10.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 193

Nota de falecimento de de Leide Souza Barros

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 25 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Leide Souza Barros, de 63 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento acontece nesta quinta-feira (26), às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

Fiems apresenta a embaixador da Hungria potencialidades do setor industrial de MS

0

O diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rocha, recebeu, nesta quarta-feira (25/02), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, o embaixador da Hungria, Miklos Halmai, em uma agenda voltada à apresentação das potencialidades do setor industrial de Mato Grosso do Sul e ao fortalecimento de relações institucionais e comerciais com o país europeu.

Segundo Aurélio Rocha, a visita reforça o interesse mútuo em ampliar o diálogo entre os setores produtivos. “O embaixador veio aqui para entender um pouco sobre esses avanços que o Mato Grosso do Sul tem realizado, o motivo de sermos o Estado que mais recebe investimento privado no país. Então foi uma conversa muito agradável, muito interessante e que abriu aí uma grande série de oportunidades de negócios”, afirmou.

Fiems apresenta a embaixador da Hungria potencialidades do setor industrial de MS

Já o embaixador Miklos Halmai explicou que o objetivo do encontro foi estabelecer contatos com representantes da indústria sul-mato-grossense e identificar pontos de interesse comum. A Hungria tem grandes planos com o Brasil, tanto em nível federal quanto estadual. Tenho certeza de que podemos avançar na construção de parcerias industriais e comerciais entre a Hungria e Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Fiems apresenta a embaixador da Hungria potencialidades do setor industrial de MS

Brasil registra 88 casos de Mpox em 2026; saiba como evitar a doença

0

O Brasil registrou 88 casos confirmados do vírus Mpox, com a maioria sendo no estado de São Paulo, que desde janeiro contabiliza 62 casos. Os outros registros aparecem no Rio de Janeiro (15), em Rondônia (4), em Minas Gerais (3), no Rio Grande do Sul (2), no Paraná (1) e no Distrito Federal (1). Os quadros leves a moderados predominam e não há óbitos. Em 2025, foram registrados no país 1.079 casos e 2 óbitos. Os dados são do Ministério da Saúde. Brasil registra 88 casos de Mpox em 2026; saiba como evitar a doençaBrasil registra 88 casos de Mpox em 2026; saiba como evitar a doença

O que é Mpox e quais são os sintomas?

Causada pelo vírus Monkeypox, a doença tem seu contágio por meio de contato pessoal próximo com lesões na pele, fluidos corporais, sangue ou mucosas de pessoas infectadas. O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas. O quadro pode incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados. A erupção cutânea pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genitais e/ou anal.

Como a Mpox é transmitida?

O vírus se espalha de pessoa para pessoa por meio do contato próximo com alguém infectado, incluindo falar ou respirar próximos uns dos outros, o que pode gerar gotículas ou aerossóis de curto alcance; contato pele com pele, como toque ou sexo vaginal/anal; contato boca com boca; ou contato boca e pele, como no sexo oral ou mesmo o beijo na pele.

O compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos ou materiais de lesões infectantes também podem transmitir a doença.

Em quanto tempo a doença se manifesta?

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da Mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Ao notar os sintomas, é preciso procurar uma unidade de saúde para fazer o exame laboratorial, que é a única forma de confirmação. O diagnóstico complementar deve ser realizado considerando as seguintes doenças: varicela zoster, herpes zoster, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancróide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso, reação alérgica e quaisquer outras causas de erupção cutânea papular ou vesicular.

“Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem cumprir isolamento imediato, não compartilhar objetos e material de uso pessoal, tais como toalhas, roupas, lençóis, escovas de dente, talheres, até o término do período de transmissão”, orienta o Ministério da Saúde.

Qual é o tratamento?

O tratamento consiste no alívio dos sintomas, na prevenção, no manejo das complicações e em evitar sequelas. A maioria dos casos apresenta sinais e sintomas leves e moderados. Não há medicamento aprovado especificamente para Mpox.

A prevenção consiste em evitar contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Caso seja necessário ter contato, a recomendação é a de utilizar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.

Também é recomendado lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel frequentemente. As medidas de higiene são especialmente importantes após o contato com a pessoa infectada, suas roupas, lençóis, toalhas e outros itens ou superfícies que possam ter entrado em contato com as erupções e lesões da pele ou secreções respiratórias.

“Lave as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente. Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descarte os resíduos contaminados (por exemplo, curativos) de forma adequada”, alerta o Ministério.

Mpox pode matar?

Na maioria dos casos, os sintomas da doença desaparecem sozinhos em poucas semanas. Mas, em algumas pessoas, o vírus pode provocar complicações médicas e mesmo a morte. Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm maior risco de sintomas mais graves e de morte pela infecção.

Quadros graves causados pela Mpox podem incluir lesões maiores e mais disseminadas (especialmente na boca, nos olhos e em órgãos genitais), infecções bacterianas secundárias de pele ou infecções sanguíneas e pulmonares. As complicações se manifestam ainda por meio de infecção bacteriana grave causada pelas lesões de pele, encefalite, miocardite ou pneumonia, além de problemas oculares.

Pacientes com Mpox grave podem precisar de internação, cuidados intensivos e medicamentos antivirais para reduzir a gravidade das lesões e encurtar o tempo de recuperação. Dados disponíveis mostram que entre 0,1% e 10% das pessoas infectadas pelo vírus morreram, sendo que as taxas de mortalidade podem divergir por conta de fatores como acesso a cuidados em saúde e imunossupressão subjacente.

São Paulo

Apesar dos números apresentados pelo governo federal, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP) afirma que o número de casos no estado é de 50. A capital paulista é a cidade com maior número de casos: 31. Campinas, Paulínia, Sumaré, Hortolândia, Sorocaba, Várzea Paulista, Araquaquara, Osasco, Cotia, Jandira, Serrana, Arujá, Santos, Guarulhos e Pradópolis registram um caso. Em Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes, são dois em cada. No ano passado, em janeiro foram registrados 79 casos e em fevereiro 47 casos, totalizando, 126 casos nos dois primeiros meses do ano.

Secretaria de meio ambiente de Iguatemi realiza plantio de mudas de ipê roxo vários locais da cidade

0

A Secretaria Municipal Meio Ambiente da Prefeitura de Iguatemi realizou nessa terça-feira (24), o plantio de cerca de 100 mudas de ipê em várias regiões da cidade. A ação, foi coordenada pelo Secretário da pasta Edson Barbosa e executada juntamente com os servidores da Secretaria. O objetivo, foi repor mudas que foram plantadas anteriormente e morreram, bem como o plantio nos locais que estavam faltando. Esse plantio foi realizado na parte velha da cidade, Vila Rosa, Vila Nova Esperança e Vila Nova e parte central da cidade.

O evento faz parte do projeto de revitalização e reflorestamento da área urbana de Iguatemi. De acordo como Secretário Barbosa, foi efetuado o controle de formigas cortadeiras principalmente nos locais onde foram plantadas as mudas.  “Fico feliz em desenvolver esse importante trabalho, pois além de arborizar nossa cidade tornará ainda mais bela a área urbana do Município quando as arvores estiverem formadas” disse o Secretário.

Sete Quedas ganha novo aplicativo para fortalecer o comércio local e facilitar a vida dos moradores

0

Sete Quedas acaba de dar um importante passo rumo à modernização do comércio e da comunicação local com o lançamento oficial do Aplicativo “Tudo Aqui Sete Quedas”, plataforma digital que reúne empresas, comércios, prestadores de serviços e informações úteis da cidade de Sete Quedas em um único lugar.

A proposta do aplicativo é simples e direta: conectar moradores aos negócios locais de forma rápida, prática e organizada, valorizando quem é da cidade e fortalecendo a economia regional. Você lembra das antigas “Listas Telefônicas”, onde a gente procurava os números dos comércios e pessoas, seria praticamente isso, mais moderno, digital e na palma da sua mão quando você precisar. Com link direto para o WhasApp, Fotos e banners, localização, mostras de serviços e tudo mais” diz o idealizador.

Um novo canal para o comércio local

Com o crescimento do uso de celular e da busca por serviços online, o aplicativo surge como uma vitrine digital moderna para empresas de Sete Quedas. Pelo app, comerciantes podem divulgar:

•     Informações de contato

•     Endereço e localização

•     Horário de funcionamento

•     Fotos de produtos e serviços

•     Botão direto para WhatsApp

•     Promoções e destaques

A iniciativa promete ampliar a visibilidade dos empreendimentos locais, desde mercados e farmácias, até oficinas, restaurantes e profissionais autônomos, e todos os seguimentos existentes na cidade. Segundo os organizadores, a ferramenta foi pensada especialmente para comércios que ainda não possuem presença digital estruturada, a muitas vezes as pessoas não possuem contato direto. 

Facilidade para o morador

Para o cidadão, o aplicativo funciona como um guia comercial digital de Sete Quedas. Em vez de procurar indicações em vários lugares ou depender apenas de redes sociais, o morador pode acessar o app e encontrar rapidamente o que precisa, organizado por categorias.

Além disso, o aplicativo pode se tornar uma ferramenta estratégica em situações do dia a dia, como encontrar um encanador ou eletricista com urgência, pedir gás, localizar um restaurante ou lanchonete, ou procurar os telefones dos estabelecimentos.

Impacto na economia local

Especialistas apontam que iniciativas como essa contribuem diretamente para o fortalecimento da economia municipal. Ao facilitar que os moradores comprem de empresas da próprias cidade, o dinheiro circula localmente, gerando mais empregos e desenvolvimento.

O slogan do projeto reforça essa proposta: incentivar a população a comprar de quem é daqui.

Em cidades como Sete Quedas, onde o comércio local é peça fundamental da economia, a digitalização pode representar uma nova fase de crescimento e competitividade. 

O app tem potencial para se tornar não apenas um catálogo digital, mas um verdadeiro ponto de encontro entre comércio e comunidade. O aplicativo já está disponível para ser baixado no Play Store e Apple ( IOS ), e com link disponível no Perfil do Instagram @tudoaquisetequedas

Nota do Enem amplia caminhos para quem não passou no SISU

0
(Imagem: Saulo Angelo / iStock)

A divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) costuma marcar o início de uma nova etapa para milhares de estudantes. Para quem não conseguiu a vaga desejada, no entanto, o momento pode ser de frustração.

Ainda assim, a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) segue como um ativo importante e pode abrir diferentes caminhos. Antes de tomar uma decisão, vale refletir sobre a carreira pretendida e até recorrer a um teste vocacional para alinhar expectativas e escolhas de faculdade.

Fies e ProUni como alternativas

Uma das principais opções para quem não passou no SISU é buscar vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Ministério da Educação oferece financiamento a juros baixos para cursos de graduação em instituições privadas, com início do pagamento após a conclusão do curso.

Outra possibilidade é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares. A seleção considera o desempenho no Enem e critérios de renda familiar.

De acordo com informações do Ministério da Educação, a nota do exame é a principal porta de entrada para esses programas, ampliando as alternativas para quem deseja ingressar no ensino superior ainda neste ano.

Descontos em faculdades privadas

Mesmo fora dos programas federais, diversas instituições utilizam a pontuação do Enem como critério para concessão de bolsas e descontos próprios. Quanto maior a nota, maior pode ser o abatimento nas mensalidades.

Essa modalidade pode representar uma solução para estudantes que já definiram a área de interesse, mas precisam de condições financeiras mais acessíveis para iniciar a graduação. Avaliar o custo-benefício da faculdade escolhida, considerando qualidade do curso e reconhecimento no mercado, é fundamental.

Bolsas em cursinhos pré-vestibulares

Outra estratégia é utilizar a nota para obter descontos em cursos preparatórios. Muitos pré-vestibulares oferecem bolsas proporcionais ao desempenho no Enem, permitindo que o estudante se prepare melhor para uma nova tentativa no SISU ou em vestibulares tradicionais.

Nesse caso, a decisão pode ser estratégica para quem deseja tentar novamente uma vaga concorrida ou mudar o foco da formação.

Cursos técnicos e tecnólogos em alta

Os cursos técnicos e tecnólogos também aparecem como alternativas viáveis. Com duração mais curta e foco prático, essas formações costumam apresentar alta empregabilidade, especialmente em áreas ligadas a tecnologia, saúde e indústria.

Além de possibilitar inserção mais rápida no mercado de trabalho, esses cursos podem servir como etapa intermediária antes da graduação tradicional. Em alguns casos, disciplinas cursadas podem ser aproveitadas posteriormente na faculdade.

Planejamento e teste vocacional antes da decisão

Diante das alternativas, especialistas recomendam cautela na escolha da próxima etapa. A frustração por não ter passado no SISU pode levar a decisões precipitadas, como optar por um curso sem afinidade ou perspectiva de longo prazo.

Por isso, antes de mergulhar de cabeça em uma nova área, é recomendado a realização de um teste vocacional. A ferramenta pode ajudar a identificar habilidades, interesses e traços de perfil, contribuindo para uma decisão mais alinhada à carreira desejada e reduzindo o risco de evasão na faculdade.

Fonte: Divulgação

Por unanimidade, STF condena assassinos de Marielle e Anderson

0
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal condenou por unanimidade os envolvidos no assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O último ministro a manifestar o voto foi Flávio Dino, que, a exemplo de Cristiano Zanin e Cármem Lúcia, acompanharam integralmente o voto do relator Alexandre de Moraes. Por unanimidade, STF condena assassinos de Marielle e AndersonPor unanimidade, STF condena assassinos de Marielle e Anderson

Os réus são o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão; o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos; o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa; o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula; e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos. Todos estão presos preventivamente.

Dos cinco acusados pela Procuradoria Geral da República pelo homicídio de Marielle e de Anderson, e pela tentativa de assassinato da assessora Fernanda Chaves, apenas Rivaldo Barbosa de Araújo, foi eximido do assassinato, porém condenado pelos crimes de obstrução de justiça e de corrupção passiva.

Delas Day 2026 abre as portas para milhares de histórias de coragem, autonomia e transformação em MS

0

O compromisso de Mato Grosso do Sul com a valorização das mulheres foi reafirmado durante a abertura do Delas Day 2026, nesta terça-feira (24). Consolidado como o maior evento feminino do Estado, o encontro reúne pessoas, instituições públicas e privadas em uma agenda estratégica que integra políticas de empreendedorismo, inclusão produtiva, ciência, inovação e desenvolvimento social.

Com o tema “Nossa identidade, nossa força”, o Delas Day projeta, nestes dois dias de evento, impacto direto em 14 mil mulheres, sendo 7 mil participantes presenciais e outras 7 mil que acompanham a programação on-line. O crescimento expressivo do evento evidencia sua consolidação. Em 2024, foram 1,6 mil participantes e em 2025, mais de 13 mil mulheres, com previsão de chegar a 14 mil pessoas este ano..

O Estado participa como parceiro ativo da iniciativa, atuação que vai além do apoio formal e se traduz na presença efetiva de secretarias, fundações, universidades públicas, órgãos do sistema de Justiça e instituições do Sistema S, compondo uma programação robusta e articulada.

Durante a abertura oficial, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que os números do Delas Day representam muito mais do que estatísticas. “O Delas Day nasceu por um propósito. São vozes, histórias, trajetórias que encontram um espaço de conexão, pensamento e transformação. O Governo do Estado é parceiro permanente dessa agenda, porque política pública para mulheres não se faz no discurso isolado, mas com articulação, estratégia e continuidade”, disse Barbosinha.

Delas Day 2026 abre as portas para milhares de histórias de coragem, autonomia e transformação em MS
Delas Day 2026 abre as portas para milhares de histórias de coragem, autonomia e transformação em MS

O vice-governador ressaltou que a presença ativa da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), Fundect, Funtrab, universidades públicas, Sistema S e dos órgãos do sistema de Justiça demonstra que o fortalecimento do protagonismo feminino é prioridade política do Governo do Estado.

“Quando promovemos o II Encontro das Gestoras Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, fortalecemos a rede nos 79 municípios. Quando falamos de mercado de trabalho com a Funtrab, falamos de autonomia e dignidade. Quando a Fundect apresenta o Centelha 3, abrimos portas para que mais mulheres liderem startups, transformem ciência em oportunidade e inovem. Desenvolvimento só é verdadeiro quando inclui todas”, destacou.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, reforçou o impacto social do evento na trajetória das mulheres sul-mato-grossenses. “Acredito na missão do Sebrae e acredito que eventos como o Delas Day são fontes para mentes e corações ávidos por informações, acolhimento e orientações. A cada nova edição, vemos o empreendedorismo feminino ocupar espaços e temas que, conectados, são capazes de transformar histórias de vida e a nossa sociedade”, disse.

Já a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destacou que o Governo acompanha e estrutura a política desde a primeira edição do evento. “Estamos presentes desde o primeiro Delas Day, em 2024. Hoje é o maior evento que reúne instituições para trazer serviços, palestras e informações às mulheres sul-mato-grossenses. Temos painéis que mostram a pluralidade das mulheres: indígenas, quilombolas, mães atípicas, empreendedoras. São dois dias intensos, mas o impacto permanece ao longo do ano, quando essas mulheres saem daqui fortalecidas para protagonizar suas próprias histórias”.

A diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “O Delas Day é uma ação conjunta. Mais de 30 instituições trouxeram serviços e oportunidades de qualificação, inserção no mercado e crescimento no empreendedorismo. Queremos gerar conexões para que as mulheres transformem inspiração em ação e tracem o caminho que desejarem”, pontuou.

Delas Day 2026 abre as portas para milhares de histórias de coragem, autonomia e transformação em MS

Parceria permanente

A realização do Delas Day integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae/MS ao longo de 2025 e 2026, incluindo capacitações em 19 municípios, conferências de afroturismo, formação de lideranças quilombolas, Empretec Indígena, programas para mães atípicas e o convênio do programa Cidade Empreendedora, que recebeu apoio estadual de R$ 16,4 milhões

Ao abrir oficialmente a edição 2026, o Governo do Estado reafirma que crescimento econômico e justiça social caminham juntos. “Nossa identidade, nossa força nos lembra que cada mulher carrega uma história única. Quando essas histórias se encontram, nasce algo maior: nasce transformação coletiva. Que estes dois dias sejam de aprendizado, coragem e conexões verdadeiras. O Mato Grosso do Sul segue avançando porque acredita na força das mulheres”, concluiu Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Governo de MS
Fotos: Messias Ferreira, Comunicação Sebrae/MS

Governo do Estado mostra eficiência em licitações ao divulgar calendário de compras e planejamento de contratações

0

O Governo do Estado apresentou, nesta terça-feira (24), a consolidação do PCA 2026 (Plano de Contratações Anual) e o calendário de compras para o ano. O evento de lançamento estratégico do PCA, organizado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), reuniu gestores e servidores responsáveis pelos setores de compras, Superintendências de Administração e Finanças (SUADs) e autoridades competentes dos órgãos estaduais no auditório do Bioparque Pantanal, para o alinhamento estratégico e a governança em licitações públicas.

Ferramenta de planejamento das contratações públicas, o PCA promove o alinhamento com as estratégias de gestão do Governo do Estado e subsidia a elaboração das leis orçamentárias. O documento tem respaldo na Lei n. 14.133/2021 – a nova Lei de Licitações – e reúne todas as demandas de materiais e serviços, com previsão do que será contratado pelo Poder Executivo ao longo do ano.

Governo do Estado mostra eficiência em licitações ao divulgar calendário de compras e planejamento de contratações

O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, destacou o caráter estratégico do PCA, como uma ferramenta que possibilita que o Estado tenha mais eficiência nas compras públicas. “Ao garantir que os órgãos planejem suas compras de um ano para o outro e, após a consolidação na SAD, todos conheçam o cronograma de compras, temos um alinhamento que nos permite evitar compras emergenciais fora do planejamento. Também trabalhamos para a redução de erros sistêmicos, com a capacitação dos servidores no uso direto do sistema PCA e otimizamos o uso das Atas de Registro de Preços existentes através do monitoramento em tempo real apresentado pelo sistema de compras. Dessa forma, o Governo do Estado alcança ainda mais eficiência no gasto público”, pontua Felini.

Após a consolidação do PCA 2026, o Governo do Estado divulga para o mercado fornecedor o calendário de compras distribuído nos três quadrimestres do ano, por meio do site www.compras.ms.gov.br.

Além da consolidação do calendário do ano anterior, o encontro ainda abriu a preparação para a elaboração do PCA 2027, que acontecerá ao longo deste ano. Com previsão de início em abril, a SAD, por meio da SEL (Secretaria-Executiva de Licitações), já apresentou o sistema de compras, com o novo fluxo de alterações do PCA a partir do 2º quadrimestre e demonstrou o gerenciamento do consumo de Atas de Registro de Preços.

Governo do Estado mostra eficiência em licitações ao divulgar calendário de compras e planejamento de contratações

Para orientar e padronizar ainda mais a elaboração do PCA, a SAD lançou o Guia Prático e Estratégico do PCA – Normas, Procedimentos e Sistema SIGA. O documento foi apresentado aos servidores e estará disponível no site da SAD.

“Trabalhar com previsibilidade, capacitação dos servidores, melhoria contínua e controle dos fluxos é o que garante a realização bem feita do planejamento de contratações. O Governo do Estado tem investido em transformação digital e aplicado a governança em todos os processos licitatórios. É nesse ambiente que o PCA traz ainda mais eficácia no investimento público, com transparência na aplicação dos recursos e integridade nos processos”, finaliza Felini.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Fotos: Comunicação SAD

Superávit primário do Governo Central fica em R$ 86,9 bilhões

0

Com arrecadação recorde, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – teve superávit primário de R$ 86,9 bilhões em janeiro deste ano, ante ao resultado positivo de R$ 85,1 bilhões em janeiro de 2025. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Tesouro Nacional.Superávit primário do Governo Central fica em R$ 86,9 bilhõesSuperávit primário do Governo Central fica em R$ 86,9 bilhões

Apesar do aumento nominal no superávit, em termos reais – descontada a inflação – houve redução de 2,2% no resultado positivo.

“O resultado conjunto do Tesouro Nacional e do Banco Central foi superavitário em R$ 107,5 bilhões, enquanto a Previdência Social (RGPS) apresentou um déficit de R$ 20,6 bilhões. Comparado a janeiro de 2025, o resultado primário decorreu da combinação de crescimentos reais de 1,2% da receita líquida (R$ 3,3 bilhões) e de 2,9% das despesas totais (R$ 5,3 bilhões)”, explicou o Tesouro.

O resultado de janeiro deste ano veio melhor que o esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Fazenda, os analistas de mercado esperavam resultado positivo de R$ 84,7 bilhões no mês.

Em 12 meses até janeiro de 2026, o resultado primário do Governo Central tem um déficit de R$ 62,7 bilhões, equivalente a 0,47% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país).

Meta fiscal

O resultado primário representa a diferença entre as receitas e os gastos, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. A meta fiscal estabelecida para 2026 prevê superávit primário de R$ 34,3 bilhões, excluindo o pagamento de precatórios e despesas autorizadas fora do arcabouço fiscal.

As regras fiscais, no entanto, estabelecem um limite de tolerância de 0,25 ponto percentual em relação à meta central. Dessa forma, ela será considerada cumprida se o governo obter resultado primário zero ou até um superávit de R$ 68,6 bilhões.

Receitas e despesas

Entre os destaques para o crescimento das receitas no mês passado estão:

– R$ 3,9 bilhões (3,3%) na arrecadação com o imposto de renda, em especial com rendimentos do trabalho e rendimentos do capital, parcialmente compensados por uma queda no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;

– R$ 2,7 bilhões (49,3%) com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), decorrente da maior arrecadação com operações de câmbio (saída), operações de crédito e títulos e valores mobiliários;

– R$ 2,1 bilhões (43,7%) com outras receitas administradas pela Receita Federal, explicado, entre outros fatores, pelos aumentos das arrecadações relacionadas à participação da União em loterias e aos depósitos judiciais;

– R$ 3,9 bilhões (6,9%) com receita previdenciária, refletindo o dinamismo do mercado de trabalho, o crescimento real dos recolhimentos do Simples Nacional previdenciário e a reoneração da folha.

Porém, houve queda de R$ 5,1 bilhões (27,4%) com exploração de recursos naturais, influenciado, principalmente, pela queda do preço internacional do barril de petróleo e pela apreciação da taxa de câmbio.

Da mesma forma, houve redução de R$ 1,4 bilhão (15,1%) na arrecadação com Imposto de Importação, associado, especialmente, aos decréscimos do valor em dólar das importações, na taxa média de câmbio e na alíquota média efetiva do imposto.

Outro fator que contribuiu para atenuar o crescimento da receita primária líquida foi o aumento de R$ 2,9 bilhões (7,8%) dos repasses dos fundos de participação federativos, que refletiram a dinâmica dos tributos que compõem a base de tais repartições de receitas.

Pelo lado das despesas, os principais aumentos foram:

– R$ 4 bilhões (5,3%) em benefícios previdenciários; explicado pelo aumento do número de beneficiários e pelos reajustes reais do salário-mínimo;

– R$ 3,3 bilhões (10,3%) com pessoal e encargos sociais, em função da base de comparação de janeiro de 2025 não refletir os aumentos concedidos ao funcionalismo público, cujos efeitos se efetivaram a partir de maio do ano passado.

Em sentido oposto, compensando parcialmente os aumentos anteriores, houve redução de R$ 1,5 bilhão (27,1%) nas despesas com abono e seguro desemprego em razão, principalmente, da ausência de pagamentos do seguro-defeso, cujos repasses ocorrerão a partir de fevereiro de 2026.

Também foi registrada queda de R$ 1,9 bilhão (6,5%) com despesas obrigatórias com controle de fluxo, decorrente, sobretudo, da redução de despesas com o Bolsa Família e dos gastos na função saúde.

Empregadores têm até sábado para entregar informe de rendimento

0
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O prazo limite para que os empregadores entreguem aos seus funcionários o informe de rendimentos de 2025 termina neste sábado (28). No mesmo dia, as instituições financeiras e corretoras de valores devem fornecer as aplicações financeiras de seus clientes referentes ao ano-calendário de 2025.Empregadores têm até sábado para entregar informe de rendimentoEmpregadores têm até sábado para entregar informe de rendimento

Os contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) precisam deste documento para preenchimento da declaração do IRPF 2026 ano-base 2025. O informe detalha todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo do ano passado.

Quem emite o informe é a fonte pagadora, qualquer que seja, desde microempreendedores individuais (MEI) que possuem empregados até o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

As informações que devem constar no informe de rendimento incluem: salário bruto do ano-base; Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); Contribuições previdenciárias; benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição; e outras deduções.

Isenção do Imposto de Renda

Desde 1º de janeiro, os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês têm isenção total do imposto de renda. Para rendas que chegam até R$ 7.350, há redução gradual do imposto, com descontos maiores para valores próximos a R$ 5 mil.

Novas bocas de lobos vão sanar problema de alagamento em Amambai, diz empreiteira

0
Engenheiro Aral Moreira Maciel e Ariel Moreira Maciel, diretores da TS Construtora, mostrando o projeto ao Jornal A Gazeta.

Por Clesio Damasceno / A Gazeta

A conclusão da construção de 58 novas bocas de lobo é apontada como fundamental para acabar com os alagamentos registrados na região do Parque da Cidade, em Amambai. A afirmação é da TS Construtora, empresa responsável pela obra de drenagem executada no local.

Procurados pela reportagem do Jornal A Gazeta nesta terça-feira (24), o engenheiro e diretor da empresa, Aral Moreira Maciel, e o proprietário da construtora, Ariel B. Maciel, explicaram que a obra encontra-se com 65% concluída, e que os 35% restantes da obra são considerados decisivos para solucionar o problema histórico de alagamentos que afeta a população há mais de 30 anos.

Segundo eles, dentro desses 35% de obras que faltam, serão implantadas 58 novas bocas de lobo ao longo da Rua Antônio Pereira dos Santos. A estrutura permitirá que a água das chuvas, que hoje se concentra e desce pela Rua Benjamin Constant, nas proximidades da Pizzaria Sbarros, seja captada e direcionada para as galerias pluviais da Rua Antônio Pereira dos Santos, seguindo até o bueiro dissipador localizado nos fundos do parque.

Novas bocas de lobos vão sanar problema de alagamento em Amambai, diz empreiteira
Rua alagada na região central da cidade durante o temporal registrado no dia 13 de fevereiro, em Amambai.

Conforme relatado pela empresa, esse sistema vai aliviar o fluxo de água na região e evitar que o volume das chuvas continue provocando alagamentos desde a altura da Avenida Pedro Manvailler até os fundos do parque, atingindo áreas da Vila Pimentel.

O assunto ganhou repercussão após a forte chuva registrada na sexta-feira (13), quando mais de 180 milímetros teriam caído em cerca de 40 minutos, provocando alagamentos na região e em outros pontos da cidade, gerando transtornos e apreensão entre moradores. Uma das indagações da população é de como está o andamento da obra e se ela  irá resolver o problema de alagamento naquela região.

A obra

A obra foi iniciada há mais de dois anos e tem investimento de R$ 12.840.288,00. Os recursos são do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de convênio com a Agesul, cabendo à Prefeitura de Amambai o acompanhamento dos serviços.

De acordo com a TS Construtora, ao Jornal A Gazeta, a obra está atualmente com 65% dos serviços executados, conforme as últimas medições. No entanto, os trabalhos estão paralisados há cerca de dois meses, aguardando o repasse de pagamento por parte do Governo do Estado.

A empresa informou que, tão logo o pagamento da etapa concluída seja efetuado e os trabalhos retomados, a previsão é de entrega até o final de 2026.

Novas bocas de lobos vão sanar problema de alagamento em Amambai, diz empreiteira
Esquina da Rua Antônio Pereira dos Santos com A Rua da República vai receber instalação de 18 bueiros.

Complexidade técnica

O engenheiro Aral Moreira Maciel destacou ainda a complexidade da obra. Segundo ele, quando o projeto foi elaborado não havia rede de esgoto implantada na área. Com a instalação posterior da galeria, tornou-se necessário realizar desvios nas tubulações das galerias pluviais, o que aumentou o grau de dificuldade da execução.

Outro ponto citado foram encanamentos antigos da Sanesul que não constavam nos projetos e foram descobertos durante as escavações. Conforme relatado, houve rompimento de canos e até o dano em uma adutora, que precisou ser reparada.

Segundo a empreiteira, a conclusão das etapas restantes é considerada essencial para que o sistema funcione plenamente, mas com  65% concluído já houve uma melhora significativa na região. As chuvas que ocorreram no dia 13 de fevereiro foi algo atípico, grande volume de água em tão pouco tempo. Mas tão logo a chuva cessou a água já baixou rapidamente. A obra finalizada vai praticamente resolver o problema de alagamento, salvo alguma situação atípica com volume extraordinário, avalia a empresa.

Novas bocas de lobos vão sanar problema de alagamento em Amambai, diz empreiteira

Fonte e Fotos: A Gazeta

Nota de falecimento de Ivaldo de Lima

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 25 de fevereiro, em sua residência, Amambai, de Ivaldo de Lima, de 76 anos.

Seu corpo foi velado na Igreja Assembleia de Deus, ao lado do Cemitério Municipal Santo Antônio e o sepultamento aconteceu nesta quarta-feira (25) às 17h no próprio Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Para melhorar o trânsito no local Eder Pinzan pede mão única nas ruas paralelas a Escola Marlene Vilarinho em Amambai

0
Apesar de na localidade as ruas serem estreitas, elas recebem grande fluxo, principalmente no momento de entrada e saída de alunos. (Fotos: Assessoria)

Vilson Nascimento

Com objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade, com isso garantir maior segurança, principalmente para os alunos, pais de alunos, professores e profissionais de educação que trabalham na unidade de ensino, o vereador Eder Pinzan está solicitando ao Poder Executivo a implantação de mão única nas ruas paralelas a Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, localizada na Vila Cristina, em Amambai.

A indicação com o pedido pela implantação de mão única nos trechos das ruas, Nemésio de Lima e Sebastião Espíndola, destinada ao prefeito do município, Sérgio Diozébio Barbosa, foi apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 23 de fevereiro.

Ao justificar o pedido, Eder Pinzan destaca que a implantação de mão única nos citados trechos se faz necessária tendo em vista que as ruas localizadas no entorno da referida escola são estreitas, tornando difícil o tráfego de veículos e a realização de estacionamento, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos.

“Tal situação gera transtornos à comunidade escolar, compromete a mobilidade urbana e aumenta os riscos à segurança de estudantes, pais, servidores e demais usuários das vias”, disse o vereador ao destacar que a implantação do sistema de mão única nas laterais da escola contribuirá para a organização do fluxo de veículos, bem como a disponibilização de espaço adequado para estacionamento.

Para melhorar o trânsito no local Eder Pinzan pede mão única nas ruas paralelas a Escola Marlene Vilarinho em Amambai
O vereador Eder Pinzan. Além de melhor a trafegabilidade, a implantação de mão única nos dois trechos de rua vai oferecer maior segurança para pais, alunos e profissionais de educação que ali trabalham.

Além da Escola Marlene Vilarinho, os dois trechos de ruas também são utilizados com grande frequência por pais que tem seus filhos matriculados no Centro de Educação Infantil Recanto do Saber, que fica aos fundos da cidade escola, ocasionando um aumento ainda maior do tráfego na localidade na hora de entrada e saída dos alunos.

Para melhorar o trânsito no local Eder Pinzan pede mão única nas ruas paralelas a Escola Marlene Vilarinho em Amambai
Para melhorar o trânsito no local Eder Pinzan pede mão única nas ruas paralelas a Escola Marlene Vilarinho em Amambai

Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região

0
O secretário de esportes Denílson Rafaíne coordenou o congresso técnico realizado nessa terça-feira (25) que definiu detalhes da competição. (Fotos: Sejel)

Vilson Nascimento

Tem início na próxima quarta-feira, dia 4 de março, com a participação de 30 equipes, na cidade da fronteira com o Paraguai, a Copa Paranhos de Futebol Suíço 2026.

A competição, que será disputada nas categorias, livre e veterana, no masculino e feminina livre é promovida pela Prefeitura de Paranhos através da Sejel (Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer) e terá rodadas no campo do Parque Ecológico Clóvis Bronzin, ao lado do Lago Municipal.

Além de equipes da cidade, em Paranhos, da zona rural e das comunidades indígenas do município, a Copa Paranhos de Suíço 2026 vai contar com a participação de equipes de Amambai, Sete Quedas, Tacuru, Mundo Novo, Aral Moreira e da cidade vizinha de Ypejhú, no Paraguai.

Um congresso técnico realizado na noite dessa terça-feira, 24 de fevereiro, sob coordenação do secretário de esportes do município, Denílson Rafaíne, definiu detalhes e inclusive o chaveamento  do certame, que vai contar com a participação de 16 equipes na categoria livre masculina, 8 equipes na categoria master masculina e 6 times na categoria livre feminina.

Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região

Veja abaixo o chaveamento por categoria

Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região
Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região
Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região
Copa Paranhos de Suíço começa dia 4 com participação de equipes de toda a região

Frente Parlamentar propõe recurso carimbado para a assistência social

0
Representantes da sociedade e gestores participaram do encontro.

Com a reestruturação do Fundo de Investimento Social (FIS), a assistência social de Mato Grosso do Sul deixou de contar com uma fonte de financiamento estável. O problema foi debatido durante a primeira reunião ordinária da Frente Parlamentar de Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada nesta terça-feira (24) no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A principal proposta a ser discutida com o Governo do Estado é a destinação de 1% do orçamento estadual para a política de assistência social.

Frente Parlamentar propõe recurso carimbado para a assistência social
Deputado Renato Câmara presidiu a reunião da Frente

Presidido pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente, o encontro reuniu gestores públicos, técnicos e representantes da sociedade civil para discutir os impactos da reforma tributária no financiamento do SUAS e as condições de trabalho no setor. Além do parlamentar, compuseram a mesa de trabalho a secretária executiva de Estado de Assistência Social, Taciana Afonso Silvestrini Arantes, a assistente social do município de Paranaíba, Mariana Leal, e o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Sergio Wanderly Silva.

Frente Parlamentar propõe recurso carimbado para a assistência social
Reunião realizada no Plenarinho Nelito Câmara debateu as condições de trabalho e recursos para a assistência social.

Criado em 2001, o FIS foi reestruturado pela Lei Estadual 6.369/2024 como parte da adaptação do Estado à reforma tributária. Com isso, o recurso deixou de ser exclusivo da assistência social e passou a integrar a base do ICMS. “Com essa mudança, a assistência social entra na disputa orçamentária com todas as outras áreas”, explicou Taciana Silvestrini. Em 2024, último ano de vigência do fundo, o FIS somou R$ 33 milhões. Atualmente, o cofinanciamento estadual via Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) é de R$ 36 milhões, destinados aos 79 municípios.

Para Renato Câmara, garantir financiamento permanente é condição essencial para fortalecer a política pública. “Nós precisamos retomar caminhos para assegurar recursos estáveis. Valorizar o trabalhador e fortalecer o financiamento significa melhorar a qualidade do atendimento à população”, afirmou. O deputado informou que a proposta de viabilizar um recurso carimbado correspondente a 1% do orçamento estadual será debatida no grupo de estudo e trabalho criado como um dos encaminhamentos da reunião. “Esse projeto será desenhado com vários atores para sensibilizar o Executivo. Hoje é apenas o primeiro passo de uma caminhada que ainda será longa”, completou.

Condições de trabalho

Frente Parlamentar propõe recurso carimbado para a assistência social
Secretária Taciana explicou as mudanças nos recursos

A precarização das condições de trabalho foi um dos pontos centrais do debate. Mariana Leal destacou o descumprimento da legislação que regula a jornada da categoria. “Existe uma lei [Lei Federal 12.317/2010] que garante 30 horas semanais sem redução salarial, mas a realidade é que a maioria dos assistentes sociais trabalha 40 horas ou mais, com salários muito abaixo do adequado”, afirmou. Segundo ela, a combinação de jornadas excessivas, baixa remuneração e alto volume de demandas resulta em intensificação do trabalho e adoecimento dos profissionais.

Taciana Silvestrini alertou que há servidores em situação social mais precária do que os próprios usuários do SUAS. “Temos trabalhadores passando por condições piores do que as pessoas que atendemos. Isso é inadmissível”, enfatizou.

Já Sergio Wanderly Silva ressaltou que a realidade das entidades socioassistenciais é ainda mais crítica. “Se a assistência social está em crise, o chão de fábrica está pior. É o lugar que ninguém enxerga”, declarou. Segundo ele, a ausência de critérios técnicos para o financiamento leva entidades a recorrerem a empréstimos para pagar salários.

Outro problema destacado por Wanderly é a ausência de critérios claros para o financiamento dos serviços. De acordo com ele, não há reconhecimento do custo real da execução das políticas socioassistenciais, o que faz com que, em muitos casos, os municípios repassem valores definidos de forma arbitrária, sem isonomia e sem considerar as necessidades concretas de manutenção dos serviços e das equipes.

Perfil dos trabalhadores

Frente Parlamentar propõe recurso carimbado para a assistência social
Mariana Leal apresentou dados sobre condições de trabalho

A assistente social Mariana Leal também apresentou um diagnóstico dos trabalhadores do SUAS. Ela informou que Mato Grosso do Sul conta atualmente com 793 unidades de atendimento do SUAS, distribuídas entre a Proteção Social Básica, a Proteção Social Especial e os órgãos de gestão e controle social. Nesse conjunto, atuam milhares de trabalhadoras e trabalhadores da assistência social, com destaque para os assistentes sociais, que desempenham funções técnicas e de coordenação nos serviços.

Em Mato Grosso do Sul, 59,8% dos assistentes sociais estão no setor público, sendo 43,59% na esfera municipal; 11,01%, na estadual; e 5,20%, na federal. Mariana Leal também informou que 56,68% dos profissionais no Estado são estatutários, percentual significativamente superior à média nacional, o que indica maior presença do vínculo efetivo no serviço público, embora ainda coexistam contratos temporários e outras formas de contratação precária.

Ela também chamou a atenção para a ausência de Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) nos municípios do Estado agrava esse cenário, dificultando a valorização profissional e a progressão na carreira. Mariana mencionou, ainda, as práticas como banco de horas, extrapolação da carga horária sem remuneração adequada e interferências nas decisões técnicas dos profissionais.

Em relação ao salário, a maior parte dos assistentes sociais em Mato Grosso do Sul recebe entre R$ 2.001 e R$ 3.000, faixa que concentra o maior percentual de rendimentos no Estado. Há também parcelas significativas de profissionais nas faixas entre R$ 3.001 e R$ 5.000, mas persiste um índice preocupante de 15,18% de assistentes sociais desempregados, sem renda.

Representantes da sociedade e gestores participaram do encontro

Para acessar a apresentação completa da assistente social Mariana Leal, clique aqui.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, Renato Câmara sistematizou os encaminhamentos: criação de um grupo de trabalho permanente, realização de um levantamento do perfil dos trabalhadores do SUAS, discussão da isonomia e valorização salarial com base legal, defesa da realização de concursos públicos e construção de alternativas para garantir financiamento estável à assistência social diante das mudanças no sistema tributário. Para os participantes, assegurar recurso carimbado e valorização profissional é condição essencial para a sobrevivência e o fortalecimento do SUAS em Mato Grosso do Sul.

Serviço

A reunião contou com a cobertura jornalística da Comunicação Institucional da ALEMS. Confira no vídeo abaixo o encontro na íntegra:

Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai

0
A equipe da Aldeia Limão Verde estreou bem no Intervilas de suíço 2026. (Fotos: Fubica/Sedesc)

Vilson Nascimento

Três jogos movimentam na noite desta quarta-feira, 25 de fevereiro, no campo da Chácara Santa Rosa, o “Campo do Fubica”, em Amambai, a terceira rodada do Campeonato Intervilas de futebol Suíço 2026, em Amambai.

No primeiro jogo, às 19h se enfrenam Aldeia Amambai e Conjunto Habitacional Caiuás, às 20h será a vez do confronto entre Jardim Panorama e Vila Pazetto/Vila Mangay e fechando a rodada, às 21h, vão jogar Vila Limeira e a atual campeã, Vila Cassiano Marcelo, que vem de derrota na estreia e precisa da vitória para buscar a reabilitação no certame.

A segunda rodada da competição, promovida pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), realizada na segunda-feira (23) também no Campo do Fubica, teve dez gols assinalados.

A Aldeia Limão Verde, comandada pelo técnico Ney bateu o Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida pelo placar de 4×1, Vila Crepúsculo e Vila Jussara ficaram no empate em 2×2 e a Vila Guape venceu o Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado pelo placar de 1×0.

Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
A equipe da Vila Guape também estreou bem no certame.

Veja abaixo a tabela de jogos

Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
A equipe da Vila Crepúsculo.
Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
O time da Vila Jussara.
Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
O time do Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida.
Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai
A equipe do Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado.
Intervilas de Suíço segue hoje com mais três partidas em Amambai

Estudo de perito médico-legista da Polícia Científica de MS, publicado pela UFMS, amplia técnicas da medicina legal

0

Estudo desenvolvido pelo perito médico-legista Guido Vieira Gomes, chefe do NRML (Núcleo Regional de Medicina Legal) de Dourados da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, foi publicado na revista Orbital, periódico científico vinculado ao Instituto de Química da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O artigo é derivado da tese de doutorado defendida pelo perito em 2025 e avalia a possível utilização de remanescentes entomológicos, como pupários de moscas. Esses pupários são estruturas rígidas deixadas pelos insetos após completarem seu ciclo de desenvolvimento e podem permanecer no solo mesmo quando o corpo já está em avançado estado de decomposição. A pesquisa analisa a detecção de resíduos de disparo de arma de fogo nesses vestígios.

Estudo de perito médico-legista da Polícia Científica de MS, publicado pela UFMS, amplia técnicas da medicina legal
Amostras de pupários analisadas no estudo que investigou a presença de resíduos de disparo de arma de fogo em vestígios entomológicos.

A proposta do estudo é ampliar as alternativas técnicas disponíveis em investigações nas quais os vestígios tradicionais já não estão preservados. Os resultados demonstram que é possível identificar, nesses remanescentes biológicos, elementos químicos característicos de resíduos de disparo, o que pode contribuir para a determinação da causa da morte em casos complexos.

Segundo Guido, a iniciativa surgiu a partir da vivência prática na medicina legal. “Em ocorrências envolvendo corpos esqueletizados ou em decomposição avançada, a determinação da causa do óbito se torna um desafio. A análise de pupários pode representar uma fonte complementar de vestígios”, explica.

Para o legista, a publicação consolida uma linha de pesquisa que aproxima a produção acadêmica da realidade pericial. “A integração entre ciência e prática fortalece a qualidade técnica dos laudos e amplia as possibilidades de esclarecimento de casos”, afirma.

O perito também ressaltou o caráter coletivo do trabalho. “Essa publicação é resultado de um esforço construído ao longo dos anos, com apoio de professores, colegas e instituições que acreditaram na proposta. Sou grato a todos que contribuíram para que o estudo se tornasse realidade”, destacou.

O artigo completo pode ser acessado no link:
https://periodicos.ufms.br/index.php/orbital/article/view/23477

Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS
Fotos: Divulgação

SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS

0

Mato Grosso do Sul recebeu 7.878 doses da vacina dengue (atenuada) do Instituto Butantan, destinadas à imunização de trabalhadores da APS (Atenção Primária à Saúde). O quantitativo corresponde a 55% do público-alvo estimado nesta fase inicial da estratégia no Estado.

As doses foram entregues na Rede de Frio Estadual no dia 23 de fevereiro, dentro da estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Saúde para vacinação de profissionais da APS do SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta fase, a vacinação será direcionada exclusivamente aos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Serão contemplados profissionais que exercem atividades assistenciais e preventivas, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e odontólogos, além das equipes multiprofissionais, incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, assistentes sociais e farmacêuticos. Também fazem parte do público os ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE (Agentes de Combate às Endemias) e trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância.

SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS

A vacina é aplicada em dose única, por via subcutânea, indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia por dengue. A distribuição seguirá critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando o público-alvo de cada localidade. A previsão de doses por município é:

Água Clara – 30
Alcinópolis – 32
Amambai – 96
Anastácio – 68
Anaurilândia – 34
Angélica – 31
Antônio João – 25
Aparecida do Taboado – 53
Aquidauana – 139
Aral Moreira – 42
Bandeirantes – 38
Bataguassu – 120
Bataiporã – 24
Bela Vista – 74
Bodoquena – 23
Bonito – 58
Brasilândia – 42
Caarapó – 67
Camapuã – 53
Campo Grande – 1.962
Caracol – 23
Cassilândia – 61
Chapadão do Sul – 114
Corguinho – 40
Coronel Sapucaia – 36
Corumbá – 227
Costa Rica – 86
Coxim – 132
Deodápolis – 61
Dois Irmãos do Buriti – 69
Douradina – 30
Dourados – 377
Eldorado – 63
Fátima do Sul – 52
Figueirão – 12
Glória de Dourados – 41
Guia Lopes da Laguna – 37
Iguatemi – 50
Inocência – 71
Itaporã – 62
Itaquiraí – 91
Ivinhema – 116
Japorã – 39
Jaraguari – 51
Jardim – 67
Jateí – 36
Juti – 28
Ladário – 46
Laguna Carapã – 34
Maracaju – 136
Miranda – 170
Mundo Novo – 54
Naviraí – 147
Nioaque – 50
Nova Alvorada do Sul – 103
Nova Andradina – 107
Novo Horizonte do Sul – 17
Paraíso das Águas – 29
Paranaíba – 108
Paranhos – 36
Pedro Gomes – 42
Ponta Porã – 243
Porto Murtinho – 48
Ribas do Rio Pardo – 97
Rio Brilhante – 103
Rio Negro – 38
Rio Verde de Mato Grosso – 116
Rochedo – 19
Santa Rita do Pardo – 32
São Gabriel do Oeste – 100
Selvíria – 35
Sete Quedas – 24
Sidrolândia – 133
Sonora – 69
Tacuru – 29
Taquarussu – 20
Terenos – 61
Três Lagoas – 245
Vicentina – 29

SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS

Logística organizada e alinhamento

A Coordenadoria de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde) já realizou o alinhamento técnico com os 79 municípios, repassando orientações sobre planejamento, armazenamento e organização da estratégia.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que o Estado está preparado para iniciar a distribuição assim que houver a liberação formal. “Recebemos as doses, organizamos toda a estrutura de armazenamento e mantemos diálogo permanente com os municípios. Nosso objetivo é iniciar a vacinação com segurança e agilidade, garantindo que os trabalhadores da Atenção Primária sejam protegidos o quanto antes”, afirma.

Apesar do recebimento das vacinas na Rede de Frio Estadual, foram identificadas divergências nos lotes das embalagens. A inconformidade foi comunicada à VTCLOG e ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

O Ministério informou que está adotando as providências necessárias para resolver a situação com a brevidade que o caso exige. Neste momento, não é possível a emissão das notas fiscais pelo Estado via SIES, o que impede a distribuição aos municípios.

Assim que houver a regularização, a SES divulgará a data de envio das vacinas e confirmará oficialmente a pauta de distribuição para início da estratégia.

Ações

A SES reforça que a imunização dos trabalhadores da APS integra um conjunto de ações de enfrentamento à dengue. Paralelamente à vacinação, é essencial manter as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A eliminação de recipientes que acumulam água parada, a vedação adequada de caixas d’água e a colaboração com os agentes de combate às endemias continuam sendo fundamentais para reduzir a circulação do vírus e proteger a população em todo o Estado.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Bioinformática avança e ganha espaço no campo

0
Cresce também o uso estratégico de bioinsumos - Foto: Pixabay

A integração entre biologia e tecnologia de dados começa a ganhar espaço nas estratégias de produção rural. Segundo Jacques Dieu, country manager, a bioinformática vem se consolidando como ferramenta capaz de transformar informações biológicas em decisões práticas no campo, com impacto direto na produtividade e na sustentabilidade.

A bioinformática, na prática, utiliza algoritmos e a análise de grandes volumes de dados, como DNA, microbioma e metabólitos, para gerar recomendações aplicáveis ao sistema produtivo. No agronegócio, isso significa compreender o que acontece internamente no solo e nas plantas, permitindo intervenções antes que problemas se tornem visíveis.

O mapeamento de genes, microrganismos e padrões de resposta das culturas contribui para acelerar o desenvolvimento de variedades mais resilientes. Ao mesmo tempo, favorece a otimização do manejo e o melhor aproveitamento de nutrientes. O resultado é maior estabilidade produtiva mesmo diante de um cenário climático cada vez mais imprevisível.

Com diagnósticos mais precisos, cresce também o uso estratégico de bioinsumos, reduzindo desperdícios de fertilizantes e defensivos. A tendência é de queda no custo por hectare e na pegada ambiental, aspecto relevante para cadeias que exigem rastreabilidade e métricas alinhadas às práticas ESG.

Além disso, a aplicação da bioinformática encurta ciclos de pesquisa e desenvolvimento e aumenta a assertividade nas recomendações técnicas. Esse avanço abre espaço para modelos como agricultura regenerativa orientada por dados, monitoramento biológico do solo e serviços digitais focados em performance mensurável. A avaliação é de que dominar os dados biológicos da propriedade se tornou fator decisivo para produzir mais, com menor impacto.