19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10942

Semifinal do Municipal de Futsal é hoje

0

2007-06-04 11:18:00

Sérgio da Luz
As semifinais do Campeonato Municipal de Futsal, categorias Livre e Empresa, acontecem hoje a partir das 19hs no ginásio municipal Flávio Derzi. Confira os jogos:
1º jogo: Zaeli x Distak Cosméticos (categoria Livre).
2º jogo: Maranata x Padaria Nsa. Sra. Aparecida (categoria Livre)
3º jogo: Pantanal/Zaeli x Auto Elétrica Amambai (categoria Empresa)
4º jogo: Auto Posto Sol Nascente x Veicar/Contrel.

Insegurança no caminho da escola

0

2007-06-04 11:08:00

    Nos horários de entrada e saída das escolas, é comum vermos alunos andando na rua, muitas vezes em grupos, pondo suas vidas em risco e atrapalhando o trânsito. Mas o andar na rua, ao invés de utilizar a calçada, tem uma razão de ser. A falta de calçadas! Onde não há calçada, geralmente há mato, muitas vezes até entulho, o que impossibilita o tráfego de pedestres. Então, para não ficar subindo e des-cendo dos lugares onde há calçada, os alunos, como a maioria dos pedestres, andam pela rua mesmo.

            De acordo com informação obtida na Secretaria de Obras, há uma Lei municipal que determina que os donos de terrenos de ruas asfaltadas façam calçada de 1,5m nas laterais do asfalto. Porém, como a Secretaria, que juntamente com a de Serviços Urbanos é responsável por fiscalizar esse setor, não tem o poder de punir o cidadão que não cumpre a Lei, boa parte dos proprietários não faz a calçada, e muitos sequer zelam da limpeza na frente de sua propriedade.

            Ainda de acordo com informação da Secretaria de Obras, a Prefeitura tem estudado maneiras de incentivar os munícipes a construírem as calçadas, mas nenhum projeto foi posto em prática ainda.Enquanto isso, estudantes e demais pedestres continuam andando pelo meio da rua, arriscando suas vidas e pondo em risco, também, ciclistas, motociclistas e motoristas, que fazem zigue-zague, disputando com eles a pista de rolamento.

professor com a Palavra: O Educador Criativo

0

2007-06-04 10:19:00

            Hoje, nós educadores, para sermos criativos neste novo milênio, temos que surpreender nossos alunos ensinando-os a pensar, procurando usar as vivências, competências e habilidades dos mesmos em sala de aula. Dar identidade e personalidade a cada turma  Nos dias atuais, para nós professores dentro de uma sala de aula, um dos fatos difíceis e complexos que existem na nossa relação entre professor e aluno é a comunicação.

            Devemos praticar a arte de perguntar, mas também usarmos a arte de saber ouvir, para melhor conhecermos os nossos educandos. Acabou-se o tempo em que o professor era dono do saber, antes de qualquer coisa devemos buscar atenção do aluno através da nossa fala, expressão corporal, a maneira de olhar, o calar e o ouvir, até mesmo a de se vestir, também são formas fundamentais de se comunicar.

            O americano Alvin Toffer disse que o analfabeto deste milênio não será o que não souber ler e escrever, mas o que não conseguir aprender, desaprender ereaprender. Os caminhos do mundo são de uma rapidez absurda e os índices de obsolência são gigantescos. A única forma de encontrarmos espaço no mundo futuro é nos prepararmos desde agora.

            Existem três tipos de pessoas: 1. As que não sabem e não perguntam. 2. As que sabem e não ensinam. 3. As que ensinam e não fazem. “Sucesso é de quem faz. Ninguém tem o direito de ensinar aquilo que não sabe fazer”. (Fonte: Livro “Você pode mudar sua vida” – Autor Gilclér Regina).

            Ensinar aos nossos alunos que viver é acreditar no impossível. Lembro aqui aquela frase: “Ele são sabia que era impossível, foi lá e fez”. Antes de Santos Drumont, ninguém achava possível fazer voar um aparelho mais pesado que o ar. Até que ele acreditou e, com determinação, criou o primeiro avião.

            O professor criativo fica sempre conectado com as novidades que aparecem, pois sua profissão é dinâmica. As transformações aconselham a não ficar parado no tempo. A busca pela criatividade é   um desafio. No mundo atual, procura-se não o mais inteligente, mas aquele que faz acontecer de maneira diferente e criativa. “(A magia da Comunicação – Dr. Lair Ribeiro)”.

            Afinal, como Winston Churchill disse certa vez: “O mundo estaria arruinado se cada um cumprisse sua parte”. Temos que ir além da meta e não podemos ter medo de crescer, de vencer, afinal o que pode estar em jogo é a nossa própria felicidade. “A educação não deu certo quando tiraram a competência do professor e colocaram no método. A diferença no ensino não está no livro, mas na ação do professor”. (Cagliari).

Paranhos: Alunos da Reme recebem brinquedos

0

2007-06-04 09:42:00

            A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, atendendo a reivindicação dos professores e coordenadoras, realizou a entrega de brinquedos nos CEIS e na E.M. Dr. Mitsuro Saito. 
De acordo com a secretária, Profª. Cida, as outras escolas também serão contempladas com brinquedos e mais recursos pedagógicos audiovisuais. 
O diretor da Escola Mitsuro Saito acompanhou a secretária de Educação na entrega dos brinquedos.

Ficou com notas baixas no primeiro bimestre. O que fazer?

0

2007-06-04 09:16:00

           Com o fim do primeiro bimestre, o encerramento das reuniões de Conselho de Classe e entrega das notas, começa a preocupação dos pais daqueles alunos que não alcançaram média em uma ou mais matérias: Será possível recuperar? Sempre fica uma expectativa no ar na época de receber as notas; mesmo tendo uma idéia de como seus filhos estão, pelas notas das provas que receberam no decorrer do bimestre, em muitos casos fica a dúvida se ele se saiu bem ou não. Até mesmo os alunos muitas vezes se surpreendem com as médias que obtêm. Prova de que não estão cientes  do processo avaliativo dos professores.
      


 Mas afinal, para que servem as notas e as médias? Servem para alunos e pais terem uma noção de como os estudantes estão se saindo no aprendizado na escola. Porque o objetivo é que ele (cada um) aprenda, e o professor está ali para ensiná-lo. E para ver se está realmente havendo aprendizado, o professor aplica avaliações. Ou seja, a avaliação deve ser um meio de saber quanto o aluno aprendeu, para, dependendo do resultado, retomar o conteúdo, porque se a maioria não aprendeu, algo tem que ser feito. 


            A avaliação jamais pode ser o fim do processo. Uma nota e só. Pois se for assim, para nada serve, a não ser rotular cada um. Você é 3, você é 6, etc. Ou seja, você foi 4 em Matemática no primeiro bimestre. Péssimo! Não aprendeu nem metade do que foi passado. Mas e daí? E o que não aprendeu? Quem vai lhe ensinar? Novo bimestre, matérias novas, continuação da anterior; quais as chances de recuperação? Depende do professor, do aluno e do pai do aluno.
 
PROFESSOR

 
            O que o professor pode fazer pelos alunos que têm mais dificuldade? Pode  dar-lhes atenção especial, incentivá-los a se superarem. Procurar, também, novas metodologias, tornar as aulas mais dinâmicas, mais interessantes. Retomar o conteúdo sempre que necessário. Não deixar que as aulas se transformem num simples ritual em busca de vencer o conteúdo. 
 
ALUNO
 
            Sendo o maior interessado dentro do processo de ensino e aprendizagem, o aluno deve se empenhar ao máximo, participar das aulas, não só de “corpo presente”, mas de fato, com questionamentos. Tem que fazer todas as atividades propostas, as tarefas,  os trabalhos. Estudar em casa, porque só o tempo que tem na escola não é suficiente. Além de estudar as diversas matérias, tem que ter o hábito de leitura. Ler muito! Livros, revistas, jornais; tudo o que lhe traga novos conhecimentos e o mantenha informado do que se passa no mundo. Porque além de novos conhecimentos, a leitura abre horizontes, desenvolve o raciocínio, a criatividade, a capacidade de interpretação, o que irá ajudá-lo em todas as matérias.
 

PAI DE ALUNO

 
            O pai de aluno tem papel fundamental nesse processo. Não importa se o estudante está no Pré ou no Ensino Médio, ele precisa de acompanhamento. Necessita de alguém que determine horários de estudo, se necessário olhe os cadernos, cobre tarefas feitas e exija que lhe mostre as provas. Que acompanhe o desempenho de seu filho e o incentive a melhorar, crescer! É muito importante que o pai valorize e elogie os progressos de seu filho, mesmo que modestos, para que se sinta encorajado a buscar mais.


            Enfim, o aprendizado é muito mais importante que um número, uma nota. E se o primeiro bimestre não terminou com números favoráveis, nem tudo está perdido. Há três bimestres pela frente, e com eles a oportunidade de reverter a situação, levar os estudos a sério e terminar o ano escolar com boas notas e muito conhecimento na bagagem.

Postos não repassam queda no preço do álcool às bombas

0

2007-06-04 08:37:00

Há semanas o preço do álcool segue em queda nas usinas, mas a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, o consumidor demora a sentir os efeitos no preço pago pelo combustível. Pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo) fechada esta semana indica que a maioria dos postos de combustível de Campo Grande já paga menos para a distribuidora, mas nas bombas os valores permaneceram quase inalterados porque a margem de lucros dos estabelecimentos aumentou.

Um centavo. É somente isso o que o consumidor está pagando a menos, na média, pelo litro do álcool hidratado em Campo Grande em relação ao começo de maio. De R$ 1,855 o valor médio cobrado pelo litro caiu a R$ 1,840. Essa redução ocorreu da semana passada para esta. Ao mesmo tempo a margem média de lucro dos postos de combustíveis da Capital passou de R$ 0,209 a R$ 0,311, um ganho de 48%.

Na média, as distribuidoras estão vendendo o litro do álcool a R$ 1,529 contra R$ 1,647 no começo de maio. Em Corumbá o preço médio pago pelo litro do álcool às distribuidoras caiu R$ 0,10, mas o consumidor só sentiu economia de R$ 0,02. A situação não é muito diferente nos outros municípios e há alguns, como Paranaíba, onde o preço ao consumidor sequer teve retração. Dentre as cidades pesquisadas, Três Lagoas apresentou o maior impacto ao consumidor: queda de R$ 0,03 no preço médio do litro do combustível.

A demora para que o consumidor sinta os efeitos da queda no preço do álcool é uma situação que ocorre em âmbito nacional, conforme a imprensa tem noticiado. Com o aumento da frota flex, as vendas de álcool cresceram, ao passo em que as de gasolina e diesel sofreram retração. No bimestre, os postos de Mato Grosso do Sul elevaram em 12,8% as vendas do álcool hidratado. Hoje existem no Estado 34,7 mil veículos movidos à gasolina e álcool, o dobro do que havia no mesmo período do ano passado, conforme estatística do Detran.

Por ciúme de mulheres, homem mata as duas

0

2007-06-04 08:15:00

 Uma equipe da Polícia Civil de Naviraí, prendeu ontem, por volta de 2h30, o trabalhador braçal, Aparecido dos Santos Pinheiro, 24 anos. Acusado ele confessou matado duas mulheres, por motivação passional. O crime ocorreu por volta de 22h30 de sábado, na rua Manaus, 295, em Naviraí. A facadas foram mortas Juliana Cristina Schwartz (22) e Norma Helena Gomes Diniz (31).

Os policiais foram chamados através de um telefonema anônimo. Ao chegar ao local, em um primeiro levantamento, os policiais constataram que no imóvel, onde havia várias casas, estava sem vida o corpo de Juliana, que apresentava ferimentos de perfurações feitas com arma branca (faca).

O corpo dela e de Norma Helena Gomes Diniz, que já havia sido retirado pela guarnição do Corpo de Bombeiros, também morta com golpes de faca, foram levadas para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos, e morreu.

Os policiais fizeram os primeiros levantamentos e constataram que o duplo homicídio foi cometido na presença de duas crianças, que apontaram Aparecido como o autor do crime.

BEIJO DE MULHERES
Segundo a Polícia Civil, após a conversa rápida com as crianças, houve as diligências nas proximidades e por volta de 2h30, Aparecido foi localizado e preso em flagrante delito, quando chegava em sua residência. Ele ainda tentou fugir, mas capturado, acabou sendo levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Na Delegacia, em depoimento, Aparecido confessou a autoria do duplo homicídio. Ele alegou que teve ciúmes, quando viu sua namorada (Juliana) e a tia dela (Norma), se beijando, no banheiro. Ele contou que a visão deste fato o deixou irritado e ele pegou uma faca que estava na mesa da cozinha e agrediu as duas, com vários golpes.

Na residência de Aparecido os policiais civis apreenderam uma camisa verde e uma calça jeans azul, que ele vestia no momento em que praticou o crime, peças que foram apreendidas como provas materiais, pois apresentavam manchas de sangue.

Aparecido também indicou onde estava a arma do crime, que também foi apreendida. Na seqüência ao autor foi autuado em flagrante delito e foi colocado à disposição da Justiça.

Traficante levava 1,5 mil bolinhas de haxixe em ônibus

0

2007-06-04 07:54:00

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), ontem (02), por volta das 14h10, durante bloqueio na BR 295 abordaram um ônibus da linha Ponta Porã-Mundo Novo, onde viajava o passageiro Giovane Quintiliano, 26, serralheiro, morador na Av. Tiradentes Parque Bela Vista Votorantim/SP.

Durante busca pessoal em Giovane foi localizado em sua cintura, amarrado com fitas adesivas, quatro embalagens plásticas contendo 1.570 esferas de haxixe que depois de pesadas totalizaram 915 gramas.

Ele informou ter adquirido o entorpecente em Amambaí e que o levaria até a cidade de Naviraí.
Giovane foi preso e conduzido juntamente com o entorpecente apreendido até a Delegacia de Policia Civil de Eldorado para as providencias cabíveis.

Segundo deputados, gasto com combustíveis está no limite

0

2007-06-04 07:45:00

Para os deputados que lideram os gastos com combustíveis no Legislativo paulista, as principais justificativas são a distância de suas bases eleitorais, onde mantêm escritório político, e o uso de vários veículos com gasolina paga pela Assembléia. Procurado pela reportagem, o tucano Roberto Engler, que lidera os gastos com combustível, não retornou a ligação. Já o vice-líder nessa despesa, Said Mourad, líder do PSC, lembra que a cota da Assembléia permite gastar até R$ 10 mil com combustível e, por isso, está dentro do limite permitido pela Casa.

Por meio da sua assessoria, Mourad informou que a despesa de R$ 5,6 mil foi destinada a manter, além do carro oficial, os veículos de cinco assessores, um deles do Vale do Paraíba, seu reduto eleitoral.

Explicação semelhante foi dada pelo deputado Luciano Batista (PSB). Segundo ele, além do Astra oficial, outros quatro veículos trabalham para o gabinete. Sua assessoria explica que a equipe roda 23 cidades durante a semana – nove da Baixada Santista e 14 do Vale do Ribeira.

A deputada Analice Fernandes (PSDB) tem sua maior base eleitoral em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, mas alega que a sua cidade natal, Jales, a cerca de 700 quilômetros da capital, não pode ficar sem atenção. O gabinete informou que é desenvolvido "um trabalho atuante" na região. O deputado Rodrigo Garcia (DEM), quarto na lista de gasto com combustíveis, não retornou as ligações da reportagem.

Saldo O deputado Vicente Cândido (PT), que pediu o maior ressarcimento à Assembléia no mês de abril, alega ter utilizado o "saldo" remanescente dos meses anteriores. "De janeiro a março foram usados menos do que os R$ 18 mil e isso acumula", informou. Além disso, a sua assessoria explicou que ele apresentou um projeto de lei, no mês de março, que acabou consumindo muitas verbas com pesquisa e consultoria.

O segundo colocado na lista, Jorge Caruso (PMDB), mudou-se da Primeira Vice-Presidência para um gabinete comum após a mudança de legislatura. Segundo explicou ao Estado, por esse motivo teve de refazer todo o material gráfico – cartões de visita, papel carta, ofícios e memorando. Além disso, foram enviadas cartas para avisar da mudança. "O custo maior foi de gráfica. Após sair da Mesa, tive de mudar tudo", ressaltou o parlamentar. "Mas a minha média mensal costuma ser menor."

De acordo com o chefe de gabinete de Uebe Rezeck (PMDB), Edson Corrêa, o deputado teve um gasto mínimo em março – R$ 1.831 – e altas despesas em abril, com consumo e gráfica. "Estamos equipando todo o gabinete", explicou.

A assessoria de Ed Thomaz (PMDB) explica que o parlamentar está montando o seu escritório político em Presidente Prudente, o que explica as despesas de R$ 19,1 mil. A viagem à base, para atender às lideranças dos 53 municípios da região, teria aumentado os gastos.

Por discussão em futebol, adolescente é assassinado

0

2007-06-04 07:06:00

Uma discussão em uma partida de futebol foi o suficiente para um homem atirar em um adolescente na Mata do Jacinto. Carlos Henrique, de 16 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça por um homem não identificado com quem ele discutiu em uma partida de futebol.

Segundo relatou a prima dele à polícia, a partida aconteceu em um campo no assentamento no fundo da Mata do Jacinto. Carlos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros no local, mas não chegou vivo ao posto da Nova Bahia.

Eldorado, Japorã e Eldorado vacinam o gado bovino

0

2007-06-04 06:37:00

 Em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde ocorreu o foco de febre aftosa em 2005, a imunização dos 120 mil animais da região será realizada diretamente pelos técnicos da Iagro durante o mês de junho. Conforme o site de notícias do governo do Estado, paralelamente à vacinação, será realizada ainda a identificação individual com brincos em todo o rebanho e também a segunda etapa do abate sanitário dos animais.

Na região da área de risco sanitário, também será coletado material para a realização do inquérito sorológico, que avaliará a circulação viral de febre aftosa.

No restante do Estado, a primeira etapa de coleta para a sorologia, exigida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), termina nesta quinta-feira. O trabalho estabelece que os animais envolvidos no inquérito (36 mil em cada uma das duas amostragens) não podem ser vacinados contra a aftosa a não ser que haja autorização oficial.

No restante das regiões de planalto, a vacinação terminou no dia 31 para os rebanhos de bovinos e bubalinos. O registro deve ser feito na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta) até o dia 15.

No Pantanal, a campanha prossegue até o dia 15 de junho e o registro pode ser feito até o dia 30. Em todo o Estado, a previsão é vacinar cerca de 24,7 milhões de animais.

Temperaturas no Estado ficarão entre 2 e 5 graus

0

2007-06-04 06:15:00

Nova massa de ar provoca a queda de temperaturas no Estado, neste final de semana. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta que este período será de frio intenso. As temperaturas mínimas ficarão entre 2 e 5 graus nas áreas mais altas e chegarão a 6 a 10 graus nas demais regiões. Moradores de rua devem ficar atentos nestes dias já que sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do sul.

EUA: menino mata "porco-monstro" de meia tonelada

0

2007-06-04 05:15:00

Um menino de 11 anos tornou-se uma celebridade entre os caçadores do Estado americano do Alabama. O pequeno Jamison Stone e seu revólver calibre 50 foram os responsáveis pela morte de um javali de quase meia tonelada e quase três metros após uma caçada que durou três horas. O grande animal ganhou logo o apelido de "porco-monstro" ou "Javazilla" em referência à criatura fictícia Godzilla.Incialmente chegou a ser noticiado que o javali era uma criatura selvagem e chegava a pesar duas toneladas e que havia aparecido por acaso na caçada de Jamison e seu pai, Mike Stone.


Dias depois, entretanto, o jornal Aniston Star, da cidade de Fruithurst, apurou que o javali na verdade era parte da criação que Phil Blissitt mantinha, e se chamava Fred.


Blissitt contou que Fred, o "Javazilla", foi vendido para a fazenda Lost Creek Plantation, onde ocorreu a caçada, quatro dias antes de ser morto por Jamison.


Ele disse que havia comprado Fred para dar de presente a sua mulher. Meses depois vendeu todos os animais de sua criação para se dedicar a outra atividade.


Segundo Blissitt, ele não encontrou compradores para Fred por se tratar de um animal muito grande. Ele também afirmou que Fred estava se tornando agressivo e assustava os visitantes de sua fazenda.
Jamison, seu pai e Blissitt se encontraram depois da caçada. "Ele (Blissitt) foi gentil ao dizer que o javali estava muito grande e precisava ser abatido. Ele apertou as mãos do meu filho e disse que ele não havia matado o animal de estimação da família", contou Stone à agência AP

Setor rural poderá recorrer contra Fundersul

0

2007-06-04 04:01:00

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária ainda poderá recorrer contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que esta semana considerou constitucional a Lei 1.963/99 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que criou o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário Estadual (Fundersul).


 A informação é do advogado Gervásio Alves de Oliveira Júnior, autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela CNA na mais alta corte de justiça do País em 1999, baseada no argumento de que o Fundo cobrado sobre a comercialização de produtos agropecuários fere a Constituição ao sobrepor uma atribuição federal para estabelecer uma nova forma de tributação aos produtores rurais.


O Fundo foi implantado no primeiro mandato do Governo Zeca do PT. “Estamos esperando a publicação do acórdão do julgamento para avaliar se cabe recurso em âmbito interno, ou seja, no próprio Supremo. Levamos em consideração, por exemplo, o fato de a sentença não ter sito por unanimidade. Foram seis votos a favor e um contra numa corte formada por 11 juizes, além do que a própria AGU (Advocacia Geral da União) já havia se manifestado pela inconstitucionalidade”, comentou Gervásio Alves de Oliveira Junior.


O processo teve como relatar o ministro Gilmar Mendes, que se posicionou contra a Adin. Dos seis ministros presentes apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou favoravelmente ao pleito defendido pelos produtores rurais. “Não podemos negar a validade da decisão do Supremo, mas discordamos dela. Essa decisão representa o aval do STF para que os governos estaduais passem a criar impostos por conta própria”, comentou Gervásio.

Rafael Sperafico é o campeão da Stock Car Light na Capital

0

2007-06-04 03:15:00

 Líder durante toda a prova, Rafael Sperafico, da FTS Competições, conquistou a vitória na terceira etapa do campeonato de Stock Car Light, em Campo Grande (MS). Em uma prova com muitas derrapagens, rodadas e algumas batidas, Sperafico conseguiu se isolar dos demais pilotos e cruzar a linha de chegada 12.3 segundos à frente do segundo colocado, Gustavo Sondermann, seu companheiro de equipe.


Logo no princípio, um acidente envolvendo Alexandre Cunha, terceiro colocado no campeonato, Vicente Siciliano e Murilo Macedo fez a prova ser interrompida com bandeira vermelha. Parado na meio da curva, Cunha foi acertado por Macedo, o que destruiu a roda traseira esquerda de Cunha.


Os três saíram da prova. Depois da relargada, Sperafico começou a abrir vantagem e a disputa passou a ficar entre Eduardo Santos, Gustavo Sondermann e Norberto Gresse Filho. Sondermann forçou para cima de Santos e conseguiu a ultrapassagem na décima volta. A terceira colocação foi disputada até a última curva, entre Eduardo Santos e Angelo Serafim, que fez uma corrida de recuperação, já que largou na oitava posição.


Confira abaixo a classificação:
1º) Rafael Sperafico (PR), 24 voltas em 41:30.428 (média de 119.10 km/h)
2º) Gustavo Sondermann (SP), a 12.312
3º) Angelo Serafim (SP), a 15.774
4º) Eduardo Santos (RJ), a 16.487
5º) Ariel Barranco (PR), a 21.242
6º) Norberto Gresse F° (SP), a 22.117
7º) Renato Russo (SP), a 25.679
8º) Tiago Gonçalves (SP), a 27.818
9º) Caio Travaglini (SP), a 39.016
10º) Rafael Daniel (SP), a 43.901
11º) Afonso Bastos (SC), a 52.801
12º) André Bragantini (MS), a 59.084
13º) Claudio Gontijo (SP), a 59.224
14º) Filipe Nogueira (SP), a 59.619
15º) Leandro Romera (SP), a 1:00.306
16º) Diogo Pachenki (PR), a 1:06.173
17º) Elias Nascimento Jr (RJ), a 1:11.350
18º) Eduardo Borges (PB), a 1:14.761
19º) Rodrigo Stefanini (SP), a 1:16.526
20º) Serafin Junior (RJ), a 1:19.479
21º) José Castilho (PR), a 1:21.925
22º) Fernanda Parra (SP), a 1 volta
23º) Cristiano Federico (SP), a 7 voltas
24º) Leonardo Gomes (SP), a 7 voltas
25º) Cadú Pasetti (SP), a 17 voltas
26º) Leonardo Burti (SP), a 18 voltas
27º) Lucas Molo (RJ), a 23 voltas

Concurso atrai milhares de pessoas na Capital

0

2007-06-04 02:14:00

O concurso do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) neste domingo atraiu milhares de pessoas do interior e de outros Estados para concorrer a um salário de R$ 3,2 mil para uma jornada de 40 horas semanais. Somente em Campo Grande, 89,7 mil candidatos disputam uma das 58 vagas, o correspondente a 1,5 mil pessoas por vaga.

Segundo a candidata de Três Lagoas, Tatiane Queiróz, de 24 anos, esta é a oportunidade de ganhar melhor somente com o nível médio no ensino, já que ela iniciou o ensino superior em uma faculdade particular e não conseguiu concluir. Para Bruno Gonçalves, de 19 anos, o valor do salário é que despertou a atenção para fazer um cursinho e prestar o concurso.

Apesar da concorrência ser grande e a questão técnica dificultar o exame, a douradense Emily Custódio de Castilho, de 23 anos, formada em administração , está em busca de um trabalho melhor, assim como o campo-grandense Eduardo de Souza, de 18 anos, que acabou de concluir o ensino médio.


Um dos fatores para o grande número de candidatos foi a taxa de inscrição ter custado R$ 13,00 e ainda o candidato ter concluído apenas o ensino médio para concorrer. As 354 oportunidades do concurso estão distribuídas entre o Distrito Federal (10), Goiás (50), Mato Grosso (58), Mato Grosso do Sul (58), Minas Gerais (39), Rio Grande do Sul (25) e São Paulo (114).

Empreiteiras patrocinaram 54,7% dos congressistas

0

2007-06-04 01:24:00

As empreiteiras patrocinaram mais da metade dos parlamentares do Congresso Nacional nas eleições do ano passado.

Reportagem publicada pela Folha (só para assinantes) deste domingo mostra resultado de um levantamento feito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre os recursos destinados pelas construtoras aos parlamentares.

Os dados revelaram que 54,7% dos parlamentares do Congresso receberam alguma verba de empresas do setor. Ou seja, as empresas bancaram 285 dos 513 deputados (55,5%) e 40 dos 81 senadores (49,3%).

Oficialmente, as construturas destinaram oficialmente R$ 27 milhões nas campanhas eleitorais.

A reportagem mostra ainda que 40% dos parlamentares financiados pelas empreiteiras é membro da Comissão de Transportes da Câmara e 37% na de Infra-Estrutura do Senado.

A reportagem revela também que o vínculo dos parlamentares com as empreiteiras tem sido o principal entreve para investigar, em uma CPI, o lobby do setor em Brasília. Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), um dos defensores da CPI da Navalha, Brasília tem o "partido das empreiteiras", o que deixa muita gente com o "rabo preso".

Na lista dos maiores beneficiados por recursos de empreiteiras estão o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o ex-presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Clínida do aborto tinha fichas de adoscentes de 13 anos

0

2007-06-04 00:15:00

A Polícia Civil encontrou no arquivo da Clínica Planejamento Familiar de Campo Grande, de propriedade da médica Neide Mota Machado, as fichas de pelo menos dez adolescentes de 13 anos de idade. Segundo a delegada Regina Márcia Rodrigues de Brito, adjunta do 1º DP (Distrito Policial), até agora haviam sido descobertas fichas de pacientes com idade entre 14 e 45 anos.

Por enquanto, as pacientes e os pais responsáveis por elas não devem ser intimados a depor, pois a delegada espera concluir as investigações e encerrar o inquérito apenas com as pacientes atendidas neste ano, já que as garotas de 13 anos de idade praticaram abortos em anos anteriores. Segundo a delegada, a descoberta de que adolescentes de 13 anos também fizeram aborto na clínica pode resultar em aumento da pena para a médica Neide Mota Machado, que ainda se encontra foragida da Polícia.

No total, já foram ouvidas mais de 50 pessoas e 26 já foram indiciadas, sendo 18 mulheres que praticaram aborto, duas mães de adolescentes, um homem que ajudou a namorada de 16 anos a praticar aborto, a dona da clínica, a psicóloga Simone de Souza, que chegou a ficar presa em uma das celas do Garras (Grupo Armado de Repressão a Assaltos e Seqüestros), e três enfermeiras. Elas negaram o crime limitando-se a informar que apenas realizar o trabalho de curetagem (retirada) do feto.

A Polícia Civil também apurava indícios de outros sete homens teriam ajudado adolescentes a praticar abortos na clínica. Entretanto, apenas um dos oito homens suspeitos foi indiciado porque existe uma prova material contra ele, já que a Polícia localizou na clínica um cheque no valor de R$ 2,5 mil pago pelo homem para realizar o aborto na namorada de 16 anos. Nenhum dos homens interrogados confessou que as namoradas realizaram abortos na clínica.

Habeas corpus  – A médica Neide Mota Machado já acumula derrotas na Justiça, tanto na primeira como na segunda instância, assim como em instância superiores. A última derrota foi na 2ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que indeferiu, por unanimidade, o pedido de habeas corpus impetrado pela médica. A decisão acompanhou parecer do desembargador Carlos Stephanini, relator do habeas corpus, que indeferiu o pedido feito pela defesa de Neide.

A médica já teve duas derrotas em instâncias superiores, sendo a primeira no STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde o ministro Félix Fischer, da 5ª Turma Criminal, solicitou informações ao TJ/MS sobre o caso e pedindo vista ao MPF (Ministério Público Federal) para só depois julgar o mérito sobre o pedido de habeas corpus. Outra derrota foi na semana passada, quando o ministro Carlos Brito, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou seguimento ao habeas corpus, com pedido de liminar, por entender que o pedido não caberia ao Supremo e, por isso, barrou a ação sem julgar o mérito.

A Polícia Civil confirmou que a clínica recebia pacientes de vários Estados, principalmente de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, sendo que grande parte das pacientes já foi identificada, devidamente catalogada e será intimada a depor por carta precatória. Em nível de registro profissional, a médica, que confessou em reportagem da Rede Globo praticar abortos, já foi notificada pelo CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) e, caso seja condenada pela sindicância médica, pode receber advertências ou até mesmo ter o registro cassado.

Em outros dois processos por aborto a médica foi condenada pela Alínea C da Lei nº 3.268/57, do Código Médico, que determina censura pública em publicação oficial. “Ela já respondeu a quatro processos no período de 1986 a 1992, tendo sido apenada em dois desses processos. Porém, em ambos, não se comprovou a realização do procedimento de aborto. Os casos tiveram origem na publicação de uma reportagem por um jornal diário e na sua defesa a médica afirmou que não havia concedido a entrevista. Assim, não havia uma prova substancial”, destacou o vice-presidente do Conselho, médico Antônio Carlos Bilo.

Bilo ainda informou que o processo contra a médica deve durar pelo menos 120 dias, caso não ocorra nenhuma intervenção jurídica, ou seja, como ela foi notificada em abril, o prazo termina em agosto. “Os prazos que existem são apenas de relatoria, seguindo uma cronologia natural do CRM. O conselheiro sindicante terá 30 dias para instruir o processo. O relator terá mais 60 dias para apresentar seu parecer. Já o conselheiro revisor terá mais 30 dias para realizar seu relatório, para então o CRM marcar a data do julgamento”, revelou.

Começam amanhã inscrições para ProJovem

0

2007-06-03 23:07:00

Criado em 2005, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) abre inscrições na segunda-feira (4). A inscrição é aberta a jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental e que não tenham emprego formal.

Cada aluno, como forma de incentivo, recebe um auxílio de R$ 100 por mês, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e cumpra com as atividades programadas. Por falar em atividades, a carga horária de 1600 horas, desenvolvidas em 12 meses consecutivos e inclui disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês, de informática, aprendizado de uma profissão e atividades sociais e comunitárias de forma integrada.

As inscrições poderão ser feitas de graça pelo telefone 0800 722 7777 até o dia 27 de julho. Serão oferecidas 76.120 novas vagas em todo o Brasil. Outras informações na página da internet www.projovem.gov.br.

Conselho autoriza renegociação de dívidas do FCO Rural

0

2007-06-03 22:04:00

O Condel/FCO (Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) aprovou ontem a resolução nº 14/2007 que permite a renegociação das dívidas do FCO Rural vincendas e vencidas em 2007, sendo do que na Região Centro-Oeste estão passíveis de prorrogação cerca de R$ 747 milhões.

Dos volumes apresentados pelo Banco do Brasil, no Centro-Oeste, as parcelas em aberto entre os meses de janeiro a abril somam R$ 26,8 milhões. A resolução do Condel permite ao Banco do Brasil (agente financeiro do Fundo) a utilização de critérios individuais de análise que comprovem a necessidade de ampliação do prazo de pagamento por falta de liquidez do produtor.

Conforme a modalidade do financiamento, a parcela 2007 se transformará na última do contrato, ou seja, vencerá no ano seguinte ao pagamento da última prestação do contrato. Caso a modalidade seja de investimento, os vencimentos mantém-se anuais e no caso de custeio – onde o pagamento pode ser trimestral ou semestral – a rolagem da parcela 2007 obedecerá o contrato, sendo que o mesmo vale para as taxas de juros que as mesmas contratadas na operação.

O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Totó Parente, observa que o volume que deveria ser desembolsado pelos produtores para o pagamento das parcelas poderá ser reinvestido na propriedade rural, seja para a capitalização do produtor, como no custeio da safra ou em infra-estrutura. A decisão foi acordada durante a 43ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em Cuiabá (MT) e que contou com a participação de representantes dos quatro Estados da região s e de entidades ligadas aos setores empresarial e rural.

Para o FCO Rural, o Condel também aprovou a concessão de financiamentos para custeio agrícola e pecuário aos produtores rurais enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) até o montante de R$ 240 milhões a ser aplicado no período de julho de 2007 a junho de 2008, conforme previsto no Plano Safra (07/08), que será anunciado na segunda quinzena deste mês. Os conselheiros decidiram por aprovar a elevação dos tetos de classificação quanto ao porte do FCO Rural.

Com essa decisão, serão considerados miniprodutores rurais e extrativistas aqueles que tiverem renda bruta agropecuária anual de até R$ 110 mil, pequeno acima de R$ 110 mil, médio a partir de R$ 220 mil e grande aquele produtor que tiver renda anual bruta acima de R$ 1,4 milhão. Dentro do Programa de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento do Sistema de Integração Rural, o Conselho aprovou a possibilidade de financiamento de custeio dissociado nos seguintes limites: para miniprodutor o valor máximo por cliente é de R$ 50 mil, para pequeno produtor esse valor passa a ser R$ 100 mil, para o médio o valor é de R$ 200 mil e para o grande produtor rural o valor máximo é de R$ 400 mil.

No que se refere ao FCO Empresarial, o Condel aprovou o financiamento de capital de giro dissociado no programa de infra-estrutura econômica nas mesmas condições previstas nos demais Programas do Fundo, e de ampliar o prazo de reposição dos financiamentos para até 15 anos, incluído o período de carência de até cinco anos. Atualmente esse prazo é de até 12 anos, incluído o período de carência de até três anos.

A partir do dia 1º de julho, entrará em vigor a nova classificação quanto ao porte do FCO Empresarial também aprovada pelo Condel ontem. A partir desta data serão considerados micro empreendimentos empresas com receita de até R$ 240 mil, pequena acima de R$ 240 mil, média acima de R$ 2,4 milhões e grande acima de R$ 35 milhões de receita bruta. Até então a classificação quanto ao porte considerava micro empreendimento a empresa que possuía receita anual bruta de até R$ 433 mil, pequena acima de R$ 433 mil, média acima de R$ 2,1 milhões e grande acima de R$ 35 milhões.