19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10944

Te`ýikue vence campeonato dos servidores de Caarapó

0

2007-06-02 17:27:00

Após três meses de competição, o Departamento de Esportes da prefeitura de Caarapó realizou na manhã do último dia 26, no campo de futebol da Chácara Moriá, a final do 3° Campeonato de Futebol Suíço dos Servidores Municipais. A competição, que teve a participação de oito equipes, realizou 32 partidas, com um total de 93 gols marcados.

O time campeão foi a Aldeia Te`ýikue, que venceu a Secretaria de Educação e Esportes por de 4 x 1. Marcaram para Aldeia Otoniel (2), Crispim e Paulo, enquanto que Diego descontou pra a Secretaria de Educação. Em terceiro lugar ficou a equipe da Câmara Municipal de Vereadores, que venceu nos pênaltis a equipe da Secretaria de Obras A por   4 a 3, após empate de 2 x 2 no tempo normal.

O artilheiro da competição foi o atleta Evilásio, da Secretaria de Educação, com 12 gols marcados. O goleiro menos vazado foi Valdir, da Aldeia Te`ýikue, com apenas 6 gols sofridos. A cerimônia de premiação teve a participação do prefeito Mateus Palma de Farias (PR).
 
Campeonato Master – Começa na tarde deste domingo, no Estádio Carecão, em Caarapó, o 6° Campeonato Master de Futebol para atletas acima de 40 anos. A competição terá a participação de cinco equipes – Saiju, Apec, A Gasodiesel, Mudas Planalto e Club dos 40. As 13h30 jogam Club dos 40 x A Gasodiesel e as 15h20 Apec x Mudas Planalto.

A competição, que deve prosseguir até a data de 22 de julho, tem o objetivo de incrementar a prática do futebol, integrando os participantes em um ambiente de amizade e respeito às normas e oportunizar aos masters a prática do futebol amador.
 

A prefeitura de Caarapó vai disponibilizar troféus, medalhas e uma premiação em dinheiro para os vencedores.


Ponta Porã:Prefeitura está recuperando prédio do “Mercadão”

0

2007-06-02 16:31:00

A Prefeitura de Ponta Porã está atuando firme na recuperação do patrimônio público. O que antes era considerado “elefante branco” e exemplo de desperdício do dinheiro público, agora está tendo utilidade. O exemplo mais recente é a recuperação de um imóvel avaliado em cerca de R$ 2 milhões: o prédio onde deveria funcionar o Mercado Municipal.
           
O prédio nunca teve utilidade. Abandonado, foi depredado e tornou-se abrigo para mendigos e desocupados colocando em risco a segurança dos moradores da região próxima à saída para Antônio João.
           
A recuperação do prédio já foi iniciada pela Prefeitura. No local, estão sendo feitas as modificações necessárias para que funciona lá, a oficina e a fábrica da secretaria Municipal de Infra-estrutura.
           
“A  recuperação do Mercadão era um desafio para diversas administrações. Fizemos um esforço gigantesco no sentido de economizar dinheiro e, a partir daí, aplicar na revitalização do prédio. Nele, vamos abrigar dois órgãos importantes da secretaria Municipal de Infra-estrutura, tirando da área central e de perto de residências, a oficina e fábrica que não podem continuar funcionando onde estão”, explica o prefeito Flávio Kayatt. A recuperação do prédio do “Mercadão” é mais uma iniciativa que visa recuperar o patrimônio público de Ponta Porã.
           
A Prefeitura já promoveu a recuperação do prédio que ficou vários anos abandonado, localizado nas proximidades da Rodoviária, e que hoje é a sede do centro de Convivência da Terceira Idade. O mesmo procedimento foi feito no imóvel onde funcionava a “vaca mecânica” da antiga Secretaria de Promoção social. Abandonado há vários anos, o prédio vai abrigar a Farmácia Popular. “Recuperar estes imóveis é uma forma concreta de respeitar o dinheiro do povo. Vamos continuar esta prática”, assegurou o prefeito Flávio Kayatt.
           
As modificações necessárias para transformar o prédio do “Mercadão” na sede da oficina e fábrica da Secretaria Municipal de Infra-estrutura foram iniciadas há alguns dias. O teto teve que ser totalmente recuperado. Paredes e piso também estavam danificados e estão recebendo uma atenção especial da equipe responsável pela obra. Não existe uma previsão de conclusão dos trabalhos, mas o prefeito Flávio Kayatt quer “dar mais este presente para a população, se possível, durante as comemorações do aniversário de Ponta Porã, no mês de julho”.



Caarapó:Agripino pede Centro de recuperação para criança

0

2007-06-02 15:30:00

O Vereador de Caarapó Agripino Benites (PT), encaminhou expediente ao prefeito Mateus Palma de Farias, ao secretário municipal de saúde Paulo César Gonçalves e ao senhor Pedro Paulo Coutinho, Coordenador Regional da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), ao deputado federal Geraldo Resende, e ao deputado estadual Pedro Kemp,solicitando aos mesmos, recursos para construção de um centro de Recuperação Nutricional de Crianças na Aldeia Tey’cuê.  

Segundo o vereador, “nossa solicitação tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento de nossas crianças, que passaram por problemas nutricionais e encontra-se em faze de recuperação, porém, falta-nos um centro de apoio para o devido acompanhamento destas crianças, onde possa contar com profissionais ou voluntários, e equipamentos necessários visando à recuperação dos mesmos”.

Para tanto, é de suma importância a liberação destes recursos, para que se possa instalar na Aldeia Tey’Cuê este importante centro, “que sem duvida nenhuma iria trazer benefícios impares para nossas crianças, inclusive agindo de forma preventiva no combate a desnutrição de nosso povo”.

Concurso público-Outra indicação importante encaminhada pelo vereador, diz respeito a concurso público para reposição de funcionários ao quadro da entidade tendo em vista o grande número de pessoas dispensadas por serem contratadas.

Esta solicitação foi endereçada aos diretores da Funai, aos deputados estaduais e federais da bancada do PT, ao senador Delcídio do Amaral e deputado federal Geraldo Resende, justamente visando a viabilização deste concurso, “que tem por objetivo atender as necessidades de preenchimento do quadro funcional da FUNAI em Dourados MS, tendo em vista o desligamento de funcionários contratados e até o momento sem reposição”, finaliza o vereador.


Amambai: Reinaugurado Mendes Automóveis

0

2007-06-02 15:27:00

Com um cerimonial de inauguração comandado pelos radialistas Carlos Alberto e Jaime Bambil, foi reinaugurado em grande estilo, na manhã de sábado, dia 02 de junho o Mendes Automóveis. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Sérgio Barbosa, os vereadores, Daniel, Carlinho, Roberto Protético, Josué e Jaqueline. Vários clientes e amigos passaram pela loja degustaram um delicioso coquetel e conferiram as novas e modernas instalações do Mendes Automóveis, o Jornal A Gazeta e o site agazetanews.com.br  esteve registrando o evento.

Também a alegria do radialista Juarez Pinheiro animando a festa com sorteio de vários prêmios para quem esteve na reinauguração. O coquetel foi servido pela competente equipe da Baronesa Panificadora e Confeitaria, que vale a pena ressaltar estava uma delícia. Parabéns a equipe Mendes Automóveis que recebeu todos com muito carinho e atenção. 

Senador Delcídio do Amaral viabiliza recursos para Caarapó

0

2007-06-02 14:33:00

O senador Delcídio do Amaral (PT) liberou recursos de emenda de sua autoria junto ao Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 500 mil, para a construção de obras de drenagem pluvial em Caarapó. A verba é suficiente para a construção de 650 metros de galerias, que beneficiam a área central da cidade e Vila Planalto.

As obras começaram pela Rua Manoel Ferreira de Araújo, entre a Av. Fernando Correa da Costa e Arcênio Cardoso, no centro da cidade, e terão uma extensão de 150 metros. Os serviços terão seqüência na Av. D. Pedro II, até a saída para Laguna Carapã, totalizando cerca de 500 metros lineares.

“Queremos destacar o apoio que estamos recebendo dos parlamentares federais, a exemplo do senador Delcídio do Amaral, para a realização dessa importante obra que vai resolver o problema de drenagem nos locais onde estão sendo implantadas as redes”, declarou o prefeito Mateus Palma de Farias. Ele acrescentou ainda que encaminhou à bancada parlamentar federal de Mato Grosso do Sul em Brasília outros projetos na área de infra-estrutura urbana para a realização de obras em outros locais da cidade.

“Estamos confiantes no apoio dos nossos deputados e senadores em relação aos novos projetos encaminhados”, observou Mateus Palma de Farias, segundo o qual o bom relacionamento com os parlamentares é decisivo para a alocação de recursos para o desenvolvimento do Município.


Ministro da Educação visita MS a convite de Biffi

0

2007-06-02 13:31:00

Após audiência realizada na tarde de quinta-feira (31), no Ministério da Educação (MEC), com o ministro Fernando Haddad, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) comuniciou a vinda do ministro ao Estado, que tem como objetivo principal a assinatura de convênios que chegam a R$ 27 milhões.

De acordo com o parlamentar, a maior parte dos recursos é referente a educação básica do Estado, que irá receber, este ano, cerca de R$ 25 milhões, e o restante, R$ 2 milhões, será destinado ao ensino superior, sendo R$ 1 milhão para o campus universitário de Chapadão do Sul e R$ 1 milhão para a mesma ação em Nova Andradina.

Além disso, Biffi explicou que o ministro ficou entusiasmado com o convite, pois terá a oportunidade de inaugurar os centros universitários de Paranaíba e Coxim, o segundo bloco da UFGD e debater com os setores educacionais do Estado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa, entre inúmeras ações, a implantação de cinco escolas técnicas federais em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Coxim, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Aquidauana, cuja indicação dos cinco municípios é resultado do trabalho do deputado Biffi junto à Comissão de Educação e Cultura, da qual o parlamentar é membro titular.

"O ministro se mostrou empolgado com o nosso convite. Acredito que será uma agenda muito produtiva para a educação sul-mato-grossense com inaugurações, debates e confirmação de recursos", afirmou Biffi.

Outro ponto apresentado pelo parlamentar ao ministro diz respeito ao quadro de pessoal da UFGD, que corria o risco de ser reduzido. De acordo com o deputado, o ministro garantiu que o acordo firmado com a instituição será cumprido, o que resulta na permanência dos 80 profissionais da universidade.

"Em relação ao quadro de pessoal da UFGD, o ministro foi enfático, garantido o vínculo dos professores universitários com a instituição", explicou.

Biffi abordou também a possível implantação de uma escola técnica federal na UFGD. Segundo ele, o ministrolhe informou que "a decisão cabe ao colegiado da instituição, pois ela tem autonomia para decidir se implanta ou não uma escola técnica".

Além do ministro Haddad, a reunião contou com a presença do secretário de Ensino Superior (SESU/MEC), Ronaldo Mota, que orientou o parlamentar nas questões inerentes à autorização dos cursos de Medicina da UniGran (Dourados) e Direito na FIFASUL (Fátima do Sul). Mota explicou que a situação das duas instituições dependerá de uma comissão técnica criada, recentemente,  pelo MEC, para analisar a criação e reconhecimento de cursos universitários, o que poderá acontecer já na próxima semana.


Etapa do Conesul de Vôlei acontece hoje em Sete Quedas

0

2007-06-02 13:26:00

Vilson Nascimento

Tem início logo mais, a partir das 14h no Ginásio de Esportes situado no Centro Poliesportivo José Valcir Araújo em Sete Quedas, a segunda rodada do Grupo “A” do Campeonato Conesul de Voleibol Masculino e Feminino.
Quatro cidades da região estarão se enfrentando na rodada, Sete Quedas, a cidade sede, Amambai, Paranhos e Laguna Caarapã

Nesse grupo, que teve a primeira rodada há duas semanas em Amambai a liderança pela categoria feminina é que Amambai que venceu as três partidas disputados e pelo masculino a liderança é de Sete Quedas que também venceu as três partidas que disputou.

Grupo “B”- O Grupo “B” da competição que reúne Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí e Naviraí, teve a primeira rodada no final de semana passado em Itaquiraí.

Nesse grupo a liderança na categoria masculina é de Mundo Novo que venceu as três partidas disputadas e pelo feminino Naviraí é a líder isolada.

Os jogos em Sete Quedas acontecerão hoje a tarde e a noite e amanhã, domingo, de manhã e no período da tarde. 




Piloto Tarso Marques é pole na Stock Car em Campo Grande

0

2007-06-02 13:16:00

O piloto da equipe Terra Racing e da Mitsubishi, Tarso Marques sairá na pole-position amanhã na terceira etapa da Copa Nextel Stock Car, em Campo Grande. Tarso fechou a volta mais rápida da Superclassificação, com tempo de 1min28s874, seguido por Marcos Gomes, da Medley/A. Mattheis (Chevrolet), que larga pela primeira vez na primeira fila da Copa Nextel Stock Car.

Thiago Camilo, da Texaco Vogel (Chevrolet), e o atual campeão Cacá Bueno, da Eurofarma-RC (Mitsubishi) saem na segunda fila. Já Ricardo Maurício, da Chevrolet sae na quinta colocação ao lado de Hoover Orsi (Volkswagen), da Red Bull Racing.

Na quarta fila, Felipe Maluhy (Mitsubishi) larga ao lado de Pedro Gomes, da L&M Racing (Peugeot), que fez o melhor tempo na etapa classificatória. O veterano Ingo Hoffmann (Mitsubishi) e o goiano Ruben Fontes (Peugeot) estão juntos na nona colocação

Confira os tempos e os dez primeiros do grid:
1 – 70 Tarso Marques 1:28.874
2 – 80 Marcos Gomes 1:28.920
3 – 21 Thiago Camilo 1:28.927
4 – 0 Cacá Bueno 1:29.050
5 – 90 Ricardo Mauricio 1:29.081
6 – 12 Hoover Orsi 1:29.227
7 – 33 Felipe Maluhy 1:29.323
8 – 43 Pedro Gomes 1:29.464
9 – 17 Ingo Hoffmann 1:29.551
10 – 87 Ruben Fontes 1:30.458


Outra pessoa é vítima do golpe do bilhete

0

2007-06-02 12:48:00

Mais uma pessoa foi vítima do golpe do bilhete premiado, ontem, desta vez, em Campo Grande. Conforme informações que constam em boletim de ocorrência, Jesuino da Silva Camargo, 59 anos, estava n a Avenida Afonso Pena e foi abordado por um homem que disse chamar “João”., de cabelos ruivos e sem barba. Demonstrando ser humilde o homem usou a velha estratégia: pediu que ele o ajudasse a retirar um prêmio na Caixa Econômica, da loteria Super Sena.

Quando os dois estavam conservando chegou um terceiro homem, aparentando 30 anos, alto, magro, moreno, cabelos curtos que disse chamar "Leonardo". A promessa de recompensa era de R$ 100 mil, mas Camargo teria que dar uma garantia, por isso sacou no caixa eletrônico do Banco do Brasil da Farmácia São Bento, na Avenida Afonso Pena, R$ 1 mil. Depois de pegarem o dinheiro os dois sumiram e o endereço fornecido a Camargo era inexistente.

Golpe do bilhete premiado


Estelionatário, passando-se por um matuto (pessoa de pouco conhecimento), dizendo-se de outro Estado, procura informações sobre o endereço de uma casa lotérica ou banco da Caixa Econômica Federal para receber um prêmio, por ter ganhado na loteria.Aborda uma pessoa, em especial mulher idosa, e mostra o bilhete premiado (falso), juntamente com uma listagem da Caixa Econômica Federal, onde consta o número do bilhete sorteado, sendo a lista também falsa.



A vítima, depois de envolvida na encenação feita pelo falso matuto (estelionatário), o acompanha até a lotérica para receber o prêmio, momento em que lhe oferece o bilhete por um preço irrisório e, logo após, a vítima, de pronto, aceita e saca de sua própria conta bancária o valor combinado e entrega-o em troca do bilhete sorteado.


O estelionatário, após ter efetuado a transação com pleno êxito, deixa imediatamente o local em que se encontra, saindo a vítima à procura da agência da CEF ou casa lotérica mais próxima, onde constata que o bilhete é falso e que foi enganada.Esse tipo de golpe sempre dá certo quando a vítima quer levar vantagem sobre o suposto matuto.

Ponta Porã:“Contas públicas estão equilibradas"

0

2007-06-02 12:45:00

Apesar das dificuldades impostas pela redução nos repasses de recursos por parte dos governos estadual e federal, o primeiro quadrimestre de 2007 foi marcado pelo equilíbrio das finanças na administração pública municipal em Ponta Porã. Os números comprovando que a situação está sendo bem administrada foram apresentados pelo secretário municipal de Fazenda e Planejamento, João Marcos Lacoski durante audiência pública de prestação de contas realizada na noite da quarta-feira na Câmara Municipal. A audiência pública, promovida pelo Poder Legislativo, constitui-se num momento em que qualquer cidadão pode questionar as autoridades dos dois poderes sobre a aplicação do dinheiro público.

Demonstrando tranqüilidade, o secretário ressaltou dois pontos que considera fundamentais para que a situação se tornasse favorável: o rigoroso controle nos gatos e ainda a manutenção dos investimentos em setores como a infra-estrutura. “Com todas as dificuldades impostas pela redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e também nos recursos referentes ao ICMS repassados pelo Governo do Estado, foi possível aumentar o volume de obras. Hoje a Prefeitura de Ponta porã está concluindo a construção de duas escolas _ Residencial Ponta Porã e Assentamento Corona _; constrói a Farmácia Popular, asfalto nos bairros São João, Residencial Ponta Porã, Motocross, Vila Reno e Ipê II. Já foram recuperadas quatro escolas de grande porte e ainda entregue à população o novo terminal de transporte coletivo”, afirmou o secretário, durante exposição do que vem sendo efetuado pela Prefeitura.

Ele ainda destacou obras importantes como a construção do Centro de Convenções que se encontra em ritmo acelerado, a ponte na Cophafronteira e a recuperação do prédio do “mercadão Municipal”, um “elefante branco” que será utilizado como sede da fábrica e oficina da Secretaria Municipal de Infra-estrutura. Além dos recursos próprios qwue são responsabilidade do Município, Ponta porã tem recebido dinheiro de emendas parlamentares fudnametnais para os investimentos. Isso só está sendo possível graças à credibilidade que o Município recuperou na administração do prefeito Flávio Kayatt.

O nome de Ponta porã estava sujo na praça. Hoje as dívidas deixadas pelas administrações anteriores estão renegociadas e o Município está pagando em dia. Isso se estende aos fornecedores e ainda aos servidores. O salário de maio,, por exemplo, já foi pago”, frisou João Marcos Lacoski.

INDUSTRIALIZAÇÃO MUDA O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO           

Outro aspecto abordado pelo secretário durante a prestação de contas foi a mudança no perfil sócio-econômico registrado no Município a partir da administração do prefeito Flávio Kayatt. “Da mesma forma que a Prefeitura resgatou o crédito na praça, também é importante ressaltar que a atual administração despertou a confiança nos empresário que fazem investimentos.

A industrialização é uma realidade em Ponta Porã. Graças aos incentivos criados pela Prefeitura, o frigorífico foi reaberto e, em pouco tempo, vemos ver a fábrica de macarrão e biscoitos iniciando sua produção em Sanga puitã. A fecularia também está se tornando realidade e o projeto de implantação da usina de açúcar e álcool da Agroenergética Monteverde está sendo cumprido conforme o planejado”, disse o secretário.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Lacoski enfatizou ainda que a Prefeitura de Ponta Porã está cumprindo rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. A LRF determina gastos de até 54% da receita com o pagamento dos salários dos servidores. Hoje, o Município aplica cerca de 46% desses recursos. “É praticamente inviável um reajuste salarial neste momento. Qualquer iniciativa neste sentido vai ultrapassar os limites impostos pela Lei. E cumprir a Lei, é uma das premissas básicas desta administração. Só aumentando a receita será possível reajustar salários”, afirmou.

Ele finalizou deixando uma mensagem de confiança para a população. “Em nome do prefeito Flávio Kayatt, quero dizer que os moradores de Ponta Porã ainda vão ver, num futuro bem próximo, mais investimentos em obras de grande alcance social. São projetos de ampliação da pavimentação asfáltica, construção de uma creche de grande porte na região do Grande Marambaia e ainda investimentos nos setores de Educação e Saúde, melhorando a estrutura existente”, garantiu.








Vacina contra tuberculose estaria pronta em 2012

0

2007-06-02 12:09:00

A única vacina contra a tuberculose latente, a RUTI, estará pronta em 2012 e poderá ser aplicada a um terço da população mundial infectada pela enfermidade, disse nesta sexta-feira Pere-Joan Cardona, diretor da investigação para o desenvolvimento da vacina, na Espanha.


As experiências em humanos da RUTI demonstraram a sua tolerância e a ausência de toxicidade, o principal problema que enfrenta o tratamento da mais antiga das enfermidades humanas que afeta 2,5 milhões de pessoas. "A vacina estará pronta em 2012 e, potencialmente, poderá ser administrada a um terço da humanidade, a população que se calcula estar infectada pelo bacilo da tuberculose", afirmou Cardona.


Segundo ele, inicialmente, o tratamento está dirigido às pessoas que tenham maior necessidade, como os soropositivos que, além disso, estão infectados por tuberculose latente, "uma combinação mortal". Dez por cento das pessoas com o vírus HIV, causador da aids, dos países desenvolvidos têm também tuberculose.


O desenvolvimento da RUTI é um marco mundial porque não existe nenhuma vacina terapêutica para tratar a infecção latente da tuberculose além do tratamento à base de isoniazida durante nove meses que, devido à sua toxicidade, não se administra a muitos dos infectados.


A infecção latente da tuberculose não gera sintomas e é diagnosticada por um teste cutâneo ou pela prova da tuberculina. "Um tratamento com antibiótico com a duração de nove meses é difícil de seguir, ainda mais se não se tem nenhum sintoma". A principal vantagem é que a nova vacina estimula a resposta do sistema imunológico e, ao ser administrada, pode reduzir para um mês o tratamento com antibiótico.


Pesquisadores da Archivel Farma e do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, em Barcelona, onde também está sendo feita a primeira fase de experimentação da vacina em humanos, apresentaram os resultados das primeiras duas semanas de desenvolvimento clínico para garantir que não haja risco quando ela for comercializada.


O chefe do serviço de Farmacologia e da unidade responsável por esta primeira fase de experimentação. Joan Costa, explicou que foi administrada uma primeira dose de quatro microgramas da vacina a quatro dos seis voluntários saudáveis no dia 23 de abril. Aos outros dois voluntários, foi administrado um placebo. Na quarta semana, foi administrada uma segunda dose da vacina, "sem nenhum problema".


Esta primeira fase da investigação em humanos, na qual se comprova a toxicidade e a segurança do novo fármaco em 24 voluntários sãos, vai durar mais de um ano e será seguida de outra na qual se vai testar a imunidade e a eficácia da vacina com uma amostra significativa de 72 infectados com tuberculose. A terceira e última fase, prévia à comercialização da RUTI, requer uma amostra representativa de 3 mil pessoas.

Evangélicos saem as ruas na Marcha para Jesus 2007

0

2007-06-02 12:06:00

Sérgio da Luz
Aos sons de louvores, orações e muita buzinas evangélicos e simpatizantes saíram as ruas hoje pela manhã, durante a tradicional carreta, iniciando assim o dia de festividade da nona Marcha para Jesus em Amambai.

O inicio da carreta foi as 9hs30min no trevo de saída para Ponta Porã, aproximadamente 40 carros percorreram a cidade proclamando o nome de Jesus, embalado com um trio elétrico. Segundo o presidente do COPEA (Conselho de Pastores Evangélicos de Amambai) Lucivaldo da Silva, a carreata “foi uma benção”, cumprindo o sucesso das anteriores.

A carreata cumpri dois objetivos, segundo o pastor Lucivaldo, é um momento em que os fieis oram abençoando a cidade e para divulgar o evento de logo mais a noite, a Marcha para Jesus.

A passeata, que terá como percurso o caminho da rodoviária até a praça central, pela avenida Pedro Manvailer, reunirá membros de várias denominações evangélicas e simpatizantes. O inicio será as 18hs com a saída de frente a rodoviária municipal.

Momento em que a carreta da nona Marcha para Jesus seguia direção vila Limeira/centro. Aproximadamente 40 carros, além de motos e bicicletas, participaram do evento.

Pesquisa: Cesta básica fica mais barata

0

2007-06-02 11:48:00

O custo médio da cesta básica caiu em maio nas 16 capitais que fazem parte da pesquisa nacional realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). As quedas mais expressivas foram apuradas no Nordeste: Salvador (-9,74%), Recife (-8,17%) e Fortaleza (-7,50%). Em João Pessoa, porém, a retração foi bem menos acentuada, de apenas 0,84%. Em São Paulo, a cesta básica ficou 2,05% mais barata e no Rio de Janeiro, 3,25%.

Porto Alegre, apesar do recuo de 3,10%, continuou a ser a capital onde o conjunto de produtos alimentícios de primeira necessidade teve o maior custo: R$ 192,91. Em seguida, aparecem São Paulo (R$ 184,93) e Rio de Janeiro (R$ 175,33). Os menores valores da cesta básica foram verificados em Recife (R$ 134,17) e Salvador (R$ 135,71).

Apesar de boa parte dos produtos cujos preços são acompanhados pelo Dieese terem registrado retração na maioria das capitais, o tomate foi o único a ter queda em todas as 16 localidades, sendo que em 14 delas caiu mais de 10%. As retrações mais significativas ocorreram em Recife (-48,99%) e Vitória (-44,08%).

As condições climáticas mais favoráveis à cultura do tomate que vêm se verificando desde o final de março permitiram a redução nos preços. No entanto, a forte massa de ar polar, que favorece a ocorrência de geadas, pode prejudicar o desenvolvimento dos tomateiros e provocar novas altas no preço nos próximos meses.

Em 12 meses –de junho de 2006 a maio último– três capitais do Nordeste registram variação acumulada negativa: Recife (-11,16%), Salvador (-7,72%) e João Pessoa (-4,69%). Porto Alegre, porém, apresentou o maior aumento no período (11,21%), bem acima do verificado na localidade com a segunda maior alta, Belém (5,44%), o que justifica a continuidade da capital gaúcha como a cidade que tem o maior custo para a cesta básica.

Salário
Na estimativa do Dieese, o salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ser de R$ 1.620,64 em maio, 4,26 vezes o mínimo vigente –R$ 380. Para chegar a esse valor, o Dieese leva em conta o custo mais alto da cesta básica, apurado em Porto Alegre, além da determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deveria ser suficiente para cobrir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Com a redução do custo da cesta básica em todas as capitais, em maio, diminuiu também o tempo médio de trabalho necessário, no conjunto das cidades pesquisadas, para que uma pessoa, remunerada pelo salário mínimo, pudesse adquirir os bens alimentícios essenciais. Assim, se em abril este trabalhador precisava cumprir uma jornada de 96 horas e 07 minutos em maio passou a necessitar de 92 horas e 03 minutos.

Contribuinte fará adesão ao Super Simples em julho

0

2007-06-02 11:21:00

                 A um mês de entrar em vigor a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como Super Simples, a Receita Federal começou a regulamentar os mecanismos que garantirão a adesão das empresas ao regime tributário simplificado para as empresas que faturam até R$ 2,4 milhões por ano. O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, acredita que a maior parte das empresas irão gastar menos com o pagamento de impostos ao migrarem para o Super Simples.

              "97% vão ter carga tributária menor se migrarem do Simples federal para o Simples nacional [Lei Geral]", afirmou. As empresas que já fazem parte do atual Simples federal e estão em dia com os pagamentos dos tributos para a União, Estados e municípios irão migrar automaticamente para o Super Simples.

              Segundo o secretário, 2,56 milhões de empresas entregaram neste ano a declaração simplificada. O Super Simples é composto por seis tributos federais (IR, IPI, CSLL, PIS, Cofins e contribuição previdenciária), um estadual (ICMS) e outro municipal (ISS). Já o atual Simples, que vigora até este mês, engloba apenas os impostos e contribuições da União.

           A partir do dia 2 de julho, os contribuintes poderão verificar na internet http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional se a migração foi feita. Aqueles que quiserem deixar o sistema simplificado terão até o dia 31 de julho para fazer o cancelamento.

                Para as micro e pequenas empresas que estão no atual Simples e estão com tributos em atraso, a Receita abriu o prazo de 2 de julho a 31 de julho para que seja feito o parcelamento dos débitos existentes até o dia 31 de janeiro de 2006. A dívida poderá ser parcelada em até 120 meses, sendo o valor mínimo de cada parcela de R$ 100. Os débitos a partir de fevereiro de 2006 não serão parcelados. Além de procurar a Receita, o contribuinte com débito terá também que acertar as contas com os fiscos estadual e municipal.

              A micro e pequena empresa que deixar de pagar duas parcelas consecutivas ou três alternadas será excluído do programa de parcelamento e também do Super Simples. Já as empresas ativas que não fazem parte do Simples e queiram aderir ao novo Simples, a opção deverá ser feita também até o dia 31 de julho. Após essa data, a troca só poderá ser feita em janeiro de cada ano.

              As empresas novas terão um prazo de dez dias após a última inscrição (federal, estadual e municipal) para optar pelo Super Simples, que poderá ser feita no portal criado pela Receita Federal para o novo sistema. O programa que irá calcular o valor do imposto a ser recolhido estará disponível a partir do dia 20 de julho. A conta é feita levando em conta o faturamento anual da empresa e o ramo de atividade. As alíquotas variam de 4% e 17,42%. Estados.

             Os Estados terão que optar também se querem adotar os sub-limites que irão valer para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e para o ISS (Imposto sobre Serviço), que é dos municípios. 


               O prazo vai até o dia 12 de junho. Aqueles que têm uma participação de até 1% no PIB (Produto Interno Bruto) poderão adotar um limite de R$ 1,2 milhão para as empresas que aderirem ao Super Simples, mas ele valerá apenas para o ICMS e o ISS. As empresas nesses Estados (RO, AC, RR, AP, TO, MA, PI, RN, PB, AL e SE) e que faturam mais de R$ 1,2 milhão e até R$ 2,4 milhões pagarão a alíquota do Super Simples referente aos tributos federais e recolherão normalmente o imposto estadual e municipal. Nos Estados que têm uma participação entre 1% e 5% no PIB (AM, PA, CE, PE, BA, ES, SC, MT, MS, GO e DF), o limite será de R$ 1,8 milhão.

Apenas cinco Estados terão o Super Simples em todas as esferas de governo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Aquecimento pode aumentar quantidade de chuvas

0

2007-06-02 11:09:00

O aquecimento global poderá causar muito mais chuvas do que o previsto, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira na Science Express, associada à revista Science. Durante os próximos 100 anos, as chuvas poderão aumentar três vezes mais se a emissão de gases causadores do aquecimento continuar sendo a mesma, segundo estudo feito pela Remote Sensing Systems, uma empresa de Santa Rosa, na Califórnia, Estados Unidos.Depois de analisar as precipitações dos últimos 19 anos e os dados relativos à umidade, o físico Frank Wentz e sua equipe concluíram que o aquecimento global poderia tornar as áreas úmidas ainda mais úmidas e as secas, mais secas. Trata-se, segundo Wentz, de uma perspectiva "muito triste".

Gautama bancava até garotas de programa

0

2007-06-02 10:42:00

Garotas de programa, passagens aéreas e até cirurgia. Depoimentos prestados à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, responsável pelo inquérito da Operação Navalha, confirmam que a construtora Gautama gostava de agradar agentes públicos com os mais variados mimos. Na lista de presentes, há também perfumes, para as mulheres, e gravatas, para os homens.

Frente a frente com a ministra, o gerente da Gautama Gil Jacó de Carvalho Santos revelou que foi acionado para providenciar garotas de programas em Salvador no dia 20 de abril, dia do casamento de Rodolpho Veras, filho do dono da construtora de Zuleido Veras. “O subsecretário e o secretário pediram para o dr. Zuleido arrumar umas meninas de programa”, declarou Gil Jacó, no depoimento ao STJ. As autoridades a quem Gil se refere são Adeilson Teixeira Bezerra, então secretário de Infra-Estrutura de Alagoas, e Denisson de Luna, subsecretário de Infra-Estrutura, presos durante a Operação Navalha, suspeitos de receber propina para liberar pagamentos à Gautama.

Gil Jacó assegurou, no depoimento, que a construtora não pagou pelo serviço das meninas, mas que acionou o próprio irmão para providenciar “três loiras”. Contudo, numa conversa telefônica interceptada pela Polícia Federal, Gil Jacó manda dizer para as garotas se dirigirem ao hotel onde estão hospedados os secretários de Alagoas que “daqui a pouco ele (Gil) arranja o cheque”. O funcionário da Gautama chegou a fixar um valor máximo para cada garota: R$ 300. Em outro diálogo, Gil avisa que o motorista de Zuleido está levando o cheque. E adverte que “o cara” (o secretário Adeilson) não pode ser mal atendido, “pois vai mandar à Gautama R$ 5 milhões na próxima semana…”, de acordo com o relatório da PF. Adeilson Bezerra é acusado pela PF de receber propina de R$ 145 mil para liberar pagamento à Gautama por obras não realizadas no projeto Pratagy (AL).

Prefeito


A Gautama também pagava passagem aérea para os mais próximos. Durante o depoimento no STJ, a secetária Tereza Lima revelou que Zuleido Veras lhe pediu para comprar uma passagem aérea para Enéas Alencrastro, então representante do governo de Alagoas em Brasília. A secretária confirmou também que comprou passagens e reservou hotéis para o empresário baiano Zaqueu de Oliveira Filho e todas as outras pessoas indicadas por ele. Na lista de indicações, estava um ex-prefeito do interior baiano.

Até cirurgia a Gautama cogitou pagar. O diretor da Gautama no Maranhão, Vicente Vasconcelos Coni, esclareceu no depoimento à ministra do STJ que foi aventada a possibilidade de a empresa pagar uma operação para José de Ribamar Hortegal. Ele é fiscal de obras da Secretaria de Infra-Estrutura do estado e, de acordo com Coni, passava por dificuldades financeiras. A cirurgia só não foi paga porque, de acordo com Vicente, a construtora não quis. Em depoimento, Hortegal afirmou que gastou R$ 3,8 mil do próprio bolso para bancar as despesas com o hospital.


Fernanda Odilla e Sandro Lima
Do Correio Braziliense

Presa quadrilha de motos que agia na região de fronteira

0

2007-06-02 10:25:00

Após vários trabalhos de investigação sobre roubos de motocicletas em Naviraí, o SIG (Serviços de Investigações Gerais) desarticulou e prendeu uma quadrilha que agia na região de fronteira. Os presos são Jucelino Rodrigues Borges, o “Rico”, que seria o líder da quadrilha, Agnaldo Alves Cruz, o “Barbicha”, Sérgio de Souza Vieira, o “Serjão”, e Reginaldo Alves da Silva, o “Geléia”, sendo que esses dois últimos tinham assaltado no dia 27 de maio um mototaxista.

Além disso, segundo o SIG de Naviraí, Jucelino utilizava ainda na prática do crime os adolescentes M.V.M. e E.S.G., que também foram apreendidos. De acordo com a Polícia, os menores foram detidos quando retornavam para Naviraí para efetuar o roubo de mais quatro motos que seriam levadas para o Paraguai.

A quadrilha começou a ser desarticulada no dia 27 de maio com a prisão dos envolvidos no assalto de um mototaxista. Ele foi vítima da ação dos ladrões quando foi solicitado para uma corrida em determinado local, onde o comparsa de Jucelino já aguardava a vítima para roubar a motocicleta Honda placa AJK-7218, de Amambai (MS), e outros objetos.

Após várias diligências, o SIG identificou e prendeu um dos autores na cidade de Itaquiraí, o "Barbicha", que apontou um outro participante da quadrilha, o "Serjão

MS: Instalação de usinas gerará 110 mil empregos

0

2007-06-02 10:12:00

  O Diretor Geral da Funtrab (Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional) de Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila Lima, disse hoje durante o seminário: Alternativas de Desenvolvimento: possibilidades e limites, realizado pela Assembléia Legislativa por iniciativa dos deputados Pedro Kemp e Paulo Duarte (PT), que a implantação de novas indústrias de álcool resultará na geração de 110.330 postos de trabalho. A estimativa tem como base o interesse de 59 grupos, que já estão em processo de implantação das usinas.  
 

O procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho), Cícero Rufino, no entanto, fez um alerta sobre as condições de trabalho geradas com a implantação das usinas de álcool. Conforme Rufino, a maior parte do emprego criado no setor sucroalcooleiro ocupa mão-de-obra de outros Estados brasileiros, em geral, das regiões mais pobres do Brasil, além de empregar indígenas no corte da cana-de-açúcar. “A maior parte são trabalhadores indígenas ou migrantes que vêm do Vale do Jequitinhonha e outras regiões do País. Esses trabalhadores estrangeiros emanam serviços públicos dos municípios onde estão instalados”, lembrou, explicando que as cidades que recebem estes trabalhadores não têm direito a recursos do governo federal na área de saúde e assistência social, mesmo que prestem este tipo de atendimento. 
 

O seminário reuniu nesta sexta-feira cerca de 300 participantes e teve como proposta fazer um debate sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, dentro de novas possibilidades além da produção do etanol, e refletir com a sociedade sobre a expansão da monocultura da cana-de-açúcar, apontando e analisando seus aspectos positivos e negativos. Para o debate, foram convidados pesquisadores reconhecidos nacionalmente como o físico e mentor do pró-álcool, Bautista Vidal, e o professor Doutor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Antônio Thomaz Júnior.

Câncer é segunda causa de morte no País

0

2007-06-02 09:48:00

As neoplasias ou tumores são a segunda maior causa de morte entre os homens, perdendo apenas para as doenças do aparelho circulatório.

O tema foi debatido durante todo o dia de ontem no Terceiro Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família. Um dos temas abordados no debate foi o câncer de pênis.

Estudo divulgado nesta semana pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que três mil homens tenham a doença no Brasil. O estado de São Paulo, com a maior população do País, é o que concentra o maior índice de casos. Em seguida vêm Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro.

O Brasil, a Índia e alguns países da África são os que apresentam maior incidência de câncer de pênis. Nos Estados Unidos e na Europa, essa doença quase não existe mais. A informação foi divulgada pelo urologista da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) Aguinaldo César Nardi. A doença pode causar a amputação do pênis, das pernas e até a morte do paciente. A prevenção é relativamente simples: basta ter higiene, com água e sabão.

Aguinaldo Nardi, que coordenadou o estudo da SBU, explica que a doença está relacionada à falta de informação, à má higiene da área genital, ao tabagismo e à falta de cuidado médico. “A cada ano, mil homens brasileiros perdem o seu pênis, ou seja, têm um câncer de pênis já em estado avançado e necessitam da amputação do órgão. Alguns deles perdem também as pernas, por causa de metástases, a doença avançar para os linfonodos inguinais e acabar acometendo os vasos que vão até a perna”, informou.

Campanha – Para melhorar o esclarecimento à população, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia hoje uma campanha nacional de esclarecimento. Porém, para que o homem passe a cuidar mais de sua saúde, a procurar um médico e a fazer exames preventivos é preciso romper barreiras culturais, como ressaltou a representante do Ministério da Saúde Neidil Espínola da Costa. “Trata-se de fazer mudanças de comportamento. Tradicionalmente, o homem não busca os serviços médicos, não tem hábito de prevenção, chega mais adoecido ao serviço e morre mais precocemente.”

Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), a conscientização deve começar pelas autoridades públicas, que precisam investir em campanhas de prevenção e de educação para que se possa reduzir a incidência de doenças mais graves que acometem os homens.

Mapeamento – Um grupo de trabalho formado por integrantes da SBU e técnicos do Ministério da Saúde deverá ser criado para estudar melhor as doenças masculinas, como o câncer de pênis, de próstata e de bexiga e a incontinência urinária. Segundo o presidente da SBU, José Carlos de Almeida, é preciso fazer um mapeamento e melhorar a notificação dos dados para compreender melhor a magnitude de cada uma dessas doenças.

Mortalidade por aids – O representante do programa DST/Aids do Ministério da Saúde José Carlos Pizarro Fragomeni afirmou que a mortalidade por aids tem uma tendência leve ao declínio no cenário geral do País, mas o índice está crescendo nas regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, o homem tem o maior risco de adquirir o vírus da aids (HIV), seja por uso de drogas ou pelo sexo sem preservativo.

Ele participou do 3º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem
Fragomeni também afirmou que, no Brasil, são esperados 10 milhões de casos de DST curáveis por ano. O que impede o maior controle dessas doenças, segundo ele, é que as pessoas não procuram assistência.

Outro motivo é que muitas das DST não apresentam sintomas. Segundo o expositor, o Brasil tinha, em 2004, 600 mil portadores de DST, incluindo a aids – o que representou metade do número previsto pela OMS para aquele ano. Ainda de acordo com Fragomeni, atualmente, 180 mil pessoas fazem uso da medicação anti-retroviral (usada para combater o vírus da aids).

Sem previdência, Brasil teria 21 milhões de pobres a mais

0

2007-06-02 09:15:00



Se o país não contasse com seu sistema de Previdência Social, o número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza subiria de 55,9 milhões para 76,9 milhões. Significaria que quatro em cada dez brasileiros seriam pobres. Atualmente, são três em cada dez.

Os dados constam de estudo divulgado ontem (1º) pelo Ministério da Previdência Social, com base em pesquisa do ministério usa dados de última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que é de 2005.

A cobertura da previdência para os idosos a partir de 60 anos é de 82% o que contribui para que o número pessoas abaixo da linha da pobreza não atinja números alarmantes, segundo o estudo. "Temos hoje 82% dos idosos de 60 anos de idade ou mais protegidos pelo sistema da previdência e da assistência social e isso significa uma redução do número de pessoas abaixo da linha da pobreza de 21 milhões”, afirma o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer.

Segundo ele, um dos fatores responsáveis pelo alto percentual de idosos incluídos na previdência social é a aposentadoria rural implantada em 1995.