8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10856

Produtores de Japorã e Mundo Novo recebem cestas básicas

0

2007-07-18 18:24:37

A Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) entregam amanhã, nos municípios de Japorã e Mundo Novo, cestas básicas a pequenos produtores que tiveram gado abatido em função da febre aftosa.

As cestas foram adquiridas por meio de uma parceria entre o governo do Estado e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).No total serão repassadas 300 cestas a cada município.A entrega das primeiras cem cestas será realizada amanhã. O restante será repassado às famílias nos meses de agosto e setembro, perfazendo um total de 100 cestas básicas entregues por mês para cada município.

O ato de entrega das cestas inicia-se em Mundo Novo às 9h30, na Cozinha Experimental do Pronaf e prossegue no município de Japorã às 13h no Salão Paroquial.

Abates – Os abates sanitários de animais reagentes ao exame sorológico de febre aftosa foram determinados pelo governador André Puccinelli, no começo de fevereiro, após acordo com os prefeitos de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, técnicos do Mapa(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e entidades rurais.

Na primeira etapa dos abates, realizada no início do ano foram sacrificados cerca de 24.000 animais. O número de animais sacrificados na segunda etapa do trabalho, que ainda está sendo realizada, deve chegar a 21.000.

A determinação para os abates decorreu dos resultados da última sorologia para febre aftosa, feita em dezembro de 2006 e janeiro deste ano, na qual amostras colhidas, de aproximadamente 310 animais, foram reagentes ao exame, apresentando circulação viral. Os municípios estão na área de restrição desde outubro de 2005, quando foram constatados focos da doença e sacrificados cerca de 34 mil animais.

Polícia encontra caixas com órgãos humanos em rua

0

2007-07-18 17:47:37

     Uma equipe da Polícia Militar e à Guarda Municipal de Dourados encontraram hoje, na Rua Castro Alencar, no bairro Parque Alvorada, caixas de papelão contendo frascos com órgãos humanos. Segundo a polícia, os frascos estavam cheios de formol e tinham órgãos como: cérebro, fígado e vísceras. Também foram encontrados no local, caixas com vários medicamentos vencidos.


     Ainda de acordo com a polícia, não se tem informações de quem seria responsável pelas caixas, mas a suspeita é de que o material tenha sido jogado por algum laboratório ou alguém que estaria realizando algum tipo de pesquisa. Os policiais informaram que órgãos serão encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) e alertaram à população principalmente dos riscos de contaminação que uma atitude como esta pode causar. Crianças brincavam próximo do local onde as caixas foram encontradas.


OAB lança campanha para aprimorar ensino jurídico em MS

0

2007-07-18 17:04:37

Incomodada com o baixo percentual de aprovação de bacharéis no Exame de Ordem, a seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul decidiu lançar a campanha "Ensino Jurídico de Excelência", cujo objetivo é diagnosticar falhas e propor medidas que aprimorem a qualidade do ensino jurídico.

De acordo com o presidente da OAB-MS, Fábio Trad, a entidade vai "impulsionar uma série de medidas, visando auxiliar as faculdades de direito do Estado a atingir um grau de excelência". A campanha será realizada através da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, da Comissão Permanente de Ensino Jurídico e da Escola Superior de Advocacia.

6 passos – Segundo informa a OAB-MS, a campanha terá seis etapas. A primeira delas está relacionada à divulgação dos trabalhos. Em seguida, haverá visita às instituições e reuniões com os coordenadores dos cursos de direito.

O terceiro passo é a realização de palestras sobre os temas relevantes ao ensino jurídico. Logo depois, os membros das comissões passarão à sistematização das principais conclusões e sugestões colhidas, elegendo os pontos principais para o aprimoramento do ensino jurídico e detalhando como poderão ser alcançados. A quinta etapa prevê a viabilização de mecanismos práticos para divulgação e implementação destes tópicos, como, por exemplo, a elaboração de cartilhas de recomendações e a assinatura de uma carta de intenções.

Por último, concluída a elaboração das propostas objeto do programa, será iniciada a fase de manutenção dos resultados obtidos e as comissões passarão a fiscalizar o cumprimento da carta até o final desta gestão.

Aumenta para 165 o número de corpos retirados de local

0

2007-07-18 16:44:37

A Secretaria de Segurança Pública e o Instituto Médico Legal (IML) informam que chegam a 165 o número de corpos resgatados do local do acidente com o Airbus A320 da empresa aérea TAM. O último boletim foi divulgado às 15h30. Foram registrados no IML, 140 corpos. Os outros ainda estão sendo registrados. Cerca de 30 funcionários do IML trabalham na identificação dos corpos.

A TAM divulgou uma nova lista de passageiros, funcionários e tripulantes que estavam no Airbus 320, vôo JJ 3054. A companhia aérea confirmou que estavam a bordo 186 pessoas. Desse total, 162 eram passageiros, 18 funcionários da empresa e seis tripulantes (dois comandantes e quatro comissários).

O Airbus 320 decolou de Porto Alegre às 17h16 de ontem (17), com destino a Congonhas, sem escalas. Havia previsão de pousar às 18h50. Pelos relatos de autoridades, o avião não conseguiu parar na pista, derrapou, tentou virar para a esquerda, atravessou a pista da avenida Washington Luis e bateu de frente com um terminal de cargas da empresa.

Com 160 mortes confirmadas, acidente é o maior do Brasil

0

2007-07-18 16:20:37

As equipes do Corpo de Bombeiros retiraram, até as 12h30 desta quarta-feira (18), 157 corpos de vítimas do acidente do vôo JJ 3054 da TAM, que se chocou com um prédio próximo ao Aeroporto de Congonhas na noite de terça-feira (17).

 Com isso, sobe para 160 o número de mortos confirmados no desastre. Deste total, três pessoas morreram em hospitais, segundo o coronel Manoel Antonio da Silva Araújo, do Corpo de Bombeiros. Esse foi o maior acidente aéreo do país. A queda do vôo 1907 da Gol, em setembro do ano passado, registrou 154 mortos.   

O IML orienta parentes de vítimas a procurarem a equipe que está no salão de autoridades do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A recomendação é que eles levem o maior número possível de documentos e informações que possam facilitar a identificação das vítimas.

Os dados recebidos pela equipe de Congonhas serão cruzados com os resultados das necropsias realizadas no IML Central. Se houver informações convergentes, os parentes serão chamados para fazer o reconhecimento da vítima.

Identificação – A primeira vítima do acidente com o Airbus 320 da TAM identificada pelo Instituto Médico-Legal foi Osvaldo Luiz de Souza, de 49 anos. O nome dele foi divulgado no início desta manhã.

De acordo com a assessoria da Polícia Técnico-Científica, a vítima fazia uma entrega no hangar ao lado do prédio atingido pelo avião. A identificação foi possível porque o corpo não foi atingido pelas chamas que consumiram o edifício. Uma parede teria caído sobre ele e provocado traumatismo craniano.

Sobreviventes – O comandante do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo, Manoel Antônio da Silva Araújo, afirmou no inicio desta manhã que os sobreviventes do desastre com o Airbus 320 da TAM já foram resgatados. "Sobreviventes foram retirados assim que as primeiras guarnições chegaram ao local", disse Araújo.

 Os trabalhos dos bombeiros se prolongaram pela madrugada e continuam esta manhã. Eles acreditam que devem terminar a retirada de todos os corpos até o fim do dia. De acordo com o comandante Araújo, mais de cem homens trabalhavam no local no início do dia. Segundo ele, não há mais risco de incêndio, mas ainda há possibilidade de desabamento do edifício.

 Desastre – O avião da TAM com 186 pessoas a bordo derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e bateu em um prédio de carga e descarga da companhia aérea.

Pan 2007: Brasil está na final do vôlei feminino

0

2007-07-18 16:08:37

Foi mais fácil do que se esperava. Embalada pela torcida que lotou o maracanãzinho, a seleção feminina de vôlei venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/20 e 25/20 e está na final dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira, a equipe entra em quadra, às 15h, buscando o ouro que não conquista desde 1999, em Winnipeg. Aos Estados Unidos resta a busca pela medalha de bronze, também nesta quinta, às 13h.
Sheilla começa no lugar de Mari

Com Oscar, Bernard e Carlão na torcida, a seleção começou o jogo de forma arrasadora. Paula Pequeno, em um dia muito inspirado, comandava as ações ofensivas da equipe marcando os principais pontos do primeiro set. Sheilla, que ganhou a posição de titular no lugar de Mari, também jogava bem na saída de rede.

As americanas não conseguiam furar o bom bloqueio do Brasil e, tentando desesperadamente marcar, erravam muito. Em um desses erros, o Brasil fechou o primeiro set de forma bastante tranquila: 25 a 13.

Oscar faz a hola na arquibancada – Muito animado com a fácil vitória do Brasil na primeira parcial, Oscar participava da hola junto com a torcida. Na setor vip, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, em sua primeira aparição no ginásio durante o Pan, também estava feliz com a atuação das meninas.

O segundo set começou de forma mais equilibrada, com os Estados Unidos conseguindo encaixar alguns ataques, principalmente com a ponteira Haneef. O técnico Zé Roberto Guimarães foi obrigado a pedir tempo para passar instruções a suas atletas, quando o placar apontava 10 a 8 para as americanas. E o esporro deu certo. A equipe voltou mais concentrada e virou o placar, fechando a parcial em 25 a 20, com um forte ataque de Sheilla, destaque do segundo set.

Seleção sofre, mas vence – O terceiro set não começou bem para a seleção.  O time sofreu pontos bobos, em bolas passadas com toques altos pelas americanas e foi para o primeiro tempo técnico em desvantagem no placar. Contudo, a equipe foi melhorando durante a partida e, com um ataque de Sassá, abriu cinco pontos de vantagem, anotando 18 a 13.
A partir daí, o Brasil só administrou a vantagem, fechando a parcial em 25 a 20, com uma bola de cheque de Walewska. A equipe espera o resultado da semifinal entre Cuba e Peru para saber contra quem vai disputar a medalha de ouro.

Preso homem que fazia disque-drogas em CG

0

2007-07-18 15:50:37

A Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) prendeu na tarde desta terça-feira (17 de julho) Anderson Vicente Chagas, 28 anos, por tráfico de drogas. Ele fazia disque-drogas e foi flagrado quando entregava entorpecente a um usuário na Avenida Via Morena.

Com ele foram encontrados 33 papelotes de pasta-base de cocaína e 15 papelotes de cloridrato de cocaína e R$ 140, provenientes da venda do entorpecente. Também foi apreendida uma motocicleta Titan de cor verde utilizada para fazer entregas de drogas.

Denúncias sobre tráfico de drogas podem ser feitas à Denar através do telefone 67-3341-5055.

Proibições sobre sementes modificadas podem ser reduzidas

0

2007-07-18 15:23:37

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 268/07, do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), que reduz as atuais proibições sobre uso de tecnologias genéticas de restrição de uso (mecanismo de controle de expressão de traço genético de uma planta por meio de um indutor externo).

    Atualmente, a Lei de Biossegurança (11.105/05) proíbe a utilização, a comercialização, o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologias genéticas de restrição do uso. O projeto apresentado proíbe apenas a comercialização de sementes que contenham tecnologias de restrição de uso, exceto quando se tratar de sementes de plantas biorreatoras (organismos transgênicos que produzem proteínas ou substâncias destinadas a fins terapêuticos ou industriais).

    Sciarra explica que as tecnologias de restrição de uso podem ser usadas com fins comerciais, beneficiando empresas de biotecnologias e indústrias de sementes, ao impedir os agricultores de produzir suas próprias sementes; ou como medida de biossegurança, no caso de produção de plantas biorreatoras, impedindo que sementes dessas plantas se misturem às destinadas à alimentação. "Parece-nos inadequado proibir toda e qualquer possibilidade de uso da tecnologia". Por isso, o texto restringe a proibição apenas ao uso com objetivo comercial.

  Novo conceito
  O projeto também altera o conceito de tecnologia genética de restrição de uso. De acordo com a Lei de Biossegurança, essa tecnologia é qualquer processo de intervenção humana para geração de plantas geneticamente modificadas a fim de produzir estruturas reprodutivas estéreis ou que vise a ativar ou desativar genes relacionados à fertilidade das plantas por indutores químicos externos. O projeto redefine esse conceito, especificando que a tecnologia de restrição de uso induz a produção de sementes estéreis.

   Eduardo Sciarra explica que a expressão "produção de estruturas de reprodução estéreis" da lei atual pode permitir a interpretação de que é proibido produzir plantas para não florescerem, já que a flor é uma estrutura reprodutiva. "Nesse caso, mesmo para culturas de reprodução assexuada (sem uso de sementes), como a cana-de-açúcar, não se poderiam obter vantagens agronômicas e nutricionais de plantas geneticamente modificadas para não florescerem."

   Tramitação
   O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Operação padrão da PRF congestiona tráfego na 163

0

2007-07-18 14:57:37

    A Operação Padrão da Polícia Rodoviária Federal provoca um congestionamento de pelo menos três quilômetros na BR 163, região do Posto de Dourados. Segundo o representante do sindicato,  Marcos Fernando Pereira, o efetivo está parando todos os veículos, e não apenas os de carga, conforme havia sido previsto. O policial disse ao Douradosagora que a intenção não é atrapalhar ninguém, mas obrigar o governo federal a olhar com maior atenção as reivindicações da categoria e abrir uma mesa de negociações.


  A blitz nas estradas ocorrem simultaneamente em todo país. Os cerca de nove mil policiais rodoviários de todo Brasil reivindicam nível superior para o ingresso na carreira; a abertura de dez mil novas vagas; correção de distorções salariais; a implementação de um Plano de Cargos e Carreira, visando garantir estabilidade de funções; e a regulamentação da Lei Orgânica das Polícias da União, que iria regularizar questões como por exemplo o sistema de escalonamento em plantões. 

  O representante da Federação em Mato Grosso do Sul, o policial Lúcio Nogueira Gonçalves, diz que hoje os PRF estão sujeitos à lei geral número 8.112, que rege o funcionalismo público e não prevê a escala de trabalho. Segundo ele, até agora o governo não acenou positivamente a qualquer proposta. "Não houve negociação alguma", diz.A categoria não descarta deflagrar uma greve geral, o que causaria enormes prejuízos econômicos, detonados pela falta de segurança e fiscalização nas estradas.

Febre Aftosa é tema de palestra no Encontro de Veterinários

0

2007-07-18 14:38:37

     Febre Aftosa é tema de palestra hoje no XIII Encontro Nacional de Patologia Veterinária – organizado pela Escola de Qualificação Rural (Equali) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O Dr. Ricardo A.A. de Lemos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai falar sobre Avaliação de Lesões na Febre Aftosa. A palestra será às 10h30.Professores, universitários e veterinários do Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos estão participando do evento que acontece no Teatro Glauce Rocha na UFMS até quinta-feira.

     Há pouco começou a palestra sobre Enfermidades de Pequenos Ruminantes, proferida pelo Dr. Franklin Riet-Corrêa, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Principais Patologias de Suínos, será o tema abordado pelo Dr. David Driemeier, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desta quinta-feira. Scrapie – Descrição de casos no Brasil em 2006, será apresentada pelos palestrantes Dr. Eurípedes Guimarães e Dr. David Driemeier, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

       No encerramento serão apresentados os trabalhos científicos produzidos pelos alunos de graduação, pós-graduação e professores.

       Na parte da tarde estão sendo realizados dois minicurso. Patologia do Sistema Nervoso Central – pelo Dr. Cláudio Severo Lombardo de Barros, Ph.D, professor da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Patologia e Patologia do Trato Reprodutor, pelo Dr. Renato de Lima Santos, Ph.D, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Escola de Medicina Veterinária.

Ceasa MS quer estimular produção de hortigranjeiros

0

2007-07-18 13:53:37

 

A Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul S/A (Ceasa-MS) vai promover um fórum sobre olericultura no próximo mês para estimular a produção de hortigranjeiros que não são cultivadas em quantidades suficientes no Estado. Oitenta e sete por cento dos produtos comercializados na Ceasa-MS provêm de outros Estados.


  Com os dados estatísticos feitos diariamente, é possível identificar a origem dos produtos e quais o Estado pode produzir. "Já existe a demanda assegurada desses produtos, nós vamos listar 10 deles para estimular a produção e diminuir a importação de outros Estados", diz o diretor-presidente da Ceasa-MS, Natal Baglioni Meira Barros.


  "São Paulo é o maior fornecedor de abóbora cabotiã, por exemplo. Contribuiu com 53% dos produtos em 2006, enquanto que Mato Grosso do Sul contribuiu com 13%. Pelos dados também é possível identificar os municípios que mais participam na produção de determinado produto. No caso da abóbora, Dois Irmãos do Buriti é o que mais comercializa nos meses de julho e agosto. Vamos também programar a produção para que uma grande quantidade do produto não se concentre em apenas alguns meses", explica o diretor-presidente.


  Para que sejam feitas políticas de produção, Natal prevê a destinação de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e a intensificação da assistência técnica aos produtores através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O fórum deve acontecer na segunda quinzena de agosto. Os dados estatísticos estão disponíveis no site www.ceasa.ms.gov.br.

Vôos remarcados livram 2 de MS de acidente em SP

0

2007-07-18 13:09:37

Um forte abraço no pai e em dois irmãos. Foi com emoção que Rodrigo Brites, 28 anos, celebrou a sorte que lhe tirou de uma lista de passageiros que, horas depois, se tornaria a relação de vítimas da maior tragédia da história da aviação brasileira. Rodrigo estava em Porto Alegre a trabalho e voltaria a Campo Grande no vôo da TAM, JJ-3054, com conexão em Congonhas (SP).

O agrônomo Adilson Nascimento dos Santos, 30, que também é de Mato Grosso do Sul, também pode celebrar a sorte. Ele chegou atrasado ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre, ontem, perdeu seu vôo. A companhia acabou conseguindo-lhe um assento no vôo seguinte, para o 3054.

Na última hora, quando faziam o check-in para embarcar, um grupo de comissários da companhia, com prioridade para o embarque, fez com que suas passagens fossem remarcadas. Saíram do vôo JJ-3054, horário de saída 16h55, e foram reencaixados no 3060, com decolagem prevista às 17h43.

Foi o acaso que ditou a diferença entre a vida e a morte dos dois: o Airbus A-320, do 3054, deixou o solo gaúcho às 17h16, e acabou envolvido num desastre ao tentar pousar em São Paulo. A pista de Congonhas estava molhada e o piloto acabou perdendo o controle da aeronave, tentou arremeter (voltar a levantar vôo), mas não conseguiu. O avião atravessou a movimentada avenida Washington Luís e foi se chocar contra um depósito de cargas da TAM Express do outro lado da rua. Explodiu. Não há sobreviventes entre os 186 passageiros e tripulantes que estavam a bordo.

“Para mim, foi um susto, o nosso vôo desceu em Curitiba, o comandante disse apenas que havia ‘um problema’ em Congonhas, mas um passageiro ligou o celular e soube. Todo mundo ligou o celular e eles não paravam de tocar”, contou Rodrigo, agora há pouco, ao conseguir finalmente chegar a Campo Grande. Ele demorou para conseguir tranqüilizar a própria família. “Meu celular estava sem bateria, demorou até eu conseguir um emprestado”.

Adilson, o agrônomo, já conseguiu chegar a Brasília. “Meu irmão que tinha me levado no aeroporto, já estava voltando lá atrás de notícias, ele estava com a voz embargada”, conta o agrônomo, que é aluno de um curso de mestrado em Porto Alegre. E, com indisfarçável alívio de quem escapou por um triz, disse que precisa trocar de nome: “Ao invés de Nascimento, agora tem de ser Renascimento”.

Seleção feminina de vôlei busca uma vaga na final do Pan

0

2007-07-18 12:40:37

A seleção brasileira feminina de vôlei chega à semifinal dos Jogos Pan-AmericanosRio 2007 como favorita. A equipe está invicta na competição, com três vitórias, e crescendo a cada partida. O adversário do Brasil por uma vaga na final é os Estados Unidos. O duelo é nesta quarta-feira, às 14 horas (horário do Mato Grosso do Sul), no Maracanãzinho.

O técnico José Roberto Guimarães prefere manter a cautela para o confronto. Segundo ele, algumas jogadoras do time americano podem complicar a vida do grupo brasileiro. E se a brasileiras perderem o foco durante a partida, a coisa pode ficar feia! “A Daniella Scott é boa jogadora. As meninas precisam ficar atentas e bem direcionadas. Não vai ser uma jogo fácil, nós sabemos disso. Por isso, ainda estou preocupado” garante o treinador, que ainda critica o sistema defensivo da seleção.

Por outro lado, as meninas da seleção dos Estados Unidos estão confiantes e não temem o favoritismo do Brasil. “Vai ser um jogo difícil, é claro! Mas vamos entrar concentradas e focadas no que temos que fazer. Não temo nenhuma jogadora do Brasil. Só espero que possamos acertar mais que na partida contra Cuba”, diz a capitã Danielle Scott.

Outras partidasdo dia – Na outra semifinal Pan-Americana, Cuba e Peru se enfrentam às 21 horas. A seleção cubana, invicta com três vitórias, tenta avançar na competição. A possibilidade de encontrar com o Brasil na final é cada vez maior. E as jogadoras de Cuba sabem disso. “Iremos fazer um jogo de cada vez, e é assim que estamos pensando. Mas sei que todos anseiam por uma final nossa com o Brasil, o que é capaz de acontecer. Porém, precisamos passar pela semifinal antes”, afirma a capitã Ruiz, elas disputas de 5ª a 8ª lugar, duas partidas serão realizadas: República Dominicana x Costa Rica, às 13 horas, e Porto Rico x México, às 18 horas.

Presa mulher que enganava idosos

0

2007-07-18 11:47:37

     Suspeita de enganar diversos idosos em Cassilândia, a 412 quilômetros de Campo Grande, Inês Regina Gomes de Souza, foi presa nesta terça-feira (17 de julho) pela Polícia Civil. Ela foi autuada pelo crime de furto após cinco meses de investigações.

    Inês entrava na residência das vítimas, dizendo que queria manter relação sexual com elas, ou ainda solicitando informações sobre eventuais vizinhos. Aproveitava das vítimas serem idosas e furtava objetos delas, como aparelho celular e carteira com documentos pessoais.

   Ela foi indiciada por três crimes de furtos. Parte dos objetos foram recuperados e devolvidos às vítimas.

Handebol masculino busca primeiro lugar do grupo

0

2007-07-18 11:29:37

Vencedora dos seus dois primeiros compromissos nos Jogos Pan-Americanos, a seleção brasileira masculina de handebol enfrenta Cuba, às 15h (horário do Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira, no ginásio do Riocentro, no encerramento da primeira fase da competição. Os dois times dividem a liderança do Grupo B e já estão classificados para as semifinais do torneio. Hoje, definem quem termina em primeiro lugar na chave e pega o segundo colocado do outro grupo.

"O próximo jogo contra Cuba será muito difícil, temos que entrar preparados e melhorar as finalizações. Temos que jogar bem e vencer para nos classificarmos em primeiro da chave", afirmou o goleiro Maik, que ficou dez minutossem sofrer gols na goleada por 31 a 12 sobre o Canadá.

O Brasil é o atual campeão pan-americano do handebol. Cuba, uma das potências do continente, é a maior vencedora da história da modalidade nos Jogos –venceu três das cinco edições já disputadas.

"A seleção cubana possui grandes atletas como Urios e Fis, que participam das principais competições do mundo. Agora estão em um novo processo de trabalho que combinam experiência e juventude. É uma seleção sempre muito bem preparada fisicamente e com bons fundamentos", conclui o técnico brasileiro, Jordi Ribera.

O armador Bruno Souza, do Hamburgo (ALE), que não estreou no Pan devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, ainda não tem participação certa na partida.

Fenômeno com imagem é conhecido, afirma Padre Quevedo

0

2007-07-18 10:26:37

O mel que verte da imagem de Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande não é um milagre. A afirmação enfática é do Diretor do Centro Latino Americano de Parapsicologia, o padre jesuíta Oscar Quevedo. Em entrevista ao Campo Grande News, ele comentou que está "cansado de ver fenômenos desse tipo" e garante que tudo pode ser explicado pela parapsicologia.

De acordo com o Padre Quevedo, o aporte é um fenômeno que pode ser causado de forma inconsciente: "A pessoa acaba transferindo uma substância de um lugar para outro. Pode ser mel, pode ser sangue, água, óleo…". Padre Quevedo explica que alguém plenamente equilibrado não está sujeito ao aporte, "mas pessoas deprimidas, muito nervosas ou que querem chamar a atenção podem desenvolvê-lo ainda que sem consciência disso".

O estudioso faz questão de citar diversos casos de aporte registrados pela ciência. "Acontece muito com Nossa Senhora da Rosa Mística, mas com Nossa Senhora de Fátima não é inédito. Em New Orleans, no ano de 1972, aconteceu um caso famoso em que a imagem vertia água e, por isso, as pessoas diziam que ela chorava".

Outro caso conhecido no meio científico foi registado em Tóquio. "Eu fui chamado para verificar o fenômeno e constatei que era aporte e que a responsável era uma freira. Sempre que ela se aproximava da imagem, saía água". Eventos com sangue também são encontrados aos montes na história: "Em 1997, na cidade de São Paulo, uma mulher tinha uma imagem que derramava sangue, mas exames comprovaram que o sangue era da própria mulher".

Aliás, Padre Quevedo assegura que se o causador do aporte for afastado da imagem, o fenômeno cessa. "Quando se identifica a pessoa e se afasta ela do objeto, pára tudo. Dou dez mil dólares para você se a imagem continuar vertendo mel no caso de a pessoa ficar a uma distância superior a 50 metros do local".

O religioso ainda faz questão de dizer que aporte não é sinônimo de fraude: "Existem truques, mas o aporte não é fraude. Não se deve confundir as coisas. O aporte acontece de forma natural, não é montado". Como exemplo, ele cita um caso acontecido na Igreja de São Sebastião, em Louveira (SP): "Escorria água pela roupa de uma imagem. Uma equipe da Unicamp vigiou dia e noite a imagem e viu que não se tratava de truque. Mas a água era clorada e ficou constatado que vinha de uma fonte ao lado da Igreja".

Milagres – Com a mesma convicção que fala do aporte, Padre Quevedo destaca que milagres existem sim: "É claro que existem milagres. Aqui no Brasil nós temos exemplos acontecidos com Nossa Senhora Aparecida. Mas as pessoas precisam entender que o milagre é algo imensamente maior que uma imagem verter mel", finaliza.

Ligações fixas aumentarão 2,1% a partir de outubro

0

2007-07-18 09:29:37

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu ontem os percentuais de aumento das ligações fixas de curta, longa distância e para telefone móvel, que entram em vigor dia 1º de outubro. No caso de fixo para fixo o aumento será de 2,13%.

De fixo para móvel o aumento será de 3,28%. Nas chamadas de longa distância foi autorizado aumento de até 8,06% . A cesta do Longa Distância Nacional é formada pelos diferentes degraus que medem a distância entre as localidades em que ocorrem as chamadas, e os diferentes horários (tarifa diferenciada, normal, reduzida e super-reduzida). A cesta das Longas Internacionais é constituída por diferentes grupos de países.

O valor do crédito para utilização dos Telefones de Uso Público, os "orelhões", sofrerão reajuste de 2,16% e passa a ser R$ 0,1185, com impostos, único em todo o território nacional. Pelas regras, as concessionárias devem das ampla divulgação aos reajustes 48 horas antes de aplica-los.

Lista aponta que avião que explodiu tinha 186 a bordo

0

2007-07-18 08:51:37

A lista atualizada pela TAM aponta que 186 pessoas estavam no vôo JJ 3054, cujo avião explodiu ontem após derrapar na pista de pouso, em Congonhas (SP). Destes, 162 seriam passageiros, 18 funcionários da empresa e seis tripulantes.

Não há informações sobre sobreviventes entre os que estavam na aeronave. Também morreram pessoas que estavam no prédio da TAM, que foi atingido pela aronave e há confirmação da morte de uma pessoa que estaria dentro de um carro, próximo ao local do acidente. A aeronave cruzou a Avenida Washington Luiz e colidiu com o prédio da TAM, situado ao lado de um depósito de combustíveis.

A TAM o Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou o número 0800 117900 voltado ao atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo.

Confira abaixo a lista de pessoas à bordo do vôo:

PASSAGEIROS DO VÔO JJ 3054:

ADELAIDE MOURA

ALANIS ANDRADE

ALEJANDRO CAMOZZI

ALEXANDRE GOES

ANA CAROLINA CUNHA

ANDERSON CASSEL

ANDRE DONA

ANDREA SEICZKOWSKI

ANGELA HAENSEL

ANTONIO CARLOS ARAUJO DE SOUZA

ARTHUR QUEIROZ

ATILIO SASSA BILIBIO

BRUNA DE VILLI CHACCUR

BRUNO FERRAZ

BRUNO NASCIMENTO

CAIO FELIPE CUNHA

CARLA FIORATTI

CARLOS ALBERTO ANDRIOTTI

CARLOS ROCKEMBACK

CARMEN LUISA VICTORIA FONSECA

CATILENE OLIVEIRA

CHRISTINE SOUZA

CIRO NUMADA

CLAUDEMIR ARRIERO

DECIO TEVOLA

DEMETRIO TRAVESSA

DENILSON LOPES COSTA

DEOLINDA MAGALY VICTOR FONSECA

DOUGLAS TEIXEIRA

EDMUNDO SMITH

EDUARDO MANCIA

ELCITA RAMOS

ELENILZE FERRAZ

ELIANE DORNELLES

ELIDA DEMBINSKI

EMERSON FREITAG

ENRICO SHIOHARA

ESIO FREITAS

FABIANA AMARAL

FABIANO ROSITO MATOS

FABIO BALSELLS

FABIO MARQUES

FABIO VELLOZA

FATIMA SANTIAGO

FELIPE FRATEZI

FERNANDO ANTONIO LARO OLIVEIRA

FERNANDO MARQUES

FERNANDO PESSOA

GABRIEL CORREIA PEDROSA

GILMAR TENORIO ROCHA

GOTTFRIED TAGLOEHNER

GUILHERME MORAES

GUILHERME PEREIRA

GUSTAVO MARTINS

HELOIZA HELENA LOPES

HEURICO TOMITA

INES MARIA KLEINOWSKI

IVALINO BONATO

IVANALDO CUNHA

JAMILLE LEAO

JANUS SILVA

JAQUELINE DIAS

JOAO BRITO

JOAO CALTABIANO

JOAO VALMIR

JOSE A FLORES AMARAL

JOSÉ LIMA LUZ

JOSÉ PINTO

JULIA CAMARGO

JULIA ELIZABETE GOMES

JULIO CESAR REDECKER

KATIA ESCOBAR

KATIANE LIMA

JOSE CARLOS PIERUCETTI

LARISSA FERRAZ

LEILA MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS

LEVI LEÃO

LINA BARBOSA CASSOL

LISIANE SCHUBERT

LUCAS PALOMINO MATTEDI

LUCIANA SIQUEIRA LANA ANGELIS

LUIS SCHNEIDER

LUIZ BARUFFALDI

LUIZ LUZ

MARCELO MARTHE

MARCELO PALMIERI

MARCELO PEDREIRA

MARCELO STELZER

MARCIO ALEXANDRE DE MORAES

MARIA ELIZABETE CABALLERO

MARIA ISABEL GOMES

MARIANA PEREIRA

MARIANA SELL

MARIO GOMES

MARLI PEDRO SANTOS

MARTA ALMEIDA

MELISSA ANDRADE

MERY VIEIRA

MIRTES SUDA

NADIA MOYSES

NADJA SOCZECK

NELLY PRIEBE

PAULO CASSIANO FELIZA OLIVEIRA

PAULO PAVI

PAULO ROGERIO AMORETTY SOUZA

PAULO SILVEIRA

PEDRO ABREU

PEDRO AUGUSTO CALTABIANO

JOSE CARLOS DE OLIVEIRA

PRISCILA BERTOLDI SILVA

RAQUEL WARMILING

REBECA HADDAD

REMY MOLLER

RENAN KLUG RIBEIRO

RENATO RIBEIRO

RENATO SOARES

RICARDO TAZOE
RICHARD SALLES CANFIELD

ROBERTO GAVIOLI

RODRIGO BENACHIO

RODRIGO PRADO

RODRIGO SOUZA MOREALE

ROGERIO LAURENTIS

ROGERIO SATO

ROSANGELA MARIA DE AVIL SEVERO

ROSPIERRE VILHENA

SANDRO SCHUBERT

SERGIO FREITAS

SILVAN STUMPF

SILVANIA REGINA DE AVILA ALVES

SILVANO ALMEIDA

SILVIA GRUNEWALD

SONIA MACHADO

SORAYA CHARARA

SUELI FLECK

SUELY FONSECA

THAIS SCOTT

VALDEMARINA SOUZA

VALDIR CORDEIRO DE MORAES

VANDA UEDA

VILMA KLUG

VITACIR PALUDO

ZENILDA SANTOS

CAIO AUGUSTO BUENO DAL PRATA
FERNANDO VOLPE ESTATO
HELEN DE CASSIA ZERILLO
PETER FINZSCH
RAFAELA BUENO DAL PRATA

RICARDO ALMEIDA

MARCIO ANDRADE

CASSIO VIEIRA SERVULO DA CUNHA

AKIO IWASAKI

ANDREI MELO

CLOVE MENDONÇA JUNIOR

ROBERTO WILSON WEISS JUNIOR

SIMONE WETRUPP

NELSON WIEBBELLING

RUBEM WIETHAEUPER

PAULA MASSERAN DE ARRUDA XAVIER

LUIZ ZACCHINI

CARLOS ZANOTTO
DIOGO CASAGRANDE SALSEDO


TRIPULANTES DA TAM A BORDO DO VÔO JJ 3054:
COMANDANTE HENRIQUE STEPHANINI DI SACCO
COMANDANTE KLEYBER LIMA
COMISSÁRIA CASSIA NEGRETTO
COMISSÁRIA DANIELA BAHDUR
COMISSÁRIA MICHELLE LEITE
COMISSÁRIA RENATA GONÇALVES

FUNCIONÁRIOS A BORDO DO VÔO JJ 3054:
ALINE MANTEIRO CASTIGO
ALVARO ALEXANDRE DA ROCHA PINTO BREGUEZ
ANGELICA ROJEK
ARNALDO RAMOS BATISTA
EVELYN CAMPOS
FABIANE RUZZANTE
FABIOLA KO FRATAG
FERNANDO TERGOLINA
MADALENA SILVA
MARCEL CASSAL VICENTIM
MARCO ANTONIO SILVA
MIRELLE M. F. BETTIOL
RICARDO KLEY SANTOS
VINICIUS COSTA COELHO
PATRICIA HAUSCHIELD
MARIA ALINE DA SILVA
KAREN MELISSA RAMOS
MICHELLE SILVEIRA UNTERBERGER

Bombeiros retiram 90 corpos de vítimas de desastre

0

2007-07-18 08:24:37

As equipes do Corpo de Bombeiros retiraram até as 8h20 desta quarta-feira (18)90 corpos de vítimas do acidente do vôo JJ 3054.

O Instituto Médico Legal (IML) orienta parentes de vítimas a procurarem a equipe que está no salão de autoridades do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A recomendação é que eles levem o maior número possível de documentos e informações que possam facilitar a identificação das vítimas.

Os dados recebidos pela equipe de Congonhas serão cruzados com os resultados das necropsias realizadas no IML Central. Se houver informações convergentes, os parentes serão chamados para fazer o reconhecimento da vítima.

Identificação – A primeira vítima do acidente com o Airbus 320 da TAM identificada pelo Instituto Médico Legal é Osvaldo Luiz de Souza, de 49 anos. O nome dele foi divulgado no início da manhã desta quarta-feira.

De acordo com a assessoria da Polícia Técnico-Científica, a vítima fazia uma entrega no hangar ao lado do prédio atingido pelo avião. A identificação foi possível porque o corpo não foi atingido pelas chamas que consumiram o edifício. Uma parede teria caído sobre ele.

Até as 8h, o IML informou que 61 corpos haviam chegado para perícia e dez deles ainda passavam pela necropsia. Apenas Souza foi identificado.

Amambai:Curso de costura qualifica mão-de-obra

0

2007-07-18 07:40:37

O curso de costura industrial realizado pela prefeitura de Amambai através da secretaria de Assistência Social / Centro de Geração de Emprego e Renda está  qualificando 44 moradores de Amambai para trabalharem na confecção roupas em escala industrial.        

O curso iniciou no dia 10 deste mês e tem carga horária diária de 4 horas e duração de dois meses. Os alunos estão divididos em dois grupos, um no período matutino e outro no período vespertino.  A administração municipal adquiriu
máguinas industriais para a realização do curso que esta sendo realizado no Centro de Geração de Emprego e Renda.
        
Segundo o instrutor Egídio Monti Rebeche, os alunos já estão praticando funções industriais. A parte teórica que consiste na aprendizagem do funcionamento e manuseio das máquinas já foi concluída. No fim do curso cada aluno será especializado em uma determinada função, como exemplo a costura interna do jeans(interloque). “Queremos formar a melhor equipe visando à costura industrial. Assim que forem instaladas empresas de facção no município teremos disponível uma mão de obra qualificada”
        
A coordenadora do curso Luciane comenta que os alunos estão muito dedicados e animados com a possibilidade “futura” da instalação de uma facção de Jeans em Amambai. “Estamos tendo uma oportunidade muito boa, e esperamos que após concluirmos o curso possamos arrumar um emprego. Estamos torcendo para que realmente seja instalada a fábrica de jeans em nossa cidade” diz a aluna Asenate Soares Nogueira de 36 anos.
        
Durante visita ao local do curso o prefeito Sérgio Barbosa afirmou que a administração municipal esta oferecendo qualificação profissional e preparando
mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. “O próximo passo será a luta para a vinda de uma indústria de facção para o município”, disse o prefeito.