15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10954

Ypê-Jhú:Brasileira é morta a tiros em festa

0

2007-05-28 13:31:00

Lucinei Simon, de 19 anos, foi morta a tiros por volta da 1 hora da madrugada de hoje, na cidade de Ypejhù, no Paraguai. A vítima que morava no município de Paranhos foi atingida por tiros de uma pistola 357, quando estava em uma festa no salão municipal da Ypejhù.

De acordo com depoimento de testemunhas, o suposto autor dos disparos seria um homem conhecido como Mauroï e que fugiu do local. A polícia investiga o caso. 

Além de Lucinei, também foram atingidos pelos disparos Esteban Franco e Waldino Paiva, ambos de nacionalidade paraguaia e que foram encaminhados ao hospital de Paranhos. A brasileira morreu no local.

Índios terena mobilizados contra coordenação da Funai

0

2007-05-28 13:26:00

Uma disputa política opõe a nova coordenação da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Mato Grosso do Sul e índios da etnia terena de municípios do Pantanal e do Sudoeste do Estado.

Os índios são contra a indicação de Claudionor do Carmo Miranda para assumir o cargo de coordenador-geral. O cargo é comissionado, de livre escolha do governo federal, só que os índios reivindicam influência no processo.

Hoje índios de 18 aldeias terena de Aquidauna, Miranda e Nioaque protestaram em frente à sede da Funai em MS, na Avenida Calógeras, em Campo Grande.

O terena Edílson Paes, presidente do conselho indígena da aldeia de Taunay, em Aquidauana, era um dos que protestavam.

Segundo ele, houve uma consulta prévia aos índios, mas “direcionada” para favorecer Claudionor que deverá assumir o cargo do antecessor Wanderley Dias Cardoso.

“A eleição foi fajuta”, diz, sobre a consulta.

Paes promete que os índios não arredarão o pé de frente do prédio até “que se faça uma eleição”.

Iguatemi:Mais duas equipes estréiam na Copa Pratik

0

2007-05-28 13:17:00

A 4ª rodada da Copa Pratik Esportes teve mais três jogos no sábado, sendo um pelo feminino e dois pelo masculino.

O primeiro jogo da noite foi entre Mundo Novo/Academia Phisycus e Paranhos pelo feminino do grupo B e marcou a estréia das duas equipes na Copa Pratik Esportes. Quem estreou muito bem foi a equipe de Mundo Novo que aplicou uma goleada para cima da equipe de Paranhos pelo placar de 8 a1, resultado este que deixou a equipe na liderança do grupo B feminino.

O segundo jogo foi entre Mega Indústria Alimentos e Jacareí, pelo grupo A masculino. A primeira fazia sua estréia, enquanto que a equipe de Jacareí tentava a sua primeira vitória. E Jacareí se reabilitou da derrota na estréia para a Nacional Gás, vencendo o time sete-quedense por 5 a2, subindo, assim, para a terceira colocação no grupo A.

Fechando a 4ª rodada se enfrentaram Mundo Novo e Coronel Sapucaia jogo do grupo C. As expectativas criadas em torno deste jogo se confirmaram, duas grandes equipes que proporcionaram um grande jogo de futsal ao público que esteve presente nas dependências do ginásio de esportes de Iguatemi. A equipe de Mundo Novo é uma equipe jovem, mas muito disciplinada taticamente e a equipe de Sapucaia é uma das melhores da região cone sul, que tem em seu goleiro Juninho o grande destaque do time.
O resultado não poderia ser outro: empate em 4 a4. Edmar de Oliveira fez mais dois gols para Mundo Novo e é o artilheiro, agora com 9 gols. O resultado deixou ainda o time de Mundo Novo na liderança do grupo C, com 4 pontos.


Balança comercial registra superávit em maio

0

2007-05-28 11:48:00

Jorge Franco


A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 700 milhões na quarta semana de maio, entre os dias 21 e 27. O saldo positivo é resultado de exportações de US$ 2,944 bilhões e importações de US$ 2,244 bilhões no período.
Com o saldo da quarta semana, o superávit da balança comercial acumulado em maio subiu para US$ 3,404 bilhões, fruto de exportações de US$ 11,512 bilhões e importações de US$ 8,108 bilhões no acumulado do mês.


Desde janeiro, o saldo positivo da balança comercial brasileira está positivo em US$ 16,390 bilhões, um aumento de 7,67% sobre igual período do ano passado. No ano, as exportações somam US$ 57,963 bilhões, um crescimento de 20,1% na comparação com o mesmo período em 2006. Já as importações alcançam US$ 41,573 bilhões no ano, um incremento de 25,8% sobre igual período do ano passado.

Ouro Negro: Presos 22 na operação contra o contrabando

0

2007-05-28 11:12:00

   A Polícia Federal realiza hoje a Operação Ouro Negro para desarticular uma organização criminosa que atuava, principalmente, com contrabando na região do lago de Itaipu. Segundo nota divulgada pela assessoria da Polícia Federal, a operação está sendo realizada no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Vinte e duas pessoas já foram presas, de acordo com a Globonews.


   De acordo com a PF, as mercadorias eram compradas no Paraguai e estocadas em fazendas de brasileiros que residem no país vizinho, às margens do lago de Itaipu. Os produtos eram transportados em barcos e balsas e, ao chegarem ao porto brasileiro, eram carregados por caminhões de pequeno e médio porte até os depósitos, normalmente localizados na zona rural. O transporte até o destino final era feito por caminhões de grande porte e carretas, e as mercadorias eram escondidas em fundos falsos.


   As investigações tiveram início em outubro de 2005 e, desde essa data, a polícia já realizou 21 flagrantes relacionados à atuação desse grupo, resultando na apreensão de R$ 2,3 milhões em mercadorias. Para desarticular todo o esquema, 157 policiais federais cumprem hoje 29 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.Segundo a assessoria da PF, os presos poderão responder por crimes de contrabando, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.

CPI da Enersul começa os trabalhos nesta semana

0

2007-05-28 10:54:00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enersul começa a trabalhar nesta semana. A primeira reunião deverá definir o presidente, o vice-presidente e o relator. O mais cotado para presidi-la é o deputado estadual Paulo Corrêa (PR). O relator deverá ser o deputado Marquinhos Trad (PMDB).

    Na sexta-feira, o Diário Oficial do Estado publicou a relação dos titulares e suplentes da CPI da Enersul. Os titulares são os deputados Marquinhos Trad e Youssif Domingos, do PMDB, Paulo Corrêa, Paulo Duarte (PT) e Dione Hashioka (PSDB).    A comissão vai investigar os fatores determinantes da elevação tarifária de energia elétrica, praticada pela Enersul em desacordo com a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autorizou reajuste, a partir de 8 de abril de 3,46%a 2,58%.

   Segundo denúncias divulgadas pela imprensa, o aumento na conta das 4,1 mil indústrias chegou a 9%, enquanto alguns consumidores residenciais chegaram a 15%.     A Enersul alegou estar cumprindo as determinações da Aneel, mas as explicações não convenceram os deputados. O requerimento propondo a CPI teve o apoio dos 24 deputados estaduais.

  

Eldorado:PF prende mais suspeito da morte de servidor da RF

0

2007-05-28 10:25:00

 A Polícia Federal prendeu na última sexta-feira, em Eldorado, Uilson Francisco de Oliveira, conhecido como “Quinzão”. Conforme a polícia, ele está envolvido na morte do técnico da Receita Federal em Mundo Novo, Carlos Renato Zamo, encontrado carbonizado dentro de sua caminhonete em outubro do ano passado. Ele foi transferido para Campo Grande e nesta segunda deverá prestar depoimento ao delegado Edgar Paulo Marcon, responsável pelo caso.

No dia 17 de maio, a polícia divulgou a prisão do ex-prefeito de Eldorado, Pedro Luiz Balan, Luiz Carlos Favato de Aro, conhecido como “Tiozinho”, do policial militar Julio Cezar Roseni, e de Antônio José da Silva Júnior, o “Peba”. Continuam foragidos Roque Fabiano Silveira, proprietário de fábricas de cigarros no Paraguai e alvo da Operação Bola de Fogo (que apurou o contrabando de cigarro) eAlcides Carlos Grejianin, tido como responsável por grande parte das mercadorias contrabandeadas do Paraguai.

A morte de Carlos Renato Zamo foi queima de arquivo. Ele ganhava, segundo as apurações da PF, US$ 8 mil por mês fazendo vistas grossas ao contrabando de cigarro e foi morto depois de ameaçar sair do esquema e ainda denunciar os crimes.

Amambai:Decisão sobre AR da Funai deve sair na quarta

0

2007-05-28 10:13:00

Vilson Nascimento

Está sendo aguardada para essa quarta-feira, 30, a decisão final da presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Brasília sobre a permanência ou não da Administração Regional da Funai em Amambai.

A AR foi transferida por um decreto da presidência da Fundação Nacional do Índio de Brasília de Amambai, onde estava instalada há mais de 20 anos, para Dourados. A decisão tomada em gabinete e sem consultar os povos indígenas da região gerou revolta nos mais de 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva divididos em 22 terras indígenas de em 12 municípios da faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai que eram assistidos pela Administração Regional do órgão federal de Amambai.

Segundo os indígenas, além do desrespeito que o ato provocou em relação às comunidades indígenas atendidas pela regional que se quer foram informadas previamente sobre a decisão de transferir a AR, a retirada da Administração Regional da Funai de Amambai também vai agravar a questão social dos povos indígenas da faixa de fronteira, que já é considerado extremamente grave.

Na semana passada o indigenista Cláudio Romero, da Funai de Brasília esteve em Amambai reunido com as lideranças indígenas e representantes da classe política de Amambai que também defende a permanecia da Administração Regional em Amambai e na sexta-feira retornou a Brasília levando as reivindicações dos indígenas, da classe política e da sociedade civil organizada de Amambai que pede a permanência da Funai no município.

Cláudio Romero disse que a transferência da AR de Amambai para Dourados fez parte de um “pacote” de readequação das instalações da Funai em todo o Brasil visando prestar melhor atendimento aos povos indígenas, mas disse que para a região é de extrema importância a permanência da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio em Amambai, município que por si só aglomera uma população estimada em 10 mil índios guarani-kaiowá, quase 30% da população total do município medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) que segundo o órgão gira em torno de 32 mil habitantes.

De acordo com Cláudio Romero ele teria uma audiência com o presidente da Funai Márcio Augusto de Meira nessa segunda-feira onde apresentaria um relatório defendendo a permanência da Administração Regional da Funai em Amambai e na quarta-feira retornaria a Amambai trazendo em mãos o resultado definitivo para o problema que se arrasta por cerca de 15 dias e está gerando tensão na região, já que, caso não sejam atendidas de forma diplomática como vem sendo realizados os contatos desde que o problema surgiu, as comunidades indígenas prometem realizar manifestações em toda a faixa de fronteira, entre elas, promover bloqueios por tempo indeterminado de rodovias que cortam terras indígenas em oito municípios da região.

Naviraí:I Seminário de Agronegócio começa amanhã

0

2007-05-28 09:33:00

Numa parceria firmada entre o Sindicato Rural (SRN), as Faculdades Integradas e a Gerência de Desenvolvimento Econômico (GADE) da Prefeitura Municipal, a cidade sediará nesta terça, quarta e quinta-feira, o “I Seminário de Agronegócio de Naviraí”, a ser realizado no anfiteatro da FINAV com início às 19 horas, com o objetivo de debater o atual momento do agronegócio do município e analisar a sua conjuntura das cadeias produtivas e as potencialidades de negócios para os empresários do segmento e investidores, demonstrando as perspectivas e oportunidades do segmento, por meio de informações, resultados da produção agrícola e opiniões de especialistas do setor.

O tema do Seminário será “Agronegócio em tempo de desafios. Empresas, Produtores e suas experiências”. Ele será endereçado para pecuaristas, agricultores familiares, instituições de apoio ao agronegócio, bem como, será aberto a estudantes universitários dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Geografia, alunos de cursos técnicos ligados ao tema e a população de uma forma geral.
Ao discorrer sobre o Seminário, o vice-prefeito Ronaldo Botelho, que responde pela Gerência do Desenvolvimento
Econômico, englobando Agricultura e Pecuária, enalteceu o trabalho dos organizadores destacando a importância desse encontro para a comunidade produtora. Ele disse que “Naviraí está preparada para se tornar uma das mais importantes cidades do Estado no setor industrial e do agronegócio, fator este que atraiu uma das maiores empresas de alimentos que estará se instalando nos próximos meses, a Alimentos Zaeli com sede em Umuarama, Paraná”, justificou ele a importância do evento.

Para o Delegado do Sindicato Rural, Otávio Monteiro, que na oportunidade representava o seu presidente, Luiz Miguel Viero, “a união desses poderes na realização do Seminário, demonstra a preocupação de todos com o crescimento econômico do município e a geração de emprego para a população. Naviraí está crescendo sob os olhares atentos das pessoas que buscam o melhor para todos que aqui vivem”, disse ele que é agropecuarista.

PATROCINADORES
O I Seminário de Agronegócio de Naviraí conta com apoio do Banco do Brasil, Câmara Municipal, Copasul, Frango Bello, Sebrae/MS, Senar, Seprotur e Usinavi. A inscrição é gratuita, porém as vagas serão limitadas.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Dia 29 (terça-feira), das 17 as 19 horas, recepção e inscrição; 19 horas, abertura oficial; as 19:30 horas, a palestra “Cenário do Agronegócio no Estado de MS”, com doutora Tereza Corrêa da Costa Dias, titular da Seprotur; as 20:30 horas, “Perspectiva no setor Sucroalcooleiro”, com Dr. Sérgio Schiller Thompsom Flores, diretor presidente da Usinavi e do Grupo Infinity Bio Energy.

Quarta-feira (30), as 19 horas, palestra “Agronegócio: A vida no meio urbano e rural”, com o professor e pesquisador Euclides Maranho, da Embrapa Centro-Oeste, as 20 horas, “A cadeia produtiva da pecuária de corte”, com doutor Alfredo Vera Scalante, consultor em agronegócio do Senar/MS e as 21 horas, “Avicultura – Histórico da avicultura no Brasil e sua importância no desenvolvimento social” – palestrantes: Dr. Airton Biezus (Diretor Industrial da Frango Bello) e Dr. Paulo Tabajara, professor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Na quinta-feira (31), as 19 horas, a palestra “Desenvolvimento Regional Sustentável, Mercado Futuro Agropecuário e FCO”, com Loureno Budke, gerente de Mercado do Agronegócio da Superintendência do BB em MS e as 20:30 horas, “Agricultura Familiar – organização da produção – uma estratégia de desenvolvimento”, ministra pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Botelho, gerente do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Naviraí, encerrando por volta das 22 horas, com a entrega de Certificados para os participantes que obtiverem 75% de presença.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Para maiores informações e inscrições, procurar as Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV), pelo telefone (67) 3461-2380 ou pelo e.mail [email protected]

Caarapó:Rotary prepara 18ª Festa do Quentão

0

2007-05-28 08:39:00

Vilson Nascimento

O Rotary Clube e a Casa da Amizade de Caarapó já estão trabalhando os últimos preparativos para a 18ª edição da Festa do Quentão, evento de grande tradição no município que atrai pessoas de toda a região.

A festa, que a exemplo do ano passado, acontecerá no Ginásio de Esportes de Caarapó, está marcada para o próximo dia 2 de junho, um sábado, com a abertura oficial às 19h30. O evento se estenderá noite adentro com dança da quadrilha a seguida de um grande baile com animação do Grupo Postal Sul.

No local também haverá barracas típicas com pipoca, amendoim, cachorro quente e diversos tipos de quentão. Os ingressos antecipados custarão R$ 6,00 e no dia da festa o valor será de R$ 8,00.  

Itaquiraí:Vereadores aprovam recursos para sindicatos

0

2007-05-28 08:01:00

Durante a última sessão ordinária da Câmara de Itaquiraí, o presidente da Casa, vereador Antônio Francisco da Silva (Zuza), colocou em votação os projetos de autoria do Executivo Municipal, números 005 e 006/2007. Por unanimidade de votos os vereadores aprovaram os dois projetos, autorizando a doação de recursos para dois sindicatos, a título de ajuda social.

Os parlamentares autorizaram o repasse de subvenção social ao Sintraf, ligado a FAF – Federação da Agricultura Familiar, e a ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ligado a Federação dos Trabalhadores na Agricultura. “Com esta lei que aprovamos, a Prefeitura poderá fazer o repasse mensal, até o limite de R$ 10 mil por ano, para que os sindicatos possam utilizar o recurso em custos de manutenção, informatização, custeio de transportes, enfim, gastos que o sindicato tenha no desempenho de suas atividades. Essa medida, com certeza, vai ajudar muito as lideranças sindicais”, observou Zuza.

PEQUENO VALOR
Outra relevante matéria aprovada pelos vereadores de Itaquiraí foi a autorização para que a Prefeitura pague obrigações de pequeno valor, até o limite de R$ 5 mil. “Essa autorização dada através da Lei Municipal 012/2007, visa agilizar, principalmente, o pagamento de precatórios e outras dívidas que o Município tem a pagar, como por exemplo, os processos trabalhistas de ex-funcionários, que ainda não foram pagos pela questão burocrática. Por exemplo, uma rescisão trabalhista até cinco mil reais poderá ser paga a partir de agora porque existe esta lei aprovada”, argumentou o presidente da Câmara de Itaquiraí.

Decreto permite que o Detran recolha débitos do IPVA

0

2007-05-28 07:38:00

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai efetuar a cobrança de dívidas do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) referente ao período de 2002 a 2006. É o que prevê decreto assinado na última sexta-feira pelo secretário de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto. O tributo, até então, somente era cobrado pela própria Sefaz.

Conforme decreto, a cobrança através do Detran, através de remessas de documentos para o pagamento do IPVA, proporciona economia. Embora o condutor não seja obrigado a portar o comprovante de pagamento do imposto em caso de blitz, somente com o IPVA pago ele consegue regularizar o licenciamento do veículo, o que é objeto de fiscalização.

Os débitos relativos ao IPVA correspondentes aos exercícios de 2002 a 2006 terão de ser pagos com seus valores atualizados até o dia 10 de maio de 2007, desde que o pagamento seja realizado até o dia 28 de junho de 2007.Neste caso os contribuintes ficam dispensados da atualização monetária e dos juros de mora incidentes a partir de 11 de maio de 2007.

Céu nublado e rajadas de vento em MS nesta segunda

0

2007-05-28 07:37:00

Mato Grosso do Sul deve ter uma segunda-feira de céu nublado e parcialmente nublado com rajadas de vento, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No Norte e Nordeste pode ocorrer chuva em áreas isoladas. A temperatura máxima prevista é de 26ºC e a mínima de 11ºC.

CEN goleia e assegura o primeiro lugar na Série B

0

2007-05-28 05:33:00

O Clube Esportivo Naviraiense (CEN) ganhou das Moreninhas, por 3 a 0, em partida realizada na tarde deste domingo, no estádio Virotão, e conquistou o primeiro lugar do grupo F, de forma antecipada. Os gols foram marcados por Augusto (26 minutos), Cezinha (36) e Augusto (3 do segundo tempo) e Geilson (27). Na outra partida do grupo, em Inocência, União Inocência 0x2 Maracaju. A próxima rodada terá União x CEN, Maracaju x Moreninhas.

Nos dez primeiros minutos, o CEN, que entrou com um time misto, não criou situações de gol, mas se soltou aos 10, criando três situações de gol, mas com chutes tortos. O time das Moreninhas só criou chance de gol aos 16, Anísio cruzando para Esdras cabecear com perigo. E só aos 28 criaram uma nova chance de gol.

Aos 26 minutos de jogo, o Naviraiense chega ao seu primeiro gol. Em jogada de escanteio, Nilton cobra em curva, Juninho sobe no primeiro pau, se antecipando aos zagueiros, e só desvia, o suficiente para colocar a bola no ângulo e inaugurar o placar – Naviraiense 1×0.

Aos 36 minutos, a bola é tocada em abertura na trama de ataque pela direita, até chegar a Cezinha, no lado esquerdo, e ele, confiante, da um corte no zagueiro, e bate, com o chute saindo fraco, mas o goleiro Augusto aceitou, tocou na bola e deixou o fgrango escapar de sua mão, para pegar, atrás da linha de fundo. Gol, Naviraiense 2×0.

O terceiro gol aconteceu logo aos 3 minutos do segundo tempo, com Augusto levando a bola pela intermediária e experimentando de longe, para fazer um golaço. O quarto gol aconteceu com jogada de Augusto na ponta, passando o pé sobre a bola, na pedalada, e cruzando para Geilson fazer 4 a 0.

Durante o jogo foi um bombardeio do CEN, que conclui 29 vezes contra a meta adversária, criando 17 oportunidades de gol, e fez quatro. O time das Moreninhas teve cinco conclusões, com três conclusões e nenhum gol marcado.

O Clube Esportivo Naviraiense, treinado pelo professor Ionay da Luz, jogou com Saci; Bruno, Miquéias, Biro (Josimar), e Cezinha (Marquinhos); Siri, André Bahia, Weslei e Nilton; Juninho (Geilson) e Augusto. Ficaram no banco – Washington, Roberto, zinho, Cebolinha e Robério Cearanse.

O time das Moreninhas atuou com Augusto; Garrafa (Erminho), Gerinaldo, Ricardo e Sávio; Tiago Miller, Alessandro gordinho, Giva e esdras; Naldo e Aníso.

ARBITRAGEM – Paulo Rodrigues de Souza, auxiliado por Luciano da Silva e Fidelcino Francisco. Quarto árbitro – Paulo Henrique Sampaio.

GRUPO E
pelo grupo E, aconteceram os jogos Misto 1×2 Pantanal e Ivinhema 3×0 Comercial. O Navirainse já soma 15 pontos e garanta o segundo jogo da semi-final em casa, e se passar para a final, também tem assegurada a segunda partida em casa, pois o Comercial permanece com 10, e só pode chegar aos 13 pontos.

O Naviraiense faz a sua primeira partida da semi-final, dia 10, em Ladário (contra o Pantanal) ou em Ivinhema. A segunda partida será no dia 17, precedida de um show de prêmios.

Márcio e Fábio Luiz conquistam ouro na Itália

0

2007-05-28 04:29:00

Márcio e Fábio Luiz venceram o duelo brasileiro contra Ricardo e Emanuel e levaram o ouro na etapa de Roseto degli Abruzzi (Itália), a terceira do Circuito Mundial. A dupla derrotou os tetracampeões por 2 a 1, parciais de 23/21, 16/21 e 15/12.

Com o resultado, esquenta de vez a briga por uma vaga no Pan-americano. Márcio e Fábio ganharam 600 pontos após o título e seguem no encalço de Ricardo e Emanuel, que ganharam 540 e têm 200 pontos de vantagem sobre a dupla.

Márcio e Fábio seguem tentando superar os adversários durante etapas realizadas na Croácia e em Portugal, últimos torneios cujos resultados somam pontos na classificação para o Pan.

Esse título foi muito importante para nos manter vivos na briga pelo Pan. Agora vamos ficar mais uma semana aqui na Itália antes de seguirmos para a Croácia. Queremos fazer um treinamento forte para irmos com força total para Zagreb – diz Fábio Luiz, através de sua assessoria de imprensa.

Brasileiras vencem em Cingapura
As meninas do Brasil também fizeram bonito neste domingo. Renata e Talita bateram as chinesas Jia Tian e Jie Wang por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/19, e conquistaram a medalha de ouro na etapa de Cingapura, a segunda do Circuito Mundial feminino.



Amambai:Cinco indígenas são feridos em briga na aldeia

0

2007-05-28 03:31:00

Vilson Nascimento

Um adolescente indígena de 15 anos teve uma das mãos decepada e parte dos dedos da outra mão também parcialmente decepados, segundo a polícia, provavelmente a golpes de faca ou facão, durante uma briga ocorrida na noite desse sábado, 26, para domingo 27, na Aldeia Amambai em Amambai.

Segundo informações repassadas à Polícia Militar de Amambai que acompanhou o caso, o menor estaria em uma festa no interior da reserva indígena, que fica a cerca de cinco quilômetros da cidade em Amambai, quando ouve uma discussão entre grupos rivais que acabaram entrando em confronto.

Além do jovem indígena, que segundo a PM teria sido transferido de Amambai para um centro com maiores recursos médicos, outros dois jovens indígenas também teriam saído feridos durante o confronto, outro adolescente de 15 anos que sofreu um corte no rosto e uma mulher de 20 anos. Ambos foram medicados e liberados.

Cinco Vítimas– Os três jovens atendidos na madrugada desse domingo com ferimentos provocados durante briga na Aldeia Amambai fazem aumentar a estatísticas da violência nas aldeias em Amambai.
Na noite de sexta-feira, 25 para sábado 26, um outro indígena de 25 anos já havia dado entrada em um hospital em
Amambai com um corte profundo na cabeça provocado, segundo a polícia, provavelmente por um golpe de facão.
Anderson Lopes Duarte, que reside na Aldeia Amambai em Amambai, estava em uma festa no interior da reserva indígena quando, segundo ele, sem motivos, outro indígena o teria atingido com um golpe de facão.

Nesse domingo, 27, mais um caso de agressão com arma branca (faca) foi registrado na Aldeia Amambai. Desta vez, segundo a polícia, a vítima seria uma mulher que teria sido agredida pelo marido.   


Terça-feira é o último dia para receber abono do PIS/PASEP

0

2007-05-28 02:33:00

Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/PASEP que ainda não retiraram o benefício (mais de 1 milhão) têm até a próxima terça-feira (29) para fazê-lo. Têm direito ao benefício aqueles que no ano-base de 2005 receberam, em média, salário mensal de até dois mínimos, estavam cadastrados no programa há cinco anos e tenham trabalhado pelo menos 30 dias naquele ano.

Para sacar o dinheiro, é preciso ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar a carteira de identidade e o número de inscrição no PIS/PASEP. De julho do ano passado até agora, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores já receberam o abono, de um total de 11,7 milhões que têm direito. No caso de dúvida, basta ligar para 0800-5742222.

População carente pode cuidar da beleza de graça

0

2007-05-28 01:23:00

Peeling, botox, preenchimento facial e laser, além de tratamento de varizes e de gordura localizada ao alcance de todos. Centros de estudos da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) de seis capitais oferecem acesso a esses recursos da medicina para tratar a comunidade de graça ou com pagamento de taxa simbólica.

Na maioria dos casos, é preciso comprovar renda máxima e passar por uma triagem de médicos e assistentes sociais para conseguir o direito a dar uma repaginada no visual. Confira o calendário e as cidades que oferecem tratamentos à população carente:

São Paulo
Em São Paulo, a SBME atende a mais de mil pacientes gratuitos por ano. Mas só abre três datas para as inscrições, que são feitas sempre por telefone. Quem quiser entrar na fila é bom anotar na agenda: no próximo dia 3 de agosto, das 8h às 10h. Depois de inscrito, os interessados devem ter em mãos comprovante de renda de até R$ 800, comprovante de despesas do mês e declaração de isento no imposto de renda. O telefone é (11) 3673-3603

Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a Sociedade Brasileira de Medicina Estética deve inaugurar o centro de estudos nos próximos meses. O projeto é que se posso atender à comunidade no segundo semestre. Para maiores informações, o telefone é (31) 3335-5558.

Curitiba
Na capital paranaense, as inscrições desse semestre já fecharam. Quem quiser entrar na fila, deve esperar para ligar na última semana de julho, quando vão abrir as novas marcações. O telefone é (41) 3077-6931.

Porto Alegre
A capital gaúcha é a única que cobra uma taxa simbólica de R$ 50. Mas é a única em que não é preciso esperar datas específicas para se inscrever. Isso, no entanto, não significa que seja tão fácil assim se tratar de graça, todos os inscritos passam por uma triagem médica na avaliação. É só ligar para lá (51) 3222-6008 e agendar uma das datas reservadas para o atendimento comunitário.

Salvador
Os baianos vão ter que esperar até o ano que vem para garantir um retoque gratuito na beleza. É que a regional soteropolitana fechou as inscrições há um mês, quando agendou o atendimento de 1.200 pacientes até dezembro deste ano. Quem tiver paciência, é bom se programar para não perder a data de novo. A próxima data de inscrição é no dia 15 de fevereiro de 2008. O telefone é (71) 3264-0300.

Rio de Janeiro
A regional carioca encerrou na última sexta-feira (25) as 600 inscrições deste ano. Ainda não há data marcada para as inscrições de 2008. A central de informações fica no telefone (21) 2544-7833. Desde o início do projeto, em 1999, mais de 12 mil pacientes já foram atendidos.




Brasileirão 2007:Resultado da rodada e classificação

0

2007-05-28 00:29:00

Resultados da 3ª Rodada

América 0x1 Figueirense
Corinthians 0x0 Atlético
Fluminense 3×0 Internacional
Atlético 0x1 Santos
Náutico 2×2 Vasco
Grêmio 1×0 Sport
São Paulo 0x0 Palmeiras
Flamengo 2×2 Botafogo
Cruzeiro 3×4 Paraná
Goiás 3×1 Juventude

Classificação do Campeonato

1 Paraná 9
2 Corinthians 7
3 Palmeiras 7
Vasco 7
5 Botafogo 7
6 Atlético-PR 6
7 Grêmio 6
8 Fluminense 4
9 São Paulo 4
10 Flamengo 4
11 Náutico 4
12 Atlético-MG 4
13 Sport 3
14 América-RN 3
15 Goiás 3
16 Figueirense 3
17 Santos 3
18 Cruzeiro 1
19 Juventude 0
20 Internacional 0

Obs: Negrito classificação para Libertadores e zona de rebaixamento






Siamesa de Goiânia morreu dormindo

0

2007-05-27 23:35:00

Foi enterrada na manhã deste domingo (27), em Nova Veneza, a 42 Km de Goiânia, a siamesa Lorrayne Gonçalves Canindé, de 7 anos. A história dela e da irmã Larissa comoveu o país em 1999.

Gêmeas siamesas isquiópagas, as duas eram unidas pelo abdome e pela pelve (compartilhavam rins, estômago, bexiga, intestino grosso, uretra vagina e ânus). Um caso raro na medicina.

A cirurgia de separação foi realizada cerca de um ano depois, no Hospital Materno Infantil de Goiânia. Esta foi a primeira cirurgia do tipo realizada em Goiás e a terceira no país. À época, as chances de sobrevivência estimadas pelo médicos eram de 50%.

A primeira a deixar o centro cirúrgico foi Larrissa. Com a separação, a menina ficou com intestino normal, bexiga, útero, ovário, ânus, vagina e uretra. Ela ficou com a maior parte dos órgãos porque os médicos acreditavam que ela tinha mais chances de sobreviver.

Lorrayne ficou com a bexiga logo abaixo da pelve. Como ficou sem ânus, teve o intestino esteriorizado por uma abertura no abdome. Cada uma passou a ter uma perna. Elas nasceram com três, mas essa terceira foi usada para compor a parte posterior de Lorrayne.

Mesmo sem ter uma perna, Larissa teve uma infância normal. Freqüenta a escola e ajudava a cuidar da irmã gêmea. Lorrayne, que tinha paralisia cerebral, sempre teve a saúde mais frágil. Nos últimos meses, ela apresentava problemas respiratórios. Ela não estudava devido aos problemas de saúde. A menina morreu no sábado (26) enquanto dormia.