6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10882

S. Quedas: Equipes prontas para a semifinal do Interfirmas

0

2007-07-03 15:40:37

Sérgio da Luz

            As quatro equipes classificadas para a semifinal do campeonato Interfirmas de Futsal, promovido pela Secretária de Esporte de Sete Quedas, começam a se preparar para o jogo de decisivo que dará a vaga para a final do certame.

            Os jogos serão: Mercado Bom Preço/Móveis Gazim x Farmácia do Zenildo/Posto Sete Quedas, o seguite será entre a Refrigeração Sete Quedas/Madereira São João x Escolinha Cruzeirinho.  O jogo será realizado no ginásio poliesportivo municipal.

            O campeonato reuniu 19 equipes formadas por empresas da cidade, divididos em três chaves de cinco e uma de quatro, os dois melhores de cada chave subiram para a disputa das quartas de finais.

            A final do Interfirmas está prevista para o dia 14.

Josué tem reivindicação de asfalto atendida

0

2007-07-03 15:26:37

                O vereador Josué Carlos de Barros, o Josué da Pedreira (PMDB) teve uma importante reivindicação atendida. No último sábado foi lançado obra de pavimentação asfáltica na Vila Pimentel, através de emenda do deputado federal Antonio Cruz (PP) e com contrapartida da prefeitura de Amambai.

                Segundo o vereador Josué, foram lançados 6.034 mil metros de asfalto e outros 1722 metros de meio fio, atendendo a seis quadras da referida vila. Estiveram no lançamento da obra no ultimo sábado, o deputado federal Antonio Cruz, o prefeito Sergio Barbosa, secretários municipais e vereadores. No total a emenda do deputado Antonio Cruz foi de R$ 160 mil e o prefeito Sergio Barbosa destinou mais 70 mil reais da prefeitura.

                O vereador Josué quando fez a reivindicação do asfalto disse que por ser a Rua Sete de Setembro mão única, já merecia ter o término do asfalto ligando a Cassiano Marcelo, além de que naquela região a obra vai beneficiar diretamente duas igrejas – Adventista e Luterana -, o centrinho que atende crianças, e os moradores da localidade.  “Agradeço ao deputado Antonio Cruz e ao prefeito Sergio Barbosa pelo atendimento a essa reivindicação, é uma obra importante que vai beneficiar toda a população”, agradeceu Josué.

Caarapó vacina contra pólio até 19 de julho

0

2007-07-03 15:11:37

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó continua a disponibilizar a vacina contra poliomielite nos postos de saúde do município. Até o dia 19 do mês que vem, pais de crianças menores de 5 anos poderão ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência e imunizar os filhos contra paralisia infantil.

Em Caarapó, até o último dia 20, só na reserva indígena e zona rural tinham sido vacinadas 873 crianças, por conta da antecipação da vacina, iniciada em 1° de junho. Na sede e distritos, já haviam sido aplicadas 2.081 doses da vacina, o equivalente a 92% da meta.

Além da vacina contra paralisia infantil, também foram aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, hepatite, rubéola/sarampo/caxumba, difteria/tétano e coqueluche, rota vírus, meningite e outras infecções para os faltosos. Também foi efetuado o controle de peso das crianças da reserva indígena.

Os postos onde a vacina antipólio pode ser encontrada são o PAM, PSF da Vila Planalto, PSF do bairro Santo Antônio, PSF do Jardim Capilé, PSF da Vila Setenta e postos de saúde dos distritos de Cristalina e Nova América. O horário de funcionamento das unidades de saúde é das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Município terá 1ª Prova Ciclistica Cidade de Amambai

0

2007-07-03 14:42:37

Sérgio da Luz

            A parceria entre a Associação de Ciclismo de Amambai e a Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai estão preparando para o dia 15 a 1ª Prova Ciclística de Amambai.

            A prova está dividida em quatro modalidades, com um percurso que abrangerá a região central da cidade. Com voltas que saíram da praça Cel. Valêncio de Brum pela avenida Pedro Manvailer, até o cruzamento da avenida Nicolau Otano, retornando pela avenida Pedro Manvailer até a o cruzamento da rua Rio Branco, retornando a praça central local de chegada.

            Pela categoria Speed Elite a prova terá o tempo de 1h e 30 min., na categoria Speed Open o tempo será de 1h, a categoria Moutains Bike também de 1h e a categoria Estreante terá o tempo de 30min.

            A corrida conta com o apoio da Ciclo Center e de patrocinadores.

Jaqueline recebe apoio da alta cúpula do PSDB

0

2007-07-03 14:23:37

                A vereadora do PSDB de Amambaí, Jaqueline Raymundo, vem recebendo grande respaldo por parte da alta cúpula de seu partido para desenvolver suas atividades parlamentares, sempre voltadas para o bem estar social da população amambaiense.

                Recentemente a Senadora Marisa Serrano e o Deputado Federal, Waldir Neves, líderes tucanos no estado, estiveram em Amambaí discutindo o crescimento do PSDB em Amambaí com o conseqüente fortalecimento do partido já visando às eleições do próximo ano, onde o partido “deseja” lançar candidatura própria para Prefeito.

                A vereadora mantém contato semanal com lideranças tucanas, sempre buscando soluções para os problemas enfrentados pela população e também tem discutido com a Senadora Marisa Serrano questões educacionais, principalmente no tocante a educação de crianças indígenas. Jaque e Marisa trabalham juntas em busca de melhores dias para a educação, tanto na área urbana como nas aldeias e em breve, com apoio da Senadora Marisa, do Deputado Federal, Waldir Neves e do Deputado Estadual, Reinaldo Azambuja, estará patrocinando cursos de artesanato para mulheres de Associações de Moradores, oferecendo alternativas de renda para estas pessoas.

MS passa a ter Avaliação de Desempenho Escolar

0

2007-07-03 14:09:37

O governo do Estado, através do Decreto nº 12.358, publicado hoje no Diário Oficial, instituiu a Avaliação de Desempenho Escolar externa no âmbito da Rede Estadual de Ensino. A avaliação de desempenho escolar, conforme o decreto, "constitui-se em importante instrumento para a construção de uma escola para o sucesso por meio da disponibilidade de dados e informações sobre desempenho dos alunos em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas relativas ao ensino fundamental e ao médio".

A avaliação do desempenho escolar externa, na Rede Estadual de Ensino, objetiva: detectar e corrigir problemas de aprendizagem no percurso escolar; fornecer subsídios para a correção da política educacional implementada; fornecer à escola e à sociedade sul-mato-grossense informações relacionadas com o aprendizado do aluno; desenvolver a cultura de avaliação no processo de ensino do Estado; orientar os programas de formação para a Rede Estadual; obter dados e informações sobre o desempenho dos alunos da rede em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas; identificar fatores externos e internos às escolas que influenciam na aprendizagem dos alunos; construir os indicadores relativos à aprendizagem, contribuindo para o sucesso da gestão escolar.

Conforme o decreto, a avaliação de desempenho externa consistirá em testes na área de leitura, escrita e temática, para os alunos do ensino fundamental e do médio, e estará pautada nas Diretrizes Curriculares e nas Matrizes de Referência da Rede Estadual de Ensino.

A extensão do processo de avaliação para os demais componentes curriculares e ou disciplinas do ensino fundamental e do médio será progressiva, de acordo com a capacidade operacional da Secretaria de Estado de Educação.

A avaliação será realizada anualmente, de forma censitária e não poderá ser utilizada como critério de aprovação e ou reprovação do aluno.

Ao final de cada avaliação, serão expedidos boletins e relatórios de desempenho das unidades escolares.

Regularidade marca primeira rodada do Inter Vilas

0

2007-07-03 13:51:37

Sérgio da Luz

            Com uma média de 1,5 gols por partida o Campeonato Inter Vilas realizou no domingo, 1º, sua primeira rodada, os confrontos foram no campo municipal da Vila Limeira. Oito jogos foram realizados, com dois empates em 1 a 1, quatro vitórias de 1 a 0 e duas vitórias de 2 a 0. A regularidade marcou a abertura do campeonato.

            No período da manhã, abrindo a rodada, os donos da casa, Vila Limeira B, venceu apertado a equipe do Guaicurus, 1 a 0. Não tão difícil, que o primeiro jogo, a equipe dos moradores da Nova Esperança venceram a Cristina B por 2 a 0. No terceiro jogo, vitória da Vila Cassiano Marcelo por 1 a 0, sobre a Vila Pimentel. No último jogo da manhã a Vila Xavier derrotou a Vila Jussara por 2 a 0.

            No período da tarde mais quatro jogos. O primeiro foi entre a Cristina A e a Vila Panorama, que terminou empatada em 1 a 1. No jogo seguinte outro empate de 1 a 1, entre a Varocopa e a Limeira A. Em seguida duas vitórias de 1 a 0. A primeira foi da Alcindo Franco B sobre a Vila Estrela, e da Vila Corrêa sobre a Nsa. Sra. Aparecida.

            Ao todo foram marcados doze gols e aplicados doze cartões amarelos e dois vermelhos. O Campeonato prossegue no próximo domingo, 08, no campo do Mansado, as outras oito equipes que não jogaram nesse fim de semana estarão completando a rodada.

Estado concede benefícios fiscais para a farinha de mandioca

0

2007-07-03 13:23:37

O governo do Estado publicou hoje (03) o Decreto Nº 12.361, que acrescenta o artigo 60-F ao Anexo I ao Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que dispõe sobre benefícios fiscais.

Conforme o artigo 60F, o benefício que tratam os artigos 60-B e 60-D aplica-se também nas operações de saída de farinha de mandioca promovidas por produtor rural, independentemente de o produto ser resultado de produção própria ou de industrialização por encomenda. O imposto deve ser apurado à vista de cada operação, de acordo com o parágrafo único, e recolhido no momento da saída da mercadoria do estabelecimento do produtor.

No mesmo decreto, o artigo 2º acrescenta o § 6º ao artigo 16 do Anexo II ao Regulamento do ICMS, “o diferimento previsto neste artigo aplica-se, também, nas remessas de mandioca realizada por produtor rural a estabelecimento industrial, para produção por encomenda da farinha e outros produtos resultante da industrialização da mandioca, hipótese em que o prazo para retorno fica estabelecido em trinta dias”.

Daniel agradece emenda destinada para asfalto

0

2007-07-03 13:16:37


            O vereador Daniel Riquelme agradecendo ao deputado federal Antônio Cruz e ao prefeito Sergio Barbosa pela emenda destinada para execução do asfalto na vila Pimentel que vem atender uma antiga reivindicação do vereador Daniel e de todos os moradores da vila que atraves do asfalto vem facilitar o ir e vir de todas as pessoas usuarias daquela rua. Haja visto que vai atender tambem aos membros da igreja Luterana, Igreja Adventista do Setimo Dia e ao CEI – Centro Educacional Infantil Viva Vida.

Amambai:PRE prende mulher com cocaína na MS 156

0

2007-07-03 12:53:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Amambai prendeu em flagrante, por volta das 9h15 da manhã dessa terça-feira, uma mulher de 24 anos transportando 1 quilo e 60 gramas de cocaína no interior de um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros que fazia linha de Ponta Porã na fronteira com o Paraguai a Mundo Novo, na divisa com o estado do Paraná.

Raquel Mendonça Aguelho, residente no Jardim das Rosas em Ponta Porã foi presa enfrente a base PRE, no quilômetro 11 da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru quando os policiais abordaram o coletivo para uma vistoria de rotina e notaram que a passageira estava nervosa.

Segundo os policiais a droga, um tablete envolto em fita isolante, estava na cintura da acusada e ao receber voz de prisão Raquel Aguelho disse ter pegado a droga no Terminal Rodoviário de Ponta Porã e receberia R$ 1.200,00 para levar o entorpecente até Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para ser autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Amambai:PRE prende mulher com cocaína em ônibus

0

2007-07-03 12:49:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Amambai prendeu em flagrante, por volta das 9h15 da manhã dessa terça-feira, uma mulher de 24 anos transportando 1 quilo e 60 gramas de cocaína no interior de um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros que fazia linha de Ponta Porã na fronteira com o Paraguai a Mundo Novo, na divisa com o estado do Paraná.

Raquel Mendonça Aguelho, residente no Jardim das Rosas em Ponta Porã foi presa enfrente a base PRE, no quilômetro 11 da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru quando os policiais abordaram o coletivo para uma vistoria de rotina e notaram que a passageira estava nervosa.

Segundo os policiais a droga, um tablete envolto em fita isolante, estava na cintura da acusada e ao receber voz de prisão Raquel Aguelho disse ter pegado a droga no Terminal Rodoviário de Ponta Porã e receberia R$ 1.200,00 para levar o entorpecente até Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para ser autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.


Militares de Amambai brilham na XI Meia Maratona

0

2007-07-03 12:40:37

No dia 24 de junho, seis atletas do 17º R C Mec participaram da tradicional Meia Maratona do Rio de Janeiro. Essa prova, de vinte e um quilômetros de extensão, é uma competição de nível internacional, e os militares competiram com cerca de cinco mil concorrentes.

A classificação dos amambaienses foi a seguinte:
Soldado De Lima – 12º lugar na classificação geral (1º lugar na faixa etária).
Soldado Escobar – 13º lugar na classificação geral (2º lugar na faixa etária).
Soldado Brito – 17º lugar na classificação geral (4º lugar na faixa etária).
Sargento Darlon – 70º colocado na classificação geral.
Sargento Daniel – 74º colocado na classificação geral.
Sargento Genessi – 180º colocado na classificação geral.

              Os organizadores da prova ficaram impressionados com o surpreendente tempo com que os soldados de Amambai concluíram a prova, tendo em vista que, por não serem atletas profissionais, não lhes foi permitido a largada junto ao pelotão de elite.

                Nossos atletas superaram o obstáculo da falta de tempo para treinamento adequado, pois têm outros encargos no dia-a-dia da caserna. Superaram o obstáculo do deslocamento para o Rio de Janeiro com poucos recursos. Superaram o grande obstáculo de largar atrás do pelotão de elite.

                Parabéns atletas. Estamos orgulhosos, pois vocês mostraram o espírito do soldado brasileiro: superar obstáculos, superar adversidades; vencer sempre.

Iagro promete solucionar problemas técnicos do GTA Fácil

0

2007-07-03 12:20:37

O diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha, prometeu ao presidente do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), José Lemos Monteiro, ao diretor-secretário do SRCG, Denis Afonso Vilela, e ao presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), João Bosco Leal, solucionar os problemas técnicos apresentados pelo GTA Fácil, novo sistema de atenção animal implantado em maio pelo governo do Estado.

“Foi uma conversa normal, na qual passei para eles os ajustamentos que estamos fazendo no sistema para atender cada vez melhor o produtor rural”, diz Bacha, completando que também foram discutidas questões relativas ao sistema de rastreabilidade. “Eles trouxeram alguns questionamentos e isso faz parte do diálogo que estamos mantendo com os produtores”, afirmou.

Segundo José Lemos Monteiro, uma das reivindicações levadas ao Iagro tem relação com o registro dos animais, porque os números do primeiro semestre não batem com os do segundo. “No primeiro semestre é registrado um número de animais, que são os vacinados contra aftosa e brucelose no mês de maio”, declara, acrescentando que no segundo semestre esse número apresenta diferenças por causa dos nascimentos que ocorrem e são declarados somente na etapa de vacinação de novembro. “Isso causa problemas principalmente na comercialização do gado leiteiro”, afirma.

O presidente do Sindicato Rural destaca que foram “muito bem” recebidos no Iagro. “O Bacha está estudando as soluções e nos próximos dias veremos os métodos a serem adotados para resolver essa questão”, conclui.

Amambaiense levou a tocha do Pan

0

2007-07-03 12:18:37

Sérgio da Luz

                Dentre as 72 personalidades do estado que conduziram a Tocha do Panamericano, com passagem em Campo Grande na sexta-feira, 29, o amambaiense Egberto José, também se fez presente representando o município.

                Indicado pelo presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul) Dirceu Lanzarini, Egberto é uma das principais personalidades do município, com seu vasto currículo de títulos, como: bi-campeão brasileiro, vice-campeão Panamericano da modalidade, entre outros. Sua escola, Dragões de Fogo, também tem se destacado a nível estadual, sendo representada por jovens destaques do esporte, já conquistaram títulos muito importantes como o brasileiro e várias conquistas estaduais.

                Para Egberto, que conduziu a tocha por 400mts, essa foi uma experiência única “uma sensação diferente, estar correndo e escutar o povo envolta gritando, além de ser uma honra estar carregando um símbolo tão importante” disse.

Pedreiro é preso 1,6 quilo de maconha em ônibus

0

2007-07-03 11:39:37

O pedreiro Milton Mendes Sanábria, 36 anos, foi preso com 1,6 quilo de maconha quando viajava em um ônibus no quilômetro 99 da BR-163, em Itaquiraí. Ele foi preso quando viajava em um ônibus de saiu de Naviraí com destino a Mundo Novo. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil local.

Amambai recebeu etapa decisiva do Conesul de Vôlei

0

2007-07-03 11:17:37

Sérgio da Luz

                No domingo, 1º, Amambai recebeu as equipes masculina e feminina de Paranhos e Sete Quedas para a realização da quarta e última etapa da Copa Conesul de Vôlei, grupo A.  A etapa, que deveria ser realizada em Laguna Caarapã, foi transferida devido a desistência da cidade na competição.

                A etapa foi marcada pela disputa jogo a jogo das seleções na busca pela classificação. No naipe masculino as equipes de Sete Quedas e Paranhos garantiram a vaga e no feminino Amambai e Sete Quedas prosseguem na competição.

Confira o resultado da rodada:
1º Jogo: Paranhos 0 x 2 Sete Quedas (masculino).
2º jogo: Amambai 2 a 0 Paranhos (feminino).
3º jogo: Amambai 2 a 1 Paranhos (masculino).
4º jogo: Paranhos 0 x 2 Sete Quedas (feminino).
5º jogo: Amambai 2 a 1 Sete Quedas (masculino).
6º jogo: Amambai 2 a 0 Sete Quedas (feminino).

 A classificação final ficou:

Masculino:
1º lugar: Sete Quedas 21 pontos. 2º lugar: Paranhos 16 pontos. 3º lugar: Amambai 16 pontos (perdendo no saldo de sets).
4º lugar: Laguna Caarapã – desisitiu.

Feminino
1º Lugar: Amambai 21 pontos. 2º lugar: Sete Quedas 17 pontos. 3º lugar: Paranhos 15 pontos.  4º lugar: Laguna Caarapã – desistiu.

                O presidente da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai, Cérsar Guidotti, convoca a torcida para participar e reforçar a equipe feminina, que prossegue na competição “o indice técnico para os próximos jogos prometem ser muito forte, devido ao atletas participantes da outra chave, com jogadores que até já estiveram jogando na Rússia, os jogos serão à nível de seleção, precisaremos da ajuda da torcida para vencer os próximos desafios” disse.

                Pelo grupo B, onde estão as equipes de Itaquirai, Iguatemi, Mundo Novo e Naviraí, naipes masculino e feminino, a última rodada foi transferida para o dia 15, devido a final do Campeonato estadual série B, onde a equipe de Naviraí estará jogando contra o Comercial.

                As semifinais estão marcada para o dia 21 em Amambai, onde se enfrentam as duas melhores equipes de ambas as chaves. A final será em Paranhos, no dia 4 de Agosto.

Ponta Porã:SR abre inscrições para curso de conservas

0

2007-07-03 10:30:37

Em parceria com o Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Mato Grosso do Sul), o Sindicato Rural de Ponta Porã estará promovendo na segunda quinzena deste mês o curso de conservas de frutas e hortaliças em sua sede, localizada no Parque de Exposições ‘Alcindo Pereira’.

De acordo com o presidente do sindicato, Ronei Silva Fuchs, as inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 15. O curso, com carga horária de 24 horas/aula, serve de aperfeiçoamento e capacitação. O número de participantes é limitado, com apenas 15 vagas disponíveis. Para participar, o interessado tem que ser alfabetizado, ter idade mínima de 16 anos e trabalhar na atividade.

No ato da inscrição cada pessoa terá de apresentar fotocópias do CPF e cédula de Identidade. Através do curso, que terá introdução sobre a missão e objetivos do Senar-AR/MS, os alunos vão conhecer e utilizar técnicas disponíveis na área de produção de conservas de frutas e hortaliças, participando efetivamente de atividades teóricas e práticas.

O programa prevê ainda aulas sobre processo de conservação, técnicas de cristalização de frutas e preparo de doces em massa, em calda e de geléia. Serão ensinadas ainda técnicas de conserva de hortaliças (em vinagre, molhos e saladas), medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento).

Os interessados em participar do curso devem entrar em contato o mais rápido possível pelos telefones 3433-1423 ou 3433-3014 para garantir vagas, já que o número de participantes é limitado. Os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Ponta Porã e Senar conferem diplomas de capacitação aos formandos.

Argentina vence Colômbia e se classifica

0

2007-07-03 10:03:37

A Argentina passou sufoco no fim, mas venceu a Colômbia por 4 a 2 de virada, em Maracaibo, ontem pela segunda rodada do grupo C da Copa América, e garantiu presença nas quartas-de-final da competição. Com seis pontos, os argentinos dividem a liderança da chave com o também classificado Paraguai, que derrotou os Estados Unidos. Na próxima quinta, as duas seleções se enfrentam para definir o primeiro lugar – os paraguaios têm a vantagem do empate. Assim como na estréia, os argentinos saíram atrás no placar.

Aos nove minutos, Vargas cobrou falta para a área e Ferreira chutou. O atacante Perea, de calcanhar, desviou para o fundo das redes. Porém, a Argentina empatou aos 19 minutos, com Crespo cobrando pênalti. Na comemoração, ele sentiu uma lesão na coxa esquerda e pediu para ser substituído. Foi seu 35.º gol defendendo a seleção argentina, superando a marca de Diego Maradona.

A virada da Argentina veio aos 33, com Riquelme, de cabeça, aproveitando cruzamento de Zanetti pela direita. A bola foi parar no canto esquerdo de Calero. O meia do Boca Juniors fez seu segundo na partida aos 45 minutos, em cobrança de falta perfeita no canto esquerdo do goleiro, que não pôde fazer nada.
Os colombianos descontaram aos 27 da etapa final, com Castrillón escorando de cabeça uma falta cobrada por Ferreira.
A partir daí, a equipe colombiana se lançou desesperadamente em busca do empate, e chegou a mandar uma bola no travessão em chute de longe de Arizala, aos 39, tentando pegar o goleiro Abbondanzieri Adiantado.
Aos 46, Diego Milito acabou com as esperanças da Colômbia ao marcar o quarto gol, num chute que acabou desviando no zagueiro Córdoba.



Chega ao Brasil primeiro lote de genérico anti-Aids

0

2007-07-03 09:32:37

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (2), o primeiro carregamento da versão genérica do anti-retroviral Efavirenz, usado no tratamento da Aids. Nove toneladas do medicamento, em duas versões (600 e 200 miligramas), foram compradas pelo governo brasileiro do laboratório Aurobindo, da Índia. Até janeiro de 2008, o Brasil vai importar oito lotes, sendo quatro da empresa Ranbaxy, também indiana.
Segundo informações da Agência Brasil, a compra da versão genérica do Efavirenz foi possível depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou o licenciamento compulsório do remédio, em maio deste ano.

Com isso, o preço do comprimido de uso adulto (600 miligramas) caiu de R$ 3 para R$ 1 e o de uso infantil (200 miligramas) baixou de R$ 1,28 para R$ 0,44. A patente do remédio é da empresa Merck Sharp & Dohme, para quem o Brasil pagará uma taxa de royalties de 1,5%.

Com a mudança de fornecedor, o Ministério da Saúde vai economizar R$ 60 milhões no tratamento dos pacientes soropositivos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Efavirenz é o remédio mais utilizado no país no tratamento da aids. Ele faz parte do coquetel de cerca de 70 mil pessoas portadoras do vírus HIV. Fazem parte do coquetel 17 remédios, dos quais nove são importados.

Amambai:Sérgio tem apoio de 10 partidos para reeleição

0

2007-07-03 09:30:37

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, recebeu nos últimos dias o apoio de vários partidos políticos. No sábado, 30, lideranças estadual e municipal do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PHS (Partido Humanista da Solidariedade), PP (Partido Progressista) e do PTC (Partido Trabalhista Cristão), estiveram no município firmando apoio à administração municipal.

Já fazem parte da base aliada do prefeito Sérgio Barbosa o  PDT (Partido Democrático Brasileiro), no qual é ele filiado, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), PPS (Partido Popular Socialista), PSB (Partido Socialista Brasileiro) e PMN (Partido Movimento Nacional). “Os Democratas também estão alinhados com o prefeito”. A afirmação foi feita pelo presidente regional do partido, deputado estadual José Teixeira, durante solenidade de lançamento da obra de ampliação e reforma do Hospital Regional.

As lideranças políticas defenderam a reeleição do prefeito e elogiaram a sua conduta frente à administração municipal. “Nunca houve na história política de Amambai uma junção tão grande. O que nós queremos com isso é garantir este projeto político encabeçado pelo Sérgio”, disse a ex-vereadora Rosa Maria.  O presidente do PTC de Amambai, Ubiratan Martins, afirmou que sua adesão ao grupo esta pautada na forma ética que vem sendo administrado o município. “O Sérgio é um político que respeita a coisa pública”, falou Bira. O deputado Antonio Cruz também defendeu a reeleição de Sérgio: “O apoio do nosso partido deve-se ao brilhante trabalho que o prefeito vem realizando. Daqui pra frente serei parceiro do Sérgio e quero assumir compromisso de garantir emendas para a construção de casas populares. O nosso partido comanda o Ministério das Cidades e vamos lutar para conquistar investimentos para Amambai”.  

O prefeito Sérgio Barbosa disse que a ampliação do grupo político fortalece a vontade de trabalhar cada vez mais para atender a demanda da sociedade.  “A política é a arte de juntar as diferenças para o bem comum. Neste sentido temos trabalhado para ampliar cada vez mais o nosso grupo e construir um município cada vez melhor”, concluiu ele.      

Além do prefeito Sérgio Barbosa, estiveram presentes o presidente estadual do PP, deputado federal Antonio Cruz, deputado estadual Paulo Correa, presidente estadual do PHS, Wanderley Macedo, presidente municipal do PP, ex-vereadora Rosa Maria Osorski, presidente municipal do PHS, Elza Vieira Tobias, presidente municipal do PTC, Ubiratan Martins, presidente municipal do PTB, vereador Daniel Riquelme, presidente municipal do PMDB, vereador Josué de Barros, representante do PPS, Francisco de Assis, representante do PDT, vereador Gilmar Vicentin, representante do PSB, José Luiz Karasek, secretário estadual do PP, ex-vereador Francisco de Sá, secretários municipais, lideranças comunitárias, religiosas, representantes de entidades e filiados dos partidos.