4.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 11002

Lula defende energia nuclear como opção à hidrelétrica

0

2007-05-04 00:22:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (3) que a energia nuclear será a alternativa para o Brasil se obstáculos para a construção de novas hidrelétricas não puderem ser superados a tempo.

"Ou fazemos as hidrelétricas que temos que fazer, ou nós vamos entrar na era da energia nuclear", disse o presidente durante inauguração de complexo hidrelétrico da Companhia Vale do Rio Doce e parceiras em Minas Gerais.

"E quero dizer que não tenho nenhuma dúvida para fazer debates e enfrentamentos que tiver que fazer. Se necessário, vamos fazer energia nuclear, que esse país não pode ficar sem energia", disse.

Os comentários do presidente alimentam a polêmica existente no governo entre alas que defendem cautela nos projetos de desenvolvimento, devido a eventuais prejuízos ao meio ambiente, e setores que querem acelerar projetos em diversas áreas.

A reestruturação do Ibama, há alguns dias, foi criticada por ambientalistas, que enxergaram na ação uma mostra de que o governo federal está buscando reduzir o poder do órgão de interferir no desenvolvimento de vários projetos, incluindo os de novas hidrelétricas.

Lula afirmou que outras alternativas para a eventual insuficiência de empreendimentos hidrelétricos, como a energia gerada por termelétricas ou mesmo a energia eólica, são muito caras e o Brasil não dispõe de matéria-prima suficiente para as térmicas, que além do mais são poluentes.

"Nós não podemos ficar dependendo de gás que nós não temos. Precisamos pensar que tipo de energia teremos em nossa matriz", afirmou o presidente.

"Todo mundo sabe dos problemas que temos que enfrentar, o legal, o ambiental. Estamos com duas grandes usinas no Rio Madeira, e estamos trabalhando de forma intensa para vencer os obstáculos que se apresentam", acrescentou.

A evolução dos procedimentos necessários para a construção do complexo do Rio Madeira, considerado fundamental para o fornecimento futuro de energia no Brasil, tem sido afetada principalmente por questões ambientais.

Há disputa no governo entre áreas que defendem maior velocidade no projeto e outras que querem cautela devido ao impacto ambiental na região amazônica.
Complexo em Minas
A Vale inaugurou em Minas, com parceiras do consórcio Capim Branco, a segunda unidade do complexo hidrelétrico Amador Aguiar.

Com o início do funcionamento da segunda usina, a capacidade total de geração de energia elétrica do projeto subirá para 450 MW (megawatts).

Além da Vale, fazem parte do consórcio a Cemig, a Votorantim Metais e a Suzano Papel e Celulose, que investiram aproximadamente R$ 1 bilhão no complexo, inicialmente chamado de Capim Branco e que foi rebatizado para homenagear o fundador do Bradesco.

O diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, ressaltou durante evento de inauguração a necessidade de continuação do fluxo de investimentos em geração de energia.

"O país tem um grande potencial hidrelétrico e vários empreendimentos têm sido feitos, mas o Brasil ainda tem um potencial enorme para ser explorado e precisamos perseguir isso insistentemente", afirmou em pronunciamento transmitido pela Internet.

Segundo a Vale, o acréscimo de até 450 MW contribuirá com a maior oferta de energia ao Sistema Interligado (SIN) e trará uma melhoria no controle de tensão no sistema de transmissão no Sudeste e maior confiabilidade para o SIN na região.

Ponta Porã:Projeto prevê recuperação da mata ciliar

0

2007-05-03 23:37:00

A elaboração de um projeto para recuperação das matas ciliares do rio São João e seus afluentes, foi solicitada pelo vereador Ramão de Deus (PTB) ao diretor presidente da Enersul (Empresa de Energia de Mato Grosso do Sul), Antônio Eduardo da Silva Oliva. Cópias do pedido foram encaminhadas ao prefeito Flávio Kayatt e ao secretário municipal de Obras e Infra-estrutura, Hélio Peluffo Filho.
 

A preocupação do vereador é com a degradação das matas que protegem as nascentes e o leito dos rios, que está causando o assoreamento de boa parte do curso d’água. Em 2005, Ramão de Deus apresentou um requerimento que solicitava à Enersul o valor do repasse da empresa em ‘royalties’ por utilizar as riquezas naturais do município, no caso, as águas do rio São João.
 

“A Enersul utiliza as águas do São João para gerar energia nas hidrelétricas São João I e II; consequentemente obtém dividendos financeiros para seus cofres. Na nossa concepção, ela [empresa] não oferece qualquer tipo de contrapartida que beneficie o município em razão desse uso”, argumenta o vereador petebista. Para ele, a empresa deve elaborar e subsidiar o projeto, que pode ser desenvolvido pela prefeitura.
 

Ramão de Deus lembra que já houve um levantamento preliminar por parte da organização não-governamental Sodema (Sociedade de Defesa do Meio Ambiente), para ser enviado à Organização Mundial de Saúde, em meados de 2004, no qual foi constatada a situação preocupante da área ribeirinha do rio São João e de alguns de seus afluentes.
 

“Hoje o que vemos é acúmulo de lixo nas nascentes (constatado inclusive por escolas do município), ocupação irregular das áreas ao longo do leito do rio e desmatamento da mata ciliar e se não tomarmos providências agora, nossos filhos e netos poderão ficar sem o maior bem de uma nação, que é a água potável”, afirmou Ramão de Deus. O vereador sugeriu que Legislativo e Executivo trabalhem junto à Enersul.
 

Sua meta é fazer com que a empresa de energia elétrica do Estado “devolva ao nosso município um pouco daquilo que nos é devido”. Ao pedir urgência no atendimento da indicação, Ramão de Deus também solicitou que cópia da indicação fosse enviada à Sodema, para que tome conhecimento das ações que estão sendo realizadas quanto à recuperação e preservação do rio São João.

Ruralista considera injusta divisão na cobrança do Fundersul

0

2007-05-03 23:31:00

O presidente do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), José Lemos Monteiro, disse que todo produtor rural que utiliza as estradas de Mato Grosso do Sul tem a mesma responsabilidade pelo pagamento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul). “Não acho justo um segmento não pagar”, declara o sindicalista com relação a declaração do governador André Puccinelli (PMDB) de não taxar os produtores de can-de-açúcar neste ano.

Monteiro ressalta ainda que é contra a cobrança do fundo e aguarda uma decisão da justiça. “Uma vez que estamos pagando a conta, a carga tem que ser igualitária”, dispara.

Naviraí:PF prende quadrilha e apreende 339 kg de maconha

0

2007-05-03 21:34:00

Equipe de policiais federais de Naviraí apreendeu na madrugada de hoje 339 quilos de maconha escondidas em carga de carvão e prendeu toda uma quadrilha de tráfico de drogas. A apreensão foi realizada na MS-487, que liga a cidade de Naviraí ao Paraná, quando os policiais federais verificaram movimentação suspeita envolvendo um caminhão Mercedes Benz L 1516, uma motocicleta Honda NXR 125 e um GOL e acompanharam a transferência da carga entre o Gol e o caminhão carregado.

Também foi preso um homem que pilotava uma moto e exercia a função de "batedor" para a quadrilha. Os policiais aguardaram o melhor momento para o flagrante e prenderam quatro pessoas, que foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí para lavratura do flagrante, juntamente com os veículos e a droga.

Acidente na 163 deixou 5 vítimas, duas em estado grave

0

2007-05-03 20:32:00

Cinco pessoas ficaram feridas no acidente registrado no início da noite desta quinta-feira (3 de maio) na BR-163, entre Dourados e Caarapó. De acordo com o site Dourados News, duas mulheres (que ainda não foram identificadas) estão em estado grave, e foram encaminhadas ao Hospital Evangélico de Dourados.

Os outros feridos foram identificados. Tratam-se de Gilmar Ferreira Cabral, Paulo Leandro e Pedro Anhaia. O acidente ocorreu próximo à ponte sobre o rio Dourado, a 30 km de Dourados, e envolveu um automóvel VW Kombi e uma caminhonete pertencente à Enersul.

Naviraí:Motorista morre atropelado pelo próprio caminhão

0

2007-05-03 20:22:00

O motorista Zacarias dos Santos, de 54 anos, morreu na manhã de hoje atropelado pelo próprio caminhão, um Ford Cargo 1519, placas JLE-5262, em acidente no município de Naviraí.

Segundo relato do genro de Santos, Edinaldo Alves de Assis, a Polícia Civil da cidade, por volta das 8h30, ele estava descarregando uma carga de algodão, em uma empresa da cidade, quando o caminhão que estava estacionado em um declive começou a andar. Na tentativa de entrar na cabine do veículo para acionar os freios, o motorista acabou caindo embaixo do caminhão, sendo atropelado.

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, e em estado grave ele ainda foi transferido para o Hospital Evangélico, em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no fim da tarde.

André Puccinelli visita Ponta Porã nesta sexta-feira

0

2007-05-03 19:39:00

O governador André Puccinelli lança obras amanhã, sexta-feira, em Ponta Porã. A visita do governador, a primeira depois que assumiu o cargo, será rápida. André tem compromissos com o prefeito Flávio Kayatt.
           
Em Ponta Porã, André deverá assinar a ordem de serviço para a construção de obras de saneamento básico, construção da UNEI, órgão responsável pela reabilitação de menores envolvidos em delitos e ainda vai assinar convênio para a construção de casas populares em Ponta Porã.
           
Outro compromisso de André será assinar o termo que proporciona à empresa Energética Monte Verde, os incentivos fiscais para instalação de uma usina de açúcar e álcool no município de Ponta Porã. A indústria já está se instalando em Ponta Porã graças aos incentivos fiscais oferecidos pelo Município através do Indusporã, Programa de Incentivos Fiscais para Indústrias.
           
O prefeito Flávio Kayatt destacou a importância da visita do governador. “O governador André Puccinelli tem um compromisso com a população de Ponta Porã que é a construção de obras que priorizam setores como a Saúde, Infra-estrutura e geração de empregos. Será uma honra receber o nosso governador que virá anunciar e dar ordem para início destas obras”, afirmou Kayatt.

Paranhos:O Asfaltamento é questão de sobrevivência

0

2007-05-03 15:13:00

Com o cancelamento do Projeto do Estado  que previa  a pavimentação asfáltica ligando Sanga Puitã a Sete Quedas, que  decepcionou toda região e em especial  Paranhos, o  prefeito  Dirceu Betonni vai se empenhar num novo empreendimento que é a ligação do município até a Guairá Porá. De acordo com Prefeito essa será sua prioridade e principal bandeira a defender nestes primeiros dois anos do mandato do governador André Puccinelli.  

 “Paranhos, não pode ficar à margem do progresso  e desenvolvimento que hoje podemos sentir em todo o Brasil, se deixarmos passar este momento, nossa cidade sofrerá um  impacto  o que ocasionará uma grande frustração em toda comunidade, empresários e demais pessoas que desejam investir  aqui, por isso se for preciso vou implorar ao governador que realize essa obra, cobrarei incansavelmente os deputados estaduais, federais e senadores que tiveram respaldo de nossos eleitores, no sentido de nos apoiar nesta questão que eu chamo de sobrevida para Paranhos” disse o Prefeito que está encabeçando uma mobilização juntamente com a Câmara e a sociedade organizada,  no sentido de que  a cidade possa de fato ter uma ligação pavimentada.

“Tenho certeza que o atual governador realizará nosso maior sonho,  asfaltando essa rodovia que nos liga a MS 156”. Enfatizou Dirceu Bettoni.

Paraguai: Ype-Jhú comemorou 89 anos

0

2007-05-03 14:29:00

A Cidade de Ypejhú  vizinha a Paranhos, completou no último dia 29 de Abril, 89 anos de administração política administrativa e o Intendente (prefeito) Sr. Julian Benites, juntamente com sua equipe organizou uma sensacional festa para brindar essa data memorável.

 Fizeram presentes várias autoridades políticas nacionais, como o Deputado Nacional Julio César Colmar, a Deputada Estadual Drª Cristina Vilhalba, o Intendente de Curuguaty Alfonso Maria, os vereadores de Ypejhú e o Vereador de Paranhos Nilson Vanderlei (Coruja) que no ato representou a Câmara Municipal e o Prefeito Dirceu Betonni de Paranhos, que por motivos alheios a sua vontade, não foi possível estar presente.

 Em um discurso emocionado o Sr Julian Benites, saudou a todos os presentes parabenizando todos moradores de Ypejhú .

“ Meus queridos companheiros, compatriotas, estrangeiros e naturais desta terra que a lavram e que fazem nela produzir os frutos, nesta ocasião quero manifestar minha satisfação em ser prefeito desta cidade e juntamente com meu amigos vereadores não mediremos esforços para ver esta região cada vez mais pujante e próspera, que Deus sempre nos abençoe,  estamos muito felizes nesta data e muito mais hão de vir…” foi um trecho do discurso do Prefeito.

 Através de um desfile cívico e de diversas apresentações realizadas por alunos de escolas do município foi contada a história de Ypejhú.

 O Vereador Nilson ressaltou também a comemoração como sendo uma das mais lindas de todos os tempos. “Somos companheiros, tenho um carinho muito grande por essa gente e eu nunca vi uma manifestação tão carinhosa como essa aqui em Ypejhú, esta de Parabéns o prefeito Julian e toda a sua equipe, por proporcionar momentos tão alegres”. Concluiu o vereador.

 O Deputado Julio César, também discursou, comprometendo-se em ser parceiro, trazendo mais benefícios para a cidade, principalmente na área da educação e desportiva.

 Na ocasião o Prefeito fez também a entrega de uniformes aos times de futebol existente no município, e festa fechou com chave de ouro com um sensacional baile com a banda Refúgios.


Rodada da Copa do Brasil só deu empates

0

2007-05-03 13:55:00

O Brasiliense arrancou o empate em 2 a 2 com o Ipatinga aos 50 minutos do segundo tempo. A partida foi válida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil e foi disputada ontem à noite.

Na mesma rodada houve outros três empates – Náutico 2×2 Figueirense, Fluminense 1×1 Atlético-PR e Atlético Mineiro 0x0 Botafogo. Na próxima rodada o mando das partidas será invertido.

Iagro lança a GTA Fácil

0

2007-05-03 13:03:00

Na manhã de ontem, durante o evento que marcou o início da vacinação, além da imunização simbólica realizada em alguns animais no mangueiro digital da Embrapa (sistema computadorizado instalado no mangueiro), houve o lançamento, pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), da GTA Fácil (Guia de Trânsito Animal), que em breve permitirá a emissão de GTAs pelo produtor de qualquer computador conectado à internet.

Hoje, por meio da informatização do sistema e devido à unificação do banco de dados do órgão, o produtor já pode emitir a GTA em qualquer um dos escritórios da Iagro, independentemente da localização da propriedade.

Antes do lançamento da GTA Fácil, o produtor era obrigado a emitir a GTA no escritório da Iagro instalado no mesmo município da propriedade onde os animais eram criados, o que causava transtornos aos pecuaristas. Somente em 2006, foram emitidas 530 mil GTAs em MS, que autorizaram o transporte de 12,8 milhões de animais.

Com o novo sistema GTA Fácil, cada produtor poderá ter acesso também a dados cadastrais, extratos e guia de recolhimento pelo computador, atráves de senha individual.

Naviraí:Liminar que afasta servidores comissionados

0

2007-05-03 12:31:00

O Juiz da comarca de Naviraí, Juliano Rodrigues Valentim determinou o afastamento da mulher, do irmão e do cunhado do Vice-Prefeito da mesma cidade. A liminar foi concedida devido ao ajuizamento de uma Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa pelo Promotor de Justiça, Eduardo Fonticielha De Rose em desfavor de Zelmo de Brida e Ronaldo da Silva Botelho, respectivamente atuais Prefeito e Vice do município de Naviraí.

Segundo consta na Ação, Prefeito e Vice praticaram ato ímprobo consistente na nomeação para cargos em comissão de parentes (nepotismo) do Vice-Prefeito junto da municipalidade local, o que ofenderia preceitos de ordem constitucional e infra-constitucional. Em razão desse quadro, o Promotor de Justiça pediu o afastamento liminar dos servidores comissionados.

A liminar foi deferida no último dia 20 pelo magistrado com a seguinte determinação: “defiro a liminar reivindicada nestes autos, para o fito específico de ordenar ao requerido Zelmo de Brida, atual Prefeito, já qualificado, por a si competir a medida, a imediata exoneração do cargo comissionado dos servidores Erondina Márcia Resende Botelho, Ronan da Silva Botelho e Renata Vieira Botelho, sob pena de crime de responsabilidade e multa diária a ser oportunamente fixada, se necessária”.

NOTA DO SULNEWS – No pronunciamento feito nas rádio de Naviraí, feito na semana passada, o vice-prefeito Ronaldo Botelho anunciou que Erondina Márcia Botelho, Ronan da Silva Botelho e Renata Vieira Botelho já estão exonerados.

Iguatemi:Novos conselheiros tutelares tomaram posse

0

2007-05-03 12:02:00

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), deu posse esta semana aos novos membros do Conselho Tutelar do município. A cerimônia aconteceu nas dependências do gabinete do prefeito e contou com a presença de diversas autoridades.

O prefeito parabenizou os novos conselheiros pela eleição e falou da importância do trabalho do Conselho Tutelar, que às vezes fica com uma imagem distorcida, segundo ele. “O Conselho é, acima de tudo, uma instituição para zelar dos direitos das crianças e não punitiva, como às vezes é visto pelas pessoas”, enfatizou.

Os novos conselheiros de Iguatemi foram escolhidos em eleição no último dia 22 de abril, sendo empossados para um mandato de três anos os cinco primeiros colocados. A mais votada foi Helena de Fátima Lopes Fernandes, seguida de Ivonei Ferreira Santana, Rosane de Fátima Valenga,Reginalda Terezinha Albuquerque e Roseli de Oliveira Pinto.

A eleição foi conduzida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) do município. Dos cinco novos conselheiros, três foram reconduzidos ao cargo e os outros dois, Helena de Fátima Lopes Fernandes e Ivonei Ferreira Santana já ocuparam a função em mandatos anteriores.

Dentre as autoridades presentes estavam o presidente da câmara, Varico de Paula, os vereadores Lean Ledesma Junior, Miriam Krenckzynski e Marli Lopes de Carvalho, a gerente de Assistência Social, Amida Essy dos Santos, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Kerla Lopes Pereira e o chefe de Gabinete, Cilimar José Cazelli.

Preso da Colônia Penal é flagrado com carro da Agepen

0

2007-05-03 11:29:00

A PM2 (Serviço de Inteligência da Polícia Militar) flagrou por volta de 10 horas desta quarta-feira em frente à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, um detento da Colônia Penal Agrícola dirigindo um carro usado pela Agência.

Silvio Antônio dos Santos, 28 anos, dirigia uma caminhonete D-20 de cor azul, sem placa. Não consta que o veículo seja de propriedade do órgão público. A PM2 suspeita que seja um veículo acautelado. Santos disse que havia ido ao local levar um funcionário da unidade.

Como não tinha autorização para sair da unidade, ele era considerado foragido e agora pode voltar ao regime fechado. Santos cumpria pena no Centro de Triagem antes de ir para a Colônia Penal.A reportagem do Campo Grande News apurou que esta não é a primeira vez que Santos dirige um carro oficial. Ele estaria sendo motorista da unidade desde que conseguiu a progressão de pena, em 12 de abril. A condenação dele é por contrabando.

Na mesma data, o juiz Francisco Gerardo de Sousa, da 1ª Vara de Execuções Penais, concedeu a ele a remissão de 64 dias da pena total, referente a 194 dias trabalhados. O preso também teria conseguido autorização da administração da Colônia para sair no dia 22 de abril (domingo), mas o nome dele não teria constatado na relação de comunicação à Justiça.

A saída da unidade aos domingos é permitida somente depois do preso ter cumprido uma espécie de “estágio” no local. Somente após 30 dias na Colônia, ele tem direito ao benefício, mas conseguiu o benefício logo em seguida.


Prisão – Santos foi preso junto com mais seis pessoas em setembro de 2005 pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163, com contrabando de cigarros, agrotóxicos e Cds. Mercadorias avaliadas em cerca de R$ 10 milhões que estavam distribuídas em três carretas e seriam levadas para Goiás.

Antes disso, ele havia sido flagrado também pela PRF na Capital, com contrabando de cigarro e agrotóxico. Nesta ação, foram apreendidos 690,5 mil maços de cigarros e 3,5 tonelada de fungicidas aconteceu em maio.O proprietário da mercadoria era José Donizete Balan, proprietário da Transbalan e irmão do ex-prefeito de Eldorado, Pedro Luiz Balan. Eles e mais 62 pessoas foram presas em 2005 na Operação Hidra, desencadeada pela PRF.

A quadrilha atuava na região Sul de Mato Grosso do Sul e Paraná. No Estado, foram 12 mandados de prisão preventiva. Os irmãos Balan foram denunciados à Justiça junto com mais 42 pessoas.Na Agepen não foram repassadas informações. Já a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) foi procurada pela reportagem no final da manhã. A situação foi confirmada, porém não foi revelado se será aberta sindicância para investigar o caso.

Caarapó:Vereador Odair pede asfalto para Distrito

0

2007-05-03 11:10:00

O Vereador caarapoense Odair José Bortoloti (PMN), enviou mensagem aos Deputados Federais Vander Loubet (PT), Geraldo Resende (PPS) e aos Deputados Estaduais José Roberto Teixeira e Londres Machado, solicitando aos mesmos que viabilizem recursos através de emendas parlamentares destinando verbas para pavimentação asfáltica da estrada que liga a Br 163 (Campinho) até o Distrito de Cristalina.

Segundo o vereador “esta indicação visa atender inúmeros pedidos daquele distrito, que há muito vem sofrendo com a precariedade da estrada, principalmente quando chega o período de escoamento de safra”, e tendo em vista ser uma das principais produtoras da região deveria merecer por parte das autoridades competentes uma maior atenção, até porque a contribuição para o Fundersul que foi criado, diga-se de passagem, com o objetivo maior de atender as estradas vicinais, é muito significativa e não tem sido repassado devidamente para esta finalidade.

Diante disto, “estamos solicitando aos Nobres Deputados, que intersedam junto às suas esferas no sentido de angariar recursos para realização desta importante obra, que sem dúvida nenhuma contribuirá em muito para o desenvolvimento deste distrito e também para o município”, finaliza Odair.

MS tem 8 municípios entre piores no ensino fundamental

0

2007-05-03 10:55:00

Oito municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os mil que obtiveram pior nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerando a nota obtida nas primeiras séries do ensino fundamental na rede municipal. O índice, com base em 2005, varia de zero a 10 e foi divulgado na última quinta-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira).

Entre as 4.358 cidades que apresentaram o dado, a maior nota foi em Barra do Chapéu (SP), com índice 6,8. Entre os 78 municípios de Mato Grosso do Sul, o pior desempenho coube a Mundo Novo, com índice 2,0. Em âmbito estadual, a lista dos piores resultados compreende municípios da região Sul: Eldorado (2,1), Aral Moreira (2,3), Juti (2,6), Novo Horizonte do Sul (2,6) e Itaquiraí (2,7). O ranking é completado por Bonito (2,3) e Alcinópolis (2,6).

No Estado, a melhor classificação foi em São Gabriel do Oeste, com índice 4,3. Resultado que lhe conferiu a 936ª posição entre os municípios brasileiros avaliados. Campo Grande, com índice 4,2, ocupa o 1.131º lugar.

Mato Grosso do Sul está abaixo da média nacional. Conforme o levantamento, o Ideb da primeira fase do Ensino Fundamental foi 3,2, enquanto a média nacional chegou a 3,8.Tudo vai ser diferente – Em Mundo Novo, que obteve o pior Ideb em Mato Grosso do Sul, o secretário de Educação, Valdenir Malhieiros de Castro, se mostra otimista quanto a uma futura avaliação. “Depois de 2005, a situação melhorou muito”, enfatiza.

Ele disse que o colégio Carlos Chaga, onde estudam 470 crianças, foi reformado e o projeto pedagógico reformulado. Dentre as melhorias, ele cita que os alunos de baixa renda recebem material escolar e uniforme, a escola implantou projetos de leitura e o valor destinado à merenda e ao salário dos professores teve aumento. 

Coronel Sapucaia:Índia morre atropelada na MS 289

0

2007-05-03 10:37:00

Vilson Nascimento

Uma indígena até o momento não identificada morreu na hora ao ser atropelada por um ônibus de passageiro no final da tarde dessa quarta-feira, 2, em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

O atropelamento aconteceu por volta das 17h45 no quilômetro 40 da rodovia MS 289, trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai, próximo a cidade em Coronel Sapucaia e a silvícola teve o corpo dilacerado com o impacto.

O atropelamento- Segundo o motorista do ônibus, Claudenilson Carvalho de 36 anos, residente em Dourados, ele se deslocava com o ônibus no sentido Amambai a Coronel Sapucaia e só veio perceber a indígena, que estaria sentada na faixa da pista de rolamento da rodovia, quando já estava muito próximo, mesmo assim o motorista teria tentado evitar a colisão, mas o pára-choque dianteiro, lado direito, do ônibus acabou atingindo a mulher, matando na hora.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Amambai que esteve no local realizando os levantamentos, com a violência do impacto a indígena foi atirada a 34 metros de distância.
Uma equipe da Polícia Civil de Coronel Sapucaia também esteve no local realizando os levantamentos de praxe e um inquérito policial deverá ser instaurado para apurar o caso.

O corpo da indígena permanece no necrotério de uma empresa funerária em Coronel Sapucaia a espera de familiares para realizar o reconhecimento.


MS: Balança comercial registra alta de 89,5% em abril

0

2007-05-03 10:15:00

A balança comercial em Mato Grosso do Sul teve evolução de 89,5% no mês de abril, comparado com o quarto mês de 2007, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, dia 2, pelo Ministério do Desenvolvimento. Com o crescimento, as vendas externas no Estado passaram de US$ 79,7 milhões em abril do ano passado para US$ 167,7 milhões no mesmo período deste ano.

No País, as exportações atingiram US$ 12,4 bilhões, considerado recorde para o período com uma evolução diária de 6,2%. No acumulado do ano, ou seja, a soma das vendas externas de janeiro a abril, Mato Grosso do Sul já apresenta alta de 34,3%, com US$ 370,3 em 2007 e US$ 272,3 milhões no mesmo período de 2006.

Os detalhes sobre a balança comercial dos Estados devem ser divulgados em alguns dias, porém, já é possível adiantar que a situação de Mato Grosso do Sul é de melhora gradativa. A participação do Estado no total geral da balança no País passou de 0,81% em abril de 2006 para 1,35% neste ano. Considerando que os dados apresentados nesta quarta ainda não contabilizam a DSE (Declaração Simplificada de Exportações), é possível afirmar que o desempenho sul-mato-grossense pode ser melhor. Os dados também indicam significativa recuperação em relação a março, que teve queda de 16% comparado com o mesmo mês de 2006.

Os principais produtos produzidos no Estado, como a soja, carne bovina e frango estiveram entre os mais vendidos no País. No global, os manufaturados, produzidos principalmente na Região Sudeste, têm maior impacto sobre as vendas (US$ 6,4 bilhões). Entre os básicos, o farelo de soja teve rendimento 51,3% maior que abril de 2006 com US$ 237 milhões; a carne de frango aumentou 44% com US$ 336 milhões em vendas e a carne bovina 25,2%, contabilizando US$ 267 milhões.

Os principais destinos do frango são o Japão, Arábia Saudita, Países Baixos e Hong Kong. A China, Países Baixos, Espanha e Alemanha lideraram as compras de soja. Já as vendas de carne bovina foram feitas principalmente para a Rússia, Egito, Países Baixos e Hong Kong.

Iguatemi divulga o resultado das provas

0

2007-05-03 10:07:00

A comissão organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela prefeitura de Iguatemi divulgou esta manhã (03/05) o edital com o resultado parcial, ou seja, o resultado das provas escritas, que foram realizadas no dia quinze de abril.

O edital já se encontra publicado no site oficial da prefeitura, www.iguatemi.ms.gov.br e, a partir desta sexta-feira (04/10), também no diário oficial do município, o jornal Diário MS. O edital está disponível ainda no site da empresa que realizou o concurso: www.exatuspr.com.br.

Com a publicação do resultado parcial os candidatos terão três dias úteis de prazo para entrarem com recursos ao resultado. Findado este prazo, a comissão preparará a próxima fase do concurso, ou seja, a convocação para a prova prática para os cargos que a requererem, conforme edital e, por último, a convocação para a prova de títulos.

Este foi o quinto concurso público realizado pelo prefeito Lídio Ledesma, sendo que os dois primeiros foram realizados na gestão anterior, no ano de 2003.

Os concursos corrigiram as distorções que havia em relação ao regime de contratação de servidores que eram, na sua maioria, comissionados, o que contraria a Constituição Federal.

Amambai: Programa Sentinela realiza palestras

0

2007-05-03 09:40:00

Sérgio da Luz


A secretária de Assistência Social de Amambai, através do programa Sentinela e a Rede de Enfrentamento contra a Violência Sexual Infantil estão realizando nas escolas da rede municipal, estadual e particular, palestras, apresentações e panfletos de conscientização ao combate a violência infantil.


As palestras iniciaram no dia 13 de Abril e vão até o dia 20 de Junho serão realizadas em 22 escolas com mais de 40 palestras.


No dia 27, a palestre foi realizada na escola municipal Tupã Ñandeva a alunos indígenas da aldeia Limão Verde. Contou com a presença da equipe do programa Sentinela, a coordenadora  Edir Escobar Tobias, da assistente social Juciele Raízes Dias e a psicóloga Alfrani Batista de Souza, das agentes de saúde Margaret Santos e Adacléia Vieira Marques, da diretora da escola Mitã Rory Maria Rocha, da diretora da escola Guarani Kaiowa Nadia Pixer, do diretor das escola Tupã Ñandeva Aurélio de Oliveira, do coordenador pedagógico Suzenildo da Silva Amaral e dos PMs Geraldo da Silva e Nélida Calonga.


Atualmente a Rede é composta por profissionais de vários segmentos da sociedade (Educação, saúde, policia Militar, Ministério público, FUNASA, FUNAI, conselheiros tutelares, PETI entre outros).


“A nossa intenção é conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a violência e instruir os professores para poder lidar com essa problemática” disse Edir Escobar, coordenadora do programa Sentinela.