17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 229

Carreta Digital, do Ministério das Comunicações, forma 163 indígenas em áreas de tecnologia e inovação

0
Fotos: Secom

A Aldeia Amambai, em Mato Grosso do Sul, foi palco de uma ação concreta de inclusão digital e qualificação profissional indígena. Ao todo, 163 alunos indígenas receberam certificação após concluírem cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pela Carreta Digital, iniciativa promovida pelo Ministério das Comunicações e executada pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), voltada à formação de jovens em áreas com demanda crescente no mercado.

Os estudantes finalizaram as capacitações em Robótica, Manutenção de Celulares e Montagem de PC Gamer, áreas que unem conhecimento técnico, inovação e possibilidade de geração de renda.

A cerimônia de certificação foi realizada dentro da própria aldeia, reforçando o acesso da população indígena a oportunidades de formação tecnológica sem a necessidade de deslocamento para centros urbanos. O projeto leva estrutura móvel equipada e instrutores especializados para comunidades com menor oferta de qualificação técnica.

De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a iniciativa mostra como a tecnologia pode ser uma ferramenta de transformação social. “Levar formação tecnológica para dentro das comunidades indígenas é garantir oportunidade, autonomia e inclusão. Estamos abrindo caminhos para que esses jovens tenham mais condições de gerar renda, acessar serviços digitais e construir um futuro com mais oportunidades”, afirmou.

Participaram do evento representantes da RBCIP, como o professor da UFMS e coordenador regional do projeto, Marcelo Turini, e a gerente regional da Carreta Digital, Nilde Brum. A comunidade indígena foi representada pelo cacique da Aldeia Amambai, Flaviano Franco, e pelo vice-cacique, Ernani Cáceres. Também estiveram presentes gestores municipais das áreas de Educação e Desenvolvimento Econômico, além de representantes do Legislativo local.

Durante a solenidade, lideranças destacaram que a iniciativa amplia as perspectivas de inserção produtiva dos jovens indígenas, ao oferecer formação prática em tecnologia, setor estratégico e em expansão. A capacitação também fortalece a autonomia digital da comunidade, com reflexos no acesso a serviços, informação e oportunidades de empreendedorismo.

O representante da RBCIP e coordenador regional do projeto, Marcelo Turini, destacou a importância da Carreta Digital como ferramenta de transformação social. Segundo ele, a iniciativa leva conhecimento tecnológico a comunidades que muitas vezes têm pouco acesso a esse tipo de formação, abrindo novas oportunidades de aprendizado e de inserção no mercado de trabalho. Turini ressaltou ainda que a participação e o interesse dos jovens da Aldeia Amambai demonstram o quanto a tecnologia pode ser um caminho de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para um futuro com mais oportunidades e inclusão digital.

A secretária municipal de Educação, Rosemeire Charão, reforçou o papel da educação na construção de oportunidades. “Ver esses alunos concluindo uma formação tecnológica é motivo de orgulho. É mais um passo importante para o fortalecimento da educação em nosso município”, destacou.

Com a certificação dos 163 alunos, a Carreta Digital conclui mais um ciclo de formação em território indígena, consolidando a tecnologia como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento local e ampliação de oportunidades para a juventude da Aldeia Amambai.

Fonte: Secom /Prefeitura de Amambai

Nado Tozzi articula e anuncia emenda de R$ 100 mil para a saúde e universitários de Caarapó

0
Fotos: Assessoria

O vereador Nado Tozzi (PODE) esteve recentemente  no gabinete da prefeita Maria de Lurdes Portugal (PL), acompanhado do presidente da Associação da UNICAP, Gabriel Borges, ocasião em que anunciou uma importante conquista para o município de Caarapó: a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil.

Durante o encontro, o parlamentar informou que o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PODE) manteve contato ainda no mês de dezembro, reafirmando seu compromisso com a população caarapoense. Fruto dessa articulação, o município será contemplado, neste ano, com recursos destinados a duas áreas consideradas prioritárias.

Conforme explicou o vereador, do montante total, R$ 50 mil serão direcionados para a área da saúde do município e outros R$ 50 mil destinados à Associação da UNICAP, beneficiando diretamente os universitários de Caarapó. Para Nado Tozzi, a emenda representa um avanço significativo no fortalecimento dos serviços públicos e no apoio à permanência dos estudantes no ensino superior.

A prefeita Maria de Lurdes Portugal agradeceu o empenho do vereador Nado Tozzi, destacando sua atuação constante na busca por recursos e emendas para o município. Ela também reconheceu o trabalho do presidente da UNICAP, Gabriel Borges, e fez um agradecimento especial ao deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, ressaltando sua contribuição contínua para o desenvolvimento de Caarapó.

Nado Tozzi, por sua vez, destacou o papel da prefeita na garantia do repasse correto dos recursos à associação, reforçando a importância da parceria entre o Executivo Municipal, o Legislativo e a sociedade civil organizada.

Com ações articuladas e trabalho antecipado, o vereador Nado Tozzi vem consolidando sua atuação parlamentar, assegurando investimentos tanto para a saúde pública quanto para o apoio aos universitários de Caarapó.

Fonte: Assessoria Câmara

Governo de Japorã destaca urbanização e reitera pavimentação da ‘rua da Invasão’

0
Rua da Invasão, no distrito de Jacareí: moradores aguardam início da pavimentação com bastante expectativa. Fotos: Paulo Gomes (Aéreas) / Galeria: Caíque Fernandes/PMJ

Estão em andamento obras para pavimentação asfáltica de mais algumas ruas de Japorã, dentre elas, no local onde será implantado o conjunto habitacional com 22 casas através do programa Lote Urbanizado. “Também temos um outro projeto pronto, para a pavimentação da última rua do distrito de Jacareí e o Governo do Estado se comprometeu em fazer na ação MS Ativo”, informa o prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias.

A chamada “rua da Invasão” no Jacareí, possui mais de 50 moradias. A pavimentação da via é aguardada com expectativa pelas famílias do local. “Quando chove fica muito difícil passar por aqui. Tem muitos buracos e a enxurrada forma a valeta. Esse asfalto vai ser a melhor coisa pra nós”, afirmou Marcos Cândido da Silva, residente na “Perimetral”. Quem também elogia a vinda do asfalto é a moradora Gabriela Andrade de Jesus. “Está precisando muito. O asfalto vai melhorar tudo. Sabemos que vai ter a obra. Estamos esperando… É um sonho ver esta rua pavimentada”, confessou a futura moradora que já trabalha em uma residência no local.

Governo de Japorã destaca urbanização e reitera pavimentação da ‘rua da Invasão’
Gabriela Andrade de Jesus confessa a expectativa pela implantação do asfalto

O prefeito Vitor observa que um município do tamanho de Japorã só consegue fazer obras de infraestrutura de asfalto se tiver a mão amiga do Governo do Estado. “O ex-governador Reinaldo Azambuja foi um grande parceiro de Japorã e o governador Eduardo Riedel reforçou ainda mais esta parceria. Por isso, tivemos a tranquilidade em anunciar a futura obra de pavimentação da rua da Invasão”, comentou Malaquias.

O Governo de Japorã aponta que durante a Gestão 2020/2024 foram executados aproximadamente 20.000 m2 de pavimentação asfáltica, sendo 15.000 m2 dentro de Japorã e 5.000 m2 no distrito de Jacareí. Na sede do município o projeto de pavimentação segue e está com a rede de esgoto pluvial executada, significando que após a conclusão da obra, Japorã será a primeira cidade do Cone Sul de MS que estará com 100 por cento de suas ruas asfaltadas.

No mesmo caminho está o distrito de Jacareí que para ficar 100 por cento pavimentado, falta apenas a ‘rua da invasão’. “Esta obra já está licitada. Agora, estamos empenhados junto ao Governo do Estado para que assine a Ordem de Serviço junto à Agesul, pois, a demanda, o projeto, enfim, o investimento foi inserido no programa Governo Presente. Em breve a obra será iniciada em benefício de nossa comunidade, significando melhor qualidade de vida a todas famílias. Esta é a nossa luta”, destaca Vitor Malaquias.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tacuru é contemplada pela Itaipu Binacional

0
Fotos: Assessoria

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tacuru é a primeira do MS contemplada pela Itaipu Binacional, por meio do Edital de Seleção nº 01/2024, na Linha de Atuação Educação Popular.

O projeto garantiu a aquisição de um carro elétrico, que será utilizado como instrumento de apoio às ações de educação ambiental, incluindo atividades educativas em escolas, comunidades e campanhas de conscientização sobre reciclagem, separação correta de resíduos e preservação do meio ambiente.

A iniciativa fortalece a política municipal de educação ambiental, valoriza o trabalho dos catadores e consolida Tacuru como referência em sustentabilidade e economia circular.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Sessão Solene marca abertura dos trabalhos legislativos de 2026 em Caarapó

0
Fotos: Assessoria

A Câmara Municipal de Caarapó realizou, na noite desta segunda-feira (02), a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, referente ao Segundo Ano da 17ª Legislatura – Exercício 2026. A solenidade foi presidida pelo vereador João Paulo Farias (PP) e marcou oficialmente o início das atividades parlamentares do ano.

O evento contou com a presença da prefeita Lurdes (PL), da vice-prefeita Jéssica Valério (PL), secretários municipais, chefes de departamentos, além de autoridades políticas, eclesiásticas, civis e militares. Por meio do cerimonial – a Câmara Municipal agradeceu publicamente a presença de todos, destacando a importância da participação institucional e comunitária no fortalecimento da democracia local.

A sessão teve início com a formação do dispositivo de honra, composto pelos membros da Mesa Diretora:

  • Presidente: Vereador João Paulo Farias
  • Vice-Presidente: Vereador Celso Aparecido Capovilla Penha
  • 1º Secretário: Vereador Flávio Augusto
  • 2º Secretário: Vereador Reginaldo Tozzi

Também integraram o plenário os vereadores Leandro das Virgens, Clenilson Francisco da Silva, Marinalva de Souza Farias da Costa, Moacir Baratelli, Edson Montanhere Baratella, Sandro Roberto Pacheco e Gilberto Segóvia.

Na sequência, foram recepcionadas as autoridades do Poder Executivo Municipal, com destaque para a entrada da prefeita Lurdes e da vice-prefeita Jéssica Valério, conduzidas ao dispositivo de honra conforme o protocolo oficial. O momento solene prosseguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Município de Caarapó.

Um dos pontos marcantes da noite foi o momento ecumênico, com a bênção de abertura proferida pelo Padre Lucas Pio e pelo Pastor Euler Carolino Gomes, que rogaram sabedoria, discernimento e orientação divina para os trabalhos legislativos de 2026.

Durante os pronunciamentos parlamentares, os vereadores fizeram uso da palavra, reforçando seus compromissos com a população, a soberania social e o desenvolvimento do município, destacando a responsabilidade do Legislativo na construção de políticas públicas que atendam às demandas da comunidade.

Em seu pronunciamento, a prefeita Lurdes apresentou as metas do Executivo para o próximo ano, afirmando que 2026 será um período de desafios, mas também de grandes conquistas e ações positivas para a população. A chefe do Executivo ressaltou, ainda, a importância de um trabalho alinhado, harmônico e respeitoso entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, em benefício de Caarapó.

O presidente da Câmara, vereador João Paulo Farias, agradeceu aos membros da Mesa Diretora, aos colegas vereadores e aos servidores da Casa Legislativa, destacando o papel fundamental de cada um no bom funcionamento do Parlamento Municipal. Ele parabenizou a prefeita Lurdes pela postura política e pela parceria institucional, afirmando que 2026 será um ano de colheita, muito trabalho e dedicação, com uma gestão e um mandato focados no povo e nas reais necessidades da população.

Ao final, o presidente declarou oficialmente abertos os trabalhos legislativos de 2026 e reforçou o convite para a próxima Sessão Ordinária, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 09, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Caarapó.

Fonte: Assessoria câmara

João Paulo pede e Polícia Militar planeja ampliação do policiamento preventivo em distritos de Caarapó

0
Presidente João Paulo com o Sargento Jeferson (direita) e Cabo Martins (esquerda)

A 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Caarapó trabalha em um cronograma que prevê a ampliação das ações de prevenção e do policiamento comunitário nos distritos de Cristalina e Nova América. A iniciativa inclui a criação de uma base fixa da Polícia Militar em um dos distritos. A pedido do presidente da Câmara Municipal João Paulo Farias (PP), a base poderá ser implantada em Cristalina, fortalecendo a presença policial e o atendimento direto à população local e Nova América.

A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Matheus Mychell Custódio Taniguchi, comandante da unidade, que destacou a importância da descentralização do policiamento como estratégia para aumentar a sensação de segurança e agilizar o atendimento às demandas locais.

Dentro desse planejamento, na manhã desta segunda-feira (02), o sargento Jeferson, coordenador das ações, reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Caarapó, vereador João Paulo Farias, para discutir a parceria institucional necessária para viabilizar um espaço físico onde possa funcionar a base policial no distrito de Cristalina, além da disponibilização de um servidor para atender a população e registrar ocorrências e demandas da comunidade.

De acordo com o vereador João Paulo Farias, a implantação da base já era uma solicitação apresentada anteriormente ao comando da Polícia Militar. “Esse pedido foi feito diretamente ao tenente-coronel Matheus, com o objetivo de reforçar o policiamento comunitário e aproximar ainda mais a Polícia Militar da população dos distritos”, afirmou.

O presidente da Câmara ressaltou ainda que o Legislativo Municipal irá empenhar esforços para garantir a contrapartida necessária, possibilitando que a base policial se torne efetiva o mais rápido possível. A expectativa é que a iniciativa contribua significativamente para a prevenção da criminalidade e para o fortalecimento da segurança pública em Cristalina e Nova América.

Fonte: Assessoria Câmara

PCMS deflagra Operação “Abalo Sísmico” e cumpre mandados em MS e SP, em investigação de esquema criminoso entre engenheiros e empresas

0
Fotos: PCMS

Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul – PCMS, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros – GARRAS, com apoio da DENAR, DERF, DEFURV e DHPP, deflagrou a Operação “Abalo Sísmico”, visando cumprimento de mandados judiciais de busca domiciliar em Campo Grande, Sorocaba/SP, Campinas/SP e Votorantim/SP.

A operação decorreu de investigação do GARRAS, visando apurar um esquema criminoso envolvendo engenheiros de uma grande incorporadora de empreendimentos imobiliários desta Capital, contratados para a construção de edifícios de luxo, em conluio com empresas prestadoras de serviço de transporte, perfuração de solo e instalação de fundações prediais.

Nesta investigação são apurados os crimes de furto qualificado mediante fraude e abuso de confiança, estelionato, associação criminosa e lavagem de capitais, que causaram o prejuízo apurado em aproximadamente R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) à empresa vítima.

Após angariar elementos de informação que apontavam para o envolvimento de engenheiros, almoxarife e responsáveis por empresas prestadoras de serviços no ramo de construções prediais, o GARRAS representou por medidas cautelares, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.

Desta forma, na data de hoje, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo 7 em Campo Grande/MS, 2 em Votorantim/SP, 1 em Campinas/SP e 1 em Sorocaba/SP.

Além dos mandados de busca nas residências e empresas, foram decretadas medidas cautelares alternativas à prisão aos suspeitos B.C.C. (34), F.B. (52), F.S.P.N. (43), J.M.C. (67), K.S.G. (50), F.G.P.S.A. (34), que proíbem qualquer forma de contato entre os investigados, bem como de se ausentarem da comarca sem comunicação ao Juízo.

Durante as diligências, foi apreendida a quantia de aproximadamente R$700.000,00 (setecentos mil reais) em espécie na residência de um dos suspeitos, bem como aparelhos celulares dos envolvidos.

Ainda foi localizada, no imóvel de um dos suspeitos, uma arma de fogo calibre .22 e munições do mesmo calibre, sem qualquer documentação ou registro pertinente, motivo pelo qual F.S.P.N. foi conduzido ao GARRAS, em flagrante de crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

A nomenclatura da operação – “Abalo Sísmico” – se refere ao intuito da investigação: atuação de uma força no local onde foram realizadas as fundações do edifício – subterrâneo – com o objetivo de expor à vista os ilícitos cometidos durante sua realização e causaram prejuízo milionário à incorporadora de empreendimentos imobiliários.

Com a deflagração da operação, que culminou na apreensão de valores, arma de fogo, munições e dispositivos telefônicos, as investigações prosseguem, com intuito de se apurar os referidos crimes em sua totalidade.

Fonte: Assessoria PCMS

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

0
© JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada.

Confira a lista com os aprovados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O público-alvo é composto por brasileiros sem diploma de nível superior.

Aqueles que não foram aprovados agora ainda podem aparecer na segunda chamada, que será divulgada no dia 2 de março. No dia 31 de março haverá uma outra lista de chamada para quem não foi convocado nas duas iniciais. O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.

O Prouni oferece para 2026 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é a maior oferta da história do programa, segundo o Ministério da Educação.

Número de bolsas do Prouni por curso:

  •       Administração:  63.978;
  •       Ciências Contábeis: 41.864;
  •       Análise e Desenvolvimento de Sistemas:  29.367;      
  •       Gestão de Recursos Humanos: 22.969;
  •       Direito: 21.558;
  •       Engenharia de Software: 17.484;
  •       Logística: 14.714;
  •       Criminologia: 13.978;
  •       Investigação e Perícia Criminal: 13.900;
  •       Psicologia: 13.505.

Fonte: Agência Brasil

Chuva forte derruba árvore, atinge carro e deixa ruas alagadas em Campo Grande

0
Rua ficou com apenas uma pista após árvore cair, em Campo Grande — Foto: Giovanna Dauzacker/TV Morena

A chuva forte desta terça-feira (3) derrubou uma árvore sobre um carro e causou alagamentos em vários pontos de Campo Grande. Segundo a Climatempo, a capital registrou 102 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, desde domingo (1º).

Ao g1, o engenheiro civil Luiz Albert Pontes disse que passava pelo bairro Canguru quando uma árvore caiu sobre o carro dele. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

Em outros pontos de Campo Grande, como a Chácara dos Poderes, o Jardim Noroeste, Pioneiros e na avenida Eduardo Elias Zahran, a chuva também provocou alagamentos e atrapalhou o trânsito.

“Eu estava passando para pegar um funcionário na casa dele e, na hora em que passei, a árvore caiu bem em cima do carro […] na hora eu só pensei que Deus cuidasse da minha vida e que o bem material isso era de menos”, contou o engenheiro.

O motorista disse que a queda da árvore quebrou o para-choque, amassou o capô e furou um dos pneus. Ele foi atendido pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), que interditou a via para evitar novos acidentes.

“Os moradores ajudaram a tirar a árvore da rua para liberar o trânsito. Eu troquei o pneu do carro e o carro está rodando”, disse Luiz.

Carro ficou danificado após árvore cair em cima — Foto: Giovanna Dauzacker/TV Morena
Carro ficou danificado após árvore cair em cima — Foto: Giovanna Dauzacker/TV Morena
Na região do Pioneiros, buracos foram encobertos por água e prejudicaram motoristas — Foto: José Câmara
Na região do Pioneiros, buracos foram encobertos por água e prejudicaram motoristas — Foto: José Câmara

Fonte: Débora Ricalde, Giovanna Dauzacker, g1 MS e TV Moren

Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos e feridos em São José da Tapera, em Alagoas

0
Ônibus com romeiros capota e deixa feridos em São José da Tapera — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um ônibus capotou e deixou 15 mortos e vários feridos, na manhã dessa terça-feira (3), em um trecho da AL-220, localizada no município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. A informação foi confirmada pelo Governo de Alagoas. O veículo estava com aproximadamente 60 ocupantes.

Entre os mortos estão cinco homens, sete mulheres e três crianças. Eles não tiveram os nomes e idades divulgados. Os sobreviventes foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares da região, onde seguem recebendo atendimento médico.

As vítimas participaram da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte. A prefeitura da cidade cearense emitiu uma nota lamentando o ocorrido e solidarizando com as famílias das vítimas.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Departamento Estadual de Aviação (DEA) realizam o socorro e resgate das vítimas. O acidente aconteceu em uma região conhecida como “Curva do S”, no Distrito Caboclo.

O Instituto de Criminalística de Arapiraca encaminhou duas equipes com peritos e auxiliares de perícia para o local. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

De acordo com testemunhas, o ônibus estava com romeiros que voltavam do Ceará para Alagoas, quando o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Eles relataram ainda que o veículo seria do município de Coité do Nóia, no interior de Alagoas.

O governador Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de 3 dias em razão da tragédia e informou que está acompanhando pessoalmente o trabalho das equipes.

Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos e feridos em São José da Tapera, em Alagoas
Bombeiros realizam resgate de vítimas de acidente em São José da Tapera — Foto: Divulgação/Governo de Alagoas

Fonte: Lucas Leite, g1 Alagoas

Amambai: Ação do BPMRv resulta na recuperação de veículo roubado na MS-289

0
Fotos e vídeos: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

A equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), por meio da Base Operacional de Amambai, recuperou, na manhã desta segunda-feira (02/02/2026), um veículo com registro de roubo durante policiamento ostensivo e preventivo na rodovia MS-289, no trecho entre Amambai e Coronel Sapucaia.

Por volta das 11h30, os policiais visualizaram um veículo de cor prata realizando manobra suspeita na rodovia, retornando repentinamente no sentido Amambai e empreendendo fuga em alta velocidade. Diante da situação, foi iniciado acompanhamento tático com sinais luminosos e sonoros, os quais não foram obedecidos.

Amambai: Ação do BPMRv resulta na recuperação de veículo roubado na MS-289

O veículo adentrou o perímetro urbano de Amambai, transitando por diversas ruas e avenidas, até que a equipe conseguiu realizar a abordagem. Durante a fiscalização, o condutor apresentou nervosismo excessivo e informações contraditórias sobre a viagem.

Na checagem dos sinais identificadores, foi constatado que o veículo ostentava placas que não lhe pertenciam. Após verificação, apurou-se que o automóvel possuía registro de roubo ocorrido em outro estado, na data de 31 de janeiro de 2026.

O autor relatou que recebeu o veículo em Piracicaba/SP e que o levaria até Coronel Sapucaia/MS, recebendo R$ 2.000,00 pelo transporte ilícito.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor, sendo garantidos seus direitos constitucionais. O autor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providências legais cabíveis.

A ação resultou na recuperação de um veículo avaliado em aproximadamente R$ 120 mil, representando prejuízo direto à atividade criminosa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre

0
© MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL


Estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (3). O prazo segue até a próxima sexta-feira (6).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.

O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.

Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Classificação

De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.  

Resultado

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Mais de 244,9 mil sul-mato-grossenses são beneficiados com ampliação da isenção do IRPF

0
(Foto: Marcelo Camargo - AB)

Mais de 162,9 mil trabalhadores sul-mato-grossenses que ganham até R$ 5 mil por mês deixarão de pagar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a partir deste mês, conforme o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal (CETAD). Além disso, outras 82 mil pessoas com renda entre R$ 5 mil a R$ 7,35 mil mensais terão descontos progressivos no estado. Em todo o Brasil, são 15 milhões beneficiados com a isenção total.

Segundo a Receita Federal, em janeiro, uma parcela significativa dos contribuintes começou a perceber, no contracheque, o salário com isenção ou desconto. Até o ano passado, cerca de 229,6 mil declarantes de IRPF em Mato Grosso do Sul já não pagavam o tributo. Com as novas mudanças, o número subirá para 392,6 mil contribuintes completamente isentos, o que representará uma injeção importante de recursos para a economia local.

Sancionada em 26 de novembro de 2025, a legislação estabelece incremento na tributação de altas rendas, a partir de R$ 600 mil anuais. A previsão é de que cerca de 140 mil contribuintes de maior renda sejam alcançados pela mudança. Nesse caso, a cobrança é gradual, com alíquota máxima de até 10% sobre os rendimentos. Contribuintes que já pagam essa porcentagem, ou mais, não terão mudanças. Dessa forma, não há impacto fiscal adicional e nenhum serviço público prestado à população será afetado.

Alguns tipos de rendimentos não entram nessa conta, como ganhos de capital, heranças, doações, rendimentos recebidos acumuladamente, além de aplicações isentas, poupança, aposentadorias por moléstia grave e indenizações. A lei também define limites para evitar que a soma dos impostos pagos pela empresa e pelo contribuinte ultrapasse percentuais fixados para empresas financeiras e não financeiras. Caso isso ocorra, haverá restituição na declaração anual.

O Governo do Brasil já havia reajustado a tabela do IR em 2023 e 2024, dando fim a um ciclo de mais de seis anos de defasagem. Com isso, entre 2023 e 2026, a isenção total chega a 20 milhões de brasileiros e a redução do imposto pago beneficia outros 5 milhões. Um total de 25 milhões de contemplados desde o início da atual gestão. O projeto que culminou na lei sancionada chegou ao Congresso em março deste ano e foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Mais de 244,9 mil sul-mato-grossenses são beneficiados com ampliação da isenção do IRPF

Fonte: EnfoqueMS

Câmara de Coronel Sapucaia convida para a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo de 2026

0

A Câmara Municipal de Coronel Sapucaia convida para a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo de 2026, momento que marca o início oficial dos trabalhos desta Casa de Leis.

Sua presença é muito importante para este momento democrático e solene.

Fonte: Assessoria

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

0
Fotos: Lara Mirada e Rosana Moura

Conhecido como a maior planície alagada do planeta, o Pantanal destaca-se por suas belezas naturais e rica biodiversidade. No dia 2 de fevereiro, quando se celebra o Dia Mundial das Áreas Úmidas, o Bioparque Pantanal reforçou a importância das ações contínuas de conservação desenvolvidas com espécies do bioma, que se consolida como a maior área úmida continental do mundo.

O trabalho realizado no complexo turístico e científico aproxima os visitantes da compreensão sobre a relevância dos ecossistemas inundáveis e do papel fundamental das áreas úmidas na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio ambiental.

Segundo o biólogo-curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenez Junior, a data é uma oportunidade de ampliar o diálogo com a sociedade. “O Bioparque tem um papel fundamental ao levar conhecimento ao visitante. Um dos nossos pilares é a educação ambiental, e transformamos todo o conteúdo científico produzido aqui em informação acessível para a população”, explica.

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

O biólogo reforça ainda que o aprendizado é essencial para a conservação. “É preciso conhecer para preservar. O conhecimento é fundamental para fortalecer as ações de conservação do nosso bioma, que é naturalmente frágil”, destaca.

Por meio de iniciativas que vão desde as explicações realizadas pelos condutores durante as visitas até ações voltadas ao bem-estar animal e à conservação, o maior aquário de água doce do mundo promove uma imersão profunda no conhecimento científico. O percurso permite que o visitante compreenda como o fluxo hídrico conecta diferentes espécies, sustentando a vida e garantindo o equilíbrio dos ecossistemas inundáveis.

O Pantanal está amplamente representado no Bioparque com mais de 270 espécies de peixes como piranhas, dourado, tucunaré e pacus, além de répteis como cobras e jacarés. Ao longo da visitação, cada tanque apresenta um conteúdo educativo específico, e os espaços expositivos aprofundam o conhecimento sobre a dinâmica ambiental do bioma.

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

Um dos destaques é o tanque de filhotes de arraias, onde os visitantes podem observar de perto o comportamento da espécie. Com o apoio de recursos como microscópios, materiais informativos e estruturas anatômicas, o público tem a oportunidade de compreender a importância ecológica desses animais, contribuindo para a desmistificação de informações equivocadas.

Além da visitação, o Bioparque Pantanal atua diretamente na conservação das espécies por meio de pesquisa científica e reprodução assistida. No Centro de Conservação de Peixes Neotropicais, são desenvolvidos trabalhos voltados à reprodução, manejo e estudo de espécies, contribuindo para a preservação e o fortalecimento das populações naturais.

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

Essas ações são complementadas por pesquisas realizadas in loco, como expedições científicas no Pantanal, que permitem o monitoramento dos ambientes naturais, a coleta de dados sobre comportamento, alimentação e reprodução das espécies e a aplicação desses conhecimentos no manejo e bem-estar dos animais sob cuidados humanos. As informações obtidas em campo servem como base para a melhoria contínua das práticas de conservação adotadas no Bioparque.

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

O conhecimento também é acessível às pessoas com deficiência. No Bioparque Pantanal, visitantes com diferentes limitações conseguem vivenciar o bioma de forma inclusiva. Pessoas cegas, por exemplo, são acompanhadas por profissionais e participam de experiências táteis com animais taxidermizados, tanques com água, pedras e plantas características do Pantanal.

Por meio do projeto Bioparque para Todos – Iguais na Diferença, profissionais capacitados e recursos tecnológicos são disponibilizados para garantir que cada visitante tenha uma experiência completa, educativa e inclusiva.

Ações de conservação do Bioparque Pantanal fortalecem a preservação da maior planície alagada do mundo

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, reforça o compromisso institucional com a conservação. “O Bioparque Pantanal assume o compromisso de traduzir o conhecimento científico para a sociedade, despertando a consciência ambiental e evidenciando a importância da preservação do Pantanal e de outros ecossistemas inundáveis do Brasil e do mundo. Ao observar de perto espécies que dependem diretamente desses habitats, o visitante compreende que proteger este bioma é, fundamentalmente, garantir a preservação da vida”, afirma.

Fonte: Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Bioparque Pantanal

MS: Ao completar 18 anos, Júlia foi incentivada pelos pais a se tornar doadora de sangue

0
Foto: Divulgação

Menos de uma semana após completar 18 anos, a estudante Júlia Inaê Pereira Romero deu um passo importante de solidariedade ao se tornar doadora de sangue, incentivada pelos pais. O local escolhido pela família para esse gesto — que também representou uma superação pessoal para a jovem — foi o Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Apesar de ter passado a infância e a adolescência com receio até mesmo de exames de rotina que envolviam coleta de sangue, Júlia aceitou o desafio proposto pela família. “Vim assustada, foi uma superação, mas não senti nada. Saber que meu sangue vai ajudar outras pessoas deixou tudo mais leve”, contou a nova doadora.

A história da família com a doação de sangue começou há cerca de dez anos, com o pai de Júlia, o comerciante Fernando Dias, de 41 anos. “Vim ao Hemosul do Hospital Regional para doar para um tio que estava internado. No dia a dia é difícil sair do trabalho, mas há três anos tenho conseguido vir com frequência”, relembrou.

Após Fernando se tornar doador regular, a esposa Cristiana Romero, também de 41 anos, decidiu seguir o mesmo caminho. “Meu marido sempre teve vontade de doar sangue e nos motivou. Ele começou e, depois, passamos a doar juntos. Hoje, falei para a Júlia que foi o dia dela ter um ‘rolê de adulto’”, disse, em tom bem-humorado.

MS: Ao completar 18 anos, Júlia foi incentivada pelos pais a se tornar doadora de sangue

Com a esposa e a filha já engajadas, Fernando agora tem um novo objetivo: incentivar o filho de 14 anos a também participar dessa corrente de solidariedade nos próximos anos.

“A Júlia veio com receio, mas superou. Foi bem acolhida e gostou da experiência. Agora, vou tentar trazer meu filho quando ele completar 18 anos”, afirmou.

A responsável pela unidade de hemoterapia do HRMS, a enfermeira Erika Rosa, explica que não é necessário esperar até a maioridade para doar sangue. “A partir dos 16 anos já é possível doar, desde que o adolescente esteja acompanhado dos responsáveis legais”, orienta.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 quilos ou mais e estar em boas condições de saúde. A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos; após essa idade, a doação só é permitida para quem já é doador regular. No dia da doação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto.

O Hemosul também reforça algumas recomendações importantes: dormir bem na noite anterior, evitar esforços físicos, fazer uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que a antecedem. Após a doação, a orientação é evitar esforços físicos por 24 horas. A hidratação tanto antes quanto após a doação de sangue também é primordial.

No HRMS, a unidade de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, no bairro Aero Rancho. Já o Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é estendido até às 15h.

Fonte: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Agência híbrida de Dourados passa a ser integrada e reúne serviços do Detran, Mais Social e RG

0
Fotos: Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou o atendimento de identificação civil em Dourados com a implantação de um novo Posto de Identificação na Agência Híbrida do Detran-MS, localizada na avenida Marcelino Pires, região central da cidade. O espaço já reúne serviços do Detran, atendimento do Mais Social e, agora, passa a oferecer a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, em parceria com o Detran-MS. O agendamento para atendimento foi aberto na segunda-feira (02), com início dos serviços na quarta-feira (04). Nesta primeira fase, estão sendo ofertadas 30 vagas diárias para emissão do novo RG.

A implantação do posto integra a política estadual de compartilhamento de espaços públicos e de concentração de serviços essenciais em locais estratégicos, com o objetivo de facilitar o acesso da população e otimizar a estrutura do Estado.

Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a Agência Híbrida de Dourados materializa a diretriz do governador Eduardo Riedel de aproximar o Estado do cidadão por meio de serviços integrados.

“A Agência Híbrida de Dourados reflete a visão do governador Eduardo Riedel de um Estado que compartilha espaços, integra serviços e chega mais perto das pessoas. Em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conduzida pelo secretário Antônio Carlos Videira, o Detran-MS fortalece esse modelo ao reunir, em um único local, serviços essenciais como o Detran, a identificação civil e o Mais Social. É uma forma concreta de facilitar a vida do cidadão, reduzir deslocamentos e garantir um atendimento mais ágil, eficiente e acolhedor”, afirmou.

Agência híbrida de Dourados passa a ser integrada e reúne serviços do Detran, Mais Social e RG

Com a ampliação, Dourados fortalece a rede de identificação civil já existente no município. Além do novo posto na Agência Híbrida, a cidade conta com a Agência Integrada na sede do Detran, onde funciona o Núcleo Regional de Identificação (NRI), responsável por cerca de 160 atendimentos diários, e com um Posto de Identificação no Poupa Tempo do município, que oferta 15 vagas por dia.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Ferreira Freitas, a abertura do novo posto faz parte de um planejamento contínuo do Governo do Estado para ampliar o acesso da população aos serviços de identificação civil.

“O Governo do Estado tem trabalhado continuamente para expandir a oferta de vagas e facilitar o acesso da população aos serviços de identificação. Neste primeiro momento, vamos avaliar a demanda neste novo posto e, conforme a procura, há possibilidade de ampliação do atendimento, inclusive com a instalação de novas estações de trabalho”, explicou.

Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve realizar agendamento prévio pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br, onde é possível escolher o local, a data e o horário do atendimento.

Agências Integradas MS

Agência Integrada Comper Itanhangá
Rua Joaquim Murtinho, 1679 – Itanhangá Park – Campo Grande

Agência Integrada Corumbá
Rua Piauí, nº 3015 – Vila Guarani – Corumbá

Agência Integrada Detran Sede Dourados
Avenida Coronel Ponciano, 600 – Parque dos Jequitibás – Dourados

Agência Integrada Santa Rita do Pardo
Avenida João Gregório Rodrigues, 1123 – Santa Rita do Pardo

Agência Integrada Fácil Shopping Três Lagoas
Avenida Jamil Jorge Salomão, 3807 – Portal das Araras

Agência Integrada Douradina
Rua Mário Ferreira Aragão, 1530

Agência Integrada Híbrida Dourados
Avenida Marcelino Pires, nº 2960

Fonte: Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS, e Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

0
Fotos: André Lima

Mato Grosso do Sul iniciou na segunda-feira (2) a aplicação do imunizante contra o VSR (vírus sincicial respiratório), causador da bronquiolite, em bebês prematuros atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As primeiras doses foram aplicadas na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, marcando o início da estratégia estadual de proteção aos recém-nascidos mais vulneráveis, com apoio do Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e das unidades hospitalares que integram a rede de atenção neonatal.

Quem pode receber o imunizante

Conhecido como nirsevimabe, o anticorpo monoclonal é indicado para bebês nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação, além de crianças com comorbidades, como cardiopatias congênitas, síndrome de Down e fibrose cística, incluindo aquelas com até 24 meses de idade, conforme critérios do Ministério da Saúde. A proteção é direcionada ao vírus sincicial respiratório, responsável por infecções graves como bronquiolite e pneumonia.

Esquema de aplicação e objetivo da estratégia

Para bebês prematuros, a proteção é garantida com dose única. Já as crianças com comorbidades, com até 24 meses de idade, recebem duas doses, sendo uma em cada período sazonal ao qual a criança estará exposta. A estratégia tem como objetivo reduzir as internações por bronquiolite, especialmente nos meses de maior circulação do vírus, quando há maior pressão sobre os leitos hospitalares.

Ampliação do acesso pelo SUS

A incorporação do imunizante integra a Rede de Imunobiológicos Especiais do SUS e representa um avanço importante para a saúde neonatal. A técnica da Coordenação Estadual de Imunização da SES, Maristela Chamorro, destaca a importância da medida. “O nirsevimabe chegou em um momento oportuno e passa a ser ofertado de forma contínua. Bebês prematuros de até 36 semanas e 6 dias e crianças com comorbidades terão acesso à proteção, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde”, afirma.

Antes do início da aplicação, a SES realizou um levantamento técnico sobre os nascimentos prematuros e a capacidade de atendimento das maternidades em todo o Estado, garantindo o envio de doses de acordo com a média mensal de cada unidade.

Distribuição nos municípios

Nos demais municípios, as crianças que se enquadrarem nos critérios terão acesso ao imunizante por meio do Sistema E-Crie, plataforma digital da SES responsável por organizar a solicitação e a distribuição de imunobiológicos especiais para os 79 municípios sul-mato-grossenses.

Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o resgate vacinal para crianças nascidas a partir de agosto de 2025, desde que atendam aos critérios estabelecidos no informe técnico vigente.

Aplicação nas maternidades

Na Maternidade Cândido Mariano, a coordenadora de imunização, Keila Lacerda, explica que a aplicação ocorre semanalmente. “A administração acontece às quintas-feiras, nas unidades intermediárias e UTIs neonatais. Esse imunizante representa uma grande conquista, já que antes só estava disponível na rede privada”, afirma.

Segundo Keila, o Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos. “No ano passado, vivemos uma crise de leitos devido aos surtos da doença. A expectativa é que essa estratégia contribua para reduzir significativamente as internações”, completa. Ela ressalta ainda que podem ocorrer reações leves, como em qualquer imunização, e que os bebês permanecem em observação após a aplicação.

Proteção complementar ao cuidado materno

A Diretora Técnica da Maternidade Cândido Mariano, Karina Zucarelli, relembra o cenário recente enfrentado pelas unidades de saúde. “Tivemos surtos de bronquiolite com necessidade de isolamento hospitalar. A chegada desse imunizante muda completamente a perspectiva de proteção para os bebês mais vulneráveis”, pontua.

Ela explica que a estratégia adotada é complementar. “A vacina aplicada na gestante, a partir da 28ª semana de gestação, protege o bebê ainda durante a gravidez. Já o nirsevimabe garante proteção direta ao recém-nascido. Essa proteção dupla amplia significativamente a capacidade de enfrentamento ao vírus nos primeiros meses de vida”, destaca.

Impacto para as famílias

Entre as famílias atendidas está a bebê Melina, que nasceu com 32 semanas e permaneceu internada por 43 dias na UTI Neonatal. A mãe, Paula Rodrigues, relata a importância da proteção. “Minha filha nasceu prematura e passou muito tempo internada. Saber que ela está recebendo essa proteção traz mais segurança e tranquilidade para nossa família”, afirma.

Paula também destaca o impacto social da oferta gratuita. “É um imunizante de alto custo. Nem todas as famílias conseguem pagar, então receber essa proteção pelo SUS faz toda a diferença”, completa.

Na rede privada, o custo do imunizante pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.500. A expectativa da SES é ampliar gradativamente o número de doses, conforme a demanda e os nascimentos prematuros registrados em todo o Estado.

Como acessar o imunizante

Em Campo Grande, o acesso ocorre mediante contato prévio pelo telefone (67) 99875-3662, junto à Sesau, para orientações e agendamento. Após esse contato, as famílias são direcionadas para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alves Pereira, Marabá, Jardim Presidente e Cristo Redentor. As maternidades Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Regional e Cândido Mariano realizam a aplicação exclusivamente em bebês internados.

No interior do Estado, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde do próprio município para receber as orientações e o encaminhamento necessários.

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

Fonte: André Lima, Comunicação SES

Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

Referência em média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) encerrou o ano de 2025 com mais de meio milhão de atendimentos. Além de consultas ambulatoriais e internações, o maior hospital público de MS também ofereceu atendimentos multiprofissionais, exames e diversos procedimentos aos sul-mato-grossenses.

Somente em atendimentos assistenciais e exames, o hospital ultrapassou 538 mil registros ao longo de 2025, o que reflete a alta demanda e a capacidade técnica de resposta do HRMS, que atende pacientes de Campo Grande e de todas as regiões do Estado.

O volume inclui desde consultas ambulatoriais e atendimentos no PAM (Pronto Atendimento Médico) até internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, além da atuação das equipes multiprofissionais. Áreas como fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e terapia ocupacional tiveram papel fundamental na recuperação e no acompanhamento dos pacientes.

Internada desde dezembro, a assistente social Rosana de Cássia Sappatera, 62 anos, fez uma cirurgia de retroca de válvula do coração. Ao todo, foram 38 dias de internação, divididos entre área vermelha do PAM, UCO (Unidade Coronariana) e cardiologia.

“O atendimento foi fantástico. Os médicos são muito atenciosos e os técnicos de enfermagem bem respeitosos. A área vermelha é uma doideira, mas é apaixonante a forma como eles trabalham para socorrer o paciente. Eu sou funcionária da área da saúde e saio ainda mais encantada com o SUS. Quando subi para o quarto, tive a mesma recepção. Após a cirurgia, fui para a UCO e foi da mesma forma: uma atenção fora do normal. Há uns anos atrás, a gente nem sabia qual medicamento estava tomando. Hoje, todos chegam, se apresentam e falam quais são as medicações que vão administrar”, afirmou a paciente, logo após receber alta.

Em 2025, foram mais de 17,6 mil internações no hospital, distribuídas em 31 especialidades. O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) registrou mais de sete mil atendimentos, no período.

Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025

No PAM, foram mais de 29 mil atendimentos entre os meses de janeiro e dezembro. No último ano, o Pronto Atendimento do hospital passou por uma reestruturação, passando a atender apenas pacientes encaminhados por outras unidades de saúde – ou seja, que já passaram por um atendimento prévio e foram regulados para o HRMS.

O centro cirúrgico também manteve uma produção intensa: foram 4,6 mil cirurgias e 7,4 mil procedimentos no último ano.

A produção de exames foi outro destaque em 2025. Somente exames de imagem, como tomografias, radiografias, ressonâncias, ultrassonografias, foram realizados mais de 76,8 mil, sendo mais da metade de pacientes ambulatoriais.

Além disso, foram atendidos mais de 122 mil pacientes com exames laboratoriais. Em relação a procedimentos especializados, como endoscopias e exames de hemodinâmica que garantem suporte diagnóstico fundamental para o tratamento dos pacientes, tanto ambulatoriais quanto internados.

Para a diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, os números traduzem mais do que volume: representam vidas cuidadas diariamente.

“Cada atendimento registrado é uma história, uma família atendida e um cidadão que encontrou no HRMS um serviço essencial. Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao sul-mato-grossense, e, para isso, temos investido de forma contínua em estrutura, tecnologia e, principalmente, nas pessoas que fazem o hospital funcionar”, destaca.

Fonte: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Prefeito Erlon destaca papel do legislativo durante 1ª sessão da Câmara de Vereadores em Sete Quedas

0

Na abertura dos trabalhos do Legislativo municipal, na noite dessa segunda-feira, 2 de fevereiro, o prefeito de Sete Quedas, Erlon, participou da 1ª sessão solene da Câmara de Vereadores e destacou a importância da harmonia entre os poderes para o avanço das políticas públicas no município.

Durante o pronunciamento, o chefe do Executivo reforçou o papel fundamental do Legislativo como parceiro da administração, agradecendo nominalmente os vereadores na figura do presidente da Casa, Miro do Carioca, e ressaltando que o diálogo institucional é peça-chave para garantir projetos consistentes e resultados concretos à população.

A sessão também contou com a presença de secretários municipais e da primeira-dama, Edlaura, evidenciando o alinhamento da equipe de governo no início do novo ciclo de trabalhos.

No vídeo abaixo a fala do prefeito

Em sua fala, Erlon apresentou o lema “valorizar e crescer” como norte da gestão, pontuando que o desenvolvimento de Sete Quedas passa pela continuidade de ações estruturantes. O prefeito fez questão de reconhecer o legado do ex-prefeito Chico Piroli, citando avanços já conquistados e reforçando o compromisso de dar sequência ao que trouxe resultados positivos ao município.

Ao encerrar, Erlon reiterou que a meta é manter a administração próxima da Câmara e da comunidade, com foco em planejamento, responsabilidade e crescimento sustentável para Sete Quedas.