13.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 10887

Sete Quedas:Câmara quer asfalto ligando a Paranhos

0

2007-06-30 13:13:37

Vilson Nascimento

A mesa diretora da Câmara Municipal de Sete Quedas encaminhou ofício ao deputado estadual Paulo Corrêa (PR), pedindo a intervenção do parlamentar junto ao Governo do Estado no sentido de realizar a pavimentação da rodovia MS 299 no trecho que liga Sete Quedas a Paranhos pela linha internacional que divide Brasil e Paraguai.

Na justificativa da solicitação que foi entregue em mãos ao deputado pelos vereadores José Ferreira de Souza o “Coró” (DEM), Iara Vandramini (DEM) e Valdomiro Luiz de Carvalho, o “Miro da Carioca”, (PTB) os vereadores apontaram que a ligação asfáltica entre os dois municípios é de fundamental importância no âmbito sócio-econômico, tanto para Sete Quedas como para Paranhos e seria de fundamental importância para o desenvolvimento da região.

No documento que além dos vereadores já citados, conta também com a assinatura e o respaldo do presidente da
Câmara de Sete Quedas, vereador Amadeu Hugo Alessi (PSDB) e do vereador Francisco José Palangani, os parlamentares ressaltam, também, que a pavimentação entre os dois municípios, além de beneficiar um grande número de produtores rurais, entre eles, as famílias do Assentamento São José do Jatobá em Paranhos, irá possibilitar a industrialização da região, tendo em vista que, segundo os vereadores, já existe um projeto para instalação de uma usina de álcool entre os dois municípios e para que o projeto seja tirado do papel o asfalto é um quesito de fundamental importância.


Mel vira sistema de alarme contra poluição

0

2007-06-30 12:30:37

A colméia não é apenas a casa das abelhas: pode ser também um detector sofisticado e relativamente barato de poluentes dos mais variados tipos, indica uma pesquisa feita por cientistas da USP e da Unesp de Bauru, no interior paulista. Acontece que o mel produzido pelos insetos traz um registro espantosamente preciso das substâncias presentes no ambiente que os cerca, trazendo informações sobre, por exemplo, o uso de pesticidas nas flores que elas visitam.

O trabalho de campo que chegou a essas conclusões foi coordenado por Marcos Vinicius Almeida, mestrando da USP de São Carlos. Almeida e seus colegas usaram como "voluntárias" as abelhas de um conjunto de colméias experimentais, que fica na Reserva Campo Novo Vargem Nova, em Bauru. Trata-se de uma área de mata nativa perto do campus da Unesp da cidade.

Embora morem perto da floresta, as abelhas domésticas (da espécie Apis mellifera) da reserva também visitam as regiões vizinhas, que incluem plantações de milho, pomares com mangas, pastos, uma área industrial e uma pista de kart. Almeida explica que a grande quantidade de indivíduos em cada colméia de abelhas ajuda a fazer uma cobertura bastante ampla da região – é quase como se elas fossem milhares de pequenos sensores, conseguindo amostras de todo o ambiente.

Essas amostras podem vir de quase todo o tipo de substrato, diz o pesquisador: "Os poluentes que encontramos podem vir da seiva das plantas, da água que as abelhas usam ou mesmo pelo ar, via dispersão atmosférica". O resultado é que o mel obtido em Bauru contém nada menos que 48 pesticidas diferentes. Alguns deles pertencem ao grupo dos organoclorados, especialmente tóxicos e proibidos no Brasil desde a década de 1980. Isso, no entanto, não é necessariamente motivo de preocupação, ressalva Almeida. "A maioria dos poluentes que achamos estão na faixa dos ppbs, ou partes por bilhão", conta ele. "Só um, o melation, aparece dentro da faixa dos ppms, ou partes por milhão."

Os níveis, por si sós, não são preocupantes para quem queira consumir o mel, por exemplo. Mas o trabalho é uma prova de princípio de que o doce produto do trabalho das abelhas pode ser usado como um indicador de qualidade ambiental. "Seria um sistema de alerta", diz o pesquisador da USP. Fábricas poderiam simplesmente instalar colméias em seus arredores e depois mandar analisar o mel, em vez de instalar aparelhos complicados. A única desvantagem é a análise do mel, que é relativamente complexa devido à composição do material. As informações são do portal de notícias G1.

Amambai:Acidentes deixaram duas vítimas hoje

0

2007-06-30 11:57:37

Vilson Nascimento

Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros Militar ao se envolverem em acidentes na manhã desse sábado em Amambai.

O primeiro acidente aconteceu por volta das 7h da manhã no centro da cidade quando uma motocicleta Bis, que estava sendo conduzida por uma adolescente de 17 anos acabou se chocando com uma caminhonete S-10.

O segundo acidente aconteceu na região da Vila Doriane quando uma motoneta Hero Puch veio a se chocar contra um cavalete colocado na rua, em um trecho em obras. Nos dois casos os condutores das motos sofreram escoriações leves.


Justiça aceita denúncia contra 2 delegados e 1 agente

0

2007-06-30 11:55:37

O juiz Joviano Castro Caiado, da 4ª Vara Criminal de Campo Grande, aceitou, esta semana, a denúncia de peculato feita pelos promotores Clóvis Smaniotto e Jiskia Trentin, que integram o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), contra dois delegados e um agente da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Os denunciados, os delegados Miriam Elizabete de Lemos Dutra, 58 anos, e Silvério Arakaki, 53 anos, e o agente Volindomar Paimel de Queiróz, 43 anos, são acusados de serem responsáveis por um esquema de desvio de dinheiro público utilizando cartões que eram usados para abastecer os veículos oficiais.

Com a aceitação da denúncia pelo juiz, no último dia 27, agora a próxima fase é marcar os interrogatórios dos policiais acusados de peculato, crime exclusivo dos detentores de cargo público e pode gerar condenações de 2 a 12 anos de reclusão e ainda multa pecuniária. São arroladas no processo oito testemunhas de acusação.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública anunciou que os servidores sofreriam processo administrativo para investigar as irregularidades. Já a defesa defendia que não havia elementos para que a justiça aceitasse a denúncia.

A denúncia – Conforme a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual), os delegados e o agente foram beneficiados por um esquema que existiu de março a junho de 2002, depois que o governo do Estado firmou um convênio com a distribuidora de combustível Taurus, prevendo o abastecimento da frota oficial nos postos da rede com o uso de cartões magnéticos. Uma falha no sistema permitia a irregularidade, diz o texto. A investigação aponta que os servidores se beneficiavam se apossando de dinheiro ou do próprio combustível.

Creditar os cartões para abastecimento estava entre as funções de Miriam Dutra, na época diretora de Administração da DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil). A denúncia aponta que a delegada e o colega Silvério Arakaki, que atuava na Primeira Delegacia de Polícia Civil, junto com Volindomar Paimel, e eram "gestores" do sistema de abastecimento dos veículos, usaram uma viatura policial fora de uso para o desvio.

Consta do procedimento administrativo que gerou a denúncia à justiça que, durante três meses, a Blazer placas HQH-7881 foi abastecida com 1.950 litros de gasolina, o equivalente, na época, a R$ 3.385,79. Só que a viatura, segundo a investigação, havia sofrido um acidente em janeiro daquele ano e estava parada, a espera de conserto, no estabelecimento identificado como Auto Peças Rocket Ltda. Pelo que foi apurado, a Blazer ficou no local até outubro de 2002. "Apurou-se, ainda, que tal viatura não possuía condições de trafegar. Logo, não era possível que gastasse combustível", diz o texto.

O esquema desafiava leis da física, informam os promotores, uma vez que a viatura, pelo registro oficial, era abastecida, num mesmo dia, além da capacidade do tanque de combustível.

Laranjas – Os promotores indicam, também, que os delegados e o agente usavam nome e CPF de funcionários que sequer pertenciam aos quadros da polícia para inserir os créditos, para tentar não despertar atenção. São relacionados quatro nomes de laranjas que eram utilizados.

A peça de denúncia diz que os três servidores públicos cometaram o crime de peculato por repetidas vezes. Os delegados Mirian Dutra e Silvério Arakaki, conforme o texto, cometeram peculato por 37 vezes, ou seja, a cada abastecimento irregular da viatura. O agente Volindomar, ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de MS, é acusado de infringir a lei por 21 vezes.

Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado

0

2007-06-30 11:53:37

O sorteio do concurso 880 da Mega-Sena será realizado neste sábado (30), em Lages (SC), e deve pagar R$ 16 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas podem ser feitas até as 19h.

O concurso 879 da Mega-Sena não teve acertadores. As seis dezenas foram sorteadas, na noite de quarta-feira (27), em São Paulo (SP), pela Caixa Econômica Federal. Os números foram: 10 – 28 – 29 – 35 – 42 – 46.

Maior prêmio – A maior premiação da Mega-Sena em 2007 saiu em um concurso realizado em 10 de janeiro. Um apostador de Goiás recebeu R$ 52,8 milhões. Já o maior prêmio da história foi pago para um apostador de Salvador (BA), em outubro de 1999. Ele ganhou R$ 64,9 milhões.

Amambai:PF apreende carregamento de maconha

0

2007-06-30 11:36:37

Vilson Nascimento

Polícia Federal realizou a apreensão de um grande carregamento de maconha durante operação realizada na manhã desse sábado, 30, em Amambai.

A droga, que ainda não foi pesada, más poderá ultrapassar 2 toneladas, segundo a PF, estava sendo transportada a granel na caçamba de um caminhão Ford de cor branca com placas de São Paulo e os tabletes estavam divididos em sacos de náilon.

O motorista do caminhão, um ex-presidiário que já teria cumprido pena, também por tráfico de drogas em Amambai e seria residente na região de Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai, foi preso em flagrante. As investigações continuam.
Todos os direitos reservados
É permitido a reprodução, desde que citada a fonte


Morre presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária

0

2007-06-30 11:23:37

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Antônio Ernesto Werna de Salvo, faleceu ontem (29). O sepultamento será hoje (30), no Parque da Colina, em Belo Horizonte (MG), às 16 horas (horário de Brasília – DF).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Ademar Silva Junior, e o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Indígenas da CNA e ex-presidente da entidade, Léo Brito, participam do sepultamento amanhã. “Antonio Ernesto foi um líder e um exemplo para os produtores rurais do País. Vamos prestar nossas últimas homenagens”, declarou o presidente, que estava acompanhado da diretora-tesoureira, Lizete Brito, e da secretária de Estado de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que também foi diretora da entidade.

Currículo – Antônio Ernesto foi engenheiro-agrônomo, formado pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, em 1955, no Rio de Janeiro. Fazendeiro em Curvelo, Minas Gerais, cidade onde nasceu, administrou a Fazenda Canoas, onde foi criador reconhecido pela excelência do rebanho da raça Guzerá. Seu conhecimento a respeito do assunto tornou-o membro do Colégio Brasileiro de Juízes e do Conselho Técnico do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba (MG). Foi vice-presidente e presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil.

Foi presidente da CNA por cinco mandatos, e reeleito em outubro de 2005 para mais um triênio à frente da entidade que representa os produtores rurais brasileiros. Presidiu também o Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil – Rural Brasil, que reúne nove entidades do setor primário, que respondem majoritariamente pela renda, produção, exportação e geração de empregos do setor rural: CNA; OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras; SRB (Sociedade Rural Brasileira); ABC (Associação Brasileira de Criadores); ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu); Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA); CNC (Conselho Nacional do Café); UBA (União Brasileira de Avicultura) e UDR (União Democrática Ruralista). Em novembro de 1997, foi eleito presidente da Confederación Interamericana de Ganaderos y Agricultores (CIAGA), que reúne as entidades representativas de produtores rurais das três Américas.

Começou a atuar na área de representação sindical como presidente e fundador do Sindicato Rural de Curvelo. Também foi presidente e fundador da Associação Mineira de Criadores de Zebu, em sua cidade natal. Posteriormente, assumiu por dois mandatos a vice-presidência da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), na qual atuou, ainda, como membro e presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Corte. Em 1984, foi eleito presidente da FAEMG.

Além de presidente CNA, também presidiu o Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Paralelamente, atou como membro titular do Conselho Político Empresarial; do Conselho Nacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); do Conselho do Agronegócio (Consagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).


Elaborou vários trabalhos técnicos na área de zootecnia, publicados pela Escola Veterinária da Universidade de Minas Gerais. Entre eles, o livro Guzerá 50 Anos – Fazenda Canoas – Curvelo – MG. Por sua atuação na liderança do setor agropecuário, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, do TST, e a Comenda da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

Dois homens são presos com dólares na cueca e nas botas

0

2007-06-30 10:39:37

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (29), durante uma abordagem de rotina da Polícia Militar, em Goiânia (GO), com US$ 50 mil escondidos nas botas e na cueca de um deles. Eles estavam em uma motocicleta.

Um dos presos tem duas passagens na polícia por tráfico de drogas. Os dois foram encaminhados à Polícia Federal e os dólares apreendidos.

À polícia, eles disseram que o dinheiro foi comprado em uma casa de câmbio e seria usado na aquisição de uma picape. A origem do dinheiro será investigada pela polícia, que também vai verificar se as notas são verdadeiras.

 Na calcinha – Uma mulher foi presa com 600 gramas de pasta base de cocaína escondidos na calcinha quando viajava em um ônibus para Mantena (MG), nesta quinta-feira (28). Segundo a Polícia Civil, a mulher recebeu R$ 500 para fazer o transporte da droga.

Amambai:Prefeitura apóia 11º Encontro de Clubes de Laço

0

2007-06-30 10:03:37

Acontece nos dias 6, 7 e 8 de julho, em Amambai, o 11º Encontro Interestadual de Clubes da Laço. A festa esta sendo promovida pelo Clube de Laço Sentinela de Amambai e a Prefeitura Municipal. O encontro vai reunir laçadores dos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná e será realizado na sede do Clube de Laço União Amambaiense, situada na rodovia MS 485, que liga os municípios de Amambai a Aral Moreira. Os organizadores prevêem a participação de 80 equipes, 500 laçadores e publico de 15 000 pessoas nos três dias de festa.

Através da Fundesc(Fundação de Desporto e Cultura) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a administração municipal esta garantindo apoio financeiro e também realizando serviços de limpeza, poda de grama e pintura, no local da competição. Parte da arrecadação da festa será repassada para cinco entidades do município. Serão beneficiadas a Apae(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Unificam(União dos Deficientes Físicos de Amambai), AVVA(Associação Viva Vida de Amambai), Lar do Idoso e Clube de Mães.

De acordo com o presidente do Clube Sentinela, Jairo Gonçalves Martins, a administração municipal á a principal parceira do clube. “Sem o apoio do prefeito Sérgio Barbosa não teríamos condições de realizar uma festa deste porte”, afirmou o patrão.

O prefeito Sérgio Barbosa afirmou que a administração municipal tem apoiado todas as atividades esportivas do município e incentivado a participação das entidades filantrópicas na realização dos eventos. “O laço cumprido é um esporte tradicional e popular, junto a nossa população, e agora esta envolvendo as entidades nas suas promoções. Com isso, estamos incentivando o esporte e apoiando as entidades”, afirmou o prefeito.   
 

Programação

Dia 06, sexta-feira, 13h – Medição dos Laços
                                14h – Inicio das inscrições para Vaca Gorda
                                18h – Inscrições das equipes
                                18h30 – Abertura Oficial
                                 20h – Baile Carapé
 

Dia 07, sábado, 06h – Inicio das Provas de Laço
                          12h – Almoço na sede do clube
                           23h – Baile na sede do Clube com a Banda Garrafão
 

Dia 08, domingo, 07h – Taça de Bronze
                             11h – Taça Interestadual
                             12h – Almoço na sede do Clube
                             13h – Taça Patrão
                             14h – Taça de Prata
                             15h – Taça de Ouro
                             16h – Entrega de Troféus
 

Patrão – Jairo Gonçalves Martins

Baile = Conjunto O Garrafão


Sacoleiros pagarão uma alíquota única de 25% em tributos

0

2007-06-30 09:59:37

 A Receita Federal informou nesta sexta-feira (29) que o limite para compras de sacoleiros no Paraguai pode ficar abaixo dos R$ 240 mil pleiteados pelo governo do Paraguai, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião de cúpula do Mercosul. O valor ainda não está definido, mas a idéia é que os sacoleiros – que compram produtos no país vizinho e revendem no Brasil – possam trazer entre R$ 120 mil e R$ 150 mil em produtos por ano.

A decisão final vai ser tomada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Este é um limite que seria aceitável [de R$ 120 mil a R$ 150 mil], mas a decisão é do Ministério da Fazenda", disse secretário-adjunto da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Segundo ele, poderá ser estabelecido também um limite por quantidade de produtos.

Nesta sexta-feira (29), o governo baixou medida provisória para dar início ao processo de regulamentação dos sacoleiros, mas os detalhes sobre como isso ocorrerá deverão ser divulgados na semana que vem pela Receita Federal. O órgão espera que o novo sistema esteja totalmente funcionando, porém, dentro de 90 dias. "Antes do Natal já teremos produtos importados legalmente", disse Barreto.

Alíquota- A Receita Federal informou ainda que a alíquota de 42,25% para os tributos federais, que consta da medida provisória, será a "alíquota máxima" cobrada dos sacoleiros. Segundo Barreto, o presidente Lula definirá posteriormente, por meio de decreto, a alíquota que efetivamente valerá.

O secretário-adjunto da Receita informou que ela será de 25%, como divulgado pelo governo paraguaio nesta sexta-feira. De acordo com Barreto, da Receita Federal, o valor de 25% para os tributos federais foi fixado pelo fato de que essa seria a alíquota média pelo sistema vigente. "A alíquota única foi fixada em 25% para não trazer concorrência desleal para os produtores brasileiros", disse.

Entretanto, essa alíquota refere-se apenas aos tributos federais (Imposto de Importação, Imposto Sobre Produtos Industrializados, PIS e Cofins). Ainda será fechado com os estados um acordo para que também seja cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – desta forma, o total pago em tributos ficará acima de 25%.

Atualmente, todos os valores que excedam a cota de US$ 300 por mês têm de ser taxados pela Receita Federal. Há, porém, alíquotas diferentes para cada produto. Conforme a mercadoria, o valor pago no novo sistema pode ser reduzido – caso de produtos de informática, por exemplo. Atualmente, esses produtos pagam Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 10% a 15% e passarão a ser tributados com uma alíquota de 8% neste imposto [embutida nos 25% do tributo único].

Regime especial- O texto da medida provisória informa que será criado um regime especial de tributação, chamado de Regime de Tributação Unificada (RTU). Para poder participar do regime, os sacoleiros terão de constituir microempresas, que serão inseridas no Simples Nacional, não podendo, portanto, ter faturamento superior a R$ 240 mil por ano. 
Segundo a Receita Federal, fica proibida a importação de armas e munições, fogos de artifício, explosivos, bebidas (inclusive alcóolicas), cigarros, veículos automotores em geral, embarcações de todo o tipo, medicamentos e pneus usados, entre outros.

A Receita Federal informou ainda que será divulgada uma lista, por meio portaria interministerial do Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento, contendo os produtos que poderão ser importados por meio deste regime especial. A lista deverá ser divulgada na próxima semana.

Produtos falsificados– A Receita Federal informou ainda que não vai legalizar a entrada de produtos falsificados no Brasil por meio deste sistema. Segundo Barreto, esses produtos serão apreendidos na fronteira. "Não corre esse risco [de entrar produtos falsificados]", afirmou ele.

Para poderem entrar com os produtos no Brasil, informou a Receita, os sacoleiros terão de apresentar a nota fiscal da compra realizada no comércio paraguaio. Em 2006, o órgão informou ter apreendido na fronteira cerca de R$ 1 bilhão em produtos.

Em Ponta Porã, CPI da Enersul houve reclamações

0

2007-06-30 09:29:37

A Enersul estaria cobrando um valor abusivo de assentados da região de Ponta Porã. A denúncia foi feita pela vereadora da cidade, Dulce Manosso (PSDB/MS), em audiência pública, realizada pela CPI da Enersul na cidade. “Eu trouxe aqui as contas de dez lotes que estão pagando mais de R$ 6 mil por um pivô central. Além disso, os próprios assentados é que têm que fazer a leitura do consumo, sob pena de suas contas serem faturadas de forma aleatória”, disse a parlamentar aos representantes da Assembléia Legislativa.


Os deputados Paulo Corrêa (PR), presidente da CPI, Marquinhos Trad (PMDB), relator, Youssif Domingos (PMDB), membro da CPI, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o Professor Rinaldo (PSDB) foram recepcionados na Câmara Municipal. Manosso (PSDB) conduziu a abertura dos trabalhos, representando o presidente da Câmara, Marcelino Nunes de Oliveira (PT). O prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt (PSDB), foi representado pelo secretário municipal de Infra-estrutura, Hélio Peluffo.

A reunião foi marcada pela participação popular e por debates. Mais de 20 pessoas usaram a tribuna para apresentar reclamações quanto ao valor das contas de energia e atendimento prestado pela Enersul. Em vários depoimentos houve questionamentos e críticas ao poder público, ao que os deputados responderam com esclarecimentos principalmente a respeito dos mecanismos que a Enersul utiliza para a composição das tarifas e sobre a natureza das taxas incluídas nas contas de energia.

Para o deputado Paulo Corrêa, um dos pontos principais da audiência pública de Ponta Porã foi a constatação da especificidade dos problemas locais. “Cada município tem suas questões particulares. Aqui, por exemplo, temos duas usinas que geram energia para a Enersul e o município de Ponta Porã não recebe nenhum tipo de contrapartida”, comentou.

Os vereadores presentes também entregaram cópias de suas contas de energia para compor a documentação da CPI. Outras audiências públicas já estão agendadas para o período entre 5 e 20 de julho.

CPMF deve trocar de sigla e se tornar imposto permanente

0

2007-06-30 09:15:37

A Contribuição Proviária sobre Movimentação Financeira (CPMF) pode trocar de sigla e tornar-se permamente. A idéia é transformá-la em Imposto sobre Movimentação Financeira (IMF) e incluí-la na lista de impostos que serão repartidos entre União, Estados e municípios, de acordo com O Estado de S.Paulo.

A mudança se deve à decisão do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator da emenda constitucional que prorroga até dezembro de 2011 a CPMF e a Desvinculação de Receitas da União (DRU), de acatar emenda do deputado Carlos Willian (PTC-MG). Pela emenda, a contribuição vira imposto.

A divisão do valor do imposto com Estados e municípios está prevista em outra proposta de emenda, de autoria do deputado Fernando Coruja (PPS-SC). Caso seja aprovada desta forma, a União perderia pelo menos R$ 14 bilhões para seus entes confederados.

O relator disse, entretanto, que não vai tomar essa decisão sozinho. "Na terça-feira terei uma reunião com a bancada do PMDB. Antes de entregar o relatório na Comissão de Constituição e Justiça, vou submeter as emendas ao partido", afirmou.

Por terem sido instituídos por tempo provisório, DRU e CPMF têm sido prorrogadas a cada quatro anos pelo Congresso. A última prorrogação foi em 2003, o que significa que sua validade acaba no final deste ano.

A DRU permite que a livre movimentação de 20% das receitas fora das vinculações constitucionais originais, como ocorre com as contribuições da seguridade social.

Acidente na BR163 mata um jovem e fere outros dois

0

2007-06-30 09:02:37

Acidente ocorrido às 5h30 deste sábado na BR-163, a 30 quilômetros de Dourados, provocou a morte de um jovem e deixou outros dois feridos. Gabriel Saquinha Luizari morreu no local. Conforme notícia do Dourados Informa, o motorista, Lucas Ernesto Saquinha Luizari, 20, fraturou a perna esquerda e foi levado para o Hospital Evangélico. Outro jovem que estava no Gol, Diogo Saquinha Luizari, em estado de choque foi levado para o hospital de Rio Brilhante; Gustavo Leite Maldonado, 24, passageiro do carro, permaneceu no local do acidente. O quinto jovem que estava no mesmo veículo é Maurício Shinmi, 19, que sofreu escoriações leves e foi levado para o Hospital Evangélico.

Eles estavam em um Gol, DJO-6153, de Presidente Prudente (SP), que colidiu com um microônibus, de placas GLU-9890, de Rio Brilhante. Os jovens eram de Presidente Prudente (SP) e iam para Ponta Porã. Segundo o motorista do micro-ônibus, Aleandro Martineli Braga, 25, o motorista do Gol invadiu a pista contrária e ele disse ter tentado se desviar por mais de uma vez. O veículo levava 18 passageiros para a Usina Passatempo, em Rio Brilhante. São pessoas que moram em Itaporã, Pirapora e Douradina. Nenhum dos passageiros do microônibus teve ferimentos.

Sete partidas serão disputadas hoje pelo Brasileirão

0

2007-06-30 09:00:37

Sete partidas serão disputadas neste sábado pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A rodada foi aberta na quinta-feira, com os jogos entre Sport x Náutico e Figueirense x São Paulo.

Segundo o portal, hoje jogam Cruzeiro x Vasco, América-RN x Goiás, Santos x Grêmio, Paraná x Atlético-PR, Internacional x Atlético-MG, Corinthians e Fluminense x Botafogo.

A competição é liderada pelo Botafogo, com 17 pontos, seguido do Paraná, 14, São Paulo, 14, Goiás, 12, Fluminense, 12, e Corinthians, com 12 pontos.

Comercial e Naviraiense enfrentam-se este sábado

0

2007-06-30 08:44:37

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional série B começa neste Sábado (dia 30), com a grande decisão envolvendo Esporte Clube Comercial e Clube Esportivo Naviraiense. A primeira partida da decisão acontece em Campo Grande, no Estádio Morenão, às 15 horas. A partida terá como árbitro José Carlos Oliveira, auxiliado por Murilo Charão de Souza e Edmilson da Silva Rodrigues, 4º árbitro Ernani Thomaz e 5º árbitro João Lupato.

Nesta final a melhor campanha não dá vantagem para nenhuma equipe, caso haja empate em pontos ganhos, o primeiro critério é o saldo de gols da fase final, persistindo o empate teremos a cobrança de penalidades máximas.

Confira a campanha dos clubes durante a competição:

Esporte Clube Comercial realizou 14 jogos, 33 pontos ganhos, obteve 10 vitórias, 03 empates, 01 derrota, marcou 31 gols, sofreu 09 gols, saldo de 22 gols, recebeu 38 cartões amarelos e 03 cartões vermelhos. Nas fases anteriores sempre se classificou em 1º lugar no seu grupo.

O Clube Esportivo Naviraiense realizou 14 jogos, 33 pontos ganhos, obteve 10 vitórias, 03 empates, 01 derrota, marcou 32 gols, sofreu 06 gols, saldo de 26 gols, recebeu 36 cartões amarelos e 03 cartões vermelhos. Nas fases anteriores classificou em 2º lugar na primeira fase e nas 2ª e 3ª fases ficou em primeiro lugar no grupo. Tem o melhor ataque, melhor defesa e o artilheiro da competição com o atleta Junior Santos Silva com 12 gols, dividindo com o atleta Altair Tranin do Misto EC.

Até o momento foram disputadas 76 partidas, marcados 243 gols, com média de 3,19 gols por jogo, Cartões Amarelos 443 média de 5,82, Cartões Vermelhos 71 média de 0,93. Árbitro que mais atuou: Marcos Mateus Pereira em sete jogos, Auxiliares que mais trabalharam: Edson Campos Mendonça e Adanclei Neves Barros em oito partidas, 4º árbitro que mais Trabalhou: Ricardo Campos e Humberto Basílio da Costa em cinco partidas.

Navio naufraga com 300 passageiros no Pará

0

2007-06-30 08:30:37

A embarcação Jubileu, que faz transporte de passageiros entre Belém e o município de Cametá, a 150 km da capital paraense, naufragou por volta das 13h deste sábado, no rio Tocantins. O barco, que transportava 300 passageiros, afundou depois de sete horas encalhado no rio. Os passageiros estão sendo resgatados desde que o navio encalhou. Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, não há nenhum passageiro desaparecido.

O navio encalhou num banco de areia por volta das 6h, quando estava a quatro horas do município de Cametá. Uma hora depois, a informação chegou aos bombeiros do município. "Quando soubemos, mandamos imediatamente embarcações para fazer o resgate", contou o Capitão José Lélis.


Quando os bombeiros chegaram, ribeirinhos já estavam ajudando a retirar os passageiros do barco. "Alguns tinham alugado outras embarcações para levá-los até o destino final", disse o oficial.


Os ribeirinhos e as duas lanchas disponibilizadas pelos bombeiros levaram os passageiros provisoriamente para a ilha de Maiauatá, fica ao local do acidente, até que mais embarcações pudessem ir buscá-los.


Em vistoria prévia, foi verificada uma rachadura no casco da embarcação. Conforme a maré foi subindo, o navio foi encoberto pela água até que, por volta das 13h, afundou completamente. "Felizmente, conseguimos tirar todo mundo antes do naufrágio. Não temos notícia de nenhum desaparecido", contou o oficial.


Os passageiros estão sendo transportados da ilha até o município de Cametá. A viagem dura cerca de quatro horas. A Capitania dos Portos abrirá inquérito para apurar as causas do acidente.

Corpus Christi:Seqüestradores agiam com “amadorismo”

0

2007-06-30 08:28:37

Vilson Nascimento

O desfecho feliz no caso do seqüestro do adolescente brasileiroLeandro Dinei Baumnn Herbert de 16 anos, o único dessa natureza registrado na região que se tem conhecimento, foi muito comemorado, não só pelos familiares da vítima, mas também pela própria polícia que temia o pior, tendo em vista “amadorismo”, como classificaram a ação dos seqüestradores ao conduzir as negociações para o resgate.

Desde que foi levado das proximidades de sua residência, no município paraguaio de Corpus Christi, no dia 5 desse mês (junho) cuja sede está situada a 20 quilômetros da fronteira com o Brasil, até a libertação na manhã dessa sexta-feira, o jovem, filho de agricultores brasileiros, teria passado durante todo o tempo sob vigia dos marginais amarrado em árvores e troncos de madeira em matas e pastagens da região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Os Contatos- Os primeiros contatos oficiais dos seqüestradores com os familiares da vítima para o pedido de resgate teriam surgido somente uma semana após o seqüestro e os marginais teriam pedido 2 milhões de reais para libertar o jovem.

Segundo a Polícia Civil de Sete Quedas que acompanhou as investigações que estavam sendo coordenadas por uma equipe especializada em combate ao crime organizado da Polícia Nacional do Paraguai com apoio de policiais do “Grupo Tigre”, da Polícia Civil do estado do Paraná, também especializada em ações anti-seqüestro, as ligações para o pai da vítima, o agricultor Odemir Baumann partiam de telefones públicos na cidade brasileira de Sete Quedas, situada na divisa entre os dois países e em um dos últimos contatos, no domingo passado, 24, os seqüestradores teriam ficado por cerca de 20 minutos na linha.

Cativeiro- Durante dos 24 dias que o jovem permaneceu nas mãos dos seqüestradores o rapaz, que passou frio e fome e na hora que foi resgatado estava com roupas e calçados fornecido pelos seqüestradores, não foi levado para um cativeiro fixo.

Segundo a vítima eles perambulavam de um lugar para outro, sempre na região de fronteira entre Paraguai e Brasil e o único local que pararam por mais tempo foi em uma pequena “cabana” situada na linha internacional e teriam deixado o local momentos antes da chegada as equipes policiais, fato que teria ocorrido na quarta-feira, após uma denúncia.

De acordo com a polícia um dos seqüestradores que estaria encapuzado teria sido avistado por moradores da região, mas o próprio seqüestrador também teria avistado as pessoas e já prevendo uma denúncia a policiais, teria decidido abandonar o local e quando a polícia chegou para realizar o cerco os marginais já haviam fugido com a vitima.

Entrada no Brasil- Segundo informações repassadas pela própria vítima, Leandro Baumann, eles teriam entrado pela primeira vez no Brasil na noite de quinta-feira, véspera do resgate e estava sendo conduzido a pé até então para local incerto dentro do território brasileiro quando foi resgatado pela Polícia Militar de Sete Quedas por volta das 9h40 da manhã dessa sexta-feira.

Segundo a polícia o rapaz, que apresentava bom estado de saúde e apesar do sofrimento e condições adversas que atravessou durante o período que permaneceu nas mãos dos marginais, também estava bem psicologicamente ao ser libertado, informou que durante todo o período de 24 dias que permaneceu nas mãos dos marginais ele não recebeu qualquer tipo de agressão, porém as ameaças de morte eram constantes. “Eles falavam que se qualquer um deles fosse preso eu morreria na hora”, relatou o jovem ao informar que somente um deles aparecia com maior freqüência e seria o único que ele conseguiria reconhecer.

As informações dão conta que a família de Leandro já estava de posse de 1 dos 2 milhões exigidos pelos seqüestradores para libertar o garoto, mas nada foi pago. O caso continua sendo investigado, mas até a manhã desse sábado a polícia ainda não tinha nenhuma pista dos seqüestradores.   


Indices vão tornar improdutivas 60% das propriedades de MS

0

2007-06-30 07:38:37

A proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de atualizar os índices de produtividade utilizados como critério de desapropriação de áreas agrícolas destinadas à reforma agrária torna improdutivas 60% das propriedades rurais produtivas de Mato Grosso do Sul.

A informação é do advogado Gervásio Alves de Oliveira Júnior, responsável pelo setor jurídico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), explicando que o setor rural já está se organizando juridicamente para tentar barrar na Justiça caso o governo federal ratifique esses novos índices pleiteados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra.

Segundo Gervásio, a tabela atual determina que o índice de produtividade de soja deva ser de 1,2 tonelada por hectare e pelos novos índices passaria a ser de duas toneladas por hectare, o que representaria 37 sacas de soja por hectare. Na pecuária, o produtor seria obrigado a saltar de 0,3 unidade animal por hectare para 1,5 unidade por hectare de terra.

Tomando por base a produção média dos últimos anos, Gervásio Alves de Oliveira Júnior considera que em alguns casos as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul precisarão aumentar duas vezes ou mais a produção para que não sejam consideradas improdutivas e sujeitas à desapropriação para a reforma agrária.

“São índices inatingíveis. Isso sem falar nas dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação a fatores climáticos e endividamento que sempre geram problemas de produtividade”, avaliou o advogado da Famasul, afirmando que o setor rural não aceita os critérios técnicos de aferição utilizados pelo Ministério e Incra.

“A base de cálculo é a quantidade, quando deveria ser a eficiência. O produtor pode ser punido por produzir mais em menor espaço de terra”, ressaltou, completando que na aferição da produtividade das propriedades rurais o governo federal deveria considerar a evolução técnica na produção agropecuária, com o uso de novas tecnologias, computador e Internet, tratores com GPS, pesquisas genéticas, a introdução de manejos mais adequados e melhoria de qualidade das pastagens, o desenvolvimento e a geração de emprego.

Ypê-Jhú:Campeonato de futebol da Liga começa amanhã

0

2007-06-30 07:29:37

Vilson Nascimento

Começa nesse domingo, 1 de julho no campo da Nueva Estrela em Ypê-Jhú no Paraguai, o campeonato de futebol da Liga Mbaracayuense de Deportes.
A competição vai reunir cinco equipes, Nueva Estrela, Atlético Ypê-Jhú, Deportivo Ytanarã que foi o campeão da pré-liga, uma competição preparatória para a Liga Mbaracayuense, Sol Del Mayo e Deportivo Mbaracayu.

De acordo com o secretário da liga, o professor Denis Ismael Noguera Morel, o campeonato será disputado em dois turnos com todas as equipes se enfrentando entre si e o campeão do primeiro turno decidirá o título com o campeão do segundo. “Se a mesma equipe for à campeã do primeiro e do segundo turno não teremos final, será campeã direto”, disse Denis Morel.

Na primeira rodada da Liga, marcada para acontecer nesse domingo às 13h o Deportivo Nueva Estrela recebe a equipe do Sol Del Mayo e às 15h jogarão Atlético Ypê-Jhú e Mbaracayu.


Policial morre ao tentar evitar assalto na Capital

0

2007-06-30 07:17:37

Policial Militar morreu agora ha pouco na Rua 26 de Agosto com a 14 de Julho no Centro de Campo Grande. Testemunhas que estavam no local afirmam que o PM teria tentado evitar um assalto.