18.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10952

Amambai: Campeonato de Futsal define quartas de finais

0

2007-05-29 12:40:00

Sérgio da Luz

                Após alguns dias parado o Campeonato Municipal de Futsal retomou os jogos com a decisão das oitavas de finais. Confira os resultados da rodada:

terça-feira, 22:
1º jogo: Categoria feminina – Contábil Amambai 04 x 00 Vila Cristina.
2º jogo: Categoria feminina – Vale Veículos 05 x 01 Pedreira Esmeralda.
3º Jogo: Categoria Empresa – Ki Carne 02 x 04 Rawid.
4º jogo: Categoria Livre – Dumar A 09 x 08 (pênaltis) Padaria Nsa. Sra. Aparecida.

Quarta-feira, 23:
1º jogo: Categoria Empresa: Pantanal Móveis (classificado) 07 x 02 Indecabos.
2º jogo: Categoria Livre: Zaeli (classificado) W x O Interbol.
3º jogo: Categoria Empresa: Auto Elétrica Amambai (classificado) 06 x 04 ki Barato.
4º jogo: Categoria Livre: Nutribai 02 x 03 Mercado Júnior (classificado).

Jogos da quinta-feira, 24:
1º jogo: Categoria Empresa: Auto Posto São Gabriel (classificado) 07 x 06 (pênaltis) Veicar/Contrel (classificado por índice técnico).
2º jogo: Categoria Livre: Sabino Confecções  x Distak Cosméticos.
3º jogo: Categoria Empresa: Posto Sol Nascente (classificado) 04 x 03 Vale Veículos.
4º jogo: Categoria Livre: Maranata (classificado) x Dumar B 04.
5º jogo: Categoria Livre: Vale Veículos 03 x 05 Ultragás.

                Com esse resultados as equipes se preparam para se enfrentarem pelas quartas de finais, os jogos serão no dia 30 com a seguinte rodada:

1º jogo categoria empresa: Rawid x Pantanal/Zaeli.
2º jogo categoria livre: Padaria Nsa. Sra. Aparecida x Zaeli
3º jogo categoria empresa: A. E. Amambai x Auto Posto São Gabriel.

No dia 31 terá os seguintes jogos:

1º jogo categoria livre: Mercado Júnior x Distak Cosméticos.
2º jogo categoria livre: Maranata x Ultragás.
3º jogo categoria empresa: Sol Nascente x Veicar.       

                Os jogos acontecem no ginásio de esporte Flávio Derzi, à partir das 19h.

Coronel Sapucaia:Rapaz é executado a tiros na Vila Nova

0

2007-05-29 12:16:00

Vilson Nascimento

Um rapaz de 22 anos foi executado com dois tiros de escopeta calibre 12 na manhã dessa terça-feira em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

Fernando de Andrade Segóvia estava na área de uma residência situada na rua Bento Gomes de Oliveira, na Vila Nova quando teria chegado um indivíduo abordo de uma motocicleta. Encapuzado e armado com uma escopeta calibre 12, o assassino teria efetuado primeiramente um disparo contra a perna da vítima que caiu ao chão.

Segundo a polícia outro rapaz que estava em companhia de Segóvia ainda teria tentado intervir pedindo para o autor não matar o rapaz, momento que o criminoso teria apontado a arma para o rapaz e puxado o gatilho, porém a arma teria falhado, momento que o acusado voltou a apontar a arma para a vítima e puxou novamente o gatilho, dessa vez, a arma teria disparado e atingido a cabeça de Fernando que morreu na hora e o acusado fugiu do local.

Segundo o delegado de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, Dr. Marcelo Batistella Damasceno, encarregado das investigações do caso, não está descartada a hipótese do assassinato dessa manhã estar relacionado a uma ação criminosa ocorrida durante a noite dessa segunda para terça-feira na mesma região da Vila Nova que resultou na morte de uma mulher e em uma casa queimada. A polícia trabalha no caso.

Prefeitura compra Microônibus para atendimento na saúde

0

2007-05-29 12:05:00

                Para melhorar o atendimento na área da saúde e economizar o gasto com passagens, a administração municipal adquiriu um ônibus para realizar o transporte de pessoas com encaminhamento médico para outras cidades. O ônibus foi adquirido com recursos próprios do município.

                O microônibus foi adquirido para transportar a população que precisa fazer atendimento médico nas cidades de Dourados e Campo Grande. O veículo Volere V8 Longo, modelo 2007, tem 28 lugares, ar condicionado e direção hidráulica e foi adquirido por R$ 132.300,00. O uso do micro será programado pela Secretaria de Saúde, através de agenda semanal com duas viagens para Dourados e duas para Campo Grande. Hoje a prefeitura de Amambai gasta mensalmente de cerca de R$ 30 mil e concede 400 passagens para realizar o transporte.  

                 De acordo com o secretário municipal de Saúde, João Ramão Ramos, o microônibus vai facilitar a organização da agenda de atendimento, economizar recursos e melhorar as condições de transporte para a população. “Este foi uma grande jogada do prefeito Sérgio Barbosa no sentido de valorizar e bem aplicar o dinheiro público”, comentou o secretário.

Daniel Riquelme, a dor e a superação de uma quase tragédia

0

2007-05-29 11:34:00

Antonio Luiz

                A partir desse mês, A Gazeta vai publicar uma matéria em que conta a história de pessoas com as quais convivemos diariamente e que, por motivos vários, se tornaram exemplos de vida para cada um de nós. Na maioria da vezes são casos de superação, algum heroísmo  e muita determinação para enfrentar as vicissitudes, mas todos com o mesmo grau de ensinamento na obstinação de não se  entregarem por mais cruel e dramático que tenha sido sua experiência.

                Nosso primeiro personagem é o vereador Daniel Riqueme de Ricarde, eleito em 2004 com 451 votos. Daniel nasceu, por acaso em Ponta Porã, mas sempre viveu em Amambai onde foi criado, se educou e trabalhou desde a mais tenra idade vendendo picolé ou engraxando sapatos na rua. Teve uma adolescência e juventude igual à de todos os outros garotos, com  futebol, namoradas e aquelas “farrinhas” próprias de idade.

                Adulto, começou a trabalhar na Ciacel onde durante dois anos foi responsável pelo controle de entrada e saída de mercadorias, controle de garantia dos equipamentos vendidos.                                       Entrou para o quadro da Prefeitura de Amambai, onde serviu durante um ano, passou três anos no Fórum como Oficial de Justiça e comissário de menores.

                Em 1993 mudou-se para Campo Grande para procurar novos caminhos e fazer uma faculdade, sonho um pouco difícil de realizar-se à época em Amambai, pois a Uems começaria a funcionar apens anos depois.

                Na capital aconteceu o fato que mudaria sua vida para sempre. Um mal entendido grave, como soe acontecer nesses casos, sofreu uma tentativa de assassinato. Se o objetivo que  era matá-lo, foi frustrado, deixou, no entanto,  marcas que teria que carregar para o resto de sua vida. Com ele não há o menor problema em tocar no assunto. Acontece que além de não valer a pena, especula-se muito sobre o que aconteceu com Daniel nesse triste episódio, mas qualquer que seja a versão cada um cultive, nenhuma é mais dolorosa e sofrida do que o ônus que ele próprio paga. Ficou paraplégico irreversível. Até teve um pouco de sorte em não morrer. Socorrido a tempo passou quinze dias de Unidade de Tratamento Intensivo e mais quarenta e cinco dias internado de onde saiu em cadeira de rodas. Foram mais dois anos fazendo tratamento fisioterápico para amenizar as dores que tanto o maltratavam, mas que também o ensinaram.

                Voltou para Amambai, por algum tempo se isolou com o apoio dos amigos e da família. Quando da possibilidade da criação da Unificam a União dos Deficientes Físicos de Amambai achou que era hora de sair da toca e ajudar seus companheiros de agruras e foi à luta. Com o empenho na causa que abraçara, percebeu que suas perspectivas poderiam ser bem mais amplas. Candidatou-se e foi eleito membro do Conselho Tutelar onde atuou com destaque por seis anos. Estava novamente reinserido na sociedade alçou vôos mais longos. Veio a vereança onde exerce um papel destacado, e por suas próprias experiências, é um  defensor intransigente das minorias com apresentação de requerimentos e indicações que visem melhorar a vida dos menos aquinhoados.

                Por algum tempo foi um homem marcado por um deslize. Superou, levantou e, como diz a música, acudiu a poeira e deu a volta por cima. Hoje tem o respeito de toda a comunidade e não há cerimônia oficial em que não esteja presente para que todos veja que não será uma simples cadeira de rodas que o privará da vida.

Comunicado aos nosso internautas

0

2007-05-29 11:05:00

 Por problemas técnicos na nossa ADSL, facamos por algum tempo sem atualização do site, pedimos desculpas aos nosso internautas. Informando que estamos estabelecendo nossas atualização a partir desse momento. Mais uma vez as nossas desculpas.
 

Amambai:PRE prende paranaense com droga na MS 156

0

2007-05-29 11:02:00

Vilson Nascimento

A PRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) da base operacional de Amambai realizou a prisão em flagrante, na manhã dessa terça-feira de uma paranaense de 20 anos transportando 17,8 quilos de maconha na bagagem.

Vanessa Rodrigues Cintra, residente em Maringá no Paraná foi presa por volta das 9h da manhã em frente a base PRE na rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru quando os policiais abordaram, para checagem de rotina, o ônibus de transporte intermunicipal de passageiros em que a moça viajava e em vistoria na bagagem da jovem encontraram a droga, um total de 16 tabletes de maconha prensada que depois de pesada, totalizou 17 quilos e 885 gramas do entorpecente.

Segundo Vanessa ela teria pegado a maconha em Amambai e levaria a droga para sua cidade de origem no Paraná. Ela será encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para ser autuada em flagrante por tráfico de drogas.


Justiça condena Delúbio Soares a pagar R$ 164,6 mil

0

2007-05-29 09:29:00

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado nesta segunda-feira (28) a devolver R$ 164,6 mil aos cofres públicos, valor referente ao período em que recebeu o salário de professor da rede pública de Goiás, mesmo estando afastado da função.

A decisão foi dada pela 3ª Vara de Fazenda Pública de Goiás. O ex-tesoureiro tem 30 dias para recorrer.

Delúbio foi amparado por licenças remuneradas de 94 a 98 e de 2001 a 2005, que indicavam que ele iria trabalhar no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego).

Na decisão, o juiz Ari Ferreira de Queiroz entendeu que os pagamentos foram feitos irregularmente porque Delúbio residia em São Paulo e não prestava serviço para o sindicato.

Duas ex-dirigentes do Sintego também foram condenadas a ressarcir, juntas, cerca de R$ 164 mil, por terem atestado a freqüência do ex-tesoureiro. Foi deixado recado no escritório de advocacia que defende o ex-tesoureiro do PT e aguarda resposta.

Bando queima uma casa, atira em outra e mata mulher

0

2007-05-29 08:46:00

Vilson Nascimento

Um grupo de pelo menos quatro ou cinco indivíduos, segundo a polícia provavelmente agindo a pé, efetuaram vários disparos contra uma residência, matando uma mulher e ateando fogo em outra na região da Vila Nova em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

Segundo a Polícia Militar local que atende a ocorrência, a ação criminosa aconteceu por volta das 23h50 dessa segunda-feira, 28. Na primeira casa atacada pelo bando havia duas pessoas, a dona de cada Rosemeire Dias Lima de 22 anos e um rapaz, segundo a polícia, com idade entre 16 a 17 anos que, segundo informações não oficiais, seria irmão da vítima.

Armados com armas de calibre ainda não identificados pela polícia, o bando começou a disparar contra a residência e um dos projeteis, ao atravessar a janela de vidro, acabou atingindo a região no braço da mulher, vindo a transfixar e se alojar na região do abdome. Socorrida por uma equipe da Polícia Militar para o Hospital Municipal de Coronel Sapucaia, a dona de casa acabou não resistindo e morreu quando era preparada para ser transferida para um centro com maiores recursos médicos.

Outro Ataque- O outro ataque registrado e aderido ao mesmo grupo, aconteceu instantes depois da primeira ação e o alvo foi uma residência próxima ao local da casa atingida anteriormente.

Segundo a polícia após efetuar vários disparos contra a fachada da casa, os marginais atearam fogo na residência e fugiram sem deixar pistas. De acordo com a Polícia Militar de Coronel Sapucaia, moradores da região teriam informado que três rapazes desconhecidos da vizinhança residiam na casa atingida, porém não foi possível precisar se havia alguém no interior da residência na hora do ataque.

Em relação ao primeiro caso, informações levadas ao conhecimento da Polícia Militar teriam apontado que o marido da vítima estaria trabalhando em território paraguaio. Para a Polícia Militar não está descartada a hipótese que a ação criminosa tenha se dado por conta de acertos do narcotráfico, porém somente o processo de investigação do caso a ser desencadeado pela Polícia Civil local poderá confirmar as motivações para a ação criminosa e identificar os autores.

Todos os direiros reservados
Esse material pode ser reproduzido desde que citada a fonte

INSS inicia na sexta pagamento de benefícios de maio

0

2007-05-29 08:32:00

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta sexta-feira o pagamento dos benefícios referentes ao mês de maio terminados em um e seis. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Padre é preso por abuso sexual de crianças

0

2007-05-29 08:14:00

Um padre de 35 anos foi preso por suspeita de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, neste domingo (27), em Belo Horizonte. O religioso era investigado havia seis meses. No momento da prisão, ele estava com um menino em um apartamento na Zona Norte da capital mineira.

Uma outra adolescente confirmou à polícia que foi abusada sexualmente pelo padre, que é do interior. O religioso também é acusado de levar crianças para hotéis fazenda no Interior de Minas Gerais.

Maranhão- Cinco pessoas foram presas no Maranhão, na madrugada desta segunda-feira (28), por suspeita de pedofilia. A quadrilha agia em Santa Luzia do Tide. Segundo a polícia, eles vendiam CDs e DVDs com imagens pornográficas envolvendo adolescentes.

Foram apreendidos, além do material fabricado pela quadrilha, quatro computadores, uma máquina fotográfica e um revelador automático. A polícia chegou até a quadrilha depois de uma denúncia recebida pelo Ministério Público.

Amambai:Vereador Josmair Cardoso solicita via perimetral

0

2007-05-29 07:44:00

Foi aprovado por unânimidade na sessão ordinária do dia 28.05.07 da Câmara mmunicipal de Amambai, a indicação nº 189/07, de autoria do Vereador Josmair Cardoso(PR), destinada ao Deputado Federal Waldemir Moka(PMDB), para viabilizar recursos para o município de Amambai-MS para que se possa construir um sistema viário, ou seja mais precisamente uma via perimetral.

 Segundo Josmair Cardoso, "este sistema viário terá a função única de desviar o trânsito de veículos pesados provindos de rodovias, que acabam causando vários transtornos e acidentes, inclusive acidentes no centro da cidade com vítimas fatais, já conversei com o Deputado Moka, e ele nos prometeu que estará  buscando medidas legais disponíveis dentro dos Programas do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários para a realização desta obra muito importante para o município e que poderemos contar com o seu trabalho parlamentar em prol do desenvolvimento de Amambai", finalizou Josmair. 

Veículos já andam com sebo como combustível

0

2007-05-29 07:31:00

Matéria-prima não é problema para a Fertibom Indústrias. Está faltando soja, usa-se mamona. Acabou? Tem pinhão-manso. A safra não foi boa, sebo de animal serve. Hoje o Brasil produz combustível assim, num mesmo lugar, com o mesmo equipamento. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) entrou com os recursos e a empresa com a tecnologia para a construção de uma usina piloto para produção de biodiesel com diferentes tipos de matéria-prima.

A unidade trabalha com sebo animal e 20 tipos de oleaginosas, como amendoim, soja, girassol, algodão, nabo forrageiro e pinhão manso e produz 40 mil litros de biodiesel por dia, informa o coordenador do projeto da Fertibom, Heitor Gobbi Barbosa. A planta servirá de modelo para a construção de uma unidade com capacidade para até 30 milhões de litros por ano.

Fabricante de fertilizantes líquidos de Catanduva, São Paulo, a Fertibom trabalha em parceria com a escola de química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no desenvolvimento de um novo processo de produção do combustível. "A idéia é obter um produto que possa atender interesses de produtores em diferentes regiões do país, o que ajudaria também a minimizar o risco da sazonalidade agrícola", ressalta Carolina Mello, analista da Finep responsável pelo projeto. Outro aspecto importante é o uso do álcool etílico para a fabricação do biodiesel.

Segundo Gobbi, no momento a Fertibom usa o sebo bovino na produção do biodiesel por ser mais vantajoso economicamente. O quilo custa entre R$ 1,05 e R$ 1,10 e cada quilo produz aproximadamente a mesma quantidade de biodiesel, informa. Toda a produção é vendida para a Petrobrás, em Paulinea, e para a refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul. A empresa ganhou o terceiro leilão para fornecimento do combustível e deve entregar ao governo até o final deste ano 6 milhões de litros de biodiesel.

Câmara de Ponta Porã não terá sessão nesta quinta

0

2007-05-29 07:15:00

Nesta quinta-feira (31) a Câmara Municipal de Ponta Porã não terá sessão ordinária, cumprindo o que determina o Regimento Interno do Poder Legislativo, que prevê apenas quatro sessões ordinárias por mês. Como o mês de maio possui cinco quintas-feiras (dias 3, 10, 17, 24 e 31), a última fica suprimida.

Apesar da falta de sessão, os vereadores não devem ter a “folga” prevista, pois a maioria mantém atendimento público em seus gabinetes. “Mesmo sem a realização de sessão ordinária a gente continua trabalhando”, reconhece o presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira (PT).

Japonesa vence Miss Universo e brasileira fica em 2° lugar

0

2007-05-29 06:34:00

O Japão derrotou o Brasil e levou o concurso Miss Universo 2007, na noite desta segunda-feira (28). A japonesa Riyo Mori venceu a brasileira Natália Guimarães, 22, que ficou em segundo lugar. Ela é mineira de Juiz de Fora e estudante de arquitetura. Foram 77 candidatas. A cerimônia foi realizada na Cidade do México.

Entre os prêmios, a vencedora vai morar em um apartamento em Nova York e ganhar roupas, sapatos e um relógio de US$ 30 mil, além de diversas viagens patrocinadas pelo mundo.

Além da Brasil, ficaram entre as finalistas as misses EUA, Venezuela, Coréia e Japão. Na hora de a Miss EUA responder a uma das perguntas dos jurados, o público vaiou a candidata.

Questionada se ela orienta sua vida pela mente ou coração, a brasileira respondeu: "A vida precisa de um equilíbrio. A mente vai junto com o coração. É preciso ser verdadeira".

A Miss EUA ficou em quinto lugar. Em quarto lugar, ficou a coreana. O terceiro lugar foi conquistado pela Miss Venezuela.

As concorrentes foram julgadas em três categorias: desfile de maiô, vestido de noite e entrevista com os apresentadores.

O evento foi dedicado à luta contra o vírus da Aids e enfoca a questão social da prevenção e da saúde da mulher.

Em 56 anos da competição, as brasileiras já conquistaram seu lugar no Miss Universo. Conseguiram o título Yolanda Pereira, em 1930, Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcelos, em 1968. Esta é a quarta vez que o concurso é realizado no México e a segunda vez na capital mexicana.

No ano passado, a Miss Universo foi a modelo porto-riquenha Zuleyka Mendoza.

Previsão de chuvas em algumas regiões do Estado

0

2007-05-29 06:29:00

Previsão para hoje em Mato Grosso do Sul é de tempo nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas do norte do Estado.

Na região Sul, o tempo deve ficar parcialmente nublado, com possibilidade de chuviscos. A temperatura mantém o declínio, com mínima de 8°C e máxima de 21°c.

Dourados vota proibição à queima de palha de cana

0

2007-05-29 06:28:00

A Câmara Municipal de Dourados deve votar na sessão desta terça-feira o projeto de lei do vereador Elias Ishy (PT), que proíbe queimadas de palha de cana-de-açúcar no município. O principal objetivo do projeto, segundo o vereador, é evitar os altos índices de poluição ao ambiente provocados pelas queimadas e preservar a saúde da população. Segundo ele, a extinção de animais silvestres é outra preocupação.

Se for aprovado e sancionado pelo prefeito Laerte Tetila (PT), o projeto prevê aplicação de multas que variam de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Elias Ishy de Mattos é autor de outra proposta polêmica, a que limita em 10% da área agricultável do município o espaço a ser destinado às lavouras de cana.

Amambai:Clube dos Desbravadores realizou acampamento

0

2007-05-29 05:32:00

Vilson Nascimento

O Clube dos Desbravadores “Unidos para Servir” de Amambai realizou, nesse final de semana, o primeiro acampamento do ano em 2007.

O acampamento que serviu como instrução de nível I para os novos desbravadores que ingressaram no clube nesse ano de 2007 e nível II para os membros que ingressaram no clube no ano passado (2006), aconteceu estande de tiros do 17º RC Mec, no campo de instrução em frente à unidade do Exército Brasileiro e se estendeu da tarde da sexta-feira, 25, até à tarde do domingo, dia 27 de maio.

Durante o acampamento os membros do clube, que tem na direção do sargento do Exército Brasileiro Anselmo Cardoso de Oliveira, passaram por diversas atividades, entre elas atividades espirituais com estudos, cânticos e apresentações de peças teatrais relacionadas a evangelização através dos ensinamentos da Bíblia até instruções e  testes de sobrevivência como, por exemplo, aprender como fazer fogueira e improvisar a confecção dos alimentos sem os recursos normais para tais fins como fogão e panelas entre outros meios.

Para o diretor do clube, Anselmo Cardoso o acampamento preencheu todas as expectativas programadas o que representa, segundo o diretor, que o Clube dos Desbravadores de Amambai está consolidado e cumprindo sua função social que é evangelizar e preparar a juventude para se tornarem cidadãos de bem, conscientes de suas obrigações perante Deus e a sociedade em que vivem, primando pela paz e a solidariedade em relação ao próximo.

Clube dos Desbravadores– O Clube de Desbravadores existe desde 1950, é uma organização mundial patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e conta com cerca de dois milhões de membros espalhados pelo mundo.

Com atividades que se assemelham ao “escotismo”, porém com a diferença de primar pela preparação e ensinamentos espirituais, o Clube dos Desbravadores reúne meninas e meninos com idades entre 10 e 15 anos, independente de qual religião pertença.

Em Amambai o Clube foi implantado efetivamente em 2007 pelos membros da Igreja Adventista do Sétimo dia local e conta atualmente com cerca de 50 membros. Eles se reúnem três vezes por mês, sempre nos domingos no período da manhã na Escola Estadual Vespasiano Martins, com o apoio da diretoria daquela entidade de ensino.

Reforma política poderá ser votada na próxima semana

0

2007-05-29 04:35:00

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, anunciou nesta segunda-feira que a reforma política poderá ser votada nominalmente na próxima semana. Para isso, ele ressalvou que será necessário chegar a um acordo de procedimentos para rejeitar todas as propostas apensadas e reapresentar os projetos da comissão especial sobre o tema. Cada ponto deve ser discutido e votado separadamente. "É possível obter o acordo ainda nesta semana", avaliou. "Se isso ocorrer, poderemos votar o mérito de cada questão na próxima semana", acrescentou o presidente.

Ele observou ainda que o tema vem sendo discutido há mais de dez anos no Congresso e que não há proposta de consenso.

Chinaglia elogiou os trabalhos da comissão geral desta tarde sobre o tema. "Abrimos a possibilidade de várias entidades dialogarem com os parlamentares e com a sociedade. Vamos distribuir os textos que foram entregues pelas entidades a cada bancada e a cada deputado – e, a partir daí, poderão ser apresentadas emendas", explicou.

O relator da Comissão Especial da Reforma Política na última legislatura, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), considera que ampliar a reforma, incluindo temas que exigem modificação constitucional, é adiar sua realização.

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), defendeu a conclusão da reforma ainda neste ano, pois "no ano que vem haverá eleição municipal e, no seguinte, a disputa eleitoral de 2010 já estará lançada". Temer diz compreender a angústia das entidades da sociedade civil que desejam uma reforma política votada rapidamente, e que reflita as suas propostas. Ele ponderou, contudo, que a reforma deve ser feita "aqui dentro do Congresso Nacional".

De acordo com Michel Temer, os parlamentares devem primeiro ouvir a sociedade civil, discutir a matéria em profundidade e depois votá-la. Temer elogiou a tese da institucionalização das federações partidárias, "muito bem engendrada pelo deputado Ronaldo Caiado na proposta que ele relatou". Segundo o presidente do PMDB, essas federações são importantes porque obrigarão as alianças entre os partidos a terem duração mais longa.

O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) declarou que o Parlamento deve aproveitar os atuais debates para promover uma reforma política efetiva. Ele lembrou que, desde 1982, o País tem uma legislação eleitoral em cada eleição. "Não temos a cultura de mudança de comportamento [para fazer uma legislação permanente]", reclamou. "Por que as pessoas não se aglutinam em torno de temas?" sugeriu.

O debate da comissão geral continuará nesta terça-feira, a partir das 9h30, no plenário Ulysses Guimarães.

Ponta Porã:Alunos visitam a Câmara Municipal

0

2007-05-29 03:31:00

Alunos e professores da Escola Municipal ‘Conceição Capiberibe Saldanha’, localizada no bairro Altos da Glória, visitaram na última sexta-feira a Câmara Municipal de Ponta Porã para conhecerem o prédio e saberem como funciona o trabalho dos parlamentares da cidade.

Eles foram recepcionados pelo presidente do Poder Legislativo, Marcelino Nunes de Oliveira (PT) e pelo segundo vice-presidente, Adãozinho Dauzacker (PSB) e pela vereadora Dulce Manosso (PSDB), líder do prefeito na Câmara Municipal. As crianças ocuparam o plenário, fizeram perguntas e ouviram os parlamentares.

Paranhos:Diretor de esporte participa congresso em SP

0

2007-05-29 02:35:00

Vilson Nascimento

O diretor de esportes da Prefeitura de Paranhos Denílson Rafaíne participou, de 21, segunda-feira a 25 de maio, sexta-feira da semana passada, de um estágio para técnicos de futebol na capital paulista.

Rafaíne foi o único sul-mato-grossense a participar do congresso, que tinha representantes de todos os estados brasileiros e de vários países da América do Sul. O estágio técnico, que segundo Denílson Rafaíne tinha caráter profissional e foi dividido em partes teóricas e práticas, aconteceu no Clube Ipê em São Paulo e teve como palestrantes grandes nomes do futebol brasileiro do passado e da atualidade , entre eles, o atual técnico do São Paulo Futebol Clube Muricy Ramalho.