15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10961

Caarapó realiza final do Campeonato dos Servidores

0

2007-05-25 02:31:00

O Departamento de Esportes da prefeitura de Caarapó realiza na manhã do próximo domingo, no Campo da Chácara Moriá, a grande final do 3° Campeonato de Futebol Suíço dos Servidores Municipais. A competição teve seu início no mês de março e contou com a participação de oito equipes.

A partir das 8h, disputam  o terceiro lugar as equipes  da Câmara Municipal de Vereadores e a Secretaria de Obras. Em seguida, decidem o primeiro lugar a Secretaria de Educação e a Aldeia Te`ýikue. 

O prefeito Mateus Palma de Farias (PR), que tem apoiado o esporte em sua administração, fará a entrega dos troféus e medalhas para os quatros primeiros colocados, artilheiro da competição e goleiro que menos sofreu gols, conforme o regulamento.

2ª Copa Vale da Esperança de Futsal começa hoje

Dando seqüência ao calendário de atividades do Departamento de Esportes, órgão vinculado a Secretaria de Educação de Caarapó, está prevista para hoje, sexta-feira a abertura da 2ª Copa Vale da Esperança de Futsal. Os jogos serão realizados a partir das 19h,  no Ginásio de Esportes . Treze equipes disputam a competição.

O Grupo “A” é composto por  Milenium do Cassarinho, D e B Informática, Abatedouro São Francisco e Laak´s Futebol Clube. O Grupo “B” tem o 21 de Abril, Caaraponews, Furacão e Sena. No Grupo “C” estão as equipes do Depósito Regina, Juti, Bola Sports Braguini, FV/Granos e Naec. As equipes jogarão entre si em cada grupo, classificando-se duas do Grupo “A”, duas do Grupo “B” e três do Grupo “C” e  outra por índice técnico dos grupos “A” e “B”, perfazendo um total de oito equipes para as semifinais.

Segundo o chefe do Departamento de Esportes, Alex Elias, este campeonato tem o objetivo de movimentar a população caarapoense, integrar os atletas em um ambiente de amizade e lazer e ainda difundir o salonismo no município. 


A 2ª Copa Vale da Esperança de Futsal, que é uma  realização do Departamento de Esportes, tem encerramento previsto para o final do mês de julho. A prefeitura de Caarapó vai premiar os primeiros colocados com troféus, medalha e mais uma premiação em dinheiro.


Presidente da Fetems não irá à reunião sobre salários

0

2007-05-25 02:17:00

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, disse nessa quinta-feira a noite que o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Ensino), Jaime Teixeira, não poderá participar da reunião para discutir o não reajuste do funcionalismo público este ano. O representante da entidade estará viajando nesta data.

Puccinelli disse que vai solicitar um documento da Fetems confirmando a viagem, para que o governo não seja depois acusado de ter se negado a conversar com os representantes da categoria. A entidade “é vista” como próximo ao PT, partido que comandou Mato Grosso do Sul nos últimos oito anos.

Além disso, Puccinelli confirmou que os integrantes da Fetems podem marcar outra data para a reunião. Ele reafirmou que vai se reunir com representantes de diversas categorias do funcionalismo no dia 30 para discutir o não reajuste salarial. O governador alega não ter dinheiro em caixa para o aumento por causa dos compromissos financeiros que o Estado assumiu, alguns herdados da administração anterior.

André afirmou que servidor que fizer greve terá os dias descontados. Na reunião do dia 30 ele deve firmar um compromisso de que nos próximos anos os reajustes superem a inflação e anda reponham a deste ano.

Obras de asfalto prosseguem em Iguatemi

0

2007-05-25 01:28:00

O município de Iguatemi está vivendo um momento ímpar em sua história. Após ter ficado cerca de sete anos sem receber melhorias em sua infra-estrutura, principalmente em termos de pavimentação asfáltica, tem experimentado, especialmente nos últimos anos da gestão do prefeito Lídio Ledesma (PDT), um grande desenvolvimento nesse setor.

O prefeito já desponta como o gestor que mais investiu em pavimentação no município e ainda tem muitas frentes de asfalto para serem iniciadas, além das que estão em andamento.

Neste ano Iguatemi lançou 50 mil metros quadrados de asfalto, sendo a maior parte, 35 mil, com recursos do próprio município. Desse total,4.298,44 m2foram realizados no bairro Vila Rosa, beneficiando pontos estratégicos da cidade como a sede da APAE, capela mortuária, vila militar, dentre outros.

A prefeitura entregou também a pavimentação de uma quadra da Avenida Waloszek Konrad e duas na Rua Lenira Nogueira Lopes, dando acesso ao Fórum, Agenfa, Polícia Militar e ginásio de esportes. O asfalto ainda dará acesso a uma praça, nas imediações do Fórum, cujas obras já forma licitadas.

Atualmente, o asfalto está sendo executado em diversas avenidas do bairro Vila Nova, nas proximidades da região central. Neste bairro estão sendo implantados mais 15.251 m2de asfalto nas ruas Délfio Ledesma (4 quadras), além de duas quadras das ruas Ramão Trindade e Fortunato Fernandes dos Santos e uma quadra da Rua Nilzo Otaño Peixoto. O novo asfalto vai ligar-se ao implantado no ano passado pelo prefeito Lídio Ledesma (PDT), que somou mais de 11 mil metros quadrados. Diversas quadras já tiveram a pavimentação concluída.

O próximo bairro a receber o benefício do asfalto, que é realizado sem nenhum custo à população, será a Vila Nova Esperança. Serão 10.112,18 m2de pavimentação, distribuídos em uma quadra cada das avenidas Waloszek Konrad, Laudelino Peixoto, Alcides Fernandes Nogueira e três quadras da Rua Sete de Setembro.

O asfalto deverá chegar ainda neste semestre aos bairros Jardim Quedas d’Água e Vila Operária. O investimento que a prefeitura está fazendo é de R$ 1,3 mi, com recursos próprios.

Amambai:Militar do Exército morre em acidente de moto

0

2007-05-25 00:56:00

Vilson Nascimento

Um militar do Exército Brasileiro morreu ao dar entrada no hospital após sofrer um acidente de moto na noite dessa quinta-feira em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 23h40 na Avenida Pedro Manvailler, no centro da cidade. Claudecir Alves de Souza de 21 anos, residente na Vila Jardim Panorama em Amambai se deslocava pela Avenida Pedro Manvailler quando perdeu o controle da motocicleta, uma Yamaha YBR de cor vermelha, placa HSP 6099 de Amambai-MS e se chocou contra um poste de ferro que da sustentação a uma placa informativa implantado no canteiro central da citada avenida.

Com a violência do impacto o rapaz, que segundo a Polícia Militar usava um capacete aberto, acabou batendo a cabeça contra o poste de ferro, sofrendo traumatismo craniano. Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar para o Hospital Regional de Amambai e segundo os bombeiros, já no trajeto entre o local do acidente até o hospital teria sofrido pelo menos duas paradas cardíacas e ao chegar na unidade de saúde não resistiu e morreu.

Nilson Jara de Oliveira, também de 21 anos, residente na região da Vila Joana Batista em Amambai que estava na garupa da motocicleta sofreu escoriações pelo corpo, mas não corria risco de morte, segundo o Corpo de Bombeiros.

A motocicleta conduzida por Claudecir, que era lotado no 17º RC Mec em Amambai, foi recolhida pela PM ao pátio da 3ª CIPM de Amambai. O veículo ficou bastante avariado e inclusive chegou a rachar a carcaça do motor com a violência do impacto.

Iguatemi:Expediente em orgão públicos vai até às 13h

0

2007-05-24 22:34:00

Vilson Nascimento

Após empregar expediente integral de 8h diárias no início do ano, das 7 às 11 e das 13 às 17h, nesse mês de maio, em comum acordo, o Poder Executivo e o Poder Legislativo de Iguatemi decidiram voltar para o expediente de 6 horas dias com vinha sendo praticado no decorrer ano passado (2006), com funcionamento das 7h às 13h.

A medida foi tomada após uma avaliação realizada pelo Poder Executivo que o expediente de oito horas diária não havia apresentado maiores rendimentos dos trabalhos, pelo contrário, aumentado em cerca de 20% as despesas da Prefeitura em relação às contas de energia, água e telefone entre outros gastos.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura outro motivo que também pesou para a nova mudança de horário foram às reclamações de pessoas, principalmente do comércio que haviam acostumado a procurar a Prefeitura nos horários de almoço, entre 11 e 12 horas para não atrapalhar seus afazeres diários e com a mudança de horário, passaram a ter que sair de seus estabelecimentos durante o horário comercial normal. Os novos horários já estão em vigor.

Prefeitura de Itaquiraí é condenada a indenizar família

0

2007-05-24 21:31:00

A terceira turma cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou recurso à prefeitura de Itaquiraí e manteve a sentença que obriga a administração daquele município a indenizar as famílias das três crianças mortas em um acidente de trânsito que envolveu um ônibus de transporte escolar. O TJ/MS manteve a sentença do juiz Fernando Chemin Cury, que condenou a prefeitura a pagar R$ 70 mil a cada um dos três casais que tiveram os filhos mortos no acidente, registrado em 2 de outubro de 2003.

Conforme a assessoria do TJ, a prefeitura de Itaquiraí alegou que se tratar de “caso fortuito”, causado pela quebra da barra de direção do ônibus – que estaria em bom estado de conservação e os itens de segurança funcionando. Porém, o desembargador Hamilton Carli entendeu que a tese não é aceitável. A decisão ainda pode ser contestada.

O ônibus, pertencente a prefeitura, saiu da pista e tombou no km 90 da BR-163. No acidente, faleceram Carla Priscila da Silva Pereira (13 anos), Verônica da Silva Rocha (14) e Jean Carlos Souza Silva (sete), moradores da fazenda União Tutida. Outras 23 crianças ficaram feridas.

Polícia identifica autor de latrocínio em Ponta Porã

0

2007-05-24 20:20:00

A Polícia Civil identificou como sendo José Noel Siqueira de Assis, de 25 anos, o autor do latrocínio ocorrido na noite desta quarta-feira na cidade de Ponta Porã, a 334 quilômetros de Campo Grande, fronteira com o Paraguai.

Equipes da Polícia Civil realizam diligências para prender o autor, que segue foragido. O comerciante Oswaldo Cardenas Moura, 29 anos, reagiu ao assalto, entrando em luta corporal com o autor.

Na confusão o comerciante foi baleado. Populares socorreram Moura até o Hospital Regional, onde morreu em seguida.

Sanesul pode reajustar contas de água em até 10%

0

2007-05-24 19:27:00

As contas de água dos cerca de 360 mil consumidores da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul em 68 municípios do Estado poderão ficar até 10% mais caras em julho, caso seja adotada a recomendação do Departamento Técnico da Sanesul para efetuar o “realinhamento” da tarifa. A informação é do diretor-presidente da empresa, José Carlos Barbosa, ao ressaltar que a intenção é aplicar, a pedido da administração estadual, um índice que não ultrapasse 5,5% de aumento no valor da conta.

O diretor-presidente informou que os estudos feitos pelo Departamento Técnico levaram em consideração o aumento no custo dos principais insumos para o tratamento de água e esgoto, como o hipoclorito de sódio – que teve seu preço reajustado em 37% nos últimos 12 meses – e a energia elétrica (cujo custo subiu 16% no último ano, não apenas pelo reajuste do serviço, mas também pelo aumento da demanda).

“Apenas com energia elétrica gastamos R$ 1,7 milhão ao mês. Inevitavelmente isso acaba tendo impacto na tarifa”, afirmou Barbosa. Desta forma, o aumento sugerido incluiria a reposição inflacionária – que, nos últimos 12 meses, foi de 4,05% – e o realinhamento dos custos operacionais da empresa.

Apesar do índice apontado, o diretor-presidente informou que há um pedido da administração estadual para que o impacto do reajuste seja “o menor possível” nas tarifas dos consumidores. “O governador [André Puccinelli, do PMDB] fez um apelo para que o aumento não tenha grande influência nas contas. Estamos estudando, e a expectativa é de realizarmos um esforço neste sentido”, sublinhou Barbosa.

Dentro da solicitação de Puccinelli, seria aplicado um reajuste de até 5,5% – que incluiria os 4,05% de inflação e a reposição de perdas acumuladas em 1,45%. Assim que for definido, o novo índice deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até 29 de maio, já tendo efeito sobre as contas de água referentes ao mês de junho – que são enviadas aos consumidores para pagamento em julho.

Amambai:Povos indígenas terão Aty Guaçu em junho

0

2007-05-24 18:54:00

Vilson Nascimento

Representantes de comunidades indígenas de toda a região de fronteira e do Estado em Mato Grosso do Sul estarão na Aldeia Amambai em Amambai entre os dias 7 e 10 de junho para participar de uma Aty Guaçu.

Durante a “grande reunião” que é o significado do Aty Guaçu na língua portuguesa, os lideres indígenas discutirão assuntos ligados diretamente aos povos indígenas do Estado em várias áreas, entre elas as questões relacionadas a terra.

Segundo o capitão da Aldeia Amambai Rodolfo Ricarte, anfitrião da Aty Guaçu, a pauta com os temas a serem debatidos durante a grande reunião ainda está sendo elaborada e deverá ficar pronta nos próximos dias.

Reflorestamento em MS é pioneiro em financiamento do FCO

0

2007-05-24 18:18:00

O Estado de Mato Grosso do Sul será pioneiro no uso de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para projetos de reflorestamento. O contrato aprovado da Siderúrgica Vetorial, de Ribas do Rio Pardo, é voltado ao reflorestamento efetivo de 6 mil hectares de eucalipto. Considerando o valor da propriedade de 8 mil hectares, é da ordem de R$ 32 milhões, onde o fundo, através do Banco do Brasil, fará a liberação de R$ 16 milhões.


O coordenador da Câmara Setorial de Florestas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Luiz Calvo Ramiriz Junior, comenta que o contrato contemplando a Vetorial, siderúrgica que usará a madeira do reflorestamento em sua produção de ferro-gusa, será um verdadeiro “limpa-trilho” para o setor no Estado.“É o primeiro contrato que o banco aprova no Centro-Oeste, e abre um canal para novos projetos”, declara, lembrando que um dos maiores gargalos do setor é o acesso a linhas de financiamento. 

 
O diretor da Vetorial, engenheiro Gustavo Trindade Correa, revela que devido ao pioneirismo do projeto, desde a data em que a carta consulta foi protocolada até sua liberação, passaram-se 27 meses. Período necessário a discussão sobre taxas, garantias e demais detalhes para a viabilidade da proposta. “A primeira parcela será liberada na semana que vem, se tudo correr bem”, comemora. 

 
Para Correa, a importância do projeto é enorme para a empresa, já que os investimentos para reflorestamento são elevados e necessitam de capital de longo prazo. “O financiamento não permite as taxas praticadas no Brasil de ontem e do Brasil quase civilizado economicamente de hoje". No entando, revela que os recursos foram liberados a uma taxa “bastante atraente”. Os juros são de 9% ao ano, mas podem chegar a 7,6% com o abatimento de adimplência de 15%. A carência foi de 7 anos. “Exatamente o período necessário para o primeiro corte do projeto”, explica Correa. 

 
Ainda de acordo com o empresário, a importância para o setor florestal não é menor. O financiamento abre as portas do FCO para outros proponentes e interessados, viabilizando ou ajudando a viabilizar, com recursos do fundo, o reflorestamento no estado. “Seremos pioneiros, e temos certeza que vamos fazer o dever de casa muito bem feito, fazendo floresta de primeira qualidade”, conclui.

Iguatemi:Ao investigar furto, Civil desmonta boca-de-fumo

0

2007-05-24 18:07:00

Vilson Nascimento

Ao investigar um furto ocorrido na cidade a Polícia Civil acabou desarticulando um ponto de venda de drogas, também conhecido como “boca-de-fumo” que funcionava na região da Vila Rosa em Iguatemi e pelo menos uma pessoa, acusada de manter a boca, acabou indiciada em inquérito.

As investigações que levaram a polícia até a boca-de-fumo começaram no início desse mês quando ladrões invadiram o salão de festas do “Estrela Leilões”, próximo a saída para Tacuru, na Vila Rosa e furtaram cerca de 50 engradados de cerveja.

Acionadas, equipes de investigadores da Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi, coordenadas pela delegada, Dra Claudia Angélica Gerei, passaram a atuar no caso e chegou até um adolescente de 15 anos que teria participado do furto e o menor  teria delatado outro acusado de participar da ação, Uiliam Pereira de Oliveira de 20 anos, residente na região da Vila Nova. Ao tomar conhecimento que a polícia estava a sua procura, Uiliam fugiu, porém em vistoria no quarto do rapaz com autorização da família, os policiais encontraram uma certa quantidade de maconha.

As investigações continuaram e a polícia chegou em outro acusado de envolvimento no caso, Marcelo Aparecido Salves de Lima de 21 anos, também residente na Vila Nova. Segundo a polícia Marcelo, que foi indiciado em inquérito por receptação por ter comprado os engradados furtados por Uiliam e pelo menor, também portava uma cerca quantidade de maconha. Ao ser detido Marcelo, que dias antes já havia sido indiciado em outro inquérito, também por receptação de produtos furtados, disse aos policiais que era usuário de entorpecente e adquiria, com freqüência, drogas de Uiliam Pereira.

Como a polícia já tinha ouvido outras testemunhas que também teriam relatado que Uiliam mantinha boca-de-fumo no bairro, além de responder pelo crime de furto por conta dos engradados de bebida que havia furtado em companhia do menor ele também responderá pelo crime de tráfico de drogas. O rapaz já foi ouvido pela polícia, porém com não estava em situação de flagrante, aguardará o desenrolar do caso em liberdade.



Dicas de segurança contra Extorsão por telefone

0

2007-05-24 17:32:00

Orientar familiares e empregados a notificar quando tomarem conhecimento sobre o atendimento de contato telefônico, conversas com empregados ou outras pessoas que implique “suspeita de levantamento” de informações de caráter pessoal;

– Não informar a ausência ou o paradeiro de ninguém pelo telefone;

– Solicitar a qualquer pessoa que ligue, que se identifique e deixe o número do telefone de onde está falando para que se faça contato posteriormente;

– Nunca aja impulsivamente, não aja sob emoção, mas com a razão;

– Ao receber um telefonema comunicando que um familiar ou amigo está acometido de uma doença ou sofreu um acidente, peça todas as informações possíveis sobre o caso, sobre quem está falando e solicite um telefone da unidade para confirmação. Servidores públicos nunca ligam a cobrar de telefones celulares;

– Ligação que comunica que algum familiar ou amigo foi “seqüestrado”, insistir para falar diretamente com ele;

– No caso de ligação que, em primeiro lugar perguntar, “QUEM ESTÁ FALANDO?” ou “DE ONDE ESTÃO FALANDO?”, não forneça nenhuma dessas informações. Responda por intermédio de outra pergunta: “COM QUEM DESEJA FALAR?” ou, “QUE NÚMERO DISCOU?”.

– Ligação pedindo confirmação do endereço para a entrega de presentes, brindes ou flores, procure saber de onde fala e qual é o nome do estabelecimento, dizendo que ligará em seguida dando a informação solicitada;

– Tente localizar a vítima utilizando todos os recursos possíveis, acionando amigos, parentes e familiares, sem fazer comentários de um possível seqüestro;

– Havendo dúvidas , trate a ligação como se fosse realmente um caso de seqüestro e tome as providências exigidas. 

Novo seguro protege os preços dos grãos em MS

0

2007-05-24 17:18:00

          Segundo o gerente-geral da agência de agronegócios em Dourados, José Gonçalves Dias Neto, com essa nova proposta, o produtor poderá financiar sua proteção de preço e ter uma garantia mínima de vender os seus grãos a cotações compatíveis e dentro da sua expectativa. Com as oscilações de mercado, a maioria dos agricultores não consegue muitas vezes igualar o preço de custo com o de venda. Agora, eles poderão financiar a proteção de preço de seus produtos com juros que podem ser, este ano, inferiores a 8,75%, assim que forem conhecidas as regras para o plano – safra 2007/2008, cujo lançamento está previsto para junho. Os agricultores defendem juros de 4,5% para o custeio. Nesta terça-feira, às 20h, durante a 43ª Expoagro, o novo produto do banco será tema da palestra "Mercado de Derivativos – Proteção de Preço – Soja e Milho", ministrada por consultores da Bolsa de Mercadorias & Futuro (BM&F), de São Paulo.


          O Banco do Brasil lança nesta terça-feira, em Dourados (MS), durante uma palestra no auditório do parque de exposições, um novo produto para o agricultor proteger o preço da soja e milho, com taxa de juros igual à praticada no financiamento de custeio.

Beira-Mar vai a júri popular no Rio

0

2007-05-24 16:58:00

O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro vai julgar nesta sexta-feira, a partir das 9h, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, em Duque de Caxias. Ele será julgado pelo crime de associação para o tráfico de drogas.
Considerado líder do tráfico na região, Beira-Mar foi denunciado pelo Ministério Público por suspeita de envolvimento na tentativa de homicídio de dois policiais civis em 1996. Ele não será julgado pelas mortes amanhã porque o processo foi desmembrado.


O julgamento será presidido pela juíza Maria Angélica Guerra Guedes.O traficante chegou ao Estado nesta quinta para acompanhar audiências em que depõem testemunhas dos processos que correm contra ele na Justiça. A autorização para Beira-Mar acompanhar as audiências foi concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro.


Considerado líder do tráfico na região, Beira-Mar foi denunciado pelo Ministério Público por suspeita de envolvimento na tentativa de homicídio de dois policiais civis em 1996. Ele não será julgado pelas mortes amanhã porque o processo foi desmembrado.

Amambai comemora dia de Nossa Senhora Auxiliadora

0

2007-05-24 16:01:00

Sérgio da Luz


Dia 24 de Maio é comemorado o dia da Nossa Senhora Auxiliadora, em Amambai a data se tornou especial, a santa recebeu o titulo de padroeira da cidade. Além do feriado, diversas atividades estão planejadas pela comunidade católica em comemoração a data.


Ontem pela manhã as comemorações se iniciaram as 8:30 com a santa missa “Benção da Colheita”, em seguida dezenas de carros percorrem a cidade com a imagem da santa Maria, abençoando a cidade com cânticos e orações. O fim da carreata, em frente a igreja matrix, os presente receberam a benção das chaves da casa e dos carros.


A programação segue pelo fim de semana. No sábado, a partir das 19hs será realizada a santa missa, seguida da quermesse dançante embalada pelo grupo douradense Postal Sul. A entrada será de 5 reais para os homens e de 3 reais para as mulheres, segunda os organizadores o baile  seguida pela madruga.


No domingo, as 10hs será celebrada a santa missa, as 12hs almoço com churrasco aos presentes. A partir da 14hs será realizado o bingo, o primeiro prêmio será uma moto CG 150, o segundo uma moto CG 125, o terceiro um computador de 1g, o quarto uma geladeira duplex e fechando o quinto prêmio uma TV 29’.
A festa recebeu o apoio da prefeitura municipal de Amambai.

Colisão entre cinco veículos na BR-163 deixa um ferido

0

2007-05-24 15:43:00

Uma colisão entre cinco veículos por volta de 18h30 desta quarta-feira (23 de maio) na BR-163 em Naviraí, a 352 quilômetros de Campo Grande, deixou uma pessoa ferida.

Ficou com lesões leves Jackson Avelino Capeletti, que conduzia o caminhão Scania de placas ICA -1170 de Capitão Leônidas Marques (PR). Por falta de atenção dele, o veículo bateu nos outros quatro, sendo dois caminhões, Fiat Iveco e uma Saveiro.

Delcídio do Amaral quita dívida por aluguel de avião

0

2007-05-24 15:19:00

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) pagou ontem a dívida de R$ 24 mil que mantinha com a Ícaro Táxi Aéreo pelo aluguel de um avião bimotor. Um amigo do senador teria contraído a dívida com Zuleido Veras, dono da empresa Gautama, suspeito de envolvimento nas fraudes desvendadas pela Operação Navalha, da Polícia Federal. A informação é da Folha de S.Paulo.

O nome de Delcídio surgiu na Operação Navalha por uma conversa telefônica de Zuleido com o empresário Luiz Gonzaga Salomon, amigo do senador.

Na última segunda-feira, Delcídio subiu à tribuna do Senado para se defender, dizendo que pediu ajuda apenas a Salomon. Delcídio também afirmou que não destinou emendas do Orçamento da União para obras da Gautama.

UEMS publica edital de concurso para professores

0

2007-05-24 14:35:00

O Diário Oficial do Estado trouxe hoje (24) os editais de concurso público para provimento de cargos para professor de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo do concurso é preencher cinco vagas para professores na área de Química, na cidade de Naviraí, e duas vagas em Ciência da Computação, em Dourados.

Os candidatos deverão fazer suas inscrições no período de 14 de junho a 12 de julho pessoalmente ou por procurador legalmente constituído na sede da UEMS, situada na Cidade Universitária de Dourados (em frente ao Aeroporto Municipal), no horário das 8 às 11h30 e das 12h30 às 15 horas, ou pela internet no site www.uems.br/concurso. O valor da inscrição é de R$ 100,00.

As provas para a área de Química serão realizadas entre os dias 13 e 17 de agosto na UEMS e as provas de Ciência da Computação serão feitas dos dias 20 a 24 de agosto. Os candidatos serão submetidos à prova escrita, didática, pública de argüição do projeto de pesquisa e prova de títulos. O resultado final do concurso será divulgado através de edital de homologação, que será afixado em mural na sede da universidade, em Dourados, divulgado na Internet e publicado no Diário Oficial do Estado.

A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais. Os salários variam de R$ 746,23 a R$ 4.328,13. Mais informações no Diário Oficial do Estado, no site www.imprensaoficial.ms.gov.br.


Inscrições para ProUni podem ser feitas até 9 de junho

0

2007-05-24 14:09:00

 Estudantes interessados em uma das bolsas oferecidas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) podem fazer as inscrições até as 21h do dia 9 de junho. O processo começou na quarta-feira (23).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do MEC (Ministério da Educação).

O critério de pré-seleção do MEC é a nota do Enem, ou seja, os alunos que tiveram maior pontuação no exame têm maior chance de conseguir a bolsa. A lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 14 de junho.

Para concorrer, o candidato deve ter feito, ao menos, 45 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado; ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; e ter renda familiar de até três salários mínimos, para quem quer a bolsa parcial, e de até um salário mínimo e meio para quem pretende receber a bolsa integral.

Não é preciso fazer o vestibular nem estar matriculado na faculdade para concorrer a uma das bolsas, mas a instituição pode exigir que o candidato faça um exame para começar o curso.

A previsão do MEC é que sejam oferecidas 50 mil bolsas integrais e parciais. O ProUni tem um sistema de cotas que garante vagas aos candidatos portadores de deficiência e aos autodeclarados negros, pardos ou índios. As vagas são colocadas à disposição na proporção dessa população segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Folha News)

Projeto altera distribuição de ICMS entre os 78 municípios

0

2007-05-24 13:41:00

Após dois meses de debate e audiências, o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) apresentou o projeto de lei complementar que dispõe sobre a regulamentação do artigo 153, parágrafo único, II, da Constituição do Estado, e cria o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Credeitamento das parcelas pertencentes aos municípios, conforme o artigo 156 da Constituição Estadual.

O PLC prevê que o índice resultante do rateio igualmente entre as 78 prefeituras será de 6,16%, contra os 7% atuais. O percentual definido com base na área de cada município, conforme levantamento do IBGE, passará a ser de 4,4%, contra os 5% em vigor.

O número de eleitores fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será utilizado para definir 4,4%¨do rateio do ICMS, contra os atuais 5%. Com base na receita própria fornecida pelo Tribunal de Contas do Estado, o índice passará de 3% para 2,64%.

Já o ICMS Ecológico, como é definido o percentual conforme os critérios ambientais, terá redução de 0,6 ponto percentual, de 5% para 4,4%. Sendo que 60% seerá feito com base nos critérios atuais, como unidades de conservação, terras indígenas, mananciais de abastecimento público ou estejam situados na Bacia do Alto Paraguai (BAP) ou sofra restrição na implantação de projetos de expansão de projetos de expansão econômica em função de normas de proteção ambiental. Os 40% restantes passam a ser rateados entre os municípios que tenham implantado sistema de esgotamento sanitário e o adequado sistema de tratamento de resíduos sólidos, compreendendo as fases de coleta, transporte e destinação final.

FRES – A principal novidade será a destinação de 3% para municípios menos favorecidos economicamente. Sendo que 2,7% serão distribuídos conforme o Fato de Reequilíbrio Econômico e Social (FRES). Conforme Mochi, este critério beneficiará 52 municípios. Os 0,30% serão para rateio entre os municípios cujo índicde de participação no ICMS vigente seja igual ou inferior a 50% da média do mesmo índice a ser rateado de forma igualitária.

O rateio de 40% do ICMS Ecológico entre as cidades com esgoto sanitário e tratamento do lixo só será feito entre as prefeituras que não estejam sofrendo inquérito civil ou ação civil pública por não estar de acordo com as normas ambientais.

CONSELHO – O projeto de lei complementar cria o Conselho para fiscalizar o rateio da quota-parte do ICMS entre os municípios. O órgão será composto por dois representantes do Poder Executivo, dois deputados estaduais e dois representantes da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).