4.9 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 216

Iguatemi: Em ação rápida, Polícia Civil recupera bicicleta e prende autora por furto qualificado por rompimento de obstáculo

0
Foto: PCMS

A Delegacia de Iguatemi prendeu em flagrante delito R.A. (22) pelo delito de Furto Qualificado pelo Rompimento de Obstáculo ocorrido no início da tarde de terça-feira (10). 

A vítima compareceu a unidade policial no início da tarde informando sobre um furto qualificado por rompimento de obstáculo em sua residência, onde teria subtraído uma bicicleta. Após o registro, foram realizadas diligencias no local, sendo informado as características da suspeita dos fatos, sendo identifica a suspeita R.A. contumaz praticante de delitos patrimoniais na cidade

Em diligências realizadas, a autora foi encontrada em uma residência na posse da res furtiva, sendo dado voz de prisão pelo delito de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, sendo conduzida a Delegacia de Polícia de Iguatemi para providências cabíveis

A conduzida encontra-se a disposição do Poder Judiciário local.

Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone: (67) 3471-1372.

Fonte: Assessoria PCMS

Exportações de café caem 30,8% em janeiro

0

As exportações brasileiras de café totalizaram 2,780 milhões de sacas de 60 quilos em janeiro de 2026, o que representa queda de 30,8% em relação às 4,016 milhões de sacas embarcadas no mesmo mês de 2025. A receita cambial recuou 11,7% na comparação anual, somando US$ 1,175 bilhão. Os dados constam do relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Segundo o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, a retração dos embarques está associada ao movimento de baixa dos preços iniciado em janeiro e intensificado em fevereiro, em meio à previsão de recuperação da produção brasileira de café na safra 2026/27, sobretudo de arábica, além da valorização do real frente ao dólar.“Vivemos um cenário de produtores capitalizados em função dos bons preços nos últimos anos, estoques de arábica limitados no período de entressafra e os cafés conilon e robusta sendo utilizados para suprir, majoritariamente, o mercado interno. Esse contexto é o que vem ocasionando a redução acentuada nos volumes negociados com o exterior e deve permanecer até a entrada da próxima safra”, afirmou.

O dirigente acrescentou que, no caso de conilon e robusta, a aproximação da nova safra, a partir de maio, já sinaliza possibilidade de recuperação das exportações, com o Brasil se alinhando aos principais concorrentes. “Possivelmente, deveremos observar o mesmo cenário para o café arábica a partir de julho, com a chegada da safra 2026/27. Até então, os volumes de exportação devem seguir apertados dada a falta de competitividade, principalmente dos arábicas, frente a outros países produtores concorrentes”, concluiu.

O café arábica respondeu por 2,347 milhões de sacas exportadas em janeiro, o equivalente a 84,4% do total, com recuo de 29,1% na comparação anual. O café solúvel somou 249.148 sacas, com participação de 9% e queda em relação a janeiro de 2025. Os cafés canéforas, que reúnem conilon e robusta, totalizaram 181.559 sacas, redução de 45,6% e participação de 6,5% no total embarcado, enquanto o segmento industrial de café torrado e torrado e moído respondeu por 2.317 sacas.

A Alemanha liderou as compras de café brasileiro no mês, com 391.704 sacas, o equivalente a 14,1% do total, seguida pelos Estados Unidos, que adquiriram 385.841 sacas. Itália, Bélgica e Japão completaram os principais destinos dos embarques no período.

Os cafés diferenciados responderam por 21,2% das exportações totais em janeiro, com 588.259 sacas, volume 41,9% inferior ao registrado um ano antes. A receita cambial desses embarques somou US$ 272,7 milhões, a um preço médio de US$ 463,53 por saca, segundo o Cecafé.

O Porto de Santos concentrou 81% dos embarques no mês, com 2,252 milhões de sacas, seguido pelo complexo portuário do Rio de Janeiro, com 435.958 sacas, e pelo Porto de Paranaguá, com 31.244 sacas. No acumulado de julho de 2025 a janeiro de 2026, as exportações brasileiras de café alcançaram 23,406 milhões de sacas, com ingresso de US$ 9,235 bilhões. Na comparação com igual período do ciclo 2024/25, houve queda de 22,5% em volume e aumento de 8,1% em receita, conforme o Cecafé.

Safra de soja aponta novo recorde no país

0
Foto: Vilson Nascimento)

A safra brasileira de soja 2025/26 caminha para um novo recorde de produção, sustentada por condições climáticas favoráveis em boa parte do ciclo e por produtividades acima do esperado em regiões estratégicas. A estimativa nacional aponta colheita de 181,3 milhões de toneladas, crescimento de cerca de 5% em relação à temporada anterior, que já havia alcançado patamar histórico.

O resultado reflete principalmente o desempenho observado no Sul do país. Rio Grande do Sul e Paraná apresentaram evolução consistente das lavouras ao longo da safra, o que levou a uma revisão positiva das projeções iniciais. A região passou a ser o principal motor de crescimento, com produção estimada em 47,5 milhões de toneladas, avanço de 11%, impulsionado por forte ganho de produtividade.

“As lavouras apresentaram um desempenho bastante consistente, especialmente no Sul, o que reforça a leitura de uma safra cheia e acima das expectativas iniciais”, afirma Anderson Galvão, consultor da Céleres.

A área plantada nacional alcançou 48,60 milhões de hectares, expansão de 2%, enquanto a produtividade média subiu para 3,73 toneladas por hectare, avanço de 2,9%. No Centro-Oeste, maior região produtora, a colheita deve chegar a 87,5 milhões de toneladas, crescimento de 3,6%, mantendo trajetória de expansão gradual.

Com a oferta elevada, a projeção indica estoques finais próximos de 8 milhões de toneladas em 2026, o maior nível desde 2018/19. O cenário reforça desafios comerciais, com ritmo mais lento de vendas, pressão sobre preços e expectativa de tendência baixista ao longo de 2026, inclusive no período de entressafra.

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

0
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília, para atuar na área do conhecimento relativa à ciência do esporte. A proposta será enviada ao Senado.Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do EsporteCâmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

O Projeto de Lei 6133/25 foi uma iniciativa do governo federal, apresentada no fim do ano passado. Na mesma época, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal Indígena (Unind), cujo projeto segue em tramitação.

O texto aprovado em plenário é um substitutivo do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Ele retirou do texto expressões como misoginia, racismo e gênero no trecho sobre as finalidades da nova universidade ligadas ao enfrentamento dessas questões no esporte.

Pela proposta, fica permitida a abertura futura de campi em outros estados.

O estatuto da nova autarquia definirá sua estrutura organizacional e forma de funcionamento, observado o princípio de não separação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A instituição poderá utilizar formas alternativas de ingresso, estratégias de atendimento e fomento, respeitadas as normas de inclusão e de cotas.

“A criação da UFEsporte se justifica pelo fato de o Brasil carecer de profissionais qualificados nas áreas de gestão, ciência do esporte e políticas públicas, situação que contrasta com a reconhecida capacidade do país em descobrir grandes talentos esportivos”, destacou o relator, ao ler seu voto em plenário.

Além de outros bens, legados e direitos doados, a UFEsporte contará com bens móveis e imóveis da União que o projeto permite doar para a instituição começar a funcionar administrativamente. A autarquia contará ainda com receitas eventuais, a título de remuneração por serviços prestados compatíveis com sua finalidade; e de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades e organismos nacionais e internacionais.

Parte da receita de apostas em bets também poderá ser direcionada pelo Ministério do Esporte.

Segundo o que prevê o projeto, caberá ao governo federal nomear o reitor e o vice-reitor com mandato temporário até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto. Caberá ao reitor temporário estabelecer as condições para a escolha do reitor de acordo com a legislação.

Dentro de 180 dias da nomeação do reitor e vice-reitor temporários, a instituição enviará ao Ministério da Educação propostas de estatuto e regimento geral.

“A oferta pública e gratuita de cursos de tecnólogos, graduação e pós-graduação, com abrangência em todas as regiões do país, enfocando a qualidade da formação de novos profissionais e assegurando condições de acesso e permanência a atletas estudantes, parece-nos bastante positiva e tende a suprir uma carência histórica dos profissionais do setor”, continuou o deputado Julio César Ribeiro, em seu voto.

Concurso público

Após autorização de lei orçamentária, a instituição poderá organizar concurso público de provas e de títulos para o ingresso na carreira de professor do magistério superior e na carreira de técnico-administrativo.

Para o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), a criação da universidade é muito mais uma demanda da sociedade do que iniciativa do governo.

“Isso vem sendo discutido há muito tempo. Todos os esportistas brasileiros pedem que essa universidade exista, inclusive como formadora de atletas e de diretrizes para o esporte brasileiro nas suas variadas modalidades”, disse.

Contrário à proposta, o deputado Alberto Fraga (PL-DF), vice-líder da oposição, afirmou que o projeto é “eleitoreiro e populista”.

“O governo anuncia a criação sem colocar um centavo no Orçamento. É marketing puro, é uma promessa vazia que gera manchete hoje e será esquecida amanhã”, disse.

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) criticou o fato de o governo criar universidades sem conseguir manter as instituições de ensino já existentes.

Paulo Corrêa faz reunião para tratar de medidas que organizem o trânsito no Parque dos Poderes durante obras na ALEMS

0

Uma reunião proposta pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), primeiro-secretário da Casa, realizada na tarde desta terça-feira (10), debateu os impactos das obras do novo estacionamento e do futuro plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) na mobilidade do Parque dos Poderes. Paulo Corrêa diz que há necessidade de implantar medidas que garantam organização, segurança e maior fluidez no trânsito da região durante a execução dos projetos.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Logística e Infraestrutura, Guilherme Alcântara; o diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Rudi Fioresi; o prefeito do Parque dos Poderes, Paulo Escobar; o secretário de Infraestrutura da Alems, João Paulo Coelho Minzon; e o assessor da 1ª Secretaria, Rodrigo Machado.

De acordo com o parlamentar, o encontro técnico foi fundamental para garantir que as obras do novo estacionamento e do novo plenário sejam realizadas com o mínimo de impacto possível na rotina de servidores, visitantes e de quem circula pelo Parque dos Poderes.

-“Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada com as equipes técnicas e com os órgãos responsáveis, buscando soluções que assegurem mais segurança, organização e fluidez no trânsito durante toda a execução dos projetos. A Assembleia Legislativa está fazendo sua parte para que as melhorias na estrutura não comprometam a mobilidade do dia a dia na região”, ressaltou Corrêa.

Obras

Entre os principais pontos da reunião esteve o andamento do estacionamento vertical da Alems, lançado em março de 2024 e em fase final de conclusão. O empreendimento prevê a oferta de quase 600 vagas, das quais cerca de 250 já estão liberadas para utilização. Com investimento estimado em R$ 34 milhões, a obra é considerada estratégica para diminuir a demanda por vagas nas vias do entorno do Parque dos Poderes.

O projeto do novo plenário da Assembleia Legislativa também foi apresentado. A estrutura terá capacidade para mais de 700 pessoas e contará com galerias públicas, salas técnicas de som e transmissão, estúdios, sanitários acessíveis, além de áreas de apoio à Mesa Diretora, secretarias das Comissões Permanentes, setores administrativos e áreas técnicas adequadas à ampliação da demanda.

Com área construída aproximada de 11.392 metros quadrados, o empreendimento será dividido entre o edifício principal, com 6.165,11 m², e os estacionamentos subterrâneos, que somam 5.216,95 m². A nova edificação terá estrutura mista em aço, com sistema steel deck, distribuída em múltiplos pavimentos.

Com informações CampoGrandeNews e Assessoria Parlamentar

Cidadania abre processo seletivo para analista de ações sociais com salário de até R$ 5,5 mil

0

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), abriu processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 14 profissionais de nível superior para atuação em programas, projetos e unidades vinculadas à Pasta. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

As oportunidades são para os cargos de Analista de Ações Sociais – Psicólogo (10 vagas), Analista de Ações Sociais – Assistente Social (3 vagas) e Analista de Ações Sociais – Psicopedagogo (1 vaga). A remuneração bruta é de R$ 5.532,47, com carga horária de 30 ou 40 horas semanais, conforme a função.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 18 de fevereiro de 2026, por meio do site www.econcursoms.ms.gov.br. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, avaliação curricular e entrevista, com caráter eliminatório e classificatório.

O edital prevê ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras e indígenas, conforme a legislação estadual vigente, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a equidade e a inclusão no serviço público. Os profissionais selecionados atuarão no fortalecimento das políticas públicas de proteção, promoção e garantia de direitos, especialmente voltadas a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O resultado final e a homologação do processo seletivo estão previstos para o dia 24 de março de 2026. Todas as informações, cronograma completo e regras do certame estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico e no portal do E-Concurso MS.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Foto: Matheus Carvalho/SEC/Arquivo

Tráfego na ponte sobre o Rio Jaguari em Amambai deve ser liberado nesta quarta, informa Seinfra

0
Reparos começam nessa segunda e devem ser concluídos até o final da tarde desta quarta, dia 11, destaca Seinfra. (Fotos e vídeo: Divulgação)

Vilson Nascimento

A prefeitura interditou no domingo, dia 8 fevereiro, por meio da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), o tráfego na ponte sobre o Rio Jaguari, localidade que liga a região da Fazenda Três Barras e a Rodovia MS-289, entre Amambai e Jutí.

Segundo o secretário de infraestrutura do município, Luiz Fernando Fischer, a interdição da ponte foi para a realização de reparos estruturais com objetivo de proporcionar segurança aos transeuntes e garantir boas condições para o escoamento da produção agropecuária, sobretudo da soja, que está em pleno período de colheita.

De acordo com o secretário Fernando Fischer, o trabalho de restauração da ponte de madeira, que teve início nessa segunda-feira (9) deverá ser concluído até o final da tarde desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, quando o tráfego será restabelecido na localidade.

Casa do Trabalhador disponibiliza 62 oportunidades de emprego em Amambai

0
Vista da cidade, em Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 62 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 62 oportunidades de emprego para esta quarta-feira, 11 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para auxiliar geral ajudante de sinalização de estrada (salário R$ 1.77,00+horas extras horário segunda a sexta café+almoço)

7 vagas para pedreiro 

4 vagas para atendente 

3 vagas para serralheiro 

3 vagas para vigia 

3 vagas para atendente 

3 vagas para auxiliar de limpeza 

3 vagas para mecânico de automóveis 

3 vagas para auxiliar de linha de produção 

2 vagas para auxiliar de mecânico 

2 vagas para repositor 

1 vaga para auxiliar de cozinha 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para garçom 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração 

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança 

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para motorista de caminhão guincho 

1 vaga para operador de patrola 

1 vaga para operador de escavadeira 

1 vaga para mestre de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para torneiro mecânico

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Cármen Lúcia apresenta regras para atuação de juízes nas eleições

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou nesta terça-feira (10) aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) dez recomendações que deverão ser seguidas pelos juízes eleitorais durante as eleições de outubro.Cármen Lúcia apresenta regras para atuação de juízes nas eleiçõesCármen Lúcia apresenta regras para atuação de juízes nas eleições

As orientações foram apresentadas em reunião realizada na tarde de hoje.

As regras deverão servir de parâmetro ético para disciplinar o comportamento dos magistrados da Justiça Eleitoral durante o pleito. Na semana passada, as orientações foram anunciadas pela ministra durante a sessão de abertura dos trabalhos de 2026. 

Entre as principais regras, os juízes eleitorais devem divulgar a agenda de audiências com partes e advogados.

Os magistrados não podem fazer manifestações sobre os processos que tramitam na Justiça Eleitoral e também estão proibidos de participar de eventos com candidatos ou seus aliados.

Eles também não podem publicar suas escolhas políticas nas redes sociais.

Confira as regras: 

  • Audiências: Garantir a publicidade das audiências com partes e advogados, candidatas ou candidatos e partidos políticos, divulgando previamente as agendas (que sejam realizadas dentro ou fora do ambiente institucional);
  • Manifestações: Manter postura comedida em intervenções e manifestações públicas ou privadas, inclusive em agendas profissionais ou pessoais, sobre temas relacionados ao processo eleitoral, estejam ou não submetidos à sua jurisdição;
  • Eventos: Evitar comparecer a eventos públicos ou privados que promovam confraternização com candidatas ou candidatos, seus representantes ou pessoas direta ou indiretamente interessadas na campanha, em razão do potencial conflito de interesses;
  • Redes sociais: Abster-se de manifestações, em qualquer meio, inclusive mídias digitais e redes sociais, sobre escolhas políticas pessoais, para não gerar dúvidas quanto à imparcialidade das decisões judiciais;
  • Presentes: Não receber ofertas, presentes ou favores que possam colocar em dúvida a imparcialidade no exercício da jurisdição;
  • Escritórios de advocacia: Ficar afastado de atos ou processos nos quais escritórios de advocacia dos quais façam parte estejam representando interesses;
  • Atividades privadas: Não assumir compromissos com atividades não judiciais que prejudiquem o cumprimento dos deveres funcionais;
  • Sinalizações: Evitar quaisquer sinalizações favoráveis ou contrárias a candidatas ou candidatos, partidos políticos ou ideologias, sob pena de suscitar ilações de favorecimento ou perseguição em julgamentos;
  • Divulgação: Assegurar que apenas a autoridade competente torne públicos atos judiciais e administrativos, evitando equívocos de interpretação ou divulgações precipitadas ou inadequadas sobre o processo eleitoral;
  • Transparência: Reafirmar a transparência como princípio republicano essencial, garantindo ampla publicidade dos atos da Justiça Eleitoral, de forma a assegurar ao eleitor o direito à informação segura e baseada em fatos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

STF

No Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia é relatora do Código de Ética da Corte.

A proposta de criação do código foi feita pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, na semana passada, após os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli serem criticados publicamente sobre as investigações envolvendo as fraudes no Banco Master.

No mês passado, Moraes negou ter participado de um encontro com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa, no primeiro semestre de 2025, na casa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. 

O suposto encontro foi noticiado pelo Portal Metrópoles e teria ocorrido em meio ao processo de tentativa de compra do Master pelo BRB. Em nota à imprensa, Moraes classificou a reportagem como “falsa e mentirosa”.

Antes da liquidação do Master pelo Banco Central, o escritório de advocacia Barci de Moraes, que pertence à família do ministro, prestou serviços ao banco de Vorcaro. 

Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.

Portos brasileiros movimentaram 1,4 bi de toneladas de cargas em 2025

0
Foto: Arquivo/26.07.2012/Tânia Rêgo/Agência Brasil

A movimentação de cargas nos terminais portuários brasileiros atingiu 1,40 bilhão de toneladas (bi/t) em 2025. O resultado representa um aumento de 6,1% em comparação às 1,32 bi/t registradas em 2024.

O resultado, um novo recorde de movimentação, foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) nesta terça-feira (10), em Brasília.

No mesmo período, a movimentação de cargas em contêineres aumentou 7,2%, atingindo 164,6 milhões de toneladas. Já as cargas gerais soltas, em 2025, totalizaram 65,8 milhões/t, o que representou um aumento de 0,8% em comparação a 2024.

A movimentação de granéis sólidos variaram 6,3%, atingindo 839,7 milhões/t em cargas, enquanto os granéis líquidos chegaram a 333 milhões de toneladas (6,1%).

No geral, o minério de ferro (30%), óleo bruto (16%) e contêineres (12%) representam mais de 50% de toda a carga movimentada. A China se manteve como principal destino do minério de ferro extraído em território brasileiro, consumindo 72% de todo o produto exportado.

Para o diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, “é dia de celebrarmos mais um recorde de movimentação do setor aquaviário”.

“Não se trata de um bom momento pontual, mas de uma trajetória de crescimento do setor, que reflete a maturidade institucional do país e da atuação da Antaq”, disse Dias, destacando o “aumento substancial dos investimentos privados” no setor nos últimos anos.

Em 2020, a iniciativa privada investiu cerca de R$ 129,3 bilhões em infraestrutura portuária. No ano passado, esse valor chegou a R$ 234,9 bilhões. No setor público, em comparação, o total de investimentos aumentou bem menos, passando de R$ 36,4 bilhões, para R$ 45,1 bilhões, quase a metade dos R$ 88,7 bilhões, de 2010. Somados os dois setores, o investimento saltou de R$ 165,7 bilhões para R$ 280 bilhões, em apenas cinco anos.

“Hoje, o país investe mais em infraestrutura do que em toda a sua história. E o fato do setor privado ter [quase] dobrado a quantia investida, mostra o quanto o Poder Público está maduro para fazer parcerias com o setor privado”, avaliou Dias.

“O aumento da produtividade e da eficiência têm limites. [Por isso] É necessário aumentar e fortalecer a capacidade e a disponibilidade da infraestrutura brasileira”, defendeu o diretor-geral da Antaq, revelando que a autarquia projeta um considerável aumento da demanda por cargas conteinerizadas pelos próximos quatro anos.

Estudos da autarquia indicam que a movimentação portuária alcançará 1,44 bi/t este ano, um crescimento de 2,7% em relação a 2025; e 1,59 bi/t em 2030.

“É fundamental que o Estado crie as condições e possa responder a este grande desafio. Os portos não podem ser o gargalo do crescimento do país. Não basta focarmos da porteira para dentro. Precisamos melhorar os acessos e já estamos avaliando o que precisa ser feito”, enfatizou Dias.

Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

0
© SEDUC/AM

O Ministério da Educação (MEC) autorizou um novo reajuste no valor do repasse para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em todo o país. O aumento anunciado é de 14,35% para este ano, com o objetivo de recompor o poder de compra de estados e municípios diante da inflação de alimentos.

Com a atualização, o investimento total no programa chega a R$ 6,7 bilhões em 2026. Segundo o governo federal, o montante representa aumento de 55% no orçamento da merenda desde 2023 e um salto de 80% em relação ao que era investido há quatro anos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o reajuste será aplicado na primeira parcela do cronograma de pagamentos.

“Estamos saindo de um orçamento de 2022 de R$ 3,6 bilhões em 2022 para o programa, para esse ano com orçamento de R$ 6,7 bilhões”, destacou o ministro.

Incentivo à agricultura familiar

Além do aporte financeiro, o governo oficializou o aumento da cota mínima para compras da agricultura familiar. Por lei, estados e municípios agora devem destinar obrigatoriamente 45% dos recursos do Pnae para a aquisição de produtos de pequenos produtores e cooperativas locais. Anteriormente, o percentual mínimo era de 30%.

A estimativa do MEC é que aproximadamente R$ 3 bilhões sejam injetados diretamente na economia rural por meio dessa medida.

O Pnae atende alunos de toda a educação básica — da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA) — matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas com o poder público.

Fonte: Pedro Lacerda – Repórter da Radio Nacional

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem resultado divulgado

0
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Mais de 4,7 mil redes públicas de ensino brasileiras foram certificadas com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final nesta segunda-feira (9).

A pontuação obtida pode ser consultada pelos estados e municípios participantes no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), com login do gestor de educação local na conta da plataforma Gov.br.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização atesta publicamente o empenho das secretarias de educação estaduais, distrital e municipais na implementação de políticas, ações e estratégias que assegurem o direito à alfabetização.

O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro.

Números

Nesta edição, o MEC contabilizou as inscrições de 4.872 redes de ensino das 5.595 que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o que corresponde a um índice de 87,1% de participação dos entes da federação.

Em nota, o MEC afirma que a quantidade de certificações evidencia “o elevado engajamento das redes públicas de ensino em todas as regiões do país”.

Entre os inscritos nesta segunda edição da premiação, 97% (4.728 redes de ensino) obtiveram êxito e conquistaram o selo, sendo 2.285 selos Ouro; 1.896 selos Prata; e 547 selos Bronze.

A categoria ouro está vinculada ao atingimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

A certificação considera: gestão, governança, formação, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes. Também reconhece o trabalho coletivo de articuladores e o papel dos gestores escolares e professores.

Selo

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização não envolve premiação em dinheiro. A iniciativa federal é um reconhecimento simbólico dos esforços das secretarias no cumprimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Este compromisso busca para garantir, até 2030, a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o fim do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano que apresentam defasagens. As metas são anuais.

O selo tem o objetivo também de promover o compartilhamento de práticas bem-sucedidas de gestão que estejam comprometidas com as metas de alfabetização, para incentivar políticas de redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).

A cerimônia de entrega do selo ocorrerá em Brasília, em data a ser definida pelo MEC.

Fonte: Daniella Almeida – repórter da Agência Brasil

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

0
© FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Super Popular         Fone: 99205-6752

Próximo ao Posto V8

Centro de Treinamento Manoel Mello é inaugurado em Amambai

0
Fotos: Divulgação/Secom

Nesta segunda-feira, dia 09, Amambai ganhou um novo espaço dedicado ao esporte e à qualidade de vida com a inauguração do Centro de Treinamento Manoel Mello, empreendimento que nasce com um significado especial: dar continuidade ao sonho e à trajetória de um profissional que marcou muitas vidas por meio da atividade física.

Localizada na Avenida Pedro Manvailer, 1927, a academia chega com uma estrutura moderna, equipamentos novos e um ambiente planejado para oferecer conforto, acolhimento e treinos de qualidade para pessoas de todas as idades.

O espaço leva o nome de Manoel Mello, personal trainer, atleta e grande incentivador do esporte no município. Desde muito jovem, Manoel construiu sua história com base na disciplina, no trabalho e na busca constante por evolução. Formado em Educação Física, destacou-se como profissional dedicado, sempre preocupado em transformar a vida de seus alunos por meio do esporte.

O sonho de ter uma academia própria começou de forma simples, dentro de casa, e foi crescendo com o apoio da família e da parceira Natasha. Com muito esforço, o projeto evoluiu até se tornar realidade, ganhando agora uma estrutura ampla e aberta ao público.

Mesmo com a partida precoce de Manoel, em julho de 2025, o projeto não foi interrompido. Pelo contrário: transformou-se em um legado. O Centro de Treinamento Manoel Mello surge para manter viva sua essência, seus valores e seu amor pelo esporte.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; dos sócios proprietários Natasha e João; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Júnior Dias; do presidente da Câmara Municipal, Darci José da Silva; além das vereadoras Cida Farias e Suzana Ulisses, presidente da Acia, Bruno Anderson, empresários, clientes, amigos e familiares.

Durante o evento, familiares, amigos e alunos se emocionaram ao ver o sonho ganhar forma. O novo espaço foi apresentado como muito mais do que uma academia: um local de superação, disciplina, saúde e transformação.

Com a abertura oficial do Centro de Treinamento Manoel Mello, Amambai ganha mais um importante incentivo à prática esportiva, reafirmando que o sonho de Manoel continua vivo em cada pessoa que ali treinar.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Nota de falecimento de Iracema Fernandes Moraes

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa terça-feira, dia 10 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Iracema Fernandes Moraes, de 88 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nesta quarta-feira (11) às 9h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Gaeco cumpre 76 mandados e afasta 5 servidores em 5 municípios de MS

0
Gaeco e Batalhão de Choque amanheceram na porta de uma loja de materiais escolares e de escritório, localizado na rua 14 de julho, Vila Glória, em Campo Grande - MARCELO VICTOR

Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 76 mandados, na manhã desta terça-feira (10), durante a Operação Cartas Marcadas, em Campo Grande, Corguinho, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Dos 76 mandados, são

  • 46 mandados de busca e apreensão
  • 5 mandados de afastamento de cargos públicos
  • 22 mandados de proibição de contratar com o Poder Público
  • 3 mandados de suspensão de contratos vigentes com o Poder Público

Todos os mandados são expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Em Campo Grande, os mandados são cumpridos em uma loja de materiais escolares e de escritório, localizada na rua 14 de julho, Vila Glória. Policiais militares do Batalhão de Choque e Gaeco amanheceram na porta do estabelecimento e impediram a entrada dos funcionários.

O advogado da loja, Nilton Ribeiro Júnior, confirmou ao Correio do Estado que os policiais e promotores estão cumprindo mandado de busca e apreensão de documentos, mas alegou que não dispõe de mais informações. Disse, também, que este mandado é somente mais um em uma série de decisões judiciais que estão sendo cumpridas em diferentes cidades de Mato Grosso do Sul.

A investigação aponta a existência de uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a Administração Pública, liderada por agentes políticos que atuavam como principais articuladores do esquema criminoso, nas prefeituras de Corguinho e Rio Negro.

A organização criminosa era composta por servidores públicos que forjavam a concorrência de licitações públicas, e, direcionavam os certames à empresas integrantes do esquema.

Nos últimos anos, os contratos somam R$ 9.000.000,00. As licitações corrompidas abrangem:

  • Contratações diretas para aquisição de materiais de expediente, mediante dispensas indevidamente manipuladas
  • Contratação de empresas para a execução de obras públicas, as quais eram iniciadas antes mesmo da formalização contratual

O Ministério Público (MPMS) adquiriu provas por meio do conteúdo extraído de alguns telefones celulares apreendidos, nas Operações Turn Off e Malebolge, que revelaram o modus operandi da organização criminosa. Com isso, foi possível chegar até os agentes políticos que dirigiam o esquema.

Batalhão de Choque (BPMChoque) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, apoiaram a ocorrência nesta terça-feira (10).

“Cartas Marcadas”, termo que dá nome à operação, faz referência a um jogo previamente manipulado, em que o desfecho é conhecido antes mesmo do início.

No caso, as contratações sob apuração foram direcionadas de antemão às empresas investigadas, por meio de ajustes espúrios, para conferir aparência de lisura a uma escolha que já estava determinada.

Desde o começo do ano passado, operações do Ministério Público revelaram supostos esquemas de corrupção em Aquidauana, Água Clara, Rochedo, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Terenos, Miranda, Itaporã e Campo Grande.

Fonte: Naiara Camargo/Correio do Estado

Fiems debate planejamento e educação ambiental para Bonito

0

A Fiems, por meio do Centro de Sustentabilidade da Indústria, recebeu nesta segunda-feira (09/02), o secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, e a servidora Hélia Cardoso para reunião institucional voltada ao fortalecimento de parcerias na área de sustentabilidade no município. Na ocasião, também foi realizada a entrega oficial do Calendário 2026, iniciativa integrante do Programa Municipal de Educação Ambiental de Bonito.

A agenda reforçou a importância da articulação entre instituições na definição de estratégias capazes de atender às demandas atuais e futuras de Bonito, município reconhecido nacionalmente pela qualidade na gestão ambiental e pela relevância do turismo sustentável na economia local.

Para a gerente de Sustentabilidade da Fiems, Claudia Borges, o diálogo técnico contribui para fortalecer políticas públicas e estruturar projetos de longo prazo.

“A Fiems entende que sustentabilidade se constrói de forma integrada, unindo planejamento, setor produtivo e formação das novas gerações. O diálogo com o município de Bonito reforça esse compromisso, especialmente ao conectar a agenda ambiental às ações de educação desenvolvidas nas escolas. Contribuir com as discussões estratégicas do município é essencial para promover um desenvolvimento equilibrado, que concilie preservação e atividade econômica”, destacou.

A reunião também identificou prioridades e oportunidades de cooperação que devem orientar futuras iniciativas voltadas à área ambiental e ao fortalecimento da educação no município.

‘Barbie boiadeira’: Ana Castela ostenta Porsche rosa avaliada em R$1 milhão

0
Ana Castela pousa ao lado de veículo de luxo e fãs elogiam — Foto: Redes Sociais/ Reprodução

A cantora sertaneja Ana Castela compartilhou nas redes sociais imagens ao lado de um carro de luxo rosa. Nos comentários, fãs compararam a artista à boneca Barbie e à personagem Penélope Charmosa, conhecida pelo visual na mesma cor.

Na legenda, a sul-mato-grossense escreveu: “Deixe ela com o carro rosa dela”.

O veículo é uma Porsche, marca de luxo, e é avaliado em mais de R$ 1 milhão no Brasil, dependendo do modelo. A escolha da cor vibrante para o automóvel também chamou a atenção dos seguidores da cantora.

Cantora ama carros

'Barbie boiadeira': Ana Castela ostenta Porsche rosa avaliada em R$1 milhão
Ana Castela ganhou caminhonete de surpresa — Foto: Felipe Fraco

No ano passado, no Barretão, a “boiadeira”, que faz parte de um dos principais escritórios de música sertaneja atualmente, a Agroplay, ganhou de seus empresários, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, uma caminhonete modelo Ford F-150 Custom, de 1978.

O modelo teve que ser importado ao Brasil e chega a custar até US$ 60 mil, o que daria mais de R$ 300 mil.

Além dos carros, a vida em novela

No começo do mês, Ana Castela publicou um vídeo dos bastidores da sua participação em “Coração acelerado”, novela das 19h da Rede Globo. Nas redes sociais, a cantora mostrou uma prévia das cenas em que aparece, interpretando ela mesma. Veja o vídeo acima.

A artista sul-mato-grossense faz participações especiais na trama, que retrata o universo sertanejo.

Na legenda da publicação, Ana Castela escreveu: “Coração acelerado dentro e fora de cena. Vem ver como foi essa semana de gravações”.

Na novela, a cantora contracena com Isabelle Drummond, Felipe Bragança, Leandra Leal e outros atores do núcleo principal da novela

Fonte: Ninfa Eugênia, g1 MS