8.1 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 10886

Problemas no coração matam 350 brasileiras por dia

0

2007-07-01 09:26:37

O que parecia ser o ponto fraco dos homens, anda pregando susto também nas mulheres. Não é o câncer, nem são os acidentes. São as doenças cardiovasculares – como infartos e derrames – que mais matam as mulheres no Brasil: em média, 350 por dia. Um sinal de que as conquistas femininas mexeram com a saúde delas.

Na época em que as mulheres começaram a usar minissaia, tomar pílula e trabalhar fora, as doenças do coração atingiam dez homens para cada mulher. Hoje, trabalhando duro dentro e fora de casa, se alimentando mal e fumando muito, a mulher perdeu o escudo protetor. Para cada três homens com doença cardiovascular, temos uma mulher na mesma situação.

"Eles falaram que um tronco estava entupido, o que era gravíssimo", conta a dona de casa Gilda Gomes, que agora tem no peito uma enorme cicatriz e um coração que ainda está se recuperando. Gilda nunca imaginou que aos 38 anos teria duas pontes mamárias para fazer o papel das artérias perdidas. "Eu nunca esperei que isso acontecesse comigo. Pensava que só homem tinha problema, mas a mulher também tem", diz.

Gilda teve sorte. Os sintomas de que o coração feminino não vai bem enganam até os próprios médicos, costumam ser diferentes daqueles que os homens sentem. No caso dela, foram cansaço e uma dor estranha.

"Eu sentia dor no peito e um mal-estar bem devagarzinho quando subia ladeira. Aí, sentava rapidinho e voltava. Um dia, quando cheguei em casa, até falei para meus irmãos, que riram. Era uma dor muscular, jamais pensei que fosse coração", diz Gilda.

"Normalmente, o homem tem dor no peito clássica quando desenvolve um infarto, quando tem angina. Na mulher, esse infarto pode se manifestar, por exemplo, com falta de ar, sudorese fria ou com uma dor que não é localizada propriamente no peito. De certa forma, isso faz com que essa mulher não seja diagnosticada adequadamente", comenta o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) José Marconi.

O setor de cardiologia do Hospital da Unifesp tem dias específicos para atender somente mulheres. É uma maneira de alertar o público feminino sobre os riscos. "Para a mulher, o tabagismo e o diabetes são duas vezes pior. Quando você vê uma mulher que tem um infarto, possivelmente ela é mais velha. Então, ela está mais hipertensa, mais diabética e fumou mais tempo. Por isso, ela tem mais lesões", esclarece a enfermeira da Unifesp Rita Simone Moreira.

Combinação perigosa – Na Casa do Coração, Gilda descobriu que cintura maior que 88 centímetros é um perigo. Mas nada é tão perigoso para a mulher quanto à combinação bombástica de cigarro e pílula.

"Seria importantíssimo que a mulher não fumasse, porque o tabagismo é deletério para ela. Quando associado ao anticoncepcional, vira um risco brutal para ela. As artérias do coração enrijecem, ficam mais duras, e existe a possibilidade de mais lesão", alerta Rita Simone.

Gilda encontrou ajuda a tempo, desconfiou dos sintomas e aprendeu o que toda a mulher precisa fazer quando tem fatores de risco ou quando a idade vai chegando. "Procurar o cardiologista é tão importante quanto procurar um ginecologista. Depois dos 40 anos, é tão importante fazer mamografia e ultra-som quanto um check-up cardiológico", aconselha Rita Simone.

Amambai recebe última rodada do Conesul de Vôlei hoje

0

2007-07-01 07:53:37

Vilson Nascimento

Amambai recebe hoje a última rodada da fase de classificação do Grupo “A” do Campeonato Conesul de Vôlei Masculino e Feminino.

Pelo masculino Sete Quedas já garantiu a classificação e Paranhos precisa vencer apenas um set nas duas partidas que disputa contra Sete Quedas e a equipe da casa, Amambai para ficar com a segunda e última vaga para as semifinais. Já para Amambai a classificação é extremamente difícil, mas não impossível, basta vencer Sete Quedas e Paranhos por dois sets a zero.

Feminino- Pela categoria feminina Amambai já está com a vaga garantida nas semifinais do Conesul 2007 e vai jogar só para garantir o primeiro lugar do grupo enquanto Sete Quedas e Paranhos decidem quem será a outra semifinalista para enfrentar os classificados do Grupo “B” que reúne Iguatemi, Mundo Novo, Itaquiraí e Naviraí e terá a rodada decisiva no final de semana que vem.
Os jogos em Amambai terão início às 8h no Ginásio de Esportes Deputado Federal Flávio Derzi, no centro da cidade.


Pedágios ficam mais caros a partir deste domingo

0

2007-07-01 07:39:37

Os pedágios das rodovias privatizadas no estado de São Paulo serão reajustados em 4,39% a partir deste domingo (1º), de acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Quem segue de São Paulo para Campinas, a 95 km da Capita, gastava R$ 10,10 tanto na ida quanto na volta pelas rodovias Anhangüera e Bandeirantes. Com o reajuste, o gasto passará a ser de R$ 10,60 em cada sentido. A viagem total passará de R$ 20,20 para R$ 21,20.

A tarifa mais cara será a das rodovias Anchieta-Imigrantes, administradas pela Ecovias, que ligam a Capital ao Litoral Sul. O preço do pedágio passará de R$ 14,60 para R$ 15,40. Quem subir a serra a partir de Santos pagará R$ 0,40 a mais – o pedágio dessa praça custará R$ 7,20. Já o motorista que sair de São Vicente, no sentido Capital, desembolsará R$ 4,20, um acréscimo de R$ 0,20.

O reajuste leva em conta o IGP-M acumulado entre junho de 2006 e maio de 2007. Há dois anos, a tarifa de rodovias administradas por concessionárias não tinha aumentos.

Nas rodovias Anhangüera e Bandeirantes, administradas pela Autoban, os pedágios mais caros serão os de Perus (Anhangüera), Campo Limpo (Bandeirantes, sentido interior), Valinhos (Anhangüera) e Itupeva (Bandeirantes). As tarifas nessas praças custarão R$ 5,30 a partir do mês de julho.

Já na Rodovia Castello Branco, sob responsabilidade da Concessionária ViaOeste, o pedágio de Itapevi continua sendo o mais caro – a tarifa subirá de R$ 9,20 para R$ 9,60.

Em razão de arredondamentos das tarifas, quatro praças não sofrerão reajustes – São João da Boa Vista, na SP-344; Sorocaba, na SP-75 e Diadema e Batistini, além das praças de bloqueio na Rodovia dos Imigrantes.

Amambai:Josué da Pedreira acompanhou JEMS

0

2007-07-01 07:32:37

Vilson Nascimento

O vereador de Amambai pelo PMDB, Josué Carlos de Barros, o “Josué da Pedreira”  como é mais conhecido por ser proprietário de uma empresa de beneficiamento de pedras na cidade, acompanhou de perto a modalidade de futsal dos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) que aconteceram no decorrer da semana passada em Amambai.

O vereador, que faz parte da bancada de sustentação da atual administração municipal em Amambai, esteve prestigiando a abertura do evento na segunda-feira (23), acompanhou as partidas no desenrolar da competição, torcendo pelas equipes de Amambai e participou do encerramento no sábado (28), inclusive entregando medalhas aos primeiros colocados.

Mega-Sena acumula e deverá pagar R$ 18 milhões

0

2007-07-01 06:33:37

O concurso 880 da Mega-Sena não teve ganhadores. A Caixa Econômica Federal (CEF) estima para o próximo sorteio pagar R$ 18 milhões.

A quina foi acertada por 46 apostadores, cada um receberá R$ 28.154,03. Outros 4.314 fizeram quatro acertos e receberão R$ 299,07.

As dezenas sorteadas foram 25-30-37-46-49-51.

Resultado da rodada do Campeonato Brasileiro

0

2007-07-01 05:18:37

Sport 4 X 1  Náutico

Figueirense 0 X 0 São Paulo

Santos 0 X 0 Grêmio

Cruzeiro 3 X 1 Vasco

América-RN 0 X 3 Goiás

Corinthians 0 X 1 Palmeiras

Internacional 1 X 1 Atlético-MG

Paraná 2 X 2 Atlético-PR

Fluminense 1 X 2 Botafogo

Editorial: “Veículos Irregulares” por Clesio Ribeiro

0

2007-06-30 17:48:37

                A operação que a Polícia Militar realizou em Amambai na última segunda-feira teve efeito positivo já que coíbe infrações de trânsito e conseqüentemente promove a diminuição de acidentes. Por outro lado, vale ressaltar que o Governo de Mato Grosso do Sul está preocupado com a inadimplência. Cerca de 30% da frota de veículos em Mato Grosso do Sul estão com documentação irregulares. Na operação realizada em Amambai até veículos públicos foram apreendidos por estarem com documentação vencida.

                Entre os inadimplentes existem os desavisados e até “folgados, mas a grande maioria não consegue mesmo pagar o imposto para licenciar o veículo. A previsão de arrecadação em Mato Grosso do Sul para 2007 é de R$ 143 milhões com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), que corresponde para os veículos de passeio em 2,5% do valor do bem. Metade desses recursos do IPVA ficam para os municípios.

                Cada vez que vemos notícias sobre arrecadação de impostos ficamos boquiabertos. Pelo que se cobram de impostos no Brasil para se ter um veiculo rodando, as pistas deveriam ser um “tapete”,  com sinalizações impecáveis e placas informativas à vontade. Muitos veículos quando são recolhidos aos pátios dos Detrans, apodrecem ou vão à  leilão porque o proprietário não tem dinheiro para pagar o que  deve. Além do IPVA se paga também o licenciamento e o seguro obrigatório.

                A arrecadação de tributos sobre o IPVA pode ser investido onde os governantes bem entenderem. Não há uma lei que obrigue o investimento em benefício dos motoristas. E em Mato Grosso do Sul, além do IPVA, o Estado cobra outro imposto para manter estradas arrumadas, o Fundersul (Fundo para a manutenção das estradas). Mas infelizmente não vemos o imposto que pagamos retornar em benefício da população. As estradas continuam péssimas e mal sinalizadas.

             Quanto mais veículos estiverem circulando no País, melhor para o governo. Aumenta-se a arrecadação de impostos, de seguros, consome-se mais combustíveis, aumentam as vendas nas auto peças e gera mão de obras nas oficinas e auto elétricas, etc… E todo esse serviço é tributado ao governo.

 Estamos cansados de saber que a carga tributária do Brasil é a mais alta do mundo (mais de 40%) e ter um carro é muito caro, embora as facilidades das linhas de crédito atraem os consumidores, apesar dos juros altos praticados pelas financeiras. Quando adquirimos um veículo zero quilômetro no Brasil já pagamos 30% só de impostos (ICMS, PIS, Cofins e IPI) e a cada ano temos que contribuir mais para ficarmos rodando em estradas mal cuidadas. A inadimplência de 30% do IPVA é óbvio. Ninguém suporta tanto imposto nesse País!

Inter Vilas começa nesse domingo na Vila Limeira

0

2007-06-30 17:30:37

Sérgio da Luz

            A Primeira Copa de Futebol Mini Campo, Intervilas terá sua primeira rodada no domingo, 1º, o palco será o campo da praça na Vila Limeira em Amambai. Mais de duzentos atletas estarão envolvidos no campeonato que reúne representantes dos quatros cantos do município.

            Oito jogos agitarão a rodada, quatro pelo período matutino e quatro pelo período vespertino. 

            Os jogos terão inicio às 7:45h. O jogo de abertura será válido pela chave A; os dono da casa, Vila Limeira B enfrenta os moradores da Guaicurus, em seguida, pela chave B, a Nossa Esperança pega a Vila Cristina B. O terceiro jogo, chave C, será entre a equipe da Cassiano Marcelo B contra a equipe da Pimentel e fechando os jogos pela manhã a Jussara pega a vila Corrêa, jogo válido pela chave D.

            No período vespertino, os jogos começam a partir das 13h a Vila Cristina A atravessa a cidade para enfrenta a Panorama A, pela chave A. Pela Chave B, a Varocopa enfrente, os também donos da casa Vila Limeira A. Os vizinhos do Conjunto Halcindo Franco Machado B, enfrentam os moradores da Vila Estrela. No último jogo do dia a Nsa. Sra. Aparecida pega a Vila Corrêa, jogo válido pelo grupo D.

            O campeonato “Intervilas”, como é popularmente conhecido é uma competição tradicional no calendário esportivo do município. A organização está a carga da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) contando com o apoio da prefeitura municipal.

Periscópio “Sem exageros” – por Antonio Luiz

0

2007-06-30 17:09:37

Sem exageros

              Às vezes me pergunto se não estou exagerando um pouco quando crítico acidamente os brasileiros, uma enorme comunidade que, muito de vez em quando, me orgulho de pertencer. Essas ocasiões têm sido tão raras ultimamente que acho que a última vez que me emocionei com o Hino Nacional foi em 2002 quando ganhamos a Copa do Mundo de presente dos fraquíssimos adversários.

              Depois disso, elegemos um presidente inepto, beberrão e metido a sabe-tudo, quando não se acha o próprio Deus. Nosso povo, que também faço parte, preferiu reelegê-lo, dilatando nossa agonia e tristeza em termos como maior mandatário da Nação um pateta mentiroso. Nesse meio tempo apareceram o Waldomiro Diniz e logo a seguir o  “mensalão” com Marcos Valério, Delubio, Dirceu, Genoino, Baby e outras aberrações como protagonistas principais. Até agora essas figuras que tanto engrandeceram o país continuam a flanar entre os poderosos sem que um sequer tenha ido para a cadeia. Não nos esqueçamos do ínclito Palocci, que acaba de ser condenado pela Justiça de Ribeirão Preto, mas que certamente nem passará perto das grades.

              Nesse país de impunidade, seria ilógico que juizes – aqueles senhores com ar austero, que recebem a “merreca” de mais de 24 mil reais por mês para aplicar a Lei – não estivessem atolados até o pescoço no mar de lama que se transformou essa Banânia. Tem juiz para todo o gosto, desembargador e o escambau. Alguns até foram passar uns dias no xilindró, mas já estão soltinhos da silva. Apenas um está preso. Aquele cabeludo de São Paulo, o tal João Carlos. E os sanguessugas? Nenhum foi cassado ou preso. Estão todos por aí gastando a grana “suada” do povo brasileiro.

              Sobre o  pessoal do dossiê é bom nem falar, afinal são cupinchas do presidente e não iriam mesmo sofrer qualquer conseqüência por serem um bando de aloprados.

E tome operações da Polícia Federal. Hurricane, Navalho Themis, Octopus e outras menos votadas levaram alguns figurões às manchetes das crônicas policiais. Nada aconteceu e, pelo andar da carruagem, nada acontecerá. Enquanto isso, uma mãe desesperada que roubou um pote de manteiga pega uma “cana” exemplar segundo o juiz que a condenou. Um pobre camponês é enxotado do fórum porque não possuía um par de sapatos para calçar e foi obrigado a comparecer de sandálias havaianas.

              Embora sejamos todos brasileiros, alguns poucos são mais brasileiros que a maioria – se é que me entendem? – O Senado Federal vem, nessas últimas quatro semanas, proporcionando um espetáculo deprimente ao tentar livrar o presidente da casa das acusações gravíssimas que pesam sobre ele. Renan Calheiros poderia ser chamado de Renan Calhorda que lhe cairia muito melhor. O currículo dele fala por ele. Sem contar a traição à sua família, Renan mantém relações mais do que perigosas com o lobista de uma empreiteira que pagava a pensão de sua filha de três anos. Enriqueceu espetacularmente nos últimos anos, especialmente depois que o PT assumiu o poder. O desempenho que teve como pecuarista, segundo os “recibos”, “notas fiscais” e “GTAs” que apresentou é espetacular. Inacreditável, o homem é um fenômeno. Menos sorte teve o pecuarista Joaquim Roriz, que por acaso também é senador, que pediu emprestado 300 mil a um amigo que lhe deu um cheque do Banco do Brasil de mais de dois milhões de reais para descontar e devolver o troco. Flagrado numa escuta telefônica, Roriz diz com todas as letras que a mixaria seria dividida entre vários interessados e não queria o dinheiros na sua casa. Pudera, o cheque foi descontado no famigerado Bando de Brasília, outro fiel protagonista de safadezas financeiras.

              Resumo da ópera: Não, eu não estava exagerando. Somos um bando de otários, ou será somos um bando de safados. 

 Covardia

              Cinco, talvez seis, “filhinhos de papai” cariocas agrediram violentamente uma empregada doméstica por imaginarem  que ela fosse uma prostituta. E se fosse? Justificar-se-ia a covardia?

              Felizmente um taxista anotou a placa do carro dos canalhas eles acabaram presos.

              O pai de um dos detidos deu uma entrevista depois de se desculpar com a vítima. E não teve dúvida: “É injusto manter crianças que estudam na cadeia”. As “crianças” a que se refere são maiores de idade, estavam num automóvel, voltavam de uma boate, provavelmente bêbados ou talvez drogados.

                Já o pai da empregada, um homem simples, disse o óbvio: há pais, hoje em dia, que não querem saber onde estão seus filhos e o que eles fazem. Por isso, ele criou uma mulher decente, que trabalha e ganha a vida honestamente. Enquanto o outro está implorando impunidade para o seu marginal chique.

TC do Estado expõe contas do governo na Internet

0

2007-06-30 16:57:37

 O Tribunal de Contas do Estado disponibilizou em seu site na Internet (www.tce.ms.gov.br) o Relatório Analítico e o Parecer Prévio das contas anuais do governo do Estado, relativas ao exercício financeiro de 2006, último ano da gestão de Zeca do PT. O documento, com 167 páginas, pode ser acessado clicando no item “Balanço Geral/Governo do Estado/2006” que aparece na coluna “Consultas” do lado esquerdo da tela.

O Parecer Prévio foi elaborado pelo conselheiro-relator Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, depois de análise detalhada do Balanço Geral de 2006 pela 5ª Inspetoria Geral de Controle Externo e com base nos pareceres do Corpo Especial – Auditoria e do Ministério Público Especial junto ao TCE/MS, que também se manifestaram pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação.

Em sessão especial do Pleno realizada no dia 12 os conselheiros do TCE votaram por unanimidade parecer prévio favorável à aprovação da Prestação de Contas de 2006, apresentando 15 recomendações a serem observadas nas futuras prestações de contas. O documento seguiu para análise e julgamento político-administrativo da Assembléia Legislativa.


Amambai conta com associação de artesãos

0

2007-06-30 16:50:37

Sérgio da Luz

                Visando o desenvolvimento e maior visibilidade no municipio, artesãos de Amambai se uniram e criaram em Abril deste ano, a Associação dos Artesãos e Trabalhadores Manuais de Amambai.

                Segundo o presidente e uns dos idealizadores da associação, Joel Vieira, a associação será um grande apoio para o setor. “Queremos assim valorizar e integrar os artistas de Amambai no meio social, bem como produzir eventos culturais, tais como: exposições, feiras e promover vínculos de solidariedade e cooperação entre os artesãos e trabalhadores manuais de Amambai na sua área de atuação valorizando assim, ao máximo, o aproveitamento e desenvolvimento das potencialidades econômicas, culturais e sociais artesãs” disse.

                Artistas de vários segmentos formam a associação, entre os trabalhos estão: pinturas de tela, pinturas em tecido, arranjos de flores, vasos de escultura de cerâmica, biscuite e enfeites indígenas, entre outros.

                A sede da associação, por enquanto é improvisada, está localizada na residência do presidente, onde se reúnem um sábado por mês, para as reuniões de planejamento e apresentação de balanço.

                No Arraial da Alegria, evento promovido pela prefeitura municipal, a população pode observar os diversos trabalhos realizados pelos artistas, que em diferencial, oferecem um bom produto, com preços baixos, além de valorizar a arte produzida na cidade.

                Para Joel a criação da associação é uma vitória para o setor, tendo como buscar novas parcerias e abre o convite para outros artesãos interessados em participar, para maiores informações tel.: 3481-3265 com Joel.

Josmair solicita regularização dos Agentes de Saúde

0

2007-06-30 16:16:37

Assessoria   
       
                O Vereador Josmair Cardoso (PR), solicitou na sessão ordinária do dia 19.06.07 da Câmara Municipal de Amambai, a regulamentação dos Agentes Comunitários de Saúde, visto que na data do dia 13.03.07 havia feito a solicitação ao Secretário de Administração do Município, o qual enviou resposta atravéz do oficio GP nº. 108/07 informando que visando cumprir o que estabelece a legislação aos princípios da moralidade e impessoalidade no ingresso ao serviço público, a administração Municipal havia lançado processo seletivo de provas e de títulos e estaria concluindo a nomeação e posse dos candidatos aprovados para as micro-áreas descobertas, e que após a conclusão dessa etapa estaria debatendo a regulamentação da função dos interessados.

                Segundo Josmair, após algumas cobranças através de ofícios e discursos em tribuna, o prefeito de Amambai, Sr. Sérgio Bardosa (PDT), solicitou a um vereador de sua base aliada no dia 20.06.07, que convocasse os Agentes Comunitários de Saúde e fizesse o compromisso que o executivo municipal estaria fazendo a regulamentação nos próximos vinte dias. 

                “Gostaríamos de salientar a importância e necessidade dessa regulamentação, afim de que os agentes comunitários de saúde possam realizar com tranqüilidade o grande trabalho que fazem na saúde preventiva, por esses motivos que nos colocamos a inteira disposição dos Agentes de Saúde na grande batalha para a regularização no

município de Amambai da Emenda Constitucional nº. 51/2006 da Medida Provisória nº. 297/2006", finalizou o Vereador Josmair Cardoso. 

Amambai:Conselho da Comunidade doa computador a PC

0

2007-06-30 15:54:37

Vilson Nascimento

O Conselho da Comunidade de Amambai, órgão que administra e emprega os recursos provenientes de penas pecuniárias aplicadas pela Justiça, realizou a doação de um computador para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

O computador, que já está em operação, vai agilizar os trabalhos dentro da delegacia e conseqüentemente oferecer maior rapidez no atendimento, segundo avaliação do delegado titular de Polícia Civil de Amambai Dr. Claudineis Galinari.
“Com a chegada desse computador uma máquina que já estava um pouco velha foi encostada e permanecerá na reserva.

Caso algum computador apresente problemas, colocaremos ela para suprir e falta, com isso não será necessário paralisar serviços até que o outro computador seja consertado”, disse o delegado.



Paranhos: Seleção sub 11 se prepara para Nacional

0

2007-06-30 15:44:37


Sérgio da Luz

            A cidade de Paranhos, localizada na região sul do estado, fronteira com o Paraguai, estará participando do campeonato nacional de Futebol categoria sub 11, no próximo dia 7 na cidade de Nova Esperança, no Paraná.

            Grandes equipes do futebol nacional confirmaram a presença no evento, como: Grêmio, internacional e Paraná Clube.

            A cidade de Paranhos é conhecida pelo grande número de jogadores, que estão jogando no futebol profissional Brasil a fora. 

            Para o diretor de esporte, e maior incentivador da garotada essa é uma ótima oportunidade de apresentar os novos talentos que estão sendo formados no município.

Paranhos: Copa Inverno terá Congresso Técnico na 2ª

0

2007-06-30 15:06:37

Sérgio da Luz

                O Congresso Técnico da 11ª edição da Copa Inverno está marcada para a próxima segunda-feira, 02, no Plenário do Centro dos Idoso em Paranhos. O departamento de esporte de Paranhos convoca os Dirigentes e representantes das equipes participantes a se fazerem presentes, por quanto será tratada assuntos concernente a organização da Copa.

                As principais equipes do Conesul confirmaram a presença na Copa, são: Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru, Iguatemi, Sete Quedas e a equipe da Coopetrol, representando o Paraguai. Outras cinco equipes locais confirmaram a presença.

                Para Denílson Rafaine há uma boa expectativa para a edição deste ano “as equipes estão muito forte, vem treinando duro e buscando reforços, o índice técnico esse ano será muito alto” disse.

                A Copa Inverno se tornou uma das principais competição regional, é realizada pelo departamento de esporte, que tem a frente o professor Denílson Rafaíne e conta com o apoio da prefeitura municipal de Paranhos.

Equipe da Vida Rural de Paranhos, campeão ano passado (em cima). Ao lado, Amarildo artilheiro da copa ano passado, hoje está jogando no futebol profissional, na equipe do Comercial. Muito expectativa para edição desse ano.

Amambai:Veículos foram apreendidos em operação da PF

0

2007-06-30 14:39:37

Vilson Nascimento

Além da maconha pelo menos dois veículos, uma motocicleta Honda Strada preta e um Crossfox de cor vermelha acabaram sendo apreendidos durante uma operação desencadeada pela Polícia Federal de Naviraí na manhã de hoje em Amambai.

A droga, que segundo a PF poderá passar de duas toneladas, estava a granel na caçamba de um caminhão Ford de cor branca com placas de São Paulo. O motorista, um ex-presidiário acabou preso em flagrante e durante as investigações os policiais chegaram a uma residência na Vila Crepúsculo em Amambai onde residiriam outros envolvidos com o tráfico. Com apoio de uma equipe da Polícia Civil de Amambai os federais realizaram vistorias na casa e acabaram apreendendo os veículos.

Os moradores da residência não foram encontrados. O motorista preso e o caminhão com a maconha estão sendo encaminhados nesse momento para a Delegacia de Polícia Federal de Naviraí e as investigações sobre o caso vão continuar.

INSS inicia pagamento de benefícios de junho na segunda

0

2007-06-30 14:28:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia na próxima segunda-feira o pagamento dos benefícios referentes ao mês de junho terminados em um e seis. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Proteína da ‘vaca louca’ pode proteger de Alzheimer

0

2007-06-30 14:26:37

Cientistas britânicos da Universidade de Leeds dizem ter descoberto que a proteína que causa o mal da vaca louca – chamada príon – também pode proteger contra o mal de Alzheimer. Segundo especialistas, a descoberta, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, pode levar a novos tratamentos contra o mal de Alzheimer.

De acordo com os pesquisadores, testes em laboratório revelaram que os príons naturalmente presentes no cérebro podem prevenir o desenvolvimento de uma proteína-chave associada à doença.

Nesses testes, altos níveis de príons conseguiram reduzir o acúmulo da proteína beta-amilóide, responsável pela formação de placas no cérebro dos portatores de Alzheimer.

No entanto, quando o nível de príons era baixo ou inexistente, o acúmulo de beta-amilóide voltava a ocorrer normalmente. Segundo os cientistas, isso sugere que os príons têm um efeito preventivo sobre o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Os pesquisadores fizeram ainda testes com camundongos geneticamente programados para ter insuficiência de príons. Também nesses casos foi verificado acúmulo de beta-amilóide.

Envelhecimento
De acordo com o coordenador do estudo, o professor Nigel Hooper, os cientistas precisam agora verificar se o envelhecimento tem algum efeito sobre a habilidade dos príons de proteger contra o mal de Alzheimer.

Hooper explicou que os cientistas buscavam um elo de ligação entre o mal de Alzheimer e outras enfermidades que apresentavam semelhanças, como a doença de Creutzfeldt-Jakob, a variante humana do mal da vaca louca.

Sabe-se que na doença de Creutzfeldt-Jakob a versão normal da proteína príon presente nas células cerebrais é corrompida por príons infecciosos, mudando de forma e resultando em danos cerebrais e em morte. Mas pouco se conhece a respeito das funções dos príons normais.

"Até agora, a função normal da proteína príon não estava clara. Mas nossas descobertas identificam claramente um papel para as proteínas príon normais na regulação da produção de beta-amilóide e, com isso, na prevenção da formação das placas de Alzheimer", disse Hooper.

"Nós não sabemos ainda se essa função se perde como resultado do processo natural de envelhecimento ou se algumas pessoas são mais suscetíveis a ela do que outras."

Tratamento
Hooper afirmou que, apesar de ainda ser necessário saber mais sobre a descoberta, teoricamente, se fosse desenvolvido um tratamento que pudesse imitar o efeito dos príons, seria possível interromper o progresso da doença.

O diretor de pesquisas da Alzheimer’s Society, o professor Clive Ballard, disse que esta é a primeira vez em que foi estabelecida uma ligação entre a proteína príon e o mal de Alzheimer.

"Essas ainda são descobertas iniciais, que sugerem que a proteína príon pode ter uma ação reguladora no desenvolvimento de beta-amilóide", afirmou Ballard.

"Essa descoberta oferece uma base para uma nova abordagem na busca de novas terapias contra o mal de Alzheimer", disse.

Fórmula 1:Massa larga na frente no GP da França

0

2007-06-30 13:45:37

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, cravou o melhor tempo na parte final do treino classificatório para o GP da França, neste sábado, e vai largar em primeiro lugar na corrida deste domingo, disputada no circuito de Magny Cours.

Depois de largar em primeiro no GP da Espanha, no dia 13 de maio, Massa viu Lewis Hamilton liderar os treinos das duas últimas corridas, no Canadá e nos Estados Unidos. O inglês venceu os dois GPs e abriu uma boa vantagem sobre o brasileiro na liderança da temporada.

Neste sábado, apesar de ter feito o melhor tempo no último treino livre, Hamilton não conseguiu tirar a pole do piloto brasileiro e vai largar na segunda posição. Em seguida vem o finlandês Kimi Raikkonen, colega de Massa na Ferrari.

Companheiro de Hamilton na McLaren, Fernando Alonso teve problemas com o seu carro e vai começar a corrida em 10º lugar. Caso troque de motor, o piloto, atual bicampeão mundial, cairá para último lugar no grid.

A primeira parte do treino terminou com o domínio de McLaren e Ferrari, como tem sido em toda a temporada. Ficaram de fora da tomada seguinte: Vitantonio Liuzzi, (Toro Rosso) Alexander Wurz (Williams), Anthony Davidson, Takuma Sato (ambos Super Aguri), Christijan Albers e Adrian Sutil (os dois da Spyker).

O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu o tempo necessário para avançar no final da primeira tomada, mas não teve a mesma sorte na segunda etapa. O piloto da Honda não obteve a vaga na parte decisiva do treino classificatório e vai largar em 13º lugar neste domingo.

Além dele, Mark Weber, David Coulthard (ambos da Red Bull), Scott Speed (Toro Rosso), Jenson Button (Honda) e Ralf Schumacher (Toyota) também não conseguiram avançar à terceira tomada do treino, que teve como protagonistas os pilotos da Ferrari e da McLaren.

Na última parte do treino, a disputa pela primeira posição ficou restrita entre Massa, Raikkonen e Hamilton, sem a presença de Alonso, que teve problemas com o carro e deixou a atividade mais cedo.

Com o tempo de 1min15s034, conquistado nos minutos finais da terceira tomada, Massa conquistou a pole-position da prova. O brasileiro ainda viu Raikkonen e Hamilton buscarem uma volta melhor que a sua, mas sem sucesso.

Confira o grid de largada:

1º – Felipe Massa (Ferrari) – 1min15s034
2º – Lewis Hamilton (McLaren) – 1min15s104
3º – Kimi Räikkönen (Ferrari) – 1min15s257
4º – Robert Kubica (BMW) – 1min15s493
5º – Nick Heidfeld (BMW) – 1min15s674
6º – Nico Rosberg (Williams) – 1min15s826
7º – Heikki Kovalainen (Renault) – 1min15s900
8º – Giancarlo Fisichella (Renault) – 1min15s935
9º – Jarno Trulli (Toyota) – 1min16s328
10º – Fernando Alonso (McLaren) – sem tempo
11º – Ralf Schumacher (Toyota) – 1min15s534
12º – Jenson Button (Honda) – 1min15s584
13º – Rubens Barrichello (Honda) – 1min15s761
14º – Mark Webber (Red Bull) – 1min15s806
15º – Scott Speed (Toro Rosso) – 1min16s049
16º – David Coulthard (Red Bull) – sem tempo
17º – Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) – 1min16s142
18º – Alexander Wurz (Williams) – 1min16s241
19º – Takuma Sato S(uper Aguri) – 1min16s244
20º – Anthony Davidson (Super Aguri) – 1min16s366
21º – Christijan Albers (Spyker) – 1min17s826
22º – Adrian Sutil (Spyker) – 1min17s915


Telefonia fixa muda sistema de cobrança na segunda-feira

0

2007-06-30 13:36:37

Os usuários da telefonia fixa no Brasil que querem fazer a opção pelo tipo de plano pelo qual vão pagar as contas a partir do mês que vem tem pouco prazo para fazer a opção, antes de vigorar o sistema de cobrança por minutos, na próxima segunda-feira (2 de julho). A partir dessa data, entrará em vigor o novo sistema de ligações locais na telefonia fixa conforme determinou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a todas as operadoras do setor. Com a alteração, o serviço passará a ser tarifado por minuto, e não mais por pulsos, como ocorre até hoje nas concessionárias “herdeiras” das antigas estatais – Brasil Telecom, Telefónica, CTBC Telecom, Sercomtel e Telemar.

Com o sistema, segundo a Anatel, o cliente passará a ter sua conta detalhada, incluindo os números fixos para os quais efetuou ligações locais. O sistema é semelhante ao adotado pelas empresas de telefonia celular e na tributação das ligações à longa distância.

Opções – Dois planos foram criados para atender aos consumidores em um primeiro momento e é entre eles que o cliente deve optar. Ele poderá fazer isso depois que o sistema entrar em vigor, mas se não fizer antes disso, a empresa fará o enquadramento na opção considerada básica, o Plano Básico de Minutos (PBM), com custo médio de R$ 40 (conforme a operadora) e franquia de 200 minutos (para clientes residenciais) e 150 minutos (não-residenciais e tronco).

A outra opção oferecida é o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), que inclui franquia de 400 minutos para classe residencial e 360 minutos para não residencial e tronco.Nesse último há, ainda, cobrança referente ao “completamento da chamada”, isto é, quando o outro lado da linha atende ao telefone, já serão descontados 4 minutos da cota. Os planos também terão diferenciação na tarifa. Eenquanto no PBM o custo de ligação será de R$ 0,07 (R$ 0,10 com impostos) por minuto, no Pasoo o valor será de R$ 0,03 (R$ 0,04 com impostos). Hoje, o custo do pulso é de R$ 0,15 – sendo que o pulso equivale a até quatro minutos de conversação.

Há, ainda, regras diferenciadas na tarifação. O Plano Básico cobrará um mínimo de 30 segundos, com tempo de uso adicional tarifado a cada seis segundos; mas a tarifação só ocorrerá em chamadas com duração superior a três segundos. No Plano Alterantivo, além do completamento da chamada, a tarifação será realizada a cada seis segundos. A Anatel também manteve os horários de tarifa reduzida. No PBM, cobra-se um valor por chamada atendida equivalente a dois minutos a cada ligação completada, independente do tempo de uso.

No Pasoo, a tarifa de completamento de chamada será de quatro minutos. Esse sistema será adotado de segunda a sexta-feira, das 0h às 6h; aos sábados, das 0h às 6h e das 14h às 24; e das 0h às 24h em domingos e feriados nacionais. Para auxiliar os usuários no processo de transição pulso-minuto, a Anatel e disponibiliza no site http://www.anatel.gov.bre pelo telefone 0800-33-2001 informações sobre o novo sistema. A nova forma de tarifação é defendida como um “avanço”, por permitir maior controle do usuário sobre o telefone.

As concessionárias também foram acionadas a alertar os consumidores, com até 30 dias de antecedência, da implementação da cobrança. A partir de 1º de agosto de 2007, a cobrança das operadoras será exclusivamente por minutos. Quando ocorrer a mudança na tarifação, os usuários poderão optar entre os dois planos oferecidos. Caso o usuário não se manifeste, a operadora deverá interpretar que o mesmo preferiu o Plano Básico. A migração entre os planos poderá ocorrer a qualquer momento, sem ônus. A habilitação e assinatura mensal terão os mesmos valores nos dois planos.