12 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 192

Novo ecocardiograma garante diagnósticos mais precisos, inclusive para prematuros, no HRMS

0

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) passou a contar com um novo aparelho de ecocardiograma, equipado com tecnologia de última geração, que amplia a precisão diagnóstica e qualifica ainda mais a assistência prestada à população sul-mato-grossense.

Adquirido com recursos de emendas parlamentares e contrapartida do Governo do Estado, o equipamento incorpora recursos avançados, que permitem análises mais detalhadas das estruturas cardíacas e do fluxo sanguíneo. Na prática, isso significa exames com maior definição de imagem, mais agilidade na realização e diagnósticos mais assertivos — fundamentais para a tomada de decisão clínica.

Chefe médico do Serviço de Cardiodiagnóstico do HRMS, Waldir Ferreira de Salve Júnior destaca que a incorporação da nova tecnologia representa um salto importante para a instituição.

“É um grande avanço. O hospital vem investindo em aparelhos de alta tecnologia, de última geração. Isso melhora a qualidade dos exames, a análise do fluxo sanguíneo e, principalmente, a precisão diagnóstica. Como somos referência em cardiologia, isso faz total diferença no tratamento, porque as decisões passam a ser embasadas em diagnósticos mais precisos. O maior beneficiado é o paciente, é a população de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Novo ecocardiograma garante diagnósticos mais precisos, inclusive para prematuros, no HRMS
Novo equipamento permite análises mais detalhadas das estruturas cardíacas e do fluxo sanguíneo.

A chefe do setor de Cardiodiagnóstico, Maria Isabel Peres, reforça que o HRMS atende pacientes de todo o Estado. Além dos exames ofertados à rede pública por meio da regulação, o serviço também atende pacientes internados na própria unidade. Segundo ela, o investimento em um equipamento mais moderno demonstra o compromisso permanente da instituição com a qualidade da assistência.

Referência no atendimento de alta complexidade, o hospital também se destaca na área de cardiopediatria. A médica cardiopediatra Manuela Janini explica que o novo ecocardiograma traz benefícios significativos para o público infantil.

“É um equipamento de ponta, com recursos modernos e tecnologia avançada que permite diagnósticos mais precisos e rápidos. No atendimento pediátrico, ele oferece diferentes sondas de ultrassom específicas para cada faixa etária, atendendo recém-nascidos — inclusive prematuros —, lactentes, crianças e adolescentes. Essas sondas proporcionam melhorias técnicas importantes, com imagens muito detalhadas, fundamentais para o diagnóstico de cardiopatias congênitas e para a definição de um tratamento eficiente”, ressaltou.

Com a incorporação do novo aparelho, o HRMS fortalece sua capacidade de resposta em cardiologia clínica e pediátrica, garantindo exames mais detalhados, maior segurança na condução dos casos e decisões terapêuticas ainda mais embasadas. No ano passado, foram realizados mais de 6 mil exames de ecocardiografia no HRMS.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Fotos: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Casa do Trabalhador disponibiliza 56 oportunidades de emprego em Amambai

0
Casa do Trabalhador disponibiliza 56 oportunidades de emprego em Amambai

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 56 oportunidades de emprego para esta quinta-feira, 26 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização R$1.771,00+horas extras+café+almoço segunda a sexta 

7 vagas para pedreiro 

3 vagas para serralheiro 

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para mecânico de automóveis 

2 vagas para vendedor ou vendedora 

2 vagas para auxiliar de mecânico 

2 vagas para caçambeiro 

1 vaga para atendente 

1 vaga para jovem aprendiz estudando administração 

1 vaga para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para salgadeira 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para garçom 

1 vaga para promotor de vendas 

1 vaga para secretaria recepcionista 

1 vaga para monitor de sistema eletrônico de segurança interno

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para mecânico de máquinas pesado 

1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado com munk 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para operador de pá carregadeira 

1 vaga operador de patrola

1 vaga para operador de retro escavadeira 

1 vaga para torneiro mecânico 

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para mestre de obras 

1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Senado aprova regras para empresas que prestam serviços a turistas

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto de lei (PL) 4.099/2023 que classifica empresas que fazem recepção, transporte e passeios no local de destino dos turistas como agências de turismo. O texto ainda será analisado pela Câmara dos DeputadosSenado aprova regras para empresas que prestam serviços a turistasSenado aprova regras para empresas que prestam serviços a turistas

O projeto altera a expressão usada para nomear essas empresas de “empresas de turismo receptivo” para “agências de turismo receptivo”. Essas empresas atuam exclusivamente ou prioritariamente na prestação de serviços turísticos no destino visitado.

Entre as atividades desempenhadas estão a recepção e acolhimento de turistas; serviços de traslado e transporte local; elaboração, comercialização e execução de roteiros e passeios turísticos; e assistência, orientação e acompanhamento ao turista durante sua permanência.

Segundo a relatora da proposta, a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) a alteração para o termo “empresa” reflete com maior precisão a diversidade e a complexidade das operações desempenhadas em regiões com vocação natural para o turismo, “que vão muito além da simples agência”, mas que ainda carecem de estrutura empresarial consolidada.

A senadora destacou ainda que o projeto dá segurança jurídica a essas agências, fortalece o tecido econômico local, garantindo que a renda gerada pelo turismo permaneça e circule na própria comunidade, incentivando o empreendedorismo regional.

“[O projeto se justifica] pelo fortalecimento das agências de turismo receptivo que, por sua própria natureza, são empresas de base local, gerando empregos diretos e indiretos na ponta, contratando guias locais, motoristas, e firmando parcerias com hotéis, restaurantes e artesãos da região”, afirmou.

Para Ana Paula Lobato,  medida é simples mas tem efeitos positivos profundos, que beneficiam “desde o pequeno empreendedor local até a imagem do Brasil como um destino turístico organizado e competitivo”, concluiu.

Alíquotas

O Senado também aprovou, nesta quarta-feira, a redução das alíquotas do PIS/PASEP e Cofins para indústrias químicas e petroquímicas participantes de regime fiscal especial até a migração para um novo regime com vigência em 2027.

Os senadores aprovaram por 59 votos a favor e apenas 3 contrários e uma abstenção, o projeto de lei complementar (PLP) 14/2026, que determina a aplicação de alíquotas de 1,52% para o PIS/Pasep e de 7% para a Cofins, para fatos geradores ocorridos entre janeiro de 2025 e fevereiro de 2026, e em 0,62% e 2,83% para fatos geradores ocorridos de março a dezembro de 2026. 

Isso valerá para indústrias participantes do regime Especial da Indústria Química (Reiq), que será extinto no final do ano. Essas alíquotas se aplicam também à importação com incidência de PIS-Importação e Cofins-Importação. A renúncia abrange a compra de nafta petroquímica, parafina e vários outros produtos químicos utilizados como insumo pela indústria. O texto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

0
Foto: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (26) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (seis), Amazonas (três), Piauí (duas) e Santa Catarina (uma).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026
Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026 – Arte EBC

Delas Day: Funtrab destaca crescimento feminino no mercado de trabalho e abertura de novas oportunidades

0

Com números expressivos e histórias que traduzem a força feminina no mercado de trabalho, a participação da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) no Delas Day reafirma o papel da instituição como agente de transformação social e econômica. O evento reuniu mais de 11 mil inscritos, com mais de 4 mil participantes apenas no primeiro dia e outras 5 mil visualizações na transmissão online via YouTube, consolidando-se como um espaço de troca, inspiração e fortalecimento da autonomia feminina.

Um dos momentos mais marcantes foi a palestra “Mulher no Mercado de Trabalho”, ministrada pela diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, no dia 25 de fevereiro. A apresentação trouxe uma reflexão profunda sobre avanços conquistados, desafios persistentes e as perspectivas para a inserção e permanência das mulheres no mundo do trabalho.

Durante a fala, dados evidenciaram a crescente presença feminina na economia. Entre 2015 e 2025, a força de trabalho feminina cresceu 20,5%, o dobro do ritmo masculino, que registrou aumento de 10,3%. Em Mato Grosso do Sul, a taxa de participação feminina chegou a 57,2%, superando a média nacional.

Apesar dos avanços, os desafios ainda são significativos. As mulheres sul-mato-grossenses concentram-se majoritariamente no setor de serviços (65%), seguido pelo comércio (18,8%) e pela indústria (15,1%). Embora 17,5% possuam ensino superior ou atuem em ocupações intelectuais — percentual superior ao masculino —, a desigualdade salarial ainda persiste, revelando um paradoxo estrutural: elas estudam mais, mas recebem menos.

Outro ponto destacado foi a chamada “jornada dupla”. Enquanto mulheres dedicam, em média, 21,4 horas semanais aos afazeres domésticos, os homens dedicam cerca de 11 horas. “Entrar no mercado é difícil. Permanecer e crescer é o grande desafio”, pontuou Dobashi.

Delas Day: Funtrab destaca crescimento feminino no mercado de trabalho e abertura de novas oportunidades
Diretora-presidente da Funtrab, Mariana Dobashi, durante evento

Nesse cenário, a Funtrab se apresenta como peça-chave na promoção de oportunidades. A instituição já viabilizou o preenchimento de 8.708 vagas por mulheres e monitorou 159.471 admissões femininas, além de desenvolver ações específicas como a intermediação ativa para mulheres com mais de 50 anos e programas de qualificação conectados aos setores da indústria e do agronegócio.

Para a analista de projetos sociais Cleide Aparecida dos Santos, da Simbiose Socioambiental, a palestra trouxe um retrato fiel da realidade. “Foi muito interessante porque mostra o dia a dia das mulheres. Elas enfrentam obstáculos e precisam de disponibilidade, conhecimento e coragem para não se acomodar”, destacou.

A trajetória feminina em espaços de liderança também foi abordada, ressaltando a importância da formação contínua, da capacidade de gestão sob pressão e da tomada de decisões em ambientes ainda predominantemente masculinos, sem deixar de lado o equilíbrio entre vida pessoal e alta performance profissional.

Ao final, a mensagem foi clara: a participação feminina é decisiva para o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Os desafios — como a desigualdade salarial, a barreira etária e a sobrecarga doméstica — não são limitações individuais, mas estruturais. E é justamente nesse ponto que a política pública faz a diferença.

“O futuro do trabalho em Mato Grosso do Sul tem rosto feminino — e a Funtrab está aqui para garantir que nós tenhamos essa oportunidade”, concluiu Marina Dobashi, reforçando o compromisso da instituição com a construção de um mercado de trabalho mais justo, inclusivo e humano.

Cláudia Yuri, Funtrab
Fotos: Divulgação/Funtrab

Roberto Sangue Bom pede revitalização de pontos de ônibus em Amambai

0
Esse ponto de ônibus, localizado no centro da cidade, nem existe cobertura. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de garantir maior conforto e inclusive proteção em dias de chuva aos usuários do transporte sistema de transporte de passageiros (circular), o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom” (MDB) apresentou uma indicação ao Executivo Municipal, pedindo reparos e restauração de coberturas dos pontos de ônibus, em Amambai.

Na indicação, apresentada na sessão da Câmara realizada na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, Sangue Bom enfatiza que em muitos pontos de parada de ônibus que realiza o transporte coletivo na cidade estão com as coberturas danificadas um até inexistente.

“Nosso objeto com essa indicação é garantir maior conforto para quem utiliza o transporte coletivo na cidade”, destacou o vereador.

Roberto Sangue Bom pede apoio da prefeitura para aumentar número de vagas no Lar do Idoso em Amambai

0
O Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Por meio de indicação apresentada em sessão da Câmara nesse mês de fevereiro, o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom” (MDB), pediu ao prefeito Sérgio Barbosa a realização de estudo sobre a possibilidade de apoiar a entidade no sentido de abrir ampliar a estrutura física para abrir novas vagas para idosos no Lar Frei do Idoso Frei Fabiano de Cristo, em Amambai.

Segundo o vereador, o Lar do Idoso desempenha um papel fundamental no acolhimento e cuidado da população idosa do município , mas atualmente a entidade enfrenta falta de leitos, o que dificulta o atendimento da demanda existente.

“A ampliação do espaço é necessária para criar novas vagas, garantindo dignidade, segurança e melhor qualidade de vida aos idosos que necessitam desse serviço essencial”, ressaltou o vereador.

Veja abaixo a indicação na íntegra

Roberto Sangue Bom pede apoio da prefeitura para aumentar número de vagas no Lar do Idoso em Amambai

Vereador Roberto Peres reforma pedido por implantação de UPA em Amambai

0
Modelo de UPA (Unidade de Pronto Atendimento)- Foto: Ilustração

Vilson Nascimento

Durante a sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 23 de fevereiro, o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom” (MDB), reforçou pedido ao Executivo Municipal pela implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Amambai.

Segundo o vereador, a Unidade de Pronto Atendimento, ou UPA é uma espécie avançada de posto de saúde, responsável por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.

“Além de atendimento 24 horas à população, uma UPA poderá oferecer serviços como Raio-X, eletroencefalograma, pediatria, laboratório de exames e eleitos para observação”,  destacou Sangue Bom ao ressaltar que a instalação de uma UPA em Amambai, além de garantir melhor atendimento à população, também irá desafogar as demandas do Hospital Regional local.

“Além de reduzir o tempo de espera por parte dos pacientes, a implantação de uma UPA em Amambai também vai agilizar consideravelmente o atendimento”, ressalta o vereador.

Dólar cai para R$ 5,12 e atinge menor valor em 21 meses

0

Em dia favorável aos países emergentes, o dólar aproximou-se de R$ 5,10 e atingiu o menor valor em 21 meses. A bolsa de valores teve um pequeno recuo, com investidores vendendo ações para embolsarem os lucros um dia após bater recorde.Dólar cai para R$ 5,12 e atinge menor valor em 21 mesesDólar cai para R$ 5,12 e atinge menor valor em 21 meses

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (25) vendido a R$ 5,125, com recuo de R$ 0,031 (-0,6%). A cotação oscilou bastante ao longo do dia, caindo para R$ 5,12 na primeira hora de negociação, subindo para R$ 5,16 por volta das 12h50 e caindo de forma consistente durante a tarde, até encerrar próxima da mínima do dia.

No menor nível desde 21 de maio de 2024, a moeda estadunidense recua 2,33% em fevereiro. Em 2026, a divisa cai 6,63%.

O mercado de ações teve um dia de realização de lucros. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 191.247 pontos, com queda de 0,13%. Embora ações de mineradoras tenham subido, por causa da alta da cotação internacional do minério de ferro, a realização de lucros (venda para embolsar ganhos) em outros papéis empurrou o índice para baixo.

Por mais uma sessão, o fluxo de capitais estrangeiros a países emergentes continuou forte. O movimento ocorre após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o tarifaço do governo de Donald Trump e após a imposição de uma tarifa unilateral de 10% sobre todas as importações do país, abaixo dos 15% anunciados.

Na terça-feira (24), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) divulgou que a tarifa de 10% atingirá somente 25% das vendas do Brasil aos Estados Unidos. Um total de 46% das exportações para o país ficaram isentas de tarifas com o novo regime tarifário estadunidense.

Lígia pede parquinho para o CEI Terra Mater e manutenção em associações de moradores ativas em Amambai

0
“O CEI Terra Mater atende crianças em fase essencial de crescimento e aprendizagem e o parquinho será instrumento fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e social”, disse Lígia. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Em indicação apresentada durante da sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a líder do prefeito Sérgio Barbosa na Casa de Leis, vereadora Lígia Borges (PP) pediu ao Executivo Municipal a instalação de um parquinho infantil no Centro de Educação Infantil Terra Mater, bem como para associações e a realização de manutenção nas instalações das associações de moradores que estão em atividade, em Amambai.

Ao justificar sua indicação Ligia Borges destaca que, cuidar dos espaços comunitários é cuidar das famílias.

“As associações de moradores são pontos de encontro, de união e de fortalecimento da

comunidade, sendo locais onde acontecem reuniões, projetos sociais e momentos de

convivência e a implantação e manutenção de parquinhos nessas localidades representam mais do que lazer. Significa infância feliz, desenvolvimento saudável e segurança para nossas crianças”, disse a vereadora.

“São nesses espaços que muitas mães acompanham seus filhos, que os vínculos

comunitários se fortalecem e que a qualidade de vida da população se torna visível. Da mesma forma, o CEI Terra Mater atende crianças em fase essencial de crescimento e aprendizagem, sendo o parquinho instrumento fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e social” destacou Lígia ao enfatizar que investir nesses espaços é investir no futuro da cidade, valorizando as famílias e demonstrando compromisso com o desenvolvimento social das crianças.

Câmara aprova acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

0
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira(25) o acordo de comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O texto do acordo foi aprovado ontem (24) pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Câmara aprova acordo comercial entre Mercosul e União EuropeiaCâmara aprova acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Com a aprovação, o texto segue para votação no plenário do Senado. O acordo ainda tem que ser ratificado ainda nos Congressos da Argentina, Paraguai e Uruguai.

O Parlamento Europeu pediu ao Tribunal de Justiça da União Europeia uma avaliação jurídica sobre o acordo. A entrada em vigor apenas após conclusão de todos os trâmites.

O acordo, aprovado na Câmara em votação simbólica com voto contrário da federação Psol-Rede, cria uma área de livre comércio entre os dois blocos, com redução gradual de tarifas e preservação de setores considerados sensíveis, além de prever salvaguardas e mecanismos de solução de controvérsias. 

Assinado no dia 17 de janeiro, no Paraguai, o acordo foi enviado para análise da representação brasileira no Parlasul pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2 de fevereiro.

O debate na representação brasileira começou no dia 10 de fevereiro, quando o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) leu seu relatório sobre o acordo, mas um pedido de vista adiou a análise. Nesta terça-feira, o texto foi aprovado por unanimidade pela representação. 

Por sugestão do relator, estarão sujeitos à aprovação do Congresso quaisquer atos que possam resultar em denúncia ou em revisão do acordo, bem como eventuais ajustes que acarretem encargos ou compromissos para o Brasil

“O acordo abre uma nova etapa de cooperação e parceria entre os países do Mercosul e da União Europeia”, destacou Chinaglia no parecer.

O texto contém 23 capítulos que tratam, entre outros pontos, da redução de impostos de importação e da criação de regras para diversos setores. O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos. Já União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos.

O acordo estabelece a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 720 milhões de habitantes. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estima que a implementação do acordo pode incrementar as exportações brasileiras em cerca de US$ 7 bilhões e ampliar a diversificação das vendas internacionais brasileiras, beneficiando inclusive à indústria nacional.

Governo adia por 90 dias regra sobre trabalho no comércio em feriados

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em meio a discussões intensas entre comerciantes e empregados, o Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou por mais 90 dias a entrada em vigor da Portaria 3.665/2023, que altera as regras para o trabalho em feriados no comércio. A decisão será oficializada em publicação no Diário Oficial da União.Governo adia por 90 dias regra sobre trabalho no comércio em feriadosGoverno adia por 90 dias regra sobre trabalho no comércio em feriados

Com a medida, o governo amplia o prazo para negociação entre representantes de empregadores e trabalhadores sobre o funcionamento de supermercados, farmácias e lojas em feriados.

Comissão

Como parte do acordo, será criada uma comissão bipartite formada por dez representantes dos trabalhadores e dez dos empregadores. As entidades terão cinco dias para indicar os nomes ao ministério.

O grupo terá até 90 dias para apresentar uma proposta consensual sobre o tema. As reuniões ocorrerão duas vezes por mês, com datas divulgadas no Diário Oficial, sob assessoria técnica do Ministério do Trabalho.

Segundo o governo, a iniciativa reforça o compromisso com o diálogo social e a busca por equilíbrio nas relações de trabalho.

Publicada originalmente em novembro de 2023, a Portaria 3.665 restabelece a exigência de convenção coletiva para autorizar o trabalho em feriados no comércio, conforme determinam as leis 10.101/2000 e 11.603/2007.

Pelas regras, empresas do varejo e do atacado que quiserem abrir em feriados precisam:

  •    Firmar acordo ou convenção coletiva com o sindicato da categoria;
  •    Respeitar a legislação municipal;
  •    Ajustar práticas internas que ainda se baseiem em acordos individuais.

A portaria revoga norma editada em 2021, que autorizava o funcionamento com base em acordos individuais com os trabalhadores, prática considerada incompatível com a legislação vigente.

Impasse

Os sindicatos de comerciários defendem que a exigência apenas reforça o que já está previsto em lei e evita abusos na jornada de trabalho.

Representantes do setor empresarial argumentam, no entanto, que a medida pode elevar custos, aumentar a imprevisibilidade operacional e afetar principalmente pequenos comerciantes. 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alertou para o risco de fechamento de lojas em localidades onde não há sindicatos estruturados para negociar acordos.

O debate ganha relevância este ano, quando nove feriados nacionais cairão em dias úteis, ampliando o número de datas potencialmente sujeitas à negociação coletiva.

O Ministério do Trabalho e Emprego esclareceu que a portaria não altera as regras sobre trabalho aos domingos, que continuam disciplinadas pela legislação atual e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Presidente da Fiems recebe empresários para encontro com governador de MS

0

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu nesta quarta-feira (25/02), no edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, empresários do LIDE-MS (Grupo de Líderes Empresariais) para um encontro com o governador Eduardo Riedel. O Objetivo foi apresentar as demandas do setor produtivo e a programação para 2026 do LIDE-MS.

O encontro reforçou o papel da Federação das Indústrias na articulação entre o setor produtivo e o poder público, com o objetivo de fortalecer esse diálogo e impulsionar ações para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Mato Grosso do Sul está no caminho certo, mas precisamos construir propostas. O Brasil precisa reavaliar suas posições, e no Estado este também é um momento oportuno para buscarmos novas oportunidades. A classe política discute novos modelos de gestão, enquanto, em nível federal, buscamos novos caminhos. Essa é uma oportunidade de construir projetos e avançar em ações concretas para o desenvolvimento de MS”, enfatizou Longen.

O governador Eduardo Riedel ressaltou que o equilíbrio das contas públicas é fundamental para sustentar o crescimento econômico.

“Em algumas premissas centrais está o equilíbrio fiscal. Sem isso, você não tem capacidade de investimento. E, sem capacidade de investimento, não há como atender à demanda por competitividade de quem está investindo. É esse ambiente de negócio que vem sendo formado no Estado, com ações internas e capacidade de investimento, que gera competitividade para os negócios, do pequeno às grandes indústrias”, argumentou.

Presidente da Fiems recebe empresários para encontro com governador de MS

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável de Campo Grande (Semades), Ademar Silva Júnior, agradeceu o convite do presidente da Fiems e destacou a importância do diálogo para superar os desafios do município.

“Campo Grande está passando por momentos difíceis, mas precisa dessa interlocução e dessa discussão. O setor econômico faz uma diferença enorme na vida da população. A gestão está preparada e aberta ao diálogo, e tenho certeza de que vamos superar as dificuldades e transformar cada vez mais Campo Grande na terra das oportunidades”, afirmou.

O empresário Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira, defendeu a união do setor produtivo como caminho para impulsionar a economia e gerar resultados mais efetivos para a cidade.

“Sempre que lideranças de vários setores se juntam, há progresso, e isso impacta todas as atividades. Quando se gera mais emprego e renda, o comércio também cresce. O mais importante é criar um pensamento uniforme para construir planos para a cidade, porque iniciativas isoladas se perdem. Quando há convergência, as coisas se tornam viáveis. Precisamos pensar mais no coletivo do que de forma individual, porque isso melhora para todos”, avaliou.

Presidente da Fiems recebe empresários para encontro com governador de MS

Para o presidente do LIDE-MS, Aurélio Rocha, o momento reforça o papel da instituição como ambiente de conexão empresarial.

“Reunimos aqui grandes empresários que pensam, acreditam e investem em Mato Grosso do Sul. Hoje iniciamos nossa programação de 2026 na Casa da Indústria para um diálogo com o governador Eduardo Riedel sobre as expectativas e as ações do governo para este ano, que é tão importante para o desenvolvimento do Estado”, concluiu.

Presidente da Fiems recebe empresários para encontro com governador de MS

Vereadora Suzana pede retorno da Van dos Direitos para atender a população em Amambai

0
Em 2025 a Van dos Direitos da Defensoria Pública de MS atendeu mais de 250 pessoas durante ação itinerante em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Em indicação apresentada na sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 23 de fevereiro, destinada ao 1º Subdefensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, a vereadora Suzana Ulisses (PSDB) formalizou o pedido do retorno, em 2026, da Van dos Direitos para atender a população, em Amambai.

Em 2025, também atendendo apedido de Suzana Ulisses, a ação itinerante da Defensoria Pública Estadual, que contou, segundo a vereadora, com total apoio da prefeitura local, atendeu mais de 250 pessoas em Amambai, em áreas como demandas de pensão alimentícia, guarda, divórcio, investigação de paternidade, usucapião, assuntos relacionados a área de saúde, cobranças indevidas, segunda via de certidões, consultas processuais, orientações jurídicas em geral e inclusive, com apoio da Carreta da Justiça do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a realização de casamentos de casais que já conviviam juntos, mas ainda não tinham casado no papel.

“A indicação pedindo o retorno do atendimento da Van dos Direitos tem como objetivo ampliar o acesso da população amambaiense à justiça, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social e daquelas que enfrentam dificuldades de deslocamento para acessar os serviços jurídicos tradicionais. A Van dos Direitos é uma iniciativa itinerante da Defensoria Pública que leva atendimentos jurídicos essenciais diretamente às comunidades, garantindo orientação, acolhimento e efetivação de direitos fundamentais”, disse Suzana Ulisses ao enfatizar que a ação trata-se de uma política pública consolidada, que tem alcançado resultados positivos em diversos municípios do Estado.

“Em Amambai, observa-se uma expressiva demanda por atendimentos realizados pela Defensoria Pública, o que reforça a necessidade de ações descentralizadas que aproximem o serviço da população. A sugestão é que o atendimento possa ocorrer em local central e de fácil acesso, possibilitando o atendimento de moradores de todos os bairros”, destacou a vereadora ao ressaltar que a vinda da Van dos Direitos para Amambai representará um avanço significativo na promoção da cidadania, da justiça social e da dignidade da pessoa humana, aproximando o Estado daqueles que mais necessitam.

Veja abaixo a indicação na íntegra

Vereadora Suzana pede retorno da Van dos Direitos para atender a população em Amambai

Darci pede implantação de asfalto da região das futuras instalações do IFMS e outras localidades em Amambai

0
O vereador Darci José da Silva. “Asfáltica é muito mais que uma obra, é oferecer mais segurança, saúde e dignidade à população”, destaca o parlamentar. (Foto: Assessoria)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de garantir boa acessibilidades e conforto a estudantes e moradores, o presidente da Câmara Municipal, vereador Darci José da Silva (PSD) está buscando junto ao Poder Executivo, a implantação de pavimentação asfáltica nas proximidades das futuras instalações do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e outras importantes regiões da cidade, em Amambai.

Na indicação, apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 23 de fevereiro, Darci ressalta que a pavimentação dessas ruas faz se necessária considerando que são pequenas extensões de ruas e que tais obras beneficiarão os munícipes para que tenham mais conforto e dignidade em suas localidades onde residem.

“Ressaltamos ainda que a pavimentação asfáltica é muito mais que uma obra, é oferecer mais segurança, saúde e dignidade à população” disse Darci

Veja abaixo as localidades indicadas pelo vereador

Vila Alvorada (Região das futuras instalações do Instituto Federal)

Rua Castelo Branco, entre as Ruas Joana Batista e Monte

Castelo e a Rua Joana Batista, entre as Ruas Castelo Branco e Antônio Pereira dos Santos.

Região do Tênis Clube

Rua Jaleil Zain, entre a Avenida Nicolau Otano e Rua Vereador João Neves, Rua Aluizio de Souza, entre a Avenida Nicolau Otaño e Rua Vereador João Neves, Rua Colombo, entre as Ruas Jaleil Zain e Manoel Pereira da Luz.

Região da Poli Esportiva

Rua Joana Batista, entre as Ruas Manoel Pereira da Luz e Lourival Nunes Vargas, Rua Heron da Rosa Brum, entre as Ruas José Luiz Sampaio Ferraz e Aluizio de Souza e a Rua Aluizio de Souza, entre as Ruas Heron da Rosa Brum e Ari Nunes da Silva.

Veja abaixo a indicação na integra

Darci pede implantação de asfalto da região das futuras instalações do IFMS e outras localidades em Amambai
Darci pede implantação de asfalto da região das futuras instalações do IFMS e outras localidades em Amambai

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda        Fone: 99130-5978

Ao lado do O Boticário

Promessa do taekwondo nacional, Cauã Batista morre aos 18 anos no RJ

0
Foto: Reprodução Instagram/CT Soares Team Taekwondo

O taekwondo brasileiro está de luto. Morreu na noite de terça-feira (24), aos 18 anos, o lutador Cauã Batista Gomes, considerado uma das promessas do país da modalidade. Ele faleceu no Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio de Janeiro, onde estava internado há uma semana. Durante o período, Cauã recebeu doações de sangue após campanha de amigos nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.Promessa do taekwondo nacional, Cauã Batista morre aos 18 anos no RJPromessa do taekwondo nacional, Cauã Batista morre aos 18 anos no RJ

O jovem atleta representaria o estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (26) na Seletiva Aberta Nacional, disputa que visa a formação da seleção brasileira de taekwondo de 2026. Cauã Gomes competiria na categoria adulto até 63 quilos. Anteriormente, Cauã já havia competido em vários torneios de base.

Em nota de pesar, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CTKD) homenageou o atleta e se solidarizou com familiares e amigos de Cauã.

“Jovem talento do taekwondo brasileiro, Cauã era um atleta conhecido pela dedicação, pelo respeito e pela paixão ao esporte, querido por todos os que tiveram a oportunidade de acompanhá-lo dentro e fora das competições”, afirmou a CBTKD.

Cauã Batista iniciou no taekwondo aos nove anos de idade no centro de treinamento (CT) de artes marciais Soares Team e lá seguiu como atleta durante a curta carreira. Em mensagem publicada nas redes sociais, o CT Soares Team lamentou a perda precoce do lutador.

“Cauã Batista Gomes, nosso aluno desde os 9 anos, formado pela Escola Soares Team, foi exemplo dentro e fora do Dojang – um atleta admirável, competidor incansável e um verdadeiro lutador da vida. Sua partida hoje deixa uma dor imensa, mas também um legado inesquecível de garra, disciplina e determinação em tudo que se propôs a fazer”.

Vendas do Tesouro Direto batem recorde em janeiro

0
Dinheiro, Real Moeda brasileira

As vendas de títulos públicos a pessoas físicas pela internet bateram recorde em janeiro, divulgou nesta quarta-feira (25) o Tesouro Nacional.No mês passado, o Tesouro Direto vendeu R$ 12,02 bilhões em papéis, o maior volume para um mês desde a criação do programa, em 2002.Vendas do Tesouro Direto batem recorde em janeiroVendas do Tesouro Direto batem recorde em janeiro

O valor é 26,9% superior ao de dezembro, quando as vendas do Tesouro Direto somaram R$ 9,47 bilhões. Na comparação com janeiro do ano passado, é 37,21% maior.

O recorde anterior de vendas foi registrado em março do ano passado, quando foram vendidos R$ 11,69 bilhões.

Os títulos mais procurados pelos investidores em janeiro foram os vinculados aos juros básicos, cuja participação nas vendas somou 48,9%. Os papéis corrigidos pela inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) corresponderam a 28,2% do total, enquanto os prefixados, com juros definidos no momento da emissão, totalizaram 15,1%.

Destinado ao financiamento de aposentadorias, o Tesouro Renda+, lançado no início de 2023, respondeu por 6,4% das vendas. Criado em agosto de 2023, o novo título Tesouro Educa+, que pretende financiar uma poupança para o ensino superior, atraiu apenas 1,5% das vendas.

O interesse por papéis vinculados aos juros básicos é justificado pelo alto nível da Taxa Selic. A taxa, que estava em 10,5% ao ano até setembro de 2024, foi elevada para 15% ao ano. Com os juros altos, os papéis continuam atrativos. Os títulos vinculados à inflação também têm atraído os investidores por causa da expectativa de alta da inflação oficial nos próximos meses.

O estoque total do Tesouro Direto alcançou R$ 220,24 bilhões no fim de janeiro, alta de 3,28% em relação ao mês anterior (R$ 213,24 bilhões) e de 37,75% na comparação com janeiro do ano passado (R$ 159,88 bilhões). Essa alta ocorreu por causa da correção pelos juros e porque as vendas superaram os resgates em R$ 4,88 bilhões no último mês.

Investidores

Em relação ao número de investidores, 330.786 participantes passaram a fazer parte do programa no mês passado. O total de investidores atingiu 34.587.727. Nos últimos 12 meses, o número acumula alta de 9,83%. O total de investidores ativos (com operações em aberto) chegou a 3.454.385, aumento de 14,73% em 12 meses.

A utilização do Tesouro Direto por pequenos investidores pode ser observada pelo considerável número de vendas de até R$ 5 mil, que correspondeu a 77,5% do total de 1.305.976 operações de vendas ocorridas em janeiro. Só as aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7%. O valor médio por operação atingiu R$ 9.207,33.

Os investidores estão preferindo papéis de prazo médio. As vendas de títulos de cinco a dez anos representam 40,6% do total. As operações com prazo de até cinco anos correspondem a 39,9% do total. Os papéis de mais de dez anos de prazo representaram 19,5% das vendas.

O balanço completo do Tesouro Direto está disponível na página do Tesouro Transparente.

Captação de recursos

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas possam adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só precisa pagar uma taxa para a B3, a bolsa de valores brasileira, descontada nas movimentações dos títulos. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis prefixados.

Nota de falecimento de de Leide Souza Barros

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quarta-feira, dia 25 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Leide Souza Barros, de 63 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento acontece nesta quinta-feira (26), às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922