15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10960

Modelo anatômico virtual que permite visualizar doenças

0

2007-05-25 12:35:00

Cientistas de uma universidade canadense criaram o que consideram ser o primeiro modelo virtual quadridimensional de um corpo humano, uma invenção que permitirá compreender melhor a evolução das doenças e até permitir aos doentes visualizá-las.

A imagem, gerada por computador, de um corpo humano cujos órgãos internos e sistema circulatório aparecem em cores, se projeta como um holograma numa sala escura, onde o modelo virtual parece flutuar.

O projeto, batizado de CAVEman (homem das cavernas), pela escuridão da sala onde a imagem é exibida, foi apresentado nesta semana na Universidade de Calgary, na província de Alberta (sudoeste do Canadá). O modelo inclui mais de 3.000 elementos do corpo humano. O usuário pode manipulá-lo à vontade como se fosse um video game para observá-lo em diferentes ângulos ou fazer zoom em um ou outro órgão para estudá-los.

"A imagem é quase viva. Isto nos permite, pela primeira vez, ter um modelo completo do corpo humano, do ponto de vista da anatomia, da química e dos tipos de tecidos", disse à AFP Andrei Turinsky, do Departamento de Bioquímica Molecular da Universidade de Calgary.

Ao usar uma técnica de programação informática, os cientistas chegam a criar uma imagem que pode ser vista com lentes especiais.

O resultado é uma espécie de Atlas completo do corpo humano em quatro dimensões – as três espaciais e uma temporal. O modelo permite, ainda, ver a evolução de uma doença e também imaginar a reação do organismo aos medicamentos.

Os cientistas se servem de informação dos doentes, especialmente de ecogramas ou imagens de ressonância magnética para personalizar seu modelo.

"Isto permite a um médico ou um paciente ver o que acontece no corpo. É muito melhor que um manual de biologia", disse Turinsky.

"A princípio, será possível mostrar ao paciente o que se passa dentro do seu corpo. E mais tarde se espera poder prever o que acontecerá se o tratamento não for seguido ou se alguns genes começarem a agir", acrescentou.

O projeto CAVEman também poderá permitir fazer simulações destinadas a preparar cirurgias ou desenvolver novas técnicas cirúrgicas.

Periscópio – por Antonio Luiz

0

2007-05-25 12:26:00

O que não falta é ladrão
            E o Brasil e seu povo varonil continuam na sua triste e  enfadonha rotina. Não há semana que não descubra “nessepaiz” algum foco de corrupção, de ladroagem e de safadeza. São juizes, ministros, deputados, senadores, servidores públicos, estafetas, lobistas, sindicalistas e tudo o que se possa imaginar. Todos roubando à vontade e como diz aquele personagem do Chico Anysio, “o povo que se exploda”. O irônico da questão  é que esses ratos subtraem de quem os colocou lá, dos menos esclarecidos que precisam da esmola do governo, que precisam de hospitais públicos que não têm equipamentos, medicamentos ou leitos, de escolas públicas que não têm material e, às vezes, nem telhado, de rodovias cujas crateras não matem seus usuários. Desviam bilhões que se aplicados honestamente, por um governo minimamente competente ou comprometido com o povo traria benefícios muito mais eficazes do que a “merreca” do Bolsa Família cuja finalidade é comprar o coitado do eleitor.


            Dessa vez prenderam gente de alto coturno, mas a maioria já foi solta. Que roubaram, roubaram. O que eles dizem nos microfones e nas tribunas não deve ser levado em conta, mas sim o que eles disseram nas gravações telefônicas nas quais foram apanhados com a “boca na botija”. Eles sempre negam. Até hoje negam o mensalão que até o Juca, meu cachorro, sabe o que é. Por mais que se admire o Delcídio, ele pisou feio na bola. O ministro Silas Rondeau demorou muito para sair. Deveria te-lo feito na hora que as acusações vieram a público e não ficar na esperança de que o presidente bananão contemporizasse como sempre. Deus ajude que as investigações se aprofundem ainda mais, porque segundo o pessoal que marca em cima, há muita gente boa tipo Sarney, Calheiros e que tais, com o rabo bem preso com a Gautama, a construtora que tem as maiores tetas da República. Cana neles e de preferência em presídio de segurança máxima em Regime Prisional Diferenciado. 
 
Questão de opinião
            Na semana passada, encontrei uma pessoa que não chega a ser minha amiga, mas com a qual sempre me relacionei bem, sem nunca ter havido qualquer problema ou hostilidade entre nós. No meio da conversa, fiada diga-se, o dito cujo, como se vê trata-se de uma figura que ostenta o sexo masculino na certidão de nascimento, me questionou, ou melhor questionou esse Periscópio pelas posições sempre criticas. Bem, aí nesse ponto já não sei se porque a coluna tem a característica de ser ferina ou se foi por ele ter se doído por alguém em particular. Meu desconfiometro foi acionado e acho que mexi com sua alma lulista durante esses últimos anos. A bem da verdade, nosso personagem, meu quase amigo não me insultou, não me destratou ou me ameaçou. Muito pelo contrário, argumentou que eu só sabia criticar e quase sempre era injusto. Como sei que a coluna é uma das mais lidas do jornal, contra argumentei dizendo que se ela não o satisfazia, havia centenas de pessoas que gostavam, eram leitores assíduos e muitas  me paravam na rua para cumprimentar e até tirar fotografia como se eu fosse um pop-star, coisa que estou a léguas de ser.  Na hora me intrigou o fato dele não gostar do que eu escrevia, mas me lia sempre. Eu, por exemplo, não gosto do Lula, do Tarso Genro, do Berzoini e de quase toda a corriola que o cerca. Quando aparecem na tevê, pego o controle e adeus Lula, adeus mensaleiros, sanguessugas e outras  excrescências que orbitam ao redor  de um  governo incapaz, corrupto e mentiroso. Também não consigo gostar do Vanderlei Luxemburgo, do Leão e já estou pegando cisma com o Ney Franco e o Muricy. Controle remoto  neles e está resolvido meu problema. Eles me incomodam por existirem, mas na minha casa eles não ficam. Fácil, né! Pois, sugiro ao meu leitor molestado pelas criticas que desligue o Antonio Luiz e seu Periscópio. Como acho, ou melhor tenho certeza que ele não é assinante de A Gazeta e o jornal que ele lê deve ser filado, não posso nem apoiá-lo numa eventual fúria contra a famigerada página 3 da edição das sextas-feiras e aconselhá-lo a fazer picadinho dela  com todo o ódio que um coração lulista pode acumular contra esse humilde escriba. Se isso aplacar sua ira para justificar  os míseros 65 reais que ele recebe de Bolsa-Família, tudo bem. Cada um tem seu preço.


           Por que escrevi isto? Porque acho que ninguém é obrigado a aturar alguém. Como sou um sujeito pragmático, simplesmente evito quem o quê me desagrada. É um bom conselho, acredite.

UOL entrevista Natália candidata a Miss Universo

0

2007-05-25 11:40:00

Natália Guimarães é alta, bonita e, para completar, Miss Brasil. A mineira de Belo Horizonte trabalha como modelo desde os 15 anos. Hoje com 22, ostenta um currículo invejável. Já venceu o Miss Fotogenia Internacional 2006, o Miss Minas Gerais 2007, o Miss Brasil 2007, o Top Model of The World 2007 – concursos que reúnem algumas das mulheres mais bonitas do mundo. Mas Natália não quer parar por aí.

No México para a disputa do Miss Universo 2007, ela sonha em igualar o feito das brasileiras Ieda Maria Vargas, eleita em 1963, e Martha Vasconcellos, que venceu em 1968.

Entre seus trunfos estão ser fluente em inglês e espanhol e ter feito faculdade de Arquitetura em Belo Horizonte. Segundo pessoas próximas, é católica praticante e sempre usa uma medalhinha com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Natália namora há quatro anos um administrador de Belo Horizonte e, quando fala de si mesma, não esconde o jeito mineiro de ser: "Tenho defeito, sim… Mas é segredo e não vou contar".

Na Cidade do México, onde a vencedora do Miss Universo será escolhida no dia 28 de maio, Natália encontrou uma brecha nos ensaios para falar sobre concurso, dietas, ciúmes e beleza.

UOL – Como é a rotina de preparação para o concurso?
Natália Guimarães – É preciso ter muita disciplina, porque a agenda de uma miss é cheia de compromissos. Nós participamos de entrevistas, viagens, aulas de etiqueta e de oratória, cuidamos do corpo e estamos sempre antenadas.

UOL – Você está fazendo dieta agora?
Natália – Não. Eu acredito que dietas com uma alimentação saudável e equilibrada são o ideal para qualquer pessoa. Eu bebo muita água, como vegetais, proteínas, carboidratos e evito gorduras e açúcar. Além disso, faço exercícios físicos regulares.

UOL – A disputa está cada vez mais próxima. Dá um frio na barriga, uma ansiedade, alguma coisa?
Natália – Na verdade, acho que uma das minhas qualidades é me concentrar bem antes do concurso. Fico bem tranqüila, porque o nervosismo só atrapalha, mas às vezes pinta um friozinho na barriga…

UOL – Como é representar o Brasil?
Natália – Para mim, é uma honra e uma grande responsabilidade, já que represento um país famoso por ter as mulheres mais belas do mundo.

UOL – Quais são as adversárias que metem mais medo?
Natália – Prefiro não dizer nomes, mas algumas candidatas estão sendo preparadas há muito mais tempo que eu. E este é um ponto que o Brasil precisa rever. O tempo de preparação é muito importante e faz diferença em um concurso de beleza como este.

UOL – Você tem algum defeito?
Natália – Tenho defeito, sim… Todos nós temos. Mas é segredo e não vou contar!

UOL – O que a mulher brasileira tem que as outras não têm?
Natália – Determinação, objetivo e seriedade. E mantém a alegria em cada momento da vida.

UOL – Você namora há quatro anos. Você sente ciúmes do seu namorado? E ele, é muito ciumento?
Natália – Não. Temos uma relação muito saudável e, antes de tudo, somos amigos. Pensamos que, no futuro, estaremos juntos e vitoriosos. É por isso que apoiamos o trabalho um do outro.

UOL- Você é uma mulher normal para a sua idade? Come hambúrguer, chocolate, doces, vai ao cinema, vê TV?
Natália – Gosto disso tudo! Adoro chocolates e hambúrguer, mas sem as batatinhas! Adoro ir ao cinema, ao teatro e, principalmente, à academia de ginástica. Sempre que estou em Belo Horizonte reservo um tempinho para ir à academia. Essa é minha maior diversão. Se não for, fico até deprimida!

UOL – Ser considerada a mulher mais bonita do Brasil já é muita responsabilidade. Você está preparada para ser a mais bonita do Universo?
Natália – Para mim, receber o título de Miss Universo é uma responsabilidade muito grande e um trabalho. Além de honrar meu nome, há também os nomes do Brasil e do concurso, que envolve muitas outras pessoas. Além disso, uma miss deve sempre ser um exemplo para a sociedade.

UOL – Você é católica e pensa em utilizar sua popularidade para desenvolver um projeto social, talvez com crianças. O que você pretende fazer?
Natália – Tenho alguns projetos em mente. Acho que não estou aqui por acaso e que seria uma injustiça perder uma oportunidade de ajudar os que mais necessitam – principalmente, crianças, que não têm culpa da situação social do País.

Prefeito atende indicação do vereador Daniel Riquelme

0

2007-05-25 11:34:00

Assessoria       


            O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, autoridades do município e familiares do atleta Antonio Francisco Schultz e dos professores Jocemar Lemes Martins e Carla Maria Dias, participaram da inauguração de uma pista de caminha e de dois locais abertos para ginástica, implantados na rodovia MS 156, na saída para Caarapó. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 18.


            A pista, uma indicação do vereador Daniel Riquelme do PTB, foi construída com recursos do governo federal, através de emenda parlamentar do senador Delcídio do Amaral e da prefeitura de Amambai. Com 2.740 metros de extensão por 1,50 metros de largura a pista foi feita com material asfáltico, arborização e iluminação. Na sua extensão, foram construídos dois espaços para ginástica compostos com bancos, aparelhos de ginástica e iluminação. 


            A pista recebeu a denominação de Antonio Francisco Schultz e os espaços reservados para ginástica receberam as denominações de Jocemar Lemes Martins e Carla Maria Dias –professores de educação física que trabalhavam no município e que também faleceram recentemente em Amambai. 


            O vereador Daniel Riquelme salientou na ocasião da inauguração que a obra atende uma antiga reivindicação da comunidade que usa o local para caminhadas, acesso às empresas localizadas na região e para a aldeia Amambai. Cerca de 500 pessoas passam pelo local diariamente.

Amambai terá palestra sobre Motivação, Gestão e Vendas

0

2007-05-25 11:18:00

           Um dos maiores motivadores do Brasil na atualidade estará em Amambai no dia 14 de junho para dar uma palestra sobre Motivação, Gestão e Vendas, com o tema “Construindo Seu Sucesso Profissional”. Gilcler Regina virá pela segunda vez em Amambai, num evento organizado pela professora Derly Jaime.


            Em 2004 a primeira palestra realizada por Gilcler reuniu cerca de 700 pessoas no alphaville Clube, onde também será o local deste evento em junho. Conforme a organizadora do evento, o público que participou daquele evento até hoje ainda comenta o sucesso  que foi alcançado. “Será um evento de muita importância para empresários, empreeendedores, profissionais autônomos e trabalhadores nos mais variados segmentos, porque é um aprendizado, um aperfeiçoamento daquilo que nós já sabemos fazer, mas que precisa de motivação”, comenta Derly.


            Gilcler é hoje um palestrante conceituado não só em  todo o Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos e Japão, onde recentemente esteve realizando palestra. A sua vinda em Amambai é  uma oportunidade única e importante para quem deseja aprimorar seus conhecimentos e técnicas de vendas e relacionamento com o público. Além de Amambai, público da região também estarão presentes no evento, conforme a organizadora. 

Produtores continuam sem solução para o endividamento

0

2007-05-25 10:37:00

Antonio Luiz


            Os produtores rurais de quase todo o territorio nacional, inclusive e particularmente da nossa região do Mato Grosso do Sul, continuam sem qualquer indício que o governo solucione a questão do endividamento agricola que vem penalizando a categoria há algum tempo.


            No Conesul especificamente é notório o fato de que houve uma enorme quebra de safra da soja nos anos de 2004,05 e 06 o que levou quase que a totalidade dos agricultores à inadimplência, sem condições de honrar os compromissos assumidos para o financiamento das safras.      


             Em 2007 a safra voltou a ser normal, sem que houvesse a tal supersafra anunciada pelo governo, o que tornou possivel que os produtores quitassem os débitos mais recentes, ou seja o custeio da safra 2007,  sem que houvesse sobra de caixa  para amortizar dívidas anteriores, pois em virtude da baixa cotação do dolar a receita não foi a esperada e portanto insuficiente para saldar prejuizos acumulados em tres anos de estagem e baixissima produção.


            O Sindicato Rural de Amambai vem promovendo várias reuniões com os produtores, inclçusive com a gerência do Banco do Brasil – um dos maiores credores dos produtores – para tentar encontrar uma solucão para essa questão. A preocupção na classe produtora é enorme, pois é do conhecimento geral que o agricultor, assim como todos, tem obrigação de honrar seus compromissos financeiros, porém não estão conseguindo saldar os seus débitos em virtude da ausência total de amparo governamental ou uma politica agrícola minimamente organizada para fazer frente às inversôes do seto.


            Na última terça-feira, dia 22, em mais uma reunião que contou com dezenas de produtores, discutiu-se os caminhos mais viáveis pelos quais possa se alcançar um equacionamento dessa questao primodial. Foram explicitados os itens da reunião do dia anterior em Campo Grande junto à bancada da Agricultura da Câmara Federal em que estiveram presentes os deputados federais Ronaldo Caiado, Homero Pereira e Luiz Carlos Heinze além dos deputados federais eleitos pelo Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira, Valdir Neves, Valdemir Moka e Geraldo Rezende.


            Nessa reunião de Campo Grande os presentes foram informados das estratégias a serem adotadas doravante para uma possivel solução. Uma delas seria a  prorrogação das parcelas já renegociadas, de contas antigas,  a vencer em junho através de Pojeto de Lei em tramitação no Congresso que suspende por 180 dias as dívidas a vencer nesse período como também a iniciativa individual de cada produtor negociar seus vencimentos de acordo com a sua capacidade de pagamento.


            Outro assunto abordado foi a possivel criação da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja do Estadodo Mato Grosso do Sul a exemplo do que já ocorre no vizinho do norte,  em reunião que será agendada oportunamente.

Caminhões do futuro, os reis da estrada na era da tecnologia

0

2007-05-25 10:27:00

O mundo vem presenciando crescimento sem precedentes do volume de transporte internacional ao longo das últimas décadas, que reflete tanto o crescimento da economia global como o aumento de viagens pessoais para negócios e lazer.

Normalmente todos os embarques internacionais requerem o uso de mais de um meio de transporte da origem até o destino final. Por isso, embora o transporte não possa reivindicar responsabilidade exclusiva pelo sucesso da globalização econômica, ele permanece sendo fator essencial para o desenvolvimento de todos os países. Enquanto algumas empresas investem em locais estrangeiros com a expectativa de poderem confiar nos serviços de transporte internacional, outras desenvolvem veículos de transporte mais eficientes.

Além dos transportes aéreo, marítimo e ferroviário, no futuro os caminhões continuarão a mover produtos de seus pontos de origem para centros de transporte, de onde seguirão para distribuição aos pontos finais de entrega. A integração econômica regional, especialmente na América do Norte e na Europa, está gerando crescente confiança no transporte internacional por caminhões. Serão necessários investimentos em novas tecnologias para controlar os custos e aprimorar os níveis de serviço, assim como o desenvolvimento de caminhões mais práticos e eficientes em todos os aspectos.

Mastodontes customizados

Como a herança dos caminhões bicudos do século XX pode ser legada ao século XXI? Desenhistas das mais diversas marcas já fizeram estudos conceituais para duas ou três gerações futuras dos reis da estrada. A Scania, Mercedes-Benz, Volvo e Renault estão entre as marcas que mais investem em projetos de caminhões para o futuro. Para a maioria, a primeira fonte de inspiração nos estudos dos novos modelos foi a cultura de personalização, tão em voga nos Estados Unidos e na Europa, quanto no Brasil. A Scania apresentou na feira de transportes IAA de 2004, em Hanover, um estudo em escala natural do funcionalismo para os motoristas do futuro que pensam viver nos próprios caminhões. As longas viagens de 8 mil quilômetros de distância e duas semanas de duração exigirão um outro tipo de conforto, funcionalidade e segurança. Os fabricantes de caminhões têm de renovar a concepção do espaço interior da cabina, sua utilização e decoração.

O objetivo da nova disposição do espaço interno da cabina é dar ao motorista melhores condições de descanso, depois de um longo período na direção. Tudo isso contribui mais ainda para a segurança ativa. O espaço para o motorista fica maior e o dormitório é mais acessível. A cama pode ter colchão de molas e boa altura para sentar. Pela manhã, a cama pode ser desarmada e embutida. Nesse espaço, o motorista pode fazer refeições sentado à mesa e descansar. A televisão com DVD, embutida na parede, garante o entretenimento, em qualquer localização geográfica.

O maravilhoso mundo dos sensores
Obviamente o trem de força dos brutos estarão otimizados, com motores mais potentes, mais duráveis, mais econômicos e menos poluentes. Os níveis de eletroeletrônica embarcada serão altíssimos, assim como ocorre com os automóveis. No Beevan, projeto conceitual da Volvo, o assento do motorista foi colocado no centro da cabine, rodeado por um pára-brisa envolvente de 180 graus e uma série de monitores ligados a câmeras que possibilitam uma completa visão lateral e posterior. Os degraus são retráteis, que se abrem para dar acesso ao interior da cabine, e as portas são deslizantes. Para facilitar a vida do motorista, seu assento gira para o lado da porta quando ela é aberta.

Os projetos dos caminhões modernos prevêem principalmente uma completa gama de sistemas eletrônicos de segurança, como sensor que alerta quando o veículo troca de faixa, sensores de aproximação de outros veículos ou obstáculos e monitores que detectam se o motorista adormecer ao volante. O modelo da Scania inclui uma câmera para ler e registrar o movimento dos olhos do motorista. Se ele cochilar, será despertado por meio de sinais luminosos, sonoros e até vibrações no banco. Câmeras instaladas na frente, nas laterais e na traseira vão registrar áreas com ângulos cegos, que não são alcançados pelos retrovisores. As imagens aparecem em telas de cristal líquido no painel do veículo.

E, principalmente, os freios nas rodas dos caminhões do futuro serão acionados automaticamente toda vez que o motorista não obedecer a uma distância segura em relação ao veículo da frente.



Tacuru: Vereador Pedrinho quer distribuição de agasalhos

0

2007-05-25 10:05:00

            Com a aproximação do inverno e pelo que apresenta através do serviço de metrologia será um dos inverno mais rigoroso,  e preocupado com a população menos favorecida pela sorte inclusive da aldeias e acampamentos.


            O vereador Pedrinho sugeriu através de uma indicação para que através da assistência social para que compre agasalhos e seja distribuído as famílias carentes do município.


            Na tribuna o vereador justificou que a proximidade da estação de inverno, esta preocupado com aquelas famílias que são menos favorecidas pela sorte, lembrou que em alguns casos, é verdade que é raro, mas existe, alguns pais chegam a fazer uma  mini fogueira dentro da sua própria  casa na tentativa de amenizar o frio, aquecer sua família, sabemos também que muitas famílias nesta época se aglomera debaixo de um cobertor durante o período noturno mas durante o dia muitas  seus filhos avezes deixam de ira a escola por falta de um agasalho, por isso o vereador lembrou que é necessário fazer a doação de cobertor também, o vereador acredita que o poder publico, principalmente através da assistência social que vem fazendo um trabalho fantástico através da secretaria Cristiane, na distribuição de sexta básica após uma entrevista com a pessoa principalmente depois que o governo André Pucineli assumiu e contrariando as expectativa cortou os programas sociais, frustrando assim a comunidades mais carentes.


Este é um dos motivos que o vereador Pedrinho sugere esta indicação, e o executivo que tem um grande poder de sensibilidade com certeza aceitara a sugestão do vereador Pedrinho.

Amambai:Bando toma caminhão e trator em assalto

0

2007-05-25 09:37:00

Vilson Nascimento

Um grupo de homens armados rendeu um motorista e um tratorista e tomou um caminhão e um trator em assalto no início da semana em Amambai.

A ação dos criminosos aconteceu na segunda-feira, 21, na rodovia MS 485, trecho que liga Amambai a Aral Moreira, na região do Rio Corrente, a cerca de 25 quilômetros da cidade em Amambai, mas as vítimas só conseguiram acionar a polícia na manhã da terça-feira após pedirem ajuda em uma fazenda da região.

O Assalto- Segundo o proprietário do trator levado pelos assaltantes, um New Holland TL 750, que reside na região de Iporã no estado do Paraná, ele teria pegado trabalho de preparo de solo na região de Aral Moreira e teria contratado o caminhão, um Ford modelo antigo de cor branca, para trazer a máquina agrícola até Aral Moreira, porém ao passarem pela região do Rio Corrente, já na divisa entre os municípios de Amambai e Aral Moreira, eles acabaram abordados pelos assaltantes em um trecho da estrada de chão onde o veículo teria que passar em baixa velocidade.

Tratorista e motorista tiveram os rostos cobertos e foram colocados no banco de trás de um veículo que, segundo as vítimas, pelo ronco do motor parecia ser uma caminhonete e deixaram o local. Segundo o tratorista eles rodaram por cerca de uma hora até chegarem em um cativeiro.

Eles foram mantidos no cativeiro pelos assaltantes até a madrugada de terça-feira, quando foram colocados de volta no mesmo veículo e após rodarem novamente por cerca de uma hora, foram deixados, por voltadas 4h da madrugada de terça-feira, próximo ao local onde haviam sido abordados pelos assaltantes. A polícia está investigando o caso.


Jutí: Rádio comunitária será inaugurada hoje

0

2007-05-25 09:03:00

Nesta sexta-feira (25) as 19:30 horas, acontece na cidade de Juti, a solenidade oficial de inauguração da “Rádio Criativa FM”, que vai operar na freqüência 87,9 MHZ, através do Canal 200, como rádio comunitária legalmente licenciada pelo Ministério das Comunicações.

Os dirigentes da Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Juti (ACODECAJ) distribuíram no dia de hoje convite para autoridades e lideranças de toda a região, para prestigiarem este ato que acontecerá na sede da emissora, na Avenida Gabriel de Oliveira, 1.174, na área central da vizinha cidade.

Um dos idealizadores da emissora comunitária em Juti, é o conhecido radialista Donizete Rojas, irmão dos também radialistas de Naviraí, Israel e Beto Correa Rojas.

Centro-Oeste melhora no desenvolvimento social

0

2007-05-25 08:23:00

O Centro-Oeste se aproximou do Sul e do Sudeste em desenvolvimento social de 1995 a 2005. Já o Norte e o Nordeste ainda continuam bem distantes, embora esta última seja a região que mais evoluiu proporcionalmente no período. Estes são os principais resultados, por enquanto, do Índice de Desenvolvimento Social (IDS) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), divulgado hoje à tarde.

O índice é formado a partir de dados de saúde, educação e renda da série da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

Todas as regiões melhoraram suas condições de vida no período, mas não uniformemente, de acordo com o IDS. O índice vai de zero – a pior possibilidade – a 1 – a melhor.

De 1995 a 2005, o IDS do Nordeste subiu de 0,13 para 0,30. "Houve aumento de rendimento, mas o que explica (esse aumento) é educação e saúde", disse o superintendente da Secretaria de Assuntos Econômicos do BNDES, Ernani Torres, ao divulgar o índice.

Já o índice do Norte, passou apenas de 0,32 para 0,36. A região chegou a sofrer queda em indicadores de saúde e educação entre 2003 e 2005, destoando do movimento de progressivo aumento nesses dois indicadores nas demais regiões.

"Chegou a ocorrer uma involução da cobertura de esgoto na região metropolitana de Belém, como se a população tivesse aumentado e a rede de esgoto não", disse Francisco Marcelo Rocha Ferreira, um dos autores do estudo sobre o assunto.

O IDS do Centro-Oeste, que em 1995, era de 0,44, relativamente próximo do índice da região Norte, cresceu para 0,61. "O Centro-Oeste sofreu profunda mudança nesse período", disse Ferreira.

Foi a região onde houve maior crescimento da renda, com esse indicador específico saltando de 0,52 para 0,68. O estudo não investigou as causas disso, mas é possível a influência do agronegócio, que cresceu muito na região no período.

Sul e Sudeste- O IDS do Sul cresceu de 0,54 para 0,68 de 1995 a 2005 e o do Sudeste passou de 0,64 para 0,74. Essas regiões mantiveram suas posições no ranking das melhores condições sociais e melhoraram indicadores de educação e saúde. Já no caso da renda, o indicador do Sul cresce de 0,62 para 0,72 e o do Sudeste começa e termina o período inalterado em 0,76, embora com altos e baixos no período de dez anos abrangidos no estudo.






Marisa diz que reforma política é "mãe de todas as reformas"

0

2007-05-25 07:32:00

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu nesta quinta-feira (24) a realização urgente de um ampla reforma política de modo a atender os anseios da sociedade no sentido de transformar as "estruturas arcaicas que corroem diariamente a atividade política".

No entender da parlamentar sul-matogrossense, uma mudança profunda nas regras do sistema político-partidário afetará positivamente outras reformas que também são necessárias ao país.


Ponta Porã:Câmara devolve mais R$ 50 mil para Prefeitura

0

2007-05-25 07:07:00

O presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), devolveu na tarde de ontem à Prefeitura de Ponta Porã mais um cheque de R$ 50 mil, referente ao excedente do duodécimo que o Executivo repassa mensalmente ao Poder Legislativo. Com esse valor, já são R$ 250 mil devolvidos na gestão de Marcelino Nunes para serem investidos na construção de casas populares para famílias de baixa renda.

Este é o quinto mês consecutivo que o Legislativo devolve dinheiro à administração municipal. Desde janeiro Marcelino Nunes vem administrando a Casa com o mesmo duodécimo que era repassado até o ano passado. O cheque foi entregue ao secretário municipal de Fazenda, João Marcos Lacoski, durante sessão ordinária do poder Legislativo municipal, na presença dos vereadores e do público em plenário.
 

 “Estamos devolvendo mais este excedente à prefeitura para que seja aplicado na construção de casas populares, que é um compromisso que havíamos assumido com a sociedade de Ponta Porã”, afirmou Marcelino Nunes, ao assinar e entregar ao secretário Lacoski o cheque de 50 mil reais. O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Miguel Portela Charbel e do tesoureiro da Câmara, Cícero de Souza.

Na oportunidade, Marcelino Nunes lembrou o compromisso dos vereadores com a modernização da estrutura da Câmara e realização de uma gestão transparente. O presidente disse também que tudo está correndo dentro do previsto e que pretende devolver R$ 50 mil todos os meses, até o fim de sua gestão. Logo após o ato a sessão teve prosseguimento normal com apresentação de indicações e aprovação de projetos.

Amambai:Dois são presos com 41 quilos de maconha

0

2007-05-25 07:06:00

Wesley Jean Viana de Oliveira, 19 anos, e Sidnei Valdeci Ferraz Correa, 26 anos, foram presos nessa quinta-feira, com 41 quilos de maconha na MS-289, entre Amambai e Juti.

Ambos estavam no Corcel placa HQQ-7980, de Naviraí (MS), e colidiram em um barranco quando tentavam fugir dos policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Um dos ocupantes do veículo conseguiu fugir, enquanto os outros dois foram detidos.



Sexta-feira de frio e possibilidade de geada em MS

0

2007-05-25 06:58:00

A sexta-feira deve ser de frio e há possibilidade de geada em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima prevista é de 2ºC na Serra de Maracaju e Sul do Estado. Em Campo Grande mínima de 4ºC.

O céu fica de claro a parcialmente nublado. As temperaturas máximas previstas são de 26ºC no Estado e 19º na Capital.

Juiz quer extradição do empresário foragido Fahd Jamil

0

2007-05-25 06:29:00

Como medida preventiva, o juiz federal Odilon de Oliveira pediu a extradição do empresário Fahd Jamil, para que caso ele seja preso no Paraguai, onde denúncias apontam que ele estaria escondido, ele seja encaminhado imediatamente ao Brasil. O pedido do juiz foi impetrado no último dia 6 de março deste ano e aguarda aprovação do Ministério da Justiça. Se o Ministério da Justiça aprovar o pedido, o documento deverá ser enviado ao Ministério das Relações Exteriores, que ficará responsável pelo contato com o país vizinho.

Segundo a assessoria de Odilon, a medida foi uma forma de antever o curso natural dos fatos, já que Jamil está sendo procurado pela polícia paraguaia e pode ser preso a qualquer momento. O pedido de extradição refere-se a última condenação de Fahd Jamil, em 18 de dezembro do ano passado, no qual ele foi sentenciado a cumprir 12 anos e seis meses de reclusão em regime fechado em presídio de segurança média., mais multa, por sonegação fiscal. Fahd é condenado por três crimes de sonegação, cada um com pena de quatro anos e dois meses.
Odilon também sentenciou o empresário de Ponta Porá a pagar três multas, de R$ 75 mil cada, totalizando R$ 225 mil.

O pagamento do valor estipulado deve ser feito através de depósito na conta do poder judiciário federal. O juiz federal alega que as condenações referem-se à emissão de um cheque em 22 de janeiro de 1996, um em 31 de março de 1995 e outro diz respeito a uma transação bancária no Banco BCN, realizada em 11 de maio de 1995.

Em fevereiro deste ano, o ministro Paulo Medina, da 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), concedeu liberdade provisória para que o empresário ponta-poranense pudesse responder em liberdade os processos de tráfico internacional de drogas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ele tinha sido condenado a 20 anos e três meses de prisão em regime fechado e obrigado a pagar multa no valor de R$ 3,4 mil. No entanto, ele ainda permanece foragido por foi condenado novamente por Odilon a 12 anos e seis meses de prisão.


Sete Quedas:Três assaltos foram registrados em 15 dias

0

2007-05-25 05:41:00

Vilson Nascimento

A população de Sete Quedas, município que faz divisa com o Paraguai, no sul do Estado, passa por momentos de apreensão com freqüentes assaltos a mão armada.
Em menos de 15 dias três veículos foram levados pelos assaltantes que fogem para o território paraguaio sem deixar pistas.

No dia 11 desse mês, uma sexta-feira, um comerciante deve uma caminhonete S-10 roubada por homens armados. No dia 16, quarta-feira da semana passada outro rapaz residente da cidade de Iguatemi também acabou vítima dos marginais.

O comerciante de 28 anos, que trabalha no ramo de Internet, estava em Sete Quedas prestando manutenção aos clientes e por volta das 18h30 ao chegar na sede de sua empresa no centro da cidade abordo de seu veículo, um GM Zafira Elegance de cor azul, placas ALU 3610, foi abordado pelos marginais, dois indivíduos, um deles aparentando estar armado, que anunciaram o assalto.

O comerciante foi colocado dentro de seu próprio carro e sob ameaças, recebeu ordens para manter a cabeça abaixada. Segundo a vítima os ladrões rodaram por cerca de meia hora até pararem o carro próximo a um riacho, posteriormente identificado estar situado a alguns quilômetros da fronteira com o Brasil, em território paraguaio, onde determinaram a vítima que descesse do veículo e seguiram com o carro roubado.

Segundo o comerciante somente após cerca de 30 minutos de caminhada ele conseguiu sair na fronteira com o Brasil e pediu apoio a militares do Exército Brasileiro que realizavam uma barreira na região.

Outra Ação- Outro assalto praticado por homens armados em Sete Quedas, o terceiro desse mês, ocorreu por volta das 19h40 dessa segunda-feira, 21 de maio.

Segundo a vítima, um produtor rural de 31 anos, ele chegava em sua residência após o dia de trabalho quando foi rendido por dois indivíduos armados e encapuzados que anunciaram o assalto. A exemplo da ação anterior, a vítima foi colocada entre os dois assaltantes, na cabine de sua caminhonete, uma S-10 de cor prata, placas CDU 1910 de Sete Quedas-MS e obrigado a permanecer com a cabeça abaixada.

Segundo a vítima mesmo sob as ordens dos marginais que determinaram à vítima para permanecer com a cabeça abaixada, ele pode perceber que os ladrões tinham a cobertura de um veículo prata, provavelmente um Fiat Pálio que os seguia de perto durante a rota de fuga, também para o território paraguaio.

O produtor rural contou à polícia que em um determinado tempo da fuga os marginais pararam a caminhonete, o retiraram de dentro do carro, levando até um matagal às margens da estrada onde ele foi obrigado a se deitar no solo e ficou sob guarda de um dos marginais por mais de uma hora, quando o bandido teria deixado o local abordo de um veículo baixo, provavelmente o mesmo que havia dado a cobertura para o assalto. Ao ser liberada a vítima procurou ajuda e comunicou o assalto à polícia.

Dificuldade em Combater o Crime

A posição geográfica da sede do município, que está situada em cima de linha que divide Brasil e Paraguai e o grande número de estradas vicinais interligando os dois países na região facilita a ação e a fuga dos assaltantes em Sete Quedas.

Em alguns casos, quando as ações criminosas foram detectadas logo em seguida ao assalto, o trabalho conjunto entre a polícia brasileira e a polícia paraguaia possibilitou a recuperação de alguns veículos e até a prisão de assaltantes, porém, já visando se prevenir desses “contratempos”, nos últimos assaltos os marginais inovaram na forma de agir.

Eles passaram a abordar as vítimas quando estão chegando em casa ou em localidades sem movimentação, geralmente sozinhas e para evitar que a polícia seja avisada a tempo de realizar uma ação de interceptação, levam as vítimas junto até determinado trecho da rota de fuga e dessa forma eles conseguem evitar que a polícia seja informada a tempo de reagir e buscar a interceptação dos veículos roubados.

TCE reprova as contas da Prefeitura de Japorã

0

2007-05-25 05:10:00

O TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) deu parecer contrário às contas das prefeituras de Chapadão do Sul, Japorã, à Câmara de Vereadores de Inocência e a secretarias de Fátima do Sul, Miranda e Angélica. A reprovação das contas ocorreu na sessão desta quarta-feira, dia 23, do pleno, quando foram analisados 37 processos tendo 12 deles considerados irregulares.

O município de Japorã teve as contas relativas ao exercício de 2003 pela falta de comprovação do recolhimento de R$ 72,5 mil em favor do Instituto de Previdência Municipal, já extinto. As contas de Chapadão do Sul referente ao exercício de 2004 foram reprovadas por conta de impropriedades contábeis.

O TCE reprovou, ainda, o balanço anual da Câmara de Vereadores de Inocência referente a 2005 porque a casa extrapolou em 8% o total das despesas do legislativo em relação à receita. Não houve, ainda, regularização dos valores retidos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O órgão reprovou as contas dos fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fátima do Sul, referente a 2004; de Educação e Cultura de Miranda (2005) e de Assistência Social de Angélica (2005).

Delcídio quita a dívida com a Gautama

0

2007-05-25 04:28:00

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) quitou na quarta-feira, com um cheque pré-datado para o dia 5 de junho, a dívida de R$ 24 mil que mantinha com a Ícaro Táxi Aéreo pelo aluguel de um avião bimotor. Antes da Operação Navalha, um amigo do senador recorreu ao dono da Gautama, Zuleido Veras, para que ele pagasse a despesa.

O gabinete do senador entregou à reportagem um recibo da Ícaro confirmando o pagamento. O nome de Delcídio surgiu na Operação Navalha por uma conversa telefônica de Zuleido com o empresário Luiz Gonzaga Salomon, amigo do senador.

Na última segunda-feira, Delcídio subiu à Tribuna do Senado para se defender, dizendo que pediu ajuda apenas a Salomon e afirmou que não destinou emendas do Orçamento da União para obras da Gautama. Ex-presidente da CPI dos Correios, Delcídio atribuiu a acusação a insatisfações geradas por sua atuação na comissão.

Tacuru:Rapaz é preso por dirigir embriagado e invadir casa

0

2007-05-25 03:31:00

Vilson Nascimento

Em uma ação conjunta, policiais civis e militares de Tacuru realizaram a prisão em flagrante na tarde do último domingo, 20, de um rapaz de 27 anos, por embriagues ao volante, conduzir veículo automotor sem habilitação, invasão de domicílio e desobediência.

Segundo o delegado encarregado do inquérito que apura o caso, Dr. Humberto Peres Lima, titular da Delegacia de
Polícia Civil de Tacuru, Patrique Leão Garcia, que é filho de um advogado da cidade, abordo de um veículo Golf de cor preta, placas AEV 2943 de Tacuru-MS, estaria dirigindo em alta velocidade pelas ruas e realizando manobras perigosas, tipo cavalo-de-pau.

Acionada equipes da Polícia Civil e Militar local saíram em diligências e conseguiram interceptar o rapaz em frente a sua residência, na região central da cidade, porém, ao notar a aproximação dos policiais, Patrique teria tentado fugir com o veículo, momento que, com o objetivo de parar o carro, os policiais dispararam pelo menos cinco vezes contra os pneus do Golf, vindo a atingir o pneu dianteiro e traseiro do carro, lado esquerdo.

Com os pneus estourados, impossibilitando a fuga, Patrique Leão abandonou o veículo e tentou fugir a pé pulando muros de residências. Ele foi perseguido pelos policiais e acabou preso após invadir uma residência da região para tentar se esconder.

Conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Tacuru o rapaz, que segundo o delegado estaria transtornado, foi autuado em flagrante e liberado para responder ao processo em liberdade após pagar R$ 800,00 de fiança. Segundo a Polícia Civil de Tacuru além da questão de estar sobre efeito de bebida alcoólica, Patrique Leão não poderia dirigir tendo em vista que sua Carteira Nacional de Habilitação já estava suspensa, segundo a polícia também por prática de direção perigosa.