto Saul Schramm
Diretor-presidente do consórcio Caminhos da Celulose, Luiz Fernando De Donno, faz apresentação técnica do projeto

Apresentação

O diretor-presidente da concessionária, Luiz Fernando De Donno, fez a apresentação das atividades previstas, inovações e até o cronograma dos 100 primeiros dias de trabalho, dando destaque a modernização e uso de sistemas tecnológicos para a operação do projeto.

“O projeto vai trazer desenvolvimento não apenas para região Leste, para todo Estado e ao Brasil. Ele será capaz de fazer frente a este corredor logístico estratégico. Fornecendo a facilidade do escoamento da produção agrícola, motivando a competitividade do Estado e a integração regional. A concessão nasce na concepção que é preciso investir em obras, com duplicações, terceiras faixas, acostamentos, restauração do pavimento, assim como presença, cuidado, comunicação e tecnologia”.

Entre as inovações está o sistema em “free flow”, que é um pedágio sem barreira, que vai permitir mais fluidez, redução de emissão de CO2 (fluxo contínuo) e também a segurança viária. Outro foco será a conectividade, com comunicação contínua, dispondo de 484 câmeras – uma câmera a cada 1.8 km –  rodovias 100% monitoradas, sensores de pista para avaliação de tráfego e sistema de controle de velocidade.

Caminho da Celulose Foto Saul Schramm
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

Para os primeiros 100 dias o pacote de serviços disponíveis estão mais de 2,1 milhões metros quadrados de roçada, 22,5 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 490 metros quadrados de sinalização vertical, mais de 5 mil unidades de taxas refletivas, 100 km de limpeza de drenagem, remoção lixo e entulho mais de 10 mil kg e reparo emergencial de pavimento em mais de 150 km.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou que a concessão é uma parceria de sucesso entre o Estado, União e iniciativa privada. “Estamos diante de projetos bilionários na região e não há nada mais importante que a logística. Hoje precisamos de parcerias público-privada e um modelo regulador estratégico que permita flexibilidade. Ninguém faz nada sozinho e precisa promover um trabalho em parceria”.

Caminho da Celulose Foto Saul Schramm
Apresentação ocorreu no auditório da Governadoria

Contrato

 O contrato prevê diversas obras de melhorias, entre elas 115 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas, 12 km de marginais, 38 km de contornos urbanos, 62 dispositivos em nível, 4 em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e 3.780 m² de novas obras de artes especiais de engenharia. A Rota da Celulose contará com 100% de acostamento em todo o sistema rodoviário.

A rota passa pela região central e neste do Estado, contemplando os municípios de Água Clara, Anaurilândia, Bataguassu, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.

Expectativa do Governo do Estado é beneficiar 1,2 milhão de pessoas, com garantia de mais segurança aos usuários das estradas, instalação de pontos de parada e descanso, câmeras e ambulâncias à disposição.

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS