4.9 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 217

Lia Nogueira defende rede de proteção mais forte no aniversário de 11 anos da Casa da Mulher Brasileira

0
Deputada estadual Lia Nogueira. Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (9), quando a Casa da Mulher Brasileira (CMB) completou 11 anos de funcionamento em Campo Grande, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) voltou a defender o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul. Para ela, a data simboliza um avanço importante, mas também expõe o desafio de garantir atendimento digno e acessível fora da capital.

Lia Nogueira defende rede de proteção mais forte no aniversário de 11 anos da Casa da Mulher Brasileira

Lia Nogueira ressalta que a unidade se tornou referência por concentrar, em um único espaço, atendimento psicossocial, orientação jurídica, delegacia especializada e outros serviços que antes exigiam que a mulher buscasse ajuda em vários locais diferentes. “O projeto é um passo importante, mas nenhuma estrutura resolve tudo sozinha. Por isso defendemos a manutenção constante com acolhimento, resposta rápida e segurança em cada etapa que a mulher quando enfrenta uma situação de violência”, afirma.

Em Mato Grosso do Sul, estão em fase de implantação novas unidades da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã, Corumbá e Dourados, que devem atender mulheres de municípios vizinhos. Em Ponta Porã, o projeto é desenvolvido em parceria entre o Estado, o município e a Itaipu Binacional, e encontra-se na etapa de definição final do plano de trabalho. Em Corumbá, a implantação aguarda a análise e aprovação da documentação técnica para que os recursos sejam liberados. Em Dourados, o processo foi retomado após a necessidade de troca do terreno inicialmente indicado, o que ajustou o cronograma, mas mantém a expectativa de instalação da estrutura na cidade.

Além da implantação dessas unidades , Lia Nogueira aponta como prioridade a consolidação de Delegacias de Atendimento à Mulher em funcionamento 24 horas no interior do Estado. Se a mulher apanha à noite ou no fim de semana e não encontra uma delegacia especializada aberta, a chance de denunciar diminui muito. É por isso que defendemos tanto o atendimento ininterrupto”, explica.

Para Lia, o aniversário de 11 anos da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande é um marco que precisa ser visto como ponto de partida, não de chegada. Ela reforça que seguirá cobrando estrutura, equipe técnica e integração entre segurança pública, saúde, assistência social e Judiciário, tanto na capital quanto no interior. “É importante reconhecer o trabalho de quem está todos os dias na linha de frente, recebendo essas mulheres. Mas também é nosso dever ouvir quem ainda não conseguiu ser bem atendida. O compromisso é seguir ajustando essa rede para que nenhuma mulher fique sem resposta quando tiver coragem de pedir ajuda “, conclui.

Fonte: Assessoria Dep. Lia Nogueira

Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos

0
Fotos: Robson Dantas

O Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) publicou a Portaria nº 203, de 09 de fevereiro de 2026, que torna obrigatório o agendamento prévio para todos os atendimentos presenciais nas agências do órgão em Campo Grande. A medida entra em vigor sete dias após a publicação e tem como principal objetivo organizar o fluxo de atendimento, ao mesmo tempo em que assegura mais tranquilidade e segurança jurídica ao cidadão.

Com a nova regra, todo atendimento presencial passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran-MS, no endereço www.meudetran.ms.gov.br ou pelo aplicativo Meu Detran MS. O cidadão deve comparecer no dia e horário marcados, levando toda a documentação exigida para o serviço solicitado. Caso não possa comparecer, pode acessar “consultar agendamento” e cancelar para que o horário seja liberado para outra pessoa utilizar. 

Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos

Mais do que uma mudança operacional, a portaria traz um avanço importante do ponto de vista do cuidado com o usuário. A partir de agora, para fins de cumprimento dos prazos legais previstos no Código de Trânsito Brasileiro, será considerada como data de atendimento a data em que o cidadão efetuar o agendamento no sistema, e não o dia do comparecimento presencial. Isso evita prejuízos como multas por atraso na transferência de veículo ou problemas relacionados ao vencimento de documentos enquanto o usuário aguarda uma vaga disponível.

Segundo a gerente regional de Campo Grande, Juliana Castro, a formalização dessa regra é uma resposta direta a uma demanda antiga da população. “O Detran pensou no cidadão ao estabelecer esse critério. Muitas vezes a pessoa fazia tudo dentro do prazo, mas não conseguia atendimento imediato e acabava sendo penalizada. Agora, ao agendar dentro do prazo legal, ela fica resguardada, mesmo que o atendimento presencial ocorra depois”, explica.

A norma prevê ainda que documentos, laudos ou vistorias que tenham vencido após a data do agendamento poderão ser aceitos no atendimento, desde que o cidadão tenha cumprido o prazo legal ao realizar o agendamento no Portal de Serviços. É importante destacar que a medida não se aplica aos laudos de exame toxicológico, que possuem validade legal de 90 dias para que a renovação da CNH seja efetivada. Nesses casos, o Detran-MS não realiza a revalidação do exame, já que a gestão e o controle da validade do laudo são de responsabilidade dos laboratórios credenciados, conforme a legislação vigente.

O atendimento presencial seguirá sendo obrigatório para os serviços que exigem a presença do usuário, e a regra vale para todos, com exceção apenas de situações de comprovada urgência administrativa, que poderão ser avaliadas e autorizadas pela chefia da agência, sempre respeitando a capacidade de atendimento da unidade e sem comprometer os atendimentos já agendados.

Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos

Outro ponto importante previsto na portaria é a possibilidade de retorno à agência sem novo agendamento, em até dois dias úteis, caso durante o atendimento seja identificada a necessidade de complementar ou corrigir algum documento. Esse retorno será exclusivo para a regularização da pendência apontada e condicionado à capacidade operacional da agência.

As agências do Detran-MS em Campo Grande também irão disponibilizar sinalização visível informando sobre a obrigatoriedade do agendamento, além de orientações sobre como acessar o Portal de Serviços e os canais disponíveis para esclarecimento de dúvidas.

Com a Portaria nº 203, o Detran-MS reforça o compromisso com um atendimento mais organizado, justo e alinhado à realidade do cidadão, garantindo que ninguém seja penalizado por cumprir seus deveres dentro do prazo, mesmo diante da necessidade de agendamento prévio.

A nova regra está na edição n. 12.071 do Diário Oficial do Estado, e começa a valer no dia 17 de fevereiro de 2026, pois aplica-se a regra geral de contagem dos prazos administrativos, com exclusão do dia da publicação e inclusão do último dia. Confira a portaria na íntegra aqui. 

Fonte: Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

No Hospital Regional de Ponta Porã, 140 mil atendimentos fortalecem assistência e inovação na fronteira

0
Fotos: HRPP

O HRPP (Hospital Regional de Ponta Porã) registrou cerca de 140 mil atendimentos em 2025. Referência para a região sul de Mato Grosso do Sul, a unidade apresentou, no período, avanços técnicos, ações de humanização, iniciativas de sustentabilidade e reconhecimento institucional.

Do total de atendimentos, 61.268 foram urgências e emergências. O balanço anual revela ainda um vigoroso desempenho cirúrgico e obstétrico, com 4.324 cirurgias e 1.525 partos realizados nas áreas materno-infantil, clínica e cirúrgica.

“Os indicadores de 2025 refletem o empenho da nossa equipe em oferecer uma assistência resolutiva e humanizada para toda a região”, destaca Alex Marques, diretor-geral da unidade.

Inovação e tecnologia assistencial

O ano foi marcado pela modernização dos métodos de intervenção. O hospital realizou sua primeira cirurgia por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que acelera a recuperação do paciente.

Outros avanços incluíram a implementação da laserterapia no tratamento de feridas e a criação da Comissão de Pele, focada na prevenção e reabilitação de lesões cutâneas.

Segundo o gerente assistencial, Rodrigo Lima, essas tecnologias, somadas aos resultados obtidos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), elevam o patamar de segurança do paciente e a eficácia do cuidado integral. “Essas ações resultam em um processo de melhoria contínua da assistência ao paciente”, afirmou.

Humanização e marco técnico em diagnóstico

No Hospital Regional de Ponta Porã, 140 mil atendimentos fortalecem assistência e inovação na fronteira

Na área de humanização, o hospital promoveu 154 ações, alcançando 1.500 pessoas. O projeto “Laços de Amor” seguiu fortalecendo o suporte às famílias com orientações técnicas e treinamentos práticos, como manobras de desengasgo em recém-nascidos.

“O projeto estabelece o contato entre a instituição e as famílias, com foco na orientação técnica e no cumprimento dos sinais de alerta em saúde”, explicou Aniele Pinheiro, analista de Humanização.

Paralelamente, a unidade alcançou outro marco técnico: a conclusão do primeiro diagnóstico completo de morte encefálica. O procedimento seguiu rigorosos protocolos clínicos e contou com o suporte da diretoria para a realização de exames de hemodinâmica em serviço externo, garantindo a confirmação do quadro.

“O cumprimento integral deste protocolo é um registro histórico para a unidade. O diagnóstico preciso é a etapa que possibilita a captação de órgãos para doação, combatendo o subdiagnóstico no país e qualificando o hospital como um potencial doador”, explica o diretor técnico, Antonio Martinussi.

Sustentabilidade

O compromisso socioambiental do HRPP foi elevado a um novo nível em 2025 com o recebimento da certificação Green Kitchen, em dezembro. O selo reconhece a reestruturação completa dos fluxos da cozinha — do controle rigoroso da água ao descarte final de resíduos, garantindo sustentabilidade e segurança alimentar de padrão internacional.
Além da certificação, o hospital mantém uma horta permitindo o suprimento próprio de hortaliças para o refeitório. Também realiza a gestão de resíduos por meio da triagem e destinação semanal de recicláveis para cooperativas locais.

“Nosso planejamento integra a gestão de resíduos e parcerias internacionais às metas de responsabilidade do hospital, com foco na redução do consumo de energia e descartáveis”, pontua Murilo Fernandes, supervisor de Sustentabilidade.

Reconhecimento e conformidade

A excelência da UTI foi atestada com um certificado internacional concedido pela Epimed Solutions e pelo fundo francês Fonds 101, após um ano de monitoramento rigoroso. Além disso, o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de Mato Grosso do Sul emitiu relatório atestando a plena conformidade da unidade quanto às normas técnicas, éticas e ao dimensionamento adequado do quadro de profissionais.

Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde desde agosto de 2025, o HRPP integra a rede estadual de saúde com uma estrutura de 117 leitos (20 de UTI) e um corpo funcional de 100 médicos e 400 colaboradores.

No Hospital Regional de Ponta Porã, 140 mil atendimentos fortalecem assistência e inovação na fronteira

Fonte: Comunicação SES
*com informações do HRPP

Educação de Japorã conquista pelo 2º ano consecutivo o Selo Ouro na Alfabetização

0
Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo o município de Japorã atingiu a classificação máxima no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. É “Selo Ouro na Educação”. Reconhecimento nacional concedido pelo  Ministério da Educação (MEC) . A secretária municipal de Educação, Veridiana Barbosa da Silva confirmou a conquista, na tarde de ontem, segunda-feira (09-02).

O MEC avalia a alfabetização até os 7 anos, pois, a meta principal é garantir que 100% dos alunos estejam lendo e escrevendo até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O selo calcula não só as notas, mas, o cálculo do planejamento da prefeitura, a formação contínua dos professores e o combate às desigualdades dentro das escolas. Em resumo, a Educação de Japorã se tornou referência em alfabetizar crianças na idade certa.

“Em todo este contexto, a administração do prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) comprova que está focada em uma Gestão de Excelência, buscando transformar a educação básica em prioridade real e está vencendo as barreiras. Este reconhecimento o MEC utiliza dados oficiais do Inep (Indicador Criança Alfabetizada) que confirmou: o ensino em Japorã está funcionando melhor do que a média nacional e o município faz parte de um grupo seleto de municípios do Mato Grosso do Sul que se destacaram nacionalmente”, frisou Veridiana Barbosa.

“A conquista do Selo Ouro é o resultado dos investimentos avalizados pelo prefeito Malaquias, focados na  formação de professores e material didático específico . Ao mesmo tempo é fruto do trabalho coletivo e da dedicação da equipe da educação, que está empenhada em garantir um ensino de qualidade. Por isso, Japorã se destaca como uma exceção positiva na região e, pelo segundo ano, integrar a Elite da Alfabetização nacional”, comemora a secretária municipal de Educação.

“Dividimos este reconhecimento com todos os servidores da educação municipal. Em nome do prefeito Malaquias, parabenizo toda equipe, que é merecedora desses elogios por essa conquista real e tão especial”, finalizou Veridiana Barbosa da Silva.

Regional:

Na região do Cone Sul de MS, Japorã tornou-se um modelo por meio do programa  MS Alfabetiza , superando desafios históricos de infraestrutura e localização para garantir que quase a totalidade de seus alunos saia do ciclo inicial sabendo ler e escrever. A Rede Municipal de Ensino encerrou o Ano Letivo de 2025 com 1981 alunos e 160 professores. Por sua vez, o estado do MS teve o 2º maior avanço do Brasil em alfabetização recentemente, e cidades como Japorã são os motores desse crescimento.

EFICIÊNCIA

Desempenho Acima da Média: O índice estadual de crianças alfabetizadas no 2º ano saltou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024 e continuou avançando em 2025. O Selo Ouro de Japorã indica que o município está operando com indicadores superiores a essa média, aproximando-se ou superando a meta de 80% alcançada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na edição 2025, o MEC contabilizou as inscrições de 4.872 redes de ensino de todo o país das 5.595 que participam do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o que corresponde a um índice de 87,1% de participação. A solenidade de entrega do Selo Ouro aos vencedores está prevista para o mês de março, em Brasília (DF).

Fonte: Roney Minella – Redação Panorama do MS

Corumbá e Pantanal recebem quase R$ 1 bilhão em investimentos do Governo do Estado

0
Fotos: Max Arantes

A região de Corumbá e Ladário vive um novo ciclo de desenvolvimento com quase R$ 1 bilhão em investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul, destinados a obras e ações nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento básico e Infraestrutura urbana.

Mesmo diante de um cenário fiscal desafiador em 2025, o Estado manteve o ritmo de investimentos após a adoção de um rigoroso pacote de contingenciamento, com redução de 25% das despesas correntes. A estratégia garantiu equilíbrio fiscal e consolidou Mato Grosso do Sul como o estado que mais investe per capita no Brasil.

“Esse é o resultado de uma gestão responsável, que enfrentou o custeio da máquina pública sem deixar de investir onde a população mais precisa. Corumbá e toda a região do Pantanal são prioridades do Governo do Estado”, afirmou o secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Junior.

Corumbá e Pantanal recebem quase R$ 1 bilhão em investimentos do Governo do Estado
Secretário destaca a presença do Estado na região do Pantanal

Um dos principais avanços é o saneamento básico. Mato Grosso do Sul caminha para ser o primeiro estado do Brasil a alcançar 100% de cobertura até 2028, ação que impacta diretamente a saúde pública, a preservação do Pantanal e a qualidade de vida da população.

“Investir em saneamento no Pantanal é cuidar da saúde das pessoas e proteger o meio ambiente. Desenvolvimento e preservação caminham juntos”, destacou o secretário.

Na educação, mais de 80% das escolas estaduais já funcionam em tempo integral, com salas climatizadas, lousas digitais, laboratórios de ciências e robótica, internet de alta velocidade e atividades esportivas e culturais. O Estado também oferece um dos melhores salários do país aos professores, refletindo na melhora dos índices de aprendizagem e na redução da evasão escolar.

O cenário de emprego pleno também se reflete na região. Desde 2023, mais de 250 mil pessoas foram qualificadas por meio do programa MS Qualifica Educação Profissional, além de iniciativas como voucher transportador, economia criativa e programas voltados à tecnologia. “Qualificar o trabalhador é garantir melhores salários, mais renda e mais oportunidades para as famílias da região”, ressaltou Walter Carneiro Junior.

Na saúde, o Governo do Estado avança na regionalização dos atendimentos. Em Corumbá, o hospital regional passa por reformas e recebe novos investimentos, enquanto o Estado mantém o compromisso com a implantação de uma nova unidade hospitalar para atender toda a região do Pantanal. “O fortalecimento da saúde regional é um compromisso do governador Eduardo Riedel e uma demanda justa da população”, concluiu o secretário.

Fonte: Beatricce Bruno/Assessoria Casa Civil

Caarapó: Nado Tozzi articula pedido junto à SEJUSP e garante veículo para o Conselho Tutelar

0
Com o veículo, o Conselho Tutelar passará a contar com melhores condições de trabalho, garantindo mais eficiência, segurança e agilidade nos atendimentos. Foto: Assessoria

O vereador Nado Tozzi (PODE) anunciou uma importante conquista para o município de Caarapó: a destinação de um novo veículo para atender as demandas do Conselho Tutelar. A ação é resultado de articulação direta do parlamentar junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP).

Por meio do Ofício nº 071/08/2025, encaminhado ao secretário estadual Antonio Carlos Videira, Nado Tozzi formalizou a solicitação, destacando as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros tutelares no exercício de suas funções, principalmente em relação ao transporte. Atualmente, o órgão conta com apenas um veículo, considerado ultrapassado e em condições inadequadas, o que compromete a segurança e a agilidade dos atendimentos.

O vereador ressaltou que o município de Caarapó possui uma ampla área territorial, abrangendo dois distritos, a Aldeia Tey’cue, sete comunidades rurais e um assentamento, o que exige deslocamentos constantes e, muitas vezes, urgentes por parte do Conselho Tutelar. Nessas condições, a limitação de frota acaba prejudicando o atendimento às crianças, adolescentes e famílias que necessitam de apoio imediato.

“A realidade do Conselho Tutelar exige estrutura adequada. Não podemos permitir que a falta de um veículo comprometa atendimentos urgentes e a proteção das nossas crianças e adolescentes. Esse pedido foi feito com responsabilidade e pensando no bem-estar da população”, destacou Nado Tozzi.

Com a liberação do veículo pela SEJUSP, o Conselho Tutelar passará a contar com melhores condições de trabalho, garantindo mais eficiência, segurança e agilidade nas ações desenvolvidas em todo o município. Para o parlamentar, a conquista reforça a importância da atuação do Legislativo na busca por melhorias concretas para os serviços essenciais.

Nado Tozzi afirmou que seguirá atuando de forma firme, dialogando com o Governo do Estado e fiscalizando para que Caarapó continue recebendo investimentos que fortaleçam as políticas públicas e assegurem os direitos da população.

“Seguirei caminhando, cobrando e trabalhando por você, caarapoense. Nosso compromisso é com quem mais precisa”, finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria Câmara

Caarapó: Vereador Celso Capovilla cobra transparência da COSIP e melhorias no Bairro Capitão Vigário

0
O vereador esteve no Bairro Capitão Vigário, onde realizou uma vistoria in locoe gravou um vídeo registrando a situação precária das ruas da localidade. Foto: Assessoria

O vereador Celso Capovilla (PL) apresentou recentemente, na Câmara Municipal de Caarapó, um requerimento direcionado ao Poder Executivo solicitandoinformações detalhadas sobre a arrecadação e a aplicação dos recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).

No documento, o parlamentar requer de forma objetiva esclarecimentos acercados valores arrecadados, dadestinação dos recursose dosinvestimentos realizados na manutenção, ampliação e modernização da iluminação públicano município. Segundo Capovilla, a iniciativa tem como principal objetivoassegurar transparênciana utilização dos recursos pagos mensalmente pela população, bem como garantir que esses valores estejam sendo efetivamente revertidos embenefícios concretos para a cidade.

Outra atuação do vereador também merece destaque. Na última segunda-feira(09),Celso Capovilla esteve no Bairro Capitão Vigário, onde realizou uma vistoria in locoe gravou um vídeo registrando a situação precária das ruas da localidade. Em seguida, formalizou um ofício ao Poder Executivo, solicitando providências relacionadas àinfraestrutura urbana, especialmente no que diz respeito àpavimentação asfáltica.

A ação foi motivada por reivindicações dos próprios moradores, que relataram as dificuldades enfrentadas no cotidiano em razão da ausência de asfalto, convivendo há anos com poeira em períodos de seca e lama durante as chuvas.

De acordo com Celso Capovilla, a cobrança não se trata de uma demanda pessoal, mas de uma reivindicação coletiva. “Quando fazemos um ofício ou mostramos a realidade em vídeo, não estamos pedindo para o vereador, mas para a população que mora ali e convive com poeira e lama há anos”, destacou.

Tanto o requerimento referente à COSIP quanto o ofício encaminhado sobre o Bairro Capitão Vigário reforçam, segundo o parlamentar, seu compromisso com a fiscalização, a transparência na gestão públicae abusca por melhorias estruturais para Caarapó. As demandas agora aguardam manifestação do Executivo Municipal, dentro dos prazos legais.

Fonte: Assessoria Câmara

Cerca de 7 mil estudantes retornam às aulas na Rede Municipal de Amambai

0
Fotos: Divulgação/Secom

Após a abertura oficial do Ano Letivo realizada na última sexta-feira (6), as escolas da Rede Municipal de Ensino de Amambai deram início às aulas nesta segunda-feira, 9 de fevereiro. Aproximadamente 7 mil estudantes voltaram às salas de aula em todo o município, entre educação infantil e ensino fundamental.

O primeiro dia foi marcado pelo acolhimento aos alunos, organização das equipes escolares e início das atividades pedagógicas planejadas para 2026. Diretores, coordenadores, professores e servidores receberam os estudantes com entusiasmo, reforçando o compromisso com um ano de muito aprendizado.

Durante a solenidade de abertura do ano letivo, a secretária municipal de Educação, Rosemeire Medeiros Charão Barrizon, destacou que a educação é construída por muitas mãos. “Ninguém educa sozinho. Somos uma rede. O sucesso de cada aluno é resultado do trabalho de todos que fazem parte da escola”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que toda a estrutura foi preparada para garantir um retorno tranquilo e produtivo, com foco no acolhimento, na qualidade do ensino e no desenvolvimento integral dos estudantes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas

0
Fotos: Saul Schramm, Secom/MS

Com propostas para o planejamento estratégico e gestão eficiente, a CGE (Controladoria-Geral do Estado) apresentou hoje (10) para o governador Eduardo Riedel, os projetos que fazem parte do programa “Contrato de Gestão” e que serão executados em 2026.

“Entre as iniciativas, destaco a certificação da CGE na ISO 9001 e a identificação de todos os processos administrativos para padronizá-los e inserir no escritório de processos da SAD. Além disso, temos o programa ‘Estudantes no Controle’, que será realizado em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com 180 escolas contempladas. E ainda a consultoria em compliance, que este ano chega a 70% das unidades gestoras”, explicou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Em operação há onze anos, o programa “Contrato de Gestão” é reconhecido nacionalmente, com definição anual de projetos e metas de cada secretaria do Governo do Estado. Para melhorar os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão, o objetivo do programa é a aplicação de propostas inovadoras.

Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas
Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas

Um dos principais pilares da CGE, já em andamento e que terá continuidade este ano, é a transparência pública. “Nós trabalhamos muito, juntamente com a Setdig (Secretaria-executiva de Transformação Digital) na promoção da transparência e melhoria da governança, que garante segurança e efetividade nas ações das políticas públicas. Mato Grosso do Sul é o único estado com quatro avaliações consecutivas com selo diamante do Tribunal de Contas”, disse Girão.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou que entre as principais ações planejadas pela CGE estão o compliance, avanços na auditoria, o programa “Estudante no Controle” e a ouvidoria.

“O contrato desse ano está muito focado no compliance, na melhoria no processo de auditoria, com destaque para o “Estudantes no Controle”, que envolve a nova geração e o setor educacional. A CGE consolida ainda mais essa política de valorizar a gestão e a governança no ambiente público”, disse.

A importância da atuação da CGE, de forma mais ampla, também foi pontuada. “A Controladoria-Geral traz mais conformidade para os nossos processos, olhar estratégico, com preocupação para a avaliação de impacto das suas políticas. E isso tem gerado uma transformação dentro da forma de enxergar a atividade pública”, finalizou Nogueira.

Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas
Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas
Contrato de Gestão: com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas

Avaliação e monitoramento

O Contrato de Gestão é um programa renomado com várias etapas de atividades e ações ao longo do ano. Na primeira fase as secretárias definem suas metas e projetos anuais e apresentam ao governador, para a devida assinatura do compromisso.

Em seguida têm início oficinas com os gestores e gerentes de projetos de cada pasta para orientações. Após esta etapa começa os processos de execução (projetos) e monitoramento de todas as propostas, com avaliações durante o percurso até a entrega no final de 2026.

Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Polícia Civil recupera maquinário agrícola avaliado em R$ 685 mil em Caarapó

0
Fotos: PCMS
Polícia Civil recupera maquinário agrícola avaliado em R$ 685 mil em Caarapó
Polícia Civil recupera maquinário agrícola avaliado em R$ 685 mil em Caarapó

Após intenso trabalho de investigação, o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Caarapó, com apoio da Delegacia Regional de Naviraí, recuperou de um maquinário agrícola avaliado em aproximadamente R$ 685.000,00.

O bem, uma pá carregadeira, havia sido furtado no município de Jateí, no mês de dezembro de 2025. A partir de diligências investigativas contínuas e análise de informações de inteligência, apurou-se que o maquinário poderia estar ocultado na zona rural de Caarapó, o que ensejou a intensificação do monitoramento por parte das equipes policiais.

No decorrer das diligências, após criterioso acompanhamento da área indicada com utilização de drones, os policiais civis localizaram a pá carregadeira em um imóvel rural, a qual ainda apresentava sinais identificadores originais, confirmando tratar-se do bem subtraído.

Diante da constatação, o maquinário foi devidamente apreendido e encaminhado para os procedimentos legais cabíveis, visando à posterior restituição ao legítimo proprietário.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos nos crimes de furto e de receptação.

Fonte: Assessoria PCMS

Sessão legislativa em Iguatemi reúne indicações e projetos de interesse público

0
Fotos: Assessoria

Na Sessão Legislativa realizada pela Câmara Municipal, vereadores apresentaram e debateram importantes indicações, projetos de lei, proposições verbais e comunicações oficiais de interesse da população.

Entre os destaques, a Vereadora Miriam Krenczynski apresentou indicação para a realização de homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, a ser realizada na Sessão do dia 09 de março de 2026, com reconhecimento público às mulheres que se destacam por sua contribuição nas áreas social, histórica, esportiva e comunitária. A parlamentar também solicitou a instalação de mastros para redes de vôlei de areia e beach tênis na quadra da Praça Marcílio Augusto Pinto, bem como melhorias estruturais na Escola Municipal Tancredo Neves, incluindo reforma de banheiros, construção de vestiários, reforma da quadra poliesportiva, bicicletário e reativação da piscina.

Outras indicações trataram de mobilidade urbana, infraestrutura e segurança pública. A Vereadora Rosicleia da Silva Caprioli solicitou a implantação de estacionamento nas proximidades da Escola Municipal Tancredo Neves. O Vereador Agnaldo Santos Souza indicou a manutenção da iluminação pública na Rua Morumbi. Já o Vereador José Carlos dos Santos apresentou solicitações para melhoria da iluminação pública no Assentamento Auxiliadora e para a instalação de câmeras de segurança no Centro Comunitário da localidade.

Durante a sessão, também foram apreciados os Projetos de Lei nº 002/2026 e nº 003/2026, de autoria do Executivo Municipal, que tratam da alteração de anexos legais e da autorização para abertura de créditos adicionais especiais no Orçamento Anual de 2026.

Ofício lido em sessão

Foi lido o Ofício nº 043/GAB/CG/GR/2025, encaminhado pelo Deputado Federal Geraldo Resende, informando a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 352.132,00, oriundos de emenda parlamentar, destinados ao Fundo Municipal de Saúde de Iguatemi. O pagamento foi efetivado em 31 de dezembro de 2025, por meio da ordem bancária nº 2025OB079250, com a finalidade de fortalecer o custeio e as ações de saúde no município, contribuindo para a melhoria do atendimento à população e o fortalecimento do SUS, resultado da solicitação realizada pelas Vereadoras Miriam e Rosicleia.

Sessão legislativa em Iguatemi reúne indicações e projetos de interesse público

Ao final, também foram apresentadas proposições verbais pelos parlamentares, com solicitações de informações sobre arrecadação da COSIP, regularização da sinalização da rota alternativa de carretas no município e envio de dados referentes aos vencimentos salariais das secretarias municipais.

A Câmara Municipal segue atuando com transparência, compromisso institucional e atenção às demandas da comunidade.

Fonte: Sabrina Badziak/Assessoria Câmara

Vereadores de Amambai apresentam indicações em saúde, infraestrutura e ações sociais nesta segunda-feira (9)

0
Foto: Câmara de Amambai

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Câmara Municipal de Amambai realizou a segunda sessão ordinária do ano de 2026. Durante a reunião, os vereadores apresentaram indicações e requerimentos com foco em áreas como infraestrutura urbana e rural, saúde, assistência social, educação, cultura, limpeza pública e políticas voltadas à terceira idade.

Entre os requerimentos, a vereadora Rosa Linda Rodrigues solicitou dados referentes ao ano de 2025 sobre o número de pacientes que faltaram a consultas, exames, cirurgias e retornos na rede municipal de saúde.

Já a vereadora Cida Farias solicitou a realização de uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março, com o objetivo de reconhecer mulheres que contribuem para o desenvolvimento do município.

Nas indicações, o presidente da Câmara, vereador Darci, sugeriu o estudo para a construção de um auditório municipal, que possa atender escolas e secretarias da Prefeitura.

De forma conjunta, os vereadores Éder Pinzan, Darci, Jota Roberto, Rosa Linda Rodrigues, Suzana Ulisses e Talyta Escobar solicitaram a realização de um mutirão de limpeza em todas as vilas do município, com cronograma organizado e aviso prévio à população.

O vereador Roberto Sangue Bom indicou a necessidade de criação de um centro de convivência para idosos, com foco na socialização e no bem-estar da terceira idade.

O vereador Dr. Cassiano Cardozo solicitou a aquisição de um caminhão equipado para auxiliar na manutenção da iluminação pública de Amambai.

Já o vereador Paulo Sérgio Locutor apresentou indicação para a recuperação e reforma da ponte de madeira localizada sobre o Rio Moroti, importante ligação na área rural do município.

O vereador Jota Roberto solicitou serviços de reparo e manutenção nas calçadas da Avenida Pedro Manvailer, especialmente no trecho próximo ao Rio Panduí.

Na área social, a vereadora Suzana Ulisses indicou a avaliação da viabilidade para implantação de uma Casa de Passagem no município, voltada ao acolhimento temporário de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O vereador Runes de Oliveira solicitou a manutenção e o patrolamento da estrada que dá acesso à Escola Agrícola, além da conservação das caixas de contenção ao longo da via.

Já o vereador Joanir Martins indicou a possibilidade de viabilizar, junto à Usina Itaipu Binacional, a concessão de uma van para o grupo de Teatro Indígena Pa’i Kuara Rendy Libertadores, para apoio às atividades culturais e comunitárias.

Encerrando as indicações, a vereadora Lígia Borges solicitou apoio do deputado federal Geraldo Resende para viabilizar a aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel, com foco na ampliação do atendimento em saúde bucal.

Ainda durante a sessão, a vereadora Rosa Linda Rodrigues apresentou uma moção de pesar pelo falecimento de Geci Giacometti, ocorrido no dia 3 de fevereiro de 2026.

Confira a Palavra Livre dos vereadores no canal oficial do YouTube da Câmara de Amambai a partir de 01h50min

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

O calor da espera e o peso da realidade: Coronel David transforma diagnóstico em investimento para saúde de Campo Grande

0
Foto: Pedro Ernesto

Depois de visitar unidades de saúde e constatar a realidade enfrentada por pacientes e profissionais, o deputado estadual Coronel David (PL) anunciou nesta segunda-feira (9), durante reunião com o secretário municipal de Saúde (SESAU), Marcelo Vilela, a destinação de recursos para equipar as unidades de saúde da capital. O deputado investirá mais de meio milhão de reais em emendas parlamentares, de sua autoria, para a educação, a assistência social e, prioritariamente, para reforçar a estrutura de atendimento da rede pública de saúde de Campo Grande. 

A iniciativa nasce de um diagnóstico feito ao acompanhar a rotina das unidades. Ao percorrer a UPA do bairro Universitário e o CEM II (Centro Especializado Municipal), o parlamentar se deparou com uma cena comum a milhares de campo-grandenses: salas de espera cheias, calor intenso e equipamentos ultrapassados dificultando a rotina de atendimento.

O calor da espera e o peso da realidade: Coronel David transforma diagnóstico em investimento para saúde de Campo Grande

“Imagine você chegando a uma unidade de saúde já fragilizado, preocupado, e a primeira coisa que sente é o calor. Poucos aparelhos de ar-condicionado funcionando, gente esperando, crianças, idosos… o calor aumenta o desconforto, e a demora no atendimento aumenta a angústia”, relatou Coronel David.

Soluções Práticas 

Diante desse cenário, Coronel David levou as demandas diretamente à SESAU (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), ao secretário Marcelo Vilela e ao coordenador de Urgências da pasta, Yama Higa. O objetivo, segundo o deputado, não foi apenas apontar problemas, mas construir soluções práticas.

Na saúde, os recursos devem ser direcionados principalmente para a compra de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado para melhorar o ambiente de espera, além da modernização de computadores e outros itens essenciais para o funcionamento das unidades.

“Quem procura atendimento não quer luxo. Quer dignidade, respeito e rapidez. Saúde precisa ser prioridade, não pode ser sinônimo de sofrimento”, afirmou.

O calor da espera e o peso da realidade: Coronel David transforma diagnóstico em investimento para saúde de Campo Grande

Coronel David avalia que os investimentos (por emenda parlamentar) contribuam para um atendimento mais ágil e humanizado, reduzindo o desgaste diário enfrentado por quem depende da rede pública. O deputado ainda assumiu um compromisso com o secretário Marcelo Vilela de encaminhar, em 2027, mais uma emenda parlamentar no valor de meio milhão de reais para a saúde de Campo Grande, priorizando as unidades de saúde.
”Nosso compromisso é ouvir, agir e entregar resultado, para que o atendimento chegue melhor a cada cidadão de Campo Grande”, concluiu.

Fonte: Thiago Gonçalves / Assessoria Coronel David

Paulo Corrêa figura entre os mais citados em pesquisa para deputado estadual em 2026

0
Foto: Paulo Corrêa

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), aparece entre os nomes mais lembrados na primeira pesquisa registrada sobre as intenções de voto para deputado estadual nas eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, no período de 1º a 6 de fevereiro, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-06854/2026 e MS-06417/2026. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde livremente, sem que sejam apresentados nomes de possíveis candidatos, Paulo Corrêa aparece com 2% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação no levantamento.

O resultado mostra que o trabalho de Paulo Corrêa segue próximo das pessoas em todo Mato Grosso do Sul. Com uma atuação municipalista, o deputado percorre os 79 municípios, ouve prefeitos, lideranças e a população e leva essas demandas para a Assembleia Legislativa, onde elas se transformam em ações que melhoram a vida de quem vive no Estado.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A gente faz a política do bem, a política que cuida das pessoas e melhora a vida de quem vive nos municípios. Nosso trabalho é feito com olhar atento para os 79 municípios, ao lado do governador Eduardo Riedel, construindo todos os dias um Mato Grosso do Sul melhor para se viver”, afirmou Paulo Corrêa.

Fonte: Assessoria Paulo Corrêa

Programa da Secretaria de Saúde de Iguatemi oferece aulas de Pilates para servidores públicos e pacientes

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde, está oferecendo “aulas de pilates”. É um programa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes para servidores públicos e também para pessoas que têm encaminhamento médico e não conseguem fazer durante o dia porque trabalham. As aulas reiniciaram no dia 2/02, e a professora de Educação Física Josiane de Souza é responsável por ministrar as aulas e dar todas as orientações para a execução correta das atividades físicas e de fisioterapia.

As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras no Conviver “Lírios do Vale”, com início às 17h30. As pessoas que necessitam de fisioterapia dependem de uma avaliação física e, em seguida, da recomendação médica para a prática de exercícios regulares. De acordo com a professora Josi, os exercícios trabalham a força muscular, a flexibilidade, a postura e a respiração. Esse uso orientado do corpo contribui para a melhora da qualidade de vida na terceira idade. Para isso, as atividades são feitas em colchonetes e com a bola de pilates. Os movimentos trabalham o alongamento e o fortalecimento muscular, a conscientização corporal e a mobilização articular.

O pilates é uma prática que trabalha o corpo de forma integrada, unindo força, controle, respiração e consciência corporal. Diferente de atividades focadas apenas no gasto calórico, o pilates cuida do corpo de dentro para fora. Além disso, o pilates é uma excelente opção para todas as idades, podendo ser adaptado para iniciantes, idosos, gestantes e pessoas com dores crônicas ou condições específicas, sempre respeitando os limites do corpo.

Entre os principais benefícios do pilates, destacam-se:

✅ Fortalecimento muscular, principalmente do core (abdômen, lombar e pelve)
✅ Melhora da postura e do alinhamento corporal
✅ Redução de dores, especialmente na coluna
✅ Aumento da flexibilidade e mobilidade
✅ Melhora do equilíbrio e da coordenação
✅ Auxílio no controle do estresse e da ansiedade, por meio da respiração consciente

“Mais do que exercício, o pilates é autocuidado, prevenção e qualidade de vida”.

Fonte: Imprensa oficial

Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet

0
© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASI

As denúncias de crimes cibernéticos voltaram a crescer em todo o país no ano passado. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da organização não governamental SaferNet, recebeu 87.689 novas queixas (não repetidas ou únicas) desse tipo de crime, um crescimento de 28,4% em relação a 2024, com 19.403 delações a mais.

A maior parte das denúncias registradas na SaferNet em 2025 estava relacionada a imagens de abuso e de exploração sexual infantil, com um total de 63.214 notificações. Essa é a segunda maior marca de denúncias envolvendo esse tipo de crime na história da SaferNet, superada apenas em 2023, quando foram contabilizadas 71.867 notificações. Para a organização, o uso de Inteligência Artificial tem contribuído para esse aumento de casos.

As denúncias de misoginia, de violência ou discriminação contra mulheres aparecem em segundo lugar no ranking, com 8.728 casos, seguida pelas denúncias de apologia e incitação a crimes contra a vida, com 4.752 denúncias, e de racismo, com 3.220 casos. As denúncias de misoginia foram as que apresentaram o maior crescimento no período, passando de 2.686 para 8.728 casos, aumento de 224,9% no período.

Entre as denúncias recebidas pela central, apenas as relacionadas ao crime de xenofobia apresentaram queda em relação a 2024, passando de 3.449 para 755 casos no ano passado. Já as de tráfico de pessoas se mantiveram em um patamar estável, com 442 casos. Por outro lado, também cresceram as denúncias de intolerância religiosa, LGBTfobia, neonazismo e de maus tratos com animais.

Helpline

Outro dado divulgado pela SaferNet nesta terça-feira (10) foi que o Helpline, canal de ajuda gratuito da SaferNet, registrou aumento de 39% entre os anos de 2024 e 2025, com um total de 2.254 atendimentos. A maior parte desses atendimentos estava relacionada à exposição de imagens íntimas, com 576 casos, seguida pelos casos de saúde mental (332), problemas com dados pessoais (228), fraudes, golpes ou e-mails falsos (212) e relacionados a imagens de abuso e exploração sexual (209).

Os dados estão sendo apresentados pela SaferNet como parte das celebrações do Dia da Internet Segura. Organizado pela Safernet Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento ocorre entre hoje e amanhã (11) na capital paulista. A programação está disponível no site do Dia da Internet Segura.

Denúncias

Denúncias sobre crimes cibernéticos envolvendo, por exemplo, casos de abuso e exploração sexual infantil e crimes de ódio na internet podem ser feitas por meio da Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil. Para fazer a denúncia, basta copiar e colar no formulário o link da página, grupo, comunidade, canal ou qualquer outro conteúdo suspeito de ser criminoso. A SaferNet informa que a central permite o total anonimato dos denunciantes.

Fonte: Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

0
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Os preços da conta de luz e da gasolina mediram força em janeiro e fizeram a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. Em janeiro de 2025, o IPCA tinha sido de 0,16%.

Com o resultado, a inflação oficial – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – acumula 4,44% em 12 meses dentro do limite máximo de tolerância da meta do governo.

A gasolina exerceu a maior pressão de alta, respondendo por 0,10 ponto percentual (p.p.) do índice, enquanto a conta de luz mais barata representou -0,11 p.p.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

A meta

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%. Desde novembro passado, o IPCA está dentro do limite de tolerância.

Desde o início de 2025, o período de avaliação da meta é referente aos 12 meses imediatamente passados e não apenas o alcançado no fim do ano (dezembro). A meta é considerada descumprida se estourar o intervalo de tolerância por seis meses seguidos.

Instituições financeiras ouvidas pelo Boletim Focus, do Banco Central, estimam que o IPCA deve terminar o ano em 3,97%.

O índice

O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Ao todos, são coletados preços de 377 subitens (produtos e serviços).

A coleta de preços é feita em dez regiões metropolitanas – Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre – além de Brasília, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Fonte: Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Chico Mineiro, influenciador caarapoense, se destaca em evento para mais de 150 mil pessoas ao lado de Hugo e Guilherme, em Matinhos (PR)

0
Fotos: Divulgação

O influenciador Chico Mineiro, natural de Caarapó (MS), vem ganhando cada vez mais visibilidade nas redes sociais e no cenário de eventos regionais e nacionais. Recentemente, ele marcou presença em um grande evento realizado em Matinhos, no litoral do Paraná, que reuniu um público superior a 150 mil pessoas. Na ocasião, Chico participou da programação ao lado da consagrada dupla sertaneja Hugo e Guilherme, vivendo um momento importante em sua trajetória.

Chico Mineiro, influenciador caarapoense, se destaca em evento para mais de 150 mil pessoas ao lado de Hugo e Guilherme, em Matinhos (PR)

A participação reforça o crescimento do nome de Chico Mineiro no meio digital e no universo do entretenimento, resultado de carisma, conexão com o público e presença marcante. Quem acompanhou o evento destacou a energia transmitida pelo influenciador e a forte interação com os fãs durante sua participação.

Nos bastidores, comentários apontam que Chico pode estar em fase de negociações com a Original Music, além de uma possível parceria profissional com Hugo e Guilherme. Até o momento, não há confirmação oficial, mas as expectativas são positivas entre seguidores e apoiadores, que acompanham de perto cada novidade dessa nova fase.

Com visibilidade em ascensão e novas oportunidades surgindo, Chico Mineiro segue representando Caarapó com orgulho, ampliando seu alcance e consolidando seu espaço no cenário do entretenimento brasileiro.

Fonte: Assessoria

Nota de falecimento de Ramão de Quadra Filho

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Ramão de Quadra Filho, de 57 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela da Inter Pax e o sepultamento acontece nesta terça-feira, dia 10, às 9h da manhã no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Inter Pax: 679934-3519

Iguatemi é destaque nacional ao receber o selo ouro do compromisso “Criança Alfabetizada”

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu mais um reconhecimento na esfera nacional. Isso porque o município foi reconhecido com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – 2025, concedido pelo Ministério da Educação. O Selo Ouro é o mais alto emblema da iniciativa. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de professores, equipes pedagógicas, gestores escolares, da secretária municipal de Educação, Rosângela Socovoski, e do prefeito Lídio Ledesma, que dá total apoio e suporte para a educação de Iguatemi.

A certificação destaca o compromisso da gestão municipal com a alfabetização das crianças na idade certa, reconhecendo políticas públicas, ações pedagógicas e investimentos contínuos na qualidade da educação. Essa premiação é um marco para o município e reflete o compromisso em oferecer uma educação de qualidade e investir no futuro das crianças. Esse resultado motiva a continuar aprimorando as práticas e fortalecendo políticas públicas que impactem positivamente na vida das crianças iguatemienses.

O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. O reconhecimento busca incentivar a implementação de políticas públicas educacionais voltadas à alfabetização e à redução das desigualdades, bem como promover a adoção de estratégias alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: Imprensa oficial