6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10881

Paranhos:Miss MS Infantil participa de Noite Cultural

0

2007-07-04 06:34:37

Vilson Nascimento

A Miss Mato Grosso do Sul Infantil 2006 Fernanda Kellin Nascimento que é de Amambai, marcou presença na 9ª edição da Noite Cultural, realizada no último sábado, 30, em Paranhos.

Ela que tem 11 anos e no próximo dia 15 de julho estará representando o Mato Grosso do Sul no concurso Miss Brasil 2007 em Curitiba no Paraná, foi recepcionada pelo prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni, pela primeira dama do município Elaine e pelo presidente da Câmara Municipal local vereador Donizete Viaro.

Ao ser apresentada ao público, a Miss mirim recebeu fortes aplausos. Fernanda Nascimento que tem ligação familiar com Paranhos, inclusive é bisneta de um dos pioneiros do município, Santiago Benites que dá nome a única escola estadual do município, também foi muito aplaudida pelos alunos da escola.

“Fiquei muito feliz pela calorosa recepção que tive aqui em Paranhos, tanto por parte das autoridades locais como da população, em especial dos alunos da escola que leva o nome de meu bisavô”, disse Fernanda ao relatar que pretende voltar em breve a Paranhos para rever os vários amigos que fez durante a passagem pelo município.


Presidente da Radiobrás anuncia extinção da empresa

0

2007-07-04 06:32:37

O presidente da Empresa Brasileira de Comunicações (Radiobrás), José Roberto Garcez, foi o convidado de hoje (3) do programa “Primeira Notícia”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7 às 8 horas da manhã, na 104FM. Ele afirmou durante a entrevista que a empresa deverá ser extinta no começo do segundo semestre, juntamente com a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Asserp). As duas entidades serão transformadas em outra, ainda sem um nome definido mas que deverá ser o núcleo do novo sistema público de comunicação no Brasil. 

O grupo de comunicação estatal existente é formado pela Radiobrás, que possui três emissoras de TV, seis emissoras de rádio e mais uma agência de notícias na Internet. Já o grupo Assserp reúne duas emissoras de tevê e três emissoras de rádio. Com a transformação, a expectativa é de mudança – entre outras ações – no modelo de gestão. José Garcez defende um sistema público de comunicação que contemple cada vez mais a participação da sociedade civil organizada. “Mais do que receber, a sociedade tem o direito de produzir informação”, completa.

Paranhos:9ª edição da Noite Cultural deu aula de história

0

2007-07-04 06:27:37

Vilson Nascimento

A 9ª edição da Noite Cultural, realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Paranhos, através do Departamento de Cultura, em parceria com as escolas públicas do município, deu uma verdadeira aula de história do Brasil para a população do município no último sábado.

O evento, que foi realizado no período noturno e arrastou milhares de pessoas para a quadra poliesportiva José Ribeiro da Silva, no centro da cidade, relembrou a história, costumes, culinárias e as tradições de cada uma das cinco regiões brasileiras.

Mais de 130 alunos, alunas e professores das escolas municipais Dr. Mitsuro Saito e Ivo Ilmo Wachsmann, da Escola Estadual Santiago Benites e de programas sociais mantidos pela Prefeitura de Paranhos através de parceria com os governos estadual e federal como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), por exemplo, apresentaram peças teatrais, danças e músicas elevando a cultura de cada um dos cinco regiões que dividem a República Federativa do Brasil.

Na Região Sul, entre os vários destaques, foram apresentadas peças teatrais retratando a imigração alemã e italiana. Na região Sudeste o destaque foi às festas do peão de São Paulo, o Carnaval do Rio de Janeiro e a Catira, ritmo tradicional do estado de Minas Gerais, entre outros costumes regionais, na Região Nordeste o destaque foi o Frevo, na região Norte as festas culturais como a tradicional festa do “Boi Bumbá” foi o destaque e no Centro-Oeste a atração ficou por conta da música regional com destaques para o Grupo Tradição que exporta a musica regional para os quatro cantos do País e outras atrações como o tereré, bebida típica da região de fronteira e a força do peão pantaneiro entre outras atrações.
Autoridades Prestigiaram o Evento

Várias autoridades do município prestigiaram o evento, que teve a apresentação do radialista e secretário de governo da Prefeitura local Antônio Dantas, o “Toninho”, como sonorizarão da Skala Sonorização de Paranhos, entre elas o prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni (PSDB) que estava acompanhado pela 1ª Dama e secretária de ação social do município Elaine do Carmo Buscioli Bettoni, o presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viaro (PMDB), o vereador Aldinar Ramos, o “Dinho” (PPS), o vereador Nilson Marques, o “Coruja” (PPS), o vereador Professor Guto (PSDB), o vereador Julio (PDT), a vereadora Augustinha Viana (PSDB), secretários municipais, entre eles a coordenadora do evento, a secretária de educação do município, Cida Ribeiro, Moacir Macedo de agricultura e Paulo Catto de saúde, além do Delegado de Polícia Civil de Paranhos, Dr. Fábio Peró e do prefeito da cidade paraguaia de Ypê-Jhú, Julian Benites que estava acompanhado pela esposa, entre outras personalidades e representantes de classe da sociedade paranhense.

Para o prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni o tema, culturas regionais apresentado durante a Noite Cultural desse ano foi um meio encontrado pela administração municipal de levar, de uma forma descontraída e divertida, a cultura de cada região do País à população. Bettoni destacou o esforço dos organizadores, professores e alunos pelo sucesso do evento.



Peru empata com a Bolívia e avança na Copa América

0

2007-07-04 06:22:37

Peru e Bolívia empataram por 2 a 2, nesta terça-feira, na cidade de Mérida (Venezuela), pela rodada final do Grupo A da Copa América-2007.

Com o empate, o Peru chegou aos quatro pontos na chave e avançou às quartas-de-final. A Bolívia, com dois, está fora do torneio.

Os gols da Bolívia foram marcados por Jaime Moreno e Jhasmany Campos, enquanto o atacante Claudio Pizarro (dois) anotou para os peruanos.

Cavaleiro de Tacuru surpreende conterrâneos e vai ao Pan

0

2007-07-04 06:00:37

Quando tinha 17 anos Rogério Clementino resolveu "cair no mundo", como ele mesmo diz. Órfão de pai, o jovem deixou a cidade de Tacuru com destino a Paranavaí (PR), onde arrumou um emprego de peão. No Paraná, conheceu um amigo que o convidou para ir tentar a vida no interior de São Paulo.

E assim Clementino foi para em Boituva: "Lá eu jogava bola com um cara chamado Leandro, que me arrumou um emprego para tratar de cavalos. Com o tempo ele me ensinou a domar e eu acabei indo para Araçoiaba da Serra, trabalhar em um haras".

O dono do Haras, o empresário José Victor Oliva, ex-marido da jogadora de basquete Hortência, começou a perceber que o peão tinha um talento para lidar com os animais e resolveu investir no rapaz. Não demorou para que o sul-matogrossense começasse a conquistar resultados: "Ele me incentivava, me colocava em cursos, foi me patrocinando mesmo. E eu fui vencendo competições".

A última grande conquista veio há duas semanas. Inicialmente convocado para ser reserva da equipe brasileira de adestramento nos Jogos Pan-Americanos, ele assegurou uma vaga de titular após a saída do cavaleiro Pia Aragão. Aos 25 anos, Rogério Clementino será o primeiro negro a defender o Brasil no hipismo em uma edição de Pan: "Estou muito orgulhosos disso. É emocionante. Agora vou trabalhar mais ainda para caprichar na hora da competição. Estou bem treinado e acredito que é possível conquistar uma medalha", analisa.

Surpresa – Clementino é nascido em Ivinhema, mas considera Tacuru sua casa: "Fui criado lá e minha família continua em Tacuru até hoje", afirma. Na cidade, os amigos ficaram surpresos com o conterrâneo. "Quando eu contava que ele tinha virada cavaleiro, ninguém acreditava", diz a mãe do jovem, Joselita da Silva Clementino. "Eles tiravam sarro e diziam que era mentira. Agora a cidade está de boca aberta", completa.

A família conta que logo que saiu de casa, Rogério passou três anos sem dar notícias: "Nós crescemos juntos e nos separamos quando ele tinha 17 anos e foi para o Paraná. Não tínhamos notícias dele, ficávamos angustiados, chorávamos de saudade sem saber onde ele estava", recorda-se o irmão Adriano da Silva Clementino. "Para mim é uma alegria ver ele competindo no Pan. E agora todo mundo sabe. Antes o pessoal da cidade dava risada e dizia que eu era louco, mas hoje todo mundo está contente", conclui.

Depois de experimentar uma mudança tão grande na vida, Rogério destaca que a fé em Deus é o segredo para se vencer: "Eu aprendi que a gente nunca deve desistir e precisa aproveitar as oportunidades. Quando você tem uma chance, deve encarar isso como uma porta que Deus está te abrindo. Com a ajuda d’Ele, a gente consegue tudo".

Prefeitura de Caarapó antecipa o 13º salário

0

2007-07-04 04:34:37

Os pouco mais de 800 servidores da prefeitura de Caarapó – entre ativos, aposentados e pensionistas – receberam ontem a primeira parcela do 13º salário, paga junto com os 60% dos salários de junho. 40% dos vencimentos dos vencimentos de junho já haviam sido pagos no dia 16 do mês passado.
 

A manutenção em dia dos salários dos servidores municipais é prática da administração municipal, que instituiu o pagamento quinzenal no início do atual mandato. No dia 16 de cada mês, são liberados 40% dos salários, sendo o restante – 60% – pago até o 5ª dia do mês seguinte. Com essa prática, a prefeitura de Caarapó evita a liberação de vales e a emissão de requisições aos servidores.
 

“O adiantamento feito no início da segunda quinzena auxilia o servidor, que pode planejar seus gastos, sem a necessidade de vales ou requisições para desconto em folha de pagamento”, observa o prefeito Mateus Palma de Farias (PR). Ele acrescenta que tem orientado os servidores municipais em relação ao planejamento dos gastos domésticos. “Em nossas reuniões, costumamos dizer que o segredo é nunca se gastar mais do que se ganha; isso permite o equilíbrio do orçamento”, esclarece o prefeito.
 

Com a liberação de 50% do 13º salário e o pagamento da folha referente ao mês de junho, a prefeitura de Caarapó está injetando R$ 690.911,68 na economia local.
 

A filosofia administrativa do prefeito Mateus Palma de Farias tem permitido a execução de ações em todas as áreas. São muitos os investimentos em setores importantes, como saúde, educação, assistência social e infra-estrutura urbana. Nessa área, atualmente estão em execução três frentes de asfalto, que beneficiam três bairros da zona urbana de Caarapó. Para o prefeito Mateus Palma de Farias, o segredo é manter o equilíbrio financeiro, com gastos equilibrados em todas as áreas.
 

“Destinamos os recursos de forma proporcional a todos os setores, de modo a atender as principais demandas”, esclarece o prefeito, cuja administração tem 90% de aprovação popular, segundo recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisas Braslopes.

Caarapó:Vereador pede reforma de quadra esportiva

0

2007-07-04 02:28:37

O vereador de Caarapó José Carlos Fagundes (PTB), encaminhou expediente ao Prefeito Mateus Palma de Farias, aoSecretário Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Roberto Maitan, ao Secretário de Educação e Esportes Ismael Guevara e ao Diretor Presidente do Fundesporte Dirceu Lanzarini, solicitando aos mesmos recursos para reforma completa da quadra de esportes, localizada no Distrito de Cristalina.

Segundo o vereador, “o estado de conservação da quadra está dificultando a prática desportiva (foto), onde as pessoas que freqüentam têm reclamado que o piso não oferece condições, podendo provocar até acidentes”.

A quadra localizada próximo ao campo de futebol apresenta rachaduras, traves quebradas, alambrados ferrujados e faltando telas de proteção, banheiros totalmente impróprios para uso público, enfim são diversos problemas apresentados num local onde vários jovens reúnem-se para o lazer, e que no decorrer dos tempos esta quadra foi sendo largada a segundo ou terceiro plano, “chegando agora numa condição que realmente nos preocupa, até porque hoje encontra-se totalmente imprópria para o desenvolvimento de qualquer modalidade esportiva, portanto seria de suma importância a reforma desta praça de esportes”, ressalta o vereador.

Iguatemi:Prefeitura investe na recuperação de pontes

0

2007-07-04 01:30:37

A prefeitura de Iguatemi, através da gerência municipal de Urbanismo, Obras e Infra-estrutura, continuam executando diversas frentes de trabalho na zona rural do município. Segundo o gerente de Urbanismo, Paulo Krein, as obras são de recuperação e também de manutenção das estradas vicinais, bem como das inúmeras pontes existentes.

A mais recente obra realizada pela equipe da gerência foi a recuperação de duas pontes rurais. A primeira obra de recuperação foi realizada na ponte que fica nas proximidades da fazenda Guavirá e a segunda na ponte sobre o rio Tarumã. As obras foram realizadas em parceria com os fazendeiros, que doaram parte da madeira utilizada nas pontes. Esse trabalho de parceria já vem sendo incentivado e executado com muito sucesso há algum tempo pela prefeitura de Iguatemi.

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, destaca que os trabalhos de recuperação, tanto de estradas quanto de pontes, têm sido feito de forma sistemática, “o que tem garantido aos produtores rurais do município mais tranqüilidade na hora de escoar a produção bem como se deslocar para a cidade.”

No início do ano a prefeitura adquiriu uma motoniveladora e uma pá carregadeira para melhorar e agilizar os trabalhos. O investimento foi de R$ 600 mil e representa, segundo o prefeito,a necessidade de superar uma das maiores dificuldades da administração, que é exatamente manter as estradas vicinais do município, haja vista sua grande extensão territorial.

Amambai:Programa Sentinela realiza palestra nas escolas

0

2007-07-04 00:34:37

A equipe do programa Sentinela de Amambai realizou na sexta feira, 29 uma palestra na escola estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa a respeito dos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa faz parte de um cronograma de visitas e palestras que está sendo realizado no município.
        
Estiveram presentes a coordenadora do programa, psicopedagoga Edir Escobar Tobias, psicóloga Alfranide de Souza Batista, assistente social Priscila da Silva Lopes, representante da Polícia Militar, 3ª Sargento Nélida Calonga Riquelme, conselheiro Marciano Luiz Vieira, a coordenadora da Escola  Dr. Fernando Corrêa da Costa, Cleonice da Costa Giordani, a diretora estadual Guarani Kaiowá, Nídia Eliane Peixer e todos os alunos da escola.
        
O Programa Sentinela é realizado pela Prefeitura de Amambai através da secretaria municipal de Assistência Social e seu objetivo principal é a luta contra a discriminação, violência e abuso sexual de crianças e adolescentes A equipe é coordenada  pela psicopedagoga Edir Escobar Tobias e tem apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Funasa, Polícia Militar, Conselho Tutelar e do Fórum.
        
Segundo a coordenadora Edir, a equipe está desenvolvendo esse trabalho de divulgação nas escolas para incentivar a luta contra a violência de menores, através de palestras e atividades didáticas que conscientizem a criança e o adolescente da gravidade do problema.

Quando constatado um caso de violação dos direitos da criança e do adolescente, a metodologia de atendimento é multiprofissional. Inicialmente o Conselho tutelar encaminha o jovem para a secretaria que proporciona um atendimento profissional psicológico e em seguida  a mesma secretaria atende a família ou o responsável pela vítima da violência. Se a autoria da agressão for proveniente da família, a Polícia Militar fica responsável em tomar as providências necessárias em relação ao agressor. Os Recursos para a Realização deste programa são provenientes do Governo Federal, do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal.
        
Estão programadas palestras na escola estadual Vespasiano Martins, no dia 6, escola municipal e estadual Guarani Kaiowá, dia 13, e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, dia 20.

Microônibus arrasta menino de 5 anos por oito quadras

0

2007-07-03 23:18:37

Um menino de 5 anos foi arrastado por um microônibus que fazia transporte escolar por oito quarteirões em São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo. De acordo com o delegado Ayrton Augusto Camargo Júnior, o menino foi deixado a poucos metros de casa e o motorista não teria percebido que a roupa do estudante ficou presa no engate do microônibus.

O motorista só parou quando moradores começaram a gritar avisando o que tinha ocorrido. O menino foi levado para o posto de saúde do bairro Santo Antônio. "Apesar de ser arrastado e da gravidade da ocorrência, as conseqüências foram poucas, apenas escoriações nas pernas, nos pés e nas nádegas”, comentou o delegado. O menino recebeu curativos para tratar dos ferimentos e foi liberado em seguida. 

O delegado afirma que vai instaurar inquérito contra o motorista para investigar "lesão corporal na condução de veículo automotor". Segundo a polícia, o motorista afirma que não teve como evitar o acidente, pois não percebeu que a roupa do garoto ficou presa no veículo.
 
"A princípio, ele agiu com culpa, porque o Denatran estabelece normas para quem conduz ônibus escolar. Ele não tinha certificado de curso ou permissão para transporte escolar", afirmou. “De qualquer forma, quem conduz crianças precisa ter cuidado. Ela teria que ser deixada na porta da casa e o motorista se certificar de que ela estava em local seguro.”

Puccinelli diz que Estado sairá do vermelho em outubro

0

2007-07-03 22:13:37

A arrecadação de Mato Grosso do Sul vem subindo, em média, 17% ao mês". A conta é do governador André Puccinelli, que afirmou hoje à tarde, durante seminário de engenheiros na superintendência regional do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), que os investimentos em todos os setores do governo estadual serão ampliados a partir de janeiro do ano que vem.

Puccinelli comentou ainda que espera "sair do vermelho" em outubro, quando o governo começará a fazer caixa para o pagamento do 13º salário do funcionalismo público sem recorrer a empréstimos. "Não dá para ficar choramingando. O melhor caminho é trabalhar e vencer as dificuldades. Estamos melhorando o custeio da máquina governamental, saindo do razoável para o bom. Com a diminuição das despesas, o aumento da receita e o contínuo pagamento das contas que assumimos, poderemos ter melhores possibilidades para 2008", analisou.

O governador ainda se mostrou otimista quanto a investimentos futuros: "Se tudo der certo, será só este ano de penúria. Não gosto de fazer previsões, mas vejo um horizonte muito mais claro para investimentos nos próximos anos", concluiu.

Parceria – André ainda aproveitou o evento desta tarde para destacar a parceria entre governo do Estado e Dnit. O superintendente regional do órgão, Marcelo Miranda, também falou sobre a união: "O governo de Mato Grosso do Sul ainda será aliado em diversos projetos de desenvolvimento", afirmou, citando, entre eles, a estadualização da BR-163. "Ainda teremos um longo caminho a percorrer, e temos a certeza de uma parceria que renderá muito em termos de desenvolvimento", finalizou.

Geada já resulta em perda na safra para MS

0

2007-07-03 21:12:37

Saiu nesta terça-feira o novo relatório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sobre a atual safra apontando perdas na produtividade do milho em Mato Grosso do Sul por conta da geada. Enquanto na safra passada a cada hectare eram colhidos 3,3 mil quilos do grão, desta vez serão 3,19 mil, conforme o relatório. A perspectiva é que dentro de um mês a colheita esteja concluída.

Conforme o relatório, a produção de milho no Estado deve ser de 2,24 milhões de toneladas nesta safrinha, aumento de 30,5% em relação ao que foi colhido no ano passado. Isso porque a área plantada é 35% maior, passou de 521,3 mil hectares a 703,8 mil hectares. O que estimulou o plantio do milho safrinha foram os bons preços alcançados entre o fim do ano passado e começo deste.

Mato Grosso do Sul é o sexto maior produtor de grãos do País, 8,35 milhões de toneladas, ou 6,4% da produção nacional. Estão na frente o Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A produção de grãos de Mato Grosso do Sul nesta safra é 14% maior que a da safra 2005/06.

Outra cultura que apontou crescimento expressivo nesta safra foi o algodão. São 97,9 mil toneladas, em caroço, contra 67 mil toneladas na safra passada, aumento de 46,2%.

Salário mínimo rural sobe 5%

0

2007-07-03 20:06:37

A convenção coletiva de trabalho definiu no último dia 30 de junho o novo piso salarial do trabalhador rural. O aumento foi de 4,97% subindo de R$ 385 para R$ 404. Os trabalhadores que ganham valores acima do piso terão que negociar diretamente com seus empregadores. Em Mato Grosso do Sul, a convenção coletiva acontece desde 1992 e garante ao empregado e ao produtor rural a possibilidade de chegar a um acordo sem prejuízo de ambas as partes.

Além de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e da Federação dos Trabalhadores (Fetagri), participaram também representantes dos Sindicatos Rurais. “A convenção preserva pontos favoráveis nas relações de empregabilidade”, frisou o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior.

Para o presidente do Sindicato Rural de Coxim, Aristóteles Ferreira Júnior, pressupõe-se que com o acordo exista um plus de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. “O objetivo é manter o que está pactuado na convenção coletiva. A convenção amplia e melhora a relação trabalhista entre as partes”, destaca.

Outra vantagem apontada pelo líder sindical é que a convenção diminui os conflitos trabalhistas na área rural. “Isso diminui o número de processos e desentendimentos na área trabalhista”, alerta Aristóteles.

Negociação
Inicialmente, os trabalhadores rurais queriam um reajuste de 13%, mas os produtores insistiram nos números dos custos de produção e no acumulo de prejuízos ao longo desses cinco anos no Estado. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Fucks, também apresentou a convenção salarial de outros setores da economia.

O novo salário é vigente até dia 30 de junho de 2008. Depois deve ser estabelecida uma nova convenção. A cópia do termo aditivo da convenção coletiva de trabalho 2007/2008 encontra-se no site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br).

André pede ao MP que investigue Zeca do PT

0

2007-07-03 19:17:37

O governador André Puccinelli (PMDB) é o destaque hoje na série de entrevista que o portal G1, da Rede Globo divulga semanalmente com governadores. Na entrevista, o governador de Mato Grosso do Sul afirma que está entregando ao Ministério Público Estadual o resultado de auditorias na administração do antecessor, Zeca do PT.


Na entrevista, Puccinelli afirma que as auditorias revelaram “várias irregularidades em vários órgãos”. Uma delas, segundo o governador, é o sumiço de carros do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural).


“Não tem mais carro. Como é que some? Você tem que dar baixa no patrimônio. Ele foi roubado? Tem que ter o boletim de ocorrência, porque ele é um bem que está lá plaquetado, numerado, catalogado”, disse André Puccinelli, o décimo governador entrevistado na série do G1.


Sem medir palavras, o governador afirma que a Operação Xeque-Mate “fez um limpa” em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, as denúncias de existência de máfias de exploração de caça-níqueis no estado não são novidade. “Todo mundo no estado sabe quem é que joga bicho. Era voz corrente até de criancinha de colo o que acontecia aqui”, diz. E vai além. “Todo mundo sabe que o tal de Nilton Cezar Servo era um quadrilheiro das máquinas, das maquininhas, dos caça-níqueis”.


Servo, ex-deputado estadual, foi preso durante a operação. Indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público, ele é apontado como um dos líderes do esquema. Seu advogado, Eldes Rodrigues, rebateu a acusação do governador.


Membro do PMDB, um dos partidos que mais pleiteou cargos, Puccinelli critica as indicações políticas e o apetite de aliados em participar de governos que ajudaram a eleger. “Às vezes ocorre indicação de ‘cupincha’. E aí não funciona. Se houvesse essa preocupação de indicar os melhores… Aqui no meu [governo], dois que foram indicados por partidos não serviram. [Passaram-se] três meses, ‘tchau e benção’”.

Placas de carros vão mudar a partir de agosto

0

2007-07-03 18:30:37

      Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto, vai mudar o visual das placas de veículos do país. O tipo de letra passará a ser o estilo ‘mandatory’, o que deve melhorar a identificação.


     Os veículos com duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos, deverá ter uma película reflexiva. Também com vistas a facilitar a visão, a identificação do Estado e da cidade onde os veículos são registrados deixará de ser centralizada na placa.

    Com a mudança, a sigla do estado ficará alinhada com a série de letras, deixando apenas o município no centro. Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a frota atual de automóveis não precisará mudar de placa para se adequar às novas normas.

    Somente veículos emplacados a partir do dia 1º de agosto virão com o novo modelo de identificação, informou a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Caarapó: Prefeito faz visita a Lanzarini

0

2007-07-03 18:01:37

      Na manhã desta segunda-feira (2/7), Mateus Palma de Farias, prefeito de Caarapó, realizou uma visita de trabalho ao diretor-presidente da Fundesporte, Dirceu Lanzarini. Na oportunidade, o prefeito Mateus apresentou a Lanzarini uma lista de projetos de infra-estrutura para conhecimento e futura providências pela da Fundesporte, através de convênios e parcerias entre aquela prefeitura e o governo do Estado.

     São pequenas ações visando melhorar praças, ginásios e quadras esportivas de escolas municipais e estaduais, objetivando preservar o patrimônio público e, em alguns casos, melhorar ou expandir espaços voltados à comunidade Caaraporense.


     O município de Caarapó tem uma longa história de parcerias e realizações em prol da municipalidade e dos cidadãos sul-mato-grossenses, realizando diversas obras, oficinas e cursos, além de sediar importantes jogos do calendário esportivo estadual.  “A prefeitura, como mantenedora do patrimônio público, necessita dar continuidade aos projetos esportivos como forma de incentivar e estimular nossas crianças, jovens e até adultos, à praticar atividades esportivos”, afirma Mateus Farias.
   
      Dirceu Lanzarini acredita que será possível efetuar diversas pequenas ações não só em Caarapó, mas em diversos municípios estaduais. “O governador André Puccinelli é um excelente administrador e saberá aplicar corretamente os recursos necessários para a manutenção do patrimônio existente, além de fomentar o desenvolvimento de ações e projetos da Fundesporte em todo o Estado”, explica.

      Aproveitando a visita, o prefeito Mateus assinou a documentação referente ao convênio entre o Estado e a Prefeitura de Caarapó, que irá sediar a etapa final e decisiva da IV Copa MS de Futebol Sub-16, aser realizada entre os dias 10 e 15 de julho.

     O congresso técnico acontece na tarde do dia 10, com presença de organizadores e dirigentes das nove equipes classificadas para esta fase da IV Copa MS. A abertura do evento será na noite de quarta-feira (11), mesma data em que as equipes de Anastácio/Aquidauana, Bataguassú, Caarapó, Campo Grande, Costa Rica, Dourados, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde e Ponta Porã, iniciam a disputa para as duas vagas da decisão do título no domingo (15), em partidas realizadas durante o dia.

Aral Moreira: Prefeito Vistoria trabalhos das estradas

0

2007-07-03 17:47:37

     O prefeito municipal de Aral Moreira Wilson Carvalho, juntamente com o secretario de obras Ailton Flores Chineider, estiveram na ultima semana acompanhando os trabalhos das maquinas da prefeitura, que estão realizando  a manutenção e conservação das estradas do município. 


     A prefeitura municipal através da secretaria de obras realizou no inicio  do ano um grande mutirão para a recuperação das estradas do município,  para que assim os produtores pudessem escoar sua safra e a população utilizar  uma estrada em perfeita rdem. 


      O secretario de obras Ailton destacou que o momento é favorável para o município, pois com o trabalho realizado no inicio do ano as estradas  estão em bom estado, e agora se precisamos mantelas, e com o a atenção e preocupação que o prefeito municipal Wilson tem, podemos ter a certeza de que tudo continuara se encaminhado muito bem. 


      Para o prefeito Wilson este trabalho de manutenção das estradas é uma prioridade, que nossa administração vai cumprir com rigor, pois nossa economia esta baseada na produção agrícola e pecuária, e temos que  continuar a dar a assistência necessária para que possam utilizar estradas com boa trafegabilidade. A ação de manutenção das estradas de concentro no momento na região do tagi, onde esta sendo feita à conservação da estrada vicinal que liga Aral Moreira ao município de Amambai e passa em frente às fazendas São Bento,Catimbal, Guaibi Piri, Rancho Lindo e Cachoeira, onde foi realizada a manutenção de 22 km, alem da recuperação de um trecho de 10 km na região  do tagi, que da acesso a sede do Município.

Sete Quedas amplia quadro de amigos

0

2007-07-03 17:20:37

        O Município de Sete Quedas, durante estes últimos 30 meses tem ampliado significadamente o quadro de amigos, no que se diz respeito à representatividade política do município, dentre eles poderemos citar um deputado que tem direcionado seus olhos a esta cidade fronteiriça, e destacar o seu empenho em viabilizar recursos, no qual podemos destacar a aquisição de um trator equipado para o CMDR, que com certeza atenderá a todos os pequenos produtores setequedenses.

        Na ultima viagem realizada a Brasília, que contava com o grupo formado pelo prefeito Sérgio Mendes (PDT) e os vereadores, Cazé (PMDB), Edílson (PSC), e Onézio (PSC), estiveram então no gabinete do deputado Federal Moka (PMDB) em resgate a recursos para nossa cidade e que prontamente foram recebidos pelo parlamentar se dispondo em se empenhar nos pleitos solicitados que podemos citar o Convênio com o Instituto de assistência ao Futebol Brasileiro – IAFB/CBF, O Projeto de conservação de nascentes “Rio Tujuri”, Formação do Viveiro Municipal, Construção do Centro de Lazer para a Melhor Idade e recursos para execução de Pavimentação Asfaltica.

     Segundo um dos representantes do deputado em Sete Quedaso vereador Cazé “acredito que o empenho do deputado Moka será realmente de grande importância, como tem sido no recurso do decreto emergencial, que está tramitando na Secretaria da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, que acreditamos que será liberado em breve” comentou o vereador

          “Todas as pessoas que trabalham por Sete Quedas, realmente são bem vindos, pois acreditamos no interesse comum em tornar esta cidade a cidade de nossos sonhos, e deixar obras que serão imortalizadas, que beneficiarão não só esta geração como as gerações futuras, acredito na força da representatividade política quando se quer fazer o melhor na reciprocidade do voto” finalizou o prefeito Sérgio.

General do Exercito Paraguaio visita Paranhos

0

2007-07-03 16:37:37

 Jaime Mel


  O General Garcia do exercito Paraguai esteve visitando a região fronteiriça e fez questão de conhecer o município de Paranhos.  O Prefeito Dirceu Bettoni, acompanhado pelos vereadores Donizete Aparecido e Nilson Vanderlei, recepcionaram o General juntamente com o Comandante do destacamento do Exercito Paraguai de Ypejhú, Tenente Coronel Oviedo, que visitaram várias órgãos municipais, se inteirando Do funcionamento dos mesmos em conversa com Secretários e funcionários.


     No Hospital municipal o General não poupou elogios á saúde de Paranhos, pode constatar in loco, juntamente com o prefeito, todos os procedimentos adotados em qualquer situação dos pacientes, No Hospital municipal esta sendo adaptado uma sala para o funcionamento de um aparelho de raios-X de ultima geração que foi adquirido no ano passado em parceria com a câmara, avaliou como positivo a dedicação do prefeito no quesito saúde por aplicar bem os recursos neste setor.


      Ao despedir o General diz estar à disposição do município de Paranhos, propondo parcerias dentro de sua área para uma fronteira ainda mais progressista já que são nações pacificas.

Tacuru: Prefeitura realiza festa caipira na aldeia indígena

0

2007-07-03 16:02:37

   Através da secretária a municipal de educação, a prefeitura de Tacuru realizou uma grande festa julhina na aldeia Sassoro, onde contou com a presença de autoridades políticas e outros.


   O prefeito municipal Cláudio Rocha Barcelos este presente onde participou juntamente com a comunidade indígena, foi oferecido os comes de bebes para os presentes de graça, onde todos penderão festar e sentir o prazer de uma festa caipira, para a comunidade indígena esta foi a primeira festa caipira que aconteceu na aldeia, o prefeito parabenizou a organização que era uma responsabilidade da secretaria de educação Márcia Regina, agradeceu a presença de todos e comentou de sua satisfação em poder estar participando e colaborando com a comunidade indígena de Tacuru, a senhora Márcia Regina através da secretaria de educação esporte cultura e lazer de Tacuru esta organizando para este final de semana o mesmo evento que acontecera na aldeia Jaguapire, e um trabalho de reconhecimento para com o povo indígena do Município através da prefeitura municipal Tacuru no Caminho Certo.