18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10852

Meninas do handebol brasileiro vão brigar pelo ouro

0

2007-07-21 09:15:37

As meninas do handebol brasileiro confirmaram o favoritismo e realizaram a maior goleada dos Jogos até agora. O adversário foi a República Dominicana, que perdeu por 46 a 13 (24 a 6 no primeiro tempo), no Complexo Esportivo do Riocentro. A grande final será realizada neste sábado (21), às 10h30, no confronto com as cubanas.

O técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, Juan Oliver, definiu o sucesso de sua equipe como resultado do que foi feito. “Respeito, orgulho, trabalho e humildade são os fatores para o bom resultado do Brasil nos Jogos”, enfatizou Oliver.

A seleção feminina está mais perto da conquista do tricampeonato, de forma invicta. Já faz 12 anos que a seleção não perde para equipes das Américas. “Tem muita gente que trabalha para o desenvolvimento de handebol. A modalidade brasileira está em uma crescente e tende a evoluir cada vez mais. Estamos sempre buscando fazer o melhor e exigindo cada vez mais de todo o grupo”, analisou o treinador.

Para Oliver, a partida desta sábado será uma grande final. “Teremos que entrar com muita concentração e com muita confiança, para fazer o melhor e trazer alegria para essa torcida brasileira que está passando muita energia para todos nós”, finalizou.

No jogo desta quinta-feira, marcaram pelo Brasil: Dara (3), Alexandra (1), Fabiana (4), Deonise (2), Daniela (11), Millene (2), Pará (10), Vivi (8), Daly (2), Aline (2), Duda (1),

A Seleção masculina disputa vaga para final contra Uruguai

A Seleção Masculina, que também vem conquistando bons resultados nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, vai jogar nesta sexta-feira, dia 20, contra a seleção do Uruguai. A partida é o passaporte para uma vaga para a final do torneio.

Caixa disponibiliza ligações gratuitas aos trabalhadores

0

2007-07-21 08:40:37

Na segunda-feira (23 de julho), começa a funcionar o novo número do Disque CAIXA – telefone de informações da Caixa Econômica Federal – que passará a atender pelo 0800-726 0101. Através desse número, a população terá acesso a informações sobre questões relativas ao PIS, Abono, Bolsas e Programas Sociais, FGTS, Seguro Desemprego, Habitação, Produtos e Serviços da CAIXA.

O serviço estará disponível para atendimento das 7 às 20 horas, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados nacionais. No caso do PIS, o atendimento poderá ser feito todos os dias da semana, 24 horas por dia. A Caixa recebe cerca de 2,2 milhões de ligações de trabalhadores e beneficiados em programas do governo através do Disque Caixa.

Sete Quedas:Rapaz é morto a tiros em frente a clube

0

2007-07-21 08:33:37

Vilson Nascimento

Claudecir Alves de Brito de 22 anos, residente em Sete Quedas morreu na madrugada desse sábado em um hospital em Sete Quedas após levar 4 tiros em frente a um clube de festas na cidade.

Segundo a Polícia Militar local que atendeu a ocorrência o fato aconteceu por volta da 1h da madrugada e a autoria dos disparos ainda é desconhecida. A polícia investiga o caso.    


Speed Way:Bela Vista recebe 7ª etapa nesse domingo

0

2007-07-21 08:18:37

Situada na fronteira com o Paraguai, a cidade de Bela Vista sedia neste fim de semana a sétima Etapa do Campeonato Estadual de Speed Way. A realização é da Prefeitura Municipal e do Moto Clube de Bela Vista, com supervisão da Femes (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul).

Os cerca de 23 mil bela-vistenses vão poder assistir ao confronto entre grandes nomes do motociclismo estadual. Adriel Celant Espíndola (Coronel Sapucaia) lidera a categoria 125 Cc com 112 pontos e duas vitórias nesta temporada.
O tacuruense Fábio Rodrigues (1 vitória) tem 105 pontos e vai brigar pelo pódio em Bela Vista. Branco Lorenzetti, de Amambai, lidera a categoria Nacional após 3 vitórias e o total de 112 pontos. Flavio Pimenta (Dourados) está em segundo com 85 e Diego Pich (Rio Brilhante) é o terceiro colocado com 82.

Na categoria Sênior, o ponta-poranense Luiz Barone reassumiu a liderança da categoria após conseguir sua primeira vitória em 2007 na sexta etapa em Miranda. Barone tem 87 pontos contra 83 do piloto Walter Lima (Nova Andradina), que já conquistou duas vitórias nesta temporada, mas não competiu em Miranda.

Equilíbrio disfarçado: Assim deve ser analisado o ‘empate’ entre Fabiano Bertiel (Tacuru) e Carlos Eduardo (Sete Quedas), ambos com 100 pontos nesta temporada. Carlos venceu 4 vezes contra uma vitória de Bertiel, justo aquela na qual o líder não participou. Mas deve-se considerar a presença do piloto Thiago Pegorari (Ponta Porã) que, com 72 pontos, é ameaça certa para os líderes. Motivo: Carlos Eduardo deverá se afastar das pistas em setembro para tratamento médico, abrindo caminho para Fabiano. Mas Thiago deverá ‘enrolar’ o cabo do acelerador para não perder Bertiel de Vista. Isso promete corrida das boas lá em Bela Vista.

A prova faz parte do calendário comemorativo pelos 99 anos de fundação do município. Na verdade, Bela Vista foi fundada no dia 3/10/1908, mas comemora-se oficialmente a data de 20 de julho (data do Padroeiro Santo Elias) como marco da emancipação político-administrativa.

Os treinos oficiais ocorrem hoje, a partir das 15 horas e amanhã, das 9 às 11 horas. A largada da primeira bateria prevista para as 12h30

Céu claro, névoa seca e ligeira elevação na temperatura

0

2007-07-21 07:46:37

Céu claro com névoa seca em Mato Grosso do Sul, exceto no Sul do Estado onde o tempo ficará parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoada.

A temperatura apresenta uma ligeira elevação, com máxima de 33°C e mínima de 8°C.

Tacuru: 30 meses de boa administração

0

2007-07-21 07:20:37

    Desde que assumiu a administração de Tacuru, há dois anos e meio atrás, o prefeito Cláudio Rocha Barcelos vem colocando sua experiência de homem honesto e trabalhador a disposição do município, e isso vem levando em conta na administração Tacuru no Caminho Certo.


   Cláudio assumiu um município em dificuldades financeiras e sem crédito, e durante esse período de 30 meses colocou toda a situação em ordem. Hoje a máquina administrativa funciona e trabalha em prol da comunidade, as contas são pagas em dias garantindo credibilidade, funcionários recebem seu salários sempre no dia certo garantindo assim a tranqüilidade das famílias e do comércio local. Essa é a atual situação do município, que paga as contas do mês em tramitação com a arrecadação do mês anterior, evidenciando a capacidade administrativa e a responsabilidade com as contas públicas.


    As compras são feitas através do pregão, onde são cotados os preços dos produtos garantindo igualdade para os comerciantes, sendo este um dos ítens onde a administração vem garantindo o desenvolvimento do município. Em todos os setores a administração do prefeito Cláudio vem realizando um trabalho na valorização do profissional. Na área da educação que o professor recebe um dos melhores salários do Estado, as escolas estão em boas condições e a capacitação dos professores é feita todo ano.


   Na saúde, o prefeito adquiriu ambulâncias e garantiu um atendimento especial, já que a saúde que era uma das maiores preocupações da população hoje já não e mais um problema em Tacuru. Em relação a emprego esta é a maior preocupação da população, e é nisso que está focada a administração municipal hoje. Depois de colocar a casa em ordem o trabalho agora é intensificar esses dois anos em busca de empresários para investir no município, e os frutos já começam a ser colhidos.


   Atualmente funciona em Tacuru uma facção de roupas que gera em média 30 empregos diretos, várias pequenas indústrias se instalaram no município assim como fábrica de sandálias, botinas, sinais de Internet com instalação na cidade, oficinas e comércios ampliando suas estruturas físicas e gerando mais empregos. Com o apoio da prefeitura pequenos e grandes investidores estão confiando no crescimento do município. A a expectativa da instalação de um matadouro e de uma usina de álcool e açúcar que estão com as negociações bastante avançadas, e ainda mais uma fabrica de torrefação de café que deverá iniciar suas instalações ainda este mês, geram grande entusiasmo no prefeito Cláudio. "Estamos no caminho certo e muito perto de darmos um salto na qualidade de vida da nossa população, com a auto sustentabilidade", comenta.


   O modelo administrativo empregado pelo prefeito Cláudio, tem exigido muitas viagens e contatos com políticos em busca de recursos e de empresários para investir no município. Só em emendas para esse ano, o prefeito anuncia mais de R$ 3,5 milhões – R$ 1,5 milhão para asfalto, R$ 1 milhão para patrulha mecanizada, R$ 700 mil para habitação e R$ 400 mil para drenagens. Dr. Cláudio ainda anuncia outros R$ 200 mil que estão garantidos através de emenda parlamentar, para a construção de quadras de esportes, devendo Tacuru ser o primeiro município a ser beneficiado com essas emendas.


  A partir desse mês o prefeito estará intensificando reuniões nos bairros, para falar diretamente com a população. Na opinião do prefeito, o contato com o povo é fundamental para qualquer administrador, mas também é importante ter o que oferecer. "Não adianta reunir com o povo, ouvir e não poder investir, agora o município está bem preparado e vamos estar atendendo de imediato as principais necessidades de cada área. Nós estamos no caminho certo e nossa administração vai ter um salto de qualidade no que diz respeito ao atendimento ao cidadão". Primeiro colocamos a casa em ordem para podermos estar oferecendo o melhor para a nossa população em todas as áreas", concluiu Dr. Cláudio.

Candidatos do ProUni devem comprovar dados até 3

0

2007-07-21 07:04:37

 Os mais de 16 mil candidatos pré-selecionados, em segunda chamada, a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm prazo até 3 de agosto para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. A comprovação dos dados deve ser feita na instituição de ensino superior na qual o aluno pretende fazer a graduação.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade para que estudantes de baixa renda façam cursos de graduação ou seqüências de formação específica em instituições privadas de ensino. Para concorrer a uma bolsa, o aluno deve atender uma série de condições.

Entre elas, ter feito o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular; ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2006; comprovar renda familiar per capita de um salário mínimo e meio (R$ 570, em valores de hoje), para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.140) para a parcial de 50% da mensalidade.

Para saber se está no grupo dos 16.802 pré-selecionados, em segunda chamada, o estudante precisa consultar a página eletrônica do programa. Para isso, deve usar o número de inscrição no Enem.

Condenado há 25 anos acusado de matar para roubar

0

2007-07-21 06:28:37

Vilson Nascimento

A Justiça de Amambai condenou a 25 anos de prisão em regime fechado no início desse mês, julho, o indígena Vacilio da Silva de 42 anos, acusado de matar um comerciante a golpes de facão para roubar pinga.

O crime brutal que chocou a população da região aconteceu no dia 25 de agosto de 2006 na estrada velha que interliga Coronel Sapucaia a Amambai, também conhecida como “Estrada das Pontes” e teve como vítima o ex-motorista Nelson Pereira da Silva de 48 anos.

Segundo informações de familiares na época do crime, Nelson, que trabalhou vários anos como motorista de ônibus escolar no município de Tacuru, teria apanhado todas as economias que dispunha e, na busca de paz e sossego, teria adquirido uma pequena área de terra na região da divisa entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai e montou um pequeno boteco onde morava sozinho, enquanto a esposa três filhos, menores de idade, residiam na cidade em Amambai por conta dos estudos.

Segundo informações levantadas pela polícia durante as investigações no dia do crime, que ocorreu no dia 25 de agosto pela manhã, o acusado, Vacilio da Silva, em companhia de outros indígenas, alguns deles menores, teriam chegado no estabelecimento comercial da vítima e pedido pinga, porém como o comerciante se negou a fornecer a cachaça por se tratarem de indígenas, um dos marginais teria pedido um copo de água e quando a vítima se virou para pegar a água acabou sendo atingido por golpes de facão pelas costas.

Vítima tentou pedir socorro- Após praticar a agressão os marginais se apoderaram de alguns litros de aguardente que estavam na prateleira do boteco e fugiram a pé, enquanto a vítima agonizando, ainda teria tentado pedir socorro, mas acabou não resistindo e morreu na frente de seu estabelecimento comercial.

Na época do crime equipes da Polícia Civil passaram a trabalhar nas investigações até identificar os autores, todos indígenas da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia. Vacílio da Silva que foi sentenciado a 25 anos de prisão pelo Juiz de Direito Dr. César de Souza Lima, titular da Vara de Execuções Penais de Amambai poderá recorrer da decisão.

Ele foi preso no dia 11 de novembro do ano passado (2006) na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia e está preso no EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) onde deverá permanecer em regime fechado por pelo menos dez anos, caso a pena seja mantida.


CMAS de Iguatemi realiza a V Conferência

0

2007-07-21 05:32:37

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Iguatemi realizou, nessa sexta-feira, a V Conferência Municipal da Assistência Social. A conferência foi realizada no anfiteatro Salvador Nogueira e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

A abertura da conferência foi realizada pela gerente de Assistência Social de Iguatemi, Amida Essy dos Santos, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento.

Na seqüência falou o vice-prefeito, Milton Jorge Andrade Moreira (PSB). Para ele, “as políticas sociais devem ser sempre implementadas e discutidas com a sociedade organizada, pois é assim que conseguimos definir aquilo que é melhor para a comunidade”, pontuou.

A conferência também foi prestigiada pelo vereador Varico de Paula (PMDB), presidente da câmara de Iguatemi. Ele falou da necessidade que os segmentos têm de estarem se reunindo em eventos como esse para, juntos, traçarem o destino da política social da administração.

Após os discursos de abertura, o presidente do CMAS, Reginaldo Mendes de Sousa, fez a leitura do regimento interno da conferência, que foi colocado em votação para aprovação.

A conferência contou ainda com uma palestra da professora Daisy Ribas Emerich sobre a atuação do serviço social em Iguatemi e apresentações culturais com alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Após as apresentações, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discussão dos temas apresentados e eleição de dois delegados para representar o município na conferência regional.

A conferência de Iguatemi teve como tema Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e foi presidida pela assistente social Miriam Marques da Silva Almeida.

Prestigiaram ainda o evento a vereadora Miriam Krenczyski, a gerente de Educação, Carmen Piroli Luiz, o pastor Silvio da Silva, dentre outras autoridades.


Amambai:Sol Informática investe na via rádio

0

2007-07-21 04:27:37

Vilson Nascimento

A Sol Informática, um dos principais provedores de Internet via rádio de Amambai e região está investindo pesado para melhorar os serviços prestados aos clientes.

A empresa está realizando a substituição da maior parte de seus equipamentos por equipamentos com tecnologia mais moderna e avançada e também investe em estrutura externa.

Recentemente a Sol Informática adquiriu um terreno na região conhecida vulgarmente como “Morro do CTG” na Vila Monte Cristo em Amambai onde será instalada uma nova torre. A torre, que medirá 60 metros de altura, será instalada próxima ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG), um dos pontos mais altos da cidade em Amambai e emitira sinal, não só para a cidade como um todo, mas também para outros municípios da região como Coronel Sapucaia onde a empresa já atua e Aral Moreira.

Sistema Accessível- O sistema de Internet via rádio vem ganhando cada vez mais espaço nos lares e empresas em toda a região. Com mensalidade bastante accessível e um sinal de boa qualidade, o sistema via rádio não utiliza linha telefônica e tem praticamente a mesma qualidade de navegação do sistema ADSL, um dos principais utilizados hoje em dia, porém para obtê-lo o cliente paga tarifas altas e tem que dispor de uma linha telefônica.

Puccinelli vem a Juti hoje na abertura de feira de sementes

0

2007-07-21 03:19:37

O governador André Puccinelli (PMDB) estará neste sábado (21 de julho) em Juti, na abertura da 3ª Feira Estadual das Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos.

O chefe do Executivo confirmou presença no evento que terá início às 9h. A feira é promovida em parceria pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul, Federação da Agricultura Familiar, Comissão Pastoral da Terra, Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, Escola Estadual 31 de março, Escolas Famílias Agrícolas de Mato Grosso do Sul, Embrapa Escritório de Negócios de Dourados e Embrapa Agropecuária Oeste. Além de Puccinelli, comparecerá ao município o superintendente regional da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Alfredo Rios.


Iguatemi: lançada malharia comunitária

0

2007-07-21 02:35:37

O CONSAD Iguatemi (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local) lançou nessa quinta-feira pela manhã o projeto Consad em Ação. Oprojeto implantou no município uma malharia comunitária, que vai beneficiar quarenta famílias.

A cerimônia de lançamento foi realizada no anfiteatro Salvador Nogueira e contou com a presença do vice-prefeito de Iguatemi, Milton Jorge Andrade Moreira, do presidente da câmara, Varico de Paula, do representante do Consad, Paulo Pereira, do gerente da Agraer de Iguatemi, Emerson Moreira Batista, da gerente de Assistência Social, Amida Essy dos Santos e do presidente da APAE, Paulo Fernando Zorzanello.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito destacou a importância que tem o Consad para os onze municípios participantes além da aprovação do projeto, pela Petrobras. O projeto liberou recursos para a implantação de sete malharias comunitárias e uma padaria comunitária, no município de Mundo Novo.

Para a gerente de Assistência Social, a malharia comunitária é mais um projeto de geração de rendas que vem a se somar aos muitos implantados pelo município pelo CRAS. “Eu acredito que a malharia vai dar certo e peço a todos os envolvidos que sejam firmes em seus propósitos”, disse Amida.

Já o gerente da Agraer, Emerson Moreira, disse que o órgão é parceiro do Consad “e hoje estamos vivendo a realidade de um sonho se concretiza, trazendo benefícios para as famílias de baixa renda de nosso município”, afirmou.

A vereadora de Iguatemi Miriam Krenczyski, que também faz parte do Consad, agradeceu ao prefeito Lídio Ledesma por ter acreditado no projeto e por ter cedido as instalações, além da contribuição mensal, como os demais municípios participantes.

O projeto da malharia comunitária é uma parceria com a Petrobras que, vai investir recursos de R$ 425 mil nos oito municípios que aderiram: Naviraí, Mundo Novo, Itaquiraí, Paranhos, Japorã, Ponta Porã, Tacuru e Iguatemi.

As atividades com as famílias participantes já começam nesta sexta-feira com a primeira capacitação, que vai ser sobre relações interpessoais. O projeto em Iguatemi vai ser coordenado por Joice Sovernigo Lopes.

Amambai:Lanzarini destaca importância dos JEMS

0

2007-07-21 01:23:37

Vilson Nascimento

O diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) Dirceu Lanzarini destacou, em entrevista exclusiva ao site A Gazetanews, a importância da realização da modalidade de futsal dos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) em Amambai.

Segundo Lanzarini que é ex-prefeito de Amambai, o futsal é uma das modalidades dos jogos que mais reúne municípios participantes e a vinda da competição vai movimentar o comércio local e a cidade de uma forma geral.

“São vários benefícios que o município sede de uma competição dessa magnitude recebe, entre elas, faz girar dinheiro no comércio, divulga o nome do município para os quatro cantos do Estado e além de tudo reestrutura as instalações esportivas e incentiva a juventude local a praticar esportes”, disse Dirceu Lanzarini que mesmo estando trabalhando na capital do Estado, Campo Grande, quase que semanalmente vem a Amambai rever amigos e participar de atividades com a população local.

“Estou afastado temporariamente por conta da minha função, mas meu coração está em Amambai. Minha casa e minha família permanecem aqui e todas as vezes que tenho oportunidade venho para cá” disse Lanzarini ao relatar que já destinou e tem lutado para continuar destinando benefícios para Amambai, mesmo não fazendo parte do grupo político que hoje administra o município. “Amambai e nossa gente está acima de qualquer divergência política. Prova disso é a vinda dos JEMS, que canalizamos aqui para nossa cidade”, finalizou Dirceu.

A modalidade de futsal dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) em Amambai, que será realizada pela Fundesporte em parceria com a Prefeitura local, terá início na próxima segunda-feira, 23 e vai até o domingo, dia 29.

Encontro de Formação de Professores acontece este mês

0

2007-07-21 00:34:37

Entre os dias 29, 30 e 31 de agosto, será realizado o “I Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores”, que reunirá no mesmo evento o IX seminário “A Produção Acadêmica sobre professores: um Estudo Inter-institucional da região Centro- Oeste” e o II Encontro Estadual da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação).

Segundo o site da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o encontro tem o objetivo de debater a formação de professores e as interfaces entre políticas públicas e práticas de formação de professores e pesquisadores.

Os temas abordados durante o evento são Políticas educacionais contemporâneas, Práticas de Formação Inicial e Continuada; Desafios contemporâneos da Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Currículo, Inclusão e Avaliação; e Pesquisa em Educação.

Os interessados em apresentar trabalhos devem encaminhar os projetos em três vias impressas, uma digital (CD) e anexado uma cópia do comprovante de pagamento da inscrição e do autor e do co-autor para o Programa de Pós-graduação em Educação do CCHS da UFMS até o dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7617/7618 ou pelo e-mail [email protected].

Câmara entrega títulos e medalhas em Ponta Porã

0

2007-07-20 23:35:37

Em solenidade pública bastante concorrida, a Câmara Municipal de Ponta Porã realizou na noite desta quarta-feira (18) a entrega de 34 títulos de cidadania, 8 medalhas do mérito legislativo e homenageou 12 ex-prefeitos e 18 ex-presidentes da Câmara Municipal. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, que teve a participação da Banda do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado).

Entre as autoridades que compuseram a mesa estavam, além do presidente da Câmara, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), o deputado federal Vander Loubet (PT/MS), o prefeito de Pedro Juan Caballero (Paraguai), José Carlos Acevedo, o secretário municipal de Obras e Infra-estrutura, Hélio Peluffo Filho (representante do prefeito Flávio Kayatt), o presidente da Câmara de Pedro Juan, Júlio Alvarenga, o cônsul do Paraguai em Ponta Porã, Francisco Xavier e os vereadores Landolfo Antunes e Joãozinho Langer), entre outros.

A festa fez parte da programação oficial alusiva aos 95 anos de emancipação político-administrativa de Ponta Porã, comemorada naquela data. Todos os vereadores compareceram ao ato público. Durante a sessão solene de entrega de honrarias houve ainda apresentações artísticas da Banda do 11º RC Mec, Coral BSGI Ponta Porã e do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) ‘Querência da Saudade’.

Em seu pronunciamento, Marcelino Nunes lembrou a importância da data e que grande parte da história de Ponta Porã estava presente na sessão solene, referindo-se aos homenageados. Ele agradeceu ao Banco do Brasil, que patrocinou o painel histórico pintado no plenário e à Caixa Econômica Federal por ter pagado o mural ‘A História de Ponta Porã’, produzido na fachada do Legislativo, ambos de autoria do artista plástico Anício Vera Carneiro.

O presidente homenageou ainda as mulheres presentes, incluindo a vereadora Dulce Manosso com ramalhetes de flores. O ex-prefeito Carlos Fróes, falando em nome dos ex-prefeitos, disse que todos estavam orgulhosos com a honraria que receberam e que todos, indistintamente, “fizeram o que foi possível para tornar Ponta Porã uma cidade bem melhor para seus habitantes”.

O deputado Reinaldo Azambuja falou aos homenageados, explicando que a comanda “aumenta ainda mais a responsabilidade com Ponta Porã”, razão pela qual se sentia orgulhoso. “Não sei se vamos poder retribuir o que vocês fizeram por nós”, disse o parlamentar. O deputado federal Vander Loubet também usou da palavra e disse que a bancada federal está unida pelos interesses do Estado.

O engenheiro Frederico Valente discursou em nome dos homenageados com títulos de Cidadão Pontaporanense e Paulo Benites representou os agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo. João Dorneles representou os ex-presidentes da Câmara Municipal. Vereadores também fizeram pronunciamentos representando seus partidos no Legislativo.

Após cumprir um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente com o avião da TAM em São Paulo, o presidente deu por encerrada a sessão. Os convidados foram recepcionados logo em seguida num jantar na Loja Maçônica Ponta Porã, oferecido pelo comerciante Paulinho Benites.

Veja a lista dos homenageados, conforme os vereadores

VEREADOR ADÃOZINHO DAUZACKER (PSB)
Pecuarista Vlasmir Pache (Título de Cidadão Pontaporanense)
Pecuarista Eulálio Gomes (Medalha do Mérito Legislativo)
Assistente social Luzia Silva (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresário Aristeu Peralta Martins (Medalha do Mérito Legislativo)

VEREADOR CHICO GIMENEZ (PSB)
Empresário Oscar Walter Kieling (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresário Raymond Mansour El Hage (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. José Augusto Marcondes Júnior (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADORA DULCE MANOSSO (PSDB)
Empresário Paulo Roberto Saccol (Título de Cidadão Pontaporanense)
Padre Karl Eugene Esker (Título de Cidadão Pontaporanense)
Professor Adir Teixeira de Oliveira (Título de Cidadão Pontaporanense)
Senadora Marisa Serrano (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresária Júlia Bobadilha Carpes (Medalha do Mérito Legislativo)

VEREADOR JOÃOZINHO LANGER (PSDB)
Deputado estadual Reinaldo Azambuja (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresária Joana Gonçalves Toumani (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresário Antônio Baggio (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADOR JOÃO BALA (PT)
Dr. Justo Ramirez Argüello (Título de Cidadão Pontaporanense)
Professora Ennê Russul Vieira (Medalha do Mérito Legislativo)
Tenente-coronel PM Isfrido Cabanha (Título de Cidadão Pontaporanense)
Sargento Izaías Alves da Costa (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADOR LANDOLFO ANTUNES
Empresário Paulo César Benites (Medalha do Mérito Legislativo)
Empresário Antônio Floro Brizueña (Medalha do Mérito Legislativo)
Dr. Carlos Alberto Cargas Freire (Medalha do Mérito Legislativo)
Administrador Luciano Damarem (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADOR MARCELINO NUNES DE OLIVEIRA
Tenente-coronel Carlos José Russo Assumpção Penteado (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. Maurício Antônio Quarezemin (Título de Cidadão Pontaporanense)
Major PM Rosalino Louveira (Título de Cidadão Pontaporanense)
Empresário Edílson Pavão Saccol (Título de Cidadão Pontaporanense)
Engenheiro Frederico Vitório Valente (Título de Cidadão Pontaporanense)
Senador Delcídio do Amaral (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADOR OSMAR DE MATTOS
Empresária Fulvia Centurión de Matos (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. Argemiro de Almeida Monteiro (Título de Cidadão Pontaporanense)
Capitão André Marcelo Waol Porto Rodrigues (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. Aníbal Medina Valiente (Título de Cidadão Pontaporanense)
 

VEREADOR RAMÃO DE DEUS
Senhor Jonas Evangelista Pereira (Título de Cidadão Pontaporanense)
Major BM Alexandre Pantaleão de Figueiredo (Título de Cidadão Pontaporanense)
Senhor Antolino de Oliveira (Medalha do Mérito Legislativo)
Senhor Arnaldo Máximo Espíndola (Título de Cidadão Pontaporanense)

VEREADOR VEIMAR MARQUES
Tenente-coronel PM Marcos Antônio David dos Santos (Título de Cidadão Pontaporanense)
Soldado Fábio Herivelto Krauss (Título de Cidadão Pontaporanense)
Dr. Abboud Lahado (Título de Cidadão Pontaporanense)
Tenente-coronel PM Geraldo Garcia Orti (Título de Cidadão Pontaporanense)

EX-PREFEITOS
Hélio Peluffo
Dr. Sérgio Martins Sobrinho
Ayres Marques
Orlando Mendes Gonçalves
Oldemar Sanches
Antônio Floro Brizueña
Carlos Furtado Fóes
Ramão Miltes Paes
Oscar Goldoni
Bruno Alberto Reichardt
Vagner Cirilo Piantoni
Dulce Maria Silveira Manosso

EX-PRESIDENTES DA CÂMARA
Aires Marques
João do Carmo Batista Dorneles
Homero Barbosa Carpes
Roberval Roncatti
Antônio Floro Brizueña
José Carlos Monteiro
Nestor Loureiro Marques
Hélio Peluffo Filho
Álvaro Soares dos Santos
Flávio Esgaib Kayatt
Cílnio José Arce
Adê Azevedo
Dr. Antônio Carlos Siufi Hindo
João Silva de Souza
Osmar de Mattos
Veimar Souza Marques
Marcelino Nunes de Oliveira




Vacina de câncer do colo do útero protege 90%

0

2007-07-20 22:16:37

       Uma nova vacina se mostrou eficaz na proteção de nove entre dez mulheres contra o câncer cervical ligado a duas cepas do papilomavírus humano (HPV), de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira. 

       Os tipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por 70% dos casos desse tipo de câncer no mundo, ou seja, cerca de 500 mil por ano, de acordo com as Nações Unidas. Se não for tratado, o câncer cervical (ou de colo do útero) é invasivo e quase sempre fatal.

        Nos testes, mais de 9.000 mulheres foram vacinadas com drogas experimentais. No estudo, um grupo de controle recebia vacina para hepatite A. Em um período de observação de mais de 15 meses, a droga mostrou uma eficácia de 90,4% contra lesões pré-cancerígenas, as precursoras do câncer cervical.

        "A vacina é efetiva, bem tolerada e imunogênica" – o que significa que é capaz de produzir resposta do sistema de defesa do organismo – "numa grande população de mulheres adultas jovens", disse Jorma Paavonen, professor da Universidade de Helsinki que liderou o estudo. Os efeitos colaterais foram mínimos, afirmou a pesquisa.

         A droga que está sendo testada ainda não está disponível no mercado. Ela será vendida sob o nome de Cevarix e será produzida pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline, que financiou o estudo. Uma droga similar produzida pela americana Merck, Gardasil, também protege contra o HPV 16 e 18 e sua venda já foi aprovada em muitos países.

BB vai contratar 3,3 mil concursados

0

2007-07-20 21:40:37

      Com a aposentadoria antecipada de 7 mil funcionários, o Banco do Brasil (BB) anunciou a convocação de 3,3 mil concursados para trabalhar no atendimento em agências, a maioria no estado de São Paulo (769 vagas). Segundo a área de recursos humanos do BB, estão sendo convocados aqueles que prestaram os concursos realizados em 2003, 2006 e 2007, em praticamente todo o país. Em algumas localidades foi necessária a realização de novos concursos, já em andamento.

      O salário inicial dos novos bancários é de R$ 856,50 mensais, com gratificação de 25%, totalizando cerca de R$ 1.070, mais vale-alimentação no valor de R$ 543, além de participação nos lucros e resultados e em planos assistenciais e previdenciários. No início do mês, o BB informou que 7 mil funcionários com mais de 15 anos de carreira e 50 anos de idade aderiram ao plano de aposentadoria antecipada, que custará R$ 860 milhões e terá um impacto negativo, apenas no balanço do segundo trimestre, a título de despesa extraordinária, no valor de R$ 482 milhões.

A economia com a dispensa será de R$ 120 milhões em 2007 e de R$ 240 milhões a partir de 2008. As despesas da instituição financeira com encargos de pessoal somaram R$ 7,27 bilhões em 2006.

Amambai:Tratorista fica em estado grave ao cair de moto

0

2007-07-20 21:04:37

Vilson Nascimento

O tratorista Josias Estadim de 39 anos teve traumatismo craniano e foi socorrido em estado grave pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Amambai depois de sofrer uma queda de moto na rodovia MS 289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia.

O acidente aconteceu por volta das 19h30 dessa sexta-feira na região da Aldeia Taquapery, a cerca de 15 quilômetros da cidade em Coronel Sapucaia quando Josias, que conduzia uma motocicleta Honda CG 125 Titan, placa HRX 6040 de Amambai-MS, ao passar por um quebra-molas teria perdido o controle da motocicleta e caído.

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, com apoio do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário a Emergências) de Amambai, o rapaz, que reside em Amambai, mas trabalha como tratorista em fazendas na região, foi atendido pela equipe de plantão do Hospital Regional de Amambai onde recebeu os primeiros socorros e foi constatado o traumatismo craniano.

Segundo o médico de plantão, Dr. Luiz Bandeira, o estado do paciente é considerado grave e as recomendações são para encaminhamento para avaliação neurológica em centros com maiores recursos médicos com o máximo de urgência.

Saúde: Tratamento aumenta chance de bebês com leucemia

0

2007-07-20 20:18:37

    Uma equipe de cientistas holandeses descobriu um novo tratamento que aumenta a taxa de sobrevivência de crianças de um ano com leucemia linfoblástica aguda, um tipo de câncer agressivo freqüente em crianças e adolescentes.

    Dirigidos pelo cientista Rob Pieters, do Hospital Infantil Erasmus MC-Sofia, em Roterdã, os pesquisadores trabalharam com 482 bebês de menos de um ano nascidos em 22 países. Embora a leucemia linfoblástica aguda (LLA) seja a doença oncológica mais freqüente em crianças, é biologicamente distinta em bebês de até um ano.
Em uma primeira fase, os pesquisadores aplicaram um tratamento padrão à base de prednisona durante sete dias. Depois, os bebês foram submetidos a um tratamento híbrido que incorporava alguns medicamentos normalmente usados para combater a leucemia mielóide aguda.

    Passados três anos, os cientistas constataram que 58% das crianças que receberam o novo tratamento não apresentavam nenhum sintoma da doença e que, no ano seguinte, essa taxa era de 47%. “Achamos que este tratamento híbrido acabará se tornado padrão, embora sejam necessários mais estudos com crianças”, diz a pesquisa.
Em um comentário que acompanha o artigo, os cientistas Josep María Ribera e Albert Oriol afirmam que serão necessárias mais pesquisas sobre a doença em nível genômico e que é preciso continuar apostando na colaboração internacional.

    Nos últimos 40 anos, a taxa de cura de crianças com LLA passou de 10% para 80%, mas, em bebês com menos de 12 meses, a taxa de sobrevivência no período após o tratamento, durante o qual a doença desaparece, é menos animadora, já que varia de 17% a 45%.

Operação resgata 13 trabalhadores

0

2007-07-20 19:55:37

       Durante operação de fiscalização das condições de trabalho no município de Camapuã foram resgatados 13 trabalhadores encontrados em situação degradante em carvoaria localizada na Fazenda Engenho, a 33 quilômetros da sede do Município. A ação conjunta, coordenada pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MS), contou com a parceria da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

       Os trabalhadores foram encontrados sem registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e estavam há cerca de quatro meses sem receber salários. No local, não havia instalações sanitárias nem água potável, os trabalhadores bebiam água do córrego próximo, usado também pelos animais, e não tinham recebido equipamentos de proteção individual. Segundo relato do Procurador do Trabalho, Odracir Juares Hecht, que participou da ação, havia também um barraco de lona, onde alguns desses trabalhadores estavam alojados.

       O proprietário da carvoaria, Ivaldo Fernandes da Silva, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Procurador do Trabalho, Odracir Juares Hecht, na noite da última quarta-feira, 18 de julho, em Camapuã, comprometendo-se a registrar os trabalhadores e a pagar a dívida de, aproximadamente, R$ 30 mil, referente aos salários devidos aos trabalhadores somados às demais verbas trabalhistas, até a próxima segunda-feira, 23 de julho: “caso o pagamento não seja efetuado até o prazo determinado, o dono da carvoaria deverá pagar também uma multa no valor de R$ 2 mil por servidor prejudicado, conforme o compromisso ajustado”, acrescentou o Procurador.

      Ivaldo Fernandes assumiu, também, o compromisso formal de providenciar hospedagem e alimentação completa aos trabalhadores até que o pagamento seja efetivado e a comprovar ao MPT o pagamento das verbas previdenciárias em até 30 dias. Odracir afirmou que essa foi a solução encontrada para assegurar imediatamente os direitos trabalhistas dos empregados resgatados. O MPT pretende firmar acordos com o dono da Fazenda a fim de garantir que ele não mais permita a existência de trabalho degradante em sua propriedade e com o carvoeiro, para que ele não mais mantenha trabalhadores em condições degradantes.

      No TAC, ficou também registrado que a assinatura do termo não implica em reconhecimento por parte do MPT de que não haja responsabilidade do proprietário da Fazenda Engenho, Cláudio Pereira de Souza.A carvoaria, que possuia 30 fornos e operava há cerca de um ano no local, foi interditada e autuada. A Polícia Militar Ambiental realizou também a apreensão de uma motosserra. Odracir destacou a ação do 15° Batalhão da PMA: “a atuação precisa do sargento Elismar e do cabo Michel contribuiu muito para o sucesso da operação.