15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 173

Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

0

Na Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, mulheres participam de diferentes etapas da atividade pericial, desde o atendimento em locais de crime até análises laboratoriais, exames médico-legais e papiloscopia. Atualmente, elas representam cerca de 40% do efetivo da instituição.

Antes que um exame médico seja realizado ou uma identificação seja confirmada, o trabalho técnico começa no local do fato. É ali que vestígios são identificados, registrados e preservados para subsidiar as investigações e orientar os exames que serão realizados posteriormente.

Vestígios e dinâmica do crime

A perita criminal Karla Gonçalves da Cruz, que ingressou na instituição em 2014 e atualmente trabalha no Núcleo de Perícias Externas, no setor de Crimes Contra a Vida, na Capital, explica que a preservação do local é a primeira preocupação da equipe.

“Minha primeira preocupação é identificar a área onde se encontram os vestígios e verificar se essa região está devidamente isolada e preservada. Isso é fundamental para garantir que os elementos presentes no local sejam mantidos íntegros. ”

Com mais de 11 anos de atuação, Karla já trabalhou no Núcleo Regional de Criminalística de Corumbá e no Departamento de Apoio às Unidades Regionais antes de integrar a equipe responsável pelos atendimentos em Campo Grande.

Segundo ela, o trabalho no local exige atenção a todos os elementos presentes na cena, já que nem sempre é possível identificar de imediato quais terão relevância para a investigação.

“Em muitos casos há grande quantidade de elementos no local e naquele momento ainda não é possível identificar completamente o que é relevante. Por isso é essencial realizar um levantamento detalhado e minucioso”, explicou.

Parte do material coletado em locais de crime segue posteriormente para análises especializadas em diferentes áreas da perícia, como DNA, documentoscopia, balística e outras disciplinas técnicas realizadas em laboratórios da Polícia Científica por outras peritas e peritos criminais.

Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS
Perita criminal Karla Gonçalves da Cruz.
Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

Exames médico-legais

Na medicina legal, os exames contribuem para esclarecer circunstâncias de diferentes ocorrências.

A perita médica-legista Taís Cristina Zottis Barsaglini, que exerce atividades há três anos no Instituto de Medicina e Odontologia Legal e na Casa da Mulher Brasileira, destaca a importância da área na produção da prova técnica.

“O exame médico-legal traz clareza e materialidade sobre os fatos. Ele pode documentar casos de violência física, sexual ou ainda esclarecer a causa de óbitos violentos, como acidentes de trânsito ou homicídios.”

As conclusões são registradas em laudos técnicos elaborados a partir de evidências científicas.

“Um laudo tecnicamente fundamentado reúne todas as conclusões com base em evidências e respeitando o passo a passo pericial para que seja confiável”, afirmou.

Mesmo diante de situações difíceis, ela afirma que o foco permanece no rigor técnico.

“Quando comecei a trabalhar nessa área percebi que é impossível não se sentir incomodada com algumas situações de violência e vulnerabilidade humana. Mas tento me manter focada nas evidências e nos fatos concretos. ”

Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS
Perita médica-legista Taís Cristina Zottis Barsaglini.
Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

Digitais que revelam identidades

A papiloscopia também integra a produção da prova técnica. A perita papiloscopista Juliana Cardozo da Silva, que ingressou na instituição em 2015 e já atuou em plantões de local de crime em Dourados e em Campo Grande, explica que o trabalho vai além da emissão de documentos de identidade.

“Ele garante a existência civil da pessoa, assegura direitos e a situa perante a sociedade. É por meio dele que alguém passa a ter nome, registro, acesso a serviços e reconhecimento legal.”

No contexto criminal, a atuação também inclui o levantamento de impressões digitais em locais de crime, etapa que pode contribuir para a identificação de pessoas envolvidas nas ocorrências.

“Confirmar uma identidade pode inocentar alguém, esclarecer um crime ou permitir que uma família encerre um ciclo de dor. Por trás de cada impressão digital existe uma história”, afirmou.

De acordo com Juliana, a análise exige atenção rigorosa aos detalhes. Muitas vezes, os peritos trabalham com fragmentos muito pequenos de impressões digitais que precisam ser comparados com precisão.

“Observamos linhas, pontos característicos e pequenas bifurcações que são únicas em cada pessoa. É um trabalho que não permite pressa. ”

Assim como ocorre em outras perícias de local de crime, os vestígios coletados podem gerar desdobramentos para análises complementares em diferentes núcleos especializados de identificação.

Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS
Perita papiloscopista Juliana Cardozo da Silva.
Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

Bastidores dos exames necroscópicos

Parte da atividade ocorre nos bastidores. A agente de Polícia Científica Romilda Fleitas, que atua há dez anos nos exames necroscópicos, acompanha diferentes etapas do procedimento.

“Quando o corpo chega aqui, a gente faz toda a recepção, confere a requisição, a cadeia de custódia e verifica se houve atendimento anterior em unidade de saúde ou pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Depois auxiliamos o médico-legista durante o exame e também ficamos responsáveis pela liberação do corpo para a funerária, sempre com autorização da família”, relatou.

Segundo ela, a rotina também envolve o contato com familiares em momentos delicados.

“Às vezes a família chega aqui em uma situação muito difícil e precisa entender que alguns exames são necessários. É um trabalho que exige responsabilidade e respeito com cada caso que chega até nós.”

Romilda afirma que cada função dentro do instituto contribui para o resultado final do trabalho técnico.

“Eu me vejo como uma peça dentro de uma engrenagem. Cada um faz a sua parte para que tudo funcione. ”

Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS
Agente de Polícia Científica Romilda Fleitas.
Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

Do levantamento de vestígios no local de crime às análises laboratoriais, passando pela identificação e pelos exames médico-legais, essas profissionais participam de diferentes etapas da atividade pericial que contribui para o esclarecimento de fatos e para a produção de provas  utilizadas pela Justiça.

Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS

Brasil se prepara para ser destaque em feira de tecnologia na Alemanha

0
Foto: Hannover Messe/Divulgação

Famosa por sediar grandes feiras internacionais, a cidade de Hannover, no norte da Alemanha, será palco, no fim de abril, de uma ampla demonstração de tecnologias industriais desenvolvidas por empresas brasileiras.Brasil se prepara para ser destaque em feira de tecnologia na AlemanhaBrasil se prepara para ser destaque em feira de tecnologia na Alemanha

A Hannover Messe, a maior feira de inovação e tecnologia industrial do mundo, que acontecerá de 20 a 24 de abril, escolheu o Brasil como país parceiro. Representantes de centenas de países são esperados para o evento na cidade de cerca de 550 mil habitantes.

Essa é a segunda vez que o Brasil alcança esse status. A última vez foi em 1980, justamente quando a Hannover Messe iniciou a prática de escolher países parceiros.

Em uma área com mais de dez pavilhões, expositores e representantes de empresas de diversos países poderão trocar informações, conhecer e apresentar tecnologias, além de fechar negócios.

De IA à energia limpa

A Deutsche Messe AG, organizadora da Hannover Messe, espera a presença de 123 mil pessoas de todas as partes do mundo, além de 3,5 mil expositores de 60 países. Estarão lá companhias como Amazon Web Services (AWS), Bosch, Siemens, SAP, Microsoft, Huawei e Accenture.

A Hannover Messe vai reunir demonstrações de tecnologias relacionadas a inteligência artificial (IA), robótica, automação, digitalização, defesa e descarbonização, com incentivo à energia limpa. Há também ambiente para a troca de informações sobre pesquisas e transferências de tecnologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler (chefe de governo) da Alemanha, Friedrich Merz, confirmaram presença.

Hannover, 05/03/2026 - A feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação
A feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação

País parceiro

Com a parceria, o Brasil terá direito a ocupar pavilhões que somam 2,7 mil metros quadrados. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ─ vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ─ organiza a participação do país.

Serão 140 expositores brasileiros e uma delegação formada por 300 empresas, como a fabricante de aviões Embraer e a WEG, especializada em motores elétricos. Há espaço também para quase 60 startups ─ empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento rápido.

Em um encontro com jornalistas, no fim de fevereiro, para anunciar detalhes da Hannover Messe, o CEO (diretor-executivo) da Deutsche Messe AG, Jochen Köckler, comentou por que o Brasil foi escolhido país parceiro.

“O Brasil é a maior economia da América do Sul. É um país jovem, digital, com empresas muito bem desenvolvidas”, apontou.

Para o organizador, o ambiente colocará em evidência vantagens competitivas do Brasil.

“É mais forte em energias renováveis do que muitos imaginam, tem uma população 20 anos mais jovem que a europeia e que enxerga oportunidades”, citou.

“Todos os esforços devem estar voltados para uma parceria confiável e duradoura e, no fim, bons negócios para todos que estarão aqui”, previu.

Hannover, 05/03/2026 - Dr. Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe, na feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação
Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe, na feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação

Empresas brasileiras

A ApexBrasil foi a responsável pela curadoria de empresas brasileiras representadas na Hannover Messe. A agência de fomento à exportação atuou também na capacitação, especialmente de pequenos negócios, e viabilizou a infraestrutura para expositores brasileiros.

O diretor de operações da ApexBrasil Europa, Alex Figueiredo, avalia a feira como uma forma de ampliar a imagem do país no exterior, na visão dele, muito associada à “agricultura, carnaval e futebol”.

“É uma grande oportunidade de mostrar esse outro lado do Brasil, um Brasil inovador, um Brasil que projeta e fabrica aviões, carros, caminhões, maquinário e software”, diz.

Ele destaca que o país já possui protagonismo em um dos temas de interesse da feira, a transição energética.

“Somos líderes em biocombustíveis. Sabemos que muitos países estão lutando para reduzir emissão de gases do efeito estufa [causadores do aquecimento global] no transporte. O Brasil tem, por décadas, trabalhado com flex fuel, que é uma invenção brasileira”, assinala ele, lembrando que uma multinacional de origem alemã, a Volkswagen, foi a primeira montadora a ter um carro flex no Brasil.

Um dos pavilhões ocupados por expositores brasileiros contará com 30 empresas dedicadas à energia renovável, aos biocombustíveis e à eletrificação.

Para o representante brasileiro, a mensagem que o país passará é a de que “o Brasil está pronto para colaborar, investir e inovar juntos”.

Emprego e renda

Em conversa com a Agência Brasil, a representante regional da ApexBrasil, Márcia Nejaim, assinalou a relação entre inovação e desenvolvimento econômico.

“As empresas que exportam inovam mais, geram empregos com melhores salários e geram mais empregos”, sustenta.

“Na medida que esse círculo virtuoso vai acontecendo, a gente consegue gerar um impacto real na vida do brasileiro, na geração de empregos de boa qualidade e de mais empregos”, conclui.

À plateia de cerca de 100 jornalistas, quase todos estrangeiros, o embaixador do Brasil na Alemanha, Rodrigo Baena Soares, apresentou o país sul-americano como democracia estável e forte economia emergente.

“Compartilhamos valores, compartilhamos instituições democráticas, assim como os desafios comuns em nossas capacidades industriais, mas também a prontidão para agir juntos para maximizar resultados ganha-ganha para nossas sociedades”, declarou.

Hannover, 05/03/2026 - Embaixador do Brasil na Alemanha, Rodrigo Baena Soares, na feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação
Embaixador do Brasil na Alemanha, Rodrigo Baena Soares, na feira de tecnologia Hannover Messe 2026, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. Foto: Hannover Messe/Divulgação

Em conversa com a Agência Brasil, o diplomata classificou a indústria brasileira como de muita criatividade e com grande conteúdo tecnológico.

“Temos uma indústria que vai mostrar ao público, não só o alemão, mas também ao europeu, a sua enorme capacidade de encontrar soluções para diversas áreas”, antecipou.

Deputado Renato Câmara destina recurso para a educação em Dourados e reafirma compromisso com o futuro das crianças

0
Equipe da Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, em Dourados, recebeu Renato Câmara durante a entrega simbólica da emenda parlamentar de R$ 30 mil destinada à unidade. Foto: Assessoria

O deputado estadual Renato Câmara, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, destinou uma emenda parlamentar de R$ 30 mil para a Escola Municipal Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, em Dourados. O recurso será aplicado por meio da Associação de Pais e Mestres (APM) para melhorias na estrutura da unidade.

Morador de Dourados e conhecedor da realidade da população, Renato Câmara destacou que investir na educação é investir diretamente no futuro do município e de todo o Mato Grosso do Sul.

“Sempre militei pela melhoria do ensino das nossas crianças e jovens, que são o futuro de Dourados e do Mato Grosso do Sul. Um ambiente escolar adequado desperta mais interesse do aluno em permanecer na escola e aprender”, afirmou.

Renato Câmara também ressaltou que as emendas parlamentares permitem atender demandas concretas das escolas e melhorar o dia a dia de alunos e professores.

“Quando investimos na escola, estamos investindo no futuro. Filho de trabalhador quer prosperar e, para isso, precisa estudar”, disse.

Renato Câmara é vice-presidente da Assembleia Legislativa e tem atuação destacada em pautas ligadas à educação, à segurança pública, ao agro, ao leite, à suinocultura, aos agentes comunitários de saúde, de combate à endemias, ao meio ambiente e aos idosos.

Fonte: Assessoria Dep. Renato Câmara

Iguatemi: Direção da Escola Tancredo Neves promove momento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

0
Fotos: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Escola Municipal Tancredo Neves, em Iguatemi, promoveu um momento especial de valorização e reconhecimento às mulheres da comunidade escolar.

A equipe da escola preparou uma programação simples, porém cheia de carinho. Para marcar a data, foi organizado um lanche especial, proporcionando um momento de confraternização entre professoras, funcionárias e demais mulheres presentes na escola. Durante a homenagem, cada participante também recebeu uma pequena lembrancinha, preparada com dedicação, como forma de demonstrar gratidão e reconhecimento.

A iniciativa teve como objetivo valorizar o papel das mulheres que, diariamente, contribuem para o funcionamento da escola e para a formação das crianças. O momento foi marcado por alegria, acolhimento e pela troca de mensagens de respeito e admiração.

Segundo a equipe escolar, celebrar o Dia da Mulher é também uma oportunidade de reconhecer a importância da mulher na educação e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A ação reforça o compromisso da escola em promover valores de respeito, união e valorização das pessoas, fortalecendo os laços entre a comunidade escolar e celebrando a presença feminina em todos os espaços da educação.

Fonte: Imprensa oficial

Vereador Darci recepciona deputado Pedrossian Neto dia 19 em Amambai

0
Nas fotos, o vereador Darci (d) com o deputado estadual Pedrossian Neto e durante reunião recente com parlamentar em Campo Grande na busca por benefícios para o município e a população amambainse. (Fotos: Assessoria)

Vilson Nascimento

O presidente da Câmara Municipal local, vereador Darci José da Silva, acompanhado por amigos e lideranças locais recepciona, no próximo dia 19 de março, uma quinta-feira, em Amambai, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto.

Durante a estadia no município, Pedrossian Neto, que desde 2023 é vice-líder do governador Eduardo Riedel na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), acompanhando pelo vereador Darci, irá cumprir vária agendas. Entre elas participar de reuniões, conceder entrevistas e visitar autoridades, entidades e instituições.

Entre as agendas já confirmadas está uma reunião pela manhã com representantes do Hospital Regional de Amambai e dirigentes da Escola Municipal Rachid Saldanha Derci e do CEI (Centro de Educação Infantil) Rosa Maria Osorski.

Ao meio dia o deputado estadual, que por intermédia do vereador Darci já destinou recursos para beneficiar Amambai, entre elas para áreas como a saúde e educação, participará de uma entrevista em uma emissora de rádio da cidade.

No período da tarde, também acompanhado por Darci, o deputado Pedrossian Neto se reunirá com dirigentes da Escola Municipal João Rodrigues, fará uma vista ao comando do 17º RC Mec, unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai.

No período da noite Pedrossian Neto participa de uma reunião aberta à toda a sociedade amambaiense prevista para acontecer a partir das 19h no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque, na Câmara Municipal de Amambai.

“O deputado Pedrossian Neto é uma jovem liderança que vem se destacando na política Sul-mato-grossense e tem se demostrado um grande parceiro da nossa querida cidade e da população amambaiense na Assembleia Legislativa. Através dele já conquistamos recursos para melhorias da saúde, da educação e essa parceria vai continuar firme e rendendo muitas melhorias para nossa população”, disse Darci ao ressaltar que a visita do deputado a Amambai tem por objetivo dialogar com vários segmentos da sociedade local e conhecer de perto as demandas da sociedade amambaiense.

Vereador Darci recepciona deputado Pedrossian Neto dia 19 em Amambai

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Marcos     Fone: 3481-1433

Ao lado do Supermercado Manso

Mato Grosso do Sul debate iniciativas sustentáveis com evento internacional voltado às mulheres

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul passa a integrar, em março de 2026, a rota internacional de iniciativas voltadas às mulheres. Além de sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), o Estado receberá um grande evento dedicado a dar visibilidade global às alternativas sustentáveis construídas por e para mulheres sul-mato-grossenses.

Trata-se do “Femina Vox Pantanal: Mulheres no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, que será realizado nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O Femina Vox é um fórum internacional idealizado pela PhD Guila Clara Kessous, artista reconhecida pela Unesco como Artista da Paz. A criadora do movimento estará na capital sul-mato-grossense para a edição pantaneira da rede internacional.

Desde 2021, o fórum reúne milhares de mulheres de mais de 30 países, além de lideranças políticas, artistas e representantes do meio acadêmico. Cada edição promove espaços de diálogo, inspiração e ação, com o objetivo de amplificar a voz das mulheres e incentivar uma cultura de paz, igualdade e solidariedade.

Segundo a organização, a iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos conflitos internacionais recentes, reforçando o papel das mulheres na construção de caminhos para a paz.

A edição brasileira acontece pela primeira vez com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Governo Federal e da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Após Campo Grande, o evento terá uma edição em Brasília, no dia 17 de março de 2026, e outra em Paris, entre os dias 26 e 29 de novembro.

A articulação entre instituições e parceiros é conduzida pela Dra. Giselle Marques, docente do Programa de Mestrado e Doutorado da Uniderp e coordenadora do Femina Vox Brasil 2026.

“Além dos apoios dessas esferas governamentais, estamos construindo uma grande rede com as universidades de Mato Grosso do Sul, organizações não governamentais, lideranças políticas, sindicatos e diversos coletivos para viabilizar a participação das mulheres indígenas, ribeirinhas e quilombolas do Pantanal, que virão ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo no dia 16 de março trazendo seus artesanatos, cerâmicas, rapaduras e outros gêneros alimentícios produzidos com matéria orgânica da agricultura familiar. Queremos dar voz às mulheres que transformam o couro do peixe e do boi em bolsas, sapatos, e que dos sonhos constroem realidades mais sustentáveis”, destacou a professora.

Programação

A programação começa no dia 15 de março, às 7h, com uma atividade de turismo de observação de aves. O evento inclui ainda city tour, degustação de iguarias pantaneiras no Memorial Marçal de Souza, conhecido por sua arquitetura que remete a uma oca indígena, e apresentações culturais.

Entre os destaques, está a apresentação da Orquestra Indígena Terena no dia 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, onde também ocorrerão rodas de conversa e palestras com especialistas.

Entre os convidados estão Soraia Zonta, embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas) e vencedora do prêmio Ouro Jovem Cientista Beleza Verde, e Mara Rute Hercelin, diretora do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable, sediado na região de Paris-Saclay, na França, com atuação voltada a metodologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

Inscrições gratuitas

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-internacional-femina-vox-campo-grande-ms/3336774?share_id. Já a programação científica do evento está disponível em: https://eventos.pgsscogna.com.br/eventos/70bef5ef-5175-4b0a-89dd-eae9641bb42d.

O evento será realizado em formato híbrido, com expectativa de alcançar participantes de diversas cidades do Brasil e do mundo. A iniciativa busca projetar o Pantanal sul-mato-grossense internacionalmente, atrair turistas, fortalecer a luta das mulheres pela igualdade de direitos e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável para todas as pessoas.

Fonte: Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS

Sebrae realiza workshop sobre construção dos Acordos Municipais de Gestão (PGM) em Paranhos

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Paranhos recebeu nesta semana representantes do Sebrae para dar início à construção dos Acordos Municipais de Gestão (PGM). O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre o poder público e o Sebrae, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento econômico local e à melhoria da gestão pública.

Durante as palestras, foram discutidas estratégias para aprimorar os serviços oferecidos à população, incentivar o empreendedorismo e fomentar o crescimento sustentável do município. A iniciativa faz parte do programa (Cidade Empreendedora), que busca alinhar políticas públicas e práticas de gestão voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios.

O prefeito destacou a importância da parceria com governo do Estado e Sebrae, ressaltando que o trabalho conjunto permitirá identificar oportunidades e implementar soluções que beneficiem toda a comunidade.

Com a construção dos Acordos Municipais de Gestão, Paranhos dá mais um passo rumo a uma administração moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento local.

Fonte: Assessoria

Vereadora Miriam Krenczynski participa de evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher em Iguatemi

0
Vereadora Miriam Krenczynski durante evento que teve como proposta homenagear as mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Fotos: Divulgação/Redes sociais.

Redação

A vereadora Miriam Krenczynski participou, na manhã desta sexta-feira (6), de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Iguatemi em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 8 de março.

A solenidade foi realizada no Conviver “Lírios do Vale” e reuniu mulheres atendidas pelos programas sociais do município, além da presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama Cecília Welter Ledesma, coordenadoras e servidores da pasta.

Durante o evento, a vereadora abordou assuntos relacionados à conscientização e valorização da mulher. Na ocasião, ela ainda compartilhou experiências de sua trajetória pessoal e profissional, destacando desafios e conquistas.

“Com muita alegria, tive a oportunidade de partilhar um pouco da minha história e da minha caminhada como mulher, mãe, avó, professora, escritora, atleta e vereadora, mostrando que cada etapa da vida traz novos desafios, mas também muitas conquistas”, destacou Miriam Krenczynski em publicação nas redes sociais.

Fonte: Grupo A Gazeta

Energisa amplia programa de formação de eletricistas com foco em mulheres

0
Fotos: Assessoria

A Energisa reafirma seu compromisso com a diversidade e anuncia novas turmas do curso de formação de eletricistas em parceria com o Senai. A iniciativa, que já qualificou dezenas de mulheres em edições anteriores, terá inscrições abertas ainda este ano, contemplando turmas mistas e uma edição exclusiva para o público feminino.

Energisa amplia programa de formação de eletricistas com foco em mulheres

Embora o setor elétrico seja historicamente marcado pela predominância masculina, a presença feminina vem crescendo nas atividades de campo. O programa busca acelerar esse movimento, oferecendo capacitação técnica gratuita e preparando profissionais para atuar em uma das áreas mais estratégicas do país.

Até agora, 30 mulheres concluíram o curso em Dourados e Campo Grande. A turma mais recente se formou em fevereiro, na capital. A meta da companhia é ampliar ainda mais a participação feminina no setor elétrico. “Vamos ofertar novas turmas exclusivas para mulheres ainda este ano. Queremos fortalecer cada vez mais essa presença aqui no MS”, afirma Luciana Marteningue, Consultora BP de RH.

Histórias que inspiram

Entre as formadas está Thaís Oliveira, eletricista de distribuição, que encontrou no curso uma oportunidade de transformação. Prestes a completar um ano de empresa, ela relembra os desafios de conciliar família, estudos e prática para iniciar uma nova carreira. “Foi um período intenso, mas transformador. Eu enxergava no curso uma chance real de mudança para a minha vida e hoje me sinto realizada”, conta.

Atuando diretamente na área operacional e nas ruas, Thaís destaca o reconhecimento que recebe não apenas da empresa, mas também da comunidade “Mulheres me parabenizam por estar na área, e minha filha diz com orgulho que a mãe é eletricista. Para muitos é só uma profissão; para mim, é levar conforto, segurança e qualidade de vida para as pessoas.”

Inclusão como estratégia

A expansão dos programas de qualificação da Energisa integra sua estratégia de promover ambientes de trabalho mais diversos e incentivar a presença feminina em diferentes áreas da companhia. A parceria com o Senai assegura o alinhamento com as exigências técnicas e de segurança da profissão.

As próximas turmas serão anunciadas nos próximos meses, consolidando o compromisso da empresa em abrir caminhos para que mais mulheres ocupem espaço no setor.

Fonte: Assesoria

Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais

0
Foto: Dilvulgações

A Prefeitura de Japorã, por meio da SEDAMA – Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, está mantendo ações e políticas de apoios e incentivos aos produtores tradicionais, dentre eles, atendimentos aos assentados da Tagros, Indianópolis e Savana.

No primeiro bimestre de 2026, a equipe da Sedama concentrou esforços na produção de silagem (forrageira cortada e fermentada como alternativa de alimentação animal em épocas de estiagem). Neste contexto, atuou na preparação de solo com grade aradora e niveladora para semeio de pastagens e, de milho e milheto para silagem.

“Nossa equipe também realizou serviços de escavadeira, dando acabamento às curvas em nível (terraceamento), evitando que a água saia por desnível de terreno. Todas estas ações atendem determinação do prefeito Vitor Malaquias”, confirma o secretário da Sedama, Luiz da Silva Francisco (Luizão).

PORTO LINDO

Na aldeia Porto Lindo e Yvy Katu a Prefeitura de Japorã auxiliou no transporte de mudança e materiais para construção de casas e/ou produtos colhidos, como milho em espiga para os mais vulneráveis e, diariamente, está atendendo no abastecimento de água, pois, parte da população indígena não tem acesso a água potável (encanada). “Para atender a reivindicação da comunidade local, também executamos o preparo de solo e plantio de milho para subsistência e entrega no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, finalizou Luizão.

Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais
Gestão de Japorã garante apoio às atividades agropecuárias dos produtores tradicionais

Fonte: Prefeitura de Japorã

Novos recursos e equipamentos reforçam preparação para combate a incêndios no Pantanal em 2026

0
Fotos: Bruno Rezende/Secom

A prevenção e o combate a incêndios em Mato Grosso do Sul, especialmente na região do Pantanal, contarão com novos recursos e equipamentos. O conjunto de ações integra uma estratégia tripartite entre governos federal, estadual e municipal para a preparação da temporada de seca, que se inicia nos próximos meses em grande parte do país.

A previsão é de cerca de R$ 24 milhões destinados ao estado, com aplicação prioritária no Pantanal e em outras regiões de Mato Grosso do Sul. Entre os equipamentos previstos estão mochilas de combate a incêndio, sopradores, caminhões ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), além de EPI (equipamentos de proteção individual) e GPS de mão, que reforçarão a atuação das equipes em campo.

Novos recursos e equipamentos reforçam preparação para combate a incêndios no Pantanal em 2026

Os recursos fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento aos Incêndios Florestais para 2026 e serão destinados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a estrutura de resposta e prevenção diante do período de estiagem.

Paralelamente, o CBMMS vem se preparando para a Operação Pantanal 2026, com a vistoria e reparos de equipamentos e a incorporação de novos itens que serão utilizados durante a operação. Entre as tecnologias em teste estão drones com sensores de calor, que auxiliam na identificação de focos de incêndio, além da realização de treinamentos específicos para as equipes.

De acordo com o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, major Eduardo Teixeira, a manutenção dos equipamentos é parte fundamental do planejamento da operação.

“Nesse momento de pré-temporada, nós fazemos a preparação, com foco em treinamento e capacitação dos militares, readequação dos materiais, para mais uma operação. E tudo isso visando sempre estar pronto quando for necessário”, afirmou.

Fonte: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Alta da atividade industrial em janeiro não compensa perdas acumuladas

0
© WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

O crescimento de 1,8% na atividade industrial do Brasil em janeiro reflete resultados positivos de algumas categorias econômicas na comparação com dezembro, mas não compensa as perdas acumuladas pelo setor industrial ao final do ano de 2025 – cujo saldo negativo ainda é de 0,8%.

“O avanço de janeiro de 2026 é relevante, mas ainda não é suficiente para compensar integralmente a perda acumulada no final do ano passado, de setembro a dezembro, permanecendo um saldo negativo de 0,8%”, observa André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os avanços mais importantes, a pesquisa registrou a expansão das indústrias de produtos químicos (6,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (6,3%), além de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2%). 

Olhando em detalhes, na atividade de químicos, o destaque foi para a produção de adubos e fertilizantes, herbicidas e fungicidas – produtos ligados ao setor agrícola. Já no setor automobilístico, destaque para a produção de caminhões e autopeças. Outra contribuição positiva veio da indústria extrativa, na produção de derivados de petróleo, coque, e biocombustíveis.

De acordo com André Macedo, apesar de não ter compensado as perdas acumuladas no final do ano passado, a alta no mês de janeiro foi favorecida pela volta da produção, após férias coletivas, em dezembro.

“O perfil do resultados deste mês é positivo, importante, disseminado entre as grandes categorias econômicas, que mostraram crescimento, mas que não elimina o passado recente de perdas”, avaliou o gerente.

A atividade industrial registrou queda em seis atividades. O maior impacto negativo veio, pela segunda vez consecutiva, do setor de máquinas e equipamentos (-6,7%). Nesta atividade, as maiores perdas foram em bens de capital para fins industriais e agrícolas, “que guarda relação com o movimento de aumento de taxas de juros”, explicou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo. A política monetária de juros elevados encarece empréstimos e o crédito.

Já na comparação anual – de janeiro de 2026 com janeiro de 2025 – o crescimento foi de 0,2%. Apesar de tímido, o percentual interrompe uma trajetória de queda, mesmo com predomínio de taxas negativas alcançando duas das quatro grandes categorias econômicas e 17 dos 25 ramos pesquisados, de acordo com o gerente.

Nessa conta influenciaram tanto a menor quantidade de dias úteis em janeiro deste ano, como uma base de comparação mais elevada em 2025. Em janeiro do ano passado, a indústria nacional tinha crescido 1,3%, nesta comparação.

Buscando uma visão de longo prazo, o IBGE verificou que, em 12 meses, a indústria cresceu 0,5%, o 26º resultado positivo, mas com perda de intensidade, ponderou Macedo. Ele lembrou que nesta comparação, em dezembro de 2024 o aumento tinha sido de 3,1% e, em janeiro de 2025, de 2,9%. “Há uma trajetória descendente”, disse.

Para o futuro, o gerente André Macedo pondera que o cenário é de incertezas para a economia nacional, diante dos possíveis efeitos da guerra no Oriente Médio, que detém a maior parte das reservas globais de petróleo.

“Eventos externos [como a guerra] que prejudiquem o comércio internacional, elevem os custos ou reduzam a oferta de matérias-primas podem gerar impactos negativos na indústria e na economia como um todo”.

Fonte: Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil

Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, diz Anfavea

0
© PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

A venda de veículos cresceu 8,6% em fevereiro na comparação com janeiro, chegando a 185,2 mil emplacamentos. Na comparação com fevereiro do ano passado o crescimento foi 0,1%. No primeiro bimestre de 2026 as vendas somaram 355,7 mil unidades, resultado semelhante ao do mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção também registou aumento em fevereiro ante janeiro, com 204,3 mil novas unidades saindo das fábricas, 24,9% a mais do que as 163,6 mil unidades produzidas em janeiro. Já no acumulado do ano, a produção foi de 368,0 mil autoveículos, um recuo de 8,9% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado. Também houve recuo com relação a fevereiro de 2025 (8,2 %). “Importante frisar que, em 2025, o Carnaval caiu em março, contribuindo também para um melhor ritmo de produção em fevereiro do ano passado”, diz a entidade.

Segundo a Anfavea o bom ritmo de vendas em fevereiro não foi suficiente para segurar o ritmo de produção no primeiro bimestre, fortemente impactada pelo recuo nas exportações. No total, 59,4 mil unidades foram embarcadas ao exterior no primeiro bimestre do ano, o que representa uma queda de 28% ante o mesmo período de 2025.

Em fevereiro foram exportadas 33,5 mil. 29,6% a mais do que em janeiro (25,9 mil). Na comparação com fevereiro de 2025, houve queda de 34,0 %. “Causa preocupação a retração expressiva nas exportações para a Argentina, mercado que nos ajudou muito nos resultados positivos de 2025”, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

“Importante frisar que, em 2025, o carnaval caiu em março, contribuindo também para um melhor ritmo de produção em fevereiro do ano passado”, diz a entidade.

Segundo a Anfavea, o bom ritmo de vendas em fevereiro não foi suficiente para segurar o ritmo de produção no primeiro bimestre, fortemente impactada pelo recuo nas exportações. No total, 59,4 mil unidades foram embarcadas ao exterior, uma queda de 28% ante o mesmo período de 2025.

“Causa preocupação a retração expressiva nas exportações para a Argentina, mercado que nos ajudou muito nos resultados positivos de 2025”, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

O balanço mensal da associação mostra ainda que 28.120 unidades de veículos leves híbridos e elétricos foram emplacadas em fevereiro, representando 15,9% do total. A produção nacional chegou a 43% desse volume, maior participação na série histórica apurada pela Anfavea.

“O resultados dos investimentos em novas tecnologias e produtos é cada vez mais palpável. Temos desafios para manter nosso crescimento dos últimos anos, e o mais novo deles é a guerra no Oriente Médio, que pode ter impactos macroeconômicos e logísticos. Porém, de nossa parte, acreditamos na resiliência da cadeia automotiva brasileira e na firme intenção dos nossos associados de continuar investindo no país”, disse Calvet.

Fonte: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Banco do Brasil lança Pix para compras na Argentina

0
© AGENCIA BRASIL/ARQUIVO

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) podem fazer pagamentos em lojas físicas na Argentina pelo Pix. Em parceria com o Banco Patagonia, o BB lançou o Pix no Exterior.

A solução estreia na Argentina e poderá ser usada por qualquer usuário do Pix, mesmo que não seja correntista do banco.

O pagamento funciona por meio da leitura de um Código QR exibido pelo comerciante, que pode estar em uma maquininha ou outro dispositivo. O cliente acessa o aplicativo da instituição financeira brasileira, escaneia o código, confere os dados e confirma a transação, sem necessidade de cadastro ou habilitação prévia.

Câmbio e IOF

Por trás da operação, há uma conversão automática de moeda realizada pelo banco. O valor da compra é pago em reais pelo cliente, enquanto o comerciante recebe na moeda local. Esse processo ocorre por meio de uma operação de câmbio integrada à transação.

Na prática, o débito sai diretamente da conta corrente ou da poupança do usuário no Brasil e aparece no extrato como um Pix comum. Sobre a transação incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributo federal cobrado em operações de câmbio e crédito.

Segundo o banco, a conversão é viabilizada por meio de APIs, interfaces tecnológicas que conectam diferentes sistemas financeiros e permitem que a operação seja processada automaticamente em poucos segundos.

A solução foi desenvolvida em parceria com o Banco Patagonia, instituição financeira argentina que integra o conglomerado do Banco do Brasil. O sistema utiliza ainda a solução de cobranças Wapa e a infraestrutura tecnológica da Coelsa, empresa que atua no mercado de meios de pagamento na América Latina.

“O lançamento do Pix no exterior reforça a atuação internacional do Banco do Brasil e nosso compromisso com a inovação em meios de pagamentos voltada ao bem-estar das pessoas”, afirmou em nota Felipe Prince, conselheiro de administração do Banco Patagonia e vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Risco do Banco do Brasil.

O BB estuda a expansão do Pix no Exterior para outros países da América, Europa e Ásia, especialmente em regiões com grande presença de brasileiros. Segundo a instituição, a iniciativa faz parte da estratégia de ampliar a oferta de serviços financeiros digitais e simplificar pagamentos internacionais.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência

0
Práticas frequentemente não percebidas como violência silenciam as mulheres; leis aprovadas na ALEMS enfrentam essa situação. Foto: Luciana Nassar

O feminicídio é a ponta extrema de um ciclo de violências anteriores, frequentemente invisibilizadas. Dados do Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) mostram que, em Mato Grosso do Sul, 81% das denúncias registradas no ano passado referem-se a agressões que muitas vezes não são reconhecidas como violência, tais como humilhações, ameaças e controle emocional. Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa (ALEMS) buscam ampliar a percepção da violência contra as mulheres e dar visibilidade a essas práticas.

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência
ALEMS fortalece a legislação estadual de proteção às mulheres (Foto: Aline Kraemer/Arquivo ALEMS)

Entre as leis estaduais que ajudam descortinar a violência silenciada, estão a Semana Estadual da Mulher (Lei 3.411/2007), de autoria do deputado Paulo Duarte (PSD); a Semana de Conscientização sobre Violência Psicológica entre Mulheres, conhecida como “Wollying” (Lei 6.203/2024), proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB); e a lei que institui a Semana do Combate à Misoginia (Lei 6.176/2023), dos deputados Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Pedro Kemp (PT). Em comum, as iniciativas buscam incentivar campanhas, debates e ações educativas para tornar visíveis formas de violência que são socialmente ofuscadas.

Autora da lei que institui a Semana de Conscientização sobre Violência Psicológica entre Mulheres, a deputada Mara Caseiro destaca que o objetivo é evidenciar agressões que passam despercebidas. “A lei contribui justamente ao dar visibilidade a formas de violência que muitas vezes são silenciosas, como a psicológica, simbólica e cultural. Ao instituir a semana no calendário oficial do Estado, reconhecemos que palavras, humilhações, exclusões e constrangimentos também causam danos às mulheres e precisam ser enfrentados”, afirma. Segundo ela, a iniciativa busca estimular informação, reflexão e mudança de postura, fortalecendo o respeito e a união entre mulheres.

O deputado Paulo Duarte relembra que o tema da violência doméstica ainda era tratado de forma restrita quando apresentou a proposta. “Quando propus a criação da Semana Estadual da Mulher, muitos ainda tratavam a violência contra as mulheres como assunto escondido atrás das portas fechadas. Eu escolhi abrir as portas da Assembleia e trouxe Maria da Penha para que o Mato Grosso do Sul ouvisse, de frente, a força de sua história”, recorda. Para o parlamentar, transformar silêncio em debate público foi um passo importante para fortalecer políticas de proteção e conscientização.

Já o deputado Professor Rinaldo Modesto afirma que ampliar o conceito de violência é essencial para enfrentar o problema. “Muitas vezes a violência contra a mulher é associada apenas à agressão física, mas sabemos que ela também se manifesta de outras formas, como a violência psicológica, moral, simbólica e cultural”, explica. Segundo ele, a lei busca fortalecer ações de conscientização e prevenção, incentivando campanhas educativas, divulgação dos direitos das mulheres e dos canais de denúncia para ajudar a romper o silêncio.

Para o deputado Pedro Kemp, enfrentar a misoginia é parte central dessa agenda. “Hoje e todos os dias nós, homens, devemos lutar por uma vida sem violência para todas as mulheres. Combater o ódio digital que vira feminicídio nas ruas é uma urgência”, afirma. O parlamentar defende que a promoção da igualdade, do respeito e da dignidade das mulheres deve ser um compromisso permanente da sociedade e também das políticas públicas.

Mecanismos da invisibilização

“A violência nasce antes do tapa. Ela nasce quando a mulher é tratada como inferior, exagerada, incapaz ou propriedade de alguém”, afirma a psicóloga e mestre em Filosofia da Educação Talian Cordeiro. Ele explica que práticas violentas, como humilhação, isolamento, controle emocional ou financeiro e desqualificação constante são invisibilizadas socialmente.

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência
Psicóloga Talian Cordeiro: “A violência nasce antes do tapa”

A especialista explica que expressões comuns no cotidiano, como “homem é assim mesmo” ou “isso é coisa da sua cabeça”, funcionam como mecanismos de silenciamento e invisibilidade. De acordo com ela, a violência psicológica se sustenta justamente por ocorrer de forma repetitiva e sutil, fazendo com que muitas mulheres passem a duvidar da própria percepção da realidade.

Os efeitos dessa violência contínua podem ser profundos. Ansiedade, depressão, perda de autoestima, isolamento social e dependência emocional estão entre as consequências relatadas em atendimentos psicológicos. Para Talian, esse tipo de agressão “corrói a subjetividade” e pode comprometer seriamente a autonomia da mulher quando ocorre de forma prolongada.

“Do ponto de vista da Psicologia, é fundamental nomear como violência a humilhação reiterada, o controle emocional, o isolamento, a chantagem, o gaslighting [manipulação em que o agressor distorce informações para fazer a vítima duvidar de sua memória e percepção], a desqualificação intelectual, o controle financeiro, a coerção sexual dentro de relacionamentos, a exposição da intimidade, o silenciamento e a desqualificação e objetivação dos corpos femininos em grupos de homens”, afirma.

Além disso, a psicóloga aponta que a misoginia estrutural contribui para a naturalização dessas práticas. Em uma cultura que historicamente desvalorizou o feminino, o sofrimento das mulheres tende a ser relativizado ou desacreditado. “Enquanto a violência for ‘reconhecida’ apenas quando sangra, vamos continuar ignorando as formas de dominação que silenciam, desqualificam e adoecem mulheres todos os dias”, afirma. Para ela, nomear essas violências invisíveis é um passo essencial para enfrentá-las e evitar que situações de abuso evoluam para formas mais graves, como o feminicídio.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Os números da invisibilidade

Das violências sofridas pelas mulheres, a maior parte corresponde às que, muitas vezes, não são consideradas violência. A Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006) elenca cinco formas de violência doméstica e familiar: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A física, por ser agressão direta ao corpo da mulher, é a mais percebida socialmente e, em geral, a única considerada como violência. No entanto, as demais, no conjunto, representam 81% dos atendimentos do Disque 180 a Mato Grosso do Sul durante o ano passado.

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência
Arte: IA/Levantamento: Osvaldo Júnior

Foram 2.208 atendimentos do Disque 180 ao estado em 2025. No entanto, a maior parte diz respeito ao funcionamento da Central 180, orientações para serviços da rede, campanhas e outros assuntos que não são denúncias. Considerando apenas denúncias dos cinco tipos de violências previstos na Lei Maria da Penha, somaram 660 atendimentos – a violência psicológica aparece com o maior número de registros (294; 44% do total), seguida pela violência física (120), moral (112), patrimonial (89) e sexual (45). Essa última violência também é invisibilizada quando ocorre de forma “sutil”, como, por exemplo, a coerção dentro do casamento ou namoro.

Estatísticas do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025), do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também indicam elevada incidência de violência invisibilizada. De acordo com o levantamento, foram registrados nas polícias de Mato Grosso do Sul 1.127 boletins de ocorrência de violência psicológica contra as mulheres no estado em dois anos (2023 e 2024), sendo 602 casos em 2023 e 525 em 2024.

Livros infantis provocam reflexão sobre o silenciamento e a delimitação do papel da mulher 

Além da produção e aprovação de leis, a ALEMS desenvolve ações diversas de promoção e defesa de direitos das mulheres e de enfrentamento da violência de gênero. Entre essas iniciativas, está a publicação de dois livros infantis que abordam violências invisibilizadas, provocando reflexões sobre “práticas sutis”: o 

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência

silenciamento das mulheres e a construção social e histórica de papéis de gênero. As publicações integram a coleção “Cidadania é o bicho”, produzida pela Comunicação Institucional da ALEMS.

Um dos livros é “Iguana Calada: Uma História de Superação e Liberdade” (clique na imagem), da jornalista Glaucia Jandre. Rico em metáforas, o livro conta da dona Iguana, que sofre violência de seu marido, o Lobo Guará. A vontade de desaparecer para fugir do silenciamento causado pelo marido faz a dona Igu

Mês da Mulher: Leis estaduais contribuem ao enfrentamento à invisibilização da violência

ana se camuflar. Em sua solidão e invisibilidade, a dona Iguana tinha como amigos dois parasitas: um carrapato e um bicho-de-pé.

O outro livro é “A descoberta da oncinha de laço apertado” (clique na imagem), escrito pela jornalista Ana Maria Assis de Oliveira. É a história de uma onça que, convencida por um macaco que veio da cidade, passa a usar um laço na cintura que a aperta violentamente – a metáfora estimula a reflexão sobre imposições sociais de papéis e comportamentos padronizados a homens e mulheres. Acesso o livro, clicando na imagem ao lado. 

ALEMS e Elas

A Comunicação da Casa de Leis também desenvolveu a página multimídia “ALEMS e Elas”. Essa página reúne a legislação estadual de proteção às mulheres, informa dados e estatísticas, relaciona as deputadas que estão ou estiveram no Parlamento em diferentes legislaturas, apresenta breves biografias de mulheres que se destacaram em áreas diversas em Mato Grosso do Sul, entre outros materiais. Para acessar a página, clique aqui.

Serviço:

Veja onde procurar ajuda em caso de violência contra a mulher:

  • Denúncias e informações: ligue 180.
  • Patrulha Maria da Penha: ligue 153.
  • Casa da Mulher Brasileira: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 – Jardim Imá. Telefone: 2020-1300.
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência (Ceam): Rua Piratininga, 559 – Jardim dos Estados. Telefone: 0800-067-1236
  • Ministério Público: Atendimento pelo WhatsApp: (67) 9-9825-0096. O telefone da 72ª Promotoria de Justiça da Casa da Mulher Brasileira é  3318-3970.
  • Defensoria Pública: Atendimento por WhatsApp: (67) 9-9247-3968. Atendimento on-line: defensoria.ms.def.br. Núcleo de Defesa da Mulher: (67) 3313-4919.

Fonte: Osvaldo Júnior/ALEMS

Secretaria de Assistência Social de Iguatemi promove palestra para homenagear as mulheres dos programas sociais

0
Fotos: Assessoria

No próximo domingo, dia 8 de março, comemora-se o “Dia Internacional da Mulher”. Para celebrar esta data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Iguatemi promoveu um encontro das mulheres de todos os programas sociais. A solenidade aconteceu no Conviver “Lírios do Vale”, na manhã desta sexta-feira (6), com a presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Cecília Welter Ledesma, coordenadoras e servidores da Assistência Social e da vereadora Miriam Krenczynski, que foi a responsável por ministrar uma palestra de conscientização e valorização da mulher.

Dando início ao evento, a secretária Cecília agradeceu a presença de todos e parabenizou antecipadamente todas as mulheres. “Não poderíamos deixar de homenagear as mulheres que fazem parte dos programas atendidos pela nossa Secretaria Social. Parabéns a vocês, mulheres fortes, corajosas e destemidas. Deus abençoe”, falou Cecília.

Houve um momento de louvor com Queila, que cantou dois belíssimos hinos em homenagem às mulheres. Em seguida, a vereadora Miriam fez uma breve palestra, ressaltando o valor das mulheres que, com dedicação, determinação e muita luta, desempenham suas funções com responsabilidade todos os dias.

Ao final, todas as mulheres receberam lembrancinhas da secretária de Assistência Social, Cecília, e das coordenadoras e servidoras que atuam nos programas sociais.

Fonte: Imprensa oficial

Secretaria de Assistência Social de Iguatemi realiza ampliação e reforma do prédio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando obras de reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social. Tendo em vista que inúmeras famílias são atendidas nesse prédio, a reforma, ampliação e readequação se fazem necessárias para proporcionar um ambiente acolhedor aos usuários dos serviços. De acordo com a secretária de Assistência Social, Cecília Welter Ledesma, o objetivo principal é melhorar o atendimento aos usuários e também dar melhores condições de trabalho aos servidores do setor. O CRAS é a porta de entrada dos serviços oferecidos pela Assistência Social.

Para a reforma e ampliação do prédio, estão sendo investidos R$ 287.679,69 (duzentos e oitenta e sete mil e seiscentos e setenta e nove reais e sessenta e nove centavos), provenientes de recursos próprios do Fundo Municipal de Assistência Social. Para a execução da obra, foi contratada a Construtora Charrua Ltda. A contratação se deu por meio do Processo nº 000202/25, modalidade Concorrência nº 17/2025.

Portanto, uma reforma e ampliação para proporcionar comodidade e conforto a todos. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é o local onde os beneficiários se reúnem para receber cestas básicas, produtos da agricultura familiar, participar de palestras e de algumas reuniões. Na nova sede, certamente os atendimentos serão feitos com muito mais qualidade.

Fonte: Imprensa oficial

Nota de falecimento de Raimundo de Oliveira Simões

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, dia 6 de março, no Hospital da Cassems, em Dourados, do servidor aposentado da prefeitura, em Amambai, Raimundo de Oliveira Simões, de 84 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu neste sábado (7) às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Mulheres avançam e ocupam 26% da força de trabalho da indústria de MS

0

Mais de 44 mil mulheres constroem diariamente a força da indústria de Mato Grosso do Sul. Elas representam 26% da força de trabalho. Um avanço expressivo, que cresce em ritmo superior ao da participação masculina e consolida, cada vez mais, o espaço feminino na indústria.

Na última década, aproximadamente 12 mil novas vagas foram ocupadas por mulheres na indústria sul-mato-grossense, o que confirma uma trajetória contínua de expansão. Entre 2014 e 2024, o emprego feminino no setor cresceu 37%, enquanto a mão de obra masculina avançou 27% no mesmo período. Os dados fazem parte de um levantamento do Observatório da Indústria da Fiems, com base na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O avanço também se reflete nos espaços de decisão. Em 2024, o Estado registrou mais de 1.500 mulheres em cargos de comando na indústria, o equivalente a 21% das posições de liderança no setor, além de um crescimento de 32% em relação a 2021. Esse movimento acompanha a própria estrutura da Fiems, que conta com três mulheres na diretoria estratégica, reforçando o compromisso com uma indústria mais plural, competitiva e preparada para os desafios do setor produtivo.

As trajetórias de Adriana Sato, Neca Chaves Bumlai e Simone Oliveira mostram que a ascensão feminina é resultado de qualificação, visão estratégica e determinação para assumir responsabilidades maiores.

Mulheres avançam e ocupam 26% da força de trabalho da indústria de MS
Adriana Sato

Com formação em medicina e especialização em medicina do trabalho, Adriana Sato construiu uma carreira sólida antes de migrar para o setor industrial. Hoje, como diretora de operações da Semalo, decidiu aprofundar seus conhecimentos em gestão e ressalta que a liderança começa por uma transformação interna constante e pela coerência entre discurso e prática.

“Liderar é, antes de tudo, liderar pelo exemplo. Não existe ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’. Para desenvolver pessoas e fortalecer a empresa, é preciso buscar diariamente a própria evolução, reconhecer pontos de melhoria e assumir a responsabilidade de ser a referência que se espera dos outros”, considera.

Para Adriana Sato, a liderança exige escuta ativa e conexão constante com outros gestores, especialmente porque o topo pode ser um lugar solitário. “A liderança é, muitas vezes, um caminho solitário. À medida que crescemos na hierarquia, os feedbacks se tornam mais raros e surge um receio natural de apontar melhorias a quem está no comando. Por isso, unir líderes e fortalecer espaços de troca é fundamental para manter o aprendizado contínuo”, enfatizou.

Na área educacional, Neca Chaves Bumlai transformou vocação em projeto de gestão. Economista, com mestrado e especializações na área, ela estruturou uma trajetória pautada pela formação técnica e pelo desenvolvimento de pessoas. À frente da Faculdade Insted, defende uma liderança democrática e baseada em competência. “Homens e mulheres se complementam. O fundamental é preparo, conhecimento e vontade constante de aprender”, relata. Ela acredita que fortalecer redes entre mulheres é essencial para ampliar a presença feminina em posições de comando.

Mulheres avançam e ocupam 26% da força de trabalho da indústria de MS
Neca Chaves Bumlai

Já Simone Oliveira construiu sua carreira na indústria têxtil a partir da qualificação técnica e da vivência prática no chão de fábrica, com formações pelo Senai. Passou por diferentes áreas até chegar à diretoria-executiva da Nilcatex Têxtil, empresa que vive um novo ciclo de expansão no Estado. Em um ambiente historicamente masculino, enfrentou desafios que exigiram ainda mais preparo e entrega de resultados. “Equipes diversas alcançam melhores resultados e fortalecem a tomada de decisão”, destaca. Simone argumenta que liderar é valorizar talentos e abrir caminhos para que outras mulheres também conquistem novos espaços.

Mulheres avançam e ocupam 26% da força de trabalho da indústria de MS
Neca Chaves Bumlai

Neste Dia Internacional da Mulher, dar visibilidade a essas lideranças é reafirmar que a presença feminina nos centros de decisão é um ativo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Quando mais mulheres lideram, a indústria ganha em inovação, eficiência e competitividade, e toda a sociedade avança junto.

Mulheres avançam e ocupam 26% da força de trabalho da indústria de MS

Protagonismo feminino no interior de MS

Os números evidenciam que o protagonismo feminino na indústria está distribuído por todo o Estado, fortalecendo cadeias produtivas, impulsionando resultados e consolidando um novo capítulo para o setor industrial de Mato Grosso do Sul. Em 25 municípios, a participação da mão de obra feminina na indústria supera a média estadual da atividade.

Entre os destaques estão:

•             Itaquiraí – participação feminina de 49% (aproximadamente 1.500 mulheres);

•             São Gabriel do Oeste – 44% (cerca de 2.200 mulheres);

•             Sidrolândia – 41% (aproximadamente 1.700 mulheres);

•             Aparecida do Taboado – 36% (cerca de 2.200 mulheres);

•             Bataguassu – 35% (aproximadamente 1.300 mulheres);

•             Paranaíba – 34% (cerca de 1.000 mulheres);

•             Nova Andradina – 31% (aproximadamente 1.500 mulheres);

•             Dourados – 30% (cerca de 5.400 mulheres).